O Regional da CP com interior Intercidades | Viagem na Linha da Beira Baixa numa UTE 2240

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 14 ต.ค. 2024
  • No ano de 2011, a CP adaptou algumas das suas Unidades Triplas Elétricas (UTEs) da série 2240 para prestarem serviço Intercidades na Linha da Beira Baixa, substituindo as carruagens Corail e Sorefame, puxadas por locomotivas da série 5600, que anteriormente efetuavam esses comboios. Como foi, na altura, noticiado pelo Jornal Reconquista, a decisão teve como objetivo reduzir os custos de exploração da linha em 1,5 milhões de euros anuais. Num vídeo divulgado pelo semanário da região da Beira Baixa, a então diretora de comunicação da CP explicava os motivos da decisão, que não foi muito bem recebida pelos utentes: • CP introduz automotora...
    No ano de 2018, com o regresso à linha dos ICs tracionados por locomotiva, as UTEs voltaram a efetuar comboios regionais, embora mantendo o interior que tinham quando estavam afetas ao serviço Intercidades.
    Ainda hoje é possível encontrar estas automotoras específicas em circulação nos regionais da CP, com uma disposição de 2 por 2 lugares em vez dos tradicionais 3 por 2, e apresentando mesas individuais, apoios de cabeça, cortinas e outras comodidades e funcionalidades acrescidas. Apesar de o interior se manter dividido em primeira e segunda classes, nos comboios regionais o passageiro pode escolher sentar-se em qualquer carruagem, uma vez que não há diferenciação de classes. Recomendo, assim, todos aqueles que viajem nestas automotoras a sentarem-se na carruagem de primeira classe, que para além das comodidades anteriormente descritas proporciona ainda aos passageiros tomadas e até apoios para os pés.
    É precisamente na secção de primeira classe destes comboios que o vídeo incide. Exploramos o seu interior e as suas características ao longo de uma viagem na linha da Beira Baixa, desde a zona de Abrantes até ao Entroncamento, sempre ladeados pelo rio Tejo e passando por monumentos icónicos como o Castelo de Almourol.
    As imagens foram captadas no dia 28/10/2023, a bordo do Regional 5622 (Castelo Branco 14h03 - Entroncamento 16h06).

ความคิดเห็น • 5

  • @doisti-kun
    @doisti-kun 11 หลายเดือนก่อน +1

    Está muito bom o video! Todos os detalhes do interior registados!

  • @jorgemachado7279
    @jorgemachado7279 11 หลายเดือนก่อน +1

    Ola maravilha e um transporte que adoro em Franca.Nas ferias toca a dar voltinha temos bons comboios agora bravo ❤

  • @aejba
    @aejba 10 หลายเดือนก่อน +1

    Não significa isto um aumento no tempo de viagem? O limite de velocidade das 2240 é substancialmente inferior aos da 5600+Sorefame, e ainda existem alguns trechos da via a que o comboio ascende/ascendia a essa velocidade...

    • @novaialm2832
      @novaialm2832 7 หลายเดือนก่อน

      Eu também não entendi isso, agora ainda por cima tão a colocar 2628 no intercidades..

    • @sergiofreitas9368
      @sergiofreitas9368 5 หลายเดือนก่อน +2

      Estas unidades (são 3) com interiores IC já existem há muitos anos. Foram decisões da era da crise, porque as automotoras eram mais baratas de operar do que um conjunto loco+carruagens, e não tinham que pagar a manobradores para inverter os comboios na Covilhã porque uma automotora tem uma cabine em cada ponta.
      No entanto, foi uma decisão pouco popular por 3 razões:
      1) falta de conforto: apesar de serem um grande upgrade em relação às 2240 normais, uma carruagem Corail ou Sorefame continua a ser mais cómoda
      2) falta de bar: a falta de bar, que foi substituido por máquinas vending, não causou uma boa impressão nos passageiros
      3) redução da velocidade: como já foi dito as UTE têm v.max de 120km/h que limita bastante a marcha especialmente no troço entre Entroncamento e Lisboa.
      Estas unidades já não fazem o Intercidades há muito tempo, agora podem ser encontradas a fazer serviços Regionais e InterRegionais.