Professor, depois de 30 anos resolvi fazer minha faculdade, os filhos formaram e eu abracei meu sonho. Trabalho como secretária e estou fazendo EAD em Ciências Contábeis. Sinto muitas dificuldades, ainda é um desafio pra mim. Quando na procura de uma explicação descobri seus vídeos. Sensacional , coisas que eu não conseguia entender e que me pareciam impossível , hoje consigo entender com suas explicações e desenhos. Tem me ajudado muito, gratidão e parabéns pelo trabalho.
Oi, Walquíria! Grato pela visita e pelo comentário! Felicidades no seu curso e não hesite em retornar ao canal para outros vídeos, retirar alguma dúvida que surgir e, principalmente, contar do sucesso em seu curso. Boms estudos e sucesso!
Parabéns, professor. Sua didática de ensino é super produtiva. Continue assim com esse empenho em ensinar sobre essa ciência que sabe e domina muitíssimo bem.
OI, Eder! Grato pela visita e pelo comentário! Viu que a necessidade de capital de giro não é falta de dinheiro. Mas dinheiro seu que vc está usando para fazer a empresa rodar. Como dizem: pagando para trabalhar!! Bons estudos! Sucesso!
Olá, Lily! Que legal, seu retorno! Vc é sempre bem vinda. Grato pelo comentário! E aí? Como estão os investimentos? Tem recebido os dividendos? Sucesso!
Valeu, Morato Capital! Grato por todas as visitas e comentários! Desejo-lhe muito sucesso e aproveito para formular votos de um feliz 2023, com muita saúde e felicidades!
Olá, Vinicius! Grato pela visita e pelo comentário! Fico feliz com sua paixão! Tenho o site ptofessorquintino.com.br onde organizei os vídeos por disciplina e na sequência das ementas. Pode ser útil. Desejo-lhe muito sucesso no seu curso! Bons estudos !!
Valeu, Eduardo! Grato pela visita! Esra necessidade de capital de giro é um conceito interessante. Como eu tenho necessidade de capital de giro se meu estoque é grande e eu tenho poucas dividas? Literalmente, estou pagando para trabalhar, tirando dinheiro do bolso para fazer a empresa girar. Sucesso!!
Oi, Gustavo! Grato pela visita! A necessidade de capital de giro está relacionada ao ciclo operacional. A condição ideal é que vc compre o seu estoque a prazo no seu fornecedor e quando seu cliente pagar, vc paga seu fornecedor. E a empres fica gerenciando esta parte operacional. Se vc compra a prazo o seu estoque e vende fiado ao cliente e o cliente não paga com rapidez, vc vai precisar lançar mão de empréstimos bancários para tapar o buraco, melhor dizerndo, vc vai necessitar de capiral de giro para manter a empresa até o cliente pagar. O saldo em tesouraria é justamente este recurso que a empresa lança mão para pagar obrigaçãoes financeiras. Então, a empresa tem que manter um caixa para pagar o banco, quer dizer manter um saldo em tresouraria. A condição ideal é: pagar as obrigações operacionais (fornecedores, salários, luz, contas diversas) com o dinheiro gerado nas vendas e deixar o mínimo em tesouraria para pagar as obrigações financeiras. Sucesso!
Olá, Djibril! O capital de giro ė melhor quando o passivo operacional (não, o circulante) é maior que o ativo operacional. No caso do ativo e passivo circulante entra na conta o ativo financeiro e o passivo financeiro. Aí, estes dois não interferem na fórmula do capital de giro.
Bom dia@@ProfessorQuintino , eu não entendi, porque exatamente seria melhor ter um passivo operacional maior que o ativo operacional? Não seria melhor ter mais estoque, mais duplicatas a receber, do que duplicatas a pagar e outras despesas operaiconais? Pra que precisaria de capital de terceiros se já está tudo pago ou coberto?
@@lukasandremoreira Oi, Lukas! Grato pela visita! Está necessidade de capital de giro é necessidade de capital de giro de terceiros para você não precisar usar dinheiro (lucro) da empresa para pagar os estoques ou financiar clientes. Veja só! A empresa está com $ 500 de estoque e possui $ 300 de duplicatas a receber. Além disso, não deve nada para seus fornecedores. Quem, então, pagou o estoque e financiou os clientes? A empresa. De onde saiu este dinheiro? Do lucro, que poderia ter sido distribuídos aos sócios ou ter adquirido algum equipamento para a empresa. O ideal seria que a empresa comprasse no fornecedor e ficasse devendo. Vendesse fiado para o cliente. Quando o cliente pagasse, a empresa pagava o fornecedor e guardava o lucro. A empresa ficava nesta intermediação entre cliente e fornecedor. Ai está a necessidade de capital de giro, dinheiro de terceiros para movimentar a empresa sem precisar tirar dinheiro do bolso para bancar clientes e pagar estoques. Imagine um mecânico que paga à vista as peças na loja de autopeças e deixa o cliente pagar 30 dias depois. O mecânico acha que está bem. Não deve nada, tem um estoque e valores a receber. De onde saiu o dinheiro para pagar as peças? Do próprio mecânico, que deixou de comprar alguma melhoria para a casa ou brinquedo para os filhos para não ficar devendo e receber sua receita só depois. Depois dê um retorno sobre seu entendimento! Sucesso!
@@ProfessorQuintino Entendido perfeitamente professor, muito obrigado. Nesse caso é muito mais válido você trabalhar com capital de terceiros do que com capital proprio ou lucro, podendo utilizá-lo para reinvestir na própria empresa, com compra de imobilizados, branding, etc.
PROFESSOR, TU É FERA HEIN, PARABEEENS!! FIQUEI COM ALGUMAS DUVIDAS, E VI OS COMENTARIOS COM SUA RESPOSTA E COMPREENDI. PARABENS PELA DEDICAÇÃO EM TIRAR AS DUVIDAS DE CADA UM NOS COMENTARIOS
Olá, Elton! Grato pela visita! As contas do não circulante, ativo ou passivo, não entram na conta da necessidade de capital de giro. A necessidade de capital de giro é para o dia-a-dia da empresa, isto é, para o curto prazo. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
Entendido,@@ProfessorQuintino! Estou estudando valuation e a NCG é peça chave na projeção dos fluxos de caixa e, consequentemente, na estimativa do valor intrínseco. O sr. tem algum vídeo/conteúdo com os prazos médios de pagamento, recebimento e estoque? Excelente trabalho!
@@EltonAssuncao-b7o Oi. Grato pelo retorno! Veja este vídeo. Saiu esta semana. Parece que estava prevendo sua demanda: th-cam.com/video/KgYUTnpmJfw/w-d-xo.htmlsi=kD-QKUUaNErRQ07L Bons estudos e sucesso!!
@@ProfessorQuintino Que vídeo excelente! Muito obrigado. Ainda sobre a NCG, sinto dificuldades quando analiso as variações, sobretudo pela forma como as empresas divulgam os resultados. Cheio de contas de tributos a receber/ recuperar, receitas diferidas/antecipadas e a conta de "outros". Todas essas devem entrar no cálculo da NCG, correto? A outra dúvida é: Se a variação da NCG de um exercício para o outro é positiva, isso é bom, significa que houve um incremento no FCO, correto tbm?
@@EltonAssuncao-b7o Oi, Elton! Grato por mais esta visita! Vc está correto.Estas contas que você mencionou devem fazer parte da conta do NCG, pois, de certa forma, referem-se às atividades operacionais da empresa. Lembrando que são os valores calculados no curto prazo. às vezes, algumas destas contas poderá ter uma parte no curto e outra no longo prazo., Sobre o aumento da NCG, se é bomou ruim. Vai deoender das razões do aumento. Se a variação positiva da NCG foi causada por um aumento das contas a receber, isso pode indicar que a empresa está vendendo mais a prazo e demorando mais para receber dos seus clientes, o que pode comprometer o seu fluxo de caixa. Mas se a variação positiva da NCG foi causada por uma redução das contas a pagar, isso pode indicar que a empresa está pagando seus fornecedores mais rápido e aproveitando descontos, o que pode melhorar a sua rentabilidade Depois dê um retorno sobre este entendimento. Abraço,
Profº olhando da Perspectiva de Análise Dinâmica, os conceitos desse vídeo pode mudar? Estou vendo sobre análise dinâmica, e na faculdade esta dizendo que "o Capital de Giro (CDG). O CDG é obtido por meio da subtração entre as contas passivas de longo prazo e contas ativas de longo prazo. O capital de giro expressa a diferença entre as contas do ativo não circulante e do passivo não circulante, somado ao PL." Fiquei confusa rs. Me ajuda por favor
Olá, Fernanda! Grato pela visita! Na realidade, os conceitos apresentados no vídeo permanecem válidos. A ideia da análise dinâmica do capital de giro é estender a análise para além da equação CDG = AC - PC, mas considerar também os gargalos da gestão fonanceira como, por exemplo, excesso de estoque, indimplência de clientes, prazo dado pelos fornecedores e, além deste estudo dos gargalos, tomar medidas corretivas para otimizar o uso do capital de giro. E, tamém, consuderar as variações dstes índices ao longo do tempo. No caso da análise dinâmica, você irpa consuderar: prazo médio de pagamento, prazo mpedio de recebimento das contas, prazo médio de estocagem. Com relação à equação: CDG ou CCL (capital circulante líquido) = PNC + PL - ANC é, na verdade, uma varaiação da conhecida fpormula CDG = AC - PC. Veja abaixo: Somatório Ativo = Somatório do Passivo + PL Somatório do Ativo = AC + ANC Somatório do Passivo + PL = PC + PNC + PL Igualando, temos AC + ANC = PC + PNC + PL CDG = AC - PC Transpondo, temos AC - PC = PNC + PL - ANC Logo CDG é igual, também a PNC + PL - AC Depois dê um retorno sobre este entendimento Bons estudos e sucesso!
Tenho uma dúvida com relação ao Salários a pagar a ser considerado no PO. Se todos os valores do AO e também contas a pagar em PO forem de curto prazo, por exemplo algo em 90 dias, qual período devo considerar ref a salários em PO? Pois, se informar um valor já previsto para um período maior que 90 dias, o resultado do NGC pode ser negativo já que o valor de PO poderá ser maior que AO.
Oi, Josué! Grato pela visita! Considere o salário a pagar no prazo de 30 dias, isto é, mês a mês, pois o salário só será contabilizado quando o trabalhador trabalhar aquele mês. É claro, que você poderá colocar mais meses para um planejamento mais longo. Mas, na realidade, o salário só será salário a pagar quando vencer o mês trabalhado. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
@@ProfessorQuintino Perfeito, entendido. Inclusive pensei também em propor para meu planejamento um prazo específico. Muito obrigado e sigo aprendendo a cada dia assistindo aos seus vídeos que são muito didáticos.
Oi, Lúcio! Grato pela visita! É isso. Mas são ativos operacionais. Em essência ter muito dinheiro empatado em estoque excessivo ou muitas contas a receber de clientes não é bom. Vc pagou pelo estoque literalmente "estocado" e usou dinheiro para financiar os clientes. Essa é a ideia da necessidade de capital de giro. Usar dinheiro próprio para ter um estoque excessivo ou financiar clientes. Depois dê um retorno sobre seu entendimento. Sucesso!
Olá, Alexandre! Grato pela visita! Se a NCG, for negativa, então quer dizer que fornecedores estão financiando os estoques e os próprios clientes. O cuidado que a empresa deve ter é possuir recursos para pagar os fornecedores no vencimento das contas e os financiamentos dos ativos imobilizados. Daí entra em cena a liquidez que engloba, além dos estoques e clientes, o próprio caixa. Como seria a dinâmica: Fornecedores financiam estoques, que são vendidos. Clientes pagam fornecedores. Bancos financiam ativos imobilizados e lucros pagam bancos e sócios.
@@ProfessorQuintino Ainda nesse calculo que você fez (que posso considerar que seja simplificado), quando der negativo - posso considerar que meu ciclo financeiro também é negativo e a empresa não precisa de capital de giro - pois o dinheiro entra antes de pagar as contas? E ao contrario também é verdadeiro - quando der positivo - no qual deu 11 mil (esse valor é o quanto a empresa necessita de capital de giro)?
@@alexandrepaggi Valeu, Alexandre! Grato pela visita! O ciclo finaneira está ligado aos prazos de pagamento ao fornecedore e de recebimento das vendas aos clientes. Se a NCG é de -11 mil, pode ser que o vencimeno das contas ao fornecedor seja bem antes do que o do recebimento das vendas o que mostraria um ciclo financeiro prejudicial à empresa. Entretanto, com a mesma NCG, mas com o recebimento das contas antes dos pagamentos aos fornecedores teríamos um ciclo finaneiro favorável à empresa. Não ter NCG significa que não usarei dinheiro próprio (do PL) para comprar estoque ou financiar clientes. Mas as operações da empresa devem gerar caixa suficiente para pagar os fornecedores. E este pagar fornecedores deve ser, preferentemente, depois de vender os estoques e receber dos cliente. É aqui que entra o ciclo financeiro. Sucesso!
Boa noite professor e parabéns pelo seu trabalho. O Sr encontrou, no exemplo, uma NCG de 11mil. Como saber se isso é muito ou pouco no caso da empresa do exemplo? Em outras palavras, como saberei se a NCG calculada é ruim ou não para uma determinada empresa?
Oi, Tadeu! Grato pela visita! A NCG vai implicar no endividamento da empresa. As dívidas da empresa são normais e necessárias. O importante ė que a empresa mantenha sua capacidade de pagamento. Todas as empresas possuem dívidas e, para saber se o grau de endividamento da empresa está dentro do esperado, esta empresa deve se comparar com outras empresas do setor para saber se está mais ou menos com o mesmo grau de endividamento. A média do endividamento das empresas brasileira está na faixa entre 40 e 60%. Mas, ressalto que o importante é manter a capacidade de pagamento das dividas sem comprometer a caoacidade de crescimento. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
Oi, Felipe! Grato pela visita! Necessidade de capital de giro não é falta de dinheiro. É, na verdade, necessidade de capital de terceiros para que você não precise usar o seu para fazer a empresa funcionar. Neste caso, que você apresentou, a empresa deve 15 para o fornecedor e tem 45, somando clientes e estoques. Uma NCG de 30. Você está certo. Mas tem um detalhe,. De onde sairam estes 30 para bancar os clientes ou comprar estoque? A empresa retirou de algum lucro que poderia ter sido distribuído aos sócios ou do próprio capital dos sócios. Uma empresa vendeu todo seu estoque por 45. Não recebeu ainda,, mas tem um ativo operacional de 45 de clientes a receber. E está devendo ao fornecdore 15. Quando um cliente pagar 15, por exemplo, ele paga o fornecedor e fica quitado. Mas e os outros 30 para continuar o dia-a-dia da empresa, enquanto os outros clientes não pagam: Tem, que titrar do bolso, Aí esta a necessidade de capital de giro. Usar seu proprio dinheiro para bacar as operações.da empresa. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
Prezados Professor. Tenho uma duvida sobre essa matéria que ao que me parece não ter solução. Peço por favor, esclarescer. Vimos que o NFG é R$ 11.000. Ou seja, o Ativo Operacional é Maior que o passivo operacional. Porém não consigo identificar isso como uma coisa negativa, pois isso quer dizer que meus bens são maiores que minhas obrigações, ou seja eu estou tendo mais em contas a receber e em estoque do que eu tenho que pagar. Isto quer dizer que a empresa está gerando recursos, ou seja, caixa.. Não consigo imaginar isso como ruim..Para mim, não faz sentido ter que aumentar o meu passivo para diminuir a minha NGC. Por favor, essa questão esta me deixando extremamente confuso..😵😵😵 Desde já agradeço.
Oi, Carlos! Grato pela visita! A Necessidade de Capital de Giro não é falta de dinheiro. Ela é o quanto você precisa de dinheiro para não ter que tirar dinheiro do bolso para fazer a empresa acontecer. Quer dizer, se a empresa tem 2.000 de ativo operacional e apenas $ 1.000 de passivo operacional, a empresa tirou dinheiro de algum lugar para comprar estoques e financiar clientes. Tirou de onde? Do lucro que podia ter sido distribuído aos sócios ou adquirido algum ativo imobilizado. Imagina um motorista de táxi. Ele tem de ativo operacional de $ 4.000, , que consiste em $ 300 de combustível no tanque, $ 700 de estoque de óleo na sua garagem e seus clientes lhe devem $ 3.000 de corridas já realizadas e que ficaraam penduradas para pagar depois. No passivo, ele tem registrado $ 1.000 de dívidas no posto de gasolina ($ 800) e no posto de lavagem ($ 200). Viu que ele possui um ativo operacional de $ 4.000 e um passivo operacional de $ 1.000. O ativo operacional menos o passivo operacional é de $ 3.000 De onde saiu esta diferença? De algum lucro que ele deveria ter para comprar a bicicleta do filho ou uma televisão melhor. Mas não, ele preferiu ter um estoque enorme de óleo em casa e levar seus clientes sem cobrar e esperar o pagamento no futuro. Aí está a necessidade de capital de giro. Fazer a empresa girar sem precisar tirar dinheiro do bolso ou do lucro. O ideia é que a empresa fique devendo ao fornecedor e venda ao cliente. Quando o cliente pagar, a empresa paga ao fornecedor. O dono da empresa fica só gerenciando este toma lá da cá, evitando mexer no lucro da empresa e deixando o lucro para comprar ativos imobilizados ou distribuir aos sócios. Se fôssemos escrever esta necessidade de capital de giro no modo expandido, seria Necessidade de Capital de Giro de Terceiros para fazer a empresa girar. É como se a empresa estivesse pagando para trabalhar. Depois dê um retorno sobre este entendimento.
@@ProfessorQuintino Eu agora entendi perfeitamente professor, o exemplo do taxista é muito elucidativo. Muitíssimo obrigado, já estava quase maluco para entender. 🤩🤩
@@Grwm.routinas.w Oi. Grato pela visita e pelo retorno! Realmente é complicado falar em necessidade quando tem valores sobrando no ativo. Mas é a necessidade de dinheiro de alguém para não colocamos o nosso próprio ns jogada. Que bom que pude explicar! Sucesso!!
Professor, depois de 30 anos resolvi fazer minha faculdade, os filhos formaram e eu abracei meu sonho. Trabalho como secretária e estou fazendo EAD em Ciências Contábeis. Sinto muitas dificuldades, ainda é um desafio pra mim. Quando na procura de uma explicação descobri seus vídeos. Sensacional , coisas que eu não conseguia entender e que me pareciam impossível , hoje consigo entender com suas explicações e desenhos. Tem me ajudado muito, gratidão e parabéns pelo trabalho.
Oi, Walquíria!
Grato pela visita e pelo comentário!
Felicidades no seu curso e não hesite em retornar ao canal para outros vídeos, retirar alguma dúvida que surgir e, principalmente, contar do sucesso em seu curso.
Boms estudos e sucesso!
muito bom o video, bem explicado e de forma simples porem rica.
Olá, Driely!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Aula espetacular!!! ❤
Olá, Ronildo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Parabéns, professor. Sua didática de ensino é super produtiva. Continue assim com esse empenho em ensinar sobre essa ciência que sabe e domina muitíssimo bem.
Olá, Valtecir!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Bons estudos e sucesso!
Amo os desenhos..... Melhor explicação da internet!
Olá, Let's play!
Grato pela visita e pelo comentário!
O aplicativo que faz os desenhos chama-se Video Scribe.
Bons estudos e sucesso!!
Parabéns Prof. Ótima aula e boa explicação sobre o assunto. Sempre venho neste canal para revisão..
Olá, Waldiney!
Grato pela visita e pelo comentário!
Quando retornar ao canal para suas revisões será sempre bem-vindo.
Sucesso!!
Melhor aula que ja vi no youtube
Olá, Richard!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Chega dar orgulho de alguem que explica com tanta clareza, algo que ate entao era um bicho de 300 cabeças. Valeu professor.
OI, Eder!
Grato pela visita e pelo comentário!
Viu que a necessidade de capital de giro não é falta de dinheiro. Mas dinheiro seu que vc está usando para fazer a empresa rodar.
Como dizem: pagando para trabalhar!!
Bons estudos! Sucesso!
Sensacional!
Oi, Carlos!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Show de bola!
Valeu, Luiz Brito!
Grato pela visita!!
Sucesso!!
Opha eu aqui denovo para mais uma aula sensacional!!!❤
Olá, Lily!
Que legal, seu retorno!
Vc é sempre bem vinda.
Grato pelo comentário!
E aí? Como estão os investimentos? Tem recebido os dividendos?
Sucesso!
Parabéns pelo vídeo Prof. Quintino! Muito didático na explicação dos conceitos fundamentais. Obrigado.
Olá, Ernane!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Assunto de muita qualidade e de muito fácil entendimento
Valeu, Morato Capital!
Grato por todas as visitas e comentários!
Desejo-lhe muito sucesso e aproveito para formular votos de um feliz 2023, com muita saúde e felicidades!
Muito bom!!! Muito didático.
Valeu, Clauderson!
Grato pela visita e pelo comentário!
Feliz 2023!!
Muito obrigado, professor!
Oi, André!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Muito obrigado professor! Seus vídeos me ajudam muito, faço EAD. Sou apaixonado por contabilidade 😍
Olá, Vinicius!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fico feliz com sua paixão!
Tenho o site ptofessorquintino.com.br onde organizei os vídeos por disciplina e na sequência das ementas. Pode ser útil.
Desejo-lhe muito sucesso no seu curso!
Bons estudos !!
Muito show..... ditático ao extremo com excelentes conteúdos. Parabéns!
Olá, Fernando!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Obrigado
Oi, B7 TV!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Gosto muito dos seus vídeos parabéns
Valeu, Felipe!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Aulaça!
Valeu, Eduardo!
Grato pela visita!
Esra necessidade de capital de giro é um conceito interessante. Como eu tenho necessidade de capital de giro se meu estoque é grande e eu tenho poucas dividas?
Literalmente, estou pagando para trabalhar, tirando dinheiro do bolso para fazer a empresa girar.
Sucesso!!
Ótima explicação professor. Poderia também explicar a relação da Necessidade de Capital de Giro com o Saldo de Tesouraria? Obrigado Professor
Oi, Gustavo!
Grato pela visita!
A necessidade de capital de giro está relacionada ao ciclo operacional. A condição ideal é que vc compre o seu estoque a prazo no seu fornecedor e quando seu cliente pagar, vc paga seu fornecedor. E a empres fica gerenciando esta parte operacional.
Se vc compra a prazo o seu estoque e vende fiado ao cliente e o cliente não paga com rapidez, vc vai precisar lançar mão de empréstimos bancários para tapar o buraco, melhor dizerndo, vc vai necessitar de capiral de giro para manter a empresa até o cliente pagar.
O saldo em tesouraria é justamente este recurso que a empresa lança mão para pagar obrigaçãoes financeiras. Então, a empresa tem que manter um caixa para pagar o banco, quer dizer manter um saldo em tresouraria.
A condição ideal é: pagar as obrigações operacionais (fornecedores, salários, luz, contas diversas) com o dinheiro gerado nas vendas e deixar o mínimo em tesouraria para pagar as obrigações financeiras.
Sucesso!
Deus abençoe seu trabalho.
Sempre nos ajudando com seu conhecimento de forma simples e prática.
Valeu, Ana!
Grato pelas visitas e comentários!
Feliz 2023, com saúde e felicidades!
Sucesso!
Que lindo!! rss
Valeu, Rafael!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Up!
Valeu, ID Oculta!
VC sempre presente! Grato pela visita!!
Sucesso!!
Inscrevi-me, professor!!!!
Oi, Paulo!
Que notícia boa! Grato pela inscrição!
Grande abraço!!
Bom dia professor qual é a melhor situação do capital do giro é quando ativo circulante é maior que o passivo circulante ou contrário?
Olá, Djibril!
O capital de giro ė melhor quando o passivo operacional (não, o circulante) é maior que o ativo operacional.
No caso do ativo e passivo circulante entra na conta o ativo financeiro e o passivo financeiro. Aí, estes dois não interferem na fórmula do capital de giro.
@@ProfessorQuintino bem explicado professor obrigado
Bom dia@@ProfessorQuintino , eu não entendi, porque exatamente seria melhor ter um passivo operacional maior que o ativo operacional? Não seria melhor ter mais estoque, mais duplicatas a receber, do que duplicatas a pagar e outras despesas operaiconais? Pra que precisaria de capital de terceiros se já está tudo pago ou coberto?
@@lukasandremoreira Oi, Lukas!
Grato pela visita!
Está necessidade de capital de giro é necessidade de capital de giro de terceiros para você não precisar usar dinheiro (lucro) da empresa para pagar os estoques ou financiar clientes.
Veja só! A empresa está com $ 500 de estoque e possui $ 300 de duplicatas a receber. Além disso, não deve nada para seus fornecedores.
Quem, então, pagou o estoque e financiou os clientes? A empresa.
De onde saiu este dinheiro? Do lucro, que poderia ter sido distribuídos aos sócios ou ter adquirido algum equipamento para a empresa.
O ideal seria que a empresa comprasse no fornecedor e ficasse devendo. Vendesse fiado para o cliente. Quando o cliente pagasse, a empresa pagava o fornecedor e guardava o lucro.
A empresa ficava nesta intermediação entre cliente e fornecedor.
Ai está a necessidade de capital de giro, dinheiro de terceiros para movimentar a empresa sem precisar tirar dinheiro do bolso para bancar clientes e pagar estoques.
Imagine um mecânico que paga à vista as peças na loja de autopeças e deixa o cliente pagar 30 dias depois.
O mecânico acha que está bem. Não deve nada, tem um estoque e valores a receber.
De onde saiu o dinheiro para pagar as peças? Do próprio mecânico, que deixou de comprar alguma melhoria para a casa ou brinquedo para os filhos para não ficar devendo e receber sua receita só depois.
Depois dê um retorno sobre seu entendimento!
Sucesso!
@@ProfessorQuintino Entendido perfeitamente professor, muito obrigado. Nesse caso é muito mais válido você trabalhar com capital de terceiros do que com capital proprio ou lucro, podendo utilizá-lo para reinvestir na própria empresa, com compra de imobilizados, branding, etc.
PROFESSOR, TU É FERA HEIN, PARABEEENS!! FIQUEI COM ALGUMAS DUVIDAS, E VI OS COMENTARIOS COM SUA RESPOSTA E COMPREENDI. PARABENS PELA DEDICAÇÃO EM TIRAR AS DUVIDAS DE CADA UM NOS COMENTARIOS
Oi, Pablo!
Grato pela visita e pelo reconhecimento!
Bons estudos e sucesso!
Caso existam contas operacionais no não circulante (contas a receber, a pagar etc.) também devem entrar no cálculo da NCG?
Olá, Elton!
Grato pela visita!
As contas do não circulante, ativo ou passivo, não entram na conta da necessidade de capital de giro.
A necessidade de capital de giro é para o dia-a-dia da empresa, isto é, para o curto prazo.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
Entendido,@@ProfessorQuintino! Estou estudando valuation e a NCG é peça chave na projeção dos fluxos de caixa e, consequentemente, na estimativa do valor intrínseco. O sr. tem algum vídeo/conteúdo com os prazos médios de pagamento, recebimento e estoque? Excelente trabalho!
@@EltonAssuncao-b7o Oi. Grato pelo retorno!
Veja este vídeo. Saiu esta semana. Parece que estava prevendo sua demanda:
th-cam.com/video/KgYUTnpmJfw/w-d-xo.htmlsi=kD-QKUUaNErRQ07L
Bons estudos e sucesso!!
@@ProfessorQuintino Que vídeo excelente! Muito obrigado. Ainda sobre a NCG, sinto dificuldades quando analiso as variações, sobretudo pela forma como as empresas divulgam os resultados. Cheio de contas de tributos a receber/ recuperar, receitas diferidas/antecipadas e a conta de "outros". Todas essas devem entrar no cálculo da NCG, correto? A outra dúvida é: Se a variação da NCG de um exercício para o outro é positiva, isso é bom, significa que houve um incremento no FCO, correto tbm?
@@EltonAssuncao-b7o
Oi, Elton!
Grato por mais esta visita!
Vc está correto.Estas contas que você mencionou devem fazer parte da conta do NCG, pois, de certa forma, referem-se às atividades operacionais da empresa. Lembrando que são os valores calculados no curto prazo. às vezes, algumas destas contas poderá ter uma parte no curto e outra no longo prazo.,
Sobre o aumento da NCG, se é bomou ruim. Vai deoender das razões do aumento.
Se a variação positiva da NCG foi causada por um aumento das contas a receber, isso pode indicar que a empresa está vendendo mais a prazo e demorando mais para receber dos seus clientes, o que pode comprometer o seu fluxo de caixa.
Mas se a variação positiva da NCG foi causada por uma redução das contas a pagar, isso pode indicar que a empresa está pagando seus fornecedores mais rápido e aproveitando descontos, o que pode melhorar a sua rentabilidade
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Abraço,
Consigo baixar este material do vídeo?
Oi. Maria Eduarda!
Grato pela visita!
Logo no início da descrição, tem o link para os slides em pdf.
Depois dê um retorno!
Sucesso!
Profº olhando da Perspectiva de Análise Dinâmica, os conceitos desse vídeo pode mudar?
Estou vendo sobre análise dinâmica, e na faculdade esta dizendo que "o Capital de Giro (CDG). O CDG é obtido por meio da subtração entre as contas passivas de longo prazo e contas ativas de longo prazo. O capital de giro expressa a diferença entre as contas do ativo não circulante e do passivo não circulante, somado ao PL."
Fiquei confusa rs. Me ajuda por favor
Olá, Fernanda!
Grato pela visita!
Na realidade, os conceitos apresentados no vídeo permanecem válidos.
A ideia da análise dinâmica do capital de giro é estender a análise para além da equação CDG = AC - PC, mas considerar também os gargalos da gestão fonanceira como, por exemplo, excesso de estoque, indimplência de clientes, prazo dado pelos fornecedores e, além deste estudo dos gargalos, tomar medidas corretivas para otimizar o uso do capital de giro. E, tamém, consuderar as variações dstes índices ao longo do tempo.
No caso da análise dinâmica, você irpa consuderar: prazo médio de pagamento, prazo mpedio de recebimento das contas, prazo médio de estocagem.
Com relação à equação: CDG ou CCL (capital circulante líquido) = PNC + PL - ANC é, na verdade, uma varaiação da conhecida fpormula CDG = AC - PC.
Veja abaixo:
Somatório Ativo = Somatório do Passivo + PL
Somatório do Ativo = AC + ANC
Somatório do Passivo + PL = PC + PNC + PL
Igualando, temos
AC + ANC = PC + PNC + PL
CDG = AC - PC
Transpondo, temos
AC - PC = PNC + PL - ANC
Logo CDG é igual, também a PNC + PL - AC
Depois dê um retorno sobre este entendimento
Bons estudos e sucesso!
Tenho uma dúvida com relação ao Salários a pagar a ser considerado no PO. Se todos os valores do AO e também contas a pagar em PO forem de curto prazo, por exemplo algo em 90 dias, qual período devo considerar ref a salários em PO? Pois, se informar um valor já previsto para um período maior que 90 dias, o resultado do NGC pode ser negativo já que o valor de PO poderá ser maior que AO.
Oi, Josué!
Grato pela visita!
Considere o salário a pagar no prazo de 30 dias, isto é, mês a mês, pois o salário só será contabilizado quando o trabalhador trabalhar aquele mês.
É claro, que você poderá colocar mais meses para um planejamento mais longo. Mas, na realidade, o salário só será salário a pagar quando vencer o mês trabalhado.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino Perfeito, entendido. Inclusive pensei também em propor para meu planejamento um prazo específico. Muito obrigado e sigo aprendendo a cada dia assistindo aos seus vídeos que são muito didáticos.
Então ter mais ativos que passivos nao é bom?
Oi, Lúcio!
Grato pela visita!
É isso. Mas são ativos operacionais. Em essência ter muito dinheiro empatado em estoque excessivo ou muitas contas a receber de clientes não é bom. Vc pagou pelo estoque literalmente "estocado" e usou dinheiro para financiar os clientes.
Essa é a ideia da necessidade de capital de giro. Usar dinheiro próprio para ter um estoque excessivo ou financiar clientes.
Depois dê um retorno sobre seu entendimento.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino obrigado, fez muito sentido
Professor, e quando a NCG for negativa? Imagine que esses 11 mil do seu calculo fosse negativo?
Olá, Alexandre!
Grato pela visita!
Se a NCG, for negativa, então quer dizer que fornecedores estão financiando os estoques e os próprios clientes. O cuidado que a empresa deve ter é possuir recursos para pagar os fornecedores no vencimento das contas e os financiamentos dos ativos imobilizados. Daí entra em cena a liquidez que engloba, além dos estoques e clientes, o próprio caixa.
Como seria a dinâmica:
Fornecedores financiam estoques, que são vendidos. Clientes pagam fornecedores.
Bancos financiam ativos imobilizados e lucros pagam bancos e sócios.
@@ProfessorQuintino Ainda nesse calculo que você fez (que posso considerar que seja simplificado), quando der negativo - posso considerar que meu ciclo financeiro também é negativo e a empresa não precisa de capital de giro - pois o dinheiro entra antes de pagar as contas? E ao contrario também é verdadeiro - quando der positivo - no qual deu 11 mil (esse valor é o quanto a empresa necessita de capital de giro)?
@@alexandrepaggi
Valeu, Alexandre!
Grato pela visita!
O ciclo finaneira está ligado aos prazos de pagamento ao fornecedore e de recebimento das vendas aos clientes.
Se a NCG é de -11 mil, pode ser que o vencimeno das contas ao fornecedor seja bem antes do que o do recebimento das vendas o que mostraria um ciclo financeiro prejudicial à empresa.
Entretanto, com a mesma NCG, mas com o recebimento das contas antes dos pagamentos aos fornecedores teríamos um ciclo finaneiro favorável à empresa.
Não ter NCG significa que não usarei dinheiro próprio (do PL) para comprar estoque ou financiar clientes. Mas as operações da empresa devem gerar caixa suficiente para pagar os fornecedores. E este pagar fornecedores deve ser, preferentemente, depois de vender os estoques e receber dos cliente. É aqui que entra o ciclo financeiro.
Sucesso!
Boa noite professor e parabéns pelo seu trabalho.
O Sr encontrou, no exemplo, uma NCG de 11mil. Como saber se isso é muito ou pouco no caso da empresa do exemplo? Em outras palavras, como saberei se a NCG calculada é ruim ou não para uma determinada empresa?
Oi, Tadeu!
Grato pela visita!
A NCG vai implicar no endividamento da empresa. As dívidas da empresa são normais e necessárias. O importante ė que a empresa mantenha sua capacidade de pagamento.
Todas as empresas possuem dívidas e, para saber se o grau de endividamento da empresa está dentro do esperado, esta empresa deve se comparar com outras empresas do setor para saber se está mais ou menos com o mesmo grau de endividamento.
A média do endividamento das empresas brasileira está na faixa entre 40 e 60%.
Mas, ressalto que o importante é manter a capacidade de pagamento das dividas sem comprometer a caoacidade de crescimento.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
Professor, se eu tiver um AO de $45 e um PO de $15, logo uma NCG = $30, certo? Agora, porque ter uma NCG de 30 sendo o dobro do PO?
Oi, Felipe!
Grato pela visita!
Necessidade de capital de giro não é falta de dinheiro. É, na verdade, necessidade de capital de terceiros para que você não precise usar o seu para fazer a empresa funcionar.
Neste caso, que você apresentou, a empresa deve 15 para o fornecedor e tem 45, somando clientes e estoques. Uma NCG de 30. Você está certo.
Mas tem um detalhe,. De onde sairam estes 30 para bancar os clientes ou comprar estoque? A empresa retirou de algum lucro que poderia ter sido distribuído aos sócios ou do próprio capital dos sócios.
Uma empresa vendeu todo seu estoque por 45. Não recebeu ainda,, mas tem um ativo operacional de 45 de clientes a receber. E está devendo ao fornecdore 15. Quando um cliente pagar 15, por exemplo, ele paga o fornecedor e fica quitado. Mas e os outros 30 para continuar o dia-a-dia da empresa, enquanto os outros clientes não pagam: Tem, que titrar do bolso, Aí esta a necessidade de capital de giro. Usar seu proprio dinheiro para bacar as operações.da empresa.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
Prezados Professor. Tenho uma duvida sobre essa matéria que ao que me parece não ter solução. Peço por favor, esclarescer.
Vimos que o NFG é R$ 11.000. Ou seja, o Ativo Operacional é Maior que o passivo operacional. Porém não consigo identificar isso como uma coisa negativa, pois isso quer dizer que meus bens são maiores que minhas obrigações, ou seja eu estou tendo mais em contas a receber e em estoque do que eu tenho que pagar. Isto quer dizer que a empresa está gerando recursos, ou seja, caixa.. Não consigo imaginar isso como ruim..Para mim, não faz sentido ter que aumentar o meu passivo para diminuir a minha NGC.
Por favor, essa questão esta me deixando extremamente confuso..😵😵😵
Desde já agradeço.
Oi, Carlos!
Grato pela visita!
A Necessidade de Capital de Giro não é falta de dinheiro. Ela é o quanto você precisa de dinheiro para não ter que tirar dinheiro do bolso para fazer a empresa acontecer.
Quer dizer, se a empresa tem 2.000 de ativo operacional e apenas $ 1.000 de passivo operacional, a empresa tirou dinheiro de algum lugar para comprar estoques e financiar clientes. Tirou de onde? Do lucro que podia ter sido distribuído aos sócios ou adquirido algum ativo imobilizado.
Imagina um motorista de táxi.
Ele tem de ativo operacional de $ 4.000, , que consiste em $ 300 de combustível no tanque, $ 700 de estoque de óleo na sua garagem e seus clientes lhe devem $ 3.000 de corridas já realizadas e que ficaraam penduradas para pagar depois.
No passivo, ele tem registrado $ 1.000 de dívidas no posto de gasolina ($ 800) e no posto de lavagem ($ 200).
Viu que ele possui um ativo operacional de $ 4.000 e um passivo operacional de $ 1.000. O ativo operacional menos o passivo operacional é de $ 3.000
De onde saiu esta diferença? De algum lucro que ele deveria ter para comprar a bicicleta do filho ou uma televisão melhor. Mas não, ele preferiu ter um estoque enorme de óleo em casa e levar seus clientes sem cobrar e esperar o pagamento no futuro.
Aí está a necessidade de capital de giro. Fazer a empresa girar sem precisar tirar dinheiro do bolso ou do lucro.
O ideia é que a empresa fique devendo ao fornecedor e venda ao cliente. Quando o cliente pagar, a empresa paga ao fornecedor. O dono da empresa fica só gerenciando este toma lá da cá, evitando mexer no lucro da empresa e deixando o lucro para comprar ativos imobilizados ou distribuir aos sócios.
Se fôssemos escrever esta necessidade de capital de giro no modo expandido, seria Necessidade de Capital de Giro de Terceiros para fazer a empresa girar.
É como se a empresa estivesse pagando para trabalhar.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
@@ProfessorQuintino Eu agora entendi perfeitamente professor, o exemplo do taxista é muito elucidativo. Muitíssimo obrigado, já estava quase maluco para entender.
🤩🤩
Valeu, Carlos!
Grato pelo retorno. Fico feliz com seu entendimento;
Abraço!!
Obrigado Professor,eu estava com essa mesma dúvida. Mas vc foi muito bom na explicação.
@@Grwm.routinas.w Oi.
Grato pela visita e pelo retorno!
Realmente é complicado falar em necessidade quando tem valores sobrando no ativo.
Mas é a necessidade de dinheiro de alguém para não colocamos o nosso próprio ns jogada.
Que bom que pude explicar!
Sucesso!!