Quando abro algum livro do meu avô (falecido) sempre tem as cinzas dos cigarros dele nos livros ( pq ele lia, e fumava e as cinzas caiam no livro, ele nem se importava). Eu não lembro dele, mas isso é tão legal. Isso foi uma marca dele.
Depois de 13 anos minha cadelinha faleceu. Achar um pelo dela pela casa é sempre um momento de alegria por me levar a apreciar todos os momentos que tivemos juntos.
Oi, Mell! Umberto Eco diz no livro "Como se faz uma tese" que "se o livro for seu e não tiver valor de antiguidade,não hesite em anotá-lo. Não dê crédito àqueles que dizem que os livros são intocáveis. Maior respeito é usá-lo, não pô-lo de lado." Sou dessas!!!!
Sempre tive medo marcar no livro, porque pensava. "e se alguém me pedir emprestado o livro ? Vai ler meus pensamentos pessoais".... Mas agora vejo que se a pessoa quiser ler o meu livro sem os meus pensamentos sobre o texto, então que compre o seu próprio livro.
Sempre fiz anotações nos meus livros. Adoro relê-los depois. E sempre sou julgada por isso 🤔 Uma coisa que eu faço é utilizar lápis de cor ou giz de cera para marcar passagens importantes. Explico: os marcadores de texto, com o tempo, deixam um aspecto estranho no livro, a cor fica muito diferente. Então, faço uma linha com o lápis de cor escolhido para o livro. 😘😘
Eu comecei anotando, depois passei um tempo receosa e hoje eu anoto, sempre que preciso. Passei um tempo trabalhando em um laboratório de restauração e manutenção de livros e sim, vários agentes externos danificam o livro, desde saliva usada para virar a página, a cola dos post its e canetas. O que aprendi dessa experiência? Se for um livro raro e esgotado, cuide. Mas livros que encontramos facilmente, use-o. Pois livro é pra isso, para usarmos da maneira que acharmos mais conveniente.
Mell, sua linda! Quanto mais eu marco meus livros, mais próxima eu me sinto da sua história. Gosto de conversar com a leitura, geralmente faço anotações "bobas" como "RISOS" "AMEI" "THIS!" "WTF" em meio à anotações mais técnicas/sérias/reflexivas. Quando o livro é mais teórico, o céu é o limite para marcações: post-it, marca-texto, flag, lápis, caneta, sinal de fumaça hahahahaha No começo foi difícil criar esse hábito, justamente por causa do "mito" OMG! Isso é um LIVRO *_*, mas o tempo vai passando, os livros se tornam amigos, então por que não conversar com a leitura? Amei o vídeo. Bjs
Um livro com anotações é um livro com memórias. Meu único receio e com marcador de texto, só se for frases impactantes, de resto sublinho com lápis ou marco com post it. Eu considero importante escrever as impressões durante a leitura, ajuda na construção do nosso próprio entendimento.
Eu comecei a fazer marcações recentemente, até pouco tempo tinha muito dó de escrever no livro, mas acabou que a minha experiência foi bem positiva. Notei que acabo aproveitando muito mais a leitura, me concentro melhor e até canso menos. E não é nada que vai danificar o livro mesmo.
Escrever eu ainda tenho receio, mas eu comecei a me encorajar a grifar com marca texto em alguns e escrevo trechos em apostila ou livros de estudo. Comecei a achar interessante quando eu pegava emprestado ou ganhava algum livro já grifado, e adorava ver o que a outra pessoa grifou, pois conheço um pouco do que marcou pra pessoa, e isso é muito bacana. Enquanto eu queria escrever isso vc falou também disso kkkk também adoro dedicatórias e essa parte tão especial de cada um, que pode servir de inspiração para o próximo que lê também.
Eu também não tinha esse hábito, mas é muito útil. Procuro sublinhar de verde as afirmações, negações e conclusões. Os argumentos eu sublinho de amarelo. E trechos relevantes sublinho de rosa. Além disso, gosto de resumir algumas passagens complicadas nas margens; como também anotar números de outras páginas que tratam do mesmo assunto. Também gosto de enumerar os raciocínios para seguir de forma mais proveitosa; e anotar, com algarismo romano, as sequências dos assuntos. Um método que me ajuda à memorizar o conteúdo do livro é o delineamento dele. Além de ajudar a manter a atenção durante a leitura, te ajuda estrutura-lo de forma organizada e de fácil manuseio para uma consulta posterior.
Livros "literários" eu não tenho coragem de escrever diretamente na página rsrsr. Geralmente faço minhas reflexões por meio de post it. Já os meus livros da faculdade são muuuito marcados, uso de tudo. Porque assim como você eu só aprendo e memorizo por meio de uma leitura ativa, se eu tão somente ler parece que depois de um tempo eu não o fiz. Abraços. Juliana
Sempre tive receio de escrever, até entrar no curso de letras. Tive um professor de literatura que quebrou esse paradigma pra mim dizendo que um autor era um leitor com lápis na mão. Depois do curso eu passei a deixar pra lá e escrever, grifar, circular e o escambau. Não uso nada além de lápis, mas me sinto bem liberta. Inclusive acho legal quando leio de novo e percebo nuances do que eu pensei/senti em outras leituras. Tb adoro comprar livros que vêm com outras marcas. E meus amigos até brincam que ler meus livros tem sempre um up, que é ler, além da história, um pouco de mim. É uma troca ótima.
Eu uso flags nos de literatura. Quando eu estudava, tanto graduação, no mestrado e recentemente no doutorado, sempre marquei com caneta, lápis e post-its. Tirando livros raros e livros que são de bibliotecas ou emprestados de alguém, livro é para ser lido, usado, consumido!
Eu fiz um carimbo personalizado com o meu nome e lugar para anotar a data que o li. Acho lindo um livro marcado, uso post-it e marco com lapiseira, as vezes quando sinto saudade da historia, vou ler minhas anotações nele e quase volto no tempo! Acho tão lindo quando lembro a data que li o A Escolha e acho maravilhoso esse momento 💞
Super faço isso... aprendi a marcar, destacar e escrever em meus livros na graduação de História. No início também tinha receio. Muitas vezes eu precisava refletir sobre as passagens e pensamentos de alguns teóricos, filósofos, historiadores... e destacar esses trechos, anotando minhas observações, super me ajudava a entender e memorizar o que precisava. Mesmo que depois, eu mesma, fosse contra as minhas próprias idéias. Me identifico muito com esse método... não se já aconteceu com você, em uma releitura, discordar totalmente do que anotou... Parabéns pelo conteúdo do canal, adoro seus vídeos, sempre que posso estou por aqui... Abraços
Não há paixão maior em minha vida do que os livros. Fato. E acho que fazendo anotações, sublinhando, desenhando Ou fazendo qualquer outra coisa, estou "consumindo" aquele livro, pegando aquelas palavras para mim, de forma íntima. Não vejo esse ato como uma violência contra o livro, mas como se, de certa forma, me enraizando naquelas palavras.
Me identifiquei muito com você nesse vídeo. Sou exatamente igual. Acho que grifar e escrever no livro além de me aproximar dele ainda me ajuda a lembrar de detalhes que eu poderia esquecer. Adorei esse estilo de vídeo. Beijos😙
Mell, acho que esse lance de marcar o livro é realmente algo muito pessoal. Faço as minhas marcações e não vejo problema algum nisso. Mas antes já fui aquele leitor que realmente achava um pecado mortal rabiscar uma obra. Não há coisa melhor do que olhar para um livro com anotações e marcações, é como se conhecêssemos também um pouco de quem os marcou.
Também costumava tratar o livro como objeto intocável. Hoje o trato como objeto cabível de história. Como você disse, marcar um livro e marcar você mesmo nele. Amo dedicatórias e anotações de estranhos também.
Oi,Mell! eu faço anotações no livro a lapis,uso as canetas marca texto e posteriormente eu refaço a leitura de pagina por pagina dando enfase as anotações e os grifos e procedo a INDEXAÇÃO das pagina lidas em sintese de todo livro.
Mel, querida, já te acompanho por um bom tempo, sou pedagoga, psicopedagoga e estou fazendo a monografia em neuroeducação, então a leitura faz parte de minha vida, sou leitora desde pequena e você incentiva bastante. Meu jeito de escrever no livro é bem parecido com o seu uso as flags, post-it, e ainda um caderninho para passagens ou pensamentos grandes.
Aprendi a escrever nos livros no IEL tbém. Antes eu achava q o estragaria se escrevesse nele. Mas qdo comecei a ver como era legal ler observações das pessoas nos livros das bibliotecas eu acabei perdendo esse preconceito.
Muito bom. Nunca marquei nada em livros! Marcá-los com canetinhas para mim é um ultraje! KkkkK Vou comprar essas Flags para testar... Parecem ótimas para colocá-las naquelas passagens que queremos reler tempos depois...
Sempre tive receio de marcar e anotar nos livros, até começar a monografia/TCC. Depois dessa etapa, passei a grifar, anotar, fazer observações nas minhas obras. Me ajuda demais! Eu entro ainda mais na história, me envolvo com os personagens e consigo memorizar ainda mais o enredo. Gosto de marcar informações importantes, frases que me marcaram, indicações ou referências de outras obras, palavras/fatos desconhecidos ou qualquer frase que me agrade. Amei o vídeo, Mel! Me identifiquei demais! 💚
Tudo tem dois lados, eu não marco mas estou pensando em começar a marcar, por isso procurei o vídeo. Mas enfim, por um lado é bom, porque você pode relembrar as coisas que você leu, achar citações ou trechos importantes etc. Por outro lado, eu gosto de anotar em um caderno porque quando eu releio o livro eu não me prendo às minhas primeiras impressões dos trechos, posso lê-los como se fosse a primeira vez que estivesse lendo. Mas, pra estudar o livro eu acho super importante marcar. Ainda não tomei minha decisão porque sou muito apegada aos livros mesmo. Mas é isso
Como vc mesma disse, acho que as anotações tornam o livro um objeto mais pessoal. Apesar de eu ter o maior luxo com eles, sempre grifo e anoto nas bordas (mas à lápis). Gosto de deixar um pouquinho de mim neles e, caso volte a relê-los no futuro, gosto de ver a minha impressão sobre determinada passagem e como é possível mudarmos nossa visão e interpretação com o passar do tempo!
6 ปีที่แล้ว
Eu sublinho, escrevo, mas sempre de lápis. De caneta nunca! Kkkkkk só agora dm Dom Quixote eu grifei umas notas de rodapé com marca texto o.O amooooo escrever nos livros, me ajuda muito a prestar mais atenção e a voltar em partes importantes que eu preciso consultar depois. Super entendo quando vc diz que assim deixamos parte de nós no livro. Tenho um estojo pra canetas, lápis, borracha e tal; e outro pros post its e flags
muito otimo as dicas estou amando a leitura pra mim sempre foi um grande desafio, mais a parti de hoje tomei isso como meta para que eu crie mais conhecimento.
eu sempre grifo anoto na lateral com lápis. isso ajuda e personalisa o livro. trato-o como uma experiência passada, se o livro tá anotado significa que eu passei por ele e ele por mim. Mel, você já leu o novo livro da Fernanda Torres, Glória e o Cortejo dos Horrores ?
Cara to quase acabando e comecei ontem. Ele é super fluido e divertido e pesado ao mesmo tempo. Fernanda Torres me surpreendeu como autora, faça uma resenha dele hehhee se possível
Eu marco ultimamente, mas antes eu também não marcava. Hoje acho que personaliza meu livro. Além do mais faz minha leitura ser interativa. Uso muito as Frixion, canetas que apagam. Além, é claro, de lapiseiras, outras canetas, post its, flags, etc. mas para escrever no livro eu gosto muito das Frixion.
Pois eu grifo com marca texto, uso post it, escrevo qdo necessário, em meus livros. Qdo o livro não é meu eu faço anotações em agendas q eu reservo exclusivamente p isso. Até p q essa coisa de post it só chegou em minha cidade a uns 5 anos e como sou de outra geração, sempre fui adepta das anotações, dos cadernos de poesias, do romantismo, (não estou dizendo q isso seja exclusivo da década de 80 e 90) e releio as vezes o q escrevi quando bate aquela saudade, a nostalgia. Gostei de todos os comentários. I love It. 📚😍😊
Muito legal o seu canal! Eu morro de dó de anotar no livro, mas estou revendo os meus conceitos, pois as anotações nos possibilita uma relação mais estreita e de maior compreensão, pelo menos para mim.
Adorei seu vídeo, sempre tive curiosidade de ver o que outras pessoas ressaltam. Eu sublinho ou escrevo à lápis e também marco passagens com post it. Acho que deixar a nossa impressão no livro é uma forma de nos relacionarmos com ele.
Eu grifo com lápis, marco as palavras que não sei o significado e coloco ao lado. Também uso post - it de diferentes modelos e cores e também aqueles de plástico transparente. Não tenho problemas quanto a isso, mas só faço se o livro for meu 😂.
Amei o vídeo Mel ❤️ Ouve um tempo em que eu tive um preconceito em marcar livros, mas concordo com vc em relação a tudo, realmente vc presta mais atenção marcando uma frase ou refletindo sobre ela. Achei muito legal mesmo 😉
Não suporto de maneira alguma marcar diretamente as páginas com caneta ou lápis. Não é por materialismo, é que me dá agonia mesmo, mas pra quem marca numa boa, beleza, cada um na sua. Eu também não costumo parar para fazer anotações (a não ser que seja extremamente necessário), isso acaba me fazendo perder o ritmo e me atrapalha. O que faço muito é usar os marcadores. Geralmente uso uma cor para marcar trechos que acho importantes ou bonitos e de outra cor para marcar termos ou indicações para uma pesquisa mais aprofundada.
Eu grifo a lápis, anoto a lápis nas laterais das páginas e uso flags pra encontrar minhas marcações e assim revisar o livro depois. Sinto também com isso que a leitura se torna um diálogo com o livro em vez de uma simples absorção de informação. O processo também melhora minha memória sobre a história em si, como pontuado. E no meu caso, como estou montando uma biblioteca que quero deixar para os meus filhos, acho importantíssimo deixar minha marca nos livros. Acho que eles vão gostar de saber o que eu pensei enquanto lia aquelas páginas e isso pode tornar a experiência deles mais pessoal e especial. :)
Parei nesse vídeo porque sim, eu coloco o "reproduzir tudo" desse canal hahaha Eu sinto exatamente isso quando marco meus livros. É poético, é um relacionamento... É um diálogo íntimo com o autor. Amo as marquinhas que faço e que encontro nos livros usados.
Adoro marcar e escrever nos meus livros, mas apenas com lápis de escrever. E uso muitas flags também rsrs Tenho um caderno de resenhas onde escrevo minhas passagens favoritas, a história e o final dela. Nesse caderno uso muitos post-its :)
Adoro seus vídeos! Tenho mesma mania que a tua de anotar. E só fazendo uma observação, (é algo que aprendi na faculdade que fiz de Moda e nunca mais esqueci) o correto seria dizer tons PASTEL, pq quando dizemos pastéis remete a comida. Bom, é algo que aprendi na faculdade por se tratar de cores/tons. Posso estar equivocada, mas é o que aprendi! Bjs 😘
Amei o vídeo Mell! Me identifiquei muito contigo, no início eu tinha "dó" de marcar o livro mas hoje eu acho mágico usufruir do livro dessa forma. Você realmente estuda o livro marcando, anotando...
Nossa, me identifiquei muito com vc! No meu caso, quando estou lendo livros para lazer costumo marcar apenas com flags ou não colocar nada no livro e ir postando frases no skoob, mas quando são livros de estudo eu marco com lápis, com marca texto, com flags e faço várias anotações no próprio livro, pq sinto que dessa forma eu apreendo mais o que ele quer passar e o que entendo dele. Até ano passado eu tbm tinha uma relação mais distanciada do livro do papel das páginas dele, mas hoje escrevo neles como uma amiga, como uma aluna.
No início da minha experiência como leitora, confesso que eu tinha um pouco de dó de grifar com marca-texto. Eu anotava num caderno. Mas com o tempo eu fui vendo que a destacar trechos interessantes dos livros é uma experiência muito legal e que faz com que o livro seja ainda mais marcante para a nossa experiência como leitor. Hoje eu destaco tanto com post-it, flags ou marca-texto e acho muito legal.
Oi, Mell! Eu ainda não consigo marcar diretamente no livro, principalmente porque penso que depois de ler vou querer trocar ou dá-lo para alguém! Então uso bastante as "flags" pra marcar frases ou parágrafos que quero anotar depois (tenho um caderno de citações e um de resenhas) e uso os post-its de papel para anotar minhas ideias sobre algumas partes (como tu mostraste ali no vídeo). Eu só marco diretamente textos ou livros de estudo mesmo, mas gosto de usar lápis de cor, fica tão lindo!
Antes eu costumava marcar os livros/textos lidos, mas na faculdade, diferente de você, mudei meu hábito, por causa de uma professora que falou o seguinte: quando você marca o texto, você vicia sua próxima leitura, você, provavelmente, não enxergará novas coisas no texto. Para mim fez sentido e mudei. Hoje só uso marcações móveis, post-it e afins.
Livros de estudo eu marco com caneta, lápis, marca texto (mesmo não gostando que as vzs a marcação passa pra outra página). Mas com livros de ficção sou mais conservadora. Prefiro ir anotando as págs. pra colocar num diário de leitura dps :) No máximo marco a lápis os trechos com parênteses ou asterisco rsrs
Adorei suas marcações. :) Eu grifo a lápis. Mesmo que nunca vá apagar. Não tenho coragem de usar marca-texto. Estou namorando estes em tons pastéis para usar no meu caderno de pensamentos.
"nunca use caneta para riscar o livro, isso fere o livro." Professor Aloisio Surgik, Doutor em Direito Romano e catedrático na Universidade de Roma e a maior autoridade em Direito Romano no mundo.
Tá bom, agora o Aloísio é dono da verdade do mundo 🙄 a pessoa pode ser "maior autoridade" do que for, quando se trata de opinião e gosto, não há "autoridade".
@@dandara8074 não querida, só fiz uma menção honrosa ao falecido Dr. Aloísio. Depois que ele disse isso, fiquei super mal em usar canetas para riscar meus preciosos livros kkkkkkk
Bem, falando do ponto de vista da conservação, acelera sim a degradação (não sou especialista, mas o fato de você depositar a "substância" do lápis, e depois da borracha caso queira tirar faz com que as folhas envelheçam mais rápido). Mas, falando do ponto de vista de absorção e de objeto (afinal, vc comprou é seu), não vejo problema. Eu uso muito post-its e anoto neles, não consigo mais ler e não deixar meus pensamentos registrados!
Bom dia Mell Ferraz, parabenizo pelo canal, te acompanho e te admiro. Como devo anotar e identificar um l livro meu, e como devo fazer dedicatórias. Obrigado....
A dificuldade que tenho no ereader é justamente não conseguir fazer isso :( principalmente em livros acadêmicos. Literatura eu só uso as bandeirinhas coloridas, até porque na maioria das vezes estou no ônibus e fica difícil escrever rs O que me ajuda muito é manter um caderno de anotações também, onde coloco impressões e análises sobre os textos. Partes que me marcou, o que me fez pensar, análises sobre o período histórico, o gênero literário, as marcas de época e gênero.
Sempre fui muito cuidadosa e achava um absurdo, mas hoje estou mais flexível sobre marcações. A única coisa que me incomoda mais é machucar a lombada, 😓 mas daí tenho que pensar que não é de propósito e tals. Kkkkk
Oi, Mell Tudo bem? Quando a alguns meses comecei a anotar em livros mais teoricos por assim dizer no inicio quando eu via ficava meio incomodada, mas depois de um tempo me acostumei e simplesmente achei necessario. Faço mais isso com livros teoricos por assim dizer, os outros livros apenas marco com post-it e com notinhas de post-it.
tem pouco tempo que comecei a marcar e fazer anotações nos meus livros,pq antes eu tinha receio de marcar,eu achava errado,mas eu comecei a ter a necessidade de marcar partes que eu mais gostava,demonstrar o que senti lendo aquela cena...Mas eu só faço quando releio algum livro,pq eu tenho medo de marcar e acabar não gostando do livro e depois não ter como vender ou trocar(pq muita gente não gosta de livro marcado)... Minha visão da leitura mudou demais quando eu comecei a marcar,eu sinto muito mais a emoção da cena que eu marquei!
Nós somos "marcados" pelo tempo, pela vida, pelo movimento dialético da existência, pq achamos que os livros não devem ser?! Mesmo que não os marquemos, o tempo os marcará, pois, queiramos ou não, eles envelhecerão! Então, eu marco sim com post it, marca-textos e similares e não vejo problema algum nisso!
Eu passei a fazer anotações nos livros agora... e realmente está me ajudando a prestar mais atenção e a lembrar do livro. Minha memória também não é tão boa
Caiu na hora certa esse vídeo ! Logo agora que lendo a Odisseia tive coragem pra fazer isso, sou estudante de filosofia e senti uma necessidade imensa de grifar pq o texto é bem complicado, mas muito boa a leitura, mas requer atenção e esforço, e além de tudo precisa sentir o texto! Então eu grifei com esses marcadores de textos haha tô pensando em fazer isso mais com livros que eu estudo pra universidade. Nos outros normais eu coloco post-its mesmo com pensamentos meus e tals kkk adoro. Amei o vídeo ;)
Sempre tive vontade de anotar e só não anotava porque também considerava errado (da onda vem isso, gente?). Depois de trabalhar por um tempo com grupos de compreensão leitora na faculdade e ver como ajudava as crianças, larguei de mão e comecei a anotar mesmo. Minha memória também é horrível e além de isso me ajudar muito nisso, também intensifica uma relação afetiva minha tanto com os personagens quanto com o próprio autor. Eu escrevo, desenho coração quando me emociono e, principalmente, amo ver o que já escrevi em livros já lidos. Amo esse contato com essa eu de um outro momento. Como você disse, é um pedacinho nosso que deixamos no livro :)
Anotar nem sempre é positivo, digo isso não por questões estéticas. Na minha visão, quando você faz uma marcação (principalmente crítica), numa possível revisão, você provavelmente irá se manter presa as mesmas ideias e conclusões anteriores. Então tomem cuidado com as marcações para não marcarem de uma forma que te torne apenas um replicador de conteúdo.
Amo escrever/marcar meus livros. Às vezes não o faço por não estar com lápis/marca-texto por perto (teria de interromper a leitura e buscar), mas costumo dobrar o cantinho da página para me lembrar de mais tarde grifar/anotar. Costumo anotar sempre a lapiseira 0.5 (como minha letra é pequena, se encaixa melhor). E o marca-texto é daquele laranjão mesmo, rsrs.
Mel esse assunto de marcar livros fazer anotações ainda é difícil pra algumas pessoas, eu li meu primeiro livro em 2015 de lá pra CA li vários outros mais no comerço desse ano limpando eles eu percebi q o q a história ta gravada do começo meio e fim foi os q eu marquei com marca texto, canetas e post it dai em diante eu marco mesmo é meu tenho uma filha de 1 ano e espero q ela leia meus livros e veja minhas anotações e veja diferentes fases da minha vida pode ser q ate ajude ela me conhecer melhor!
Me tira uma dúvida. Com O tempo a caneta e o marca texto atravessam a folha. É melhor usar lápis e lápis de cor? Ou tem algum marca texto que não vai com o tempo atravessar a folha?
Me identifiquei muito com a parte de pegar spoiler de livro nas aulas da faculdade e na maioria das vezes nem é a aula daquele livro mesmo. Logo na primeira aula de literatura brasileira peguei spoiler de Grande Sertão Veredas.
Eu prefiro fazer anotações diretas no livro (inclusive se tornou hábito muito recentemente), mas tem livros que não possuem muito espaço para isso, então eu uso esses blocos adesivos retangulares. Eu considero que se eu não quis fazer comentários no livro a leitura não está sendo tão proveitosa assim e deixo de lado para ler com mais atenção em outro momento.
finalmente encontrei alguém que lê e escreve nos livros igual eu kkkkkk... Eu ainda faço resumo no final do capítulo (se tiver espaço ou aquela página em branco separando um do outro), ou faço um resumo numa folha e deixo dentro do livro.
Costumo não emprestar os livros que fiz alguma anotação, porque normalmente se torna algo muito pessoal, isso quando não são livros teóricos. Eu gosto de riscar os livros por isso, voltar neles tempo depois e reler é como se ao mesmo tempo você estivesse relendo um diário seu.
Mell Ferraz Bom dia! no minuto: 11:11 Vc colocou no livro escrito assim: "Menos alegria e muito mais felicidade". Penso eu que existe uma diferença entre alegria X felicidade. Eu,
Eu não tinha do hábito de rabiscar os livros, mas atualmente com a faculdade de Letras criei o hábito de rabiscar os textos teóricos e, aos poucos, isso está se passando para os livros literários... O livro que pesquiso na iniciação científica já está todo rabiscado hahaha
Quando abro algum livro do meu avô (falecido) sempre tem as cinzas dos cigarros dele nos livros ( pq ele lia, e fumava e as cinzas caiam no livro, ele nem se importava). Eu não lembro dele, mas isso é tão legal. Isso foi uma marca dele.
♥
Depois de 13 anos minha cadelinha faleceu. Achar um pelo dela pela casa é sempre um momento de alegria por me levar a apreciar todos os momentos que tivemos juntos.
Oi, Mell! Umberto Eco diz no livro "Como se faz uma tese" que "se o livro for seu e não tiver valor de antiguidade,não hesite em anotá-lo. Não dê crédito àqueles que dizem que os livros são intocáveis. Maior respeito é usá-lo, não pô-lo de lado." Sou dessas!!!!
Sempre tive medo marcar no livro, porque pensava. "e se alguém me pedir emprestado o livro ? Vai ler meus pensamentos pessoais"....
Mas agora vejo que se a pessoa quiser ler o meu livro sem os meus pensamentos sobre o texto, então que compre o seu próprio livro.
👏👏
exatamente
Sempre fiz anotações nos meus livros. Adoro relê-los depois. E sempre sou julgada por isso 🤔 Uma coisa que eu faço é utilizar lápis de cor ou giz de cera para marcar passagens importantes. Explico: os marcadores de texto, com o tempo, deixam um aspecto estranho no livro, a cor fica muito diferente. Então, faço uma linha com o lápis de cor escolhido para o livro. 😘😘
Eu na vida😊😊
@@videospregacao1464 vou aderir
Eu comecei anotando, depois passei um tempo receosa e hoje eu anoto, sempre que preciso. Passei um tempo trabalhando em um laboratório de restauração e manutenção de livros e sim, vários agentes externos danificam o livro, desde saliva usada para virar a página, a cola dos post its e canetas. O que aprendi dessa experiência? Se for um livro raro e esgotado, cuide. Mas livros que encontramos facilmente, use-o. Pois livro é pra isso, para usarmos da maneira que acharmos mais conveniente.
Minhas anotações são, em sua grande maioria, em livros eletrônicos. Com backup e backup do backup.
Ótimas observações sobre o uso do livro. O errado é não lê-lo. Acho lindo um livro com anotações, marcadores de cores etc.
fica com mais vida
Mell, sua linda!
Quanto mais eu marco meus livros, mais próxima eu me sinto da sua história. Gosto de conversar com a leitura, geralmente faço anotações "bobas" como "RISOS" "AMEI" "THIS!" "WTF" em meio à anotações mais técnicas/sérias/reflexivas.
Quando o livro é mais teórico, o céu é o limite para marcações: post-it, marca-texto, flag, lápis, caneta, sinal de fumaça hahahahaha
No começo foi difícil criar esse hábito, justamente por causa do "mito" OMG! Isso é um LIVRO *_*, mas o tempo vai passando, os livros se tornam amigos, então por que não conversar com a leitura?
Amei o vídeo.
Bjs
Concordo contigo! E fico feliz por ter curtido o vídeo ;)
também faço isso! :O *-*
Um livro com anotações é um livro com memórias. Meu único receio e com marcador de texto, só se for frases impactantes, de resto sublinho com lápis ou marco com post it. Eu considero importante escrever as impressões durante a leitura, ajuda na construção do nosso próprio entendimento.
Quando marco, uso lápis grafite tbm.
Acho que quando lemos muito, é fundamental anotar! Não dá para confiar apenas na memória!
No meu caso, concordo :)
Concordo
Discordo, não é de forma alguma errado, mas n acho fundamental.
Nossa memória está em constante movimento. Anotar me ajuda a perceber os caminhos que ela percorreu.
@@GusmaoPedro Pode não ser fundamental, mas é algo inteligente a se fazer.
Eu comecei a fazer marcações recentemente, até pouco tempo tinha muito dó de escrever no livro, mas acabou que a minha experiência foi bem positiva. Notei que acabo aproveitando muito mais a leitura, me concentro melhor e até canso menos. E não é nada que vai danificar o livro mesmo.
Ler sem anotar é como viajar sem fotografar.
Curti essa analogia.
Frase ótima! Usarei pra vida!!!
Muito boa
Sim!!
não faço os dois kkkkkkkkkkkkkkkk
Escrever eu ainda tenho receio, mas eu comecei a me encorajar a grifar com marca texto em alguns e escrevo trechos em apostila ou livros de estudo. Comecei a achar interessante quando eu pegava emprestado ou ganhava algum livro já grifado, e adorava ver o que a outra pessoa grifou, pois conheço um pouco do que marcou pra pessoa, e isso é muito bacana. Enquanto eu queria escrever isso vc falou também disso kkkk também adoro dedicatórias e essa parte tão especial de cada um, que pode servir de inspiração para o próximo que lê também.
Eu também não tinha esse hábito, mas é muito útil.
Procuro sublinhar de verde as afirmações, negações e conclusões. Os argumentos eu sublinho de amarelo. E trechos relevantes sublinho de rosa.
Além disso, gosto de resumir algumas passagens complicadas nas margens; como também anotar números de outras páginas que tratam do mesmo assunto.
Também gosto de enumerar os raciocínios para seguir de forma mais proveitosa; e anotar, com algarismo romano, as sequências dos assuntos.
Um método que me ajuda à memorizar o conteúdo do livro é o delineamento dele. Além de ajudar a manter a atenção durante a leitura, te ajuda estrutura-lo de forma organizada e de fácil manuseio para uma consulta posterior.
Livros "literários" eu não tenho coragem de escrever diretamente na página rsrsr. Geralmente faço minhas reflexões por meio de post it. Já os meus livros da faculdade são muuuito marcados, uso de tudo. Porque assim como você eu só aprendo e memorizo por meio de uma leitura ativa, se eu tão somente ler parece que depois de um tempo eu não o fiz. Abraços.
Juliana
Engraçado que li imaginando sua voz, Juliana hahaha.
Hahaha. Um inscrito do canal! Bom feriado, Mateus. Abraços.
Em Diálogo Ouvi uma bibliotecária dizer que post it mancha o livro, p/evitar isso basta usar produtos acid free, tipo material de Scrappybook.
Existem post-its que não agridem o livro, como os da 3M.
Sempre tive receio de escrever, até entrar no curso de letras. Tive um professor de literatura que quebrou esse paradigma pra mim dizendo que um autor era um leitor com lápis na mão. Depois do curso eu passei a deixar pra lá e escrever, grifar, circular e o escambau.
Não uso nada além de lápis, mas me sinto bem liberta. Inclusive acho legal quando leio de novo e percebo nuances do que eu pensei/senti em outras leituras. Tb adoro comprar livros que vêm com outras marcas. E meus amigos até brincam que ler meus livros tem sempre um up, que é ler, além da história, um pouco de mim. É uma troca ótima.
Eu uso flags nos de literatura. Quando eu estudava, tanto graduação, no mestrado e recentemente no doutorado, sempre marquei com caneta, lápis e post-its. Tirando livros raros e livros que são de bibliotecas ou emprestados de alguém, livro é para ser lido, usado, consumido!
Eu fiz um carimbo personalizado com o meu nome e lugar para anotar a data que o li. Acho lindo um livro marcado, uso post-it e marco com lapiseira, as vezes quando sinto saudade da historia, vou ler minhas anotações nele e quase volto no tempo! Acho tão lindo quando lembro a data que li o A Escolha e acho maravilhoso esse momento 💞
Monique Esteves é muito gostoso mesmo voltar às próprias anotações, é um encontro consigo própria :)
Carimbo! Boa ideia! Só tenho um com meu nome e celular, mas parei de usar pq às vezes é ruim repassar o livro e seu celular continuar ali...
Super faço isso... aprendi a marcar, destacar e escrever em meus livros na graduação de História. No início também tinha receio.
Muitas vezes eu precisava refletir sobre as passagens e pensamentos de alguns teóricos, filósofos, historiadores... e destacar esses trechos, anotando minhas observações, super me ajudava a entender e memorizar o que precisava. Mesmo que depois, eu mesma, fosse contra as minhas próprias idéias.
Me identifico muito com esse método... não se já aconteceu com você, em uma releitura, discordar totalmente do que anotou...
Parabéns pelo conteúdo do canal, adoro seus vídeos, sempre que posso estou por aqui... Abraços
Não há paixão maior em minha vida do que os livros. Fato.
E acho que fazendo anotações, sublinhando, desenhando Ou fazendo qualquer outra coisa, estou "consumindo" aquele livro, pegando aquelas palavras para mim, de forma íntima.
Não vejo esse ato como uma violência contra o livro, mas como se, de certa forma, me enraizando naquelas palavras.
Também mudei minha opinião sobre marcar o livro assim e, hoje, tenho a mesma percepção que você. Ótimo vídeo, Mell!
Me identifiquei muito com você nesse vídeo. Sou exatamente igual. Acho que grifar e escrever no livro além de me aproximar dele ainda me ajuda a lembrar de detalhes que eu poderia esquecer. Adorei esse estilo de vídeo. Beijos😙
Mell, acho que esse lance de marcar o livro é realmente algo muito pessoal. Faço as minhas marcações e não vejo problema algum nisso. Mas antes já fui aquele leitor que realmente achava um pecado mortal rabiscar uma obra. Não há coisa melhor do que olhar para um livro com anotações e marcações, é como se conhecêssemos também um pouco de quem os marcou.
Também costumava tratar o livro como objeto intocável. Hoje o trato como objeto cabível de história. Como você disse, marcar um livro e marcar você mesmo nele.
Amo dedicatórias e anotações de estranhos também.
Acho legal, em minhas próximas leituras tentarei fazer. Obrigada ❤
eu também adoro livros de sebos com marcações, e deixo minhas marcas.🌹
ÉRICA Macleo eu tbm gosto de livros de sebos com marcaçoes. Gosto de ver o que os outros pensaram quando leram. Saber quem tinha aquilo antes de mim
Oi,Mell! eu faço anotações no livro a lapis,uso as canetas marca texto e posteriormente eu refaço a leitura de pagina por pagina dando enfase as anotações e os grifos e procedo a INDEXAÇÃO das pagina lidas em sintese de todo livro.
Mel, querida, já te acompanho por um bom tempo, sou pedagoga, psicopedagoga e estou fazendo a monografia em neuroeducação, então a leitura faz parte de minha vida, sou leitora desde pequena e você incentiva bastante. Meu jeito de escrever no livro é bem parecido com o seu uso as flags, post-it, e ainda um caderninho para passagens ou pensamentos grandes.
Quando leio, faço tudo isso que você faz.Faz sentido e é uma forma de não se perder na leitura.Na leitura identifiquei-me com você.
Sempre quis marcar trechos de minhas leituras ,mas tinha dúvidas de como fazer essas marcações!
Obrigada e parabéns! Amo seus vídeos! 😀
Aprendi a escrever nos livros no IEL tbém. Antes eu achava q o estragaria se escrevesse nele. Mas qdo comecei a ver como era legal ler observações das pessoas nos livros das bibliotecas eu acabei perdendo esse preconceito.
Muito bom.
Nunca marquei nada em livros!
Marcá-los com canetinhas para mim é um ultraje! KkkkK
Vou comprar essas Flags para testar...
Parecem ótimas para colocá-las naquelas passagens que queremos reler tempos depois...
Sempre tive receio de marcar e anotar nos livros, até começar a monografia/TCC. Depois dessa etapa, passei a grifar, anotar, fazer observações nas minhas obras. Me ajuda demais! Eu entro ainda mais na história, me envolvo com os personagens e consigo memorizar ainda mais o enredo. Gosto de marcar informações importantes, frases que me marcaram, indicações ou referências de outras obras, palavras/fatos desconhecidos ou qualquer frase que me agrade.
Amei o vídeo, Mel! Me identifiquei demais! 💚
Eu tbm marco tudo! Uso giz de cera! Tem uns da Moranguinho que parecem uma lapiseira. 😍
Amei. Penso da mesma forma. Rabisco tudo❤
Tudo tem dois lados, eu não marco mas estou pensando em começar a marcar, por isso procurei o vídeo. Mas enfim, por um lado é bom, porque você pode relembrar as coisas que você leu, achar citações ou trechos importantes etc. Por outro lado, eu gosto de anotar em um caderno porque quando eu releio o livro eu não me prendo às minhas primeiras impressões dos trechos, posso lê-los como se fosse a primeira vez que estivesse lendo. Mas, pra estudar o livro eu acho super importante marcar.
Ainda não tomei minha decisão porque sou muito apegada aos livros mesmo. Mas é isso
Como vc mesma disse, acho que as anotações tornam o livro um objeto mais pessoal. Apesar de eu ter o maior luxo com eles, sempre grifo e anoto nas bordas (mas à lápis). Gosto de deixar um pouquinho de mim neles e, caso volte a relê-los no futuro, gosto de ver a minha impressão sobre determinada passagem e como é possível mudarmos nossa visão e interpretação com o passar do tempo!
Eu sublinho, escrevo, mas sempre de lápis. De caneta nunca! Kkkkkk só agora dm Dom Quixote eu grifei umas notas de rodapé com marca texto o.O amooooo escrever nos livros, me ajuda muito a prestar mais atenção e a voltar em partes importantes que eu preciso consultar depois. Super entendo quando vc diz que assim deixamos parte de nós no livro. Tenho um estojo pra canetas, lápis, borracha e tal; e outro pros post its e flags
muito otimo as dicas estou amando a leitura pra mim sempre foi um grande desafio, mais a parti de hoje tomei isso como meta para que eu crie mais conhecimento.
eu sempre grifo anoto na lateral com lápis. isso ajuda e personalisa o livro. trato-o como uma experiência passada, se o livro tá anotado significa que eu passei por ele e ele por mim. Mel, você já leu o novo livro da Fernanda Torres, Glória e o Cortejo dos Horrores ?
Ainda não, vc já? Gostou?
Cara to quase acabando e comecei ontem. Ele é super fluido e divertido e pesado ao mesmo tempo. Fernanda Torres me surpreendeu como autora, faça uma resenha dele hehhee se possível
Eu marco ultimamente, mas antes eu também não marcava. Hoje acho que personaliza meu livro. Além do mais faz minha leitura ser interativa. Uso muito as Frixion, canetas que apagam. Além, é claro, de lapiseiras, outras canetas, post its, flags, etc. mas para escrever no livro eu gosto muito das Frixion.
Pois eu grifo com marca texto, uso post it, escrevo qdo necessário, em meus livros. Qdo o livro não é meu eu faço anotações em agendas q eu reservo exclusivamente p isso. Até p q essa coisa de post it só chegou em minha cidade a uns 5 anos e como sou de outra geração, sempre fui adepta das anotações, dos cadernos de poesias, do romantismo, (não estou dizendo q isso seja exclusivo da década de 80 e 90) e releio as vezes o q escrevi quando bate aquela saudade, a nostalgia. Gostei de todos os comentários. I love It. 📚😍😊
Muito legal o seu canal!
Eu morro de dó de anotar no livro, mas estou revendo os meus conceitos, pois as anotações nos possibilita uma relação mais estreita e de maior compreensão, pelo menos para mim.
Adorei seu vídeo, sempre tive curiosidade de ver o que outras pessoas ressaltam. Eu sublinho ou escrevo à lápis e também marco passagens com post it. Acho que deixar a nossa impressão no livro é uma forma de nos relacionarmos com ele.
Eu grifo com lápis, marco as palavras que não sei o significado e coloco ao lado. Também uso post - it de diferentes modelos e cores e também aqueles de plástico transparente. Não tenho problemas quanto a isso, mas só faço se o livro for meu 😂.
Amo bastante o seu canal. A forma como você expõe a sua paixão e cuidado pela leitura e sua vida profissional. Sucesso sempre! #Melhorbooktuber
Mn, eu precisava desse vídeo! Obrigada moça❤️
Mel sabe um livro que vc iria adorar "Como ler livros" do Adler... tem tudo a ver com seu hábito de anotações em livros ;)
A sua voz é música para meus ouvidos! Gosto das suas roupas você tem bom gosto 😍😘 beijo linda desejo tudo de bom pra você sempre ❤️
Amei o vídeo Mel ❤️
Ouve um tempo em que eu tive um preconceito em marcar livros, mas concordo com vc em relação a tudo, realmente vc presta mais atenção marcando uma frase ou refletindo sobre ela. Achei muito legal mesmo 😉
Não suporto de maneira alguma marcar diretamente as páginas com caneta ou lápis. Não é por materialismo, é que me dá agonia mesmo, mas pra quem marca numa boa, beleza, cada um na sua. Eu também não costumo parar para fazer anotações (a não ser que seja extremamente necessário), isso acaba me fazendo perder o ritmo e me atrapalha. O que faço muito é usar os marcadores. Geralmente uso uma cor para marcar trechos que acho importantes ou bonitos e de outra cor para marcar termos ou indicações para uma pesquisa mais aprofundada.
Eu grifo a lápis, anoto a lápis nas laterais das páginas e uso flags pra encontrar minhas marcações e assim revisar o livro depois. Sinto também com isso que a leitura se torna um diálogo com o livro em vez de uma simples absorção de informação. O processo também melhora minha memória sobre a história em si, como pontuado. E no meu caso, como estou montando uma biblioteca que quero deixar para os meus filhos, acho importantíssimo deixar minha marca nos livros. Acho que eles vão gostar de saber o que eu pensei enquanto lia aquelas páginas e isso pode tornar a experiência deles mais pessoal e especial. :)
Parei nesse vídeo porque sim, eu coloco o "reproduzir tudo" desse canal hahaha Eu sinto exatamente isso quando marco meus livros. É poético, é um relacionamento... É um diálogo íntimo com o autor. Amo as marquinhas que faço e que encontro nos livros usados.
Adoro marcar e escrever nos meus livros, mas apenas com lápis de escrever. E uso muitas flags também rsrs Tenho um caderno de resenhas onde escrevo minhas passagens favoritas, a história e o final dela. Nesse caderno uso muitos post-its :)
explicação simples e completa
Adoro seus vídeos! Tenho mesma mania que a tua de anotar. E só fazendo uma observação, (é algo que aprendi na faculdade que fiz de Moda e nunca mais esqueci) o correto seria dizer tons PASTEL, pq quando dizemos pastéis remete a comida. Bom, é algo que aprendi na faculdade por se tratar de cores/tons. Posso estar equivocada, mas é o que aprendi! Bjs 😘
Amei, simplesmente. Concordei com basicamente tudo!
Amei o vídeo Mell! Me identifiquei muito contigo, no início eu tinha "dó" de marcar o livro mas hoje eu acho mágico usufruir do livro dessa forma. Você realmente estuda o livro marcando, anotando...
Isso sim é uma mulher de verdades rsrs. parabéns por essa paixão por livros
Eu anoto eu risco palavras ou frases e coloco post-its e tá tudo bem é pra mim mesmo qdo eu quero rever é bom . Sim memorizar e refletir.
Que massa esse vídeo, da um vislumbre e uma possibilidade para nos aprofundarmos ainda mais na experiência literária, em literaturar-se ;)
Nossa, me identifiquei muito com vc! No meu caso, quando estou lendo livros para lazer costumo marcar apenas com flags ou não colocar nada no livro e ir postando frases no skoob, mas quando são livros de estudo eu marco com lápis, com marca texto, com flags e faço várias anotações no próprio livro, pq sinto que dessa forma eu apreendo mais o que ele quer passar e o que entendo dele.
Até ano passado eu tbm tinha uma relação mais distanciada do livro do papel das páginas dele, mas hoje escrevo neles como uma amiga, como uma aluna.
No início da minha experiência como leitora, confesso que eu tinha um pouco de dó de grifar com marca-texto. Eu anotava num caderno. Mas com o tempo eu fui vendo que a destacar trechos interessantes dos livros é uma experiência muito legal e que faz com que o livro seja ainda mais marcante para a nossa experiência como leitor. Hoje eu destaco tanto com post-it, flags ou marca-texto e acho muito legal.
Oi, Mell! Eu ainda não consigo marcar diretamente no livro, principalmente porque penso que depois de ler vou querer trocar ou dá-lo para alguém! Então uso bastante as "flags" pra marcar frases ou parágrafos que quero anotar depois (tenho um caderno de citações e um de resenhas) e uso os post-its de papel para anotar minhas ideias sobre algumas partes (como tu mostraste ali no vídeo).
Eu só marco diretamente textos ou livros de estudo mesmo, mas gosto de usar lápis de cor, fica tão lindo!
Antes eu costumava marcar os livros/textos lidos, mas na faculdade, diferente de você, mudei meu hábito, por causa de uma professora que falou o seguinte: quando você marca o texto, você vicia sua próxima leitura, você, provavelmente, não enxergará novas coisas no texto. Para mim fez sentido e mudei. Hoje só uso marcações móveis, post-it e afins.
Livros de estudo eu marco com caneta, lápis, marca texto (mesmo não gostando que as vzs a marcação passa pra outra página). Mas com livros de ficção sou mais conservadora. Prefiro ir anotando as págs. pra colocar num diário de leitura dps :) No máximo marco a lápis os trechos com parênteses ou asterisco rsrs
Adorei suas marcações. :)
Eu grifo a lápis. Mesmo que nunca vá apagar. Não tenho coragem de usar marca-texto. Estou namorando estes em tons pastéis para usar no meu caderno de pensamentos.
Adoro livros de sebo Mel. A história por trás daquele livro. Quem leu, porque foi parar no sebo, essas coisas. 😍😍😍
Li "almas mortas" com anotações do antigo dono... Foi uma das melhores leituras que já tive.
Amei as dicas!!Boa!
"nunca use caneta para riscar o livro, isso fere o livro." Professor Aloisio Surgik, Doutor em Direito Romano e catedrático na Universidade de Roma e a maior autoridade em Direito Romano no mundo.
Tá bom, agora o Aloísio é dono da verdade do mundo 🙄 a pessoa pode ser "maior autoridade" do que for, quando se trata de opinião e gosto, não há "autoridade".
@@dandara8074 não querida, só fiz uma menção honrosa ao falecido Dr. Aloísio. Depois que ele disse isso, fiquei super mal em usar canetas para riscar meus preciosos livros kkkkkkk
Bem, falando do ponto de vista da conservação, acelera sim a degradação (não sou especialista, mas o fato de você depositar a "substância" do lápis, e depois da borracha caso queira tirar faz com que as folhas envelheçam mais rápido). Mas, falando do ponto de vista de absorção e de objeto (afinal, vc comprou é seu), não vejo problema. Eu uso muito post-its e anoto neles, não consigo mais ler e não deixar meus pensamentos registrados!
Mell,leia "Os Três Mosqueteiros" por favor!É sensacional.
Bom dia Mell Ferraz, parabenizo pelo canal, te acompanho e te admiro. Como devo anotar e identificar um l livro meu, e como devo fazer dedicatórias. Obrigado....
Vc fala muito bem, parabéns
A dificuldade que tenho no ereader é justamente não conseguir fazer isso :( principalmente em livros acadêmicos. Literatura eu só uso as bandeirinhas coloridas, até porque na maioria das vezes estou no ônibus e fica difícil escrever rs
O que me ajuda muito é manter um caderno de anotações também, onde coloco impressões e análises sobre os textos. Partes que me marcou, o que me fez pensar, análises sobre o período histórico, o gênero literário, as marcas de época e gênero.
Sempre fui muito cuidadosa e achava um absurdo, mas hoje estou mais flexível sobre marcações. A única coisa que me incomoda mais é machucar a lombada, 😓 mas daí tenho que pensar que não é de propósito e tals. Kkkkk
Oi, Mell Tudo bem? Quando a alguns meses comecei a anotar em livros mais teoricos por assim dizer no inicio quando eu via ficava meio incomodada, mas depois de um tempo me acostumei e simplesmente achei necessario. Faço mais isso com livros teoricos por assim dizer, os outros livros apenas marco com post-it e com notinhas de post-it.
Eu grifo trechos que eu acho interessante ou importante com lápis e escrevo nas bordas mas pretendo começar a usar esses post it! :)
tem pouco tempo que comecei a marcar e fazer anotações nos meus livros,pq antes eu tinha receio de marcar,eu achava errado,mas eu comecei a ter a necessidade de marcar partes que eu mais gostava,demonstrar o que senti lendo aquela cena...Mas eu só faço quando releio algum livro,pq eu tenho medo de marcar e acabar não gostando do livro e depois não ter como vender ou trocar(pq muita gente não gosta de livro marcado)... Minha visão da leitura mudou demais quando eu comecei a marcar,eu sinto muito mais a emoção da cena que eu marquei!
Mell, já pensou em fazer uma atualização desse vídeo? Eu adoraria saber o que mudou de lá pra cá.
Amei.♥️ Sou nova inscrita e apaixonada pelo canal.
Interessante a sua relação com os livros.
Também gosto de escrever o significado de palavras ou expressões que não conheço...
Nós somos "marcados" pelo tempo, pela vida, pelo movimento dialético da existência, pq achamos que os livros não devem ser?! Mesmo que não os marquemos, o tempo os marcará, pois, queiramos ou não, eles envelhecerão! Então, eu marco sim com post it, marca-textos e similares e não vejo problema algum nisso!
Eu passei a fazer anotações nos livros agora... e realmente está me ajudando a prestar mais atenção e a lembrar do livro. Minha memória também não é tão boa
Lavou a minha alma... alguém que faz o mesmo que eu😍
Caiu na hora certa esse vídeo ! Logo agora que lendo a Odisseia tive coragem pra fazer isso, sou estudante de filosofia e senti uma necessidade imensa de grifar pq o texto é bem complicado, mas muito boa a leitura, mas requer atenção e esforço, e além de tudo precisa sentir o texto! Então eu grifei com esses marcadores de textos haha tô pensando em fazer isso mais com livros que eu estudo pra universidade. Nos outros normais eu coloco post-its mesmo com pensamentos meus e tals kkk adoro. Amei o vídeo ;)
Aos poucos a gente deixa essa timidez de lado rsrs Que bom que gostou, fico feliz! =D
Coisa q acho mais linda do mundo: livros anotados, rabiscados, grifados....
Adorooo tudo q tu falou aí. Tb faço tudo isto. Se o livro é da gente why not?
Sempre tive vontade de anotar e só não anotava porque também considerava errado (da onda vem isso, gente?). Depois de trabalhar por um tempo com grupos de compreensão leitora na faculdade e ver como ajudava as crianças, larguei de mão e comecei a anotar mesmo. Minha memória também é horrível e além de isso me ajudar muito nisso, também intensifica uma relação afetiva minha tanto com os personagens quanto com o próprio autor. Eu escrevo, desenho coração quando me emociono e, principalmente, amo ver o que já escrevi em livros já lidos. Amo esse contato com essa eu de um outro momento. Como você disse, é um pedacinho nosso que deixamos no livro :)
Que lindo isso!
Anotar nem sempre é positivo, digo isso não por questões estéticas. Na minha visão, quando você faz uma marcação (principalmente crítica), numa possível revisão, você provavelmente irá se manter presa as mesmas ideias e conclusões anteriores.
Então tomem cuidado com as marcações para não marcarem de uma forma que te torne apenas um replicador de conteúdo.
Amo escrever/marcar meus livros. Às vezes não o faço por não estar com lápis/marca-texto por perto (teria de interromper a leitura e buscar), mas costumo dobrar o cantinho da página para me lembrar de mais tarde grifar/anotar. Costumo anotar sempre a lapiseira 0.5 (como minha letra é pequena, se encaixa melhor). E o marca-texto é daquele laranjão mesmo, rsrs.
Mel esse assunto de marcar livros fazer anotações ainda é difícil pra algumas pessoas, eu li meu primeiro livro em 2015 de lá pra CA li vários outros mais no comerço desse ano limpando eles eu percebi q o q a história ta gravada do começo meio e fim foi os q eu marquei com marca texto, canetas e post it dai em diante eu marco mesmo é meu tenho uma filha de 1 ano e espero q ela leia meus livros e veja minhas anotações e veja diferentes fases da minha vida pode ser q ate ajude ela me conhecer melhor!
Me tira uma dúvida. Com O tempo a caneta e o marca texto atravessam a folha. É melhor usar lápis e lápis de cor? Ou tem algum marca texto que não vai com o tempo atravessar a folha?
Muito boa as suas dicas, vou seguir algumas :)
Me identifiquei muito com a parte de pegar spoiler de livro nas aulas da faculdade e na maioria das vezes nem é a aula daquele livro mesmo. Logo na primeira aula de literatura brasileira peguei spoiler de Grande Sertão Veredas.
Eu prefiro fazer anotações diretas no livro (inclusive se tornou hábito muito recentemente), mas tem livros que não possuem muito espaço para isso, então eu uso esses blocos adesivos retangulares. Eu considero que se eu não quis fazer comentários no livro a leitura não está sendo tão proveitosa assim e deixo de lado para ler com mais atenção em outro momento.
finalmente encontrei alguém que lê e escreve nos livros igual eu kkkkkk...
Eu ainda faço resumo no final do capítulo (se tiver espaço ou aquela página em branco separando um do outro), ou faço um resumo numa folha e deixo dentro do livro.
Costumo não emprestar os livros que fiz alguma anotação, porque normalmente se torna algo muito pessoal, isso quando não são livros teóricos. Eu gosto de riscar os livros por isso, voltar neles tempo depois e reler é como se ao mesmo tempo você estivesse relendo um diário seu.
Mell Ferraz Bom dia! no minuto: 11:11 Vc colocou no livro escrito assim: "Menos alegria e muito mais felicidade". Penso eu que existe uma diferença entre alegria X felicidade. Eu,
Eu não tinha do hábito de rabiscar os livros, mas atualmente com a faculdade de Letras criei o hábito de rabiscar os textos teóricos e, aos poucos, isso está se passando para os livros literários... O livro que pesquiso na iniciação científica já está todo rabiscado hahaha