Anarquismo na vida cotidiana - Conversação Libertária na Soma

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • Como o anarquismo não tem uma proposta fechada de organização social, não possui também um objetivo final a ser alcançado como um paraíso libertário, mas sim um processo de transformação a ser construído cotidianamente.
    Sua prática em direção à construção de sociabilidades mais livres se dá no aqui e agora: na eliminação do poder autoritário presente nas relações sociais, no respeito às singularidades e individualidades e na produção social autogestiva.
    Dessa forma, a anarquia só poderá emergir a partir de uma pluralidade de auto-governos inscritos em comportamentos individuais e coletivos.
    A vivência libertária acontece na construção de uma nova ética nas relações pessoais e sociais, em que a dominação seja substituída pela solidariedade. Isto tem que ser feito não no futuro, quando o autoritarismo acabar, mas sim a partir de agora, no dia-a-dia das pessoas. Qualquer mudança na sociedade só é possível se for feita de baixo para cima, nunca ao contrário, imposta por um governo, mesmo que este se autodenomine “socialista”.
    Sobre nosso convidado:
    Mário Rui Pinto é um ativo anarquista português, editor por muitos anos da Revista Utopia. Atualmente, coordena a Editora Barricada de Livros.

ความคิดเห็น • 64

  •  3 หลายเดือนก่อน +2

    Muito boa explanação! Essa energia honesta e em busca de liberdade que encanta diante desse processo de luta contra o Estado e o capitalismo. É ter muita consicência, meditar, cuidar da psique, somado à coragem, para seguirmos remando pela rota libertária. Parabéns pelo vídeo!

  • @tataloppes6334
    @tataloppes6334 4 ปีที่แล้ว +31

    Minha mãe é anarquista, eu cresci anarquista, minha filha é anarquista. Para mim é um modo de vida que anda lado a lado com a espiritualidade. Respeito, ética, liberdade, é coragem de ser você mesmo. Sou anarquista porque não sei o que é melhor para os outros e sim, eu sei, o que é melhor pra mim. E... faço todo tipo de manobra pra fugir do estado.... já morei em Barcelona para fugir do governo PT e aprendi mais sobre liberdade e respeito, conheci a história que não é contada na escola... enfim, sou uma pessoa verdadeiramente feliz!

    • @user-cd5wl4un1t
      @user-cd5wl4un1t 3 ปีที่แล้ว +2

      não consigo entender muito bem o anarquismo, mesmo assim me fascina. como vc vive ? (eu realmente estou tentando estudar sobre)

    • @guilhermedias7898
      @guilhermedias7898 3 ปีที่แล้ว +2

      Mas que tipo de anarquismo? Parece que existem vários. Alguns partem de princípios mais coletivistas, já outros são mais individualistas.

    • @guilhermedias7898
      @guilhermedias7898 3 ปีที่แล้ว +1

      @@user-cd5wl4un1t , também não consigo entender, pois existem vários tipos de anarquismo, alguns até se contradizem entre si. As definições de "liberdade" e "igualdade" variam muito entre os movimentos.

    • @mariadioga9585
      @mariadioga9585 2 ปีที่แล้ว +2

      Imagina agora no governo bolsonarista

  • @alexandreg.dasilva7703
    @alexandreg.dasilva7703 6 ปีที่แล้ว +76

    Para construirmos uma sociedade libertária é necessário plantar sementes: alimentar a solidariedade, a fraternidade, o cooperativismo, difundir ações práticas que caminham nesta direção. Por outro lado, devemos destruir os fetiches capitalistas, eliminar as distrações. A propaganda burguesa é uma bomba atômica para nós libertários, devemos propagar nos valores.

  • @BrunoLima-vh1eu
    @BrunoLima-vh1eu 5 ปีที่แล้ว +32

    Finalmente achei um canal anarquista! Tava querendo saber mais sobre o tema, adoro explorar visões da sociedade e outras formas de concebe-las

  • @sergiochiaramelli6950
    @sergiochiaramelli6950 2 ปีที่แล้ว +5

    Eu acredito nessa sociedade, mais justa e onde todos colaboram pelo bem comum. Até tentei no ano passado, construindo uma casa com tijolos ecológicos e ensinando a população local, mas o poder público corrupto e alguns, com interesse financeiro ameaçados, conseguiram me tirar de lá utilizando companheiros na Secretaria do meio ambiente e na Prefeitura como um todo. Mas só perdi porque era minoria e, se estivesse acompanhado de outros que tem a mesma ideologia, com certeza teríamos mais um lugar para servir, e para dar o bom exemplo.

  • @GlauberLCR
    @GlauberLCR 3 ปีที่แล้ว +9

    Eu estudei um pouco sobre anarquismo e anarquistas. Meu conhecimento sobre anarquismo se desenvolveu a partir do professor Ernesto Von Rückert da universidade de Viçosa (MG), a qual acompanhei via TH-cam. Desde então, tenho buscado ler sobre anarquismo e anarquistas.
    Achei essa palestra do professor Mario Rui incrível, eu realmente consegui entender melhor o que é o anarquismo e o que é ser um anarquista.
    Me sinto bastante privilegiado de ter assistido a essa palestra. Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado! Muito obrigado ao canal por postar esse conteúdo!

  • @xablau-po6ud
    @xablau-po6ud 3 ปีที่แล้ว +8

    Ja dizia o Baruch: viva como anarquista

  • @eiderdoo
    @eiderdoo 5 ปีที่แล้ว +11

    Mario Rui Pinto nos brinda com esta excelente conversa, franca e realista. Muitíssimo obrigado.

  • @paulorocksincera
    @paulorocksincera ปีที่แล้ว +2

    Uma dolorosa decisão, com sentimentos e sensações que não temos referências para lidar. Vivo acordado em um mundo onde a imensa maioria esta dormindo. Embora tenha uma proposta de vivência coletiva o anarquista é solitário. Uni-vos e serão muitos.

  • @ricardohistoriaeciencia6770
    @ricardohistoriaeciencia6770 ปีที่แล้ว +2

    Cheguei 5 anos depois mas amando ver Mário Rui Pinto.

  • @mateusfx7133
    @mateusfx7133 3 หลายเดือนก่อน +1

    Viva Durruti!

  • @marcoantoniovieiradossanto7497
    @marcoantoniovieiradossanto7497 2 ปีที่แล้ว +2

    obrigado Rui, estou me identificando muito com o anarcoindividualismo, acho que libertar-se dos seus chefinhos interiores é se tornar uma pessoa íntegra e resolvida, estou tentando, voce me ajudou um bucadinho mais, mas tentar agradá-lo ou um grupo de anarquista qualquer seria outro fator controlador de nossas ações que tento me libertar...abraço

  • @alexandreg.dasilva7703
    @alexandreg.dasilva7703 6 ปีที่แล้ว +10

    ...propagar nossos valores, difundi-los, evidenciá-los.

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal 5 ปีที่แล้ว +11

    Seu depoimento é fundamental. Já está fazendo seu papel.

  • @vicente8163
    @vicente8163 2 ปีที่แล้ว +5

    " Saúde & Anarquia " ♥️🖤

  • @mariadioga9585
    @mariadioga9585 2 ปีที่แล้ว +2

    Interessantes reflexoes.Video chegou na hora certa

  • @welfcrozzo8728
    @welfcrozzo8728 5 ปีที่แล้ว +32

    A partir de hoje, tentarei seguir os ideais anarquistas meu bom. Hoje minha ficha caiu.

    •  3 ปีที่แล้ว +1

      Esse momento a gente nunca esquece, né, mano?

  • @tiagovidal8148
    @tiagovidal8148 5 ปีที่แล้ว +16

    o conhecimento tem que ser propagado e espalhado

  • @vladimirmaiarodriguesvlad9005
    @vladimirmaiarodriguesvlad9005 5 ปีที่แล้ว +9

    Não conheço pessoalmente nenhum anarquista, apesar de me identificar como tal. Obrigado pelo tema e pela abordagem. Gostaria muito de me integrar com um grupo q pensasse como eu.

    • @soniacosta8397
      @soniacosta8397 2 ปีที่แล้ว +2

      Eu também! Estou a descobrir agora o anarquismo e gostava de falar com mais anarquistas em Portugal

  • @flaviogoecking4034
    @flaviogoecking4034 3 ปีที่แล้ว +3

    esse vídeo abriu muito minhas ideias, fico grato por esse conteúdo

  • @andreluizbueno9183
    @andreluizbueno9183 4 ปีที่แล้ว +3

    Na primeira guerra , se não me engano , aconteceu uma coisa mto linda... houve um cessar fogo no natal , não quero estar viajando mto ; mas chegaram a confraternizar , e tem outras , sou anarquista e gostei mto do seu depoimento ... 👏👏👏👏

  • @gervaziodegan
    @gervaziodegan ปีที่แล้ว +1

    Eu sempre fui anarquista, porém acredito que a humanidade tem que evoluir muito para que adote o anarquismo, e honestamente não acredito que a humanidade vai existir até atingir esse estágio

  • @Anarquistas1
    @Anarquistas1 4 ปีที่แล้ว +4

    Definição de anarquismo (do grego an-, e arke, contrário à autoridade), é o nome dado a um princípio ou teoria da vida e conduta que uma sociedade sem governo concebe, na qual a harmonia é obtida, não pela submissão à lei, nem pela obediência à autoridade, mas por acordos livres estabelecidos entre os vários grupos, territoriais e profissionais, constituídos livremente para produção e consumo e para a satisfação da infinita variedade de necessidades e aspirações de um ser civilizado.
    Em uma sociedade desenvolvida com base nessas diretrizes, as associações voluntárias que já começaram a abranger todos os campos da atividade humana adquiririam uma extensão ainda maior ao ponto de substituir o Estado em todas as suas funções. Representariam uma rede entrelaçada, composta por uma variedade infinita de grupos e federações de todos os tamanhos e graus, local, regional, nacional e internacional, temporária ou mais ou menos permanente, para todos os objetivos possíveis: produção, consumo e troca, comunicação , serviços de saúde, educação, proteção mútua, defesa do território, etc. e, por outro lado, para a satisfação de um número crescente de necessidades científicas, artísticas, literárias e sociais.
    Além disso, uma sociedade assim não fingiria ser imutável. Pelo contrário, como acontece em toda a vida orgânica, derivaria de ser a harmonia de um ajuste perpétuo e variável e um reajuste do equilíbrio da multidão de forças e influências, e esse ajuste seria obtido. Em poucas palavras, se nenhuma força gozava da proteção especial do Estado.
    Se a sociedade, de acordo com isso, fosse organizada de acordo com esses princípios, o homem não ficaria limitado, no livre exercício de sua capacidade produtiva de trabalho, a um monopólio capitalista apoiado pelo Estado; nem no exercício de sua vontade por medo de punição ou por obediência a entidades ou indivíduos metafísicos que levam a uma iniciativa diminuída e a servidão intelectual. O homem seria guiado por sua própria razão, que necessariamente levaria a impressão da livre ação e reação de seu próprio eu e das concepções éticas do ambiente.

  • @FabioPrestes1
    @FabioPrestes1 7 ปีที่แล้ว +7

    lindas palavras

  • @lucianopeccine8387
    @lucianopeccine8387 6 ปีที่แล้ว +5

    exelente

  • @andreluizbueno9183
    @andreluizbueno9183 4 ปีที่แล้ว +2

    Viver no campo é fator espiritual , principalmente em grupo !!! Mas cada dia está mais difícil

  • @albertofreitas3672
    @albertofreitas3672 6 ปีที่แล้ว +3

    Mbom

  • @andreluizbueno9183
    @andreluizbueno9183 4 ปีที่แล้ว +3

    Luto contra a "dominação"

  • @amiltongerolomo9159
    @amiltongerolomo9159 2 ปีที่แล้ว +1

    Bom.

  • @Nodemcuesp-vw1sj
    @Nodemcuesp-vw1sj 4 ปีที่แล้ว +9

    Me descobri anarquista

  • @cristianalexandre7192
    @cristianalexandre7192 5 ปีที่แล้ว +3

    Nossa bandeira.

  • @robertofarias3145
    @robertofarias3145 6 ปีที่แล้ว +3

    perfeito!

  • @andreluizbueno9183
    @andreluizbueno9183 4 ปีที่แล้ว +3

    Precisamos nos livrar do dinheiro , do capital
    Tudo para todos , todos na mesma idéia , ninguém é "esperto" ...

    • @user-ze2si1en4k
      @user-ze2si1en4k 3 ปีที่แล้ว +3

      Você está levando para um lado comunista. Todos na mesma ideia? Não! Seres humanos existem para pensar e inovar, buscarmos maneiras de chegar à felicidade, nos cuidar, ter um contato com a nossa origem, a natureza.

    • @tomemata394
      @tomemata394 3 ปีที่แล้ว +3

      @@user-ze2si1en4k anarquia tem muito a ver com comunismo, pois anarquia exclui estado e capitalismo. A diferença é o caminho até chegar lá. No comunismo, há a necessidade de um estado de transição, ou ditadura do proletariado, já no anarquismo, essa ruptura seria direta.

    • @soturnacrosta
      @soturnacrosta 2 ปีที่แล้ว

      @@tomemata394 mais ou menos. No comunismo MARXISTA necessita-se da ditadura do proletariado (Estado máximo) como ponte para o comunismo, no comunismo libertário (anarquista), a ruptura seria direta pro comunismo. O curioso é que apenas os anarquistas conseguiram de fato o comunismo até hoje.

  • @geilsonsb6696
    @geilsonsb6696 3 ปีที่แล้ว +4

    Gostaria muito que o estado tivesse seu fim,seria um sonho

  • @gervaziodegan
    @gervaziodegan 3 ปีที่แล้ว +2

    Só posso ser anarquista dentro das paredes do meu apartamento caro garoto. Só a Anarquia liberta!

  • @andreluizbueno9183
    @andreluizbueno9183 4 ปีที่แล้ว +3

    Qndo estou na rua , meu anarquismo cai para zero % 😢

  • @ottonether
    @ottonether 4 ปีที่แล้ว +3

    Só uma pena não ter a parte das perguntas :/

  • @andreluizbueno9183
    @andreluizbueno9183 4 ปีที่แล้ว

    Entendo vc , fato !!!

  • @winstoncoutinho8054
    @winstoncoutinho8054 3 ปีที่แล้ว +2

    Aos 3:23 a realidade do rio de janeiro

  • @andreluizbueno9183
    @andreluizbueno9183 4 ปีที่แล้ว +1

    Quero mesmo é fugir dos "ismos" ... afinal , sou e somos Terráqueos !!!

  • @brunasenseve3128
    @brunasenseve3128 2 ปีที่แล้ว +2

    Será que alguém sabe o nome do "texto do João" que ele tanto fala?

    • @Somaterapia
      @Somaterapia  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá Bruna
      É o texto que foi utilizado para divulgar o evento. Ele consta na descrição do vídeo, logo abaixo e junto com a bio do Mário Rui.
      Abs João da Mata

  • @jucorrea2586
    @jucorrea2586 3 หลายเดือนก่อน +2

    Acredito e defendo o anarquismo mas não tenho esperança no ser humano. Falar sobre veganismo já é tema delicado, imagina propor o fim do Estado.

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal 5 ปีที่แล้ว +9

    Considero-me comunista, mas não sou a favor de Partido Único. É preciso haver dialética para aperfeiçoar o sistema. Se não há crítica, não há aperfeiçoamento.

    • @tomemata394
      @tomemata394 3 ปีที่แล้ว +3

      concordo plenamente. Por exemplo, o meu problema com o comunismo é justamente a necessidade de um governo de transição, e é ai que a coisa fica agarrada e sempre ficou. Nunca tivemos um sistema comunista, pois ainda não conseguimos ultrapassar a barreira do socialismo. Acho o anarquismo mais palpável, pela ruptura imediata e pelas experiências que já tivemos, inclusive numa cidade brasileira.

    • @franciscoericsilvaguerreir3925
      @franciscoericsilvaguerreir3925 3 ปีที่แล้ว +1

      @@tomemata394 qual cidade?

    • @_anel_de_giges_6813
      @_anel_de_giges_6813 3 ปีที่แล้ว

      @@tomemata394 que cidade

    • @misakitakazaki8951
      @misakitakazaki8951 3 ปีที่แล้ว

      @@tomemata394 Eu acrescentaria o fato de que os governos de transição que foram tentados traíram e caçaram os anarquistas historicamente, além de fazerem alianças espúrias das quais se arrependeriam depois (Marx com Bismarck, Comunistas Espanhóis com Capitalistas, Stálin com Hitler, Trotsky com Mussolini).
      Vira um jogo de tentar encontrar não só qual é a sociedade comunista ideal, mas também o Estado de transição ideal e de quais ideais você sacrifica através, falando de realpolitik e pragmatismo...
      Prefiro realmente o anarquismo.

    • @otaviomjr5892
      @otaviomjr5892 2 ปีที่แล้ว +1

      @@franciscoericsilvaguerreir3925 colônia Cecília