Muito msis longe e Europa, Estados Unidos.... e o pobo do Sul , Sudeste, vive viajando pra la! Vao estudar geografia!! A verdadeira historia do Acre. Nao se concebe um jornalista nunca ter ouvido falar no Acre!! Conhecer grandes vultos e herois da historia do Acre. É uma vergonha! O Acre faz parte do BRASIL!!!
O único dinossauro que tinha aqui foi embora e se chama Marina Silva.Obrigado professor por falar bem do nosso querido estado do Acre,e sem falar de Chico Mendes e Marina Silva 🙏🙏
Sobre o Acre, uma curiosidade, ele foi o único estado brasileiro, em que não existiu a escravidão negra afro-brasileira abolida pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, mas existiu a "escravidão" dos camponeses das fazendas dos "coronéis" na Primeira República (1889 - 1930), SÓ QUE!!! no caso do Acre, foram os camponeses dos seringais!!! dos "coronéis de barranco"!!! (outro nome dado aos proprietários dos seringais, além de Barões da Borracha e Serin- galistas!!!)
🇧🇷 No começo da pandemia, quando o mundo tentava entender o que estava acontecendo, eu fui chamado para uma das maiores aventuras da minha vida. Meu destino final era a Boca do Acre, onde eu trabalharia na instalação de uma usina termoelétrica - algo diferente para mim, que só conhecia a energia gerada por hidrelétricas, como as que temos no Amazonas. Mas antes de chegar lá, enfrentei vários imprevistos que fizeram a viagem ser bem mais longa do que o esperado. E tudo isso começou por um pequeno erro: esqueci minha identidade na mala. Quando percebi, já era tarde demais. A mala estava no avião, e eu, sem identidade, não pude embarcar. Tive que esperar três dias por um novo voo, pois, com a pandemia, os voos estavam reduzidos. Em vez de ir direto para o Acre, fui para Brasília, depois para São Paulo e só então consegui um voo para o destino final. Como eu nunca tinha viajado de avião, tudo era novidade. Fiquei o tempo todo de olho pela janela, vendo as paisagens lá embaixo. Sobrevoando o Amazonas, consegui ver os rios que cercam minha cidade: o Rio Negro e o Amazonas, enormes e cheios de vida. A floresta lá embaixo era o cenário mais bonito que já tinha visto. Quando saímos do verde da Amazônia, começaram a aparecer áreas de campos e plantações, com aquelas manchas amareladas que eu só conhecia pelos mapas. Chegando em São Paulo, senti o frio da noite - algo que nunca tinha sentido no calor do norte. Passei a noite em um apartamento alugado e, na manhã seguinte, finalmente, peguei o voo para o Acre. Mas a viagem ainda não estava completa. De lá, precisei de um carro para atravessar mais de 240 quilômetros até a Boca do Acre. Foram mais de 8 horas numa estrada cheia de buracos e lama. Poucos trechos tinham asfalto, e quando tinham, parecia um queijo cheio de buracos. Passamos por áreas indígenas e florestas até chegarmos na cidade. A Boca do Acre é uma cidade pequena, quase como uma vila no meio da floresta. Vi logo na entrada uma faculdade e uma pequena delegacia de polícia. A cidade é abastecida por uma usina termoelétrica, bem diferente do que temos na minha cidade. E era justamente para essa usina que minha equipe de eletricistas e eu fomos trabalhar. Perto do hotel onde estávamos hospedados, tinha uma lanchonete onde encontramos alguns moradores. Não encontrei dinossauros, como dizem na brincadeira sobre o Acre, mas sim pessoas simples e acolhedoras, como as que conheço em Manaus. Passei apenas uma noite no Acre, mas foi o suficiente para conhecer o povo e ver de perto o Rio Juruá, um rio estreito e com correnteza forte, bem diferente dos rios largos do Amazonas. Aquele lugar e aquelas pessoas me mostraram uma realidade que eu não conhecia. No fim, o que começou como um erro acabou se tornando uma grande aventura. Hoje, vejo que essa viagem não foi só uma longa jornada, mas uma chance de conhecer outros lugares, outras pessoas e novas paisagens.
Teve uma questão sofre a importância da batalha de jenipapo no Piauí para independencia do Brasil na pmej que derrubou meio mundo, ninguém tinha ouvido falar sobre esse fato histórico do Brasil!
O brasileiro tem que parar de ignorar a história incrível de determinado que tem dentro do Brasil. Sou de Rondônia, da capital, a porta da Amazônia. O Estado é uma mistura do Brasil e de dezenas nacionalidade diferentes. Lugar com história incrível e com pouca atenção
Sou bibliotecária, apaixonada por História. O conteúdo da disciplina de História é tão limitado e desconexo que chego a sentir dó do alunado brasileiro.
Mudei a um ano para os EUA a trabalho e lhe falo que mesmo com toda dificuldade somos muito melhores em história e geografia que eles, para eles aqui só existe esse país é ponto. Não sabem de nenhuma outra cultura nem fatos importantes da humanidade.
Moro no estado do Espírito Santo na região metropolitana de Vitória, se alguém me perguntar um lugar hoje que queria viajar e conhecer, minha resposta seria o Acre... lugar parece ser incrível
Acompanho o Tá na História e o Flow. Há algum tempo eu ficava pensando o quanto seria interessante o Thiago no Flow e por que isso ainda não tinha acontecido. Bem, aconteceu. Parabéns, Thiagão e Igor. Grande abraço OBS: sigam o Tá na História que o conteúdo é bom pra caralho.
infelizmente os brasileiros nao falam do Acre e muitos nao devem nem saber localizar o Acre no mapa. A tv, jornais, programas de turismo .... deveriam falar mais do Acre.
Cara, no meu TCC falo sobre a falta da História Local nas Salas de aula da Paraíba. É o que falta em todo currículo de História no ensino dos Municípios e Estados. É muita coisa pra passar, mas TEM SIM como o professor colocar no meio do conteúdo.
Ao meu ver falta descentralização em tudo no Brasil. As características e costumes de algumas regiões são ignoradas. Um exemplo que sempre uso é o do verão amazônico, ocorre no meio do ano. É a época mais quente, onde os rios estão mais secos, com mais praias, ocorrem os festivais. Ou seja, é no meio do ano que deveriam ocorrer as férias estudantis de verão por aqui. Mas povo é burro e isso só vai piorar, com a reforma tributária concentrando o dinheiro com a União então. Xiiii, já era.
@@carlosxunior Cara, aí a culpa de fato é do Sistema de Ensino do Estado que deveria adequar o calendário do ano letivo. Aqui no NE o São João é período de férias.
Esse moleque do Flow precisa ser menos limitado a memes e mais aberto a conhecimento....olha pra quem a gente dá o poder de visualização...pqp! Qto ao professor, um gentleman! Mente aberta é outra história.
Eu moro no Acre, mas não adianta ser letrado por aqui. Salários são baixíssimos, e só ganha bem quem é concursado. O problema também é a alta taxa dos preços que come o salário quase todo.
Facção e violência?onde? eu mora aqui em cruzeiro do sul no acre aqui eu n vi nem uma facção nem violêci aqui tbm n e so florestas aqui onde eu moro tem uns de predis so que n são enormes tipo os arranha-ceus.
Fora a idiotice das piadinhas do apresentador, excelente depoimento sobre a História não conhecida dessa parte do Brasil . E também da nossa (falta de) relação com a floresta.
A unica coisa relevante nos livros de história é o periodo colonial e a era vargas, mas conteudo como a historia dos próprios estados ou até mesmo a atuacao da FAB na guerra, nao existe.
José Maria da Silva Paranhos Júnior ( barão do Rio Branco ) filho de: José Maria da Silva Paranhos - visconde do Rio Branco…. História do acre é muito rica … acre era para ser um país … a borracha tem duas etapas … a primeira quando foi o mundo necessitava muita borracha …depois Indochina começou a produzir e os preços caíram … na segunda guerra mundial voltou a ser valorizada, quando Japão 🇯🇵 dominou a Indonésia… então vieram os soldados da borracha … ou ia para a guerra ou ia sacar borracha
Orgulho do Acre! Minhas homenagens ao Estado que derramou sangue para ser Brasileiro! Um abraço do Goiás! Os Acreanos são foda!
Muito msis longe e Europa, Estados Unidos.... e o pobo do Sul , Sudeste, vive viajando pra la! Vao estudar geografia!! A verdadeira historia do Acre. Nao se concebe um jornalista nunca ter ouvido falar no Acre!! Conhecer grandes vultos e herois da historia do Acre. É uma vergonha! O Acre faz parte do BRASIL!!!
***Muito mais longe...***
Não mano, acre é uma merda mesmo kk
Só achei o Igor um pouco desrespeitoso com o Acre e de rebote com outros Estados que não fazem parte da panelinha do Sudeste.
O único dinossauro que tinha aqui foi embora e se chama Marina Silva.Obrigado professor por falar bem do nosso querido estado do Acre,e sem falar de Chico Mendes e Marina Silva 🙏🙏
igão tentando tirar sarro kkkkkk "ah rolê de dinossauro" "tem o tarzan" e o cara na seriedade nem ligou pra ele e continuou dando sua aula de história
Olha, alguém falando bem do norte. Saudações de Manaus
Sobre o Acre, uma curiosidade, ele foi o único estado brasileiro, em que não existiu a escravidão negra afro-brasileira abolida pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, mas existiu a "escravidão" dos camponeses das fazendas dos
"coronéis" na Primeira República (1889 - 1930), SÓ QUE!!! no caso do Acre, foram os camponeses dos seringais!!!
dos "coronéis de barranco"!!! (outro nome dado aos proprietários dos seringais, além de Barões da Borracha e Serin-
galistas!!!)
Parabéns pela defesa do povo acreano.
Valeu por defender nossa terra, orgulho do nosso Acre.
Obrigado professor por falar bem do meu estado do acre moro nos EUA mais meu coração está no meu querido Acre
Quero parabenizar este homem por sua paixão em apresentar o acre desta forma
Mlk eu tenho orgulho sincero de ser Cidadão acreano. Xapuri - Acre.
cIDADE DO DESEMPREGO. tOU FORA!
@@diegoamorim5592 kkkk sim, mas orgulho é outra história
Parabéns, irmão! BRASIL!!
Cruzeiro do sul a segunda maior do estado fí.
Já de uns pega em uma Acreana
🇧🇷 No começo da pandemia, quando o mundo tentava entender o que estava acontecendo, eu fui chamado para uma das maiores aventuras da minha vida. Meu destino final era a Boca do Acre, onde eu trabalharia na instalação de uma usina termoelétrica - algo diferente para mim, que só conhecia a energia gerada por hidrelétricas, como as que temos no Amazonas. Mas antes de chegar lá, enfrentei vários imprevistos que fizeram a viagem ser bem mais longa do que o esperado. E tudo isso começou por um pequeno erro: esqueci minha identidade na mala.
Quando percebi, já era tarde demais. A mala estava no avião, e eu, sem identidade, não pude embarcar. Tive que esperar três dias por um novo voo, pois, com a pandemia, os voos estavam reduzidos. Em vez de ir direto para o Acre, fui para Brasília, depois para São Paulo e só então consegui um voo para o destino final.
Como eu nunca tinha viajado de avião, tudo era novidade. Fiquei o tempo todo de olho pela janela, vendo as paisagens lá embaixo. Sobrevoando o Amazonas, consegui ver os rios que cercam minha cidade: o Rio Negro e o Amazonas, enormes e cheios de vida. A floresta lá embaixo era o cenário mais bonito que já tinha visto. Quando saímos do verde da Amazônia, começaram a aparecer áreas de campos e plantações, com aquelas manchas amareladas que eu só conhecia pelos mapas.
Chegando em São Paulo, senti o frio da noite - algo que nunca tinha sentido no calor do norte. Passei a noite em um apartamento alugado e, na manhã seguinte, finalmente, peguei o voo para o Acre. Mas a viagem ainda não estava completa. De lá, precisei de um carro para atravessar mais de 240 quilômetros até a Boca do Acre. Foram mais de 8 horas numa estrada cheia de buracos e lama. Poucos trechos tinham asfalto, e quando tinham, parecia um queijo cheio de buracos. Passamos por áreas indígenas e florestas até chegarmos na cidade.
A Boca do Acre é uma cidade pequena, quase como uma vila no meio da floresta. Vi logo na entrada uma faculdade e uma pequena delegacia de polícia. A cidade é abastecida por uma usina termoelétrica, bem diferente do que temos na minha cidade. E era justamente para essa usina que minha equipe de eletricistas e eu fomos trabalhar. Perto do hotel onde estávamos hospedados, tinha uma lanchonete onde encontramos alguns moradores. Não encontrei dinossauros, como dizem na brincadeira sobre o Acre, mas sim pessoas simples e acolhedoras, como as que conheço em Manaus.
Passei apenas uma noite no Acre, mas foi o suficiente para conhecer o povo e ver de perto o Rio Juruá, um rio estreito e com correnteza forte, bem diferente dos rios largos do Amazonas. Aquele lugar e aquelas pessoas me mostraram uma realidade que eu não conhecia.
No fim, o que começou como um erro acabou se tornando uma grande aventura. Hoje, vejo que essa viagem não foi só uma longa jornada, mas uma chance de conhecer outros lugares, outras pessoas e novas paisagens.
Cara ignorando as piadas de mau gosto foi a melhor coisa!
Teve uma questão sofre a importância da batalha de jenipapo no Piauí para independencia do Brasil na pmej que derrubou meio mundo, ninguém tinha ouvido falar sobre esse fato histórico do Brasil!
Único dinossauro era o Igor fazendo piadas de Tiozão e tomou na canela 😂
Valeu por falar da minha historia 🇬🇫🤝🇧🇷
O brasileiro tem que parar de ignorar a história incrível de determinado que tem dentro do Brasil.
Sou de Rondônia, da capital, a porta da Amazônia. O Estado é uma mistura do Brasil e de dezenas nacionalidade diferentes. Lugar com história incrível e com pouca atenção
Sou bibliotecária, apaixonada por História. O conteúdo da disciplina de História é tão limitado e desconexo que chego a sentir dó do alunado brasileiro.
Mudei a um ano para os EUA a trabalho e lhe falo que mesmo com toda dificuldade somos muito melhores em história e geografia que eles, para eles aqui só existe esse país é ponto. Não sabem de nenhuma outra cultura nem fatos importantes da humanidade.
vcs aprendem a ensinar a historia "certa", mas não a verdadeira
@@ribeirhComo que não sabem se eles recebem milhares de imigrantes?
O antes e o depois do Novo Mundo 🌍
@@SuperHomemNordestino estão cagando e andando pra onde fica os países dos imigrantes e muito menos para a história do países deles
Moro no estado do Espírito Santo na região metropolitana de Vitória, se alguém me perguntar um lugar hoje que queria viajar e conhecer, minha resposta seria o Acre... lugar parece ser incrível
Eu sou acreana e moro no espírito santo a 8 anos.
Acompanho o Tá na História e o Flow. Há algum tempo eu ficava pensando o quanto seria interessante o Thiago no Flow e por que isso ainda não tinha acontecido.
Bem, aconteceu.
Parabéns, Thiagão e Igor.
Grande abraço
OBS: sigam o Tá na História que o conteúdo é bom pra caralho.
Nosso Acre é foda demais!!!
Cara imagina daqui uns 100 anos ninguém mais lembrar dessa história linda q o Acre tem 😔
Orgulho de ser acreano
Minha futura esposa é acreana...e sempre fala muitooooo bem de la, tenho curiosidade
infelizmente os brasileiros nao falam do Acre e muitos nao devem nem saber localizar o Acre no mapa. A tv, jornais, programas de turismo .... deveriam falar mais do Acre.
Meu amado Acre nossa cultura e linda❤
Cara, no meu TCC falo sobre a falta da História Local nas Salas de aula da Paraíba. É o que falta em todo currículo de História no ensino dos Municípios e Estados. É muita coisa pra passar, mas TEM SIM como o professor colocar no meio do conteúdo.
Tem sim, meu professor de história chamava o d Pedro segundo de cachaceiro kkkk
Ao meu ver falta descentralização em tudo no Brasil. As características e costumes de algumas regiões são ignoradas. Um exemplo que sempre uso é o do verão amazônico, ocorre no meio do ano. É a época mais quente, onde os rios estão mais secos, com mais praias, ocorrem os festivais. Ou seja, é no meio do ano que deveriam ocorrer as férias estudantis de verão por aqui. Mas povo é burro e isso só vai piorar, com a reforma tributária concentrando o dinheiro com a União então. Xiiii, já era.
@@ribeirh Hahaha Têm que mostrar as fontes. Não dá pra sair acusando. Hahaha
@@carlosxunior Cara, aí a culpa de fato é do Sistema de Ensino do Estado que deveria adequar o calendário do ano letivo. Aqui no NE o São João é período de férias.
Esse moleque do Flow precisa ser menos limitado a memes e mais aberto a conhecimento....olha pra quem a gente dá o poder de visualização...pqp! Qto ao professor, um gentleman! Mente aberta é outra história.
A HISTÓRIA DO ACRE É MUITO RICA, ERA PARA ESTA NOS LIVROS DE HISTÓRIA.
Fantástico!
Nas escolas que trabalho eu ensino a questão do Acre, estão no conteúdo programático.
O povo do Acre luta pela sua independência.
Sou de Brasíleia Acre
Sou acreano e só fui estudar a nossa história, por conta dos concursos. Durante o ensino fundamental e médio, nunca nos foi ensinado.
É verdade sim, a história do Acre é pouco valorizada nesse sentido.
Acre teve um país independente, sendo comprado em 1903.
O Ceará tem a melhor educação do Brasil e não deve um centavo pra ninguém 😊
Na verdade os caras lutaram para ser o Acre. Viva a independência do Acre.
Cliclo da borracha, sustentaram Rio de Janeiro, Manaus e demais estados.
00:58 03:48 Igão ?
Tudo se concentra em São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil.
A história dos outros estados, são esquecidos no Brasil.
Cada estado do Brasil tem sua preciosidade
Povo acreano é guerreiro na raiz 👑 viramos até um país por um dia kkk
❤
Eu moro no Acre, mas não adianta ser letrado por aqui. Salários são baixíssimos, e só ganha bem quem é concursado. O problema também é a alta taxa dos preços que come o salário quase todo.
Igor tá ficando rico e mais encorajado a falar mais merda. Paciência do entrevistado.
Igor absolutamente desrespeitoso, com as mesmas piadinhas estúpidas de sempre… Respeita o Acre rapaz!
Trabalho com dois acreanos e ambos fugiram de lá por conta da violência absurda proporcionada pelas facções. Sem falar na pobreza.
Facção e violência?onde? eu mora aqui em cruzeiro do sul no acre aqui eu n vi nem uma facção nem violêci aqui tbm n e so florestas aqui onde eu moro tem uns de predis so que n são enormes tipo os arranha-ceus.
Rapaz... N quero estragar a conversa desses caras n mas tá nos livros sim kkkkkkk
🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Galera do RJ nao vai pro floresta pq tem medo de ser assaltado!
Fora a idiotice das piadinhas do apresentador, excelente depoimento sobre a História não conhecida dessa parte do Brasil . E também da nossa (falta de) relação com a floresta.
Os caras colocam na thumbnail uma foto da cidade do Acre em Israel e querem fazer piada com o Estado do Acre…
VIVA SERRANO!
ORGULHO DO POVO PETROPOLITANO
Então o Acre é o Texas brasileiro?
Onde tudo é possível
Pô mas aí para ser justo todo Estado brasileiro tem uma história bacana se for pra estudar os 26 e o DF, aí lascou.
A unica coisa relevante nos livros de história é o periodo colonial e a era vargas, mas conteudo como a historia dos próprios estados ou até mesmo a atuacao da FAB na guerra, nao existe.
Tomara que continuem somente fazendo memes do Acre...não precisamos de pessoas que não queiram fazer parte...
E o que é comemorado é a falça Inconfidencia. Alem de Pernambuco.😢
Tk acre
A alguém interessa a ignorância sobre a nossa história
Sou sulista porra, eu la quero saber de ACRE
Deve ser mais um "patriota" que odeia a Pátria kkk
sulista porra, larga de ser limitado!
Você não é sulista.
A ignorância é pra qualquer pessoa!
Problema seu
Orgulho do norte, grande abraço!
José Maria da Silva Paranhos Júnior ( barão do Rio Branco ) filho de: José Maria da Silva Paranhos - visconde do Rio Branco…. História do acre é muito rica … acre era para ser um país … a borracha tem duas etapas … a primeira quando foi o mundo necessitava muita borracha …depois Indochina começou a produzir e os preços caíram … na segunda guerra mundial voltou a ser valorizada, quando Japão 🇯🇵 dominou a Indonésia… então vieram os soldados da borracha … ou ia para a guerra ou ia sacar borracha