Entrevista do Dr Leonardo Palmeira no Programa Ligado em Saúde da Fiocruz sobre Esquizofrenia
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 4 ก.พ. 2025
- www.entendendoaesquizofrenia.com.br
www.drpalmeira.blogspot.com
Entrevista concedida em 21/07/11. O psiquiatra fala sobre os principais aspectos da esquizofrenia, os sintomas, as causas, os tratamentos e fala também sobre estigma e sobre o papel da família.
Olá, Minha mãe tem esquizofrenia já a anos, demorou uns 5 anos para ser diagnosticada pois ela tinha muitos sintomas, hoje ela faz tratamento no CAPS da minha cidade, as vezes ela da crises que demora meses para estabilizar, hoje ela tem 55 anos e os sintomas começaram quando ela tinha 35 anos, mesmo com tratamento, é uma pessoa que vive doente, desanimada, e outras coisas mais, hoje eu tenho mais conhecimento da doença mas é muito difícil alguém da família passar por isso.
otimo
Em 2006 fiz uma RM que constou foco de hipersinal em t2 no lobo frontal esquerdo, podendo ser gliose, isquemia e tal, pedindo acompanhamento evolutivo ao fim do laudo.
Pois bem, me formei, trabalhei, porém de dois anos pra cá tenho tido muita ansiedade e síndrome do pânico, além de sintomas esquizofrênicos (tive um forte surto em 2008 mas sarei na época com alguns meses de tratamento), como os tratamentos atuais não estão surtindo efeito razoável comentei com meu psiquiatra sobre o exame que havia feito em 2006 e resolvemos por bem refazer esse ano, a RM atual tem focos de hipersinal inespecífico que pode ser gliose nos dois lobos frontais e região subcorticais (em 2006 era só um foco no lobo frontal esquerdo)..vou passar no médico em breve, mas estou estudando meu caso e vi alguns artigos que associam os sintomas que tenho das doenças com esses focos de gliose nesta região do cérebro. Gostaria de saber se isso ocorre? (gliose em algumas regiões favorecerem sintomas como os de ansiedade, pânico e das de esquisofrenia, que enfim colabora ao quadro de ordem psiquiátrica)