Uau.. Não estava preparada para essa refutação. Entrei no vídeo com um pouco de preconceito por conhecer o nível de conhecimento do Yago, porém, ficou muito claro que o Yago não mostrou argumentos suficientes e relevantes. Virei sua admiradora.
Muito bom rever esse vídeo. Conheci seu canal por meio dele, e apesar de discordar de algumas coisas que fala nele, mais especificamente relacionados ao libertarianismo, não posso deixar de apreciar como fez um trabalho impecável nesse vídeo, respondendo de forma satisfatória cada ponto levantado pelo Yago no vídeo. Me ajudou a chegar na conclusão de acreditar na autenticidade desse texto. Que Deus te abençoe Matheus Fugita, e obrigado por esse trabalho. O discurso que faz ao fim do vídeo é bonito. Para adeptos do teto majoritário, recomendo o trabalho do professor Wilbur Pickering que acredita na autenticidade desse texto e ele tem entrevistas no canal do Lucas Banzoli.
Concordo Mateus, não sei se você é católico, reformado ou pentecostal mas Deus te abençoe e que continue nessa linha de exegese e crítica textual isenta e histórica.
Precisei pesquisar no Google para confirmar. Pois posta ser outro. Mas, como eu desconfiava por causa do seu nome, ele é um *adventista do sétimo dia* de Manaus. Frequenta, ou frequentava, a igreja da Cachoeirinha. Deu pra perceber que eu conhecia a fama, mas não muito a cara, né? 😊
Claro, objetivo e elucidativo. Fantástico. Não existe algo mais belo do que o esclarecimento e a defesa inegociável do texto bíblico. Contra fatos 'comprovados' não há argumento. Por todo o exposto, me inscrevi neste canal. Parabéns Matheus!
Jeremias 17:13 Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te abandonam serão envergonhados; o nome dos que se afastam de ti será escrito no chão, porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
4 ปีที่แล้ว +23
Queria poder dar uns 50 "gostei" nesse vídeo! Deus continue o abençoando, Matheus. E a muitos através de você.
Parabéns pelo video, argumentação bem fundamentada, respeitosa e focando na ideia e não em ataques pessoais, me esclareceu mais sobre o assunto, que até então, eu desconhecia o debate sobre o texto
Sou cristão gosto de ouvir palavras de sabedoria que nós leva Cristo Jesus, não a nós mesmo, conhece o trabalho do Yago agora também o de fugita espero ser tudo sobre Deus.
1 Pedro 3:15 "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." Deus seja louvado por tão audaciosa e enfática defesa da canonicidade de uma das mais importantes - além de bela - passagens da Bíblia! Gosto e consumo bastante o conteúdo do Yago Martins. Por isso, foi com um misto de espanto e tristeza que enxerguei seu vídeo defendendo que a PA não seja canônica. Que este vídeo seja bastante disseminado, pois, além de conter uma importante defesa da fé cristã, também é um poderoso apelo para que os crentes estudem com afinco a Palavra de Deus para que sejam não arrastados por qualquer vento de doutrina. Por fim, que possamos sempre nos lembrar da admoestação do apóstolo Pedro: "2 Pedro 1:20 Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." P.S: o fundo musical ficou perfeito na reflexão final! ;-)
Que feedback excelente! Eu também gosto de muita coisa que o Yago produz. Por isso mesmo achei bom fazer um vídeo de resposta. Se eventualmente ele vir, sou inclinado a pensar que ele irá interpretar bem minhas intenções. E, sim, essa é uma passagem muito importante e bonita! E a música final também é só para quem conseguiu pegar a referência. rs
@@matheusfugita4739 Brabo. Sou cristão, curto o conteúdo produzido pelo Yago, mas reconheço que como qualquer ele é um humano que pode falhar e errar. Gostei da tua posição e da forma como você falou. Boas intenções 😉. Mandou bem demais, e isso é importante. Deus te abençoe meu amigo. Tamo junto 👍
Conheci o canal hoje. Até então tenho a posição de que a PA não se encontrava nos originais. Mas as respostas que trouxe me fizeram refletir que a outra posição também pode ser bem sólida e provável. Eventualmente vou me aprofundar mais nela, quem sabe não a defenda. +1 inscrito.
Eu ainda tenho minhas ressalvas quanto a PA. Principalmente por ter participado de um curso com o Dr. Daniel Wallace sobre esse assunto. Porém, sua argumentação é muito boa, e os pontos elencados são muito consistentes. Com certeza me fez repensar o assunto. Excelente vídeo!
Obrigada pelo seu vídeo, a agradeço ao Senhor por lhe dar sabedoria e entendimento sobre assuntos como esses. Quando ouvi falar sobre esse assunto eu me entristeci muito, porque se fosse verdade que esse registro não fossr canónico, nesse caso não poderíamos sustentar a innerancia biblica. Isso me deu uma dor de cabeça 😂 REALMENTE o Senhor zela pela sua Palavra, então se pensamos que há um problema com a Palavra, sobre um assunto ou um texto, o problema está em nós e jamais na Bíblia.
@@matheusfugita4739 nunca vi tantos erros juntos. A BÍBLIA é simples e muito fácil. Já está provado que o texto da mulher adúltera ñ está nas cópias . Agora vou te fazer uma pergunta prática, blz?. Se uma irmanzinha é pega no ato de adultério qual a reação da igreja para cm ela?. Vc pode me responde?.
Que vídeo espetacular! Muito, muito obrigado! Minha alma ferveu ouvindo sua defesa e se derreteu em admiração a Jesus no final do vídeo. Louvado seja Deus por ter colocado em seu coração a vontade, a coragem, a força, a paciência e a inteligência de gravar esse vídeo. Muito obrigado, de coração 💖
Puxa! Fiquei muito feliz com seu comentário, Ítalo! Espero poder servi-lo de bom conteúdo conforme minhas possibilidades. Seja bem-vindo ao meu humilde canal! 🙂❤
Parabéns pela pesquisa, os recursos visuais e a oratória, mas faltou responder o ponto central: por que a primeira menção a essa passagem surge apenas no final do quarto século? Esse final, com pregação fortemente emotiva, parece mostrar o que realmente moveu vc: não a busca racional pela verdade, mas o apego sentimental à história.
Não acho que o final reflexivo tenha qualquer efeito negativo na apresentação racional dos argumentos. E certamente não foram os sentimentos que me motivaram em primeiro lugar. Apresentei todos os argumentos porque realmente creio em sua consistência. Sobre a pergunta que você faz: por que seria necessário haver menções anteriores? Os testemunhos dos pais da igreja mencionados relatam manuscritos tanto gregos quanto latinos contendo o relato já em sua época, ou seja, mostrando a transmissão antiga da história.
Nossa, Muito bom seus argumentos! Eu já tinha assistido o vídeo do Yago e por ser leigo acreditei nele, mas obrigado por mostrar que ele estava equivocado. Deus te abençoe!
Muito boa a resposta 🙏🏼… sobre escrever com os dedos, podemos lembrar também da passagem de Daniel 5, quando a mão apareceu para escrever na parede para Belsazar… Mene, Mene, Tequel, Parsim.
Muito interessante o vídeo. Embora eu concorde que a PA é um acréscimo que não estava no evangelho original isso é irrelevante para a questão da inspiração ou autoridade do texto, já que se poderia defender que a providência divina quis que este texto fosse acrescentado e estivesse na Escritura sagrada. Essa sem dúvida é uma das narrativas mais linda e profunda dos Evangelhos.
Que bela refutação! Assisti ao vídeo de Iago Martins no qual ele mostra muitos argumentos contra a P.A, confundindo a mente de vários cristãos por ser um erudito das Escrituras. Achei seu vídeo bem fundamentado e estava procurando uma sólida defesa à P.A e você derrubou todos os argumentos do Iago. Como defender a inspiração plenária da Bíblia e ao mesmo tempo retirar passagens como esta? Fiquei muito satisfeito com os argumentos.
Outro level pra minha capacidade atual. E realmente os argumentos de Agostinho não eram infundados, pois até hoje essa passagem é utilizada por muitos para justificar atos pecaminosos tanto nas igrejas quanto no meio secular.
Eu digo como cristão, como fiel, como tendo total certeza da infalibilidade da palavra bíblica, pois, ela é a parola de Deus em sotaque humano. Eu sou conhecido pelos meus próximos como um garoto que entende da Bíblia, inteligente no assunto, estudado e interessado, mas em muitos aspectos acadêmicos eu sou só um ignorante que se sente inseguro caso um ateu venha discorrer comigo sobre algo; um ateu que entenda desses aspectos mais discretos das escrituras, sobre esses tipos de dúvida acerca do texto, que entenda sobre crítica textual, do grego e coisas assim. Mas ver que você respondeu as perguntas, as dúvidas, as contestações vigentes sobre o assunto, me deixa muito feliz e aliviado. Eu sei que podem argumentar contra mas pela minha fé creio que tudo é explicado. Que eu possa crer sem ver e ser bem aventurado 🙏🏼.
Fico feliz por meu vídeo ter dado conforto ao seu coração, amigo! Saiba que neste canal sempre encontrará ajuda amiga para tirar dúvidas e esclarecer assuntos antes não muito claros. Considere inscrever-se para acompanhar mais desses conteúdos. :)
Dois livros de James Snapp Jr. que possuo e recomendo sobre a defesa da autenticidade dessa perícope: 1) James Snapp Jr. A Fresh Analysis of John 7:53-8:11: With a Tour of the External Evidence (English Edition) 2) James Snapp Jr. The Pericope Adulterae (John 7:53-8:11) - A Tour of the External Evidence (English Edition) o primeiro é mais abrangente (106 páginas) e engloba o segundo (59 páginas)
Quando alguém não crente fala em "mexer" na Bíblia. Gente como o Yago logo "sai da graça", mas em relação a esse assunto ele aceitou numa normalidade assustadora!
Independente das posições, esse tipo de discordância, é tremendamente benéfica para a igreja. Que haja um debate honesto. E que Deus Seja Louvado! #yagomartins #doisdedosdeteologia.
Só agora vi seu comentário, querido! Agradeço pelo carinho! Recentemente eu retornei com o canal. Se interessar você, não deixe de ver os novos vídeos! :)
É curioso que a expressão "nunca foi citado pelos Padres da igreja" Seja vista tão frequentemente com citaçoes de Agostinho, Ambrosio e outros que voce citou. Bom video.
Parabéns pelo vídeo♥️! Vc argumentou muito bem e com respeito; gosto do Yago Martins, normalmente as pessoas quando discordam dele só falam com arrogância ou debochando, mas vc foi super educado, assertivo e claro.
Que tal fazer um outro vídeo refutando algum video do TH-cam que afirma que o final de Marcos (16.9-20) não é original? Eu acredito que o texto seja original e muitos pais da igreja do segundo século já faziam referência a esta passagem, como Ireneu de Lião. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pelo vídeo amigo. Você realmente é alguém usado por Deus. Tirou todas as minha dúvidas e jantou o Iago! Deus te abençoe e que você continue desse jeito. Ganhou mais um inscrito!
A posição de Yago é bem presente na academia, mas certamente há muitos pontos questionáveis nela. Tentei me esforçar para demonstrar isso de forma respeitosa.
Os textos dos pais da Igreja não surgiram "ex nihilo". Igualmente deve ser considerado como elemento de argumentação textual. Ou será que os textos em mãos dos antigos foram inventados por eles.? Claro que não.
@@louvoresemvinileviolao5436, pelo que lembro, o Fugita disse que Agostinho dizia que a passagem da adúltera era usada por pessoas que queriam desculpas para seguir pecando, ou algo assim. Nada disso explica a ausência da passagem nas cópias mais antigas dos Evangelhos.
@@CaminhosdoPensamento. O defensor da P.A cita o texto de Agostinho, dizendo que " alguns homens de pouca fé, ou melhor, alguns hostis à verdadeira fé, temendo como eu acredito, que a liberdade de pecar impunemente seja concebida a suas esposas, REMOVAM DE SUAS ESCRITURAS TEXTOS A RESPEITO DO PERDÃO DE NOSSO SENHOR DADO À ADÚLTERA". Eis o pelo menos um dos motivos da remoção desta linda passagem. O texto existia na mesma época da redação dos códices SINAÍTICO E VATICANO (séc. IV), que omitem a P.A, pois ele ainda cita Jerônimo: " No EVANGELHO SEGUNDO JOÃO, encontra-se MUITAS CÓPIAS GREGAS E LATINAS A HISTÓRIA DA MULHER QUE FOI ACUSADA DE ADULTÉRIO PERANTE O SENHOR". Veja que, ao traduzir a Vulgata, Jerônimo se baseou em muitos manuscritos gregos que contiham a P.A, e não só manuscritos da Antiga Latina, que, por final, remontam ao segundo século. Temos um testemunho de um Pai da Igreja Grega, DIDIMO DE ALEXANDRIA (c.360), em um Comentário de Eclesiastes: " Nós encontramos, portanto, EM CERTOS EVANGELHOS, UMA MULHER, ELE DIZ, FOI CONDENADA PELOS JUDEUS POR UM.PECADO E ESTAVA SENDO ENVIADA PARA SER APEDREJADA..." Os Evangelhos mencionados podem se referir a cópias do Evangelho de João e ao escrever: " ele diz" , provavelmente está se referindo ao Evangelista e Apóstolo João. Veja que DÍDIMO é de Alexandria, local onde estão os manuscritos mais antigos, os quais são a base para o TEXTO CRÍTICO E AS VERSÕES MODERNAS. Muitos críticos textuais apelam aos manuscritos mais antigos a fim de negarem a autenticidade de muitos textos do NT, mas a ideia de a antiguidade nem sempre é correta para detectar o texto original, pois as cópias mais antigas do NT são da região do Egito e não são as mais confiáveis, pois elas contém MUITAS VARIANTES TEXTUAIS E MUITAS OMISSÕES, além da P.A, como o final do Evangelho de Marcos (16.9-20), por exemplo. Cópias, mesmo sendo posteriores a estes manuscritos, podem ser mais confiáveis e mais EXATAS , pois foram copiadas de uma família de manuscritos que foram copiados até serem gastos e suas leituras são encontradas em fontes patrísticas, traduções antigas e até em papiros do século II. O texto da P.A se encontra em 85 por cento dos MSS gregos! Deus, sem dúvida alguma, preservou esta passagem maravilhosa para milhares de gerações!
Olá, Claudio! Bem, a posição de Wallace é forte e, certamente, é a da maioria da academia hoje. Mas não estou certo de que a maioria das informações e argumentos usados por Yago ele extraiu ou reproduziu de Wallace. Os argumentos sobre evidência interna e relacionados à patrística contra a PA são, ao meu ver, fracos e não sei se foi de Wallace que Yago os tomou (talvez alguns de evidência interna, mas de forma muito sucinta e precipitada). Sei que ele se valeu de Wallace para extrair a não canonicidade do relato em decorrência da ausência da história em códices importantes, mas isso, em si, não torna os demais argumentos bons. Yago deixou, ao meu ver, os flancos abertos para muitas críticas, o que não signfica que a posição mesma que ele defenda seja fraca. Julguei por bem fazer este vídeo respondendo a ele porque, da forma como ele expôs seu lado, senti que muitos ouvintes teriam sido prejudicados com informações falsas e análises equivocadas. O debate é mais rico do que ele fez parecer e quis apenas mostrar que aqueles que defendem a PA têm seus motivos para acreditar em sua canonicidade.
Refutar um uma história espúria é o mesmo que colocar água na peneira, essa passagem é uma adição posterior por não está nos manuscritos mais confiáveis e antigos em que as escrituras foi escrita. Querer dar vida, fazer valer um relato apócrifo é correr atrás do vento e em vão. A maioria das traduções da Bíblia colococam essa passagem espúria entre colchetes pra mostrar que que essa passagem não é verídica, já outras explicam em notas de rodapé que tal passagem foi adicionada ou acrescentada posteriormente mais tarde séculos depois de a escrita da Bíblia ser concluída.
Cara,para glória de Deus! Independente se você estiver ou não correto,seu vídeo foi perfeito! Todas as suas argumentações e indagações bem construídas. Parabéns!!! Sensacional.
Que vídeo Maravilhoso,meu amigo! Como a vida as vezes é engraçado! Você explana de forma brilhante um tema tão polêmico,de forma argumentativa, respeitosa, calculada e só tem, 1000 inscritos! E no outro lado temos um Rapaz que as vezes imita uma Foca (ridícula imitação) E tem 30 milhões de inscritos. É a vida. Parabéns, novamente.
Sei que você não fez esse vídeo na intenção de suscitar contendas pessoais etc. Em todo caso, gostaria de deixar registrado aqui que você JANTOU os argumentos do Yago kkk. Brincadeiras a parte, que vídeo maravilhoso Matheus! Impecável. Melhor vídeo do seu canal, sem dúvidas. Não que os outros não sejam bons, mas é que escutar você dando uma aula de 38 minutos não tem comparação hahaha
Bondade sua, Jadson! Realmente não quero suscitar contendas pessoais. O lado do Yago também tem pontos muito fortes! Fico feliz de ter oferecido um contraponto interessante para você. :)
Muitos evangélicos têm a ilusão e acham que quando estão lendo o novo testamento, estão lendo as palavras diretas de Jesus. Não. Jesus não deixou nada escrito. O único apóstolo que deixou escritos foi Paulo em 7 cartas autênticas, as outras são atribuições. Os evangelhos também são atribuições. Portanto, estes escritos são as palavras dos anciãos daquelas comunidades fazendo uso da oralidade e muitas vezes dando respostas a uma comunidade rival. Assim, as palavras dos evangelhos são as palavras das primeiras comunidades.
Ótimo estudo Matheus. Só a "reflexão", no final do vídeo, é que tira o brilho de toda a exposição feita anteriormente. Entre a razão e a emoção, a maioria das pessoas serão fatidicamente enlevadas pela segunda opção, e nem sequer farão uma verificação das referências apresentadas no vídeo, muito menos estudarão a questão. A conclusão castra qualquer iniciativa de aplicar um pensamento crítico ao exposto.
Olá! Não concordo com que a reflexão ao final tire o poder dos argumentos racionais. A beleza ajuda justamente a inclinar a Vontade à Razão, pois adiciona um deleite na contemplação do que é verdadeiro. Não é possível que pessoas irão deixar de enxergar a racionalidade dos argumentos ou serem contaminadas porque, ao final, fizeram uma reflexão sobre a beleza da cena que estudaram. Meu intuito no canal nunca foi de ser apenas um expositor frio de argumentos.
@Matheus Fugita, eu sou aluno de dois cursos do Yago e apresentei seu vídeo a ele no grupo do telegram do curso e ele disse que quando tivesse tempo daria uma resposta ou algo semelhante.
Também creio na originalidade dessa passagem, vlw irmão, mas ainda sim acredito q yago de muita moral para a alta crítica, q questiona a autoria de tudo q está na Bíblia praticamente kk muitas vezes sem fundamento nenhum, ao invés de confiar no testemunho e tradição cristã. Excelente vídeo que Deus te abençoe.
Graça e paz! Já me inscrevi! Deus abençoe vc e sua família por esse vídeo repleto de informações refutando de maneira respeitosa ponto a ponto o vídeo do Yago que deixou pessoas com dúvidas como vi e li nos comentários! Vc frequenta qual denominação Matheus? Gostaria de seu contato, pode ser e-mail ou outra forma que vc achar melhor! Fique na paz 🙏!
Entendi, você fez uma analise mais filosófica, e Yago fez uma analise mais concreta, se baseando mais em evidencias fisicas, usando apenas algumas pessoas para afirmar tais evidências. ou seja, no geral acredita quem quiser, e pelo que entendi não há refutação no video.
@@victorrabello2082 , olá! Seja bem-vindo! Minha análise de baseia em manuscritos, códices, fontes históricas extra-bíblicas, raciocínios de crítica textual, exegese e hermenêutica. Não sei como você pode achar que eu fui "mais filosófico" e ele mais "concreto". Não faz sentido.
@@matheusfugita4739 Pelo que vi eu concordo com base nas analises do texto, mas em relação ao "concreta" que eu disse eu queria me referir a os achados originais a qual o texto não se enconta e quando se encontra não estão inclusos como texto principal, isso com base em vários historiadores, não sou expert no assunto, mas na parte filosófica "Analise textual" eu concordo contigo e na parte concreta " achados históricos" eu concordo com o Yago por ter mais concordancia com vários históriadores.
Olá, Matheus, tudo bem? Achei interessante seu vídeo! De qual igreja você é (caso vc seja cristão)? ps: achei você muito parecido com o Igor, professor de química do Stoodi kkkkkk
Eu fiquei até com vergonha de ter sua audiência agora! Haha! Se soubesse que você assistiria, teria feito melhor! 😅 Mas obrigado pela comentário, amigoo! ❣
Puxa, Gabriel! Fico muito feliz com suas palavras bondosas. Espero que tenha ajudado de alguma forma. Produzir essa resposta ao Yago foi bem legal e produtivo! Fico à disposição para tirar eventuais dúvidas. Se puder, acompanhe os materiais que posto no Instagram! Faço coisas para lá com mais frequência. :) Aqui: mathfugita.
só uma dúvida, quando vcs falam sobre o "pais da igreja" vcs querem dizer "papas", correto? e se for isso, pq vcs falam pais da igreja ao invés de papa. é só curiosidade msm.
Não. São coisas diferentes. Quando se fala em pais da igreja, se refere aos escritores da patrística, aqueles padres (pais) que sistematizaram a doutrina cristã após a morte dos apóstolos.
Uau.. Não estava preparada para essa refutação. Entrei no vídeo com um pouco de preconceito por conhecer o nível de conhecimento do Yago, porém, ficou muito claro que o Yago não mostrou argumentos suficientes e relevantes. Virei sua admiradora.
Muito bom rever esse vídeo. Conheci seu canal por meio dele, e apesar de discordar de algumas coisas que fala nele, mais especificamente relacionados ao libertarianismo, não posso deixar de apreciar como fez um trabalho impecável nesse vídeo, respondendo de forma satisfatória cada ponto levantado pelo Yago no vídeo. Me ajudou a chegar na conclusão de acreditar na autenticidade desse texto. Que Deus te abençoe Matheus Fugita, e obrigado por esse trabalho. O discurso que faz ao fim do vídeo é bonito. Para adeptos do teto majoritário, recomendo o trabalho do professor Wilbur Pickering que acredita na autenticidade desse texto e ele tem entrevistas no canal do Lucas Banzoli.
Concordo Mateus, não sei se você é católico, reformado ou pentecostal mas Deus te abençoe e que continue nessa linha de exegese e crítica textual isenta e histórica.
Precisei pesquisar no Google para confirmar. Pois posta ser outro. Mas, como eu desconfiava por causa do seu nome, ele é um *adventista do sétimo dia* de Manaus. Frequenta, ou frequentava, a igreja da Cachoeirinha.
Deu pra perceber que eu conhecia a fama, mas não muito a cara, né? 😊
Claro, objetivo e elucidativo.
Fantástico.
Não existe algo mais belo do que o esclarecimento e a defesa inegociável do texto bíblico.
Contra fatos 'comprovados' não há argumento.
Por todo o exposto, me inscrevi neste canal.
Parabéns Matheus!
Feliz por você ter apreciado, querido! Voltei agora com vídeos novos. :)
Jeremias 17:13
Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te abandonam serão envergonhados; o nome dos que se afastam de ti será escrito no chão, porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
Queria poder dar uns 50 "gostei" nesse vídeo! Deus continue o abençoando, Matheus. E a muitos através de você.
Parabéns pelo video, argumentação bem fundamentada, respeitosa e focando na ideia e não em ataques pessoais, me esclareceu mais sobre o assunto, que até então, eu desconhecia o debate sobre o texto
Excelente argumentação e muito respeitosa, parabéns, precisamos mais disso
Sou cristão gosto de ouvir palavras de sabedoria que nós leva Cristo Jesus, não a nós mesmo, conhece o trabalho do Yago agora também o de fugita espero ser tudo sobre Deus.
1 Pedro 3:15 "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós."
Deus seja louvado por tão audaciosa e enfática defesa da canonicidade de uma das mais importantes - além de bela - passagens da Bíblia!
Gosto e consumo bastante o conteúdo do Yago Martins. Por isso, foi com um misto de espanto e tristeza que enxerguei seu vídeo defendendo que a PA não seja canônica.
Que este vídeo seja bastante disseminado, pois, além de conter uma importante defesa da fé cristã, também é um poderoso apelo para que os crentes estudem com afinco a Palavra de Deus para que sejam não arrastados por qualquer vento de doutrina.
Por fim, que possamos sempre nos lembrar da admoestação do apóstolo Pedro:
"2 Pedro 1:20 Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."
P.S: o fundo musical ficou perfeito na reflexão final! ;-)
Que feedback excelente! Eu também gosto de muita coisa que o Yago produz. Por isso mesmo achei bom fazer um vídeo de resposta. Se eventualmente ele vir, sou inclinado a pensar que ele irá interpretar bem minhas intenções. E, sim, essa é uma passagem muito importante e bonita! E a música final também é só para quem conseguiu pegar a referência. rs
@@matheusfugita4739 Brabo. Sou cristão, curto o conteúdo produzido pelo Yago, mas reconheço que como qualquer ele é um humano que pode falhar e errar. Gostei da tua posição e da forma como você falou. Boas intenções 😉. Mandou bem demais, e isso é importante. Deus te abençoe meu amigo. Tamo junto 👍
Conheci o canal hoje. Até então tenho a posição de que a PA não se encontrava nos originais. Mas as respostas que trouxe me fizeram refletir que a outra posição também pode ser bem sólida e provável. Eventualmente vou me aprofundar mais nela, quem sabe não a defenda.
+1 inscrito.
Eu ainda tenho minhas ressalvas quanto a PA. Principalmente por ter participado de um curso com o Dr. Daniel Wallace sobre esse assunto. Porém, sua argumentação é muito boa, e os pontos elencados são muito consistentes. Com certeza me fez repensar o assunto. Excelente vídeo!
Olá. caso tenha interesse: th-cam.com/video/xZe_12mNglw/w-d-xo.html&lc=UgzodQoRwvgX_QGUMQF4AaABAg
Apelo à autoridade?
Espetacular, fantástico! A melhor refutação que eu vi até agora! Vai ser difícil aparecer outra! Parabéns! Ganhou um inscrito!👏👏👏👏
Ganhou dois inscrito.
Obrigada pelo seu vídeo, a agradeço ao Senhor por lhe dar sabedoria e entendimento sobre assuntos como esses. Quando ouvi falar sobre esse assunto eu me entristeci muito, porque se fosse verdade que esse registro não fossr canónico, nesse caso não poderíamos sustentar a innerancia biblica. Isso me deu uma dor de cabeça 😂 REALMENTE o Senhor zela pela sua Palavra, então se pensamos que há um problema com a Palavra, sobre um assunto ou um texto, o problema está em nós e jamais na Bíblia.
Muito bem fundamentada a refutação.
Agradeço pelo comentário! Espero que tenha sido de alguma ajuda! :)
@@matheusfugita4739 nunca vi tantos erros juntos. A BÍBLIA é simples e muito fácil. Já está provado que o texto da mulher adúltera ñ está nas cópias . Agora vou te fazer uma pergunta prática, blz?. Se uma irmanzinha é pega no ato de adultério qual a reação da igreja para cm ela?. Vc pode me responde?.
Vou comprar teu livro.
@@marcosalbertosilva9934existem várias cópias que contém, como não está nas cópias?
38 minutos ganhos
Muito proveitoso
👏👏👏 Nota 10
Estou feliz por ter assistido
Estou compartilhando com empolgação 🙏
Que vídeo espetacular! Muito, muito obrigado! Minha alma ferveu ouvindo sua defesa e se derreteu em admiração a Jesus no final do vídeo. Louvado seja Deus por ter colocado em seu coração a vontade, a coragem, a força, a paciência e a inteligência de gravar esse vídeo. Muito obrigado, de coração 💖
Puxa! Fiquei muito feliz com seu comentário, Ítalo! Espero poder servi-lo de bom conteúdo conforme minhas possibilidades. Seja bem-vindo ao meu humilde canal! 🙂❤
Parabéns pela pesquisa, os recursos visuais e a oratória, mas faltou responder o ponto central: por que a primeira menção a essa passagem surge apenas no final do quarto século? Esse final, com pregação fortemente emotiva, parece mostrar o que realmente moveu vc: não a busca racional pela verdade, mas o apego sentimental à história.
Não acho que o final reflexivo tenha qualquer efeito negativo na apresentação racional dos argumentos. E certamente não foram os sentimentos que me motivaram em primeiro lugar. Apresentei todos os argumentos porque realmente creio em sua consistência. Sobre a pergunta que você faz: por que seria necessário haver menções anteriores? Os testemunhos dos pais da igreja mencionados relatam manuscritos tanto gregos quanto latinos contendo o relato já em sua época, ou seja, mostrando a transmissão antiga da história.
Boa noite, vim aqui dizer que só o amor de Deus pode preencher nosso vazio. Só falem com Ele
Reflexão Emocionante no final. Sem palavras.
Desculpa, mas está tudo errado.
@@marcosalbertosilva9934 poderia mandar algum texto ou material pra saber se esse texto deveria estar na Bíblia
@@lucassouza4438Ele passou todo o vídeo citando. Basta ir atrás😅
Nossa, Muito bom seus argumentos!
Eu já tinha assistido o vídeo do Yago e por ser leigo acreditei nele, mas obrigado por mostrar que ele estava equivocado.
Deus te abençoe!
Olá. Espero que este vídeo te ajude: th-cam.com/video/xZe_12mNglw/w-d-xo.html&lc=UgzodQoRwvgX_QGUMQF4AaABAg
@@MarceloFreitasNovoTestamento a paz do senhor irmão, assisti seu vídeo, obrigado pela edificação!
Já me inscrevi no canal do irmão!
@@paulorogerio9753 Obrigado. Não sei se você sabia, mas o vídeo do Yago foi uma resposta ao meu vídeo: th-cam.com/video/3KMA0MxxLX4/w-d-xo.html
@@MarceloFreitasNovoTestamento eu não sabia!
Depois assistiria este vídeo que você enviou.
Sensacional esse vídeo! Teus argumentos são muito bons e bem fundamentados. Parabéns. Deus o abençoe ricamente!
Subscrevo.
Muito obrigado pelos argumentos preciosos, querido amigo.
Subscrevo a subscrição.
ERRADO !!!!!
Muito boa a resposta 🙏🏼… sobre escrever com os dedos, podemos lembrar também da passagem de Daniel 5, quando a mão apareceu para escrever na parede para Belsazar… Mene, Mene, Tequel, Parsim.
Já quero um vídeo sobre 1 Jo 5:17
O pastor Rodrigo Silva tem um podcast explicando o livro inteiro, é mt esclarecedor, eu recomendo. (Foi no primocast)
Muito interessante o vídeo. Embora eu concorde que a PA é um acréscimo que não estava no evangelho original isso é irrelevante para a questão da inspiração ou autoridade do texto, já que se poderia defender que a providência divina quis que este texto fosse acrescentado e estivesse na Escritura sagrada. Essa sem dúvida é uma das narrativas mais linda e profunda dos Evangelhos.
Que bela refutação! Assisti ao vídeo de Iago Martins no qual ele mostra muitos argumentos contra a P.A, confundindo a mente de vários cristãos por ser um erudito das Escrituras. Achei seu vídeo bem fundamentado e estava procurando uma sólida defesa à P.A e você derrubou todos os argumentos do Iago. Como defender a inspiração plenária da Bíblia e ao mesmo tempo retirar passagens como esta? Fiquei muito satisfeito com os argumentos.
Outro level pra minha capacidade atual. E realmente os argumentos de Agostinho não eram infundados, pois até hoje essa passagem é utilizada por muitos para justificar atos pecaminosos tanto nas igrejas quanto no meio secular.
Eu digo como cristão, como fiel, como tendo total certeza da infalibilidade da palavra bíblica, pois, ela é a parola de Deus em sotaque humano. Eu sou conhecido pelos meus próximos como um garoto que entende da Bíblia, inteligente no assunto, estudado e interessado, mas em muitos aspectos acadêmicos eu sou só um ignorante que se sente inseguro caso um ateu venha discorrer comigo sobre algo; um ateu que entenda desses aspectos mais discretos das escrituras, sobre esses tipos de dúvida acerca do texto, que entenda sobre crítica textual, do grego e coisas assim. Mas ver que você respondeu as perguntas, as dúvidas, as contestações vigentes sobre o assunto, me deixa muito feliz e aliviado. Eu sei que podem argumentar contra mas pela minha fé creio que tudo é explicado. Que eu possa crer sem ver e ser bem aventurado 🙏🏼.
Fico feliz por meu vídeo ter dado conforto ao seu coração, amigo! Saiba que neste canal sempre encontrará ajuda amiga para tirar dúvidas e esclarecer assuntos antes não muito claros. Considere inscrever-se para acompanhar mais desses conteúdos. :)
@@matheusfugita4739 Amém meu amigo, que assim seja 🙏🏼. Você poderia explicar sobre a hipótese de adesão posterior da parte final de Marcos?
Muito boa sua refutação e mostra que é possível discordar sem ser deselegante. Parabéns!
Dois livros de James Snapp Jr. que possuo e recomendo sobre a defesa da autenticidade dessa perícope:
1) James Snapp Jr. A Fresh Analysis of John 7:53-8:11: With a Tour of the External Evidence (English Edition)
2) James Snapp Jr. The Pericope Adulterae (John 7:53-8:11) - A Tour of the External Evidence (English Edition)
o primeiro é mais abrangente (106 páginas) e engloba o segundo (59 páginas)
Quando alguém não crente fala em "mexer" na Bíblia. Gente como o Yago logo "sai da graça", mas em relação a esse assunto ele aceitou numa normalidade assustadora!
Muito bem embasado meu nobre!
Continue assim, expondo o seu conhecimento com paciência e amor.
Independente das posições, esse tipo de discordância, é tremendamente benéfica para a igreja.
Que haja um debate honesto.
E que Deus Seja Louvado!
#yagomartins #doisdedosdeteologia.
Só agora vi seu comentário, querido! Agradeço pelo carinho! Recentemente eu retornei com o canal. Se interessar você, não deixe de ver os novos vídeos! :)
Nossa Senhora, esse vídeo ficou muito acima, Matheus.
Bondade sua, querido! Agradeço pelo carinho! :)
Ótimo vídeo, irmão. Conheci hj seu canal. Ganhou mais um seguidor
É curioso que a expressão "nunca foi citado pelos Padres da igreja" Seja vista tão frequentemente com citaçoes de Agostinho, Ambrosio e outros que voce citou. Bom video.
Parabéns pelo vídeo♥️! Vc argumentou muito bem e com respeito; gosto do Yago Martins, normalmente as pessoas quando discordam dele só falam com arrogância ou debochando, mas vc foi super educado, assertivo e claro.
Gostei muito da refutação, os argumentos dele haviam me convencido.
Boa refutação .
Que tal fazer um outro vídeo refutando algum video do TH-cam que afirma que o final de Marcos (16.9-20) não é original? Eu acredito que o texto seja original e muitos pais da igreja do segundo século já faziam referência a esta passagem, como Ireneu de Lião. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pelo vídeo amigo. Você realmente é alguém usado por Deus. Tirou todas as minha dúvidas e jantou o Iago!
Deus te abençoe e que você continue desse jeito.
Ganhou mais um inscrito!
Uau! Vìdeo maravilhoso! Argumentação equilibrada, de alto nível, respeitosa.
Pois é, achei estranho o vídeo do Yago!! Parabéns pela refutação e argumentação!!
A posição de Yago é bem presente na academia, mas certamente há muitos pontos questionáveis nela. Tentei me esforçar para demonstrar isso de forma respeitosa.
Entenda uma coisa, na crítica textual o que prevalece em primeiro detalhe, é os Manuscritos Gregos.
E não citação dos pais da igreja 👍
Os textos dos pais da Igreja não surgiram "ex nihilo". Igualmente deve ser considerado como elemento de argumentação textual. Ou será que os textos em mãos dos antigos foram inventados por eles.? Claro que não.
Excelente argumentação, meu irmão! Deus o abençoe! Não conhecia o seu canal, mas ganhou mais um inscrito 😇
Feliz em poder ajudar de alguma forma, Uziel! Agradeço pelo carinho! :)
34:45 "Iremos desprezar o testemunhos antigos?". É fácil, para quem despreza no que diz respeito à autoridade papal.
Sabedoria de Deus, na vida deste homem .
Olá, gostei da explicação , mas porém VC não explicou por que essa narrativa não consta nos 4 manuscritos mais antigos ???
Era o ponto central, sobre o qual ele não se manifestou!
@@CaminhosdoPensamento. Explicou, sim. Veja o argumento que ele cita de Agostinho, por exemplo.
@@louvoresemvinileviolao5436, pelo que lembro, o Fugita disse que Agostinho dizia que a passagem da adúltera era usada por pessoas que queriam desculpas para seguir pecando, ou algo assim. Nada disso explica a ausência da passagem nas cópias mais antigas dos Evangelhos.
@@CaminhosdoPensamento. O defensor da P.A cita o texto de Agostinho, dizendo que " alguns homens de pouca fé, ou melhor, alguns hostis à verdadeira fé, temendo como eu acredito, que a liberdade de pecar impunemente seja concebida a suas esposas, REMOVAM DE SUAS ESCRITURAS TEXTOS A RESPEITO DO PERDÃO DE NOSSO SENHOR DADO À ADÚLTERA". Eis o pelo menos um dos motivos da remoção desta linda passagem.
O texto existia na mesma época da redação dos códices SINAÍTICO E VATICANO (séc. IV), que omitem a P.A, pois ele ainda cita Jerônimo: " No EVANGELHO SEGUNDO JOÃO, encontra-se MUITAS CÓPIAS GREGAS E LATINAS A HISTÓRIA DA MULHER QUE FOI ACUSADA DE ADULTÉRIO PERANTE O SENHOR". Veja que, ao traduzir a Vulgata, Jerônimo se baseou em muitos manuscritos gregos que contiham a P.A, e não só manuscritos da Antiga Latina, que, por final, remontam ao segundo século. Temos um testemunho de um Pai da Igreja Grega, DIDIMO DE ALEXANDRIA (c.360), em um Comentário de Eclesiastes: " Nós encontramos, portanto, EM CERTOS EVANGELHOS, UMA MULHER, ELE DIZ, FOI CONDENADA PELOS JUDEUS POR UM.PECADO E ESTAVA SENDO ENVIADA PARA SER APEDREJADA..." Os Evangelhos mencionados podem se referir a cópias do Evangelho de João e ao escrever: " ele diz" , provavelmente está se referindo ao Evangelista e Apóstolo João.
Veja que DÍDIMO é de Alexandria, local onde estão os manuscritos mais antigos, os quais são a base para o TEXTO CRÍTICO E AS VERSÕES MODERNAS.
Muitos críticos textuais apelam aos manuscritos mais antigos a fim de negarem a autenticidade de muitos textos do NT, mas a ideia de a antiguidade nem sempre é correta para detectar o texto original, pois as cópias mais antigas do NT são da região do Egito e não são as mais confiáveis, pois elas contém MUITAS VARIANTES TEXTUAIS E MUITAS OMISSÕES, além da P.A, como o final do Evangelho de Marcos (16.9-20), por exemplo. Cópias, mesmo sendo posteriores a estes manuscritos, podem ser mais confiáveis e mais EXATAS , pois foram copiadas de uma família de manuscritos que foram copiados até serem gastos e suas leituras são encontradas em fontes patrísticas, traduções antigas e até em papiros do século II. O texto da P.A se encontra em 85 por cento dos MSS gregos! Deus, sem dúvida alguma, preservou esta passagem maravilhosa para milhares de gerações!
A maioria dos argumentos de Yago são de Daniel Wallace, será que o Daniel Wallace deixou tanta coisa escapar assim?
Olá, Claudio! Bem, a posição de Wallace é forte e, certamente, é a da maioria da academia hoje. Mas não estou certo de que a maioria das informações e argumentos usados por Yago ele extraiu ou reproduziu de Wallace. Os argumentos sobre evidência interna e relacionados à patrística contra a PA são, ao meu ver, fracos e não sei se foi de Wallace que Yago os tomou (talvez alguns de evidência interna, mas de forma muito sucinta e precipitada). Sei que ele se valeu de Wallace para extrair a não canonicidade do relato em decorrência da ausência da história em códices importantes, mas isso, em si, não torna os demais argumentos bons. Yago deixou, ao meu ver, os flancos abertos para muitas críticas, o que não signfica que a posição mesma que ele defenda seja fraca. Julguei por bem fazer este vídeo respondendo a ele porque, da forma como ele expôs seu lado, senti que muitos ouvintes teriam sido prejudicados com informações falsas e análises equivocadas. O debate é mais rico do que ele fez parecer e quis apenas mostrar que aqueles que defendem a PA têm seus motivos para acreditar em sua canonicidade.
@@matheusfugita4739 Muito grato pelo feedback, que Deus continue abençoado á ti e ao teu ministério, como Ele ja o tem feito.
Ótimo vídeo , vc pode fazer um vídeo comentando o final de Marco e a Comma Joanina ?
Se eu puder contribuir, eis o final de Marcos: th-cam.com/video/fjJyN8WiKN0/w-d-xo.html
Eis a Comma Joanina: th-cam.com/video/XQHeWZ4T60I/w-d-xo.html
Deixei de seguir o yago depois que ele começou a se achar um teólogo tão grande, ao ponto que já quer apontar falhas na própria bíblia!
Fantástico.
Mente brilhante.
Refutar um uma história espúria é o mesmo que colocar água na peneira, essa passagem é uma adição posterior por não está nos manuscritos mais confiáveis e antigos em que as escrituras foi escrita. Querer dar vida, fazer valer um relato apócrifo é correr atrás do vento e em vão. A maioria das traduções da Bíblia colococam essa passagem espúria entre colchetes pra mostrar que que essa passagem não é verídica, já outras explicam em notas de rodapé que tal passagem foi adicionada ou acrescentada posteriormente mais tarde séculos depois de a escrita da Bíblia ser concluída.
Esse argumento já foi respondido no vídeo.
Cara,para glória de Deus! Independente se você estiver ou não correto,seu vídeo foi perfeito! Todas as suas argumentações e indagações bem construídas. Parabéns!!! Sensacional.
Que vídeo Maravilhoso,meu amigo! Como a vida as vezes é engraçado! Você explana de forma brilhante um tema tão polêmico,de forma argumentativa, respeitosa, calculada e só tem, 1000 inscritos! E no outro lado temos um Rapaz que as vezes imita uma Foca (ridícula imitação) E tem 30 milhões de inscritos. É a vida. Parabéns, novamente.
@@rubemoliveira1310 acho que você está confundindo o Yago com o Felipe Neto, não? Kkkkk
Sei que você não fez esse vídeo na intenção de suscitar contendas pessoais etc. Em todo caso, gostaria de deixar registrado aqui que você JANTOU os argumentos do Yago kkk. Brincadeiras a parte, que vídeo maravilhoso Matheus! Impecável. Melhor vídeo do seu canal, sem dúvidas. Não que os outros não sejam bons, mas é que escutar você dando uma aula de 38 minutos não tem comparação hahaha
Bondade sua, Jadson! Realmente não quero suscitar contendas pessoais. O lado do Yago também tem pontos muito fortes! Fico feliz de ter oferecido um contraponto interessante para você. :)
Muitos evangélicos têm a ilusão e acham que quando estão lendo o novo testamento, estão lendo as palavras diretas de Jesus. Não. Jesus não deixou nada escrito. O único apóstolo que deixou escritos foi Paulo em 7 cartas autênticas, as outras são atribuições. Os evangelhos também são atribuições. Portanto, estes escritos são as palavras dos anciãos daquelas comunidades fazendo uso da oralidade e muitas vezes dando respostas a uma comunidade rival. Assim, as palavras dos evangelhos são as palavras das primeiras comunidades.
Louvado seja Deus Pai, pela sua vida irmão.
Agradeço pelas palavras, Humberto! Se possível, ajude-me divulgando. Em breve, lançarei mais vídeos! :)
Parabéns pelo video vou acompanhar seus videos.
Muito bom, Deus o abençoe!
PARABÉNS PELA CLAREZA DA EXPOSIÇÃO...BASTANTE ÚTIL! DEUS ABENÇOE.
Ótimo estudo Matheus. Só a "reflexão", no final do vídeo, é que tira o brilho de toda a exposição feita anteriormente. Entre a razão e a emoção, a maioria das pessoas serão fatidicamente enlevadas pela segunda opção, e nem sequer farão uma verificação das referências apresentadas no vídeo, muito menos estudarão a questão. A conclusão castra qualquer iniciativa de aplicar um pensamento crítico ao exposto.
Olá! Não concordo com que a reflexão ao final tire o poder dos argumentos racionais. A beleza ajuda justamente a inclinar a Vontade à Razão, pois adiciona um deleite na contemplação do que é verdadeiro. Não é possível que pessoas irão deixar de enxergar a racionalidade dos argumentos ou serem contaminadas porque, ao final, fizeram uma reflexão sobre a beleza da cena que estudaram. Meu intuito no canal nunca foi de ser apenas um expositor frio de argumentos.
Que aula 😮
Argumentos muito bons, mas não responde o por que a primeira menção a essa passagem surge apenas no final do quarto século?
Boa foi esta palavra e digna de toda aceitação.
Gostei do teu vídeo. Vc é bem cirúrgico em seus argumentos . que Deus te abençoe
Cara, não foi isso que ele falou. Ele apenas disse que esse texto não está no original.
Não disse o quê? Eu estou justamente discutindo se o texto está ou não no original, caro. :)
Vejo que estás perto do Reino!
Muito obrigado por esse vídeo. São excelentes argumentos.
@Matheus Fugita, eu sou aluno de dois cursos do Yago e apresentei seu vídeo a ele no grupo do telegram do curso e ele disse que quando tivesse tempo daria uma resposta ou algo semelhante.
Eu prefiro confiar nos manuscritos bizantinos aos críticos.
como so conheci esse canal hoje?
Simples. Esse texto vai contra as própria "teologia reformada" do yago
Parabéns pelo trabalho de pesquisa Matheus! 👏
Yago não é o dono da verdade
Também creio na originalidade dessa passagem, vlw irmão, mas ainda sim acredito q yago de muita moral para a alta crítica, q questiona a autoria de tudo q está na Bíblia praticamente kk muitas vezes sem fundamento nenhum, ao invés de confiar no testemunho e tradição cristã. Excelente vídeo que Deus te abençoe.
Show !!!
Sensacional 👏🏻 👏🏻 👏🏻
Graça e paz! Já me inscrevi! Deus abençoe vc e sua família por esse vídeo repleto de informações refutando de maneira respeitosa ponto a ponto o vídeo do Yago que deixou pessoas com dúvidas como vi e li nos comentários! Vc frequenta qual denominação Matheus? Gostaria de seu contato, pode ser e-mail ou outra forma que vc achar melhor! Fique na paz 🙏!
Olá, querido! Agradeço pelas palavras bondosas! Você pode entrar em contato comigo através deste e-mail: mathfugita@gmail.com.
@@matheusfugita4739 muito obrigado! Vou entrar em contato sim.
Meu querido... muito bom. Deus abençoe!
Agradeço pelas palavra bondosas, Pedro! Se possível, ajude divulgando. Pretendo lançar alguns vídeos novos em breve para servir-lhe mais e melhor. :)
Entendi, você fez uma analise mais filosófica, e Yago fez uma analise mais concreta, se baseando mais em evidencias fisicas, usando apenas algumas pessoas para afirmar tais evidências. ou seja, no geral acredita quem quiser, e pelo que entendi não há refutação no video.
@@victorrabello2082 , olá! Seja bem-vindo! Minha análise de baseia em manuscritos, códices, fontes históricas extra-bíblicas, raciocínios de crítica textual, exegese e hermenêutica. Não sei como você pode achar que eu fui "mais filosófico" e ele mais "concreto". Não faz sentido.
@@matheusfugita4739 Pelo que vi eu concordo com base nas analises do texto, mas em relação ao "concreta" que eu disse eu queria me referir a os achados originais a qual o texto não se enconta e quando se encontra não estão inclusos como texto principal, isso com base em vários historiadores, não sou expert no assunto, mas na parte filosófica "Analise textual" eu concordo contigo e na parte concreta " achados históricos" eu concordo com o Yago por ter mais concordancia com vários históriadores.
Olá, Matheus, tudo bem? Achei interessante seu vídeo! De qual igreja você é (caso vc seja cristão)?
ps: achei você muito parecido com o Igor, professor de química do Stoodi kkkkkk
Adventista
A mulher que estava aos pés de Jesus é Maria irmã de Lázaro não Madalena
Eh...! Fiquei muito impressionado mesmo!
Que vídeo, senhores! Que vídeo!
Excelente! Parabéns.
MUITO bom, MUITO BOM MESMO!
Muito bom! Excelente vídeo!
AMEI VOCÊ É INCRIVEL
Muito legal!
Cara você mandou bem demais, parabéns
Bem q poderia fazer vídeos edificantes com imagens/vídeos de jogos antigos ao fundo!
No fim ngm sabe a verdade quando Jesus voltar perguntamos
A melhor interpretação Teológica é Interdenominacional
Muito bom!!!
Eu fiquei até com vergonha de ter sua audiência agora! Haha! Se soubesse que você assistiria, teria feito melhor! 😅 Mas obrigado pela comentário, amigoo! ❣
Cara você foi fantástico!!!!!!
Puxa, Gabriel! Fico muito feliz com suas palavras bondosas. Espero que tenha ajudado de alguma forma. Produzir essa resposta ao Yago foi bem legal e produtivo! Fico à disposição para tirar eventuais dúvidas.
Se puder, acompanhe os materiais que posto no Instagram! Faço coisas para lá com mais frequência. :) Aqui: mathfugita.
Nossa vc explicou bem,mas é muito confuso
Cara barabens vc é muito usado por Deus , leve essa mensagem pras outras pessoas, pessoas acadêmicas
Agradeço pelas palavra bondosas, Ferrex! Se possível, ajude divulgando. Pretendo lançar alguns vídeos novos em breve para servir-lhe mais e melhor. :)
Incrível !
Interpretações Católicas Romanas
só uma dúvida, quando vcs falam sobre o "pais da igreja" vcs querem dizer "papas", correto? e se for isso, pq vcs falam pais da igreja ao invés de papa. é só curiosidade msm.
Não. São coisas diferentes. Quando se fala em pais da igreja, se refere aos escritores da patrística, aqueles padres (pais) que sistematizaram a doutrina cristã após a morte dos apóstolos.
Parabéns!!!
Faz do final longo de Marcos
Up