E MEU PACIENTE PEDIU A EUTANÁSIA... O GRANDE DILEMA DA ENFERMAGEM
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 20 ม.ค. 2025
- Todos os profissionais de enfermagem e medicina que trabalham em um pronto atendimento já tiveram contato com esse dilema: "Será que estamos fazendo o que nós queremos ou o que o paciente quer?". Neste vídeo da série Vida de enfermeiro, onde conto minhas experiências profissionais, te falo sobre o dia em que o paciente não gostaria mais de viver.
-------------------------------
► Deixe nos comentários as suas sugestões de temas para outros vídeos.
► O que voce procura tá nesse link: bit.ly/proffab...
#Enfermagem #Casos #Eutanásia
Minha mãe teve ELA. Nos últimos 6 meses antes dela partir, ela estava sofrendo demais. Com muito esforço, um dia ela escreveu "Ore para Deus me levar, não aguento mais."
Nas minhas orações, clamava à Deus para ter misericórdia do sofrimento da minha mãe.
Em uma tarde, ela teve uma parada e Deus a recolheu.
Que triste, sinto muito por ela ter sofrido tanto
Pedi o mesmo por minha Tia. Teve um tumor cerebral, ja não comia, falava, apenas ouvia, ja estava cheirando muito mal, e tive que conversar com ela, pra me despedir e dizer a ela que poderia ir embora, que eu cuidaria da sua gatinha, ela nao abria os olhos e nao respondia a nada, ja havia tido uma parada e voltou. Quando falei da gatinha ela comecou a mexer os olhos e a chorar, então disse a ela que iria pedir a Deus que ela se fosse, que sua missão estava feita. Ela me respondeu com o mexer dos olhos, porem não os abria.. fizemos uma oração, me despedi e fui embora pra fazer a troca de aconpanhante. Sai de manha e fiz uma oracao pedindo a Deus que a levasse. E quando foi de madrugada ela se foi e descansou. É dificil, mas nessa hora disse a ela, que a amava tanto que não poderia te-la ao meu lado vendo-a sofrer e que como a amava, sabia q ao lado de Deus ela estaria melhor. Depois de 2 anos, sonhei com ela e dei um longo abraço, ela estava linda e feliz.
Tenho certeza que sua Mãe esta maravilhosa ao lado de Deus. Não há melhor lugar do que ao lado dele. ❤❤
@@CartomanteTitaNotari😊😢💖
Se não temos a liberdade de decidir nascer ou não nesse mundo de dores, que pelo menos tenhamos a liberdade de partir dele sem levarmos até o fim as dores que aqui encontramos.
Sou a favor da eutanásia. Não gostaria de ser um fardo para ninguém,atrapalhar a vida de alguém. Minha mãe ficou acamada e vi o sofrimento dela.Os olhos dela desciam lágrimas e ela pedia a morte a Deus.
Eu também sou de acordo com eutanásia se a pessoa não pode ter uma qualidade de vida e nem cura pra que prolongar esta sofrimento
Proligar o sofrimento p/ todos familiares gostei de suas explicações parabéns ❤❤❤
Concordo, com o paciente. E fico feliz, com sua empatia com o paciente. De entender o sentimento dele. Parabéns ❤
Sou totalmente a favor da eutanásia, respeitando a vontade de quem sofre e não quer prolongar a situação.
Minha mãe ficou na UTI, 10 dias após uma cirurgia...já estava há 5 dias em casa... precisou fazer um CPRE. O médico disse que se algo "atrapalhasse" não teria plano "B".
Eu entreguei nas mãos de Deus; sei que o médico faria o seu melhor...e o que fosse melhor para minha mãe; Deus faria! Minha mãe está conosco; lúcida...inclusive fez outra cirurgia...esta última há 3 meses! (A primeira mencionada, faz 9 meses) Deus está no comando de tudo; Ele tudo pode e tudo sabe!🙏🙏
Eu não aguento nem visitar as pessoas no hospital meu marido teve avc emorragico eu entrei em choque na UTI quando fui visitar ele depois de 12 dias quase fiquei lá também que desespero. Vocês da ária são guerreiros.
Comcordo na decisão da eutanásia porque a pessoa com ela fibromialgia que doi 24 horas por dia e muito triste😢😢😢
Acredito que existem coisas piores q a morte. A vida deste rapaz q vc mencionou é um exemplo. Eutanásia/ suicídio assistido tem de ser discutidos.
Deixando de lado julgamentos voltados a religião, a crenças que não são fatídicas.
Sinto que tratamos a morte sem humanidade quando colocamos a dor e o sofrimento de uma pessoa muito doente como algo que ela DEVE passar sem opção de querer não mais “viver” daquele jeito.
Eu gostaria que um estado laico desse o direito de nos mesmos decidirmos o que queremos da nossa vida.
Com os devidos profissionais acolhendo e instruindo, acho que a eutanásia é uma forma digna de morrer.
Não é a melhor opção.
Com certeza! Deveriamos ter o DIREITO de escolher quando e como morrer; ja' que nao podemos escolher como nascer,,,,,
@@mariablanc6354 Maria, gostaria de ponderar com vc o seguinte ainda: quanto podemos realmente escolher? Nascendo em determinado país, com determinada genética, determinado gênero, determinada família e seus costumes. Quanto isso tudo aumenta ou diminui escolhas? E ainda não se pode escolher quando e como partir? Sempre penso nisso.
Boa tarde ,eu já sou uma pessoa idosa e já disse aos meus filhos que não me prolonguem a vida no caso de estar impossibilitada de fazer alguma coisa em cima de uma cama ,lúcida ou não Então pedi a Eutanásia isto em estado terminal ou num caso desses ,na Suíça existe uma clínica que fazem isso, e esse é o meu desejo,o rapaz que vc falou com certeza que queria partir ,porque impossibilitado de se mover e lúcido deve ser uma tortura ,obrigada por ter contado isso, porque nos leva a agradecer a Deus de estarmos vivos com saúde física e mental 😊
Também sou a favor da eutanásia.
Tbm concordo com vc!!
Nossa adorei este relato seu. Fiz pós em oncologia e cheguei a trabalhar em um hospital onde tinha crianças e adolescentes com câncer. Na minha pós tinha TCC e fiz sobre o processo de finitude em pacientes oncológicos terminais.
E foi perto da época que vc relatou que no relato. Foi no ano de 2015
Sou totalmente a favor. Penso que a vida só vale a pena com qualidade. No lugar desse rapaz eu gostaria de poder optar por eutanásia se fosse comigo. Sem qualidade não há vida! Há castigo de ficar nesse mundo.
Concordo com cada palavra!
Antes de mais nada, muito obrigado pela coragem de colocar este tema, tão tabu na nossa sociedade. A polémica, por alguns, eu vejo mais como um julgamento e uma necessidade de controlar para que todas as pessoas pensem e ajam da mesma forma, isto por si só acho que é o início do desrespeito pela experiência, dor, história, valores, crenças e escolhas de cada um. Tenho um pai em cuidados paleativos há quase um ano e como filho é muito duro ver a figura paterna em franco declínio físico e cognitivo e vivendo, se assim pode se chamar o que está passando, justamente o que ele sempre tentou evitar: dar trabalho para a família... Sou grato pela oportunidade de ainda tê-lo aqui, ainda posso fazer a barba, cortar o cabelo, fazer massagem, colocar as musicas de que gosta e conversar com ele no nosso silêncio e isso me faz refletir se é por minha conveniência e egoísmo ou por ele. Mas numa época futura e próxima acredito que teremos mais liberdade de optarmos pelo suicídio assistido (filme Como eu era antes de você) e outras alternativas que respeitem as vontades individuais das pessoas. Eu como filho não teria coragem de pedir para encerrar a vida dele, mas por esta experiência gostaria muito de ter a liberdade e autonomia de estando em situação semelhante ter o direito de partir sem polemicas ou divagações. Forte abraço.
Minha avó tinha diabetes. Tinha amputado as duas pernas. Os braços ficaram igualmente as pernas com bolhas pretas. Segundo o médico em decomposição. Marcaram a cirurgia para a retirada de um dos braços
Pela manhã com a cirurgia marcada perguntaram o que ela gostaria de comer e ela disse: eu posso mesmo? Então,eu quero uma vitamina de banana, mamão e maçã.( Horas antes da cirurgia) Enfim,prepararam ela para a cirurgia ela estava falando.consciente... Chegou,entrou na sala na maca. Não demorou nem 40 minutos eles vieram dizendo que ela morreu... Desconfio muito que tenham feito a eutanásia pois ela não tinha condições de fazer mais uma cirurgia desse porte novamente. Foi muito sofrimento.
Vocês fizeram a parte de vocês.... Jamais saberiam se ele estava de fato querendo morrer....
Na minha opinião devemos viver a vida com intensidade e procurando sempre fazer o certo, e em conjunto disto devemos sempre ter o desapego da vida em mente, quanto mais apego mais sofrimento, penso que se houver a opção de "resolver a situação " antes de ficar insustentável, será melhor para vc e para os que te amam, prolongar o sofrimento nada mais é que apego ou egoísmo das partes, temos toda uma vida para trabalhar isso.
Muito importante este debate. E o juramento realmente é um empecilho para a discussão. Qual é a função da Medicina e por consequência dos profissionais de saúde? Este tema tem inúmeras ramificações e penso que é importante tirar os conceitos de "triste" ou "alegre" da conversa. Morte e o morrer não precisam ser "tristes", estes são conceitos realmente culturais.
Indivíduos de espécie que não têm predadores e não tem um "processo de reprodução" que favoreça os "melhores genes" podem estar sujeitos a muito sofrimento. Acredito que a eutanásia seja uma opção interessante. *Parabenizo aqueles que conseguiram oficializar a prática.*
Não sei porque até hoje não existe aqui no Brasil. Pelo menos em alguns países existe
Gosto muito desses assuntos!
minha opiniao. cada um e dono da sua vida, e sim deveria ter o direito de escolher.
Concerteza!!
Eu lembro que no plantão de cuidadora que eu estava, cuidava de uma idosa de 104 anos, eu via a tristeza nos olhos dela, sentada em uma poutrona sem poder sair do quarto, tomar sou na janela ou andar na rua, isso era bem triste! Ela clamava para que Deus a tirar- se daquele sofrimento e a mãe a matinha viva aos cuidados de cuidadoras
Eu reflito muito sobre essas questões, quando meu pai ficou internado na UTI muitas pessoas que passavam por la corriam o risco de sobreviver e ficar em estado vegetativo, as vezes por anos. É muito triste pra pessoa e pra família toda, aquele dilema de não saber se um dia a pessoa ira voltar, se ela ainda tem consciencia ou não. Cuidar de uma paciente assim é dificílimo e um médico me disse que essa situação é muito mais comum do que imaginamos. Li que no Brasil é permitido que os médicos decidam deixar a pessoa morrer naturalmente sem intervir muito no tratamento (não é como uma eutanásia, mas é uma decisão dificl também). A maioria das pessoas não estão preparadas para tomarem essa decisão pq passam a vida sem pensar sobre isso e quando se está doente ou tem um ente doente, é dificil se decidir. Li sobre um caso de um padre que era bem velhinho e quando foi internado pediu que se a hora dele chegasse que os médicos o deixassem partir e assim foi feito, um dia ele morreu naturalmente e em paz.
Eu conheci um que chorou quando ia fazer a autópsia.
Minha mãe teve cancer de intestino, no final o medico falou se fosse operar ela corria risco de ficar na mesa de cirurgia, e falou se quisecemos que ela fosse operada nos teriamos que assinar, meu irmão mais velho perguntou a mim se assinariamos ou não, falei a ele temos que perguntar a dona do corpo, fui ao quarto e perguntei, mãe a senhora aguenta mais uma cirurgia, ela balancou a cabeça que não, ai falei a ela, a senhora vai ficar conosco até quando Deus quiser, ela ta bom, e o medico falou quando ela gritar de dor é que esta no final, e uma noite acordei com ela gritando eu nao sabia o que fazer, falei quer uma massagem uma compressa quente na barriga ela, não adianta falei ao meu pai chamar meu irmão ele veio e levei ela ate o carro enquanto meu irmao foi ao banheiro, ela escorada no carro olhou pro ceu pra nossa casa, eu dedusi é a ultima vez esta se despedindo, ficou uma semana internada no sabado faleceu, sei não mas foi muitos que morreram aquela noite em massa, saiu ate nos jornais, nesse hospital geralmente so vai mais paciente em estado terminal, um conhecido meu tambem foi em estado terminal com aides para esse hospital e morreu, ficar vivo e sofrendo é melhor que Deus a levi, ela descansou.e os outros que firam com ela também.
Estou procurando artigos e reunindo materiais para apresentar um seminário de Bioética, com este tema sobre eutanásia e cuidados Paliativos. Obrigado pelo seu relato.
Por que a pessoa que a dona da sua vida paga suas contas não tenho direito de escolher entre viver e morrer
Vc é o primeiro que aborda esse assunto que acho muito importante. Sou a favor de eutanásia para animais e seres humanos. Dentro de alguns limites é claro. Mas quando não há mais possibilidade da reversão para a saúde, continuar pra quê? Pra prolongar o sofrimento? Acho que as pessoas, quando conscientes de seu estado terminal, poderiam decidir se querem continuar a sofrer até o final ou se gostariam que seu sofrimento fosse abreviado. E se a pessoa não estiver consciente mas os médicos afirmam que não há possibilidade de reverter a situação, a família deveria poder decidir. Não é justo obrigar a pessoa a sofrimentos inimagináveis por ignorância ou hipocrisia. É o que eu penso!
Minha impressão, e meu entendimento, é de respeitar o ser humano... Ele está na sua trajetória de evolução espiritual ❤
Concordo com você.
Respeitar as escolhas inclusive, certo? Sem liberdade de escolha não existe respeito!
Vc é enfermeiro vc salva a vida de quem por escolha pura e própria deseja viver(nem é deseja a saúde pq a humanos com saúde totalmente um caso perdido)
Meu sonho era trabalhar em um hospital.. sonho em cuidar das pessoas , mais não sei mais o destino não permitiu.
Meu pai foi visitar o irmao dele que sofreu um acidente um carro bateu nele de bicicleta, colocaram aparelho nele e estava normal ia ao banheiro com aparelho, parecia normal mas os medicos falaram que se desligassem o aparelho ele morreria ele mesmo falou a meu pai, e meu pai não acreditava, passou dias e já estava ficando caro a diaria do aparelho, e os medicos dicidiram desligar, e ele se foi, dificil más complicado decisão
Viva a eutanásia, deveria ser disponível a todos que pedissem por ela
Bem, como cristã, católica, aprendi que,o sofrimento purifica_ nos dos pecados, é uma redução do nosso purgatório pós morte .Os Santos desejavam o sofrimento.O dia que não sofria,era um dia inútil... Cada qual com sua crença,o depois, só Deus sabe...
@@ROSAMYSTYCA Beleza, aí vc escolhe sofrer pq acredita nisso e quem achar melhor partir, escolhe partir. Cada um com suas escolhas
@@ROSAMYSTYCAVc fala isso pq nunca sofreu na vida. Se um dia tiver um câncer e passar por amputações e anos de quimioterapias, mudará completamente de ideia
Eu penso que quando o espírito (ou o nome que quiser dar, força de vontade, enfim) quebra, é quase impossível restaurar, independente do estado físico.
Pego de exemplo o Stephen Hawking (inclusive, nasci no mesmo dia dele), uma pessoa que tinha todos os motivos pra desistir, mas não, ele nunca deixou o espírito se abater.
Sinceramente, acho que, esgotadas as possibilidades de tratamento, deveríamos ter direito a deixar de existir. Até porque existir não é sinônimo de viver.
Eu sempre con ordei co otanazia axo um crime deixa a pesoa sofre quando não tem mais cura deixa a jente descansa🙏
Eu quero não sofrer inutilmente pois seria um peso pra família, quero que se cumpra minha vontade, por eutanásia, nada invasivo, cortem o medicamentos e tubos, quero morrer em paz, sem dor só indo dormir
a morte nunca foi a pior coisa de um ser humano
A morte é onde todas as dores acabam.
Lembrei daquele filme como eu era antes de vc.... só sabe da dor quem sente. Vcs da área da saúde fazem juramento que vão salvar a todo custo a pessoa... entendo que assim deve ser msm. Qto ao paciente, ninguém sabe.... não é julgamento da minha parte, nem sei quem é. Mas eu via minha mãe estava em estágio terminal, pedindo a morte para acabar o sofrimento. Ela não durou muito, parou de sofrer.... acho q eu pediria misericórdia a Deus, e pedia para Ele me livrar , cessar do sofrimento. Pq a pessoa sofre , a família Tb.
meu irmão de 34 anos estava em estado terminal 6 meses atrás e ele não gostava de ir ao hospital pois tinha medo de não voltar, de morrer lá, mas insistíamos porque ele ficou 1 semana sem comer somente tomando água, e já tinha 40 e poucos kilos devido ao câncer avançado, ele acabou não suportando e foi ao hospital, ficou 5 dias lá mas pedia muito para ir embora, chorava, implorava e ele era bem fechado então isso era mesmo muito forte pra gente, pedia para tirarmos ele de lá, depois de saber que não tinha mais solução levamos ele para casa, também já estava me colocando no lugar dele, se fosse eu pedindo para ir para casa e minha família já soubesse da situação, o que eu gostaria que fizessem? pensamos muito porque ele poderia falecer em casa e tínhamos medo, mas levamos, ele acabou um mês depois passando mal em casa, mas deu tempo de levar ao hospital antes de falecer.
Acho que todo o doente terminal deveria ter o direito à eutanásia!
Concordo, eu também quero esse direito de escolha, vou deixar esse pedido para meus familiares.
É complicado, porém cada caso é um caso. Se não tem qualidade de vida pra que prolongar o sofrimento.
Eu entendi o seu posicionamento e não gostaria também de vegetar numa cama , ligada a aparelhos para me manter viva.
Cada um sabe o que está passando. Na minha opinião, a Eutanásia deve ser SIM liberada para os seres humanos.
Ainda entendo que o direito do paciente em fase terminal. Não tem o porque continuar sofrendo
Sou totalmente a favor da eutanásia nesses casos queria q a justiça brasileira criasse essa lei
E' muito egoismo deixar uma pessoa em extremo sofrimento e dor continuar vivendo contra a sua vontade,,,, Deveria ser um DIREITO uma morte com dignidade= eutanasia, ao inves de sofrer ate' o ultimo vivo,
Ana Nery Garanhuns Pernambuco sou totalmente a favor
Esse é um assunto delicado, tem muitas nuances e uma delas é: até que ponto eu ficarei "preso" pelo meu parente numa situação bastante limitada e depende, como por exemplo um AVC?! Até que ponto eu considero o seu sofrimento causado pela doença e até que ponto eu considero o meu sofrimento causado pela doença que não está em mim, mas nessa pessoa que passa a depender de mim, modificando completamente a minha vida?! Do ponto de vista de quem sofreu o problema de saúde grave: até que ponto ele sofre?! Até que ponto aquilo é suportável? Até que ponto ele não conseguirá ter a mínima condição de interagir com a vida ao redor (AVC severo, câncer terminal, alzheimer em estado avançado, demências, traumas graves limitantes...) Até que ponto ele ou um familiar pode ter condições de decidir sobre a vida e a morte, racionalmente falando?! Fora crenças das mais diversas que cada pessoa carrega, nossa... São muitas nuances mesmo. Não considero um assunto de abordagem fácil. Mas é bom falar sobre isso, conversar sobre a morte para observarmos o que estamos fazendo da vida.
A palavra "eutanásia" significa "a boa morte" (no idioma grego se não me engano). E na minha opinião é um ato de amor! Porque tira o seu ente querido de um sofrimento insuportável!!!
Sou contra o aberto e contra eutanásia.
Trabalhando como enfermeira jamais seria colaboradora num procedimento de eutanasia.
A vida é uma dádiva preciosa demais para que eu a tire de alguém.
Isso sou eu falando de mim.
É um peso difícil demais para carregar.
Minha consciência não permite.
Agora, entendo e não julgo o suicida.
Sou completamente a favor. A vida é preciosa, mas se for para viver sem a mínima qualidade, não adianta. Prolongar a vida de uma pessoa que não tem esperança de cura é tortura. Além do mais, as pessoas devem ter o direito de escolher como deve morrer.
Sou a favor da Eutanásia, quando não há mais condição de cura e o sofrimento físico e emocional já são insuportáveis.
É um direito do paciente a única saída para quem se encontra em extremo sofrimento 😢 no lugar desse garoto imploraria ( se pudesse ) para descansar é insuportável viver nessa situação 😢 não se pode escolher nascer mas , morrer todos deveriam poder escolher .
Eu sinceramente cansei e só queria partir logo, e isso é uma decisão pensada repensada a vida já não vale a pena é sofrimento demais suportar tudo e a hipocrisia dos outros ainda dizer que somos fracos, fracos nada, aguentamos muito e nós decidimos o que fazer com isso
O ser humano esta longe de ser algo grande ou importante, vivemos pouco, cheio de doenças q podem nos acometer, problemas, velhice, violencia...nossos egos q acham q valemos muito.
Hipoteticamente se fossemos mais fortes, viver ate 130 anos no minimo, n existesse tantas doenças, sem cancer, sem muitas dores e tantos problemas...ai poderiamos dizer q valeriamos alguma coisa porem na atual conjectura n valemos nada, e tem gente q se acha demais.
Olá amigo. Entendo perfeitamente o qto esse tema é polêmico, mas penso que a vontade do indivíduo deva ser soberana diante do irremediavel. Sou psi e idosa renal.
Peço a Deus que nao prescise passar por essa situação tão terrível,mais eu acho que a gente tem que ter direito de escolha e nao passar por esse calvário tanto pela pessoa quanto a família
Será que existe algum termo que ele pode fazer pra "não reviver" no caso fora do ambiente hospitalar?
Vlw pela história vou pesquisar sobre o assunto.
Concordo com seu ponto de vista.
Dentro do hospital existe a onr (ordem de não ressuscitar) que o paciente ou a família escolhe.
Penso como você...se colocar no lugar do paciente é a melhor forma da gente deixar nossas crencas de lado. Tem um livro chamado "Cartas do Inferno" do Ramon Sampedro, que aborda o direito a eutanasia e como crencas religiosas acabam, muitas vezes, ignorando nossa vontade propria por buscar uma aceitacao "divina"
Isso não é vontade de Deus de forma alguma!
@@julianarosario5365 quem disse? voce falou com ele? ele existe mesmo então?
@@mms2801Insane Sim ele existe! Se quiseres uma prova teste rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria todos os dias por 30 dias e verás por si própria.
Obrigada pela indicação do livro vou por no meu carrinho, ainda esse mês vou adquirir...
@@julianarosario5365 com certeza,Deus nao esta nesse negócio,nao leva ao céus.
Gosto de suas histórias de hospital
Como o rapaz conseguiu tomar os remédios, vc mesmo disse que ele era totalmente incapacitado🤔🧐🧐
É bem isso. Mamae teve um avc com 62 anos, sem nenhum fator de risco. Ficou com sequelas serissimas, precisa de assistência 24h pra tudo, até beber água. Não anda, fala, nada... so entende. Já me "disse" várias vezes que preferia ter morrido... e eu entendo. Quando na UTI que o médico disse que ela teria uma vida assim, eu só pedi a Deus que a levasse pq não queria ve-la sofrer o resto da vida... Deus não atendeu e me gerou uma revolta por muitos anos. Hoje eu tento dar a melhor qualidade de vida possível a ela, 7 anos depois, mas entendo perfeitamente quando ela repete que preferiria ter morrido... triste pra todo mundo. Minha rainha.
As pessoas em geral, nunca estão satisfeitas com nada, se morre , reclama, se fixa vivo bom sequelas, reclama.
Na verdade, não querem ter trabalho a mais. Falta amor.
É claro que o doente, se incomoda em dar trabalho.
Se sentissem , mais amadas, com certeza não desejariam tirar o fio da vida, presente de Deus.
A vida eterna existe, e tudo que plantarmos aqui, vamos colher.
Vale para todos nós.
Cada um faça o que desejar, tida ação terá uma reação.
Se é julgar, cada um pense como quiser.
Minha opinião.
Força para vc Lais, te entendo e te desejo força. Beijinhos
Obrigado 👏👏
O meu TCC foi sobre eutanásia "eutanásia no cinema" e contém relatos de varios pacientes, realmente é um tema que ptecisamos discutir.
Eu acho que a pessoa tem que ter o direito de escolha
Sim um assunto pouco abordado...merecia mais atenção do mundo da saúde!!
Acho que se falar em aceitar e acelerar o fim é um tabu tão grande que vira algo não discutido...
Ele poderia ter pedido ajuda para isso, se estivessem em outro país com outras leis.
Por outro lado, qual é a linha? Como definir? Como medir a dor do outro?
Lidamos muito mal com a morte como sociedade...
A nossa sociedade é muito atrasada isso sim!🤦
A minha opinião é, os médicos estão aqui pra salvar vidas, não tira-las!
Eutanásia é um procedimento médico.
Vida significa está vivendo, não sofrendo em um leito vegetando
A vida é um direito, não uma obrigação. Ademais vc fala isso pq nunca sofreu na vida.
Boa noite se eu tivesse um AVC e ficasse dependendo de tudo de outra pessoa encima de uma cama eu pidiria sim pra fazer a eutanásia...
Não sei o que pensar nem o que dizer muito difícil só quem passa pode escolher 😢
Minha mãe sempre comentou que jamais queria dá trabalho, ou viver em uma cama sem mais esperança. Hoje ela tem alzheimer, teve dois AVCs, não se move mais, se alimenta por sonda. Há pouco tempo deixou de sorrir, minha maior tristeza. Fico lembrando as muitas vezes em que ela falava que queria morrer. Hoje vejo que não é vida o que ela está passando, principalmente quando aparecem escaras. O olhar vago, semblante neutro, nem responde mais, só geme quando sente algo.
Sou espirita e aprendi há muito que a vida pertence a Deus. Quem quiser tirar essa dúvida, procure pela história de Camilo Castelo Branco, jornalista e romancista português que já no final da vida, por ficar cego, resolveu suicidar. Veja a narrativa dêle após a morte que êle esperava, o que aconteceu!... É de arrepiar. Ninguém mais vai querer pensar em suicídio.
As religiões e suas histórias de terror...🥴
Responderei na maior humildade possível.
Esse rapaz foi escolhido por Deus , dentre milhares de outros que poderiam estar no lugar dele.
Coloquemos em nossas cabeças que ele foi um " Escolhido " , assim como nós!!
Quando nas escrituras foi mencionado que a nossa vida nessa terra seria somente de plenitude??
O nosso CRIADOR, passou pelo que passou e nós, meros mortais, teríamos mais honra do que ELE ??
Atribulações, doenças, perseguições, pode sim ser consideradas uma MISERICÓRDIA DIVINA, onde o CRIADOR, o colocara em prova para saber se vc e ou não merecedor da VIDA ETERNA.
São Antão ou São Tão Tão, foi perseguido incessantemente pelo demônio por 80 anos , sofrendo todas as tentações possíveis para fazer acreditar que Deus não estava aí seu lado nós momentos difíceis.
Só que ele não se curvou a ponto do demônio desistir das investidas.
Resultado:
Deus estava ao seu lado em todos os momentos difíceis , segurando fortemente as suas mãos .
O mundo que nós esperamos não é esse em que vivemos e sim o que nos espera ao lado do CRIADOR .
NAO TEMOS O DIREITO DE CEIFAR A NOSSA VIDA E A DE NINGUEM, POIS SOMOS CRIATURA E NAO O CRIADOR !!!
A morte é um alento pros sofridos, é voltar a ser o que era antes de nascer.
E como ele conseguiu tomar tantos remedios?
Como ele tomou remédio se não se mecheu?
Eu concordo com o vídeo, e concordo 100% com Eutanásia se eu pudesse eu pagaria!!
Para mim esse tema é muito complexo e muito delicado. Penso q é necessário q as pessoas envolvidas nesse fato estudem mais sobre as vidas multi dimensionais. Assim pode ser q o estudo daria vários pontos de vista e o q parece ser um terrível infortúnio quem sabe poderia até ser considerado uma inacreditável benção. Quem sabe!! Estudar é necessário.
Sim cada um deveria ter o direito de escolher, numa situação dessa escolher a eutanásia se assim ele, a pessoa desejar... Mas certamente que a maioria das pessoas não aceitam essa ideia...mas fazer o que né.
Leiam sobre testamento vital e cuidados paliativos
Como ele conseguiu ter acesso e tomar todos os remédios pra tentar suicídio se ele não conseguia se mover?
Eu sou totalmente favorável à eutanásia. Viver com dignidade.
Esse assunto é bem polêmico né?
Eu, particularmente não tenho uma opinião convicta sobre isso.
Mas acho interessante ser falado.
Eu tinha uma opinião sobre isso, depois que li o livro: a escolha, do autor Nicolas spaik me fez pensar outros aspectos desse assunto!!!! Recomendo a leitura!
Sou a favor da eutanásia, não quero "viver" vegetando! Se no Brasil tivesse essa opção eu com certeza assinaria uma autorização sobre minha escolhas. Não deixaria essa decisão para a família, pois envolve muitos sentimentos.
Penso que a decisão de eutanásia, deveria ser discutida c o paciente, enquanto ele responder por si, e ser feita a vontade dele.
Eu sou mega simpático à eutanasia. Se fosse legalizada no Brasil, evitaria a dor de gente que sem recursos, tenta suicídio.
Sou a favor da eutanásia aqui no Brasil, pra mim não vejo o mundo quando era criança, minha mente tá muito negativa, família, opressões, um emprego temporário de política muita humilhação, pra mim felicidade e só em conto de fada ou em mágica, a não ser que esteja enganado, a depressão não é difícil de pegar mais e super difícil de sair, a vontade de morrer é muito grande, não da mais passar por anos com depressão e ansiedade meu corpo não vai aguentar, família minha é complicada a dependência emocional deles é grande.
EXISTEM PESSOAS QUE VIVEM 80, 90 E ATÉ 100 ANOS E MORREM DE INFARTO FULMINANTE, DORMEM E NÃO ACORDAM. ENQUANTO CRIANÇAS E PESSOAS JOVENS DESENVOLVEM UMA DOENÇA OU UM ACIDENTE E FICAM EM CIMA DE UMA CAMA ATÉ O FIM DE SEUS DIAS AQUI NA TERRA. ACREDITO QUE TODO SER HUMANO TEM O SEU TEMPO, SEU CARMA OU DESTINO A CUMPRIR. NÃO SOU DONA DA VIDA DE NINGUEM, NEM MESMO DA MINHA PARA DAR O DIREITO DE DIZER QUEM DEVE OU NÃO DEVE MORRER.
Teve um médico que deu a opinião de tirar todos os equipamentos inclusive as sonda de alimentação do meu paciente onde morreria de fome e sede , sei que é muito sofrimento mas seria dobrar , acho que remédios eu cortaria mas água, alimentação e analgésico não.
Homicídio não. Sou uma pessoa que crê num Deus que deu a vida e pode tira la quando quiser
A ciência é limitada Deus não
Ótimo tema. Tenho visto muita dor na UTI , e acho que a eutanásia tem sim que vigorar. Mas não só a eutanásia, mas tbm o suicídio, que a família e a sociedade vive julgando, inclusive compara o suicídio a pacientes psiquiátricos e que não devem ter poder de decisão. Isso é absurdo , cada um tem que ter poder sobre si msm desde que não fira o próximo. E na maioria dos casos usam a religião como desculpa, levando o suicida pro hospital, e fazendo muitas vezes com que ele viva a custa de medicação e dependência fisica eternamente. Eu não cometeria suicídio porém talvez não me encontrei numa situação de sofrimento como tal, e não acho que quem quer fazer deva ser repreendido. A família querendo sobrepor o desejo do familiar é o que mais ocorre,
Concordo.N desejo pra vc mas se tivesse uma dor cronica de lesao no nervo como eu vc entenderia melhor dar um fim na vida, acabar com sofrimento, nenhum ser humano foi projetado pra viver 24h com dor por longos anos, isso drena as energias e a vontade de viver
No caso deste jovem, acredito que seria fazer uma avaliação psiquiátrica, medicação. É revoltante ver os amigos fazer esporte, atividades da idade dele e ele impossibilitado. Mas, na Europa e nos EUA existem muitos meios. Acho que cada caso é um caso. Esse tema é complicado. Muito.
alguem sabe se no brasil é possivel pedir eutanasia?
Super a favor da eutanásia. A vida é minha, o corpo é meu então as escolhas são minhas.
Tenho comigo que tenho o direito a minha morte. Vice viu a doença, mas as mentais são invisíveis e ninguém pode tirar esse meu direito.
A favor da eutanásia 😊
acho que a pessoa tem o direito de querer decidir se quer viver ou nao.Eu acho que ninguem pode interferir na decisão da pessoa a nao ser Deus
Sou totalmente a favor da eutanásia
Sempre pensei assim, se os pets podem, por que humanos não??????
Eutanásia evita sofrimentos e gastos desnecessários indubitavelmente.
Muitos ganham com humanos doentes, um absurdo
Como pode uma pessoa de menos de 30 anos ter tido avc e infarto??
Injestao de Drogas ilícitas fazem isso no corpo humano.
A única coisa que sabemos ao certo é que iremos morrer! E não discutimos sobre isto!
Acho que justo é cada um poder decidir sobre si mesmo, desde que a escolha não traga consequências a outra pessoa. Porém, como tive formação religiosa, paira ainda um dilema da dúvida, um sei lá, vai que isso realmente não seja permitido?!.... 🤔
Tem um livro muito interessante sobre isso: a escolha!!!! Nicolas spaik maravilhoso
Penso q a pessoa tem o direito de escolha!