Lamego tem a minha essência: calcorreei essas pedras, vivi essas ruas, namorei esses jardins, bebi das suas fontes. Sei agora, mais atenta (ou mais saudosa das raízes) que nunca me apercebi do valor das pedras que pisava, nem da atmosfera que respirava, tão cheia de hálitos do Tempo, da História. Era tudo tão natural, tão “só meu”, tão “minha pele”, nesse meu tempo em que o mundo era sonho e atracção… que nem dava valor aos tesouros sob os meus pés, sob os meus olhos. Obrigada por este vídeo, que me reuniu, por momentos, ao melhor de mim: as minhas raízes. Obrigada pelo trabalho cuidadíssimo, pela serenidade da narrativa, pela dicção perfeita, e, principalmente, pelo trabalho/investigação/dedicação de base que denota um grande amor ao seu país. Parabéns! (e é tão grato e especial, ter sido um meu amigo galego, apaixonado por Portugal, que me deu a conhecer este canal e me faz sempre (re)descobrir maravilhas que eu olho às vezes sem ver….). Obrigada, mais uma vez.
Nasci em Lamego. Minha infância foi na Praça do Comércio... Suas palavras escritas são, de fato, inspiradoras. Um dia voltarei...mesmo que não possa ficar, pisarei o chão que um dia, ainda criança, pisei! Meu espírito irá respirar novamente...
bonit essapo video de encanto e beleza lamego cidade bonita apesar de conhecer pouco ja visitei essa cidade mas pouco vi conheci nossa senhora dos remedios bonita igreija tenho visto a cidade neste magnifico video parabens gostei tambem sou da beira alta não longe de lamego penedono fico com pena de não voltar a visitar
Uma maravilha! Volto a elogiar a narração. Podemos acompanhar suas explicações e observar os monumentos e outras construções sem interromper o vídeo para concluir a leitura e observar as imagens. Estou gostando muito! Ótimo domingo, amigo!
Saudades 😢💘 que sinto de Lamego! Cumpri lá o meu serviço militar! Sinto saudades de tudo o que lá passei! Lamego, cidade dos rangers, cidade das artes,tais como igrejas e museus com história!, cidade de gastronomia e vinhos fantásticos, cidade 😁😍 onde os turistas que a visitam ficam com vontade de lá voltar! São recebidos pelo povo lamecence com um sorriso e de forma cordial,por isso e muito mais, Lamego está sempre no meu coração 💓❤️
Já assisti muitos de seus vídeos cheios de informações escritas e tinha certa dificuldade em ler. Agora com as histórias narradas está perfeito!!!! Parabéns!!!! Cada dia conheço mais e desperta em mim a necessidade de visitar esses lugares incríveis!!! Estive em Lamego e assistindo esse vídeo viajei novamente, mas agora sabendo a real história!!! Obrigada!!! Continue com esse lindo trabalho!!!! Sucesso!!!!
Mais um vídeo maravilhoso... Sou extremamente grato por seus vídeos! As imagens, a edição, a trilha sonora...nem sei mais o que dizer.... Suas informações históricas, curiosidades...enfim! Nasci em Lamego e, este vídeo, me traz lembranças, emoções... Seus vídeos são, realmente, um sopro de felicidade em meu espírito, tenha certeza! Muito obrigado...
Nasci nesta cidade no dia 13 de outubro de 1956 naquela casa que é referida em 17:06 como casa dos Mores. Em 1956 era chamada Casa de Saúde de Lamego. Fico muito grato por ter feito este vídeo pois conheço muito pouco da história desta cidade. Minha família é de Moimenta da Beira, a sudeste desta cidade. Tive que nascer por "cesariana" e o hospital mais próximo da terra de minha mãe era essa Casa de Saúde. Com poucos meses de vida, vim viver para Lisboa. Tenho visto muito dos seus vídeos que muito gosto. Vou subscrever. Obrigado por esta lição de História.
Continuo "viajando sem sair de casa" pelo belo e heroico Portugal, desfrutando da muito excelente selecao musical e agora num tour guiado pela Historica Cidade de Lamego! Muitissimo obrigado pelo seu cuidado na producao e direcao das imagens do video, pela selecao musical ja mencionada; pela pesquisa historica precisa e sem rococos! Tudo na medida certa! Nao e necessario dizer, porque certamente ja o sabes, que sou um admirador do trabalho que aqui, nos presenteia a todos! Cheers!
Olá , cair aqui de paraquedas , bela queda então rsrs, já amei o canal e já estou seguindo, tenho muita vontade de conhecer Portugal e a região de Viseu me encanta muito , obrigado por nos proporcionar essa experiência mesmo que seja por uma tela de telemóvel.
Embora Lamego pertença ao distrito de Viseu, parece-nos mais apropriado dizer que a região onde está inserida a cidade de Lamego nada tem a ver com a região da cidade de Viseu. São na verdade regiões bem distintas mas não raras vezes refere-se e confunde-se o distrito com região.
Sensacional! Aliás, como todos os vídeos desse canal. A ideia de 'desdobrar' vídeos áereos e terrestres eu achei muito boa. E parabéns pela pesquisa histórica. Ela enriquece sobremaneira o vídeo.
Gostaria de saber se tem a seguinte informação : Onde ficavam ou ficam as masmorras do século XVIII em Lamego ? Pergunto porque o meu tetravô e um dos seus filhos foram aprisionados e por lá morreram por serem lideranças Liberais. O meu trisavô , o filho mais novo, viria a ser companheiro de armas de D.Pedro IV no desembarque do Mindelo e com apenas 16 anos e foi feito, por bravura, Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada sendo posteriormente um dos mais importantes Chefes dos Liberais no Norte de Portugal e Presidente da Camara Municipal de Santo Tirso em 1862. Obrigado !
Os presos do período das lutas liberais estiveram encerrados no edifício onde hoje funciona o Paço do Bispo, na altura Casa da Relação ou Tribunal da cidade. na rua das Cortes. João Amaral, no seu roteiro ilustrado da cidade de Lamego, refere que segundo o erudito Pedro Augusto Ferreira, este edifício foi o maior depósito de presos políticos depois do forte de S. Julião da Barra e da Praça de Almeida. Houve uma altura em que alguns presos foram chacinados durante uma tentativa de fuga.
Acho uma pena estarem à deixar "morrer" um pouco a cidade, cidade cheia de charme que tem todo o potencial, mas como em todos os lugares as grandes zonas comerciais estao à acabar com os centros, gostava de um dia poder investir um pouco para à movimentaçao desta tao charmosa cidade Lamego 😊
Uma cidade pequena, com um património riquíssimo! Uma pena ver estacionamentos de carros nas ruas do centro histórico. Outra nódoa, são os fios nos prédios históricos ,praticamente em todas as ruas. São estes permenores, que nos diferenciam de cidades idênticas de outros países! Porque não seguir o exemplo,da nossa vizinha Espanha!...
Sem dúvida. Penso que o multi-usos deve ter um estacionamento grande, mas não existem indicações e a gente fica ali às voltas pela avenida das tílias sem saber onde parar, e acabamos por desistir e ir embora. É pena porque Lamego tem muito mais para mostrar do que apenas o Santuário.
Engraçado que aqui no Brasil a palavra açougue ficou com outro significado. Aqui açougue são os talhos em Portugal. Um brasileiro que nem sabe o que são talhos.
Sim eu vivi aí no Brasil, e sempre associei açougue a talho, mas havia muito”açougue” na historia de Portugal, em todas as antigas vilas e ao pesquisar é que entendi melhor o significado antigo. Obrigado por seguir este canal
Açougue é uma palavra bem portuguesa e que é o mesmo que talho. Creio que atualmente não se usa muito o termo mas nos jornais antigos, por exemplo, aparece muito o termo açougue para designar talho.
Não é essa a opinião de vários Historiadores : MSCP Ferreira · 2004 Universidade do Minho - "A cidade de Lamego durante o domínio árabe". É mais do que sabido que muitas das palavras "bem portuguesas" veem de influências do latim, germânico, árabe e mais recentemente do françês e inglês, isso é devido à ocupação da Peninusla Iberica durante séculos, antes mesmo da nossa nacionalidade. No caso de "Açougue" ela deriva da palavra árabe Al-souk e refere-se genericamente a "Mercado". Em Espanha essa palavra derivou em El Zoco que é o termo genérico de "Mercado". No caso de Viana do Castelo no séc XV existia não um mas dois Açougues, o Açougue de Peixe junto ao Lima e o Açougue da carrne atrás do antigo edificio quinhentista dos Paços de Concelho. Se quiser verificar o que lhe explico leia o trabalho "A História de Viana do Castelo em Dispersos - I" de Manuel António Fernades Moreira. Em Beja também existia um edificio de mercado chamado Açougue, e não era só para venda de carne.
@@360portugal Claro que as palavras portuguesas têm várias origens, nomeadamente do latim, árabe, influências mesmo francesas, germânicas, etc. A palavra "verdade", por exemplo, é de origem latina e não deixa de ser uma palavra bem portuguesa. A palavra açougue consta de qualquer dicionário de língua portuguesa.
A palavra açougues consta nos bons dicionários portugueses nas duas versões : Actual e Histórica, e a histórica é exactamente o que eu falei :"Praça Pública, mercado" . Na interpretação histórica de uma cidade a versão actual é irrelevante e fora de contexto, quando se interpretam espaços e estruturas antigas.
Lamego tem a minha essência: calcorreei essas pedras, vivi essas ruas, namorei esses jardins, bebi das suas fontes. Sei agora, mais atenta (ou mais saudosa das raízes) que nunca me apercebi do valor das pedras que pisava, nem da atmosfera que respirava, tão cheia de hálitos do Tempo, da História. Era tudo tão natural, tão “só meu”, tão “minha pele”, nesse meu tempo em que o mundo era sonho e atracção… que nem dava valor aos tesouros sob os meus pés, sob os meus olhos.
Obrigada por este vídeo, que me reuniu, por momentos, ao melhor de mim: as minhas raízes. Obrigada pelo trabalho cuidadíssimo, pela serenidade da narrativa, pela dicção perfeita, e, principalmente, pelo trabalho/investigação/dedicação de base que denota um grande amor ao seu país.
Parabéns!
(e é tão grato e especial, ter sido um meu amigo galego, apaixonado por Portugal, que me deu a conhecer este canal e me faz sempre (re)descobrir maravilhas que eu olho às vezes sem ver….).
Obrigada, mais uma vez.
Obrigado pelas suas inspiradas palavras Teresa Teixeira
Nasci em Lamego. Minha infância foi na Praça do Comércio...
Suas palavras escritas são, de fato, inspiradoras.
Um dia voltarei...mesmo que não possa ficar, pisarei o chão que um dia, ainda criança, pisei!
Meu espírito irá respirar novamente...
bonit essapo video de encanto e beleza lamego cidade bonita apesar de conhecer pouco ja visitei essa cidade mas pouco vi conheci nossa senhora dos remedios bonita igreija tenho visto a cidade neste magnifico video parabens gostei tambem sou da beira alta não longe de lamego penedono fico com pena de não voltar a visitar
Top...😍😍😍 trabalho malharaviloso...
Narrativa agradável, muito bom escutar de um nativo , a bela história de seu País.
Que bom ouvir Portugueses falando de Portugal.
Uma maravilha! Volto a elogiar a narração. Podemos acompanhar suas explicações e observar os monumentos e outras construções sem interromper o vídeo para concluir a leitura e observar as imagens. Estou gostando muito! Ótimo domingo, amigo!
It's a very interesting walking tour. What a beautiful Lamego. Have a nice day.
Fico encantada por essas cidades e bairros com essas ruas estreitas! Acho lindo Portugal 🇵🇹!!! ❤️
Já estive aí
Um abraço do Rio de janeiro 🇧🇷👍
Muito educativo
Excelente visita....!!!!
Quanta história Portugal maravilhoso tem.
Meu Deus, tanta história contem a cidade de Lamego, LINDA ,PARABÉNS, Obrigados, 👏👏👏👏👏✌✌✌👑
Saudades 😢💘 que sinto de Lamego! Cumpri lá o meu serviço militar! Sinto saudades de tudo o que lá passei! Lamego, cidade dos rangers, cidade das artes,tais como igrejas e museus com história!, cidade de gastronomia e vinhos fantásticos, cidade 😁😍 onde os turistas que a visitam ficam com vontade de lá voltar! São recebidos pelo povo lamecence com um sorriso e de forma cordial,por isso e muito mais, Lamego está sempre no meu coração 💓❤️
Excelente! Muito grato.
Já assisti muitos de seus vídeos cheios de informações escritas e tinha certa dificuldade em ler. Agora com as histórias narradas está perfeito!!!! Parabéns!!!! Cada dia conheço mais e desperta em mim a necessidade de visitar esses lugares incríveis!!! Estive em Lamego e assistindo esse vídeo viajei novamente, mas agora sabendo a real história!!! Obrigada!!! Continue com esse lindo trabalho!!!! Sucesso!!!!
Boa noite amigo, obrigado pelo seu magnifico trabalho, muito lindo Lamego. Um abraço amigo da França .
Mais um vídeo maravilhoso...
Sou extremamente grato por seus vídeos!
As imagens, a edição, a trilha sonora...nem sei mais o que dizer....
Suas informações históricas, curiosidades...enfim!
Nasci em Lamego e, este vídeo, me traz lembranças, emoções...
Seus vídeos são, realmente, um sopro de felicidade em meu espírito, tenha certeza!
Muito obrigado...
Obrigada por nos trazer tanta informação.
Obrigado pelo óptimo vídeo e narração! Saudades da minha cidade...
Nasci nesta cidade no dia 13 de outubro de 1956 naquela casa que é referida em 17:06 como casa dos Mores. Em 1956 era chamada Casa de Saúde de Lamego. Fico muito grato por ter feito este vídeo pois conheço muito pouco da história desta cidade. Minha família é de Moimenta da Beira, a sudeste desta cidade. Tive que nascer por "cesariana" e o hospital mais próximo da terra de minha mãe era essa Casa de Saúde. Com poucos meses de vida, vim viver para Lisboa. Tenho visto muito dos seus vídeos que muito gosto. Vou subscrever. Obrigado por esta lição de História.
Continuo "viajando sem sair de casa" pelo belo e heroico Portugal, desfrutando da muito excelente selecao musical e agora num tour guiado pela Historica Cidade de Lamego!
Muitissimo obrigado pelo seu cuidado na producao e direcao das imagens do video, pela selecao musical ja mencionada; pela pesquisa historica precisa e sem rococos! Tudo na medida certa!
Nao e necessario dizer, porque certamente ja o sabes, que sou um admirador do trabalho que aqui, nos presenteia a todos!
Cheers!
Gostei desse vídeo.
É calmo,se expressa muito bem.
Tem Português,parece que está narrando uma corrida de fórmula 1.
Uma bela narração. Fica com Deus
Que lindo. Portugal 😍
muito lindo esse video,adorei
Fantástica cidade com muita história é a minha cidade que saudades ❤
Parabéns por mais um ótimo vídeo.😎🙏👏👏🇧🇷
Muito lindo vídeo!!! Obrigado!!!
Beautiful video of Lamego, we did visit the city and enjoyed the sights. Your video has shown even more interesting details, thank you.
Bellisima cidade. Saludos.🧉🥧
BEST VIDEO BY FAR about this beautiful city. Obrigado.
Thank you too!
Vídeo fantástico como sempre! Obrigado
Fantástica a minha cidade
Olá , cair aqui de paraquedas , bela queda então rsrs, já amei o canal e já estou seguindo, tenho muita vontade de conhecer Portugal e a região de Viseu me encanta muito , obrigado por nos proporcionar essa experiência mesmo que seja por uma tela de telemóvel.
Embora Lamego pertença ao distrito de Viseu, parece-nos mais apropriado dizer que a região onde está inserida a cidade de Lamego nada tem a ver com a região da cidade de Viseu. São na verdade regiões bem distintas mas não raras vezes refere-se e confunde-se o distrito com região.
Sensacional! Aliás, como todos os vídeos desse canal. A ideia de 'desdobrar' vídeos áereos e terrestres eu achei muito boa. E parabéns pela pesquisa histórica. Ela enriquece sobremaneira o vídeo.
🇧🇷 Adoro o sotaque dos portugueses 🥰💕
e nós adoramos o sotaque brasileiro
@@360portugal Guerreiros vocês estão. Acho difícil aguentar a maioria dos sotaques daqui😆.
Adoro Lamego
Gostaria de saber se tem a seguinte informação : Onde ficavam ou ficam as masmorras do século XVIII em Lamego ? Pergunto porque o meu tetravô e um dos seus filhos foram aprisionados e por lá morreram por serem lideranças Liberais. O meu trisavô , o filho mais novo, viria a ser companheiro de armas de D.Pedro IV no desembarque do Mindelo e com apenas 16 anos e foi feito, por bravura, Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada sendo posteriormente um dos mais importantes Chefes dos Liberais no Norte de Portugal e Presidente da Camara Municipal de Santo Tirso em 1862. Obrigado !
A Torre Sineira da Catedral funcionou como prisão, penso que até o inicio do séc. XIX, não tenho a certeza.
Os presos do período das lutas liberais estiveram encerrados no edifício onde hoje funciona o Paço do Bispo, na altura Casa da Relação ou Tribunal da cidade. na rua das Cortes. João Amaral, no seu roteiro ilustrado da cidade de Lamego, refere que segundo o erudito Pedro Augusto Ferreira, este edifício foi o maior depósito de presos políticos depois do forte de S. Julião da Barra e da Praça de Almeida. Houve uma altura em que alguns presos foram chacinados durante uma tentativa de fuga.
@@armandorica4045 obrigado !
@@360portugal Obrigado !
Ótimo vídeo. Mas a sombra atrapalhou um pouco, nada porém que tirasse a beleza dessa cidade.
esta camera não tem latitude de claro-escuro suficiente, compenso filmando nos meses de verão.
Parabéns pelo vídeo! As vezes me pergunto: Como os portugueses andam de carro nessas vielas? É tudo muito apertado. Saudações🇧🇷
👏👏👏
Acho uma pena estarem à deixar "morrer" um pouco a cidade, cidade cheia de charme que tem todo o potencial, mas como em todos os lugares as grandes zonas comerciais estao à acabar com os centros, gostava de um dia poder investir um pouco para à movimentaçao desta tao charmosa cidade Lamego 😊
Uma cidade pequena, com um património riquíssimo! Uma pena ver estacionamentos de carros nas ruas do centro histórico. Outra nódoa, são os fios nos prédios históricos ,praticamente em todas as ruas. São estes permenores, que nos diferenciam de cidades idênticas de outros países! Porque não seguir o exemplo,da nossa vizinha Espanha!...
Sem dúvida. Penso que o multi-usos deve ter um estacionamento grande, mas não existem indicações e a gente fica ali às voltas pela avenida das tílias sem saber onde parar, e acabamos por desistir e ir embora. É pena porque Lamego tem muito mais para mostrar do que apenas o Santuário.
😉
Engraçado que aqui no Brasil a palavra açougue ficou com outro significado. Aqui açougue são os talhos em Portugal. Um brasileiro que nem sabe o que são talhos.
Sim eu vivi aí no Brasil, e sempre associei açougue a talho, mas havia muito”açougue” na historia de Portugal, em todas as antigas vilas e ao pesquisar é que entendi melhor o significado antigo. Obrigado por seguir este canal
Açougue é uma palavra bem portuguesa e que é o mesmo que talho. Creio que atualmente não se usa muito o termo mas nos jornais antigos, por exemplo, aparece muito o termo açougue para designar talho.
Não é essa a opinião de vários Historiadores : MSCP Ferreira · 2004 Universidade do Minho - "A cidade de Lamego durante o domínio árabe". É mais do que sabido que muitas das palavras "bem portuguesas" veem de influências do latim, germânico, árabe e mais recentemente do françês e inglês, isso é devido à ocupação da Peninusla Iberica durante séculos, antes mesmo da nossa nacionalidade. No caso de "Açougue" ela deriva da palavra árabe Al-souk e refere-se genericamente a "Mercado". Em Espanha essa palavra derivou em El Zoco que é o termo genérico de "Mercado". No caso de Viana do Castelo no séc XV existia não um mas dois Açougues, o Açougue de Peixe junto ao Lima e o Açougue da carrne atrás do antigo edificio quinhentista dos Paços de Concelho. Se quiser verificar o que lhe explico leia o trabalho "A História de Viana do Castelo em Dispersos - I" de Manuel António Fernades Moreira. Em Beja também existia um edificio de mercado chamado Açougue, e não era só para venda de carne.
@@360portugal Claro que as palavras portuguesas têm várias origens, nomeadamente do latim, árabe, influências mesmo francesas, germânicas, etc. A palavra "verdade", por exemplo, é de origem latina e não deixa de ser uma palavra bem portuguesa. A palavra açougue consta de qualquer dicionário de língua portuguesa.
A palavra açougues consta nos bons dicionários portugueses nas duas versões : Actual e Histórica, e a histórica é exactamente o que eu falei :"Praça Pública, mercado" .
Na interpretação histórica de uma cidade a versão actual é irrelevante e fora de contexto, quando se interpretam espaços e estruturas antigas.
👍