O TERRIVEL E CRUEL SISTEMA DE EDUCAÃÃO ALEMÃO! Ã UM ABSURDO O QUE ELES FAZEM COM AS CRIANÃAS AQUI!
āļāļąāļ
- āđāļāļĒāđāļāļĢāđāđāļĄāļ·āđāļ 2 āļ.āļ. 2025
- ð Links para os videos e lives sobre o tema escola na Alemanha:
ð COMO à DA 1Š à 4Š SÃRIE NA ALEMANHA? EXPLICANDO O ENSINO FUNDAMENTAL ALEMÃO | GRUNDSCHULE
âĒ COMO à DA 1Š à 4Š SÃRI...
ð O SISTEMA ESCOLAR ALEMÃO DEPOIS DO BÃSICO: ESTUDOS X AUSBILDUNG E COMO CHEGAR NA UNIVERSIDADE!
âĒ O SISTEMA ESCOLAR ALEM...
ð FATOS E CURIOSIDADES SOBRE O KINDERGARTEN NA ALEMANHA | CRECHE
âĒ FATOS E CURIOSIDADES S...
ð COMO FUNCIONA A ESCOLA WALDORF NA ALEMANHA?
âĒ COMO FUNCIONA A ESCOLA...
ð MESTRADO E DOUTORADO EM LÃNGUA E CULTURA ALEMÃ
âĒ MESTRADO E DOUTORADO E...
ð Seja membro deste canal e ganhe benefÃcios:
/ @rosafilipovic
â E ai? vamos aprender alemÃĢo? : clubedealemao....
ðŧ Gostou? comenta, curte, compartilha e inscreva-se!
ð E-Mail para contato: contatorosamarina@gmail.com
ðĨ Meu Insta: @rosafilipovic
ðļ Insta do Fabian: @fabianfilipovic
ð Essa biografia possue uma publicidade! Se voce adquirir o curso pelo link que eu indiquei, eu receberei uma porcentagem por isso! ð° Toda a opiniÃĢo sobre o produto ÃĐ sincero e verdadeiro!
â Em meu canal voces encontram tudo o que tem a ver com os temas : Familia, Maternidade, Alemanha, Infancia, casamento, Psicopedagogia Infanto-Juvenil, atividades e um milhao de outras coisas super interessantes. Inscrevam-se para ficarem por dentro de novos Videos semanalmente.
ð Live
Espero que gostem dos Videos, pois os faco com muito Amor. Beijao e ate a prÃģxima!
ParabÃĐns por falar deste tema,sou Portuguesa vivo a 60 km de Munique, tenho uma filha de 13 anos e realmente este sistema de ensino ÃĐ muito cruel,a minha filha tem passado por isso tudo,desde descriminaçÃĢo, bullying, ansiedade,noites sem dormir, agora estÃĄ no 8 ano e sÃģ farÃĄ atÃĐ ao 9 ano e regressaremos a Portugal, para que possa estudar,sem tortura,ela fala fluente 3 lÃnguas ÃĐ carinhosa, amiga de todos e nÃĢo tem sido fÃĄcil,ela estÃĄ na Mittelschule, ainda agora foi obrigada a fazer a prÃĄtica de uma semana num infantÃĄrio, pois ela adora crianças e foi descriminada,e mal tratada pelas alemÃĢs do infantÃĄrio, foram racistas e ainda ralharam por ela ter sido carinhosa com as crianças,foi humilhada, muito cruel aqui o ensino, desejo muita força a todas as mÃĢes estranjeiras que vivem aqui na Alemanha,eu vou regressar no prÃģximo ano, pois a minha filha merece ser feliz
obrigada por me assistir âĪïļ grande beijo !
VocÊ tem toda razÃĢo em retornar ao seu paÃs para o bem de sua filha, pois, essa situaçÃĢo que vocÊ relatou ÃĐ torturante para uma mente em desenvolvimento e pode causar traumas psicolÃģgicos difÃceis de tratar depois. Eu digo isso por experiÊncia com a minha filha que foi diagnosticada com SÃndrome PÃģs TraumÃĄtica por ter vivido isso atÃĐ a sexta sÃĐrie.
Forças, querida. Deus ÃĐ contigo.
Oi, mÃĢe. Agora vc entendeu o que nÃģs brasileiros e nossos filhos passam morando em Portugal. à isso mesmo, xenofobia que atÃĐ as crianças brasileiras sofrem em Portugal.
Que triste. Lembrei da situaçÃĢo das crianças brasileiras que vivem em Portugal. Qto ao carinho nas crianças, isso nÃĢo ÃĐ permito em paÃses como Inglaterra, AlemanhaâĶ o carinho ÃĐ transmitido em palavras. à pra proteger as crianças, pq sua filha pode ser uma pessoa de bem , mas imagina qtas pessoas mal intencionadas existem .
Oi, querida, moro hÃĄ 41 anos na Alemanha, em KÃķln, tenho dois filhos, hoje adultos, e confesso que o sistema educacional da Alemanha tambÃĐm me chocou bastante. Apesar que meus filhos visitaram o ginÃĄsio, fui testemunha do alto grau de discriminaçÃĢo e seleçÃĢo que ocorre ainda neste paÃs na ÃĄrea educacional. Creio que em KÃķln o sistema ÃĐ mais flexÃvel que na Baviera, aqui a Hauptschule quase desapareceu, porque os pais se negam a mandar os filhos prÃĄ lÃĄ, surgiu no lugar uma escola que seria a junçÃĢo da Realschule, Hauptschule e atÃĐ mesmo que permite à s crianças irem para o ginÃĄsio. Um tipo de Gesamtschule ( Escola Unificada). Algumas destas jÃĄ existiam. O problema da Baviera tem que ver com a sociedade aà que ÃĐ conservadora, xenÃģfoba e elitista.
VocÊ tem razÃĢo, este sistema educacional representa um desrespeito à criança.
Interessante e esclarecedor o seu depoimento. Obrigada
Moro na Ãustria e tenho um filho na Universidade. Apesar dele ter "Altas habilidades" quase foi impedido de receber o Matura por perseguiçÃĢo de um Único professor. A escolha de quem pode ou nÃĢo cursar uma faculdade ÃĐ feita de forma velada, e sÃģ passa se for muito persistente, tem aulas particulares e ter pais muito presentes na escola. PorÃĐm, na Alemanha, ÃĐ bem pior, porque vocÊ sÃģ pode cursar determinadas universidades SE vocÊ tiver o "NÚmerus Clausus". à por esta razÃĢo que tem tantos alemÃĢes estudando medicina, fora da Alemanha na Hungria, que existe uma universidade de medicina em lÃngua alemÃĢ por causa desse impedimento na Alemanha. TERRÃVEL.
Se aà na Alemanha, pecam por excesso, aqui no BrÃĄs, o pecado se dÃĄ pela facilitaçÃĢo. O professor ÃĐ obrigado a aprovar aluno sem condiçÃĩes nenhuma. à uma vergonha.
Penso igual. Sao 2 extremos opostos.
Sistema Paulo Freire , implementado por um programa de destruiçÃĢo educacional no Brasil. Quem o fez ? PT
Mas nÃģs somos subdesenvolvidos, cheios de dificuldades, diferenças sociais muito graves, mas
Um paÃs que se diz de primeiro mundo ÃĐ quase inadmissÃvel fazer isso com crianças e jovens.
NÃĢo se engane, aqui a educaçÃĢo ÃĐ fraquÃssima!
Que triste saber tudo isso. Me impacta muito, de maneira negativa. à um sistema discriminatÃģrio e burro!! Eu sou mÃĢe adotiva e meu filho nasceu para mim com 6 aninhos. Era uma criança tÃmida e insegura, com enorme dificuldade de se expressar e sem conhecimento algum. Meu filho, aos 6 anos de idade nÃĢo conhecia letras, nÚmeros e nem mesmo as cores! Seu vocabulÃĄrio era muito pequeno, porque era um menino tÃmido e quietinho e no orfanato quase ninguÃĐm falava com ele. NÃĢo tinha estÃmulos. Sempre foi uma criança amorosa e gentil e eu decidi que jamais o pressionaria. Ele foi cercado de amor, estÃmulos e aceitaçÃĢo. Foi acompanhado durante alguns anos por uma psicÃģloga, teve uma professora maravilhosa que ensinava sem traumatizar as crianças e eu reforçava em casa. Nunca castigando, nunca cobrando... Brincando, cantando, lendo para ele, conversando. Hoje ele tem 18 anos de idade, vai começar o ensino superior na ÃĄrea de TI e tem notas excelentes! à inteligente demais e para mim ele ÃĐ uma prova que o amor junto com os cuidados necessÃĄrios, o fizeram superar todas as dificuldades iniciais e recuperar o tempo perdido. Graças a Deus eu nÃĢo morava na Alemanha, que o teria "condenado" a ser muito menos que o seu real potencial. Pessoas, nÃĢo submetam seus filhos a torturas emocionais. Amem os seus filhos, curtam muito cada minuto ao lado deles, estimulem sempre as crianças a se superar a cada dia. Eu garanto que vale a pena
@shirleymachado6924 impactante seu depoimento! Linda histÃģria de amor! LouvÃĄvel sua postura.
ParabÃĐns, pela forma que conduziu essa tarefa.
@@silvanavaleriavargas5078 , obrigada ð NÃĢo hÃĄ nada mais poderoso e transformador que o AMOR
ParabÃĐns! Seu testemunho ÃĐ fantÃĄstico!! Felicidades!
Que lindo teu relatoâĪ
Rosa mudei para Alemanha, faz 9 meses. Antes morava na Espanha. Minha filha, la estudada em uma escola particular. Ela terminou o 7 ano lÃĄ. Chegamos aqui colocaram ela no 7 de novo, no Gynasium. Achava que era pela idade. Ela tem 12 anos. Afinal era porque ela sÃģ falava 20% do AlemÃĢo. EntÃĢo estÃĄ fazendo o 7 ano de novo. E deram 6 meses pra ela poder acompanhar os outros alunos. Estamos quase no fim do curso. Elas nÃĢo sÃģ conseguiu , como aprendeu outro idioma. Agora ela fala inglÊs, espanhol,alemÃĢo, portuguÊs e francÊs. Estamos muito orgulhoso dela. No começo ela sofria Bulling, por nÃĢo saber o idioma. Agora tem 2 amigas, nenhuma ÃĐ alemana. Ela ÃĐ nÃģs preferimos assim. E ÃĐ bem puxado mesmo. Acho uma i justiça i que fazem. Pode que nesse tempo essa criança, nÃĢo estÃĄ bem, por qualquer motivo. E eles nÃĢo tem direito de fazer isso. Minha filha ia 2 X na semana para uma escola de reforço, para aprender o idioma.
Sem contar que em matemÃĄtica, o jeito que ela fazia as provas ,pra eles estava errado. Ela chegava no mesmo resultado, mais nao do jeito deles. Ridiculo
Ela tem uma professora de inglÃĐs que nao vai muito com a cara dela. Porque minha filha fala melhor ingles que a propria professora. Ela corregiu uma prova da minha filha tudo errado. Fomos obrigado a ir a escola conversar com o diretor, atÃĐ que outro prifessor recorrigiu a prova novamente e realmente ela mere ia uma melhor nota. Depois disso ela ganhou uma inimiga ,a professora de ingles
Ãtima live.
Chegamos em FEV 20, sem saber uma Única palavra em alemÃĢo e em poucos dias depois veio a pandemia.
Na ocasiÃĢo, meu filho com 14a, começaria o primeiro ano do segundo grau, se estivÃĐssemos no BR. Ele estudou em boas escolas, tinha notas 6,7, 8.. algumas raras vezes um 9 e 10.. Nunca foi brilhante (e nunca desejei isso tb), nunca gostou de estudar. Estudava por demanda, para se preparar para a prova, a mÃĢe nao deixava correr solto, marcava duro, e ele tinha ajuda de explicadora. Embora preguiçoso, achÃĄvamos inteligente, e principalmente, observamos que ele conseguia memorizar, tinha uma cabeça boa, especialmente para aprender lÃnguas, no caso inglÊs. Eduquei o meu filho para ele ser um ser humano incrÃvel, de valores inegociÃĄveis e sempre trabalhando a autoestima. Sempre recebeu MUITO amor, e cultivo uma relaçÃĢo forte, com discussÃĩes de idÃĐias, visÃĢo de mundo, mÚsica, falamos sobre Deus, e etc.
Voltando... Ele foi matriculado numa Realschule, sem que nÃģs soubÃĐssemos praticamente NADA do sistema escolar. PorÃĐm, sempre dissemos que nos mudamos para Alemanha para que ele fizesse uma faculdade aqui. A escola decidiu que ele deveria cursar os 6 meses restantes do 8š ano, para ter contato com a lÃngua e etc, e nÃĢo receberia avaliaçÃĢo. Foi dito tambÃĐm que ele iria passar para o 9š ano, mas que deveria repeti-lo. Aconteceu que por um erro deles, e principalmente por obra divina, ele foi para o 10 ano e concluiu. Nunca repetiu! Como os professores viram nele potencial, e ele sempre se vendeu bem, demonstrando interesse e com notas para isso, ele ingressou no Gymnasium. Sim... O alemÃĢo precisa ainda crescer, ser refinado. Ele aprendeu o que aprendeu, na marra e mais uma vez, destaco a inteligÊncia dele para idiomas. Pois ele nao teve curso de integraçÃĢo por conta da pandemia... Mal tinha aulas nas escolas!
Hoje, ele estÃĄ no final do 12â° ano, de um Gymnasium bem conceituado e estÃĄ indo bem... NÃĢo coleciona Ãģtimas notas, mas o suficiente para ser aprovado.
Ele disse que nÃĢo acha que ÃĐ esse bicho de 7 cabeças que pintaram para ele, que nÃĢo ÃĐ tÃĢo difÃcil assim... Que o problema dele ÃĐ o domÃnio completo da lingua que ele ainda nÃĢo tem...
Dei esse testemunho para criar um pano de fundo para te dizer que: Alemanha nÃĢo ÃĐ um paÃs de relaçÃĩes fÃĄceis, amistosas. Esse sistema escolar jÃĄ diz muito sobre o quÃĢo duro pode ser o trato nas relaçÃĩes humanas no futuro. Meu filho, hoje com 18 a, alÃĐm de querer ser um Rock Star, quer cursar uma faculdade de mÚsica (que ÃĐ a paixÃĢo dele) com Ênfase em pedagogia e se tornar professor de mÚsica e inglÊs num Gymnasium. A motivaçÃĢo?! Ser um professor, um profissional melhor, mais humanizado do que ele encontrou por aqui! Ele quer ajudar esses alunos, incentivar, impulsionar, de forma a serem melhores!
NÃĢo hÃĄ paÃs perfeito, mas aqui de modo geral, vocÊ encontrarÃĄ um povo mau humorado, frio, que faz tempestade num copo d'ÃĄgua, que nÃĢo dÃĄ nem bom dia quando passa por vocÊ! SÃĢo raros aqueles "gente boa" que estamos tÃĢo acostumados.
à um mÃĐtodo de ensino que jÃĄ cria âcastasâ educacionais e jÃĄ marca pessoas desde à infÃĒncia!
ResquÃcios da eugenia do nazismo
Oi Rosa! Eu trabalho com idosos e lÃĄ na casa de idoso, vÊm muitos estudantes tanto de Haupt como de ginÃĄsio , fazer uma semana de prÃĄtico !
Falo sinceramente, os jovens e adolescentes que vieram fazer o prÃĄtico comigo , como betreeuung e estÃĢo no GinÃĄsio , deixam a desejar, sÃĢo introspectivos, e demostram insatisfaçÃĢo com a escola!
Meu relato e opiniÃĢo como pesquisadora em neurociÊncias. AlÃĐm de cruel, esse sistema nÃĢo faz sentido nem do ponto de vista neurobiolÃģgico. Nessa idade, o cÃĐrebro e aptidÃĩes ainda estÃĢo se desenvolvendo. Criança ÃĐ um ser com um mundo de possibilidades a explorar, basta receber o estÃmulo adequado no seu contexto. Falo como uma mulher com TDAH que passou despercebido a vida toda (mas meu irmÃĢo, menino, foi diagnosticado mais cedo), hoje com licenciatura e bacharelado em biologia, doutorado e pÃģs-doutorado em neurociÊncia. Sempre gostei de estudar mas tambÃĐm era (e ainda ÃĐ) um sofrimento. Ia de hiperfoco na matÃĐria que nem ia cair na prova a nÃĢo conseguir prestar atençÃĢo em nada, zero. Tinha crises de gastrite nervosa quando era criança por ansiedade com matemÃĄtica, meu desempenho com cÃĄlculos era mediano pra ruim e sÃģ estudei em escolas simples e medianas. Durante o doutorado me desafiei a aprender estatÃstica e hoje faço muitas colaboraçÃĩes onde sou a responsÃĄvel pela anÃĄlise estatÃstica, em diversas ÃĄreas. Aprendi 4 lÃnguas e dou aulas e palestras bem em 3 delas. Fui trabalhei como pesquisadora de pÃģs-doutorado no CanadÃĄ por 1 ano e quiseram renovar meu contrato, fiquei por 2 anos. Ainda me cobro, ainda ÃĐ difÃcil me organizar e ter foco. Escrever minha experiÊncia aqui e ver "tudo" que alcancei soa atÃĐ estranho porque muitas vezes ainda acho que estou abaixo do que deveria. Aà eu provavelmente nÃĢo teria ido ao ginÃĄsio e nÃĢo faria o que amo hoje. Se eu nÃĢo consigo ver direito o que conquistei, com certeza cairia nesse conto de que nÃĢo tinha aptidÃĢo pra ir à universidade. Um sistema desse nÃĢo significa nada mais que segregaçÃĢo e manutençÃĢo de classes e privilÃĐgios. NÃĢo tem nada a ver com desempenho intelectual.
Aqui na SuÃça ÃĐ dessa forma tambÃĐm, mas com detalhes diferentes. Eu fiquei perdida no inÃcio pra entender tudo e o meu filho teve que fazer uma prova na sexta classe, tambÃĐm sendo valorizadas apenas 3 matÃĐrias para decidir a nota da prova e definir pra qual nÃvel de escola ele iria.
Graças a Deus, ele foi no nÃvel do meio, pelo menos.
Mas eu fiquei muito revoltada com esse tipo de sistema que divide os nÃveis de âintelectoâ das crianças, como se isso fosse definir a capacidade de um ser humano pra determinada profissÃĢo.
à triste, mas infelizmente temos que nos moldar ao sistema do paÃs e ÃĐ muito importante estarmos presentes na vida dos nossos filhos nesses momentos, principalmente se a criança vem de outro sistema escolar de outro paÃs, porque isso mexe muito com o psicolÃģgico de todos.
Obrigada por compartilhar esses problemas do sistema educacional da Alemanha, que o mundo pensa que ÃĐ perfeita.
Rosa amei a LIVE mesmo vendo depois, nÃģs vivemos nas montanhas e o sistema de educaçÃĢo aqui ÃĐ mais leve, mesmo assim dwmos suporte em casaððžte assistimos de um vale longÃnquo cercado de montanhas com mais de 4.000m de altitude, imagine que para chegar aqui sÃģ a pÃĐ ou a cavalo. à realmente como voltar no tempo! NÃģs vivemos como antigamente a nÃĢo ser pela antena de internet por satÃĐlite!
Para fazer compras ÃĐ necessÃĄrio um dia de viagem e por mais distante que seja o lugar onde vivemos nÃģs sempre te assistimos e curtimos seus vÃdeos desde uma casa ilhada por rios de ÃĄguas termais com cachoeiras cristalinas no coraçÃĢo da selva andina e sem vizinhos!
obrigada por me acompanhar ðĪ
Nossa, Rosa, eu quase chorei quando vc falou sobre o sistema educacional alemÃĢo. Enfim, ÃĐ muito cruel, colocar pressÃĢo em cima de uma criança pra ela ir pra a universidade. Mas desejo, Rosa, que te va bem com toda a sua famÃlia.
Rosa tudo bem minha flor? Como diz o meu marido, se nÃĢo der aqui na Alemanha basta ir para paÃses vizinhos como ItÃĄlia por exemplo que tem universidades maravilhosas e bolsa integral de estudos. Muitos alemÃĢes jovens vÃĢo para outros paÃses por causa desse sistema
tudo sim e com vocÊ ? âĪïļ
@@RosaFilipovic Estou bem minha flor. Tenha uma semana abençoada
Pensei nisso que vc relatou no comentÃĄrio o complicado ÃĐ apenas a descriminaçÃĢo que ÃĐ silenciosa mas existe, o mundo ÃĐ cruel
@@talitac603 com certeza
Meu cunhado fez Hauptschule ou Realschule, nÃĢo lembro, mas foi estudar nos Estados Unidos e depois voltou pra Alemanha com uma baita de uma oportunidade de trabalho e um diploma universitÃĄrio. Sambou na cara do sistema alemÃĢo kkkkk
ParabÃĐns! Sua live foi maravilhosa!
Moro na Holanda, o sistema de ensino ÃĐ similar, as diferenças sÃĢo que nÃĢo existe escola particular aqui, as crianças iniciam obrigatoriamente na escola aos 4 anos e vÃĢo para o ensino mÃĐdio aos 12 anos ( equivale a 7 sÃĐrie do Brasil) Eu, assim como minha cunhada tambÃĐm brasileira tivemos toda essa mesma indignaçÃĢo pelo sistema, no entanto os nossos filhos receberam indicaçÃĢo para o nÃvel mais alto. Tudo o que a Rosa diz ÃĐ verdade, tem muita pressÃĢo, mas nÃĢo posso ser injusta, o menino mais rico da classe do meu filho nÃĢo tinha um bom boletim e foi para o nÃvel mais baixo e na atual classe do meu filho tem estrangeiros. Assim como na Alemanha as escolas que ficam " no meio" sÃĢo escassas, as vezes a criança tem que pedalar de 45 minutos a 1 hora ( sim, na Holanda a bicicleta ÃĐ um meio de transporte e todo mundo usa) Meu filho tem muita tarefa, todo dia, inclusive nas fÃĐrias. Converso muito com ele sobre fazer um nÃvel abaixo, o que acarretaria mais 2 anos de estudos com menos pressÃĢo. O nÃvel mais baixo seria impensÃĄvel para ele, ele nÃĢo sobreviveria lÃĄ. à realmente triste, exatamente como a Rosa descreveu, ainda mais agora com tantas culturas misturadas, os refugiados sÃĢo integrados imediatamente na sociedade, entÃĢo tem todo tipo de gente, o bullying ÃĐ inevitÃĄvel.
Agora tem outra coisa sobre os Europeus que divergem de nÃģs brasileiros. Universidade aqui nÃĢo ÃĐ para todo mundo, ÃĐ cultural e estÃĄ tudo bem. NÃģs no Brasil temos isso muito latente, de querer ter um canudo. Aqui nÃĢo, porque mesmo que a pessoa seja um encanador, um pintor, uma cabeleireira, .... eles levam dinheiro suficiente pra casa, tiram suas sagradas fÃĐrias anuais, vÃĢo aos festivais de mÚsica no verÃĢo e estÃĄ tudo bem. NÃĢo podemos usar a nossa rÃĐgua, em geral queremos nos formar pra termos uma condiçÃĢo melhor. NÃĢo sei na Alemanha mas a Holanda foi o paÃs que mais se aproximou do socialismo perfeito, em que todos os cidadÃĢos tinham casa, saÚde e educaçÃĢo. Meu marido fala da infÃĒncia dele, o sistema de saÚde era perfeito atÃĐ descobrirem que poderiam ter lucro e migrarem para o sistema americano.
Carambaa ,enquanto aqui os professores passam os alunos sem nem saber escrever direito
Estou me formando como Erzieherin, trabalho em Kita e trabalhei meu ultimo ano na Grundschule.
Acho o sistema escolar alemÃĢo comparado as castas indianas, onde vocÊ impede que esse "Teufelskreis" seja quebrado.
"Hauptschule wird geerbt" como aprendemos.
Hoje ao meu ver, digo que quem quer que o filho vÃĄ para o Gymnasium tem que decidir isso desde cedo e investir tempo e dinheiro para o desenvolvimento dessa criança.
Kita nÃĢo ensina a ler e escrever mas no Vorschule Untersuchung feito pelo Gesundheitsamt antes da criança ir para escola jÃĄ ÃĐ avaliado competencias escolares.
Por isso digo: quem for esperto jÃĄ ensine sua criança ler, escrever e se familiarizar com os nÚmeros antes de ir pra Grundschule.
NÃĢo precisa ser perfeito e nem de maneira intensiva, mas nao dÃĄ pra negligÊnciar isso.
Principalmente filhos de estrangeiros e de "HauptschÞler". Estar um passo a frente nesse sistema injusto ÃĐ a melhor estratÃĐgia.
Pensei extamente isso, se morasse na Alemanha ensinaria meus filhos lerem em casa, como uma homeschooling
Pois eu, se morasse aÃ, cuidaria ÃĐ de me mudar. Sociedades punitivas geram indivÃduos muito duros e problematicos. A Alemanha realmente ainda nÃĢo entendeu isso??????? Chocante
Eu como mÃĢe de 3 filhos, concordo plenamente com seu comentÃĄrio. Meus 3 filhos estÃĢo num Gymnasium bilÃngue, mas tive que ME ANULAR E VIVER para o progresso deles!!! Sou muito orgulhosa disso, mas nÃĢo ÃĐ fÃĄcil!!!
O sistema escolar aqui na Ãustria ÃĐ parecido. TambÃĐm decidem na 4a sÃĐrie sobre o gymnasium, eu sempre achei absurdo e meu marido (austrÃaco) acha normal. Creeedo ð
TambÃĐm passei por isso aqui na Ãustria com o meu filho.
Foi um pesadelo mas passou. Agora ele estÃĄ em Graz , na TU.
obrigada por deixar seu comentÃĄrio âĪïļ grande beijo !
Muito importante vc falar sobre isso!
Rosa! Caso eles decidam que a Sofia nÃĢo vÃĄ para a universidade, vcs sempre terÃĢo o Brasil! Aqui, se a pessoa tem 90 anos e quiser fazer universidade, ela pode!
Se ÃĐ doida? Tanta opçÃĢo lÃĄ na Europa mesmo. De qualidade
â@@ligiaguedes77, ela nÃĢo ÃĐ doida, nÃĢo. Eu moro na Europa hÃĄ anos e me surpreende o quanto os brasileiros subestimam o nosso paÃs. O Brasil tem excelentes escolas e professores, sim. NÃģs estamos nos organizando para retornar ao Brasil porque a faculdade que meu filho quer fazer ÃĐ MUITO MELHOR lÃĄ no Brasil do que aqui em Portugal, onde moramos atualmente
@@shirleymachado6924 algumas faculdades Brasileiras realmente sÃĢo melhores que as de Portugal, em especial as universidades pÚblicas. Mas o ensino bÃĄsico no Brasil ÃĐ muito ruim. AtÃĐ as particulares. Os dados do PISA nÃĢo mentem. Trabalho hÃĄ anos com educaçÃĢo aqui no Brasil.
@@ligiaguedes77 , meu filho fez o ensino mÃĐdio aqui e eu gostei muito. Achei bem interessante mesmo, e ele estuda em escola pÚblica. Mas.... Ao pesquisar a fundo essa questÃĢo da universidade, veio a surpresa de saber que, na ÃĄrea de TI, o Brasil estÃĄ muito à frente. A grade curricular brasileira ÃĐ muito mais abrangente, mesmo nas faculdades particulares. Ainda nÃĢo entendi a lÃģgica, mas como dizem os portugueses ... ÃĐ o que ÃĐ...
@@shirleymachado6924 Na verdade o Brasil estÃĄ Ã frente em muitas ÃĄreas! TI, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, entre outras ÃĄreas. SÃĢo todas as universidades? NÃĢo. Mas o povo brasileiro ainda tem a mente colonizada, e acredita que tudo aqui ÃĐ pior que nos outros lugares. Falta auto estima!
Eu gostei bastante da sua explicaçÃĢo mas vc poderia explicar os pontos diretamente sem tantas interrupçÃĩes para dizer que essa ÃĐ sua experiÊncia pessoal, esse ÃĐ o sistema do local que vc mora, que outras pessoas podem ter outras opiniÃĩes, etc.
Vc pode fazer um "disclaimer" no final. âĪ
Obrigada por trazer esse assunto a tona, Rosa. Nunca tinha ouvido falar disso. A gente pode ver que atÃĐ paÃses desenvolvidos tem suas controvÃĐrsias.
Sou solteira, nÃĢo tenho filhos e nÃĢo tenho intençÃĢo de morar na Alemanha, caà aq d paraquedas, mas essa ÃĐ uma das lives mais longas q jÃĄ assisti aq no TH-cam sem me cansar, achei o tema super interessante. Nunca iria imaginar q em um paÃs considerado d primeiro mundo, a educaçÃĢo seria desse jeito
Rosa, estou chocada!!! Eu jÃĄ acho o antigo vestibular do Brasil super cruel, sendo que os adolescentes tinham que passar por isso com 16, 17 anosâĶ imagina crianças terem que passar por isso!!
InsensÃvel e desumano.
Que live maravilhosa!!!!!! Muitas informaçÃĩes, obrigada
Nossa cai de paraquedas no ves canal amei parabÃĐns adorei a sua sinceridade meus filhos jÃĄ estÃĢo formados aqui no Brasil Deus te abençoe vocÊ ÃĐ muito sincera.
Complicado esse sistema, depois vÃĢo buscar profissionais fora porque nÃĢo tem no paÃs deles!!! Acredito que na Europa toda ÃĐ assim!!! Sou fisioterapeuta e trabalho na França, o conhecimento deles ÃĐ muito razo comparando com o nossa formaçÃĢo do Brasil. Morrem de inveja, eu sÃģ observo!!! Sua filha vai brilhar na profissÃĢo que ela escolher. à ainda uma criança, difÃcil definir o que ela quer nesse momento. Força para vocÊs, te admiro muito ðĨ°
à bem assim! Quantos engenheiros brasileiros foram requisitados pelas empresas alemÃĢs, pois os de lÃĄ precisam 'fugir' para estudar e trabalhar noutros paÃses por causa do sistema de ensino cruel.
obrigada pelo carinho , beijo no coraçÃĢo âĪïļ
concordo. Sempre falo isso, Alemanha fecha os olhos para esse problema, eles sabem que falta profissionais em vÃĄrios setores. cavaram o prÃģprio buraco e nÃĢo conseguem sair de la porque falta a base,: Bons professores para todas as escola. para ser professor tem que ter frequentado a universidade, mas como se a minoria nao tem esse privilÃĐgio.
TambÃĐm nÃĢo gosto desse sistema. Meu mais velho estÃĄ no Realschule e estamos gostando, ele melhorou bastante as notas desde a 4 serie!
Um dos meus gÊmeos pulou da 1 sÃĐrie pra terceira e vai em agosto pra Ginasio, mesmo eu achando que ele nÃĢo deveria, porque nÃĢo gosta muito de estudar em casa, mas meu marido insiste ðĨē! Tomara que eu esteja enganada.
ParabÃĐns Rosa por esse video tÃĢo esclarecedor. NÃĢo tinha a menor noçÃĢo que o sistema educacional alemÃĢo era tÃĢo assustador.
Obrigada pelo compartilhamento. Vou absorver muita coisa e avaliar, pq estava conversando dias atrÃĄs q faço questÃĢo q minha filha q ainda tem 3 anos ir para ginÃĄsio e o pai alemÃĢo q foi pro ginÃĄsio falando q nÃĢo precisava, mas eu nÃĢo entendia o sistema da forma como vc compartilhou.
eu que agradeço , por me assistir âĪïļ
Rosa, muito obrigada por trazer esse tema, juntamente com sua experiÊncia e da Sofia. âĪ
obrigada pelo carinho âĪïļ beijoo.
Força, Rosa! No final vai dar tudo certo. Deus estÃĄ contigo e com a tua famÃlia.
gratidÃĢo mesmo âĪïļ
Tema muito interessante. Rosa adoro seu canal, sigo vocÊ hÃĄ anos. Bjos
Sucesso!!!
Vejo uma mÃĢe lutando pelo direito de sua filha num sistema desigual. Rosa vc ÃĐ uma porta voz de muitas mÃĢes. Sinta- se acolhida.
Assistindo a live agora. ConteÚdo bom demais. Obrigada por compartilhar o seu ponto de vista, Rosa!
à um absurdo mesmo. ExperiÊncia traumatizante.
Sem contar que, se a criança estiver passando por algum problema, seja de saÚde ou emocional ou de ordem psicolÃģgica, perde oportunidade pela vida toda. Absurdo isso.
Minha sobrinha, estudou no colÃĐgio particular OBJETIVO, e hoje formada pela Unesp, formada em ciÊncias EconÃīmicas, hoje trabalha numa empresa internacional, aqui no Brasil, e tem um belo salÃĄrio .
.
que bacana ð
Que Deus esteja sempre com sua filha, e abençoando muito sua filha ðâĨïļ
obrigadaa , Deus te abençoe tambÃĐm âĪïļ
Conhecendo hoje seu canal,estou na fase dos netos, tenho uma neta com o mesmo nome de sua filha Sofia, obrigada por compartilhar o sistema de ensino deste paÃs, DEUS abençoe e ilumine todas as crianças
Rosa aqui na SuÃça ðĻð ÃĐ igualzinho sÃģ que Sek A excelente,Sek B mediano e sek C os âPÃĐssimos â a nota 6 ÃĐ a nota mÃĄxima. E um mÃĐtodo cruel e injusto ðum grande beijo e muito obrigada pelo excelente,sincero e esclarecedor vÃdeo ððŧððŧðĨ°
Oi Rosa, sou brasileira e atualmente fazendo doutorado na alemanha,
Eu concordo com vc que o sistema ÃĐ cruel, mas como moradora da periferia do rio de janeiro eu sou 'grata' que tive esse tipo de infancia. Para conseguir estudar em um dos melhores colegios publicos do rio, quando eu tinha 9 anos eu fazia a 4 seria (atual 5 ano) de manha e a tarde fazia curso preparatorio para essas provas. Uma das provas que fiz, foi no estÃĄdio de futebol do maracana, com uma prancheta na mao, debaixo de sol (tenho 30 e poucos hj em dia). Eu nao passei para nenhuma no primeiro ano e como a alternativa era um colegio publico do bairro, por mais um ano eu estudava de 7 da manha ate as 17 e 60 dias antes das provas, ficavamos ate as 10 da noite estudando na escola preparatoria. Foi cruel, mas mudou a minha vida. O que acontece no brasil ÃĐ que vc precisa ter um diploma universitario minimamente, pq poucos sao os colegios e cursos tecnicos que te permitem ganhar um salario digno.
Concordo com vc tb que o ambiente das escolas deveria ser similar. Talvez essa mistura seja a receita, em que todos frequentam o mesmo espaco e que os bons exemplos sejam melhor disseminados do que os exemplos ruins. Tb to curiosa pra saber como funciona, se vc descobrir posta um short. =)
Tudo de bom pra familia filipovic
Rosa, que Live Maravilhosa. Pude perceber que nem tudo sÃĢo flores na Alemanha, mas aprendi a amar este paÃs atravÃĐs de vc.
Eu sabia disso antes de vc falar ...pq pesquisei para minha filha antes de passar no vestibular ... Ã mt triste isso ...Ainda bem q sofia esta se saindo bem ...vai conseguir ...Deus abencoe ..
Cruel demais, mas nÃĢo esperaria boa coisa da Alemanha diante da histÃģria dela antiga. Eu mudaria de paÃs ainda mais vocÊ tendo 3 filhos vai passar esse tormento 3 x. Que Deus ajude vcs !
Obrigada por compartilhar essa experiÊncia
Meu filho vai colar grau com o reitor da universidade amanhÃĢ, no Brasil. Ele tem dislexia e foi para Alemanha no ensino mÃĐdio. Eu briguei muito e nÃĢo aceitei a Haupstschule. Foi para uma escola para estrangeiro e esperava 3 horas para o Ãīnibus voltar para casa. Ainda bem que voltei ao Brasil. Meu menino de 13 anos foi para Haupstschule. Ele era educado, popular e os colegas logo gostaram dele. Mesmo assim ele sofreu bullying.
nossa , sinto muito por ele .. ðĒ
Que judiacao! Muita pressÃĢo psicolÃģgica ðĒ
Na SuÃça tbm ÃĐ assim, separam os "genios" de pessoas" normais"
Os gÊnios sabemos qie sÃĢo os nativos
obrigada por comentar ð
Se a criança tem o pai suiço, alemÃĢo ou austrÃaco, que ÃĐ meu caso, a criança tambÃĐm pode ser colocada entre os gÊnios, como aconteceu com minha filha.
qnojo
à possÃvel concluir a gymnasiale Oberstufe sem ter passado o tempo todo no Gymnasium aqui na Alemanha tambÃĐm. Sou do Recife estudei em escola estadual lÃĄ e saà no inÃcio da sÃĐtima sÃĐrie de lÃĄ no inÃcio dos meus 13 anos e me mudei de vez pra Alemanha com minha famÃlia. Parei na Realschule que concluà e depois fui para o Gymnasium e fiz meu Abitur completo. Quem vem de famÃlias mais abastadas geralmente vai mais para o Gymnasium e filhos de estrangeiros (principalmente de pais com pouca formaçÃĢo escolar e acadÊmica) param geralmente na Mittelschule/Hauptschule. A Realschule estÃĄ no meio. E em alguns estados existe a Gesamtschule que ÃĐ uma escola sem essa classificaçÃĢo. Mas pra entrar no Gymnasium ÃĐ pra todo mundo! O que vai decidir isso sÃĢo suas notas.
No fim das contas, acho o sistema de educaçÃĢo para acessar o Gymnasium (ginÃĄsio/liceu) aqui justo, jÃĄ que o sistema ÃĐ gratuito e tanto filho de advogados quanto de faxineiros podem acessar. No Brasil a classificaçÃĢo se dÃĄ pelo quanto de dinheiro os pais tÊm. Eles pagam escolas particulares cujas mensalidades chegam a ser mais caras que os salÃĄrios de muitas famÃlias do Brasil. Ou seja, manda quem tem dinheiro. Aqui nÃĢo! Mas tudo tem um preço, ÃĐ aqui o preço ÃĐ esse: a 4Š classe. Mas como falei: ÃĐ possÃvel entrar na universidade de outras formas sim. Temos a FOS ou o berufliches Gymnasium, temos as universidades de ciÊncias aplicadas, onde ÃĐ possÃvel entrar com um âAbitur parcialâ, tendo feito uma Ausbildung ou algo do tipo. E atÃĐ as escolas noturnas (Abendschule) que tambÃĐm dÃĄ pra fazer o Gymnasium.
Quanto ao tempo, nÃĢo muda muito, jÃĄ que a Realschule acaba na 10Š, sendo que na nona, jÃĄ recebemos automaticamente a Hauptschulabschluss. Ao concluir a 10Š com as provas finais (AbschlussprÞfung/ZAP), tipo um enem mesmo, ÃĐ possÃvel migrar direto para o ginÃĄsio. O ginÃĄsio vai atÃĐ a 12Š ou 13Š dependendo da escola. Na FOS ou num ginÃĄsio profissionalizante vai geralmente atÃĐ a 13Š e lÃĄ vocÊ tambÃĐm conclui com os exames finais de maturidade (Matura) que chamamos aqui na Alemanha de Abitur. Ou seja, se sai da Realschule mais cedo, de Hauptschule mais cedo ainda e do Gymnasium/Gesamtschule mais tarde independentes caminho que o aluno (tiver que) pegar.
Mas eu acho que ÃĐ correto!
Pra que deixar âburrosâ com âgÊnios â? Os burros sÃģ puxam os pÃĐs dos gÊnios!
Muito bom depoimento de pessoa com experiÊncia no assunto.
Obrigada por compartilhar âĪ
EntÃĢo gente venham todos para Baden-WÞrttemberg aqui os professores indicam a escola pela capacidade da criança mas os pais ÃĐ quem decide para onde mandar a criança,a minha vizinha teve indicaçÃĢo para o Hauptsache e os pais levaram para o ginasio e ela conseguiu ficar atÃĐ o final
Escrevi errado "Hauptschule"
Nossa tenho TDHA, fiz escolas ruins, pais negligentes e hoje estou fazendo mestrado em uma federal.Ã um absurdo determinar a vida de alguÃĐm por coisas que nÃĢo temos controle.
obrigada por comentar âĪïļâĪïļ
Nossa, Rosa... parece um sistema de castas, mas nÃĢo ÃĐ religioso e sim "cientÃfico". Muito triste! Como mÃĢe sinto sua dor e desespero.
Minha filha estuda em escola pÚblica e estÃĄ no 2° ano do fundamental, mas estou me planejando para pagar escola pra ela em breve, pois ir para o 6° ano em escola pÚblica aqui no Brasil, ÃĐ bem cruel tbm nÃĐ.ðĨðĒ
GenteâĶ eu na quarta-sÃĐrie nÃĢo sabia nem onde eu tava! Kkkk Nunca fui aluna excelente com notas, era mediana porque provas sempre me davam muita ansiedade. Mas, graças ao sistema brasileiro, fui pra universidade e hoje sou doutora em biologia. NÃĢo sei nem como deve ser a pressÃĢo nessas crianças ðĒ Força pra Sophia âĪ
Eu atÃĐ tava pensando em me mudar para a Alemanha, agradeço pelas informaçÃĩes. JÃĄ nÃĢo quero mais viver na Alemanha.
Sentindo sua falta Rosa desde muito tempo te acompanho ððððððâĪâĪâĪ
Aqui na Alemanha hÃĄ sistemas que se diferem do â estado federal â . Mas hÃĄ problemas sim. Onde moro hÃĄ escola privadas que sÃĢo boas. Muitas coisas eu dou palmas ð ao Brasil ð§ð·
Como sempre, excelente seu video..
Muito obrigada ð
NÃĢo sofra antes, as crianças, os adolescentes, os jovens e adultos sempre nos supreendem na aprendizagem.
ConclusÃĢo.. o ensino bÃĄsico alemÃĢo ÃĐ uma M ð nÃĢo prepara o aluno e de repente chega VARIAS matÃĐrias e demandas que eles nÃĢo foram preparados. Graças a Deus que Sofia tem uma mÃĢe professora e dedicada. Mas pelo amor de Deus kk coitada. Rosa, se a Sofia passar o ensino alemÃĢo para nÃĢo fazer faculdade saiba que existem MILHÃES de bolsa de estudos para ensino superiores. Eu fiz quase todos meus ensinos superiores fora. E eu trabalho com isso guiando brasileiros para conseguir bolsa de estudos no exterior. Eu trabalho e faço doutorado na França e a Alemanha nÃĢo foi uma opçÃĢo de doutorado para mim porque o ensino ÃĐ desigual. E nÃĢo estÃĢo nem aà para o professor estrangeiro ð tenho um canal tambÃĐm ð
Minha filha hoje c 40 anos, estudou em escola publica aqui no Brasil ,nao era uma aluna de boas notas,mas nao faltava,so por doença, pageui um curso tÃĐcnico p ela c muita dificuldade, ela terminou e arrumou emprego na ate, trabalhava p pagar a faculdade,noite trabalhav, de diia a facukdade, estava no final bem rsgotada, mas venceu,
Infelizmente meus netos tambÃĐm nao passaram nos vestibulinhos p escola tÃĐcnica, com certez vao trabalhar p pagar faculdade, ou se Deus abençoar eu ajuda a pagar um cursinho intensivo p prestar o vestibular,mas peco a Deus, sejam trabalhadores honestos sÃĄbios,nao impirta se nao consegurem um " bom emprego"
Tenta fazer live todo dia,acho que o pessoal iria gostar muito de ficar mais prÃģximo de vocÊ e do seu dia a dia.
Up!
âĪ agradecemos muito!
Rosa, eu nao sei se eu sobreviveria a tamanha pressÃĢo. Mas, enfim, cada um tem a sua realidade. Hoje tenho 23 anos e faço faculdade, Rosa. Mas nÃĢo ÃĐ fÃĄcil estudar tendo problemas de ansiedade e depressÃĢo. Mas, eu estou melhor, Rosa. Bem melhor, mesmo.
Oi Rosa ! Amei os vÃdeos de suas princesas! Deus abençoe vcs!!
Obrigada de coraçÃĢo âĪïļ te desejo o dobro.
Sistema discriminatÃģrio, retrata a postura da sociedade. O Scholz havia dito que mexeria neste sistema de educaçÃĢo durante o governo dele mas ÃĐ pouco provÃĄvel, apesar de ser liberal em vÃĄrios aspectos, de modo geral, ÃĐ uma sociedade conservadora. à um sistema que justamente segrega especialmente os estrangeiros e esta ÃĐ a intençÃĢo.....
Eu moro na Europa hÃĄ alguns anos e observo com tristeza essa "onda conservadora" sÃģ aumentando. Isso nÃĢo vai prestar...
Sai de Bangu pra Holanda com a minha filha de 15 anos atras de uma boa educaçÃĢo para o adviser sem nenhum criterio indicar minha filha pra escola de nivel 2. Depois de 1 mes sem dormir, nao aceitamos e conseguimos bater o pÃĐ e colocar na escola que vai direto pra faculdade de ciÊncias aplicadas. Estamos satisfeitas agora, mas sei que vai ser difÃcil pra ela.
Eu hospedei uma menina alemÃĢ , que na epoca, tinha 15 anos e frequentava o ginasio. E ela me explicou como funcionava esse sistema de ensino alemao. E quando ela falou da haupscholer ( desculpe, nao sei alemao) ela primeiro falou: escola dos burros. Isso na decada de 1990.
Liana, ainda usam este termo aqui na Alemanha. O pior que hÃĄ situaçÃĩes constrangedoras atÃĐ dentro da famÃlia se hÃĄ irmÃĢos.
Triste issoðĒaqui falam mal do Gesamtschule, que tem todos sistemas juntos
Sua live foi maravilhosa como sempre. Vc ÃĐ uma excelente mÃĢe. Fale sobre a educaçÃĢo Waldorf. Aqui no Brasil as escolas sÃĢo muito caras.
obrigada por me acompanhar âĪïļ beijo enorme.
Na Alemanha nÃĢo ÃĐ tÃĢo caro. Mas ÃĐ um tipo de escola polÊmico, uns ama. Outros odeiam.
Na SuÃça ðĻð ÃĐ assim tambÃĐm ÃĐ atÃĐ mais intenso ainda .
Oi Rosa, olha difÃcil acreditar que a Alemanha inteira ÃĐ contra, se nÃĢo a força do povo jÃĄ teria feito uma mudança, acredito que num paÃs como este se realmente houvesse vontade popular jÃĄ teria havido mudanças. à cruel, discriminatÃģrio. HorrÃvel foi atravÃĐs de outro canal que soube que era assim. Triste.
Nossa, desculpe a ignorÃĒncia pq nÃĢo conheço nada da Alemanha, mas me parece ser uma sociedade muito preconceituosa pq começa a "segregar " as crianças pelas notas. Isso ÃĐ uma forma de preconceito institucionalizado, nÃĢo ÃĐ inclusivo, totalmente conteudista. Fiquei chocada.
Depende das notas , aqui na Ãustria tambÃĐm ÃĐ assim. Na verdade a decisÃĢo se a criança vai ou nÃĢo para o GinÃĄsio, jÃĄ começa no segundo Semester da 3Š sÃĐrie. A criança nÃĢo pode ter notas 3 e 4
à entrar no GinÃĄsio tem que ser 1 ou 2+, do contrÃĄrio mÃĢo entra.
Muito boa essa live. Parabens.
Muito obrigado
Bem puxado esse sistema de Ensino, complicado... obg por nos dar essa informaçÃĢo, eu n tinha conhecimento. Bjos
Ola. Em Berlin ÃĐ na sexta sÃĐrie!
à tudo isso mesmo!
Rosa, eu NÃĢo concordo com o sistema escolar aqui na Alemanha, infelizmente tenho que aceitar pq certas coisas nÃĢo mudam de um dia pra outro!
Algumas coisas jÃĄ mudaram por exemplo a questÃĢo da palavra do professor nÃĢo poder ser mudada e os pais terem que colocar o filho no nÃvel que o professor mandar! ( no tempo do meu marido era assim)
Hoje em dia muitos pais independente do que o professor diga ou coloque no Zeugnis eles muitas vezes insistem em colocar a criança no Gymnasium e o resultado nÃģs jÃĄ sabemos, nÃĐ ?
Esse tema me dÃĄ uma angÚstia muito grande pq vivi isso no ano passado!
Optamos pelo Gemeinschaft Schule e estamos bem com a escolhaâĨïļ
O pai da minha filha ÃĐ um baita advogado mas quando era criança nÃĢo teve condiçÃĩes de estudar N teve apoio ajuda psicolÃģgica sÃģ reprovava de sÃĐrie e isso nÃĢo foi motivo para impedir dele ter um futuro bem sucedido.
Na Alemanha?
à como eu falei, uma histÃģria de superaçÃĢo âĪïļ mas que pena que ele precisou sofrer tanto para chegar onde chegou. ððž
Pessoal tem a Universidade Aberta, faculdade pÚblica portuguesa, Única Online. à possÃvel fazer a distÃĒncia. Veja se tem como fazer a prova numa Universidade parceira, na Alemanha. Estou fazendo Licenciatura em EducaçÃĢo. Tem a cadeira de Linguas Aplicadas ou Estudos Europeu que pode ser em inglÊs ou alemÃĢo, alÃĐm do portuguÊs.
Ai Rosa, eu senti muito pelo que vc falou sobre sua filha nao saber se defender e sobre sua preocupaçÃĢo como mÃĢe, ja seu marido ÃĐ tranquilo. Aki em casa ÃĐ a mesma coisa corro muito atrÃĄs para ajudar minha filha
Ola! Na SuÃça tb ÃĐ assim ou parecido! Estou a ver o seu vÃdeo e a pensar na minha filha!
Uma colega do travalho teve de sair do ausbilldung porque nÃĢo tinha um bom alemÃĢo, depois mudou para um outro estabelecimento e lÃĄ continou o ausbildung sem problemas. Tb uma menina que vinha de Portugal queriam ser mÃĐdica e queriam empurra la para ser vendedora. Ã complicado! Mas uma coisa ÃĐ certa, poucos sÃĢo os que nÃĢo aprendem uma profissÃĢo.
VÃdeo muito informativo! Valeu Rosa! Adoro o seu conteÚdo âĪ
Na SuÃça ÃĐ a mesma coisa, sÃģ que ÃĐ na 5a. Klasse que ÃĐ definido qual o caminho a criança seguirÃĄ. Temos o ginÃĄsio, Sekundar A, Sek B e Sek C ( a C ÃĐ a Hauptschule aÃ). à realmente muita pressÃĢo. Eles atÃĐ tentam passar a impressÃĢo que estÃĄ tudo bem, importante ÃĐ fazer uma profissÃĢo. Tem suas vantagens mas ÃĐ realmente muita pressÃĢo.
Muito boa a live. Aqui as minhas crianças ainda sÃĢo menores mas ÃĐ muito bom saber disso.
obrigada por nos assistir âĪïļ
E os alunos especiais? Como sÃĢo incluidas no sistema educacional?
Boa pergunta! Acho que seria um Ãģtimo tema para uma prÃģxima live! Que tal?
NÃĢo sÃĢo. Vai pra uma Sonderschule. "Escola de EducaçÃĢo Especial "
Bom dia Rosa maravilha de vÃdeo pontos importantes sobre a educaçÃĢo quanto a casta parece com a Ãndia ricos e pobres ÃĐ triste
Obrigada pela partilha
eu que agradeço.
à um sistema que nÃĢo respeita o processo de desenvolvimento da criança e nÃĢo aceita erros. TerrÃvel. Falta um olhar cuidadoso. Injusto demais .
Esse sistema de matemÃĄtica deve ter mudado em todo lugar, porque aqui tambÃĐm estranhei a maneira que minha filha estÃĄ aprendendo a multiplicar e dividir
29:17 verdade, meu marido fala que foi muito difÃcil atÃĐ dentro de casa, a mÃĢe dele vivia falando que eles nÃĢo iam conseguir finalizar.. ðĪĶðŧââïļ
No Brasil as crianças sÃĢo discriminadas de outra forma, economicamente.
O sistema ÃĐ cruel, mas educaçÃĢo ÃĐ a base de um paÃs, ÃĐ sÃģ olhar a realidade dos paÃses que tem uma educaçÃĢo que nÃĢo ÃĐ levada a sÃĐrio.
obrigada por comentar no meu vÃdeo :)
Concordo, o sistema alemÃĢo privilegia os esforçados. Por acaso, meu filho estudou na Universidade de Munique, mestrado e doutorado.
Mas a vida ÃĐ assim. NinguÃĐm vai pegar leve nÃĢo. Do nada teu chefe chega com um projeto e diz: te vira. Sorte tua se ficar apenas mal falado por nÃĢo conseguir fazer. No setor privado vocÊ pode atÃĐ perder o emprego
@@AigleAigle-hk1df Este meu filho, fechava-se no quarto, saia sÃģ para respirar. AtÃĐ hoje ÃĐ assim.
Graças a Deus que estudei no Brasil!! Eu jÃĄ entrei no jardim sabendo ler pq meu pai comprava os discos/ livros das histÃģrias infantis e eu pedia pra minha avÃģ me ajudar a ler pq eu queria entender mais a histÃģria, mesmo que o disco narrasse tudo. Eu tb tinha muita facilidade de fazer conta, mas eu odiava estudar e achava as aulas maçantes e por isso odiava fazer prova. Eu seria tida como burra kkkkkkkk SÃģ me interessei por estudar qdo fiz faculdade, pq sÃģ tinha as matÃĐrias que eu gostava e pude entrar na faculdade pq estudei em escolas particulares. Se fosse na Alemanha eu teria que ser algo que os professores escolhessem e isso nÃĢo daria certo comigo kkkkkkkkk Deus me livre ðŪ
Rosa vocÊ ÃĐ uma Ãģtima mÃĢe, e correu atrÃĄs do que era o certo para sua filha. Esse sistema ÃĐ cruel, creio que sÃģ perde pata as escolas orientais onde muitos estudantes se suicid@o devido a pressÃĢo.
Minha cunhada passou pro Ginasio e meu marido pra Realschule, aà depois meu marido mudou pro Ginasio e minha cunhada pra Realschule.. mas nÃĢo entendo como funciona isso.
Gostei muito de escutar tudo isso, as pessoas que endeusam a Alemanha ðĐðŠ nÃĢo tem noçÃĢo do sofrimento das crianças e jovens alemÃĢs! Obrigada ð
NÃĢo tem mesmo! Bom saber a verdade antes de se aventurarem na Europa
Qual seria o melhor mÃĐtodo para vocÊ?..Faz um vÃdeo explicando por gentileza. PorquÊ? Fala com tanta propriedade. Fiquei curiosa! Sou professora de Artes.. minha filha terminou a faculdade dela aà na Alemanha, Hildeberg. Atualmente estÃĄ fazendo estÃĄgio em Hamburgo..SerÃĄ q o mÃĐtodo q vocÊ comenta nÃĢo serÃa Construtivismo ,Piaget. .. Minha filha estudou na primeira infÃĒncia sem preocupaçÃĢo como aprender a ler,brincava aprendendo. Hoje fala 4 idiomas, aos 23 anos...
Concordo plenamente com vc, Rosa!
Pra quem discorda, saiba que o sistema educacional alemÃĢo ÃĐ considerado o mais arcaico dentre os paÃses mais ricos da Europa, tÃĄ bom? Isso ÃĐ uma constataçÃĢo de especialistas em educaçÃĢo, cientistas etc.
Isso! Se exigir de uma criança o que deveria ser cobrado na adolescÊncia ou na juventude...sem sentido! Vai contra o desenvolvimento dum ser humano!
NÃĢo ÃĐ questÃĢo de ser inteligente ou nÃĢo. à muita pressÃĢo. Com 10 anos ,vc nem imagina o que quer no futuro. Tiram a infÃĒncia dessas crianças, o aprendizado passa a ser uma tortura. HorrÃvel isso. E desde qdo se mede a inteligÊncia, pelas notad escolares? Muitos iam mal e hoje estÃĢo num bom emprego. Acho que aÃ, estÃĄ faltando darem oportunidades. EstÃĢo criando uma geraçÃĩes marginalizadas, pra que propÃģsito, no futuro? Pense sobre isso.
Rosa vocÊ pode continuar falando por muitas mÃĢes gostaria de ser uma pessoa que estivesse na Alemanha eu tentava gazer algo assim.
seja tÃĢo cruel e inflexÃvel! toda criança poderia ir muito alÃĐm tendo a possibilidade de ter um ensino que seja adequado à forma que ela aprende melhor, ÃĐ muito triste fazer as crianças sofrendo
eita foi sÃģ metade! eu fiz uma escola particular no brasil que preparava pra vestibular e era esse esquema, 5a sÃĐrie e vc tinha um milhÃĢo de provas e pressÃĢoâĶ nÃĢo aguentei! por sorte lÃĄ era mais flexÃvel e pude mudar, minha famÃlia queria meu melhor e se esforçou pra pagar aquela escola, mas nÃĢo era pra mimâĶ mais tarde fiz escola tÃĐcnica pÚblica e entrei em universidade pÚblica, nÃĢo sem muito sofrimento pq eu sempre fui uma aluna complexa, tb tenho tdah mas sÃģ descobri adulta, zero suporte em fases difÃceis, enfimâĶ
Rosa, vc sabe me dizer como ÃĐ o apoio na escola à s crianças autistas aà na Alemanha? E como ÃĐ a adaptaçÃĢo de uma criança autista imigrante ao sistema educacional alemÃĢo? Creio que seria uma boa discussÃĢo.