1964: Reportagem Especial | O golpe

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 มี.ค. 2014
  • O golpe é a primeira reportagem da série 1964 e trata do golpe civil-militar propriamente dito. Com a ajuda dos pesquisadores Jorge Ferreira (UFF), Carlos Fico (UFRJ), Luiz Moniz Bandeira (Universidade de Heidelberg) e João Roberto Martins Filho (UFSCar), a UNIVESP TV conta como foram os meses finais do governo João Goulart (1961-1964), culminando na deposição que levou o país a uma ditadura de 21 anos. Qual Brasil coube a Goulart governar? Quais foram os fatos que levaram ao golpe? Por que o presidente não resistiu? Essas são as perguntas que a reportagem tenta responder.
    De segunda a sexta às 09h e 20h, o programa Estúdio Univesp traz entrevistas, debates, matérias especiais, notícias e o resumo da programação na tela da UNIVESP TV. O canal para quem quer saber mais e aprender sempre!
    Assista também em univesptv.cmais.com.br/
    Sintonize a UNIVESP TV através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 2.2. Santos - Guarujá, canal 3.2, Ribeirão Preto, 4.2. Campinas 10.2, São José dos Campos, 27.2.

ความคิดเห็น • 49

  • @RE201003
    @RE201003 8 ปีที่แล้ว +109

    É impressão minha ou isso está se repetindo.

  • @mauritonnio
    @mauritonnio 3 ปีที่แล้ว +22

    Uma ótima reflexão do que vivemos agora. Parabéns aos envolvidos pelo material.

  • @MrDouglassantista
    @MrDouglassantista 3 ปีที่แล้ว +16

    Lacerda achando que iria ganhar a eleição de 1965 e fez tudo isso pra Juscelino não ganhar, não teve eleição e ele ainda acabou sendo deportado

  • @arthurmarques1598
    @arthurmarques1598 3 ปีที่แล้ว +10

    dnovo não Brasil

  • @annerice1000
    @annerice1000 8 ปีที่แล้ว +50

    Muito bom! Pena que meus alunos não se concentram em nada que dure mais que 10 ou 15 minutos. Eh 3º ano distraído.

    • @MrWaksbis
      @MrWaksbis 8 ปีที่แล้ว +15

      Você deveria ter vergonha de mostrar um pseudodocumentario tão parcial pea seus alunos!

  • @jorgeluizmonteiro4285
    @jorgeluizmonteiro4285 6 ปีที่แล้ว +29

    Um excelente documentário, parabéns!!!

  • @FernandoBetelremanescente777
    @FernandoBetelremanescente777 9 ปีที่แล้ว +14

    Excelente!

  • @monicahummingbird
    @monicahummingbird 3 ปีที่แล้ว +19

    Sim, a história se repetiu, parece até que escolheram a data: 50 anos depois do primeiro golpe, inicia-se o último. Se desenrola e nos assusta suas consequências devastadoras...

  • @j.m.c.accacio3087
    @j.m.c.accacio3087 8 ปีที่แล้ว +19

    Tenho que render homenagens porque é um documentário de alta qualidade. Conciso, esclarecedor e neutro, a não ser pelos depoimentos pessoais. de onde não espera mesmo neutralidade, mercê das ideologias.

    • @MrWaksbis
      @MrWaksbis 8 ปีที่แล้ว +6

      Neutro?? Sô o fato de chamar de golpe o que o proprio Lula chama de revolução já demonstra parcialidade! Comunista não muda nunca! Veja a parte 2 da entrevista de Lula ao vox populi 1978, ele fala de Revolução e não de golpe!

  • @frankcastle5438
    @frankcastle5438 8 ปีที่แล้ว +24

    Material de altíssima qualidade, obrigado.

  • @leandrovieira1353
    @leandrovieira1353 7 ปีที่แล้ว +21

    As pessoas que criticam o documentário, julgando-o tendencioso, podem, realmente, continuar a desacreditar fatos documentados como a interferência americana?

  • @wilsonbortolotto5306
    @wilsonbortolotto5306 9 ปีที่แล้ว +43

    Este fato demonstra o que a Direita pode fazer, quando um povo não conhece a história, não conhece-la pode levar a aceitá-la e com o tempo achar que é normal.

  • @r.s.n.marques9474
    @r.s.n.marques9474 9 ปีที่แล้ว +17

    A verdade é que João Goulart "Jango" herdou um País falido e com graves problemas sociais, além do mais, existiam as pressões internas e externas. O opção que Jango viu foi renunciar o poder que, além da falta de apoio de bases no Congresso, havia a intervenção do militarismo em voga de surgir, como aconteceu, após Mazzile.
    Perdemos um grande estadista.

  • @prdaconceicao7415
    @prdaconceicao7415 2 ปีที่แล้ว +4

    Filho de Jango tinha APENAS 5 anos

  • @jamilmatuk2391
    @jamilmatuk2391 3 ปีที่แล้ว +21

    Ninguém com menos de 76 anos, tem as mínimas condições de opinar nada sobre a Revolução de 1964. Eu na época, tinha 19 anos e servia ao Exército.

  • @yoshidanino3684
    @yoshidanino3684 3 ปีที่แล้ว +10

    Só Comuna.

  • @lemioni
    @lemioni 8 ปีที่แล้ว +69

    Aula de História só pode dar quem viveu nessa época e não o que se vê em documentários ou livros, onde se coloca o que quiser. Eu vivi nessa época e muito bem, as únicas pessoas que tinham problemas eram os comunistas que roubavam, assassinavam, sequestravam. O País vivia um caos, tínhamos medo sim, mas não dos militares, tínhamos medo dos comunistas. Saíamos livremente às ruas, chegávamos de madrugada. Não tinham assaltos, nem bandidos nas ruas. Éramos jovens e livres! Eu ganhava salário mínimo, pagava minha faculdade, me vestia, e ainda sobrava dinheiro para me divertir. Hoje, com salário mínimo, não dá nem para comer, que dirá para pagar uma faculdade! Se não fosse pelos ilustres militares, que amavam o Brasil, todos morreram pobres, não roubavam o povo, já estaríamos igual a Cuba e Venezuela, na miséria! Mil vezes o Regime militar a uma ditadura comunista!

    • @claudinho1155
      @claudinho1155 8 ปีที่แล้ว +15

      +Eliete Mioni Xavier Senhora você é doente! Pessoas morreram e foram torturadas de várias formas pelo regime militar, mulheres e crianças eram estupradas por soldados! foi um atentado contra a democracia um coluio com EUA , a Burguesia e segmentos religiosos e a força armada Brasileira para destituir um Presidente legitimamente eleito.
      e você ainda tem a cara de pau de proteger de fato os golpistas, chamar sanguinários de ´´ilustres``
      você diz isso por que não levou um tiro na testa para hoje falar uma insanidade dessas! não foi censurada. Por que aceitava como justa as formas cruéis que seus representantes faziam. E chega de culpar o comunismo pelas práticas criminosas que foram feitas. Mas a verdade está ai escancarada para todos os Brasileiros ver quem de fato é a Direita desse Pais e a forma Ditadora, absolutista de governar seja de que forma for até mesmo derramando sangue de pessoas.

    • @lemioni
      @lemioni 8 ปีที่แล้ว +18

      E por acaso os terroristas não mataram, roubaram, assaltaram, sequestraram pessoas? Eram tão ousados que assaltaram até quartéis para roubar armas. Por isso as forças armadas tiveram que intervir e ajudar o povo, pois a população vivia apavorada, com tantas bombas, que os terroristas, jogavam. Estamos prestes a ter uma Guerra Civil, aí você vai me dar razão. Quanto a estar doente, acho que é você que está! Já fizeram lavagem cerebral em você!
      Nunca soube que houve morte de crianças pelos militares, isso é mentira! Foram os terroristas que mataram famílias inteiras e os tiraram de suas terras.
      Assim como ocorre até hoje, o que eles fazem, dizem que os outros que fizeram e os "idiotas úteis" como você, acreditam! Procure fontes mais confiáveis para se informar. Jornais, revistas escrevem o que eles querem que você acredite, que nem sempre é a verdade. Existe por trás de tudo isso, uma coisa bem maior, que talvez você nem saiba. Mas não vou te dizer, espero que você aprenda mais, pesquise mais, antes de falar besteira.

    • @MrWaksbis
      @MrWaksbis 8 ปีที่แล้ว +12

      De acordo, não vivi mas meus pais viveram sem problemas!

    • @MrWaksbis
      @MrWaksbis 8 ปีที่แล้ว +12

      Livian Sullivan O Exército lutou pela nação contra gente que assaltava bancos, assassinava policias e até mesmo companheiros quando desconfiavam de traição, faziam atentados a bomba e eram treinados em paises comunistas pra formar guerrilhas no nosso país! No periodo do regime militar quem não se envolvia com essa práticas criminosas não sofria ameaça ou tortura, meus pais, por exemplo! Teu professor te enganou! Você leu o depoimento de alguém qur vivenciou a época e mesmo assim reluta em dar crédito! Quem conta uma história pode ser parcial, inclusive os que ensinaram a você, o que não necessariamente pode ser a verdade! Comunismo usa a mentira como método, iludem com utopia mas no fundo sabem que nada daquilo é verdade, é só um meio de controlar as pessoas pra o fim que eles desejam: o poder! Veja a história de Lenin, Stalin, Fidel...

    • @claudinho1155
      @claudinho1155 8 ปีที่แล้ว +4

      Um fato jamais modifica a história. Não carrego bandeiras nas costas. Nem defendo ditadores de qualquer nome para exaltar minhas ideologias. sou livre de tudo isso. posso falar pelo que vi e pelo que a vida me ensinou não somente em livros mas em atos. Que possamos viver sobre qualquer sistema que dignifique o homem sem terror e sem ameaça e para isso a velha e nova geração devem lutar para isso. Mesmo que acabe todos esses sistema e ideologias irá restar o homem. O homem a quem um dia prestará contas ao nosso criador que não tem partido. Paz do senhor.

  • @nailtonfilho647
    @nailtonfilho647 10 ปีที่แล้ว +73

    Série totalmente tendenciosa pra esquerda.

    • @jmc422
      @jmc422 8 ปีที่แล้ว +42

      isso é uma série de história, não é ficção.

  • @joaocarlosgalvao3971
    @joaocarlosgalvao3971 8 ปีที่แล้ว +48

    Documentário altamente tendencioso. Sugiro que as pessoas se informem com outros materiais antes de tomar posição, exceto se vc for comunista porque se for, não adianta se informar de nada, sua opinião já está formada!

    • @MrWaksbis
      @MrWaksbis 8 ปีที่แล้ว +12

      Só faltou colocar o machado e a foice no plano de fundo! Viva 1964! Abaixo o comunismo, seja ele o da revolta armada ou o da revolução (golpe) cultural!

    • @MrWaksbis
      @MrWaksbis 8 ปีที่แล้ว +8

      Denilton de Jesus Pode até ser o maior biógrafo mas o documentáro é tendencioso, mostra claramente que ele tem um lado!

    • @joaocarlosgalvao3971
      @joaocarlosgalvao3971 8 ปีที่แล้ว +10

      Sendo o maior biógrafo do Jango, como não ser tendencioso? Guerrilha era rural, mas os terroristas agiam na região urbana, promovendo assaltos a bancos, atentados a bomba, sequestros e assassinatos... Reafirmo que este documentário só ouviu um lado da história, e não é por falha do roteiro... É por ideologia mesmo! O movimento revolucionário de esquerda nunca prosperou porque faltava-lhe o essencial: a legitimidade do apoio popular que jamais teve!!!

    • @MrWaksbis
      @MrWaksbis 8 ปีที่แล้ว +5

      As guerrilhas motivaram a intervenção e não o contrário! É bem típica a argumentação de que os movimentos armados eram "fraquinhos" e que não justificavam a intervenção, isso é ridículo!

  • @juniorfiMMA
    @juniorfiMMA 8 ปีที่แล้ว +18

    Reportagem moribunda.

  • @paulodorna1902
    @paulodorna1902 3 ปีที่แล้ว +10

    Bom, mas de um só vies. Relata com razão o esforço direitista do Brasil e EUA. É verdade. Mas não relata todos os esforços da URSS para implantar na Américado Sul a sua ideologia, como o fez em Cuba.Basta conhecer a Cartilha. Eu mesmo aos 22 anos recebi inúmeras propostas para aderir.
    Teria sido melhor registrar os esforços dos dois lados, pois os interesses externos eram idênticos nos propósitos de cada um.

  • @madalenaschettini3285
    @madalenaschettini3285 3 ปีที่แล้ว +3

    O repórter disse que eram cristãos. Kkkkkkk. Depois do comício, as mulheres de Belo Horizonte saíram às duas em oração porque eles atacaram Maria mãe de Jesus. Foi aí que o exército agiu.