JUNG (1) - INCONSCIENTE COLETIVO | SÉRIE PSICOLOGIA ANALÍTICA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 18 มี.ค. 2018
  • A música está muito alta? Assista à versão com o áudio corrigido: • JUNG (1) - INCONSCIENT...
    Carl Gustav Jung nasceu em 1875 na Suíça, e faleceu em 1961. Foi um dos mais queridos discípulos de Freud, com o qual cortou relações em 1914 para poder desenvolver sua própria teoria, a psicologia analítica. Nesse vídeos, estudaremos os conceitos de inconsciente pessoal e inconsciente coletivo desenvolvidos por Jung.
    ------------------------------------------
    ------------------------------------------
    Bibliografia sugerida:
    "Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo" de Carl Gustav Jung.
    “Theories of Personality” (ed.7) de Jess Feist e Gregory Feist.
    “Theories of Personality” (ed.9) de Richard M. Ryckman.

ความคิดเห็น • 255

  • @didatics
    @didatics  5 ปีที่แล้ว +68

    A música está muito alta? Assista à versão com o áudio corrigido: th-cam.com/video/6JG7Twt_3Do/w-d-xo.html

  • @shaenegoncalves134
    @shaenegoncalves134 5 ปีที่แล้ว +325

    Em 5 minutos de videoaula aprendi mais do que com a professora em 6 meses. Obrigada por pegarem um assunto tão complexo, usarem uma linguagem de facil compreensão e deixar o conteúdo didático e leve. Parabéns pelo trabalho

    • @adrianadesouza6876
      @adrianadesouza6876 5 ปีที่แล้ว +5

      KKK aconteceu o mesmo comigo super didático os vídeos

    • @goldproducoes4494
      @goldproducoes4494 4 ปีที่แล้ว +2

      Kkk vc é má

    • @taianpismel3745
      @taianpismel3745 4 ปีที่แล้ว +3

      Resumiu tudo o que eu queria dizer!!

    • @FredericoMaxMartins
      @FredericoMaxMartins 4 ปีที่แล้ว +3

      sua professora era boa hein rsrs

    • @saudethe
      @saudethe 4 ปีที่แล้ว +2

      KKKKKKKKKKKK Eu tb. Esse professores são fodas. rachei de rir de seu cometário. disse tudo

  • @claret-yx9ii
    @claret-yx9ii 3 ปีที่แล้ว +36

    Jung, por sua vez, ensina que cada homem deve experimentar diretamente, sem referência aos métodos tradicionais, seu “Deus interior” e seguir sua “própria lei”. O processo de individuação levaria as pessoas a questionar e, afinal, abrir mão de seus apoios religiosos, sociais e morais convencionais. Em Adaptation, individuation, collectivity, parágrafo 1103, ele chegou ao ponto de declarar, como um “profeta” de sua própria “religião”: “Afastando-se do Deus da religião, a pessoa se torna plenamente ela mesma.”
    Deste ponto de vista, a alma não necessitaria da fase inicial de purificação e “extinção”, nem tampouco dos suportes religiosos que propiciam tal purgação. A semelhança entre as duas abordagens, a tradicional e a junguiana, é ilusória e superficial. A primeira indica que a alma decaída é dominada pelo ego-ísmo e as paixões; ela precisa ser “domada”. É a via do desapego, da “extinção” das paixões e do egoísmo que se tornou uma segunda natureza. Este é o primeiro passo da vida espiritual, em todas as tradições espirituais. Só depois é que vem a fase da “união”, quando a alma “entra” no campo do Real. O erro aqui é não levar em conta a necessidade da “limpeza” da alma, isto é, da erradicação dos vícios e da prática das virtudes. A psicologia junguiana, contudo, nada diz deste estágio inicial. A pergunta que fica aqui é se este não é justamente o ensinamento contido no simbolismo da “serpente” no Éden, que diz que “o homem é Deus”? Como, aliás, já havia sustentado o gnosticismo heterodoxo dos primeiros séculos, gnosticismo que fascinara Jung.
    Seja como for, alguns veem no junguianismo, quando comparado ao freudismo, uma maior convergência com as espiritualidades tradicionais. Mas permanece válido o argumento de que a diferença entre os dois é que enquanto Freud se gabava de ser um inimigo irreconciliável da tradição, Jung simpatizava com ela, mas, na realidade, esvaziava-a de seus conteúdos mais profundos, substituídos pela noção do psiquismo coletivo. Jung procurou aproximar a psicologia da filosofia e sustentou que o ato de pensar, base da filosofia, não passava de uma atividade psíquica como qualquer outra. Isso é o mesmo que descartar a verdade objetiva e colocar tudo na vala comum do subjetivo.
    Operação similar deve ser vista no sentido em que ele usou o termo “arquétipo”. Diferentemente do sentido original, platônico, de um paradigma exemplar que transcende a história e é elevado em todas as civilizações e épocas, Jung encara os arquétipos como “estruturas do inconsciente coletivo” e parte do plano psicológico apenas, sem nenhuma conotação realmente intelectual e objetiva.
    Constata-se em Jung, ademais, o repetido movimento de compelir a metafisica e a religião de volta ao campo psíquico, como se este tivesse sempre a última palavra. Esta tendência acabou por contaminar todas as esferas de atividade humana, marcando com seu particular relativismo a cultura, a história, a arte e a religião. Ao menor toque do junguianismo, tudo se torna “psicológico” - ou seja, subjetivo e relativo. -“Ocultismo e religião em Freud, Jung e Mircea Eliade” - Mateus Soares de Azevedo; Harry Oldmeadow. São Paulo: IBRASA, 2010. pp. 47-9

    • @VeraSoares2023
      @VeraSoares2023 ปีที่แล้ว

      Concordo, mas ainda é o que temos de melhor.

  • @claret-yx9ii
    @claret-yx9ii 3 ปีที่แล้ว +6

    Na Turm, a torre que Jung ergueu, em 1923, em sua propriedade em torno do lago Zurique, havia em seu quarto uma grande pintura mural. Era retratava Filémon, a quem considerava seu “guia” no mundo dos espíritos. Foi por intermédio deste ente que ele diz ter recebido “inspiração” para seus conceitos dos arquétipos e do inconsciente coletivo (discutidos a seguir). A influência do espiritismo se manteve ao longo de toda a sua vida e ele participou de várias sessões paranormais. - “Ocultismo e religião em Freud, Jung e Mircea Eliade” - Mateus Soares de Azevedo; Harry Oldmeadow. São Paulo: IBRASA, 2010. pp. 49-50

  • @mundointeligente698
    @mundointeligente698 5 ปีที่แล้ว +27

    *a origem do "ato falho" e a explanação do inconsciente coletivo pelo próprio Jung é uma maravilha.*

  • @alexandrebierende8391
    @alexandrebierende8391 6 ปีที่แล้ว +13

    Estou em semana de provas, os slides que a professora passou parecem sobre uma tenda de horóscopo e vocês trouxeram todo o tipo de informação que eu precisava sobre Jung. Muito obrigado!

  • @robertadgb
    @robertadgb 6 ปีที่แล้ว +69

    Como psicóloga e pessoalmente identificada como intuição/pensamento mais introvertida, acredito que os arquétipos têm origem genética pra ficarem mais claros. Ótima didática nas apresentações, inclusive para psicólogos, já que são inúmeras teorias de personalidade. Parabéns!

    • @claudiafsilva25
      @claudiafsilva25 4 ปีที่แล้ว +1

      Mas na época de Jung a genética estava dando os seus primeiros passos.

    • @89681eric
      @89681eric 3 ปีที่แล้ว +4

      DNA espiritual,digamos assim,a genética é apenas a superfície,nada como a teoria da reencarnação para deixar tudo claro.

    • @luizcarvalho5913
      @luizcarvalho5913 2 ปีที่แล้ว +2

      Meu sobrinho neto tem 4 anos e uma mente muito evoluída parece ter erdado uma alma velha de um intelectual.

    • @VeraSoares2023
      @VeraSoares2023 ปีที่แล้ว

      Isso que chamo de honestidade profissional.
      Não basta conhecer , precisa ser.
      👏👏👏

  • @raquelclara5722
    @raquelclara5722 4 ปีที่แล้ว +60

    Sou grata por essa quarentena estou entendendo coisas que não consegui a anos.

    • @oreidaazenha23
      @oreidaazenha23 4 ปีที่แล้ว +7

      Parabéns por converter um momento tenebroso em algo produtivo.

    • @danielsgbatista
      @danielsgbatista 3 ปีที่แล้ว

      Palavras de gratidão e sobriedade. Tens minha mais sincera admiração.

    • @luciarocatti1142
      @luciarocatti1142 3 ปีที่แล้ว

      Sem dúvida, foi uma grande oportunidade de interiorização...
      Inclusive, depois e durante a revisão, podemos fazer a faxina de pessoas tóxicas resignificar acontecimentos, enfim, um crescimento que nos torna pessoas melhores...

    • @claudetecoelho8578
      @claudetecoelho8578 3 ปีที่แล้ว

      Que bom que não sou só eu que penso assim, em alguns momentos me senti até culpada por estar feliz em ter mais tempo para esse autoconhecimento!

  • @Aline-bd7uk
    @Aline-bd7uk 6 ปีที่แล้ว +17

    Eu adoro esse canal, a forma como vocês simplificam a psicanálise é excelente!! Se puderem, postem vídeos sobre Lacan!! 🙏

  • @yodaquantico3210
    @yodaquantico3210 6 ปีที่แล้ว +9

    Espetacular. Muito grato.

  • @beatriznavarro8044
    @beatriznavarro8044 5 ปีที่แล้ว +21

    Incrível, consegui entender facilmente o assunto. A comparação com os demais teóricos também são de grande valia. Parabéns pelo trabalho!

  • @taianpismel3745
    @taianpismel3745 4 ปีที่แล้ว

    Esse canal é SENSACIONAL!! Traz uma teoria complicada e extensa, de uma forma simples e clara!! Já me ajudou milhares de vezes

  • @Leandroultratattoo
    @Leandroultratattoo 6 ปีที่แล้ว +52

    Excelente trabalho, parabéns. Me impressiona muito, como vocês conseguem desemaranhar um assunto tão complexo e deixá-lo leve e límpido. Muito obrigado, desejo à vocês muito sucesso!!!
    Sugestão: Jacques Lacan, que também é um freudiano nato.

  • @amandamartins5967
    @amandamartins5967 6 ปีที่แล้ว +8

    Vocês são incriveis tiram todas as minhas dúvidas e a explicação é excelente

  • @heraldoorato1175
    @heraldoorato1175 2 ปีที่แล้ว

    Impressionante como vocês conseguiram descomplicar e descomplexar esses conteúdos, tornando objetivo e compreensível algo que é tratado na maioria dos livros com uma subjetividade que faz a gente duvidar da própria inteligência! Parabéns!

  • @lucimaracamossi6630
    @lucimaracamossi6630 5 ปีที่แล้ว +3

    Ótimo vídeo ! Claro e expõe o assunto de maneira didática

  • @mylenafrey
    @mylenafrey 4 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom! Explicando de forma simples toda a teoria.

  • @diegomangabeira85
    @diegomangabeira85 5 ปีที่แล้ว +2

    Gratidão. Muita Luz e Prosperidade!

  • @elianesoares6149
    @elianesoares6149 4 ปีที่แล้ว

    Todos os vídeos e a animação usada é maravilhoso! Uma forma didática é simples para a compreensão. Parabéns!

  • @umsilvaqualquer5654
    @umsilvaqualquer5654 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom! Essa comparação com outros autores mostrando suas similaridades e diferenças foram sensacionais, a compreensão ficou muito maior. Continuem com essa técnica, por favor

  • @mayaragarcia8666
    @mayaragarcia8666 5 ปีที่แล้ว

    Que canal incrível!! Melhor explicação da vida

  • @lohanajessik
    @lohanajessik 3 ปีที่แล้ว +1

    Mais um semestre, mais uma vez vocês me salvando

  • @elisangeladefatima7876
    @elisangeladefatima7876 5 ปีที่แล้ว +2

    Gostei quero aprender mais! Não tem como deixar a genética de lado, concordo plenamente com ele!

  • @sandramarina4255
    @sandramarina4255 5 ปีที่แล้ว +1

    Adorei o vídeo..............sabe tudo Jung..............

  • @silvanagirardigirardi5919
    @silvanagirardigirardi5919 3 ปีที่แล้ว

    Gratidão! Aproveitando a quarentena. Um apanhado do tesouro do conhecimento.

  • @mapasebusolas
    @mapasebusolas 5 ปีที่แล้ว +8

    O self é o centro da psique.

  • @psicologoarturgomes7727
    @psicologoarturgomes7727 4 ปีที่แล้ว

    Recomendo muito toda a leitura sobre Jung! Ótimo vídeo!

  • @najalloul3892
    @najalloul3892 3 ปีที่แล้ว

    Ótima forma da abordagem...aprendi coisas que jamais parei a pensar.

  • @gab5250
    @gab5250 2 ปีที่แล้ว

    É claro que se tratando do inconsciente as coisas se tornam nebulosas, a história da humanidade é maravilhosa! Só amor.

  • @PsicologiaSocialBrasil
    @PsicologiaSocialBrasil 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom! Dados de qualidade sobre a psicologia análitica muito acima do comum de se encontrar no TH-cam.

  • @RonaldoGaru
    @RonaldoGaru 2 ปีที่แล้ว

    Muito obrigado! Há meses venho tentando entender o conceito de arquétipos e apenas me aproximava, mas não entendia... Agora, creio que conseguirei compreender melhor os escritos de Jung.

  • @querenhoppe8408
    @querenhoppe8408 6 ปีที่แล้ว +4

    Essa é a primeira vez que vejo algo sobre a abordagem e realmente compreendo. Muito obrigada. O trabalho é excelente!

  • @jocilanebotelhodepaulacoel4080
    @jocilanebotelhodepaulacoel4080 3 ปีที่แล้ว

    A aula é relevante e esclarecedora!

  • @cilenecelistrealves4239
    @cilenecelistrealves4239 ปีที่แล้ว

    Fantástico. Gratidão!

  • @ritamarinho7763
    @ritamarinho7763 2 ปีที่แล้ว

    Maravilha.. amo saber sobre esta área,mas achava difícil.... Gratidão imensa

  • @leonardofernandes8952
    @leonardofernandes8952 4 ปีที่แล้ว

    Gostei do vídeo! O áudio deixou muito mais leve e bem interessante

  • @gildeane3465
    @gildeane3465 4 ปีที่แล้ว

    Adorei esse canal.
    Dou nova por aqui
    Estou estudando psicanálise
    E sempre tô olhando aqui pra min entender melhor os conteúdos .
    E e fácil entendimento,
    Fico feliz pelos criadores
    Continue postando conteúdo .
    Bjs

  • @rosanaalvesferreiraguedis6606
    @rosanaalvesferreiraguedis6606 2 ปีที่แล้ว +1

    Obrigado pelos ensinamentos

  • @0987Rodrigo
    @0987Rodrigo 5 ปีที่แล้ว

    Muito bom ter achado este vídeo.

  • @rosanaalvesferreiraguedis6606
    @rosanaalvesferreiraguedis6606 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom adquirir conhecimentos

  • @claret-yx9ii
    @claret-yx9ii 3 ปีที่แล้ว +3

    “Enquanto ao materialismo do século XIX fechou a mente do homem ara o que está acima dele, a psicologia do século XX abriu-a para o que está abaixo dele.” - Ananda Kentish Coomaraswamy (1887-1947)

  • @bernadetsouzaa4927
    @bernadetsouzaa4927 3 ปีที่แล้ว

    Gratidão profunda.

  • @deolindachanfar910
    @deolindachanfar910 2 ปีที่แล้ว

    Amo vossos vídeos obrigada 😘❣️

  • @mementomori8785
    @mementomori8785 3 ปีที่แล้ว +1

    O psicólogo clínico Richard Noll publicou em 1996 "O culto de jung - origens de um movimento carismático". Iivro excelente.

  • @nunesjosefernandovasconcel4751
    @nunesjosefernandovasconcel4751 2 ปีที่แล้ว

    Excelente. Muito bom.

  • @mariaantoniabrito6781
    @mariaantoniabrito6781 4 ปีที่แล้ว

    Excelente informação!

  • @AlmaJunguianaDorianeDemuth
    @AlmaJunguianaDorianeDemuth 4 ปีที่แล้ว +3

    Estudado a obra completa de Jung a mais de seis anos, não tenho dúvidas que ele foi uma das personalidades mais influentes do século XX. Quem deseja aprofundar mais o tema, o livro Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo é beber da fonte rica em conhecimento.

    • @maykonrodrigo8399
      @maykonrodrigo8399 4 ปีที่แล้ว +1

      como introdução você recomenda essa obra ou a obra o Homem e seus simbolos?

    • @AlmaJunguianaDorianeDemuth
      @AlmaJunguianaDorianeDemuth 4 ปีที่แล้ว +1

      @@maykonrodrigo8399 O livro da Nise da Silveira:"Jung, vida e obra" e "O Homem e seus Símbolos", mais precisamente os capítulos de Jung e de Marie-Louise von Franz. Para começar, acho esses bons, depois Psicologia do Inconsciente e O Eu e o Inconsciente, assim qd for ler sobre Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo ja teria uma boa base. Claro que essa sequência não é uma regra, apenas uma dica, importante é sempre fazer uma ponte com a "realidade"... bons estudos!!! abs

    • @adrianadri7556
      @adrianadri7556 4 ปีที่แล้ว

      @@AlmaJunguianaDorianeDemuth gostaria de uma ajuda..poderiamos nos falar..sobre este assunto

    • @AlmaJunguianaDorianeDemuth
      @AlmaJunguianaDorianeDemuth 4 ปีที่แล้ว

      @@adrianadri7556 Esse é meu Instagram, pode me mandar um direct. Espero poder ajudar!
      @almajunguiana

  • @gloriasauthier8967
    @gloriasauthier8967 3 ปีที่แล้ว

    Aula maravilhosa 👏👏👏

  • @hipnoterapiasaudemental201
    @hipnoterapiasaudemental201 4 ปีที่แล้ว

    Amei todos os vídeos de Freud

  • @vilanysilva7252
    @vilanysilva7252 5 ปีที่แล้ว +55

    Pra mim Jung é tão maravilhoso.

    • @dosedecha4308
      @dosedecha4308 4 ปีที่แล้ว +1

      Inconsciente coletivo é plagio dos Registros akáshicos
      Jung era foda kkkkkkk
      assim como a teoria dele anima e animus ele plagiou do hermetismo , lei de genero!

    • @lucct2876
      @lucct2876 3 ปีที่แล้ว

      Pq?

    • @Pedro-gamer-1705
      @Pedro-gamer-1705 3 ปีที่แล้ว

      Meu nome é Davi Jung kkk

  • @mariaroriz5677
    @mariaroriz5677 3 ปีที่แล้ว

    Excelente trabalho.

  • @eilsonsilva5978
    @eilsonsilva5978 5 ปีที่แล้ว +3

    Eu experienciei o trauma da abertura do meu inconsciente coletivo. Só que já tinha lido algo de tal natureza, muitos textos e alguns livros do Jung. A explicação aqui é muito bacana.

  • @eliasalves5368
    @eliasalves5368 2 ปีที่แล้ว

    Conteúdo belíssimo

  • @oindigente5800
    @oindigente5800 4 ปีที่แล้ว

    Sempre associei o inconsciente coletivo com as técnicas do João-de-barro, nunca tinha visto essa manção, isso concerteza é uma sincronicidade.

  • @rosamaria1350
    @rosamaria1350 2 ปีที่แล้ว

    Muito importante.

  • @AmandaAlvesMerces
    @AmandaAlvesMerces 4 ปีที่แล้ว

    ai vocês são maravilhosos, entendi tudooo ♥️♥️♥️

  • @crisgottes
    @crisgottes 3 ปีที่แล้ว

    Que homem fascinante o Jung!

  • @silviamariacardosocruztuma7911
    @silviamariacardosocruztuma7911 4 ปีที่แล้ว

    Gratidão!!!!

  • @S0amigos
    @S0amigos 2 หลายเดือนก่อน

    Ótimo vídeo.

  • @palhaassada1989
    @palhaassada1989 3 ปีที่แล้ว

    Parabéns pelos conteúdos

  • @gildaafonso989
    @gildaafonso989 5 ปีที่แล้ว

    Obrigada!🤩😁😙🤗🤗🤗

  • @mariaroriz5677
    @mariaroriz5677 3 ปีที่แล้ว

    Para mim e fantástico.

  • @julianarsouza5323
    @julianarsouza5323 4 ปีที่แล้ว

    com certeza tudo é muito bacana gostei muito e é bem pratico

  • @ellie5503
    @ellie5503 2 ปีที่แล้ว

    Muuuuuuuito legal!

  • @mariazilma1646
    @mariazilma1646 5 ปีที่แล้ว

    Nesse universo...consciente /inconsciente.... Temos muito o que aprender....

  • @vigb
    @vigb 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom!!!

  • @fatimabarreto6302
    @fatimabarreto6302 5 ปีที่แล้ว

    Bom 🌻 D+ Parabéns pelo canal 💥

  • @mamaefeliz8778
    @mamaefeliz8778 4 ปีที่แล้ว

    Vídeo excelente !! Parabéns.! SP 17.02.2020

  • @maiaramatucheski4626
    @maiaramatucheski4626 9 หลายเดือนก่อน

    Lu, você é FODA💚

  • @irenebarros5337
    @irenebarros5337 5 ปีที่แล้ว

    Bem explicado gostei muito😏😏

  • @VYDarkMoon
    @VYDarkMoon ปีที่แล้ว

    Arrasou 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  • @MariaFernanda-nu5nj
    @MariaFernanda-nu5nj 2 ปีที่แล้ว

    adorei!

  • @fezinha717945
    @fezinha717945 4 ปีที่แล้ว

    Amei 😍💜

  • @karinadegani1243
    @karinadegani1243 2 ปีที่แล้ว

    Adorei

  • @canalcarlosmusica6235
    @canalcarlosmusica6235 2 ปีที่แล้ว

    MUITO DIDÁTICO

  • @pastormoisesgaliza1525
    @pastormoisesgaliza1525 5 ปีที่แล้ว +2

    Sou estudante psicanálise, parabéns

  • @lilianca3847
    @lilianca3847 4 ปีที่แล้ว

    Fale mais sobre o self amei

  • @desperteoser3198
    @desperteoser3198 ปีที่แล้ว

    Gratidão

  • @fabiolion2157
    @fabiolion2157 5 ปีที่แล้ว +2

    Top agora entendi o que eo tal self

  • @raquelm.5977
    @raquelm.5977 5 ปีที่แล้ว

    Ameiii, me ajudou muito. Faz do Reich.

  • @brunomeneguel2197
    @brunomeneguel2197 5 ปีที่แล้ว +96

    Hoje descobri o por que o inconsciente coletivo realmente existe, certo dia ao estar passeando com a minha cachorrinha na rua após ela defecar eu e meu pai percebemos que ela raspava as patadas no chão, como se estivesse querendo enterrar as necessidades feitas ali. Passando alguns outros dias, eu estava passeando pela rua e vi um cachorro da mesma raça que a minha cachorrinha fazendo o mesmo gesto após ter terminado de defecar e eu achei muito estranho, logo pensei comigo mesmo, como é que todos eles fazem o mesmo gesto após defecarem? Quem ensinou isso para eles? E logo percebi que isso era algo impossivel de alguém ensinar para eles, era algo que eles já sabiam inconscientemente, ou seja, algo automático, e de sua própria natureza, mas Davi, como que isso acontece? Isso acontece por causa do inconsciente coletivo, outra observação que obti foi a que toda vez que minha cachorrinha fazia xixi e molhava a patinha ela corria para secar as patas no tapetinho ou na cama, e isso me fez pensar "como que ela sabe que deve secar as patinhas assim que ela molha?" e isso também nos faz pensar que o mesmo acontece com nós seres humanos, todos nós temos a línguagem corporal que jamais nos foi ensinada por alguém mas que nosso corpo acaba falando por si só (impacientemente), e as expressões faciais que também são feitas espontaneamente. Percebi então que tudo o que somos vem de um inconsciente coletivo. Somos seres que um dia nos tornamos racionais porque toda a inteligência foi sendo passada de pessoa para pessoa, ou melhor, de homosapien para homosapien até que chegássemos até a evolução atual, ou seja toda a sabedoria foi apregoada em nós até que se tornou algo automático em nossas mentes.

    • @gabrielesousa4088
      @gabrielesousa4088 4 ปีที่แล้ว

      @_ DinoGhast pq?

    • @um_dia
      @um_dia 4 ปีที่แล้ว +18

      @@gabrielesousa4088 Ele errou em basicamente tudo que disse, primeiro confundiu herança biológica com memória inconsciente, botou patologias no mesmo balaio, disse que todo o conhecimento é passado "magicamente" ignorando nossa habilidade de observar e aprender e ainda se esqueceu que homo sapiens é apenas a mais recente das inúmeras ordem primates na qual passamos, nem mesmo é a mais relevante para a nossa evolução tendo em vista que aprendemos a manusear coisas usando o polegar opositor muito antes... Dai o resto ele viajou forte na maionese, um lunático completo.

    • @TheRegistra
      @TheRegistra 4 ปีที่แล้ว +5

      Então na sua opinião o inconsciente coletivo seriam as crenças mais primitivas sobre os diversos assuntos que vão passando de geração para geração?
      Por exemplo, em termos de relacionamentos as fêmeas procurarem alguém mais forte (não necessariamente fisicamente) e saudável para se relacionar e procriar?

    • @elsorocharocha7792
      @elsorocharocha7792 4 ปีที่แล้ว +3

      Gabriel sousa memoria incosciente? O termo memoria so é aplicavel ao cosciente, se adimites que existe uma memoria incosciente,entao tambem existe cosciencia no incosciente( jung, energia psiquica). Estas a viajar forte na maionese....lembre-se que para memorizar uma determinada coisa a memoria obedece a leis e uma das caracteristicas do incosciente é de nao possuir leis

    • @neptune.5758
      @neptune.5758 3 ปีที่แล้ว

      @@um_dia é crente?

  • @edsonmoraes1925
    @edsonmoraes1925 3 ปีที่แล้ว +10

    Erro grave logo início!
    Inconsciente coletivo mais importante para Jung?
    Mas ele explicou o processo de individuação! Essa é a base de sua vida!
    No mais, embora de forma superficial, porque o vídeo curto assim exigiu, claro, tudo bem.
    Desculpe-me o reparo.

  • @gabrielprado629
    @gabrielprado629 3 ปีที่แล้ว +6

    Gosto muito da área da psicanálise e psicologia, fico até com vergonha de ser um dos poucos aqui do vídeo que não faz uma faculdade voltada para área kk

    • @JuliaVieiraMiyazaki
      @JuliaVieiraMiyazaki 3 ปีที่แล้ว +1

      também não tenho nada a ver cocma área mas amo esse assunto! sinto orgulho de ser curiosa e querer aprender sobre outros conhecimentos rs

    • @gabrielprado629
      @gabrielprado629 3 ปีที่แล้ว +2

      @@JuliaVieiraMiyazaki pois é, as vezes acho que temos tão pouco tempo para digerir tanta informação foda!!! A vida deveria ser mais longa para que possamos estudar todos os detalhes dela.

    • @JuliaVieiraMiyazaki
      @JuliaVieiraMiyazaki 3 ปีที่แล้ว

      @@gabrielprado629 com certezaaa!!!

  • @juscileneferreiradaluz1784
    @juscileneferreiradaluz1784 3 ปีที่แล้ว

    Posta essa entrevista completa por favor 🙏 gratidão 🙏

  • @kristyemanuelfontes7168
    @kristyemanuelfontes7168 4 ปีที่แล้ว

    muito bom

  • @marcobotelho3422
    @marcobotelho3422 19 วันที่ผ่านมา

    ótimo

  • @lindosmarribeirooliveira270
    @lindosmarribeirooliveira270 4 ปีที่แล้ว

    Jung parece com Pedro Calabez...dois Genios..

  • @vitoriacaroline4070
    @vitoriacaroline4070 4 ปีที่แล้ว +7

    O álbum do BTS me trouxe aqui, e acabei descobrindo o quanto psicologia pode ser tão interessante, quero saber e aprender cada vez mais

    • @leticialima2805
      @leticialima2805 4 ปีที่แล้ว +2

      Depois falam que ser fã não serve para nada. Buscar conhecimento é muito importante, parabéns

    • @vitoriacaroline4070
      @vitoriacaroline4070 4 ปีที่แล้ว +5

      @@leticialima2805 eles trabalham psicologia analítica, empoderamento, auto aceitação, críticas sociais e políticas, um vez eles fizeram um álbum todo baseado no livro "Demian" é muito interessante, o álbum mais recente deles foi baseado em "Mapa da alma," eu aprendi muita coisa com eles, com um pouco mais de pesquisa sobre o grupo e não ficar apenas no entretenimento você consegue ter uma mente bem evoluída e aberta sobre vários assuntos do mundo. Eu venho aprendendo muita coisa desde os meus 13 anos quando virei fã deles. Oops falei demais?

  • @lehana3209
    @lehana3209 4 ปีที่แล้ว

    Vim aqui pra entender mlr o novo clipe do Louis. Ser estudada é essencial

  • @nataniarabello1470
    @nataniarabello1470 5 ปีที่แล้ว

    Faz um vídeo sobre joseph campbell!

  • @leonardomartin4211
    @leonardomartin4211 4 ปีที่แล้ว +2

    Jung é o maior!

  • @allanspillmann3755
    @allanspillmann3755 4 ปีที่แล้ว +2

    Eu tenho uma teoria minha mesmo de que todas as experiências significativas de nossos antepassados são retransmitidas as gerações futuras através de memória encapsulada no DNA. Isso explicaria muito quando alguém vai até um profissional fazer um processo de vidas passadas e acaba revivendo certas situações marcantes. Alguma coisa no trabalho do Carl Gustav Joung segue por este caminho. Não sei, estou lendo e estudando muito ainda.

    • @VeraSoares2023
      @VeraSoares2023 ปีที่แล้ว

      2023, espero que tenha avançado nos seus estudos. Afinal 2020 a 2023 foi um celeiro para o estudo da psique humana

  • @VeraSoares2023
    @VeraSoares2023 10 หลายเดือนก่อน

    Com CERTEZA

  • @neusa5495
    @neusa5495 5 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada por me ensinar,mais que professores.

  • @whoisemy
    @whoisemy 10 หลายเดือนก่อน

    eu no segundo ano do ensino medio apaixonada por psicologia pretendo cursar com ctz

  • @taniamaraselingaiess8122
    @taniamaraselingaiess8122 4 ปีที่แล้ว

    O inconsciente coletivo são herdados, vai de nós seguirmos tudo isto em muitas áreas ou não, todos temos o poder de discernir sobre determinados assuntos.Obrigada!!

    • @a2000anos
      @a2000anos 4 ปีที่แล้ว

      Herdado da onde?

  • @violao7142
    @violao7142 3 ปีที่แล้ว

    jung foi bem descrito por Richard Noll, psicólogo clínico norte-americano que em 1996 publicou o famoso livro "O culto de jung - origens de um movimento carismático". Livro excelente, onde Noll relata com muitas fontes históricas quem foi este senhor jung.
    Este livro de Noll só se encontra em sebos. só dar um google e encontra vários.

  • @claret-yx9ii
    @claret-yx9ii 3 ปีที่แล้ว

    A obra de Jung contém também uma série de referências a Hegel. Como outros historiadores da filosofia, ele vê no pensamento Hegel a mais importante resposta a Kant e à limitação que Kant viu na capacidade mental de conhecer legitimamente Deus. Mas a análise junguiana de Hegel é permeada de ambivalência. Nas suas colocações mais importantes sobre Hegel no Obras Completas, Jung o descreve como um pensador orgulhoso, que respondeu à humilde aceitação kantiana das limitações da mente - especialmente a respeito da presunção da mente em relação ao conhecimento de Deus - elaborando um grandioso esquema do absoluto e do seu desenvolvimento na história. C. G. Jung, “A natureza da psique”, in A dinâmica do inconsciente, OC VIII, par. 358: “A vitória de Hegel sobre Kant significava uma gravíssima ameaça para a razão e o futuro desenvolvimento da mente alemã e até mesmo europeia, sobretudo se levarmos em conta que Hegel era um psicólogo camuflado e projetava grandes verdades da esfera do sujeito sobre um cosmo por ele próprio criado”. No parágrafo sucessivo Jung se junta ao coro contra Hegel, acusando-o de “hybris” (ibid., par, 359). Por vezes Jung se refere também às implicações patológicas da “impossível linguagem” de Hegel e da sua tendência ao neologismo (Heidegger se tornou suspeito pelos mesmos motivos) [G. Adler e A. Jaffé (org.), C. G. Jung letters, vol. 2, op. cit., p. 501, cf. também p. 121, onde Jung se refere ao “estilo esquizofrênico heideggeriano ou neogermânico do norte”.
    Há porém aspectos da própria obra de Jung que não são tão hostis a Hegel. Numa carta, Jung descreve Hegel como um psicólogo amador, assim como ele próprio foi “um filósofo mauqué” [Id., ibid, vol. 1, p. 194]. No âmbito informal da correspondência, Jung nos oferece algumas das mais claras indicações de que ele era plenamente consciente das profundas implicações filosóficas e metafisicas da sua visão da psique, um aspecto do seu pensamento que ele tende a negar nas suas obras publicadas - (...). Ainda numa das suas últimas cartas, Jung admite que poderia ter uma ressonância entre o seu pensamento e o de Hegel, ainda maior do que ele pensava, apesar de ele continuar negando toda influência direta e consciente de Hegel sobre seu pensamento: “Não é possível inferir uma dependência direta, mas... há, n verdade, uma notável coincidência entre alguns princípios da filosofia hegeliana e as minhas descobertas relativas ao inconsciente coletivo”. [Id,. Ibid., vol. 2, p. 502] (DOURLEY, 1987, p. 63-5)

  • @luizcarvalho5913
    @luizcarvalho5913 2 ปีที่แล้ว +2

    Será que o Carl Jung se aliou ao Joseph Murphy. Autor do clássico ((O Poder do Subconsciente) tenho esse livro.

  • @brucemah609
    @brucemah609 2 ปีที่แล้ว

    De resto tá tudo OTIMOOOOOOO