O mega drive é minha paixão desde a infância... foi o console que me fez amar tecnologia e o mundo dos games... para mim o mega drive é o melhor da história ❤❤
@@DennysFrancisco Não é essa a questão. O Netflix está focando em conteúdos com pautas de política, ninguém liga pra esse lixo. Vai falir em breve e os servidores fatiados entre os concorrentes, assim como aconteceu com a Oi.
A Tectoy foi muito importante para a indústria dos games no Brasil e para construir uma base forte para representar a Sega aqui no nosso país. Eles lançaram vários produtos incríveis que marcaram nossa infância. Mais um vídeo top mano 😎👍
Rapaz, você não tem ideia de quão maravilhoso foi assistir esta entrevista! Eu sempre tive orgulho da TecToy. Digo que injusto o que brasileiro fala sem saber, desta empresa. Mexeu tanto comigo, que estou com dificuldade de dizer... Agradeço a você por esta entrevista e ao Stephano por aceitar e por compartilhar uma fatia da grande História da TecToy (com orgulho). Uma curiosidade: No ano de 1991, A novela Vamp fez propaganda do Master System. O Master foi apresentado como presente de natal daquele ano. Foi incrível!
Que alegria ouvir um pouco do "culpado". Outubro de 1991 ficou marcado na minha vida. Aniversário e dia das crianças ganhei o Master System. Nunca fui de chorar, mesmo quando criança, mas nesse dia chorei pacas. Acho que nunca quis tanto algo como quis aquele videogame. Graças a gente assim que estava focado em trabalho e qualidade que sonhos se realizam.
Coincidência demais! Foi exatamente o mês e ano que ganhei meu master system 2 com Alex Kidd in Miracle World na memória. Nunca esqueci da minha mãe me buscar na escola e a caixa estar no banco de trás do carro.
Nunca vou me esquecer quando ganhei meu Master System II com Alex Kidd In Miracle World na memória e o cartucho do Jogos de Verão. Meu videogame do coração até hoje.
_Sempre amei os produtos tec toy, e Sega e seus mini games ''Tiger'' seus brinquedos ''pense bem'' ''turbo video driver'' Stefano sem dúvida,foi um grande impreendedor que nos previlegiou muito com todo o seu trabalho.Quando adolecente,ficava imaginando como seria incrível criar jogos para a Sega e tec toy. Abraço a todos.
Parabéns pela entrevista Luis, Sega é minha empresa favorita nos videogames e Stefano e a Tec Toy tem uma importância muito grande pra nós brasileiros se apaixonar por essa empresa!, fizeram um brilhante trabalho, assim como Tom Kalinske fez nos Estados Unidos..., ansioso desde já pela entrevista com o Tom!
Pra nós, turma dos 40+ que acompanhou todas etapas de lançamento de época, ver uma entrevista deste porte é um deleite pro mundo retrô gamer no Brasil, ver o Stefano comentando da estratégia de 32 anos atrás do Mega, é incrível. Sua abordagem também foi bem adequada aos temas, meu caro, parabéns pela condução com senioridade.
O que esse senhor e seus colegas fizeram na Tec Toy foi extraordinário. Numa época em que o Brasil era completamente ignorante no mundo dos eletrônicos, os caras trouxeram oficialmente, com marca nossa, uma das maiores invenções tecnológicas de todos os tempos, que mudaria a história da indústria e do entretenimento... Só de imaginar o trabalho que deu pra trazer as patentes e elas serem PRODUZIDAS aqui, na década de 80... É de se aplaudir! E mais.. Fizeram tudo isso funcionar e dar certo, que é a parte mais difícil e imprevisível. Não tem uma pessoa no Brasil que não conheça a Tec Toy.
tentem falar com o Heriberto que foi o eng na frente desse hw e sw por anos... gente bonissima e muito inteligente... infelizmente trabalhei com essa turma nos últimos anos de empresa fazendo parte de um grupo que estava adquirindo a empresa e fechado as operações, desligando os antigos funcionários. Povo gente boa.
Fantástico! Sou português mas a tectoy é muito conhecida cá. Tivemos alguns jogos da tectoy distribuídos cá em Portugal. Adoro estas entrevistas, é óptimo que quem passou por estas coisas esteja disposto a falar. Obrigado e continuem assim 💪
Hoje assistindo o vídeo dessa incrível entrevista enquanto meu filho de 4 anos joga no meu MASTER SYSTEM um Sonic Hedgehog. Sei que provavelmente você nao verá esse comentário em meio a tantos outros mas decidi compartilhar esse momento com toda a comunidade que acompanha o canal. Sucesso sempre para você enqaunto pessoa e para o canal, que 2023 seja um ano maravilhoso para todos!
Ayrton Senna e Stefano Arnold protagonizaram uma das histórias de desenvolvimento de jogos, mais interessantes e curiosas de todas... Baita saudade desta época, onde a indústria era menor, porém mais democrática e carismática com os seus consumidores e jogadores..... 🏆🇧🇷👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que maravilha. Uma parte da história ficou registrada nesse vídeo. Parabéns pela iniciativa. O canal já era top mas essas entrevistas diversificaram e tornaram o canal ainda mais completo.
Luis, o trabalho que você desenvolve online é incomparável! E não escolho esse termo de maneira aleatória: não há nada parecido, nem de perto. A profundidade, a abordagem, o profissionalismo... eu tiro o meu chapéu pra você e pro seu empenho! Parabéns e, acima de tudo, muitíssimo obrigado por trazer conteúdo tão rico. Continuo torcendo pelo sucesso constante do canal e das suas redes.
Em 1989 eu tinha ganho o phantom system depois em 1991 ganhei o mega drive, infelizmente eu vendi o phantom system para juntar dinheiro para o mega drive, até porque ao ir na locadora eu preferia levar só jogos do mega drive, hoje as coisas são diferentes, tenho ps5 , switch , xbox series x , PC e outros, tudo isso devido a facilidade de armazenar os jogos e serviços de assinatura, antigamente ter jogos era muito caro, qualquer material sobre jogos até videos tinha que comprar , já que só em revistas com cd de video podia ver algo e isso nos pcs, todo final de semana ia na locadora, mas eu dividia bem meu tempo em jogar e ficar na rua brincando com amigos, a maior parte do tempo ficava na rua só depois que me mudei e fiquei com 18 anos que passei a jogar mais no PC e ficar mais em casa jogando. O ano era 1995, eu precisava também passar na faculdade e tinha curso tecnico e depois tive que fazer preparatorios , na epoca era o PS1 o console do momento, a tectoy já não tinha força para concorrer, e iniciava o fim das locadoras com a pirataria de jogos e midia em cd. Um pequena parte de minha historia nesse epoca . Parabens pelo video ficou muito bom. Gostaria de ver um video sobre a história dos emuladores e como eles ajudaram a nos brasileiros a conhecer diversos jogos.
Que entrevista maravilhosa! Stefano sensacional, um dos caras que estava no volante da história dos videogames no Brasil. Luis super preparado e extremamente inteligente para conduzir a entrevista. Só elogios!
Em agosto de 1991, eu ganhei de aniversário um Master System II, naquele momento, O master. System ainda era bem mais popular e muitos jogos. Inclusive nas locadoras. O mega drive ganhou realmente esse espaço em 1992.
31:45 Ele falando do Mappin até cai uma lágrima, pai trabalhava lá e sempre gostava de eletrônicos novos de ponta, comprava com esforço pra ele e pra mim, quando me trouxe o Mega japonês em 91. Já em 37:00, ele cita aí a U.D (feira de utilidades domésticas) era incrível ver todas novidades aqui em São Paulo. O Super Mônaco GP2 é um ícone do Mega Drive, muito legal falar sobre isso. Só gratidão.
Excelente entrevista Luís, com certeza vai ficar pra história do canal, gosto muito da Sega (a Sega antiga) mas eu não tenho nenhuma nostalgia pela Tec Toy, durante a minha infância e adolescência eu não tive nenhum dos produtos da Tec Toy, nem mesmo aqueles minigames que ela produzia sob licença da Tiger Electronics, eu e meu irmão tivemos vários minigames mas todos eram Brick Games, só vim ter o meu primeiro Mega Drive model II da Tec Toy quando comecei a trabalhar em 2003!!👍🙋♀️
Cresci sem dinheiro algum para curtir a onda do master e do mega nas décadas de 80 e 90. Era um sonho ver aquilo tudo. Eu ficava só na vontade. O Stefano emana uma energia muito boa!!!
Muitíssimo obrigado por ter produzido um vídeo como este! Entrevistas com pessoas envolvidas na indústria dos games é um diferencial sem precedentes nos canais brasileiros dedicados aos videogames. Esperamos ver mais vídeo como este, na medida do possível... Parabéns!
Excelente entrevista! Fugiu dos lugares comuns, coisa típica de todos as entrevistas feitas por outros. No aguardo da publicação da entrevista com o Kalinske. Parabéns pelo trabalho!
Uma brilhante história sobre estratégia de mercado, respeito ao consumidor e por consequência conquista de notoriedade. Parabéns pela entrevista e ao brilhante trabalho do Stefano.
Simplesmente Fantástica esta entrevista, eterniza em palavras toda a genialidade do Stefano em uma época difícil do País! a mente brilhante por trás do que um dia foi a gigante e eterna tec toy! realmente a época de ouro dos consoles! parabéns pelo excelente conteúdo amigo!
Vídeo épico! Para quem é da época,vai amar está entrevista👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Parabéns pela entrevista!👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Se não for pedir muito,tenta ver se vc encontra,o responsável pela Taito no Brasil,pois desta época(80s,90s) tinha muitos pinballs que eram sucessos da empresa nos bares e fliperamas no Brasil… Abraços e Muito Obrigado por compartilhar está entrevista!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Essa madrugada estava eu no aeroporto de Porto Velho RO. Quando vi esse senhor vindo e eu sabia que era familiar. Fiquei uns 30 minutos tentando lembrar, mas sabia que ja tinha visto. Ate que caiu a ficha e lembrei que era o cara da Tec Toy. Ele me atendeu tirou uma foto foi muito legal. Sou do ES nunca imaginei que ia encontrar um icone dos games em Rondonia. A vida e suas coincidências rs
Parabéns Luis pela qualidade do vídeo...nem percebi que era de 1 hora de tão bom que estava. E obrigado por proporcionar à nos fãs da Sega ( e games no geral) , a chance de relembrar essa historia maravilhosa da TecToy no Brasil .
Já ganhou um like e um inscrito! Stefano é exemplo de vida, se profissional e de ser humano. A história dele é maravilhosa, junto com a Tec Toy e Sega. Toda história que envolve ele é fantástico! Já marquei para ver a entrevista mais tarde!
A tectoy estava a frente do tempo no lançamento do Master System pós Atari... e ainda lembro do lançamento do Mega Drive quando saiu na primeira Revista Ação Games que ainda tenho... jogava muito o meu Mega de 30 anos da tectoy mas compre um Mister fpga pra conservar velho e bom console funcionando
Legal o Stefano ter lembrado da historia da grande franquia de loja de games, do problema, o dono dela me contou, esta historia pessoalmente, bateu com a do Stefano (ótima memoria).
Luis, parabéns pelo vídeo, ótima entrevista e muito merecido o reconhecimento ao papel do Stephano Arnaud e da TecToy na história e consolidação da Sega em particular e dos videogames em geral no Brasil. Aguardando ansioso a entrevista com o grande Tom Kalinski, um abraço!
Eu poderia ficar em loop infinito agradecendo você por ter conseguido uma entrevista dessas com o Stefano! Emocionante ver um "alienígena " desse no meio de nós humanos, que cara espetacular!!!!!❤❤❤❤❤❤❤❤
Nunca passei 1 hora assistindo vídeos pelo TH-cam, mas assisti esse como tivesse durado 5 min de tão bom!Stefano foi super humilde e fez as colocações de uma forma generosa parecendo até que ele tb não queria terminar a entrevista! Cara gente boa demais! Mas já que o tema é Tectoy, e tendo em vista que há uma grande demanda por jogos retrô, porque a empresa não voltou a produzir cartuchos na época do relançamento do Mega em 2017 ou mesmo agora, já que essa demanda continua?
Parabéns Luiz pela entrevista uma história tão linda como da Tectoy não poderia deixar de ser falada por ninguém menos que o seu presidente no auge dessa empresa tão querida como, pena que hoje eles mudaram o foco. grande abraço Luiz
Incrível o que a tectoy fez, também movida pela necessidade de ter de produzir as máquinas devido aos custo da importação na altura. Nós aqui em Portugal, também tivemos uma história de sucesso com o representante da SEGA, com a diferença que aqui na Europa não havia necessidade de fabricar no próprio país. Parabéns pelo trabalho aplicado neste vídeo ✌️✌️
Parabéns pela entrevista Luis, foi exatamente pelo marketing pesado feito pela tectoy que meus pais me deram um master system 3 que eu nem preciso dizer, adorei de cara. Logo depois no ano seguinte ganhei meu mega drive 3 edição Mortal Kombat 2 que guardo com a caixa até hoje, é com certeza o melhor console que já joguei, por ter sido presente dos meus pais e claro meu sonho de consumo na época. Adoro playstation 5 e os consoles atuais mas Mega Drive para mim vai além apenas do console, por isso agradeço a tectoy por nos proporcionar isso e a vc claro por ser nosso porta voz e transmitir isso ao Stefano.
A TEC TOY foi muito inovadora em um momento difícil da economia e com um produto de nicho, utilizando táticas de marketing e publicidade q muitas empresas ainda não usam hoje. Essa entrevista mostrou o case de sucesso q foi a empresa nos anos 80/90, além do conhecimento q estimula ainda mais o amor pelos videogames e a nostalgia q eles geram. Não conhecia o teu canal, parabéns pelo trabalho. Ganhou mais um seguidor. Abraço
Oi Luiz! Parab[ens pelo vídeo! Obrigado por nos trazer essa entrevista super exclusiva! Top demais! Parabéns pelo seu trabalho e pelo canal! Grande abraço!
Meu amigo, tu foi buscar cobre e só achou foi ouro e diamantes! Agora vai ter que desenterrar esse mini game aí que a Tec Toy fez em parceria com o Ayrton Senna, pois foi um trecho rico demais dessa entrevista. Veio direto da fonte!
Entrevista fantástica! Realmente merece um podcast. Muitas e muitas histórias ainda pra contar mas a parte do Ayrton Senna... realmente foi de chorar. Aí em seguida o youtube me indica uma recente entrevista com o Detonator no podcast do Amplifica que ele também menciona o Ayrton... aí é pra acabar. Enfim, muito obrigado pelo vídeo, demais!
Muitos não sabem, mas o sucesso de uma marca... não acontece por acaso... existe as ideias centrais de um diretor ou presidente de uma grande empresa que fazem o negócio fluir! Se o Mastem System e Mega Drive marcou a vida de muitos, isso se deve a esse homem! Não o conhecia, mas o sucesso da SEGA no Brasil de deve a ele.
Que entrevista deliciosa com o homem, a lenda, o mito: Stefano Arnhold! ele juntamente com toda a equipe da época de ouro da empresa fizeram uma revolução no mercado de games e brinquedos. Quem dera esse legado fosse mantido nos dias atuais... Excelente video Luis, sem esquecer, é claro de outra lenda: Tom Kalinske! um forte abraço!!!
Nossa, que vídeo sencasional, parabéns pelo trabalho. O Mega Drive fez parte da minha infância e é muito interessante conhecer e ouvir o responsável por tudo o que ocorria nos anos 90 no Brasil.
Cara, eu tô emocionado, de verdade, os 2 são meus ídolos, que trabalho incrível, meus parabéns ! Eu tive a oportunidade de trocar alguns e-mails com o Sr. Stefano e ele foi muito atencioso comigo, pessoas iguais a ele nos deixam orgulhosos de ser Brasileiro, ele é nosso T.K com certeza.
A Tec Toy fez uma geração feliz... marcou nossas vidas.. se não fosse ela o Master system não teria explodido aqui no Brasil.. Lembro da novela Tieta da Globo.. Ela chegando de São Paulo na cidadezinha do interior da Bahia (Sergipe) Mangue seco com um Master system novinho para dar de presente ao sobrinho.. a novela era um sucesso de audiência.. E todos os. jovens ficar apaixonados ao ver o ator Dalton Melo jogando Califórnia Games, Hang on.. com aqueles óculos e a pistola.. aquilo fascinou a gente... todo garoto brasileiro passou a sonhar ter um Master system depois daquela propaganda em rede nacional e horário nobre em. plenário rede Globo.. E não foi uma vez somente.. foram alguns capítulos onde o vídeo game aparecia.. ganhei o meu 1991.. kenseiden, Strider, Jogos de verão (clássico.. jogaço) Shadow Dancer, Castle of ilusion, Super Mônaco Gp, Shinob, Alex Kidd... ficaria até amanhã escrevendo nome de jogos que marcaram minha vida
@@RetroGamerBrasil Não foram só aparições.. O Master System fez parte da trama da novela.. kkkk... lembro de um capítulo que o pescador representado pelo ator José Mayer aposta com outro ator que não me lembro o nome numa partida de futebol no Master.. Era o Ultimate soccer se não me engano... quem ganhasse ganhava um beijo de uma moça.. não me lembro quem era a atriz.. José Mayer ganhou.. rsrsrs.. firam vários capítulos que o vídeo game aparecia.. em um deles eu vi o Califórnia games pela primeira vez.. um monte de gente na sala da casa jogando.. me apaixonei.. o dia que meu pai chegou em casa com aquela caixa eu chorei mano.. abraço aí e parabéns pelo trabalho!
Excelente, pessoas assim faziam um Brasil com futuro promissor.
Cara...parabéns pela entrevista...essa época foi sensacional no Brasil...detalhes do desenvolvimento junto ao Senna sensacional...top
Estou lendo o livro Guerra dos Consoles: maravilhoso! Recomendo!
O mega drive é minha paixão desde a infância... foi o console que me fez amar tecnologia e o mundo dos games... para mim o mega drive é o melhor da história ❤❤
A história da produção do Super Monaco GP 2 com o Ayrton Senna é um roteiro de filme, algo que realmente teve entrega, emprenho, dedicação e paixão.
Exato! Vou fazer um vídeo sobre isto!
espero ansiosamente que a Netflix aborde isso com honestidade na produção sobre o Senna.
@@lucaslourenco4459 Netflix morreu, só conteúdo politizado agora.
@@tutoriais5266 nada a ver mano, aumentou a competição no streaming e a Netflix perdeu o monopólio, normal
@@DennysFrancisco Não é essa a questão. O Netflix está focando em conteúdos com pautas de política, ninguém liga pra esse lixo. Vai falir em breve e os servidores fatiados entre os concorrentes, assim como aconteceu com a Oi.
A Tectoy foi muito importante para a indústria dos games no Brasil e para construir uma base forte para representar a Sega aqui no nosso país. Eles lançaram vários produtos incríveis que marcaram nossa infância. Mais um vídeo top mano 😎👍
Emoção a mil. Gratidão por compartilhar.
Rapaz, você não tem ideia de quão maravilhoso foi assistir esta entrevista! Eu sempre tive orgulho da TecToy. Digo que injusto o que brasileiro fala sem saber, desta empresa. Mexeu tanto comigo, que estou com dificuldade de dizer... Agradeço a você por esta entrevista e ao Stephano por aceitar e por compartilhar uma fatia da grande História da TecToy (com orgulho).
Uma curiosidade: No ano de 1991, A novela Vamp fez propaganda do Master System. O Master foi apresentado como presente de natal daquele ano. Foi incrível!
Fico muito feliz que o vídeo tenha mexido com suas emoções! E obrigado por lembrar da Vamp! Eu tinha esquecido disto! Abs
Assisto Vamp no Globoplay. Kkkk
Meu Deus que vídeo. Chorei imaginando! Tudo! Perfeito. Minha mãe comprou meu sega com muito sacrifício. E tenho uma memória linda com o game!
De fato, ainda lembro do carinho em capricho em cada detalhe dos produtos TEC TOY nos anos 90, pôsteres, manuais, encartes, alguns tenho até hoje!
Que alegria ouvir um pouco do "culpado". Outubro de 1991 ficou marcado na minha vida. Aniversário e dia das crianças ganhei o Master System. Nunca fui de chorar, mesmo quando criança, mas nesse dia chorei pacas. Acho que nunca quis tanto algo como quis aquele videogame. Graças a gente assim que estava focado em trabalho e qualidade que sonhos se realizam.
Coincidência demais! Foi exatamente o mês e ano que ganhei meu master system 2 com Alex Kidd in Miracle World na memória. Nunca esqueci da minha mãe me buscar na escola e a caixa estar no banco de trás do carro.
Incrível este cara, ele foi vital para o vídeo game no Brasil, simplesmente aconteceu por ele, demais além disso muito humilde.
Nunca vou me esquecer quando ganhei meu Master System II com Alex Kidd In Miracle World na memória e o cartucho do Jogos de Verão.
Meu videogame do coração até hoje.
_Sempre amei os produtos tec toy, e Sega e seus mini games ''Tiger'' seus brinquedos ''pense bem'' ''turbo video driver'' Stefano sem dúvida,foi um grande impreendedor que nos previlegiou muito com todo o seu trabalho.Quando adolecente,ficava imaginando como seria incrível criar jogos para a Sega e tec toy. Abraço a todos.
👊👊
Quando o cara entende do assunto, as perguntas são excelentes!
👏👏👏👏
🙏👊
A história da tectoy, merece um livro. Quem sabe no futuro.
Parabéns pela entrevista Luis, Sega é minha empresa favorita nos videogames e Stefano e a Tec Toy tem uma importância muito grande pra nós brasileiros se apaixonar por essa empresa!, fizeram um brilhante trabalho, assim como Tom Kalinske fez nos Estados Unidos..., ansioso desde já pela entrevista com o Tom!
👊👊👊
Pra nós, turma dos 40+ que acompanhou todas etapas de lançamento de época, ver uma entrevista deste porte é um deleite pro mundo retrô gamer no Brasil, ver o Stefano comentando da estratégia de 32 anos atrás do Mega, é incrível. Sua abordagem também foi bem adequada aos temas, meu caro, parabéns pela condução com senioridade.
🙏🙏🙏
O que esse senhor e seus colegas fizeram na Tec Toy foi extraordinário. Numa época em que o Brasil era completamente ignorante no mundo dos eletrônicos, os caras trouxeram oficialmente, com marca nossa, uma das maiores invenções tecnológicas de todos os tempos, que mudaria a história da indústria e do entretenimento... Só de imaginar o trabalho que deu pra trazer as patentes e elas serem PRODUZIDAS aqui, na década de 80... É de se aplaudir!
E mais.. Fizeram tudo isso funcionar e dar certo, que é a parte mais difícil e imprevisível. Não tem uma pessoa no Brasil que não conheça a Tec Toy.
Antes de assistir, aplaudo de pé ... sei que passarei uma hora muito prazerosa ... obrigado
👊👍
Mesmo sendo uma criança nintendo, eu reconheço o legado e o peso que a TecToy teve na industria na epoca, maravilhos entrevista
👊
tentem falar com o Heriberto que foi o eng na frente desse hw e sw por anos... gente bonissima e muito inteligente... infelizmente trabalhei com essa turma nos últimos anos de empresa fazendo parte de um grupo que estava adquirindo a empresa e fechado as operações, desligando os antigos funcionários. Povo gente boa.
Boa! Vou procurá-lo! Abs
Fantástico! Sou português mas a tectoy é muito conhecida cá. Tivemos alguns jogos da tectoy distribuídos cá em Portugal. Adoro estas entrevistas, é óptimo que quem passou por estas coisas esteja disposto a falar. Obrigado e continuem assim 💪
👊👊👊
Hoje assistindo o vídeo dessa incrível entrevista enquanto meu filho de 4 anos joga no meu MASTER SYSTEM um Sonic Hedgehog.
Sei que provavelmente você nao verá esse comentário em meio a tantos outros mas decidi compartilhar esse momento com toda a comunidade que acompanha o canal.
Sucesso sempre para você enqaunto pessoa e para o canal, que 2023 seja um ano maravilhoso para todos!
Que momento especial com seu filho! Inesquecível! Abs
Ayrton Senna e Stefano Arnold protagonizaram uma das histórias de desenvolvimento de jogos, mais interessantes e curiosas de todas... Baita saudade desta época, onde a indústria era menor, porém mais democrática e carismática com os seus consumidores e jogadores..... 🏆🇧🇷👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Essa história tem potencial pra virar um documentário! Aliás, olha que baita ideia! Abs
Obrigado Luís e Stefano. Os dois fazem parte da minha história com Games. Vida longa e próspera para ambos!!!!
👊👊👊
Que maravilha. Uma parte da história ficou registrada nesse vídeo. Parabéns pela iniciativa. O canal já era top mas essas entrevistas diversificaram e tornaram o canal ainda mais completo.
Valeu 🙏👊
Muito bom parabéns a tectoy e sega fizeram coisas incríveis no Brasil para nós que se comparar com Sony e Microsoft não fizeram o que a tectoy fez ...
Que bate-papo incrível! Obrigado por ir atrás do Stefano e resgatar essas histórias! Bem que ele poderia escrever um livro sobre a TecToy!
Luis, o trabalho que você desenvolve online é incomparável! E não escolho esse termo de maneira aleatória: não há nada parecido, nem de perto. A profundidade, a abordagem, o profissionalismo... eu tiro o meu chapéu pra você e pro seu empenho! Parabéns e, acima de tudo, muitíssimo obrigado por trazer conteúdo tão rico. Continuo torcendo pelo sucesso constante do canal e das suas redes.
Valeu, Rafael! Isso me motiva demais a continuar fazendo! Abs
Entrevista muito boa. A TecToy fez bonito e ajudou a estabelecer o amor pelos video games aqui, principalmente com os materiais extras e localizados.
Empresários geniais.
Em 1989 eu tinha ganho o phantom system depois em 1991 ganhei o mega drive, infelizmente eu vendi o phantom system para juntar dinheiro para o mega drive, até porque ao ir na locadora eu preferia levar só jogos do mega drive, hoje as coisas são diferentes, tenho ps5 , switch , xbox series x , PC e outros, tudo isso devido a facilidade de armazenar os jogos e serviços de assinatura, antigamente ter jogos era muito caro, qualquer material sobre jogos até videos tinha que comprar , já que só em revistas com cd de video podia ver algo e isso nos pcs, todo final de semana ia na locadora, mas eu dividia bem meu tempo em jogar e ficar na rua brincando com amigos, a maior parte do tempo ficava na rua só depois que me mudei e fiquei com 18 anos que passei a jogar mais no PC e ficar mais em casa jogando. O ano era 1995, eu precisava também passar na faculdade e tinha curso tecnico e depois tive que fazer preparatorios , na epoca era o PS1 o console do momento, a tectoy já não tinha força para concorrer, e iniciava o fim das locadoras com a pirataria de jogos e midia em cd. Um pequena parte de minha historia nesse epoca . Parabens pelo video ficou muito bom. Gostaria de ver um video sobre a história dos emuladores e como eles ajudaram a nos brasileiros a conhecer diversos jogos.
Obrigado por ter compartilhado sua história! Abs
Que entrevista maravilhosa! Stefano sensacional, um dos caras que estava no volante da história dos videogames no Brasil. Luis super preparado e extremamente inteligente para conduzir a entrevista.
Só elogios!
Valeu 🙏
Em agosto de 1991, eu ganhei de aniversário um Master System II, naquele momento, O master. System ainda era bem mais popular e muitos jogos. Inclusive nas locadoras. O mega drive ganhou realmente esse espaço em 1992.
31:45 Ele falando do Mappin até cai uma lágrima, pai trabalhava lá e sempre gostava de eletrônicos novos de ponta, comprava com esforço pra ele e pra mim, quando me trouxe o Mega japonês em 91. Já em 37:00, ele cita aí a U.D (feira de utilidades domésticas) era incrível ver todas novidades aqui em São Paulo. O Super Mônaco GP2 é um ícone do Mega Drive, muito legal falar sobre isso. Só gratidão.
Que legal que seu pai trabalhou no Mappin. O meu trabalhou na Mesbla e na Sears! Grande abs
Valeu!
Excelente entrevista Luís, com certeza vai ficar pra história do canal, gosto muito da Sega (a Sega antiga) mas eu não tenho nenhuma nostalgia pela Tec Toy, durante a minha infância e adolescência eu não tive nenhum dos produtos da Tec Toy, nem mesmo aqueles minigames que ela produzia sob licença da Tiger Electronics, eu e meu irmão tivemos vários minigames mas todos eram Brick Games, só vim ter o meu primeiro Mega Drive model II da Tec Toy quando comecei a trabalhar em 2003!!👍🙋♀️
🤘🏻🤘🏻🤘🏻
Cresci sem dinheiro algum para curtir a onda do master e do mega nas décadas de 80 e 90. Era um sonho ver aquilo tudo. Eu ficava só na vontade. O Stefano emana uma energia muito boa!!!
👊👊👊
Como é bom ver projetos como esse, de reconhecimento e preservação da história dos videogames no Brasil. Parabéns, meu amigo.
Valeu 🙏
Que puta ideia legal entrevistar o cara !!
🙏🙏🙏🙏
Abraços
Uma entrevista para guardar no coração, representa muito a paixão do brasileiro por video games e principalmente pela TEC TOY/SEGA. Parabéns.
👊👊👊
Entrevista incrível, parabéns pelo trabalho de ambos. Meu primeiro emprego foi pra comprar um Master System.
Foi o salário melhor gasto da sua vida! abs
Muitíssimo obrigado por ter produzido um vídeo como este! Entrevistas com pessoas envolvidas na indústria dos games é um diferencial sem precedentes nos canais brasileiros dedicados aos videogames. Esperamos ver mais vídeo como este, na medida do possível... Parabéns!
👊👊👊
Stefano foi e é ainda um cara sensacional. Mente e visão sempre frescas e inteligentes sobre o mercado global. Entrevista incrível!
🙏👊
Excelente entrevista!
Fugiu dos lugares comuns, coisa típica de todos as entrevistas feitas por outros.
No aguardo da publicação da entrevista com o Kalinske.
Parabéns pelo trabalho!
🙏🙏🙏
Uma brilhante história sobre estratégia de mercado, respeito ao consumidor e por consequência conquista de notoriedade. Parabéns pela entrevista e ao brilhante trabalho do Stefano.
👊👊👊
Que entrevista top! Viagem no tempo cheio de curiosidades muito interessantes! Parabéns
👊👊👊
Muito bom, TECTOY fez parte da minha infância!
Simplesmente Fantástica esta entrevista, eterniza em palavras toda a genialidade do Stefano em uma época difícil do País! a mente brilhante por trás do que um dia foi a gigante e eterna tec toy! realmente a época de ouro dos consoles! parabéns pelo excelente conteúdo amigo!
🙏🙏🙏
caraca Luiz arrebentou, entrevistou duas Lendas que marcou nossa geração! obrigado mesmo.
👊👊👊
Vídeo épico!
Para quem é da época,vai amar está entrevista👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns pela entrevista!👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Se não for pedir muito,tenta ver se vc encontra,o responsável pela Taito no Brasil,pois desta época(80s,90s) tinha muitos pinballs que eram sucessos da empresa nos bares e fliperamas no Brasil…
Abraços e Muito Obrigado por compartilhar está entrevista!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Gostei da ideia da Taito! Deixa eu ir atrás disto! Abs
Essa madrugada estava eu no aeroporto de Porto Velho RO.
Quando vi esse senhor vindo e eu sabia que era familiar. Fiquei uns 30 minutos tentando lembrar, mas sabia que ja tinha visto. Ate que caiu a ficha e lembrei que era o cara da Tec Toy. Ele me atendeu tirou uma foto foi muito legal. Sou do ES nunca imaginei que ia encontrar um icone dos games em Rondonia.
A vida e suas coincidências rs
Que legal que vc o encontrou. Ele sempre foi muito atencioso comigo. Um grande cara!
Muito bom poder ver e escutar a história do responsável por ter tido uma infância embalada por vídeo games tão incríveis. S2
👊
Entrevista top demais!!!
Parabéns Luis pela qualidade do vídeo...nem percebi que era de 1 hora de tão bom que estava. E obrigado por proporcionar à nos fãs da Sega ( e games no geral) , a chance de relembrar essa historia maravilhosa da TecToy no Brasil .
👊👊👊
Entrevista incrível. Obrigado Luis!!!
Já ganhou um like e um inscrito! Stefano é exemplo de vida, se profissional e de ser humano. A história dele é maravilhosa, junto com a Tec Toy e Sega. Toda história que envolve ele é fantástico! Já marquei para ver a entrevista mais tarde!
👊👊👊
A tectoy estava a frente do tempo no lançamento do Master System pós Atari... e ainda lembro do lançamento do Mega Drive quando saiu na primeira Revista Ação Games que ainda tenho... jogava muito o meu Mega de 30 anos da tectoy mas compre um Mister fpga pra conservar velho e bom console funcionando
MUUUUUUUUUITO BOA ENTREVISTA!!!!
🙏🙏🙏
Legal o Stefano ter lembrado da historia da grande franquia de loja de games, do problema, o dono dela me contou, esta historia pessoalmente, bateu com a do Stefano (ótima memoria).
👍👊
Tempos incríveis pra mim também. Só reastam ótimas lembranças. Parabéns pela entrevista!
Parabéns pela entrevista. Nostalgia pura para qualquer gamer em especial para os fãs da Sega.
🙏🙏🙏
Luis, parabéns pelo vídeo, ótima entrevista e muito merecido o reconhecimento ao papel do Stephano Arnaud e da TecToy na história e consolidação da Sega em particular e dos videogames em geral no Brasil. Aguardando ansioso a entrevista com o grande Tom Kalinski, um abraço!
👊👊👊
Que entrevista sensacional, parabéns e obrigado pelo trabalho! Ansioso pela entrevista com o Kalinske.
👊👊
Eu poderia ficar em loop infinito agradecendo você por ter conseguido uma entrevista dessas com o Stefano! Emocionante ver um "alienígena " desse no meio de nós humanos, que cara espetacular!!!!!❤❤❤❤❤❤❤❤
❤️
Nunca passei 1 hora assistindo vídeos pelo TH-cam, mas assisti esse como tivesse durado 5 min de tão bom!Stefano foi super humilde e fez as colocações de uma forma generosa parecendo até que ele tb não queria terminar a entrevista! Cara gente boa demais!
Mas já que o tema é Tectoy, e tendo em vista que há uma grande demanda por jogos retrô, porque a empresa não voltou a produzir cartuchos na época do relançamento do Mega em 2017 ou mesmo agora, já que essa demanda continua?
Boa pergunta. Quem sabe um dia
Parabéns Luiz pela entrevista uma história tão linda como da Tectoy não poderia deixar de ser falada por ninguém menos que o seu presidente no auge dessa empresa tão querida como, pena que hoje eles mudaram o foco. grande abraço Luiz
👊👊👊
Cara que nostalgia.... Muito bom ver detalhes que somente ele sabe daqueles momentos
👊👊👊
Nossa, deve ser uma oportunidade incrível conversar com o Stefano!
👊👊👊
Extremamente humilde pelo tamanho dele no cenário dos videogames!
Exato!
Que coisa boa de assistir. Muito obrigado.
Incrível o que a tectoy fez, também movida pela necessidade de ter de produzir as máquinas devido aos custo da importação na altura. Nós aqui em Portugal, também tivemos uma história de sucesso com o representante da SEGA, com a diferença que aqui na Europa não havia necessidade de fabricar no próprio país. Parabéns pelo trabalho aplicado neste vídeo ✌️✌️
👊👊👊
Parabéns pela entrevista Luis, foi exatamente pelo marketing pesado feito pela tectoy que meus pais me deram um master system 3 que eu nem preciso dizer, adorei de cara. Logo depois no ano seguinte ganhei meu mega drive 3 edição Mortal Kombat 2 que guardo com a caixa até hoje, é com certeza o melhor console que já joguei, por ter sido presente dos meus pais e claro meu sonho de consumo na época. Adoro playstation 5 e os consoles atuais mas Mega Drive para mim vai além apenas do console, por isso agradeço a tectoy por nos proporcionar isso e a vc claro por ser nosso porta voz e transmitir isso ao Stefano.
👊👊👊
A TEC TOY foi muito inovadora em um momento difícil da economia e com um produto de nicho, utilizando táticas de marketing e publicidade q muitas empresas ainda não usam hoje. Essa entrevista mostrou o case de sucesso q foi a empresa nos anos 80/90, além do conhecimento q estimula ainda mais o amor pelos videogames e a nostalgia q eles geram. Não conhecia o teu canal, parabéns pelo trabalho. Ganhou mais um seguidor. Abraço
Valeu! Abs
O cara agradece a gente ainda kkkk.
E... Com certeza, já compartilhei em vários grupos de Whatsapp... Conteúdo de real qualidade.
👊👊👊👊
Oi Luiz! Parab[ens pelo vídeo! Obrigado por nos trazer essa entrevista super exclusiva! Top demais! Parabéns pelo seu trabalho e pelo canal! Grande abraço!
Valeu, amigo! Abs
Meu amigo, tu foi buscar cobre e só achou foi ouro e diamantes! Agora vai ter que desenterrar esse mini game aí que a Tec Toy fez em parceria com o Ayrton Senna, pois foi um trecho rico demais dessa entrevista. Veio direto da fonte!
Pois é! Fiquei louco pra encontrar esse mini game!
Parabens vcs do retro gamer sao incriveis valeu 👍👍👍👍👍👍👍👍👍
🙏
Lenda. Assisti a entrevista do UOL umas 30 vezes já, uma aula de criatividade que fez a Tectoy ser lembrada até hoje.
👊👊
Parabéns pela entrevista e parabéns para essas pessoas que fizeram do Brasil, um ícone dos videogames. Sinceramente esperamos repetir um dia.
Mto top. Baita entrevista. Arnold super humilde
🙏👊
Que entrevista legal! 👏🏽 Adorei!
Um Video que ficará para posteridade. Assim como o legado da tec toy. Excelente entrevista!
👊👊👊
Maravilha! Ajudou a salvar a história pros gamers anos 90 no Brasil, se viraram no impossível pra fazer dar certo ^^ bora assistir, épico!
👊👊👊
Simplesmente espetacular luiz . Muito obrigado por nos proporcionar algo tão nostálgico assim !!!!
👊👊👊
Entrevista fantástica! Realmente merece um podcast. Muitas e muitas histórias ainda pra contar mas a parte do Ayrton Senna... realmente foi de chorar. Aí em seguida o youtube me indica uma recente entrevista com o Detonator no podcast do Amplifica que ele também menciona o Ayrton... aí é pra acabar. Enfim, muito obrigado pelo vídeo, demais!
👊👊👊👊
Cara que entrevista histórica, parabéns pelo trabalho. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
👊👊👊
Muitos não sabem, mas o sucesso de uma marca... não acontece por acaso... existe as ideias centrais de um diretor ou presidente de uma grande empresa que fazem o negócio fluir! Se o Mastem System e Mega Drive marcou a vida de muitos, isso se deve a esse homem! Não o conhecia, mas o sucesso da SEGA no Brasil de deve a ele.
Que entrevista deliciosa com o homem, a lenda, o mito: Stefano Arnhold! ele juntamente com toda a equipe da época de ouro da empresa fizeram uma revolução no mercado de games e brinquedos. Quem dera esse legado fosse mantido nos dias atuais... Excelente video Luis, sem esquecer, é claro de outra lenda: Tom Kalinske! um forte abraço!!!
👊👊👊
Tec Toy patrimônio brasileiro para o nosso orgulho.
Grande luiz trazendo a melhor parte da história dos vídeos games parabéns pela grandeza dos seus conteúdos um grande abraço.
👊👊👊
Fantásticoooooo.... O canal está maravilhoso, ainda mais com essas entrevistas! Foi maravilhoso assistir essa entrevista.
Valeu 🙏
Nossa que entrevista top, caiu até uma lágrima aqui pela nostalgia, gostei bastante do conteúdo e principalmente a história com Senna top d+
👊👊👊
Nossa, que vídeo sencasional, parabéns pelo trabalho. O Mega Drive fez parte da minha infância e é muito interessante conhecer e ouvir o responsável por tudo o que ocorria nos anos 90 no Brasil.
👊👊👊
Caramba!!! Esse foi um verdadeiro monstro dos negócios, soube como poucos instigar e respeitar seu público.
Cara, eu tô emocionado, de verdade, os 2 são meus ídolos, que trabalho incrível, meus parabéns ! Eu tive a oportunidade de trocar alguns e-mails com o Sr. Stefano e ele foi muito atencioso comigo, pessoas iguais a ele nos deixam orgulhosos de ser Brasileiro, ele é nosso T.K com certeza.
👊👊👊👊
Parabéns pela entrevista.. daria para ter umas 10 horas, tem muito assunto, a parte da Monica, Street Fighter no Master System...
Verdade! Certamente vou entrevista-lo de novo. Abs
orgulho demais do que tectoy fez nos anos 80 e 90 com games aqui no brasil, só temos que agradecer, que entrevista emocionante
👊🙏
A Tec Toy fez uma geração feliz... marcou nossas vidas.. se não fosse ela o Master system não teria explodido aqui no Brasil.. Lembro da novela Tieta da Globo.. Ela chegando de São Paulo na cidadezinha do interior da Bahia (Sergipe) Mangue seco com um Master system novinho para dar de presente ao sobrinho.. a novela era um sucesso de audiência.. E todos os. jovens ficar apaixonados ao ver o ator Dalton Melo jogando Califórnia Games, Hang on.. com aqueles óculos e a pistola.. aquilo fascinou a gente... todo garoto brasileiro passou a sonhar ter um Master system depois daquela propaganda em rede nacional e horário nobre em. plenário rede Globo.. E não foi uma vez somente.. foram alguns capítulos onde o vídeo game aparecia.. ganhei o meu 1991.. kenseiden, Strider, Jogos de verão (clássico.. jogaço) Shadow Dancer, Castle of ilusion, Super Mônaco Gp, Shinob, Alex Kidd... ficaria até amanhã escrevendo nome de jogos que marcaram minha vida
Caramba, eu não lembrava dessas aparições na Tieta! Muito legal! Abs
@@RetroGamerBrasil Não foram só aparições.. O Master System fez parte da trama da novela.. kkkk... lembro de um capítulo que o pescador representado pelo ator José Mayer aposta com outro ator que não me lembro o nome numa partida de futebol no Master.. Era o Ultimate soccer se não me engano... quem ganhasse ganhava um beijo de uma moça.. não me lembro quem era a atriz.. José Mayer ganhou.. rsrsrs.. firam vários capítulos que o vídeo game aparecia.. em um deles eu vi o Califórnia games pela primeira vez.. um monte de gente na sala da casa jogando.. me apaixonei.. o dia que meu pai chegou em casa com aquela caixa eu chorei mano.. abraço aí e parabéns pelo trabalho!