@@allysongabriel5413 O que ele fala no vídeo tem relação com a história recente de 800 anos atrás até hoje... A questão do povoamento das Américas sendo iniciada pelo estreito de Bering é algo muito mais antigo, datando de milhares de anos atrás, então o contato entre polinésios e ameríndios no passado recente não descarta a teoria do estreito de Bering. :)
@@allysongabriel5413 não! Também houve migração por lá, é ben maus evidente, se você vê as tribos russas do outro lado do Alaska e os Inuit que habitam em todo o N do Continente americano incluindo Groelândia, vulgarmente chamados esquimós, um termo depreciativo que significa "comedores de carne crua" (devido à presa por consumir calorias com o frio intenso, pois o homem precisa 8000 kcal e a mulher, 7000 kcal diárias, algo que faria a gente virar baleia em nossas latitudes, já pensou? Lá é a única forma de sobreviver) mas têm uma tribo, os Cree, na linguagem deles, significa "tecido de raquete," para andar na neve, sem afundar; aí não sabe-se qual é a origem. Mas os Inuit creio que é a tribo que mais se espalhou até Groenlândia e a mais numerosa. A semelhança com os russos é total
@Noely Veloso a mesma batata doce que tinha na Polinésia se achou no Perú e o principal: na linguagem das tribos do Perú e dos polinésios, o nome da batata doce é quase igual, evidência de que eles chegaram antes dos europeus
Os habitantes da Ilha de Pascoa foram escravizados pelos peruanos no seculo xix, muitos morreram e, sem duvida, houve miscigenacao. Nao teria isso contribuido para os resultados dos exames indicarem contato antigo com amerindios? Muitos peruanos tem origem amerindia.
ele é realmente muito bom nisso, eu adoro que a cabeça dele ta cada video mais inchada, é como um easter egg de todo video, vc nunca sabe quando finalmente vai ser o video que a cabeça dele vai explodir
Cara isso é um talento muito foda, eu tive um professor de história que era assim, e teve um dia que a gente entrou nesse assunto com ele, sobre que qualquer coisa por mais simples que pareça pode ter muita história por trás que ninguém pensa muito no dia a dia e do nada ele pegou uma laranja que tinha na mesa de alguém e passou uns 15 minutos falando sobre laranjas de uma forma muito foda tipo o que o Atila fez com essa batata doce...
Nossa, fascinante, o Átila é o nosso Carl Sagan brasileiro. Como ele consegue transmitir conhecimento tão complexo de forma tão fácil de entender!!!!!!
Mas, infelizmente, muitos dos cientistas de ponta que o Brasil produz acabam não aguentando trabalhar no Brasil com tanta desvalorização e vão para o exterior /:
Para quem quiser saber mais sobre esse assunto, leiam o livro Kon Tiki. É sobre o cara que bolou a teoria da conexão entre Sul Americanos e Polinésios, e para prová-la, ele literalmente construiu uma jangada indígena e viajou do Peru ao Tahiti. O livro é um pouco antigo ( anos 50 ), mas é muito interessante e fala sobre várias evidências sobre essas conexões, como os Tikis ( os totens polinésios, que seguiam o mesmo estilo Sul Americano ), as próprias batatas e a mitologia Polinésia, que era bem uma mitologia!
Mas a teoria do explorador norueguês Thor Heyerdahl, criador da expedição entre o Peru e a Polinésia (Kon-Tiki foi o nome dado por ele ao barco), indica que foi feito o caminho contrário, isto é, a Polinésia foi povoada por povos antigos do Peru, que teriam viajado em grandes canoas de palha, levando mantimentos (frutas, raízes e pequenos animais). Considerando isso o mistério da batata doce estaria resolvido, sua origem sul-americana estaria correta. E aí Átila, como é que fica isso? E também existe um filme de 2012 baseado no livro, que também se chama Kon-Tiki, narrando essa aventura.
minha filha de oito anos me acompanha quando assisto seus vídeos e isso noa rende um excelente debate. Inclusive pq somos descendentes de um ramo indígena extinto e é interrante imaginar que um dia podermos saber mais sobre a tribo de nossos ancestrais.
Imagine a coragem dessas pessoas, se aventurar no mar desconhecido numa canoazinha cara. Apenas o barco, a cara e a coragem - e é claro, algumas galinhas e batatas kk.
Tem um episódio na nova série do Cosmos que fala sobre isso! Eles dominavam isso, eles conheciam o mar, o comportamento das aves migratórias, o vento, a posição do sol, das estrelas.. era muito mais complexo do que pegar só uma canoa e sair!
@@elisonjarbas Provavelmente eles deviam fazer algum tipo de captador de água da chuva. Pelo tempo que demora essas viagens não tinha como armazenar tanta água, eu acho
Parabéns, Átila e Paloma, desejo que aproveitem bem essa nova fase e que ter um filho traga as experiências mais felizes pra vcs. Todo o carinho do mundo pra família Sato-Iamarino❤
Átila, incrível! Isso reescreve a história das navegações e da colonização das Américas. Esse conteúdo merece um livro. Escreve Átila, seguindo a linha do Harari ou do Jared Diamond, seria um best seller. Parabéns pelo vídeo!
Gente, impressionada com o esforço de pesquisadores pra desmerecer a capacidade dos polinésios como navegadores para os europeus não perderemos título de primeiros navegadores.
Não sei se era bem desmerecer, acho que a palavra certa é duvidar. Não conseguiam acreditar que um povo com pouca tecnologia pudessem ter navegado pelo mundo antes dos europeus. Será que era só espírito de aventura ou necessidade de encontrar novas terras a medida que a população de uma ilha crescia?
Acredito que nem era por má fé, já que os mais céticos queriam mais afirmações para acreditar nesse feito, já que " afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias". Mas ainda bem que acharam evidências e agora sabemos que eram peritos em navegação
É que os Europeus fixaram na nossa cabeça que foram eles os maiores navegadores. Podemos ver os polinésios, vikings, gregos, egípcios...todas essas civilizações com histórico de navegações.
Estou me formando em História e gostaria de no futuro poder trabalhar com biólogos, geneticistas, arqueólogos, etc. pra poder escrever a história apaga desses povos. Eu pessoalmente não tenho facilidade com ciências biológicas para me formar nas duas ares mas se eu puder fazer esse trabalho conjunto e divulgar também como historiador essas descobertas, seria um sonho.
A cada dia, os vídeos do Átila tornam-se mais profundos e, ao mesmo tempo, surpreendentemente didáticos. Se um dia eu desse aula, gostaria de ser 10% do que o Átila é.
Eu sempre vejo os videos novos do atila e falo "eu nao vou ver isso, o quê que esse maluco ta falando de batata?" Ai quando eu resolvo ver eu percebo os videos fodas que o cara faz explorando as coisas mais simples. Excelente trabalho!
Átila eu acho isso mto legal para pensarmos sobre como a política influencia sim na ciência e no tipo de coisa que nóis aceitamos como verdade e evidência. É interessante como grande parte das evidências que foram encontradas há mto tempo foram questionadas pelos próprios pesquisadores até se aceitar que elas são muitas e bem fortes. Acho que é possível criar uma ligação com a forma como entendemos navegação e exploração como uma história tipicamente europeia, e aí, fechamos as portas para as possibilidades de outros povos se utilizando de outras técnicas de navegação e exploração
Vídeo primoroso como sempre... Eu, particularmente, só trocaria a palavra "extintos" com relação ao Povo Aimoré para as palavras "totalmente assassinados".
É inacreditável a capacidade humana de exploração! E sem contar como uma planta, como a batata-doce (assada é uma delícia!), e animais como a galinha tem ligação com tudo isso. É muito, mas muito legal mesmo! Parabéns, e obrigado, pelo vídeo, Átila!
Isso faz muito sentido, quando Ailton Krenak no documentário guerra do Brasil fala que para os povos originarios os europeus eram apenas mais um diferente. Isso encaixa mais uma peça
Atila, me chamo Antony Davi, recentemente eu encontrei um Asteróide, futuramente eu posso ter a chance de nomear ele, eu gostaria de batizar ele em sua homenagem! Você é uma inspiração para mim, o trabalho de divulgação científica que você faz é extremamente importante, por isso eu gostaria de te homenagear!❤️
Sensacional!!! A Ciência precisa ser cética e exigente com evidências, mas não deixa de passar uma impressão que o pessoal simplesmente não conseguem aceitar que os polinésios seriam capazes de ter chegado aqui antes dos europeus e navegado distâncias tão longas sem todos os aparelhos europeus. Recalque colonial. Interessantíssima essa história, e usando a batata-doce ainda, acho demais o quanto a gente consegue aprender explorando as origens dos alimentos que consumimos. Vide o exemplo que até deste dos portugueses trazendo manga pra cá, sendo que ela possui origem indiana hehe Parabéns pelo vídeo. E torcendo pra que a gente consiga recuperar o máximo possível objetos e registros do Museu Nacional :(
Existem registros de Mangarataia (uma espécie de gengibre) em locais isolados na Amazônia. Mangarataia, pra quem não conhece parece bastante com gengibre, sendo um pouco mais perfumado e saboroso que o gengibre comercial, que tem origem na Ásia.
A gente sempre subeatima os povos antigos, mesmo que essa nem seja a nossa intenção. Quando se tem uma tecnologia inovadora e se torna depende dela, é inconcebível a ideia de que exista outras maneiras de alcançar os objetivos facilitados pela invenção, o que acaba sendo uma visão bem ingênua de como o mundo funciona de forma complexa mas interconectada.
Muito bom rever este tema. Eu, na infância, lia admirado os feitos de Thor Heyerdahl na expedição Kon Tiki. Esta questão da batata doce e da colonização sul americana da polinésia estava adormecida em mim. Muito grato por ter mais informações sobre o tema
que loucura! onde pode chegar a negação da ciência branca ocidental e narcisista... como se navegação fosse monopólio europeu! um salve aos navegadores polinésios e a esse trabalho incrível desse canal!
Pros europeus é difícil aceitar que não inventaram o mundo. Para eles os povos da Ásia, América, eram apenas selvagens, tal qual os animais que comiam. Compreender que existam civilizações desenvolvidas por aqui, com culturas, tecnologias e relações entre si complexas, é aceitar que eles não são os únicos que pensam, algo difícil pro ego do colonizador.
Antes de ver ao novo vídeo, PARABÉNS à família que cresceu. Que o mundo seja cada vez mais gentil com as crianças que estão vindo, e que elas nos ensinem a sermos melhores.
Pra quem quiser saber mais do assunto, tem um excelente vídeo no Canal do Pirulla que fala sobre isso, "De onde vieram os índios" fala a respeito desse contato polinésio antes dos Europeus, além das já conhecidas teorias do estreito de Bering.
Adoro vídeos assim, que mostram a origem das coisas através de várias áreas no conhecimento, inclusive através do dna! Parabéns Atila pelo conteúdo incrivel, parabéns pra você e a Paloma.
Olá sou descente de índios Aymorés por parte de vó, os homens da tribo não aceitaram se render desse povo só sobrou mulher e criança. Eu tenho alguns traços indígenas, tipo o formato do meus olhos e o cabelo. Meus bisavós eram de Portugal e Itália, enfim sou uma brasileira típica kkk
O filme KON TIKI conta a história real de Thor Heyerdahl, mostra a expedição Kon-Tiki. Em 1947, este pesquisador tinha uma tese ousada para a época: ele acreditava que a Polinésia tinha sido ocupada primeiro pelos povos da América do Sul.
Adorei! Nova Zelândia usa muito a batata doce, tbm chamada de kumara pelos maoris. A mais comum lá é a variedade laranja. Eu tinha muito curiosidade de entender mais sobre essa troca, obrigada!!!
Que aula, muito bom. Obrigado. Fiquei curioso, pesquisei um pouco e fui assistir Kon Titi, está no prime vídeo, vai completar a informação, um pesquisar norueguês construiu uma balsa e flutuou com a corrente marítima da América do Sul até a Polinésia em 110 dias isso em 1950 . Vale a pena assistir, ótimo filme.
E ai Atila parabém pelo trabalho O que acha de fazer um video falando sobre as evoluções dos alimentos, vi em um outro video algo bem interessante sobre isso e o que me impressionou é como os alimentos de hoje são extremamente diferentes dos que haviam antes. Bom fica a recomendação ai, abraço.
Sempre que dou aula sobre o povoamento da américa, destaco as possibilidades da vinda de populações das ilhas da polinésia, agora tenho mais um recurso para exemplificar o conteúdo.
Muito interessante o vídeo! Curioso como alguns pesquisadores resistem a ideia sobre a capacidade dos Polinésios de navegar até as Américas, claro que o método científico deve esgotar todas as possibilidades, mas parece haver um certo eurocentrismo nesses questionamentos que já partem do pressuposto que seria impossível.
O patriarcado europeu treme!!! A ciência de verdade ainda vai desbancar muita história da carochinha que nos contaram… #amo 😍 Obrigada pelo vídeo! Parabéns pelo trabalho
Ciência de verdade só quando convém a "teoria" da evolução de Charles Darwin (que para o dono deste canal é uma lei ) ,que deu embalo para a eugenia no qual os os membros do partido NS da Alemanha que governo entre as décadas de 30 e 40 eram adeptos e também serviu de justificativa para que diversos episódios absurdos ocorressem como o caso de ota benga , isso aí não tem problema ? Uma teoria que condiz com uma narrativa de que a humanidade está subdividida em subespécies e isso justificaria um povo ser superior outro, isso é ciência de verdade?
atila, existe uma teoria sobre uma expedição inca do imperador tupac yupanqui que teria chegado até a ilha de pascoa e a polinesia, tanto que se nota a influencia nas construções de pedra e várias referencias culturais em comum...
Bom dia, por favor você poderia fazer um vídeo sobre a variante Delta? Estamos assistindo as pessoas abrirem mão dos cuidados sanitários indo atrás dessas mulas que estão no governo. Obrigado.
No meu DNA, foram identificados traços de nativos da América do Sul (costa do Pacífico) e da Polinésia. Acontece que meus 4 avós vieram direto do Japão para o Brasil, no século XX. Existiu algum intercâmbio séculos ou milênios atrás.
Teste MeuDNA Premium: bit.ly/atila_meudna
Então a teoria do estreito de bering, em que povos indígenas tenham vindo da Ásia para as Américas pode ser desconsiderada?
@@allysongabriel5413 O que ele fala no vídeo tem relação com a história recente de 800 anos atrás até hoje... A questão do povoamento das Américas sendo iniciada pelo estreito de Bering é algo muito mais antigo, datando de milhares de anos atrás, então o contato entre polinésios e ameríndios no passado recente não descarta a teoria do estreito de Bering. :)
@@allysongabriel5413 não! Também houve migração por lá, é ben maus evidente, se você vê as tribos russas do outro lado do Alaska e os Inuit que habitam em todo o N do Continente americano incluindo Groelândia, vulgarmente chamados esquimós, um termo depreciativo que significa "comedores de carne crua" (devido à presa por consumir calorias com o frio intenso, pois o homem precisa 8000 kcal e a mulher, 7000 kcal diárias, algo que faria a gente virar baleia em nossas latitudes, já pensou? Lá é a única forma de sobreviver) mas têm uma tribo, os Cree, na linguagem deles, significa "tecido de raquete," para andar na neve, sem afundar; aí não sabe-se qual é a origem. Mas os Inuit creio que é a tribo que mais se espalhou até Groenlândia e a mais numerosa. A semelhança com os russos é total
@Noely Veloso a mesma batata doce que tinha na Polinésia se achou no Perú e o principal: na linguagem das tribos do Perú e dos polinésios, o nome da batata doce é quase igual, evidência de que eles chegaram antes dos europeus
Os habitantes da Ilha de Pascoa foram escravizados pelos peruanos no seculo xix, muitos morreram e, sem duvida, houve miscigenacao. Nao teria isso contribuido para os resultados dos exames indicarem contato antigo com amerindios? Muitos peruanos tem origem amerindia.
As vezes eu penso que o Atila pega qualquer item da sua casa e pensa: "Como posso falar disso e fazer um vídeo incrível"
Pensei nisso
O pior é que ele consegue. O miserável é um gênio
Vide o video da caneta bic.
ele é realmente muito bom nisso, eu adoro que a cabeça dele ta cada video mais inchada, é como um easter egg de todo video, vc nunca sabe quando finalmente vai ser o video que a cabeça dele vai explodir
Cara isso é um talento muito foda, eu tive um professor de história que era assim, e teve um dia que a gente entrou nesse assunto com ele, sobre que qualquer coisa por mais simples que pareça pode ter muita história por trás que ninguém pensa muito no dia a dia e do nada ele pegou uma laranja que tinha na mesa de alguém e passou uns 15 minutos falando sobre laranjas de uma forma muito foda tipo o que o Atila fez com essa batata doce...
ANGOLA está presente Atila. cumprimentos para voçê aí no BRASIL.
Polinésios foram os primeiros marombeiros tbm , comendo batata doce e frango
vieram para a américa em busca do trapézio descendente
Kkkkkkk
HAHAHAHHA 🥺
😂😂😂😂😂😂😂The Rock que o diga
E eram mega navegadores.
Eu adoro a felicidade com a qual o Atila fala das coisas que a ciência descobre
Nossa, fascinante, o Átila é o nosso Carl Sagan brasileiro. Como ele consegue transmitir conhecimento tão complexo de forma tão fácil de entender!!!!!!
E sem gritar! 😊
O cabelo ja ta bem parecido
@@webcalango é mesmo, chega a ser ruim pra ouvir, mas aí eu coloco fone 🤭🤭🤭🤭
@@joe.willian 🤭🤭🤭🤭🤭
Incrível como um vídeo de batata, pode ser tão bom.
Eu amo ver como o Átila fica feliz explicando essas coisas e acabando com a supremacia europeia e preconceitos.
Mano olha o que a ciência brasileira consegue descobrir e fazer mesmo com tão pouco investimento
O Brasil não domina o mundo por culpa dos infiltrados das grandes potencias que nos sabotam.
Mas, infelizmente, muitos dos cientistas de ponta que o Brasil produz acabam não aguentando trabalhar no Brasil com tanta desvalorização e vão para o exterior /:
@@hildervitor o Brasil não valoriza nem os trabalhadores comuns imagina aqueles que se dedicam a favor da ciência e educação não é mesmo?
Para quem quiser saber mais sobre esse assunto, leiam o livro Kon Tiki. É sobre o cara que bolou a teoria da conexão entre Sul Americanos e Polinésios, e para prová-la, ele literalmente construiu uma jangada indígena e viajou do Peru ao Tahiti. O livro é um pouco antigo ( anos 50 ), mas é muito interessante e fala sobre várias evidências sobre essas conexões, como os Tikis ( os totens polinésios, que seguiam o mesmo estilo Sul Americano ), as próprias batatas e a mitologia Polinésia, que era bem uma mitologia!
Mas a teoria do explorador norueguês Thor Heyerdahl, criador da expedição entre o Peru e a Polinésia (Kon-Tiki foi o nome dado por ele ao barco), indica que foi feito o caminho contrário, isto é, a Polinésia foi povoada por povos antigos do Peru, que teriam viajado em grandes canoas de palha, levando mantimentos (frutas, raízes e pequenos animais). Considerando isso o mistério da batata doce estaria resolvido, sua origem sul-americana estaria correta. E aí Átila, como é que fica isso? E também existe um filme de 2012 baseado no livro, que também se chama Kon-Tiki, narrando essa aventura.
minha filha de oito anos me acompanha quando assisto seus vídeos e isso noa rende um excelente debate. Inclusive pq somos descendentes de um ramo indígena extinto e é interrante imaginar que um dia podermos saber mais sobre a tribo de nossos ancestrais.
Imagine a coragem dessas pessoas, se aventurar no mar desconhecido numa canoazinha cara. Apenas o barco, a cara e a coragem - e é claro, algumas galinhas e batatas kk.
Tem um episódio na nova série do Cosmos que fala sobre isso! Eles dominavam isso, eles conheciam o mar, o comportamento das aves migratórias, o vento, a posição do sol, das estrelas.. era muito mais complexo do que pegar só uma canoa e sair!
Fico pensando como eles deviam levar tanta água doce e como a armazenavam. Imagino que uma viagem tão distante levasse bastante tempo..
@@elisonjarbas Provavelmente eles deviam fazer algum tipo de captador de água da chuva. Pelo tempo que demora essas viagens não tinha como armazenar tanta água, eu acho
@@gamaliel3443 O canal Manual do Mundo fez um destilador solar há pouco tempo. Podem ter usado um sistema parecido.
Quase isso KKKK Apenas o barco, a cara, a coragem e muito conhecimento de navegação.
Parabéns, Átila e Paloma, desejo que aproveitem bem essa nova fase e que ter um filho traga as experiências mais felizes pra vcs. Todo o carinho do mundo pra família Sato-Iamarino❤
Aki meu deusss como eu souuu puxaaaa jkkk
Nasceu???
@@lourdesfavreto1731 sim
Vc poderia dizer “família Sato e Iamarino”
Como fazer uma aula de história a partir de qualquer alimento? O Átila conta pra gente 😁
Átila, incrível! Isso reescreve a história das navegações e da colonização das Américas. Esse conteúdo merece um livro. Escreve Átila, seguindo a linha do Harari ou do Jared Diamond, seria um best seller. Parabéns pelo vídeo!
Gente, impressionada com o esforço de pesquisadores pra desmerecer a capacidade dos polinésios como navegadores para os europeus não perderemos título de primeiros navegadores.
Não sei se era bem desmerecer, acho que a palavra certa é duvidar. Não conseguiam acreditar que um povo com pouca tecnologia pudessem ter navegado pelo mundo antes dos europeus. Será que era só espírito de aventura ou necessidade de encontrar novas terras a medida que a população de uma ilha crescia?
Não acho que seja o caso, pois os vikings ja tinha chegado nas americas
os asiáticos navegavam a muito mais tempo que os europeus, complexo de superioridade se chama isso. Xenofobia histórica
Acredito que nem era por má fé, já que os mais céticos queriam mais afirmações para acreditar nesse feito, já que " afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias". Mas ainda bem que acharam evidências e agora sabemos que eram peritos em navegação
@@andrewalvesbianconi93 Ai é exagero, os vikings já chegaram nas americas no ano 1000
Dezenas de vídeos para assistir nas notificações: nah, depois eu vejo
Vídeo do Átila falando sobre a batata doce: preciso ver isso agora
É que os Europeus fixaram na nossa cabeça que foram eles os maiores navegadores. Podemos ver os polinésios, vikings, gregos, egípcios...todas essas civilizações com histórico de navegações.
Tão legal ver o Átila animado contando algo que foi descoberto com a ciência ❤
Contagiante demais haha
Estou me formando em História e gostaria de no futuro poder trabalhar com biólogos, geneticistas, arqueólogos, etc. pra poder escrever a história apaga desses povos. Eu pessoalmente não tenho facilidade com ciências biológicas para me formar nas duas ares mas se eu puder fazer esse trabalho conjunto e divulgar também como historiador essas descobertas, seria um sonho.
legal, eu vou começar ano que vem a facul de ciências biólogicas :)
A Europa fica em choque quando percebem que não foram os "mais evoluídos", os "primeiros a desenvolver tecnologias".
Nunca foram os mais evoluídos. Sempre foram os mais egocêntricos.
Adorei !!
Europeus esperneando com a sabedoria dos polinesios.!!
Grata Átila !
Amo batata doce !
Galinhas também !!
A cada dia, os vídeos do Átila tornam-se mais profundos e, ao mesmo tempo, surpreendentemente didáticos. Se um dia eu desse aula, gostaria de ser 10% do que o Átila é.
Eu sempre vejo os videos novos do atila e falo "eu nao vou ver isso, o quê que esse maluco ta falando de batata?" Ai quando eu resolvo ver eu percebo os videos fodas que o cara faz explorando as coisas mais simples. Excelente trabalho!
O tipo de conhecimento que eu não preciso pra muita coisa, mas é bom saber sempre mais, o Atila sempre trazendo coisa nova
Moral da história: não duvide da capacidade dos povos mais antigos e não europeus 😎
A Moana já ensinou isso pra gente: "Éramos viajantes"
Átila eu acho isso mto legal para pensarmos sobre como a política influencia sim na ciência e no tipo de coisa que nóis aceitamos como verdade e evidência. É interessante como grande parte das evidências que foram encontradas há mto tempo foram questionadas pelos próprios pesquisadores até se aceitar que elas são muitas e bem fortes. Acho que é possível criar uma ligação com a forma como entendemos navegação e exploração como uma história tipicamente europeia, e aí, fechamos as portas para as possibilidades de outros povos se utilizando de outras técnicas de navegação e exploração
Bem isso !
Como historiador eu fico de cara como o Átila consegue mesclar as áreas, ainda mais pra dar na cara dos europeus
Vídeo primoroso como sempre... Eu, particularmente, só trocaria a palavra "extintos" com relação ao Povo Aimoré para as palavras "totalmente assassinados".
Fico encantada com esses vídeos! Mesmo encanto que sentia quando era criança e assistia "De onde vem?" na TV Cultura dos anos 2000
É inacreditável a capacidade humana de exploração! E sem contar como uma planta, como a batata-doce (assada é uma delícia!), e animais como a galinha tem ligação com tudo isso. É muito, mas muito legal mesmo! Parabéns, e obrigado, pelo vídeo, Átila!
Obrigado!
Isso faz muito sentido, quando Ailton Krenak no documentário guerra do Brasil fala que para os povos originarios os europeus eram apenas mais um diferente. Isso encaixa mais uma peça
Que baita conteúdo! Merece um documentário registrando tudo esse percurso.
Atila, me chamo Antony Davi, recentemente eu encontrei um Asteróide, futuramente eu posso ter a chance de nomear ele, eu gostaria de batizar ele em sua homenagem!
Você é uma inspiração para mim, o trabalho de divulgação científica que você faz é extremamente importante, por isso eu gostaria de te homenagear!❤️
Up
Antony, manda um e-mail pra contato@atilaiamarino.com.br!!
@@antonydavi8435 eita ele te notou. Q chic cara, tu é astronomo?
@@agnesrolim4391 sou astronômo amador e divulgador científico!❤️
@@antonydavi8435 que tudoo, meus parabéns. Vc tem algum site ou coisa do tipp?
Sensacional!!! A Ciência precisa ser cética e exigente com evidências, mas não deixa de passar uma impressão que o pessoal simplesmente não conseguem aceitar que os polinésios seriam capazes de ter chegado aqui antes dos europeus e navegado distâncias tão longas sem todos os aparelhos europeus. Recalque colonial. Interessantíssima essa história, e usando a batata-doce ainda, acho demais o quanto a gente consegue aprender explorando as origens dos alimentos que consumimos. Vide o exemplo que até deste dos portugueses trazendo manga pra cá, sendo que ela possui origem indiana hehe Parabéns pelo vídeo. E torcendo pra que a gente consiga recuperar o máximo possível objetos e registros do Museu Nacional :(
E aí, Átila, fala sobre a domesticação dos vegetais e sobre o quão complexa/ difícil foi a feita no milho pelos indígenas
A sua empolgação em falar é cativante e só mostra o quanto você ama o que faz
Compactuo do mesmo sentimento !
Os jabas que o Atila faz são os melhores jabas da internet. Dá um aumento pra ele MeuDNA. hehehe
Nossa, que vídeo sensacional!
Que coisa linda é podermos saber e confirmar essas aventuras a mais de 800 anos por meio da tecnologia.
Muito bom!
Wooooowww!
Só bateu uma tristeza relembrar os Aymorés. Maravilhoso saber até onde se pode chegar investigando através do DNA.
Existem registros de Mangarataia (uma espécie de gengibre) em locais isolados na Amazônia. Mangarataia, pra quem não conhece parece bastante com gengibre, sendo um pouco mais perfumado e saboroso que o gengibre comercial, que tem origem na Ásia.
A gente sempre subeatima os povos antigos, mesmo que essa nem seja a nossa intenção. Quando se tem uma tecnologia inovadora e se torna depende dela, é inconcebível a ideia de que exista outras maneiras de alcançar os objetivos facilitados pela invenção, o que acaba sendo uma visão bem ingênua de como o mundo funciona de forma complexa mas interconectada.
Uau!! Salvou minha aula de conclusão do tema "As grandes navegações"! 👏🏾👏🏾👏🏾
Muito bom rever este tema. Eu, na infância, lia admirado os feitos de Thor Heyerdahl na expedição Kon Tiki. Esta questão da batata doce e da colonização sul americana da polinésia estava adormecida em mim. Muito grato por ter mais informações sobre o tema
Valeu!
“O horizonte me pede pra ir tããão longe…” Moana veio para as Américas
Engraçado que colocar em questionamento a Europa como "os primeiros navegadores" causa um desconforto e desconfiança né
Uma história simplesmente sensacional!! Meus parabéns, Átila!
que loucura! onde pode chegar a negação da ciência branca ocidental e narcisista... como se navegação fosse monopólio europeu! um salve aos navegadores polinésios e a esse trabalho incrível desse canal!
Sensacional Átila! Amo seus vídeos! Ainda aprendo muito contigo. Gratidão e parabéns pelo canal!🥰👏🏼👏🏼👏🏼
chorei quando lembrou do incêndio do Museu Nacional
Pros europeus é difícil aceitar que não inventaram o mundo. Para eles os povos da Ásia, América, eram apenas selvagens, tal qual os animais que comiam. Compreender que existam civilizações desenvolvidas por aqui, com culturas, tecnologias e relações entre si complexas, é aceitar que eles não são os únicos que pensam, algo difícil pro ego do colonizador.
Hoje esse ego europeu é coisa do passado.
Hoje temos que aturar o ego dos EUA e o complexo de vira-lata dos outros povos.
Antes de ver ao novo vídeo, PARABÉNS à família que cresceu. Que o mundo seja cada vez mais gentil com as crianças que estão vindo, e que elas nos ensinem a sermos melhores.
Thanks
Não tem jeito, esse homem consegue falar de qualquer assunto e deixar ele interessante.
Por que os polinésios terem descoberto a américa antes doe europeus não seria interessante?
@@zaraiwzara Você não entendeu o que eu falei ou só quer biscoitar?
@@xucrutisxicletis guei
Pra quem quiser saber mais do assunto, tem um excelente vídeo no Canal do Pirulla que fala sobre isso, "De onde vieram os índios" fala a respeito desse contato polinésio antes dos Europeus, além das já conhecidas teorias do estreito de Bering.
Vieram do leste asiático depois da pré história, mas antes da era de bronze.
Adoro vídeos assim, que mostram a origem das coisas através de várias áreas no conhecimento, inclusive através do dna! Parabéns Atila pelo conteúdo incrivel, parabéns pra você e a Paloma.
Polinesios viajantes e farofeiros... Galinha, batata e pessoas.
Essa aula confirma uma das videoaulas mais recentes do meu canal. ❤️
sem contar que vieram na américa buscar a mandioca pra fazer farofa!!!!
@@luizrobertoandrade eita, verdade! E farinha é bom demais!
Olá sou descente de índios Aymorés por parte de vó, os homens da tribo não aceitaram se render desse povo só sobrou mulher e criança. Eu tenho alguns traços indígenas, tipo o formato do meus olhos e o cabelo. Meus bisavós eram de Portugal e Itália, enfim sou uma brasileira típica kkk
Napolitana
Um tiquinho de um e um tiquinho de outro
Judiação, que bom q vc carrega o DNA deles
@@flora567 Os Aymores não sumiram totalmente se misturaram... no fim das contas
Excelente vídeo. Obrigado por gravar vídeos assim. Parabéns pelo seu bebê.
é incrível como o Atila consegue transmitir uma puta informação foda com coisas simples, adorei!
Átila, que vídeo maravilhoso. A gente consegue abordar tantos temas importantes com ele.
Que da hora são essas constatações cientificas, deve ter muita historia perdida sobre a relação das américas com o mundo.
O filme KON TIKI conta a história real de Thor Heyerdahl, mostra a expedição Kon-Tiki. Em 1947, este pesquisador tinha uma tese ousada para a época: ele acreditava que a Polinésia tinha sido ocupada primeiro pelos povos da América do Sul.
Você me pegou de novo! Não imaginava que o assunto era referente a outra publi! 😏
Parabéns, você é muito bom!
Caramba, como o conhecimento científico é fascinante, obrigada por compartilhar essa história!
Adorei! Nova Zelândia usa muito a batata doce, tbm chamada de kumara pelos maoris. A mais comum lá é a variedade laranja. Eu tinha muito curiosidade de entender mais sobre essa troca, obrigada!!!
Que aula, muito bom. Obrigado.
Fiquei curioso, pesquisei um pouco e fui assistir Kon Titi, está no prime vídeo, vai completar a informação, um pesquisar norueguês construiu uma balsa e flutuou com a corrente marítima da América do Sul até a Polinésia em 110 dias isso em 1950 . Vale a pena assistir, ótimo filme.
E ai Atila parabém pelo trabalho
O que acha de fazer um video falando sobre as evoluções dos alimentos, vi em um outro video algo bem interessante sobre isso e o que me impressionou é como os alimentos de hoje são extremamente diferentes dos que haviam antes.
Bom fica a recomendação ai, abraço.
Ou, cês tão de parabéns! Excelente o vídeo!
Sempre que dou aula sobre o povoamento da américa, destaco as possibilidades da vinda de populações das ilhas da polinésia, agora tenho mais um recurso para exemplificar o conteúdo.
Por povoamento você quer dizer colonização? Porque o ser humano chegou na América milhares de anos antes dessa muito provável chegada dos polinésios.
@@GUOLVI É bem provável inclusive que tenham conseguido a batata-doce numa troca com os nativos sul-americanos.
Pra quem assistiu Moana esse final já era previsivel ksksksks Ótimo vídep, como sempre!!!!
Estou pensando na sorte do/s seu/s filho/a na hora de dormir. Papai fala mais que a boca e conta histórias incríveis. A Paloma também é assim?
Que história fascinante! [aproveitando, vida longa ao mais novo membro da família! Muita saúde e felicidades!]
Caramba esse vídeo tá um show de roteiro. Parabéns ❤️
Se existe algum publi que eu amo mais que os seus, atila, nao me lembro ☺️ que video mais maravilhoso! Obrigada por tanto conhecimento
Gente e a empolgação do Átila falando disso? Aaah que coisa gostosa de ver
Sim né!? Nesses tempos pandêmicos foi estranho os dias que ele sumiu, e justíssimo.
Muito interessante o vídeo! Curioso como alguns pesquisadores resistem a ideia sobre a capacidade dos Polinésios de navegar até as Américas, claro que o método científico deve esgotar todas as possibilidades, mas parece haver um certo eurocentrismo nesses questionamentos que já partem do pressuposto que seria impossível.
Também fiquei pensando sobre isso
E achei meio revoltante acharem mais plausível a planta ter ido parar lá por um acaso do que existirem povos mais bem sucedidos que os europeus
Adoro quando a ciência destrói o eurocentrismo 🥳
Uma aula a partir de batata 💕💕amo d+ esses vídeos do Átila
Ah Museu Nacional... Nunca superei essa perda 😢
Atila,por favor faz um vídeo sobre as madeiras brasileiras e a suas intensas variedades.
O patriarcado europeu treme!!! A ciência de verdade ainda vai desbancar muita história da carochinha que nos contaram… #amo 😍 Obrigada pelo vídeo! Parabéns pelo trabalho
Ciência de verdade só quando convém a "teoria" da evolução de Charles Darwin (que para o dono deste canal é uma lei ) ,que deu embalo para a eugenia no qual os os membros do partido NS da Alemanha que governo entre as décadas de 30 e 40 eram adeptos e também serviu de justificativa para que diversos episódios absurdos ocorressem como o caso de ota benga , isso aí não tem problema ? Uma teoria que condiz com uma narrativa de que a humanidade está subdividida em subespécies e isso justificaria um povo ser superior outro, isso é ciência de verdade?
Amei, amei, amei! Faça mais vídeos como este!
Parabéns pela excelente didática.
Que vídeo extremamente bem apresentado, escrito e pesquisado. Obrigado Atila!!
Começando o sábado com Atila é maravilhoso
átila, amo seu conteúdo! Obrigada por ser tão necessário. Nesses tempos difíceis precisamos de mais pessoas como você
As vezes eu fico impressionado como esse conteúdo é gratuito
Capitalismo tardio puro o teu comentário.
Que legal! Parabéns pelo trabalho! Obrigado pelo conteúdo!!
atila, existe uma teoria sobre uma expedição inca do imperador tupac yupanqui que teria chegado até a ilha de pascoa e a polinesia, tanto que se nota a influencia nas construções de pedra e várias referencias culturais em comum...
Mds como eu amo um conteúdo de qualidade, obrigado Atila por existir e trazer isso pra gente 🙏🏻
Bom dia, por favor você poderia fazer um vídeo sobre a variante Delta? Estamos assistindo as pessoas abrirem mão dos cuidados sanitários indo atrás dessas mulas que estão no governo. Obrigado.
Pra mim, os polinésios são um dos povos mais incríveis q já existiram. Tbm um dos mais esquecidos e subestimados.
Átila, adoro essas aulas!!!
Dúvida sincera.
Sou só eu, ou tem mais alguém aqui que sorri junto com o Átila enquanto assiste à conclusão do vídeo?
Não é só você, eu tbm
A empolgação dele é contagiante!
Tava me queationando sobre os povos da Ilha de Páscoa esses dias e vem o Átila com essa matéria. Muito incrível!!! Valeu Átila
No meu DNA, foram identificados traços de nativos da América do Sul (costa do Pacífico) e da Polinésia. Acontece que meus 4 avós vieram direto do Japão para o Brasil, no século XX. Existiu algum intercâmbio séculos ou milênios atrás.