Essa senhora apesar da dificuldade daquela época, ela levou boas lembranças do BRASIL,😁😉 às comidas,os doces, e acretido que tenha mais , não existe lugar perfeito para morar, acretido que o lugar perfeito ,quem faz somos nós 😉.....🇧🇷 tem suas dificuldades sim, mais diga aí, onde não tem ? somos um povo valente, guerreiro, lutador, acretidamos sempre no amanhã, somos hospitaleiros, somos alegres,temos nossas qualidades, enfrentarmos tudo, não desistimos chamais, desculpe me empolguei........😁😁😁😁💯💥😄 fiquem bem , 👍🙏🏻🤝
Que coincidência! Sou de São Paulo e moro há seis anos exatamente em Santarém no Pará! Ressaltando que o Brasil é um país continental e possui realidades muito distintas em toda sua extensão. Mas infelizmente o relato da senhora do restaurante ainda é muito atual por aqui... Santarém tem uma riqueza natural ímpar! Temos o nosso lindo Rio Tapajós que se encontra com o gigante Rio Amazonas bem na orla da cidade. Se procurarem por Alter do Chão entenderão as belezas dessa região! 💙 Mas continua faltando água, a energia elétrica falta muito e principalmente na época das chuvas, não temos tratamento de água, a maior parte das ruas são de terra, ainda não temos uma cidade bem asfaltada, os peixes cada vez mais contaminados por mercúrio por conta de garimpos ilegais e sem falar da precariedade da saúde e educação no município. Mas mesmo com tudo isso estamos aqui na luta, juntos com nossa população indígena, quilombola e ribeirinha, torcendo para que Santarém progrida e trate tão bem seus moradores como fazem com os turistas que vem conhecer nossa Amazônia! Um forte abraço pra vcs e venham para o Pará! Temos muita gente acolhedora, ingredientes únicos, ainda podemos pegar manga, jambo e caju de graça em algumas ruas, e ainda temos uma beleza natural surreal que vale a pena conhecer! 😉👍🏽
A passagem dessa senhora japonesa por Santarém nos anos oitenta foi justamente quando mudei para a capital, Belém. Era assim mesmo como ela diz. Mas a despeito das dificuldades, ficou na memória afetiva dela a beleza do majestoso rio Tapajós, do Amazonas, das frutas e dos sabores. E assim Santarém vive no coração de alguém na distante Hokkaido!
Sou de São Luís no estado do Maranhão, aqui é muito comum a gente comprar bolo de macaxeira, eu acho muito gostoso, e realmente aqui nessa região tem muita manga, você come de graça, tem muitas variedades de frutas, você até encontra essas frutas no quintal de muitas casas, no quintal da minha avó no interior lá tinha pé de manga, caju, goiaba, limão, acerola, laranja, banana, coco, cupuaçu, etc, tinha muitas frutas, e caiam no chão, os animais comiam muito, a fartura de frutas era grande, e a gente pegava pra fazer suco, doces. Tudo de graça.
Quando ela falou das mangas eu lembrei da minha infância no Brasil interior de São Paulo a gente tbm tinha muitos pé de frutas no quintal, tinhas uns 4 pé de manga, eu comia manga em cima da árvore, tinha pé de abacate, quando chego no Brasil eu vou numa quitanda e faço a festa, com manga, abacate e goiaba, essas que não encontro aqui.
Essa senhora fez uma análise da nossa economia. Cheguei em Rondônia em 1985, então entendo o comentário dela. Que bacana essa conversa, esse passeio... Eliana bem animada... abraços meninos
O Brasil atual voltou aos anos 80 e 70, no Para onde essa senhora viveu outro dia um mercado vendia carcaca de peixee. Sem falar que em todo pais estao vendendo osso e pelanca de galinha, e ha pessoas que nem esses restos pode comprar.
Que legal vocês encontrarem pessoas tão simpáticas como esta senhora, e interessante o comentário dela sobre o Brasil, até hoje é assim, quem tem coragem de abrir um negócio próprio principalmente hoje em dia, é muito corajoso, sem contar a violência terrível que estamos vivendo, agora, nossa culinária, nossas frutas, são fantásticas e deliciosas.
Conversa boa é assim, você não vê o tempo passar! Anoiteceram no restaurante rsrs... Cidade bonita com essas ruas cheias de restaurantes aconchegantes.👍 Nem sempre eu comento mas estou assistindo todos os vídeos, melhoras rápidas do resfriado!
Oi Eliana e Guti que bom ouvir sobre Santarém, moro nesta cidade. Venha conhece o Estado do Pará....vocês vão gostar da comida e da natureza deste lugar...Com vocês estou conhecendo o Japão.
Ebaa a Eliana ficou boa!! A tia do bar tem um coração grandioso, já foi logo orientando para não esquecerem de abastecer o carro porque uma cidade para outra é bastante longe. Parecia uma mãe falando para os filhos, achei lindo😍 O que é macaxeira mesmo? Acho que não conheço.
Foi legal conhecer um pouco da história do casal que viveu aqui, pena que pegaram uma época bem difícil de inflação alta, hj é bem mais estável, mas ultimamente oscila muito com tantos acontecimentos ruins no mundo (pandemia, guerra etc).
Bolo de macaxeira é o bolo de aipim... É delicioso mesmo, se come muito nessa época de Junho no Norte e Nordeste do Brasil, é uma comida típica das festas Juninas (São João ).
Tem diferença de macaxeira e a mandioca.Macaxeira podemos comer cozida, fazer bolos,comer frita, etc.... Já a mandioca é a que faz a farinha e é dela que se extrai o tucupi . E das folhas faz a típica manisoba, isso depois de cozinhar por dias e dias...Muitas pessoas acham que elas são iguais, porém são diferentes!!
14:18 na verdade mandioca e macaxeira são diferentes, da mandioca se faz a farinha, goma e outras coisas e a macaxeira é que dá pra comer cozida, frita e etc
Espero seus vídeos todos os dias, só durmo depois que assisto. Adorei hoje, Eliana estava muito feliz, vocês são os melhores. Gostei muito dessa senhora, ela é incrível. Boa viagem 🥰
Nossa fiquei com muita vontade de conversar com ela, sou paraense, pena que moro muito longe, mas quem sabe um dia irei visitá-la ❤️Muito obrigada, Eliana e Guti pelo vídeo, está sendo maravilhoso conhecer o Japão 🇯🇵 através de vcs!!
Nossa! É incrível a semelhança na forma de falar da Sra. do Izakaya Obrigado com a forma de minha mãe e avós. Hoje tenho certeza que realmente minhas raízes e origens estão em Hokkaido.
Me emociono quando falam bem das delícias do nosso Brasil e principalmente da região Norte do Brasil, esta senhora nihonjin disse cada lembrança que também me trás muita recordação, que saudade de pisar ao menos um pouco no nosso país e voltar a provar as delícias que vivenciei na minha juventude amei ver o vídeo de hoje Eliana e Guti
@@OlaGUTIAh, mas essa questão dos nomes serem diferentes e referente a ser mais regional mesmo, pois a também outras coisas que são faladas de formas diferentes como, por exemplo, a tangerina que em muitos lugares no Brasil pode ser chamado de mexerica dependendo da região.
Um grande beijo pra este maravilhoso casal 💑 .estou amando esta viagem pelo Japão .ainda mais quando se encontram pessoas fantásticas como está senhora que morou um bom tempo no Brasil .e levou com ela boas recordações do Brasil .principalmente das frutas . um grande beijo .que vocês continuem está fantástica viagem e cheia de aventura .beijos .Paulo de São Paulo
Para mim os anos 80 foram os mais difíceis em todos os aspectos. Uma pena essa senhora do 'Restaurante Obrigado' ter estado no Brasil justamente nessa época, mas mesmo assim pareceu-me que ela ainda quarda boas lembranças do Brasil. O bolo de macaxeira, mandioca, manioca ou aipim (o nome varia em cada região) para mim também é um dos mais saborosos. Guti e Eliana, gratidão a vocês por essa viagem encantadora pelo Japão. Saudações e abraços desde São Paulo, pra vocês! 💚🇯🇵💛
aí que legal, eu moro bem próximo desta região que ela cita, moro no estado do Pará... ❤❤❤❤... muito legal, ela falando sobre as frutas da nossa região 🥰🥰🥰. bolo de mamadeira é muito bom, e realmente tudo que ela disse é muito verdadeiro, é a nossa vida real, vida de Paraense. amei ❤❤❤❤
Que restaurante adorável. Gostaria de um dia voltar pro Japão somente pra rever os amigos e parentes e passear nesses lugares. Gostaria de levar meus filhos, meus netos, meu genro e minha nora. mas vamos ver se no ano que vem nós vamos.
Guti e Eliana, toda felicidade pra vocês também! A casa toda rosa, fica parecendo as flores do sakura. Bonitinha! 🌸 Senhora do restaurante simpática. Realmente houve época de alta inflação no Brasil. Inflação esta que, infelizmente causa muita instabilidade financeira.
4'07" Jamais imaginaria essa referência no seu canal. Eu considero o filme da minha infância. E também um clássico da Sessão da Tarde hehehe. Parabéns por mais esse vídeo.
Olá pra senhora também! 👋😄😍 Eu estou assistindo!😊 Ela morou no Brasil em uma época muito ruim! Inflação altíssima...quase 50% ao mês! Quem nasceu depois disso, não conheceu essa fase difícil...mas sobrevivemos! Cá estamos firmes e fortes e assistindo vocês!🥰🥰🥰 Ela falou da graviola ... hummm ... delícia...o melhor suco do mundo!😋😋😋😋
Muito legal ouvir essa senhora relembrar seus tempos de Brasil, a situação econômica da época e todos os percalços, e mesmo assim ela e a família permaneceram por algum tempo e ainda guardam boas lembranças e fez da experiência seu negócio no Japão 🥰❤️
GUTItour - Parte 44 - "Mini van na Cidade de OBIHIRA, procurando Restaurante Brasileiro chamado OBROGADA!". O restaurante pertence a uma japonesa que morou por 12 anos em "Santarém/Para", onde acompanhou o marido, e se tornou professora de japonês. Gostou muito de "maracujá" e "bolo de macaxeira!". A "MANDIOCA", é chamado assim, na região de São Paulo, Minas, Norte do Paraná, nas regiões da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, se chama "AIPIN" e, nas Regiões Norte, Nordeste, é chamado de "MACAXEIRA". A "feijoada" pareceu "muito gostosa", com os "acompanhamentos" separados. A senhora foi muito "gentil" em dar "dicas" para a viajem com o carro, por serem as "cidades" muito "distantes entre si". Falou, também, de japoneses, donos de fazendas em Hokkaido, que pelas idades avançadas, estão entregando o "plantio" aos brasileiros!. A visita às "ruelas" de "barzinhos", foram muito interessantes!. Abraços e se cuidem!.
Parabéns, jovens! Um dos melhores vídeos. Muito bom. Sou nordestina de Maceió/Al. E claro amo macaxeira, e ouvir desse bolo q adoramos no extremo norte do Japão,
Que lugares legais,vocês visitaram! E que senhorinha simpática! O outro cliente parecia um brasileiro, participando da conversa sem conhecer vocês!Mas , não se intimidem com as dificuldades relatadas! Aqui dizemos que " matamos um leão por dia" em relação aos problemas.Mas nós não desistimos: lutamos! Aliás, vocês, enfrentando as novidades que vão surgindo pelo caminho, estão se tornando mais fortes,mais preparados pra tudo! E que bom que a Eli já está bem! Bjs casal querido! Fiquem com Deus!😃😇🙏
Guti e eliane que bom encontrou pessoas brasileiras, que pena não falar português pois quando morou aqui tinha inflação naquela época e agora com este também estamos lutando pra viver, mas nao como era naquela época esperamos que melhore com o passar dos meses.beijos
Nossa, que cidade grande e bonita... tem mais restaurantes que gente, né?😁 Essa senhora é muito simpática e ter vindo nos anos 80 pro Para, foi surpreendente! Gostei desse video👍😍
gostei muito de conhecer a senhora. Ela sabe os tempos difíceis daquela epoca dos anos 80.. os jovens de hoje não fazem ideia. Ela deve ser um pouco mais velha que eu..kkk eu nos anos 80 era criança mas lembro que no supermercado aumentava sempre e durante 10 anos mudou a cédula ( dinheiro do Br ) várias vezes, era Cruzeiro, depois virou Cruzado, dpeois Cruzado novo, depois Real.. sempre tiravam 3 zeros pra diminuir... naquela epoca a inflação era tão alta que era preciso comprar no dia porque no dia seguinte aumentava o preço das coisas. Os funcionarios dos mercados tinha trabalho de ficar colocando valor nos produtos toda vez que mudava. Quando ia no mercado, tipo comprava manteiga, tinha um monte de valor um em cima do outro..kkk quem é dessa epoca? lembram? foram tempos difíceis mesmo. A senhora contando a história , veio essa memória... tinha esquecido...
Fiquei muito surpresa de ver essa senhora japonesa falar de bolo de macaxeira Santarém realmente incrível. Obrigado por trazer esses encontros tão verdadeiros.
É muito interessante ver japoneses que conheceram e moraram no Brasil. Adoro ver aos vídeos que vcs interagem com outras pessoas. Vcs são maravilhosos!😍😍
Ola👋 Que bom q Eliana ta bem 😊 adorei o video pois sou do Para que saudades das coisas q a senhora do restaurante falou 💕 e muito obrigada por apresentar essas pessoas 👍 e se cuidem 👍
olá, casal! muito legal o rolê de vcs pelos becos do Japão! que demais aquela senhora que morou no Brasil! muito simpática! que bom que a Eliana tá melhor. aguardamos o vídeo de amanhã! obrigada!
Nossa que bonito ver eles contando sobre a experiência dos terremotos de 2011. Falando como é a cultura e educação dos japoneses diante das situações de catástrofes. Lindo de ver a recepção desse casal de brasileiros com vcs!
Simpatizei com essa senhora e sua visão franca. De certa forma estamos vivendo algo parecido agora. A descrição dela deixa clara a diferença entre viver num país como o Japão e um cujas desigualdades barram a felicidade para todas as pessoas. Muitas reflexões esse vídeo trouxe. Vocês são incríveis relatores das realidades.
Linda mesmo a estação, toda rosinha. Realmente fique feliz olhando para ela. Que fofinhos! Obrigada! Também desejo toda a felicidade do mundo para vocês! Que senhorinha simpática e o senhorzinho também. Eu também gosto muito de bolo de aipim (mandioca ou macaxeira, cada região chama por um nome). Noite linda em Obihiro. Gostei muito. Beijos.
Os anos 80 foi o período da minha adolescência e juventude. Realmente tempos difíceis na economia, mas sinto falta de muita coisa boa que se perdeu com o passar dos anos. Felicidades a todos!
Oi Guti sam e Eliana 🥰 que bom que vc está melhor 🍀🙏 Que lindo esse encontro com essa senhora e com esse senhor bem comunicativo tbm, vocês estão nos presenteando com essa experiência de conhecer um pouco do Japão, da cultura e com ela pessoas e suas histórias de vida ☺️ ❤️
Olá Eliana e Guti, Santarém é uma cidade popular do estado do Pará (norte do Brasil). E macaxeira é o mesmo que aipim no sul do Brasil. Eu vivi muito tempo no Japão, agora moro em Manaus, e no momento sou mestranda em turismo. Na próxima viagem de vocês ao Brasil, venham conhecer Manaus (capital do Amazonas) e desfrutar dos atrativos exóticos da selva e degustar das delicias tradicionais daqui (bolo de macaxeira, maracujá, cupuaçú, jaca, graviola, banana frita, farofa e muito peixe assado de agua doce. Será um prazer encontrá-los. Abraço.
Macaxeira é o nome que nós damos a mandioca no Norte e Nordeste do Brasil, Eliana. Foi muito legal „conhecer“ essa senhora. Lindas as barraquinhas. Noite bem movimentada. Amei!
Olá adorei conhecer está província, saber que pessoas do Nihon tbm se aventuram para o Brasil, eu moro mais no centro do país no Estado de São Paulo esse lugar onde ela foi eu tbm não conhesco pessoalmente. Adorei ver as ruas com lojinhas, restaurantes pequenos algo bem acolhedor, da vontade de entrar….kkkk 👏👏👏🌹🌹😘🙏🫶🇧🇷
Que legal ver os restaurantes do Japão, assistindo fiquei com saudades da época que morei no Japão, um dia vou voltar pra passear, pois o Japão é lindo, se cuidem 😁🌸
essa sra. foi um achado cultural e histórico, veio para o Brasil antes do plano real e era assim mesmo, inflação altíssima, mudanças de preços de 2 a 3x por semana. época muito difícil... ótimo video como sempre, parabéns.
Bem legal ruas. de Hokkaido com monte de butecos ao estilo japonês E a a sra japonesa que vivenciou um Brasil amazónica numa época muito particular (descontrole inflacionar II) Frutas e comidas típicas da região que também morei(Manaus) visitei e conheci Santarém. Boas lembranças!
Que delícia de vídeo; papo gostoso; a amabilidade da proprietária do restaurante nos encantou, o senhor ao lado nos pareceu muito bom de papo também. Muito gratificante encontrar pessoas tão agradáveis pelos caminhos da vida, né? Isto é o melhor de uma viagem!
Muita emoção ver essa Senhora conheci ela em 2007 quando trabalhei em Obihiro na MEIJI Fábrica de queijo ,matei saudade dela
ela falou um pouco sobre isso!! acho que ela lembra de vc 😄😄
@@OlaGUTI legal fico feliz fiz até churrasco na casa dela kkkk
Nossa que legal 👏👏
@@OlaGUTI opa 🤙Eliane eu amoo vc e Guti,só me lembra Dorama ......
Essa senhora apesar da dificuldade daquela época, ela levou boas lembranças do BRASIL,😁😉 às comidas,os doces, e acretido que tenha mais , não existe lugar perfeito para morar, acretido que o lugar perfeito ,quem faz somos nós 😉.....🇧🇷 tem suas dificuldades sim, mais diga aí, onde não tem ? somos um povo valente, guerreiro, lutador, acretidamos sempre no amanhã, somos hospitaleiros, somos alegres,temos nossas qualidades, enfrentarmos tudo, não desistimos chamais, desculpe me empolguei........😁😁😁😁💯💥😄 fiquem bem , 👍🙏🏻🤝
Empolgação mais que justa.
Sou apaixonada pelo Brasil e seu povo.
Amo verdadeiramente.
São José dos Campos SP 🇧🇷❤️
💥💯🇧🇷👏👏👍😉🤝😁🙏🏻
Disse tudo Fátima. Merece mil curtidas. Nosso país é lindo e abençoado.
Obrigaduuuuuuuuuu, 😁🙏🏻
Inflação de 86% ao mês (AO MÊS) na década de 80 ninguém esquece. Nem eu.
Que coincidência!
Sou de São Paulo e moro há seis anos exatamente em Santarém no Pará!
Ressaltando que o Brasil é um país continental e possui realidades muito distintas em toda sua extensão.
Mas infelizmente o relato da senhora do restaurante ainda é muito atual por aqui...
Santarém tem uma riqueza natural ímpar!
Temos o nosso lindo Rio Tapajós que se encontra com o gigante Rio Amazonas bem na orla da cidade. Se procurarem por Alter do Chão entenderão as belezas dessa região! 💙
Mas continua faltando água, a energia elétrica falta muito e principalmente na época das chuvas, não temos tratamento de água, a maior parte das ruas são de terra, ainda não temos uma cidade bem asfaltada, os peixes cada vez mais contaminados por mercúrio por conta de garimpos ilegais e sem falar da precariedade da saúde e educação no município. Mas mesmo com tudo isso estamos aqui na luta, juntos com nossa população indígena, quilombola e ribeirinha, torcendo para que Santarém progrida e trate tão bem seus moradores como fazem com os turistas que vem conhecer nossa Amazônia!
Um forte abraço pra vcs e venham para o Pará! Temos muita gente acolhedora, ingredientes únicos, ainda podemos pegar manga, jambo e caju de graça em algumas ruas, e ainda temos uma beleza natural surreal que vale a pena conhecer! 😉👍🏽
Obrigada pela atualização. A desigualdade ainda é grande. Em todas as partes infelizmente.
Obrigada pela informações
Pois é e pra piorar a senhora falou q morou no Brasil na década de 80... bem na época do caos econômico...
Santarém é uma cidade muito bonita eu sou de macapá no amapá
A passagem dessa senhora japonesa por Santarém nos anos oitenta foi justamente quando mudei para a capital, Belém. Era assim mesmo como ela diz. Mas a despeito das dificuldades, ficou na memória afetiva dela a beleza do majestoso rio Tapajós, do Amazonas, das frutas e dos sabores. E assim Santarém vive no coração de alguém na distante Hokkaido!
Sou de São Luís no estado do Maranhão, aqui é muito comum a gente comprar bolo de macaxeira, eu acho muito gostoso, e realmente aqui nessa região tem muita manga, você come de graça, tem muitas variedades de frutas, você até encontra essas frutas no quintal de muitas casas, no quintal da minha avó no interior lá tinha pé de manga, caju, goiaba, limão, acerola, laranja, banana, coco, cupuaçu, etc, tinha muitas frutas, e caiam no chão, os animais comiam muito, a fartura de frutas era grande, e a gente pegava pra fazer suco, doces. Tudo de graça.
que legal!! também quero comer muito frutas🤩
Quando ela falou das mangas eu lembrei da minha infância no Brasil interior de São Paulo a gente tbm tinha muitos pé de frutas no quintal, tinhas uns 4 pé de manga, eu comia manga em cima da árvore, tinha pé de abacate, quando chego no Brasil eu vou numa quitanda e faço a festa, com manga, abacate e goiaba, essas que não encontro aqui.
Essa senhora fez uma análise da nossa economia. Cheguei em Rondônia em 1985, então entendo o comentário dela. Que bacana essa conversa, esse passeio... Eliana bem animada... abraços meninos
Sim. Gostei da análise precisa que ela fez.
O Brasil atual voltou aos anos 80 e 70, no Para onde essa senhora viveu outro dia um mercado vendia carcaca de peixee. Sem falar que em todo pais estao vendendo osso e pelanca de galinha, e ha pessoas que nem esses restos pode comprar.
Senhora simpática! Bem informada e observadora.
sim muito legal conhecer ela 🤩
Guti vc é japonês mais inteligente do Japão fala português tão bem nos brasileiro estomos orgulhoso de vc 👏👏👏👏👏💚
Essa senhora é muito simpática. Digam para ela que gostamos dela. 😙
A região é linda. Dá vontade de conhecer.
Diga a essa senhora que agradecemos sua gentileza pelo🇧🇷 é por vocês 😘❤
"O melhor do Brasil são os brasileiros e a terra que plantando e cuidando de tudo podemos colher" 🇧🇷❤️ Eliana que bom que vc está melhor! 😊🙏💖
Que legal vocês encontrarem pessoas tão simpáticas como esta senhora, e interessante o comentário dela sobre o Brasil, até hoje é assim, quem tem coragem de abrir um negócio próprio principalmente hoje em dia, é muito corajoso, sem contar a violência terrível que estamos vivendo, agora, nossa culinária, nossas frutas, são fantásticas e deliciosas.
Conversa boa é assim, você não vê o tempo passar! Anoiteceram no restaurante rsrs... Cidade bonita com essas ruas cheias de restaurantes aconchegantes.👍 Nem sempre eu comento mas estou assistindo todos os vídeos, melhoras rápidas do resfriado!
muito obrigado Rick🤩
Oi Eliana e Guti que bom ouvir sobre Santarém, moro nesta cidade. Venha conhece o Estado do Pará....vocês vão gostar da comida e da natureza deste lugar...Com vocês estou conhecendo o Japão.
Ebaa a Eliana ficou boa!!
A tia do bar tem um coração grandioso, já foi logo orientando para não esquecerem de abastecer o carro porque uma cidade para outra é bastante longe. Parecia uma mãe falando para os filhos, achei lindo😍 O que é macaxeira mesmo? Acho que não conheço.
Macaxeira é conhecida tbm como mandioca aipim
Mandioca.
Macaxeira é mandioca.😂
訪問するのになんてクールな場所で、それはあなたに国と農場の雰囲気を与えます。
それな
なるほどねー。ぐちさんとえりさんいつもライブは私に大冒険されててしましたのでずっと面白かった。
Brasileira simpatica e atenciosa gostei da senhora do Obrigada 👏👏👍
Obrigado pelo carinho pelo nosso pais.... 🇧🇷
Foi legal conhecer um pouco da história do casal que viveu aqui, pena que pegaram uma época bem difícil de inflação alta, hj é bem mais estável, mas ultimamente oscila muito com tantos acontecimentos ruins no mundo (pandemia, guerra etc).
Casal lindo! Deve ser muito legal conhecer lugares diferentes da nossa terra. Deus abençoe vocês sempre. Beijos
Gostoso de ouvir os pássaros no vídeo ,muito bom esse vídeo. Parabéns ao casal azul bebê .🇧🇷 abraços de São Paulo Capital
essa viagem de mini van tá muito boa mano to acompanhando desde do 1 episodio to aqui no 41 muito bom msm nunca perdi um episódio
valeuuuu🤩🤩🤩
Bolo de macaxeira é o bolo de aipim... É delicioso mesmo, se come muito nessa época de Junho no Norte e Nordeste do Brasil, é uma comida típica das festas Juninas (São João ).
Tem diferença de macaxeira e a mandioca.Macaxeira podemos comer cozida, fazer bolos,comer frita, etc.... Já a mandioca é a que faz a farinha e é dela que se extrai o tucupi . E das folhas faz a típica manisoba, isso depois de cozinhar por dias e dias...Muitas pessoas acham que elas são iguais, porém são diferentes!!
Da hora a senhora do restaurante Obrigada,que papo legal,dá uma relaxada,sai renovado.Espero que fiquem bem,se cuidem.Bjs!!!🇧🇷🇧🇷
14:18 na verdade mandioca e macaxeira são diferentes, da mandioca se faz a farinha, goma e outras coisas e a macaxeira é que dá pra comer cozida, frita e etc
O Guti cantando "Stand By Me" na trilha do trem... Referência de milhões! x)
Que conversa gostosa que vocês tiveram no restaurante! Boa viagem 🙌 adoro vocês! 😁
foi muito legal 🤩
Muito bom ver 😃 Eliane, falando um pouco o português com essa senhora amo ver os seus cuidados para o Guti, não se queimar com a comida quente 😀👍😋😊
Espero seus vídeos todos os dias, só durmo depois que assisto. Adorei hoje, Eliana estava muito feliz, vocês são os melhores. Gostei muito dessa senhora, ela é incrível. Boa viagem 🥰
Nossa fiquei com muita vontade de conversar com ela, sou paraense, pena que moro muito longe, mas quem sabe um dia irei visitá-la ❤️Muito obrigada, Eliana e Guti pelo vídeo, está sendo maravilhoso conhecer o Japão 🇯🇵 através de vcs!!
Nossa! É incrível a semelhança na forma de falar da Sra. do Izakaya Obrigado com a forma de minha mãe e avós. Hoje tenho certeza que realmente minhas raízes e origens estão em Hokkaido.
que legal!! 🤩
Me emociono quando falam bem das delícias do nosso Brasil e principalmente da região Norte do Brasil, esta senhora nihonjin disse cada lembrança que também me trás muita recordação, que saudade de pisar ao menos um pouco no nosso país e voltar a provar as delícias que vivenciei na minha juventude amei ver o vídeo de hoje Eliana e Guti
muito obrigado por assistir 😁
@@OlaGUTI 🙇🏻♀️eu que agradeço por vocês estarem se dispondo em nos mostrar um pouco também do nihon
2:56 a plantação parece ser de trigo, Macaxeira, aipim, mandioca, são diversos nomes para a mesma raiz.
Aquí no Ceará a gente não fala mandioca também mas sim macaxeira. Porém há outros lugares que chamam de aipim como em Brasília.
Eliana conhece como mandioca
@@OlaGUTIAh, mas essa questão dos nomes serem diferentes e referente a ser mais regional mesmo, pois a também outras coisas que são faladas de formas diferentes como, por exemplo, a tangerina que em muitos lugares no Brasil pode ser chamado de mexerica dependendo da região.
mandioca é indígena 👌
*Muito fofinha a senhora, adoro senhoras simpáticas assim*
Um grande beijo pra este maravilhoso casal 💑 .estou amando esta viagem pelo Japão .ainda mais quando se encontram pessoas fantásticas como está senhora que morou um bom tempo no Brasil .e levou com ela boas recordações do Brasil .principalmente das frutas . um grande beijo .que vocês continuem está fantástica viagem e cheia de aventura .beijos .Paulo de São Paulo
Essa cidade é maior e mais movimentada do que as outras... Muito bacana a conversa com a dona do restaurante...
Adoramos vcs
Vcs são muito simpáticos e divertidos
Só uma opinião, vcs falando em português fica mais carismaticos
obrigado 😊
Para mim os anos 80 foram os mais difíceis em todos os aspectos.
Uma pena essa senhora do 'Restaurante Obrigado' ter estado no Brasil justamente nessa época, mas mesmo assim pareceu-me que ela ainda quarda boas lembranças do Brasil.
O bolo de macaxeira, mandioca, manioca ou aipim (o nome varia em cada região) para mim também é um dos mais saborosos.
Guti e Eliana, gratidão a vocês por essa viagem encantadora pelo Japão.
Saudações e abraços
desde São Paulo, pra vocês!
💚🇯🇵💛
aí que legal, eu moro bem próximo desta região que ela cita, moro no estado do Pará... ❤❤❤❤... muito legal, ela falando sobre as frutas da nossa região 🥰🥰🥰. bolo de mamadeira é muito bom, e realmente tudo que ela disse é muito verdadeiro, é a nossa vida real, vida de Paraense.
amei ❤❤❤❤
Que restaurante adorável. Gostaria de um dia voltar pro Japão somente pra rever os amigos e parentes e passear nesses lugares. Gostaria de levar meus filhos, meus netos, meu genro e minha nora. mas vamos ver se no ano que vem nós vamos.
Nossa q louco. Sou de Santarém Eli e Guti. Amooo o canal de vcs e a cultura japonesa. Está incrível a aventura de vcs. Parabéns.
Excelente vídeo. Que vcs realizem Todos seus sonhos e sejam felizes sempre. Um abraço casal lindo 💖💖
muito obrigado Fatima🤩🤩
Nossa gente, que linda conversa com a senhora do restaurante. Acho que a senhora também gostou muito.
Essa música fazia parte do filme em que os meninos andavam pelos trilhos de trem também...😉👏👏👏
Guti e Eliana, toda felicidade pra vocês também! A casa toda rosa, fica parecendo as flores do sakura. Bonitinha! 🌸
Senhora do restaurante simpática. Realmente houve época de alta inflação no Brasil. Inflação esta que, infelizmente causa muita instabilidade financeira.
4'07" Jamais imaginaria essa referência no seu canal. Eu considero o filme da minha infância. E também um clássico da Sessão da Tarde hehehe.
Parabéns por mais esse vídeo.
Boa noite 🛌🏽 Guti e Eliana foi Maravilhoso, ouvir esse senhor falar do meu país.
*OOOI, casal fofo! Eu espero que estejam bem. Desejo muita saúde e alegria para vocês. Fiquem bem hj e sempreeee* 😊😘❤
Que gracinha da Senhorinha, super simpática! Guti e Eliana, só passeio legal aí, hein! Que bom, fico feliz por vocês. Aproveitem muito.
Vcs são incríveis..... Sou de Belém do Pará e acompanho o canal de vcs... Minha família adora vcs.... Um grande abraço ☺️👏🙏🏼
abraço 🤩
Que lindos!!! Olha, uma japonesa que veio morar no Norte do BR.
Olá pra senhora também! 👋😄😍 Eu estou assistindo!😊
Ela morou no Brasil em uma época muito ruim! Inflação altíssima...quase 50% ao mês! Quem nasceu depois disso, não conheceu essa fase difícil...mas sobrevivemos! Cá estamos firmes e fortes e assistindo vocês!🥰🥰🥰
Ela falou da graviola ... hummm ... delícia...o melhor suco do mundo!😋😋😋😋
Muito legal ouvir essa senhora relembrar seus tempos de Brasil, a situação econômica da época e todos os percalços, e mesmo assim ela e a família permaneceram por algum tempo e ainda guardam boas lembranças e fez da experiência seu negócio no Japão 🥰❤️
GUTItour - Parte 44 - "Mini van na Cidade de OBIHIRA, procurando Restaurante Brasileiro chamado OBROGADA!". O restaurante pertence a uma japonesa que morou por 12 anos em "Santarém/Para", onde acompanhou o marido, e se tornou professora de japonês. Gostou muito de "maracujá" e "bolo de macaxeira!". A "MANDIOCA", é chamado assim, na região de São Paulo, Minas, Norte do Paraná, nas regiões da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, se chama "AIPIN" e, nas Regiões Norte, Nordeste, é chamado de "MACAXEIRA". A "feijoada" pareceu "muito gostosa", com os "acompanhamentos" separados. A senhora foi muito "gentil" em dar "dicas" para a viajem com o carro, por serem as "cidades" muito "distantes entre si". Falou, também, de japoneses, donos de fazendas em Hokkaido, que pelas idades avançadas, estão entregando o "plantio" aos brasileiros!. A visita às "ruelas" de "barzinhos", foram muito interessantes!. Abraços e se cuidem!.
Bom resumo do vídeo, poderia ser fixado no topo dos comentários 🙏👏
Retribuo a felicidade para vcs Guti e eri-chan tbm!gratidão 🙏❤️
Parabéns, jovens! Um dos melhores vídeos. Muito bom. Sou nordestina de Maceió/Al. E claro amo macaxeira, e ouvir desse bolo q adoramos no extremo norte do Japão,
Casal lindo,viajando com vcs pelo Japão ❤️❤️❤️
Que lugares legais,vocês visitaram! E que senhorinha simpática! O outro cliente parecia um brasileiro, participando da conversa sem conhecer vocês!Mas , não se intimidem com as dificuldades relatadas! Aqui dizemos que " matamos um leão por dia" em relação aos problemas.Mas nós não desistimos: lutamos! Aliás, vocês, enfrentando as novidades que vão surgindo pelo caminho, estão se tornando mais fortes,mais preparados pra tudo! E que bom que a Eli já está bem! Bjs casal querido! Fiquem com Deus!😃😇🙏
Que legal, Eli...a senhorinha falando com você sobre o Brasil...pra ela também foi muito natsukashii
Guti e eliane que bom encontrou pessoas brasileiras, que pena não falar português pois quando morou aqui tinha inflação naquela época e agora com este também estamos lutando pra viver, mas nao como era naquela época esperamos que melhore com o passar dos meses.beijos
Que legal essa senhora que morou no 🇧🇷
Bolo de macaxeira ou de aipim, no Pará chamamos de macaxeira, em outros lugares do Brasil de aipim em outros mandioca !!!
Que cidade legal! Os japoneses tem uma gentileza encantadora!!! Coração fica quentinho!
Nossa, que cidade grande e bonita... tem mais restaurantes que gente, né?😁 Essa senhora é muito simpática e ter vindo nos anos 80 pro Para, foi surpreendente! Gostei desse video👍😍
Assistindo todos os dias as aventuras de vocês. Bjs 😘
gostei muito de conhecer a senhora. Ela sabe os tempos difíceis daquela epoca dos anos 80.. os jovens de hoje não fazem ideia. Ela deve ser um pouco mais velha que eu..kkk eu nos anos 80 era criança mas lembro que no supermercado aumentava sempre e durante 10 anos mudou a cédula ( dinheiro do Br ) várias vezes, era Cruzeiro, depois virou Cruzado, dpeois Cruzado novo, depois Real.. sempre tiravam 3 zeros pra diminuir... naquela epoca a inflação era tão alta que era preciso comprar no dia porque no dia seguinte aumentava o preço das coisas. Os funcionarios dos mercados tinha trabalho de ficar colocando valor nos produtos toda vez que mudava. Quando ia no mercado, tipo comprava manteiga, tinha um monte de valor um em cima do outro..kkk quem é dessa epoca? lembram? foram tempos difíceis mesmo. A senhora contando a história , veio essa memória... tinha esquecido...
Gente eu amei conhecer essa senhora e o bolo de macaxeira é nosso famoso bolo de aipim ou madioca.
Muito legal o que vcs estão vivendo e compartilhando muitas histórias lindas 🙏😘
Fiquei muito surpresa de ver essa senhora japonesa falar de bolo de macaxeira Santarém realmente incrível. Obrigado por trazer esses encontros tão verdadeiros.
É muito interessante ver japoneses que conheceram e moraram no Brasil. Adoro ver aos vídeos que vcs interagem com outras pessoas. Vcs são maravilhosos!😍😍
Ola👋
Que bom q Eliana ta bem 😊
adorei o video pois sou do Para
que saudades das coisas q a senhora do restaurante falou 💕
e muito obrigada por apresentar essas pessoas 👍
e se cuidem 👍
Gostei do rolezinho. Muito maneiro.
Abraço daqui do Rio de Janeiro!
abraço 🤩
adorei demais .....fico muito feliz qdo um japones/japonesa tem lembrancas boas do Brasil.......ela foi feliz la......valeu Eli e Guti
olá, casal! muito legal o rolê de vcs pelos becos do Japão! que demais aquela senhora que morou no Brasil! muito simpática! que bom que a Eliana tá melhor. aguardamos o vídeo de amanhã! obrigada!
Nossa que bonito ver eles contando sobre a experiência dos terremotos de 2011. Falando como é a cultura e educação dos japoneses diante das situações de catástrofes. Lindo de ver a recepção desse casal de brasileiros com vcs!
Simpatizei com essa senhora e sua visão franca. De certa forma estamos vivendo algo parecido agora. A descrição dela deixa clara a diferença entre viver num país como o Japão e um cujas desigualdades barram a felicidade para todas as pessoas. Muitas reflexões esse vídeo trouxe. Vocês são incríveis relatores das realidades.
Linda mesmo a estação, toda rosinha. Realmente fique feliz olhando para ela.
Que fofinhos! Obrigada! Também desejo toda a felicidade do mundo para vocês!
Que senhorinha simpática e o senhorzinho também. Eu também gosto muito de bolo de aipim (mandioca ou macaxeira, cada região chama por um nome).
Noite linda em Obihiro. Gostei muito. Beijos.
Nos anos 80 era muito pior no Brasil, tinhamos uma inflação muito alta mesmo, como disse a senhora, tudo subia rapidamente
Os anos 80 foi o período da minha adolescência e juventude. Realmente tempos difíceis na economia, mas sinto falta de muita coisa boa que se perdeu com o passar dos anos.
Felicidades a todos!
Oi Guti sam e Eliana 🥰 que bom que vc está melhor 🍀🙏
Que lindo esse encontro com essa senhora e com esse senhor bem comunicativo tbm, vocês estão nos presenteando com essa experiência de conhecer um pouco do Japão, da cultura e com ela pessoas e suas histórias de vida ☺️ ❤️
muito obrigado Silvia por assistir 😁
Olá Eliana e Guti, Santarém é uma cidade popular do estado do Pará (norte do Brasil). E macaxeira é o mesmo que aipim no sul do Brasil. Eu vivi muito tempo no Japão, agora moro em Manaus, e no momento sou mestranda em turismo. Na próxima viagem de vocês ao Brasil, venham conhecer Manaus (capital do Amazonas) e desfrutar dos atrativos exóticos da selva e degustar das delicias tradicionais daqui (bolo de macaxeira, maracujá, cupuaçú, jaca, graviola, banana frita, farofa e muito peixe assado de agua doce. Será um prazer encontrá-los. Abraço.
As conversas com as pessoas como a senhora do restaurante enriquecem muito o vídeo.
Que bom que a Eliana esta melhor Cada lugar com seus encantos ,historias , e as pessoas recebendo vocês com tanto carinho
QUe incrível conhecer pessoas tão especiais nessa viagem. As histórias são fascinantes.
Muito legal essa senhora e o senhorzinho conversando com vcs, foram muito simpáticos.
Macaxeira é o nome que nós damos a mandioca no Norte e Nordeste do Brasil, Eliana. Foi muito legal „conhecer“ essa senhora. Lindas as barraquinhas. Noite bem movimentada. Amei!
Ótimo video, que a felicidade de vcs seja infinita e abençoada.
obrigado 😁
Muito bom vídeo 😃👏👏👏
obrigado 😁
Olá adorei conhecer está província, saber que pessoas do Nihon tbm se aventuram para o Brasil, eu moro mais no centro do país no Estado de São Paulo esse lugar onde ela foi eu tbm não conhesco pessoalmente.
Adorei ver as ruas com lojinhas, restaurantes pequenos algo bem acolhedor, da vontade de entrar….kkkk
👏👏👏🌹🌹😘🙏🫶🇧🇷
Muito simpática a sra, dando dicas para o casal, fiquei feliz de ver a Eliana ja sarou da gripe boa viagem adoro vcs.🇧🇷🇯🇵👍❤🥢
Que legal ver os restaurantes do Japão, assistindo fiquei com saudades da época que morei no Japão, um dia vou voltar pra passear, pois o Japão é lindo, se cuidem 😁🌸
Mal postou o vídeo e já estou assistindo casal fofo.
🤩🤩
Que senhora gente fina, da vontade de ficar ouvindo as historias dela o dia todo.
essa sra. foi um achado cultural e histórico, veio para o Brasil antes do plano real e era assim mesmo, inflação altíssima, mudanças de preços de 2 a 3x por semana. época muito difícil... ótimo video como sempre, parabéns.
Essa.senhora descreveu praticamente a situação atual nossa aqui a moeda é o Real mas quem rege os preços é o dólar então fica mto difícil.
Obrigado por nos proporcionarem essa aventura no Japão.
Q bom q essa senhora conheceu o meu Pará, mas era uma época bem difícil do país.
Bem legal ruas. de Hokkaido com monte de butecos ao estilo japonês
E a a sra japonesa que vivenciou um Brasil amazónica numa época muito particular (descontrole inflacionar II)
Frutas e comidas típicas da região que também morei(Manaus) visitei e conheci Santarém. Boas lembranças!
Espero que a sua esposa esteja bem, grande aventura 👍👏
Que delícia de vídeo; papo gostoso; a amabilidade da proprietária do restaurante nos encantou, o senhor ao lado nos pareceu muito bom de papo também. Muito gratificante encontrar pessoas tão agradáveis pelos caminhos da vida, né? Isto é o melhor de uma viagem!
Bom Bom dia Guti e Eliana ansiosa para mais uma aventura pelo Japão estou amando os vídeos Deus abençoe sempre.
obrigado por assistir 🤩
Nossa até me emocionei quando vocês disseram que iam em Obihiro! Cidade onde nasceu meus ancestrais 🥹