Vou contar uma verdade que não é contada nos cursos de radiologia: o profissional da radiologia não recebe dose de radiação durante realização de exames radiológicos,exceto se ele for segurar o paciente(o que não é apropriado e proibido pela legislação).É isso mesmo que vc está lendo...Se quiser,eu provo...Existem 3 coisas que impedem o técnico de receber a dose: A radiação se propaga em linha reta e,por isso, ao disparar no paciente se perde e, mesmo que "espirre" do paciente (radiação secundária)não consegue percorrer longa distância e logo se perde,é por isso que vc pode disparar em um paciente ficando a uma distância de 2 metros,pois isso equivale a um biombo de chumbo. A radiação secundária é tão fraca que nem consegue sensibilizar outra parte do filme (é por isso que em alguns lugares vemos técnicos dividindo uma exame de punho,por exemplo, sem precisar colocar o protetor no chassi). Quer testar para ver se é verdade?Então faça o seguinte:pegue um filme,coloque 2 dosímetros,um de um lado colimado que vai receber a radiação,o outro coloque na religião que noa vai receber a radiação; após isso, faça a exposição e envie os 2 dosímetros para análise,vc verá que somente o dosímetro exposto foi sensibilizado e o outro, apesar de estar do lado,não foi sensibilizado. Obs: queria deixar claro que todas as recomendações da portaria e dos outros órgãos de controle protegem os profissionais e devem ser respeitadas,e deixo aqui também os meus elogios ao profissional pelo ótimo vídeo e pela boa vontade em realizar essas aulas...nunca deixem de usar os EPI'S de segurança .
Que canal show, usa fontes seguras, informações seguras, fala bem explica bem, top, um dos mellhores vídeos que vi, parabéns, continue assim nos ajudando
Boa tarde! Parabéns pelo canal, favor pode me tirar uma dúvida? Qual a dose de radiação de uma tomografia do crânio e seios da face? Desde já agradeço, fique com Deus!
Bom dia meu filho tem escoleose ja foi tirado 2raio x da coluna um no mes dezembro e um agora em março mandei fazer o colete o rapaz que fez mim pedio com mês de uso tira um rx com colete pra ver se presisa de algum aguste estou preocupada sera se faz mal muita radiação mim responde por favor
Olá Ygor! Obrigada pelo seus vídeos, está me ajudando muito a relembrar e colocar em prática no meu primeiro emprego. Mas tenho uma dúvida: como saber as doses recebidas, uma vez que o hospital não fornece dosímetro para os técnicos, fora outros diversos fatores... (não paga insalubridade, ñ tem supervisor, aparelho em condições ruins, etc...) Poderia me orientar? E se nesse tempo eu engravidar, como proceder? (Tenho idéia na teoria, mas gostaria de uma explicação melhor, pois pelo fato do hospital não ter muitos suportes, imagino q em relação a gravidez não vá mudar) Um vídeo sobre isso seria muito bom tbm. Obs.: Já teve denúncia ao Crtr, deram um prazo para acertar as irregularidades, porém sabemos q não é tão rápido assim... Desde já agradeço.
Oi, estou no curso técnico e estou com dificuldade em aprender a calcular kV, mAs, mAs2, absorvedores, DFoFi e etc.. Você poderia fazer um video sobre isso?
Porque o uso dos dosímetros é um mecanismo terceirizado,logo,para que um profissional receba seu aparelho,é necessário que o órgão público realize o negócio com a empresa responsável pelas medições mensais.A vigilância sanitária é o órgão responsável por multar o órgão público pela falta de dosímetro,porém,a politicagem acaba por influenciar essa situação,porque o cargo de dirigente da vigilância sanitária é comissionado e quem nomeia é o prefeito, governador ou presidente (levando em consideração a esfera de governo).Diante dessa jogada política, o profissional deve recorrer ao mistério público para que o órgão público seja obrigado a disponibilizar as leituras mensais,porque se depender da vigilância sanitária do ente federativo em questão,não vai rolar nunca, afinal,responda a pergunta:Se vc fosse nomeado pelo prefeito para ocupar um cargo comissionado em um município,por exemplo,vc multaria seu patrão???
Alguém pode me explicar a diferença entre gy, mgy e msv? E se a dose de Ctdi vol 0.06 (mgy) 9.13 DLP mgy cm 2.75 Parenquima helical 349.35. É uma dose que ultrapassa os 20 msv ao ano?
3 RAIOS-X DE TORAX DURANTE O ANO? Se o indivíduo passa por 3 radiografias do pulmão durante o período de um ano, sendo uma em fevereiro e outra 21 semanas depois, sendo que nessa última a primeira radiografia não ficou visível o suficiente (muito escura, segundo o técnico) e teve de ser refeita, logo, tratam-se de duas radiografias neste dia, 21 semanas depois da primeira, totalizando 3 radiografias. Isso seria um evento potencialmente danoso à saúde do paciente? Eu estou perguntando a fim de obter a resposta de algum radiologista, alguém que conheça o assunto. O procedimento do raio-x pode causar algum tipo de queimação no corpo ou sensação de calor após a realização dos exames?
Um radiografia simples do corpo humano não é capaz de causar nenhum efeito relacionado à "queimação" ou queimaduras no corpo, nem tão pouco aumentar a sensação de calor após a realização do exame. Outros procedimentos sim, pode causar esse efeito, como na Radioterapia, por exemplo. Mas ainda sim não gera nenhum tipo de calor momentâneo na superfície da pele. Não esquece de deixar o like no vídeo heim! @ygorjulioprof
Esse ano tirei muitas radiografias porque quebrei o braço e tirei umas quatro,depois fiz os exames de mamografia, ultrassonografia das mamas, ultrassonografia dos tornozelos ,fiz a densitometria óssea, será que corto risco???
Depende de que risco você está falando, todo exame por imagem que utiliza raios ionizantes pode ocasionar mutação no DNA, independente da sua intensidade, quanto mais vezes e mais "forte" a interação, maior a probabilidade. Agora se sua dúvida é com relação aos limites de doses anuais, pode ficar tranquila, um exame de raio X comum (de tórax por exemplo) equivale em torno de 0,02mSv, e a densitometria é mais baixo ainda. A dose ocupacional é de 20mSv. Esse tanto de exame que você fez ainda é fichinha perto do profissional que fica lá plantado nos exames.
Bom dia! Estou interessada no curso de radiologia, estou pesquisando sobre e pretendo começar ano que vem, mas estou bem temerosa pelas matérias de física e matemática.... poderia falar um pouco sobre??
Não é que estando dentro das normas, vai livrar o IOE (Profissional). Mas o fato de estar dentro dos conformes, auxilia na proteção, controle e respeita a limitação de dose. Para isto é utilizado não só o dosímetro, mas também os EPI's quando necessário.
@@Radiologando entendi, então pode ser que mesmo fazendo tudo certo, recebendo apenas 20 msv por ano ainda sim o profissional pode ter um cancer ou algum outro problema ? eu estou querendo mto fazer porem estou com receio
Vou contar uma verdade que não é contada nos cursos de radiologia: o profissional da radiologia não recebe dose de radiação durante realização de exames radiológicos,exceto se ele for segurar o paciente(o que não é apropriado e proibido pela legislação).É isso mesmo que vc está lendo...Se quiser,eu provo...Existem 3 coisas que impedem o técnico de receber a dose:
A radiação se propaga em linha reta e,por isso, ao disparar no paciente se perde e, mesmo que "espirre" do paciente (radiação secundária)não consegue percorrer longa distância e logo se perde,é por isso que vc pode disparar em um paciente ficando a uma distância de 2 metros,pois isso equivale a um biombo de chumbo.
A radiação secundária é tão fraca que nem consegue sensibilizar outra parte do filme (é por isso que em alguns lugares vemos técnicos dividindo uma exame de punho,por exemplo, sem precisar colocar o protetor no chassi).
Quer testar para ver se é verdade?Então faça o seguinte:pegue um filme,coloque 2 dosímetros,um de um lado colimado que vai receber a radiação,o outro coloque na religião que noa vai receber a radiação; após isso, faça a exposição e envie os 2 dosímetros para análise,vc verá que somente o dosímetro exposto foi sensibilizado e o outro, apesar de estar do lado,não foi sensibilizado.
Obs: queria deixar claro que todas as recomendações da portaria e dos outros órgãos de controle protegem os profissionais e devem ser respeitadas,e deixo aqui também os meus elogios ao profissional pelo ótimo vídeo e pela boa vontade em realizar essas aulas...nunca deixem de usar os EPI'S de segurança .
amigo, discordo um pouco da sua posição existem estudos que provam que não existe proteção total da radiação. mesmo estando com proteção
Exatamente, Flávio
Por isso vcs caem nas falaciaskk @@flaviopereira3269
Um vídeo explicando a diferença entre dose efetiva e dose equivalente seria muito bem vindo.
Que canal show, usa fontes seguras, informações seguras, fala bem explica bem, top, um dos mellhores vídeos que vi, parabéns, continue assim nos ajudando
Sempre o melhor para vocês!!! ☢☢☢
Fale mais sobre a portaria 453
Continue fazendo vídeo. Muito bom 👏
Obrigado!!!! 🤩🙏
Na portaria 453 no item 2.13 (ii) fala sobre a dose no cristalino de 150msv e não 20 msv! Para o IOE.
Boa tarde!
Parabéns pelo canal, favor pode me tirar uma dúvida? Qual a dose de radiação de uma tomografia do crânio e seios da face? Desde já agradeço, fique com Deus!
Wiiiilllssommmmmm😂😂sim... já estou prestando atenção Prof.✨🙏💫
Vida longa ao Prof Ygor!
Amém!!!! Para todos nós 🤩🙏
Qual a dose que um paciente recebe por exemplo em uma tomografia do abdômen? Desde já obrigada!
Interessante, gostei muito! 👏🏻👏🏻👏🏻
Bom dia meu filho tem escoleose ja foi tirado 2raio x da coluna um no mes dezembro e um agora em março mandei fazer o colete o rapaz que fez mim pedio com mês de uso tira um rx com colete pra ver se presisa de algum aguste estou preocupada sera se faz mal muita radiação mim responde por favor
Show de bola
Olá Ygor! Obrigada pelo seus vídeos, está me ajudando muito a relembrar e colocar em prática no meu primeiro emprego. Mas tenho uma dúvida: como saber as doses recebidas, uma vez que o hospital não fornece dosímetro para os técnicos, fora outros diversos fatores... (não paga insalubridade, ñ tem supervisor, aparelho em condições ruins, etc...) Poderia me orientar? E se nesse tempo eu engravidar, como proceder? (Tenho idéia na teoria, mas gostaria de uma explicação melhor, pois pelo fato do hospital não ter muitos suportes, imagino q em relação a gravidez não vá mudar)
Um vídeo sobre isso seria muito bom tbm.
Obs.: Já teve denúncia ao Crtr, deram um prazo para acertar as irregularidades, porém sabemos q não é tão rápido assim... Desde já agradeço.
Oi, estou no curso técnico e estou com dificuldade em aprender a calcular kV, mAs, mAs2, absorvedores, DFoFi e etc.. Você poderia fazer um video sobre isso?
Mano fica tranquilo, no estágio você aprende rapidão.
Faz um vídeo explicando porque nus hospitais públicos não tem o dosimetro.
Mas os hospitais público tem dosímetro 🤔
Porque o uso dos dosímetros é um mecanismo terceirizado,logo,para que um profissional receba seu aparelho,é necessário que o órgão público realize o negócio com a empresa responsável pelas medições mensais.A vigilância sanitária é o órgão responsável por multar o órgão público pela falta de dosímetro,porém,a politicagem acaba por influenciar essa situação,porque o cargo de dirigente da vigilância sanitária é comissionado e quem nomeia é o prefeito, governador ou presidente (levando em consideração a esfera de governo).Diante dessa jogada política, o profissional deve recorrer ao mistério público para que o órgão público seja obrigado a disponibilizar as leituras mensais,porque se depender da vigilância sanitária do ente federativo em questão,não vai rolar nunca, afinal,responda a pergunta:Se vc fosse nomeado pelo prefeito para ocupar um cargo comissionado em um município,por exemplo,vc multaria seu patrão???
Olá 👋
Quais os risos ocupacionais existentes?
Amigo pode me tira uma dúvida. ? Eu tenho uma platina no meu braço isso tem algum problema em trabalhar com radiologia ?
Alguém pode me explicar a diferença entre gy, mgy e msv? E se a dose de
Ctdi vol 0.06 (mgy)
9.13
DLP mgy cm 2.75
Parenquima helical 349.35. É uma dose que ultrapassa os 20 msv ao ano?
Professor, a dose equivalente para o cristalino não deveria ser 150mSv?
Muito bom
3 RAIOS-X DE TORAX DURANTE O ANO?
Se o indivíduo passa por 3 radiografias do pulmão durante o período de um ano, sendo uma em fevereiro e outra 21 semanas depois, sendo que nessa última a primeira radiografia não ficou visível o suficiente (muito escura, segundo o técnico) e teve de ser refeita, logo, tratam-se de duas radiografias neste dia, 21 semanas depois da primeira, totalizando 3 radiografias. Isso seria um evento potencialmente danoso à saúde do paciente? Eu estou perguntando a fim de obter a resposta de algum radiologista, alguém que conheça o assunto. O procedimento do raio-x pode causar algum tipo de queimação no corpo ou sensação de calor após a realização dos exames?
Um radiografia simples do corpo humano não é capaz de causar nenhum efeito relacionado à "queimação" ou queimaduras no corpo, nem tão pouco aumentar a sensação de calor após a realização do exame.
Outros procedimentos sim, pode causar esse efeito, como na Radioterapia, por exemplo. Mas ainda sim não gera nenhum tipo de calor momentâneo na superfície da pele.
Não esquece de deixar o like no vídeo heim!
@ygorjulioprof
@@Radiologandotomografia de abdomen tem capacidade de aumentar significativamente o aparecimento de um tumor?
@@xdroxi14 n
Esse ano tirei muitas radiografias porque quebrei o braço e tirei umas quatro,depois fiz os exames de mamografia, ultrassonografia das mamas, ultrassonografia dos tornozelos ,fiz a densitometria óssea, será que corto risco???
Não! essa taxa em exames é bem pouca.
Depende de que risco você está falando, todo exame por imagem que utiliza raios ionizantes pode ocasionar mutação no DNA, independente da sua intensidade, quanto mais vezes e mais "forte" a interação, maior a probabilidade.
Agora se sua dúvida é com relação aos limites de doses anuais, pode ficar tranquila, um exame de raio X comum (de tórax por exemplo) equivale em torno de 0,02mSv, e a densitometria é mais baixo ainda. A dose ocupacional é de 20mSv. Esse tanto de exame que você fez ainda é fichinha perto do profissional que fica lá plantado nos exames.
Como faço p aprender a angulação do raio
Bom dia! Estou interessada no curso de radiologia, estou pesquisando sobre e pretendo começar ano que vem, mas estou bem temerosa pelas matérias de física e matemática.... poderia falar um pouco sobre??
Estando dentro das normas, não é prejudicial ao profissional?
Não é que estando dentro das normas, vai livrar o IOE (Profissional). Mas o fato de estar dentro dos conformes, auxilia na proteção, controle e respeita a limitação de dose. Para isto é utilizado não só o dosímetro, mas também os EPI's quando necessário.
@@Radiologando entendi, então pode ser que mesmo fazendo tudo certo, recebendo apenas 20 msv por ano ainda sim o profissional pode ter um cancer ou algum outro problema ? eu estou querendo mto fazer porem estou com receio
@@lidyanesantos1188 Tambem queria saber…
Tentando entender onde está a parte de dose equivalente e dose efetiva que è o tema do video! Cadê a diferença
Amo suas aulas
25/11/2024 assistindo o vídeo ❤
Top
O Ioe a dose é 50
No IOE a dose para o cristalino não seria de 150 mSv ?
Iria fazer a mesma pergunta!
👏👏🙌🙌🙌
Técnico vive menos?
Muito bom