Obrigada! Obrigado! Vim dar a conhecer somente e, infelizmente agora o canal! Mas ,nada é o que passou! Então é atual como sempre! Que grande entrevista,para nós vermos,nos refletir! PROFESSOR Paulo Arantes!
Ainda é um prazer estar presente para pelo menos ouvir palavras honestas e sinceras de um dos maiores intelectuais que este país já teve, obrigado professor!
Uma das melhores entrevistas. Parabéns! É um tapa na nossa cara. É desolador, desesperador, mas necessário para nos situarmos. Esta na hora de acordarmos e pararmos de achar que basta por um curativo que tudo volta ao "normal". Nao vai voltar ao normal. É sem retorno. Pracisamos imaginar e propor algo novo. A esquerda precisa ser progressista de novo.
Excelente reflexão do prof Paulo Arantes, pois traz vários elementos importantes a serem considerados para entender o que está acontecendo, uma ótica social e política!
Professor, o geógrafo francês se chama Christophe Guilluy, autor do "Atlas des fractures françaises", Atlas das fraturas francesas. Pra quem lê em francês, este artigo é interessante: www.lexpress.fr/actualite/societe/christophe-guilluy-au-pays-des-aveugles_2040661.html Grata pela entrevista.
@ nada disso. O Brasil caminhará com ou sem Lula. Nenhum país pode depender de um homem, ainda mais quando ele enriquece bancos e é complacente com inimigos do povo.
@@daimon00000 Se o Lula tivesse partido pra uma verdadeira "revolução" de esquerda, a mídia teria multiplicado os ataques desde 2003. Foi por conseguir uma "trégua" (parcial) que ele conseguiu realizar o que propôs até 2010. Não concorda?
O professor Paulo é um de nossos intelectuais, merece ser valorizado e ao mesmo tempo questionado. Ele mesmo comenta sobre utopia e sobre como devemos nos atentar para o sinais recebidos. E termina por comentar q oq devemos buscar em educação seria um algo diferente da estrutura público-privado proposta pelo PT. É um pensamento q merece ser buscado como oq realmente merecemos, precisamos e devemos fazer. Mas como Marx já colocou os homens não fazem sua história. Herdam as condições a q devem atuar perante esta em busca de seus objetivos. A história já mudou, nem se quiséssemos a mesma estrutura proposta pelo PT seria viabilizada. Mas as únicas coisas q permanecem de antes é o devemos e precisamos. Poucas coisas nos fornecerão ferramentas para superar a barbárie q virá. Tanto PT quanto tucanos pensaram em formar consumidores, oq nos faz lembrar da necessidade de Paulo freire quando comenta da educação ter q corresponder ao objeto da realidade do educando, sua dimensão política aqui resgatada nos faria muito bem. oq explica q esses grupos também interessados e formar consumidores tenham ataquem o pedagogo. No entanto o professor Arantes parece se prender muito em formas - no caso a crítica a forma criada pelo PT. Se pensarmos em Paulo freire, temos apenas a crítica a falta de conteúdo e sentido político q a educação deve alcançar, sua forma é secundária e não guarda relação direta. Basta vermos q ele é lido no mundo liberal anglo-saxão. Arantes parece misturar aparência (forma/modelos) com sentido (conteúdo), quando demonstra interessar-se pelo segundo.
O Paulo confundiu o primeiro nome do geógrafo francês. Ele se chama Christophe Guilluy. Dois livros dele disponíveis são os seguintes: gen.lib.rus.ec/book/index.php?md5=074CDBB1A29C5E86DA175D6E6F6C74B3 gen.lib.rus.ec/book/index.php?md5=70A753C2168F8A5AD55F3B8609C318FD
Sempre muito ricos os programas de vocês, e o Paulo Arantes subiu ainda mais o nível! Legal como ele foge do óbvio e vai além de frases feitas que tanta gente costuma ficar reproduzindo hoje no campo da esquerda.
Excelente a entrevista. Tenho contrapontos. Não encontro um analista, filósofo, etc... que diga que o consumo foi decorrência de uma migração da renda para a base da pirâmide, algo que não acontecia no Brasil há 300 anos e passou a acontecer nos governos do PT. Outro ponto é que no Brasil a periferia não foi tratada pelos governos do PT com este desrespeito que ele mencionou ter havido na França.
Sobre a guinada para a direita em Poro Alegre é só uma evidência da tese do professor. Os “colonos” transferiram seus títulos de eleitor para a capital! Não foi o consumo...foi a geografia!
A antropóloga mencionada seria a Rosana Pinheiro-Machado, com a Tese Made in China: (in)formalidade, pirataria e redes sociais na rota China-Paraguai-Brasil ?
Patrimonialismo é ruim mas nem de longe é uma chave interpretativa central. De qq forma, o que ele apontou é: o mundo todo tá na mesma. Não é o "patrimonialismo (supostamente) brasileiro".
Perfeito, Paulo. Nós, de esquerda, enganamos a nós mesmos dizendo que se o Lula estivesse na disputa, teria ganhado com folga. A verdade é que, se ele estivesse ganhado, seria bem apertado. E se caso tivesse ganhado, já teria caído. Depois do Trump vem coisa pior. E depois do Bolsonaro? Depois do Bolsonaro vem o Dória.
5 ปีที่แล้ว +2
O marketeiro Dória não é pior que Bozo. Critica suas falas sobre a ditadura, morde e assopra. Aos 1:01:03, Paulo diz que Dória é um bobão que será descartado... Veremos.
@@centauroachilles VERDADE, depois do BOZO oito anos virá o EMBAIXADOR 03 por 8 anos e depois o SENADOR 01 por 8 anos. Os evangélicos são 60 milhões de brasileiros. E mais 100milhões de católicos, são invencíveis.
ESTAMOS VIVENDO UMA ESCASSEZ DE RECURSOS QUE NÃO DÁ CONTA DE ATENDER A TODOS. O PIOR É QUE ALÉM DISSO, O EGOÍSMO, A GANÂNCIA, A ARROGÂNCIA, A IGNORÂNCIA, O DESPERDÍCIO, O DESRESPEITO E A INDIFERENÇA VAI NOS LEVAR PARA O IMPASSE E A VIOLÊNCIA.
Nossos intelectuais de esquerda não discute comunicação tínhamos que ter feito uma rede globo nossa porque quem manda no Brasil é a rede globo ela põem o cabresto na boiada e leva onde quer .
@@aloma8286 Obrigado. Mas pode ser bem útil (claro que dá mais trabalho). Mas atingiria um público bem maior. Como bandas que lançavam o single e o álbum...
@@solhando9054 Não é não. Ele tem uma coisa que o Paulo Arantes por exemplo não tem: conhecimento, análise de campo. O Paulo Arantes conhece a periferia através dos livros, porque ele próprio é de uma classe média branca tradicional que foi estudar na França e não se sente tão brasileiro assim! O Jessé, até por ser sociólogo, tem uma visão muito mais aproximada e comprometida com a realidade. Não desprezo a perspectiva filosófica do Paulo Arantes, mas pra falar do mundo, da realidade, tem que pôr a mão e isso o Jessé faz. Ele próprio reconheceu a necessidade de abrir mão do português acadêmico, coisa muito prezada pelos filósofos da USP. O bom mesmo é ouvir de tudo! Abç
@@Sheilafilosofiamusic ilusão sua. O Paulo arantes é um filósofo muito mais atento a dados do que você imagina. Aliás, a reflexão do Paulo parte sempre do aqui e agora em dados. O jesse é muito fraco. Quem é da academia sabe disso. Jesse é marketing e ambição
@@solhando9054 dados... a questão é o tratamento que se dá à realidade. Você pode até não gostar da linha interpretativa do Jessé, mas uma coisa eu te falo: ele não diz nenhuma mentira. E não se preocupe que a academia é também o lugar de gente ambiciosa viu?!
Vivemos professor as antigas monarquias ,que perdura até hoje,na forma dos grandes burgos ,que são os bancos,as grandes empresas,mercado financeiro, então os pequenos ,mínimos burgos que dão o emprego que tem dado o emprego realmente , não os grandes! O senhor vive entre os filhos ( maioria)/,da USP,a classe média dita alta,sabemos que a maioria desses país que ganham bem,ou ganhavam também estão perdendo renda, já que o advento da era tecnológica , rápida eles já não servem mais! Os burgos periféricos nunca foram vistos,foram usados pela mídia,que sempre estiveram ao lado dos banqueiros ,grandes empresas !
Paulo, fantástico como sempre. Mas errou sobre a fava contada da reeleição de Trump, assim como errará, espero, sobre a de Bolsonaro. Tutaméia deveria convidá-lo novamente e perguntar o que está acontecendo hoje com os insurgentes deploráveis dos EUA e o quê o resto do mundo, a França e o Brasil tem com isso.
Não é a avaliação que muitos fazem dos gilets jaunes. Ao contrario do q o professor conclui, o que falta à esse movimento é a organização política que eles se recusam. Afinal, se alegam q tanto direita como esquerda fazem a mesma política, o que concordo por ser verdadeiro, a pergunta é: o que propõem? Como e quando irão se organizar e mostrar à sociedade como se organiza de outras formas já que negam tudo q aí está? Muitos cansaram da própria falta de consenso e organização responsável desse grupo. O professor falou por cima e não se ateve às redes sociais que foram os meios que reuniram esse grupo. Não disse nada sobre os grupos de extrema direita financiados por Benon e outros. Ou ainda do crescimento dos Le Pen que alimenta as elites e classes populares conservadoras que, SIM, racistas e xenófobas. A França nunca resolveu a QUESTÃO racial francesa. Enfim, faltou análise fina de fatos históricos e opções políticas de um país altamente hierarquizado, que ainda explora suas ex-colonias e não consegue se ver de outra forma que não seja centralizado. Bref...
Excelente análise da fala do Paulo Arantes. Ele não teve coragem de declarar que o MARXISMO já não tem mais o que agregar a mundo onde se faz o comunismo pelas redes sociais........
@@jairocabral3952 Pois é, a análise traz alguns pontos interessantes mas nada de novo. Muito linha uspiana anti-petista e com muitas citações dos pares e de outros trabalhos.
Ele fala da maioria dessas coisas em outros vídeos. Principalmente do papel dos militares e a necessidade de tentar compreender o objetivo deles. Dá uma pesquisada nas últimas falas deles no TH-cam que isso é central nas suas últimas reflexões
Mas, esse povo não continua pior agora? Qual é a lógica da emergência contra a esquerda e a direita para ir para a extrema direita. E não vejo possibilidade de releição, diante do que vem fazendo esse desastre de governo.
O fato é que o BOLSONARO está cumprindo tudo o que prometeu: As Reformas estão saindo DE DENTRO DO CONGRESSO NACIONAL!!! E as privatizações estão acontecendo sem alarde. Se não acontecer nenhuma tragédia, o Brasil vai começar a crescer sem inflação e então as Direitas Democráticas do Brasil reinarão por décadas.
MAS se vem coisa pior que Bolsonaro, Trump, e outros e a Argentina consegue agora eleger o oposto a Macri, as amarras que ele cita, farão desse governo, algo pior que Macri?
Bem, já que a política de negociação naufragou e o governo espera por alguma reação da oposição pra descer o pau , o que nos resta ? Cortar os pulsos ??
Achei extremamente pessimista, e de um pessimismo antecipado, super hipotético. A coisa do consumo como "último desejo" de um garoto pobre me pareceu uma redução desproporcional, e grosseira, como se um garoto pobre não desse maior importância a outras coisas. Concordo que nós vivemos outros tempos, com novos atravessamentos, com a globalização a internet e etc, mas, isso não impediu um retrocesso brusco e inesperado. Então se os discursos e os modos de organização são antigos nós também podemos nos valer de velhas táticas pra combater os neofascistas, uma delas são os programas (ainda que o professor os considere ultrapassados) que, na minha opinião, parecem ser muito necessários no momento.
Não sei se ficou claro, mas ele tava citando um artigo da Rosana Pinheiro Machado, que conta essa história que foi levantada na pesquisa etnográfica que ela realizou.
Professor...não é o consumo, é QUEM consome! A análise sobre o que acontece na França se aplica direto em Porto Alegre. Analisem os movimentos de massa em direção à capital gaúcha, as migrações (para estudo, para tratamento de saúde, para sobrevivência) e entenderão os motivos. O “colono” não tinha nada (menos ainda educação) e vem para a capital viver em sociedade. É acolhido apenas pelos pentecostais. É excluído e volta-se contra quem, na sua visão estreita, o excluiu. Nada tem à ver com a política de inclusão pelo consumo. Premissa errada...conclusões desastradas!
A premissa do consumo como fator de alienação é tradicional, não tem novidade nisso desde pelo menos o séc 19. Claro, pra governar o PT precisou esquecer o beabá da sociologia. Mas isso é outra história. ..
William Gama dos Santos você está correto. Mas no caso específico não se aliena que já é alienado. Nos anos 70, 80 e 90 uma massa de agricultores e seus filhos desembarcam na região metropolitana. Quando transferem seus títulos votam em quem? Nos que estavam fazendo a política bem vista pela academia, pelas lideranças sindicais e pelos padres das vilas e favelas. Mas o voto e o fraco trabalho nas bases não os tirou da brutalidade. Apenas os acadêmicos foram salvos pelo conhecimento. Na primeira crise, na primeira desilusão voltaram a ser o que sempre foram.
Achei boa a entrevista porem longa demais. Acho que Paulo se perde , é um pouco prolixo. Deu-me insônia , assistir à noite antes de dormir não se pode. Pessimista
@@vdecleyre669 estou assistindo hoje de novo , excelente varios pontos importantes como : França , no inicio explicando o fim da classe média outro ponto dinastia Bolsonaro , Steve Banon assistiria ainda outras vezes . Ele é diferente da MarilenaChauí
Não vi nada de óbvio sobre a fala do professor. As políticas públicas não possuem SOMENTE esse objetivo de consumo aí bem distorcido. Bolsa Família é para a MULHER exatamente pq foi previsto que o Mané/homem da familia não é confiável para alimentar e enviar os filhos para a escola. PT errou em alguns pontos políticos como negociar demais com bandidos (até por falta de opção rsrsr), erraram tbm por tolerar a globosta. Mas as políticas públicas foram e são muito boas. A crítica do consumismo é distorcido e é crítica de dita esquerda direitista.
O Lula Livre não consegue propor.um projeto em confronto ao atual, que não seja o aumento de dívidas! A esquerda está rachada enquanto o anti-petismo cresce!
@@Sheilafilosofiamusic eu não votei no Bozo não . Mas 80% dos que votaram nele na verdade votaram é contra o PT. E vocês insistem no erro , se continuarem em 2022 vai ser a mesma história. Dá apoio pro Ciro Gomes e encerra essa novela
A esquerda tem sido boa pra "filosofar " mas perderam feio. Jornalismo independente mas com esse microfone impossivel assistir. Poe um microfone pra cada um e sugiro tbm que façam mais e falem menos. Muito discurso e pouca acao
5 ปีที่แล้ว +5
Não há ação sem estudo ou teoria. Com que narrativa você vai agir? Sem saber? Seja menos idiota. Você deveria saber que a atuação revolucionária, já dizia Marx, é prático-crítica. É preciso entender para agir.
Ué, quem primeiro fez essa crítica foi o próprio Paulo Arantes em seu livro "um departamento francês de ultramar". Se não ouviu ele falando do Brasil aí, sugiro ver de novo. Só que a gente tá longe de ser um país nas nuvens fora do mundo e da história
@@Sheilafilosofiamusic Exato. Eurocentrado e odiador do que é nosso. Safatle e esse filósofo aí estão alheios às favelas, MST, negros e pobres. Citações intermináveis de pares e para os pares... Tédio. Falam para si mesmos e odeiam o PT. Vai entender.
@@coronatempo721 Não é bem assim. Embora o Paulo Arantes e o Safatle façam parte da elite intelectual do país (no caso do Safatle, da elite econômica também), eles não são alienados. E façamos justiça, o Safatle conhece favela, é talvez o único da filosofia que se junta aos mortais. Eu chamo atenção para o método, usar os franceses e a França como referência é coisa muito 1a. República e típica da USP, que afinal foi fundada pelas missões francesas. Repito, não desprezo o trabalho e a visão do Paulo Arantes, mas cabe às gerações posteriores abraçar o desafio de pensar o Brasil a partir de nós mesmos (sem desprezar o conhecimento e a erudição, é claro) e se inspirar nos nossos melhores pensadores que não tiveram medo de constituir um "pensamento brasileiro". Falta esse compromisso aos filósofos no Brasil, Chauí e Safatle são 2 exemplos de filósofos que tiveram essa coragem. Abç.
@@Sheilafilosofiamusic Concordo plenamente contigo. As poucas vezes que escutei Safatle não gostei por perceber a mesma postura do pissol. O mesmo sobre o filósofo ai que deixa muito a desejar para quem desde sempre esteve no processo de-colonialidade do poder. Tbm penso que todas as escolas de pensamento são importantes mas precisamos focar na produção nativa e teorias nativas sem ficar refém do domínio eurocentrado. Abraços.
Obrigada! Obrigado! Vim dar a conhecer somente e, infelizmente agora o canal! Mas ,nada é o que passou! Então é atual como sempre! Que grande entrevista,para nós vermos,nos refletir! PROFESSOR Paulo Arantes!
Ainda é um prazer estar presente para pelo menos ouvir palavras honestas e sinceras de um dos maiores intelectuais que este país já teve, obrigado professor!
Divulgando essas importantes reflexões. Parabéns pelo canal! É um ponto luminoso de vida inteligente na internet!
Professor Paulo Arantes, um dos maiores intelectuais desse nosso Brasil. Parabéns à Tutaméia pela iniciativa.
Uma das melhores entrevistas. Parabéns!
É um tapa na nossa cara. É desolador, desesperador, mas necessário para nos situarmos. Esta na hora de acordarmos e pararmos de achar que basta por um curativo que tudo volta ao "normal". Nao vai voltar ao normal. É sem retorno. Pracisamos imaginar e propor algo novo. A esquerda precisa ser progressista de novo.
Excelente reflexão do prof Paulo Arantes, pois traz vários elementos importantes a serem considerados para entender o que está acontecendo, uma ótica social e política!
Loia e Rodolfo, assisto sempre que posso o Tutameia! Excelentes entrevistas! Parabéns! Saudades de vcs!
Tutameias vocês são sérios e muito bons teem meu repeito.
Muito boa abordagem..assustador o momento..nem sei como vou conseguir sobreviver....mas seguimos...
Quanto melodrama, não? Até parece que vai morrer.
@@MrLoowiz Vamos sim.
É impressionante a quantidade das suas entrevistas. Obrigado.
Que entrevista !!!!!!!!
Estou assistindo de novo. Excelente.
Sempre com ótimos entrevistados. 👏🏻
Grata , muiti bom
Entrevista enriquecedora. Suas críticas bem colocadas quanto sua visão do panorama atual e pespequitiva futura. Desconsertante.
Ótima entrevista. Muito didático e reflexivo.
Estupendo. Que trabalho maravilhoso o de vcs gente!!! Gostaria de saber como poderia ajudá-los de alguma forma. É de uma riqueza sem igual.
Peça Banco Agência Cc faça 12 parcelas agendadas. 😁
Professor, o geógrafo francês se chama Christophe Guilluy, autor do "Atlas des fractures françaises", Atlas das fraturas francesas. Pra quem lê em francês, este artigo é interessante: www.lexpress.fr/actualite/societe/christophe-guilluy-au-pays-des-aveugles_2040661.html Grata pela entrevista.
Essencial abrir esse viés de pensamento, para sair do círculo vicioso
Como sempre ótimas entrevistas
a realidade é assustadora, o porvir, pior. estamos perdidos, e ainda sem a justa noção do quanto.
Que aula para a ''esquerda Lula-livre''
A situação é mundial. Lula preso significa cortar pela raiz a ascensão do Brasil.
@ nada disso. O Brasil caminhará com ou sem Lula. Nenhum país pode depender de um homem, ainda mais quando ele enriquece bancos e é complacente com inimigos do povo.
@@daimon00000 o PT teria caído bem antes de ele não o fizesse, não acha?
@@rodrigodias3000 não entendi.
@@daimon00000 Se o Lula tivesse partido pra uma verdadeira "revolução" de esquerda, a mídia teria multiplicado os ataques desde 2003. Foi por conseguir uma "trégua" (parcial) que ele conseguiu realizar o que propôs até 2010. Não concorda?
O professor Paulo é um de nossos intelectuais, merece ser valorizado e ao mesmo tempo questionado. Ele mesmo comenta sobre utopia e sobre como devemos nos atentar para o sinais recebidos. E termina por comentar q oq devemos buscar em educação seria um algo diferente da estrutura público-privado proposta pelo PT. É um pensamento q merece ser buscado como oq realmente merecemos, precisamos e devemos fazer. Mas como Marx já colocou os homens não fazem sua história. Herdam as condições a q devem atuar perante esta em busca de seus objetivos. A história já mudou, nem se quiséssemos a mesma estrutura proposta pelo PT seria viabilizada. Mas as únicas coisas q permanecem de antes é o devemos e precisamos. Poucas coisas nos fornecerão ferramentas para superar a barbárie q virá. Tanto PT quanto tucanos pensaram em formar consumidores, oq nos faz lembrar da necessidade de Paulo freire quando comenta da educação ter q corresponder ao objeto da realidade do educando, sua dimensão política aqui resgatada nos faria muito bem. oq explica q esses grupos também interessados e formar consumidores tenham ataquem o pedagogo. No entanto o professor Arantes parece se prender muito em formas - no caso a crítica a forma criada pelo PT. Se pensarmos em Paulo freire, temos apenas a crítica a falta de conteúdo e sentido político q a educação deve alcançar, sua forma é secundária e não guarda relação direta. Basta vermos q ele é lido no mundo liberal anglo-saxão. Arantes parece misturar aparência (forma/modelos) com sentido (conteúdo), quando demonstra interessar-se pelo segundo.
O Paulo confundiu o primeiro nome do geógrafo francês. Ele se chama Christophe Guilluy. Dois livros dele disponíveis são os seguintes:
gen.lib.rus.ec/book/index.php?md5=074CDBB1A29C5E86DA175D6E6F6C74B3
gen.lib.rus.ec/book/index.php?md5=70A753C2168F8A5AD55F3B8609C318FD
Excelente!!!!!!!!!
Paulo Arantes citando Pedro Paulo Soares Pereira, foi legal.
ótima entrevista!
Os dois Tutas deveriam ter microfone. Perde-se muito comentários que a Eleonora faz por estar distante do microfone.
Já comentei isso duas vezes! A dispersão do papo é muito chato.
Sim, e quando movem o microfone de um lado para o outro ficam um ruído desagradável. Apesar disso, adoro os Tutas!!!
Excelente
Sempre muito ricos os programas de vocês, e o Paulo Arantes subiu ainda mais o nível! Legal como ele foge do óbvio e vai além de frases feitas que tanta gente costuma ficar reproduzindo hoje no campo da esquerda.
Ao mesmo tempo GENIAL e - de repente se percebe - óbvio, né?
Paulo Arantes sansacional
@@vdecleyre669 Dois anti-petistas verde amarelo. Uspianos odiadores do PT e do Lula.
@@vdecleyre669 😂😂😂😎
O fundo do poço é areia movediça.
Oi estou aqui assistindo de novo
super boa a entrevista , sou assim : pondero
Alguém saberia dizer qual o título da obra do geógrafo francês que ele inicia comentando?
O filósofo é Christophe Guilluy, os livros citados: "Fractures Françaises" (Fraturas Francesas) e "La France Periphérique" (A França Periférica).
Fractures françaises, Christophe Guilluy
Obrigado pessoal.
outro livro mais recente (2018) "No society. La fin de la classe moyenne occidentale"
Encontrei mais um: Twilight of the Elites: Prosperity, the Periphery, and the Future of France.
Uma palestra quase profética!!!!
Não sei se dá pra fazer esse paralelo entre França e Brasil... não estou convencido disso.
Excelente a entrevista. Tenho contrapontos. Não encontro um analista, filósofo, etc... que diga que o consumo foi decorrência de uma migração da renda para a base da pirâmide, algo que não acontecia no Brasil há 300 anos e passou a acontecer nos governos do PT. Outro ponto é que no Brasil a periferia não foi tratada pelos governos do PT com este desrespeito que ele mencionou ter havido na França.
Ó, Paulo Arantes não conhece a periferia no Brasil, só o banlieu de Paris!
parabéns. que entrevista! obrigado por trazer lucidez e nitidez num momento onde vemos o mundo por trás de um vidro embaçado e sujo.
Bom dia um feliz dia dos pais
👏👏👏 Muito bom obrigada 🙌😘 boa noite pessoal E aproveitando VamosBuscarLula LulaValeALuta
Excelente entrevista. Parabéns pelo trabalho 👏👏👏
Excelente 👏
Parabéns ao excelente trabalho.
Sobre a guinada para a direita em Poro Alegre é só uma evidência da tese do professor. Os “colonos” transferiram seus títulos de eleitor para a capital! Não foi o consumo...foi a geografia!
Sempre teve direita em Porto Alegre-só não tinha candidato forte.
31:00 Trabalho de base
Essa parte me chamou a atenção
A antropóloga mencionada seria a Rosana Pinheiro-Machado, com a Tese Made in China: (in)formalidade, pirataria e
redes sociais na rota China-Paraguai-Brasil ?
Parece que sim
É sim.
O papel dos norte-americanos no golpe atual e no de 1964 é minimizado, o que é um equívoco.
MAGNÍFICO!!!
Eu acho sim que o patrimonialismo das classes abastadas contribuem sim para o trágico cenário atual
Patrimonialismo é ruim mas nem de longe é uma chave interpretativa central.
De qq forma, o que ele apontou é: o mundo todo tá na mesma. Não é o "patrimonialismo (supostamente) brasileiro".
Links para os artigos mencionados, por favor !
Google
Perfeito, Paulo. Nós, de esquerda, enganamos a nós mesmos dizendo que se o Lula estivesse na disputa, teria ganhado com folga. A verdade é que, se ele estivesse ganhado, seria bem apertado. E se caso tivesse ganhado, já teria caído. Depois do Trump vem coisa pior. E depois do Bolsonaro? Depois do Bolsonaro vem o Dória.
O marketeiro Dória não é pior que Bozo. Critica suas falas sobre a ditadura, morde e assopra. Aos 1:01:03, Paulo diz que Dória é um bobão que será descartado... Veremos.
@@centauroachilles VERDADE, depois do BOZO oito anos virá o EMBAIXADOR 03 por 8 anos e depois o SENADOR 01 por 8 anos. Os evangélicos são 60 milhões de brasileiros. E mais 100milhões de católicos, são invencíveis.
ESTAMOS VIVENDO UMA ESCASSEZ DE RECURSOS QUE NÃO DÁ CONTA DE ATENDER A TODOS. O PIOR É QUE ALÉM DISSO, O EGOÍSMO, A GANÂNCIA, A ARROGÂNCIA, A IGNORÂNCIA, O DESPERDÍCIO, O DESRESPEITO E A INDIFERENÇA VAI NOS LEVAR PARA O IMPASSE E A VIOLÊNCIA.
Ainda bem que algumas coisas mudaram e umas não se confirmaram. Há ventos de outros lados, um ano depois...
Essa observação,me faço todo dia! O apocalipse,visto não sou cristã!
Essa fala do Paulo Arantes tem de virar texto. Paulo Arantes é filósofo, o resto é merda
Filósofo é melhor? E outros são merdas. Argumento finíssimo!
@antonio anastácio , portanto, olavo de carvalho também é. Caramba! Que bobagem o gramsci!
Olavo é um grande astrólogo.
Os entrevistadores incomodados com a crítica à esquerda que o Paulo fez. Parece que queriam que fosse lá e fizesse apenas certa propaganda lulista.
Muito bom... Parabens professor... www.encontroculturaldf.blogspot.com VIVA A CULTURA! Dia 13 de agosto vamos pra rua. Bravo Bravooo
Coloca na descricao do video os livros e pessoas citadas..qual o.nome do filosofo frances, por favor. Obg
ele fala Robert, mas penso que seja Christophe Guilluy
. Um abraço!
O filósofo é Christophe Guilluy, os livros citados: "Fractures Françaises" (Fraturas Francesas) e "La France Periphérique" (A França Periférica).
A frase sobre a energia é de Walter Benjamin: Todo resseurgimento do fascismo da testemunho de uma revolucao fracassada
Concordo inteiramente,e,dois anos após veja a mídia e,as massas sendo usadas através das notícias, dos BBB, das meninas ,dos Datenas da vida ?
Nossos intelectuais de esquerda não discute comunicação tínhamos que ter feito uma rede globo nossa porque quem manda no Brasil é a rede globo ela põem o cabresto na boiada e leva onde quer .
Conversa fiada. Deveriam ter investido em educação básica.
Excelente entrevista! Mas vocês deveriam fazer um compacto de uns 25 a 30 minutos!
Não!
@@aloma8286 Fazer um compacto não impede a divulgação da íntegra.
@@aloma8286 Obrigado. Mas pode ser bem útil (claro que dá mais trabalho). Mas atingiria um público bem maior. Como bandas que lançavam o single e o álbum...
Ouvindo o Paulo Arantes fica explícito o quanto o Jessé de Souza é picareta
não mesmo.
@@Sheilafilosofiamusic , jesse é o cortela da sociologia brasileira
@@solhando9054 Não é não. Ele tem uma coisa que o Paulo Arantes por exemplo não tem: conhecimento, análise de campo. O Paulo Arantes conhece a periferia através dos livros, porque ele próprio é de uma classe média branca tradicional que foi estudar na França e não se sente tão brasileiro assim! O Jessé, até por ser sociólogo, tem uma visão muito mais aproximada e comprometida com a realidade. Não desprezo a perspectiva filosófica do Paulo Arantes, mas pra falar do mundo, da realidade, tem que pôr a mão e isso o Jessé faz. Ele próprio reconheceu a necessidade de abrir mão do português acadêmico, coisa muito prezada pelos filósofos da USP. O bom mesmo é ouvir de tudo! Abç
@@Sheilafilosofiamusic ilusão sua. O Paulo arantes é um filósofo muito mais atento a dados do que você imagina. Aliás, a reflexão do Paulo parte sempre do aqui e agora em dados. O jesse é muito fraco. Quem é da academia sabe disso. Jesse é marketing e ambição
@@solhando9054 dados... a questão é o tratamento que se dá à realidade. Você pode até não gostar da linha interpretativa do Jessé, mas uma coisa eu te falo: ele não diz nenhuma mentira. E não se preocupe que a academia é também o lugar de gente ambiciosa viu?!
" A morte a unciada" !
Pelo que entendi, no momento, o que nos resta é nos fingirmos de mortos, esperando um grande e definidor insight!
Vivemos professor as antigas monarquias ,que perdura até hoje,na forma dos grandes burgos ,que são os bancos,as grandes empresas,mercado financeiro, então os pequenos ,mínimos burgos que dão o emprego que tem dado o emprego realmente , não os grandes! O senhor vive entre os filhos ( maioria)/,da USP,a classe média dita alta,sabemos que a maioria desses país que ganham bem,ou ganhavam também estão perdendo renda, já que o advento da era tecnológica , rápida eles já não servem mais! Os burgos periféricos nunca foram vistos,foram usados pela mídia,que sempre estiveram ao lado dos banqueiros ,grandes empresas !
GRANA..... GRANA...... GRANA..... GRANA.........
APROPRIAÇÃO DAS RIQUEZAS
Muito bom.
1:52:00 "último desejo"
Paulo, fantástico como sempre. Mas errou sobre a fava contada da reeleição de Trump, assim como errará, espero, sobre a de Bolsonaro. Tutaméia deveria convidá-lo novamente e perguntar o que está acontecendo hoje com os insurgentes deploráveis dos EUA e o quê o resto do mundo, a França e o Brasil tem com isso.
Ao contrário do que diz o entrevistado muita gente estuda os militares. Entre outros veja Carta no Coturno de André Ortega e Pedro Marin.
TUDO É MERCADORIA. TUDO TEM VALOR. TUDO PODE SER VENDIDO. TUDO PODE SER ROUBADO
Não é a avaliação que muitos fazem dos gilets jaunes. Ao contrario do q o professor conclui, o que falta à esse movimento é a organização política que eles se recusam. Afinal, se alegam q tanto direita como esquerda fazem a mesma política, o que concordo por ser verdadeiro, a pergunta é: o que propõem? Como e quando irão se organizar e mostrar à sociedade como se organiza de outras formas já que negam tudo q aí está? Muitos cansaram da própria falta de consenso e organização responsável desse grupo. O professor falou por cima e não se ateve às redes sociais que foram os meios que reuniram esse grupo. Não disse nada sobre os grupos de extrema direita financiados por Benon e outros. Ou ainda do crescimento dos Le Pen que alimenta as elites e classes populares conservadoras que, SIM, racistas e xenófobas. A França nunca resolveu a QUESTÃO racial francesa. Enfim, faltou análise fina de fatos históricos e opções políticas de um país altamente hierarquizado, que ainda explora suas ex-colonias e não consegue se ver de outra forma que não seja centralizado. Bref...
Excelente análise da fala do Paulo Arantes. Ele não teve coragem de declarar que o MARXISMO já não tem mais o que agregar a mundo onde se faz o comunismo pelas redes sociais........
@@jairocabral3952 Pois é, a análise traz alguns pontos interessantes mas nada de novo. Muito linha uspiana anti-petista e com muitas citações dos pares e de outros trabalhos.
PELA LIBERALIZAÇÃO DAS DROGAS !!!!! PELA CRIAÇÃO DA COCAÍNABRAS. O TRÁFICO DE DROGAS É O ÚNICO QUE DÁ EMPREGO.
Os bois desviaram-se dos frigoríficos?
Extrema direita era evidente somente pra Quem olhava de cima ou Talvez de fora de nossa bolha contextual
No caso do Brasil houve outros fatores, como as fakes nwes, a mídia, os militares e o judiciário.
Ele fala da maioria dessas coisas em outros vídeos. Principalmente do papel dos militares e a necessidade de tentar compreender o objetivo deles. Dá uma pesquisada nas últimas falas deles no TH-cam que isso é central nas suas últimas reflexões
1:03:24
São intrínsecas,quem , dá as cartas após a continuação da segunda guerra,quem quer comandar como sempre a velha ordem?
Não esqueçam da água 🤦
Mas, esse povo não continua pior agora? Qual é a lógica da emergência contra a esquerda e a direita para ir para a extrema direita. E não vejo possibilidade de releição, diante do que vem fazendo esse desastre de governo.
O fato é que o BOLSONARO está cumprindo tudo o que prometeu: As Reformas estão saindo DE DENTRO DO CONGRESSO NACIONAL!!! E as privatizações estão acontecendo sem alarde. Se não acontecer nenhuma tragédia, o Brasil vai começar a crescer sem inflação e então as Direitas Democráticas do Brasil reinarão por décadas.
COMISSÃOZINHA NA MATRIZ: CONTINHA EM DELAWERE
MANO BROWN PRESIDENTE DO BRASIL!
Bigode em grande forma
MAS se vem coisa pior que Bolsonaro, Trump, e outros e a Argentina consegue agora eleger o oposto a Macri, as amarras que ele cita, farão desse governo, algo pior que Macri?
Só conheço lgbtiqa+ fora de controle na vida
Credo, que depressão. Credo credo credo.
Voltei para assistir de novo, um ano e 300 mil mortes depois. Bota credo e depressão nisso.
A tal da democracia capitalista!
Bem, já que a política de negociação naufragou e o governo espera por alguma reação da oposição pra descer o pau , o que nos resta ? Cortar os pulsos ??
Achei extremamente pessimista, e de um pessimismo antecipado, super hipotético. A coisa do consumo como "último desejo" de um garoto pobre me pareceu uma redução desproporcional, e grosseira, como se um garoto pobre não desse maior importância a outras coisas.
Concordo que nós vivemos outros tempos, com novos atravessamentos, com a globalização a internet e etc, mas, isso não impediu um retrocesso brusco e inesperado. Então se os discursos e os modos de organização são antigos nós também podemos nos valer de velhas táticas pra combater os neofascistas, uma delas são os programas (ainda que o professor os considere ultrapassados) que, na minha opinião, parecem ser muito necessários no momento.
Não sei se ficou claro, mas ele tava citando um artigo da Rosana Pinheiro Machado, que conta essa história que foi levantada na pesquisa etnográfica que ela realizou.
Professor...não é o consumo, é QUEM consome! A análise sobre o que acontece na França se aplica direto em Porto Alegre. Analisem os movimentos de massa em direção à capital gaúcha, as migrações (para estudo, para tratamento de saúde, para sobrevivência) e entenderão os motivos. O “colono” não tinha nada (menos ainda educação) e vem para a capital viver em sociedade. É acolhido apenas pelos pentecostais. É excluído e volta-se contra quem, na sua visão estreita, o excluiu. Nada tem à ver com a política de inclusão pelo consumo. Premissa errada...conclusões desastradas!
A premissa do consumo como fator de alienação é tradicional, não tem novidade nisso desde pelo menos o séc 19. Claro, pra governar o PT precisou esquecer o beabá da sociologia. Mas isso é outra história. ..
William Gama dos Santos você está correto. Mas no caso específico não se aliena que já é alienado. Nos anos 70, 80 e 90 uma massa de agricultores e seus filhos desembarcam na região metropolitana. Quando transferem seus títulos votam em quem? Nos que estavam fazendo a política bem vista pela academia, pelas lideranças sindicais e pelos padres das vilas e favelas. Mas o voto e o fraco trabalho nas bases não os tirou da brutalidade. Apenas os acadêmicos foram salvos pelo conhecimento. Na primeira crise, na primeira desilusão voltaram a ser o que sempre foram.
Achei boa a entrevista porem longa demais. Acho que Paulo se perde , é um pouco prolixo. Deu-me insônia , assistir à noite antes de dormir não se pode. Pessimista
@@vdecleyre669 estou assistindo hoje de novo , excelente varios pontos importantes como : França , no inicio explicando o fim da classe média outro ponto dinastia Bolsonaro , Steve Banon assistiria ainda outras vezes . Ele é diferente da MarilenaChauí
@@vdecleyre669 adorei a explicação de junho de 2013/ tarifa zero . Sonharam uma utopia
@@isauraleite7277 Diferente da Chauí... Gde argumento 😂😂😂😂😂😂😂😂
A esquerda lula-livre nos faz refém do bolsonarismo. Pessoas inteligentes que não conseguem assimilar o óbvio
Não vi nada de óbvio sobre a fala do professor. As políticas públicas não possuem SOMENTE esse objetivo de consumo aí bem distorcido. Bolsa Família é para a MULHER exatamente pq foi previsto que o Mané/homem da familia não é confiável para alimentar e enviar os filhos para a escola. PT errou em alguns pontos políticos como negociar demais com bandidos (até por falta de opção rsrsr), erraram tbm por tolerar a globosta. Mas as políticas públicas foram e são muito boas. A crítica do consumismo é distorcido e é crítica de dita esquerda direitista.
Ou esse professor é de direita?
O Lula Livre não consegue propor.um projeto em confronto ao atual, que não seja o aumento de dívidas! A esquerda está rachada enquanto o anti-petismo cresce!
Não põe a culpa no outro não! Votou na besta assume a responsabilidade!
@@Sheilafilosofiamusic eu não votei no Bozo não . Mas 80% dos que votaram nele na verdade votaram é contra o PT. E vocês insistem no erro , se continuarem em 2022 vai ser a mesma história. Dá apoio pro Ciro Gomes e encerra essa novela
Viralatismo na veia.
A esquerda tem sido boa pra "filosofar " mas perderam feio. Jornalismo independente mas com esse microfone impossivel assistir. Poe um microfone pra cada um e sugiro tbm que façam mais e falem menos. Muito discurso e pouca acao
Não há ação sem estudo ou teoria. Com que narrativa você vai agir? Sem saber? Seja menos idiota. Você deveria saber que a atuação revolucionária, já dizia Marx, é prático-crítica. É preciso entender para agir.
@ agir? Nao vi acao da esquerda ate o momento. Só bla bla bla. Passe bem
Na boa, essa francomania dos uspianos é muito chata. Que dificuldade em falar do Brasil a partir de nossas próprias mazelas...
Ué, quem primeiro fez essa crítica foi o próprio Paulo Arantes em seu livro "um departamento francês de ultramar". Se não ouviu ele falando do Brasil aí, sugiro ver de novo. Só que a gente tá longe de ser um país nas nuvens fora do mundo e da história
@@tcare172 fez a crítica, mas não conseguiu se emancipar dessa francoflia do início do século XX.
@@Sheilafilosofiamusic Exato. Eurocentrado e odiador do que é nosso. Safatle e esse filósofo aí estão alheios às favelas, MST, negros e pobres. Citações intermináveis de pares e para os pares... Tédio. Falam para si mesmos e odeiam o PT. Vai entender.
@@coronatempo721 Não é bem assim. Embora o Paulo Arantes e o Safatle façam parte da elite intelectual do país (no caso do Safatle, da elite econômica também), eles não são alienados. E façamos justiça, o Safatle conhece favela, é talvez o único da filosofia que se junta aos mortais. Eu chamo atenção para o método, usar os franceses e a França como referência é coisa muito 1a. República e típica da USP, que afinal foi fundada pelas missões francesas. Repito, não desprezo o trabalho e a visão do Paulo Arantes, mas cabe às gerações posteriores abraçar o desafio de pensar o Brasil a partir de nós mesmos (sem desprezar o conhecimento e a erudição, é claro) e se inspirar nos nossos melhores pensadores que não tiveram medo de constituir um "pensamento brasileiro". Falta esse compromisso aos filósofos no Brasil, Chauí e Safatle são 2 exemplos de filósofos que tiveram essa coragem. Abç.
@@Sheilafilosofiamusic Concordo plenamente contigo. As poucas vezes que escutei Safatle não gostei por perceber a mesma postura do pissol. O mesmo sobre o filósofo ai que deixa muito a desejar para quem desde sempre esteve no processo de-colonialidade do poder. Tbm penso que todas as escolas de pensamento são importantes mas precisamos focar na produção nativa e teorias nativas sem ficar refém do domínio eurocentrado. Abraços.
Meu Deus Tutameia, esse prof só fala absurdos. Chama o Jessé Souza ou a Gleisi, Jandira, etc.
Infelizmente, não tenho como desver seu comentário...
@@dcrovy Azar teu. Aproveita e tenta refletir de maneira crítica. Melhor do que ser um "cínico blasé".