03 Cavernas do Peruaçu, Janelão, Dicas de Turismo, Vem comigo
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 17 ม.ค. 2025
- Vamos juntos nesse roteiro sensacional andando como se estivessem la conhecendo esta beleza natural, agradecimento especial a Secretaria de Turismo de Itacambira
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal.
@roteirosvelhochico.rvc
Nosso Instagram
blog.rvc.tur.br/
nosso blog
www.roteirosve...
A Unidade de Conservação foi criada em 1999, e possui área de 56.400 hecatares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.
O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego.
Venha conhecer o Peruaçu!
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu oferece diversas opções aos visitantes e está em constante evolução. Para conhecer todas elas é necessário mais de um dia de visita. Escolha de acordo com o seu interesse e seu condicionamento físico.
A trilha do Arco do André, conta com mirantes naturais únicos, sendo dois deles o Mirante das Cinco Torres e do Mundo Inteiro, cavernas monumentais como a Caverna do Arco do Andre, Troncos e Cascudos, aonde nas duas últimas o Rio Peruaçu passa por dentro, complementando o cenário único formado pela beleza das rochas carbonáticas de calcário e pelo rio criando o espelho d´água com a cor de tom verde esmeralda.
O roteiro do Arco do André tem o propósito mais aventureiro, onde os visitantes poderão ter contato direto com o bioma Cerrado e Caatinga, com o carste e centenas de espécies de plantas com grande potencial medicinal e alimentar e animais que só existem na região, sendo que muitos deles estão na lista de espécie da fauna ameaçadas de extinção.
As subidas e descidas íngremes dos terrenos acidentados em alguns trechos do percurso exigem esforço e um maior nível de condicionamento físico - diferentemente dos outros atrativos do parque. Além disso, a trilha tem como característica a baixa intervenção e rusticidade
Distância aproximada: 8 km (ida e volta);
Tempo estimado: 7h (ida e volta).
Nível de dificuldade: semipesado.
Atrativos: caverna, monumentos geológicos, sítios arqueológicos e observação da paisagem.
Caminho da Gruta do Janelão
Gruta do Janelão (Foto: Edward Elias)
A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas. O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.
Distância: 4,8 km (ida e volta).
Tempo estimado: 5h30 (ida e volta).
Nível de dificuldade: semipesado.
Atrativos: caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem.
Caminho da Lapa Bonita e Lapa do Índio
A Lapa Bonita é uma das mais belas e ornamentadas grutas do Parque. Possui salões e galerias repletos de espeleotemas, além do salão coberto por sedimentos avermelhados, chamado de Salão Vermelho. A Lapa do Índio possui registros arqueológicos com painéis de pinturas rupestres que cobrem paredes inteiras e até mesmo o teto. Da Lapa do Índio também é possível apreciar o Mirante do Índio, em que se pode ver a abertura da Gruta do Janelão e toda a área do Centro de Visitantes Janelão.
Distância: 1,5 metros (ida e volta).
Tempo estimado: 2h20min (ida e volta).
Nível de dificuldade: leve
Caminho da Lapa do Boquete
Na Lapa do Boquete encontra-se um dos principais e mais estudados sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde foram encontrados alguns sepultamentos e é possível verificar a presença de um silo pré histórico - estrutura de armazenamento de alimentos.
Distância: 1.2 km (ida e volta).
Tempo estimado: 1h30 min (ida e volta).
Nível de dificuldade: leve
Atrativos: lapas, pinturas rupestres, escavações arqueológicas e observação da paisagem.
Caminho da Lapa dos Desenhos
Paredão com arte rupestre na Lapa dos Desenhos (Foto: Arquivo ICMBio)Os recursos naturais do Vale do Peruaçu possibilitaram a produção de diferentes pigmentos e a realização de pinturas em alturas consideráveis. Na lapa dos Desenhos, pode ser observada toda a riqueza das pinturas rupestres do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, tanto em diferentes estilos quanto em técnicas. A trilha margeia o rio Peruaçu ao longo de uma exuberante mata de galeria, até o ponto onde esta dá espaço à mata seca.
Distância: 2.6 km (ida e volta).
Tempo estimado: 2h20 min (ida e volta).
Nível de dificuldade: leve.