O canal mais dark academia das terras brasileiras . Vevs , você é tão generosa , inteligente , gentil e divertida . Seu canal é um alívio ,no meio de tanta coisa triste nesse país . Obrigada por isso ☺️💜👻
@@Vevsvaladares Verdade, você é uma benção para todos nós, amo seus vídeos... Te sigo desde os arribas kkkke sempre estou assistindo novamente seus vídeos mais antigos, um grande abraço de seu grande fã.
Ela abandonou o canal mesmo... Somente no Instagram e em podcasts. O motivo nunca foi dito... O que é uma pena. Por conta deste canal que me tornei leitor.
Eu queria ler por ser da Susana Clark, mas não entendia sobre o que era a história. Depois do vídeo continuo sem entender sobre o que é, mas estou oficialmente curiosa para ler por ele mesmo, não apenas pela autora.
Nesses tempos que tudo parece repetitivo e monótono, principalmente por causa da pandemia, Piranesi foi interessantíssimo. A visão de continuar se maravilhando e aprendendo mesmo sabendo que o seu tempo é finito e o mundo(casa) não é, foi quase uma filosofia de vida. Poderia ler um livro inteiro só com as descrições das estátuas, corredores, câmaras e rachaduras na parede dessa casa! Alias, dia 25 a editora Morro Branco vai estar trazendo a tradução de Piranesi em capa dura.
Eu não tinha pensando sobre trauma até então, mas acho que a lá Piranesi, eu intuitivamente tirei isso da história. Mas é justamente o ponto mais marcante pra mim, como ele antes da casa era uma pessoa, na casa ele se torna o Piranesi e depois ele é alguém totalmente diferente, não é o homem de antes e tampouco o Piranesi. Ele se transforma mais uma vez depois que ele tem essa noção do abuso/trauma. Minha passagem favorita é quando o Outro morre e ele diz algo sobre o Outro ser o primeiro inimigo dele, mas o primeiro amigo também. É essa relação de ambivalência que a gente tem com alguém que nos fez mal, mas que ao mesmo tempo estava suprindo uma necessidade que a gente não encontrava em nenhuma outra pessoa (justamente por estar alienada do resto das pessoas), que nossa... Eu já tinha ficado totalmente encantada com a história antes (pretendo reler com calma, porque quando li queria tanto entender aquele mundo que devorei o livro), mas agora pensando nesse lado eu estou ainda mais (!) com tudo. No fim, eu achei o homem que ele se tornou alguém mais sério, mas menos arrogante que a pessoa de antes, de alguma forma há muito do Piranesi ainda nele, mesmo que agora ele seja obrigado a lidar com esse desencanto... E sim, toda a parte de identidade do livro, meu deus! Quando Piranesi diz que a única outra pessoa da casa é o Outro, só esse nome é completamente genial, acho que estabelece tão bem a relação entre eles, não só porque o Outro é de fato uma pessoa diferente, mas ser chamado assim causa um certo afastamento/estranhamento (pra o leitor principalmente). E é ainda pior porque a gente já tem a desconfiança dele que a gente queria que o Piranesi também tivesse, mas a princípio ele tá lá aceitando tudo, naquela mesma ingenuidade que a gente obedece aos pais. É justamente a curiosidade dele pela pessoa nova que torna ele meio rebelde, né? De certa forma, quando ele começa a se comunicar com a pessoa nova (contra as ordens do Outro), ele meio que tá "crescendo", é um grande rito de passagem pra todo adolescente se rebelar contra os pais, né. Contra as normas que não fazem sentido a ele. Eu gosto muito das relações entre os três personagens, acho que dá pra tirar tanta coisa dessas interações e de como dá pra aplicar tantas leituras diferentes nelas, que meu deus, estou ficando doidinha! Por fim, eu penso muito em como a casa conhecia seus moradores, como ela "ajudou" o Piranesi quando ele precisava, tudo pela maneira que ele tratava ela, quase como algo vivo e pensante, não com a arrogância de quem é dono dela. Mas nossa, já me estendi demais hahahahahahahah Enfim, amei o livro e o vídeo.
Sem brincadeira Vevs, quando você leu o trecho do livro imediatamente me veio A casa de Astérion na mente! Meu conto favorito do Borges. Obviamente vou ler. Obrigada pelo vídeo.
Se você estava tentando me convencer a ler esse livro, Vevs, conseguiu quando citou "O sobrinho do mago". :) Foi o único livro das Crônicas da Nárnia que eu realmente gostei, não pela complexidade da história, mas sim pelos sentimentos de curiosidade e exploração, que remetem automaticamente à infância, ao "maravilhamento infantil com o mundo", isso sem contar com toda a poesia com que Lewis descreve as coisas.
A parte da identidade me fez lembrar de Kubanacan(sim a do pescador parrudo hahaha) que a jornada do Esteban é toda construida na busca da sua identidade pq ele não lembra quem ele é e o choque q acontece qnd pessoas do seu passado falam sobre como ele era e como ele é
Vevs, por causa dos seus vídeos, eu li Jonathan Strange & Mr Norrell! Eu PRECISO ler Piranesi! Parece que o livro será lançado por aqui em capa dura. Vou dormir sonhando com ele!
Fantástico, Vevs. Mesmo sem dar spoilers, você conseguiu fazer uma resenha perfeita, que não estragou em nada a experiência e conseguiu instigar a quem ainda não leu, além de certamente trazer muitas reflexões para quem acabou de virar a última página do livro (daqui a umas semanas eu volto para confirmar isso). Você com certeza imagina a minha empolgação quando Susanninha anunciou mais uma obra - graças a Deus ela conseguiu recuperar a saúde e ainda ter fôlego para escrita - e nada poderia me arrebatar mais do que personagens misteriosos em um labirinto, ainda que provavelmente não seja tão cheio das notas de rodapé que a gente adora. Eu não li mais do que algumas linhas e já sei que será uma das melhores leituras do meu 2021 também. In Susanna Clarke we trust demais. Enfim, adorei como você estruturou o vídeo por temas interconexos. Não sabia de onde vinha esse nome "Piranesi" e fiquei ainda mais maravilhado com a genialidade da nossa autora querida. Também achei ótima sua explanação sobre o des(re)encantamento do mundo, tema que muito me interessa. E incrível o quanto que é possível extrair de uma única frase! Depois desse vídeo, estou contando os dias para poder ler! Quem sabe, num futuro em que você for relê-lo, não pense em fazer uma análise com spoilers? Acho que você tem MUITO a dizer que não pôde. P.S.: Muito me empolga saber que há semelhanças/referências aO Sobrinho do Mago (a passagem da Criação é belíssima), mas o enredo me trouxe mais à lembrança A Cadeira de Prata, que também é ótimo. Por favor, leia! P.S.2: Quem não der joinha nem depois da piada com o Norvana não merece seu canal. 😂
Eu pesando que havia maratonado esse canal inteiro, ainda me falta os vídeos da Susana Clarke. Essa parte do desencatamento me remete muito ao que estou lendo em O Mundo de Sofia, sobre como tendemos a nos acostumar com o mundo nesse processo de desencantamento conforme envelhecemos. Esse foi um ótimo acréscimo ao assunto para mim. Adorei a intro. Ah, Vevs, minha mente se sente em casa vendo seus vídeos, é um sentimento surreal. Obrigado! Lerei Piranesi certamente.
O que dizer desse livro que nem li e já amo? Graças à panfletagem no Instagram, eu quase dei um rim no original em inglês, até que vi que o livro iria sair por aqui (plmdds, chegue logo, dia 1 de novembro). Desde que li "Jonathan Strange & Mr. Norrell" - que li por causa de quem? - já sabia que tudo o que essa mulher viesse a escrever, eu iria ler. Confesso que li a sinopse do livro e não entendi exatamente qual é o plot. Você ajudou a esclarecer um pouco mais, mas continuo sem muita clareza - acredito que para isso você teria de dar spoilers - e... eu AMO quando isso acontece. O livro parece ser um quebra-cabeça e, Xeroque Holmes que sou, estou ansiosíssima para lê-lo. Amei o vídeo. E será que rola um vídeo comentando o livro com spoilers, tipo o de Jonathan Strange & Mr Norrell? 🥲 Obs. 1: psicopata da estante que sou, fiquei de olho nesse primeiro volume de Monster aí. E Crônica da casa assassinada 💜 Obs. 2: menina, parabéns pela paciência nessa edição, que deve ter dado um baita trabalho. Obs. 3, last but not least: Vevs, você fica maravilhosa com esse penteado.
Quando você explicou quem era Piranesi eu lembrei na hora de onde eu conhecia o nome. Carceri d'Invenzione também é o nome de algumas obras do compositor Brian Ferneyhough. Não deve ter muita coisa a ver com o livro, mas as partituras dele são um labirinto em si. Ótimo vídeo!
3 ปีที่แล้ว +1
Oi, Verônica! Já queria muuuuito ler esse livro, mas seu vídeo conseguiu aumentar minha vontade ainda mais! Já anotei aqui pra ler As Crônicas de Nárnia antes dele 😬 Quando li a proposta dele, achei uma vibe muito parecida com House of Leaves, do Mark Z. Danielewski, que li ano passado e estou relendo agora. House of Leaves é cheio de referências (reais e fictícias) e tem elementos labirínticos, tanto no enredo quanto na disposição do texto - foi através dele, aliás, que cheguei em Borges. Um dos personagens principais é praticamente um Borges disfuncional. As gravuras do Piranesi (e a casa de Piranesi) me lembraram as obras do Escher, que também são bem labirínticas e desorientadoras… Parabéns pelo vídeo!!!
Não entendi muita coisa e tudo parece meio confuso, mas os temas levantados são muito interessantes, parece ser fascinante; e já coloquei na minha wishlist pois estou curiosíssima 🗣🏃♀️
Tentei, tentei e ainda ficou confuso hahahahahaha É que descobrir a história foi uma experiência tão maravilhosa, que eu não queria correr o risco de escorregar no spoiler. Quando ler, me conta se gostou!!!
Ótimo vídeo! Eu fiquei sabendo desse livro quando vc comentou sobre no Instagram há uns meses. Desde então estou ansioso para ler essa história! Estou só esperado chegar a edição paperback que encomendei. Tomara que role no futuro outro vídeo seu sobre Piranesi com com spoilers 🙂
Aaaaaaaah! Nem vou ver o vídeo agora. Só vim deixar o like e o comentário. Tô na página 166 ainda e AMANDO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS. Eu só já não acabei pq me forço a parar para fazer coisas enfadonhas, como estudar e trabalhar. Assim que acabar a leitura eu volto, trazendo views de todos os meus amigos (que iniciarei no Cultinho de Piranesi). The Beauty of the House is immeasurable; its Kindness infinite.
Estou finalizando essa leitura e completamente imersa nesse universo. Eu nunca li nada igual a esse livro. A forma como foi construído é surpreendente. Eu indico a todos.
Fiquei muito feliz de pesquisar sobre Piranesi e conhecer seu canal. Ganhou uma inscrita e já ativei o sininho. Amei a profundidade leve com que tratou os temas da nova obra de Susana Clark.
Como participante da seita do livro House of Leaves, que super queria ver a Vevs falando, me interessei bastante na historia desse livro, acho que agora com o video da vevs vou ler de vez
Vevinha, por algum motivo eu só assisti a esse vídeo HOJE??? Como sempre, foi maravilhoso. Já vou comprar o livro e fazer uma (primeira) leitura rsrs Li Jonathan Strange por influência sua e foi brilhante. Fico muito feliz de saber que tem mais Suzanna Clarke sendo publicado aqui. Abração! Você não me conhece, mas eu já te conheço há um tempão! 🤪
Uma coisa: surpreendentemente o nome Theon Greyjoy só foi citado UMA vez nesse vídeo??? Quando você falou "c r i s e de identidade" eu pensei "uhm... Já sei quem vai aparecer."
00:16 de vídeo e já preciso dizer: você está absolutamente linda, belíssima! edit: terminei o vídeo e eu já estava interessada no livro, mesmo não sabendo nada sobre ele, agora eu tô mais e mais interessada ainda! você é incrível, Vevs! você pensa em fazer um segundo vídeo sobre o livro debatendo mais sobre ele? esse seria com spoilers, no caso.
Primeiramente, o meme do norvana é um ícone atemporal. Estava esperando esse vídeo há tempos, que bom que você postou! Quando eu terminei de ler eu vim correndo no seu canal ver se você já tinha postado sobre pq eu sabia que você ia ter insights que nunca nem passaram pela minha cabeça! Hahaha valeu a espera mesmo, já estou planejando uma releitura sob esses novos ângulos e agora que eu sei o que acontece, pra ver todas as outras coisas que passaram batido na primeira. Video maravilhoso como sempre!
A Vevs pegou gosto pelas introduções dramatizadas com a turma do Tumba do Balin. Achei ótimo, penso até que você deveria ser leitora de audiobooks. Haha
intrigada e curiosa sobre esse livro! só fiquei com medo de pegar p ler e ficar sem entender nada kkkk gostei do vídeo e da indicação! ps. sim claro q lembro do meme do Norvana, um clássico desses
muito obrigada Vevs! não fosse este vídeo eu não teria lido Piranesi ainda em 2021. q leitura intrigante! tem um aspecto que eu gostaria de saber sua opinião. é sobre a casa e as estátuas; vc pensaria nelas como se fosse um grande depósito das representações da vida? tipo amostras de toda vida q foi criada em "nosso mundo". e orrendo o risco de parecer muito fora da caixinha... o ambiente é todo tão estranho.
Acho que é a primeira vez que noto monster ali na sua estante e talvez não tenha notado antes porque só comecei a ler o mangá recentemente, mas se não me engano você já comentou em algum vídeo sobre ele aqui. Tem chance de rolar um vídeo só sobre monster, vevs? Estou apaixonada pela obra
Achei que Jonathan Strange dialoga muito com a Inglaterra das antigas, lembro que vc falou algo do tipo, pela resenha o Piranesi me parece bem mais atemporal, o bom é que é bem mais curto também, lerei :)
Ah sim, é verdade! Jonathan Strange não só se passa em outra época, como é todo baseado no folclore inglês. Com Piranesi, pra vc ter uma ideia, eu sequer sabia em que época se passava no começo; ou se existia alguma época ali!
Não li. Mas por sua resenha me parece o mundo dos artistas, escritores, pintores, intelectuais. Ontem mesmo estava relendo Doryan, na narrativa o autor traz esse dilema de Criadores e Criaturas. Talvez esse livro seja uma descrição do mundo dos artistas, como se cria a arte, como surgem essas ideias, como é esse sentir para criar, a casa é esse espaço onde cria a arte.
Panfletou tão bem que eu li, por curiosidade, em maio também (mas 2 anos depois, em 2023), em 3 dias e estou com este emoji me definindo: 🤯 Uau, que livro foi esse?!
Eu tô TÃO ansiosa pra ler esse livro!! 🤧 E já que vc falou no Moffat, posso ter entendido tudo errado, mas a narração no início me passou muito uma vibe de Heaven Sent, um dos meus eps favoritos da "finada Doctor Who" (haha)
Eu acho que não cheguei a ver esse episódio… não sou capaz de opinar hahahahaha Mas se lá tiver um personagem sozinho narrando a vida e te deixando desconfiada, yeap, é isso.
Panglossiano com trauma e problema de identidade relacionando-se com um outro provavelmente narcisista, sofrendo gaslight e lidando com um "mundo fantástico" 🤤🤤 fiquei babando aqui, que livro é esse, minha jovem... vou atrás com urgência...
Agora pronto. A cabeça aqui fervilhando de curiosidade 🤡. E, assim... quando você falou sobre "o Outro", eu já pensei no que Jacob Levy Moreno e Martin Buber falam sobre o conceito de Encontro 🤍 P.S.: é por livros como esse que eu defendo que a literatura ficcional devia fazer parte da formação acadêmica de psicologia!
Primeiro livro do ano de 2022 e o melhor livro do ano, seria ousada essa afirmação? HAHAHAH *Spoilers* Acho que qualquer coisa é um spoiler, porque esse livro é enxuto e perfeito. Piranesi tem também aquele suquinho de Dark Academia que eu gosto. Grupo seleto, mentor inteligente e que abusa do seu poder.
VOLTA MULHER TEM GENTE CHORRANDO
O canal mais dark academia das terras brasileiras .
Vevs , você é tão generosa , inteligente , gentil e divertida . Seu canal é um alívio ,no meio de tanta coisa triste nesse país .
Obrigada por isso ☺️💜👻
Ah, que quentinho no coração 🥰
Eu que agradeço pelo carinho!
@@Vevsvaladares Verdade, você é uma benção para todos nós, amo seus vídeos... Te sigo desde os arribas kkkke sempre estou assistindo novamente seus vídeos mais antigos, um grande abraço de seu grande fã.
que canal 10! mas porque o vídeo mais novo é de 1 ano atrás??? vc parou de fazer vídeos?? não pare, não pare!!!
Ela abandonou o canal mesmo... Somente no Instagram e em podcasts. O motivo nunca foi dito... O que é uma pena. Por conta deste canal que me tornei leitor.
@@isaquegallerth6816Não deve estar compensando financeiramente perto do trabalho que é pra produzir esses vídeos.
Oh Vevs, por favor. Volteeeeee Você faz tanta falta. Sério! Não sabe a diferença que faz nas nossas vidas.
Eu queria ler por ser da Susana Clark, mas não entendia sobre o que era a história. Depois do vídeo continuo sem entender sobre o que é, mas estou oficialmente curiosa para ler por ele mesmo, não apenas pela autora.
Eu li, não recomendo. 😁 livro chato e não entendi quase nada. Ele fica escrevendo num diario descrevendo um
Mundo mágico e tedioso
@@alinesandoli5912 vc gosta de Alice no país das maravilhas?
Vevs e seu talento de me fazer ficar morrendo de vontade de conhecer obras que até então eu nunca tinha ouvido falar
Nesses tempos que tudo parece repetitivo e monótono, principalmente por causa da pandemia, Piranesi foi interessantíssimo. A visão de
continuar se maravilhando e aprendendo mesmo sabendo que o seu tempo é finito e o mundo(casa) não é, foi quase uma filosofia de vida.
Poderia ler um livro inteiro só com as descrições das estátuas, corredores, câmaras e rachaduras na parede dessa casa!
Alias, dia 25 a editora Morro Branco vai estar trazendo a tradução de Piranesi em capa dura.
Eu não tinha pensando sobre trauma até então, mas acho que a lá Piranesi, eu intuitivamente tirei isso da história. Mas é justamente o ponto mais marcante pra mim, como ele antes da casa era uma pessoa, na casa ele se torna o Piranesi e depois ele é alguém totalmente diferente, não é o homem de antes e tampouco o Piranesi. Ele se transforma mais uma vez depois que ele tem essa noção do abuso/trauma. Minha passagem favorita é quando o Outro morre e ele diz algo sobre o Outro ser o primeiro inimigo dele, mas o primeiro amigo também. É essa relação de ambivalência que a gente tem com alguém que nos fez mal, mas que ao mesmo tempo estava suprindo uma necessidade que a gente não encontrava em nenhuma outra pessoa (justamente por estar alienada do resto das pessoas), que nossa... Eu já tinha ficado totalmente encantada com a história antes (pretendo reler com calma, porque quando li queria tanto entender aquele mundo que devorei o livro), mas agora pensando nesse lado eu estou ainda mais (!) com tudo. No fim, eu achei o homem que ele se tornou alguém mais sério, mas menos arrogante que a pessoa de antes, de alguma forma há muito do Piranesi ainda nele, mesmo que agora ele seja obrigado a lidar com esse desencanto...
E sim, toda a parte de identidade do livro, meu deus! Quando Piranesi diz que a única outra pessoa da casa é o Outro, só esse nome é completamente genial, acho que estabelece tão bem a relação entre eles, não só porque o Outro é de fato uma pessoa diferente, mas ser chamado assim causa um certo afastamento/estranhamento (pra o leitor principalmente). E é ainda pior porque a gente já tem a desconfiança dele que a gente queria que o Piranesi também tivesse, mas a princípio ele tá lá aceitando tudo, naquela mesma ingenuidade que a gente obedece aos pais. É justamente a curiosidade dele pela pessoa nova que torna ele meio rebelde, né? De certa forma, quando ele começa a se comunicar com a pessoa nova (contra as ordens do Outro), ele meio que tá "crescendo", é um grande rito de passagem pra todo adolescente se rebelar contra os pais, né. Contra as normas que não fazem sentido a ele. Eu gosto muito das relações entre os três personagens, acho que dá pra tirar tanta coisa dessas interações e de como dá pra aplicar tantas leituras diferentes nelas, que meu deus, estou ficando doidinha!
Por fim, eu penso muito em como a casa conhecia seus moradores, como ela "ajudou" o Piranesi quando ele precisava, tudo pela maneira que ele tratava ela, quase como algo vivo e pensante, não com a arrogância de quem é dono dela. Mas nossa, já me estendi demais hahahahahahahah
Enfim, amei o livro e o vídeo.
Nossa q comentário perfeito, obrigado. Me deu vontade de ler de novo
Sem brincadeira Vevs, quando você leu o trecho do livro imediatamente me veio A casa de Astérion na mente! Meu conto favorito do Borges. Obviamente vou ler. Obrigada pelo vídeo.
POIS ENTÃO!!!!!!!!
Espero que goste de Piranesi também :D
Acabei de ler nessa madrugada e precisei “falar” com alguém! Obrigada por seus ricos comentários!
O arco do Theon foi citado em um vídeo da Vevs, pelo menos uma coisa continua certa no nosso mundo apocalíptico.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Com um plot desses, não tinha nem como não citar!
O vídeo e eu já tô aqui
Agora, vamos ler o livro hihihi
Que sdds de voce D:
Verônica, muitas sdds dos seus vídeos. Volte a nos iluminar com sua inteligência.
Se você estava tentando me convencer a ler esse livro, Vevs, conseguiu quando citou "O sobrinho do mago". :) Foi o único livro das Crônicas da Nárnia que eu realmente gostei, não pela complexidade da história, mas sim pelos sentimentos de curiosidade e exploração, que remetem automaticamente à infância, ao "maravilhamento infantil com o mundo", isso sem contar com toda a poesia com que Lewis descreve as coisas.
Saudade vevs
Tati+Vevs+Lucas
Vcs são os melhores canais!
❤
Qual Lucas?
Vim só pra dizer que esse canal faz falta. ❤
Pena que ela parou né?
A parte da identidade me fez lembrar de Kubanacan(sim a do pescador parrudo hahaha) que a jornada do Esteban é toda construida na busca da sua identidade pq ele não lembra quem ele é e o choque q acontece qnd pessoas do seu passado falam sobre como ele era e como ele é
Vevs, por causa dos seus vídeos, eu li Jonathan Strange & Mr Norrell! Eu PRECISO ler Piranesi! Parece que o livro será lançado por aqui em capa dura. Vou dormir sonhando com ele!
Cada vídeo melhor do que outro. Adorando o seu canal!
Fantástico, Vevs. Mesmo sem dar spoilers, você conseguiu fazer uma resenha perfeita, que não estragou em nada a experiência e conseguiu instigar a quem ainda não leu, além de certamente trazer muitas reflexões para quem acabou de virar a última página do livro (daqui a umas semanas eu volto para confirmar isso). Você com certeza imagina a minha empolgação quando Susanninha anunciou mais uma obra - graças a Deus ela conseguiu recuperar a saúde e ainda ter fôlego para escrita - e nada poderia me arrebatar mais do que personagens misteriosos em um labirinto, ainda que provavelmente não seja tão cheio das notas de rodapé que a gente adora. Eu não li mais do que algumas linhas e já sei que será uma das melhores leituras do meu 2021 também. In Susanna Clarke we trust demais.
Enfim, adorei como você estruturou o vídeo por temas interconexos. Não sabia de onde vinha esse nome "Piranesi" e fiquei ainda mais maravilhado com a genialidade da nossa autora querida. Também achei ótima sua explanação sobre o des(re)encantamento do mundo, tema que muito me interessa. E incrível o quanto que é possível extrair de uma única frase! Depois desse vídeo, estou contando os dias para poder ler! Quem sabe, num futuro em que você for relê-lo, não pense em fazer uma análise com spoilers? Acho que você tem MUITO a dizer que não pôde.
P.S.: Muito me empolga saber que há semelhanças/referências aO Sobrinho do Mago (a passagem da Criação é belíssima), mas o enredo me trouxe mais à lembrança A Cadeira de Prata, que também é ótimo. Por favor, leia!
P.S.2: Quem não der joinha nem depois da piada com o Norvana não merece seu canal. 😂
Saudade de novos vídeos!
Saudades vevs.
Esse canal é incrível! Que pena que ela não possa postar com tanta frequência!
Eu pesando que havia maratonado esse canal inteiro, ainda me falta os vídeos da Susana Clarke.
Essa parte do desencatamento me remete muito ao que estou lendo em O Mundo de Sofia, sobre como tendemos a nos acostumar com o mundo nesse processo de desencantamento conforme envelhecemos. Esse foi um ótimo acréscimo ao assunto para mim.
Adorei a intro.
Ah, Vevs, minha mente se sente em casa vendo seus vídeos, é um sentimento surreal. Obrigado! Lerei Piranesi certamente.
O que dizer desse livro que nem li e já amo?
Graças à panfletagem no Instagram, eu quase dei um rim no original em inglês, até que vi que o livro iria sair por aqui (plmdds, chegue logo, dia 1 de novembro). Desde que li "Jonathan Strange & Mr. Norrell" - que li por causa de quem? - já sabia que tudo o que essa mulher viesse a escrever, eu iria ler.
Confesso que li a sinopse do livro e não entendi exatamente qual é o plot. Você ajudou a esclarecer um pouco mais, mas continuo sem muita clareza - acredito que para isso você teria de dar spoilers - e... eu AMO quando isso acontece. O livro parece ser um quebra-cabeça e, Xeroque Holmes que sou, estou ansiosíssima para lê-lo. Amei o vídeo.
E será que rola um vídeo comentando o livro com spoilers, tipo o de Jonathan Strange & Mr Norrell? 🥲
Obs. 1: psicopata da estante que sou, fiquei de olho nesse primeiro volume de Monster aí. E Crônica da casa assassinada 💜
Obs. 2: menina, parabéns pela paciência nessa edição, que deve ter dado um baita trabalho.
Obs. 3, last but not least: Vevs, você fica maravilhosa com esse penteado.
Quando você explicou quem era Piranesi eu lembrei na hora de onde eu conhecia o nome. Carceri d'Invenzione também é o nome de algumas obras do compositor Brian Ferneyhough. Não deve ter muita coisa a ver com o livro, mas as partituras dele são um labirinto em si. Ótimo vídeo!
Oi, Verônica!
Já queria muuuuito ler esse livro, mas seu vídeo conseguiu aumentar minha vontade ainda mais! Já anotei aqui pra ler As Crônicas de Nárnia antes dele 😬
Quando li a proposta dele, achei uma vibe muito parecida com House of Leaves, do Mark Z. Danielewski, que li ano passado e estou relendo agora. House of Leaves é cheio de referências (reais e fictícias) e tem elementos labirínticos, tanto no enredo quanto na disposição do texto - foi através dele, aliás, que cheguei em Borges. Um dos personagens principais é praticamente um Borges disfuncional.
As gravuras do Piranesi (e a casa de Piranesi) me lembraram as obras do Escher, que também são bem labirínticas e desorientadoras…
Parabéns pelo vídeo!!!
O melhor livro que eu li este ano. E já entrou para minha lista dos melhores da vida.
MAINHAAAA TEM VÍDEO DA VEVS HOJE!!!
Esse vídeo me fez querer ir correndo pra reler Piranesi! A parte que você fala do trauma.... 😭💔 Piranesi eu te amo e VOU te proteger de todos os males
vou ler ainda esse ano ❤️ amei o vídeo
melhor canal, pena que tem anos que nao te assistia vevs
Não entendi muita coisa e tudo parece meio confuso, mas os temas levantados são muito interessantes, parece ser fascinante; e já coloquei na minha wishlist pois estou curiosíssima 🗣🏃♀️
Tentei, tentei e ainda ficou confuso hahahahahaha É que descobrir a história foi uma experiência tão maravilhosa, que eu não queria correr o risco de escorregar no spoiler.
Quando ler, me conta se gostou!!!
acho que já vi todos os vídeos desse canal, uma das poucas coisas que me orgulho nessa vida
eu acabei de comprar esse livro, tô muito ansioso! faz só 15 anos que tô esperando essa mulher escrever outra coisa
Vevs obrigado por todo seu trabalho no youtube, fará muita falta, quanta qualidade.
Por que ela parou?
@@livullmann4585 opa perdão a demora, ela teve problemas de saúde e os vídeos deram muito trabalho para ela
Ótimo vídeo! Eu fiquei sabendo desse livro quando vc comentou sobre no Instagram há uns meses. Desde então estou ansioso para ler essa história! Estou só esperado chegar a edição paperback que encomendei. Tomara que role no futuro outro vídeo seu sobre Piranesi com com spoilers 🙂
Aaaaaaaah! Nem vou ver o vídeo agora. Só vim deixar o like e o comentário. Tô na página 166 ainda e AMANDO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS. Eu só já não acabei pq me forço a parar para fazer coisas enfadonhas, como estudar e trabalhar. Assim que acabar a leitura eu volto, trazendo views de todos os meus amigos (que iniciarei no Cultinho de Piranesi).
The Beauty of the House is immeasurable; its Kindness infinite.
Meu Deus que vídeo bom!
Fazia tempo que eu não via um vídeo tão bom,com a edição impecável.
Estou finalizando essa leitura e completamente imersa nesse universo. Eu nunca li nada igual a esse livro. A forma como foi construído é surpreendente. Eu indico a todos.
Esse livro parece ser muito interessante! Obrigado por indicar!
Estamos aqui pra isso (literalmente) ;D
Menina, você é sensacional!
Sou muito sua fã!
Fiquei muito feliz de pesquisar sobre Piranesi e conhecer seu canal. Ganhou uma inscrita e já ativei o sininho. Amei a profundidade leve com que tratou os temas da nova obra de Susana Clark.
Revendo sua resenha maravilhosa pela 3ª vez!
Como participante da seita do livro House of Leaves, que super queria ver a Vevs falando, me interessei bastante na historia desse livro, acho que agora com o video da vevs vou ler de vez
Revendo pela 3ª ou 4ª vez essa resenha exemplar!…aproveitei as referências complementares para um trabalho que estou fazendo… obrigada!
Eu amo as coincidências do mundo: acabei de começar a ler narnia e tem referências a ela no vídeo
*chef kiss*
Vevinha, por algum motivo eu só assisti a esse vídeo HOJE???
Como sempre, foi maravilhoso. Já vou comprar o livro e fazer uma (primeira) leitura rsrs
Li Jonathan Strange por influência sua e foi brilhante. Fico muito feliz de saber que tem mais Suzanna Clarke sendo publicado aqui.
Abração! Você não me conhece, mas eu já te conheço há um tempão! 🤪
Uma coisa: surpreendentemente o nome Theon Greyjoy só foi citado UMA vez nesse vídeo??? Quando você falou "c r i s e de identidade" eu pensei "uhm... Já sei quem vai aparecer."
00:16 de vídeo e já preciso dizer: você está absolutamente linda, belíssima!
edit: terminei o vídeo e eu já estava interessada no livro, mesmo não sabendo nada sobre ele, agora eu tô mais e mais interessada ainda! você é incrível, Vevs!
você pensa em fazer um segundo vídeo sobre o livro debatendo mais sobre ele? esse seria com spoilers, no caso.
Saudades dos seus vídeos, Vevs!
O que houve com ela?
@@aten5102 nada que eu saiba... ela só não tá postando mais vídeos
@@raissa4955 na rede social dela está escrito na descrição "falava de livros no TH-cam", ou seja, ela encerrou essa página em sua vida.
Eu uso o meme do Norvana até hoje, old but gold kkkkkkkk
Eu não vejo a hora de ler esse livro e seu vídeo só aumentou minha vontade. Incrível!
Vevs, te ouvir é sempre um presente enorme. Obrigada por compartilhar!
Primeiramente, o meme do norvana é um ícone atemporal.
Estava esperando esse vídeo há tempos, que bom que você postou! Quando eu terminei de ler eu vim correndo no seu canal ver se você já tinha postado sobre pq eu sabia que você ia ter insights que nunca nem passaram pela minha cabeça! Hahaha valeu a espera mesmo, já estou planejando uma releitura sob esses novos ângulos e agora que eu sei o que acontece, pra ver todas as outras coisas que passaram batido na primeira. Video maravilhoso como sempre!
A Vevs pegou gosto pelas introduções dramatizadas com a turma do Tumba do Balin. Achei ótimo, penso até que você deveria ser leitora de audiobooks. Haha
Partiu comprar este livro! Ótima resenha.
intrigada e curiosa sobre esse livro! só fiquei com medo de pegar p ler e ficar sem entender nada kkkk
gostei do vídeo e da indicação!
ps. sim claro q lembro do meme do Norvana, um clássico desses
Fica muuuuuuuito tranquila!
O livro explica tudo (e em ordem cronológica), eu que não podia fazer isso pra não dar spoilers hihihi
O começo foi quase um asmr, amei hahahah
E já me convenceu muito facilmente a ler o livro
Guria, foi só eu assistir sua resenha que corri e comprei o livro hehe
Começarei o quanto antes!
Obrigada pela resenha ;)
SOCORRO eu.tava lembrando de vc ONTEM , via seus vídeos de GOT não sabia que tinha canal ainda 😢❤️
muito obrigada Vevs! não fosse este vídeo eu não teria lido Piranesi ainda em 2021. q leitura intrigante! tem um aspecto que eu gostaria de saber sua opinião. é sobre a casa e as estátuas; vc pensaria nelas como se fosse um grande depósito das representações da vida? tipo amostras de toda vida q foi criada em "nosso mundo". e orrendo o risco de parecer muito fora da caixinha... o ambiente é todo tão estranho.
Sensacional. E tô cobiçando o volume de Monster ali!
Amo seus vídeos tão ricos, Nunca tinha ouvido falar da autora nem dos livro agora quero ler. 😍
vevs lê "o mar sem estrelas" da erin morgenstern, é a sua cara
você inspira, como pode uma pessoa ter um cerebrozinho assim.
Matando a saudade resistindo o vídeo 😍
Acho que é a primeira vez que noto monster ali na sua estante e talvez não tenha notado antes porque só comecei a ler o mangá recentemente, mas se não me engano você já comentou em algum vídeo sobre ele aqui. Tem chance de rolar um vídeo só sobre monster, vevs? Estou apaixonada pela obra
Volte a gravar vídeo PFV!
Pq ela parou?
Acabei de ler o livro, adorei de cabo a rabo. Fantástico! Fica uma pergunta cara booktuber, quem seria a criança dobrada?
Piranesi é demais!!!!!!!!
Vídeo impecável como sempre!
Vevs você já leu O mar sem estrelas? Acho que você iria gostar
Tava ansiosa por esse vídeo!
Espero que tenha gostado (:
Aff que delícia de indicação e eu nem sabia que a gênia havia lançado outro livro! Quero! 😋😋😋😋😋😋😋😋😋
Oh, Susanna, nos dê a continuação de Jonathan Strange & Mr. Norrel.
aguardando ansiosamente meu exemplar chegar =)
Achei que Jonathan Strange dialoga muito com a Inglaterra das antigas, lembro que vc falou algo do tipo, pela resenha o Piranesi me parece bem mais atemporal, o bom é que é bem mais curto também, lerei :)
Ah sim, é verdade! Jonathan Strange não só se passa em outra época, como é todo baseado no folclore inglês.
Com Piranesi, pra vc ter uma ideia, eu sequer sabia em que época se passava no começo; ou se existia alguma época ali!
Gostando do livro!
E esse exemplar de Monster aí, moça? Começarei a ler esse mês pela sua recomendação no vídeo de Avatar.
Não li. Mas por sua resenha me parece o mundo dos artistas, escritores, pintores, intelectuais. Ontem mesmo estava relendo Doryan, na narrativa o autor traz esse dilema de Criadores e Criaturas. Talvez esse livro seja uma descrição do mundo dos artistas, como se cria a arte, como surgem essas ideias, como é esse sentir para criar, a casa é esse espaço onde cria a arte.
Panfletou tão bem que eu li, por curiosidade, em maio também (mas 2 anos depois, em 2023), em 3 dias e estou com este emoji me definindo: 🤯 Uau, que livro foi esse?!
Minha cabeça foi encontrando outras referências ao longo do vídeo hahaha De Calvino a Jung, Crítica do Valor... Fiquei gamado hahaha
Tá na lista! 😍
Eu tô TÃO ansiosa pra ler esse livro!! 🤧
E já que vc falou no Moffat, posso ter entendido tudo errado, mas a narração no início me passou muito uma vibe de Heaven Sent, um dos meus eps favoritos da "finada Doctor Who" (haha)
Eu acho que não cheguei a ver esse episódio… não sou capaz de opinar hahahahaha Mas se lá tiver um personagem sozinho narrando a vida e te deixando desconfiada, yeap, é isso.
@@Vevsvaladares siiiimmm... Tudo muito misterioso e trevosinho :')
Eu li Jonathan Strange & Mr Norrel por tua causa. Vem aí eu lendo Piranesi por tua causa de novo...
Essa culpa eu carrego feliz!
Voltaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
mo~ça naum parar o vidioz eu goztar muinto vio? obregadu beijokaz 😘😘
O que aconteceu com o canal ? To com sdds dos melhores videos sobre literatura do TH-cam........
Ela parou de fazer vídeos
Vevs qual seu livro favorito da vida ? Ou os livros ?
Panglossiano com trauma e problema de identidade relacionando-se com um outro provavelmente narcisista, sofrendo gaslight e lidando com um "mundo fantástico" 🤤🤤 fiquei babando aqui, que livro é esse, minha jovem... vou atrás com urgência...
Esse podia ser o texto da orelha do livro!!!!!
Ótimo vídeo
preciso desse video mas com muito spoiler
Agora pronto. A cabeça aqui fervilhando de curiosidade 🤡. E, assim... quando você falou sobre "o Outro", eu já pensei no que Jacob Levy Moreno e Martin Buber falam sobre o conceito de Encontro 🤍
P.S.: é por livros como esse que eu defendo que a literatura ficcional devia fazer parte da formação acadêmica de psicologia!
Já saiu no Brasil?
Vai sair em novembro, pela Morro Branco.
@@1990fabr Morro Branco sempre arrasando!
Dia 25/10
Caramba, acho que eu não fico com tanta vontade de ler alguma coisa desde a indicação de JS&MN...
E essa é Susanna Clarke pra vc…. hahahahahahahaha
"1 minuto de silencio para doctor who " , mas agora o Russell T Davies vai voltar , isso é um bom sinal , certo ?
O nome disso é relacionamento abusivo.
@@Vevsvaladares olhe aqui, a sra me deixe sonhar
Primeiro livro do ano de 2022 e o melhor livro do ano, seria ousada essa afirmação? HAHAHAH
*Spoilers*
Acho que qualquer coisa é um spoiler, porque esse livro é enxuto e perfeito.
Piranesi tem também aquele suquinho de Dark Academia que eu gosto. Grupo seleto, mentor inteligente e que abusa do seu poder.
Mulher. Tu é o ser humano capaz de me levar à falência. Com cinco minutos de vídeos, já fui na Amazon e comprei o livro
Piranesi invadiu A Casa de Asterion e não está entendo nada kkkkk. Também pudera, porque A Casa de Asterion é um mundo, é o mundo