FUNK - Movimento Cultural e Musical

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ก.ย. 2024
  • FUNK - UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL E SOCIAL
    Qual sua visão sobre o FUNK?
    Vamos interagir e sua opinião é importante para o fortalecimento do conceito de cultura.
    - Manifestação cultural e social
    A importância da manifestação social com a expressão da cultura local
    - Manifestação surgida nos anos 90
    - Característica originária - narrar e explorar as condições dos habitantes da comunidade carente da época
    - Reflexão:
    Houve mudança quanto a falta de segurança, jornada de trabalho e social dos membros dessas comunidades?
    - Manifestação de sexualização excessiva.
    - Direito Constitucional das manifestações culturais
    Direito social
    - Patrimônio Cultural - Lei 5.543 de 2009 do Estado do Rio de Janeiro onde podemos destacar do seu texto:
    “É um movimento cultural e musical de caráter popular e excluem do amparo legal conteúdos que façam apologia ao crime”.
    Desta forma temos o FUNK amparado legalmente como manifestação cultural e temos aqueles que ficam excluídos se fizerem apologia ao crime.
    Surge então a classe artística como profissão que são aqueles “agentes da cultura popular” e como artistas precisam ter o mesmo tratamento disposto na legislação do direito administrativo para contratação pela administração pública e para os requisitos da contratação privada que ocorre por Nota Contratual ou por Contratos por tempo determinado ou indeterminado conforme a CLT.
    - O Funk e apologia ao crime - mito ou verdade?
    - MC e uma nova profissão artística
    MC é um acrônimo de Mestre de Cerimônias, que se pronuncia "eme ci". Um MC pode ser um artista que atua no âmbito musical ou pode ser o apresentador de um determinado evento que não está necessariamente ligado a uma manifestação musical.
    No contexto musical, as primeiras manifestações de um MC surgiram na música jamaicana, onde em festas (muitas vezes em salões de dança), homens usavam o microfone para animar o público. No entanto, nessa altura esses indivíduos ainda não eram conhecidos como MCs. Mais tarde, nos Estados Unidos, o MC nas funções conhecidas hoje em dia, apareceu no âmbito do Hip Hop, onde trazia animação para as festas.
    Em muitos casos, o MC ajuda o trabalho do DJ, pois enquanto ele "passa" a música, o MC interage com o público, criando um ambiente mais envolvente. Os MCs também compõem e cantam o seu próprio material, ou então improvisam, inventando letras no momento, algo conhecido como freestyle.
    No Brasil, os MCs ganharam muita popularidade nos últimos anos e normalmente estão incluídos no gênero musical hip hop e funk, sendo que atualmente a maioria dos MCs estão envolvidos no funk. Os MCs normalmente escrevem as suas letras e as comunicam ao público em rap. Dependendo do gênero musical adotado (hip hop ou funk), o estilo de atuação do MC vai ser muito diferente.

ความคิดเห็น •