Esqueceu de dizer que depois da seg guerra os alemãos que vieram refugiados pro Brasil foram proibidos de falar sua língua e eram perseguidos e apanhavam na rua!! Por isso estas comunidades de SC acabaram se fechando! Vc tem q entender o lado deles tbm, pois sofreram muito, mas trabalharam duro e se sacrificaram para desenvolver SC e transformá-la na potência que se tornou hoje, o Brasil deve muito a cultura Germânica!
O problema das pessoas é chegar em um lugar e querer que o local se adapte a eles. Quem tem que se adaptar ao estilo de vida do local e quem vem de fora.
Nasci no Sul, moro aqui a vida inteira, mas é palpável a diferença quando se sai do sul. São Paulo, Minas, Bahia, Alagoas, enfim, parece outro País, povo que te recebe sem olhar as tuas posses. Aqui o que mais me incomoda é este fatos de te analisarem pelo que você tem (material). Na última viagem a MG foi uma experiência tão linda ver um povo que quer trocar experiências, histórias e te receber de braços abertos enquanto no sul tem justamente estas panelinhas, grupos, classes.. Sou fotógrafo há 15 anos na Serra gaúcha, e vejo muito que nas famílias existe o casamento arranjado, a menina que se formou os pais já começam a empurrar pro lado do filho do fulano tal que ruma na mesma carreira e vem de família $$$$... E por aí vai... É um longo estudo social por aqui Ozeias, isso que confirmo pra você, Floripa ainda é bem mais tranquilo que em certas regiões do RS....
@@DanielSantostele KKKKKK. São um bando de mimi. Reclamam do capitalismo mas querem as beneses dele. A turma da geração Z é frágil, não aguentam o tranco da realidade. Cada lugar é diferente, isso é bom pois crescemos com as diferenças. Nenhum é melhor, só diferente.
O povo do nordeste não e tão amigável como parece , algumas pessoas so se unem para fazer festa e falar mau uma das outras, se você estiver passando por uma dificuldade esquece raramente vão te ajudar, algumas pessoas de la so são amigáveis com quem tem algo a oferecer, se você não tiver nada eles te pisam
Perfeito. Além disso, nordestino só é hospitaleiro com quem é de fora. Muitos são mal-educados, respondem mal quando alguém pede informação, só tratam bem quando estão interessados em algo que a pessoa tem, não respeitam o espaço do outro. Enfim, não são tão bonzinhos assim como a mídia tenta demonstrar.
@@arthurgustavo Não, o nordestino é bem isso e dito por nordestinos. Convivi com varios nordestinos de varios lugares que moravam no sudeste e todos falavam de diferntes formas do quanto o nordestino é interesseiro. Quanto mais pobre mais interesseiro. Vide as escolhas politicas, que independem de melhorarem de vida, reelegem por tijolo, carne, pedaco de pano.
O quê eu percebo morando aqui em Floripa sendo uma pessoa de fora é que você tem que saber se comportar e não se exceder em interações sociais. Aqui as pessoas são mais quietas, porém muito respeitosas. Creio que quem vem de fora deve analisar esse comportamento dos nativos e simplesmente respeitar, inclusive percebo que a galera de fora quer repetir as mesmas ações que tinham nos seus respectivos lugares e por conta disso acabam não sendo bem aceitas aqui. Eu moro em Florianópolis há 3 anos e nunca passei por situações desconfortáveis nem na vida social e nem no trabalho porque sei me comportar de forma adequada. Então repito que cabe a nós que viemos de fora analisar o nosso próprio comportamento morando em um lugar com a cultura completamente diferente da nossa origem.
está sendo ignorante isso sim, nada sabe da história local nem de q nativos de Floripa ele não vai encontrar mais nem na Costeira e Ribeirão da ilha. Uma ignorante lambendo outro, deve ser haole tb, vá estudar!
Porque europeus e canadenses tb são mais frios e fechados. Ja os Iranianos sao como o brasileiro, me disseram. Eh cultura e genetica minha gente. Ou aceita ou muda, ou os incomodados que se mudem. Se o BR inteiro fosse como o povo do Sul seriamos quietos mas seriamos um pais DESENVOLVIDO.
Sou Paulistana, o povo mais alegre, receptivo e acolhedor que já vi são: Mineiros, Goianos e o povo do Nordeste... Quer aproveitar e ser feliz, vá para estes lugares, fica a dica😊❤
Moro em Floripa e sou catarinense do interior. Somos pessoas educadas e não invadimos o espaço de ninguém. Só interagimos com pessoas que inspiram confiança. O nome disso é respeito a individualidade. A Cidade está tomada por pessoas mal-educadas, barulhentas, que jogam lixo no chão, emporcalham as ruas/praias, usam caixinhas de som, escapamentos abertos de motocicletas etc. Resumindo: aqui não é bagunça!
É impressionante o quanto o Nordestino reclamam das pessoas quando vem para o Sul. Eles acham que todos são iguais que jogam licho no chão, fazem barulho e não respeitam as regras!
Sou de Salvador e você está certo. Respeito vem em primeiro lugar. Infelizmente, em alguns lugares do país, as pessoas não sabem respeitar o espaço do outro, o silêncio, a limpeza da rua, etc. Eu nasci no lugar errado, pois não suporto as coisas que mencionei e também detesto o calor.
Você tem certa razão, mas nem tento...sou carioca e moro aqui há 40 anos e conheço bem o povo de Floripa. Os nativos, chamados carinhosamente de manezinhos, se ressentem da "invasao" da Ilha por tanta gente. Eles perderam sua cultura, perderam a pesca artesanal, perderam suas praias, perderam seus terrenos...então é normal eles se fecharem nas suas comunidades, tentando sobreviver na sua própria terra
No ES também é assim. O capixaba só se relaciona entre eles e na maioria dos lugares o atendimento não é lá essas coisas. Nem bom dia, o capixaba responde. Isso pode ser entendido como falta de educação. Enfim, eu penso que se falando de Brasil, somos todos uma só nação. Não importa se é norte, sul , sudeste o Brasil é uma país formado de todos os mais variados imigrantes, então não há essa de singular. Se no Sul teve colonizadores europeus , nordeste também teve, e por aí vai.
E por incrível que pareça, entrei numa cidade e num boteco, por acaso, numa cidade do Interior do RS. Todo mundo falando alemão. Eu só queria tomar um café e ir embora. Puxaram assunto, ofereceram provas de bolos e queijos locais... fiquei umas duas horas, queria ir embora e não conseguia escapar sem ser deselegante.
O brasileiro médio - sobretudo o nordestino e o carioca - é o homem cordial (referência a Sérgio Buarque de Holanda): possui caráter emocional e sociabilidade moldada pelas relações familiares e afetivas. É aquele que trata o garçom que acabou de conhecer como "meu amigo". Esse fenômeno é menor nos locais em que predomina os descendentes de alemães e italianos.
Não sei do brasileiro médio, e não sei do descendente do italiano e do alemão. Da minha parte, não quero ser amigo de ninguém, mas respeito todo mundo e trato cordialmente a todos. Cada um com seu espaço.
Eu ia pela primeira na bahia mês que vêm, fui pesquisar na Internet e só vi comentários negativos tanto de turistas quanto nativos. Desisti de ir lá e vou pra floripa agora
Crlh, man, que f0d@! Já pensei em conhecer floripa mas ouço tanta coisa negativa, tanta coisa ruim, que acabo adiando, adiando e adiando. E talvez o melhor é não ir nesse lugar, principalmente eu que sou nordestino e da Bahia, e seu vídeo reforçou mais essa perda de vontade. E não vejo só comentários ruins na internet, ouço relato de pessoas, não só da Bahia, mas como de outros Estados também. Man, só não deixa esse povo contaminar você e sua essência, e te transformar num antissocial... você parece muito sociável, camarada e gente boa. Continue assim que você só tem a ganhar. Não estou dizendo pra se humilhar a essa gente tentando forçar um companheirismo, mas não deixe de ser quem você é. Vlw pelo vídeo! Abraço!
Eu vou a hora que eu quiser , não peço nada pra esses antipáticos, eles são uns bestas que se acham mesmo . Até pra te atender em um restaurante vem com preguiça e pouca vontade , perguntei uma vez pra um na loja eu não vim te pedir favor eu vim comprar e pagar .
E isso vc acha ruim? Eu nao acho. Qualquer lugar que vc va vc sera bem ou mau recebido , depende oq vc vai fazer. Se vc for comprar/ consumir coisas, vc será bem recebido em qualquer lugar do mundo. Se for pra morar, tem que se adaptar. Mas no Sul nao é tanto assim como as pessoas falam. É que aqui ninguem da bola pra quem nao conhece, e devido a violencia nos dias de hj é o certo a fazer, ou vc pode ser vitima de um golpe a qualquer momento.
Então. Sou do nordeste e meu Pai é de Porto Alegre. Fui no sul milhares de vezes e não sou de fazer barulho ou tagarelar. Me sinto muito bem. Não me incomoda em nada a baixa interação social. O ápice disso é o interior do RS. Até pq se eu sou a visita, então eu tenho que me acostumar aos modos deles.
eu nasci na Bahia e sou fechado tb. Me acham chato e vao continuar, pq eu tenho um pe no espectro. Pra mim tb so fico feliz de interagir com pessoas que me interessem, senao nao tem pra que. Rs Mas moro em SP ( e agora nos EUA faz 17 anos, mas vou voltar pra SP um dia espero)
Faz todo o sentido o que o vídeo fala. Quando eu morei em Florianópolis passei por uma dificuldade danada e realmente as pessoas são muito indiferente a suas dificuldades. Fiz amizades que gostei bastante, mas fora essas amizades foi horrível a interação com as pessoas da ilha. Sabem que você está com dificuldades, vão fofocar horrores sobre sua vida e não vai ter um pra te dar a mão, exceto em raríssimas ocasiões.
Nossa! Que visão distorcida . O fato do sulista ser "menos sociável" não tem nada de "sombrio". Sou paranaense e viajo sempre para Santa Catarina . O catarinense é muito simpático e educado. Mas, no sul, é normal as pessoas demorarem a interagir com as pessoas e com os vizinhos. Moro num condomínio e nenhum vizinho importuna o outro.O silêncio é total. Não há música alta e todos são muito discretos . Porém, a interação social é realmente limitada. Prefiro assim. Não tem a ver com falta de educação ( têm exceções como os exemplos citados no vídeo). É o "jeito" das pessoas serem e, quem vem morar no sul precisa adaptar-se, principalmente quem vem sozinho e sem família.
Exatamente isso, visão distorcida. Estou viajando pelo litoral brasileiro e registrando no meu canal. Em todas as cidades que passei pelo sul, fui muito bem recebida. ❤❤❤ Já penso em voltar em outra expedição e conhecer o interior. ❤
O sulista é preconceituoso por natureza, ele foi distratado na Europa, ignorado no Brasil e só agora, depois de que os argentinos faliram e finalmente os catarina fizeram dinheiro, vêem seu estado lotado de estrangeiros( paulistas, mineiros, cariocas e sulistas). Eles nunca foram donos de nada, os manezinhos foram sendo expulsos e preteridos em todos os lugares de SC. Na ilha então. Todas as praias são loteadas por paulistas, argentinos, agora mineiros e goianos. Não tem como eles ficarem satisfeitos. Jurere foi o inicio, hoje todos os condominios tem 90 % de todos os lugares 5% locais que são ricos e outros 5% que vc nem sabe porque nunca aparecem ou sequer falam contigo. BC é a exceção 50% de catarinas do interior, o resto vem do TH-cam( de todo o país) É nossa Miami, todos querem ver, serem vistos e hypar. É aquele kit gimble, iphone, DJI com pacote 5G infinito.
@@lunomundo10visão distorcida ? Como se o cara mora lá ? Distorcida se ele tivesse dando alho que não condiz com a realidade,mas quando o cara relata o que ele viveu,como isso pode ser uma visão distorcida ? Muitas pessoas falam exatamente o que ele está falando. Todas elas estão com a visão distorcida ?
O problema não é ser anti social . A questão é que eles são preconceituosos com pessoas que vem de fora. ...principalmente gaúcho. ..são os piores, se juntam com pessoas que vieram da mesma região deles e fica aquela panela falando mal de você. Isso porque eles também vieram de fora de Florianópolis acham que são donos do lugar ! Kk
Nos últimos tempos, muitas cidades do sul, sobretudo as mais badaladas, têm muita gente de fora. Em outras palavras, nem sempre o sujeito que te incomoda é nativo do lugar. Morei por 30 anos numa destas cidades de SC e os que mais me segregaram eram de fora.
@@marciofabiano5394 Eu quando morava em Daniela ou Ingleses vivia chamando a polícia pra estes casos, não tinha muro, era cerca baixa, flores, gramado, tudo lindo pra uns forasteiros parerem bem na frente da minha casa e ficarem lá, só de olho. Local não faz isso e se parar ele te chama e avisa o motivo e pergunta se pode. É bem diferente. Conforme o caso, vc até ajuda se for o caso, um carro quebrado, um pneu furado, não importa e sim a forma e o respeito que a pessoa te dá por estar na frente da sua casa te atrapalhando. Sim, ele te atrapalha, cha a a sua etenção, te faz sentir desconforto, medo, apreensão.
Olha já sofri preconceito sim no Rio Grande do Sul, mas generalizar o povo é muito errado. Apesar de serem também um povo mais pacato e na dele, diferente do povo de Santa Catarina, o gaúcho é muito receptivo, detalhe sou morena.
@@giggs539 voce foi aonde? pq estou falando mais de cidade de colono no interior, tipo teutonia, lajeado, etc.... pelotas por exemplo parece o rio de janeiro.
@@pedrozs1 Não compare o meu RJ com Pelotas!! Afinal o Presidente LULA já disse que Pelotas é Cidade Polo= Exportadora de Vi@dos!! E Ele tem razão, exportou o Eduardo Leite para Porto Alegre pra ser Gay-vernador do RS
Parabéns por sua análise, você foi cirúrgico. Moro em Florianópolis a 20 anos, a 15 no bairro dos ingleses onde se referiu e é exatamente assim. As pessoas são bem retraídas e pra se dirigir a outra pessoa sem conhecer é só em casos extremos. Observação, isso é específico de Florianópolis, São José, Palhoça e outras partes da grande Florianópolis e do estado é diferente. Tive uma experiência incrível em Laguna, as pessoas são maravilhosas lá, passavam na frente da casa onde eu estava e dava impressão que queriam chegar pra ficar conversando. Inclusive aconteceu algo inusitado, um cara derrubou um balde cheio de camarão e siri de uma moto, eu fui ajudar ele a juntar e ele falou, já volto aí pra pegar e saiu, eu guardei pra ele, daí meia hora ele voltou, me agradeceu e foi embora, ou seja, isso pra eles já é normal. Senti muita diferença mesmo nesses 15 dias que fiquei nessa cidade de Laguna. Depois que voltei pra Florianópolis quase entrei em depressão kkk. Resumindo, Florianópolis é uma cidade turística ( ótimo para passeio) de entra e sai de pessoas de todos os lugares e tipos, tornando a atmosfera do lugar pouco acolhedora e até um certo ponto confusa, que interfere diretamente na interação social. Me organizando URGENTE pra mudar com a famiila para Laguna ou Imbituba.
Cidade grande sempre é mais caótica e cansativa pra se viver! Cidades menores a hospitalidade é sempre melhor. Imbituba é uma cidade muito hospitaleira. Saudades de lá ❤
Morei 24 anos em Floripa, e é muito comum, as pessoas nem te responder um bom dia, você acaba não falando mais tbm, porém isso leva a depressão, pois se as pessoas não dão abertura para amizades, o indivíduo se reprimi, se isola, resumindo vi muitas e muitas pessoas depentendes de Rivotril, remédios pra dormir, álcool e etc, isso percebi que é mais acentuado em indivíduos acima dos 35 anos, as panelinhas , são reais e parentes que se odeiam também totalmente verdade, enfim nem tudo que reluz é ouro, graças a Deus mudei de estado
Cara , seu vídeo é o mais relevante que encontrei . Parece muito com a galera de Curitiba . Com tanta depressão , as pessoas não querem interagir , fazer amizade , né 😅 triste isso , gente .
Sou paraense. Moro e trabalho em Belém. Porém SC pra mim que acompanho de longe é um lugar lindo onde com certeza vou conhecer. Eu entendi o que VC quis dizer em seu vídeo. Porém entendo também o lado deles. Eu a 30 anos atrás morei no ES. E lá também senti a diferença cultural e de costumes. Mais depois dessas pessoas me conhecerem somos amigos até hoje. E se um dia eu for a SC com certeza terei e farei grandes amizades e a minha maior vontade é ver essas pessoas virem ao Pará pra que eu possa mostrar como nós gostamos de receber pessoas. E mostrar nossa cultura e nossas comidas típicas. UM CONVITE A TODOS OS MANEZINHOS DA ILHA,E AS PESSOAS DE SC. VENHAM A BELÉM PASSAR O CÍRIO DE NAZARÉ. É UMA EXPERIÊNCIA UNICA E INDEPENDENTE DE RELIGIÃO VCS VÃO GOSTAR. VC TAMBÉM QUE FEZ O VÍDEO VENHA A BELÉM CONHECER NOSSA CIDADE❤❤❤❤❤
NOS AQUI DE SANTA CATARINA TEMOS O NOSSO JEITO , E QUEM VEM DE FORA TEM QUE RESPEITAR, AQUI A GENTE NÃO É MUITO DE FICAR NAS CASAS DOS VIZINHOS SÓ QUANDO É NECESSARIO , A VIZINHANÇA SE DA MUITO BEM MAIS CADA UM NA SUA.
vc está certo não dá pra chegar de mansinho dominar e impor o direito sobre o direito de vcs com barulho sujeira e caos, sp vacilou, virou sodoma e gomorra de brinde temos a cracolandia.!
Sei como são os vizinhos, não gostam de fazer amizade, mas quando têm oportunidade querem saber tudo da sua vida e falar mal do outro vizinho, os catarinenses se fazem kkkkkkkk
Sou de Curitiba e quando vou pra SC, Floripa e região, eu me encanto com a simpatia do povo, a educação e respeito. Eu é que queria morar em um lugar com um povo tão simpático como o povo de Floripa. Acredito que achar Floripa "sombria" ou negativa por conta de dificuldade em interação social pode ser carência. A carência distorce tudo, tanto em relacionamento amoroso, amizades, etc. E pra esse povo que ta esculachando o Sul nos comentários, só tenho a dizer uma coisa... todo baiano é preguiçoso? todo carioca é bandido? Fica a reflexão.
Boa noite Oseias, Feliz Natal! Sou cidadão de Fpolis há 57 anos. Concordo com tudo o que vc diz. Somos ainda muito indelicados na forma de tratar os que vem viver aqui. Tento não ser assim. Espero que vc progrida e seja feliz aqui.
Independente do brasileiro ser mais introvertido em certas regioes, temos todos que aprender a nunca jogar lixo na rua, nunca por som alto em carro por aí, nunca desrespeitar a privacidade e espaço alheio, nunca por caixa de som nas praias, nunca deixar de recolher o cocô do seu cachorro da rua. Isso é o BÁSICO.
Cara, deixa a gente quieto no nosso canto. Eu AMO a minha individualidade, o meu espaço respeitado. Se essa característica é o nosso "lado sombrio", então realmente estamos muito bem.
A questão nem é essa, sou de São Paulo e aqui também é Deus por todos e cada um por si, mas não somos mal educados e nem mal humorados, tratar o outro bem, nada tem haver com falta de respeito e falta de respeito a individualidade.
Sou morador de São José do lado de floripa 5 minutos de moto já estou na capital não faz sentido o vídeo eu trabalho em Florianópolis e tem muita gente de fora nunca ouvi ninguém falar desse lado sombrio creio que coisa da cabeça dele já trabalhei com pessoas de outros estados a maioria ama floripa muitos vem só pra trabalhar fica louco com a cidade e vem pra mora muita gente do nordeste e rio São Paulo tem bastante já trabalhei com muita gente de fora nunca ouvi alguém reclamar o cara fala de coisas que acontecem em qualquer lugar fala que o cara não conhece o vizinho e que tem guerra muita doideira que ele ta falando como não é um povo acolhedor??? Floripa e a cidade mais procurada por turistas atendidos ruim acontece em qualquer lugar desculpa o vídeo não faz nenhum sentido floripa e as outras regiões daqui e muito bom mora só felicidade floripa e top os manezinho são pessoas boas e alegre
@@giggs539 e nós somos mal humorados e mal educados, você conversou com todos pra saber ou só está fazendo uma generalização estúpida? O vídeo dele trata sim do que falei, assista todo.
Aqui no ES somos taxados como frios e sem educação por alguns turistas, mas o povo aqui é mais fechado mesmo e bem individualista. Ninguém pode sair do seu estado e querer ditar regras aonde vive, ou se acostuma ou então vai ficar choramingando. kkkk
Sou do Espírito Santo na minha visão acho os cariocas sedutores, os paulistas individualistas, os catarinenses parecem ser educados , os mineiros são fofos.
Sou natural de Florianópolis e meu marido também. Todo nosso ciclo de amizades são de pessoas daqui. Somos meio fechados mesmo. No final desse texto, explico por quê. Quem é de fora raramente faz amizade com local e nós também temos pouquíssimos amigos de fora de SC. Florianópolis pode ser muito cruel nesse sentido. Se você não conhece ninguém e vai sozinho num bar, provavelmente vai sair sozinho do bar. Ninguém vai querer papo ou te acolher porque você é novo na cidade ou não conhece ninguém. Ninguém vai te destratar, mas vai tratar com indiferença, o que pode ser muito pior. A não ser que seja um bar com várias pessoas de fora - que, no caso, não frequentamos, porque vamos em bares dos nossos amigos, onde vão nossos conhecidos e amigos, onde conhecemos todo mundo. Não quero ser indelicada nesse texto, nem ofender ninguém, estou tentando apenas mostrar um ponto de vista do qual convivo diariamente. Alguém aqui também comentou que nós, locais, vimos nossa ilha ser invadida. Sim, hoje somos minoria, vimos as praias tranquilas ficarem caóticas, o trânsito igualmente caótico, o verde desaparecer. Então, não nos anima saber que você acabou de se mudar pra cá pra pra se somar ao caos de uma ilha que deveria ter limite de moradores. Porém, sei que a culpa não é de quem se muda, mas de quem governa a cidade. E quem vota nesses governantes são os cidadãos. Se o gabarito de construção foi aumentado de 13 pra sei lá quanto, a culpa é de quem vota nessas pessoas. Então, pra nós que não concordamos com esses governantes e com a política de colocar 1 milhão de pessoas numa ilha que não tinha nem 300 mil no início dos anos 2000, nos resta nos fecharmos em nossas bolhas, enquanto assistimos a cidade afundar.
Conheci Florianópolis há 35 anos atrás. Era um lugar calmo e encantador, com praias adornadas pela vegetação natural. Lamento que o município esteja crescendo sem respeitar e preservar seu valioso patrimônio natural.
@@marciobrito4643 Morei por dois anos e meio, há 40 anos, ou seja, de 1984 a 1986. Absurdo de lugar, mas saí de lá para estudar e ter melhores chances de emprego e renda. Acredito que quando a gente tem algo muito bom, como Floripa, não deve propagandear, ainda mais no Brasil cujo povo sempre acha que a grama do vizinho é mais verde, e ao invés de tornar a própria grama mais verde, monta barraca na grama do vizinho, entendeu? A capital paulista, cidade de SP, que o diga!!! Então, nunca conte sobre o muito bom e o ótimo que vc possui. Partiu exibicionismo, partiu abismo.
Interessante a sua explicaçâo. Vivo na Europa a muitos anos e uma coisa que europeu tem é que obviamente nào sâo acolhedores de primeira, porêm, jamais vâo ver uma pessoa, por exemplo, sozinha, todos os fins de semana no mesmo bar e nâo procurar fazer algo de amizade com ela. Uma coisa é ser discreto, é nâo ter interesse, outra coisa é perder a humanidade de preocupar-se pelo próximo. Sâo coisas distintas e injustificáveis.
Florianópolis era uma cidade de portuguêses, na década de 80 começou a mudança, trabalhei com paulistas, cariocas e gaúchos, reclamando de tudo aqui, que na sua cidade era melhor, eu respondia, se é melhor volta. Quando você quer morar num lugar diferente do seu, tem que se adaptar. Morei no interior da Inglaterra e apesar de ser brasileira fui muito feliz, porque rapidamente entendi como era a mentalidade inglesa de respeito aos horários e aos combinados
Tb sou catarinense e vivo na Europa e percebo que nos adaptamos melhor aqui que outros brasileiros. Eu inclusive n consigo me adaptar muito bem a Espanha, prefiro Austria e Inglaterra.
Olha isso nada tem haver com receptividade, todos temos características culturais diferentes, mas não ser receptivo, é falta de educação sim, vejo povos que mesmo tão individualistas e mais introvertidos, procuram tratar o outro com respeito.
Porque europeus e canadenses tb são mais frios e fechados. Ja os Iranianos sao como o brasileiro, me disseram. Eh cultura e genetica minha gente. Ou aceita ou muda, ou os incomodados que se mudem. Se o BR inteiro fosse como o povo do Sul seriamos quietos mas seriamos um pais DESENVOLVIDO. Voces estao certos sulistas, nao deem boi pra essa gente nao! Kkkkkkkkkkk
Não é uma crítica ao criador do vídeo mas, quando você mora fora do país, então você percebe o quanto o Brasileiro no geral é emocionado, chorão, apegado, sentimental e claro, eu me incluia nisso também por ser brazuca. Moro faz quase uma década nos Estados Unidos e aqui, eu nunca vi meu vizinho do lado, não tenho ideia nenhúma de nomes das pessoas que lá moram, interação zero com 99% das pessoas em todos os lugares e em todos os momentos. Não porque a gente não quer, mas simplesmente porque as pessoas não estão dispostas para uma interação, elas só vão falar com você, se realmente precisarem muito. Bater papo com qualquer um, conversar numa boa sobre esportes ou, as notícias do dia, é uma coisa rara, que normalmente vejo só entre os latinos. Tudo é muito formal entre as pessoas, se você nunca a viu antes, para arrancar um oi ou, um bom dia aleatório de alguém, é um desafio enorme. Isso me assustou no meu primeiro ano, depois acabei acostumando com o gelo das pessoas, com a falta de bom senso brasileiro da maioria. O que não é normal pra gente, é muito comum para os outros, respeitar o espaço do outro é primordial aqui, tocar em alguém no braço, ombro, podem até chamarem a polícia, considerado gravíssimo por muitos. Conheci alguns outros países e notei que o comportamento das pessoas éram muito parecidos como esse daqui. Minha conclusão, o dia que a pessoa for morar fora no país, principalmente naqueles países conhecidos mais gelados como America do Norte e Europa, vão logo de cara pensar o quanto gostavam do comportamento sem noção dos Brasileiros. Nossa comportamento caloroso de abraçar, beijar, conversar em qualquer lugar com desconecidos, falar sobre tudo, convidar até no mesmo dia para ir a sua casa tomar um cafezinho ou, quem sabe comer uma churrascada, é um comportamento muito só nosso. O Sul do Brasil por ser a sua maioria de pessoas de origem Europeia, adotam comportamentos muito parecidos, mesmo que isso tanha acontecido a 50, 70 ou 100 anos atrás, até os dias de hoje se nota um povo muito conservador com seus costumes e todas as questões culturais da sua história. O Brasil esta arruinado mas, hoje dia se fosse escolher um lugar para morar no Brasil, sem dúvidas seria algum estado do Sul, são os menos loucos de todos os estados hahah!
Sim a frescura é internacional. São cheios de não me toques. Mas a soberba é um pecado capital, se não fosse assim nem seria pecado, muito menos capital.
O Sul não é dado a zoeira,será que não dá pra perceber é respeitar? O Brasil é diverso,mas,tem pessoas que gostam de uniformizar tudo e todos. Claro que acaba dando em decepção...só não sei por que insistem em ir pra o sul sendo tão contrariado pela maneira de ser deles
@@genylourdes4627 Qual o problema de vcs do Sul c o Nordeste? 😱😳 Pq é impressionante como o alvo de vcs é SEMPRE direcionado p esta região tão linda... Já tá parecendo despeito por vcs serem uma região na qual a cultura nativa NÃO AGRADA aos brasileiros... Bem ao contrário das outras regiões q são queridas e abraçadas pelo Brasil... Beijinho no ombro...🥰😘 Ah! E vá fazer um cursinho de português... Seria very good...kkk🤣
@ulharuzo01 Gostar ou não gostar de zoeira não tem nada a ver com moral. Você deve ser um recalcado que traça "paralelos tortos" pra fazer um assunto chegar onde vc quer. Nesse caso,vc quer discutir moralidade,mas,o assunto aqui é gente que gosta de um estilo de vida expansivo e outro que gosta de um estilo mais reservado. Mas,cada um tem a atenção no seu ponto fraco e o seu pelo visto....
Cada lugar tem sua cultura local, a região sul inteiro é assim, as pessoas são reservadas, em maioria não gostam de barulho, não gostam de som alto, não gostam de gente e mais gente dentro de casa ou de ficar na rua, para isso existem os parques! O Brasileiro tem a mania de normalizar a falta de educação, de colocar som alto até madrugada a dentro e dizer que os incomodados que se mudem e etc... e aí acham ruim locais que não tem essa cultura, vão dizer que não estão de bem com a vida etc.... literalmente a pessoa saiu do estado dela para ir para um de cultura totalmente diferente e ainda querem achar ruim! Existem locais específicos para se fazer amizades, é só sair de casa, não precisa fazer festa na vizinhança para isso!
@cristovaoc.r985. Caso seus neurônios não tenham percebido, eu escrevi "em grande maioria"! Óbvio que há exceções especialmente em capital e cidades maiores, até mesmo conta da migração, por exemplo já é bem comum ver venezuelano torando o som por aí! Mas ainda é uma exceção a regra, se tu vai pra outro estados para fora da região sul é o contrário, o silêncio é a raridade! Mas o silêncio na região está com os dias contados, porque como tudo no Bostil, nada vai pra frente, só para trás!
Cara, eu conheço 6 estados do Brasil, e já morei em 4 estados diferentes. Moro em SC desde 2017, aqui eu trabalho com vendas e tenho contato com muita gente e sabe o que eu percebi com tudo isso? O Manezinho e muito gente boa, todos que eu tive contato foram super educados e me ajudaram, os Catarinenses fora da ilha, tbem são bem de boa do jeito deles, mas não são todos! Agora, o que vc tem de saber se realmente são Catarinenses, pq na maioria não são. Outra coisa que eu percebi, são as pessoas que vem de fora, principalmente do Rio Grande do Sul e do Paraná que conseguiram ganhar dinheiro aqui, eles humilham muito as pessoas e isso aconteceu muito comigo principalmente na ilha. Outra coisa que eu percebi é a rixa que tem entre Catarinenses e Gaúchos. Já morei em 3 bairros aqui e nunca tive problema com Catarinense, agora com os de fora? Muito! Eu não sei o que acontece com as pessoas que vem de outros estados, se acham muito depois que chegam aqui, não respeitam nada, tive problema com 3 de fora, problemas sérios, até ameaça rolou. Para finalizar, eu conversando com alguns Manezinhos, o que incomodam eles é o fato de estar vindo muitas pessoas para cá e acabar com o sossego deles, o pessoal do nordeste gostam de fazer festas e na maioria das vezes varam a noite e muitos daqui não estão acostumados com isso. Tem tbem os gringo, que não respeitam as leis de transito e param o carro onde querem e isso irritam eles tbem. Posso te garantir, tenho mais facilidade com as pessoas daqui mas do que com as de fora, pq parece que os de fora quando começam a ganhar algo, já veem vc como concorrente, até inimigo, demorei um tempo para perceber isso. Os Catarinenses são muito fechados, até pegarem confiança em vc, depois disso, vc vira a melhor pessoa para eles, igual os orientais fazem com quem é de fora!
Sempre viajo pra Floripa e as pessoas são educadas e simpáticas, mas realmente são introvertidos, é cultural, mas não é negativo, não tratam ninguém mal. Percebi que os que não gostam de imigrantes, são os próprios imigrantes que se sentem naturais da ilha por morarem lá há anos... Rsrs
Aqui no sul, os valores e princípios são mais rigidos. Nos demais estados os mesmos são mais flexíveis, se usa muito o termo como "bom senso". Eu costumo dizer que bom senso é um elástico que não tem fim. Sempre haverá um novo bom senso. No sul as pessoas costumam serem mais diretas, objetivas como: sim é sim e não é não. Não como regra, mas como tendência. Assim como o conteúdo do vídeo ele trouxe uma forma de preconceito enrustido que não foi percebido. Ele já veio com essa ideia e a mesma se confirmou. Quando eu venho com uma ideia vou encontrar situações compatíveis com as que estou imbuído.
Pelo seus relatos, voce esta falando de morador de Floripa que nao sao daqui. 1. Sempre deixamos a bolsa no banco ate alguém querer sentar.( faz 7 anos que nao uso ônibus então nao sei se esse tempo mudou a intenção de deixar a bolsa.) 2. Hoje tem muita gente folgada, minha mãe aluga casa e ela é de boa convida pra tomar café e se precisa de ajuda pra algo, 99% abusa disso, entra sem ser chamado em casa, isso ano afeta ela mas pra mim ja seria um basta pra nao dar atenção a inquilino, ou é amigo ou é inquilino fazendo criar a casca devidos aos folgados. 3. Fui na festa de empresa esse final de ano e adivinha, o grupo por estado e depois subgrupo por setor. Então ano sao catarinense sendo reservado. 4. conheço o nome dos meus vizinhos e de quem aluga a casa de alguém, bato papo com ele? nao, mas mantenho respeito e cordialidade (20 anos e so falei com um dos vizinhos 4x) não temos intimidade talvez por ser gay, mas nao fico gastando neurônios com isso e como terreno é grande nunca escutei nada de lá e acredito que de cá nao ouve-se nada. 5. E quem é realmente manezinho ou mora a mais de 30 anos em Floripa vê seu local sendo agredido, seja com crescimento desordenado ou por pessoas que acham normal fazer o que faziam nas suas regiões . No Campeche tem a lagoa pequena, era cercada por mato, passa final de semana la e veja a nova galera pondo carro em cima do mato cada vez desmatando , pessoas quebrando as arvores e planta menores pra dar espaço a suas 6 cadeiras de praias e guarda sol ( teve uma família que entro mais a dentro quebrou uma arvore mais fina pra poder enterrar ela no razo pra fazer sombra) Isso nao nos deixa triste com o local que nascemos? Mas isso é falta de fiscalização publica, pois uma cidade ela fica rica com essa diversidade e precisa de gente pra crescer, sem gente sem atrativos privados. Esse é um grande problema de imigração em massa, nao dando tempo dos novo acostumarem com cultura e dar continuidade ao que encontraram dando choque e conflito social por ter uma gama grande de estilo de vida. Um outro fator foi o home office, pelo menos no meu convívio isso afetou bastante quem era mais próximo ficou um contato de final de semana e os outros então ficou encontros a cada 2 meses e menos chegados assim dizer a rotina so home office afastou.
Eu como uma pessoa introvertida entendo esse aspecto, ao invés de achar apático ou falta de educação, o Brasil é um país enorme com culturas muito mixas, não é todo mundo que gosta de interação social, proximidade e conversinhas
Morei em Santa Catarina quando era criança, a minha mãe era funcionária pública federal e pediu transferência pra lá. As minhas irmãs que eram mais velhas falavam que era muito difícil fazer amizade, mas quando faziam amizade era para a vida toda, tanto que até hoje elas têm contato com os amigos que elas fizeram em SC. Eu acho que eu ia me adaptar muito fácil em SC, odeio “incomodação” do tipo receber áudio por WhatsApp, gosto de ficar sossegado na minha!
No sul do país é assim mesmo, aqui em Curitiba, é igual ! Descendência europeia, muitos poloneses, ucranianos, alemães, colonizaram esses lugares e esses povos são mais fechados mesmo, mas depois que você faz amizade você percebe que é uma característica de introversão mesmo, e não é antipatia como muitos falam.
Kkkk Qual o estado do Brasil não foi fundado por Europeus? Kkkk😅😅 A única diferença é q a colonização do Sul do Brasil é de um passado um pouco mais recente e isso fez dos descendentes desse povo q chegou no Brasil corridos de guerra e das dificuldades financeiras dos seus países "europeus", um povo arrogante, xenofobico de uma forma q até serve de PIADA p as outras regiões do Brasil...😅😅😅
@@essencia2023 No seu comentário, dá pra perceber que você é mais arrogante do que os "sulistas" que tanto você critica, aliás, a piada nisso tudo é você, um migrante que não gosta das características do povo catarinense, mas que se submete a viver aí, em vez de ficar na sua terra natal e ajudá-la a desenvolver, você é o esteriótipo perfeito do típico migrante vira-latas ! Se você não gosta do povo, vaze daí cara, não seja um vira-lata🤣🤣🤣
Morei em Curitiba no começo chorava todo dia mas depois fiz amigos que morei 50 anos em Curitiba até hoje tenho amigos curitibanos amo Curitiba cidade limpa cidade que ninguém cuida da vida de ninguém cidade de povo honesto e trabalhador
Acho essas generalizações bem idiotas. Vi pessoas falando que Mineiros são isso e aquilo, interagem. Eu sou mineiro e garanto que não é assim em todos os lugares, não! Estou morando em uma cidade do interior de Minas e as pessoas aqui são extremamente mal educadas. No supermercado, então, é um horror, caixas sempre com atendentes mal humorados, cidade barulhenta, suja etc. Por isso irei falar que MG não presta? Não, pois senão estaria generalizando. Eu fui em Florianópolis e o que eu vi foi uma mistura de pessoas de várias partes do Brasil e achei as pessoas bem educadas e a cidade limpa, o que é raridade no Brasil, pois grande parte da população brasileira é porca, pois ama descartar lixo nas ruas, nas praias, nos parques. Nem por isso irei dizer que todos os brasileiros são porcos, pois tem uma pequena parte que tem educação. Poucos lugares do Brasil eu vi gente educada. O fato da pessoa ser mais introvertida nunca me incomodou. O que me incomoda são os brasileiros sem educação. Cada pessoa tem suas particularidades. Já pensou se todos fôssemos iguais? As pessoas falam tanto de preconceito, xenofobia, intolerância etc... então acho que quando você generaliza acaba sendo preconceituoso sem perceber.
@@cristovaoc.r985 O comentário dessa pessoa foi para não generalizar com sulistas, mas com os outros pode! E mineiro é infinitamente mais simpático que sulista, isso nem tem o que discutir.
@@niniasemira2269 eu sou mineiro e hoje moro em Minas Gerais. E nem todos os mineiros são simpáticos. Outra coisa: educados para mim são pessoas que não jogam lixo nas ruas, que não são porcas e que não são baderneiras. Tem outras poucas regiões do Brasil que têm pessoas educadas. O brasiliense, por exemplo, no geral é educado. A região ali do Plano Piloto é extremamente limpa e as pessoas não são baderneiras, não jogam lixo nas ruas. Mas brasileiro na grande maioria é mal educado, sim!!! No Espírito Santo também tem algumas cidades que são limpas. Você deve estar se doendo porque deve ser mais uma desses brasileiros que amam descartar lixo na rua. Repito: gente que joga lixo nas ruas, nos parques, nas praias é porco e mal educado. Eu moro em uma cidade no interior de Minas onde você vai no supermercado e as atendentes todas com cara de "cool" e mal humoradas, além da cidade ser imunda, muito lixo nas ruas. Aqui as pessoas desconhecem o que é bom dia, boa tarde e boa noite! Algumas cidades de Minas também são limpas, Mas no geral, grande parte das cidades brasileiras são sujas. Grande parte da população brasileira é incapaz de reciclar o lixo, prefere jogar na rua. Tem gente educada e mal educada em todas as regiões do brasil. Mas educação é a minoria que tem.
Sulistas é honesto e trabalhador, não fazemos amizade com qualquer um! Nossa amizade é para toda a vida , colega sim é coisa passageira, amizade é eterna! Amizade tem que ser peneirada para que possamos confiar e nós amamos isso 😂😂😂😂😂😂muito melhor ter um amigo na mão do que 10 voando e não prestar para nada !
Pelo que entendi são xenófobos porque convivem bem apenas com pessoas do sul. Passei uma semana aí em 2018 e não percebi. No entanto, considerando que esse estado foi tomado pelo ódio e mentiras da extrema direita nos últimos anos, não duvido que isso hoje ocorra
Sou do nordeste, e moro em São Paulo. Aqui em São Paulo, as pessoas não são tão interativas. Dependem da região. As periferias as pessoas são mais abertas. Mais por interesse. Regiões ricas vc não congui nem ver as pessoas.
Exato, em bairros ricos de São Paulo, vc nem vê as pessoas na rua direito. Na periferia, é som alto e todo mundo tá na rua, mais fácil fazer amizades (e inimizades)
Eu nasci em Curitiba e me criei aqui em Balneário Camboriú onde vivo já maís de 30anos. Até concordo com algumas citações que Tu fez. Porém prefiro que seja assim,pois eu sigo o método de boa vizinhança com meus vizinhos porém cada um nas suas casas. Para que possamos continuar tendo uma boa convivência.Pq muita intimidade de ficar indo um na casa do outro logo pode dá ruim e virar fofocas etc... Aqui na frente da minha casa por exemplo moram uns Cariocas eles quase tds finais de tarde colocam cadeira na calçada pra ficar conversando. E eu reparei que isso é uma característica de pessoas de fora geralmente. Eu não faria isso jamais... Más tá td bem cada um faz oq quer só não pode querer forçar que os outros façam o mesmo né . Fica a dica! 👍 Pois o legal de se morar num lugar diferente é que as coisas sejam diferentes né?! E nem sempre o diferente tem que ser bom ou ruim.basta que seja diferente. Pois mais chato seria se as pessoas de todas as Regiões do Brasil fossem tds formatadas iguaisinhas umas as outras 🤪
É bacana a tua reflexão,mas o ser humano em geral precisa interagir uns com os os senão ninguém vive, ninguém aproveita a vida da forma que tem ser. Todos temos as nossas ocupações, mas existem aqueles momentos que devem ser compartilhados uns com os outros.
Eu sou sulista morando em São Paulo há 4 anos, e pra mim as pessoas daqui não respeitam o espaço pessoal dos outros, vem incomodar toda hora, falam alto quando não estão gritando. Outra coisa é que as pessoas forçam muita intimidade, vem pegando na gente, abraçando, chamando por apelido sem nem conhecer direito. Eu prefiro muito mais o Sul, onde é mais dificil fazer amizade, as amizades são mais genuínas e duram mais. Sobre atendimento, eu acho o do Sul mais neutro (nem bom nem ruim), aqui em São Paulo o pessoal ganha mal, perde muito tempo no trânsito e ás vezes desconta na gente. O uber aqui é meio a meio. No fim é tudo cultural, o que é negativo pra você, pra mim é positivo. Cuidado com julgamentos, podem levar pra lado pessoal e te atacar.
Por isso SP com todo o seu tamanho é uma das cidades mais desconhecidas do mundo, não está entre as 100 mais visitadas do mundo o que é uma vergonha. Quem foi lá, nunca mais quer voltar, foi o que me falaram. A cidade não é feita para agradar o visitante, não tem cartão postal e se você reclama, eles falam pra eu voltar de onde eu vim.
@@carloscardoso1945 vc está muito mal informado, me desculpe. SP é uma das cidades mais conhecidas do mundo mas... é uma cidade de negócios e não uma cidade para turismo. Tem turismo sim mas não é o forte da cidade. SP tem a maioria dos restaurantes mais requisitado das Américas e uma diversidade grande de culinárias. Tem um dos parques mais visitados do país que é o Ibirapuera. Sediou copa do mundo e tudo e vc vem falar que não é conhecido? não tem cartão postal? e a Avenida Paulista é o que? O Ibirapuera? o Trianon? a estação da Luz? SP tem o melhor transporte da América do Sul. O maior shopping da América Latina. A segunda maior rodoviária do mundo. SP poderia ser a capital do país tranquilamente. Lógico que tem violência como qualquer capital e quem não volta é porque teve alguma experiência ruim mas não é uma cidade 'para agradar turista'. Não ganhamos dinheiro com turismo. Ganhamos dinheiro com trabalho, negócios e financeiro. Deixamos isso para Rio, Floripa e Salvador que tem essa vocação. Não tenho vergonha nenhuma de falar de SP. Não é uma cidade para amadores assim como o Rio
Esse povinho de são Paulo nunca chegará aos nossos pés somos sulistas descendentes de alemães esses paulistas tem a nojenta inpegrinada no sangue e o som auto faz parte dessa gente
Esse povinho de são Paulo nunca chegará aos nossos pés somos sulistas descendentes de alemães esses paulistas tem a nojenta inpegrinada no sangue e o som auto faz parte dessa gente
Esse povinho de são Paulo nunca chegará aos nossos pés somos sulistas descendentes de alemães esses paulistas tem a nojenta inpegrinada no sangue e o som auto faz parte dessa gente
Sou de Manaus moro aqui a dois anos e vim justamente por esse estilo de vida, não gosto de bagunça e falo pouco, tenho amigos catarineses que nos falamos na medida do possível e são super amigáveis, quanto a interação não faz muita diferença aqui em casa somos reservados, amo minha cidade mas jamais voltaria, o povo é muito invasivo e barulhento. Sobre seu vídeo concordo e se o estilo da pessoa for outro realmente não vai conseguir se adaptar aqui.
Me permita uma contribuição em sua análise . Sou gaúcho, morador do interior do estado, em uma cidade fundada por colonizadores germânicos . Este fato, tem consigo , a carga de vários aspectos culturais que ainda permanecem presentes na população local , bem como em muitos municípios e regiões do sul do país . Não falarei aqui por nenhum sulista ou gaúcho pois acho isto errado, dado que não represento ninguém além de mim . Então esta será tão somente minha opinião, a qual já partilhei e debato com amigos de outros estados com os quais tenho e tive contato Eu particularmente acho ótima tal diversidade de culturas no país , tal qual vivenciamos . No nordeste e parte sudeste, tal qual dito no vídeo , há uma receptividade muito mais calorosa e amistosa para com visitantes e pessoas de fora . Aqui no sul, povo é mais reservado . Se eu fosse elencar mais especificamente um aspecto negativo desta cultura dita mais calorosa , diria que também , ela é por vezes extremamente invasiva para com o visitante. O nativo chega chegando , contando tudo da vida dele , querendo saber tudo de sua vida , o que faz , o que não faz , pq está ali , com quem está etc etc ... E não bastando isto, tem uma questão bastante desconfortável que é a do toque e aproximação por vzs , onde ficam lhe tocando para falar e chegando pro cima de vc . Obviamente não são todas as pessoas , mas nas viagens que fiz , percebi nitidamente isto . As pessoas estão solícitas e felizes , querendo interagir e aí começam a conversar c vc , vão chegando mais perto e mais perto e aí já estão encostando e tocando ...rsrsrs. Gente vamos lá, são pessoas desconhecidas, não amigos . É um contato inicial então não carece de tanta ênfase 😂. Eu particularmente detesto isto . Por vezes as pessoas forçam a barra , tentando fazer amizade , sendo que nem sempre vc está afim de interagir , pois quer apenas sossego e apreciar o passeio , o dia . Isto é puramente cultural então não há nada de errado neste comportamento de aproximação. Acho aliás um ponto muito positivo para nós brasileiros termos isto .visto que somos diferentes . No entanto , há de se entender que nem todos possuem esta cultura e que nem todos gostam desta aproximação que por vezes e mais unilateral . Da uma impressão de invasão de intimidade o que muitas vezes fazem e aí qdo a pessoa e mais introvertida / reservada, é tratada como fria e grossa , sendo que na verdade , é o outro que está exacerbado sua curiosidade e intimidade . São como mencionei, culturas distintas onde uns querem mais interação e outros não fazem questão . Espero que eu tenha feito me entender como dizem . O intuito não é desmerecer um modo de cultura mas sim agregar um outro ponto de vista tão somente 😅 Grande abraço aí a todos .
Em setembro de 2019 eu viajei com um grupo de turistas que a maioria era de Florianópolis e praticamente não falavam comigo, achei o povo muito arrogante.
@@alexconchen114 O fato da pessoa ser introspectiva é compreensível (traços de personalidade), o q não devemos achar natural é a arrogância... Isso é ridículo...🤮
Morei 8 anos em Florianópolis. O que notei de enorme diferença é que o povo adora briga.. sempre vi muito bate boca e porradaria nesmo. Acho q é muita gente tensa muito oertp, daí o pau quebra facilmente.
Sobre o negocio do audio eu nao sou do sul, tbm nao suporto audio de whatsapp... nem sempre a pessoa que recebe o audio pode ouvir o audio, e muita das vezes audios sao longos e nao direto ao assunto, o audio na maioria das vezes so facilita para quem envia e nunca para quem recebe, se voce trabalha em um ambiente de atendimento ao publico onde vc nao pode se distrair os audios sao terriveis... enquanto que no texto voce olha a mensagem discretamente e responde assim que tiver uma chance... nem sempre o audio de se for algo importante nao poderá ser ouvido. Alem de tornar conversas privadas ficam publicas pelo autofalante
Existe uma certa dificuldade de relacionamento. Um problema é exatamente o excesso de pessoas que vem visitar/estudar e acaba ficando. O excesso de turistas também incomoda os nativos… filas e mais filas, congestionamentos… o fato é que uma coisa é você ser turista e estar aqui a passeio, sem compromisso, e outra é ter que trabalhar no meio desse caos que Florianópolis se tornou. Continua bonito, mas violência, drogas, promiscuidade e tudo o mais de ruim veio junto com o “desenvolvimento “…
Sou do interior da Bahia, e morei dois anos em Curitiba. Sempre me diziam que os Curitibanos eram frios e fechados com quem vem de fora. Mais quando me mudei pra lá, fui bem recebido, e as pessoas que conheci eram super receptivas, educadas, acolhedoras. Amei a cidade, o clima, e fiz muitas amizades por lá.
A maioria do que você falou se aplica aqui no Rio de Janeiro também, e acredito que as grandes cidades também, a vida está muito corrida, acredito que seu vídeo apareceu para mim, pois estou pretendendo me mudar para uma cidade do sul do país, o lance é não ficar mendigando atenção de quem não merece, serve para qualquer lugar do mundo.
Sinceramente, eu prefiro pessoas que ficam no espaço delas do que as que ouvem som alto e tentam chamar atenção a qualquer custo. Escrevo isso de SP com um vizinho nordestino ouvindo forró no talo por umas 5 horas seguidas.
Você está certíssimo. Sou do Ceará e infelizmente é o que mais tem aqui, mas acredite tem cearense com bom senso sim. Eu detesto som alto, acho uma grande falta de respeito. O único forró que tolero é do Luis Gonzaga o resto não presta.
cara, floripa e elite, hoje deve ter mas gente de fora aqui do que manezinho, os ricos saem de suas cidades pra morar aqui, e ricos não interagem, principalmente com pobres, eu duvido tu ir morar em um bairro popular aqui, ingleses, rio vermelho, ou nos morros de floripa, vc não faz amizade fácil, o cara faz um video na beira mar norte, falando isso, sou natural de floripa, CLT, e te garanto, a maioria das pessoas que trabalham cmg são de fora, tenho amigos aqui do para, de são paulo, do rio, parana, bahia, etc, mas floripa não e um sonho, td aqui e extremamente caro, pesquisem vcs videos de preço entre floripa e noronha, e quase a mesma coisa, pra morador natural daqui e foda, paga o preço, o cara falou dos uber, nunca peguei um uber com um manezinho dirigindo
Sou de São Paulo, e moro em Florianopolis a 3 anos, meu filho tem 15 anos, e nunca fez tanta amizade na escola como aqui em Florianopolis, os nascidos aqui, chamados de manezinhos são as pessoas mais alegres, simpaticas, receptivas, não tenho uma reclamação deles, tudo isso que você falou são pessoas de fora de Florianopolis, que estão morando na ilha, conheço muita gente dessa forma que você falou, mas não são nascidos em Florianopolis. Temos muita cultura sulista(Europeia) que o pessoal é mais fechado. No restante aqui tem muito mais pontos positivos do que negativo, eu só saio de Florianopolis se eu for chutado da cidade. As experiencias que você teve, graças a Deus não tive.
Vc não pegou pesado não . O povo do Sul é " gelado " Meu irmão morou e trabalhou mais de 15 anos em Curitiba, ele é super comunicativo e maior parte das amizades que ele fez eram de pessoas que vieram de outras regiões do Brasil, que não do Sul...............
Moro em Macapá no Amapá e todas as férias eu passo em Floripa, amo esse capital e esse estado. Nunca tive problemas em interagir com as pessoas, muito pelo contrario, são pessoas educadas, inteligentes e bonitas, ninguem se encomoda com ninguém. Um dia irei morar em Floripa.
Cara você está viajando na maionese, querendo que todo mundo goste de você, vai passar uns dias no Japão e depois achar que os japoneses tem que te amar a primeira vista!
Se for como turista, você é bem recebido e até consegue interagir com locais, principalmente no interior. Agora se for a trabalho, realmente não é muito legal não!
Sou empresário, em 2018 viajei ao sul brasileiro, fui por deverás mal atendido; ia comprar uma empresa e que ia empregar cerca de 20 pessoas, fiquei tão indignado que não fechei a compra; redirecionei o investimento ao nordeste brasileiro, foi a melhor coisa que já fiz na minha vida. Detesto o sul brasileiro,
Caro Renato. Os comentário de alguns demonstram claramente a arrogância, a ignorância de uma parte da população de Florianopolis. Felizmente é uma minoria. São pessoas com problemas de identidade cultural, ou digamos, sem educação mesmo, e que se acham "superiores" ao restante do Brasil.
Óbvio que não é de SC. Mas o complexado e recalcado dono do canal curtiu essa agressão. Só recomendo que volte para a sua latrina de origem, os incomodados que se retirem. SC não precisa de ti para nada.
O sul do Brasil tem uma grande influência europeia. Isso, certamente explica, embora não seja o único fator, essa pouca receptividade do povo catarinense. O que para muitos é um ponto negativo, para outros é algo totalmente normal. O próprio povo europeu, na maioria dos países, é frio, de pouca conversa, principalmente com os de fora. Cada povo tem a sua peculiaridade, meu amigo.
Bah! Sou de Floripa! O povo sempre foi maravilhoso com todos! Só que ninguém se mete a puxar conversa fútil com estranhos… sempre informamos localização de lugares, qdo perguntado, etc… acontece que a maioria das pessoas de hoje, não são de Floripa! São gaúchos, paulistas, paranaenses, nordestinos e muuuito argentinos. Mudou muito! Nossa “turma” era outra! Você deveria perguntar antes pra pessoa de onde ela é… aqui nem taxista, huber, dono de lojas, etc… não são mais florianopolitanos….
Dois amigos 👯♂️ meus de SP capital se mudaram pra Florianópolis e não resistiram mais que 2, 3 anos por n conseguir se encaixar nesses grupos daí onde n veem c bons olhos 👀 quem vem de fora p morar . Um deles chegou a entrar em depressão achando que o problema era c ele e se não fosse o seu pai e irmão terem ido busca-lo talvez o pior acontecesse …, e o outro apesar de tb ser muito bom no que faz não conseguiu tb resistir a uma total indiferença coletiva …, eu não julgo , pois a migração europeia pontual daí explica muito sobre isso mas tb n cogitaria viver do Paraná até o Rio Grande do Sul em hipótese alguma. Por outro lado eu que sou do estado do Rio onde nasci e apesar de ter vivido lá até os 14 anos me mudei p SP capital e morei lá por 21 anos até que já adulto e casado resolvi c minha esposa me mudar novamente p o Rio e tirando as pessoas que já me conheciam de antes de partir de lá simplesmente n consegui interação c ( ninguém…) dd lá ( Armação dos Búzios , Cabo Frio e Arraial do Cabo… ) e olha que tenho vários parentes ainda morando lá e tirando eles tb só fui perceber a questão qd me dei conta que das poucas pessoas que tive uma relação positiva ( todas eram de fora assim como eu ….) e isso acabou comigo por dentro , 5 anos depois de tentar , tentar , tentar voltamos p SP novamente mas desta vez ( Ilhabela …) um verdadeiro paraíso no estado e aqui próximo da grande São Paulo as pessoas são mais abertas c quem é dd fora uma vez que isso é muito comum então elas te aceitam melhor e interagem c vc sem pensar nessas coisas. Não me arrisco dd novo a sair do estado de SP pois aprendi que é o único dos estados brasileiros onde as pessoas n se sentem ( incomodados em perder algo como seu emprego p quem vem de fora …) já que seus pais e antepassados tb vieram de outros lugares. E SP capital é o ápice desta maneira justa e saudável de convivência que morreu no restante do país. ❤️
Eu morei um tempo no RJ, as pessoas falavam comigo mesmo utilizando o fone de ouvido, eu falava bom dia, a pessoa já olhava estranho como se eu não devesse estar ali e que eu tenho tudo aquilo por causa dele, como se eu tivesse roubado aquilo. Olhavam com ar de interesse, talvez explica a alta taxa de criminalidade tal comportamento.
Morei em Floripa e as pessoas são realmente mais "frias" que outros lugares, porém é da cultura do local! Precisamos entender isso como uma coisa "normal' do lugar!! Essa é a beleza do País, cada local tem sua cultura!! Mas se fizeres um amigo aí, será pra toda vida!
Ter bom senso, educacao , nao fazer escândalo e puxar papo aleatório com desconhecidos virou algo sombrio. Eu sempre fui ensinado desde cedo a nao ficar dando trela pra malandro na rua. Acho que isso é comum na regiao de floripa.
Eu gostei do pessoal de Floripa, me trataram super bem. A questão é tentar tb, não se fechar no primeiro não que receber. Que assim como em todo lugar do mundo, tem pessoas que são mais abertas e tem pessoas mais fechadas. Dica para quem quer fazer mais amigos, aula de dança, algum esporte, grupos de igreja, trabalho voluntário, perguntar amigos se tem outros amigos que podem apresentar… vai em um hostel se tiver se sentindo só que lá tem gente de tudo que é país e lá eles amam conversar… direto tem festa nesse lugares tb. E cuidado como vc enxerga as pessoas aí, pq atraímos coisas que reforçam a nossa crença. Vá com a mente “vou encontrar pessoas na mesma vibe que eu e que queiram conversar” que vai vê a diferença de pessoas que vc vai atrair 😉
Mano, sou de Belém - PA e morei aí pertinho em São José e trabalhei em Floripa. Foram apenas 7 meses, mas concordo. De tudo que você falou, a única coisa que não vi foi essa do ônibus. De resto, presenciei coisas semelhantes. Acredito que isso se deva a dois motivos principais: 1 - o sul é como um pedaço da Europa no Brasil e na Europa, como sabemos, as pessoas são mais fechadas, dependendo do país, menos ou mais. 2 - um motorista de uber me falou que as pessoas daí não estavam preparadas para tanta gente migrando para aí. Os habitantes originais são pessoas simples, muitos são ou eram filhos de pescadores que de repente viram a ilha se transformar em uma metrópole e por isso ocorre esse choque cultural. E continuando, a questão das interações é de fato complicada. Muitos deles são bem matutos mesmo e não entendem o que você quer dizer. Passei por duas situações estranhas: sou doador de sangue e fiz uma doação no hemoocentro (Hemosc). Ao ligar para esse hemocentro para perguntar quando estaria disponível o meu exame de sangue (que é feito após cada doação, quem é doador, sabe), a mulher com quem falei surtou. Ela pensou que eu queria saber sobre o exame por estar com alguma doença. Até explicar pra ela que não se tratava disso, deu trabalho. São pessoas muito desconfiadas. Outra situação, essa realmente ridícula, foi dentro da empresa que trabalhei. Uma sra bem cuidada (aliás, as mulheres, tanto novas quanto já maduras são, em geral belíssimas mesmo) que trabalhava nessa empresa (onde, aliás, não teve apresentação/integração nenhuma da minha pessoa) gostaria de falar com meu chefe, que ficava muito tempo fora da sala por conta de suas atribuições mesmo. Eu disse que ele não estava, mas perguntei: a sra não quer sentar e esperar? A mulher fez uma cara de desprezo e indignação como se eu estivesse dando em cima dela. Acho que em qualquer lugar do Brasil isso que eu fiz seria normal, foi uma questão de educação, mas lá não, é tudo mal interpretado. Fiquei muito chateado com isso. E tudo isso que vc e eu estamos falando é tão verdadeiro que conheci mais de uma pessoa daí mesmo que confirma isso. Eles mesmos reconhecem que são assim. Há exceções, sim. Mas as pessoas mais extrovertidas que moram aí geralmente são do Rio Grande do Sul e outros estados. Mas parabéns por vc ter se adaptado. É um lugar muito bonito, desenvolvido e com mais oportunidades se comparado com meu estado Pará e outros estados. Quem sa adaptar à cultura deles e ficar na sua tem tudo pra se dar bem. Abraços.
@@riviorramirez5269 Em nenhum momento disse isso. Aliás, se vc não fosse um analfabeto funcional (pessoa que não entende o que lê) verá que no final eu elogiei Floripa e disse que tem mais oportunidades do que na minha cidade. Mas, ampliando a resposta, sim, na minha cidade as pessoas se cumprimentam e conversam umas com as outras. No sentido de calor humano não só Belém, mas qualquer lugar do Brasil é melhor do que aí, não tenho dúvida.
@@riviorramirez5269Em que momento eu escrevi isso? Aliás, eu disse justamente o contrário no final. Mas, ampliando a resposta, em termos de calor humano, não só Belém, mas qualquer outro lugar do Brasil é melhor do que aí. Como eu disse, várias pessoas daí mesmo reconhecem isso. Não é ofensa.
@@riviorramirez5269Tua pergunta só confirma o que eu escrevi. ALGUNS de vcs (não gosto de generalizar) ouvem e leem, mas não entendem a mensagem. No final do meu relato eu elogiei Florianópolis.
Assista a Parte 2 do vídeo (reagindo aos comentários)
th-cam.com/video/EWh_yTcaYqw/w-d-xo.htmlsi=UTAHvu50prXTLKKM
Esqueceu de dizer que depois da seg guerra os alemãos que vieram refugiados pro Brasil foram proibidos de falar sua língua e eram perseguidos e apanhavam na rua!! Por isso estas comunidades de SC acabaram se fechando!
Vc tem q entender o lado deles tbm, pois sofreram muito, mas trabalharam duro e se sacrificaram para desenvolver SC e transformá-la na potência que se tornou hoje, o Brasil deve muito a cultura Germânica!
Engraçado, pivô grosseiro, frio, atendimento ruim etc... mas todo mundo quer vir pra cá.
Respeite nosso jeito de ser.
O problema das pessoas é chegar em um lugar e querer que o local se adapte a eles. Quem tem que se adaptar ao estilo de vida do local e quem vem de fora.
Na mosca.
@@palhetaslegato9843 prefiro nem me adaptar ou melhor nem conviver com idiotas
E assim começa a invasão bárbara.
Certeiro!
É o que sempre falo.
Quem quer uma cidade só pra si.
Que a construa.. PONTO.
Nasci no Sul, moro aqui a vida inteira, mas é palpável a diferença quando se sai do sul. São Paulo, Minas, Bahia, Alagoas, enfim, parece outro País, povo que te recebe sem olhar as tuas posses. Aqui o que mais me incomoda é este fatos de te analisarem pelo que você tem (material). Na última viagem a MG foi uma experiência tão linda ver um povo que quer trocar experiências, histórias e te receber de braços abertos enquanto no sul tem justamente estas panelinhas, grupos, classes..
Sou fotógrafo há 15 anos na Serra gaúcha, e vejo muito que nas famílias existe o casamento arranjado, a menina que se formou os pais já começam a empurrar pro lado do filho do fulano tal que ruma na mesma carreira e vem de família $$$$... E por aí vai... É um longo estudo social por aqui Ozeias, isso que confirmo pra você, Floripa ainda é bem mais tranquilo que em certas regiões do RS....
aqui em sao paulo nao é muito diferente nao ,aqui o povo julga tanto por aparencia e condicao social sim
Tenho que concordar , é lamentável essa coisa de querer avaliar teu valor pelas tuas posses
Mas que tu tá ganhando uma grana legal aqui pela serra tá né??Faz tua parte de boa depois semanda prá lá!!!😂😂😂😂
@@DanielSantostele KKKKKK. São um bando de mimi. Reclamam do capitalismo mas querem as beneses dele. A turma da geração Z é frágil, não aguentam o tranco da realidade. Cada lugar é diferente, isso é bom pois crescemos com as diferenças. Nenhum é melhor, só diferente.
Minas Gerais... Amo.❤
O povo do nordeste não e tão amigável como parece , algumas pessoas so se unem para fazer festa e falar mau uma das outras, se você estiver passando por uma dificuldade esquece raramente vão te ajudar, algumas pessoas de la so são amigáveis com quem tem algo a oferecer, se você não tiver nada eles te pisam
Verdade
Perfeito. Além disso, nordestino só é hospitaleiro com quem é de fora. Muitos são mal-educados, respondem mal quando alguém pede informação, só tratam bem quando estão interessados em algo que a pessoa tem, não respeitam o espaço do outro. Enfim, não são tão bonzinhos assim como a mídia tenta demonstrar.
Simplesmente porque existem pessoas assim em todos os lugares. É um erro fazer generalizações.
A mim, o povo do Ceará, tratou muito bem; graças a Deus. Não conheço os demais Estados do Nordeste !
@@arthurgustavo Não, o nordestino é bem isso e dito por nordestinos. Convivi com varios nordestinos de varios lugares que moravam no sudeste e todos falavam de diferntes formas do quanto o nordestino é interesseiro. Quanto mais pobre mais interesseiro. Vide as escolhas politicas, que independem de melhorarem de vida, reelegem por tijolo, carne, pedaco de pano.
O quê eu percebo morando aqui em Floripa sendo uma pessoa de fora é que você tem que saber se comportar e não se exceder em interações sociais. Aqui as pessoas são mais quietas, porém muito respeitosas. Creio que quem vem de fora deve analisar esse comportamento dos nativos e simplesmente respeitar, inclusive percebo que a galera de fora quer repetir as mesmas ações que tinham nos seus respectivos lugares e por conta disso acabam não sendo bem aceitas aqui. Eu moro em Florianópolis há 3 anos e nunca passei por situações desconfortáveis nem na vida social e nem no trabalho porque sei me comportar de forma adequada. Então repito que cabe a nós que viemos de fora analisar o nosso próprio comportamento morando em um lugar com a cultura completamente diferente da nossa origem.
Será q até querer fazer amizade já se tornou algo "desrespeitoso"?
Ah! Me poupe....
@essencia2023 pois é, mas depende de como você chega na pessoa para fazer amizade...
Exatamente 👏👏👏♥️
PERFEITA a sua colocação.
Simples demais!!!!!!!
O rapaz não está se queixando esta so falando a verdade e sendo sincero só isso.
está sendo ignorante isso sim, nada sabe da história local nem de q nativos de Floripa ele não vai encontrar mais nem na Costeira e Ribeirão da ilha. Uma ignorante lambendo outro, deve ser haole tb, vá estudar!
Porque europeus e canadenses tb são mais frios e fechados. Ja os Iranianos sao como o brasileiro, me disseram. Eh cultura e genetica minha gente. Ou aceita ou muda, ou os incomodados que se mudem. Se o BR inteiro fosse como o povo do Sul seriamos quietos mas seriamos um pais DESENVOLVIDO.
claro, essa é a opinião dele baseado no que ele viveu tendo talvez uma expectativa mais alta, eu não concordo mas é uma opinião valida.
O brazuca querer que um povo inteiro mude pra lhe agradar eh o fim da picada. I love you, you're great, now change.
@@franklemon8446 Nao eh opinião valida, eh opinião de pessoa imatura que pensa que o mundo eh um ovo igual ao que ele esta acostumado.
Sou Paulistana, o povo mais alegre, receptivo e acolhedor que já vi são: Mineiros, Goianos e o povo do Nordeste...
Quer aproveitar e ser feliz, vá para estes lugares, fica a dica😊❤
O povo do nordeste eu sei que são mesmo.
VC ESTÁ CERTÍSSIMA, SOU DO TRIANGULO MINEIRO E GOSTO DOS PAULISTAS PELA INTELIGENCIA E RECEPTIVIDADE.
Rosangela tem muito nordestino gente boa,mas tem muita gente vingativa conheço pessoas na própria família.
Depende, eu sou mineiro e te garanto se vc vier na cidade onde eu moro não terá essa impressão rsrs.
Os paulistanos também são muito legais!
Moro em Floripa e sou catarinense do interior. Somos pessoas educadas e não invadimos o espaço de ninguém. Só interagimos com pessoas que inspiram confiança. O nome disso é respeito a individualidade. A Cidade está tomada por pessoas mal-educadas, barulhentas, que jogam lixo no chão, emporcalham as ruas/praias, usam caixinhas de som, escapamentos abertos de motocicletas etc. Resumindo: aqui não é bagunça!
É impressionante o quanto o Nordestino reclamam das pessoas quando vem para o Sul. Eles acham que todos são iguais que jogam licho no chão, fazem barulho e não respeitam as regras!
Verdade
Falou tudo.
Sou de Salvador e você está certo. Respeito vem em primeiro lugar. Infelizmente, em alguns lugares do país, as pessoas não sabem respeitar o espaço do outro, o silêncio, a limpeza da rua, etc. Eu nasci no lugar errado, pois não suporto as coisas que mencionei e também detesto o calor.
O cara falou de panelinha, panelinha tem em todo lugar do mundo, eu nasci aqui em SC e eu gosto de privacidade mesmo
Você tem certa razão, mas nem tento...sou carioca e moro aqui há 40 anos e conheço bem o povo de Floripa.
Os nativos, chamados carinhosamente de manezinhos, se ressentem da "invasao" da Ilha por tanta gente. Eles perderam sua cultura, perderam a pesca artesanal, perderam suas praias, perderam seus terrenos...então é normal eles se fecharem nas suas comunidades, tentando sobreviver na sua própria terra
Não concordo. O camarada quer comentários e estamos dando.
Estamos no Brasil, um país livre.
@@zoedalvadasilva3510 DISCORDO, POIS Ñ DEVERIAM TER, E CONTINUAR A VENDER SUAS TERRAS. APRENDERAM A GOSTAR DA PICANHA...
Kkkkkk
Talvez sua cultura não alcance a denominação correta para esse fenômeno,isso não e jeito próprio de ninguém, isso é xenofobia em estado bruto
Cheguei em boteco no interior de SC ninguém fala com ninguém.perguntei p o dono do bar qual cerveja q mais vendia la ele nem me respondeu...
No ES também é assim. O capixaba só se relaciona entre eles e na maioria dos lugares o atendimento não é lá essas coisas. Nem bom dia, o capixaba responde. Isso pode ser entendido como falta de educação. Enfim, eu penso que se falando de Brasil, somos todos uma só nação. Não importa se é norte, sul , sudeste o Brasil é uma país formado de todos os mais variados imigrantes, então não há essa de singular. Se no Sul teve colonizadores europeus , nordeste também teve, e por aí vai.
E por incrível que pareça, entrei numa cidade e num boteco, por acaso, numa cidade do Interior do RS. Todo mundo falando alemão. Eu só queria tomar um café e ir embora. Puxaram assunto, ofereceram provas de bolos e queijos locais... fiquei umas duas horas, queria ir embora e não conseguia escapar sem ser deselegante.
@@luiz576
Vc percebeu que seu lugar não é aqui!
@@betorocha373 na real foram extremamente simpáticos. Essa a minha surpresa.
Santa Catanazi ....
O brasileiro médio - sobretudo o nordestino e o carioca - é o homem cordial (referência a Sérgio Buarque de Holanda): possui caráter emocional e sociabilidade moldada pelas relações familiares e afetivas. É aquele que trata o garçom que acabou de conhecer como "meu amigo". Esse fenômeno é menor nos locais em que predomina os descendentes de alemães e italianos.
Infelizmente é assim mesmo!
Não sei do brasileiro médio, e não sei do descendente do italiano e do alemão. Da minha parte, não quero ser amigo de ninguém, mas respeito todo mundo e trato cordialmente a todos. Cada um com seu espaço.
Meu TCC foi sobre " O Homem Cordial" Sérgio Buarque de Holanda.
Aqui em Salvador tratamos todos com muito calor humano.
Floripa é um bom lugar pra vc.
Cara a Bahia é um estado muito alegre, receptivos, mas infelizmente a violência cresceu muito na nossa Bahia!!
A Bahia ficou mais violenta que o Rio de Janeiro
Nossa, eu tava até de planos de visitar esse lugar, passar alguns meses
Das 10 cidades mais perigosas 6 estão na Bahia. Infelizmente essa região tá se tornando muito cabulosa.
Eu ia pela primeira na bahia mês que vêm, fui pesquisar na Internet e só vi comentários negativos tanto de turistas quanto nativos. Desisti de ir lá e vou pra floripa agora
Crlh, man, que f0d@!
Já pensei em conhecer floripa mas ouço tanta coisa negativa, tanta coisa ruim, que acabo adiando, adiando e adiando. E talvez o melhor é não ir nesse lugar, principalmente eu que sou nordestino e da Bahia, e seu vídeo reforçou mais essa perda de vontade. E não vejo só comentários ruins na internet, ouço relato de pessoas, não só da Bahia, mas como de outros Estados também.
Man, só não deixa esse povo contaminar você e sua essência, e te transformar num antissocial... você parece muito sociável, camarada e gente boa. Continue assim que você só tem a ganhar. Não estou dizendo pra se humilhar a essa gente tentando forçar um companheirismo, mas não deixe de ser quem você é.
Vlw pelo vídeo!
Abraço!
Coisa negativa é ter milícia dominando tudo, homicídio a cada esquina igual na Bahia ou RJ, dá até pra entender o a Sul, lá você desenvolve sua vida.
Melhor vc ficar na sua cidade! Aqui é perigoso vc se apaixonar quando vir pra cá! Lugar próspero e de pessoas felizes q não gosto de folgados
Não vem pra cá não, já tá muito cheio. Recebeu o recado!?
Eu vou a hora que eu quiser , não peço nada pra esses antipáticos, eles são uns bestas que se acham mesmo . Até pra te atender em um restaurante vem com preguiça e pouca vontade , perguntei uma vez pra um na loja eu não vim te pedir favor eu vim comprar e pagar .
E isso vc acha ruim? Eu nao acho.
Qualquer lugar que vc va vc sera bem ou mau recebido , depende oq vc vai fazer. Se vc for comprar/ consumir coisas, vc será bem recebido em qualquer lugar do mundo.
Se for pra morar, tem que se adaptar.
Mas no Sul nao é tanto assim como as pessoas falam. É que aqui ninguem da bola pra quem nao conhece, e devido a violencia nos dias de hj é o certo a fazer, ou vc pode ser vitima de um golpe a qualquer momento.
Floripa é simplesmente um paraíso com pessoas educadas e reservadas e com muita segurança.
Vai acabar
De que Floripa vc fala? A que eu conheço é bem diferente.
Nossa, de onde vc tirou tdo isso?
@@romypie3725 Todo mundo tem o direito de sonhar acordado
Sou nordestino e não gosto de falar com ninguém. Meu silêncio é muito importante.
Você deve ter tido eeducação em casa. Parabéns aos pais.
Então. Sou do nordeste e meu Pai é de Porto Alegre. Fui no sul milhares de vezes e não sou de fazer barulho ou tagarelar. Me sinto muito bem. Não me incomoda em nada a baixa interação social. O ápice disso é o interior do RS. Até pq se eu sou a visita, então eu tenho que me acostumar aos modos deles.
eu nasci na Bahia e sou fechado tb. Me acham chato e vao continuar, pq eu tenho um pe no espectro. Pra mim tb so fico feliz de interagir com pessoas que me interessem, senao nao tem pra que. Rs Mas moro em SP ( e agora nos EUA faz 17 anos, mas vou voltar pra SP um dia espero)
Eu sou de Pernambuco e sou muito na minha . Sofro preconceito aqui por ser assim. Acham que sou antipático.
@@wlac9191 certissimo. Ja morei no Canada e vi varios brasileiros se queixando deles. Oxi, os incomodados que se mudem.
Faz todo o sentido o que o vídeo fala. Quando eu morei em Florianópolis passei por uma dificuldade danada e realmente as pessoas são muito indiferente a suas dificuldades.
Fiz amizades que gostei bastante, mas fora essas amizades foi horrível a interação com as pessoas da ilha.
Sabem que você está com dificuldades, vão fofocar horrores sobre sua vida e não vai ter um pra te dar a mão, exceto em raríssimas ocasiões.
Nossa! Que visão distorcida . O fato do sulista ser "menos sociável" não tem nada de "sombrio". Sou paranaense e viajo sempre para Santa Catarina . O catarinense é muito simpático e educado. Mas, no sul, é normal as pessoas demorarem a interagir com as pessoas e com os vizinhos. Moro num condomínio e nenhum vizinho importuna o outro.O silêncio é total. Não há música alta e todos são muito discretos . Porém, a interação social é realmente limitada. Prefiro assim. Não tem a ver com falta de educação ( têm exceções como os exemplos citados no vídeo). É o "jeito" das pessoas serem e, quem vem morar no sul precisa adaptar-se, principalmente quem vem sozinho e sem família.
Exatamente isso, visão distorcida. Estou viajando pelo litoral brasileiro e registrando no meu canal. Em todas as cidades que passei pelo sul, fui muito bem recebida. ❤❤❤ Já penso em voltar em outra expedição e conhecer o interior. ❤
São um povo mais frio não são calorosos,tem gente quê gosta.
Bobo que não sabe nada. Quer engajar.
O sulista é preconceituoso por natureza, ele foi distratado na Europa, ignorado no Brasil e só agora, depois de que os argentinos faliram e finalmente os catarina fizeram dinheiro, vêem seu estado lotado de estrangeiros( paulistas, mineiros, cariocas e sulistas). Eles nunca foram donos de nada, os manezinhos foram sendo expulsos e preteridos em todos os lugares de SC. Na ilha então. Todas as praias são loteadas por paulistas, argentinos, agora mineiros e goianos. Não tem como eles ficarem satisfeitos. Jurere foi o inicio, hoje todos os condominios tem 90 % de todos os lugares 5% locais que são ricos e outros 5% que vc nem sabe porque nunca aparecem ou sequer falam contigo. BC é a exceção 50% de catarinas do interior, o resto vem do TH-cam( de todo o país) É nossa Miami, todos querem ver, serem vistos e hypar. É aquele kit gimble, iphone, DJI com pacote 5G infinito.
@@lunomundo10visão distorcida ? Como se o cara mora lá ? Distorcida se ele tivesse dando alho que não condiz com a realidade,mas quando o cara relata o que ele viveu,como isso pode ser uma visão distorcida ? Muitas pessoas falam exatamente o que ele está falando. Todas elas estão com a visão distorcida ?
Creio que se eu fosse morar num lugar desse, eu me daria bem, pois eu sou anti-social, não gosto de barulho, não gosto de sujeira e gosto do frio.
Mas as pessoas chata desse lugar iria te tratar mal do mesmo jeito e vc não iria gostar também 🤷♂️
@@Bill10Love Pois é. Mesmo que eu ficasse na minha, sei que uma hora ou outra, eu seria alvo de alguém.
Eu também, duas palavras e três patassos e se me chamar de cavalo eu mostro a bengala !!
O problema não é ser anti social . A questão é que eles são preconceituosos com pessoas que vem de fora. ...principalmente gaúcho. ..são os piores, se juntam com pessoas que vieram da mesma região deles e fica aquela panela falando mal de você. Isso porque eles também vieram de fora de Florianópolis acham que são donos do lugar ! Kk
Florianópolis não é uma cidade fria.
Nos últimos tempos, muitas cidades do sul, sobretudo as mais badaladas, têm muita gente de fora. Em outras palavras, nem sempre o sujeito que te incomoda é nativo do lugar. Morei por 30 anos numa destas cidades de SC e os que mais me segregaram eram de fora.
O cara tá certo, mania feia de ficar parado no portão dos outros,
@@marciofabiano5394 Eu quando morava em Daniela ou Ingleses vivia chamando a polícia pra estes casos, não tinha muro, era cerca baixa, flores, gramado, tudo lindo pra uns forasteiros parerem bem na frente da minha casa e ficarem lá, só de olho. Local não faz isso e se parar ele te chama e avisa o motivo e pergunta se pode. É bem diferente. Conforme o caso, vc até ajuda se for o caso, um carro quebrado, um pneu furado, não importa e sim a forma e o respeito que a pessoa te dá por estar na frente da sua casa te atrapalhando. Sim, ele te atrapalha, cha a a sua etenção, te faz sentir desconforto, medo, apreensão.
vou mandar a real, sou carioca morador do interior do RS e te digo, o tratamento muda muito quando o cara/moça é branco e anda bem vestido...
Outro do mimimi. Voce anda de cueca ou pelado pela rua?
Olha já sofri preconceito sim no Rio Grande do Sul, mas generalizar o povo é muito errado. Apesar de serem também um povo mais pacato e na dele, diferente do povo de Santa Catarina, o gaúcho é muito receptivo, detalhe sou morena.
@@giggs539 voce foi aonde? pq estou falando mais de cidade de colono no interior, tipo teutonia, lajeado, etc.... pelotas por exemplo parece o rio de janeiro.
Sendo carioca basta ouvirem o teu sotaque para terem certeza que é um vagabundo ou até mesmo bandido.
@@pedrozs1 Não compare o meu RJ com Pelotas!! Afinal o Presidente LULA já disse que Pelotas é Cidade Polo= Exportadora de Vi@dos!!
E Ele tem razão, exportou o Eduardo Leite para Porto Alegre pra ser Gay-vernador do RS
Essas pessoas confundem privacidade com isolamento social. Em resumo, a cidade é bela mas o povo é triste.
Exatamente
Parabéns por sua análise, você foi cirúrgico. Moro em Florianópolis a 20 anos, a 15 no bairro dos ingleses onde se referiu e é exatamente assim. As pessoas são bem retraídas e pra se dirigir a outra pessoa sem conhecer é só em casos extremos. Observação, isso é específico de Florianópolis, São José, Palhoça e outras partes da grande Florianópolis e do estado é diferente. Tive uma experiência incrível em Laguna, as pessoas são maravilhosas lá, passavam na frente da casa onde eu estava e dava impressão que queriam chegar pra ficar conversando. Inclusive aconteceu algo inusitado, um cara derrubou um balde cheio de camarão e siri de uma moto, eu fui ajudar ele a juntar e ele falou, já volto aí pra pegar e saiu, eu guardei pra ele, daí meia hora ele voltou, me agradeceu e foi embora, ou seja, isso pra eles já é normal. Senti muita diferença mesmo nesses 15 dias que fiquei nessa cidade de Laguna. Depois que voltei pra Florianópolis quase entrei em depressão kkk. Resumindo, Florianópolis é uma cidade turística ( ótimo para passeio) de entra e sai de pessoas de todos os lugares e tipos, tornando a atmosfera do lugar pouco acolhedora e até um certo ponto confusa, que interfere diretamente na interação social. Me organizando URGENTE pra mudar com a famiila para Laguna ou Imbituba.
Cidade grande sempre é mais caótica e cansativa pra se viver! Cidades menores a hospitalidade é sempre melhor.
Imbituba é uma cidade muito hospitaleira. Saudades de lá ❤
Morei 24 anos em Floripa, e é muito comum, as pessoas nem te responder um bom dia, você acaba não falando mais tbm, porém isso leva a depressão, pois se as pessoas não dão abertura para amizades, o indivíduo se reprimi, se isola, resumindo vi muitas e muitas pessoas depentendes de Rivotril, remédios pra dormir, álcool e etc, isso percebi que é mais acentuado em indivíduos acima dos 35 anos, as panelinhas , são reais e parentes que se odeiam também totalmente verdade, enfim nem tudo que reluz é ouro, graças a Deus mudei de estado
Melhor do que vc morar naqueles bairros de fofoqueiros e que querem saber tudo da sua vida até a hora que vc cag4
kkk vdd
Moro em manaus e aqui é assim,floripa vai ser um sonho
Eu tinha uma vizinha que se chamava dona Maria, até de madrugada ela estava na janela. Colocamos um apelido nela: Maria KGB.
@@AntonioCarlos-we3km
Kgb que chique!
Poderia ser Maria gazetinha! 😂
@@priscilagardner471 🤣🤣🤣
Cara , seu vídeo é o mais relevante que encontrei . Parece muito com a galera de Curitiba . Com tanta depressão , as pessoas não querem interagir , fazer amizade , né 😅 triste isso , gente .
Sou do nordeste, já morei em alguns Estados brasileiros e posso garantir que ainda não conheci um povo tão educado e atencioso como os Catarinenses 😊
Ser educado, não se meter na vida alheia e se possível ser prestativo já é suficiente.
Eu sou carioca e aprovo esta conduta.
Não é questão de se adaptar e sim questão de educação e empatia.
As pessoas de fora que vão morar ai, tem que criar um grupo e deixar esse povo pra lá. Tem gente que se acha melhor que os outros.
Sou paraense. Moro e trabalho em Belém. Porém SC pra mim que acompanho de longe é um lugar lindo onde com certeza vou conhecer. Eu entendi o que VC quis dizer em seu vídeo. Porém entendo também o lado deles. Eu a 30 anos atrás morei no ES. E lá também senti a diferença cultural e de costumes. Mais depois dessas pessoas me conhecerem somos amigos até hoje. E se um dia eu for a SC com certeza terei e farei grandes amizades e a minha maior vontade é ver essas pessoas virem ao Pará pra que eu possa mostrar como nós gostamos de receber pessoas. E mostrar nossa cultura e nossas comidas típicas. UM CONVITE A TODOS OS MANEZINHOS DA ILHA,E AS PESSOAS DE SC. VENHAM A BELÉM PASSAR O CÍRIO DE NAZARÉ. É UMA EXPERIÊNCIA UNICA E INDEPENDENTE DE RELIGIÃO VCS VÃO GOSTAR. VC TAMBÉM QUE FEZ O VÍDEO VENHA A BELÉM CONHECER NOSSA CIDADE❤❤❤❤❤
adoraria conhecer Belem. é uma das minhas metas de vida.
NOS AQUI DE SANTA CATARINA TEMOS O NOSSO JEITO , E QUEM VEM DE FORA TEM QUE RESPEITAR, AQUI A GENTE NÃO É MUITO DE FICAR NAS CASAS DOS VIZINHOS SÓ QUANDO É NECESSARIO , A VIZINHANÇA SE DA MUITO BEM MAIS CADA UM NA SUA.
Porque tu escreve gritando?
@@prsgrind8794 São os modos educados do povo de Santa Catarina, veja como são reservados KKKKK
Mas cê tá brava?
vc está certo não dá pra chegar de mansinho dominar e impor o direito sobre o direito de vcs com barulho sujeira e caos, sp vacilou, virou sodoma e gomorra de brinde temos a cracolandia.!
Sei como são os vizinhos, não gostam de fazer amizade, mas quando têm oportunidade querem saber tudo da sua vida e falar mal do outro vizinho, os catarinenses se fazem kkkkkkkk
Sou de Curitiba e quando vou pra SC, Floripa e região, eu me encanto com a simpatia do povo, a educação e respeito. Eu é que queria morar em um lugar com um povo tão simpático como o povo de Floripa. Acredito que achar Floripa "sombria" ou negativa por conta de dificuldade em interação social pode ser carência. A carência distorce tudo, tanto em relacionamento amoroso, amizades, etc. E pra esse povo que ta esculachando o Sul nos comentários, só tenho a dizer uma coisa... todo baiano é preguiçoso? todo carioca é bandido? Fica a reflexão.
Mas essa impressão negativa em relação à Floripa ocorre com muitas pessoas que vêm morar na cidade, seja brasileiro, seja estrangeiro.
Então restante do Brasil é "carente" por vivenciar a mesmíssima coisa.
Exato! 100%, carência nivel infantil!
Tem nada de carência jovem, admita logo que o povo Floripa e mais distante mesmo, normal
Perfeito. Mandou muito bem.
Boa noite Oseias, Feliz Natal! Sou cidadão de Fpolis há 57 anos. Concordo com tudo o que vc diz. Somos ainda muito indelicados na forma de tratar os que vem viver aqui. Tento não ser assim. Espero que vc progrida e seja feliz aqui.
Independente do brasileiro ser mais introvertido em certas regioes, temos todos que aprender a nunca jogar lixo na rua, nunca por som alto em carro por aí, nunca desrespeitar a privacidade e espaço alheio, nunca por caixa de som nas praias, nunca deixar de recolher o cocô do seu cachorro da rua.
Isso é o BÁSICO.
Atendimento em local de comer, parece que eles estão com raiva, parece que eles estão fazendo uma obrigação
3 anos e o cara ainda mora no lugar que ele mesmo tem dificultade pra entender o modo de viver das pessoas. Vá embora cara.
Imagina esse cara morando em outro país? Já estaria chorando. A conclusão é essa: o cara é carente e cheio de mimimi.
Sim, mas Floripa e no minimo 2 anos pra cair a ficha
@@Clecio_Klitzke quem usou há poucos anos atrás a expressão "mimimi" foi Bolsonaro. És um imitador dele ??
@@ricardonascimento9461 amigo, passado 4 meses e vc não entendeu, nada vai mudar
Só é permitido elogiar?
Cara, deixa a gente quieto no nosso canto. Eu AMO a minha individualidade, o meu espaço respeitado. Se essa característica é o nosso "lado sombrio", então realmente estamos muito bem.
A questão nem é essa, sou de São Paulo e aqui também é Deus por todos e cada um por si, mas não somos mal educados e nem mal humorados, tratar o outro bem, nada tem haver com falta de respeito e falta de respeito a individualidade.
Sou morador de São José do lado de floripa 5 minutos de moto já estou na capital não faz sentido o vídeo eu trabalho em Florianópolis e tem muita gente de fora nunca ouvi ninguém falar desse lado sombrio creio que coisa da cabeça dele já trabalhei com pessoas de outros estados a maioria ama floripa muitos vem só pra trabalhar fica louco com a cidade e vem pra mora muita gente do nordeste e rio São Paulo tem bastante já trabalhei com muita gente de fora nunca ouvi alguém reclamar o cara fala de coisas que acontecem em qualquer lugar fala que o cara não conhece o vizinho e que tem guerra muita doideira que ele ta falando como não é um povo acolhedor??? Floripa e a cidade mais procurada por turistas atendidos ruim acontece em qualquer lugar desculpa o vídeo não faz nenhum sentido floripa e as outras regiões daqui e muito bom mora só felicidade floripa e top os manezinho são pessoas boas e alegre
@@giggs539 e nós somos mal humorados e mal educados, você conversou com todos pra saber ou só está fazendo uma generalização estúpida? O vídeo dele trata sim do que falei, assista todo.
@@giggs539 claro, a criminalidade tá aumentando com a vinda de pessoas, uma reação é se isolar.
Aqui no ES somos taxados como frios e sem educação por alguns turistas, mas o povo aqui é mais fechado mesmo e bem individualista. Ninguém pode sair do seu estado e querer ditar regras aonde vive, ou se acostuma ou então vai ficar choramingando. kkkk
Sou do Espírito Santo na minha visão acho os cariocas sedutores, os paulistas individualistas, os catarinenses parecem ser educados , os mineiros são fofos.
Sou natural de Florianópolis e meu marido também. Todo nosso ciclo de amizades são de pessoas daqui. Somos meio fechados mesmo. No final desse texto, explico por quê.
Quem é de fora raramente faz amizade com local e nós também temos pouquíssimos amigos de fora de SC. Florianópolis pode ser muito cruel nesse sentido. Se você não conhece ninguém e vai sozinho num bar, provavelmente vai sair sozinho do bar. Ninguém vai querer papo ou te acolher porque você é novo na cidade ou não conhece ninguém. Ninguém vai te destratar, mas vai tratar com indiferença, o que pode ser muito pior. A não ser que seja um bar com várias pessoas de fora - que, no caso, não frequentamos, porque vamos em bares dos nossos amigos, onde vão nossos conhecidos e amigos, onde conhecemos todo mundo. Não quero ser indelicada nesse texto, nem ofender ninguém, estou tentando apenas mostrar um ponto de vista do qual convivo diariamente.
Alguém aqui também comentou que nós, locais, vimos nossa ilha ser invadida. Sim, hoje somos minoria, vimos as praias tranquilas ficarem caóticas, o trânsito igualmente caótico, o verde desaparecer. Então, não nos anima saber que você acabou de se mudar pra cá pra pra se somar ao caos de uma ilha que deveria ter limite de moradores. Porém, sei que a culpa não é de quem se muda, mas de quem governa a cidade. E quem vota nesses governantes são os cidadãos. Se o gabarito de construção foi aumentado de 13 pra sei lá quanto, a culpa é de quem vota nessas pessoas. Então, pra nós que não concordamos com esses governantes e com a política de colocar 1 milhão de pessoas numa ilha que não tinha nem 300 mil no início dos anos 2000, nos resta nos fecharmos em nossas bolhas, enquanto assistimos a cidade afundar.
Concordo com vc. Sem limites, vira o caos.
Ou seja, a culpa do caos é de vocês mesmos, que fazem más escolhas e assistem a própria cidade afundar calados e nas suas panelinhas. :)
Conheci Florianópolis há 35 anos atrás. Era um lugar calmo e encantador, com praias adornadas pela vegetação natural. Lamento que o município esteja crescendo sem respeitar e preservar seu valioso patrimônio natural.
@@marciobrito4643 Morei por dois anos e meio, há 40 anos, ou seja, de 1984 a 1986. Absurdo de lugar, mas saí de lá para estudar e ter melhores chances de emprego e renda. Acredito que quando a gente tem algo muito bom, como Floripa, não deve propagandear, ainda mais no Brasil cujo povo sempre acha que a grama do vizinho é mais verde, e ao invés de tornar a própria grama mais verde, monta barraca na grama do vizinho, entendeu? A capital paulista, cidade de SP, que o diga!!! Então, nunca conte sobre o muito bom e o ótimo que vc possui. Partiu exibicionismo, partiu abismo.
Interessante a sua explicaçâo. Vivo na Europa a muitos anos e uma coisa que europeu tem é que obviamente nào sâo acolhedores de primeira, porêm, jamais vâo ver uma pessoa, por exemplo, sozinha, todos os fins de semana no mesmo bar e nâo procurar fazer algo de amizade com ela.
Uma coisa é ser discreto, é nâo ter interesse, outra coisa é perder a humanidade de preocupar-se pelo próximo. Sâo coisas distintas e injustificáveis.
Florianópolis era uma cidade de portuguêses, na década de 80 começou a mudança, trabalhei com paulistas, cariocas e gaúchos, reclamando de tudo aqui, que na sua cidade era melhor, eu respondia, se é melhor volta. Quando você quer morar num lugar diferente do seu, tem que se adaptar. Morei no interior da Inglaterra e apesar de ser brasileira fui muito feliz, porque rapidamente entendi como era a mentalidade inglesa de respeito aos horários e aos combinados
Tb sou catarinense e vivo na Europa e percebo que nos adaptamos melhor aqui que outros brasileiros. Eu inclusive n consigo me adaptar muito bem a Espanha, prefiro Austria e Inglaterra.
Olha isso nada tem haver com receptividade, todos temos características culturais diferentes, mas não ser receptivo, é falta de educação sim, vejo povos que mesmo tão individualistas e mais introvertidos, procuram tratar o outro com respeito.
Porque europeus e canadenses tb são mais frios e fechados. Ja os Iranianos sao como o brasileiro, me disseram. Eh cultura e genetica minha gente. Ou aceita ou muda, ou os incomodados que se mudem. Se o BR inteiro fosse como o povo do Sul seriamos quietos mas seriamos um pais DESENVOLVIDO. Voces estao certos sulistas, nao deem boi pra essa gente nao! Kkkkkkkkkkk
Certissima elizabeth, nao de boi pra esse povo nao kkk
👍 🇬🇧 !
Não é uma crítica ao criador do vídeo mas, quando você mora fora do país, então você percebe o quanto o Brasileiro no geral é emocionado, chorão, apegado, sentimental e claro, eu me incluia nisso também por ser brazuca.
Moro faz quase uma década nos Estados Unidos e aqui, eu nunca vi meu vizinho do lado, não tenho ideia nenhúma de nomes das pessoas que lá moram, interação zero com 99% das pessoas em todos os lugares e em todos os momentos.
Não porque a gente não quer, mas simplesmente porque as pessoas não estão dispostas para uma interação, elas só vão falar com você, se realmente precisarem muito.
Bater papo com qualquer um, conversar numa boa sobre esportes ou, as notícias do dia, é uma coisa rara, que normalmente vejo só entre os latinos.
Tudo é muito formal entre as pessoas, se você nunca a viu antes, para arrancar um oi ou, um bom dia aleatório de alguém, é um desafio enorme.
Isso me assustou no meu primeiro ano, depois acabei acostumando com o gelo das pessoas, com a falta de bom senso brasileiro da maioria.
O que não é normal pra gente, é muito comum para os outros, respeitar o espaço do outro é primordial aqui, tocar em alguém no braço, ombro, podem até chamarem a polícia, considerado gravíssimo por muitos.
Conheci alguns outros países e notei que o comportamento das pessoas éram muito parecidos como esse daqui.
Minha conclusão, o dia que a pessoa for morar fora no país, principalmente naqueles países conhecidos mais gelados como America do Norte e Europa, vão logo de cara pensar o quanto gostavam do comportamento sem noção dos Brasileiros.
Nossa comportamento caloroso de abraçar, beijar, conversar em qualquer lugar com desconecidos, falar sobre tudo, convidar até no mesmo dia para ir a sua casa tomar um cafezinho ou, quem sabe comer uma churrascada, é um comportamento muito só nosso.
O Sul do Brasil por ser a sua maioria de pessoas de origem Europeia, adotam comportamentos muito parecidos, mesmo que isso tanha acontecido a 50, 70 ou 100 anos atrás, até os dias de hoje se nota um povo muito conservador com seus costumes e todas as questões culturais da sua história.
O Brasil esta arruinado mas, hoje dia se fosse escolher um lugar para morar no Brasil, sem dúvidas seria algum estado do Sul, são os menos loucos de todos os estados hahah!
Mimimi
Perfeito em 100%.
Brasileiro é sem noção e o Bostil está acabado.
Sim a frescura é internacional. São cheios de não me toques. Mas a soberba é um pecado capital, se não fosse assim nem seria pecado, muito menos capital.
O Sul não é dado a zoeira,será que não dá pra perceber é respeitar? O Brasil é diverso,mas,tem pessoas que gostam de uniformizar tudo e todos. Claro que acaba dando em decepção...só não sei por que insistem em ir pra o sul sendo tão contrariado pela maneira de ser deles
Bingo.
Sou gaúcha e não vou pra NORDESTE pra não me adapto a Cultura deles
Levam TD no.. OBA ÔBA..Aqui é seria a coisa.
🧉💪
@@genylourdes4627 Qual o problema de vcs do Sul c o Nordeste? 😱😳
Pq é impressionante como o alvo de vcs é SEMPRE direcionado p esta região tão linda...
Já tá parecendo despeito por vcs serem uma região na qual a cultura nativa NÃO AGRADA aos brasileiros... Bem ao contrário das outras regiões q são queridas e abraçadas pelo Brasil...
Beijinho no ombro...🥰😘
Ah! E vá fazer um cursinho de português...
Seria very good...kkk🤣
Realmente. Imagina se gostasse dr zoeira. O falso moralismo impera
que série ela. Vai ganhar um premio - menina mais séria da classe de 1.600@@genylourdes4627
@ulharuzo01 Gostar ou não gostar de zoeira não tem nada a ver com moral. Você deve ser um recalcado que traça "paralelos tortos" pra fazer um assunto chegar onde vc quer. Nesse caso,vc quer discutir moralidade,mas,o assunto aqui é gente que gosta de um estilo de vida expansivo e outro que gosta de um estilo mais reservado. Mas,cada um tem a atenção no seu ponto fraco e o seu pelo visto....
Cada lugar tem sua cultura local, a região sul inteiro é assim, as pessoas são reservadas, em maioria não gostam de barulho, não gostam de som alto, não gostam de gente e mais gente dentro de casa ou de ficar na rua, para isso existem os parques! O Brasileiro tem a mania de normalizar a falta de educação, de colocar som alto até madrugada a dentro e dizer que os incomodados que se mudem e etc... e aí acham ruim locais que não tem essa cultura, vão dizer que não estão de bem com a vida etc.... literalmente a pessoa saiu do estado dela para ir para um de cultura totalmente diferente e ainda querem achar ruim! Existem locais específicos para se fazer amizades, é só sair de casa, não precisa fazer festa na vizinhança para isso!
que mentira.... tem barulho e som alto..como em todo lugar
@cristovaoc.r985. Caso seus neurônios não tenham percebido, eu escrevi "em grande maioria"! Óbvio que há exceções especialmente em capital e cidades maiores, até mesmo conta da migração, por exemplo já é bem comum ver venezuelano torando o som por aí! Mas ainda é uma exceção a regra, se tu vai pra outro estados para fora da região sul é o contrário, o silêncio é a raridade!
Mas o silêncio na região está com os dias contados, porque como tudo no Bostil, nada vai pra frente, só para trás!
Walter, concordo com vc. Em, Roma, como os romanos.
Cara, eu conheço 6 estados do Brasil, e já morei em 4 estados diferentes. Moro em SC desde 2017, aqui eu trabalho com vendas e tenho contato com muita gente e sabe o que eu percebi com tudo isso? O Manezinho e muito gente boa, todos que eu tive contato foram super educados e me ajudaram, os Catarinenses fora da ilha, tbem são bem de boa do jeito deles, mas não são todos! Agora, o que vc tem de saber se realmente são Catarinenses, pq na maioria não são. Outra coisa que eu percebi, são as pessoas que vem de fora, principalmente do Rio Grande do Sul e do Paraná que conseguiram ganhar dinheiro aqui, eles humilham muito as pessoas e isso aconteceu muito comigo principalmente na ilha. Outra coisa que eu percebi é a rixa que tem entre Catarinenses e Gaúchos. Já morei em 3 bairros aqui e nunca tive problema com Catarinense, agora com os de fora? Muito! Eu não sei o que acontece com as pessoas que vem de outros estados, se acham muito depois que chegam aqui, não respeitam nada, tive problema com 3 de fora, problemas sérios, até ameaça rolou. Para finalizar, eu conversando com alguns Manezinhos, o que incomodam eles é o fato de estar vindo muitas pessoas para cá e acabar com o sossego deles, o pessoal do nordeste gostam de fazer festas e na maioria das vezes varam a noite e muitos daqui não estão acostumados com isso. Tem tbem os gringo, que não respeitam as leis de transito e param o carro onde querem e isso irritam eles tbem. Posso te garantir, tenho mais facilidade com as pessoas daqui mas do que com as de fora, pq parece que os de fora quando começam a ganhar algo, já veem vc como concorrente, até inimigo, demorei um tempo para perceber isso. Os Catarinenses são muito fechados, até pegarem confiança em vc, depois disso, vc vira a melhor pessoa para eles, igual os orientais fazem com quem é de fora!
Concordo contigo em tudo.
Exatamente isso! Falou a verdade! Já morei em Floripa 6 anos e vi tudo isso que você falou 👏🏻👏🏻👏🏻
Sempre viajo pra Floripa e as pessoas são educadas e simpáticas, mas realmente são introvertidos, é cultural, mas não é negativo, não tratam ninguém mal. Percebi que os que não gostam de imigrantes, são os próprios imigrantes que se sentem naturais da ilha por morarem lá há anos... Rsrs
Turista é diferente. Turista é sempre tratado bem, porque tem o interesse financeiro.
Aqui no sul, os valores e princípios são mais rigidos. Nos demais estados os mesmos são mais flexíveis, se usa muito o termo como "bom senso". Eu costumo dizer que bom senso é um elástico que não tem fim. Sempre haverá um novo bom senso. No sul as pessoas costumam serem mais diretas, objetivas como: sim é sim e não é não. Não como regra, mas como tendência. Assim como o conteúdo do vídeo ele trouxe uma forma de preconceito enrustido que não foi percebido. Ele já veio com essa ideia e a mesma se confirmou. Quando eu venho com uma ideia vou encontrar situações compatíveis com as que estou imbuído.
Pelo seus relatos, voce esta falando de morador de Floripa que nao sao daqui.
1. Sempre deixamos a bolsa no banco ate alguém querer sentar.( faz 7 anos que nao uso ônibus então nao sei se esse tempo mudou a intenção de deixar a bolsa.)
2. Hoje tem muita gente folgada, minha mãe aluga casa e ela é de boa convida pra tomar café e se precisa de ajuda pra algo, 99% abusa disso, entra sem ser chamado em casa, isso ano afeta ela mas pra mim ja seria um basta pra nao dar atenção a inquilino, ou é amigo ou é inquilino fazendo criar a casca devidos aos folgados.
3. Fui na festa de empresa esse final de ano e adivinha, o grupo por estado e depois subgrupo por setor. Então ano sao catarinense sendo reservado.
4. conheço o nome dos meus vizinhos e de quem aluga a casa de alguém, bato papo com ele? nao, mas mantenho respeito e cordialidade (20 anos e so falei com um dos vizinhos 4x) não temos intimidade talvez por ser gay, mas nao fico gastando neurônios com isso e como terreno é grande nunca escutei nada de lá e acredito que de cá nao ouve-se nada.
5. E quem é realmente manezinho ou mora a mais de 30 anos em Floripa vê seu local sendo agredido, seja com crescimento desordenado ou por pessoas que acham normal fazer o que faziam nas suas regiões . No Campeche tem a lagoa pequena, era cercada por mato, passa final de semana la e veja a nova galera pondo carro em cima do mato cada vez desmatando , pessoas quebrando as arvores e planta menores pra dar espaço a suas 6 cadeiras de praias e guarda sol ( teve uma família que entro mais a dentro quebrou uma arvore mais fina pra poder enterrar ela no razo pra fazer sombra) Isso nao nos deixa triste com o local que nascemos?
Mas isso é falta de fiscalização publica, pois uma cidade ela fica rica com essa diversidade e precisa de gente pra crescer, sem gente sem atrativos privados. Esse é um grande problema de imigração em massa, nao dando tempo dos novo acostumarem com cultura e dar continuidade ao que encontraram dando choque e conflito social por ter uma gama grande de estilo de vida. Um outro fator foi o home office, pelo menos no meu convívio isso afetou bastante quem era mais próximo ficou um contato de final de semana e os outros então ficou encontros a cada 2 meses e menos chegados assim dizer a rotina so home office afastou.
Eu como uma pessoa introvertida entendo esse aspecto, ao invés de achar apático ou falta de educação, o Brasil é um país enorme com culturas muito mixas, não é todo mundo que gosta de interação social, proximidade e conversinhas
Morei em Santa Catarina quando era criança, a minha mãe era funcionária pública federal e pediu transferência pra lá. As minhas irmãs que eram mais velhas falavam que era muito difícil fazer amizade, mas quando faziam amizade era para a vida toda, tanto que até hoje elas têm contato com os amigos que elas fizeram em SC. Eu acho que eu ia me adaptar muito fácil em SC, odeio “incomodação” do tipo receber áudio por WhatsApp, gosto de ficar sossegado na minha!
cara se queixando de floripa , imagina se for pra curitiba kkkkkk
Dizem que lá não respondem o bom dia 😂
@@ozeias.santana - Se você dé bom dia, eles respondem: Por quê?? 😅😅😅
Meu vizinho veio do nordeste esse é esquisito
Gente fria
Dizem que São Paulo tem ladrão em todas as esquinas ....@@ozeias.santana
No sul do país é assim mesmo, aqui em Curitiba, é igual ! Descendência europeia, muitos poloneses, ucranianos, alemães, colonizaram esses lugares e esses povos são mais fechados mesmo, mas depois que você faz amizade você percebe que é uma característica de introversão mesmo, e não é antipatia como muitos falam.
Kkkk Qual o estado do Brasil não foi fundado por Europeus? Kkkk😅😅
A única diferença é q a colonização do Sul do Brasil é de um passado um pouco mais recente e isso fez dos descendentes desse povo q chegou no Brasil corridos de guerra e das dificuldades financeiras dos seus países "europeus", um povo arrogante, xenofobico de uma forma q até serve de PIADA p as outras regiões do Brasil...😅😅😅
Poloneses ..Ucranianos são Eslavos ..latinos da Europa Branca
@@essencia2023 No seu comentário, dá pra perceber que você é mais arrogante do que os "sulistas" que tanto você critica, aliás, a piada nisso tudo é você, um migrante que não gosta das características do povo catarinense, mas que se submete a viver aí, em vez de ficar na sua terra natal e ajudá-la a desenvolver, você é o esteriótipo perfeito do típico migrante vira-latas ! Se você não gosta do povo, vaze daí cara, não seja um vira-lata🤣🤣🤣
Florianópolis é uma cidade colonizada por açorianos, ilha de Portugal.
Morei em Curitiba no começo chorava todo dia mas depois fiz amigos que morei 50 anos em Curitiba até hoje tenho amigos curitibanos amo Curitiba cidade limpa cidade que ninguém cuida da vida de ninguém cidade de povo honesto e trabalhador
A "cultura" brasileira não existe. Existem vários "Brasis", cada região é diferente da outra nas tradições, cultura e mentalidade.
Sim, eu sempre vejo como Brasil do Norte e Brasil do Sul. Só falta uma guerra para dividir o que já está quebrado.
Acho essas generalizações bem idiotas. Vi pessoas falando que Mineiros são isso e aquilo, interagem. Eu sou mineiro e garanto que não é assim em todos os lugares, não! Estou morando em uma cidade do interior de Minas e as pessoas aqui são extremamente mal educadas. No supermercado, então, é um horror, caixas sempre com atendentes mal humorados, cidade barulhenta, suja etc. Por isso irei falar que MG não presta? Não, pois senão estaria generalizando. Eu fui em Florianópolis e o que eu vi foi uma mistura de pessoas de várias partes do Brasil e achei as pessoas bem educadas e a cidade limpa, o que é raridade no Brasil, pois grande parte da população brasileira é porca, pois ama descartar lixo nas ruas, nas praias, nos parques. Nem por isso irei dizer que todos os brasileiros são porcos, pois tem uma pequena parte que tem educação. Poucos lugares do Brasil eu vi gente educada. O fato da pessoa ser mais introvertida nunca me incomodou. O que me incomoda são os brasileiros sem educação. Cada pessoa tem suas particularidades. Já pensou se todos fôssemos iguais? As pessoas falam tanto de preconceito, xenofobia, intolerância etc... então acho que quando você generaliza acaba sendo preconceituoso sem perceber.
falou pra não generalizar e generalizou que brasileiro é porco ahahahah;;
@@cristovaoc.r985 O comentário dessa pessoa foi para não generalizar com sulistas, mas com os outros pode! E mineiro é infinitamente mais simpático que sulista, isso nem tem o que discutir.
@@cristovaoc.r985 Outra coisa, essa pessoa também chamou o brasileiro de mal educado! Mas o sulista para ela é educado!
@@niniasemira2269 eu sou mineiro e hoje moro em Minas Gerais. E nem todos os mineiros são simpáticos. Outra coisa: educados para mim são pessoas que não jogam lixo nas ruas, que não são porcas e que não são baderneiras. Tem outras poucas regiões do Brasil que têm pessoas educadas. O brasiliense, por exemplo, no geral é educado. A região ali do Plano Piloto é extremamente limpa e as pessoas não são baderneiras, não jogam lixo nas ruas. Mas brasileiro na grande maioria é mal educado, sim!!! No Espírito Santo também tem algumas cidades que são limpas. Você deve estar se doendo porque deve ser mais uma desses brasileiros que amam descartar lixo na rua. Repito: gente que joga lixo nas ruas, nos parques, nas praias é porco e mal educado. Eu moro em uma cidade no interior de Minas onde você vai no supermercado e as atendentes todas com cara de "cool" e mal humoradas, além da cidade ser imunda, muito lixo nas ruas. Aqui as pessoas desconhecem o que é bom dia, boa tarde e boa noite! Algumas cidades de Minas também são limpas, Mas no geral, grande parte das cidades brasileiras são sujas. Grande parte da população brasileira é incapaz de reciclar o lixo, prefere jogar na rua. Tem gente educada e mal educada em todas as regiões do brasil. Mas educação é a minoria que tem.
@@niniasemira2269 na verdade mineiro é muito fofoqueiro e gosta de cuidar da vida dos outros.
Sulistas é honesto e trabalhador, não fazemos amizade com qualquer um! Nossa amizade é para toda a vida , colega sim é coisa passageira, amizade é eterna! Amizade tem que ser peneirada para que possamos confiar e nós amamos isso 😂😂😂😂😂😂muito melhor ter um amigo na mão do que 10 voando e não prestar para nada !
Bravo Roseli 😘
Bom saber que vocês sulistas também são honestos e trabalhadores, assim como os povos das demais regiões do Brasil.
@@DG-ig1rb errrr... nem todos né mas tem muitos sim.
Isso é verdade....... Não há tanto contato com familiares quem dirá com vizinhos, em Curitiba somos mais frios que os catarinenses.
Me mudando pra SC em 3, 2, 1... Sonho em conviver com pessoas assim, sem os emocionados!
Boa, pra quem se adapta bem vale a pena
Pelo que entendi são xenófobos porque convivem bem apenas com pessoas do sul. Passei uma semana aí em 2018 e não percebi. No entanto, considerando que esse estado foi tomado pelo ódio e mentiras da extrema direita nos últimos anos, não duvido que isso hoje ocorra
Não tenho vontade de ir nem a passeio rsrs Aproveite!
@@irajabezerra9629
Continue pensando assim, é menos um aqui!
@@sidneyribeiro5923
Obrigado por considerar! 😉
Sou do nordeste, e moro em São Paulo. Aqui em São Paulo, as pessoas não são tão interativas. Dependem da região. As periferias as pessoas são mais abertas. Mais por interesse. Regiões ricas vc não congui nem ver as pessoas.
Exato, em bairros ricos de São Paulo, vc nem vê as pessoas na rua direito. Na periferia, é som alto e todo mundo tá na rua, mais fácil fazer amizades (e inimizades)
Eu nasci em Curitiba e me criei aqui em Balneário Camboriú onde vivo já maís de 30anos. Até concordo com algumas citações que Tu fez. Porém prefiro que seja assim,pois eu sigo o método de boa vizinhança com meus vizinhos porém cada um nas suas casas. Para que possamos continuar tendo uma boa convivência.Pq muita intimidade de ficar indo um na casa do outro logo pode dá ruim e virar fofocas etc...
Aqui na frente da minha casa por exemplo moram uns Cariocas eles quase tds finais de tarde colocam cadeira na calçada pra ficar conversando. E eu reparei que isso é uma característica de pessoas de fora geralmente. Eu não faria isso jamais... Más tá td bem cada um faz oq quer só não pode querer forçar que os outros façam o mesmo né . Fica a dica! 👍 Pois o legal de se morar num lugar diferente é que as coisas sejam diferentes né?! E nem sempre o diferente tem que ser bom ou ruim.basta que seja diferente. Pois mais chato seria se as pessoas de todas as Regiões do Brasil fossem tds formatadas iguaisinhas umas as outras 🤪
Os cariocas são um povo caloroso e alegre.
É bacana a tua reflexão,mas o ser humano em geral precisa interagir uns com os os senão ninguém vive, ninguém aproveita a vida da forma que tem ser.
Todos temos as nossas ocupações, mas existem aqueles momentos que devem ser compartilhados uns com os outros.
Mas tu é curitiban@, és igualmente frio. Rs vocês precisam aprender a ser gente.
Eu sou sulista morando em São Paulo há 4 anos, e pra mim as pessoas daqui não respeitam o espaço pessoal dos outros, vem incomodar toda hora, falam alto quando não estão gritando. Outra coisa é que as pessoas forçam muita intimidade, vem pegando na gente, abraçando, chamando por apelido sem nem conhecer direito. Eu prefiro muito mais o Sul, onde é mais dificil fazer amizade, as amizades são mais genuínas e duram mais. Sobre atendimento, eu acho o do Sul mais neutro (nem bom nem ruim), aqui em São Paulo o pessoal ganha mal, perde muito tempo no trânsito e ás vezes desconta na gente. O uber aqui é meio a meio. No fim é tudo cultural, o que é negativo pra você, pra mim é positivo. Cuidado com julgamentos, podem levar pra lado pessoal e te atacar.
Por isso SP com todo o seu tamanho é uma das cidades mais desconhecidas do mundo, não está entre as 100 mais visitadas do mundo o que é uma vergonha. Quem foi lá, nunca mais quer voltar, foi o que me falaram. A cidade não é feita para agradar o visitante, não tem cartão postal e se você reclama, eles falam pra eu voltar de onde eu vim.
@@carloscardoso1945 vc está muito mal informado, me desculpe. SP é uma das cidades mais conhecidas do mundo mas... é uma cidade de negócios e não uma cidade para turismo. Tem turismo sim mas não é o forte da cidade. SP tem a maioria dos restaurantes mais requisitado das Américas e uma diversidade grande de culinárias. Tem um dos parques mais visitados do país que é o Ibirapuera. Sediou copa do mundo e tudo e vc vem falar que não é conhecido? não tem cartão postal? e a Avenida Paulista é o que? O Ibirapuera? o Trianon? a estação da Luz? SP tem o melhor transporte da América do Sul. O maior shopping da América Latina. A segunda maior rodoviária do mundo. SP poderia ser a capital do país tranquilamente. Lógico que tem violência como qualquer capital e quem não volta é porque teve alguma experiência ruim mas não é uma cidade 'para agradar turista'. Não ganhamos dinheiro com turismo. Ganhamos dinheiro com trabalho, negócios e financeiro. Deixamos isso para Rio, Floripa e Salvador que tem essa vocação. Não tenho vergonha nenhuma de falar de SP. Não é uma cidade para amadores assim como o Rio
Esse povinho de são Paulo nunca chegará aos nossos pés somos sulistas descendentes de alemães esses paulistas tem a nojenta inpegrinada no sangue e o som auto faz parte dessa gente
Esse povinho de são Paulo nunca chegará aos nossos pés somos sulistas descendentes de alemães esses paulistas tem a nojenta inpegrinada no sangue e o som auto faz parte dessa gente
Esse povinho de são Paulo nunca chegará aos nossos pés somos sulistas descendentes de alemães esses paulistas tem a nojenta inpegrinada no sangue e o som auto faz parte dessa gente
Sou de Manaus moro aqui a dois anos e vim justamente por esse estilo de vida, não gosto de bagunça e falo pouco, tenho amigos catarineses que nos falamos na medida do possível e são super amigáveis, quanto a interação não faz muita diferença aqui em casa somos reservados, amo minha cidade mas jamais voltaria, o povo é muito invasivo e barulhento. Sobre seu vídeo concordo e se o estilo da pessoa for outro realmente não vai conseguir se adaptar aqui.
Me permita uma contribuição em sua análise .
Sou gaúcho, morador do interior do estado, em uma cidade fundada por colonizadores germânicos . Este fato, tem consigo , a carga de vários aspectos culturais que ainda permanecem presentes na população local , bem como em muitos municípios e regiões do sul do país .
Não falarei aqui por nenhum sulista ou gaúcho pois acho isto errado, dado que não represento ninguém além de mim . Então esta será tão somente minha opinião, a qual já partilhei e debato com amigos de outros estados com os quais tenho e tive contato
Eu particularmente acho ótima tal diversidade de culturas no país , tal qual vivenciamos .
No nordeste e parte sudeste, tal qual dito no vídeo , há uma receptividade muito mais calorosa e amistosa para com visitantes e pessoas de fora . Aqui no sul, povo é mais reservado .
Se eu fosse elencar mais especificamente um aspecto negativo desta cultura dita mais calorosa , diria que também , ela é por vezes extremamente invasiva para com o visitante.
O nativo chega chegando , contando tudo da vida dele , querendo saber tudo de sua vida , o que faz , o que não faz , pq está ali , com quem está etc etc ... E não bastando isto, tem uma questão bastante desconfortável que é a do toque e aproximação por vzs , onde ficam lhe tocando para falar e chegando pro cima de vc .
Obviamente não são todas as pessoas , mas nas viagens que fiz , percebi nitidamente isto .
As pessoas estão solícitas e felizes , querendo interagir e aí começam a conversar c vc , vão chegando mais perto e mais perto e aí já estão encostando e tocando ...rsrsrs.
Gente vamos lá, são pessoas desconhecidas, não amigos . É um contato inicial então não carece de tanta ênfase 😂.
Eu particularmente detesto isto .
Por vezes as pessoas forçam a barra , tentando fazer amizade , sendo que nem sempre vc está afim de interagir , pois quer apenas sossego e apreciar o passeio , o dia .
Isto é puramente cultural então não há nada de errado neste comportamento de aproximação. Acho aliás um ponto muito positivo para nós brasileiros termos isto .visto que somos diferentes .
No entanto , há de se entender que nem todos possuem esta cultura e que nem todos gostam desta aproximação que por vezes e mais unilateral . Da uma impressão de invasão de intimidade o que muitas vezes fazem e aí qdo a pessoa e mais introvertida / reservada, é tratada como fria e grossa , sendo que na verdade , é o outro que está exacerbado sua curiosidade e intimidade .
São como mencionei, culturas distintas onde uns querem mais interação e outros não fazem questão .
Espero que eu tenha feito me entender como dizem . O intuito não é desmerecer um modo de cultura mas sim agregar um outro ponto de vista tão somente 😅
Grande abraço aí a todos .
Perfeita análise! Respeitosa e com empatia com o diferente.
Dicas ai pra quem quer morar no sul e tals, não vá. Me agradeça dps
Em setembro de 2019 eu viajei com um grupo de turistas que a maioria era de Florianópolis e praticamente não falavam comigo, achei o povo muito arrogante.
E tu, o que é? Maria Madalena?
São arrogantes até verem que tens mais dinheiro que eles.
Estando no estrangeiro e falas o idioma que não dominam, é um Deus nos acuda.😂😂
Não foram com sua cara e/ou seu papo.
Vai ver você não é uma pessoa interessante. Ja pensou nisso?
@@alexconchen114 Né isso. A mania das pessoas de achar que o problema é sempre com os outros. A falta de espelho é impressionante.
@@alexconchen114 O fato da pessoa ser introspectiva é compreensível (traços de personalidade), o q não devemos achar natural é a arrogância... Isso é ridículo...🤮
Morei 8 anos em Florianópolis. O que notei de enorme diferença é que o povo adora briga.. sempre vi muito bate boca e porradaria nesmo. Acho q é muita gente tensa muito oertp, daí o pau quebra facilmente.
Tá falando do RJ?
Sou catarinense e penso isso dos paulistas.
Em Blumenau isso aí que você falou é ainda mais intenso, cada um na sua, um nordestino lá fica cinza.
"A porta da rua é a serventia da casa"
👍🏻
@@ozeias.santanaTá precisando mesmo ein amigo pra suportar isso...
Excelente observação
Bom dia ! Rindo aqui ! Eu tô 3 anos aqui em floripa e vc falou tudo que tenho visto 😂😂😂
Sobre o negocio do audio eu nao sou do sul, tbm nao suporto audio de whatsapp... nem sempre a pessoa que recebe o audio pode ouvir o audio, e muita das vezes audios sao longos e nao direto ao assunto, o audio na maioria das vezes so facilita para quem envia e nunca para quem recebe, se voce trabalha em um ambiente de atendimento ao publico onde vc nao pode se distrair os audios sao terriveis... enquanto que no texto voce olha a mensagem discretamente e responde assim que tiver uma chance... nem sempre o audio de se for algo importante nao poderá ser ouvido. Alem de tornar conversas privadas ficam publicas pelo autofalante
Sou de Curitiba e meu filho mora em Floripa, para nós que somos daqui tudo normal. Não gosta? O Brasil é gigante meu irmão, pega teu trecho.
😮
Existe uma certa dificuldade de relacionamento. Um problema é exatamente o excesso de pessoas que vem visitar/estudar e acaba ficando. O excesso de turistas também incomoda os nativos… filas e mais filas, congestionamentos… o fato é que uma coisa é você ser turista e estar aqui a passeio, sem compromisso, e outra é ter que trabalhar no meio desse caos que Florianópolis se tornou. Continua bonito, mas violência, drogas, promiscuidade e tudo o mais de ruim veio junto com o “desenvolvimento “…
Nos comentários percebo que a maioria das pessoas não sabem que há um abismo entre passar uns dias em uma cidade e morar em uma cidade.
Sou do interior da Bahia, e morei dois anos em Curitiba. Sempre me diziam que os Curitibanos eram frios e fechados com quem vem de fora. Mais quando me mudei pra lá, fui bem recebido, e as pessoas que conheci eram super receptivas, educadas, acolhedoras. Amei a cidade, o clima, e fiz muitas amizades por lá.
A maioria do que você falou se aplica aqui no Rio de Janeiro também, e acredito que as grandes cidades também, a vida está muito corrida, acredito que seu vídeo apareceu para mim, pois estou pretendendo me mudar para uma cidade do sul do país, o lance é não ficar mendigando atenção de quem não merece, serve para qualquer lugar do mundo.
Sinceramente, eu prefiro pessoas que ficam no espaço delas do que as que ouvem som alto e tentam chamar atenção a qualquer custo.
Escrevo isso de SP com um vizinho nordestino ouvindo forró no talo por umas 5 horas seguidas.
Você está certíssimo. Sou do Ceará e infelizmente é o que mais tem aqui, mas acredite tem cearense com bom senso sim. Eu detesto som alto, acho uma grande falta de respeito. O único forró que tolero é do Luis Gonzaga o resto não presta.
@@Priska08
Parabéns pela postura!
Fostes bem educada.
tirando seu sossego e paz, são sem noçãO ou folgados mesmos!
Pronto. Tinha que botar nordestino na conversa. Kkkk E claro! Nordestino só escuta forró para a história ficar mais verdadeira.
cara, floripa e elite, hoje deve ter mas gente de fora aqui do que manezinho, os ricos saem de suas cidades pra morar aqui, e ricos não interagem, principalmente com pobres, eu duvido tu ir morar em um bairro popular aqui, ingleses, rio vermelho, ou nos morros de floripa, vc não faz amizade fácil, o cara faz um video na beira mar norte, falando isso, sou natural de floripa, CLT, e te garanto, a maioria das pessoas que trabalham cmg são de fora, tenho amigos aqui do para, de são paulo, do rio, parana, bahia, etc, mas floripa não e um sonho, td aqui e extremamente caro, pesquisem vcs videos de preço entre floripa e noronha, e quase a mesma coisa, pra morador natural daqui e foda, paga o preço, o cara falou dos uber, nunca peguei um uber com um manezinho dirigindo
Floripa e elite? Obrigado por me chamar de elite!
É mais caro, porém o salário mínimo do estado de SC é maior. R$ 1.844,40
Sou de São Paulo, e moro em Florianopolis a 3 anos, meu filho tem 15 anos, e nunca fez tanta amizade na escola como aqui em Florianopolis, os nascidos aqui, chamados de manezinhos são as pessoas mais alegres, simpaticas, receptivas, não tenho uma reclamação deles, tudo isso que você falou são pessoas de fora de Florianopolis, que estão morando na ilha, conheço muita gente dessa forma que você falou, mas não são nascidos em Florianopolis. Temos muita cultura sulista(Europeia) que o pessoal é mais fechado. No restante aqui tem muito mais pontos positivos do que negativo, eu só saio de Florianopolis se eu for chutado da cidade. As experiencias que você teve, graças a Deus não tive.
Vc não pegou pesado não . O povo do Sul é " gelado " Meu irmão morou e trabalhou mais de 15 anos em Curitiba, ele é super comunicativo e maior parte das amizades que ele fez eram de pessoas que vieram de outras regiões do Brasil, que não do Sul...............
Moro em Macapá no Amapá e todas as férias eu passo em Floripa, amo esse capital e esse estado. Nunca tive problemas em interagir com as pessoas, muito pelo contrario, são pessoas educadas, inteligentes e bonitas, ninguem se encomoda com ninguém. Um dia irei morar em Floripa.
Cara você está viajando na maionese, querendo que todo mundo goste de você, vai passar uns dias no Japão e depois achar que os japoneses tem que te amar a primeira vista!
Kkkk anão man
Se for como turista, você é bem recebido e até consegue interagir com locais, principalmente no interior. Agora se for a trabalho, realmente não é muito legal não!
Sou empresário, em 2018 viajei ao sul brasileiro, fui por deverás mal atendido; ia comprar uma empresa e que ia empregar cerca de 20 pessoas, fiquei tão indignado que não fechei a compra; redirecionei o investimento ao nordeste brasileiro, foi a melhor coisa que já fiz na minha vida. Detesto o sul brasileiro,
Melhor não vir mesmo, agradecemos.
🍗 detectado @@muriloperez1599
Provavelmente não te quiseram no sul e souberam como te mandar pro... seu lugar, pra não dizer outra coisa.
Caro Renato. Os comentário de alguns demonstram claramente a arrogância, a ignorância de uma parte da população de Florianopolis. Felizmente é uma minoria. São pessoas com problemas de identidade cultural, ou digamos, sem educação mesmo, e que se acham "superiores" ao restante do Brasil.
😅😅😅😅 infelizmente para nossos irmãos nordestinos, "empresários" vão pra lá pq acham mais fácil de manipular o povo.
Bangunceiro nunca vai gostar desse lugar maravilhoso.
É bom nem ir para lá.
Eu sou de São José, cidade vizinha a Florianópolis. Morei muito tempo no nordeste, realmente aqui a coisa é diferente!
Curitiba é igual.
Vim de SP para SC justamente por isso e estou gostando muito. As pessoas respeitam seu espaço e são menos invasivas.
Sou de SC e só aprendi a ser gente quando mudei para SP.
@@herbertturbuk PARABÉNS, GRANDE CONQUISTA!🤗😎 FELIZ 2025 🎉🎉
Chegou late quer voltar. Foi assaltado qtas vezes já?
@@riviorramirez5269 🙄 Sai da bolha.
Como assim? Vc poderia falar mais dessas mudanças?
Óbvio que não é de SC. Mas o complexado e recalcado dono do canal curtiu essa agressão. Só recomendo que volte para a sua latrina de origem, os incomodados que se retirem.
SC não precisa de ti para nada.
O sul do Brasil tem uma grande influência europeia. Isso, certamente explica, embora não seja o único fator, essa pouca receptividade do povo catarinense. O que para muitos é um ponto negativo, para outros é algo totalmente normal. O próprio povo europeu, na maioria dos países, é frio, de pouca conversa, principalmente com os de fora. Cada povo tem a sua peculiaridade, meu amigo.
Tá, e daí?
Aqui é Europa ? Se elas querem ser como europeus,vá para a Europa. Eu queria que eles se separassem do Brasil só pra invadir e tirar eles daqui.
Vc falou tudo sou de Florianópolis mas como Oficial Aposentado do Exército morei em TODOS OS ESTADOS do Brasil e Florianópolis é bem assim mesmo
Eu sou nativo aqui de Florianópolis. Hoje achar um nativo é difícil. Parece até que os nativos é que são estrangeiros quando a gente se apresenta.
Bah! Sou de Floripa! O povo sempre foi maravilhoso com todos! Só que ninguém se mete a puxar conversa fútil com estranhos… sempre informamos localização de lugares, qdo perguntado, etc… acontece que a maioria das pessoas de hoje, não são de Floripa! São gaúchos, paulistas, paranaenses, nordestinos e muuuito argentinos. Mudou muito! Nossa “turma” era outra! Você deveria perguntar antes pra pessoa de onde ela é… aqui nem taxista, huber, dono de lojas, etc… não são mais florianopolitanos….
Dois amigos 👯♂️ meus de SP capital se mudaram pra Florianópolis e não resistiram mais que 2, 3 anos por n conseguir se encaixar nesses grupos daí onde n veem c bons olhos 👀 quem vem de fora p morar . Um deles chegou a entrar em depressão achando que o problema era c ele e se não fosse o seu pai e irmão terem ido busca-lo talvez o pior acontecesse …, e o outro apesar de tb ser muito bom no que faz não conseguiu tb resistir a uma total indiferença coletiva …, eu não julgo , pois a migração europeia pontual daí explica muito sobre isso mas tb n cogitaria viver do Paraná até o Rio Grande do Sul em hipótese alguma. Por outro lado eu que sou do estado do Rio onde nasci e apesar de ter vivido lá até os 14 anos me mudei p SP capital e morei lá por 21 anos até que já adulto e casado resolvi c minha esposa me mudar novamente p o Rio e tirando as pessoas que já me conheciam de antes de partir de lá simplesmente n consegui interação c ( ninguém…) dd lá ( Armação dos Búzios , Cabo Frio e Arraial do Cabo… ) e olha que tenho vários parentes ainda morando lá e tirando eles tb só fui perceber a questão qd me dei conta que das poucas pessoas que tive uma relação positiva ( todas eram de fora assim como eu ….) e isso acabou comigo por dentro , 5 anos depois de tentar , tentar , tentar voltamos p SP novamente mas desta vez ( Ilhabela …) um verdadeiro paraíso no estado e aqui próximo da grande São Paulo as pessoas são mais abertas c quem é dd fora uma vez que isso é muito comum então elas te aceitam melhor e interagem c vc sem pensar nessas coisas. Não me arrisco dd novo a sair do estado de SP pois aprendi que é o único dos estados brasileiros onde as pessoas n se sentem ( incomodados em perder algo como seu emprego p quem vem de fora …) já que seus pais e antepassados tb vieram de outros lugares. E SP capital é o ápice desta maneira justa e saudável de convivência que morreu no restante do país. ❤️
Eu morei um tempo no RJ, as pessoas falavam comigo mesmo utilizando o fone de ouvido, eu falava bom dia, a pessoa já olhava estranho como se eu não devesse estar ali e que eu tenho tudo aquilo por causa dele, como se eu tivesse roubado aquilo. Olhavam com ar de interesse, talvez explica a alta taxa de criminalidade tal comportamento.
Tu fala de Floripa, em Portugal é pior! O povo não gosta de interagir, são Indiferentes.
E outro pais neh , Portugal morreu depois da morte de Salazar
Exatamente
@@marcusfreitas4123 Portugal evoluiu bastante depois do fim do salazarismo, que afundou o país como o mais atrasado da Europa ocidental.
@@Dansincero Portugal hoje e submissa a otan
Morei em Floripa e as pessoas são realmente mais "frias" que outros lugares, porém é da cultura do local! Precisamos entender isso como uma coisa "normal' do lugar!! Essa é a beleza do País, cada local tem sua cultura!! Mas se fizeres um amigo aí, será pra toda vida!
O fator é que o sul nao é turistico, cidade que nao é turistica o pessoal nao sabe lidar com o outro
Mas tentam vender como se fosse!
Visitei Florianópolis e amei❤
Sou do Paranà moro em Curitiba e ja morei em São Paulo. O povo do sul é bizarro e se acham cheos de razão.
Ter bom senso, educacao , nao fazer escândalo e puxar papo aleatório com desconhecidos virou algo sombrio. Eu sempre fui ensinado desde cedo a nao ficar dando trela pra malandro na rua. Acho que isso é comum na regiao de floripa.
A maioria das pessoas de Floripa sao fechados mesmo!!! Eu pecebi isso também!!!😢
Eu gostei do pessoal de Floripa, me trataram super bem. A questão é tentar tb, não se fechar no primeiro não que receber. Que assim como em todo lugar do mundo, tem pessoas que são mais abertas e tem pessoas mais fechadas. Dica para quem quer fazer mais amigos, aula de dança, algum esporte, grupos de igreja, trabalho voluntário, perguntar amigos se tem outros amigos que podem apresentar… vai em um hostel se tiver se sentindo só que lá tem gente de tudo que é país e lá eles amam conversar… direto tem festa nesse lugares tb. E cuidado como vc enxerga as pessoas aí, pq atraímos coisas que reforçam a nossa crença. Vá com a mente “vou encontrar pessoas na mesma vibe que eu e que queiram conversar” que vai vê a diferença de pessoas que vc vai atrair 😉
Na minha rua nunca conversei com meus vizinhos. Somos reservados.
Mano, sou de Belém - PA e morei aí pertinho em São José e trabalhei em Floripa. Foram apenas 7 meses, mas concordo. De tudo que você falou, a única coisa que não vi foi essa do ônibus. De resto, presenciei coisas semelhantes. Acredito que isso se deva a dois motivos principais: 1 - o sul é como um pedaço da Europa no Brasil e na Europa, como sabemos, as pessoas são mais fechadas, dependendo do país, menos ou mais. 2 - um motorista de uber me falou que as pessoas daí não estavam preparadas para tanta gente migrando para aí. Os habitantes originais são pessoas simples, muitos são ou eram filhos de pescadores que de repente viram a ilha se transformar em uma metrópole e por isso ocorre esse choque cultural. E continuando, a questão das interações é de fato complicada. Muitos deles são bem matutos mesmo e não entendem o que você quer dizer. Passei por duas situações estranhas: sou doador de sangue e fiz uma doação no hemoocentro (Hemosc). Ao ligar para esse hemocentro para perguntar quando estaria disponível o meu exame de sangue (que é feito após cada doação, quem é doador, sabe), a mulher com quem falei surtou. Ela pensou que eu queria saber sobre o exame por estar com alguma doença. Até explicar pra ela que não se tratava disso, deu trabalho. São pessoas muito desconfiadas. Outra situação, essa realmente ridícula, foi dentro da empresa que trabalhei. Uma sra bem cuidada (aliás, as mulheres, tanto novas quanto já maduras são, em geral belíssimas mesmo) que trabalhava nessa empresa (onde, aliás, não teve apresentação/integração nenhuma da minha pessoa) gostaria de falar com meu chefe, que ficava muito tempo fora da sala por conta de suas atribuições mesmo. Eu disse que ele não estava, mas perguntei: a sra não quer sentar e esperar? A mulher fez uma cara de desprezo e indignação como se eu estivesse dando em cima dela. Acho que em qualquer lugar do Brasil isso que eu fiz seria normal, foi uma questão de educação, mas lá não, é tudo mal interpretado. Fiquei muito chateado com isso. E tudo isso que vc e eu estamos falando é tão verdadeiro que conheci mais de uma pessoa daí mesmo que confirma isso. Eles mesmos reconhecem que são assim. Há exceções, sim. Mas as pessoas mais extrovertidas que moram aí geralmente são do Rio Grande do Sul e outros estados. Mas parabéns por vc ter se adaptado. É um lugar muito bonito, desenvolvido e com mais oportunidades se comparado com meu estado Pará e outros estados. Quem sa adaptar à cultura deles e ficar na sua tem tudo pra se dar bem. Abraços.
Na tua cidade natal é melhor?
@@riviorramirez5269 Em nenhum momento disse isso. Aliás, se vc não fosse um analfabeto funcional (pessoa que não entende o que lê) verá que no final eu elogiei Floripa e disse que tem mais oportunidades do que na minha cidade. Mas, ampliando a resposta, sim, na minha cidade as pessoas se cumprimentam e conversam umas com as outras. No sentido de calor humano não só Belém, mas qualquer lugar do Brasil é melhor do que aí, não tenho dúvida.
A glamurizacao da falta de educação é lindo de se ver kkkk
@@riviorramirez5269Em que momento eu escrevi isso? Aliás, eu disse justamente o contrário no final. Mas, ampliando a resposta, em termos de calor humano, não só Belém, mas qualquer outro lugar do Brasil é melhor do que aí. Como eu disse, várias pessoas daí mesmo reconhecem isso. Não é ofensa.
@@riviorramirez5269Tua pergunta só confirma o que eu escrevi. ALGUNS de vcs (não gosto de generalizar) ouvem e leem, mas não entendem a mensagem. No final do meu relato eu elogiei Florianópolis.