Trabalhava na loja Lewis e na época o patrão disse que se o Collor não ganhasse ele fecharia uma das lojas e seríamos despedidos, Collor ganhou, confiscou a poupança e ele fechou mesmo uma loja e quase enlouqueceu 😁.
Isso lembrou muito os patrões que ameaçaram demitir os empregados se o Bolsonaro não ganhasse. Graças a Deus o satanás do Bolsonaro perdeu, ou estaríamos perdidos, talvez nem democracia existiria mais, agora é aguardar a prisão do Bolsonaro.
Fernando, fora aos relatos de pessoas que tiraram a vida.... Lembro que uma pessoa tinha vendido uma casa para comprar outra e colocou o dinheiro na poupança. Da noite pro dia não podia mais tocar no dinheiro.
@COSENZA, o plano Real demorou tanto porque não existe milagre da noite para dia que não envolva coisas extremistas, principalmente que o extremo leva a coisas piores a longo prazo. Na época do real se criou a URV (Unidade real de valor) para a galera se basear na demanda monetária da moeda, evitando o confisco de poupanças. Por isso plano Collor é tão burro e o Plano Real foi um sucesso econômico.
@COSENZA, eu conheço a função da URV. Ela era usada para fins de representação de demanda monetária, uma moeda inexistente fisicamente, porém, o BC publicava seu valor para fins de referência de valores, evitando confisco de poupanças e uma espécie de progressão para alcançar o objetivo de implementar o real. O plano Collor só teve a função de abrir o mercado. Se tiver outra coisa eu desconheço. Não, não sou da época da época da hiperinflação, isso foi a época do meu pai.
@@souzaairtonjose Isso aconteceu comigo na Minha terra Natal na Bahia. Vendir minha casa, pra comprar uma perto dos meus pais, Quando fui pegar o dinheiro tinha Sumido..zerou a conta. Fiquei sem teto com meu marido e 06 filhos.
@@canaldoleobrito nao era mais... globo apoiou collor para ganhar porem Collor começou a desvalorizar a globo e deu mais valor a outro canal que esse canal comprou até galvao bueno para narrar jogos, e aí a globo nao gostou e detonou ele até ocorrer impeachtment
Como pode depois de tudo isso que aconteceu o cara roubou na maior cara de pau e hoje ele está no poder novamente como Senador. O Brasil não muda não, por causa dos próprios eleitores.
E ainda é bajulado pelo atual prezidente. Lamentável tudo isso.
7 ปีที่แล้ว +86
A "Regina" citada pelo carinha da switcher é a Regina Martinez, editora de economia da Manchete. Olhem a jornalista de O Globo falando em "confisco" e o Ibrahim Eis dizendo que isso não era "confisco" evitando em falar o termo, gerando um grande burburinho na coletiva de imprensa. E como a Ana Paula Padrão estava charmosa desde aquela época. Anos mais tarde, Collor diria relembrando o fato: "Estava tudo errado, o Modiano suava frio, o Ibrahim Eris fumava sem parar, o Kandir estava atônito e a Zélia gaguejava sem parar". Foi um plano econômico que ninguém entendeu como também ninguém soube explicar direito.
Mesmo bastante atrasada - por só agora eu ver este documento inestimável, irretocável e inatacável (?) do inatacável Fábio (aí sim) -, vale o acréscimo: a repórter do Globo neste vídeo é Sílvia Faria, hoje diretora da Central Globo de Jornalismo. Ela foi profissional de veículos impressos (outros foram Estadão, Folha e Época) até chegar à TV Globo pela filial do DF no fim de 2001.
Vamos embarcar nessa furada DE NOVO em Janeiro/19. O "super ministro" se esconde, não deixa claro como vai zerar um déficit em 2019 e gerar superávit em 2020 com teto de gastos e despesas correntes retencionadas. O golpe "patriótico" será pegar as reservas internacionais mais os valores do tesouro direto para "zerar a meta". Será um desastre e teremos ainda mais rebaixamentos de nota.
@@ramiersonmacedo6820 Já estamos sorrindo e tendo orgulho, o Brasil já está diferente, empresas anunciando investimentos, pessoas competentes sem indicação política ocupando ministérios. Só pessoas negativas como vc estão falando esse tipo de besteira que vc fala.
@@WinnerMK777 "pessoas competentes sem indicação política ocupando ministérios" nessa galera entra a Damares? A Damares da punheta holandesa? Dos hostel pra zoofilia? Do Bebiano que caiu há duas horas? Do Ministro do Meio Ambiente atolado até o pescoço? Admita, vocês foram enganados.
Um país em que NUNCA nada está bom, só vive em crise, recessão, miséria e etc. Um cara que fez isso com o país e hoje eu senador, se fosse em um país descente, nem para síndico ele ganhava. Nós, brasileiros, não temos vergonha na cara, temos os políticos que criamos e merecemos ! Lamentável!!!!!!
Eu não teria fugido, concordo com esse plano porém acho que foi aplicado de forma muito irresponsável para os população, se tivesse tido uma espécie de auxílio governamental para a população durante o plano, confisco total inclusive do dinheiro que não estivesse em contas bancárias, tabelamento de preços e redução de impostos e gastos do governo junto com o controle cambial do governo teria acabado com a hiper inflação
nao tem nada de inexplicavel e coragem. esse cargo requer o trabalho que deve ser por alguem que entende e por consequencia sabe explicar. nao é pq tem brros que nao entendem nada de economia que é inexplicavel
"nosso plano é o seguinte: criamos uma nova moeda, te deixamos trocar até 50 mil da sua moeda antiga para a moeda nova; se vc tinha mais que 50 mil em conta, relaxa doidão, daqui a 18 meses nós te devolvemos. acredita!" como eles acharam que isso seria bom?
Seria uma medida para tentar conter a hiperinflação vigente na época, a tentativa deles foi de tirar parte do dinheiro de circulação para tentar conter a inflação altíssima!
Minha vó, tadinha. Acho um perigo ela ficar com dinheiro em casa, mas ela tem pânico de deixar no banco. Caiu na conta, ela vai desesperada sacar. E isso já faz quase 40 anos, um trauma mesmo.
O índice de suicídio foi tremendo, as pessoas honestas perderam tudo! Quem tinha um carro e vendeu, perdeu, quem tinha um eterno e vendeu, perdeu. Nesse malditos período as pessoas, principalmente idosos que contribuíram para o crescimento do Brasil se mataram.
Eu tinha recem 5 anos de idade mas, meu gosto por jornalismo me fez parar frente a tv, junto com meu pai e assistir, nunca esqueço esse dia. O inicio do confisco da poupança.
Esse foi o Dia em que o Brasil foi Assaltado.O Mais incrivel é que o Assaltante de Melo está lá em Brasilia ainda.A Memória é uma solução pra salvar gerações futuras,o poder que a preservação da mesma têm,é justamente esse.
O maior assalto ao povo brasileiro de todos os tempos....lembro que meu pai tinha saido da empresa, recebeu uma grande indenização.Sorte que gastou quase tudo a tempo, mas mesmo assim perdeu .
@@soniavirginia3524 E após sair do ministério da fazenda,em maio de 1991,"inexplicavelmente" essa ministra comprou uma mansão em São Paulo,e logo após um apartamento em Nova York. Ela só recebia o salário de ministra e o de professora da USP. Mistérios... Teve o escândalo do café,em 1991,que lucraram muito com informações privilegiadas "vazadas" do ministério da economia,bem como Zélia recebeu valores das contas fantasmas de Pc...
Dilma baixando juros na porrada e produzindo inflação, Lula fazendo refinaria que custou 10 vezes mais, Bolsonaro negando a comprar vacina no meio da maior pandemia do século...
Um vizinho meu na época disso aí não aguentou a notícia. Ele tinha vendido a casa para comprar outra e aí quando tomaram o dinheiro, ele sofreu um infarto e morreu
Uma das declarações mais absurdas da história do país. Uma pessoa despreparada, altamente nervosa, não sabendo explicar esse plano medonho... Uma tragédia do começo ao fim.
Eu não tinha nascido nessa época! E hoje estou tendo a oportunidade de ver o papo furado que passaram para a população! OBRIGADO! Quando meus filhos forem mais velhos vou mostrar à eles com certeza!
A ex-ministra da economia / fazenda Zélia Cardoso de Mello vive em Nova Iorque, onde faz palestras. Ela também chegou a lecionar por um tempo da acadêmia de economia da cidade
Que tristeza ver este vídeo e lembrar que isso destruiu o futuro de muita gente também de minha família, hoje vejo um vídeo de Collor e Bolsonaro felizes rindo e fazendo caras e bocas, a Brasil vei esculhambado! E a quem defenda!
Sim, eu já vi várias vezes esse outro bajulando o canalha que ainda debocha ao dizer que não roubou ninguém. A verdade, meu caro, é que as pessoas compram muito fácil o discurso de político que diz ser salvador da pátria, o maior patriota, maior adorador de “deus” (d minúsculo pois o deus deles é o demo), toda essa presepada. Temos que abominar essa gente, aceitar que político jamais deve ser adorado e sim cobrado pois estão mexendo com o futuro de um povo, de uma história. Quando vejo gente endeusando político eu vejo uma pessoa provavelmente carente, interesseira, fora da realidade. Elogiar é uma coisa, endeusar é outra como infelizmente ainda vemos latente nesses tempos.
Eu tava lendo aqui que esses 50 mil cruzeiros equivaleriam hoje, mais ou menos, a uns 8 mil reais. Fico imaginando um empresário tendo que pagar funcionários, custear a sua atividade e outras coisas com isso. Fora o povo que tinha dinheiro guardado pra poder comprar casa, investir, sei lá. Não consigo imaginar o prejuízo desse pessoal
Empresário? Kkkkkkkkk até parece, eles tiveram informação privilegiada tirou o dinheiro da poupança a tempo, quem ficou pra morrer foi a classe média baixa e os pobres
Empresários tiveram informações privilegiadas e poucos foram lesados. Deixaram só os valores pra pagar contas e sacaram outros pra pagar funcionários. O estrago teria sido pior caso eles não tivessem a informação.
@@rafaelraphael4370 até parece né meu amigo, cadê a fonte dessa informação? Então você nem sabe a quantidade de empresas que faliram, e o desemprego disparou desenfreadamente.
@@rafaelraphael4370 Os grandes empresários né? Talvez sim, mas é difícil verificar em que nível isso possa ter acontecido. De qualquer forma isso não é muito relevante. O problema é que as empresas que geram mais emprego no Brasil são as pequenas e médias. E esses empresários não foram avisados, muito pelo contrário. Muitos foram pegos de calça curta e tiveram que fechar as portas ou demitir.
@@clickcine829 Rapaz, não é meia dúzia de grandes empresários que emprega o Brasil inteiro não. Só para vc ter uma ideia , no ano de 2021, os pequenos e médios empresários foram responsáveis por garantir 78% dos empregos formais do Brasil. Então essa ideia de que um suposto aviso aos grandes empresários evitou uma crise maior não se sustenta.
11:32 - Só o Ibrahim Eris pra dizer que não usaria o nome "confisco" para um ... confisco! Há quem diga que um seleto grupo de figurões da época (empresários, banqueiros, etc) ficou sabendo com antecedência que haveria o confisco e teve tempo de resguardar seu dinheiro.
Essa história rolou mesmo quem era ali alado a pessoas do governo foram avisados antes e tiraram sim Quem sofreu em sua maioria foi o povo mesmo que usava a poupança pra guardar como reserva de economia, dinheiro pra comprar casa e tals Muitos se suicidaram, digo que foi o Ápice de um caos instalado no Gov Collor.
Teve uma empresária que comentou que só não quebrou, pois tinha comprado matéria prima suficiente, por ter encontrado mais barato. Assim ela pode ter rotatividade, vender e pagar seus funcionários. Se não ela teria ficado sem saber o que fazer, como muitos
Lembro do meu pai adiando a compra de seu caro que havia batalhado tanto para capitalizar e estava quase conseguindo, muita gente foi destruída economicamente por essas pessoas. Que ideia brilhante tiveram de tirar as reservas da população....
Há males que vem para o bem... sem Collor não haveria Itamar e consequentemente não haveria o plano Real q foi a melhor coisa economica q o Brasil tem até o momento.
@@luizh.colecoes5667. Palocci baixou a inflação, reduziu a dívida pública brasileira e deixou trezentos bilhões de reservas cambiais Internacionais em Nova York.
Ficou conhecida também por ter tido um caso com o ministro da Justiça Bernardo Cabral. Inclusive foi esse o primeiro escândalo político do governo Collor, quando se descobriu que Zélia e Bernardo Cabral passaram uma "lua de mel" em Punta del Leste no Uruguai com verba pública !!
Um adendo em relação a esse caso da Zélia e do Bernardo Cabral: o escândalo acabou com a carreira política de Cabral, que deixou o ministério da justiça em dezembro de 1990, enquanto que Zélia permaneceu no ministério da fazenda até maio de 91, quando renunciou em consequência do fracasso do plano Collor II
Bem diferente as situações. Collor era um mauricinho que nunca pegou no pesado, foi criado com danoninho e foi construído pela Sra. Rede Globo para frear a ascensão de Brizola e Lula. Já a Zélia, era uma economista medíocre do estilo Dilma, já li na história que ela escolhia os índices econômicos por sorteio de papelzinho. Penso que Bolsonaro está anos luz a frente de Dilma, Collor e Lula no quesito preparo para ser Presidente. Além disso, sua equipe é formada pelo Guedes, que é uma espécie de Messi da economia tupiniquim, e por Generais.
Depois de velho que vemos a asneira desse plano. Zélia queria frear o consumo, como se o País fosse altamente consumista em 1990. A ministra entendeu que o Brasil possuía inflação de demanda. A inflação de demanda ocorre quando a demanda agregada − a procura total de bens e serviços na economia − é maior que a oferta agregada, o que não era o caso. O Brasil possuía há época inflação espiral, monetária e estagflação. Eram 3 tipos diferentes de inflação que resultaram na hiperinflação.
Quem recebeu informaçao privilegiada tirou dinheiro antes.. Entao todo mundo tava sem dinheiro p/ e os privilegiados se aproveitaram. Fica claro o método brasileiro de combate a inflaçao, lascar a economia e empobrecer a populaçao.
Vê claramente que ninguém aí entendia nada do que estavam falando e fazendo. Desde o início, um desastre! Até hoje os Estados federados brigam na justiça pelos recurso da Lei Kandir. Enquanto isso, no mercado financeiro o "over" corria solto durante mais 15 dias gerando ganhos de até 40%.
Não. Muita gente empobreceria bastante nesse processo de transição . Toda a quantidade de dinheiro nas mãos da pessoa (dinheiro físico )e nos bancos (eletrônico) teria que ser convertido em dolares. E seria uma conversao bem ruim pra gente. O dinheiro físico e eletrônico supera 4, 5 trilhoes de reais e as reservas internacionais estão em torno de 360 bilhões de dólares. Pensando bem por alto (e sendo bem otimista) a taxa de câmbio de conversão teria que ser algo em torno de 12,50 reais por dólar. A classe média, a classe pobre, os pequenos e médios empresários seriam os maiores prejudicados nesse processo. Seria um processo bem doloroso e traumático. O dinheiro no banco (e a renda mensal de muita gente) simplesmente viraria po e uma grande parte desse dinheiro ainda ficaria presa no banco. O Brasil entraria em uma brutal recessão.
Que fulgurante ideia! Confisca-se os ativos da população a fim de um controle da liquidez. Queria muito que algum repórter houvesse perguntado se algum deles ali deixara algo na poupança! Díspares ao cidadão comum, certamente não!
Trabalhava na loja Lewis e na época o patrão disse que se o Collor não ganhasse ele fecharia uma das lojas e seríamos despedidos, Collor ganhou, confiscou a poupança e ele fechou mesmo uma loja e quase enlouqueceu 😁.
Que loucura!
🤣🤣🤣🤣🤣
Bem feito pro cara... o Lula era claramente a melhor opção
@@Ana-tq2in *errado, os dois são ruins, o melhor candidato que tinha era o saudoso eneas carneiro, mas o povo não deu a minima pra ele*
Isso lembrou muito os patrões que ameaçaram demitir os empregados se o Bolsonaro não ganhasse. Graças a Deus o satanás do Bolsonaro perdeu, ou estaríamos perdidos, talvez nem democracia existiria mais, agora é aguardar a prisão do Bolsonaro.
Eu tinha 9 anos. Lembro que me chamou a atenção ser a primeira vez que eu vi um homem adulto chorando. :(
Fernando, fora aos relatos de pessoas que tiraram a vida....
Lembro que uma pessoa tinha vendido uma casa para comprar outra e colocou o dinheiro na poupança. Da noite pro dia não podia mais tocar no dinheiro.
@COSENZA, o plano Real demorou tanto porque não existe milagre da noite para dia que não envolva coisas extremistas, principalmente que o extremo leva a coisas piores a longo prazo.
Na época do real se criou a URV (Unidade real de valor) para a galera se basear na demanda monetária da moeda, evitando o confisco de poupanças.
Por isso plano Collor é tão burro e o Plano Real foi um sucesso econômico.
@COSENZA, eu conheço a função da URV. Ela era usada para fins de representação de demanda monetária, uma moeda inexistente fisicamente, porém, o BC publicava seu valor para fins de referência de valores, evitando confisco de poupanças e uma espécie de progressão para alcançar o objetivo de implementar o real.
O plano Collor só teve a função de abrir o mercado. Se tiver outra coisa eu desconheço.
Não, não sou da época da época da hiperinflação, isso foi a época do meu pai.
@COSENZA como assim viraram pó? Nunca mais o dinheiro foi devolvido?
@@souzaairtonjose
Isso aconteceu comigo na Minha terra Natal na Bahia.
Vendir minha casa, pra comprar uma perto dos meus pais,
Quando fui pegar o dinheiro tinha Sumido..zerou a conta.
Fiquei sem teto com meu marido e 06 filhos.
Fábio Marckezini este vídeo é histórico. Vou mostrar para meus filhos e sobrinhos que não eram nascidos ou eram muito pequenos nessa época. Parabéns.
Ótimo. Já ensina a não votar em políticos como esse collor.
11:10 A melhor pergunta da única pessoa que ali estava,entendeu que eles estavam assaltando os brasileiros
Pior que ela é diretora executiva do Jornalismo da Globo hoje...
Primeiro eu não usaria a palvra"confisco" kķkkkķkkkkkkkkmkk
Melhor é o burburinho do pessoal depois que ele fala que não ia usar a palavra "confisco"
@@antoniovinicios2314 e na época a Globo era muito pró Collor
@@canaldoleobrito nao era mais... globo apoiou collor para ganhar porem Collor começou a desvalorizar a globo e deu mais valor a outro canal que esse canal comprou até galvao bueno para narrar jogos, e aí a globo nao gostou e detonou ele até ocorrer impeachtment
Como pode depois de tudo isso que aconteceu o cara roubou na maior cara de pau e hoje ele está no poder novamente como Senador. O Brasil não muda não, por causa dos próprios eleitores.
Como senador e passador de pano para Jair Bolsonaro.
Voltou aliado de Lula, agora ta com Bolsonaro Kkkkk tudo farinha do mesmo saco.
Vdd
Triste, né?
E ainda é bajulado pelo atual prezidente. Lamentável tudo isso.
A "Regina" citada pelo carinha da switcher é a Regina Martinez, editora de economia da Manchete. Olhem a jornalista de O Globo falando em "confisco" e o Ibrahim Eis dizendo que isso não era "confisco" evitando em falar o termo, gerando um grande burburinho na coletiva de imprensa. E como a Ana Paula Padrão estava charmosa desde aquela época. Anos mais tarde, Collor diria relembrando o fato: "Estava tudo errado, o Modiano suava frio, o Ibrahim Eris fumava sem parar, o Kandir estava atônito e a Zélia gaguejava sem parar". Foi um plano econômico que ninguém entendeu como também ninguém soube explicar direito.
Mesmo bastante atrasada - por só agora eu ver este documento inestimável, irretocável e inatacável (?) do inatacável Fábio (aí sim) -, vale o acréscimo: a repórter do Globo neste vídeo é Sílvia Faria, hoje diretora da Central Globo de Jornalismo. Ela foi profissional de veículos impressos (outros foram Estadão, Folha e Época) até chegar à TV Globo pela filial do DF no fim de 2001.
eu lendo serio ate chegar na ana paula padrao
Baixem os vídeos e guardem na nuvem, logo estarão dando um jeito de apagar o passado e melhor que tenhamos o que lembrar
O plano era tão bizarro que eu não acredito que acharam que daria certo.
Triste memória. Á época, trabalhava no maior banco do mundo e ninguém, mas ninguém mesmo, entendeu essa coisa que nos levaria à bancarrota.
Qual banco?
11:33 Parece que uma mulher responde "não, é empréstimo" kkkkkkkkkkk
Foi isso mesmo, hahahah
Falam devagar, gaguejam, engasgam... Sintoma de quem não sabe o que tá falando... O país se ferrou de verde e amarelo
E vem ai o bosta naro vc ja viu a cara do Ministro da fazenda dele
Vamos embarcar nessa furada DE NOVO em Janeiro/19. O "super ministro" se esconde, não deixa claro como vai zerar um déficit em 2019 e gerar superávit em 2020 com teto de gastos e despesas correntes retencionadas. O golpe "patriótico" será pegar as reservas internacionais mais os valores do tesouro direto para "zerar a meta". Será um desastre e teremos ainda mais rebaixamentos de nota.
Nada haver nada haver
O tempo passou Bolsonaro foi eleito e em menos de um ano se mostrou muito melhor que os bandidos que o antecederam, morderam a língua otarios
e a Globo comandou isso TD eles devem zuar o povo até hj
O Dia em que o Brasil Chorou e se arrependeu de ter eleito fernando Color de Mello para Presidente da Repulblica .
Em breve o Brasil vai chorar por ter eleito Bolsonaro. Esse país não aprende.
@@ramiersonmacedo6820 Já estamos sorrindo e tendo orgulho, o Brasil já está diferente, empresas anunciando investimentos, pessoas competentes sem indicação política ocupando ministérios. Só pessoas negativas como vc estão falando esse tipo de besteira que vc fala.
@@WinnerMK777 "pessoas competentes sem indicação política ocupando ministérios" nessa galera entra a Damares? A Damares da punheta holandesa? Dos hostel pra zoofilia? Do Bebiano que caiu há duas horas? Do Ministro do Meio Ambiente atolado até o pescoço? Admita, vocês foram enganados.
@@sirisoj Verdade
@@ramiersonmacedo6820 comparado com o Bolsonaro, Collor é um estadista!!!
Um país em que NUNCA nada está bom, só vive em crise, recessão, miséria e etc. Um cara que fez isso com o país e hoje eu senador, se fosse em um país descente, nem para síndico ele ganhava. Nós, brasileiros, não temos vergonha na cara, temos os políticos que criamos e merecemos ! Lamentável!!!!!!
Pelo nervosismo dela.."como vou explicar que vamos confiscar o dinheiro do povo?"
Eu tive a percepção de que ela não estava nem um pouco preocupada com isso.
Cara, muito obrigado por este vídeo histórico!
Admiro a coragem dessa ministra em falar em público mesmo gaguejando e tentando explicar o inexplicável, no lugar dela eu teria fugido pras montanhas!
Mas depois ela fugiu. Mora fora do país há anos kkkkk.
E ela fugiu. Está vivendo plena e no luxo em Nova Iorque depois de ter destruído vidas e sonhos por aqui no Brasil.
Eu não teria fugido, concordo com esse plano porém acho que foi aplicado de forma muito irresponsável para os população, se tivesse tido uma espécie de auxílio governamental para a população durante o plano, confisco total inclusive do dinheiro que não estivesse em contas bancárias, tabelamento de preços e redução de impostos e gastos do governo junto com o controle cambial do governo teria acabado com a hiper inflação
nao tem nada de inexplicavel e coragem. esse cargo requer o trabalho que deve ser por alguem que entende e por consequencia sabe explicar. nao é pq tem brros que nao entendem nada de economia que é inexplicavel
Arrebentou o Brasil e fugiu pros estaytes !!!
"nosso plano é o seguinte: criamos uma nova moeda, te deixamos trocar até 50 mil da sua moeda antiga para a moeda nova; se vc tinha mais que 50 mil em conta, relaxa doidão, daqui a 18 meses nós te devolvemos. acredita!"
como eles acharam que isso seria bom?
E esses 50 mil que seria convertido de moeda antiga pra nova teria o mesmo valor menos valor maior valor?
@@felipebatista8519 no vídeo fala, convertidos ao par, com juros de 6% e correção monetária
@@felipebatista8519 u
@@renanbrito3299 k
Seria uma medida para tentar conter a hiperinflação vigente na época, a tentativa deles foi de tirar parte do dinheiro de circulação para tentar conter a inflação altíssima!
Video histórico. Parabéns pela postagem!
Hoje entendo melhor pq muita gente idosa vai ao banco no dia que sai a aposentadoria e SACA TUDO.
Minha vó, tadinha. Acho um perigo ela ficar com dinheiro em casa, mas ela tem pânico de deixar no banco. Caiu na conta, ela vai desesperada sacar. E isso já faz quase 40 anos, um trauma mesmo.
O índice de suicídio foi tremendo, as pessoas honestas perderam tudo!
Quem tinha um carro e vendeu, perdeu, quem tinha um eterno e vendeu, perdeu.
Nesse malditos período as pessoas, principalmente idosos que contribuíram para o crescimento do Brasil se mataram.
Esse plano deu origem ao filme: Todo Mundo em Pânico rsrs
"Super ministro" Paulo Guedes = "super ministra" Zélia Cardoso
Paladino da moral Bolsonaro = Paladino da moral Collor...
kkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkk
@@alex90909 q merda e o PT
Comente o seu palpite para quantas vezes a Zélia falou "quer dizer".
Até hoje essa sebosa tem esse vício de linguagem
"Eu não usaria a palavra 'confisco' "
SONSO
Faça 3 anos de economia e assista esse video novamente, fica mais engraçado ainda kkkm
Acabei de ver isso na novela Verão 90 kkkkk e vim aqui ver se foi isso mesmo.
Eu tbm kkkkk
Eu tb kkkkk o dia que o Brasil parou
Eu também hahahahha
Vim pelo seriado Impuros
Eu tinha recem 5 anos de idade mas, meu gosto por jornalismo me fez parar frente a tv, junto com meu pai e assistir, nunca esqueço esse dia. O inicio do confisco da poupança.
Esse foi o Dia em que o Brasil foi Assaltado.O Mais incrivel é que o Assaltante de Melo está lá em Brasilia ainda.A Memória é uma solução pra salvar gerações futuras,o poder que a preservação da mesma têm,é justamente esse.
O maior assalto ao povo brasileiro de todos os tempos....lembro que meu pai tinha saido da empresa, recebeu uma grande indenização.Sorte que gastou quase tudo a tempo, mas mesmo assim perdeu .
nao tenho palavras ... oq falar eu e meu esposo levamos ... no nariz como muitos brasileiros
Ainda bem que não perdeu tudo.⚘
@@soniavirginia3524 E após sair do ministério da fazenda,em maio de 1991,"inexplicavelmente" essa ministra comprou uma mansão em São Paulo,e logo após um apartamento em Nova York. Ela só recebia o salário de ministra e o de professora da USP. Mistérios... Teve o escândalo do café,em 1991,que lucraram muito com informações privilegiadas "vazadas" do ministério da economia,bem como Zélia recebeu valores das contas fantasmas de Pc...
A esquerda é foda meu.
Mensalão conseguiu ser pior.
Só de lembrar quando o jô Soares falou que a cassia eller lembrava a Zélia ri muito kkk tempo bom das risadas da cassia💞
Coitada da Cássia Eller...
Como essa mulher consegue dormir em paz até hoje depois disso? Eu tenho ojeriza a ela.
Ela é falecida.
Morreu alguns anos depois. Politicamente, claro.
@@clickcine829 ela não é falecida
@@clickcine829 não, está viva até hoje, mora nos EUA
@@clickcine829 Ela mora nos EUA.
e ainda dá entrevista. é um absurdo
O dia em que a incompetencia falou mais alto na política.
No Brasil, qual o dia que ela não fala?
oras, isso acontece desde sempre. Incompetência é normal na política...kkkk
Dilma baixando juros na porrada e produzindo inflação, Lula fazendo refinaria que custou 10 vezes mais, Bolsonaro negando a comprar vacina no meio da maior pandemia do século...
Mas isso acontece todo dia, kkk! Aí foi o ponto alto.
Na época do confisco ,teve gente que até se suicidou por causa desses assaltantes .
Um vizinho meu na época disso aí não aguentou a notícia. Ele tinha vendido a casa para comprar outra e aí quando tomaram o dinheiro, ele sofreu um infarto e morreu
Dependendo em quem votou, nem dó tenho.
@@arturdebastiani498 Falou o eleitor do Lula Ladrón.
@@luanna_priscilla. Presidente Lula reequipou a economia.
@@daviaalvim1948 E depois roubou a todos sem distinção, ricos e pobres!
Uma das declarações mais absurdas da história do país. Uma pessoa despreparada, altamente nervosa, não sabendo explicar esse plano medonho... Uma tragédia do começo ao fim.
11:40 confisco sim, caloteiros. Sofremos muito com isso.
Obrigado por esse vídeo!
Eu não tinha nascido nessa época! E hoje estou tendo a oportunidade de ver o papo furado que passaram para a população! OBRIGADO! Quando meus filhos forem mais velhos vou mostrar à eles com certeza!
Veio para o Brasil, neste tempo, uma chuva de dor e sofrimento.
Nem gosto de lembrar.
Foi desgostoso e triste!
ELES confiscaram a poupança de todo MUNDO kkkkkk !!
Menos dos amigos ricaços, que ficaram sabendo antes!!
Saudades da Manchete ! Aconteceu virou Manchete. Ninja Jirayaaaa. Esquadrão relâmpago Changeman. Cybercops os policiais do futuro
A ex-ministra da economia / fazenda Zélia Cardoso de Mello vive em Nova Iorque, onde faz palestras. Ela também chegou a lecionar por um tempo da acadêmia de economia da cidade
O engraçado é que não entende absolutamente nada de economia.
@@knull817 deve entender um pouco pra tá sobrevivendo em Nova York hehe
@@knull817 ela entende sim kkkk a economia dela e pra ela kkkkk a gente que se lascou, como sempre.
Ela foi professora de Economia na USP, antes de ser ministra da economia.
18 meses o dinheiro parado a 6 %
"Eu quero a memória acesa, depois da angústia apagada" Cecília Meireles
Eu tinha no banco menos 50000 cruzados, eles confiscaram foi meu limite negativo do cheque especial kkkkkk
Que tristeza ver este vídeo e lembrar que isso destruiu o futuro de muita gente também de minha família, hoje vejo um vídeo de Collor e Bolsonaro felizes rindo e fazendo caras e bocas, a Brasil vei esculhambado! E a quem defenda!
Sim, eu já vi várias vezes esse outro bajulando o canalha que ainda debocha ao dizer que não roubou ninguém.
A verdade, meu caro, é que as pessoas compram muito fácil o discurso de político que diz ser salvador da pátria, o maior patriota, maior adorador de “deus” (d minúsculo pois o deus deles é o demo), toda essa presepada.
Temos que abominar essa gente, aceitar que político jamais deve ser adorado e sim cobrado pois estão mexendo com o futuro de um povo, de uma história.
Quando vejo gente endeusando político eu vejo uma pessoa provavelmente carente, interesseira, fora da realidade.
Elogiar é uma coisa, endeusar é outra como infelizmente ainda vemos latente nesses tempos.
Cabei de ver na novela.
Eu acreditava tanto no Governo e equipe, a esperança em toda parte , era extraordinário o tempo.
Eu tava lendo aqui que esses 50 mil cruzeiros equivaleriam hoje, mais ou menos, a uns 8 mil reais. Fico imaginando um empresário tendo que pagar funcionários, custear a sua atividade e outras coisas com isso. Fora o povo que tinha dinheiro guardado pra poder comprar casa, investir, sei lá. Não consigo imaginar o prejuízo desse pessoal
Empresário? Kkkkkkkkk até parece, eles tiveram informação privilegiada tirou o dinheiro da poupança a tempo, quem ficou pra morrer foi a classe média baixa e os pobres
Empresários tiveram informações privilegiadas e poucos foram lesados.
Deixaram só os valores pra pagar contas e sacaram outros pra pagar funcionários.
O estrago teria sido pior caso eles não tivessem a informação.
@@rafaelraphael4370 até parece né meu amigo, cadê a fonte dessa informação? Então você nem sabe a quantidade de empresas que faliram, e o desemprego disparou desenfreadamente.
@@rafaelraphael4370 Os grandes empresários né? Talvez sim, mas é difícil verificar em que nível isso possa ter acontecido. De qualquer forma isso não é muito relevante. O problema é que as empresas que geram mais emprego no Brasil são as pequenas e médias. E esses empresários não foram avisados, muito pelo contrário. Muitos foram pegos de calça curta e tiveram que fechar as portas ou demitir.
@@clickcine829 Rapaz, não é meia dúzia de grandes empresários que emprega o Brasil inteiro não. Só para vc ter uma ideia , no ano de 2021, os pequenos e médios empresários foram responsáveis por garantir 78% dos empregos formais do Brasil. Então essa ideia de que um suposto aviso aos grandes empresários evitou uma crise maior não se sustenta.
11:32 - Só o Ibrahim Eris pra dizer que não usaria o nome "confisco" para um ... confisco!
Há quem diga que um seleto grupo de figurões da época (empresários, banqueiros, etc) ficou sabendo com antecedência que haveria o confisco e teve tempo de resguardar seu dinheiro.
Não duvido.
Essa história rolou mesmo quem era ali alado a pessoas do governo foram avisados antes e tiraram sim
Quem sofreu em sua maioria foi o povo mesmo que usava a poupança pra guardar como reserva de economia, dinheiro pra comprar casa e tals
Muitos se suicidaram, digo que foi o Ápice de um caos instalado no Gov Collor.
Teve uma empresária que comentou que só não quebrou, pois tinha comprado matéria prima suficiente, por ter encontrado mais barato. Assim ela pode ter rotatividade, vender e pagar seus funcionários. Se não ela teria ficado sem saber o que fazer, como muitos
Um desgraçado
trancar as poupanças e economias das pessoas foi uma barbaridade. eu já trabalhava, mas na época mas, por sorte, não tinha poupança...
Lembro do meu pai adiando a compra de seu caro que havia batalhado tanto para capitalizar e estava quase conseguindo, muita gente foi destruída economicamente por essas pessoas. Que ideia brilhante tiveram de tirar as reservas da população....
Muita gente vivia dos juros dá poupança depois do plano confiscaram os juros dá poupança e muita gente se matou.
Evoluímos tanto nesses 32 anos que hoje temos Haddad na economia.
Obrigado pelo conteúdo, like!
11:33 realmente a palavra não deveria ser confisco e sim sequestro
5:10 o momento que ferrou uma galera aqui nesse país
O correto seria apenas aumentar os juros da poupança.
Vendo isso agora na novela verão 90
Há males que vem para o bem... sem Collor não haveria Itamar e consequentemente não haveria o plano Real q foi a melhor coisa economica q o Brasil tem até o momento.
Se vai ter um pré fixação, porque depois o confisco da poupança dos. Brasileiros?
Hoje 27/11/2024, às 20:30h, vai ser bem parecido.
17/10/19 DC.Quem está?
Gente, desculpa a burrice, mas o que significa o "ao par" que ela repete várias vezes?
Significa ter valor igual ou equivalente.
@@VitorOliveira-fd9dz Ah, legal! Muito obrigado!
Foi a primeira e única mulher a dirigir o ministério da fazenda !!
E só fez cagada.
Só fez merda essa daí viu. Fudeu com o povo brasileiro todinho. Confiscou o dinheiro alheio essa fulana.
Primeira e unica da economia a roubar.
@@luciagl9586 O Antônio Palocci se junta a ela em roubar.
@@luizh.colecoes5667. Palocci baixou a inflação, reduziu a dívida pública brasileira e deixou trezentos bilhões de reservas cambiais Internacionais em Nova York.
Ela bebeu uns 3 litros de água de nervoso.
Tanta a Zélia, quanto os demais, visivelmente nervosos, gaguejando e perdidos. Nem eles entendiam o que estavam fazendo. Desastre total.
Essa Zélia,bruxa pesonhenta, teve a coragem de jogar cara ou coroa. Aí deu o veredito. Hoje, mora flagrando com nosso dinheiro nos EUA.
O Arnaldo Duran parece irmão gêmeo do Marcos Pasquim. Que onda!
Kkkkkkkkk
Lembro do Silvio Santos explicando como vai ser as Gincanas, quem disser que entende tá mentindo huahua...
Essa Zélia foi um desastre total na economia brasileira, deixou todo o mundo aqui em pânico!!!!
"Super ministro" Paulo Guedes = "super ministra" Zélia Cardoso
Paladino da moral Bolsonaro = Paladino da moral Collor..
quanto valia 50.000 cruzeiros em reais? Que podia sacar, pois o resto foi confiscado
Cinquenta Dólares.
Segundo o Banco Central, 50000 Cruzados Novos=R$ 5.533,02
@@Ricardo62031 5 mil
O discurso muito parecido hoje com Haddad isso me causa medo do que pode vir por aí num futuro próximo.
Vim pelo verão 90
Zélia Cardoso que é prima do Collor além de ser ministra ficou conhecida na época pelo seu casamento com Chico Anysio.
Ficou conhecida também por ter tido um caso com o ministro da Justiça Bernardo Cabral. Inclusive foi esse o primeiro escândalo político do governo Collor, quando se descobriu que Zélia e Bernardo Cabral passaram uma "lua de mel" em Punta del Leste no Uruguai com verba pública !!
Não era prima do Collor. Voce deve estar confundindo com Marco Aurelio Mello, ministro do Supremo.
Um adendo em relação a esse caso da Zélia e do Bernardo Cabral: o escândalo acabou com a carreira política de Cabral, que deixou o ministério da justiça em dezembro de 1990, enquanto que Zélia permaneceu no ministério da fazenda até maio de 91, quando renunciou em consequência do fracasso do plano Collor II
Juiz de Direito Jesuíno Ubaldo Cardoso de Mello e não Marco Antonio de Mello.
@@Wendlinger era prima dele sim
Essa mulher assustadora ferrou com o Brasil naquela época...lembro bem do caos que causou esse plano desastroso.
"Ta no ar, Regina"....
kkkkkkkkkkkkk
"Super ministro" Paulo Guedes = "super ministra" Zélia Cardoso
Paladino da moral Bolsonaro = Paladino da moral Collor
e a soluços quem é? PT que destruiu o Brasil por 14 anos?
Bem diferente as situações. Collor era um mauricinho que nunca pegou no pesado, foi criado com danoninho e foi construído pela Sra. Rede Globo para frear a ascensão de Brizola e Lula. Já a Zélia, era uma economista medíocre do estilo Dilma, já li na história que ela escolhia os índices econômicos por sorteio de papelzinho.
Penso que Bolsonaro está anos luz a frente de Dilma, Collor e Lula no quesito preparo para ser Presidente. Além disso, sua equipe é formada pelo Guedes, que é uma espécie de Messi da economia tupiniquim, e por Generais.
Ela era comunista seu estrume sacou a diferença?
boçal
@@alegoncalves6926 BOLSONARO TA ANOS LUZ QUE COLLOR PRA SER PRESIDENTE ???? É NESSE MOMENTO QUE VOCÊ PERCEBE POR QUE A NOSSA EDUCAÇÃO É PÉSSIMA
Obrigado, Fábio.
Depois de velho que vemos a asneira desse plano. Zélia queria frear o consumo, como se o País fosse altamente consumista em 1990.
A ministra entendeu que o Brasil possuía inflação de demanda. A inflação de demanda ocorre quando a demanda agregada − a procura total de bens e serviços na economia − é maior que a oferta agregada, o que não era o caso.
O Brasil possuía há época inflação espiral, monetária e estagflação. Eram 3 tipos diferentes de inflação que resultaram na hiperinflação.
UM DOS PIORES GOVERNOS QUE O BRASIL AGUENTOU...
Lucas Stüpp
Fico pensando,e se o Lula tivesse sido eleito?
Lula, Dilma, Collor, Temer, Aécio... Tudo farinha do mesmo saco... Todos ladrões e corruptos...
Bruno Eduardo Costa Pereira uma vez Mercadante confessou a Collor que o plano seria esse tbm e que deram sorte por não ter vencido a campanha!
Teríamos tido o mensalão naquela época e ele teria sido impeachado.....
"Super ministro" Paulo Guedes = "super ministra" Zélia Cardoso
Paladino da moral Bolsonaro = Paladino da moral Collor.
Da pra perceber o desespero dela e o nervosismo, creio que ela já sabia oque estava por vir..
0:00 Tá no ar, Regina!
A prova que a caneta de um político malfeitoso, pode matar mais que um rifle
Quero ver fazer uma coisa dessas na França, cabeças iam rolar.
Gatilhona kkk
Do jeito que são socialistas lá...
Sim, meus amigos, Zélia não tinha nenhuma administração pública, assim como Paulo Guedes, o que dirá na alta burocracia federal. Desastre completo!
Quem recebeu informaçao privilegiada tirou dinheiro antes..
Entao todo mundo tava sem dinheiro p/ e os privilegiados se aproveitaram.
Fica claro o método brasileiro de combate a inflaçao, lascar a economia e empobrecer a populaçao.
Falar que nem o Faustão: "loucura,loucura" 😂😂
Luciano Hulck que fala assim. Faustão: Ó loco meu.
O plano Econômico, guilhotina que tirou do mercado uma geração
Ninguém que formulou o plano pediu desculpas a nação, ganharam a impunidade
11:09 Silvia Faria, jornal O Globo: dando nos dedos em 3, 2, 1... kkk
Meu vizinho se matou logo depois do discurso dessa senhora , foi o maior erro da história econômico no Brasil , sem dúvida.
Vê claramente que ninguém aí entendia nada do que estavam falando e fazendo. Desde o início, um desastre! Até hoje os Estados federados brigam na justiça pelos recurso da Lei Kandir. Enquanto isso, no mercado financeiro o "over" corria solto durante mais 15 dias gerando ganhos de até 40%.
Se mudar a moeda hoje para o dólar, com o mesmo plano, seria bom?
Não.
Não. Muita gente empobreceria bastante nesse processo de transição . Toda a quantidade de dinheiro nas mãos da pessoa (dinheiro físico )e nos bancos (eletrônico) teria que ser convertido em dolares. E seria uma conversao bem ruim pra gente. O dinheiro físico e eletrônico supera 4, 5 trilhoes de reais e as reservas internacionais estão em torno de 360 bilhões de dólares. Pensando bem por alto (e sendo bem otimista) a taxa de câmbio de conversão teria que ser algo em torno de 12,50 reais por dólar. A classe média, a classe pobre, os pequenos e médios empresários seriam os maiores prejudicados nesse processo. Seria um processo bem doloroso e traumático. O dinheiro no banco (e a renda mensal de muita gente) simplesmente viraria po e uma grande parte desse dinheiro ainda ficaria presa no banco. O Brasil entraria em uma brutal recessão.
Na época eu não era nascido. Nasci no ano seguinte... Porém até hoje escuto meus país falando sobre o grande furo que o Collor causou.
Que fulgurante ideia! Confisca-se os ativos da população a fim de um controle da liquidez. Queria muito que algum repórter houvesse perguntado se algum deles ali deixara algo na poupança! Díspares ao cidadão comum, certamente não!
O melhor é a cara dos jornalistas: todos putos
“Quer dizer...”
A REMESSA CONFORME TAMBÉM É UM TIPO DE CONFISCO, SÓ QUE COM A ASSINATURA DO LULA... QUE POR SINAL É UM GRAAAAAAAANDE AMIGO DO COLLOR!
É uma tecnocrata em estado puro.
Essa ministra parece a Dilma e outra, A jornalista do jornal O GLOBO falou "CONFISCO" de primeira e os economistas ficaram puto KKKKK
A história se repete com o jaiminho
"Não houve nenhum calote". Aham,,,,, imagina....hahahahahahah
Ela tem muito vício de linguagem! 🤯
Acho que estava muito ansiosa e não sabia muito bom se expressar
@@36417768 f
Collor deveria estar na cadeia até hj ... embrulhão , talarico
Diagnóstico do roubo da bandidagem . Diagnóstico do roubo do dinheiro alheio
Ué pra mim q isso foi em 1994
94 era o Itamar