Como é o curso de Engenharia de Computação na Poli USP

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ก.ย. 2024
  • Jupiterweb: uspdigital.usp...
    Grade Curricular do curso de Engenharia de Computação no nosso sistema da USP:
    portalservicos...
    Meu contato: felipe__valencia@hotmail.com
    Linktree do canal: linktr.ee/fval...

ความคิดเห็น • 159

  • @isabellaoliveira52
    @isabellaoliveira52 4 ปีที่แล้ว +25

    Felipe, muito obrigada pelas informações! Vou prestar esse ano Engenharia da Computação na Poli e é muito difícil encontrar pessoas da área. O seu vídeo me ajudou a ter mais certeza ainda de que fiz uma boa escolha ao escolher esse curso!

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      De nada. Desejo um ótimo vestibular pra você nos próximos dias

    • @azeitonanervosa3359
      @azeitonanervosa3359 4 ปีที่แล้ว

      Se você foi aprovado está na minha turma kkk

  • @blissfulmountain
    @blissfulmountain 4 ปีที่แล้ว +18

    Obrigada pelo vídeo Felipe! Sou caloura de Eng Comp e estou procurando mais informações pra me preparar para as aulas que começam dia 17/02!

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +3

      Olá, Lídia! Nesse vídeo que eu fiz eu falo um pouco sobre como é a primeira semana de aulas da poli:
      th-cam.com/video/QXNKkN9VLLA/w-d-xo.html
      E aqui tem um link da poli explicando como vai ser:
      www.poli.usp.br/noticias/17729-veja-como-sera-a-semana-de-recepcao-da-poli-em-2020.html
      Te vejo lá!

    • @brasilianack4097
      @brasilianack4097 4 ปีที่แล้ว +1

      Que top. Eu estou na terceira fase do cursinho da poli usp e pretendo cursar engenharia da computação .

  • @willianh.2741
    @willianh.2741 4 ปีที่แล้ว +8

    Cara, vídeo sensacional. Estava a um bom tempo procurando um vídeo de alguém q estudasse na poli, principalmente alguém que fizesse Eng. Comp., pq tem muito pouca informação na internet sobre. Prestei pra engenharia da computação, estou esperando o resultado da fuvest. Seu vídeo me inspirou ainda mais a não desistir de conseguir minha vaga praí hahaha. Não sabia sobre a transferência nas engenharias, achava que era algo mt difícil/complicado, acabei de saber pelo seu comentário ali em cima kkk. Enfim, mt sucesso pra tu, obrigadão

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +1

      Vou te esperar como meu bixo então hahaha

    • @azeitonanervosa3359
      @azeitonanervosa3359 4 ปีที่แล้ว

      Ooooo safadão kkkk aq é o edu da comp KKK

  • @ivamrocha7952
    @ivamrocha7952 4 ปีที่แล้ว +7

    Excelente vídeo! Estou cada vez mais seguro de que é engenharia de computação que eu quero fazer.

  • @luiss.3960
    @luiss.3960 4 ปีที่แล้ว +2

    Droga, quase 7 anos da minha vida tendo certeza que iria fazer CC jogados fora. Muito obrigado pelos seus vídeos, estava em dúvida entre CC ou Engenharia Nuclear, acabou que não será nenhum nem outro.

  • @AndreaLohanny
    @AndreaLohanny 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito obrigado pelas informações úteis. Eu sou acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no próximo dia 10 de Janeiro de 2021 farei a FUVEST para concorrer ao curso de Engenharia da Computação! E estas informações me deram mais certeza que se eu for aprovado no vestibular FUVEST, vale a pena eu me transferir da FATEC - SP para a USP e aproveitar o meu currículo do que eu já estudei no 1º Semestre da FATEC - SP, como as disciplinas de Matemática Computacional - Arquitetura e Organização de Computadores e também a disciplina de Algoritmos e Lógica de Programação. Minha intenção é seguir carreira acadêmica, quero fazer além da graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Strictu-Sensu. E pelo sistema de ensino da USP percebi que vale muito a pena eu me transferir de um curso onde terei título de Tecnólogo, para um curso onde terei o título de bacharel e ainda registro no CREA - SP.

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +1

      Opa, então seremos colegas de profissão no futuro Helio!

  • @canaleuduvido
    @canaleuduvido 4 ปีที่แล้ว +4

    Felipe, curti demais o seu vídeo! Uma das únicas fontes claras sobre a poli. Uma das coisas da poli que me chamou a atenção foi o lema de "formação de engenheiros e líderes". Imagino que a questão de liderança seja muito trabalhada nos estágios, mas, durante os modulos acadêmicos, há matérias e oportunidades para desenvolvimento de habilidades administrativas e empreededorismo?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +4

      Olá! A USP está investindo cada vez mais nesse lado de empreendedorismo, tanto que atualmente a própria pro reitoria de graduação já oferece disciplinas optativas voltadas para o empreendedorismo para todos os alunos da USP. Falando especificamente do curso de Engenharia de Computação, são oferecidas 2 matérias voltadas para esse lado no 5o ano, uma de Criação e Administração de Empresas onde você precisa praticamente criar uma empresa para ser aprovado e outra de Inovação e Estratégia de Negócios, que é mais voltada para a criação de produtos. Fora isso, a Engenharia de Produção costuma oferecer matérias optativas também.

    • @canaleuduvido
      @canaleuduvido 4 ปีที่แล้ว +1

      @@fvalencia topp demaiss

  • @patriciaferreira-mo5tw
    @patriciaferreira-mo5tw 3 ปีที่แล้ว

    Obrigada pelas informações, Felipe! Você é muito didático e sabe falar muito bem. Parabéns!!!👏👏👏

  • @butmorpheus
    @butmorpheus ปีที่แล้ว

    Muito obrigado por compartilhar conosco

  • @GabrielleMoreira
    @GabrielleMoreira 3 ปีที่แล้ว

    gostei mto do vídeo! vc conseguiu esclarecer muitas dúvidas que eu tinha sobre o curso

  • @luanacarolinefirmino623
    @luanacarolinefirmino623 3 ปีที่แล้ว +1

    muito esclarecedor o vídeo!! ;))

  • @jov4dev
    @jov4dev 4 ปีที่แล้ว +2

    Vlw amigo bom vídeo

  • @paulo81369
    @paulo81369 4 ปีที่แล้ว +1

    Olá, você que precisa ter conhecimentos prévios na aérea para ser dar bem no curso? Como saber alguma coisa de programação, etc.

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว

      Olá! Não precisa não, eu mesmo entrei no curso sem saber nada da área. Mas eu recomendo bastante você já tentar ver alguma coisa de antemão, para não ficar meio perdido quando começar o curso. Digo isso porque pelo menos 50% da turma que entra costuma ter alguma noção da área nem que seja básica. Eu fiz um vídeo sobre "como começar na frente o curso de Engenharia de Computação" onde você pode encontrar algumas dicas lá.

    • @paulo81369
      @paulo81369 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia obrigado, você é muito simpático, adorei seus vídeos.

  • @Eduardo-Jorge
    @Eduardo-Jorge 2 ปีที่แล้ว +2

    Felipe, qual a diferença da grade curricular da poli e da EESC( não sei se é essa a sigla) no curso de engenharia da computação? Obs: você tinha citado em um vídeo anterior comparando as duas (poliXeesc) que havia uma enorme ruptura nesse curso em específico. Aliás, todos os seus vídeos são sensacionais, muito obrigado!

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 ปีที่แล้ว +1

      Da grade curricular em si não tem muita diferença não, Eduardo. Existe um núcleo comum bem parecido em ambos os cursos (por mais que eventualmente os nomes das disciplinas mudem), e eventualmente uma ou outra matéria vai ser diferente.
      O que eu enfatizo é que o curso da poli tem esse modelo quadrimestral cooperativo que eu falo no vídeo, enquanto o curso de São Carlos segue o modelo semestral convencional.

  • @gusciencia
    @gusciencia 3 ปีที่แล้ว +2

    Eai felipe, tudo bem ? Me interessei bastante na Eng. comp da Poli.
    Poderia falar sobre Dupla Graduação no que se refere ao Curso da Eng. Comp?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +1

      Fala Gustavo!
      Recomendo você dar uma olhada nesse vídeo que eu fiz com o meu amigo que atualmente está acabando seu Duplo Diploma na Engenharia de Computação. Creio que você vai conseguir tirar várias de suas dúvidas: th-cam.com/video/bnGmHwXSoKw/w-d-xo.html

  • @caiosantana6889
    @caiosantana6889 2 ปีที่แล้ว +1

    Será que vc pode me ajudar a esclarece a diferença entre Engenharia da Computação e Ciências da Computação?

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 ปีที่แล้ว

      De maneira beeeeeem resumida.
      A Engenharia de Computação é uma engenharia, então é um curso integral com duração de 5 anos que além de estudar a computação, também possui o núcleo básico da engenharia (o famoso biênio). Falando da parte de computação do curso, aqui a gente estuda tanto o hardware (parte física do computador) quanto o software (os programas do computador).
      A Ciência da Computação é um curso que geralmente dura 4 anos e meio período. Nesse curso eles estudam o software somente, tendo geralmente uma ou outra matéria falando da parte do hardware.

  • @lucasriberiro1744
    @lucasriberiro1744 3 ปีที่แล้ว +2

    Olá, Felipe:) Pra quem quer arrumar trabalho em outro país, como, EUA, Inglaterra, Canadá e etc, sabe me informar se quem cursa ciência da computação tem mais oportunidades do que quem cursa engenharia de computação? Se puder responder ficarei grato.

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +3

      Olá Lucas. Essa dai é uma pergunta que acabam me fazendo as vezes e que eu acho que não possui resposta exata. Essa questão de trabalhar no exterior vai acabar dependendo de uma série de fatores, desde contatos (o que acho muito em toda vida profissional), a questão do domínio do idioma, se você fez algum intercâmbio na sua graduação (e isso independe do curso) e você ter algum diferencial, o que pode vir de inúmeras formas.
      Além disso, muito disso de ir pro exterior também depende de você colocar sua cara a tapa, e correr atrás das coisas. Em resumo, na minha opinião, eu não vejo algum curso que tenha mais vantagem nesse sentido. Em última hipótese eu poderia dizer da engenharia de computação só por conta do escopo do curso ser maior, porém isso não é uma garantia.

    • @lucasriberiro1744
      @lucasriberiro1744 3 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Mt obg, cara. Antes de entrar na facul vou estudar bastante inglês e alemão. Estou estudando pro ENEM e pretendo seguir área TI. Assim que eu entrar na facul vou abraçar todas as oportunidades que eu tiver. Infelizmente onde eu moro as notas de cortes de ambos cursos são altíssimas, chega quase perto de medicina. Sistemas de informação não é tão concorrida, mas tem muitas matérias de administração e eu não acho tão interessante. Vou tentar Eng. mesmo. Obgdão, Felipe:)

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +1

      @@lucasriberiro1744 Força ai!!!

  • @johnpedro1027
    @johnpedro1027 3 ปีที่แล้ว +2

    Felipe, você acha que, com esse esquema da computação da Poli, pessoas da EESC, do IME, ICMC etc, nos cursos de computaçao (ciencia e engenharia) acabariam ficando pra "trás" no mercado? Considerando, claro, pessoas "igualmente competentes" e esforçadas, mas uma na Poli e a outra em uma dessas outras que eu falei.

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +2

      Assim, um aluno que se forma no curso da poli vai ter 1 ano e meio no mínimo de experiência de estágio. Isso é algo bem difícil de conseguir em qualquer outro curso de computação (mas não algo impossível claro). Mas assim, eu volto o assunto do vídeo que eu soltei hoje.
      Se a gente pega um aluno da poli e um aluno de São Carlos, considerando que esse aluno de São Carlos estagiou direitinho no seu 5º ano (as vezes começou até no final do 4ºano), provavelmente o critério maior de desempate seria o quão bem cada aluno se sai na entrevista, e ai entram novamente as famosas soft skills.
      Mas vale aqui uma observação de que a enorme maioria dos alunos Engenharia da Computação da poli já vira funcionário (é efetivado) em uma das empresas que estagiou, então na prática essa competição por uma vaga dificilmente aconteceria.

    • @johnpedro1027
      @johnpedro1027 3 ปีที่แล้ว +1

      @@fvalencia entendi! Legal. Felipe, na USP, existe aquela coisa de, se vc focar sua escolha de materias pra isso, tirar 2 diplomas? Por ex: conheço uma pessoa que fez Elétrica na unicamp, mas pegou diferentes materias e tal, e demorou um pouco mais mas pegou diploma da Computaçao tb. Acontexe isso na usp? De pegar da eletrica e da computaçao, ou da Engenharia e Ciencia da computaçao etc etc? Vc acha que vale a pena isso ou acha besteira?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว

      ​@@johnpedro1027 Tirando os cursos onde você consegue fazer licenciatura e bacharelado (exemplo: letras, química, física, matemática) eu não conheço nenhum outro caso assim na USP, no sentido de te dar dois diplomas. Creio que pra você conseguir dois diplomas você precisaria prestar novamente o vestibular, ai uma vez ingressando no seu novo curso você pediria equivalência nas várias matérias que você já fez no seu curso anterior. No caso da computação com elétrica por exemplo, você teria tantas equivalências que precisaria de só uns 2 anos para ter esse novo diploma. No caso da engenharia da computação e ciência da computação, seria capaz do tempo ser menor ainda. Mas eu particularmente não acho que isso valha a pena. Pessoas que fazem 2 graduações em geral (pelo menos as que eu conheço) costumam pegar uma 2ª graduação bem distinta da primeira, de tal forma que o tempo de formação acaba sendo praticamente o mesmo (sem redução por já ter feito matérias numa 1ª graduação). Acredito que esses casos agreguem mais do que você faz uma 2ª graduação muito correlata, como o caso de engenharia+ciência da computação.

  • @PedroAlmeida-tu2yc
    @PedroAlmeida-tu2yc ปีที่แล้ว

    video mto bom, passe pra segunda fase esse ano, me desejem sortekkkkkkk

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว

      Boa sorte Pedro hahaha

  • @brunopereira9905
    @brunopereira9905 4 ปีที่แล้ว +4

    Fala Felipe! Valeu pelas informações, é bom saber sobre o curso por meio uma pessoa que está lá dentro. Vou prestar Engenharia de Computação na Poli-Usp, no Icmc-Usp, em São Carlos, na Ufscar e na Unicamp. Você acha que há uma grande diferença no mercado para o curso na capital em relação aos demais? Essa diferença é tão grande assim? Qual seria o ranking do mercado para essas universidades?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +5

      E ae Bruno, blz? Então, os 4 cursos que você citou são muito bons, sendo que o que eu menos conheço é o da Ufscar. No fundo, todos os cursos vão seguir a mesma base, que é ter o núcleo básico da engenharia, software e hardware. O que pode mudar entre os cursos é a porcentagem destes três "pilares" na composição do curso, além do grau de liberdade que você tem para montar sua grade curricular. Um ponto que eu não abordei no vídeo mas que existe atualmente em qualquer curso da Poli é que você pode fazer seu 5o ano em qualquer engenharia. Por exemplo, um aluno de engenharia de computação pode fazer seu 5o ano em engenharia mecatrônica, caso ele esteja inclinado a área da robótica. Claro que para tal tem que ser organizado o módulo de estágio do 5o ano.
      A respeito do mercado de trabalho, podemos dividir em software/hardware. Se você for para a área de TI, a grande maioria das empresas, pela minha experiência, não fazem distinção entre nenhum destes 4 cursos que você mencionou, e inclusive entre os cursos de Engenharia de Computação, Ciências da Computação e cursos correlatos. As empresas gostam de contratar todo mundo num bolo só, sendo que o cargo tem um nome genérico como Analista ou Desenvolvedor.
      Para trabalhar com hardware o mais comum é ir para fora, já que ainda não temos um mercado de trabalho bom no Brasil, mas isso pode mudar nos próximos 5 anos. O que importa aqui mais do que a faculdade propriamente dita para as empresas é a questão do seu conhecimento em diversas áreas, como técnicas de comunicação entre dispositivos, protocolos, ferramentas de depuração etc.

    • @brunopereira9905
      @brunopereira9905 4 ปีที่แล้ว +3

      Opaa, tranquilo e com vc? Muito obrigado pela resposta! Agora estou bem menos preocupado em não passar na Poli, que é a mais difícil de entrar. Ainda não decidi se quero trabalhar com Software ou Hardware, mas acho que durante o curso vou descobrir minha inclinação aos poucos. Estou acompanhando todos os vídeos, esse foi o primeiro canal que me deu informações práticas acerca desse curso e da Poli. keep up the good work!

  • @MultiLucas30
    @MultiLucas30 4 ปีที่แล้ว +1

    E aí, Felipe, beleza? Muito bom seu vídeo cara, parabéns! Estou prestando Poli e coloquei como primeira opção o curso de engenharia mecânica. Eu tenho algumas dúvidas e gostaria muito que você me respondesse.
    1. Felipe, caso eu queira mudar o curso de engenharia durante a minha graduação, isso é possível? Como funciona esse mecanismo? É fácil ou complicado? Em que período do curso eu posso fazer essa mudança?
    2. O que os professores tem dito a respeito do mercado de trabalho na área de engenharia para aquelas que se formam na Poli? Vejo por aí muitas pessoas dizendo que o mercado para nossa área está escassa, mas acho que isso depende muito de qual universidade você se formou.
    A minha primeira opção é engenharia mecânica, se você souber dizer qualquer coisa a respeito desse curso ficaria imensamente agradecido.
    Muito obrigado.

    • @MultiLucas30
      @MultiLucas30 4 ปีที่แล้ว

      Felipe, só ressaltando: coloquei como primeira opção engenharia mecânica, mas minha terceira opção é engenharia da computação. Caso eu passe na minha primeira opção, é possível eu fazer algo para que eu seja chamado no curso da minha terceira opção? Depois do seu vídeo me interessei pela área cara, estou um tanto quanto arrependido na minha ordem de escolha hahahah :(

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      E ai Lucas! Então, sobre as suas perguntas:
      1) Sim, é possível sim. A poli tem um processo de transferência interna (inclusive devo fazer um vídeo curto sobre isso no futuro), que é o processo onde você pode se inscrever para a mudar a sua engenharia. Esse processo só é permitido após o término do seu 1º ano, podendo ser realizado a cada semestre depois disso. O critério é a média das nota das matérias comuns para cada engenharia (matérias do biênio). Ai a lógica é igual ao vestibular, ranquear os alunos conforme as médias e ir alocando para as vagas disponíveis. Ser "fácil ou complicado" vai depender da suas notas aqui dentro hahaha.
      2)Quando eu estava no meio da minha graduação, lá para 2016, estávamos realmente vivendo um período de crise aqui no Brasil (eu senti na pele quando fui procurar os estágios) então estava bem complicado o mercado de trabalho da engenharia. Hoje em dia as coisas estão muito melhores, e as pessoas estão sim conseguindo empregos. Uma coisa que acontece que eu particularmente fico triste de ver na prática é que muita gente já entra aqui com a mentalidade de que quer ir pro mercado financeiro ou pra consultoria. Essas duas opção não são trabalhos de engenharia, mas pagam muito bem, então algumas pessoas acham bem atrativo, além disso, infelizmente ou felizmente (para essas pessoas), a galera de banco/consultoria adora contratar um engenheiro, independente da ênfase.
      3) Sobre isso da sua primeira opção ser engenharia mecânica, eu realmente não sei dizer se é possível você entrar na sua terceira opção. Até pq, pensando logicamente é meio complicado, pois após sair a primeira chamada , você já estaria alocado na engenharia mecânica, e as vagas de engenharia de computação também estariam alocadas. A única situação favorável que me vem em mente seria você já cair direto na terceira opção, ou então a quarta chamada (se eu me lembro bem), você reordenar sua escolha). Mas assim, pode ficar tranquilo que além de ter a questão da transferência, o pessoal também costuma gostar da engenharia mecânica. Inclusive, o prédio da engenharia mecânica é o que mais tem grupos de extensão, como grupo de carro normal, carro sustentável, robôs, aviões, barcos. O que eu brinco com o pessoal é que todo mundo que faz algum trabalho de divulgação sabe vender muito bem o seu peixe, então você não precisa necessariamente se arrepender de sua escolha hahaha. Só uma coisa que eu recomendo você tomar cuidado é caso você esteja pensando em trabalhar na parte de carros. Já assisti várias palestras com diretores de empresas de carros, e em geral o discurso deles é "hoje em dia a tecnologia mecânica dos carros está praticamente estagnada, o que está evoluindo com muita força, e por consequência demandando mais contratações é a parte elétrica e computacional". É só você perceber como tem aumentado o número de sensores nas linhas mais novas dos carros.

    • @MultiLucas30
      @MultiLucas30 4 ปีที่แล้ว +2

      Felipe Valencia muito obrigado pela resposta cara, estava aguardando ansiosamente desde ontem.
      Eu confesso que estava até desistindo de cursar engenharia pelo fato de ter pesquisado sobre a carreira e ver o quão “escasso” o mercado está para essa área. Mas, você ampliou minha mente falando sobre mercado financeiro e consultoria, inclusive vou dar uma pesquisada. Aliás, área realmente é boa para aqueles que se formam em engenharia ou mesmo assim é difícil? Porque sinceramente, acredito que seja um caminho muito viável. Os bancos realmente preferem engenheiros? O mercado de trabalho é bom?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +3

      O que eu posso dizer de sentimento falando com os meus amigos que foram pra essa área financeira é que existe sim uma preferência por engenheiros. Até existe uma "rixa" meio engraçada do pessoal da poli falando que rouba os empregos em bancos do pessoal que faz economia na FEA. Essa preferência é pelo fato que qualquer engenharia tem uma base teórica e matemática muito puxada, além disso, a gente sofre muito na faculdade pra passar as matérias, então isso meio que atesta a nossa capacidade de conseguir correr atrás das coisas.
      Além disso, um outro ponto pra você ficar bem mais tranquilo é que hoje em dia acontece um fenômeno muito interessante nas empresas que é o fato que determinadas vagas não mais estão solicitando um diploma específico em determinada área, mas sim um diploma em qualquer área e um perfil do profissional que seja concordante com aquela vaga. Um exemplo, você pega a questão do RH. Eu achava que RH era sempre profissional de psicologia, ou as vezes até administração, mas eu já vi até mesmo engenheiro sendo profissional de RH de empresas grandes. Vou deixar um link pra um site do Workshop Integrativo, que é um evento muito conhecido aqui na USP que a Poli Junior faz todo ano, que é trazer diversas empresas para falar com os universitários (claro que o foco é a poli, mas todo mundo da USP vai lá, e as vezes até de outras faculdades). O interessante aqui é que muitas das empresas que vão são desse estilo de "não importa sua formação, mas sim o seu perfil". www.workshopintegrativo.com.br/mapa-evento

  • @japayudi.
    @japayudi. 3 ปีที่แล้ว +1

    Oi Felipe, tudo bem? Primeiro de tudo gostaria de agradecer pelos os seus vídeos que iluminaram o meu caminho. Eu estava pensando em cursar engenharia da computação, mas meu foco é o duplo diploma. Você sabe me dizer se essa modalidade quadrimestral interfere alguma ciosa no processo de duplo diploma por causa desses estágios de 4 meses? Valeu

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว

      Olá. Pode ficar tranquilo que não interfere não.
      Inclusive o PCS, que é o departamento da poli que cuida do curso, fez uma página para tirar dúvidas sobre isso: pcs.usp.br/intercambio-na-graduacao/

  • @LucasTbooker
    @LucasTbooker 3 ปีที่แล้ว

    Obrigado pelo vídeo Felipe.
    Eu sou de outro estado, e estou preocupado agora com os estágios das matrizes.
    Vi em várias faculdades 200h de estágio. Isso é pouco mais de um mês? Ou estou enganado.
    Se for pelo jeito que vc falou, na USP, vcs tem milagres de horas de estágio.

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +2

      Olá Muitos Jotas.
      Sobre isso das 200h de estágio, podemos pegar como exemplo o curso de engenharia civil aqui da poli.
      uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=3&codcur=3022&codhab=3000&tipo=N
      Se você for ver, a carga horária de estágio para se formar é de apenas 195h, mas na prática os alunos vão fazer muito mais que isso. O motivo para tal é que a enorme maioria das empresas vai trabalhar com jornadas de estágio de 30h por semana (que é o máximo que a Lei de Estágio permite para cursos comuns). Além disso, os contratos de estágio podem ser de 6 meses, 1 ano ou até 2 anos no máximo! Se você for fazer essa conta ai, o aluno vai estourar o limite de horas necessárias para se formar com extrema facilidade, o que é o comum.
      No caso específico do curso de engenharia da computação aqui da poli, ele junto com o curso de engenharia química (ambos quadrimestrais) são os cursos com o maior número de horas de estágio para se formar de toda a USP (cerca de 2 mil horas!).

    • @LucasTbooker
      @LucasTbooker 3 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia nossa muito obrigado pela resposta! Então quer dizer que é apenas uma formalidade? Na faculdade (não USP) eu teria muito mais horas de estágio?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว

      @@LucasTbooker MUITO provável que sim, independente da faculdade, dada essa questão dos contratos de estágio que eu falei.

  • @bieelzzin
    @bieelzzin 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo! Eu tenho uma dúvida sobre moradia próxima a poli. Os bairros em volta dela são bons para morar? Eu sou de outro estado e quero entrar para o curso de Engenharia da computação também.

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      Olá Gabriel, tudo bem? Eu não entendi muito bem o que você quer dizer com "bom pra se morar", pq isso acaba envolvendo um porrada de fatores ai hahaha.
      O que eu posso dizer é que existem várias moradias muito próximas dos portões da usp, onde você pode andar até os portões (em média uns 5 minutos de caminhada) ai você pega o ônibus circular da usp, que é gratuito para os estudantes. Também existem várias opções de moradias, como kitnet, ap, quarto de ap, república e pensionato, onde tem variações de conforto e preço.
      Se tiver não tiver tirado suas dúvidas, é só perguntar.

    • @bieelzzin
      @bieelzzin 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia tirou todas as minhas dúvidas, obrigado

  • @JoaoGamerLive
    @JoaoGamerLive 3 ปีที่แล้ว

    vídeo extremamente esclarecedor, obrigado! e Felipe, qual a diferença entre a engenharia de computação na Poli USP e na engenharia de computação da USP normal, de São carlos?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +2

      No caso específico da Engenharia de Computação, João, a diferença gritante é em relação ao modelo do curso. Enquanto o curso da poli segue esse modelo quadrimestral cooperativo, o curso de São Carlos segue o modelo padrão de curso (semestral).

  • @pedrobustamante252
    @pedrobustamante252 4 ปีที่แล้ว

    Ola Felipe muito obrigado pelos esclarecimentos do vídeo.Gostaria de saber como funciona o ingresso em cada engenharia pelo vestibular, ja que as notas de corte da primeira fase sao para todas juntas e a carreira pela fuvest eh so uma(engenharia na escola politecnica-780).Fiz a primeira fase esse fim de semana da fuvest.
    Muito obrigado pela ajuda pq n consigo achar informações direito sobre as notas de corte,o vestibular e o curso em si e seu video ajudou bastante

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +9

      Olá, Pedro. Ótima pergunta a sua, inclusive estou pensando agora em fazer um vídeo sobre isso pra ficar mais acessível para quem for procurar futuramente. Mas já respondo sua pergunta.
      Então, o que a FUVEST faz no vestibular da poli é algo que eu particularmente acho errado, mas até onde eu sei, existe um certo motivo histórico. Já faz uns bons anos que as pessoas quando prestavam o vestibular entravam como "engenharia na poli", e após virarem universitários, após o término do seu 1º ano eles optavam por sua especialização(civil, ambiental, elétrica, computação, mecânica...) com base na sua média dentro da poli. Nem preciso falar no problema que isso dava né? Mesmo após isso acabar, a opção "poli" na FUVEST continua algo bem diferente das outras. O que acontece agora é o seguinte. Na primeira fase você concorre apenas como "poli", ou seja, eles pegam literalmente todos os alunos de todas as engenharias e colocam em um bolo só. Ai eles fazem uma conta, a poli tem X vagas (digamos que é 800 só para facilitar as contas) e se eu me recordo bem a FUVEST tem uma lógica que pode permitir no máximo uma concorrência de 3 candidatos por vaga na 2º fase, logo, teremos 2400 pessoas concorrendo na 2º fase. Mas ai surge um problema real da FUVEST quando falamos da poli. Você acha que esses 2400 alunos estão divididos de uma maneira mágica de tal forma que temos uma concorrência de 3 candidatos por vaga para cada curso? Claro que não. Então o que acontece na prática é que existem cursos bem mais concorridos que outros na 2º fase. Por exemplo, pode ter um curso "Engenharia do Sucesso" com 8 candidatos por vaga, enquanto um outro curso "Engenharia do Fracasso" tem 1,5 candidato por vaga (nomes puramente ilustrativos).
      Ai tem toda uma questão de como vai interferir o fato que você tem uma 2a, 3a e 4a opção na hora de prestar a opção poli, que na opinião deles deveria normalizar essa disparidade entre os cursos e permitir "chances iguais" de todos entrarem na poli mesmo não sendo necessariamente na sua primeira opção. Mas como eu falei no meu vídeo "sobre o vestibular", isso vai depender muito mais de usar as outras opções a seu favor, e escolher a 3a ou 4a opção um curso que você saiba que é mais fácil de ingressar que os demais.
      A resposta ficou meio longa, mas já me ajudou a pensar um pouco no conteúdo pro vídeo hahaha. Obrigado

    • @pedrobustamante252
      @pedrobustamante252 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia muito obriado, seria otimo um video explicando todos os detalhes.Mas ve se eh isso, na segunda fase entao voce concorrera ja por cursos ne? E como que eles vao preenchendo as segunda opcoes?por exemplo se eu tenho nota maior para minha quarta opcao q alguem de sua 1 opcao eu fico com a vaga dela?Alem disso gostaria de saber se existe uma nota de mediageral boa pra mirar no desempenho ( 75 80 porcento talvez?) ja que eles n divulgam as notas de corte finais.Desculpa pelo tanto de perguntas mas eh q vc eh o unico q achei q consegue me explicarkkkkkk
      Obrigado

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +1

      Relaxa que tô aqui pra isso. Acontece assim, primeiro eles ordenam todos os vestibulandos que fizeram a 2a fase em ordem decrescente de média final. Ai pega o primeiro vestibulando e coloca ele na primeira opção (pq obviamente vai ter vaga sobrando), ai faz o mesmo com o segundo vestibulando, com o terceiro... até que vai chegar em alguma posição do ranking onde a primeira opção deste vestibulando não possui mais vagas sobrando. Ai eles tentam coloca-lo na segunda opção, na terceira e depois na quarta. Se todas as opções deste vestibulando não tiverem mais vagas, ele não passa na vestibular. O interessante aqui que eu falei é que tudo depende das escolhas que você faz. É muito possível que por exemplo o aluno de posição 500 no vestibular da poli (contando os 800x3 = 2400 alunos) não seja aprovado (se ele só escolheu engenharias muito concorridas), enquanto o aluno 501 ou até mesmo 900 seja aprovado, caso suas opções sejam menos concorridas. É claro que nesses casos ai o aluno provavelmente vai entrar na sua 3a ou 4a opção, que não é bem o que ele quer num primeiro momento, então talvez ele queira fazer a transferência no fim do primeiro ano.

    • @pedrobustamante252
      @pedrobustamante252 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia entendi Mas como nao divulgam a nota de corte da media final gostaria de saber quanto voce acha q eh bom ter como meta.Uns 80% de media final voce acha suficiente? Para eng de computacao, pelo que voce tem ideia ai de seus colegas porque agnt fica perdido sem saber quanto tem q tirarkkkkk desde ja muito obrigado

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      Pelo que eu conversei com os alunos mais novos do curso, se você tirar uns 75% da para garantir. Mas você não deve levar isso totalmente a sério porque esse ano a computação está com quase o dobro de vagas em relação ao ano anterior, por causa da junção com o antigo curso de Engenharia Elétrica - Ênfase Computação, então não tem como prever o que vai acontecer com a nota de corte esse ano. Vai ser uma surpresa para nós todos hahaha

  • @sindk6230
    @sindk6230 8 หลายเดือนก่อน

    Olá! poderia me dizer se na USP tem o curso de Engenharia de Software? Eu pesquisei e não encontrei nada...

    • @fvalencia
      @fvalencia  8 หลายเดือนก่อน +1

      Eae!
      A USP não tem esse curso mesmo não. O curso que chegaria mais próximo desse seria o de Ciência da Computação.

  • @MariaClara-nw4sw
    @MariaClara-nw4sw 2 ปีที่แล้ว +1

    Boa noite Felipe!
    Da pra fazer intercâmbio nesses quatro meses? Se não, em que período do curso é mais fácil sair pra intercâmbio?
    Geralmente todo mundo consegue estagiar nas empresas nesses quatro meses?

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá!
      Os intercâmbios aqui da poli costumam ser do tipo Duplo diploma (que a duração é 2 anos) ou Aproveitamento de Estudos (que eu saiba tem de 6 meses e de 1 ano). Você não consegue encaixar um intercâmbio em apenas 4 meses, mas é possível sim ter essa experiência enquanto aluna do curso. Inclusive o departamento fez um FAQ sobre isso: pcs.usp.br/intercambio-na-graduacao/
      Agora sobre a possibilidade de fazer os 4 meses de estágio no exterior, é possível sim, só vai depender de uma maturidade maior sua para correr atrás das coisas. E geralmente todos conseguem estágio nas empresas sim, pode ficar tranquila hahaha.

    • @MariaClara-nw4sw
      @MariaClara-nw4sw 2 ปีที่แล้ว

      Muito obrigada por me responder!

  • @rafaeloliveira7332
    @rafaeloliveira7332 4 ปีที่แล้ว +2

    Felipe, pretendo ingressar no curso em 2021, estarei com 22 anos. Você acha que está tarde, ou posso entrar no curso numa boa?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +8

      Pode ficar tranquilo quanto a sua idade, porque isso não pesa em nada. Na minha turma de ingresso por exemplo tinham dois caras com mais de 25 anos no ingresso, e mesmo assim eles se formaram numa boa e estão trabalhando. Eu acredito que nunca é tarde para fazer aquilo que você gosta de verdade.

  • @pedro1664
    @pedro1664 4 ปีที่แล้ว +2

    Felipe vc poderia me ajudar em uma questão ? Quantos pontos vc tirou acima da nota de corte na primeira fase, so pra min ter uma noção como eu fui, vc prestou pra ampla EP ou PPI ?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      Olá Pedro. No meu caso eu tirei por volta de uns 5 pontos acima da nota de corte. Isso não pesa muito frente ao valor da 2a fase, onde ocorre uma discrepância de notas muito maior entre os vestibulandos, então mesmo se você tiver tirado exatamente a nota de corte, isso não é algo como uma garantia que você não conseguirá aprovação após a segunda fase. Quando eu prestei o vestibular ainda não tinha a questão de vaga garantida por cotas (era apenas uma bonificação adicional na nota), e não tinha ainda o Sisu.

    • @pedro1664
      @pedro1664 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalenciame esclareceu bastante obrigado :)

    • @pedro1664
      @pedro1664 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia vc sabe quais são as engenharias mais concorridas ? eu coloquei mecatrônica e muito concorrida em relacao as outras ?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +1

      Mecatrônica em geral fica num meio termo. Isso de mais ou menos concorrido varia bastante ao longo dos anos. Tem anos que os vestibulandos querem mais uma engenharia X, e outros que querem mais uma Y. É claro que tem engenharias que tradicionalmente são muito menos concorridas do que outras, ficando sempre com as menores notas de corte, mas eu não gosto de falar nelas porque induz as pessoas a sempre colocarem elas com alguma opção apenas para servirem de porta de entrada pra Poli.

  • @lasuccubus
    @lasuccubus 3 ปีที่แล้ว +1

    primeiramente, parabéns pelo vídeo Felipe. minha dúvida é em relação a carga horária da faculdade nos dois primeiros anos, tenho 23 anos, já tive outros trabalhos que não deram muito certo pra mim e agora quero mudar de área e estranhamente me interessei pela área da computação. eu sei que a usp é uma faculdade puxada e por isso essa coisa da carga horária semanal fica na minha cabeça porque eu sempre trabalhei e continuo precisando trabalhar independente do que mesmo fazendo faculdade. eu não sou rica, na minha idade, convenhamos n da pra ficar na asa dos pais. vc acha q da pra conciliar com um emprego qualquer nesses primeiros anos? o curso é integral?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Susana!
      Isso de conciliar um emprego durante a graduação não é uma pergunta fácil de eu responder. Primeiro precisamos levantar alguns pontos aqui:
      - O curso de engenharia de computação é um curso integral, sendo que aqui na poli a carga horária semanal é de 28 horas de aula por semana.
      - O curso de ciência da computação tem uma carga horária semanal MÉDIA de 21 horas de aula por semana (no começo é um pouco mais).
      Em ambos os casos, esses valores que eu dei de carga horária semanal são "negociáveis", uma vez que você pode pegar menos matérias que o ideal (claro que atrasando sua graduação com isso). No fundo essa pergunta vai depender muito do tipo de emprego (carga horária e flexibilidade) e do seu fôlego pra isso.
      Se você se interessar, eu fiz um vídeo tratando esse assunto:
      th-cam.com/video/mVDOBpavTno/w-d-xo.html
      Desculpe não ter uma resposta exata pra te dar.

    • @MariaClara-nw4sw
      @MariaClara-nw4sw 2 ปีที่แล้ว

      Olá Susana! Estou na mesma situação hehe, entre ciência da computação (noturno) e engenharia da computação ( integral) porém o que eu mais quero.
      No fim das contas, vc conseguiu conciliar?

  • @karina15kap
    @karina15kap ปีที่แล้ว

    Opa!!! Cheguei aqui agr, obrigada por suas explicacoes!
    Uma dúvida: caso o aluno já esteja empregado como júnior, isso entra como estágio ou é indicado que ele faça estágios por fora ou até mesmo saia do emprego junior e se dedique aos estágios?

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว +1

      Olá Karina.
      Por via de regras um emprego como júnior não vai contar como estágio para uma faculdade, pois um estágio baseia-se em um parceria entre empresa e faculdade, onde ambas as partes (além do próprio funcionário) assinam o contrato. Enquanto um estágio é regulamentado legalmente para isso, o mesmo não acontece com o emprego.
      Mas a gente acaba percebendo na prática que acontecem alguns artifícios para contornar isso. Não é nada fora do comum você ver alunos dos mais diversos cursos tendo contratos de estágio com valores pagos muito além do esperado. O que acaba acontecendo é que este aluno está fazendo no papel um estágio, mas na prática está trabalhando como um funcionário comum (e recebendo por isso).

  • @astropgn
    @astropgn 2 ปีที่แล้ว

    No módulo de estágio, se o aluno quiser fazer pesquisa funciona também? Em vez de fazer estágio em uma empresa, pode ficar 4 meses em algum laboratório da USP exercendo algum projeto?

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 ปีที่แล้ว

      Pode sim!
      Inclusive eu fiz isso no meu primeiro módulo de estágio.

  • @rrhy3787
    @rrhy3787 4 ปีที่แล้ว +1

    Olá. Nesse curso vcs estudam inteligencia artificial? Tenho uma curiosidade também, a I.A é usada em jogos?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      Olá. O nosso curso tem 1 matéria voltada para IA, oferecida no 5º ano. Se você se interessa pela área, é muito mais interessante você buscar na graduação algum grupo de extensão (no caso aqui da Poli existe o grupo Turing que estuda IA) ou então fazer alguma Iniciação Científica em IA.
      Existe sim várias possibilidades de aplicação da IA em jogos. Uma das mais famosas que o pessoal costuma usar bastante é a aplicação do Machine Learning (que é uma subárea da IA) para resolver fases de jogos. Um exemplo tem nesse vídeo aqui:
      th-cam.com/video/qv6UVOQ0F44/w-d-xo.html

    • @BernardoCoutinho
      @BernardoCoutinho 4 ปีที่แล้ว

      Chegando super atrasado aqui hahah
      Em Eng Comp infelizmente só tem uma matéria sobre o assunto mesmo, mas existem algumas outras optativas que você pode pegar sobre o assunto.
      Concordo completamente sobre a parte de procurar grupos de extensão, faço parte do Grupo Turing, o grupo de Inteligência Artificial da USP, e o que a gente tem muito mais tempo e recursos para estudar e pesquisar IA no grupo.
      Nós, inclusive, frequentemente trabalhamos com aplicações de IA relacionadas a jogos, recentemente escrevemos um texto sobre uma IA que fizemos que aprende a jogar Super Mario Bros, ficou bem legal!
      medium.com/turing-talks/usando-deep-learning-para-jogar-super-mario-bros-8d58eee6e9c2
      Se quiser saber mais, recomendo dar uma olhada no nosso Facebook!
      facebook.com/grupoturing.usp/

  • @lorenzolozanoabreu6908
    @lorenzolozanoabreu6908 4 ปีที่แล้ว +1

    Fala Felipe! Queria saber se existem estágios internacionais? (Fora do brasil)

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      Olá Lorenzo! Existe sim, mas ai tem que vir da iniciativa do aluno.
      Recomendo você assistir um outro vídeo que eu fiz: th-cam.com/video/5Y5C2fbx8mM/w-d-xo.html

  • @amedeoavocado513
    @amedeoavocado513 3 ปีที่แล้ว

    Felipe, você poderia me responder uma dúvida: quanto ao trabalho/estágio no exterior, tem muitas oportunidades? Normalmente quantos por cento da turma vai para o exterior? assisti uma palestra de um eng da comp que fez ITA, ele disse que a maioria da turma não esta no brasil, e é comum eles irem para facebook, amazon, google, na poli também acontece isso?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +7

      Olá Moacir!
      Ta ai uma pergunta bem difícil de responder, inclusive já fiz um ou outro vídeo abordando essa questão de estágio/emprego no exterior, mas sempre acaba sendo algo complicado.
      Assim, se você me pergunta se tem muitas oportunidades, bem as oportunidades acabam sendo quase que infinitas, afinal, existem inúmeras empresas de tecnologia fora do país. A grande questão de você trabalhar no exterior envolve dois pontos. O primeiro é que você vai ter que colocar a cara a tapa, pois ao contrário dos trabalhos no Brasil onde existem algumas facilidades tanto no sentido institucional (quando é o caso de um estágio) quanto no sentido de conhecimento e de contatos, no exterior isso já se torna um desafio. O segundo é que é de praxe quando se fala na computação o pessoal já vir com a ideia das "big techs", como por exemplo Facebook, Amazon, Google (no Inglês eles usam a sigla FAANG que acaba pegando Apple e Netflix também), sendo que justamente por serem as empresas tops das tops, diversas pessoas de diversos lugares do mundo vão querer elas, então a concorrência é bem grande (de maneira alguma querendo desmotivar neste sentido, inclusive conheço pessoas tanto da Engenharia de Computação quanto da Ciência da Computação que trabalham lá). Ou seja, está meio que fortemente atrelada a ideia de trabalhar no exterior com computação justamente com as big techs, sendo que existiriam infinitas outras empresas e possibilidades de trabalho (mas ai novamente depende de você correr atrás e se informar).
      Sobre a sua pergunta de quantos vão pro exterior, a curto prazo (recém formado e afins) a porcentagem é bem pequena, talvez uns 10% da turma, sendo que a médio - longo prazo esse número pode (e vai) aumentar. Eu mesmo tenho colegas de turma que atualmente estão trabalhando em empresas aqui no Brasil mas que pensam em médio - longo prazo em se mudarem para fora. O motivo de muita gente ficar aqui no Brasil também falando especificamente do curso de Engenharia de Computação aqui da poli é por conta dos estágios quadrimestrais, que fazem com que alguns alunos já criem um plano de carreira dentro de uma empresa que eles estagiaram. Pra você ter uma ideia, mais de 75% da turma pelo menos vai trabalhar recém formado em uma das empresas que estagiou durante os 4 módulos de estágio.
      Enfim, desculpa não ter uma resposta bonitinha para esta pergunta hahaha.

    • @amedeoavocado513
      @amedeoavocado513 3 ปีที่แล้ว +1

      @@fvalencia Muito Obrigado Felipe, sanou perfeitamente minha dúvida!

  • @amedeoavocado513
    @amedeoavocado513 2 ปีที่แล้ว

    Felipe, como fica esses módulos de estágio para quem for fazer intercâmbio? Quando voltar tem que refaze-los ou não?

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 ปีที่แล้ว

      Olá!
      Aqui você encontra um FAQ feito pelo próprio departamento que explica algumas dessas questões do intercâmbio. pcs.usp.br/intercambio-na-graduacao/
      Já respondendo sua pergunta, coloco aqui o pedaço correspondente onde eles falam sobre isso:
      P: Posso aproveitar o meu estágio no exterior?
      R: Sim. No entanto, seu estágio deve ter sido feito como extra curricular. Todo estágio do AE é considerado extra curricular e no DD você só pode aproveitar os estágios que forem feitos a mais do que o exigido pela instituição de destino para integralização do DD. Caso você tenha horas de estágio extra, entre em contato com a CoC Computação (redirecionará você para a comissão de estágios do PCS) no momento de fazer o plano de conclusão de curso para o seu retorno, com a documentação comprobatória, uma carta do seu empregador ou da universidade de origem contendo o número de horas estagiadas, uma descrição do que foi realizado durante o estágio e uma apreciação breve do seu supervisor de estágio (se houver). TCCs não são aproveitáveis como estágio.

  • @LaMurteDeSinaloa
    @LaMurteDeSinaloa 4 ปีที่แล้ว

    Oi, tudo bom? Então, só pra ficar mais claro na minha Cabeça eu tenho uma dúvida.. Vamos supor que eu esteja trabalhando já efetivado em uma Empresa de Tecnologia etc eu ainda sou obrigado a fazer o Estágio em outras empresas? eu teria que deixar o meu Emprego? em regime CLT

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá Leonardo. Olha, eu particularmente acho muito difícil você estar trabalhando já efetivado em uma empresa durante a graduação, pq se você for CLT certinho, eles quase sempre vão exigir as 40h de dedicação semanal sempre, e fica muito inviável conciliar isso com as 28h de aula semanais que você tem na faculdade.
      O que me vem na cabeça são duas situações que eu já vi acontecendo.
      A primeira delas é que você é uma pessoa tão boa naquilo que você faz, que durante o estágio a empresa não vai querer você como estagiário, mas sim como funcionário mesmo. Nesse caso ela meio que "mente", e faz um contrato de estágio seu, pra faculdade assinar, mas na pratica você vai ser um funcionário normal deles. A vantagem é que você ganha muito mais, só que a desvantagem é que além de você ter que trabalhar muito mais, suas aulas durante o módulo de aulas serão prejudicadas por isso.
      A segunda situação é você ficar sempre estagiando na mesma empresa (você não é obrigado a trocar de empresa durante os estágios) durante toda a sua graduação (a partir do 3º ano, claro), mas ai não seria CLT como você falou. No caso, durante os módulos de estágio você pode estagiar 40h semanais, e durante os módulos de aula, a poli assina para você estagiar 12h semanais.
      Reforço que tudo que eu estou falando aqui de estágio, independente se você vai ser da Engenharia de Computação ou não, vai esbarrar numa questão moral, que é se você vai cumprir ou não o que está no contrato (ou se sequer existe um contrato). Ai podemos conversar sobre isso depois, pq acaba sendo um ponto meio que polêmico.

  • @guilhermesenacastelo
    @guilhermesenacastelo 3 ปีที่แล้ว

    Opinião pessoal sua, acha que daria tempo de fazer o curso e ainda trabalhar?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +1

      No caso do biênio, muito provavelmente você teria que pegar menos matérias que o esperado, o que atrasaria um pouco sua formação. A partir do 3º ano ai o curso já prevê a questão do estágio.

  • @ThiagoCT9
    @ThiagoCT9 4 ปีที่แล้ว

    Se eu gosto de robótica e próteses biônicas é melhor optar pela eng. de computação ou a eng. mecatrônica?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว

      O seu caso me parece mais inclinado para engenharia mecatrônica ou engenharia biomédica (no caso das próteses). A poli não possui o curso de engenharia biomédica, mas possui um módulo especial do 5º ano sobre essa área, então você pode optar por faze-lo.

    • @ThiagoCT9
      @ThiagoCT9 4 ปีที่แล้ว

      Felipe Valencia Obrigado pela resposta!

  • @guilhermeotto9202
    @guilhermeotto9202 4 ปีที่แล้ว

    Olá Felipe, muito obrigado pelas informações. Gostaria de tirar uma dúvida. Quero muito eng comp. na poli por causa dos intercâmbios acadêmicos de duplo diploma, porém estou um pouco com receio dessa estrutura quadrimestral do curso. Como eu iria fazer um intercâmbio acadêmico se a universidade que eu vou escolher para o intercâmbio não tem a mesma estrutura? Você sabe se esse conflito existe ou se a direção da poli permite algo assim?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +3

      Olá Guilherme. Pode ficar tranquilo que existe sim a oportunidade de fazer o intercâmbio acadêmico tanto no sentido de duplo diploma quanto aproveitamento de estudos. Focando no duplo diploma, que eu creio que seja o seu objetivo, a questão é que normalmente os alunos que fazer o duplo diploma fazem estágio lá no exterior. Isso é algo comum, e que independe do fato de você ser da engenharia de computação ou não. Faz muito sentido, pois não deixa de ser uma forma de você conseguir voltar pro exterior após formado, caso você consiga uma boa relação com alguma empresa que você estagie durante sua graduação fora.
      Em resumo, você vai acabar estagiando no exterior durante seu duplo diploma, e esse estágio é validado como módulos de estágio aqui no nosso curso. Dessa forma, assim como nos outros cursos da poli, você faz o duplo diploma e atrasa em apenas 1 ano sua graduação.
      Inclusive, dois amigos meus fizeram isso, e uma amiga minha está na França neste momento.

    • @guilhermeotto9202
      @guilhermeotto9202 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Puts que bom ouvir isso hahah. Eles estão fazendo o duplo diploma em Eng de Comp? É justamente para a França que eu quero ir.

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว

      Isso mesmo. Estão vai se preparando ai, pq a França é o lugar mais difícil de se conseguir hahaha. É lá que ficam as melhores escolas de engenharia disponíveis para duplo diploma (as Ecoles Centrales)

    • @guilhermeotto9202
      @guilhermeotto9202 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Já estou me preparando haha. Obrigado pelas informações amigo, estava precisando muito do seu canal.

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว

      De nada. Te espero aqui então hahaha

  • @MatheusSilva-oc7zv
    @MatheusSilva-oc7zv ปีที่แล้ว

    Oi, Felipe, nesses períodos de estágio, como é que ficam as aulas da faculdade? Porque na Poli é integral né? Não fica muitp puxado o estágio e a poli ou a poli vira de meio periodo nesses quadrmistres?

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว

      Olá Matheus.
      Falando especificamente do curso de Engenharia de Computação da poli, esses períodos de estágio são apenas para estágio. Ou seja, você não terá nenhuma aula durante eles, e poderá se dedicar 40 horas semanais para o estágio.
      Claro que se você tiver uma ou outra dependência para cumprir (matéria que você reprovou anteriormente), você irá conciliar essa matéria com o seu estágio, mas isso é a exceção, e não a regra.

    • @MatheusSilva-oc7zv
      @MatheusSilva-oc7zv ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Nossa que legal, cara. Valeu. EU tinha pensado que não conseguiria trabalhar de nenhuma forma nesses 5 anos. Esses estágios duram quanto tempo?

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว +1

      @@MatheusSilva-oc7zv Eles estão contidos nos módulos de estágio, ou seja, duram 4 meses, e ocorrem a partir do 3o ano.

    • @MatheusSilva-oc7zv
      @MatheusSilva-oc7zv ปีที่แล้ว

      @@fvalencia entendi, obrigado.

  • @friedrichnietzsche868
    @friedrichnietzsche868 2 ปีที่แล้ว

    Da para sair com dois diplomas igual na Unicamp? no caso seria um diploma de engenheiro e um de ciência da computação?

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 ปีที่แล้ว

      É apenas um diploma de engenheiro de computação. No caso na frente do meu diploma vem escrito "engenheiro", e atrás dele tem "habilitação: engenharia de computação".

    • @friedrichnietzsche868
      @friedrichnietzsche868 2 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Na Unicamp se a pessoa estudou engenharia, ele faz mais um ano e recebe também o de ciência.

  • @viniciusrodrigues4653
    @viniciusrodrigues4653 4 ปีที่แล้ว

    Um engenheiro da computação é um programador? Já ouvi que não precisa de faculdade pra ser programador, é vdd? E os salários, são em média de quanto para os estagiários?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      Olá. Programador é uma pequena parte do curso de ciência da computação e uma parte menor ainda do curso de engenharia de computação. A computação é muito mais extensa que "apenas programar".
      A questão de não precisar de faculdade é algo muito complicado. Por exemplo, quando você mandar seu currículo para uma empresa, como você vai convencer eles a te chamarem para uma vaga? Colocar no currículo "eu sei a tecnologia X,Y,Z" na imensa maioria dos casos não vai convencer nenhum RH de nenhuma empresa. O que acontece em alguns casos, quando você pega empresas pequenas de TI, em geral a pessoa que cuida dos currículos é a mesma pessoa técnica da empresa. Nesses casos, se você coloca no seu currículo por exemplo os projetos que você já fez (com um link para algum repositório online como o GitHub), isso pode convencer a pessoa a te chamar para uma entrevista.
      O problema é que hoje em dia é muito fácil você encontrar inúmeros cursos de computação na internet (alguns muito bons inclusive), então qualquer pessoa com um pouco de tempo e dinheiro pode virar um programador, sem tem um atestado de sua qualidade. Para a grande maioria das empresas, uma graduação ainda conta como um "atestado de qualidade".
      Sobre o salário isso vai depender de inúmeros fatores, como o tipo da empresa e a sua proximidade de se graduar, por exemplo. Não posso falar por todas as empresas, mas no caso das empresas que tem parceria aqui com o departamento, esse valor varia entre 1500-3000, onde a variação depende se tem VR e VT.

    • @gabrielsalomaocunha2010
      @gabrielsalomaocunha2010 3 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Discordo um pouco, se você quer ser um engenheiro de software comum e é auto didata,tiver um conhecimento acima da média dentro da área, é possível sim ser um programador sem formação acadêmica. Agora, se você quer ser um CTO ou ter um cargo técnico mais exigente é fundamental ter uma formação acadêmica, até porque a Eng de Comp, por exemplo, da uma visão muito mais panorâmica de como abordar certas soluções. A AWS(maior empresa de computação em nuvem do mundo) possui 50% de seus cargos técnicos ocupados por pessoas sem graduação. Agora, se você é uma pessoa que estuda computação por conta própria há anos e tem um conhecimento aprofundado na área é uma situação. Se você quer se tornar um programador e não sabe nada, vai pra uma graduação sem pensar, vai encurtar muito seu caminho e dar uma base muito mais robusta. Moral da história: é possível ser um programador em grandes empresas, mesmo sem ter formação, mas você n vai conseguir fazer isso em pouco tempo, a menos que seja um gênio. Você não vai fazer um simples curso na internet e sair como um profissional qualificado.

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +1

      @@gabrielsalomaocunha2010 Concordo com seus pontos Gabriel.
      A questão de depender ou não de um diploma é bastante complexa, e que costuma ocorrer nas profissões onde não existem um conselho que exige um diploma para que ela seja exercida. No caso da computação (pegando aqui a programação) esse debate está bastante em alta também pelo fato que as próprias escolas (pelo menos as de maior custo) já estão trazendo tópicos de computação pro ensino básico. Enquanto eu no meu ensino fundamental tinha aquelas aulas de informática de mexer no Word, eu conheço escolas onde os alunos já veem lógica de programação e um pouco de desenvolvimento web (pelo menos a parte de HTML e CSS).
      No fundo ao meu ver a discussão não é nem se o diploma aqui agrega ou não (creio que seria muito estranho falar que um diploma não agrega em alguma coisa?), mas sim a necessidade do diploma para exercer a profissão, e com isso conseguir um emprego. Como uma pessoa que tem um diploma e que apreciou muito a graduação e sua variedade de matérias, eu naturalmente sou inclinado a falar que você fazer uma graduação na área da computação é algo melhor, pois você consegue uma visão bem mais ampla das coisas, como você bem comentou. A questão é que nem todas as pessoas querem uma visão ampla assim. Esse é um debate que também surge a nível de todos os cursos de graduação, onde entramos com aquela visão "só vou estudar o que eu gosto" mas na prática não é bem assim. Independente do curso que você faz sempre tem subáreas onde você acaba tendo menor afinidade, e rotineiramente essas subáreas acabam sendo negligenciadas pelos alunos.

  • @andrewcarvalho9158
    @andrewcarvalho9158 3 ปีที่แล้ว

    Vc sabe dizer quanto é, só por curiosidade, mais ou menos a remuneração média desses estágios?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +1

      Fala Andrew!
      A remuneração vai ficar entre 1500 e 3000 reais na enorme maioria dos casos. Aqui eu estou considerando o salário propriamente dito + benefícios como VR e VT.

    • @andrewcarvalho9158
      @andrewcarvalho9158 3 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Beleza mano, obrigado! Depois só que vi que vc tinha colocado outro vídeo aprofundado nisso kkkkkkkkkkkk

  • @acaciorabelo4958
    @acaciorabelo4958 3 ปีที่แล้ว

    Opa blz e possível fazer em 8 semestre Engenharia de Compu ?

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว +1

      Fala Acácio!
      Especificamente no curso de Engenharia de Computação aqui da poli não, pois o modelo quadrimestral impede você de puxar disciplinas a partir do 3º ano, que é o que os alunos fazem para se formar antes do período ideal. Além disso, mesmo que você puxasse disciplinas nos 2 primeiros anos, você não conseguiria ingressar no 3º ano mais cedo (que é a parte quadrimestral propriamente dita).

  • @duckswim
    @duckswim ปีที่แล้ว

    Quero fazer esse curso ,mas me sinto velho estou com 20 anos é possível fazer ainda? Tem muita gente velha sei lá com 30 por aí ?

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว +1

      Pô, falar que 20 anos ta velho ai você me quebra hahaha. Foi logo quando eu fiz 20 que eu comecei o curso. Sobre gente com 30 anos fazendo poli eu diria que se tiver é algo por volta de 1% pra menos, por se tratar de um conjunto de cursos com alta dificuldade para ingressar no vestibular (quando comparado com outros) além de serem cursos integrais.
      Agora coisa de 20, 21, 22... anos eu acho tranquilo demais. Essa cobrança de idade é mais da cabeça do vestibulando do que acontece na prática mesmo (fora o fato que não tem como ninguém saber a idade de ninguém tirando os extremos).

    • @duckswim
      @duckswim ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Obrigado pela ajuda na dúvida. Estou estudando com cursinhos e percebi que a matemática é muito baseada em decorar fórmulas. Não vejo problema em aprender desse modo, mas será que isso pode prejudicar quem quer fazer engenharia da computação? Percebo que os cursinhos não ensinam o sentido por trás das equações e por que elas funcionam daquele jeito. Eles só ensinam de forma decorada. Tenho medo de que, caso eu passe, eu sofra lá dentro por isso.

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว +1

      ​@@duckswim Na minha opinião, a matemática (e a física) do vestibular é muito baseada em fórmulas. Eu lembro que quando vestibulando, eu conseguia falar quase que umas 100 fórmulas diferentes, juntando matemática com física, o que é algo bem absurdo se você parar pra pensar.
      Na faculdade isso já muda. São muito menos fórmulas, e o que acaba sendo mais cobrado é o raciocínio lógico para você chegar na resposta. Isso de você não saber o que acontece por trás das equações (ou como chega nelas) não é um problema, e inclusive você vai ver bastante disso durante a graduação.
      Mas sendo sincero com você, é bem comum que os próprios estudantes de engenharia meio que deixem de lado essa parte de explicação da matemática (como chega nas equações e afins).

  • @monjogomegameplays2383
    @monjogomegameplays2383 3 ปีที่แล้ว

    Essa Poli USP fica em São Paulo capital ou em São Carlos???

    • @fvalencia
      @fvalencia  3 ปีที่แล้ว

      Fica em São Paulo capital mesmo.
      A USP tem um campus em São Carlos, mas ai é a EESC.

  • @jonathannovais2885
    @jonathannovais2885 4 ปีที่แล้ว +2

    Olá Felipe, sobre o estágio é remunerado?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá Jonathan. Sim, os estágios da poli são remunerados, e no caso da computação, dependendo da empresa que você for, e se você repetir o estágio nela, da pra ganhar relativamente muito bem até.

  • @guilhermepatricio3101
    @guilhermepatricio3101 4 ปีที่แล้ว +1

    É possível fazer o curso e trabalhar?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว

      Olá Guilherme. Se você estiver pensando na jornada de trabalho comum, estilo CLT com 40 horas semanais, cara, é praticamente impossível você conseguir levar as duas coisas juntas. Qualquer curso da poli vai exigir 28 horas de aula semanais, então juntando as duas coisas você teria 68 horas semanais de atividades, fora o que você precisa fazer de trabalho das disciplinas e estudo para as provas.
      Se o seu pensamento for sobre o estágio, a poli não assina nenhum tipo de estágio até o 3º ano, onde na teoria o aluno finalizou seu biênio, que são as matérias mais pesadas. E quando começa o 3º ano, se você tiver optado pela Engenharia de Computação, existem momentos exclusivos para o estágio.

    • @guilhermepatricio3101
      @guilhermepatricio3101 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia a situação é que eu já trabalho, só que minha jornada de trabalho é de 30 horas semanais, sendo 6 horas por dia. Gostaria de saber se fazendo esse curso conseguiria permanecer no meu trabalho atual?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +1

      Vai depender de duas coisas principalmente.
      A primeira delas é: sua jornada de trabalho tem horário fixo ou flexível? Quero dizer, você tem que necessariamente entrar no mesmo horário e sair no mesmo horário todo o dia (por exemplo, entra 09:00 e sai 16:00). Se não der pra flexibilizar essa questão do horário, é praticamente impossível você conseguir levar um cursos desses, porque você seria reprovados nas matérias por falta (a usp exige 70% de presença nas matérias).
      Caso você consiga flexibilizar seu horário, ai entre a segunda coisa, que é: você aguenta? Pq assim, caso você realmente vá fazer tudo direito, são 58horas de atividades semanais, o que é bastante coisa. Eu falo isso porque mesmo os alunos de outras engenharias que vão estagiar mais cedo, como eles estagiam junto com as aulas, eles ficam numa situação parecida com o que seria sua situação. Conclusão: mais da metade dos alunos fica matando as aulas, seja pq a rotina pesa para eles, ou pq eles não tem saco mesmo para fazer ambas as coisas.
      O que poderia ser feito no seu caso, mas isso é algo que precisaria ser muito bem amarrado é você pegar menos matérias que o esperado em cada semestre. Isso não funciona na Engenharia de Computação e nem é algo que eu recomende, pq você sempre vai ficar com pendências, mas seria uma forma de viabilizar sua situação.

    • @guilhermepatricio3101
      @guilhermepatricio3101 4 ปีที่แล้ว +1

      @@fvalencia muito obrigado pela resposta! Foi bem elaborada e conseguiu responder todas as minhas perguntas. Obrigado mesmo.

    • @azeitonanervosa3359
      @azeitonanervosa3359 4 ปีที่แล้ว +1

      @@guilhermepatricio3101 eu estudo na poli e você não vai ter tempo nem pra poli kkkkkk

  • @anakinskywalker545
    @anakinskywalker545 4 ปีที่แล้ว

    Olá Felipe! Eu estou na dúvida em relação como funciona a inscrição para a politécnica da USP. Por exemplo, se eu quiser fazer a engenharia mecatrônica, a nota de corte da fuvest muda? Como funciona? Porque eu vi que há nota de corte para politécnica e para a engenharia de computação. Em relação ao mercado de trabalho, a engenharia mecatrônica é boa na questão de empregabilidade e de salário? E os intercâmbios são possíveis, quais seriam os custos que eu teria que arcar? Obrigado pelo vídeo!

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +2

      Olá senhor Skywalker!
      Sobre a questão da nota de corte do vestibular, vou colocar o link para um vídeo que eu fiz sobre isso e que deve responder a sua pergunta: th-cam.com/video/mEeAh_k3P7Q/w-d-xo.html
      Sobre a questão do intercâmbio, eles são possíveis sim e tem duas opções que são o Duplo Diploma e o Aproveitamento de estudos. Se você quiser saber mais sobre isso eu também fiz um vídeo sobre o assunto: th-cam.com/video/YgFeuincgz0/w-d-xo.html
      Em geral os custos que você tem que arcar são os não acadêmicos, como moradia, passagem e o custo de morar pelo pais onde você estiver. Mas a USP possui um órgão chamado AUCANI que fornece bolsas para alunos que saem em intercâmbio, então caso você consiga alguma dessas bolsas você recebe uma quantia considerável de dinheiros que em alguns casos cobre seus custos quase que integralmente.
      Por fim, a questão de empregabilidade e salário o que eu posso dizer aqui é achismo, já que não sou da área, mas nunca vi ninguém da poli reclamando de falta de emprego na área mecatrônica. A questão dos salários vai variar demais, dependendo de inúmeros fatores, então eu nem me arrisco dizer. O que você pode fazer é procurar no site chamado "GlassDoor" os salários que as pessoas postam lá de empresas da área. Não é algo 100% preciso, mas já da algum referencial se você pesquisar bem.

    • @anakinskywalker545
      @anakinskywalker545 4 ปีที่แล้ว

      @@fvalencia Vlw! Vc me ajudou bastante!

  • @mickeydark
    @mickeydark 2 ปีที่แล้ว

    Oi bom dia, em q horario vc estudava?

    • @fvalencia
      @fvalencia  2 ปีที่แล้ว

      Olá Jonas. O curso de Engenharia de Computação como as engenharias em geral é integral (em alguns casos também existe o oferecimento noturno do curso, mas não na poli). Dessa forma, você vai ter aula tanto pela manhã quanto pela tarde. Mas no caso do curso da poli, a carga horária é de 28 horas de aula por semana. Ai a distribuição dessas horas nas manhãs/tardes vai depender bastante.

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว

      @Felipe Soares Poder você pode, mas isso é algo EXTREMAMENTE raro, ainda mais nas engenharias. E eu me formei em 5 anos mesmo.

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว

      ​@Felipe Soares Ai vai depender muito de você.
      Digo, só quando você entrar na faculdade e sentir o ritmo de lá que você conseguirá dizer se é viável ou não antecipar a sua formação. Além disso, é preciso também ver a questão do TCC, pois se você se forma em 4 anos e meio, é preciso ver se teria como você apresentar esse TCC no meio do último ano. Caso contrário, você teria que fazer o TCC 1 ano antes do esperado, que por sua vez iria prejudicar o seu estágio durante a graduação. Em resumo, acaba virando uma grande bagunça, por isso que não pratica ninguém faz isso. Eu mesmo não conheço ninguém que antecipou a graduação.
      Se você quer realmente fazer isso, a melhor coisa é uma vez que você entrar na graduação você procurar o coordenador do curso e conversar com ele sobre a logística de fazer isso.

  • @kethleenaraujo7143
    @kethleenaraujo7143 ปีที่แล้ว

    no curso existe alguma mulher? entra bastante?

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว +1

      Neste ano tivemos um recorde histórico. Cerca de 1/4 da turma é mulher

  • @foxmulder4586
    @foxmulder4586 ปีที่แล้ว

    O curso é noturno ?

    • @fvalencia
      @fvalencia  ปีที่แล้ว

      Na poli o curso é integral

  • @p.m.m.s.194
    @p.m.m.s.194 4 ปีที่แล้ว

    A duracao das aulas por dia é integral?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +3

      A poli pode exigir no máximo 28 horas de aula por semana para os seus alunos. No caso da Engenharia de Computação é 28 horas sempre. Ai depende de como sua grade fica montada, podendo ter manhãs, tardes ou até mesmo um dia inteiro livre (o que é praticamente impossível de conseguir).

    • @p.m.m.s.194
      @p.m.m.s.194 4 ปีที่แล้ว +1

      @@fvalencia então isso dificultaria um estagio por exemplo por que os horarios são dinâmicos nunca obedecendo uma rotina?

    • @fvalencia
      @fvalencia  4 ปีที่แล้ว +3

      Durante os 2 primeiros anos a Poli não assina nenhum estágio porque você ainda está no ciclo básico. A partir do 3º ano entra naquilo que eu falei, onde são alocados quadrimestres específicos para o estágio, onde você não tem nenhuma aula e dedica 40 horas semanais para os estágios.
      Além disso, mesmo que você não faça especificamente o curso aqui da poli, as empresas da área da computação costumam ser bem flexível nisso de horário de trabalho, não sendo uma coisa tão engessada como em outras áreas. Também existe a questão dos estágios de férias.

    • @p.m.m.s.194
      @p.m.m.s.194 4 ปีที่แล้ว +1

      @@fvalencia valeu Felipe por responder às minhas perguntas😉