Heráclito, acho que quem mais entendeu Jung, nao sei do mundo, não conheco todos, mas talvez brasileiro, seja você. Você não tem a dimensão da riqueza desses videos. Agradeço sempre.
Excelente, Heráclito. Se conhecesse essas recomendações teria me precavido para não cometer os erros na interpretação da obra de Jung. Com minha formação filosofica Aristotélico-Tomista você imagina a confusão que foi no início!
8:52 eu já falei com uma psicanalista que pensava isso do Jung, eu achei tão estranho porque acho a escrita dele toda amarradinha, eu acho o texto dele tão bem cortado e organizado, mas é sobre isso. Eu acho Freud mais objetivo, direto e suscinto, porém Jung também é muito concreto, ele tem uma bagagem filosófica não tão restrita quanto o Freud, o que fazes com que ele possa assumir várias direções ou linhas de argumentação, diferindo de Freud.
Opa, muito legal seus vídeos, muitas discussões importantes para quem quer se aprofundar ou até mesmo conhecer por cima a teoria, parabens! Será que tem como vc fazer um vídeo, ou pelo menos indicar leituras dos conceitos anima/animus, tanto do conceito clássico como o de pós-junguianos? É um conceito que tem dado bastante polemica com todas as questoes de genero que surgem mais atualmente e sinto que o conceito clássico está longe de dar conta desses novos questionamentos. Obrigado!
sobre o animus eu indico os dois volumes do The Animus: the spirit of inner truth in women de autoria de Barbarah Hannah, sobre a anima e há um capítulo do Arquétipos e o Inconsciente coletivo dedicado a esse tema e que é bastante esclarecedor: O arquétipo como referência especial ao conceito de anima e, no eu eo inconsciente há um capítulo específico sobre essas figuras, bem como um verbete no tipos que trata da sizígia. Nos textos de M. L. von Franz tb há muito material, sobre o animus, em particular eu recomendo a Paixão de Perpétua. Obrigado por acompanhar o canal, fico feliz em saber que tem lhe ajudado.
Obrigado pelas recomendações! Eu tenho uma página no facebook sobre Jung, seria legal se vc pudesse dar uma olhada e compartilhar se achar legal. Dicas para construir a página tambem sao bem vindas haha facebook.com/desmistificandojung obrigado
Quando você fala num de seus vídeos sobre os complexos, se não me engano, e usa o exemplo do celular, da mensagem do whatsapp que não é visualizada e etc, quando percebo que algo atravessou para a consciência, essa percepção que tenho, esse algo novo que agora identifico pode ser considerado um início do que o Jung tinha como autoconhecimento, mesmo que ainda tão ínfimo? Obrigado.
Dulce Rosas ele expõe isso no livro Psicologia e Religião e alguns outros da sua obra, ao abordar o problema religioso por uma ótica exclusivamente psicológica e empirica, tendo se interessado vivamente pelo seu simbolismo enquanto algo revelador da psique. Sugiro que veja a minha série de vídeos 10 dicas pra entender Jung.
Heráclito, gostaria de parabenizá-lo, acompanho seu trabalho. Gostaria se possível de tirar uma dúvida. Qual seria a diferença de completar e compensar ? O inconsciente sempre complementa e compensa... obrigado!
Augusto Sousa isso aparece em muitos textos e eu acabo repetindo, mas no fim das contas Jung afirma que o aspecto principal é mesmo compensatório e a complementaridade faria parte da compensação. Vou fazer um vídeo para explicar, pelos comentários é bem difícil explicar
Obrigado Heráclito! Sou psicólogo recém formado, pretendo seguir na linha junquiana para clínica, e também pretendo estudar parapsicologia e teologia... seus vídeos ajudam muito! Gratidão por responder.
eu tenho 2 livros publicados um sobre mitologia comparada chamado Naruto e a Mitologia Oriental e um outro chamado Impetus que tem 3 ensaios meus sobre Mitologia e Psicologia Junguiana, atualmente vc pode adquirir comigo basta entrar em contato e aí te passo a minha conta e te envio pelos correios, eu demoro a responder por email, mas respondo bem rápido pelo face e instagram
Bom dia Heráclito, vc conhece o curso de pós de psicologia junguiana do IJEP? Moro em Bsb, sou formado em Direito, mas adoro estudar psicologia, vc teria indicação de um bom curso de pós de psicologia junguiana em Bsb? Obrigado. Abc.
Esse livro é uma fraude e uma piada, tem que ser muito bocó pra acreditar nisso... me passe o seu email que lhe envio cult fictions de Sonu Shamdasani onde ele desmonta esse livro idiota ponto a ponto com pesquisa historiográfica séria, assim vc para de espalhar bobagens em comentários
@@HeraclitoAragaoPinheiro não estou espalhando bobagens em comentários. Apenas indicação de livro. E se o sr. ler o q escrevi foi apenas indicação de livro; não chamei ninguém de bocó por ler e crer em nada. Mas obrigado pelo comentário, e lógico: fique sempre com sua opinião.
Segundo a opinião da Dra e escritora em Psicanálise Elizabeth Roudinesco Jung foi um protótipo do atual João di deus brasileiro. Motivo esse que levou Freud a cortar relações amistosas com este. Coisa feia.
Ela está equivocada, e nesse tipo de futrico histérico, sempre sobra pra todo mundo, pois há autores que julgam q o motivo do rompimento foi Freud saber que Jung tinha ciência do caso de Freud com a cunhada, no mais, Jung jamais foi acusado de abuso ou estupro, e fora essa senhora (pelo que vc diz) jamais vi qualquer autor fazer menção a isso, uma posição tola e lamentável...
@@HeraclitoAragaoPinheiro Como prof vc deve conhecer a fonte mencionada e a exatidão da mesma. Não obstante parece-me que desconhece ou desejou desmerece-la o que não fica bem para os intelectuais.
@@sebastiaostefanuto8130 eu nunca li a rudinesco falando isso, mas continua sendo uma opinião tola caso ela realmente a tenha professado, Peter Gay chega mesmo a supor que o q realmente levou os dois a romperem foi uma ida do Freud a Suíça a pedido de Ferenci em que ele não visitou Jung e depois o mesmo feito por Jung, no fundo não passa de futrico histérico, proferido por intelectuais ou não, há coisas melhores a debater do que esse tipo de tolice
Heráclito, boa noite, sou iniciante do estudo das obras de Jung, e li um trecho de Psicologia do Inconsciente que acredito não ter entendido bem. No capítulo V, na parte em que ele fala sobre a enantiodromia, veja só: "A paixão, ou seja, a acumulação de energia em torno de uma monomania é o que os antigos chamavam de "deus". E mesmo na linguagem atual isso ainda persiste. As pessoas dizem: "Fulano endeusou isso ou aquilo". Estamos certos de que ainda podemos querer ou escolher e não percebemos que já estamos possessos, que o nosso interesse já é senhor e usurpou todo o poder. Esses interesses são como deuses: quando reconhecidos e aceitos por muitos, pouco a pouco formam uma "igreja", agrupando ao seu redor todo um rebanho de fiéis. Chamamos a isso "organização". *Segue-se a reação desorganizadora, que pretende expulsar o demônio com Belzebu.* A enantiodromia, ameaça inevitável de qualquer movimento que alcança uma indiscutível superioridade, não é a solução do problema, porque em sua desorganização é tão cega quanto em sua organização." Ao falar que sempre surge uma "reação desorganizadora que tenta expulsar o demônio com Belzebu", ele estaria querendo dizer que todo "grupo religioso" (movimentos políticos, religiões, seitas etc) sempre irá procurar um Diabo, um inimigo para combater, e isso seria prejudicial para o mesmo, já que não está sendo feita a "síntese", seria isso? Obrigado desde já.
Ele está usando uma alegoria pra falar da psicologia individual, uma enantiodromia é uma reversão ao oposto, na sua atitude vc tem uma monomania de comer desenfreadamente, de maneira unilateral ou sintomática em seguida passa a ser maníaco por exercícios e dieta, da mesma maneira monomaníaca e unilateral, muda a polaridade da atitude mas permanece a unilateralidade, além disso, a maior quantidade de libido funcionalmente age como deus, a opinião de Jung sobre a religião vc pode encontrar no presente e futuro e no psicologia e religião, por exemplo
Heráclito, acho que quem mais entendeu Jung, nao sei do mundo, não conheco todos, mas talvez brasileiro, seja você. Você não tem a dimensão da riqueza desses videos. Agradeço sempre.
Nossa, muito obrigado!
Gratidão pelo trabalho consistente e dedicado Prof.!
É nois!
Excelente, Heráclito. Se conhecesse essas recomendações teria me precavido para não cometer os erros na interpretação da obra de Jung. Com minha formação filosofica Aristotélico-Tomista você imagina a confusão que foi no início!
Imagino! Lê as cartas a Victor White
Assisti a alguns vídeos seus e gostei muito. Grata por ter compartilhado conhecimento. Gosto de Jung, me identifico mais.
Eu que agradeço por acompanhar o canal!
Ótimo vídeo, gratidão Heráclito!
Tamo junto!
Iniciando nas leituras da Psicologia analítica, gostei muito de seu vídeo.Grata.
Eu que agradeço
Obrigado Professor!!!
Tamo junto!
8:52 eu já falei com uma psicanalista que pensava isso do Jung, eu achei tão estranho porque acho a escrita dele toda amarradinha, eu acho o texto dele tão bem cortado e organizado, mas é sobre isso. Eu acho Freud mais objetivo, direto e suscinto, porém Jung também é muito concreto, ele tem uma bagagem filosófica não tão restrita quanto o Freud, o que fazes com que ele possa assumir várias direções ou linhas de argumentação, diferindo de Freud.
Sim, de fato
Muito obrigada!!! Você é o cara! Parabéns!!!
eu que agradeço, obrigado por assistir
7:19 ainnn muito bom Heráclito
Excelente didática. Grata
adorei o vídeo tio Heráclito! Raul Célio aqui.
Obrigado, sobrinho
Vim agradecer pelos vídeos que são muito didáticos e têm me ajudado! Obrigada 💕
Eu que agradeço por acompanhar o canal!
excelente explicação
Interessante o raciocínio
Socrates Nietzsche obrigado
Obrigado! Muito legal...
Eu que agradeço por acompanhar o canal
Opa, muito legal seus vídeos, muitas discussões importantes para quem quer se aprofundar ou até mesmo conhecer por cima a teoria, parabens!
Será que tem como vc fazer um vídeo, ou pelo menos indicar leituras dos conceitos anima/animus, tanto do conceito clássico como o de pós-junguianos? É um conceito que tem dado bastante polemica com todas as questoes de genero que surgem mais atualmente e sinto que o conceito clássico está longe de dar conta desses novos questionamentos.
Obrigado!
sobre o animus eu indico os dois volumes do The Animus: the spirit of inner truth in women de autoria de Barbarah Hannah, sobre a anima e há um capítulo do Arquétipos e o Inconsciente coletivo dedicado a esse tema e que é bastante esclarecedor: O arquétipo como referência especial ao conceito de anima e, no eu eo inconsciente há um capítulo específico sobre essas figuras, bem como um verbete no tipos que trata da sizígia. Nos textos de M. L. von Franz tb há muito material, sobre o animus, em particular eu recomendo a Paixão de Perpétua. Obrigado por acompanhar o canal, fico feliz em saber que tem lhe ajudado.
Obrigado pelas recomendações!
Eu tenho uma página no facebook sobre Jung, seria legal se vc pudesse dar uma olhada e compartilhar se achar legal. Dicas para construir a página tambem sao bem vindas haha
facebook.com/desmistificandojung
obrigado
curti a sua página ricardo e vou dar uma olhada, obrigado pela dica!
Heráclito eu sinto Jung exatamente partir do fenômeno pra teoria
Quando você fala num de seus vídeos sobre os complexos, se não me engano, e usa o exemplo do celular, da mensagem do whatsapp que não é visualizada e etc, quando percebo que algo atravessou para a consciência, essa percepção que tenho, esse algo novo que agora identifico pode ser considerado um início do que o Jung tinha como autoconhecimento, mesmo que ainda tão ínfimo? Obrigado.
Pode sim, ele defini autoconhecimento no presente e futuro como o conhecimento de conteúdos do ics
PROF HERÁCLITO,
GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE QUE JUNG LEVANTOU A QUESTÃO DA ESPIRITUALIDADE ? O QUE ELE QUIS DIZER?
Dulce Rosas ele expõe isso no livro Psicologia e Religião e alguns outros da sua obra, ao abordar o problema religioso por uma ótica exclusivamente psicológica e empirica, tendo se interessado vivamente pelo seu simbolismo enquanto algo revelador da psique. Sugiro que veja a minha série de vídeos 10 dicas pra entender Jung.
Heráclito, gostaria de parabenizá-lo, acompanho seu trabalho. Gostaria se possível de tirar uma dúvida. Qual seria a diferença de completar e compensar ? O inconsciente sempre complementa e compensa... obrigado!
Augusto Sousa isso aparece em muitos textos e eu acabo repetindo, mas no fim das contas Jung afirma que o aspecto principal é mesmo compensatório e a complementaridade faria parte da compensação. Vou fazer um vídeo para explicar, pelos comentários é bem difícil explicar
Obrigado Heráclito! Sou psicólogo recém formado, pretendo seguir na linha junquiana para clínica, e também pretendo estudar parapsicologia e teologia... seus vídeos ajudam muito! Gratidão por responder.
th-cam.com/video/XXNAEWbCEXk/w-d-xo.html
É possível adquirir seu livro através de pagamento com boleto ? No link que você deixou.
eu tenho 2 livros publicados um sobre mitologia comparada chamado Naruto e a Mitologia Oriental e um outro chamado Impetus que tem 3 ensaios meus sobre Mitologia e Psicologia Junguiana, atualmente vc pode adquirir comigo basta entrar em contato e aí te passo a minha conta e te envio pelos correios, eu demoro a responder por email, mas respondo bem rápido pelo face e instagram
Bom dia Heráclito, vc conhece o curso de pós de psicologia junguiana do IJEP? Moro em Bsb, sou formado em Direito, mas adoro estudar psicologia, vc teria indicação de um bom curso de pós de psicologia junguiana em Bsb? Obrigado. Abc.
Alexandre Teixeira Camillo infelizmente eu não tenho informações sobre esse curso
Heraclito Aragao Pinheiro obrigado.
amigo, reparei que alguns dos seus vídeos estão com áudio habilitado apenas para o canal esquerdo em fones de ouvido... um abraço!
Vixe, já tinham me falado disso, obrigado e desculpe, vou solucionar
O psicólogo clínico Richard Noll publicou em 1996 "O culto de jung - origens de um movimento carismático"
Esse livro é uma fraude e uma piada, tem que ser muito bocó pra acreditar nisso... me passe o seu email que lhe envio cult fictions de Sonu Shamdasani onde ele desmonta esse livro idiota ponto a ponto com pesquisa historiográfica séria, assim vc para de espalhar bobagens em comentários
@@HeraclitoAragaoPinheiro não estou espalhando bobagens em comentários. Apenas indicação de livro. E se o sr. ler o q escrevi foi apenas indicação de livro; não chamei ninguém de bocó por ler e crer em nada. Mas obrigado pelo comentário, e lógico: fique sempre com sua opinião.
@@mementomori8785 eu fico do lado da pesquisa séria, fique vc com suas bobagens, passar muito mal
@@HeraclitoAragaoPinheiro obrigado, sr. Passe bem.
16:05 vi significado em tudo até aqui... EU TÔ FICANDO LOUCO?! haha
❤
Segundo a opinião da Dra e escritora em Psicanálise Elizabeth Roudinesco Jung foi um protótipo do atual João di deus brasileiro. Motivo esse que levou Freud a cortar relações amistosas com este. Coisa feia.
Ela está equivocada, e nesse tipo de futrico histérico, sempre sobra pra todo mundo, pois há autores que julgam q o motivo do rompimento foi Freud saber que Jung tinha ciência do caso de Freud com a cunhada, no mais, Jung jamais foi acusado de abuso ou estupro, e fora essa senhora (pelo que vc diz) jamais vi qualquer autor fazer menção a isso, uma posição tola e lamentável...
@@HeraclitoAragaoPinheiro
Como prof vc deve conhecer a fonte mencionada e a exatidão da mesma. Não obstante parece-me que desconhece ou desejou desmerece-la o que não fica bem para os intelectuais.
@@sebastiaostefanuto8130 eu nunca li a rudinesco falando isso, mas continua sendo uma opinião tola caso ela realmente a tenha professado, Peter Gay chega mesmo a supor que o q realmente levou os dois a romperem foi uma ida do Freud a Suíça a pedido de Ferenci em que ele não visitou Jung e depois o mesmo feito por Jung, no fundo não passa de futrico histérico, proferido por intelectuais ou não, há coisas melhores a debater do que esse tipo de tolice
Muita conversa para boi dormir.
Te deu sono?
@@HeraclitoAragaoPinheiro , nem perco tempo com essa lorota, muita historinha para enganar bobos.
Heráclito, boa noite, sou iniciante do estudo das obras de Jung, e li um trecho de Psicologia do Inconsciente que acredito não ter entendido bem. No capítulo V, na parte em que ele fala sobre a enantiodromia, veja só:
"A paixão, ou
seja, a acumulação de energia em torno de uma monomania é o que os
antigos chamavam de "deus". E mesmo na linguagem atual isso ainda
persiste. As pessoas dizem: "Fulano endeusou isso ou aquilo". Estamos
certos de que ainda podemos querer ou escolher e não percebemos que já
estamos possessos, que o nosso interesse já é senhor e usurpou todo o poder.
Esses interesses são como deuses: quando reconhecidos e aceitos por muitos,
pouco a pouco formam uma "igreja", agrupando ao seu redor todo um
rebanho de fiéis. Chamamos a isso "organização". *Segue-se a reação
desorganizadora, que pretende expulsar o demônio com Belzebu.* A
enantiodromia, ameaça inevitável de qualquer movimento que alcança uma
indiscutível superioridade, não é a solução do problema, porque em sua
desorganização é tão cega quanto em sua organização."
Ao falar que sempre surge uma "reação desorganizadora que tenta expulsar o demônio com Belzebu", ele estaria querendo dizer que todo "grupo religioso" (movimentos políticos, religiões, seitas etc) sempre irá procurar um Diabo, um inimigo para combater, e isso seria prejudicial para o mesmo, já que não está sendo feita a "síntese", seria isso? Obrigado desde já.
Ele está usando uma alegoria pra falar da psicologia individual, uma enantiodromia é uma reversão ao oposto, na sua atitude vc tem uma monomania de comer desenfreadamente, de maneira unilateral ou sintomática em seguida passa a ser maníaco por exercícios e dieta, da mesma maneira monomaníaca e unilateral, muda a polaridade da atitude mas permanece a unilateralidade, além disso, a maior quantidade de libido funcionalmente age como deus, a opinião de Jung sobre a religião vc pode encontrar no presente e futuro e no psicologia e religião, por exemplo