PROJETO CULTURAL - RAIZES QUILOMBOLA
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 24 พ.ย. 2024
- Projeto contemplado no EDITAL Nº 108/2023 realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022-Lei Paulo Gustavo, município de Alegrete/ RS.
O projeto "I Mostra Virtual e Presencial dos Quilombolas de Alegrete" visa apresentar a realidade dos quilombolas, e suas 25 famílias, que vivem no interior do Município, mais precisamente no Angico, a 65 km da cidade, promovendo a exibição de imagens independentes que apresentem a realidade do Quilombo Angico, em Alegrete-RS, certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares.
Com essa perspectiva, através de exposição podemos aprender bastante com o estilo de vida de uma comunidade tradicional, colocando os quilombolas como protagonistas de suas histórias.
O Quilombo Angico é uma das 130 comunidades quilombolas existentes m 67 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
A Exposição Virtual e Presencial será composta por imagens que contam histórias, valorizam a cultura e resgatam memórias de comunidades quilombolas do Alegrete.
O acervo será resultado de ações de registro, pesquisa e arquivamento.
A exposição reunirá fotos captadas pela fotógrafa Katiúscia de Oliveira, apresentando fotografia de moradias, vestimentas, artefatos, parte de acervo de moradores, destacando as fortes influências afro-brasileiras na religião, na culinária, na música e no dia a dia. Uma mostra de resistência, cultura e memória, retratando os que permaneceram ali, se desenvolveram e criaram seus filhos passando para as gerações futuras seus conhecimentos e tradições.
Pretendemos compreender a diversidade das vidas quilombolas no Alegrete, reconhecendo o histórico de luta pela existência digna e a enormidade da contribuição cultural e social para a formação da identidade local.