Cheguei nessa mesma conclusão, Laura! Que, se fosse probabilidade de genótipos, seriam 16 possibilidades, conforme: 4 genótipos ABO; 2 genótipos MN; 2 genótipos Rh. Acho que tem grande chance de ser isso mesmo.
sim. Para fenótipos sanguíneos,como pede a questão, será levado em conta o tópico da multi-alelia para resolução. Isso implica na possibilidade de mais de um alelo dominante, como é o caso do ABO, mas também que a dominância sobre o recessivo ainda reina, o que acontece com o alelo izinho. Portanto, quando o izinho estiver em conjunto com alelos dominantes, ele portará apenas o fenótipo do alelo dominante, e mais nenhum outro. Logo, pelo quadro de punnet, percebe-se que o primeiro descendente poderia ser IzaoA homozigoto ou heterozigoto com izinho, em que ambos formaram o fenótipo dominante - A. Assim, a multiplicação para fenótipos leva em conta somente os tipos A, AB e B, multiplicado por Rr e rr, e por fim M e MN ( 3x2x2 ). Se o comando pedisse genótipos, seria considerado ambos os genes IzaoA homozigoto e o heterozigoto, junto com IzaoA IzaoB e IzaoB heterozigoto, ou seja, 4x2x2.
obrigada!!!
Excelente professor
Muito obrigado pela força, Castro!!! Bons estudos, meu amigo!!!
Se fossem genótipos a história era outra né prof? Iam ser 16
Cheguei nessa mesma conclusão, Laura! Que, se fosse probabilidade de genótipos, seriam 16 possibilidades, conforme: 4 genótipos ABO; 2 genótipos MN; 2 genótipos Rh. Acho que tem grande chance de ser isso mesmo.
sim. Para fenótipos sanguíneos,como pede a questão, será levado em conta o tópico da multi-alelia para resolução. Isso implica na possibilidade de mais de um alelo dominante, como é o caso do ABO, mas também que a dominância sobre o recessivo ainda reina, o que acontece com o alelo izinho. Portanto, quando o izinho estiver em conjunto com alelos dominantes, ele portará apenas o fenótipo do alelo dominante, e mais nenhum outro. Logo, pelo quadro de punnet, percebe-se que o primeiro descendente poderia ser IzaoA homozigoto ou heterozigoto com izinho, em que ambos formaram o fenótipo dominante - A. Assim, a multiplicação para fenótipos leva em conta somente os tipos A, AB e B, multiplicado por Rr e rr, e por fim M e MN ( 3x2x2 ).
Se o comando pedisse genótipos, seria considerado ambos os genes IzaoA homozigoto e o heterozigoto, junto com IzaoA IzaoB e IzaoB heterozigoto, ou seja, 4x2x2.