Revisão sistemática e meta análise - Comparando os métodos
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 25 ม.ค. 2025
- Revisão sistemática e meta análise têm, nos artigos científicos o seu foco de estudo. Por isto, iniciantes às vezes confundem um com o outro. Neste vídeo eu apresento suas semelhanças e diferenças.
Ambas, revisão sistemática e meta-análise são um tipo de revisão de literatura. Não confundi-las com o capítulo de "Revisão de Literatura" presente no s trabalhos acadêmicos. Neste você usa a literatura para contextualizar e fundamentar o seu tema de pesquisa.
Já a revisão sistemática e meta-análise também revêem a literatura. Mas são são técnicas de pesquisa com identidade própria. Seus objetivos porém diferem da "revisão da literatura" tradicional.
O objetivo da meta-análise é testar uma hipótese. Aqui cada artigo consultado é um "sujeito" da pesquisa. Isto é, seus resultados são os dados que serão utilizados para o teste da hipótese.
Temos então uma "população" de artigos de maneira muito similar à uma pesquisa mais tradicional onde há pessoas ou grupos de pessoas, que examinadas ou entrevistadas fornecem os dados que serão analisados. E como nas outras pesquisas a "população de artigos" também precisa ser descrita em detalhe. Da mesma forma, os artigos são escolhidos a partir de critérios de inclusão e exclusão.
A meta-análise é uma pesquisa completa e como tal se insere no fluxo geral da ciência.
A revisão sistemática também estuda a literatura, mas seu objetivo é descrever o estado da arte naquele tema de estudo. Mas um estado da arte que responde à questão norteadora que em primeiro lugar gerou a pesquisa. E neste sentido a revisão sistemática é a ferramenta que permite resolver o problema científico fonte da questão norteadora que orienta a sua pesquisa.
E neste sentido a revisão sistemática é também uma pesquisa completa e como tal igualmente se insere no fluxo geral da ciência.
• Revisão sistemática e ...
Agora eu aprendi a diferença entre meta-análise e revisão sistemática, muito obrigado Prof. Maurício!
Olá! Que bom que vc gostou! Já se inscreveu? Assim vc não perde nenhum novo vídeo que eu publicar. Abs!
Excelente aula! Parabéns Professor Maurício.
Obrigado! Inscreva-se no canal para não perder nenhum vídeo novo. Abraços!
Muito bom!
Foi prazeroso assistir essa aula! Professor, já vi que revisões sistemáticas podem ou não obter metanálise em seu desenho. Então, quando se torna obrigatório utilizar a metanálise?
Olá Grasielle! Primeiro atenção: Note que revisões sistemáticas NÃO são metanálises. Ambos são estudos de síntese, mas não confunda um com outro. Agora a resposta. A metanálise é obrigatória quando os seus dados são quantitativos. "Qual o tempo de internação depois da cirurgia X?", "Qual a taxa de de cura com o tratamento Y?", "Qual a taxa de aprovação no concurso Z após a frequência na disciplina W?". Se você ainda estiver na dúvida veja o vídeo novamente e pare nos pontos a esclarecer. Abs!
Muito obrigado pelo vídeo!
Obrigado. Este canal faz parte do meu projeto de extensão na UFRJ. Compartilhame o vídeo, isto vai ajudar mais pessoas a serem maiores e melhores.
Obrigado. Este canal faz parte do meu projeto de extensão na UFRJ. Compartilhame o vídeo, isto vai ajudar mais pessoas a serem maiores e melhores
Ótima aula! Muito obrigada!!!!
Obrigado. Este canal faz parte do meu projeto de extensão na UFRJ. Compartilhame o vídeo, isto vai ajudar mais pessoas a serem maiores e melhores.
Excelente explicação!!! Parabéns ao tutor.
Professor uma Meta-análise pode existir sem a Revisão Sistemática?
Note que essas são duas técnicas e pesquisa diferenes com objetivos diferentes. O que pode gerar confusão é que na meta-análise você tem que buscar todos os artigos de interese. E para isso você tem que fazer um busca completa, mas não necessáriamente uma revisão SISTEMÁTICA. O crítico aqui é o termo COMPLETA. Digamos por exemplo que você acesse um banco nacional ou internacional de registro obrigatório para estudos de intervenções terapêuticas. Nesse caso pode ser razoável admitir que a listagem é completa. Aqui, é você quem tem de julgar (e justificar) a completude.
E se estudos forem escolhidos de forma ideológica para meta analise ? Nao acaba dando tudo na mesma?
Não, porque em princípio a ideologia (no sentido perverso) não faz parte de um estudo científico. Ainda mais, em toda revista séria, ao submeter o artigo o autor deve explicitamente declarar se há algum conflito de interesse. Por outro lado, o pesquisador tem o direito de ter opiniões. Apenas que neste caso e no próprio artigo ele deve explicitar isto, e aí o leitor lerá o estudo já considerando isto. Outro aspecto que que nas revistas sérias, os artigos passam por pelo menos dois revisores, que entre outras coisas, verificam estes aspectos. E finalmente, se o artigos passou por estes filtros, pesquisadores sérios percebem manipulações e distorções maliciosas e rapidamente podem denunciar isto ao editor. E quando isto se configura, o artigo é retirado e colocado em uma"lista negra" pública.