Eu considero que pessoa com TDAH deveria ter desconto para compra de veículo automático. Eu tenho muita dificuldade de prestar e atenção em duas coisas ao mesmo tempo e isso pode ser perigoso no trânsito. O câmbio automático facilita muito e ajuda no foco do motorista
Eu trabalho em uma escola pública e a culpa (se fossemos procurar o culpado) não é da metodologia nem muito menos dos educadores, como tudo no Brasil no papel é lindo, mas na prática e outra coisa. Eu mesmo sou um cara com TDAH e nunca tive ngm para me ajudar, a família inúmeras vezes se ausenta e joga responsabilidade na escola como um todo. É um desafio enorme em todos os sentidos.
Aqui no Acre a rede pública de ensino está infinitamente mais preparada que a rede privada, mesmo com todas as dificuldades. O grande desafio é conseguir o diagnóstico, além de muito burocrático a escassez de profissionais faz com que demore em media mais de 1 ano para conseguir na rede publica.
Meu filho foi diagnosticado com TDAH,com laudo para os direitos escolares e nunca foi atendido com monitora escolar foi reprovado 4 vezes hj tá 17 anos no oitavo ano,e foi diagnosticado com expectro autista vai voltar pra escola novamente e vou lutar pelos direitos dele pq perdeu tanto tempo 😢
Boa tarde. Sou professora na rede pública de Londrina. Na minha observação o maior problema do TDAH é a falta de informação, falta conhecimento dos profissionais. Começando pela direção, coordenação, professores e da própria família. Os professores não sabem identificar e muito menos fazer as adaptações necessárias. Logo, falta formação dos profissionais. Acredito que poucas escolas particulares tenham profissionais preparados, aja visto que em muitas delas os professores nem tenham ainda completado sua formação acadêmica. Eu mesma já peguei alunos de escolas particulares no terceiro e quarto ano que não sabem nem ler devido a algum distúrbio e ainda não tem nem diagnóstico. O maior problema está em encontrarmos profissionais qualificados para atender essas crianças. Quando encontra um habilitado, custa muito caro. Atendimentos públicos demora demais e muitas vezes não estão habilitados. Geralmente leva anos para que a criança seja atendida. Um verdadeiro descaso.
Boa noite a todos,meu filho foi diagnosticado com TDAH,tod,e a poucos dias foi diagnosticado com autismo, ele já tem uma professora auxiliar graças a Deus.🙏🙏
Eu odeio minha mãe por causa disso, Ô ele vai odiar você e no momento que ele for forte o bastante pra não consegui obriga lo a nada . É das duas uma ou ele vai aceitar que um retardado mental ou ele vai querer viver sozinho mas de toda maneira ele tirar um senso de inferioridade que ele pode superar ou não eu me superei eu crie uma necessidade tão grande de mim provar hoje eu tenho 18 cursos profissionalizantes 2 cursos técnicos 1 faculdade 6 profissões 1 empresa . Além de que também passei em concurso público . Claro que não quis seguir foi só pra me provar . Meu Qi testado e 127 90% dos brasileiros Qi é menos de 80 . Odeio minha família é Seu filho vai odiar você também não tem ideia do sofrimento que vc o fará a passar . Não está ajudando é muito ruim quando os outros o menospreza Mas é muito pior quando ele é tão fraco que menospreza a si próprio . O que os outros pensam não importa O que pensamos de nós mesmos é o que importa. Ninguém no mundo deve ser considerada anormal todos são iguais.
Vou fazer 24 anos dia 19/05 e minha vida toda foi estagnada praticamente. Ate a quarta série do fundamental eu era uma ótima aluna, mas quando fui pro quinto ano tudo desandou, comecei a ficar desatenta, esbarrava em tudo, vários tombos por falta de atenção, acertava as pessoas, procrastinava todas as tarefas até a última hora, não conseguia manter foco em nada, e o mínimo esforço mental que eu fazia já me dava dor de cabeça. Hoie em dia, continuo na mesma, já troquei de faculdade 3 vezes, consegui terminar uma em dezembro, depois dessas trocas. Nao consigo ficar nos empregos, ja passei por 6 empresas desde que comecei a trabalhar com 19 anos. Infelizmente to num quadro de obesidade, a vida inteira sempre fui gordinha, e sempre fiz inúmeras dietas para emagrecer e nunca conseguia manter a rotina. Não consigo ler, não consigo assistir nada pois perco a atenção de tudo. Tenho que ver mil vezes a mesma coisa. Na faculdade ja peguei varias dps por deixar pra estudar de ultima hora. A maioria das vezes me dava bem, mas outras nao. Esqueci de fazer vários trabalhos, ja deixei pra última hora, ja esqueci de fazer prova, as pessoas deixavam de confiar em mim, nao me queriam nos grupos, isso desde criança até a faculdade. Recentemente passei em uma neuro, pedi para ela me ajudar a descobrir se tenho tdah, ainda nao foi confirmada, estou fazendo uma avaliação neuropsicológica. So sei que nao aguento mais. Eu sempre fui muito inteligente, mas ultimamente sinto que minha vida nao anda e eu nao consigo mudar. Sei exatamente o que tenha que fazer mas nao consigo seguir.
Não se desespere. Minhas gêmeas tem 24 TB. No final do fundamental, começaram os sintomas. Uma faz arquitetura e tá grande a luta. Viro a noite com ela. Não deu TDAH..O laudo mostrou TCL tempo cognitivo lento. Apoio familiar é fundamental. Só tiravam nota boa na escola. Mas sempre estive do lado. Agora vamos ao neuro ver se um medicamento pode ajudar. Mas não desanime. Vcs são inteligentes e criativos. Procure uma atividade motivadora..ou Empreenda vc mesmo.. Deus a abençoe
Eu tenho TDAH, tomo medicamento, porem o que fez também grande diferença foi a suplementação de vitaminas que eu tinha defit, como a B12 (junto com ferro e acido folico, sem não não adianta). vc pode também investigar essa questão vitaminica, a B12 é muito responsavel pelo nosso cognitivo,. no meu exame eu tinha metade do que deveria ter (se acredita!) foi como tirar uma venda (nuvem) do cerebro, minha mente deu uma clariada.
@@marciadeassis116 Oi Marcia, desejo toda a sorte do mundo pra sua filha!, ela está fazendo um dos cursos mais difíceis que existem no nosso país! tenho tdah e sou arquiteta e urbanista, se ela esta gostando da faculdade, não deixe ela desistir! tive fases que tive muita dificuldade, e pensei em desistir o apoio da minha familia foi essencial.
@@lydiadbv obrigada! Ela já pensou em desistir. Mas oriento ela a não fazer isso. Ela ama arquitetura. E já é uma meia arquiteta muito boa e caprichosa. Tenho certeza que será uma ótima profissional. Até por está fazendo de forma mais devagar no ritmo dela, acaba aprendendo de verdade. Obrigada pelo incentivo. ❤️
Rede pública de ensino em SP é um lixo! Depois de anos lutando pelos direitos do meu filho, acabei desistindo e coloquei em uma escola particular - que é especializada em criancas neuroatipicas. Foi a melhor coisa que eu fiz. Na rede pública o laudo dele era totalmente ignorado!
Na prática, isso é muito complexo. Nós professores, estamos sofrendo muito com o aumento de crianças neuroatípicos, pois o sistema de educação ainda não alcançou, e está longe disso, a estrutura possível, não falo nem da melhor, para a inclusão de fato acontecer. Sinto-me impotente e já em processo de adoecimento com tanta demanda, que é de responsabilidade da família, e por tão pouca ajuda, estrutura física e humano para melhorar esses resultado educacionais. Peço um pouco mais de humanidade com os professores da educação básica que estão sendo penalizados e cobrados por demais. A nossa saúde mental também está sendo comprometida.
Pelo menos dá pra perceber que vc é interessada pra saber mais sobre o assunto - procura informações. Isso já é um enorme passo! Parabéns! Tem muita gente que nem isso faz! Gratidão 🙏🏻
a questão que ela Debora, colocou é que muitas vezes temos que atender demandas que são dos pais, e ai o pedagógico fica prejudicado. è obrigação do professor relatar comportamento diferentes do padrão em relatórios bimestrais/trimestrais e conversar com os pais. porem estamos as vezes tão absortos em educar a criança a se comportar em sociedade que o ensino fica em segundo plano.
@@dara_amaraminha professora puxava minhas orelhas na 1° série do fundamental em 1989. Na segunda série não copiava nada, na verdade nunca consegui copiar a matéria do quadro a tempo, sempre tive essa dificuldade na terceira série rodei, aos 41 anos procurei uma neuropsicóloga, e fui diagnosticado TDAH.
A lei é linda, mas na prática há descaso do plano de saúde ao acesso a um neuropsicólogo para ajudar no diagnóstico, assim como psiquiátra. Os TEA têm muito mais amparo legal com a Lei Berenice Piana, mas mesmo assim só estão conseguindo terapias e diagnóstico após muita luta judicial que demora e muito.
Para quem ta com dificuldade de diagnóstico, aqui vai uma ideia que para mim funcionou demais. Uma consulta com o psiquiatra custa em torno de R$ 500,00 (aqui). Consiga uma consulta para diagnóstico, depois da para renovar as receitas no posto de saúde do bairro. Para mim deu certo, de início fui para tratar a ansiedade e posteriormente o tdah. Mas compreendo que esta doi a minha realidade. Fora que os medicamentos para o tdah, nenhum esta disponível na rede pública
Meu filho sempre sofreu,na escola por falta de um laudo e de proficional preparado.. esse ano ele recebeu o laudo com TDAH servero.hoje 02/07 busquei ele na escola..no choro, desespero.. porque não conseguiu tirar nota boa nas matérias..e reclamando que os professores gritar com ele.falou que ele é preguiçoso..o que posso fazer?além dele ter acompanhado médico,faz uso de medição,faz terapia.. quero ajudar.
Olá! Muito esclarecedora a discussão! Uma duvida, por gentileza... Como fica a situação de pessoas adultas no ambiente acadêmico (nível superior), com diagnóstico tardio de TDAH? Teriam direito a algum tratamento inclusivo durante a formação acadêmica, considerando a dificuldade de manter a atenção por muito tempo?
Oi Iuri, meu filho tem e repetiu o ano não aprende nada, notas baixas comportamento horrível, não consigo professor auxiliar que fala que não tem direito já estamos no meio do ano e não consegui nada, minha vida é um caos a escola é um descaso a secretaria da educação também é os médicos piorou eu vou ver agora que vou pagar pra ver o que muda porque não aguento mais.
Retornei o meu filho na neurologista esse ano que o diagnósticou com o TDAH em 2022 e até o ano passado o cid dele dava direito a professora auxiliar. Esse ano como teve cotte de gastos da prefeitura onde eu moro, deram direito somente para alguns cids como F70 e F71 O laudo dele era F 90. Atualizei com a neurologista e ela incluiu o F 70 para obter o direito a professora auxiliar e a escola aceitou e providenciou para ele. É importante estar atualizando os laudos.
@@noamortarot TDAH, não entra como deficiência, tem direito de mais tempo para fazer prova, o professor ou a escola pode adaptar o ensino para que ele tenha êxito, porem reprova sim. TEA não reprova
Acredito que na escola, diversos professores e até mesmo alunos, enchem as paredes de cores , informações e figuras, isso é um prato cheio pra quem tem TDAH simplesmente ir pra o mundo da lua e focar em tudo menos na aula. Acredito que professores e funcionários deveriam se solidarizar com a gente que tem.
@@eduardomarques91 de fato, e sou super de acordo com seu ponto de vista, mas infelizmente ainda é bastante ruim, e com certeza não é por mal que fazem. Também dou aula então entendo os dois lados da moeda. Só não sou a favor do extravasar(muitas cores e afins)
Meu filho hj com 15 anos tem diagnóstico de TDAH quando criança em Campinas SP em escola pública sofreu muito com descaso, falta de conhecimento e ignorância dos professores e diretores. Hj moramos no Paraná ele está no 8A e ainda sofre na escola estadual. Professores bombardeiam nos de reclamações...
O problema seria comprovar o TDH, na rede publica, o CAPS aqui em São Paulo nao atendem isso, eles encaminham para as UBS, uma vez po semana , tem um grupo de ajuda, com um psicologo para umas 15 pessoas, não dá, até conseguir encaminhar para o psiquiatra, vai tomar uma canseira. o ideal seria um profissional particular, mais rapido.
Trabalho em escola pública, então só posso falar dessa realidade. E aqui em Maceió, nas escolas públicas, não há preparo da maioria dos professores e nem dos psicopedagogos das salas de recurso multifuncional. E os auxiliares, que acompanham os alunos que tem laudo com direito em lei, são estagiários dos cursos de graduação em psicologia e pedagogia sem experiência para lidar com as demandas destes alunos.
Pobre escola pública.😢Minha criança só foi para uma avaliação psicopedagógica por que eu percebi a dificuldade e paguei o acompanhamento durante quase 1 ano. Nunca teve acompanhamento especial. Está no sexto ano e lê silabando. Triste! Tantos impostos e retorno mínimo do mínimo para a sociedade.
Minha filha de 7 anos já passou por 2 escolas particulares altamente conceituadas e nenhuma das 2 possuíam material e método pedagógico diferenciado para tdha. Tenho que correr por fora, com muito suor e lágrima, pra minha filha não ficar defasada na escola.
E quando o tdah e descoberto na vida adulta e já foi prejudicado,ja passou dos trinta como fica tem algum direito, benefícios pq volta a trás pra recuperar os danos bem complicado.
A lei diz que tem que ser assistido com tratamento somente. O que em muitos casos devido a alta demanda do local é ignorado, digo por minha própria experiencia. Ouvi de uma profissional da saude que eu não tenho tdah pq fiz faculdade, e que meu caso não era grave para ter tratamento particularizado e que deveria participar das reuniões semanais de aconselhamento. Detalhe cuido da minha mãe que virou um bebe, trabalho fora (mudei de profissão), tenho minha familia, mal tenho suporte do meu pai e irmãos. enfim é a vida! a unica coisa boa que peguei um médico que também é tdah e me encaminhou para neuro, e após 1 ano na fila consegui passar e vou ter que fazer exames para constatar o tdah pelo sus, já que não tenho mais o laudo do primeiro medico que me diagnosticou. desculpe sou prolixa
@@fernandafernandes6048 eu digo por experiência própria. Tenho 40 anos e agora encontrei um psiquiatra que disse que não sou bipolar, e sim TDHA! Sofri e ainda sofro percas financeiras. Melhorava e piorava, fazia as propostas terapêuticas e mesmo assim não melhorava. Fora o julgamento alheio!
É muito complicado pq acham que é somente uma desatenção e falta de concentração quando na verdade são vários sintomas e consequências que acarretam! Na vida adulta então a vida vira um caos e a gente em sofrimento psíquico extremo! Estou fazendo terapia com um psicólogo que menospreza o TDaH e não sabe nem lidar com minha situação. Chegou a me dizer pra procurar um namorado pois é falta de s3x@. Sendo que luto todos os dias pra levantar da cama e fazer atividades básicas dia a dia imagina pensar em namorar. Fiquei chocada com a falta de despreparo do profissional. Infelizmente na minha cidade é o único que atende pelo meu plano. Comecei a ritalina e, devido muitas comorbidades ao longo do tempo pq descobri agora com 35 anos, não surtiu ainda efeitos em mim. Estou tão desanimada.
eu gostaria de lembrar esse advogado que existe tres formas de se aposentar quem tem esse transtorno sao elas: aposentadoria por invalidez, auxilio doença, e beneficio de prestacao continuada (bpc/loas)
Bom dia... Meu filho foi testado 2 X para ter certeza do diagnóstico. No entanto a Ex Dirigente da Secretaria da Educação do Estado de SP - e Ex Diretora da Escola Leão XIII, tbm diretora de uma Instituição Universitária particular que não recordo o nome ( Mariangela Camba ) e sua Coordenadora para conseguir mais um aluno na escola fez de tudo para que eu o matricula-se nesta escola. No final do ano ele foi reprovado e o comentário feito por ela foi " TDAH - É coisa de aluno VAGABUNDO não quer estudar...." Uma pessoa totalmente desprerada. E esse prejuízo está até hj....a ponto de não querer fazer Faculdade. Em nenhum nível os profissionais da Educação não estam preparados para ensinar as crianças com TDH infelizmente
Posso responder por mim, como uma professora de rede publica que tem TDAH, sim não temos materiais didático para tdah, tudo que fazemos paras as crianças com deficiencias na rede publica parte do intelecto e conhecimento de cada professor. existe uma lista que é passada a nós das crianças já com laudo e se os pais avisarem os de que estão em processo de serem laudadas. Também existe o contraponto de avisarmos as famílias e elas não fazerem nada, não irem atras de um neuro, psi e psiquiatra por diversos motivos um deles é a demora do sus, outras vezes é preconceito e etc. Temos que lembrar também que na rede particular alem de em alguns casos o material já estar pronto o que é bom porem engessado, a quantidade de crianças por sala é consideravelmente menor que na rede publica. Não há como comparar ambas superfluamente, só como tem ou não tem material didatico.
@@palfermarcenaria especifico para o tdah se eu não me engano não.. da pra se aposentar por idade mesmo sem as contribuições de 30 e poucos. e tem o loas também
No estado de Alagoas, cidade de Palmeira dos Índios não existe nada em escolas partículas mas existe nad escolas públicas. Convido todos a verificar e um grupo de pais está lutando contra o serviço particular
Mesmo com o laudo, o SUS não fornece o medicamento e eles são muito caros, como o tratamento desses, pessoas de baixa renda vão conseguir tratamento? É triste , saber que hoje muitos andarilhos, usuários de entorpecentes são portadores do TDH e por não terem sido assistidos, deixaram de ter as mesmas oportunidades que outros
Minha dúvida é a seguinte, minha filha além do TDAH tem dislexia, a escola a deixou de recuperação por um décimo em inglês. Ela está no 1o ano do Ensino Médio, posso exigir, diante do exposto, que seja arredondado a sua nota para a média 6?
@@ANTONIOVIRGOLINONETODIREITO É isso que penso também, afinal, a minha filha não consegue aprender o inglês, muito mais difícil para ela. Por isso, a coloquei no espanhol, tem mais facilidade e sei que no ENEM ou vestibulares poderá optar por essa língua estrangeira. A lei precisa melhorar muito, tanto do TDAH quanto da dislexia. A luta é para os pais e não acaba nunca.
@@Cynthia4002 a escola tem o laudo dela? foi oferecido mais tempo para ela fazer as provas, algum método didático diferenciado para ela? isso está documentado pela escola? se foi oferecido didática diferenciada e mais tempo para ela e a escola tem as documentado vc pode deixar sua filha ter a oportunidade da recuperação para que ela possa tentar ter essa melhora. Agora se a escola mesmo sabendo do laudo não fez nada ou não tem provas pode pedir para alterar a nota.
A escola do meu filho disse hoje ,que somente fará as adaptações ( principalmente provas adaptadas), se eu atualizar o laudo dele anualmente, isso é constitucional?
Eu pai de uma menina de 9 anos TEA e TDAH e eu também diagnosticado a poucos meses com TDAH aos 38 anos de idade com uma inclinação duvidosa para TEA, pelo menos nas escolas públicas que minha filha estudou eles fogem do PEI.
Eu olho com muito carinho para estes alunos. Mas pobres professores. O Brasil não resolveu nem sua tarefa de casa, que é organizar o ensino para neuróticos. Nosso ensino é péssimo e nossa educação sucateada. E a escola recebeu mais esta tarefa gigantesca de fazer inclusão. E isto tudo é uma ilusão. Nas salas de aula tudo isto é feito da maneira mais esdrúxula que existe. Daqui a pouco não haverá mais professores. Todos deixarão esta profissão. As leis são lindas para um outro planeta! Fora do país se pratica uma educação digna e que leva em consideração a todos os agentes Educacionais. Alunos, pais, gestores e professores.
Pois é... Aparentemente a criança é curada quando cresce, já que ninguém nunca tá nem aí pro adulto. Muito legal se preocupar com o TDAH do aluno, mas quando o professor também tem é problema dele, né?
@@fredcavalcante1887 então, muitas crianças tem a vida normal (ou praticamente) apos o tratamento na infancia. Nós que somos adultos que não foram tratados na infancia que levamos essa defasagem na vida adulta com mais proeminencia. no final nos lascamos. já que até pouco tempo era um transtorno infantil e principalmente de meninos.
@@tassiomourafernandes4698 é um transtorno dificil de se diagnosticar já que a vida cotidiana na época que vivemos nos dá muitas defasagens cognitivas (falha na memoria por exemplo) que se assemelha ao tdah. o estudo sobre o tdah adulto precisa avançar muito. pesquisar sobre possiveis marcadores geneticos para poder erem testes mais eficazes. ai sim podemos ter acesso a esses tais direitos com mais eficacia
Hoje em dia o TDAH ainda tem alguma visibilidade Quando eu fui diagnosticada com 8 anos, não se falava sobre, na escola tinha que se virar, reprovei me achava a pessoa mais burra do mundo, peguei trauma de sala de aula. 😢
Quem já estudou em escola pública entende os motivos, na maioria das vezes os professores não tem culpa, o baixo investimentos e sucateiamento das escolas são os maiores vilões. Escolas particulares tem mensalides e trabalham com uma politica relativamente mais particular.
As pessoas deveriam ver a situação na Bolívia, já que faz parte do Mercosul. Sofrem abusos de todos os tipos nos dois últimos períodos, eles não os respeitam e agem como se fossem escravos deles. Vejam isso, por favor. Estudantes de medicina, pagamos e somos mal tratados e humilhados
Direitos que se tem que pagar para usufruir? Nunca foi direitos, eu chamo isso de barganha social, mesmo que dizer "o escravo é livre se continuar trabalhando"
Escola Pública inclusiva , muitas vezes não é equipada pra atendimentos especiais .Nem o professor estuda pra isso. Agora precisa de um apoio de profissionais e equipamentos para poder atender aos especiais. A lei diz q é pra atender , mas o governo não dar as condições necessárias para isso. E isso vai ficando assim. Agora a escola privada , acredito, que é bem diferente da escola pública. Isso é pra todos os especiais. Autismo, dislexia, discalculia, surdez, cegueira entre outros. O governo não paga nem o piso, nem oferece cursos para os professores atuarem nesta área. O q já seria impossível praticamente dar aulas para 40 alunos e atender aos especiais.
Esse adivogado tá mais enrrolado do que eu,que não fiz direito,parece estar passando pano para o governo.A mesma fala que venho ouvindo de tds que procurei está semana pra conseguir um monitor pro meu sobrinho.A única saida agora ê entrar com uma Ação para ter o direito dado a ele,por causa do dinheiro,economisar pra eles roubar.👈
Resumindo... se uma escola não tem condições e falar que não precisa de monitor... não terão direito... não eh o médico, psicóloga, psiquiatra, ... que vai ter voz ativa... então tá ferrado!!!
Gosto de mais do canal TDAH descomplicado. Mas será que tenho TDAH? Só de ouvir esse tanto de né, ééé que esse senhor usou nas frases já não dou conta de assistir o vídeo até o final. A insegurança com que ele responde as perguntas, me causa espanto. Qto
Inclusao....e linda no papel, nao ha um trabalho específico para ele, tem um auxilar ,q nao ha formação para estar auxiliando a criança.Entao,ele fica no fundo da fala, esquecido,por professor que nao sabe trabalhar com ele
Ta, tu fala isso mas na vdd tudo se resume a ignorância, preconceito, ausência de conhecimento da sociedade, educação e escolas em geral, ate a maioria dos medicos parece que ri da cara dessas pessoas e virou ate piada forma de ofensa
Esse adivogado tá mais enrrolado do que eu,que não fiz direito,parece estar passando pano para o governo.A mesma fala que venho ouvindo de tds que procurei está semana pra conseguir um monitor pro meu sobrinho.A única saida agora ê entrar com uma Ação para ter o direito dado a ele,por causa do dinheiro,economisar pra eles roubar.👈
Eu considero que pessoa com TDAH deveria ter desconto para compra de veículo automático. Eu tenho muita dificuldade de prestar e atenção em duas coisas ao mesmo tempo e isso pode ser perigoso no trânsito. O câmbio automático facilita muito e ajuda no foco do motorista
Vdd prestar atenção é difícil mesmo😂😂😂😂
Eu trabalho em uma escola pública e a culpa (se fossemos procurar o culpado) não é da metodologia nem muito menos dos educadores, como tudo no Brasil no papel é lindo, mas na prática e outra coisa. Eu mesmo sou um cara com TDAH e nunca tive ngm para me ajudar, a família inúmeras vezes se ausenta e joga responsabilidade na escola como um todo. É um desafio enorme em todos os sentidos.
Aqui no Acre a rede pública de ensino está infinitamente mais preparada que a rede privada, mesmo com todas as dificuldades. O grande desafio é conseguir o diagnóstico, além de muito burocrático a escassez de profissionais faz com que demore em media mais de 1 ano para conseguir na rede publica.
Meu filho foi diagnosticado com TDAH,com laudo para os direitos escolares e nunca foi atendido com monitora escolar foi reprovado 4 vezes hj tá 17 anos no oitavo ano,e foi diagnosticado com expectro autista vai voltar pra escola novamente e vou lutar pelos direitos dele pq perdeu tanto tempo 😢
Vai atrás do Ministério público, procura o fórum, rapidinho dão um jeito.
Boa tarde. Sou professora na rede pública de Londrina. Na minha observação o maior problema do TDAH é a falta de informação, falta conhecimento dos profissionais. Começando pela direção, coordenação, professores e da própria família.
Os professores não sabem identificar e muito menos fazer as adaptações necessárias. Logo, falta formação dos profissionais.
Acredito que poucas escolas particulares tenham profissionais preparados, aja visto que em muitas delas os professores nem tenham ainda completado sua formação acadêmica. Eu mesma já peguei alunos de escolas particulares no terceiro e quarto ano que não sabem nem ler devido a algum distúrbio e ainda não tem nem diagnóstico.
O maior problema está em encontrarmos profissionais qualificados para atender essas crianças. Quando encontra um habilitado, custa muito caro.
Atendimentos públicos demora demais e muitas vezes não estão habilitados. Geralmente leva anos para que a criança seja atendida. Um verdadeiro descaso.
Certíssimo.
Boa noite a todos,meu filho foi diagnosticado com TDAH,tod,e a poucos dias foi diagnosticado com autismo, ele já tem uma professora auxiliar graças a Deus.🙏🙏
Eu odeio minha mãe por causa disso, Ô ele vai odiar você e no momento que ele for forte o bastante pra não consegui obriga lo a nada .
É das duas uma ou ele vai aceitar que um retardado mental ou ele vai querer viver sozinho mas de toda maneira ele tirar um senso de inferioridade que ele pode superar ou não eu me superei eu crie uma necessidade tão grande de mim provar hoje eu tenho 18 cursos profissionalizantes 2 cursos técnicos 1 faculdade 6 profissões 1 empresa .
Além de que também passei em concurso público .
Claro que não quis seguir foi só pra me provar .
Meu Qi testado e 127
90% dos brasileiros Qi é menos de 80 .
Odeio minha família é Seu filho vai odiar você também não tem ideia do sofrimento que vc o fará a passar .
Não está ajudando é muito ruim quando os outros o menospreza Mas é muito pior quando ele é tão fraco que menospreza a si próprio .
O que os outros pensam não importa O que pensamos de nós mesmos é o que importa.
Ninguém no mundo deve ser considerada anormal todos são iguais.
Vou fazer 24 anos dia 19/05 e minha vida toda foi estagnada praticamente. Ate a quarta série do fundamental eu era uma ótima aluna, mas quando fui pro quinto ano tudo desandou, comecei a ficar desatenta, esbarrava em tudo, vários tombos por falta de atenção, acertava as pessoas, procrastinava todas as tarefas até a última hora, não conseguia manter foco em nada, e o mínimo esforço mental que eu fazia já me dava dor de cabeça. Hoie em dia, continuo na mesma, já troquei de faculdade 3 vezes, consegui terminar uma em dezembro, depois dessas trocas. Nao consigo ficar nos empregos, ja passei por 6 empresas desde que comecei a trabalhar com 19 anos. Infelizmente to num quadro de obesidade, a vida inteira sempre fui gordinha, e sempre fiz inúmeras dietas para emagrecer e nunca conseguia manter a rotina.
Não consigo ler, não consigo assistir nada pois perco a atenção de tudo. Tenho que ver mil vezes a mesma coisa. Na faculdade ja peguei varias dps por deixar pra estudar de ultima hora. A maioria das vezes me dava bem, mas outras nao. Esqueci de fazer vários trabalhos, ja deixei pra última hora, ja esqueci de fazer prova, as pessoas deixavam de confiar em mim, nao me queriam nos grupos, isso desde criança até a faculdade.
Recentemente passei em uma neuro, pedi para ela me ajudar a descobrir se tenho tdah, ainda nao foi confirmada, estou fazendo uma avaliação neuropsicológica. So sei que nao aguento mais. Eu sempre fui muito inteligente, mas ultimamente sinto que minha vida nao anda e eu nao consigo mudar. Sei exatamente o que tenha que fazer mas nao consigo seguir.
Não se desespere. Minhas gêmeas tem 24 TB. No final do fundamental, começaram os sintomas. Uma faz arquitetura e tá grande a luta. Viro a noite com ela. Não deu TDAH..O laudo mostrou TCL tempo cognitivo lento. Apoio familiar é fundamental. Só tiravam nota boa na escola. Mas sempre estive do lado. Agora vamos ao neuro ver se um medicamento pode ajudar. Mas não desanime. Vcs são inteligentes e criativos. Procure uma atividade motivadora..ou Empreenda vc mesmo.. Deus a abençoe
Eu tenho TDAH, tomo medicamento, porem o que fez também grande diferença foi a suplementação de vitaminas que eu tinha defit, como a B12 (junto com ferro e acido folico, sem não não adianta). vc pode também investigar essa questão vitaminica, a B12 é muito responsavel pelo nosso cognitivo,. no meu exame eu tinha metade do que deveria ter (se acredita!) foi como tirar uma venda (nuvem) do cerebro, minha mente deu uma clariada.
@@marciadeassis116 Oi Marcia, desejo toda a sorte do mundo pra sua filha!, ela está fazendo um dos cursos mais difíceis que existem no nosso país! tenho tdah e sou arquiteta e urbanista, se ela esta gostando da faculdade, não deixe ela desistir! tive fases que tive muita dificuldade, e pensei em desistir o apoio da minha familia foi essencial.
@@lydiadbv obrigada! Ela já pensou em desistir. Mas oriento ela a não fazer isso. Ela ama arquitetura. E já é uma meia arquiteta muito boa e caprichosa. Tenho certeza que será uma ótima profissional. Até por está fazendo de forma mais devagar no ritmo dela, acaba aprendendo de verdade. Obrigada pelo incentivo. ❤️
Eu sou tdah que não sai do armário. Tenho medo do preconceito.
Rede pública de ensino em SP é um lixo! Depois de anos lutando pelos direitos do meu filho, acabei desistindo e coloquei em uma escola particular - que é especializada em criancas neuroatipicas. Foi a melhor coisa que eu fiz. Na rede pública o laudo dele era totalmente ignorado!
Na prática, isso é muito complexo. Nós professores, estamos sofrendo muito com o aumento de crianças neuroatípicos, pois o sistema de educação ainda não alcançou, e está longe disso, a estrutura possível, não falo nem da melhor, para a inclusão de fato acontecer. Sinto-me impotente e já em processo de adoecimento com tanta demanda, que é de responsabilidade da família, e por tão pouca ajuda, estrutura física e humano para melhorar esses resultado educacionais. Peço um pouco mais de humanidade com os professores da educação básica que estão sendo penalizados e cobrados por demais. A nossa saúde mental também está sendo comprometida.
Pelo menos dá pra perceber que vc é interessada pra saber mais sobre o assunto - procura informações. Isso já é um enorme passo! Parabéns! Tem muita gente que nem isso faz! Gratidão 🙏🏻
a questão que ela Debora, colocou é que muitas vezes temos que atender demandas que são dos pais, e ai o pedagógico fica prejudicado. è obrigação do professor relatar comportamento diferentes do padrão em relatórios bimestrais/trimestrais e conversar com os pais. porem estamos as vezes tão absortos em educar a criança a se comportar em sociedade que o ensino fica em segundo plano.
@@dara_amaraminha professora puxava minhas orelhas na 1° série do fundamental em 1989. Na segunda série não copiava nada, na verdade nunca consegui copiar a matéria do quadro a tempo, sempre tive essa dificuldade na terceira série rodei, aos 41 anos procurei uma neuropsicóloga, e fui diagnosticado TDAH.
Conveniente deixar os pequenos drogados.. tem bastante vagas para faxinas quem não tem paciência com crianças.
A lei é linda, mas na prática há descaso do plano de saúde ao acesso a um neuropsicólogo para ajudar no diagnóstico, assim como psiquiátra. Os TEA têm muito mais amparo legal com a Lei Berenice Piana, mas mesmo assim só estão conseguindo terapias e diagnóstico após muita luta judicial que demora e muito.
Gratidão pelos Esclarecimentos. ❤
Para quem ta com dificuldade de diagnóstico, aqui vai uma ideia que para mim funcionou demais.
Uma consulta com o psiquiatra custa em torno de R$ 500,00 (aqui). Consiga uma consulta para diagnóstico, depois da para renovar as receitas no posto de saúde do bairro.
Para mim deu certo, de início fui para tratar a ansiedade e posteriormente o tdah.
Mas compreendo que esta doi a minha realidade. Fora que os medicamentos para o tdah, nenhum esta disponível na rede pública
Com certeza os professores e pedagogos deveriam aprender a identificar crianças tdah
Boa noite! Gostaria que abordasse nos direitos de quem trabalha e tem Tdah
Meu filho sempre sofreu,na escola por falta de um laudo e de proficional preparado.. esse ano ele recebeu o laudo com TDAH servero.hoje 02/07 busquei ele na escola..no choro, desespero.. porque não conseguiu tirar nota boa nas matérias..e reclamando que os professores gritar com ele.falou que ele é preguiçoso..o que posso fazer?além dele ter acompanhado médico,faz uso de medição,faz terapia.. quero ajudar.
Que falta de informação e nas redes públicas foram feitos os primeiros sinais de que a criança precisa de uma atenção especial.
Olá! Muito esclarecedora a discussão! Uma duvida, por gentileza... Como fica a situação de pessoas adultas no ambiente acadêmico (nível superior), com diagnóstico tardio de TDAH? Teriam direito a algum tratamento inclusivo durante a formação acadêmica, considerando a dificuldade de manter a atenção por muito tempo?
aqui onde eu moro so pode dar aula pra alunos com tea e somente pra crianças do primeiro e quarto ano do ensino basico
Oi Iuri, meu filho tem e repetiu o ano não aprende nada, notas baixas comportamento horrível, não consigo professor auxiliar que fala que não tem direito já estamos no meio do ano e não consegui nada, minha vida é um caos a escola é um descaso a secretaria da educação também é os médicos piorou eu vou ver agora que vou pagar pra ver o que muda porque não aguento mais.
Isso é muito triste eu também passo por isso com meu filho 😢
Retornei o meu filho na neurologista esse ano que o diagnósticou com o TDAH em 2022 e até o ano passado o cid dele dava direito a professora auxiliar. Esse ano como teve cotte de gastos da prefeitura onde eu moro, deram direito somente para alguns cids como F70 e F71
O laudo dele era F 90. Atualizei com a neurologista e ela incluiu o F 70 para obter o direito a professora auxiliar e a escola aceitou e providenciou para ele. É importante estar atualizando os laudos.
E ele tem o laudo a escola não pode reprovar!
@@noamortarot TDAH, não entra como deficiência, tem direito de mais tempo para fazer prova, o professor ou a escola pode adaptar o ensino para que ele tenha êxito, porem reprova sim. TEA não reprova
Acredito que na escola, diversos professores e até mesmo alunos, enchem as paredes de cores , informações e figuras, isso é um prato cheio pra quem tem TDAH simplesmente ir pra o mundo da lua e focar em tudo menos na aula. Acredito que professores e funcionários deveriam se solidarizar com a gente que tem.
A bem da verdade, não é culpa deles. A intenção é criar um ambiente alegre e estimulante para a maioria dos alunos.
@@eduardomarques91 de fato, e sou super de acordo com seu ponto de vista, mas infelizmente ainda é bastante ruim, e com certeza não é por mal que fazem. Também dou aula então entendo os dois lados da moeda. Só não sou a favor do extravasar(muitas cores e afins)
@@scandal9739 Sim, claro. É muito complicado ajustar a sala para necessidades tão diversas.
Sou professora, TDAH e sou justamente eu que enfeito as paredes 😂😂😂😂😂
Meu filho hj com 15 anos tem diagnóstico de TDAH quando criança em Campinas SP em escola pública sofreu muito com descaso, falta de conhecimento e ignorância dos professores e diretores. Hj moramos no Paraná ele está no 8A e ainda sofre na escola estadual. Professores bombardeiam nos de reclamações...
TDHA deveria entrar como PCD...
em alguns casos acho que sim. mas tem muitos de nós que vive uma vida praticamente normal após tratamento.
O problema seria comprovar o TDH, na rede publica, o CAPS aqui em São Paulo nao atendem isso, eles encaminham para as UBS, uma vez po semana , tem um grupo de ajuda, com um psicologo para umas 15 pessoas, não dá, até conseguir encaminhar para o psiquiatra, vai tomar uma canseira.
o ideal seria um profissional particular, mais rapido.
@@andrelourencosoucha5454 Aqui no Estado do Pará eu faço acompanhamento com psiquiatra do CAPS.
Trabalho em escola pública, então só posso falar dessa realidade. E aqui em Maceió, nas escolas públicas, não há preparo da maioria dos professores e nem dos psicopedagogos das salas de recurso multifuncional. E os auxiliares, que acompanham os alunos que tem laudo com direito em lei, são estagiários dos cursos de graduação em psicologia e pedagogia sem experiência para lidar com as demandas destes alunos.
@@lydiadbv Concordo, eu mesmo vivo tranquilamente. Claro que com a ajuda dos tratamentos
Pobre escola pública.😢Minha criança só foi para uma avaliação psicopedagógica por que eu percebi a dificuldade e paguei o acompanhamento durante quase 1 ano. Nunca teve acompanhamento especial. Está no sexto ano e lê silabando. Triste! Tantos impostos e retorno mínimo do mínimo para a sociedade.
Minha filha tem 15 anos descobri faz pouco tempo mas eu fui atrás pq a escola também não tenho a poio ela tem tod tdah
Minha filha de 7 anos já passou por 2 escolas particulares altamente conceituadas e nenhuma das 2 possuíam material e método pedagógico diferenciado para tdha. Tenho que correr por fora, com muito suor e lágrima, pra minha filha não ficar defasada na escola.
E nós, professore que temos o diagnóstico de TDAH. Ou melhor, o que o TDAH adulto tem direito?
Meu filho está saindo do nível 2 com TDAH, falaram que ele vai ficar numa sala especial pra ele já estou ficando preocupada não sei como vai ser
E quando o tdah e descoberto na vida adulta e já foi prejudicado,ja passou dos trinta como fica tem algum direito, benefícios pq volta a trás pra recuperar os danos bem complicado.
A lei diz que tem que ser assistido com tratamento somente. O que em muitos casos devido a alta demanda do local é ignorado, digo por minha própria experiencia. Ouvi de uma profissional da saude que eu não tenho tdah pq fiz faculdade, e que meu caso não era grave para ter tratamento particularizado e que deveria participar das reuniões semanais de aconselhamento. Detalhe cuido da minha mãe que virou um bebe, trabalho fora (mudei de profissão), tenho minha familia, mal tenho suporte do meu pai e irmãos. enfim é a vida! a unica coisa boa que peguei um médico que também é tdah e me encaminhou para neuro, e após 1 ano na fila consegui passar e vou ter que fazer exames para constatar o tdah pelo sus, já que não tenho mais o laudo do primeiro medico que me diagnosticou. desculpe sou prolixa
Complicado pq a maior preocupação que vejo é de criança, não tá errado mas os adultos que sofrem a vida toda parecem bem esquecidos
@@fernandafernandes6048 eu digo por experiência própria. Tenho 40 anos e agora encontrei um psiquiatra que disse que não sou bipolar, e sim TDHA! Sofri e ainda sofro percas financeiras. Melhorava e piorava, fazia as propostas terapêuticas e mesmo assim não melhorava. Fora o julgamento alheio!
É muito complicado pq acham que é somente uma desatenção e falta de concentração quando na verdade são vários sintomas e consequências que acarretam! Na vida adulta então a vida vira um caos e a gente em sofrimento psíquico extremo! Estou fazendo terapia com um psicólogo que menospreza o TDaH e não sabe nem lidar com minha situação. Chegou a me dizer pra procurar um namorado pois é falta de s3x@. Sendo que luto todos os dias pra levantar da cama e fazer atividades básicas dia a dia imagina pensar em namorar. Fiquei chocada com a falta de despreparo do profissional. Infelizmente na minha cidade é o único que atende pelo meu plano. Comecei a ritalina e, devido muitas comorbidades ao longo do tempo pq descobri agora com 35 anos, não surtiu ainda efeitos em mim. Estou tão desanimada.
@@rawenna-ov6ex deixa de fazer terapia com esse psicólogo! Os julgamentos dele só pioram. Infelizmente têm profissionais muito ruins!
eu gostaria de lembrar esse advogado que existe tres formas de se aposentar quem tem esse transtorno sao elas: aposentadoria por invalidez, auxilio doença, e beneficio de prestacao continuada (bpc/loas)
Bom dia... Meu filho foi testado 2 X para ter certeza do diagnóstico. No entanto a Ex Dirigente da Secretaria da Educação do Estado de SP - e Ex Diretora da Escola Leão XIII, tbm diretora de uma Instituição Universitária particular que não recordo o nome ( Mariangela Camba ) e sua Coordenadora para conseguir mais um aluno na escola fez de tudo para que eu o matricula-se nesta escola. No final do ano ele foi reprovado e o comentário feito por ela foi " TDAH - É coisa de aluno VAGABUNDO não quer estudar...."
Uma pessoa totalmente desprerada. E esse prejuízo está até hj....a ponto de não querer fazer Faculdade.
Em nenhum nível os profissionais da Educação não estam preparados para ensinar as crianças com TDH infelizmente
Posso responder por mim, como uma professora de rede publica que tem TDAH, sim não temos materiais didático para tdah, tudo que fazemos paras as crianças com deficiencias na rede publica parte do intelecto e conhecimento de cada professor. existe uma lista que é passada a nós das crianças já com laudo e se os pais avisarem os de que estão em processo de serem laudadas. Também existe o contraponto de avisarmos as famílias e elas não fazerem nada, não irem atras de um neuro, psi e psiquiatra por diversos motivos um deles é a demora do sus, outras vezes é preconceito e etc. Temos que lembrar também que na rede particular alem de em alguns casos o material já estar pronto o que é bom porem engessado, a quantidade de crianças por sala é consideravelmente menor que na rede publica. Não há como comparar ambas superfluamente, só como tem ou não tem material didatico.
Existe algum tipo de aposentadoria especial para portadores de TDAH? Para quem atingiu a idade mas não tem contribuições suficientes?
@@palfermarcenaria especifico para o tdah se eu não me engano não.. da pra se aposentar por idade mesmo sem as contribuições de 30 e poucos. e tem o loas também
Tenho 53 anos o diagnóstico aconteceu quando eu tinha 33 e o prejuízo foi grande
Sorte a sua,estou descobrindo agora,prestes a completar 55 anos😢
Meu marido descobriu agora, 52 anos.
vc diz tdah ...?? como vc descobriu... onde vc foi...? eu tenho todos sintomas..
No estado de Alagoas, cidade de Palmeira dos Índios não existe nada em escolas partículas mas existe nad escolas públicas. Convido todos a verificar e um grupo de pais está lutando contra o serviço particular
Você já fez algum vídeo sobre disforia de Rejeição?
Mesmo com o laudo, o SUS não fornece o medicamento e eles são muito caros, como o tratamento desses, pessoas de baixa renda vão conseguir tratamento?
É triste , saber que hoje muitos andarilhos, usuários de entorpecentes são portadores do TDH e por não terem sido assistidos, deixaram de ter as mesmas oportunidades que outros
Ainda não fornece, estão lutando para disponibilizar
Minha dúvida é a seguinte, minha filha além do TDAH tem dislexia, a escola a deixou de recuperação por um décimo em inglês. Ela está no 1o ano do Ensino Médio, posso exigir, diante do exposto, que seja arredondado a sua nota para a média 6?
Rpz, 0,1 décimo é foda. Deveriam ter passado ela
@@ANTONIOVIRGOLINONETODIREITO É isso que penso também, afinal, a minha filha não consegue aprender o inglês, muito mais difícil para ela. Por isso, a coloquei no espanhol, tem mais facilidade e sei que no ENEM ou vestibulares poderá optar por essa língua estrangeira. A lei precisa melhorar muito, tanto do TDAH quanto da dislexia. A luta é para os pais e não acaba nunca.
@@Cynthia4002 o pessoal da escola está totalmente errado, é muita injustiça né.
@@Cynthia4002 a escola tem o laudo dela? foi oferecido mais tempo para ela fazer as provas, algum método didático diferenciado para ela? isso está documentado pela escola? se foi oferecido didática diferenciada e mais tempo para ela e a escola tem as documentado vc pode deixar sua filha ter a oportunidade da recuperação para que ela possa tentar ter essa melhora. Agora se a escola mesmo sabendo do laudo não fez nada ou não tem provas pode pedir para alterar a nota.
O filho tem Tdh com diagnóstico estuda em escola particular e não dão tanta assistência assim eles ignorava
A escola do meu filho disse hoje ,que somente fará as adaptações ( principalmente provas adaptadas), se eu atualizar o laudo dele anualmente, isso é constitucional?
Eu pai de uma menina de 9 anos TEA e TDAH e eu também diagnosticado a poucos meses com TDAH aos 38 anos de idade com uma inclinação duvidosa para TEA, pelo menos nas escolas públicas que minha filha estudou eles fogem do PEI.
Eu olho com muito carinho para estes alunos. Mas pobres professores. O Brasil não resolveu nem sua tarefa de casa, que é organizar o ensino para neuróticos. Nosso ensino é péssimo e nossa educação sucateada. E a escola recebeu mais esta tarefa gigantesca de fazer inclusão. E isto tudo é uma ilusão. Nas salas de aula tudo isto é feito da maneira mais esdrúxula que existe. Daqui a pouco não haverá mais professores. Todos deixarão esta profissão. As leis são lindas para um outro planeta!
Fora do país se pratica uma educação digna e que leva em consideração a todos os agentes Educacionais. Alunos, pais, gestores e professores.
Crianças, crianças e crianças,. O adulto que se lasque
Temos o direito ao tratamento somente.
@@lydiadbv já ouvi dizer, lenda urbana
Pois é... Aparentemente a criança é curada quando cresce, já que ninguém nunca tá nem aí pro adulto. Muito legal se preocupar com o TDAH do aluno, mas quando o professor também tem é problema dele, né?
@@fredcavalcante1887 então, muitas crianças tem a vida normal (ou praticamente) apos o tratamento na infancia. Nós que somos adultos que não foram tratados na infancia que levamos essa defasagem na vida adulta com mais proeminencia. no final nos lascamos. já que até pouco tempo era um transtorno infantil e principalmente de meninos.
@@tassiomourafernandes4698 é um transtorno dificil de se diagnosticar já que a vida cotidiana na época que vivemos nos dá muitas defasagens cognitivas (falha na memoria por exemplo) que se assemelha ao tdah. o estudo sobre o tdah adulto precisa avançar muito. pesquisar sobre possiveis marcadores geneticos para poder erem testes mais eficazes. ai sim podemos ter acesso a esses tais direitos com mais eficacia
MUITO bom
Era pra entrar como PCD para concurso.
Hoje em dia o TDAH ainda tem alguma visibilidade
Quando eu fui diagnosticada com 8 anos, não se falava sobre, na escola tinha que se virar, reprovei me achava a pessoa mais burra do mundo, peguei trauma de sala de aula. 😢
Ou seja, só atende às crianças...
Quem já estudou em escola pública entende os motivos, na maioria das vezes os professores não tem culpa, o baixo investimentos e sucateiamento das escolas são os maiores vilões. Escolas particulares tem mensalides e trabalham com uma politica relativamente mais particular.
E TDAH com TCS pragmática?
Tenho muita dificuldade de interpretação e argumentação de texto, é como se eu travasse, e não consigo escrever nada.
As pessoas deveriam ver a situação na Bolívia, já que faz parte do Mercosul. Sofrem abusos de todos os tipos nos dois últimos períodos, eles não os respeitam e agem como se fossem escravos deles. Vejam isso, por favor. Estudantes de medicina, pagamos e somos mal tratados e humilhados
Desculpem... o corretor colocou neuróticos mas quis dizer neurotipicos.
Direitos que se tem que pagar para usufruir? Nunca foi direitos, eu chamo isso de barganha social, mesmo que dizer "o escravo é livre se continuar trabalhando"
Falou falou não entendí nada, então a gente não tem nada
Concordo com vc!falou muito mas a impressão que dá é que estamos ferrado até o momento
Temos o direito ao tratamento somente.
@@lydiadbve qual seria esse direito?
E qual é o direito do professor com tdah?
Gostaria de saber tbm?😢
Escola Pública inclusiva , muitas vezes não é equipada pra atendimentos especiais .Nem o professor estuda pra isso. Agora precisa de um apoio de profissionais e equipamentos para poder atender aos especiais. A lei diz q é pra atender , mas o governo não dar as condições necessárias para isso. E isso vai ficando assim. Agora a escola privada , acredito, que é bem diferente da escola pública. Isso é pra todos os especiais. Autismo, dislexia, discalculia, surdez, cegueira entre outros. O governo não paga nem o piso, nem oferece cursos para os professores atuarem nesta área. O q já seria impossível praticamente dar aulas para 40 alunos e atender aos especiais.
Nesse debate falaram muito e não chegaram a nada,
Esse adivogado tá mais enrrolado do que eu,que não fiz direito,parece estar passando pano para o governo.A mesma fala que venho ouvindo de tds que procurei está semana pra conseguir um monitor pro meu sobrinho.A única saida agora ê entrar com uma Ação para ter o direito dado a ele,por causa do dinheiro,economisar pra eles roubar.👈
Não entendi a surpresa em relação a rede pública?
Vcs realmente acresitam em funcionarios publicos e governo, sera isso um déficit mental?
Mas quais são os direitos para o adulto com TDAH?
Direito a tratamento
@@lydiadbv pode se aposentar tbm so pra lembrar
Resumindo... se uma escola não tem condições e falar que não precisa de monitor... não terão direito... não eh o médico, psicóloga, psiquiatra, ... que vai ter voz ativa... então tá ferrado!!!
Gosto de mais do canal TDAH descomplicado.
Mas será que tenho TDAH? Só de ouvir esse tanto de né, ééé que esse senhor usou nas frases já não dou conta de assistir o vídeo até o final.
A insegurança com que ele responde as perguntas, me causa espanto.
Qto
😢😢😢
É cada uma que dá duas 🤦♀️
Resumindo,pra adulto com TDAH não tem nenhum direito 😅
Inclusao....e linda no papel, nao ha um trabalho específico para ele, tem um auxilar ,q nao ha formação para estar auxiliando a criança.Entao,ele fica no fundo da fala, esquecido,por professor que nao sabe trabalhar com ele
Ta, tu fala isso mas na vdd tudo se resume a ignorância, preconceito, ausência de conhecimento da sociedade, educação e escolas em geral, ate a maioria dos medicos parece que ri da cara dessas pessoas e virou ate piada forma de ofensa
O cara não sabe nem fala
Será que ele sabe a condição dessas crianças.
E dos pais?
Ese aluno fica anos e anos la
Os professores da rede pública deveria ter uma preparação a respeito do TDAH. Pois a maioria não sabem nada. Nem como fazer as adoração
Tem cursos sim. Tem sala de Recursos. Procure se informar melhor. Ok.
Esse senhor está desatualizado. Visite uma escola pública
Que tal um vídeo mais objetivo ?
Falou muito e disse pouco
Esse adivogado tá mais enrrolado do que eu,que não fiz direito,parece estar passando pano para o governo.A mesma fala que venho ouvindo de tds que procurei está semana pra conseguir um monitor pro meu sobrinho.A única saida agora ê entrar com uma Ação para ter o direito dado a ele,por causa do dinheiro,economisar pra eles roubar.👈