Cara, que saudades das suas aulas, aquelas aulas de redes me ajudaram bastante, até hoje me ajudam quando eu me esqueço de algum detalhe, você é o melhor professor de Linux e redes que já vi aqui no TH-cam e fico feliz que esteja de volta, vou acompanhar suas novas aulas, sucesso pra você Kretcheu. :)
Seu trabalho é fantástico Kretcheu. Você foi uma das pessoas que me incentivaram a partir pro software livre. Em meu uso pessoal só uso GNU Linux a quase um ano e no trabalho, por questões de algumas impossibilidades, uso GNU Linux até onde dá. Parabéns.
Aqui em casa migramos todos para o Debian. Minha esposa estava no Ubuntu até mês passado, mas eu já usava o Debian. Atualmente estou migrando todo meu trabalho com fotografia para GNU Linux. Aproveitando a quarentena para estudar os softwares e perder o vício em Adobe.
@@kretcheu2001 sim. Estou usando darktable e gimp para fotografias no geral. Uso o blender pra fazer alguns objetos em fotografias conceituais. E uso Inkscape e krita pra trampos de artes visuais. Estou me programando para criar um canal no TH-cam ainda esse mês sobre o assunto. Principalmente darktable, que ainda tem uma comunidade pequena no Brasil. Precisei recorrer a alguns cursos na gringa para migrar. Mas te falo com propriedade, o Darktable é muito superior ao lightroom, mas por se tratar de um programa complexo, assusta os iniciantes. É preciso muita dedicação pois ele é muito diferente do famoso proprietário.
Bom dia professor! eu uso o Debian SID ou Unstable há três anos, com três kernels compilados na munheca mesmo! xanmod kernel, pf-kernel, lixquorix kernel e um kernel generico emergencial. Portanto, não sou desenvolvedor mas adoro quebrar cabeça e as vezes tenho muitas surpresas kkkkk porém, comigo não tem essa de quebrar e ficar por isso mesmo! kkkk eu consigo na tora resolver as broncas! uso o apt-listbugs que é de grande ajuda para evitar desastres desnecessários . Faço algumas personalizações em alguns arquivos para melhorar a performance (tipo cache de disco, zram, e etc) e é a distro que adoro usar! já fui usuário do slackware por mais de oito anos, porém... o Debian SID roubou a cena kkkkkkkkkkk mas tenho uma outra paixão: o Free BSD! o utilizo numa VM como desktop e é muito bom também! o canal é maravilhoso e quero parabenizá-lo pela sua didática de ensino! nota 1000! que possamos ter à contribuição do seu conhecimento sempre! um forte abraço!
Seguindo o curso desde o começo e está ótimo!!! Agora vou para a aula 4!! Meu primeiro contato com o Debian foi com o Jessie (7) e instalei o mesmo em um raspberry pi. Sou engenheiro da velha guarda (1988) 😱 e programador autodidata. Tive o primeiro contato com o servidores por causa de um projeto de controle industrial quando então decidi usar tecnologia exclusivamente Web Abandonando os programas compilados nativos em C# Assim devido a minha insistência hoje dou meus tapinhas mas de fato falta uma base pois não tive um aprendizado linear pois sempre estava Apagando um incêndio e assim que resolvia a questão tinha outras na fila e enfim, busco neste seu curso uma base mais consistente de conhecimento sobre Debian !! O som melhorou muito, na aula 2 (acho) estava muito baixo!!! Grande abraço e obrigado por disponibilizar seus conhecimentos !!
Opa eu tb me formei em 1988! Conto minha história em: th-cam.com/video/G2dEMDEtkZs/w-d-xo.html veja se interessa: salsa.debian.org/kretcheu/cursognu/-/blob/main/curso.gnu.turma3.md
Boa noite, esteja bem. Gonçalves, 58, São Vicente SP. Decidi dominar o uso do DEBIAN por influência do Kretcheu. Suas aulas são proveitosas. Compartilho desdea aula 00 nas comunidades ACESSASP. Valeu Kretcheu ! *Anotações d aula: Código: fonte ou compilado, o q é ? Ambiente ?
Desde o Debian 12, o Debian estimula o uso de software não livre e o instalador vem com software não livre por padrão e instala software não livre sem pedir ao usuário. É preciso fazer uma manobra para não instalar software não livre.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Áudio ficou ótimo! Tenho uma dúvida. Hoje to usando KdeNeon (gosto do KDE) e estou cogitando experimentar Ututu-S ou Debian. Instalando alguma dessas versões estáveis consigo fazer funcionar programas não livres e atuais? (exemplo: virtualbox, Skype, DBreaver...etc)
Sim, vc pode. Mas programas não-livres e atuais não são feitos pensando em compatibilidade, capaz de acabar tento que usar versões empacotadas diferentes.
Ótima aula. Estou refazendo minhas aulas sobre Linux e seu curso está completando algumas lacunas sobre o Debian. Professor me dá autorização para colocar seus vídeos como referências para minhas aulas?
muito bom seus videos, estou viciado, nunca dei tanta bola pro gnu em si, nisso eu tenho que discordar com o sr, por exemplo eles dizem q querem sistemas 100% free, todo hardware periférico tem um firmware, seja em um rom nele ou em um binario no SO, pra reduzir custos muitos optam por disponibilizar ele para o SO carregar, e só pq não foi o SO que carrego não significa q não está lá... vc não acha que é hipocrisia nesse caso acusar o fedora de distribuir o firmware desses casos? vc obriga o usuario a usar um hardware q tem o firmware gravado nele só pra ser mais caro e não mudar nada, ao menos o fedora expôs isso e agora pode-se propor firmwares abertos? eu achei uma bela hipocrisia. quando decidiram que plutão não era mais um planeta isso foi feito em um congresso de astrônomos, existe um congresso de desenvolvedores livres decidindo quais distros eles vão apoiar no site? ou é algum grupo fechado de pessoas q controlam isso?
Obrigado Wesley. A questão não é o utilizador escolher carregar ou não um firmware não-livre, mas alguém escolher por ele. Se eu ou você fazemos nossas escolhas, devemos saber quais as consequências, o problema é alguém escolher por nós e sem muito aviso, dando a impressão que o sistema é melhor, que "tudo" funciona, quando em verdade funcionou porque foi escolhido usar um firmware não livre. A FSF e o projeto GNU mantém uma lista de distribuições que endossam e as que não endossam o porquê não o fazem. www.gnu.org/distros/free-distros.en.html
Uma dúvida. Se a todod momento um pacote pode ir, após ficar algum tempo sem apresentar problemas, do unstable para o testing então quando o testing vira stable ele pode conter pacotes que chegaram nele a uma semana por exemplo?
Durante o processo de desenvolvimento a versão testing fica em vários estágios. Próximo ao lançamento entra num estado de freeze (congelamento) e o critérios do fluxo de pacotes muda. release.debian.org/bullseye/freeze_policy.html
Professor eu venho usando Debian na versão testing já alguns anos, tive problemas com cinamom tempos atrás aí migrei para xfce, fora isto não tive nenhum problema. Uso programas da receita IRPF e ITR, se mudar para Sid tenho algum risco de quebra, ou acha que dá para mudar tranquilamente?
Se estiver usando apenas os repositórios oficiais não vai ter grandes problemas. Usar o Sid, vai exigir alguns cuidados, mas é de boa também. Depende muito do seu perfil de uso.
@@kretcheu2001 atualizei por ora funcionando, meu uso é internet estes programas da receita nas devidas épocas, e o kmymoney para controle financeiro, mas simples impossível :)
É fantástico adentrar o universo Debian pela sua didática. Obrigado por compartilhar CONHECIMENTO!
Obrigado Jerry.
Para mim, o melhor curso que já na área. Parabéns pela didática e por tamanha generosidade.
Vida longa pro senhor!
Kretcheu, vc é o cara!
obrigado por existir
Obrigado!!
Cara, que saudades das suas aulas, aquelas aulas de redes me ajudaram bastante, até hoje me ajudam quando eu me esqueço de algum detalhe, você é o melhor professor de Linux e redes que já vi aqui no TH-cam e fico feliz que esteja de volta, vou acompanhar suas novas aulas, sucesso pra você Kretcheu. :)
Obrigado. Já está no grupo?
t.me/cursognu
@@kretcheu2001 Vou participar, obrigado.
Ahh!!! Eu também molhei o bico nessas aulas de rede quando comecei a aplicar com tecnologia web em controle
Muito bom o Audio, bem melhor que os outros vídeos.
Verdade. Tb achei.
Didática muito boa, a aprendizagem flui sozinha.
Obrigado por continuar a contribuir para nosso conhecimento.
Precisamos de mais aulas como essa no youtube. Obrigado por mais esse ensinamento.
Tem 36 aulas aí, mais uns 100 vídeos de laboratórios e tira dúvidas, além dos meus cursos com aulas ao vivo.
@@kretcheu2001 Vou com certeza consumir os outros videos...
@@anderson-medeiros no curso com aulas ao vivo também temos um grupo de apoio.
Com certeza melhor curso do Yt recomendo demais , grato Paulo !!
Obrigado Ricardo.
EXCELENTE curso! Você Kretcheu tem um entusiasmo FANTÁSTICO ao compartilhar conhecimento sobre Software Livre. Muito Obrigado.
Compartilhar é muito bom!
Seu trabalho é fantástico Kretcheu. Você foi uma das pessoas que me incentivaram a partir pro software livre. Em meu uso pessoal só uso GNU Linux a quase um ano e no trabalho, por questões de algumas impossibilidades, uso GNU Linux até onde dá. Parabéns.
Nem sempre a gente pode decidir, faz parte.
Se as impossibilidades forem técnicas muitas vezes há opções.
Aqui em casa migramos todos para o Debian. Minha esposa estava no Ubuntu até mês passado, mas eu já usava o Debian. Atualmente estou migrando todo meu trabalho com fotografia para GNU Linux. Aproveitando a quarentena para estudar os softwares e perder o vício em Adobe.
@@PurismMulin Já chegou no Dark Table?
@@kretcheu2001 sim. Estou usando darktable e gimp para fotografias no geral. Uso o blender pra fazer alguns objetos em fotografias conceituais. E uso Inkscape e krita pra trampos de artes visuais.
Estou me programando para criar um canal no TH-cam ainda esse mês sobre o assunto. Principalmente darktable, que ainda tem uma comunidade pequena no Brasil. Precisei recorrer a alguns cursos na gringa para migrar.
Mas te falo com propriedade, o Darktable é muito superior ao lightroom, mas por se tratar de um programa complexo, assusta os iniciantes. É preciso muita dedicação pois ele é muito diferente do famoso proprietário.
Excelente aula professor !!!!!
Muito obrigado pela aula professor.
Por nada Adenilson.
Bom dia professor! eu uso o Debian SID ou Unstable há três anos, com três kernels compilados na munheca mesmo! xanmod kernel, pf-kernel, lixquorix kernel e um kernel generico emergencial. Portanto, não sou desenvolvedor mas adoro quebrar cabeça e as vezes tenho muitas surpresas kkkkk porém, comigo não tem essa de quebrar e ficar por isso mesmo! kkkk eu consigo na tora resolver as broncas! uso o apt-listbugs que é de grande ajuda para evitar desastres desnecessários . Faço algumas personalizações em alguns arquivos para melhorar a performance (tipo cache de disco, zram, e etc) e é a distro que adoro usar! já fui usuário do slackware por mais de oito anos, porém... o Debian SID roubou a cena kkkkkkkkkkk mas tenho uma outra paixão: o Free BSD! o utilizo numa VM como desktop e é muito bom também! o canal é maravilhoso e quero parabenizá-lo pela sua didática de ensino! nota 1000! que possamos ter à contribuição do seu conhecimento sempre! um forte abraço!
Vamos começar uma nova turma do curso GNU, se puder ajuda na indicação:
salsa.debian.org/kretcheu/cursognu/-/blob/main/curso-gnu-redes.md
Muito obrigado Prof. Kretcheu por todo seu trabalho a divulgar o software livre.
Muito legal conhecer essa história!
Excelente aula, Prof. Kretcheu!
Muito obrigado.
Obrigado Balbino.
Obrigado!! Sou iniciante no linux e suas aulas estão me ajudando muito.
Que bom Rômulo.
Olá Rômulo. Comprei PC com o MINT a menos de dois meses. Vamos compartilhar soluções para as dificuldades ?
Curso excelente, muito rico de detalhes.
Valeu Guilherme.
Melhor curso de Linux da história!
Obrigado!
obrigado professor
parabéns professor!
Obrigado.
Essa aula me fez ter vontade de experimentar o Debian. Mais uma aula ótima!
Obrigado Pagan, ah que bom!
Professor Kretcheu, parabéns por esse curso e pela excelente didática.
Obrigado.
Seguindo o curso desde o começo e está ótimo!!! Agora vou para a aula 4!!
Meu primeiro contato com o Debian foi com o Jessie (7) e instalei o mesmo em um raspberry pi. Sou engenheiro da velha guarda (1988) 😱 e programador autodidata. Tive o primeiro contato com o servidores por causa de um projeto de controle industrial quando então decidi usar tecnologia exclusivamente Web Abandonando os programas compilados nativos em C#
Assim devido a minha insistência hoje dou meus tapinhas mas de fato falta uma base pois não tive um aprendizado linear pois sempre estava Apagando um incêndio e assim que resolvia a questão tinha outras na fila e enfim, busco neste seu curso uma base mais consistente de conhecimento sobre Debian !!
O som melhorou muito, na aula 2 (acho) estava muito baixo!!!
Grande abraço e obrigado por disponibilizar seus conhecimentos !!
Opa eu tb me formei em 1988!
Conto minha história em:
th-cam.com/video/G2dEMDEtkZs/w-d-xo.html
veja se interessa:
salsa.debian.org/kretcheu/cursognu/-/blob/main/curso.gnu.turma3.md
Boa noite,
esteja bem.
Gonçalves, 58, São Vicente SP.
Decidi dominar o uso do DEBIAN por influência do Kretcheu.
Suas aulas são proveitosas.
Compartilho desdea aula 00 nas comunidades ACESSASP.
Valeu Kretcheu !
*Anotações d aula:
Código: fonte ou compilado, o q é ?
Ambiente ?
Que legal Fernando.
Curso top demais. Muito detalhado. Parabéns pela iniciativa, mestre!!
Obrigado Rafael.
Obrigado professor!
Kretcheu muitíssimo obrigado pelo conteúdo!!!!
muito.......sensacional.
parabens professor
Seguidor desde Campus Party 2016! ;)
Que massa! Obrigado Israel.
Espetáculo de aula como sempre, Kretcheu!
Obrigado.
excelente
Muito boa a Aula hein Kretcheu e olha que ainda só estou na historia do gnu/linux
A maratona continua....
Grande Kretcheu!
Revisando o conteúdo
Ja to ficando repetitivo. Mas professor voce e muito massa.
Boa tarde Professor! não estou achando o link do telegram para particiapar do grupo. Estou adorando as aulas. um forte abraço!
Obrigado Marcelo.
t.me/cursognu
Desde o Debian 12, o Debian estimula o uso de software não livre e o instalador vem com software não livre por padrão e instala software não livre sem pedir ao usuário. É preciso fazer uma manobra para não instalar software não livre.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Áudio ficou ótimo! Tenho uma dúvida. Hoje to usando KdeNeon (gosto do KDE) e estou cogitando experimentar Ututu-S ou Debian. Instalando alguma dessas versões estáveis consigo fazer funcionar programas não livres e atuais? (exemplo: virtualbox, Skype, DBreaver...etc)
Sim, vc pode. Mas programas não-livres e atuais não são feitos pensando em compatibilidade, capaz de acabar tento que usar versões empacotadas diferentes.
Ótima aula. Estou refazendo minhas aulas sobre Linux e seu curso está completando algumas lacunas sobre o Debian. Professor me dá autorização para colocar seus vídeos como referências para minhas aulas?
Obrigado.
Claro! Agradeço o compartilhamento dos vídeos.
Slackware inda irá permanecer no futuro ou vai ir acabando?
Não vejo muitas pessoas utilizando ele hj em dia.
Acho que pode permanecer, ainda tem uma comunidade desenvolvendo.
muito bom seus videos, estou viciado, nunca dei tanta bola pro gnu em si, nisso eu tenho que discordar com o sr, por exemplo eles dizem q querem sistemas 100% free, todo hardware periférico tem um firmware, seja em um rom nele ou em um binario no SO, pra reduzir custos muitos optam por disponibilizar ele para o SO carregar, e só pq não foi o SO que carrego não significa q não está lá... vc não acha que é hipocrisia nesse caso acusar o fedora de distribuir o firmware desses casos? vc obriga o usuario a usar um hardware q tem o firmware gravado nele só pra ser mais caro e não mudar nada, ao menos o fedora expôs isso e agora pode-se propor firmwares abertos? eu achei uma bela hipocrisia. quando decidiram que plutão não era mais um planeta isso foi feito em um congresso de astrônomos, existe um congresso de desenvolvedores livres decidindo quais distros eles vão apoiar no site? ou é algum grupo fechado de pessoas q controlam isso?
Obrigado Wesley.
A questão não é o utilizador escolher carregar ou não um firmware não-livre, mas alguém escolher por ele. Se eu ou você fazemos nossas escolhas, devemos saber quais as consequências, o problema é alguém escolher por nós e sem muito aviso, dando a impressão que o sistema é melhor, que "tudo" funciona, quando em verdade funcionou porque foi escolhido usar um firmware não livre.
A FSF e o projeto GNU mantém uma lista de distribuições que endossam e as que não endossam o porquê não o fazem.
www.gnu.org/distros/free-distros.en.html
Uma dúvida. Se a todod momento um pacote pode ir, após ficar algum tempo sem apresentar problemas, do unstable para o testing então quando o testing vira stable ele pode conter pacotes que chegaram nele a uma semana por exemplo?
Durante o processo de desenvolvimento a versão testing fica em vários estágios. Próximo ao lançamento entra num estado de freeze (congelamento) e o critérios do fluxo de pacotes muda.
release.debian.org/bullseye/freeze_policy.html
@@kretcheu2001 Muito Obrigado. Nos próximos dias vou ler este documento com mais cuidado
Professor eu venho usando Debian na versão testing já alguns anos, tive problemas com cinamom tempos atrás aí migrei para xfce, fora isto não tive nenhum problema. Uso programas da receita IRPF e ITR, se mudar para Sid tenho algum risco de quebra, ou acha que dá para mudar tranquilamente?
Se estiver usando apenas os repositórios oficiais não vai ter grandes problemas.
Usar o Sid, vai exigir alguns cuidados, mas é de boa também.
Depende muito do seu perfil de uso.
@@kretcheu2001 atualizei por ora funcionando, meu uso é internet estes programas da receita nas devidas épocas, e o kmymoney para controle financeiro, mas simples impossível :)
visto em 11/09/2023
:)