@@moraisingryd4966 porque colocou só nos outros,uma responsabilidade que também é minha, isso é injusto, comigo e com as outras pessoas, eu ainda prefiro um bom trabalho em equipe, cada um fazendo sua parte, afinal fazemos parte de um todo, nem somos sozinhos, nem precisamos viver em bandos, equilíbrio, em tudo, sempre 🌹🌹🌹🌹
@@saralopes5824 , não é bem por aí. Não entendi esse trabalho em equipe nesse assunto? Pois ele fala de orgulho, vaidade e ver isso como seguir "regras" de convivência, não é o contexto...e outra, ele fala sim que vc sozinho na frente do espelho, não se basta para se achar cheio de virtudes etc etc.
@@olavotemracao9547 O contexto é mais diferente. Normalmente os comentários são destinados para isso, não é? Agora isso ou algo semelhante sendo postado no status do whatsapp é foda kkkk
Excelente a colocação dele acerca da autoestima.conheco pessoas que fingem uma autoestima,um egocentrismo imenso,querem demonstrar o tempo todo que se amam, mas olhando para o passado delas,ás vezes descubro que sofreram muito bullying e desprezo.
@@psiu9326 Mas existe uma autoestima extremamente elevada. Não podemos dizer que algumas pessoas por terem uma autoestima falsamente elevadíssima que todo autoestima elevadíssima é falsa entendi.
É isto mesmo porque crianças que vem de lares de pais narcisistas,psicopatas,sociopatas e etc. Além de prejudicar a si mesmo atrapalha o desenvolvimento da sociedade.
Jane Austen diz, em "Orgulho e Preconceito", que existe o orgulho justo, derivado das próprias realizações e conquistas, e o orgulho ruim, que é aquele derivado de um sentimento de superioridade em relação aos outros que não se origina de si próprio. E diferencia o orgulho da vaidade dizendo que o orgulho deriva de como a pessoa se vê, enquanto que a vaidade é como a pessoa quer ser vista.
Não lembro da onde eu sei essa informação, mas Freud queria reconhecimento e ser grande (ser notório). Se não me falha memória conversa sozinho para ele seria um tipo de ensaio para se conversa em público. Se não me falha memória seria isso. Então fica pegunta e se for verdade seria um tipo de orgulho ou vaidade.
Acho que tanto o orgulho como a vaidade vem do sentimento de superioridade. A diferença é que a pessoa que tem vaidade precisa da confirmação dos outros para sentir essa superioridade.
Impor é errado coleguinha. Por exemplo, eu imponho que você trabalha 11 horas para min e ganhe só um salário mínimo. Imposição é a palavra mais errada que você usou. Mostrar respeito é a palavra certa, e só fazemos isso com a ação. Entendeu pequeno Batman?
Boa João. Discordo Pondé. Orgulho é qualidade na maioria das vezes (e isso inclui a arrogância) de pessoas que tiveram que se auto levantar. De ter consciência do que você é, como o Vegeta por exemplo. É bom sim. O amor próprio é uma defesa e no mundo atual de "batmans" , é sim é uma grande virtude. Portanto eu discordo, auto estima é característica sim de maturidade. Mesmo pondo um mal exemplo, o Akuma.
ORGULHO É TUDO AQUILO QUE VOCÊ SE APEGA Se apegar à sua própria reputação Se apegar à sua própria beleza Se apegar aos seus próprios talentos Se apegar ao seu time de futebol Se apegar às suas conquistas Se apegar ao seu cargo Se apegar à sua história Se apegar à sua sexualidade POR FIM, O ORGULHO É O QUE TE FAZ FICAR LONGE DO AMOR DE CRISTO. Estudem São Tomás de Aquino pessoal! :)
Ninguém vive sem Orgulho. O problema é quando "ele" está em Picos elevados; impedindo a pessoa de ser ou conquistar algo, ai já se torna algo muito, mais muito mal.
a masturbação é o pior vicio q o ser humano pode ter, é q não é falado muito pq vivemos num mundo de ponta cabeça, mas por causa desse vicio, pessoas morrem de depressão e casamentos acabam pra sempre .
Às vezes o orgulho é necessário para que a gente não abandone o respeito por nós mesmos. Quando mendigamos atenção, quando corremos atrás de alguém que já nos fez mal, quando oferecemos ajuda a quem sabemos que quer se aproveitar de nossa boa vontade etc. Acho que tudo é sobre moderação. Nenhum sentimento em excesso é bom, mesmo o amor. Diria ainda que nada em excesso é bom, não só os sentimentos. Por isso, creio que umas doses de orgulho podem fazer com que a gente não se deixe levar por situações humilhantes e que ferem nossa dignidade e respeito por nós mesmos. Mas apenas algumas doses. Não precisa embebedar-se do orgulho, mas bebericá-lo.
Não tem nada de errado em ter orgulho! Não tem nada de errado em ganha! Não é arrogância é confiança extrema, não é ser o melhor e sim ver a verdade da inteligência!!! É evolução!!!!
Agora entendi pq não fazia sentido isso de ficar na frente do espelho dizendo que "se ama". Sempre achei maior bobagem, "ah pq vc tem que se amar" Não é tão simpels quanto parece, o buraco é mais embaixo.
@@oswaldrabelo Discordo! O amor por si mesmo e nascido como você se olha no espelho e diz eu te amo para si mesmo isso que é um amor por si mesmo real. Esperar que os outros te amem vai trazer uma frágil autoestima em você!!!
Nunca me questionei sobre esse tema, mas busco sempre manter meu amor próprio num nível alto pois sigo aquela velha máxima: se eu não me amar, quem o fará? Mas nada que beira o egocentrismo, pois sou uma pessoa do coletivo, preciso estar com gente real pra me sentir bem, útil, feliz.
@@annapaula7971 Obrigada! Sei que também pensa parecido , senão não estaria nesse canal que nos ajuda tanto a nos compreender, e aos outros , enquanto seres sociais e emocionais.
@Eric Moretti Eric Moretti Em Letras, os estudos apontam que nós adquirimos a língua materna através do nosso meio, o ambiente a que somos exposto e nutrimos um grau de afeto ou emoção. Os bebês são os melhores linguistas que há no mundo, uma vez que, eles são capazes de produzir todos os sons de qualquer língua. Brevemente, os bebês, mais precisamente, aprendem por um conjunto de sentidos; no caso, repetição e observação dos sons e movimentos da boca de nossos pais. Conforme o cérebro se desenvolve, ele se especializa no sons que serão úteis para a comunicação, logo, o cérebro do bebê vai se tornando proficiente na sua língua materna. Porém, no geral, conforme os anos passam, o cérebro perde essa plasticidade de aprendizagem e aquisição da língua. Aqui, seria onde eu acredito que entraria o comentário do colega sobre consciência da linguagem. O caso intrigante de aquisição e aprendizagem da língua materna, é dado em um determinado período de desenvolvimento; após esse período, não há como se adquirir a consciência linguística ou a formação de neurônios capacitados para a produção de sons compreensíveis para comunicação. Portanto, quanto mais você pratica, e é exposto a sua língua materna, mais automática e natural ela é para você se comunicar. Ou seja, o cérebro faz ligações naturais sobre as regras gramaticais (sujeito+verbo+complemento - sintaxe e semântica) que regem a construção da frase e pensamento para se comunicar fluentemente em sua língua.
@Eric Moretti Sim, você está certo. Muito provavelmente o Tarzan não falaria inglês. Ele seria o homem selvagem para sempre. Mas, nos contos de fadas, os finais são felizes. Essa é a magia ❤️
Eu sempre tive uma falta de amor/baixa auto estima e pensava que pra poder vencer isso eu teria que ser orgulhoso... vendo videos do Pondé to resolvendo duvidas porém criando a cada minuto uma duvida nova que me faz querer saber mais ainda sobre várias questões.
Só admito ter orgulho de conseguir ter vivido 76 anos, criado e educado 4 filhos, ter ajudado criar alguns netos, ter feito alguns cursos, ter lido, ouvido e visto muito. O resto deixo pra lá. B noite.
O orgulho é do bem. As pessoas não rejeitam o orgulho, mas o orgulhoso. Se for discreto, o orgulho é a mostra da capacidade, da realização e das conquistas, sem agredir aquele que é incapaz. É inclusive algo que você quer dar para quem ama. Os filhos, por exemplo, querem dar orgulho para os pais.
Cada vez mais eu tenho em alta estima o PONDÉ, pois suas explicações são de uma verdade dinâmica, sem eufemismo, puro e simplesmente, a vida como ela é.
Atualmente tenho tido dilemas em várias circunstâncias da vida e uma dela é o seguinte questionamento: Será que eu sou uma pessoa humilde que tanto percebo-me fazendo coisas humildes ou sou humilde devido minha baixa-auto estima que me acompanha durante toda a vida? E além disso , fico perguntando-me, se ser orgulhoso e prepotente como vejo as outras pessoas dizendo quem são muito boas ou excelente em algo , auto afirmando isso a elas , isso seria errado? Entretanto , essas mesmas pessoas são pessoas que geralmente tem uma alta auto-estima. Então ter alta auto-estima leva a pessoa ser orgulhosa , prepotente e metida acima dos outros?
estou muito surpresa com o rumo. Acredito que meditações de marco aurelio de certa forma parece incentivar o oposto dos sentimentos de orgulho, apesar de falar mais diretamente sobre vaidade
Nossa como é bom poder estudar e ouvir filosofia assim, sem mimimi e encarando a realidade do ser humano! essas reflexões são maravilhosas ! Obrigado pelo conteudo
Sinto muito orgulho de ter consquistado um Mercedes grande....todo dia ele tá lá me esperando, só não quando o cobrador é assaltado e eles tem que voltar pra garagem.
Só lembrando que o Pondé não é o dono da verdade, e que sim, algum coach pode está certo em seu ponto de vista para alguma pessoas. Cada um, com o seu cada um.
Discordo. Acho que é possível desenvolver auto estima mesmo tendo pais de bosta. Mas vou concordar que não é nem no Instagram, nem sozinho na frente do espelho.
Exatamente, tudo bem que o amor ensinado pela família nos mostre um caminho melhor sobre a auto estima, mas isso não descarta a possibilidade de conquista-la sem necessariamente termos tido isso em algum momento de nossa vida.
Estou com vc. Aceitar isso é aceitar limitações, CRENÇAS LIMITANTES. O APOIO DOS PAIS É FUNDAMENTAL, Mas na falta, você não pode deixar que isso escreva a sua história. Sente que tem baixo autoestima???? Se desenvolva!!! Faça algo para mudar isso, que certamente não é no celular e nem no instagram!.
Ótima reflexão, Pondé! 😍 A única coisa, é que ainda acredito que o egoísmo seja o pior dos defeitos no ser humano, apesar de andar de mãos dadas com o orgulho... Grande abraço! 😘🌹
Mariangela Branco Carnevale depende de quem é egotista nessa sociedade racista e preconceituosa, por Ex: uma mulher negra na sociedade tem que ser egoista pois ela é a base da pirâmide e se ela não for orgulhosa vai sofrer com esse sistema podre e porco em que estamos
Essa questão da auto-estima de espelho é verdadeira, por mais que os orgulhosos e/ou as pessoas politicamente corretas insistam em negar. Quando o ser humano percebe que não é benquisto pelos que estão a sua volta ele se sente humilhado e sozinho, pois somos biologicamente animais sociais e só nos realizamos em interação com os outros.
não concordo. o amor próprio e auto valor pode ser aprendido sozinho sim. a maioria de nós seres humanos não tivemos o amor ou a valorização na infância ( ou pelo menos não achamos que foi suficiente (vitimismo)). ninguém é fadado a viver infeliz e sem amor próprio pelo simples fato de da não valorização ou aceitação e amor do outro. esse amor próprio, auto aceitação e auto valorização pode e deve ser aprendido e praticado sim senhor .
Descordo. Quando criança somos valorizados pelas nossas "atitudes" quando adulto somos respeitado pelo que temos e aparência, logo te faz menos " auto- estima" já que se não tiver no padrão será automaticamente descartado. Logo te faz ser menos "orgulhoso" pois só as "atitudes" "certas" n te faz digno [?]
Cada um deles tem uma formação diferente. Todos são diferentes uns dos outros além de que comparação de pessoas diferentes com o sentido de superioridade, parece-me uma comparação estéril. Não se ganha nada com isso
Penso que o valor do ser humano esta implícito na sua condição de ser humano. O que é, não pode deixar de ser. Pra quem acredita que fazemos parte de um Todo ordenado, de um grande sistema ou cosmos, que no final se traduz no próprio conceito de Deus, negar o valor do Ser Humano seria negar o valor do próprio Deus. O amor e o respeito pela própria condição humana derivaria dessa ideia. Logo, se somos parte desse Sistema, por natureza temos um valor incontestável, independente do que terceiros creditem a nós.
Essa é a primeira camada né, a descoberta que a psicanálise possibilita, mas aí vem a intervenção que considera a máxima sartreana -> "Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você. " - Sartre
Prof. Pondé, tenho a impressão de que você traz "orgulho" sob duas perspectivas distintas, mas desenvolve como se fosse uma só. Veja, há um "orgulho" que me prejudica por turvar minha visão sobre o que é real e doloroso em mim mesmo e há um "orgulho" em que reconheço minhas qualidades, minhas potencialidades, etc.. Parece-me que utilizar o termo "orgulho" para ambas situações prejudica nossa capacidade de pensar sobre o tema. Não sei... Só estou incerto sobre se se trata de algo bom ou mau e o quanto a indefinição do termo pode prejudicar a clareza de pensamento.
“Quando disserem a vocês: Consultem médiuns e espíritas que murmuram encantamentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos. Respondam: À lei e aos mandamentos! Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!” (Is 8.19-20). Não podemos sequer imaginar o quanto o coração de Deus sofre ao ver tanto desvio da simplicidade da sua Palavra. Quando almas imortais, que custaram o preço do sangue de Jesus, se perdem dentro de uma confiança fictícia e mentirosa, enquanto que a graça do Evangelho, que é tão plena e tão suficiente, é colocada à parte. :: Pr. Márcio Valadão
Um dos poucos vídeos que concordo. E é de dar razão para alguns militantes que falam o quanto o racismo e outros preconceitos causam danos psicológicos à todo um grupo de pessoas. Até o começo desse século: crianças negras nunca foram ensinadas a se gostarem, a se amarem, a se sentirem bonitas. Ainda bem que isso tá mudando aos poucos porque são coisas que deixam muitas cicatrizes e se não forem tratadas, os pais acabam repassando sua baixa autoestima para os filhos.
Por isso, prefiro as filosofias de Friedrich Nietzsche, onde ele critica a moral religiosa ocidental, mas enaltece a moral grega, onde esta sim, não reprimia a natureza do homem, não o limitava com a ideia de pegado. Para mim, o orgulhoso é uma vaidade necessária para nos amarmos e isso é imprescindível, não caindo em um egocentrismo grosseiro. "É preciso aprender a amar a si próprio com amor sadio, a fim de suportar-se a si mesmo e não vaguear fora de si mesmo". NIETZSCHE, Friedrich.
Essa combinação teológica, filosófica e psicanalítica para explicar algo, só o Pondé para fazer. Excelente.
Mais fechou mau sua linha de raciocínio,
@@saralopes5824 pq?
@@moraisingryd4966 porque colocou só nos outros,uma responsabilidade que também é minha, isso é injusto, comigo e com as outras pessoas, eu ainda prefiro um bom trabalho em equipe, cada um fazendo sua parte, afinal fazemos parte de um todo, nem somos sozinhos, nem precisamos viver em bandos, equilíbrio, em tudo, sempre 🌹🌹🌹🌹
@@saralopes5824 perfeitamente. concordo com vc .
@@saralopes5824 , não é bem por aí.
Não entendi esse trabalho em equipe nesse assunto? Pois ele fala de orgulho, vaidade e ver isso como seguir "regras" de convivência, não é o contexto...e outra, ele fala sim que vc sozinho na frente do espelho, não se basta para se achar cheio de virtudes etc etc.
Não é orgulho, é dignidade. Não mendigo amor, nem amizade de ninguém.
Então porque precisa falar?
@@olavotemracao9547 E porquê pra você ele é proibido de falar?
@@olavotemracao9547 O contexto é mais diferente. Normalmente os comentários são destinados para isso, não é? Agora isso ou algo semelhante sendo postado no status do whatsapp é foda kkkk
SACO~.ESCROTAL
@@olavotemracao9547 pq é uma rede social não estou tomando as dores de ninguém por tanto compreenda
Como é importante o apoio familiar na auto estima de uma criança...
Excelente a colocação dele acerca da autoestima.conheco pessoas que fingem uma autoestima,um egocentrismo imenso,querem demonstrar o tempo todo que se amam, mas olhando para o passado delas,ás vezes descubro que sofreram muito bullying e desprezo.
Talvez a família seja o motivo da auto estima baixa e falta de motivação
@@malakamlk7 somos o produto dos nossos pais, eas vezes viemos cm defeitos de fábrica
@@psiu9326 Mas existe uma autoestima extremamente elevada. Não podemos dizer que algumas pessoas por terem uma autoestima falsamente elevadíssima que todo autoestima elevadíssima é falsa entendi.
É isto mesmo porque crianças que vem de lares de pais narcisistas,psicopatas,sociopatas e etc.
Além de prejudicar a si mesmo atrapalha o desenvolvimento da sociedade.
Jane Austen diz, em "Orgulho e Preconceito", que existe o orgulho justo, derivado das próprias realizações e conquistas, e o orgulho ruim, que é aquele derivado de um sentimento de superioridade em relação aos outros que não se origina de si próprio. E diferencia o orgulho da vaidade dizendo que o orgulho deriva de como a pessoa se vê, enquanto que a vaidade é como a pessoa quer ser vista.
Não lembro da onde eu sei essa informação, mas Freud queria reconhecimento e ser grande (ser notório). Se não me falha memória conversa sozinho para ele seria um tipo de ensaio para se conversa em público.
Se não me falha memória seria isso. Então fica pegunta e se for verdade seria um tipo de orgulho ou vaidade.
@@NoSamba Se é para aparecer, é vaidade. Ao vaidoso o que interessa é fazer pose, aparência.
Obrigado pela dica de livro.
Acho que tanto o orgulho como a vaidade vem do sentimento de superioridade. A diferença é que a pessoa que tem vaidade precisa da confirmação dos outros para sentir essa superioridade.
E o sentimento de superioridade vem para preencher um vazio que a pessoa sente. Vazio esse causado pela não realização.
O cara tá de paletó, colete e uma camiseta da Adidas! Pondé é foda, tem estilo.
Nooosssaaa....o final doeu...mais 12 anos de terapia...
Né...
Pois é sniff
Verdade pura..
Também senti que ficou bem difícil...
pois é. queria ver um vídeo só disso, porque a princípio discordo.
Como foi bom ao dar ênfase a fala "você só vai se amar se alguém ensinou você a isso". Então o amor é aprendizado, além de risco...
Adorei oq disse sz
O amor-próprio a que ele se refere, não o amor ao outro.
Uma dose de orgulho é importante, ajuda a impor respeito nas pessoas.
E nos dá um pouco de "vergonha na cara" também...
Impor é errado coleguinha.
Por exemplo, eu imponho que você trabalha 11 horas para min e ganhe só um salário mínimo. Imposição é a palavra mais errada que você usou.
Mostrar respeito é a palavra certa, e só fazemos isso com a ação. Entendeu pequeno Batman?
@@VersaillesSilva Nao sei oq responder a essa tua colocacao ahshahshhas
Boa João. Discordo Pondé. Orgulho é qualidade na maioria das vezes (e isso inclui a arrogância) de pessoas que tiveram que se auto levantar. De ter consciência do que você é, como o Vegeta por exemplo. É bom sim. O amor próprio é uma defesa e no mundo atual de "batmans" , é sim é uma grande virtude. Portanto eu discordo, auto estima é característica sim de maturidade. Mesmo pondo um mal exemplo, o Akuma.
@@aldeiagamer1978 A autoestima é boa mas como ela está em níveis muitos elevados ela acaba te tornando-se uma pessoa ególatra.
Pra vive nesse mundo tem que ter orgulho mesmo, tem muita gente ruim que gosta de pisa nas pessoa.
ORGULHO É TUDO AQUILO QUE VOCÊ SE APEGA
Se apegar à sua própria reputação
Se apegar à sua própria beleza
Se apegar aos seus próprios talentos
Se apegar ao seu time de futebol
Se apegar às suas conquistas
Se apegar ao seu cargo
Se apegar à sua história
Se apegar à sua sexualidade
POR FIM, O ORGULHO É O QUE TE FAZ FICAR LONGE DO AMOR DE CRISTO.
Estudem São Tomás de Aquino pessoal! :)
Ninguém vive sem Orgulho. O problema é quando "ele" está em Picos elevados; impedindo a pessoa de ser ou conquistar algo, ai já se torna algo muito, mais muito mal.
Concordo...
2:50 Pondé falando sobre o vício em masturbação.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PENSEI O MESMO
a masturbação é o pior vicio q o ser humano pode ter, é q não é falado muito pq vivemos num mundo de ponta cabeça, mas por causa desse vicio, pessoas morrem de depressão e casamentos acabam pra sempre .
@@searom96 o pior eu tenho certeza que não
Orgulho é bom sim e fds, ele sempre me manteve erguido e se eu conquistei tantas coisas hoje em dia é graças a ele.
Às vezes o orgulho é necessário para que a gente não abandone o respeito por nós mesmos. Quando mendigamos atenção, quando corremos atrás de alguém que já nos fez mal, quando oferecemos ajuda a quem sabemos que quer se aproveitar de nossa boa vontade etc. Acho que tudo é sobre moderação. Nenhum sentimento em excesso é bom, mesmo o amor. Diria ainda que nada em excesso é bom, não só os sentimentos. Por isso, creio que umas doses de orgulho podem fazer com que a gente não se deixe levar por situações humilhantes e que ferem nossa dignidade e respeito por nós mesmos. Mas apenas algumas doses. Não precisa embebedar-se do orgulho, mas bebericá-lo.
Um pouquinho de orgulho é bom.
Depende mas na maioria das vezes é algo tóxico tanto pra si quanto ao próximo
Não tem nada de errado em ter orgulho! Não tem nada de errado em ganha! Não é arrogância é confiança extrema, não é ser o melhor e sim ver a verdade da inteligência!!! É evolução!!!!
Agora entendi pq não fazia sentido isso de ficar na frente do espelho dizendo que "se ama". Sempre achei maior bobagem, "ah pq vc tem que se amar" Não é tão simpels quanto parece, o buraco é mais embaixo.
espeleólogo, KKK.com
o amor é aprendido com o outro e não consigo mesmo
Concordo com vc. Não é assim do nada, é um processo !
TSEDACA/GERMANIUM/GENTILEZA* comenta YT canal
@@oswaldrabelo Discordo! O amor por si mesmo e nascido como você se olha no espelho e diz eu te amo para si mesmo isso que é um amor por si mesmo real.
Esperar que os outros te amem vai trazer uma frágil autoestima em você!!!
Nunca me questionei sobre esse tema, mas busco sempre manter meu amor próprio num nível alto pois sigo aquela velha máxima: se eu não me amar, quem o fará? Mas nada que beira o egocentrismo, pois sou uma pessoa do coletivo, preciso estar com gente real pra me sentir bem, útil, feliz.
Querendo ou não querendo , todos nós precisamos de pessoas
@@annapaula7971 , eu quero sempre estar com pessoas. Pra minha vida, elas são essenciais.
@@patricialima0702 Que ótimo comentário Patrícia 👏❤️
@@annapaula7971 Obrigada! Sei que também pensa parecido , senão não estaria nesse canal que nos ajuda tanto a nos compreender, e aos outros , enquanto seres sociais e emocionais.
O egocentrismo é um amor cego por si mesmo.
"voce so se aprende a amar se foi amado".grande Pondé
Meu pai e meu tio foram pessoas muito orgulhosas porque ambos puxaram do pai deles e no final,os três não ganharam nada na vida com isso.
Sem entrar no mérito, se é bom ou ruim. Teve vários que teve sucesso sendo orgulhosos tbm.
Devem ter ganhado solidão e depressão.
A eloquência desse homem me admira !
Um dos melhores comentários que já tive o prazer de ouvir. Como aluna de Letras, digo que adorei a analogia com a Língua Materna. 🤗
Naiara, não se trata de uma "analogia". Nossa psique consciente é constituída por linguagem. Sem linguagem, sem consciência.
@@Jo4oL1ns Obrigada pela explanação e atenção, senhor.
@Eric Moretti Eric Moretti Em Letras, os estudos apontam que nós adquirimos a língua materna através do nosso meio, o ambiente a que somos exposto e nutrimos um grau de afeto ou emoção.
Os bebês são os melhores linguistas que há no mundo, uma vez que, eles são capazes de produzir todos os sons de qualquer língua.
Brevemente, os bebês, mais precisamente, aprendem por um conjunto de sentidos; no caso, repetição e observação dos sons e movimentos da boca de nossos pais. Conforme o cérebro se desenvolve, ele se especializa no sons que serão úteis para a comunicação, logo, o cérebro do bebê vai se tornando proficiente na sua língua materna.
Porém, no geral, conforme os anos passam, o cérebro perde essa plasticidade de aprendizagem e aquisição da língua. Aqui, seria onde eu acredito que entraria o comentário do colega sobre consciência da linguagem.
O caso intrigante de aquisição e aprendizagem da língua materna, é dado em um determinado período de desenvolvimento; após esse período, não há como se adquirir a consciência linguística ou a formação de neurônios capacitados para a produção de sons compreensíveis para comunicação. Portanto, quanto mais você pratica, e é exposto a sua língua materna, mais automática e natural ela é para você se comunicar. Ou seja, o cérebro faz ligações naturais sobre as regras gramaticais (sujeito+verbo+complemento - sintaxe e semântica) que regem a construção da frase e pensamento para se comunicar fluentemente em sua língua.
@Eric Moretti Sim, você está certo. Muito provavelmente o Tarzan não falaria inglês. Ele seria o homem selvagem para sempre. Mas, nos contos de fadas, os finais são felizes. Essa é a magia ❤️
Encaro orgulho e humildade como dois extremos onde o ideal é o equilíbrio.
Auto estima e amor próprio são como língua materna. 😱 arrasou Pondé.
Eu sempre tive uma falta de amor/baixa auto estima e pensava que pra poder vencer isso eu teria que ser orgulhoso... vendo videos do Pondé to resolvendo duvidas porém criando a cada minuto uma duvida nova que me faz querer saber mais ainda sobre várias questões.
O orgulho ,pra mim, e uma " cegueira" a respeito da condicao humana.
Só admito ter orgulho de conseguir ter vivido 76 anos, criado e educado 4 filhos, ter ajudado criar alguns netos, ter feito alguns cursos, ter lido, ouvido e visto muito. O resto deixo pra lá. B noite.
E como faço se cresci sem essa "ajudinha" pra reconhecer amor e autoestima ?
Começa de um jeito e finaliza com um ponto de vista totalmente diferente.
Um dos melhores vídeos dos últimos tempos, nesse canal.
Modismo, autoestima, técnicas e dinâmicas para desenvolver amor próprio, palestras motivacionais .... Não boto fé nisso!
So não tem orgulho, quem não tem nada em si que possa se orgulhar... shoppenhaeur
Este diferençava bem orgulho de vaidade!
Pesado esse final... estamos fadados a não nos amar quando crescemos em um ambiente que não ensina isso?
Não necessariamente. Porém, é muito mais difícil para nós realmente nos amarmos um dia, por causa dessa experiência.
O ORGULHO atualmente é sempre um sentimento de elevação, superioridade e ao mesmo tempo desprezo pelo outros E isso é a definição da mulher moderna.
E sim e sim e sim simples assim meu orgulho me tornou o que sou hj e não sou um cara mau
Pelo amor de Deus, pondé. Como a verdade doi
Pondé traz o Pedro Calabrez pra um bate papo no democracia na teia
Up!
Tem o orgulho (vaidade) e o orgulho de admirar alguém (ter orgulho de alguém). Dias atrás tava pensando nessa palavra de dois significados...
O orgulho é do bem. As pessoas não rejeitam o orgulho, mas o orgulhoso. Se for discreto, o orgulho é a mostra da capacidade, da realização e das conquistas, sem agredir aquele que é incapaz. É inclusive algo que você quer dar para quem ama. Os filhos, por exemplo, querem dar orgulho para os pais.
"Orgulho gritante não é orgulho mas sim arrogância"
Bem que o Pondé, quando tiver tempo pra perder, poderia assistir o anime neon genesis evangelion. E fazer um video falando oq achou kkk
Concordo. Alguém tinha que convencê-lo a ver. Seria uma experiência inédita pra ele e pra nós ver o q acha daquilo td.
Aí eu zerava a internet kkk
Tirem print e compartilhem até acontecer
Eu vi 3 episódios e dropei :(
@@PedroCastro-gh7xj Steins;Gate também é bom, além de mostrar um pouco o determinismo
Vídeo magnífico, como sempre.
O orgulho é um bom escudo contra qualquer verdade incomoda.
Cada vez mais eu tenho em alta estima o PONDÉ, pois suas explicações são de uma verdade dinâmica, sem eufemismo, puro e simplesmente, a vida como ela é.
Agradeso minha mae e meu pai que fizeram essa ponte do amor.
Fuuuuudeus!! Tive uma infância miserável.
Espetáculoso Ponde👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa, a melhor das situações é quando mudamos de idéia
Adorei!! O Pondé falou o que poucos admitem: Não há como se amar se não se foi amado na infância!! Por isso é tão difícil!!
Sem sombra de duvidas: o vídeo mais didático e um dos melhores do canal. Discorreu bem sobre o tema. Pondé sempre espetacular!
Os caçulas crescem mais forte! Adubados pelos irmãos,.
Vdd!!
VOCÊ É UM GÊNIO! QUE BOM QUE VOCÊ EXISTE....ESTOU DEPENDENTE DE SEUS LIVROS E VÍDEOS! HUMILHASSSSSSS!!!!!!
Atualmente tenho tido dilemas em várias circunstâncias da vida e uma dela é o seguinte questionamento: Será que eu sou uma pessoa humilde que tanto percebo-me fazendo coisas humildes ou sou humilde devido minha baixa-auto estima que me acompanha durante toda a vida? E além disso , fico perguntando-me, se ser orgulhoso e prepotente como vejo as outras pessoas dizendo quem são muito boas ou excelente em algo , auto afirmando isso a elas , isso seria errado? Entretanto , essas mesmas pessoas são pessoas que geralmente tem uma alta auto-estima. Então ter alta auto-estima leva a pessoa ser orgulhosa , prepotente e metida acima dos outros?
Mestre da sabedoria!👏👏👏👏👏
estou muito surpresa com o rumo. Acredito que meditações de marco aurelio de certa forma parece incentivar o oposto dos sentimentos de orgulho, apesar de falar mais diretamente sobre vaidade
MEU DEUS, AMEI!!! Isso é muito verdadeiro.
Falo isso pois, minha família é assim, e eu cresci muito assim, orgulhoso e até egocêntrico as vezes...
Nossa como é bom poder estudar e ouvir filosofia assim, sem mimimi e encarando a realidade do ser humano! essas reflexões são maravilhosas ! Obrigado pelo conteudo
Sensacional!! Adoro!!!
Que boa exposição e reflexão!
Orgulho vem de "Deus" pai de todo orgulho.
???????????
Bom é só o orgulho próprio; ultrapassando esse limite é ruim, pedante, e ridículo.
Interessante síntese.
Episódio excelente.
Mais uma discussão excelente.
Porém, a partir do minuto 4:26, acho que esse é um dos grandes momentos desse canal. Reflexão e constatação muito boas.
Te amo Pondé 🖤
Também amo o Pondé, 💖💖
Melhores respostas são a de Pondé!
Muito obrigada. Tive uma epifania, graças a vc. Me ajudou de verdade.
Sinto muito orgulho de ter consquistado um Mercedes grande....todo dia ele tá lá me esperando, só não quando o cobrador é assaltado e eles tem que voltar pra garagem.
Uma ótima aula como sempre! Valeu Pondé!
"Aceite com humildade tudo aquilo que sirva para combater seu orgulho." Lacordaire
Pobre das pessoas órfãos de pai e mãe !! Que só teve uma instituição como família. Será que o ser humano, não é capaz de produzir amor, por si mesma ?
Fato. Obrigada! isso mexeu comigo!
Até hoje só vi as pessoas colherem solidão e ressentimento do orgulho.
Esqueceu se da depressão.
Mais um tapa nos coachings da vida que pregam que você tem que se auto amar sozinho
Só lembrando que o Pondé não é o dono da verdade, e que sim, algum coach pode está certo em seu ponto de vista para alguma pessoas. Cada um, com o seu cada um.
Pondé, existe um livro chamado Pride: The lost virtue of our age, Escrito por um filósofo americano chamado Richard Taylor. Muito bom
@@Rafaela-520 eu tenho uma versão em pdf. Posso te mandar se tiver interesse, é bem difícil de achar na internet.
Dante Kaufmann Eu tenho interesse meu caro, caso possa me enviar ficaria muito grato, obrigado.
Dante Kaufman, também tenho interesse. Poderia enviar para baimisiga@gmail.com
Grata
@@dantekaufmann7238 manda pra mim
Manda por favor
Q Maravilha o saber!
O brabo
O amor de Deus me traz auto estima!
Discordo. Acho que é possível desenvolver auto estima mesmo tendo pais de bosta. Mas vou concordar que não é nem no Instagram, nem sozinho na frente do espelho.
Exatamente, tudo bem que o amor ensinado pela família nos mostre um caminho melhor sobre a auto estima, mas isso não descarta a possibilidade de conquista-la sem necessariamente termos tido isso em algum momento de nossa vida.
Estou com vc. Aceitar isso é aceitar limitações, CRENÇAS LIMITANTES.
O APOIO DOS PAIS É FUNDAMENTAL, Mas na falta, você não pode deixar que isso escreva a sua história.
Sente que tem baixo autoestima????
Se desenvolva!!! Faça algo para mudar isso, que certamente não é no celular e nem no instagram!.
É possível. Mas para a maioria das pessoas isso é mais difícil
Também penso igual mas eu como começei a me olhar no espelho eu começei a ter uma autoestima saudável.
Ótima reflexão, Pondé! 😍
A única coisa, é que ainda acredito que o egoísmo seja o pior dos defeitos no ser humano, apesar de andar de mãos dadas com o orgulho...
Grande abraço! 😘🌹
Mariangela Branco Carnevale depende de quem é egotista nessa sociedade racista e preconceituosa, por Ex: uma mulher negra na sociedade tem que ser egoista pois ela é a base da pirâmide e se ela não for orgulhosa vai sofrer com esse sistema podre e porco em que estamos
Sensacional Pondé, obg!
Concordo plenamente, ainda mais se os filhos vim de uma lar de pais narcisistas!
Verdade eu que o diga.😂
Pondé é excelente!
❤👏👏❤
☕️💭🖊📖. Obrigado pela terapia! Grátis! 🤝
Essa questão da auto-estima de espelho é verdadeira, por mais que os orgulhosos e/ou as pessoas politicamente corretas insistam em negar.
Quando o ser humano percebe que não é benquisto pelos que estão a sua volta ele se sente humilhado e sozinho, pois somos biologicamente animais sociais e só nos realizamos em interação com os outros.
Pesado isso que vc disse no final... eu diria até brilhante esse pensamento seu... como se diz... digou verduras!!
não concordo. o amor próprio e auto valor pode ser aprendido sozinho sim. a maioria de nós seres humanos não tivemos o amor ou a valorização na infância ( ou pelo menos não achamos que foi suficiente (vitimismo)). ninguém é fadado a viver infeliz e sem amor próprio pelo simples fato de da não valorização ou aceitação e amor do outro. esse amor próprio, auto aceitação e auto valorização pode e deve ser aprendido e praticado sim senhor .
Marcos Ventura faz comentarios filosóficos do nível Jounin aqui no canal 😂😂 mto bom man
Descordo.
Quando criança somos valorizados pelas nossas "atitudes" quando adulto somos respeitado pelo que temos e aparência, logo te faz menos " auto- estima" já que se não tiver no padrão será automaticamente descartado. Logo te faz ser menos "orgulhoso" pois só as "atitudes" "certas" n te faz digno [?]
O gente, ele abordou uma questão de extrema importância que niilistas da modinha tentam negar : SOMOS ANIMAIS GREGARIOS #Pas
Você é tipo meu pai, muito inteligente
Espetacular esse video
É absurda a diferença intelectual entre o Pondé e seus amigos sofistas Cortella e Karnal
SIM!
Cada um deles tem uma formação diferente. Todos são diferentes uns dos outros além de que comparação de pessoas diferentes com o sentido de superioridade, parece-me uma comparação estéril. Não se ganha nada com isso
Fiquei na expectativa de ouvir falar do orgulho, também, em Nietzsche.
Penso que o valor do ser humano esta implícito na sua condição de ser humano. O que é, não pode deixar de ser. Pra quem acredita que fazemos parte de um Todo ordenado, de um grande sistema ou cosmos, que no final se traduz no próprio conceito de Deus, negar o valor do Ser Humano seria negar o valor do próprio Deus. O amor e o respeito pela própria condição humana derivaria dessa ideia. Logo, se somos parte desse Sistema, por natureza temos um valor incontestável, independente do que terceiros creditem a nós.
Pondé...que bem você me faz...
Ainda bem que a culpa é dos nossos pais! Já me sinto melhor...rs
kkkkkkkkkkkkkkk
Cara! Kkkkkkk.
Essa é a primeira camada né, a descoberta que a psicanálise possibilita, mas aí vem a intervenção que considera a máxima sartreana -> "Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.
" - Sartre
Cleber Almeida excelente.
Conversa mole desse Sartre. Explica essa máxima pra quem perdeu os dois braços e as duas pernas...rs
Prof. Pondé, tenho a impressão de que você traz "orgulho" sob duas perspectivas distintas, mas desenvolve como se fosse uma só. Veja, há um "orgulho" que me prejudica por turvar minha visão sobre o que é real e doloroso em mim mesmo e há um "orgulho" em que reconheço minhas qualidades, minhas potencialidades, etc.. Parece-me que utilizar o termo "orgulho" para ambas situações prejudica nossa capacidade de pensar sobre o tema. Não sei... Só estou incerto sobre se se trata de algo bom ou mau e o quanto a indefinição do termo pode prejudicar a clareza de pensamento.
“Quando disserem a vocês: Consultem médiuns e espíritas que murmuram encantamentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos. Respondam: À lei e aos mandamentos! Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!” (Is 8.19-20).
Não podemos sequer imaginar o quanto o coração de Deus sofre ao ver tanto desvio da simplicidade da sua Palavra. Quando almas imortais, que custaram o preço do sangue de Jesus, se perdem dentro de uma confiança fictícia e mentirosa, enquanto que a graça do Evangelho, que é tão plena e tão suficiente, é colocada à parte.
:: Pr. Márcio Valadão
Obrigada pelo vídeo excelente.
A cada vídeo eu tiro meu chapeu pra ti, meu amigo.👍
O final foi como um tiro. De misericordia.✅☝😂😂😂😂
Nossa que legal esse vídeo, muito bom.
Um dos poucos vídeos que concordo. E é de dar razão para alguns militantes que falam o quanto o racismo e outros preconceitos causam danos psicológicos à todo um grupo de pessoas. Até o começo desse século: crianças negras nunca foram ensinadas a se gostarem, a se amarem, a se sentirem bonitas. Ainda bem que isso tá mudando aos poucos porque são coisas que deixam muitas cicatrizes e se não forem tratadas, os pais acabam repassando sua baixa autoestima para os filhos.
Fora de série...
Gostaria de poder comprar seus livros aqui em Angola.
Por isso, prefiro as filosofias de Friedrich Nietzsche, onde ele critica a moral religiosa ocidental, mas enaltece a moral grega, onde esta sim, não reprimia a natureza do homem, não o limitava com a ideia de pegado. Para mim, o orgulhoso é uma vaidade necessária para nos amarmos e isso é imprescindível, não caindo em um egocentrismo grosseiro.
"É preciso aprender a amar a si próprio com amor sadio, a fim de suportar-se a si mesmo e não vaguear fora de si mesmo". NIETZSCHE, Friedrich.
A dose é a palavra chave...