Tecnologia de aplicação de herbicidas: definições

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ต.ค. 2024
  • Quer saber mais sobre plantas daninhas? Acesse o curso: hotmart.com/pr...
    Tecnologia consiste na aplicação dos conhecimentos científicos a determinado processo produtivo.
    Portanto, entende-se por tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas o emprego de todos os conhecimentos científicos que proporcionem a correta colocação do produto biologicamente ativo no alvo, em quantidade necessária, de forma econômica, com o mínimo de contaminação de outras áreas.
    A colocação do produto biologicamente ativo no alvo, neste caso o herbicida, deve ocorrer em quantidade necessária, de forma econômica e com riscos mínimos de contaminação ambiental.
    A tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas é o ato de aplicar o herbicida, considerando a interação de fatores ambientais, econômicos, operacionais, mecânicos e pessoais, na busca de máxima eficiência desse insumo.
    De forma geral, a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, com ênfase nos herbicidas, é uma ciência multidisciplinar com características técnico-científicas inerentes, destinada às pesquisas de equipamentos, processos de obtenção de resultados mais eficientes e econômicos no desenvolvimento e aplicação dos agroquímicos sólidos e líquidos, com a finalidade de minimizar os riscos de contaminação humana e ambiental, com viés econômico e de alto rendimento.
    Seguir este conceito a campo implica maior qualidade e chance de sucesso do tratamento realizado para o controle das plantas daninhas, com menor consumo de recursos humanos, naturais e financeiros, e com menores riscos ao homem e ao ambiente.
    Devem-se considerar, portanto, os aspectos da regulagem do pulverizador (escolha das gotas produzidas pela ponta de pulverização numa pressão de trabalho, a altura de barra e a velocidade de deslocamento), a observação das condições meteorológicas no momento da aplicação, o volume de aplicação, a constituição da calda, as características do alvo, as calibrações e as manutenções dos equipamentos e a habilitação de operadores.
    Referências:
    Aspectos da biologia e manejo das plantas daninhas / organizado por Patricia Andrea Monquero - São Carlos: RiMa Editora, 2014. 430 p.
    Matologia: estudos sobre plantas daninhas / Arthur Arrobas Martins Barroso (Organizador); Afonso Takao Murata (Organizador). -- Jaboticabal: Fábrica da Palavra, 2021.

ความคิดเห็น •