Como calcular a inércia fissurada em uma viga de concreto armado

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 3

  • @carlosfumioushima5651
    @carlosfumioushima5651 หลายเดือนก่อน

    Como se calcula Mr e I2 para seção circular? Tem alguma bibliografia?
    Obrigado

  • @tiago.padilha
    @tiago.padilha 2 ปีที่แล้ว +1

    Gostei, vídeo com dedução e aplicação em cerca de 10 min. Aparentemente a literatura de referência é o livro do Carvalho, seria interessante relatar ou por na descrição o trabalho com o título usado como referência, como fez com Ghali e Favre pra quem quiser mais detalhes. Eu tenho uma dúvida, em laje nervurada eu divido a seção em várias seções T, ou duplo T, e considero n=4 no Branson e alpha=1,2 no Mr?

    • @engenhariaacademica766
      @engenhariaacademica766  2 ปีที่แล้ว

      Excelente comentário Tiago!!
      Sim, utilizei como base o livro do Chust, (Cálculo e detalhamento de estruturas usuais em CA). Vou colocar na descrição! e tenta fazer isso em todos os vídeos.
      Para se definir se a seção é T ou duplo T a seção tem que ter o mesmo comportamento. Por exemplo: Para uma seção ter comportamento de duplo T as duas nervuras devem ter o mesmo deslocamento e isso depende do seu tipo de estrutura e detalhamento adotado. No caso de lajes cada nervura possui, teoricamente, um deslocamento diferente (pode ser verificado pela curvatura da laje). Assim, o ideal é se utilizar em lajes nervuradas seção T simples. Com relação ao N depende do que vc quer analisar. se for da seção como um todo (por exemplo uma faixa de laje) n=3, se for a análise de uma seção específica apenas n=4. O coeficiente alpha depende da seção: Se for T ou duplo T alpha=1,2 se for retangular alpha= 1,5.