Parte social nas companhia do aeroporto. Ver a massagem. Ida e volta e saber a legislação. E a constituição. Direitos e deveres. O que pode não pode. Falar inicial. Nós lugares. 🇧🇷🖐️
Eu acho que a melhor dica de todas é não ir para o Japão para se tornar um 外国人労働者 que vocês chamam de "dekasegui". Portando estudem japonês e inglês desde criancas, obtenham uma formacão em uma universidade nos EUA, Canadá, Reino Unido, etc... para que vocês não precisem ir para trabalhar em fábricas.
Muito obrigado por fazer esses vídeos. Você é uma querida. Canal muito útil no TH-cam que fala só de coisa importante. Inclusive, incrível seu cuidado com as descrições nos vídeos.
Muito obrigada!! =) Achei que ninguém lesse a descrição, mas fico muito feliz em saber que tem pessoas qu leem hehe. Eu sempre tento escrever a descrição pensando em deixar o mais completo possível. Obrigada 😊
O primeiro mês sempre gasta mais. Seria bom levar pelo menos 2000 dólares por pessoa para as despesas iniciais e alimentação. Todas as dicas são muito boas. Parabéns pelo conteúdo. Hoje em dia ficou muito mais fácil, com a internet, mas muitas pessoas ainda ficam perdidas e uma boa informação ajuda muito 😊
Otimo vídeo como sempre! Muito obrigado pelas dicas, eu e minha esposa estamos querendo ir até meio do ano que vem. E já vimos quase todos seus vídeos, por favor continue =) .
Não tenho nenhum vídeo ainda sobre o tema. Mas a melhor forma seria por bolsas de estudo e depois que tiver alguns contatos e certificados aqui, tentar se alocar em alguma empresa que te auxilie no trãmite do sue visto de trabalho.
Oiii Eryry chan, O genki dessu ka? No meu caso, eu estou querendo voltar para o Japão depois de 18 anos, mas o que eu tenho ouvido muito dos brasileiros no Japão, é que o imposto obrigatório subiu muito, e também o Shakai Hoken, ao ponto de sobrar muito pouco do salário, combinado com todo o custo de vida, e não adianta trabalhar mais porque o imposto seria maior ainda (proporcional ao salário). Eu não sei se você já fez algum video sobre isso e poderia me indicar. Muito obrigado por seus vídeos, ajuda muita gente. Jya neh!
Oie! Genki dayoo! =) Por alguma razão o YT não publicou a minha resposta. Mas aqui vai algumas informações que eu tenho: O Shakai Hoke, normalmente está incluso os seguintes seguros: Seguro de pensão Plano de saúde Seguro de cuidados de longo prazo Seguro desemprego Seguro contra acidentes de trabalho Na regra geral, os prémios de segurança social são calculados com base nos salários de abril, maio e junho. A remuneração mensal padrão é calculada a partir do valor médio do salário total, incluindo horas extras e abonos, pagos nos meses de abril, maio e junho de cada ano. A remuneração mensal padrão assim determinada será aplicada de setembro do ano em curso a agosto do ano seguinte, salvo alteração significativa do valor do salário. Por exemplo, se o salário de abril for 216.000 ienes, o salário de maio for 220.000 ienes e o salário de junho for 245.000 ienes. O salário médio será de 227.000 ienes e a remuneração mensal padrão será de 220.000 ienes (categoria de 210.000 ienes ou mais e inferior a 230.000 ienes). Existem 30 níveis de seguro de pensão social que variam de 98.000 ienes a 620.000 ienes ou mais, e 47 níveis de seguro de saúde que variam de 58.000 ienes a 1.210.000 ienes ou mais. O valor dos seus prémios de segurança social é determinado não com base no seu salário em si, mas no grau da classificação em que o seu salário está incluído. Bem, mas normalmente você pode pegar como base o seguinte cálculo (Mas é uma base, não é regra absoluta!): A taxa de prêmio do seguro saúde é de 10,0% e a taxa de prêmio do seguro de pensão dos funcionários é de 18,3% , então ① Prêmios de seguro social e prêmios de seguro saúde deduzidos do salário mensal = 280.000 ienes x 10,0% = 28.000 ienes Prêmio de seguro de pensão de bem-estar = 280.000 ienes x 18,3% = 51.240 ienes Total: 28.000 ienes + 51.240 ienes = 79.240 ienes (A empresa paga metade do valor então fica 39.620 ienes descontado do seu salário e 39.620 ienes a empresa paga ) ② Prêmios de seguro social e prêmios de seguro saúde deduzidos do bônus (Caso tenha bonus) = 600.000 ienes x 10,0% = 60.000 ienes Prêmio de seguro de pensão de funcionários = 600.000 ienes x 18,3% = 109.800 ienes total) 60.000 ienes + 109.800 ienes = 169.800 ienes (tanto a empresa quanto o valor segurado 84.900 ienes ) Esses são os cálculos do mais grosso descontado. Então, respondendo a sua pergunta, acho que você tem que considerar o que é um bom salário pra você comparando com o Brasil. E colocar na balança todos os prós e contras. Eu aumentei bastante a minha renda em 3 anos de Japão e não me arrependo. Mas foi uma jornada de crescimento profissional que tive aqui. Espero ter ajudado! Um abraço!!
@@mundaodeeryry Ajudou sim, melhor explicação impossível, me deu uma esperança, eu não sabia que as empresas arcam com metade do valor, Isso já ajuda bastante. Vc tocou no principal ponto, comparado ao Brasil, considerando o salário médio de um empregado aqui, e considerando tbm o cambio do dolar, o Japão ainda compensa. Claaaro que tem toda a questão do sacrifício, pois eu tenho pesadelos até hoje com o tipo de serviços que já fiz no Japão. Mas, nada é fácil, não é mesmos? Obrigado mais uma vez! ^^
=) Ah esqueci de comentar que além do shakai hoken (seguros), tem também os imposto de residência (em torno de 10%, mas do valor após as deduções, ou seja, não é do seu salário bruto) e imposto de renda que varia com a renda (em torno de 10 a 23%, se você ganhar mais de 9milhões ao ano, essa porcentagem aumento), mas você pode colocar dependentes e abater no imposto de renda =). Sim, o Japão não é fácil mesmo, mas é onde me deu oportunidades de ter uma vida melhor hehe. Espero que você consiga colocar na balança e ver o que é melhor pra você =) Gambattee!!!
@@mundaodeeryry É realmente tem bastante impostos, muito mais do que no meu tempo. Porém, acho que dá pra achar maneiras de economizar no aluguel e nas contas da casa, lembro que as empreiteiras ajudavam bastante nesse sentido, claro se vc tiver disposto a abrir mão de luxo e tal, achando um meio termo.
Olá! É possível sim, se seu aluguel for 35 mil, mas não é fácil. Tudo vai depender do que você está disposto a fazer. Considere: - 35mil: Aluguel - 15mil: contas da casa (depende de como você gasta) Sobra 50mil pra comer Se você gastar 10mil por semana em compras de mercado e sempre cozinhar, sobra 10 mil. ( lembrando que as compras de mercado pode sair mais do que 10mil a semana) Você tem que pagar conta de celular: e internet 3500 (por mês, se for da Rakuten, que é o que eu pago). "Sobra" uns 7 mil yen pra menos de gordurinha. Claro que isso, depende de quanto você come, as economias que você faz. Eu tinha um gasto mensal de 85mil ~ 95 mil (sendo 45mil de aluguel), sem lazer. Mas eu sempre cozinhei e fazia compras em um mercado barato e pegava muitas coisas na promoção no mercado e praticamente não ficava em casa, então minhas contas eram mínimas. E provavelmente eu comia menos do que você come. E gastava em torno de 20~30mil de lazer por mês (incluindo restaurantes). Esses valores não são o normal do pessoal aqui, acho. Eu sempre gastei muito pouco. hehe
Comer menos carne ajuda qualquer pessoa a economizar em qualquer lugar no mundo, também. Além de polpar a saúde, porque proteina animal pode aumentar o risco de algumas doenças do coração, cânceres, diabete, obesidade, até o fígado agradece, por o alcool não é o único que pode causar doenças hepaticas.
Olá! =) Teria sim. A melhor forma de um não descendente abrir as portas aqui é através de estudos. Tem bolsas como MEXT e alguns programas do governo que você pode dar uma olhada. Se colocar no google aparece algumas opções e na descrição do meu vídeo tem alguns links também. Para vir trabalhar e conseguir um visto aqui, você teria que ser contratado por uma empresa que tope fazer todo o trâmite do seu visto e seja seu "sponsor". Mas normalmente é para cargos de executivos ou tem que ter ensino superior e um japonês mais avançado. Então, pode ser mais complicado para vir direto pra trabalhar. Acho que a forma mais acessível, é através de intercâmbio de estudos. um abraço!
No caso eu ganhei uma bike de doação, a pessoa tinha comprado no donki, porém não tinha mais o documento, se a policia parar mesmo que não tenha b.o com o numero dessa bike em si, eles podem achar que roubei?
Olá. Bem, pode ser complicado se a polícia te parar, pq você não tem como justificar a posse. Mas é bem raro a polícia parar, só se fizer algo muito inadequado com a bicicleta ou ter alguma denpuncia de roubo de bike (o que eu acho que não vai acontecer). Se a bike estava no nome da pessoa que doou, eles podem conferir no sistema pelo número e entrar em contato com a pessoa para confirmar. E lembrar que para desfazer da bicicleta, o usados por exemplo não pegaria e se você abandonar a bicicleta pode dar BO para o antigo dono.
Parte social nas companhia do aeroporto. Ver a massagem. Ida e volta e saber a legislação. E a constituição. Direitos e deveres. O que pode não pode. Falar inicial. Nós lugares. 🇧🇷🖐️
Ery, obrigado pelo teu conteúdo!!! são dicas muito boas para quem morar ou quer ir para Japão e para quem não está no Japão também!!!
Olá!! =)
Muito obrigada!!
Excelente vídeo Eryry, Tudo bem explicadinho, Ajudou bastante, Obrigado!
Eu que agradeço por assistir! =)
Suas informações e muito útil pra mim .E seu português e muito bom 🎉
Obrigada!! =)
Muito legal Eryry, admiro muito sua trajetória de vida 😁
Muito obrigada!! =)
Eu acho que a melhor dica de todas é não ir para o Japão para se tornar um 外国人労働者 que vocês chamam de "dekasegui". Portando estudem japonês e inglês desde criancas, obtenham uma formacão em uma universidade nos EUA, Canadá, Reino Unido, etc... para que vocês não precisem ir para trabalhar em fábricas.
Muuuuuito útil as informações, eu e minha esposa estamos indo para o Japão em 2 semanas, essas informações ajudaram bastante
Nossa, dicas incríveis!
Obrigada!!! =)
Muito obrigado por fazer esses vídeos. Você é uma querida. Canal muito útil no TH-cam que fala só de coisa importante.
Inclusive, incrível seu cuidado com as descrições nos vídeos.
Muito obrigada!! =)
Achei que ninguém lesse a descrição, mas fico muito feliz em saber que tem pessoas qu leem hehe. Eu sempre tento escrever a descrição pensando em deixar o mais completo possível.
Obrigada 😊
@@mundaodeeryry Vejo a descrição sim quando percebo que o canal tem esse cuidado. Enfim, ganhei o dia que leu meu comentário ^^
Amei o vídeo
Obrigada!!=)
Obrigado suas dicas ajudam muito para quem está chegando no Japão e são dicas muito boas obrigado
Hehe Obrigada!! =)
Boas dicas 😊👍
Obrigada!! =)
@@mundaodeeryry de nada acompanhando e compartilhando 👍😊
muito bom o video
Obrigada! =)
Sempre sensata e com as melhores dicas ! ❤
Hehe Muito obrigada!
gostei demais dos seus vídeos. Muito prático e direto ao ponto. Obrigado.
Obrigada!! =)
parabens pelo conteudo!
obrigada!! =)
O primeiro mês sempre gasta mais. Seria bom levar pelo menos 2000 dólares por pessoa para as despesas iniciais e alimentação.
Todas as dicas são muito boas. Parabéns pelo conteúdo. Hoje em dia ficou muito mais fácil, com a internet, mas muitas pessoas ainda ficam perdidas e uma boa informação ajuda muito 😊
Obrigada por complementar! =)
Sim, o primeiro mes é o mais pesado mesmo. hehe
Otimas dicas! Queremos parte 2! ❤ Obrigada!
hehehe Obrigada!
Eitaa.. vou pensar nas outras dicas! =)
Realmente dicas ótimas para quem quer trabalhar no Japão. Obrigado 😅
Obrigada! =)
Otimo vídeo como sempre! Muito obrigado pelas dicas, eu e minha esposa estamos querendo ir até meio do ano que vem. E já vimos quase todos seus vídeos, por favor continue =) .
Muito obrigada!! =)
Eitaa hehe obrigada pelo apoio!!!!
Torcendo pra que dê tudo certo pra vinda de vocês! =)
gostei muito de seu video! teria algum q explique como ir. para o japão sem ser descendente!?
Não tenho nenhum vídeo ainda sobre o tema.
Mas a melhor forma seria por bolsas de estudo e depois que tiver alguns contatos e certificados aqui, tentar se alocar em alguma empresa que te auxilie no trãmite do sue visto de trabalho.
Pode fazer os planos Y Mobile..... Ou as linhas mais baratas das operadoras maiores
Sobre isso eu tenho um projeto que vai ajudar quem quer ir para o JAPÃO.
😊😊MOREI EM NAGOYA ,TRABALHAVA NA MITSUBISHI .HOJE MORO EM LONDRES
😊😊😊EU MORAVA NA MINHÃ VAM UMA NISSAN ELGRAND
SOU DEÇENDENTE DE JAPONES E ITALIANO,EU TINHA CARTEIRA DE MOTORISTA DO JAPAÕ
Essa rakuten tem que fazer plano com fidelidade ?
Oiii Eryry chan, O genki dessu ka?
No meu caso, eu estou querendo voltar para o Japão depois de 18 anos, mas o que eu tenho ouvido muito dos brasileiros no Japão, é que o imposto obrigatório subiu muito, e também o Shakai Hoken, ao ponto de sobrar muito pouco do salário, combinado com todo o custo de vida, e não adianta trabalhar mais porque o imposto seria maior ainda (proporcional ao salário). Eu não sei se você já fez algum video sobre isso e poderia me indicar.
Muito obrigado por seus vídeos, ajuda muita gente. Jya neh!
Ouvi as mesmas coisas que você, estou pensando seriamente em não ir
Oie! Genki dayoo! =)
Por alguma razão o YT não publicou a minha resposta. Mas aqui vai algumas informações que eu tenho:
O Shakai Hoke, normalmente está incluso os seguintes seguros:
Seguro de pensão
Plano de saúde
Seguro de cuidados de longo prazo
Seguro desemprego
Seguro contra acidentes de trabalho
Na regra geral, os prémios de segurança social são calculados com base nos salários de abril, maio e junho.
A remuneração mensal padrão é calculada a partir do valor médio do salário total, incluindo horas extras e abonos, pagos nos meses de abril, maio e junho de cada ano. A remuneração mensal padrão assim determinada será aplicada de setembro do ano em curso a agosto do ano seguinte, salvo alteração significativa do valor do salário.
Por exemplo, se o salário de abril for 216.000 ienes, o salário de maio for 220.000 ienes e o salário de junho for 245.000 ienes.
O salário médio será de 227.000 ienes e a remuneração mensal padrão será de 220.000 ienes (categoria de 210.000 ienes ou mais e inferior a 230.000 ienes).
Existem 30 níveis de seguro de pensão social que variam de 98.000 ienes a 620.000 ienes ou mais, e 47 níveis de seguro de saúde que variam de 58.000 ienes a 1.210.000 ienes ou mais.
O valor dos seus prémios de segurança social é determinado não com base no seu salário em si, mas no grau da classificação em que o seu salário está incluído.
Bem, mas normalmente você pode pegar como base o seguinte cálculo (Mas é uma base, não é regra absoluta!):
A taxa de prêmio do seguro saúde é de 10,0% e a taxa de prêmio do seguro de pensão dos funcionários é de 18,3% , então
① Prêmios de seguro social e prêmios de seguro saúde deduzidos do salário mensal
= 280.000 ienes x 10,0% = 28.000 ienes
Prêmio de seguro de pensão de bem-estar = 280.000 ienes x 18,3% = 51.240 ienes
Total: 28.000 ienes + 51.240 ienes = 79.240 ienes
(A empresa paga metade do valor então fica 39.620 ienes descontado do seu salário e 39.620 ienes a empresa paga )
② Prêmios de seguro social e prêmios de seguro saúde deduzidos do bônus (Caso tenha bonus)
= 600.000 ienes x 10,0% = 60.000 ienes
Prêmio de seguro de pensão de funcionários = 600.000 ienes x 18,3% = 109.800 ienes
total) 60.000 ienes + 109.800 ienes = 169.800 ienes
(tanto a empresa quanto o valor segurado 84.900 ienes )
Esses são os cálculos do mais grosso descontado.
Então, respondendo a sua pergunta, acho que você tem que considerar o que é um bom salário pra você comparando com o Brasil. E colocar na balança todos os prós e contras.
Eu aumentei bastante a minha renda em 3 anos de Japão e não me arrependo. Mas foi uma jornada de crescimento profissional que tive aqui.
Espero ter ajudado!
Um abraço!!
@@mundaodeeryry Ajudou sim, melhor explicação impossível, me deu uma esperança, eu não sabia que as empresas arcam com metade do valor, Isso já ajuda bastante. Vc tocou no principal ponto, comparado ao Brasil, considerando o salário médio de um empregado aqui, e considerando tbm o cambio do dolar, o Japão ainda compensa. Claaaro que tem toda a questão do sacrifício, pois eu tenho pesadelos até hoje com o tipo de serviços que já fiz no Japão. Mas, nada é fácil, não é mesmos?
Obrigado mais uma vez! ^^
=)
Ah esqueci de comentar que além do shakai hoken (seguros), tem também os imposto de residência (em torno de 10%, mas do valor após as deduções, ou seja, não é do seu salário bruto) e imposto de renda que varia com a renda (em torno de 10 a 23%, se você ganhar mais de 9milhões ao ano, essa porcentagem aumento), mas você pode colocar dependentes e abater no imposto de renda =).
Sim, o Japão não é fácil mesmo, mas é onde me deu oportunidades de ter uma vida melhor hehe. Espero que você consiga colocar na balança e ver o que é melhor pra você =)
Gambattee!!!
@@mundaodeeryry É realmente tem bastante impostos, muito mais do que no meu tempo. Porém, acho que dá pra achar maneiras de economizar no aluguel e nas contas da casa, lembro que as empreiteiras ajudavam bastante nesse sentido, claro se vc tiver disposto a abrir mão de luxo e tal, achando um meio termo.
É possivel gastar apenas 100 mil yen por mês? Com aluguel de 35 mil yen. Sem lazer
Olá!
É possível sim, se seu aluguel for 35 mil, mas não é fácil.
Tudo vai depender do que você está disposto a fazer.
Considere:
- 35mil: Aluguel
- 15mil: contas da casa (depende de como você gasta)
Sobra 50mil pra comer
Se você gastar 10mil por semana em compras de mercado e sempre cozinhar, sobra 10 mil. ( lembrando que as compras de mercado pode sair mais do que 10mil a semana)
Você tem que pagar conta de celular: e internet 3500 (por mês, se for da Rakuten, que é o que eu pago).
"Sobra" uns 7 mil yen pra menos de gordurinha.
Claro que isso, depende de quanto você come, as economias que você faz.
Eu tinha um gasto mensal de 85mil ~ 95 mil (sendo 45mil de aluguel), sem lazer.
Mas eu sempre cozinhei e fazia compras em um mercado barato e pegava muitas coisas na promoção no mercado e praticamente não ficava em casa, então minhas contas eram mínimas. E provavelmente eu comia menos do que você come.
E gastava em torno de 20~30mil de lazer por mês (incluindo restaurantes).
Esses valores não são o normal do pessoal aqui, acho. Eu sempre gastei muito pouco. hehe
ANTIGAMENTE NAÕ TROCAVA
É verdade que quando o homem diz que é brasileiro ai no Japão as japonesas saem correndo com medo?
Haha acho que não é assim 8/80.
Tem pessoas que não gostam de estrangeiros no geral, mas também tem pessoas que gostam. =)
MELHOR LUGAR DE MORAR É AICHI KEM
Comer menos carne ajuda qualquer pessoa a economizar em qualquer lugar no mundo, também. Além de polpar a saúde, porque proteina animal pode aumentar o risco de algumas doenças do coração, cânceres, diabete, obesidade, até o fígado agradece, por o alcool não é o único que pode causar doenças hepaticas.
Olá Eryry Boa noite, seria possível para um brasileiro que não seja descendente, ir ,morar e também trabalhar no Japão? Att.
Olá! =)
Teria sim. A melhor forma de um não descendente abrir as portas aqui é através de estudos. Tem bolsas como MEXT e alguns programas do governo que você pode dar uma olhada. Se colocar no google aparece algumas opções e na descrição do meu vídeo tem alguns links também.
Para vir trabalhar e conseguir um visto aqui, você teria que ser contratado por uma empresa que tope fazer todo o trâmite do seu visto e seja seu "sponsor". Mas normalmente é para cargos de executivos ou tem que ter ensino superior e um japonês mais avançado. Então, pode ser mais complicado para vir direto pra trabalhar. Acho que a forma mais acessível, é através de intercâmbio de estudos.
um abraço!
@@mundaodeeryry Bacana,muito obrigado👍
Ser minimalista e disciplinado, vai economizar com cacarecos da loja popular e conseguir objetivos mais rápidos.
No caso eu ganhei uma bike de doação, a pessoa tinha comprado no donki, porém não tinha mais o documento, se a policia parar mesmo que não tenha b.o com o numero dessa bike em si, eles podem achar que roubei?
Olá. Bem, pode ser complicado se a polícia te parar, pq você não tem como justificar a posse. Mas é bem raro a polícia parar, só se fizer algo muito inadequado com a bicicleta ou ter alguma denpuncia de roubo de bike (o que eu acho que não vai acontecer). Se a bike estava no nome da pessoa que doou, eles podem conferir no sistema pelo número e entrar em contato com a pessoa para confirmar.
E lembrar que para desfazer da bicicleta, o usados por exemplo não pegaria e se você abandonar a bicicleta pode dar BO para o antigo dono.