Sociologia e religião: visões de Weber, Marx e Durkheim. Prof. Dr. Dmitri Fernandes

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 66

  • @CardosoAlan
    @CardosoAlan 5 ปีที่แล้ว +145

    Gente, nao é a opniao do professor que esta no video, é a opniao de Marx, Weber e Durkheim.

    • @onaciomcorp3332
      @onaciomcorp3332 5 ปีที่แล้ว +2

      mata unhas de verdade nao nega, eh cunha cunha ateh morrer-pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_de_Mariz

    • @rafaellagomes3931
      @rafaellagomes3931 2 ปีที่แล้ว

      @@onaciomcorp3332 pppp

  • @anaroriz1797
    @anaroriz1797 9 ปีที่แล้ว +29

    Excelente definição dessas três personalidades da sociologia.

    • @marlicunha9887
      @marlicunha9887 3 ปีที่แล้ว +2

      Discordo. Ele fui confuso em alguns momentos

  • @cafecomapsicologa
    @cafecomapsicologa หลายเดือนก่อน

    Lendo os comentários, reflito sobre a Alienação de si... super didático! 🧐☺️

  • @silviacristinacyriaco9527
    @silviacristinacyriaco9527 5 ปีที่แล้ว +2

    Achei ótimo o vídeo a explicação dele faz com que o público entenda mais sobre o assunto e possa decorre a um debate com opiniões diferentes

  • @pbbezalielcosta6228
    @pbbezalielcosta6228 3 ปีที่แล้ว +3

    Quais são as principais diferenças estabelecidas pelos clássicos da sociologia, acerca do pensamento sobre a religião?

  • @Pirulitonervoso1
    @Pirulitonervoso1 5 ปีที่แล้ว +7

    Nenhum homem deixou de ser apenas um primata. Jamais nossa mente contemplará a realidade e o todo.

  • @franceliomedeiros9116
    @franceliomedeiros9116 3 ปีที่แล้ว +2

    Vídeo interessante nem sabia que tinha esse vídeo.

  • @marciatakaki4929
    @marciatakaki4929 4 ปีที่แล้ว +10

    PERFEITO!!!

  • @viniciusdepaulasantos5276
    @viniciusdepaulasantos5276 5 ปีที่แล้ว +7

    eu não entendi muito bem a de Max Weber

    • @gustavokwo
      @gustavokwo 4 ปีที่แล้ว +4

      Como Max Weber analisa a religião e a religiosidade?
      Weber realizou uma análise comparada (de história comparada) entre diversos países buscando compreender por que o capitalismo triunfou como a forma mais racionalizada e mais burocratizada de organização social, e como a religião (em especial a religião protestante: o calvinismo) fundamentou esse triunfo do capitalismo.
      O sociólogo alemão compreendeu que o nascimento e o triunfo do capitalismo apresentavam relação com as formas mentais que um determinado tipo de religião incutia sobre como os indivíduos deveriam interagir com o mundo.
      Weber estava preocupado com as decorrências que as formas mentais de um determinado tipo de religião incutiam sobre a relação dos seres humanos com o mundo. Assim, diferentes éticas religiosas implicavam em diferentes relações com o mundo.

    • @marcioaraujo5317
      @marcioaraujo5317 4 ปีที่แล้ว +5

      @@gustavokwo Discordo. Essa é a opinião duvidosa do Dmitri. A saber:
      A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO - MAX WEBER
      Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo’, Weber discorre sobre a relevância da reforma protestante para a formação do capitalismo moderno, de modo que relaciona as doutrinas religiosas de crença protestante, para demonstrar o surgimento de um modus operandi de relações sociais, que favorece e caracteriza a produção de excedentes, gerando o acúmulo de capital.
      Há de se dizer, então, que o mundo outrora dominado pela religião católica, era também concebido a partir da cultura por ela promulgada. Isso quer dizer que o modo de vida pregado no catolicismo, era propagado para além dos limites da Igreja, perpassando a vida dos sujeitos. Entretanto, o catolicismo condenava a usura, e pregava a salvação das almas através da confissão, das indulgências e da presença aos cultos. Desta forma, o católico enxergava o trabalho como modo de sustentar-se, mas não via prescrição em também divertir-se, buscando modos de lazer nos quais empenhava seu dinheiro, e produzindo apenas para seu usufruto. Menos temerário ao pecado que o protestante, e impregnado pela proibição da usura, o católico pensava que pedir perdão a seu Deus seria suficiente para elevar-se ao “reino dos céus”. Assim, seguindo esta cultura religiosa, a acumulação de bens não encontrou caminhos amplos, e permaneceu adormecida.
      Contudo, com o advento do protestantismo, a doutrina - e portanto, a cultura - católica modificou-se, e a salvação passou a ser para alguns, não mais passível de ser conquistada, mas sim uma providência divina, onde o trabalho era meio crucial para glorificar-se. Para o protestante, o trabalho enobrece o homem, o dignifica diante de Deus, pois é parte de uma rotina que dá às costas ao pecado. Durante o período em que trabalha, o indivíduo não encontra tempo de contrariar as regras divinas: não pratica excessos, não cede à luxúria, não se dá a preguiça: não há como fugir das finalidades celestiais. E, complementando toda a doutrina protestante, ainda é crucial pontuar que nesta religião não há espaço para sociabilidade mundana, pois todo o prazer que se põe a parte da subserviência a Deus, fora considerado errado e abominável. Assim, restava a quem acreditava nestas premissas, o trabalho e a acumulação, já que as horas estendidas na produção excediam as necessidades destes religiosos, gerando o lucro.
      Portanto, quando se fala em uma concepção tradicional de trabalho, trata-se da concepção católica, que não acumulava e pensava o trabalho como meio de garantir subsistência. Já a concepção que vê o trabalho como fim absoluto, é a protestante, que enxerga no emprego de esforços produtivos a finalidade da própria existência humana, interligada com os propósitos providenciais de Deus.
      Esta mudança no comportamento social, além do choque de culturas exposto nos parágrafos acima, suscita uma abrupta mudança no cenário econômico. Isso decorre do seguinte ciclo: O católico trabalha para viver, o protestante vive para trabalhar. O protestante gera excedente, e o acumula, investindo-o em cadernetas de poupança, gerando lucro. A finalidade protestante é salvar-se, e se o trabalho é salvador, empregar outros auxilia na salvação alheia. Logo, o protestante é dono dos meios de produção, detém os funcionários e acumula cada dia mais excedentes, gerando mais capital. E assim, a gênese do capitalismo moderno é concebida.
      Conclui-se, portanto, que a cultura - segundo Weber um modo de ser que detém as práticas - ao ser modificada, gera novos costumes, um comportamento inusitado, que embora não tivesse como objetivo estabelecer uma nova ordem econômica, e sim moral, passa a sustentar a essência do sistema.
      Disponível em: terminologiaatemporal.wordpress.com/2013/05/02/resenha-a-etica-protestante-e-o-espirito-do-capitalismo-max-weber/
      acesso em: 23 de out. de 2020.

  • @santowalterscaramella6323
    @santowalterscaramella6323 4 ปีที่แล้ว +4

    Onde cursar o Mestrado ou o Doutorado EAD, em SOCIOLOGIA?

  • @luizclaudio583
    @luizclaudio583 10 หลายเดือนก่อน +2

    Ou seja, temos aqui três grandes pensadores que escreveram mas não compreenderam verdadeiramente o sentido da religião.

  • @irineudourado9297
    @irineudourado9297 3 ปีที่แล้ว +6

    A crítica de Marx quanto a religião, é na na verdade uma critica radical anti-religiosa . Nesse sentido, ele avança quanto a Feurbach que faz a crítica a religião sem romper com a mentalidade religiosa, suas ilusões idealistas e portanto conservadoras. Referências: Introdução á Critica da Filosofia do Direito de Hegel e a Ideologia Alemã . Assim, Marx era um humanista concreto e radical..

  • @otaviorochaw
    @otaviorochaw 4 ปีที่แล้ว +4

    Alguém me ajuda tenho um trabalho de Ensino Religioso que tem q fazer um resumo de Esfera pública política, quem poder me ajudar comenta aqui em baixo obg

  • @Investeemvoceagora
    @Investeemvoceagora 2 ปีที่แล้ว +1

    Lendo os comentários me lembrei de quando fui passar remédio no meu cachorrinho, mesmo eu amando ele e sabendo que era para o bem dele... Fiquei p da vida quando ele me mordeu 🤷🏻‍♂️

  • @thiagorosa1274
    @thiagorosa1274 8 ปีที่แล้ว +23

    Deus é lindo eternamente

  • @onaciomcorp3332
    @onaciomcorp3332 5 ปีที่แล้ว +5

    uma pessoa deve levar a serio um pedido de sacrificio de um santo como um voto de conversão por si e pela humanidade ou para exibir a sociedade devotismo e ortodoxia se este pedido põe em risco a saude e equilibrio mental do devoto e inclusive podendo levá-lo a morte, ou mesmo assim Deus na dor consola, pois cientificamente há danos fisicos irreversiveis ao corpo humano inclusive o risco de óbito: me refiro por exemplo ao pedido de Nossa Sra de Fatima aos pastores videntes de Fatima na epoca das aparições desta Santa em Portugal-1912, que compreendiam desde eles passarem semanas em jejum, dormir com uma corda apertada na cintura e arrastar uma corda na cintura por tantas horas com um peso acima de sua tração de locomoção média, como tbm na biblia talmud Jesus defende q o verdadeiro sacrificio eh o coração contrito.

    • @thewitcher6357
      @thewitcher6357 2 ปีที่แล้ว +1

      Deuses é santos são construções sociais, não são fatos, são folclores...

  • @xgxable
    @xgxable 9 ปีที่แล้ว +8

    vejo intenções espíritas no Nupes

    • @thiagoviana9876
      @thiagoviana9876 5 ปีที่แล้ว +3

      Espiritas ou espiritualistas?

    • @artes.gilbertohabib
      @artes.gilbertohabib 3 ปีที่แล้ว

      Cuidemos de esclarecer possíveis mal entendidos. É o mínimo de se esperar de um pensamento científico que busca investigar e compreender seu objeto de estudo: cogitar a possibilidade desse objeto existir. Foi assim com Demócrito, Tomas de Aquino, Avicena, Galileu, Newton, Einstein. Muitos destes pesquisadores contribuíram com o progresso do conhecimento, mesmo deixando em aberto muitas dúvidas ou não estando 100% certos em suas teorias. Não se trata de refutar as intenções espíritas do Nupes, trata-se de vê-las como epistemologicamente bem aplicadas ou não. A mesma ilegitimidade de uma intenção que afirmaria antes de investigar se aplica a intenção que nega antes de investigar.

    • @j1stag1rl
      @j1stag1rl 2 ปีที่แล้ว +1

      EXATO

  • @gracildesnascimento1865
    @gracildesnascimento1865 9 ปีที่แล้ว +2

    o que marx associava à sociedade??????

    • @luizguilhermebrito555
      @luizguilhermebrito555 8 ปีที่แล้ว +4

      ele dizia q a religião era o ópio do povo, ou seja, a sociedade cegava as pessoas

    • @kleitonsoares7175
      @kleitonsoares7175 7 ปีที่แล้ว +4

      +Luiz Guilherme Brito para Marx a religião transformava as pessoas em zumbi, o que realmente acontecia quando as pessoas usavam ópio.

    • @gustavokwo
      @gustavokwo 4 ปีที่แล้ว +2

      @@luizguilhermebrito555 Errado. Ele não dizia que a sociedade cegava as pessoas. Olhe o vídeo novamente. Estude mais.

  • @bartirasilveira9422
    @bartirasilveira9422 4 ปีที่แล้ว +1

    MARAVILHOSA 👏👏👏

  • @marlicunha9887
    @marlicunha9887 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu queria que ele fosse mais didático. As vezes o menos é mais

  • @TheSuzioliveira
    @TheSuzioliveira 5 ปีที่แล้ว +18

    Alguém esqueceu de falar pra ele que JESUS não é religião, Mas um estilo de vida, ao contrário do que ele disse sobre a origem das religiões, JESUS nos ensina à, sempre ceder, nos ver como menor que o outro, nos fazer de fraco para ajudar o fraco a ser forte, colocar a mulher EM uma posição de valor, nossos inimigos e perseguidores listar no caderno de oração..... preciso falar mais. Ahhh LEIAM A BÍBLIA TBM DOUTORES

    • @josa3136
      @josa3136 5 ปีที่แล้ว +2

      Estilo de vida? para quem? kkkkkkkkkkkkkk Eu, eu ainda não vi ninguém desses que se dizem seguidor (de uma coisa que ninguém nem sabe se existiu mesmo) fazer milagres, andar sobre as águas, andar sem grana, pedir esmolas, dormir no mato, kkkkk se isso fosse verdade, de fato, acho que a porcaria da vida teria outra finalidade bem melhor que essa regiãozinha de eunucos adoradores prometida, vai estudar.

    • @nupesufjf
      @nupesufjf  5 ปีที่แล้ว +27

      Oi Suzi, obrigado pelo comentário. O professor Dmitri é um sociólogo. Ele sabe que Jesus é um estilo de vida para muitas pessoas. E o que ele apresenta no vídeo são as visões de Weber, Marx e Durkheim sobre as religiões, como o próprio título diz, e não a opinião dele. Acho que você se confundiu.

    • @alex90909
      @alex90909 5 ปีที่แล้ว +2

      Os três sociólogos mais importantes da história quando falam de religião e Deus são uma negação, essa é a verdade...

    • @heldervieiramota9878
      @heldervieiramota9878 5 ปีที่แล้ว +4

      Concordo com você minha irmã. O evangelho é um estilo de vida, um modo de ser, de dentro pra fora. Mas, nós temos que entender que o repúdio de algumas personalidades a religião, principalmente o cristianismo, não é por causa do que jesus ensinava, mas sim do que a religião, cristianismo, dizia que ele pregava.
      Cheio de dogmas culturais, morais e legalistas, os quais controlava a vida das pessoas produzindo seres alienados e sem uso do raciocínio lógico e liberdade de ser, quando jesus apenas pregou o amor, perdão, paz.

    • @williamsantosdeoliveira1054
      @williamsantosdeoliveira1054 5 ปีที่แล้ว +4

      Vc so precisa compreender que a reflexão que o prof. Dimitri Fernandes e sociologica ou seja científica. E em termos históricos e culturais, nao se pode separar Jesus da tradição cristã.

  • @Anderson.oficial165
    @Anderson.oficial165 ปีที่แล้ว

    Parece que isso é para ir de encontro a Deus e Jesus.

  • @bartirasilveira9422
    @bartirasilveira9422 4 ปีที่แล้ว +1

    Concordo com Ana Roriz

  • @juan9090yo
    @juan9090yo 7 ปีที่แล้ว +4

    Q ótimo vídeo =D

  • @bevedas
    @bevedas ปีที่แล้ว

    vc parece com o metaforando

  • @robsonsouza3291
    @robsonsouza3291 7 ปีที่แล้ว +16

    A religiosidade se torna uma alienação!

    • @bolsa24h
      @bolsa24h 5 ปีที่แล้ว +1

      Até parece

    • @guedes4814
      @guedes4814 5 ปีที่แล้ว +5

      ss em todos os períodos históricos, infelizmente...

    • @guedes4814
      @guedes4814 5 ปีที่แล้ว +3

      Igor Vasco vai estudar história, antes de expor algo

  • @marcioaraujo5317
    @marcioaraujo5317 4 ปีที่แล้ว +4

    Não sei qual o pior?
    O dispensável e tendencioso comentário do Dmitri, ou o deturpado pensamento religioso de cada autor em contraste com o social.

  • @ezequieltome659
    @ezequieltome659 8 ปีที่แล้ว +2

    Ecumenismo ateísta...

  • @fellype12
    @fellype12 4 ปีที่แล้ว +3

    Esse professor tá muito perdido! Nossa...Se vc parar pra ouvir o video varias vezes, vc não vai entender nada! Deus é mais!

    • @danielefernandes1741
      @danielefernandes1741 4 ปีที่แล้ว +6

      só se voce nunca leu os livros. Porque pra mim está bem claro

    • @gustavokwo
      @gustavokwo 4 ปีที่แล้ว +5

      As explicações poderiam ser mais longas, mas, de todo modo, foram ótimas e claras.

    • @henriqq99
      @henriqq99 5 หลายเดือนก่อน

      Como dizer "sou burro" sem dizer "sou burro".

  • @alinecassemiro8509
    @alinecassemiro8509 4 ปีที่แล้ว +3

    O grande tripé!!!