8 de abril de 2024. Estou em choque que eu nunca soube da existência desse programa. Peguei uma sequência e não parei mais! Quanta riqueza! Quanta informação!!!!!!
Acho tão boas essas partes "nas Ruas de São Paulo...". São pessoas comuns, que você vê no ônibus, passando com cara fechada na rua, em direção a um emprego ou reunião, mas que quando questionadas, abrem espaço pra mentes lindas cheias de filosofias próprias.
Faço minhas as suas palavras. Eu ia comentar sobre a fala das pessoas nas ruas. *Cada pessoa é universo único, e não apenas um número de CPF ou de eleitor.*
Certa vez, eu vi o Abujamra fznd um leve comentário sobre essas entrevistas: “Aí nós colocamos um sujeito sem os dentes da frente, no Centro de São Paulo, sorrindo e falando que a vida é boa! hahahah”
Pra mim a apresentação das opiniões dos indivíduos na rua é uma provocação em si, um contraste do nível dos entrevistados com o povo comum, vou dar um exemplo: na entrevista com o Luiz Felipe Ponde, o entrevistado consegue com certa facilidade expressar suas profundas opiniões sobre assuntos complexos/abstratos e no meio da sua fala aparece um entrevistado na rua incapaz de se expressar, incapaz de explicar a sua opinião mesmo que simples e raza.
Gostava e cultuo até hoje o jeito irreverente, provocador, que o Abujanrra. Intelectualérrimo tinha. Mas olha, nunca o vi/ouvi tão reverente, tão comedido, tão "bem educado". Até desculpa ele pediu quando perguntou sobre o Tesão. Sabe o que é isto ? É Autoridade. É exemplo. A Coen tem tanta harmonia e equilíbrio, saindo pela voz, pelos olhos e gestos que nós. Fanfarrões mal educados, como o Abujanrra foi e eu aindo sou, nos enternecemos. Descobrindo assim que a Paz é possível.
2:40 A resposta do Abujamra foi um lindíssimo poema do poeta espanhol Antônio Machado: "Caminhante, não há caminho, O caminho é feito ao andar. Andando, se faz o caminho e se você olhar para trás tudo que verá são as marcas dos passos que dia algum seus pés tornarão a percorrer. Caminhante, não há caminho, O caminho é feito ao andar..." Basicamente, o poema diz que o Destino é feito por nós mesmos, pois o nosso futuro será aquilo que quisermos fazer dele, basta pararmos de procurar "caminhos" e começarmos a trilhar o nosso próprio. A resposta da Monja foi muito boa, mas Abujamra era um homem inteligentíssimo, e saiu dessa "liso" heheehe...
Gabriel Macor eu li uma ligeira alteração deste poema,os caminhos foram feitos para percorrer ,não para morar, ou moradia" na época que li e até hoje não sei porque me tocou tanto.
@@vitormachado5417 Pode ter sido apenas um erro cometido, apenas. Mas ninguem sabe quanto tempo tem esse vídeo pois antes o termo que todos usavam era esse.
Só não gostei do final do poema... Como assim as pegadas que eu já percorri voltarei a percorre-las? Os erros que cometi não faz sentido comete-los de novo no futuro.
Há um conceito na psicologia chamada "projeção": é muito fácil que as pessoas vejam no outro os "defeitos" que não conseguem enxergar em si mesmo. Lendo esses comentários sobre a monja, percebo o quanto isso é real...
eu acho muito interessante as perguntas nas ruas, porque vc n sabe qual foi a pergunta, entao tem que prestar a atencao para saber qual a pergunta pela resposta dada
- Mas não existe um caminho? - Começa quando? Quando nós nascemos? Quando é que o caminho começou? Conseguir dar uma "revertida" nos pensamentos do Abujamra é pra poucos rsrs
00:00 A alma humana é um manicômio de caricaturas Se uma alma pudesse revelar-se com verdade Nem houvesse um pudor mais profundo Que todas as vergonhas conhecidas, definidas Seria, como dizem, Da verdade um poço Mas um poço sinistro Cheio de ecos vagos Habitado por vidas ignóbeis Viscosidade sem vida Lesmas, sem ser Ranho da subjetividade Eis, a alma
A Monja é a maior prova de como alguém calmo, equilibrado e pacífico pode te intimidar. Até mesmo o Abujamra se conteve nas perguntas e chegou a pedir "desculpas" quando falou do tesão.
Gosto muito da monja Coen por sua franqueza e humildade. Há histórias que ela conta aqui que não conhecia e me emocionei bastante quando ela fala sobre as dores dela em alguns pontos da vida. "Se o inferno for dor, eu tive alguns pontinhos ..." Filhos realmente são nosso ponto mais sensível naturalmente.
Saudades Abu. Isso sim era um intelectual entrevistador. Estão. Manchando o nome do programa atualmente com uma pessoa que não chega perto do nível de conhecimento imento do Abu.
Amei conhecer um pouco da história da Monja Coen. Muito interessante, se vê claramente que ela é mesmo um espírito muito evoluído, concerteza deve ter vivido centenas de encarnações pra conseguir atingir esse nível de iluminação e sabedoria, embora eu não seja budista, acho muito interessante assuntos relacionados a meditação e práticas do Zazen e coisas do tipo.
Provocações era um programa magnífico! Esse episódio nos faz pensar no que estamos fazendo de nossas vidas, você está fazendo o que você realmente deseja? Você vive o presente? Ótimo questionamento.
Estou nesse conflito que ela passou na primeira série... Incrível, as vezes tudo que nos jovens queremos e precisamos, é conversar com uma pessoa de idade e com um pouco da consciência do ser.
Legal, oque a monja disse sobre o rock e o budismo, isso me identifica muito, foi assim que eu me inseri no Pranayama, e em seguida eu vim a conhecer essa grande personalidade que é a Monja Coen
Eu compartilho desde mesmo pensamento, uma vez que se está imerso em uma instituição religiosa, praticando dogmas e ritos, sabe se muito bem o significado da vida, porque está calcada em preceitos filosóficos da religião que se segue. Se é certo ou errado, cabe a própria pessoa dizer pra si mesma. Muito bom seu comentário, namastê!
O budismo tem dogmas? Não consegui ainda definir os dogmas do budismo e por isso talvez ainda não consegui definir o budismo como religião da forma como pude definir o cristianismo, islãmismo, judaismo, e hinduísmo. Havendo dogmas no budismo, quais seriam? Por onde começo a entender o budismo como religião dogmática?
Também fiquei esperando. Concluí que por ela seguir uma corrente filosófica, a resposta dela seria previsível para ele e ele não sentiria o mesmo impacto que esperava em outros entrevistados. Além disso percebi um outro tom na conversa dele com ela, como se deixasse o tom de interrogatório (desafiador, de teste...) muitas vezes usado em entrevistas.
Ela foi inteligente, deu a resposta antes da pergunta, sutilmente. A idéia sobre a vida é muito profunda por isso que é provocativa. Não é a vida em si, é como definir a filosofia, ela é subjetiva em si. Esse convite à filosofia é o mesmo convite à vida. Cada vida tem uma filosofia, cada filosofia um caminho e uma crença.
8 ปีที่แล้ว +269
- Nessa época de sexo, drogas e rock n roll, você ficou com o que? - Com todos. - Que mulherzinha... kkkkkkkkkkkkkkkk
Saudades! do Abu. Não fez para ela aquela famosa pergunta: "como você gostaria de morrer?" Como uma Monja Budista gostaria de morrer, hein? Ótima entrevista! Marca do Abu.
Interessante a parte que se entrevista as pessoas na rua que um senhor fala que está com pressa, que não tempo. Pois assim vive a sociedade com pressa sem tempo, com pressa de que? Sem tempo pro presente, curioso, a filosofia budista vem exatamente pra isso, pra nos ensinar a parar de correr e observar o que se passa no presente. Monja Coen iluminada em suas palavras,🙏🏿🙏
Na realidade Abu não pensa em testar as pessoas, ele provoca para aprender, ele levanta impressões para que você aprenda, ele verifica a verdade que há no conceito da vida porque no final de tudo o conceito de vida está ligado ao que você vive e tem certeza que é vida como muitos convidados trouxeram no seu fogo em participar politicamente, em pensar filosoficamente, em usar conceitos de outros pensadores, em entrar na metafísica aí o conceito esvazia ou não, olhar para dentro de si mesmo, buscar o conceito de todas as energias que fazem o bem, ao ouvir as entrevistas a sua mente ganha outros conceitos sobre a vida, e tudo o que se preenche é no conhecimento do ser e do ser na vida e a vida no ser. Eu gostaria de ser entrevistado por ele mas não sou nenhuma celebridade. Veja que até poesia sobre a vida você aprende!
2:50 QUANDO ELA COMEÇOU A FALAR DAS FREIRAS NOS CORREDORES DO CONVENTO, ME BATEU UMA SENSAÇÃO TÃO DIFERENTE, PORQUE ÚLTIMAMENTE, TIVE EXPERIÊNCIAS MUITO GOSTOSAS, AGRADÁVEIS, ÓTIMAS, E QUANDO OLHO PRA MONJA COEN, E ME PERGUNTO QUEM ESTÁ ME FALANDO DO VERDADEIRO CAMINHO? EXISTE UM CAMINHO? PORQUE DE TUDO ISSO SUBSTANCIALMENTE FALANDO?!!! NÃO CONSIGO COMPREENDER ESSE MUNDO!!!🥺🥺🥺😊🌿🧕🙋♂️🧕🌿❤🤍❤🤍😊😭🇧🇷💚😭😊👍👍👍
Na realidade não precisa ser religioso para olhar e entender a vida, basta viver, e sua experiência com ela fará com que entenda que é um movimento, é uma reflexão, são dores, são desafios, são decepções, são emoções, são ambições, e até podemos falar de crença e fé, é um complexo que construímos em nós e recebemos do mundo. A idéia da vida é a idéia de como você foi construída para vivê-las, as influências que teve e tudo que foi incorporando de bom e de mau, do bem e do mal, os textos que leu, as ações que ensaiou, a forma que levou a decidir sua vida, a sua personalidade, a sua forma de se apresentar aos outros, a sua capacidade de responder essa pergunta, por isso vem a meditação de si mesmo sobre a vida. Torquato
Pessoa inspiradora e cativante. Da vontade de abraçar e conversar sobre diversos assuntos. Uma das coisas que aprendi com ela no canal que ela participa, o MOVA, é que as pessoas devem buscar serem o que são, largarem a hipocrisia e pensar no que é e em com o que ela é agora trás de positivo ou negativo para sua paz interior e com os outros. É uma pessoa muito sábia e de uma sabedoria difícil de ser encontrada.
@@eudessoares5896 larga de ser mangina, enquanto vc dá um de "cavaleiro branco" ela da moral pra todos, menos para vc que clama por migalhas. Para vc, não há nada de errado em não saber sobre o que crítica? É um típico brasileiro, faz culto à mediocridade. A partir que uma pessoa rasa, tem a audácia de emitir opiniões, deve suportar a crítica, ou agora a ignorância tem imunidade??. "Vai estudar Analfabeto!"- padre Quevedo
@@LeonardoGuerreiro Não tô sendo mangina cara. Não faz sentido pra mim também. E outra, ela não criticou as missas e nem o catolicismo, só falou que não faz sentido para ela. Você que está julgando sem saber. As vezes não é nem pq a pessoa é leiga cara, ninguém é obrigado a participar das religiões dispostas. Quem quer participa, quem não quer, não participa e está tudo certo. Isso o que eu quis dizer. Não ferindo a ninguém e respeitando a todos, eu acho válido.
Quem emite luz recebe luz! Primeiro programa que vejo que Abujamra não provocou o entrevistado! Ela se mostrou como um ser humano ao invés de santo, que fez escolhas certas e erradas para buscar o caminho da paz que ela mesmo nem sabe dizer se este caminho começou ao nascer, durante a vida ou antes dela. Pessoas não são exemplos a serem seguidos mas suas atitudes são aprendizados para a evolução do próximo, ela converteu uma mulher bem sucedida limpando o templo, sem precisar de ensinar o que pode ser mostrado no dia-a-dia!
Mas ela disse na entrevista que não tinha dinheiro. Morava em um apartamento pequeno e vivia com o pouco da comunidade. Hoje, certamente ela já deve ter ganho mais com os livros e palestras.
@@conhecimentoperpetuo kkkkkkkkk a família dela é super rica. Imagina ela viajar pro exterior na década de 60 kkkk. Fora que estudou em escola particular. Só ricos tinham esse privilégio. Aprende uma coisa, filho de rico nunca vai ser pobre, mesmo se ele escolher usar porcaria, viver em periferia....nuca será
@@conhecimentoperpetuo como ela n tinha dinheiro se a mãe dela pagou uma viagem dela pra europa? só se vc considerar q quem tinha dinheiro é a mãe dela e não ela, mas ai é tolice, ela era de familia rica e por consequencia é rica tbm
matando saudades do Abujamra e aproveitando para conhecer um pouco melhor a monja Coen. Como ela consegue ser simples ao falar de si mesma, de sua história. Ela fala com muita franqueza de meditação, da sua vida monástica, do budismo japonês, de dinheiro e até de sexo. Só não sei exatamente quando foi que esta entrevista foi feita. Simplicidade nunca sai de moda. Valeu, Abu!
incrível é a maneira de falar daqueles q tem paz, amor e compreensão na alma, ela a falar, me lembra tb, a tranquilidade nas palavras de Chico Xavier!!! A iluminação, de fato, não é para qualquer um, a caminhada é longa
Que dádiva viver na época em que podemos acessar o mais profundo de um ser humano, mesmo o que ja se foi, que sorte a nossa de poder acessar a qualquer momento algo que talvez tenha passado desapercebido em sua estreia, hoje segue podendo nos ajudar.
Me admirou uma pessoa tão esclarecida, tão espiritualista, não conseguir manter casamento com uma pessoa com os mesmos valores que ela ,(digo ela e ele) , isso mostra, pelo menos pra mim, o quanto é difícil passar pelas dificuldades de um casamento, parabéns para homens e mulheres quem consegue ...
Sem dúvidas este era o melhor programa de entrevistas da tv brasileira. Infelizmente, o brasileiro continua a assistir e gostar de lixos como: danilo gentili, bial e outros tantos mais.
É incrível a forma como ele "humaniza" a tal "monja" dizendo .."você foi casada, teve uma filha" mostrando o quão somos imbecis em idolatrar humanos... Afinal todo mundo é humano kkk
O "e se...", juíz interno feroz, implacável, direto e que martela a qualquer momento, sem cerimônias, basta uma referência com ou sem sentido, material ou imaterial.
8 de abril de 2024. Estou em choque que eu nunca soube da existência desse programa.
Peguei uma sequência e não parei mais! Quanta riqueza! Quanta informação!!!!!!
Estou na mesma. Assisti só hoje 5 programas e parece q passa em 5 min. 1 min por programa. Incrível a qualidade
Tive a mesma sensação quando vi pela primeira vez
É uma experiência arrebatadora mesmo
O que é a vida?
@@leoassismusicIgual a gente. Descobrimos faz duas semanas e estamos praticamente maratonando. Sensacional!
Acho tão boas essas partes "nas Ruas de São Paulo...". São pessoas comuns, que você vê no ônibus, passando com cara fechada na rua, em direção a um emprego ou reunião, mas que quando questionadas, abrem espaço pra mentes lindas cheias de filosofias próprias.
Faço minhas as suas palavras. Eu ia comentar sobre a fala das pessoas nas ruas. *Cada pessoa é universo único, e não apenas um número de CPF ou de eleitor.*
Concordo plenamente!
Um periscópio sobre o oceano do social.
Certa vez, eu vi o Abujamra fznd um leve comentário sobre essas entrevistas: “Aí nós colocamos um sujeito sem os dentes da frente, no Centro de São Paulo, sorrindo e falando que a vida é boa! hahahah”
Pra mim a apresentação das opiniões dos indivíduos na rua é uma provocação em si, um contraste do nível dos entrevistados com o povo comum, vou dar um exemplo: na entrevista com o Luiz Felipe Ponde, o entrevistado consegue com certa facilidade
expressar suas profundas opiniões sobre assuntos complexos/abstratos e no meio da sua fala aparece um entrevistado na rua incapaz de se expressar, incapaz de explicar a sua opinião mesmo que simples e raza.
Na era de podcasts, quem assiste essas relíquias é diferenciado.
Abu, grande provocador!
Gostava e cultuo até hoje o jeito irreverente, provocador, que o Abujanrra. Intelectualérrimo tinha. Mas olha, nunca o vi/ouvi tão reverente, tão comedido, tão "bem educado". Até desculpa ele pediu quando perguntou sobre o Tesão. Sabe o que é isto ? É Autoridade. É exemplo. A Coen tem tanta harmonia e equilíbrio, saindo pela voz, pelos olhos e gestos que nós. Fanfarrões mal educados, como o Abujanrra foi e eu aindo sou, nos enternecemos. Descobrindo assim que a Paz é possível.
Luiz Caiado faço das suas palavras as minhas.
Concordo tmb. É muito legal perceber isso.
Acho que vou discordar de vc, Luiz. Eu o achei desinteressado.
seu petista
Autoridade? hahaha Quanto egocentrismo e prepotência... Não é isso o que a monja prega. É somente respeito e humildade da parte dele.
Melhor programa que ja existiu no Brasil.
Como que o Abujamra faz falta...
a sabedoria conversando é lindo
Que frase maravilhosa!!!
É incrível!
Adorei ....
2:40 A resposta do Abujamra foi um lindíssimo poema do poeta espanhol Antônio Machado:
"Caminhante, não há caminho,
O caminho é feito ao andar.
Andando, se faz o caminho
e se você olhar para trás
tudo que verá são as marcas dos passos
que dia algum seus pés tornarão a percorrer.
Caminhante, não há caminho,
O caminho é feito ao andar..."
Basicamente, o poema diz que o Destino é feito por nós mesmos, pois o nosso futuro será aquilo que quisermos fazer dele, basta pararmos de procurar "caminhos" e começarmos a trilhar o nosso próprio. A resposta da Monja foi muito boa, mas Abujamra era um homem inteligentíssimo, e saiu dessa "liso" heheehe...
Gabriel Macor eu li uma ligeira alteração deste poema,os caminhos foram feitos para percorrer ,não para morar, ou moradia" na época que li e até hoje não sei porque me tocou tanto.
Não acredito que ouvi o Abujamra falando “o homossexualISMO”...
@@vitormachado5417 Pode ter sido apenas um erro cometido, apenas. Mas ninguem sabe quanto tempo tem esse vídeo pois antes o termo que todos usavam era esse.
Só não gostei do final do poema... Como assim as pegadas que eu já percorri voltarei a percorre-las?
Os erros que cometi não faz sentido comete-los de novo no futuro.
@@geo16030 2005, meu caro. Lembro-me, com clareza, de assistir essa entrevista pela tv à época. Saudades.
ela transmite uma paz incrível, impressionante...
Meditar é bom, ajuda a ter paz, só não tome isso como verdade absoluta e será bem saudável.
A Paz esta em você.
Você só ressoa com ela. :)
Me dá agonia ouvir voz calma de gente tranquila, mas me acalma e me dá paz ouivir o barulho do mar
@@Izi-k1v qual o sentido do seu comentário?
Eu acho ela uma farsa.
Esse cara faz falta... Ótima entrevista.
Mostrou que cometeu erros como qualquer pessoa. E que mesmo após tanto conhecimento espiritual, o passado ainda causa dor!!
Todos deveriam seguir o respeito pela outras religiões como a Monja tem. #Gratidão
Perfeito!
Há um conceito na psicologia chamada "projeção": é muito fácil que as pessoas vejam no outro os "defeitos" que não conseguem enxergar em si mesmo. Lendo esses comentários sobre a monja, percebo o quanto isso é real...
Doi
eu acho muito interessante as perguntas nas ruas, porque vc n sabe qual foi a pergunta, entao tem que prestar a atencao para saber qual a pergunta pela resposta dada
- Mas não existe um caminho?
- Começa quando? Quando nós nascemos? Quando é que o caminho começou?
Conseguir dar uma "revertida" nos pensamentos do Abujamra é pra poucos rsrs
Mas a resposta dele foi ótima.
e essa persona de lobo mau dele sempre me incomodou um pouco.
☺
14:57 - surpreende a sabedoria popular, todos possuem alguma coisa para falar.
Sium concerteza não a tecnologia que supere o mais simples humano do planeta Terra.
O ser humano vem do nada e vai para o nada.Antonio Abujamra para sempre.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Primeira vez que vejo o Abujamra sem lugar, e primeira vez que vejo um pessoa absolutamente autêntica como essa monja
Ela sorri frequentemente, transmite muita paz, muito agradável! Incrível!
E vc acredita que ela é assim ?
Lindo! Lindo! Lindo! Ainda é cedo pra dizer que é tarde demais...
Linda é vc!
00:00
A alma humana é um manicômio de caricaturas
Se uma alma pudesse revelar-se com verdade
Nem houvesse um pudor mais profundo
Que todas as vergonhas conhecidas, definidas
Seria, como dizem,
Da verdade um poço
Mas um poço sinistro
Cheio de ecos vagos
Habitado por vidas ignóbeis
Viscosidade sem vida
Lesmas, sem ser
Ranho da subjetividade
Eis, a alma
Muito obrigado pelo poema escrito
Lindoooooo demaissss
Me lembrou do filme O Poço.
As palavras da Coen parece que me abraçam, me deitam em seu colo e me acariciam.
A Monja é a maior prova de como alguém calmo, equilibrado e pacífico pode te intimidar. Até mesmo o Abujamra se conteve nas perguntas e chegou a pedir "desculpas" quando falou do tesão.
Interessante como a história de vida dessa pessoa exemplifica a maleabilidade da vida.
@Real Person kkkkkkkkkkkkk
SEM PALAVRAS PRA ESSA MULHER
Gosto muito da monja Coen por sua franqueza e humildade. Há histórias que ela conta aqui que não conhecia e me emocionei bastante quando ela fala sobre as dores dela em alguns pontos da vida. "Se o inferno for dor, eu tive alguns pontinhos ..." Filhos realmente são nosso ponto mais sensível naturalmente.
ela se importava tanto com a filha que optou por abandona-la no Brasil para ser hippie na Europa, curtindo a vida em meio a sexo, drogas e rock'n'roll
Monja Coen, um dos seres mais magnificos em terra. TE AMO.
Acabei de descobrir a existência dela e estou completamente fascinada
Essa monja é MUITO QUERIDA! *-*
Não é hipócrita! Tiro meu chapéu!
Essa mulher é maravilhosa!!!!
O defeito dessa entrevista? Ela acaba...
A monja sempre planta em mim reflexões divinas...gosto do mistério que envolve o budismo e toda sua antiga arte.
Excelente entrevista.
Que maravilhosa entrevista, pena que foi pouco, mas o conteúdo foi imenso!
sem dúvida, o que trouxe graciosidade para o momento foi e é a presença da monja Coen. sábias palavras, um aprendizado para a vida toda..
A monja Coen é a personificação da perspicácia! ♥
Melhor que a maioria dos podcast modernos. A profundidade do anfitrião é inigualável
Monja Coen, simples, clara, verdadeira e se mostra normal e sem nenhuma superioridade... Gosto dela...
Entrevista impressionante. Adorei conhecer os pensamentos dela.
Saudades Abu. Isso sim era um intelectual entrevistador. Estão. Manchando o nome do programa atualmente com uma pessoa que não chega perto do nível de conhecimento imento do Abu.
Ninguem é igual a ninguem
Amei conhecer um pouco da história da Monja Coen. Muito interessante, se vê claramente que ela é mesmo um espírito muito evoluído, concerteza deve ter vivido centenas de encarnações pra conseguir atingir esse nível de iluminação e sabedoria, embora eu não seja budista, acho muito interessante assuntos relacionados a meditação e práticas do Zazen e coisas do tipo.
Provocações era um programa magnífico! Esse episódio nos faz pensar no que estamos fazendo de nossas vidas, você está fazendo o que você realmente deseja? Você vive o presente? Ótimo questionamento.
Que mulher mais linda. Em breve, irei conhecê-la.
Já?
Pode acelerar o processo
E aí conheceu ?!
Boa noite!Como foi?!
Estou nesse conflito que ela passou na primeira série... Incrível, as vezes tudo que nos jovens queremos e precisamos, é conversar com uma pessoa de idade e com um pouco da consciência do ser.
Legal, oque a monja disse sobre o rock e o budismo, isso me identifica muito, foi assim que eu me inseri no Pranayama, e em seguida eu vim a conhecer essa grande personalidade que é a Monja Coen
Fiquei esperando ele perguntar pra ela.... O que é a vida???? acho que ele não fez porque ela saberia responder..
acho q n
Eu compartilho desde mesmo pensamento, uma vez que se está imerso em uma instituição religiosa, praticando dogmas e ritos, sabe se muito bem o significado da vida, porque está calcada em preceitos filosóficos da religião que se segue. Se é certo ou errado, cabe a própria pessoa dizer pra si mesma. Muito bom seu comentário, namastê!
O budismo tem dogmas? Não consegui ainda definir os dogmas do budismo e por isso talvez ainda não consegui definir o budismo como religião da forma como pude definir o cristianismo, islãmismo, judaismo, e hinduísmo. Havendo dogmas no budismo, quais seriam? Por onde começo a entender o budismo como religião dogmática?
REALISTA*
Também fiquei esperando. Concluí que por ela seguir uma corrente filosófica, a resposta dela seria previsível para ele e ele não sentiria o mesmo impacto que esperava em outros entrevistados. Além disso percebi um outro tom na conversa dele com ela, como se deixasse o tom de interrogatório (desafiador, de teste...) muitas vezes usado em entrevistas.
Ela foi inteligente, deu a resposta antes da pergunta, sutilmente. A idéia sobre a vida é muito profunda por isso que é provocativa. Não é a vida em si, é como definir a filosofia, ela é subjetiva em si. Esse convite à filosofia é o mesmo convite à vida. Cada vida tem uma filosofia, cada filosofia um caminho e uma crença.
- Nessa época de sexo, drogas e rock n roll, você ficou com o que?
- Com todos.
- Que mulherzinha... kkkkkkkkkkkkkkkk
Bem que a Rita fala dela na autobiografia hahah
Ela experimentou de tudo por isso que ela nao julga ninguem, e com isso encontrou o proprio caminho. As vezes o caminho de pedras, nos transforma.
Jogador de futebol estupr@ , paga 1 milhão de fiança, é livre e ninguém fala nada né 😒😒 ninguém fala " qui hominho"
@@tradervisionario7469 Se fosse assim não ia ter julgamento nas igrejas evangélicas. Lá o que mais tem é ex-drogado, ex-bandido, ex-prostituta...
Gostei das críticas que ela fez a vários assuntos, sempre enxergando diferentes perspectivas.
Bom
Atemporal, que incrível esse dueto Abjumra e a Monja...
Ele não foi provocador nessa entrevista, pegou leve com a monja. Dois monstros, bacana demais!!!
adoro pessoas desapegadas das banalidades do mundo atual.
Adora nos outros, né?
@@tiagodesouza1160 se inspirar já é um começo.
Saudades! do Abu. Não fez para ela aquela famosa pergunta: "como você gostaria de morrer?" Como uma Monja Budista gostaria de morrer, hein? Ótima entrevista! Marca do Abu.
Me encheu os olhos de agua e no peito um peso.... eu pergunto mas por que por que? Forte demais.
Interessante a parte que se entrevista as pessoas na rua que um senhor fala que está com pressa, que não tempo. Pois assim vive a sociedade com pressa sem tempo, com pressa de que? Sem tempo pro presente, curioso, a filosofia budista vem exatamente pra isso, pra nos ensinar a parar de correr e observar o que se passa no presente. Monja Coen iluminada em suas palavras,🙏🏿🙏
Leonardo Marcolino, as pessoas que correm, fazem por um sentido real e pessoal. Você não o têm nada a ver com pressa delas!
Sou cristão, mas sempre admirei muito a cultura budista, por essa razão não acho que devemos ser inimigos apenas amigos.
É impressionante com a voz dela relaxa, traz paz...
Na realidade Abu não pensa em testar as pessoas, ele provoca para aprender, ele levanta impressões para que você aprenda, ele verifica a verdade que há no conceito da vida porque no final de tudo o conceito de vida está ligado ao que você vive e tem certeza que é vida como muitos convidados trouxeram no seu fogo em participar politicamente, em pensar filosoficamente, em usar conceitos de outros pensadores, em entrar na metafísica aí o conceito esvazia ou não, olhar para dentro de si mesmo, buscar o conceito de todas as energias que fazem o bem, ao ouvir as entrevistas a sua mente ganha outros conceitos sobre a vida, e tudo o que se preenche é no conhecimento do ser e do ser na vida e a vida no ser. Eu gostaria de ser entrevistado por ele mas não sou nenhuma celebridade. Veja que até poesia sobre a vida você aprende!
esteja em paz Abu!
2:50 QUANDO ELA COMEÇOU A FALAR DAS FREIRAS NOS CORREDORES DO CONVENTO, ME BATEU UMA SENSAÇÃO TÃO DIFERENTE, PORQUE ÚLTIMAMENTE, TIVE EXPERIÊNCIAS MUITO GOSTOSAS, AGRADÁVEIS, ÓTIMAS, E QUANDO OLHO PRA MONJA COEN, E ME PERGUNTO QUEM ESTÁ ME FALANDO DO VERDADEIRO CAMINHO? EXISTE UM CAMINHO? PORQUE DE TUDO ISSO SUBSTANCIALMENTE FALANDO?!!! NÃO CONSIGO COMPREENDER ESSE MUNDO!!!🥺🥺🥺😊🌿🧕🙋♂️🧕🌿❤🤍❤🤍😊😭🇧🇷💚😭😊👍👍👍
Na realidade não precisa ser religioso para olhar e entender a vida, basta viver, e sua experiência com ela fará com que entenda que é um movimento, é uma reflexão, são dores, são desafios, são decepções, são emoções, são ambições, e até podemos falar de crença e fé, é um complexo que construímos em nós e recebemos do mundo. A idéia da vida é a idéia de como você foi construída para vivê-las, as influências que teve e tudo que foi incorporando de bom e de mau, do bem e do mal, os textos que leu, as ações que ensaiou, a forma que levou a decidir sua vida, a sua personalidade, a sua forma de se apresentar aos outros, a sua capacidade de responder essa pergunta, por isso vem a meditação de si mesmo sobre a vida. Torquato
Pessoa inspiradora e cativante. Da vontade de abraçar e conversar sobre diversos assuntos. Uma das coisas que aprendi com ela no canal que ela participa, o MOVA, é que as pessoas devem buscar serem o que são, largarem a hipocrisia e pensar no que é e em com o que ela é agora trás de positivo ou negativo para sua paz interior e com os outros. É uma pessoa muito sábia e de uma sabedoria difícil de ser encontrada.
“Não vou mais a missa pois não faz mais sentido para mim!” Exatamente o que penso
Vc não sabe o que é missa, não sabe os símbolos e significa, óbvio que algo desconhecido a vc, não.lhe faz sentido
@@LeonardoGuerreiro ela pode não saber... pode saber... não há nada de errado não ver sentido em missas, acontece.
@@eudessoares5896 larga de ser mangina, enquanto vc dá um de "cavaleiro branco" ela da moral pra todos, menos para vc que clama por migalhas.
Para vc, não há nada de errado em não saber sobre o que crítica? É um típico brasileiro, faz culto à mediocridade.
A partir que uma pessoa rasa, tem a audácia de emitir opiniões, deve suportar a crítica, ou agora a ignorância tem imunidade??.
"Vai estudar Analfabeto!"- padre Quevedo
@@LeonardoGuerreiro Não tô sendo mangina cara. Não faz sentido pra mim também. E outra, ela não criticou as missas e nem o catolicismo, só falou que não faz sentido para ela. Você que está julgando sem saber. As vezes não é nem pq a pessoa é leiga cara, ninguém é obrigado a participar das religiões dispostas. Quem quer participa, quem não quer, não participa e está tudo certo. Isso o que eu quis dizer. Não ferindo a ninguém e respeitando a todos, eu acho válido.
Pra mim nunca teve sentido.
vendo as vozes de SP realmente me fascina quanto a musica de Criolo ''Não existe amor em SP'' me parece tão verossímil
Abujamra e Monja Coen!! Meu coração se encheu de alegria!! Dupla maravilhosa!
Uma mulher, com conhecimento vasto, tem o meu respeito.
Alma de luz, alma fantastica.
Poderia falar muito, mas, resume-se à: ser de luz, fantastica existencia...
Obrigado por existir, te amo.
Que seres humanos inspiradores
A vida é aquilo que vem depois da morte e também antes dela para nós meros humanos.
só faltou a clássica: "O que é a vida"? a melhor resposta de todas, eu acredito
Não saberia responder !
Interessante! Por que exclusivamente à ela ele não direcionou essa pergunta?
Nossa tô quase no final e nem tinha notado isso
Quem emite luz recebe luz! Primeiro programa que vejo que Abujamra não provocou o entrevistado! Ela se mostrou como um ser humano ao invés de santo, que fez escolhas certas e erradas para buscar o caminho da paz que ela mesmo nem sabe dizer se este caminho começou ao nascer, durante a vida ou antes dela. Pessoas não são exemplos a serem seguidos mas suas atitudes são aprendizados para a evolução do próximo, ela converteu uma mulher bem sucedida limpando o templo, sem precisar de ensinar o que pode ser mostrado no dia-a-dia!
O bom de ser herdeiro e rico é ser quem você quiser ser... Essa monja e o Supla são exemplos disso 😂😂😂😂😂😂😂😂
Verdade kkkk
Mas ela disse na entrevista que não tinha dinheiro. Morava em um apartamento pequeno e vivia com o pouco da comunidade. Hoje, certamente ela já deve ter ganho mais com os livros e palestras.
@@conhecimentoperpetuo kkkkkkkkk a família dela é super rica. Imagina ela viajar pro exterior na década de 60 kkkk. Fora que estudou em escola particular. Só ricos tinham esse privilégio. Aprende uma coisa, filho de rico nunca vai ser pobre, mesmo se ele escolher usar porcaria, viver em periferia....nuca será
@@conhecimentoperpetuo como ela n tinha dinheiro se a mãe dela pagou uma viagem dela pra europa? só se vc considerar q quem tinha dinheiro é a mãe dela e não ela, mas ai é tolice, ela era de familia rica e por consequencia é rica tbm
E o melhor. Sem cobranças...
Como é bela a luz!
Como explicar a obtenção de imensurável aprendizado em tão poucos minutos? Obrigado saudoso Abujamra e Monja Coen!
Muita sabedoria em um só vídeo.
matando saudades do Abujamra e aproveitando para conhecer um pouco melhor a monja Coen. Como ela consegue ser simples ao falar de si mesma, de sua história. Ela fala com muita franqueza de meditação, da sua vida monástica, do budismo japonês, de dinheiro e até de sexo. Só não sei exatamente quando foi que esta entrevista foi feita. Simplicidade nunca sai de moda. Valeu, Abu!
Caramba, que voz agradável esta mulher tem. Apaixonante!
Dois maravilhosos! Abu faz falta!
incrível é a maneira de falar daqueles q tem paz, amor e compreensão na alma, ela a falar, me lembra tb, a tranquilidade nas palavras de Chico Xavier!!! A iluminação, de fato, não é para qualquer um, a caminhada é longa
A senhora sempre falou gostoso assim... foi demais? Eu também acho que ela fala gostoso.
Ela transmite sabedoria e paz através de sua voz !
Que dádiva viver na época em que podemos acessar o mais profundo de um ser humano, mesmo o que ja se foi, que sorte a nossa de poder acessar a qualquer momento algo que talvez tenha passado desapercebido em sua estreia, hoje segue podendo nos ajudar.
Obrigado pelo programa
mais um episódio histórico e delicioso de assistir!!!!! o melhor programa pra assistir nessa quarentena!
Assistimos sim! E amamos!
Maravilhosa ❤️ obrigado 🙏🏼
Me admirou uma pessoa tão esclarecida, tão espiritualista, não conseguir manter casamento com uma pessoa com os mesmos valores que ela ,(digo ela e ele) , isso mostra, pelo menos pra mim, o quanto é difícil passar pelas dificuldades de um casamento, parabéns para homens e mulheres quem consegue ...
ai depende, se for como a maioria que mantem por convenções sociais e de interesses, mais correto é separar mesmo
Muita paz....
Eu começo a assistir um vídeo derrepente já li todos comentários e assisti tudo que vai vindo , bom dia boa tarde e boa noite
Maravilhoso esse programa.
Excelente. Obrigado!
MULHER INCRÍVEL 👏👏👏👏👏👏👏
Maravilhoso! Assistindo em 2020.
Sem dúvidas este era o melhor programa de entrevistas da tv brasileira. Infelizmente, o brasileiro continua a assistir e gostar de lixos como: danilo gentili, bial e outros tantos mais.
Graças dou pelo conhecimento.
Ela me assusta sorri demais socorro
eu amo essa mulher, pqp
Ela passa muita segurança e felicidade.
É incrível a forma como ele "humaniza" a tal "monja" dizendo .."você foi casada, teve uma filha" mostrando o quão somos imbecis em idolatrar humanos... Afinal todo mundo é humano kkk
sou sua fan. voce e fantastica.
Eu queria colocar ela em um potinho, pra eu carregar comigo pra onde eu fosse, ela me orienta tanto...
Sou muito fã, ela me inspirou ...
O "e se...", juíz interno feroz, implacável, direto e que martela a qualquer momento, sem cerimônias, basta uma referência com ou sem sentido, material ou imaterial.
Ai gente eu amo essa monja