Excelente! Sempre tive curiosidade sobre esse capítulo da WWII. Recomendo o livro “Lisboa 1939-1945 - Guerra Nas Sombras”, de Neill Lochery. Cada vez mais sucesso e vida longa ao canal! Abraço
Prezado Adolpho, eu ia fazer o mesmo comentário que você fez. O livro é mesmo muito bom e retrata muito bem aquele período da segunda guerra em terras lusitanas.
No vídeo faltou dizer que *portugal* foi a *única* nação a declarar *LUTO POR HITLER* e que Salazar era um fascista, porém diferente do clerical Franco, Mussolini e Hitler porque não defendia o liberalismo econômico.
PARABÉNS pela matéria!! Muito construtivo seu vídeo, e esclarecedor a respeito da "neutralidade" de Portugal na 2.WW. Na vdd, Salazar teve uma expertise afinada para lidar com ambos lados, habilidade esta, que foi crucial naquele momento.
Fantástico este vídeo. Lembro do meu pai conversando com minha mãe sobre estes acontecimentos. Ele nascido em Portugal e ela Italia. Mas, confesso que muitos detalhes fiquei conhecendo neste vídeo. Muito bem detalhado e ótima narração. Obrigado Mariano
Muito bom. Sou formado em sociologia e filosofia. Tenho imensa curiosidade por tudo que envolve a primeira e segunda guerra mundial. Seu canal é ótimo.
Do lado da fragata em 2019 havia um submarino Português sendo atualizado. E também vale muito a pena a visita na região de Belém ao Muse do combatente ultramarino! Com um belo acervo da WW I e das guerras que Portugal enfrentou!
Há alguns aspectos a corrigir. O regime de Salazar actuou não com um pendor "humanista" ou "democrático" como quase chega a ser referido, mas num contexto de pragmatismo geo-político e militar. De facto, o regime, apesar das simpatias ditatoriais para com o Eixo, mantinha como prioridade as relações com o Império Britânico. Tanto pelo prestígio de pertencer às potências coloniais, como o era p Reino Unido, mas sobretudo porque dependia do seu próprio império. A economia colonial simplesmente não podia correr o risco de ver a metrópole cortada das ligações às colónias pela Royal Navy (domínio dos mares), e pior, a captura das colónias tanto pelos aliados como pelo eixo, por exemplo, parte da metrópole (o arquipélago dos Açores) e Cabo Verde pela importância estratégica no trato de guerra do Atlântico, Angola e Moçambique pelos recursos cujas fronteiras eram precisamente com colónias ingleses e alemãs, ou até no Pacífico, Timor e Macau pelo Império Japonês (aliás, houve um episódio de ocupação tolerada de Timor pelo Japão, e a subserviência de Macau ao Japão, mantendo a soberania portuguesa). Por outro lado, como bem referido, a neutralidade e o pacto ibérico serviram para, não forçar a entrada na guerra e automaticamente a entrada de Espanha pelo eixo, e tudo o que foi referido. A Portugal, a entrada pelo Eixo não servia (apesar das simpatias ditatoriais), isso seria a completa captura do império. Também, pelo lado aliado na impossibilidade de defesa, ou seria capturado pelo eixo ou ocupado preventivamente pelos aliados. O regime salazarista foi tolerado no pós-guerra primordialmente pela veia anti-comunista do regime (e pelo facto de que a única força política minimamente organizada em Portugal, na clandestinidade, era o Partido Comunista Português, donde havia o medo de que a queda de Salazar faria subir ao poder o PCP), isto no contexto do "perigo soviético" a leste e da Guerra Fria. Outra correcção factual: O antigo Hotel Victoria, na Avenida da Liberdade, pertence ao Partido Comunista Português, mas não é a sua sede. No edifício funciona o Centro de Trabalho Victória do Partido Comunista Português (um centro de trabalho político), já a sede situa-se na Rua Soeiro Pereira Gomes.
Excelente vídeo, acima de tudo retrata a história com isenção e imparcialidade o que não é comum nos dias atuais. Sou um estudioso e apaixonado pela história, ganhou um admirador e novo inscrito. Obrigado e sucesso.
Adorei , muito bom! Parabéns Mariano apresentar retrato historico sobre campo de espionagem que se encontrava em Portugual e também emocionante ver o video do nossos herois e gloriosos paracinhas da FEB desfilnado nas ruas de Lisboa.
Impossível não se emocionar com esta canção e essas imagens... 19:00 ...e que pequena alegria a minha, ter nascino do dia da tomada de Monte Castelo, 21 de fevereiro. #acobravaifumar
Incrível...nao conhecia essa parte da história de Portugal durante a 2 guerra. Obrigada pelas informações. Como sempre com seriedade e respeito aos fatos.
Descobri hoje esse canal e fiquei surpreso com a matéria sobre a posição portuguesas na segunda guerra mundial. Parabéns pelo excelente trabalho. Quando a pandemia acabar, voltarei a Portugal e quem sabe através de sua organização.
E um excelente vídeo, que só posso elogiar e agradecer, como português e interessado na História Contemporânea. Tem alguns lapsos, que só um português de Lisboa repara .
Mais um vídeo sensacional do canal, muito bem apresentado pelo Bicego. Quero sugerir a continuação desse vídeo, por exemplo: as possessões coloniais portuguesas na Segunda Guerra Mundial. As colônias africanas, Goa, Macau - o bombardeio de Macau pelos japoneses, como era a relação Portugal-Japão?
Muito interessante este vídeo, com conhecimentos sobre a posição portuguesa durante a 2ª Guerra Mundial, bem como os museus apresentados e a maior de todas as informações foi sobre o desfile do exercito brasileiro em Lisboa, durante parada logo após o término da atuação de nosso exercito no front italiano. Um abraço desde São Paulo.
Salazar foi Presidente do Conselho desde 1932 até 1968, e não até aos anos setenta. Tropas inglesas estiveram nos Açores desde 1943, ao abrigo do Tratado de Windsor, mas os americanos não. A base das Lajes tem tropas americanas desde depois do fim da Segunda Guerra Mundial,
Um trabalho muito bem elaborado. Quero apenas destacar um facto: Infelizmente a leitura foi sempre desprezada, mais no Brasil do que em Portugal. Actualmente há menos analfabetos mas, há cada vez mais incultos. O TH-cam tem realmente uma optima alternativa para quem tiver de estudar história Além de várias iniciativas particulares nesta plataforma, o TH-cam tem um crédito pedagógico que para mim, é ecenssial e urgente . Fiquei muito contente com o vosso trabalho e obrigado. Aproveito para agradecer o TH-cam também.
Tem uma boa série na Netflix de título o tempo entre costuras, ambientado na Espanha, Norte da África e Portugal, durante a Segunda Guerra Mundial e trás toda essa trama de espionagem nos dois Pais. Vale a pena assistir
Frase fora de contexto, ele queria dizer que os portugueses deveriam se esforçar bem mais para não passarem fome porque Portugal não tinha capacidade de evitar esse problema
Ótimo vídeo. Hoje assisti um filme chamado "espionagem em Goa". Goa é um estado no oeste da Índia, que se estende pelo Mar Arábico. Goa foi colônia PORTUGUESA antes de 1961. O filme tem no seu elenco diversos artista famosos. Parabéns pelas informações.
Espero que o senhor fale dos mantimentos que mandavamos para os que estavam na guerra e nós portugueses tivemos racionamento por causa disso meu pai me contou isso eu nasci em 42 e meu pai me contava várias coisas ajudamos na guerra como podíamos e víveres fazem muita diferença e essa guerra foi ganha principalmente pela tática de Churchil primeiro ministro da Inglaterra e homem decidido e valente.
Adorei o vídeo, mas não sabendo se já viu ou não tem também a Praça de Elvas com um forte e fortins, também tem Almeida com um fortificação, museu Militar de Elvas, Museu Militar do Buçaco, obrigado pelo vídeo daqui da "terrinha". Fico a aguardar mais vídeos do Tema.
É NORMAL NOS PORTUGUÊSES 🇵🇹 SOMOS UM POVO QUE NÃO GOSTAMOS DE CONFUSÃO. NEM DE DESTRUIÇÃO. E ESPERO BEM QUE PORTUGAL 🇵🇹 DE HOJE FIQUE NEUTRO. POIS QUANTO MAIS SE PÕE LUME NA FOGUEIRA MAIS ARDE. PORTUGAL 🇵🇹❤️💚👍
Diz o dito:'Vivendo e Aprendendo"todavia seus vídeos enaltece ainda mais estas palavras. Portugal tinha uma verdadeira guerra de informações e espionagem.Gostei muito da homenagem aos pracinhas que infelizmente são raras. Iam flamming(até tu brutus 😁)imagina o atropelo de espiões. Um abraço 👍
Faltaram alguns pontos importantes como os mantimentos que Portugal enviou para as forças que estavam em guerra entre outros, porém gostei do vídeo Muitos Parabéns
O Salazar dizia ao povo ,vou livrar vos da guerra ,mas não consigo livrar vos da fome, ele negociava com o eixo e com os aliados ,vendia os alimentos aos aliados e medicamentos aos alemães,houve muita fome nessa altura em Portugal
Gostei muito. O livro LISBOA de Meill Lockery apresenta todo este cenario que você retratou, os espiões, o tungstênio, o acordo quase medieval com a Inglaterra, a cessão dos Açores, etc. o livro fala ainda de um fato curioso. Com tropas brasileiras na Italia, a diplomacia brasileira, instada pelos aliados, tentou mostrar aos lusíadas que sua neutralidade e venda de matérias primas para os tedescos estavam ajudando a matar Brasileiros. A tática não colou. Vídeo muito bom
Tambem o Museu da Marinha, abarcando o início de toda navegacao q revelou o Novo Mundo e as cobiçadas Indias Orientais. No Palacio Sao Jerômimos, Transporte Público eficiente.
A ausência de militares de Portugal na guerra foi fictícia. Portugal participou com militares sim mas para manter esse neutralidade, os militares portugueses usaram uniforme Inglês ( os aliados de Portugal). Uma estratégia para que a neutralidade pareça real.
Estás enganado parceiro, os únicos portugueses que participaram na WWII foram 150 mercenarios que combateram do lado da Alemanha na invasão da Rússia, através da Legião Estrangeira Espanhola, que era um exército de mercenários, não vinham nada a ver com os governos de Portugal e Espanha, apesar de Espanha ter recorrido a esses mercenários em Marrocos. Portugal participou apenas na WWI integrado no exército Inglês, não na WWII.
Era muito comum nos quartos de hotel encontrar supostas cortesans, que na realidade eram fonte de informação para Portugal que secretamente partilhava com os britânicos, entre muitas outras taticas.
A base Americana nos Açores (Lages - Ilha Terceira), não foi a primeira base aliada a ser estabelecida nos Açores, já na parte final da Guerra. Na realidade esta ocorreu numa peque na ilha chamada Santa Maria. Deixo um vídeo sobre essa ilha que fala do tema th-cam.com/video/ast6gKn0tJc/w-d-xo.html . Obrigado pelo seu vídeo em que eu soube coisas que desconhecia! Um grande abraço desde Portugal.
Sou português e foi preciso um canal brasileiro para ficar a saber os pormenores desta jornada de Portugal na segunda guerra.
ninguém tem culpa que sejas leigo na temática em causa, ah e queres pormenores, pesquisa/lê
Poucos, mas Gigantes!
🇵🇹⚔🇵🇹
Excelente! Muita coisa que desconhecemos! Todos os brasileiros deveriam ver este vídeo, todas as universidades deveriam mostra-lo em aula!
Excelente! Sempre tive curiosidade sobre esse capítulo da WWII. Recomendo o livro “Lisboa 1939-1945 - Guerra Nas Sombras”, de Neill Lochery. Cada vez mais sucesso e vida longa ao canal! Abraço
Prezado Adolpho, eu ia fazer o mesmo comentário que você fez. O livro é mesmo muito bom e retrata muito bem aquele período da segunda guerra em terras lusitanas.
No vídeo faltou dizer que *portugal* foi a *única* nação a declarar *LUTO POR HITLER* e que Salazar era um fascista, porém diferente do clerical Franco, Mussolini e Hitler porque não defendia o liberalismo econômico.
Muito bom para a juventude de agora saber como foi importante,Portugal nesta altura.
PARABÉNS pela matéria!!
Muito construtivo seu vídeo, e esclarecedor a respeito da "neutralidade" de Portugal na 2.WW.
Na vdd, Salazar teve uma expertise afinada para lidar com ambos lados, habilidade esta, que foi crucial naquele momento.
O único defeito deste vídeo é que ele acaba. Muito bom!
Portugal não é só Lisboa, tem muita coisa boa e bonita para se visitar.
@Marina Steiner Os portugueses do Norte são galaicos com influências celto-germânicas.
No contexto da neutralidade portuguesa na segunda guerra sim. Era Lisboa, o Estoril e Cascais, nada mais.
Fantástico este vídeo. Lembro do meu pai conversando com minha mãe sobre estes acontecimentos. Ele nascido em Portugal e ela Italia. Mas, confesso que muitos detalhes fiquei conhecendo neste vídeo. Muito bem detalhado e ótima narração. Obrigado Mariano
Muito bom. Sou formado em sociologia e filosofia. Tenho imensa curiosidade por tudo que envolve a primeira e segunda guerra mundial. Seu canal é ótimo.
Do lado da fragata em 2019 havia um submarino Português sendo atualizado.
E também vale muito a pena a visita na região de Belém ao Muse do combatente ultramarino! Com um belo acervo da WW I e das guerras que Portugal enfrentou!
Portugal 🇵🇹 Linda história narrada. Parabéns
Obrigado pelo elogio
Confesso que adorei a verdadeira lição de história e a narrativa dos factos feita com grande precisão
Há alguns aspectos a corrigir.
O regime de Salazar actuou não com um pendor "humanista" ou "democrático" como quase chega a ser referido, mas num contexto de pragmatismo geo-político e militar. De facto, o regime, apesar das simpatias ditatoriais para com o Eixo, mantinha como prioridade as relações com o Império Britânico. Tanto pelo prestígio de pertencer às potências coloniais, como o era p Reino Unido, mas sobretudo porque dependia do seu próprio império.
A economia colonial simplesmente não podia correr o risco de ver a metrópole cortada das ligações às colónias pela Royal Navy (domínio dos mares), e pior, a captura das colónias tanto pelos aliados como pelo eixo, por exemplo, parte da metrópole (o arquipélago dos Açores) e Cabo Verde pela importância estratégica no trato de guerra do Atlântico, Angola e Moçambique pelos recursos cujas fronteiras eram precisamente com colónias ingleses e alemãs, ou até no Pacífico, Timor e Macau pelo Império Japonês (aliás, houve um episódio de ocupação tolerada de Timor pelo Japão, e a subserviência de Macau ao Japão, mantendo a soberania portuguesa).
Por outro lado, como bem referido, a neutralidade e o pacto ibérico serviram para, não forçar a entrada na guerra e automaticamente a entrada de Espanha pelo eixo, e tudo o que foi referido.
A Portugal, a entrada pelo Eixo não servia (apesar das simpatias ditatoriais), isso seria a completa captura do império.
Também, pelo lado aliado na impossibilidade de defesa, ou seria capturado pelo eixo ou ocupado preventivamente pelos aliados.
O regime salazarista foi tolerado no pós-guerra primordialmente pela veia anti-comunista do regime (e pelo facto de que a única força política minimamente organizada em Portugal, na clandestinidade, era o Partido Comunista Português, donde havia o medo de que a queda de Salazar faria subir ao poder o PCP), isto no contexto do "perigo soviético" a leste e da Guerra Fria.
Outra correcção factual: O antigo Hotel Victoria, na Avenida da Liberdade, pertence ao Partido Comunista Português, mas não é a sua sede. No edifício funciona o Centro de Trabalho Victória do Partido Comunista Português (um centro de trabalho político), já a sede situa-se na Rua Soeiro Pereira Gomes.
E o Café Arcádia fica no Porto não em Lisboa como ele diz no vídeo, sou Portuense logo reconheci na hora
@@GoodGuyZeca Também há em Lisboa.
Excelente vídeo, acima de tudo retrata a história com isenção e imparcialidade o que não é comum nos dias atuais. Sou um estudioso e apaixonado pela história, ganhou um admirador e novo inscrito. Obrigado e sucesso.
Adorei , muito bom! Parabéns Mariano apresentar retrato historico sobre campo de espionagem que se encontrava em Portugual e também emocionante ver o video do nossos herois e gloriosos paracinhas da FEB desfilnado nas ruas de Lisboa.
Obrigado 😃
Impossível não se emocionar com esta canção e essas imagens... 19:00 ...e que pequena alegria a minha, ter nascino do dia da tomada de Monte Castelo, 21 de fevereiro. #acobravaifumar
Vindo de um Historiador do nosso irmão Brasil, bem fundamentado e realidade da nossa História!
Como aficionado em segunda guerra confesso que desconhecia totalmente essa passagem da FEB por Portugal. Grande Canal, Parabéns .
Incrível...nao conhecia essa parte da história de Portugal durante a 2 guerra. Obrigada pelas informações. Como sempre com seriedade e respeito aos fatos.
Que história fantástica sobre Portugal, Mariano. Seu trabalho é fenomenal, meus sinceros parabéns.
Obrigado pelo elogio
Excelente matéria essa da "neutralidade" de Portugal na 2° Guerra Mundial!
Mandou BEM pra CARAMBA!!
👏👏👏
Neutralidade que lhe satisfez em esperteza e ouro!
Não conhecia qse nada da história portuguesa durante a segunda guerra.
Aprendi muito hj.
Obrigado.
Descobri hoje esse canal e fiquei surpreso com a matéria sobre a posição portuguesas na segunda guerra mundial. Parabéns pelo excelente trabalho. Quando a pandemia acabar, voltarei a Portugal e quem sabe através de sua organização.
Parabéns pela riqueza de detalhes. O conhecimento histórico enriquece nossa cultura e nos fortalece espiritualmente.
Fantástica reportagem 👏👏👏👏continue
Muito bom. Fiquei admirada e fico agradecida pelas informações históricas.
Muito bom! Quando for a Portugal, vou rever o vídeo para melhor programação.
Excelente aula de história maravilha.
Muito obrigado
Muito bom. Fiquei a saber muito mais. Excelente.Obrigada.
Muito legal, parabéns pelo programa 👏🏻
Muito obrigado 😊
Eu desconhecia essa participação de Portugal. Ótimo vídeo! Obrigada!
Eu que agradeço
E um excelente vídeo, que só posso elogiar e agradecer, como português e interessado na História Contemporânea. Tem alguns lapsos, que só um português de Lisboa repara .
Obrigado pelo elogio
Só um português de Lisboa? Claro, vocês são mais que os outros, foda-se!
Mais um vídeo sensacional do canal, muito bem apresentado pelo Bicego. Quero sugerir a continuação desse vídeo, por exemplo: as possessões coloniais portuguesas na Segunda Guerra Mundial. As colônias africanas, Goa, Macau - o bombardeio de Macau pelos japoneses, como era a relação Portugal-Japão?
Poxa queria sabe também
Muito interessante este vídeo, com conhecimentos sobre a posição portuguesa durante a 2ª Guerra Mundial, bem como os museus apresentados e a maior de todas as informações foi sobre o desfile do exercito brasileiro em Lisboa, durante parada logo após o término da atuação de nosso exercito no front italiano. Um abraço desde São Paulo.
Excelente viagem na história
Parabéns pelo excelente vídeo.
Obrigado 👍
Parabéns muito real e muita clareza 👏👏👏
Muito bom conhecer a história
Salazar foi Presidente do Conselho desde 1932 até 1968, e não até aos anos setenta. Tropas inglesas estiveram nos Açores desde 1943, ao abrigo do Tratado de Windsor, mas os americanos não. A base das Lajes tem tropas americanas desde depois do fim da Segunda Guerra Mundial,
Correto Manuel bras
Adorei, obrigado Amigo/irmão Brazuca.
Saudações
Incrível acervo e informação neste vídeo. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado pelo elogio
Um trabalho muito bem elaborado.
Quero apenas destacar um facto:
Infelizmente a leitura foi sempre
desprezada, mais no Brasil do que
em Portugal. Actualmente há menos analfabetos mas, há cada vez mais incultos. O TH-cam tem realmente uma optima alternativa
para quem tiver de estudar história
Além de várias iniciativas particulares nesta plataforma, o TH-cam tem um crédito pedagógico que para mim, é ecenssial e urgente .
Fiquei muito contente com o vosso trabalho e obrigado.
Aproveito para agradecer o TH-cam
também.
Seu Mariano Top esse vídeo não sabia dessa informação sobre meu País Portugal
Que vídeo sensacional! 👏🏽
Tem uma boa série na Netflix de título o tempo entre costuras, ambientado na Espanha, Norte da África e Portugal, durante a Segunda Guerra Mundial e trás toda essa trama de espionagem nos dois Pais. Vale a pena assistir
volta para a escola
Excelente material! Obrigado por compartilhar !
Eu que agradeço
Nosso Deus adorei o vídeo, parabéns e espero um dia conseguir ir com vcs nesse roteiro à Portugal!!!
"livro-vos das guerra, mas não vos livro da fome", Salazar
Frase fora de contexto, ele queria dizer que os portugueses deveriam se esforçar bem mais para não passarem fome porque Portugal não tinha capacidade de evitar esse problema
Muito boa matéria eu ainda não tinha idéias de como foi Portugal na 2a Guerra Mundial
Muito interessante, como sempre!
Parabéns Mariano
Obrigado sempre
Adorei a sua reportagem!
Gostei de mais desse vídeo, não sabia dessa história
Mais uma jornada simplesmente maravilhosa😃👏👏👏
Muito obrigado 😊
Bom demais!!! Parabéns.
Cada vídeo é uma aula!
Excelente programaçào do canal. Parabéns.
Obrigado pelo elogio
Ótimo vídeo. Hoje assisti um filme chamado "espionagem em Goa". Goa é um estado no oeste da Índia, que se estende pelo Mar Arábico. Goa foi colônia PORTUGUESA antes de 1961. O filme tem no seu elenco diversos artista famosos. Parabéns pelas informações.
Ainda hoje a minha avó diz que o Salazar dizia sempre “ Livro-vos da guerra mas não sei se vos livro dá fome”
A minha sempre me disse o mesmo
Espero que o senhor fale dos mantimentos que mandavamos para os que estavam na guerra e nós portugueses tivemos racionamento por causa disso meu pai me contou isso eu nasci em 42 e meu pai me contava várias coisas ajudamos na guerra como podíamos e víveres fazem muita diferença e essa guerra foi ganha principalmente pela tática de Churchil primeiro ministro da Inglaterra e homem decidido e valente.
Aqui no Brasil tambem, enviamos milhares de mantimentos que faziam falta a nosso dia a dia!
Parabéns, de grande valia.
Muito obrigado
Adorei o vídeo, mas não sabendo se já viu ou não tem também a Praça de Elvas com um forte e fortins, também tem Almeida com um fortificação, museu Militar de Elvas, Museu Militar do Buçaco, obrigado pelo vídeo daqui da "terrinha". Fico a aguardar mais vídeos do Tema.
Por acaso essa "terrinha" de que fala é o sítio onde o sr. nasceu?
PARA os Brasileiros só existe LISBOA
@@minotauro4090Penso que o senhor António Vicente diz "da terrinha"= "de Portugal"!
Parabens ao Autor deste video , sem duvida é perito em Historia e neste caso refere-de ao Paįs Portugal’ muito ilustruativo
Uma aula de história imperdível
Visitei os museus mencionados , são fenomenais .
Excelente, muito bom!
Obrigado 😃
Acabei de aprender um bom punhado da historia do meu pais , excelente video !!!!!!!
Que ótimo!
Muito legal saber estas coisas entre Brasil e Portugal na segunda guerra mundial
Boa noite o Filme, 007 - Casino Royal retracta muito o "paraíso dos espiões" do qual foi a inspiração.
É NORMAL NOS PORTUGUÊSES 🇵🇹 SOMOS UM POVO QUE NÃO GOSTAMOS DE CONFUSÃO.
NEM DE DESTRUIÇÃO.
E ESPERO BEM QUE PORTUGAL 🇵🇹 DE HOJE FIQUE NEUTRO.
POIS QUANTO MAIS SE PÕE LUME NA FOGUEIRA MAIS ARDE.
PORTUGAL 🇵🇹❤️💚👍
Gostei muito do seu vídeo
Diz o dito:'Vivendo e Aprendendo"todavia seus vídeos enaltece ainda mais estas palavras.
Portugal tinha uma verdadeira guerra de informações e espionagem.Gostei muito da homenagem aos pracinhas que infelizmente são raras. Iam flamming(até tu brutus 😁)imagina o atropelo de espiões.
Um abraço 👍
Excelente.
Faltaram alguns pontos importantes como os mantimentos que Portugal enviou para as forças que estavam em guerra entre outros, porém gostei do vídeo
Muitos Parabéns
O Salazar dizia ao povo ,vou livrar vos da guerra ,mas não consigo livrar vos da fome, ele negociava com o eixo e com os aliados ,vendia os alimentos aos aliados e medicamentos aos alemães,houve muita fome nessa altura em Portugal
A famosa sardinha que dava pra 5 n era ?
Excelente. Um lado da história pouco divulgado.
Excelente! Vou fazer poupança para a viagem.
Me emocionei ao ver nossos pracinhas
Muito bom
Imagina estar hospedado nesses hotéis?😜 me sentiria o verdadeiro 007.
Que foi criado por cá 😉
O Casino Royal de Ian Fleming foi inspirado no Casino de Estoril.
Gostei muito .
Gostei muito. O livro LISBOA de Meill Lockery apresenta todo este cenario que você retratou, os espiões, o tungstênio, o acordo quase medieval com a Inglaterra, a cessão dos Açores, etc. o livro fala ainda de um fato curioso. Com tropas brasileiras na Italia, a diplomacia brasileira, instada pelos aliados, tentou mostrar aos lusíadas que sua neutralidade e venda de matérias primas para os tedescos estavam ajudando a matar Brasileiros. A tática não colou. Vídeo muito bom
Lusíadas é o título dum livro de Camões, provavelmente queria dizer lusitanos.
Tambem o Museu da Marinha, abarcando o início de toda navegacao q revelou o Novo Mundo e as cobiçadas Indias Orientais. No Palacio Sao Jerômimos, Transporte Público eficiente.
Mosteiro dos Jerónimos e não palácio
Continue este belo trabalho explicito, sem manipulação ideológica e o maldito (politicamente correcto)
A ausência de militares de Portugal na guerra foi fictícia. Portugal participou com militares sim mas para manter esse neutralidade, os militares portugueses usaram uniforme Inglês ( os aliados de Portugal). Uma estratégia para que a neutralidade pareça real.
Estás enganado parceiro, os únicos portugueses que participaram na WWII foram 150 mercenarios que combateram do lado da Alemanha na invasão da Rússia, através da Legião Estrangeira Espanhola, que era um exército de mercenários, não vinham nada a ver com os governos de Portugal e Espanha, apesar de Espanha ter recorrido a esses mercenários em Marrocos.
Portugal participou apenas na WWI integrado no exército Inglês, não na WWII.
Intresting!!!
Tem de vir ver o campo de Aljubarrota brooo é muito bonito
Fragata Dom Fernando e Glória, Almada não é em Lisboa pois Almada é uma cidade à parte de Lisboa
O Livro Lisboa -1939-1945- Guerra nas Sombras de Neill Lochery aborda esse período.
Sendo neto de portugueses, tenho um desejo imenso de morar em Portugal!
que uma passagem so de ida? brinks kskskskssksk
Pode obter a Nacionalidade Portuguesa, tem esse direito e tudo será mais fácil para si.
P.S. posta tb uma matéria sobre a "neutralidade" da Espanha na 2° Guerra Mundial, vlw??
👍👍👍
Show
Era muito comum nos quartos de hotel encontrar supostas cortesans, que na realidade eram fonte de informação para Portugal que secretamente partilhava com os britânicos, entre muitas outras taticas.
Ponto de vista interessante e, mesmo se pautado de algumas não-verdades, próximo do fio histórico real.
Muito obrigado.
gostei bastante
👏🤩👏🤩👏 obrigado ❤️ por falar de Portugal na segunda guerra 👏👏👏
A base Americana nos Açores (Lages - Ilha Terceira), não foi a primeira base aliada a ser estabelecida nos Açores, já na parte final da Guerra. Na realidade esta ocorreu numa peque na ilha chamada Santa Maria. Deixo um vídeo sobre essa ilha que fala do tema th-cam.com/video/ast6gKn0tJc/w-d-xo.html . Obrigado pelo seu vídeo em que eu soube coisas que desconhecia! Um grande abraço desde Portugal.
Durante a segunda guerra mundial Lisboa foi a capital mundial da espionagem. Os hotéis estavam cheios de espiões de todo o mundo...
Ainda bem que gosta do meu país.