Verdade viu, depois de tantas acusações e como sempre fui bom pra todos. Abri mão da herança e não quero nem mais ouvir a palavra irmão ou família tão cedo.
Como diz o ditado popular "conheça o (a) parceiro (a) no divorcio, os irmãos no inventário, os filhos na velhice e os amigos na dificuldade" (Autor desconhecido).
@@mariaserafina7496 Entendo que situações como essa podem ser realmente desafiadoras e muitas vezes revelam aspectos inesperados das relações pessoais. É importante ter apoio e orientação adequados durante esses momentos. A ajuda especializada é a melhor solução, saiba que nosso escritório de advocacia tem experiência em lidar com casos complexos. Espero que você possa resolver isso o mais rápido possível. Se precisar de algo, estou à disposição.
uma das poucas profissionais aqui da plataforma que consegue ser clara e objetiva. consegue se fazer entender para qualquer nível de entendimento. Parabéns Doutora.
@@mariamachado7353 esta duvida pode ser minha e de mas pessoas .mas se mae e´ dona ela pode doar 50% dai filho tera so 50% ou alem dos 50% tera 75% ?(50% dado pela mae mas 25% da párte de 4 irmao ) ....se casa tiver 4 comodos nao pode vender so 2 por causa dos 50%?
O problema não é cuidar, enquanto eu trabalhava duro meu irmão fingia trabalhar e ficava só em casa e cuidava de meu pai, mas sempre ganhando carro, motos e tudo mais é correto isso? Para mim cuidado é sem retorno eu mesmo sempre que meu pai pedia eu dava um jeito para ajudar, mas nunca ganhei nada. Quer dizer que se eu trabalho duro não tenho direito a nada e o outro que só finge e não faz nada só ganha, correto isso né? Então está na hora de todo mundo sair dos empregos para cuidar dos pais e se dar bem sem nenhum esforço.
@@gatobom7881 olha, cuidar de idosos não é tão fácil assim como vc diz não! Tem idosos que viram tipo crianças e com a saúde frágil. Temos que lavar, passar, fazer comida pra eles, levar aos médicos, as vezes aos pronto socorros, cuidar da higiene deles, olha sinceramente é duro também. Temos também que ir atrás de marcar consulta com pelo SUS. Tudo dá trabalho também
@@marcoscastro2280 Sim, mas agora esse ano que ele começou a dar trabalho, até ano passado ele fazia de tudo sozinho, não precisava de ninguém, mas mesmo assimficavsm no pé fingindo que ajudava para se dar bem. Hoje Sim, ele precisa, mas hoje também posso ajudar, pois meu trabalho agora me permite e hoje que posso ajudar não deixam mais, alegando que eu nunca quis ajudar.
Minha irmã também veio de mala e cuia pra casa do meu pai. Meu pai cuidava de uma área grande a beira do rio, com o aval da antiga proprietária, que não quis brigar com a prefeitura. Meu pai deu um pedaço de terra pra Minas irmã e nis fundos o espaço de um cômodo pra mim . Meus irmãos e vizinhos viram todo o meu trabalho e sacrifício que tive em fazer aterros e construir minha casa e como meu pai tinha mais espaço nos fundos da minha casa fui comprando dele mais espaço de terra e aterrando e construindo cômodo a cômodo. Até sobre este está casa meus irmãos e sobrinhos já me questionaram como se eu já tivesse recebido a herança do meu pai e dizendo que não posso alugar nem vender minha casa.. Também não tenho garagem , apenas um corredor de quase 2 metros de largura de por conta da minha irmã que quando começamos a construir a área era grande e eu pedi que ela falasse com meu pai pra que ele abrisse um pouco mais pra que tivéssemos o espaço para garagem, mas ela esbravejou me contradizendo; a minha criação por outro lado fazia com que eu não pedisse favor a ninguém.
Já ouvi tantas vezes pessoas dizendo que se um herdeiro não quiser a venda não pode ser feito??? Muito bom saber disso Dra obrigada pela informação. Muito esclarecedor.🙏🙏🙏
VEJA só! Eu comprei um apto e coloquei no nome de meus pais! Anos depois por separação conjugal e desempregado, fui convidado a morar com minha mãe pois meu pai já era falecido. Minha irmã que morava com minha mãe ficou uma fera. Falecida minha mãe, intentei a venda de minha parte a quem interessasse aos demais herdeiros. Me ridicularizaram. Resultado, resolvi também morar no apto. Minha irmã se opôs à fazer o inventário e cadastrou o boleto do condomínio em seu nome. Consultei advogados e todos me disseram o contrário do que ora é demonstrado. Uma pena saber disso somente agora! Obrigado
Gostaria de saber meu pai tinha dois filhos fora da casamento eles tem os mesmos direitos do que os filhos de pai e mãe, e a parte que era da minha mãe eles também tem direito?
Bom dia Dra olha eu aqui novamente .vou escrever aos pedaços , porque estive escrevendo parte das minhas histórias por mais de três horas desta madrugada; mas não foi e apagou tudo. Quando conheci minha mãe, em 1978, eu tinha quase dezenove anos de idade e eles diziam que meu pai era falecido, mas que ele tinha outras 2 filhas de outro relacionamento ; No final de 1980 viajei para poções - BA para conhecer meus avós maternos e a informação era a mesma de que meu pai tinha morrido Novo eco do ano de 1981:, três meses depois de eu estar lá meu pai apareceu vivo dizendo que tinha casa em São Paulo e me trouxe de volta.
Muitos irmãos se desmontam, em termos de "família", pois a ganância fala mais alto. O certo é entrar num consenso e todos se ajudaram, dá vida não se vai levar nada.
Eu estou cuidando do patrimônio, eu não tenho ganância e sei que o ciclo do meu pai e da minha mãe terminou Ou colocamos um caseiro ou deixamos abandonado o patrimônio; só quer vender por 1.5 milhões Vamos morrer e não iremos vender Aqui no máximo pelo valor do mercado vale 600 mil Se gosta tanto que vem cuidar ou paga um. Eu tenho minha família e fico só aqui. .até quando? Foi meu pai e minha mãe que com muito sacrifício conseguiram adquirir. Se eu fosse bem de vida deixava como memória. O problema que não somos. Pra mim tanto faz o preço; apenas não quero perder,isto é inerente do ser humano
Inveja entre irmãos atrapalha muito já passei por isso, ninguém quiz comprar quando falei que compraria umas das partes ,um dos 4 queria vender nossa levantou um espírito de inveja tão grande que nunca vi na minha vida , tanto ódio e pior o irmão que tem mais recurso foi o pior não deu certo pra mim foi ótimo porque acabei comprando uma casa próxima bem maior terreno bom da pra investir pelo valor que pagaria lá na herança , no fim qui Deus quer abençoar até quem tenta te prejudicar acaba te ajudando 😀😀
Boa tarde! Me inscrevi no seu canal, pois gostei muito das explicações,,, estou vivendo um processo nessas áreas e estou sendo instruída passo a passo,,, obrigada!👍🏻😊
Sao 6 irmãos contando com a minha mãe. Os 5 tem suas próprias casas e só minha mae construiu casa no terreno onde fica a casa da minha vó dona do terreno. Se os 5 tios quiserem vender posterior a morte da vó, minha mae é obrigada a vender a casa dela pra dividir com irmãos ?
Gostei demais de seu canal, joinha e já me inscrevi. Grata pelos esclarecimentos. Embora eu não esteja vivendo uma situação dessas, é importantíssimo conhecer as leis. Parabéns pelo canal!
Oi doutora amo seu canal.minha mae faleceu e deixou 2 casas e o inventario ainda não feito.por divergência. As casas estão alugadas e meu irmão recebe e não aceita prestar contas desse valor.ele pode ser obrigado a devolver o valor que está usando do aluguel? Quando se der entrada no inventário? Aguardo
Sou herdeira ...meu nome esra na escritura.... Esse seu video relatou tudinho o que estamos passando... E os demais herdeiros moram no local....eu e meu esposo moramos de aluguel. ..e queremos vender o imóvel. ..mas eles nem pensam em vender...fez comércio na frente e alugou os fundos.... O que devo fazer.??? Casa vale uns 3.000.000,00 pelo local...Barra Funda São Paulo...perto wal mart....e de vários forum.....LOCAL CRESCEU MUITO...ou seja....valor imóvel tb...
Doutora Boa noite.... Primeiramente Gostaria de Dar os parabéns pelos vídeos tão esclarecedores e tão bem explicativos....uma aula em cada vídeo.... Então....Estou passando por um processo de negociação muito difícil com meus irmãos,somos seis herdeiros de um imóvel ocupado por três herdeiros....cinco concordam com a venda e um que mora no bem não concorda em vender....somos detentores da posse desse imóvel...o formal de partilha não pode ser registrado no cartório imobiliário pois não somos os proprietários que consta no mesmo cartório....quando meus pais adquiriram não fizeram nem contrato de compra e venda....mas somos herdeiros de posse ...Não iremos fazer ação de usocapiao ...muito caro e burocrático....como fazer pra esse irmão herdeiro aceite a venda....???muito obrigado e boa noite
Aqueles que querem a venda podem ajuizar AÇÃO DE EXTINÇÃO DE CONDOMÍNIO DE DIREITOS POSSESSÓRIOS SOBRE IMÓVEL através da defensoria públia de sua cidade.
Cara Dra. Existe uma situação muito comum que é onde um dos filhos constrói no terreno dos pais geralmente é um segundo imóvel. Como deve ser feito a partilha sendo que o investimento foi apenas de um dos herdeiros? Acredito que esse seria um assunto de interesse de muita gente. Obrigado.
Se o irmão ajudou os pais em vida , ou se não ajudou, isso é indiferente em relação a partilha. Em muitos casos os irmãos moram longe, logicamente se dedicarão fisicamente menos do que o irmão que habita junto com os pais.
Seus vídeos são sempre esclarecedores, por gentileza peço uma orientação, minha esposa tem 3 irmãos e o pai está sendo cuidado unicamente por ela, teve um avc esquemico é é cuidado na cama , banho , necessidades fisiológicas sem ajuda física nem financeira de nenhum dos irmãos e isso a está desgastando e esse pai tem uma casinha simples num loteamento popular, ela pode vender esse imóvel pra ajudar nas despesas pra cuidar do pai, acompanhantes , fraldas etc, desde já , obrigado.
Olá. Se o pai é interditado poderá pedir autorização ao juiz para venda do imóvel e custeio das despesas. Caso não seja interditado poderá cobrar pensão alimentícia dos demais filhos.
A família da minha esposa sempre foi de certa forma muito unida. Depois que os pais morreram nossa vida virou um inferno. Dois irmãos já casados, vinham até um imóvel nos finais de semana para usufruir, Piscina, Churrasqueira, enfim do imóvel, onde ficou morando um irmão solteiro. Claro que o imóvel dava gastos e nossa intenção era imante-lo funcionando em perfeito estado de conservação. Só que os casados que moravam fora, não queriam arcar com as despesas, pois achavam que nós por estar morando no imóvel deveríamos manter a casa em dia, pagando as despesas. Na época eu morava nos fundos da casa em uma edicola de 4 cômodos que eu tinha construido a anos atrás, e como ainda não tinha terminado um imóvel que ficava ao lado, fui ficando nesse imóvel. Achava até justo que pagássemos as contas de energia, agua e IPTU uma vez que estávamos utilizando o imóvel, más não achava justo ter que ficar de empregado (como sempre) desse cunhados folgados, que se quer tiravam uma folha que caia na piscina. Em uma reunião entre os irmãos, minha esposa resolveu propor a venda dos imóveis e a divisão do dinheiro. Ai tudo começou a piorar cada vez mais, o meu cunhado que morava na casa (solteiro), acabou entrando em depressão e veio a falecer meses depois, ficando o imóvel, abandonado por anos. Após a morte desse cunhado os demais, procuraram um advogado e fizeram uma Notificação de despejo extra - judicial (se é que isso existe). Pois bem me mudei para a casa do lado, dias depois, mesmo sem banheiro na casa e sem cozinha, apenas o quarto estava pronto. Cheguei a tomar banho de mangueira e na casa de vizinhos, por alguns dais, até conseguir terminar meu banheiro. Fiquei meses cozinhando na garagem do prédio, a pi ficava em cima de cavaletes. Essa pequena história (pois tem muito mais), eu costumo contar para mostrar o quanto o ser humano é sujo (lixo mesmo), anos sendo utilizado por eles, nos mais diversos favores e logo que deixa de atender a seus interesses eles tomam essa atitude. Já propus a eles a Extinção do Condomínio, para nos desvincular deles de uma vez por todas e creio que um dia chegaremos a isso (o imóvel em questão, se encontra abandonado a anos). O maior problema da Extinção além é claro das perdas é que eles moram fora do Brasil e os advogados dizem que é difícil acioná-los. Isso não tem fim, vivemos com problemas com esse imóvel e mais outro a anos, e não achamos uma solução. Juro que gostaria, de doar a nossa parte desses dois imóveis para alguma instituição e deixa-los que se virem com eles. Não precisamos disso, nossa vida, só melhora a cada dia mais, hoje estamos colhendo os frutos de tudo o que plantamos. NA REALIDADE, ELES NOS AJUDARAM A SAIR DE UMA CASA DE FUNDO DE QUINTAL, PARA IR PARA UM PRÉDIO DE 4 ANDARES LINDO, ACABADO E MARAVILHOSO.
Nossa sei o que é isso muito parecida com minha história,cuido do meu pai sozinha ,eles não vê a hora dele morre eu passo dias muito angustiantes ele tem alguns imóveis, não se pode nem tocar no assunto desses imóveis
Caí de paraquedas nesse vídeo e já amei era o que eu estava procurando já de cara pergunto somos quatro irmãos de um bem só mais um que construiu uma casa na parte de cima está querendo alugar mas os outros três não concordam é certo?
Olá senhora advogada ou juiza. Antes de tudo quero parabenizar pela sua excelente explicaçao . Gostaria aproveitar para do titulo do seu video para a seguinte pergunta: - COMO VENDER UM IMOVEL DE HERANçA SE UM DOS HERDEIROS FALECEU?
Para a venda de imóvel recebido de herança precisa ser feito inventário. Se já foi realizado quando da morte dos pais, precisará ser feito inventário do herdeiro falecido e seus filhos assinarão a venda do bem.
Sou totalmente contra herança. Principalmente quando os filhos são beneficiados. Até hoje só vi injustiça. Trabalho em hospital e até pra visitar os pais os filhos brigam depois da morte deles são beneficiados. Cada um deveria lutar pra conquistar suas próprias coisas. Minha humilde opinião.
- ensinar AMOR e VALORES não seria mais útil do que o governo ficar com bens de herança? Você não pode julgar os filhos. Você não sabe o que aquele idoso fez no passado. Puxe a linha do tempo de um idoso fofinho e veja se ele foi fofinho a vida inteira. Nunca traiu? Nunca bateu nos filhos? Era imensamente honesto? Carinha fofinha, coração perverso. O Brasil educa bem. 🌷❤🌹
Dra. eu gostei muito de suas explicações, pois estou em uma situação semelhante à que a senhora abordou. Eu sou Osvaldo, tenho 58 anos, sou divorciado, tenho um casal de filhos já adultos, e moro em Feira de Santana BA. Eu estou com um grave problema de Herança. Um dos meus irmãos faleceu no dia 19/12/2018 e deixou a receber, o Salário do mês anterior a seu falecimento, a Rescisão, o PIS, o FGTS, e também um Seguro de vida. Ele deixou também uma Casa financiada pela CEF que já foi quitada por morte. Ele não tinha esposa nem filhos, e nossos pais já faleceram também; de modo que ficou como herdeiros seus irmãos, que são seis (6). O meu irmão mais novo que eu em 20 anos de idade ficou com todos os documentos do falecido, e assim dificultando a realização do Inventário. E eu estou me sentindo prejudicado; porque se esse Inventário só for realizado daqui a 20 anos, eu nem sei se estarei vivo daqui até lá. Como posso fazer para dar entrada nesse Inventário?
Olá. Deve abir o inventário e fazer as primeiras declarações e para isso precisará: certidão de óbito; comprovante de residência; cópia da identidade e CPF
Fiz um outro comentário, jocoso e humorístico. Mas aqui vai um sério, de alguém que atravessou uma guerra durante a partilha, com UM (1) único irmão. Aos pais ainda vivos: doação em vida. Se na partilha houver bens de valores diferentes, o que receberá o de maior valor que indenize IMEDIATAMENTE o que pegar o bem de menor valor, para efetuar doação SEM condomínio (isto é IMPORTANTE: SEM condomínio). Eu passei o inferno com este irmão, e fiquei no prejuízo para desvincular os bens. Pais em vida que possuam bens, deixem tudo encaminhado, definido e legalizado ANTES de morrer. É o maior gesto de amor aos filhos que se pode demonstrar. É irresponsável esse papo de "creeedo, não quero falar disso. Tá querendo me matar antes da hora, é?" O problema é que a morte nunca divulga a agenda dela, e não sabemos qual é a nossa hora (graças a Deus). Logo, pessoas esclarecidas deixam tudo encaminhado ANTES de acontecer. Gesto de amor e responsabilidade. Saudações.
Foi um comentário muito sensato. Sai muito mais barato e cômodo deixar tudo acertado antes da "partida". Mas ninguém difunde muito a ideia. Como ficará a indústria de inventário?
@@nilsonjunior5346 Na opção que sugiro a indústria fatura também. Doação em vida envolve transferência de propriedade e lavratura de escritura. Ou seja: ITBI e custas cartoriais. Eles não perdem NUNCA, esteja certo.
Eu queria saber o seguinte: tenho uma casa que meus pais deicharam so que sao 10 filhos 3 desses filhos ja morreram quero saber se vendendo essa casa tem que ser devidido para as familias desses 3 irmaos que ja morreram? E como faser prar assinar se o resto dos erdeiros moram distantes?
Acontece muito de um herdeiro querer vender o imóvel sem nenhum critério, ignorando o sacrifício daqueles que o antecederam . Tem pressa em vender sem se preocupar se os outros herdeiros concordam com o preço oferecido . Sei bem o que é isso !
É herança, tem que vender mesmo e partilhar o dinheiro entre os herdeiros. Mas antes disso, tem que contratar uma imobiliária pra avaliar o valor do imóvel. Não pode vender o imóvel por um preço abaixo daquilo que ele vale. É essa avaliação do imóvel que vocês devem mostrar ao juiz.
Um pai trabalha uma vida toda pra dar conforto aos filhos e depois da morte eles ficam com olho grande as vezes num único bem que o falecido deixou. A ganância sobre imóveis e bens diversos já causou muita briga, ódio e vingança. Por isso que quando antes de eu morrer vou vender tudo e dividir igual aos herdeiros, só espero não morrer sozinho embaixo da ponte. 😥
Olá Junior. Situação de conflito entre herdeiros é comum e entendo sua preocupação. Acredito que a melhor opção é fazer a partilha ainda em vida. Sugiro que assista o vídeo que postei sobre "Divisão de herança em vida": th-cam.com/video/HIVSbcy-LXE/w-d-xo.html
Esse vídeo esclareceu minhas dúvidas, pois é parecido com o nosso caso : 1 imóvel e 4 herdeiros, sendo que dois moram no imóvel e outros dois não. Obrigada pela informação.
@@billguedes4258 Deus me livre carregar o pecado de fazer isso com um parebte so pra eu me dar bem, pq e um direito que me cabe, eu quero agradar e a Deus.
Pior é quando esse mesmo irmão que mora no imóvel depois de 10 anos ,resolve abrir usucapiao e ficar com o imóvel só pra si. Cuidado pessoal não deixem que ninguém fique morando no imóvel sem inventariar, depois vc pode ser passado pra trás e focar sem herança.
Vc acha certo uma pessoa morar , cuidar , construir, zelar , pagar IPTU sozinho e os outros q não contribui ainda ter q ficar com medo de perder para quem cuida? Quem cuida q deve ter direito . Moro em um herdado a 25 anos , pago tudo sozinha, zelo , cuido, invisto valores nele , enquanto dois usuários de drogas me humilham, me agridem fisicamente, psicologicamente, verbalmente, e minhas irmãs q nem moram aqui e não pagam nada ainda quer dar umas de louca pro meu lado . Af
@@silreis141 lei é lei,vc pode ter cuidado a vida inteira,mas perante a lei seus irmãos terão os mesmos direitos. Não tem como vc mudar a lei,apenas deve cumpri la.
@@silreis141 Pagou tudo pq morava no imóvel né seria o mínimo, visto q esta desfrutando de um imóvel q tem mais donos. E herança é um direito que independe se rico, pobre, drogado ou não.
Nossa , muito seus vídeos Parabéns... Gostaria se possível , vc fazer um vídeo sobre duplo imposto ingra(ITR) é IPTU Temos um imóvel rural porém muito proximo do centro da cidade, a prefeitura nos colocou na divida ativa , mas nosso ITR é outras taxas rurais estamos em dias. O que fazer? Se Vc puder fazer um vídeo sobre Seria muito bom, pois acho que deve ter muita gente nesta situação Mais uma vez parabéns
Parabéns Dra. Seus vídeos ajudam bastante. Bom ter pessoas boas que compartilham seus conhecimentos. Eu mesmo tenho uma situação no meu pequeno imóvel rural onde tenho pesquisado modalidades de usucapião. Já tenho quase todas as condições exigidas, exceto que uma gleba ao lado já está em meu nome, elas são ligadas, uma estruturada outra não, de herança.
Dra parabéns por compartilhar conhecimento, será quero comprar um imóvel onde o viúvo e o herdeiro , pois a herança e de 4 filhas tidas casadas comunhão parcial de bens, porém a quarta filha morreu e não tinha seus pais e nem deixou filhos, por Isso o viúvo herdou a herança, So que os filhos nunca fizeram inventario e nem registro do imóvel. Agora o viúvo precisa vender a parte e os outros não tem dinheiro nem pra arrumar a documentação e nem nada, o viúvo achou comprador que iria pagar toda a documentação com o desconto do valor do imóvel. o que fazer
Eu que sei o que estou passando por ter ficado sozinho no imóvel, fiz reforma nele e fui chamado de ladrão a pior coisa que existe é herança o melhor é pagar aluguel eu quero o que gastei no imóvel e ir para bem longe parente rima com água quente...
somos 8 irmaos tem 1 imovel a ser divido nao fez inventario pq 2 encrecou e ja faz 5 anos esta tudo parado a casa esta fechada agora ninguem da nem ai pq ninguem q gastar mas os qtem nao faz nada e os q nao pode fazer nada o q fazer nesta situacao no meu caso sou viuva e presiso
Olá. Você como filha, poderá ajuizar ação de inventário ou arrolamento se o imóvel for de menor valor. Procure a Defensoria Pública de sua cidade para obter o trabalho gratuitamente.
Obrigado doutora,por me esclarecer quanto avisar o INSS , quê meu pai faleceu. É com a covid 19 eu não estou saindo de casa,mas já que o cartório avisa vou aguardar
Divididos em 4 pessoas não, divididos em 6 ,pois a prefeitura que nunca deu um prego no terreno, come uma parte do que não é dela e mais quem faz inventário come uma parte também quase do mesmo tamanho do que o verdadeiro herdeiro iria receber, for que tudo isso é um absurdo de caro ,e muitas vezes somos obrigados a vender o imóvel para pagar essa insaciáveis contas que nunca terminam ....o Brasil é uma piada e de muuuuuuuito mal gosto
Infelizmente se for caso de um único imóvel e os herdeiros não tiverem condições de pagar o inventário do próprio bolso, acaba sendo necessário vender o imóvel a preço de banana para pagar advogado, custas, cartório, itcm, etc. Não vejo outra saída...
Conhecemos melhor os nossos irmãos quando envolve dinheiro de herança cada um mostra o seu caráter e honestidade.
Vdd falou dinheiro acaba laços família triste isso
Não só seus irmãos mas a si próprio!
Para não sofrer ater-se única e exclusivamente à lei!
Assim não tem conversa.
Verdade viu, depois de tantas acusações e como sempre fui bom pra todos. Abri mão da herança e não quero nem mais ouvir a palavra irmão ou família tão cedo.
Verdade está acontecendo comigo.
@@rosihelen852 k
Como diz o ditado popular "conheça o (a) parceiro (a) no divorcio, os irmãos no inventário, os filhos na velhice e os amigos na dificuldade" (Autor desconhecido).
VERDADE PURA ESTOU NESTA SITUACAO
@@mariaserafina7496 Entendo que situações como essa podem ser realmente desafiadoras e muitas vezes revelam aspectos inesperados das relações pessoais. É importante ter apoio e orientação adequados durante esses momentos. A ajuda especializada é a melhor solução, saiba que nosso escritório de advocacia tem experiência em lidar com casos complexos. Espero que você possa resolver isso o mais rápido possível. Se precisar de algo, estou à disposição.
Concordo plenamente!
Os filhos que se dedicaram aos pais só podem esperar a justiça divina essa sim é implacável e justa.
Você só conhece seus irmãos na hora do inventário, seu cônjuge na hora do divórcio e seus filhos na velhice. Fato.
Concordo com você. 👋👋👋👋
Verdade
uma das poucas profissionais aqui da plataforma que consegue ser clara e objetiva. consegue se fazer entender para qualquer nível de entendimento. Parabéns Doutora.
Parabéns... ótima mensagem...👍🏻☺️
A família pode ser a mais unida do mundo mais quando tem herança no meio acabou a União
E aquela história é quem mais tem mais quer
@@billguedes4258 muitas vezes brigam até pra dividir os móveis da casa
e se um herdeiro recebeu da mae 50% da casa ....e os outros 3 quer vender pergunto como fica
@@toano3024 se são todos filhos será dividido em partes iguais.
@@mariamachado7353 esta duvida pode ser minha e de mas pessoas .mas se mae e´ dona ela pode doar 50% dai filho tera so 50% ou alem dos 50% tera 75% ?(50% dado pela mae mas 25% da párte de 4 irmao ) ....se casa tiver 4 comodos nao pode vender so 2 por causa dos 50%?
Dou graças a Deus por ser filha única.😇🥰❤️🎀
Principalmente quando ter um irmão é o mesmo que não ter nenhum.
Meu csso
Foi muito profissional e inteligente da sua parte vc é um grande orgulho do direito parabéns
Passei a tarde toda assistindo, eu amo assunto que o povo todo pensa que trm razão 😅
Sem olhar antes de lei
Obrigado que Deus abençoe pela informação
Muito bom eu saber que herdeiro pode comprar dos demais irmãos.🙏👍
Quando é pra cuidar dos pais todo mundo foge...mas pra repartir herança são os primeiros a brigarem.
O problema não é cuidar, enquanto eu trabalhava duro meu irmão fingia trabalhar e ficava só em casa e cuidava de meu pai, mas sempre ganhando carro, motos e tudo mais é correto isso? Para mim cuidado é sem retorno eu mesmo sempre que meu pai pedia eu dava um jeito para ajudar, mas nunca ganhei nada. Quer dizer que se eu trabalho duro não tenho direito a nada e o outro que só finge e não faz nada só ganha, correto isso né? Então está na hora de todo mundo sair dos empregos para cuidar dos pais e se dar bem sem nenhum esforço.
@@gatobom7881 pois é ...é assim mesmo..a Lei não considera isso,
@@amanda.ferees por isso estou desenganado com as leis nesse país, só protege vagabundos e picaretas.
@@gatobom7881 olha, cuidar de idosos não é tão fácil assim como vc diz não! Tem idosos que viram tipo crianças e com a saúde frágil. Temos que lavar, passar, fazer comida pra eles, levar aos médicos, as vezes aos pronto socorros, cuidar da higiene deles, olha sinceramente é duro também. Temos também que ir atrás de marcar consulta com pelo SUS. Tudo dá trabalho também
@@marcoscastro2280 Sim, mas agora esse ano que ele começou a dar trabalho, até ano passado ele fazia de tudo sozinho, não precisava de ninguém, mas mesmo assimficavsm no pé fingindo que ajudava para se dar bem. Hoje Sim, ele precisa, mas hoje também posso ajudar, pois meu trabalho agora me permite e hoje que posso ajudar não deixam mais, alegando que eu nunca quis ajudar.
Minha irmã também veio de mala e cuia pra casa do meu pai.
Meu pai cuidava de uma área grande a beira do rio, com o aval da antiga proprietária, que não quis brigar com a prefeitura.
Meu pai deu um pedaço de terra pra Minas irmã e nis fundos o espaço de um cômodo pra mim .
Meus irmãos e vizinhos viram todo o meu trabalho e sacrifício que tive em fazer aterros e construir minha casa e como meu pai tinha mais espaço nos fundos da minha casa fui comprando dele mais espaço de terra e aterrando e construindo cômodo a cômodo.
Até sobre este está casa meus irmãos e sobrinhos já me questionaram como se eu já tivesse recebido a herança do meu pai e dizendo que não posso alugar nem vender minha casa..
Também não tenho garagem , apenas um corredor de quase 2 metros de largura de por conta da minha irmã que quando começamos a construir a área era grande e eu pedi que ela falasse com meu pai pra que ele abrisse um pouco mais pra que tivéssemos o espaço para garagem, mas ela esbravejou me contradizendo; a minha criação por outro lado fazia com que eu não pedisse favor a ninguém.
Muito bom.
Parabéns!!!
Dra,o vídeo da senhora é fantástico! falou tudo o que eu e meus (12 irmão) precisávamos ouvir.
Drª você é clara e objetiva. Parabéns e que Deus a abençoe.
Esse exemplo caiu como uma luva para a minha situação. Obrigado Dra pela explicação!
Meu caso já foi feito o inventário somos em seis .cada um tem direito a um alqueire só dois não quer dividir o que fazer
@@flavioantonio9801 exatamente o q a dra. explicou no video
Já ouvi tantas vezes pessoas dizendo que se um herdeiro não quiser a venda não pode ser feito???
Muito bom saber disso Dra obrigada pela informação.
Muito esclarecedor.🙏🙏🙏
Excelente explicação muito obrigado 😃
😊 muito obrigada doutora 😊
Boas informações, já tinha noção destas situações, foi bom ouvir para conscientizar.
Vdd tem casos família causa ganância perde laços uniu vida toda
Advogada esclarece bem sobre o assunto e é muito bonita.
Meus parabéns Dr. Is , está difícil encontrar advogado profissional igual a Dra. Well
Concordo, as pessoas têm que dividir o bem através de venda o outro que não quer vender que compre as partes dos outros.
VEJA só! Eu comprei um apto e coloquei no nome de meus pais! Anos depois por separação conjugal e desempregado, fui convidado a morar com minha mãe pois meu pai já era falecido. Minha irmã que morava com minha mãe ficou uma fera. Falecida minha mãe, intentei a venda de minha parte a quem interessasse aos demais herdeiros. Me ridicularizaram. Resultado, resolvi também morar no apto. Minha irmã se opôs à fazer o inventário e cadastrou o boleto do condomínio em seu nome. Consultei advogados e todos me disseram o contrário do que ora é demonstrado. Uma pena saber disso somente agora! Obrigado
Nossa adorei ! Vc me esclareceu exatamente o que eu procurava! 👏👏👏
Gostaria de saber meu pai tinha dois filhos fora da casamento eles tem os mesmos direitos do que os filhos de pai e mãe, e a parte que era da minha mãe eles também tem direito?
Estou passando por uma situação parecida.
Obrigado pela explicação
Bom dia Dra olha eu aqui novamente .vou escrever aos pedaços , porque estive escrevendo parte das minhas histórias por mais de três horas desta madrugada; mas não foi e apagou tudo. Quando conheci minha mãe, em 1978, eu tinha quase dezenove anos de idade e eles diziam que meu pai era falecido, mas que ele tinha outras 2 filhas de outro relacionamento ;
No final de 1980 viajei para poções - BA para conhecer meus avós maternos e a informação era a mesma de que meu pai tinha morrido
Novo eco do ano de 1981:, três meses depois de eu estar lá meu pai apareceu vivo dizendo que tinha casa em São Paulo e me trouxe de volta.
Muitos irmãos se desmontam, em termos de "família", pois a ganância fala mais alto. O certo é entrar num consenso e todos se ajudaram, dá vida não se vai levar nada.
Tem razão; um irmão quer muito alto e não aceita as propostas que não for a dele.
@@luisnunes2448 eu faço é matar os meus irmão pra ficar com a grana kkkk foda_se
Eu estou cuidando do patrimônio, eu não tenho ganância e sei que o ciclo do meu pai e da minha mãe terminou
Ou colocamos um caseiro ou deixamos abandonado o patrimônio; só quer vender por 1.5 milhões
Vamos morrer e não iremos vender
Aqui no máximo pelo valor do mercado vale 600 mil
Se gosta tanto que vem cuidar ou paga um.
Eu tenho minha família e fico só aqui. .até quando?
Foi meu pai e minha mãe que com muito sacrifício conseguiram adquirir.
Se eu fosse bem de vida deixava como memória.
O problema que não somos.
Pra mim tanto faz o preço; apenas não quero perder,isto é inerente do ser humano
Inveja entre irmãos atrapalha muito já passei por isso, ninguém quiz comprar quando falei que compraria umas das partes ,um dos 4 queria vender nossa levantou um espírito de inveja tão grande que nunca vi na minha vida , tanto ódio e pior o irmão que tem mais recurso foi o pior não deu certo pra mim foi ótimo porque acabei comprando uma casa próxima bem maior terreno bom da pra investir pelo valor que pagaria lá na herança , no fim qui Deus quer abençoar até quem tenta te prejudicar acaba te ajudando 😀😀
@@ivanialecrim2672 tem razão.
Geralmente é aquele que diz; pra mim tanto faz vender ou não mas quando surge a proposta aí acha baixa.
Boa tarde! Me inscrevi no seu canal, pois gostei muito das explicações,,, estou vivendo um processo nessas áreas e estou sendo instruída passo a passo,,, obrigada!👍🏻😊
A senhora é uma benção de Deus nos passando tantas informações.
Com todo respeito, Essa advogada é muito bonita e inteligente . A Bíblia diz que a mulher virtuosa é Luz.
Também acho certíssimo, o bem tem que ser divido, ganancia e um pecado, é só olhar a m... que estamos hoje.
Parabéns colega pela mensagem clara, acessivel e objetiva. Forte abraço ! Advogado JLDuarte - Araranguá/SC
Sao 6 irmãos contando com a minha mãe. Os 5 tem suas próprias casas e só minha mae construiu casa no terreno onde fica a casa da minha vó dona do terreno. Se os 5 tios quiserem vender posterior a morte da vó, minha mae é obrigada a vender a casa dela pra dividir com irmãos ?
@@viniciuslopes5241 Sim . Com certeza
Vc é muito esclarecedora.
Me inscrevi no canal agora.
Sou de S.B. do Campo - S.P.
Estou amando seus vídeos, muito grata pelo entendimento que me tem dado através de sua bondade. Jesus te abençoe.
Dr. explica com muita clareza, uma profissional nota 1.000mil parabéns 👏👏👏
Assisti um vídeo seu que vc atualiza que a extinção de condomínio pode ser desde 2020, realizada antes da partilha. Muito obrigada
Boa! Vou passar pra uma amiga que está vivendo essa situação! Obrigado!
Obrigado por me responder, no caso irmã falecida não tem herdeiros, posso vender imóvel?
Excelente explicação doutora... caso prático e corriqueiro na vida das pessoas
Gostei demais de seu canal, joinha e já me inscrevi.
Grata pelos esclarecimentos.
Embora eu não esteja vivendo uma situação dessas, é importantíssimo conhecer as leis.
Parabéns pelo canal!
Agora vai la infernar a vida dos teus irmaos ne.
Oi doutora amo seu canal.minha mae faleceu e deixou 2 casas e o inventario ainda não feito.por divergência. As casas estão alugadas e meu irmão recebe e não aceita prestar contas desse valor.ele pode ser obrigado a devolver o valor que está usando do aluguel? Quando se der entrada no inventário? Aguardo
Sou herdeira ...meu nome esra na escritura....
Esse seu video relatou tudinho o que estamos passando...
E os demais herdeiros moram no local....eu e meu esposo moramos de aluguel. ..e queremos vender o imóvel. ..mas eles nem pensam em vender...fez comércio na frente e alugou os fundos....
O que devo fazer.???
Casa vale uns 3.000.000,00 pelo local...Barra Funda São Paulo...perto wal mart....e de vários forum.....LOCAL CRESCEU MUITO...ou seja....valor imóvel tb...
Doutora Boa noite.... Primeiramente Gostaria de Dar os parabéns pelos vídeos tão esclarecedores e tão bem explicativos....uma aula em cada vídeo.... Então....Estou passando por um processo de negociação muito difícil com meus irmãos,somos seis herdeiros de um imóvel ocupado por três herdeiros....cinco concordam com a venda e um que mora no bem não concorda em vender....somos detentores da posse desse imóvel...o formal de partilha não pode ser registrado no cartório imobiliário pois não somos os proprietários que consta no mesmo cartório....quando meus pais adquiriram não fizeram nem contrato de compra e venda....mas somos herdeiros de posse ...Não iremos fazer ação de usocapiao ...muito caro e burocrático....como fazer pra esse irmão herdeiro aceite a venda....???muito obrigado e boa noite
Aqueles que querem a venda podem ajuizar AÇÃO DE EXTINÇÃO DE CONDOMÍNIO DE DIREITOS POSSESSÓRIOS SOBRE IMÓVEL através da defensoria públia de sua cidade.
Cara Dra. Existe uma situação muito comum que é onde um dos filhos constrói no terreno dos pais geralmente é um segundo imóvel. Como deve ser feito a partilha sendo que o investimento foi apenas de um dos herdeiros? Acredito que esse seria um assunto de interesse de muita gente. Obrigado.
É do meu interesse, esse assunto
Muito bom estou em uma situação assim duas vezes exclusão de condomínio por parte herança de mãe com irmãos e depois com irmãos
Que explicaçao maravilhosa que Deus continua abençoando muito você, muito obrigada
Boa noite! Suas explicações são perfeitas. Parabéns
Obrigada doutora você é maravilhosa ❤❤
Parabéns Doutora pelo vídeo muito explicativo ....
Olá. Boa tarde Dr. Isis , muito bom. Saber disso..
🙏🙌🥰
Amei o vídeo , sem enrolação, foi direto ao assunto .
Aguardo a sua resposta Deus te abençoe sempre .
Excelente orientação, Dra.! Parabéns! Certamente esclareceu muitas pessoas!
Se o irmão ajudou os pais em vida , ou se não ajudou, isso é indiferente em relação a partilha. Em muitos casos os irmãos moram longe, logicamente se dedicarão fisicamente menos do que o irmão que habita junto com os pais.
Parabéns Dra.é o meu caso..tirou minhas dúvidas
Linda parabéns muito bom esse canal,informações valiosas.
Seus vídeos são sempre esclarecedores, por gentileza peço uma orientação, minha esposa tem 3 irmãos e o pai está sendo cuidado unicamente por ela, teve um avc esquemico é é cuidado na cama , banho , necessidades fisiológicas sem ajuda física nem financeira de nenhum dos irmãos e isso a está desgastando e esse pai tem uma casinha simples num loteamento popular, ela pode vender esse imóvel pra ajudar nas despesas pra cuidar do pai, acompanhantes , fraldas etc, desde já , obrigado.
Olá. Se o pai é interditado poderá pedir autorização ao juiz para venda do imóvel e custeio das despesas. Caso não seja interditado poderá cobrar pensão alimentícia dos demais filhos.
@@SEUDIREITOonline muito obrigado pelo esclarecimento, o pai é interditado sim, vamos procurar essa autorização do juiz. Valeu.
BOM DIA DR EXCLARECEDOR PARABÉNS PELO SEU TRABALHO QUE MUITO NOS ORGULHA .
A família da minha esposa sempre foi de certa forma muito unida.
Depois que os pais morreram nossa vida virou um inferno.
Dois irmãos já casados, vinham até um imóvel nos finais de semana para usufruir, Piscina, Churrasqueira, enfim do imóvel, onde ficou morando um irmão solteiro.
Claro que o imóvel dava gastos e nossa intenção era imante-lo funcionando em perfeito estado de conservação.
Só que os casados que moravam fora, não queriam arcar com as despesas, pois achavam que nós por estar morando no imóvel deveríamos manter a casa em dia, pagando as despesas.
Na época eu morava nos fundos da casa em uma edicola de 4 cômodos que eu tinha construido a anos atrás, e como ainda não tinha terminado um imóvel que ficava ao lado, fui ficando nesse imóvel.
Achava até justo que pagássemos as contas de energia, agua e IPTU uma vez que estávamos utilizando o imóvel, más não achava justo ter que ficar de empregado (como sempre) desse cunhados folgados, que se quer tiravam uma folha que caia na piscina.
Em uma reunião entre os irmãos, minha esposa resolveu propor a venda dos imóveis e a divisão do dinheiro.
Ai tudo começou a piorar cada vez mais, o meu cunhado que morava na casa (solteiro), acabou entrando em depressão e veio a falecer meses depois, ficando o imóvel, abandonado por anos.
Após a morte desse cunhado os demais, procuraram um advogado e fizeram uma Notificação de despejo extra - judicial (se é que isso existe).
Pois bem me mudei para a casa do lado, dias depois, mesmo sem banheiro na casa e sem cozinha, apenas o quarto estava pronto.
Cheguei a tomar banho de mangueira e na casa de vizinhos, por alguns dais, até conseguir terminar meu banheiro.
Fiquei meses cozinhando na garagem do prédio, a pi ficava em cima de cavaletes.
Essa pequena história (pois tem muito mais), eu costumo contar para mostrar o quanto o ser humano é sujo (lixo mesmo), anos sendo utilizado por eles, nos mais diversos favores e logo que deixa de atender a seus interesses eles tomam essa atitude.
Já propus a eles a Extinção do Condomínio, para nos desvincular deles de uma vez por todas e creio que um dia chegaremos a isso (o imóvel em questão, se encontra abandonado a anos).
O maior problema da Extinção além é claro das perdas é que eles moram fora do Brasil e os advogados dizem que é difícil acioná-los.
Isso não tem fim, vivemos com problemas com esse imóvel e mais outro a anos, e não achamos uma solução.
Juro que gostaria, de doar a nossa parte desses dois imóveis para alguma instituição e deixa-los que se virem com eles.
Não precisamos disso, nossa vida, só melhora a cada dia mais, hoje estamos colhendo os frutos de tudo o que plantamos.
NA REALIDADE, ELES NOS AJUDARAM A SAIR DE UMA CASA DE FUNDO DE QUINTAL, PARA IR PARA UM PRÉDIO DE 4 ANDARES LINDO, ACABADO E MARAVILHOSO.
Nossa sei o que é isso muito parecida com minha história,cuido do meu pai sozinha ,eles não vê a hora dele morre eu passo dias muito angustiantes ele tem alguns imóveis, não se pode nem tocar no assunto desses imóveis
Hoje mal nos falamos infelizmente tenho sofrido muito
Que excelente conteúdo. Parabéns e muito obrigado Dra.
Ganhou mais um inscrito.
Caí de paraquedas nesse vídeo e já amei era o que eu estava procurando já de cara pergunto somos quatro irmãos de um bem só mais um que construiu uma casa na parte de cima está querendo alugar mas os outros três não concordam é certo?
Se o imóvel ainda não foi desmembrado, o herdeiro que deseja alugar não poderá fazê-lo sem o consentimento dos demais.
Olá senhora advogada ou juiza. Antes de tudo quero parabenizar pela sua excelente explicaçao . Gostaria aproveitar para do titulo do seu video para a seguinte pergunta: - COMO VENDER UM IMOVEL DE HERANçA SE UM DOS HERDEIROS FALECEU?
Para a venda de imóvel recebido de herança precisa ser feito inventário. Se já foi realizado quando da morte dos pais, precisará ser feito inventário do herdeiro falecido e seus filhos assinarão a venda do bem.
O melhor canal d todos 👏👏👏 Parabéns doutora
🎬 Excelente 📹 Vídeo 🎥 ! ___ 👍 Parabéns 👍 ! 🇧🇷
Sou totalmente contra herança. Principalmente quando os filhos são beneficiados. Até hoje só vi injustiça. Trabalho em hospital e até pra visitar os pais os filhos brigam depois da morte deles são beneficiados. Cada um deveria lutar pra conquistar suas próprias coisas. Minha humilde opinião.
Helen Aparecida e para quem você acha que deve ficar os bens construídos durante a vida?
- ensinar AMOR e VALORES não seria mais útil do que o governo ficar com bens de herança? Você não pode julgar os filhos. Você não sabe o que aquele idoso fez no passado. Puxe a linha do tempo de um idoso fofinho e veja se ele foi fofinho a vida inteira. Nunca traiu? Nunca bateu nos filhos? Era imensamente honesto? Carinha fofinha, coração perverso. O Brasil educa bem. 🌷❤🌹
Verdade deixa pro Lule
Bla bla de gente frustrada.... Herança é herança e ponto final, todos irmãos tem direitos iguais
Dra. eu gostei muito de suas explicações, pois estou em uma situação semelhante à que a senhora abordou. Eu sou Osvaldo, tenho 58 anos, sou divorciado, tenho um casal de filhos já adultos, e moro em Feira de Santana BA.
Eu estou com um grave problema de Herança. Um dos meus irmãos faleceu no dia 19/12/2018 e deixou a receber, o Salário do mês anterior a seu falecimento, a Rescisão, o PIS, o FGTS, e também um Seguro de vida. Ele deixou também uma Casa financiada pela CEF que já foi quitada por morte. Ele não tinha esposa nem filhos, e nossos pais já faleceram também; de modo que ficou como herdeiros seus irmãos, que são seis (6). O meu irmão mais novo que eu em 20 anos de idade ficou com todos os documentos do falecido, e assim dificultando a realização do Inventário. E eu estou me sentindo prejudicado; porque se esse Inventário só for realizado daqui a 20 anos, eu nem sei se estarei vivo daqui até lá.
Como posso fazer para dar entrada nesse Inventário?
Olá. Deve abir o inventário e fazer as primeiras declarações e para isso precisará:
certidão de óbito;
comprovante de residência;
cópia da identidade e CPF
Mto obrigado, pelos esclarecimento,e simpatia de nos ajudar
Fiz um outro comentário, jocoso e humorístico. Mas aqui vai um sério, de alguém que atravessou uma guerra durante a partilha, com UM (1) único irmão. Aos pais ainda vivos: doação em vida. Se na partilha houver bens de valores diferentes, o que receberá o de maior valor que indenize IMEDIATAMENTE o que pegar o bem de menor valor, para efetuar doação SEM condomínio (isto é IMPORTANTE: SEM condomínio). Eu passei o inferno com este irmão, e fiquei no prejuízo para desvincular os bens. Pais em vida que possuam bens, deixem tudo encaminhado, definido e legalizado ANTES de morrer. É o maior gesto de amor aos filhos que se pode demonstrar. É irresponsável esse papo de "creeedo, não quero falar disso. Tá querendo me matar antes da hora, é?" O problema é que a morte nunca divulga a agenda dela, e não sabemos qual é a nossa hora (graças a Deus). Logo, pessoas esclarecidas deixam tudo encaminhado ANTES de acontecer. Gesto de amor e responsabilidade. Saudações.
Acho não, ainda mais se tiver cônjuge.
Certíssimo. Assim penso e já o fiz.
Foi um comentário muito sensato. Sai muito mais barato e cômodo deixar tudo acertado antes da "partida". Mas ninguém difunde muito a ideia. Como ficará a indústria de inventário?
@@nilsonjunior5346 Na opção que sugiro a indústria fatura também. Doação em vida envolve transferência de propriedade e lavratura de escritura. Ou seja: ITBI e custas cartoriais.
Eles não perdem NUNCA, esteja certo.
👏👏👏 Totalmente Excelente!!! Parabéns.
Eu queria saber o seguinte: tenho uma casa que meus pais deicharam so que sao 10 filhos 3 desses filhos ja morreram quero saber se vendendo essa casa tem que ser devidido para as familias desses 3 irmaos que ja morreram? E como faser prar assinar se o resto dos erdeiros moram distantes?
Direitos são iguais..lei é lei,vamos respeitar.
Muito boa sua explicação. Tenho situação semelhante e me ajudou muito.
Que fala clara e fácil de entender. Parabéns dra.
Acontece muito de um herdeiro querer vender o imóvel sem nenhum critério, ignorando o sacrifício daqueles que o antecederam . Tem pressa em vender sem se preocupar se os outros herdeiros concordam com o preço oferecido . Sei bem o que é isso !
É herança, tem que vender mesmo e partilhar o dinheiro entre os herdeiros. Mas antes disso, tem que contratar uma imobiliária pra avaliar o valor do imóvel. Não pode vender o imóvel por um preço abaixo daquilo que ele vale. É essa avaliação do imóvel que vocês devem mostrar ao juiz.
Um pai trabalha uma vida toda pra dar conforto aos filhos e depois da morte eles ficam com olho grande as vezes num único bem que o falecido deixou. A ganância sobre imóveis e bens diversos já causou muita briga, ódio e vingança. Por isso que quando antes de eu morrer vou vender tudo e dividir igual aos herdeiros, só espero não morrer sozinho embaixo da ponte. 😥
Olá Junior. Situação de conflito entre herdeiros é comum e entendo sua preocupação. Acredito que a melhor opção é fazer a partilha ainda em vida. Sugiro que assista o vídeo que postei sobre "Divisão de herança em vida": th-cam.com/video/HIVSbcy-LXE/w-d-xo.html
Ao invés de vender tudo vc deveria instruir seus familiares.
@@JEAN-zv1qe a palavra educar seria melhor empregada
Vc sabe quando vai morrer?
Meu irmão colocou sua filha para morar na casa d meus pais j falecido como tirar essa pessoa da casa
Esse vídeo esclareceu minhas dúvidas, pois é parecido com o nosso caso : 1 imóvel e 4 herdeiros, sendo que dois moram no imóvel e outros dois não. Obrigada pela informação.
Vai botar teus irmaos pra fora de casa?
Talita Marianna se fosse eu colocava kkkkkkkk
@@emersonsilva7817 Cruz credo
@@MrTalita07 meus tios querem
@@billguedes4258 Deus me livre carregar o pecado de fazer isso com um parebte so pra eu me dar bem, pq e um direito que me cabe, eu quero agradar e a Deus.
Muito bom!! PARABÉNS !!! Sempre com boas e úteis informações... Deus te proteja!
Obrigado pela atençao querida !
Pior é quando esse mesmo irmão que mora no imóvel depois de 10 anos ,resolve abrir usucapiao e ficar com o imóvel só pra si. Cuidado pessoal não deixem que ninguém fique morando no imóvel sem inventariar, depois vc pode ser passado pra trás e focar sem herança.
Vc acha certo uma pessoa morar , cuidar , construir, zelar , pagar IPTU sozinho e os outros q não contribui ainda ter q ficar com medo de perder para quem cuida? Quem cuida q deve ter direito . Moro em um herdado a 25 anos , pago tudo sozinha, zelo , cuido, invisto valores nele , enquanto dois usuários de drogas me humilham, me agridem fisicamente, psicologicamente, verbalmente, e minhas irmãs q nem moram aqui e não pagam nada ainda quer dar umas de louca pro meu lado . Af
@@silreis141 lei é lei,vc pode ter cuidado a vida inteira,mas perante a lei seus irmãos terão os mesmos direitos.
Não tem como vc mudar a lei,apenas deve cumpri la.
@@silreis141 Pagou tudo pq morava no imóvel né seria o mínimo, visto q esta desfrutando de um imóvel q tem mais donos. E herança é um direito que independe se rico, pobre, drogado ou não.
@@silreis141 meu amigo a mãe manda vc pagar o IPTU dela e vc é dono? Muitos usam esse pretexto.
Aí vc conhece o verdadeiro demônio...
Obrigado pela sua ajuda você é uma pessoa legal que Deus te abençoe
Muito grata a voce. Esclareceu uma grande duvida.
Nossa , muito seus vídeos
Parabéns...
Gostaria se possível , vc fazer um vídeo sobre duplo imposto ingra(ITR) é IPTU
Temos um imóvel rural porém muito proximo do centro da cidade, a prefeitura nos colocou na divida ativa , mas nosso ITR é outras taxas rurais estamos em dias.
O que fazer?
Se Vc puder fazer um vídeo sobre
Seria muito bom, pois acho que deve ter muita gente nesta situação
Mais uma vez parabéns
Parabéns Dra. Seus vídeos ajudam bastante. Bom ter pessoas boas que compartilham seus conhecimentos. Eu mesmo tenho uma situação no meu pequeno imóvel rural onde tenho pesquisado modalidades de usucapião. Já tenho quase todas as condições exigidas, exceto que uma gleba ao lado já está em meu nome, elas são ligadas, uma estruturada outra não, de herança.
Muito esclarecedor, já ganhou mais uma inscrito
Como chomon fala.. "disseram que eu separei o que sempre foi dividido"
Muito esclarecedor.
Obrigado!
Parabéns pelas explicações
Bem explicativo obrigado doutora 😍
Este canal merece muito mais audiência
Não deve ter tanta audiência porque não tem resposta ou reação da youtuber, por isso se torna robotizado sem interação.
Parabéns ótimo explicação
Ótimas suas explicações!!!
Dra parabéns por compartilhar conhecimento, será quero comprar um imóvel onde o viúvo e o herdeiro , pois a herança e de 4 filhas tidas casadas comunhão parcial de bens, porém a quarta filha morreu e não tinha seus pais e nem deixou filhos, por Isso o viúvo herdou a herança, So que os filhos nunca fizeram inventario e nem registro do imóvel. Agora o viúvo precisa vender a parte e os outros não tem dinheiro nem pra arrumar a documentação e nem nada, o viúvo achou comprador que iria pagar toda a documentação com o desconto do valor do imóvel. o que fazer
A venda poderá ser feita, assumindo o comprador as despesas com invnetário, desde que entenda que é segura essa negoicação com os herdeiros.
Sim estava muito interessada no assunto pois , estou dentro de um problema Bem parecido obrigada!!!!
Eu que sei o que estou passando por ter ficado sozinho no imóvel, fiz reforma nele e fui chamado de ladrão a pior coisa que existe é herança o melhor é pagar aluguel eu quero o que gastei no imóvel e ir para bem longe parente rima com água quente...
Ola boa noite,vc conseguiu ser ressarcido(a)?
Da uma olhadinha no meu comentário Lilian,quase bem parecido com o meu caso,desde já agradecido.
Muito bem explicado, doutora!
Boa noite!😉
somos 8 irmaos tem 1 imovel a ser divido nao fez inventario pq 2 encrecou e ja faz 5 anos esta tudo parado a casa esta fechada agora ninguem da nem ai pq ninguem q gastar mas os qtem nao faz nada e os q nao pode fazer nada o q fazer nesta situacao no meu caso sou viuva e presiso
Olá. Você como filha, poderá ajuizar ação de inventário ou arrolamento se o imóvel for de menor valor. Procure a Defensoria Pública de sua cidade para obter o trabalho gratuitamente.
Sou do Rio de Janeiro um abraço muito obrigado
Obrigado doutora,por me esclarecer quanto avisar o INSS , quê meu pai faleceu. É com a covid 19 eu não estou saindo de casa,mas já que o cartório avisa vou aguardar
Como informei pode ser feito também através da internet, no portal do INSS que se chama meu inss
Obrigado doutora,fica com Deus!
Muito bom o vídeo dra, a minha dúvida é se recolhe itbi ou itcmd na ação de extinção de condomínio?
Divididos em 4 pessoas não, divididos em 6 ,pois a prefeitura que nunca deu um prego no terreno, come uma parte do que não é dela e mais quem faz inventário come uma parte também quase do mesmo tamanho do que o verdadeiro herdeiro iria receber, for que tudo isso é um absurdo de caro ,e muitas vezes somos obrigados a vender o imóvel para pagar essa insaciáveis contas que nunca terminam ....o Brasil é uma piada e de muuuuuuuito mal gosto
Realidade: Todo país do mundo cobra impostos.
Infelizmente se for caso de um único imóvel e os herdeiros não tiverem condições de pagar o inventário do próprio bolso, acaba sendo necessário vender o imóvel a preço de banana para pagar advogado, custas, cartório, itcm, etc. Não vejo outra saída...