Orlando De Vez Em Quando
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ธ.ค. 2024
- Há canções que parecem traduzir coisas que nem sabíamos que estávamos a tentar dizer.
Foi mais ou menos isso que me aconteceu quando ouvi o 'Orlando' pela primeira vez, numa festa em casa de amigos. E foi por isso, por estar seguro entre amigos, que me senti à vontade para deixar a tradução ir tão fundo, a ponto de me fazer chorar sem conseguir parar. O que estava a ser traduzido era um tempo da minha vida em que o à vontade e a segurança nem sempre estavam garantidos.
Se és surfista, não precisas que eu te conte o quanto de bom o surf pode dar a uma pessoa. A mim, deu-me quase tudo. Mas não quero nem devo por isso deixar de falar sobre o peso de ter sido um miúdo brasileiro no meio do surf de competição, no Portugal de há uns anos. Percebi cedo que havia um ‘eu e eles’, e as águas onde remávamos, com tudo de bom que tinham para me dar, não eram iguais para quem se encaixava na categoria “outro”.
Demorei alguns anos a processar estes dias “mais não que sim”, e outros tantos a aprender a falar sobre eles. Felizmente, fora desse mundinho onde as águas fugiam de mim, tinha a sorte de ter muito bons amigos, como os daquela festa, em quem me refugiava e com quem me senti seguro, mais tarde, para falar. Mas nessa noite, a ouvir a história deste patinho assim-assim, foi como se finalmente tivesse encontrado as palavras certas.
Por isso, cantar esta música é sempre especial para mim. Mais especial é cantá-la acompanhado pelo Afonso Albuquerque que além de ser um músico brilhante, é um desses amigos que me faz sentir seguro. E ainda mais especial é fazer isso tudo com a benção dos 'Cabeças no Ar', o grupo composto por João Gil, Rui Veloso Jorge Palme e Tim, responsáveis por essa tradução tão certeira de mim para mim.
Letra: Carlos Tê
Música: Rui Veloso
Interpretação: Cabeças no Ar (João Gil, Rui Veloso Jorge Palme e Tim)
Meu Deus. Isto é lindíssimo. João, nunca pares de cantar. Que coisa maravilhosa. Letra sublime.
Lindo!!!! Adorei
Muito lindo !!!👏👏🫶🫶
Coisa linda...
Há tantas coisas que falam aqui... a letra e a música, mas tambem o teu corpo quando falas das emoções e até a natureza faz parte dessa história com o vento marquando o ponto final pendurado no ar...
Sorry for any errors in my writing, it is a very touching performance, thank you for sharing a bit of your intimate world with us ☺️