Bem-estar Equino e os 4 Pilares do Comportamento do cavalo

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ส.ค. 2023
  • Vídeo: Produção e Edição Fábio Jr, @agenciaempirico
    BEM-ESTAR ANIMAL
    “Do que um animal precisa para ter uma vida boa”? Essa questão é levantada pela Dra. Temple Grandin em seu livro “O bem-estar dos Animais” (Editora Rocco, 2009) e talvez seja umas das perguntas mais complexas que podemos ter em nossa vida com nossos amigos equestres.
    Certamente a dificuldade não está em achar que sei o que meu cavalo precisa do ponto de vista humano, mas em buscar quais as reais necessidades do cavalo para ter ‘uma vida boa’ do ponto de vista equestre.
    Como saber se mantenho meu animal em bem-estar real?
    Para auxiliar a dirimir essa questão, nos anos 90, o comitê Brambell, do Reino Unido, estabeleceu cinco condições para se definir o bem-estar dos animais, abordando desde o bem-estar físico, até o bem-estar psicológico, ou mental, dos animais. Essas condições são o que chamamos de “As Cinco Liberdades”: livre de fome e sede, livre de desconforto, livre de dor, maus tratos e doenças, livre de medo e estresse, livre para expressar seu comportamento natural.
    Existe uma grande complexidade em se buscar concretizar todas essas condições na rotina diária, mas somente se eu buscar isso intensamente, é que posso efetivamente dizer que meu animal está em condição de bem-estar animal rico.
    É quase impossível manter as cinco liberdades o tempo todo, mesmo na natureza, mas propiciar condições para que isso possa ser alcançado o máximo de tempo possível deve ser o objetivo de quem realmente se preocupa e quer o melhor para seus animais. E isso do ponto de vista animal.
    Os quatro pilares do comportamento equino
    PRESA
    GREGÁRIO
    LIBERDADE
    VOLUMOSO
    1. PRESA
    a. O cavalo desde seu ancestral mais longínquo é uma presa, e como tal reage a tudo que lhe é desconhecido como se quisesse lhe comer.
    b. A primeira reação de uma presa é a fuga.
    c. Se não conseguir fugir, ele pode agredir com coices, manotada ou mordida.
    d. Sendo assim, trate-o com respeito e carinho, e assim serás tratado.
    2. GREGÁRIO
    a. O cavalo desde seu ancestral mais longínquo é um animal gregário, isto, é, precisa de companhia.
    b. A necessidade de companhia do cavalo é uma questão de sobrevivência, pois para uma presa poder sobreviver, um membro da comunidade deve vigiar para que ele possa dormir, comer, repousar tranquilamente.
    c. Isolar plenamente um cavalo deixa-o mais assustado e estressado, comprometendo a saúde e desempenho.
    d. Em animais de baia, isso pode ser aliviado fazendo uma pequena janela com tela entre todas as baias e, se possível, deixando a parte de cima da porta aberta todo o tempo.
    3. LIBERDADE
    a. O cavalo desde seu ancestral mais longínquo é um animal que caminha muito sendo necessário esse exercício mental para seu bem-estar.
    b. Manter um cavalo embaiado o tempo causa estresse e menor desempenho físico e mental
    c. Deve-se soltar o animal no mínimo 3 horas por dia, todos os dias, preferencialmente na companhia de outros animais (mesmo que estejam em piquetes vizinhos)
    d. Acima de tudo: trabalhar é diferente de soltar, portanto, mesmo nos dias em que o cavalo seja trabalhado, deve ser solto,
    e. Trabalhar é exercício físico; soltar é exercício mental.
    4. VOLUMOSO (fibra longa e com alta umidade)
    a. O cavalo desde seu ancestral mais longínquo é um animal herbívoro, que se alimenta de vegetais de fibra longa.
    b. Todo seu aparelho digestório evoluiu de forma adaptada para a digestão de capim fresco com pedaços grandes, acima de 20 cm.
    c. Quanto mais fresco e com grandes pedaços for o alimento volumoso, mais mastigação e salivação ocorrem, e essas são fundamentais para aliviar os malefícios do estresse.
    d. A mastigação decorrente da alimentação com volumoso é fundamental para que ocorra um desgaste dentário uniforme e saudável. Quando há pouca mastigação, maior chance de problemas dentários.
    e. As fibras longas também são fundamentais para alimentar a microbiota simbionte que habita o aparelho digestório do equino, responsável por fornecer nutrientes e auxiliar na saúde sistêmica do cavalo
    #bemestaranimal #bemestarequino #andrecintra #criarbem #potros #cavalodeesporte #comportamentoanimal #comportamentoequino #amoranimal #respeitoanimal #salparacavalos #nutrição #garanhão #hipismo #hipismoeco #equestre #equitação #criaçãodecavalos #éguas #reproduçãoequina #dietaequina #nutriçãoequilibrada #equinos #Horse #cavalosdoinstagram #amorporcavalos #horsesofinstagram #equestre #dressage #cavalos

ความคิดเห็น • 13

  • @diogobenciniandrighetti7540
    @diogobenciniandrighetti7540 หลายเดือนก่อน +1

    Sensacional seu vídeo e conteúdo! Já me inscrevi no canal pra aprender mais! E obrigado por explicar o 3° preceito...vai me ajudar a convencer minha esposa em deixar eu comprar o 2° cavalo! Kkkkkkk

    • @agcintra
      @agcintra  หลายเดือนก่อน

      Grato 😍

  • @elseasea9118
    @elseasea9118 8 วันที่ผ่านมา

    olá Andre sou uma admiradora de cavalos e estou estudando para tratar bem quanto tiver o a minha, encontrei seu canal e me encantei pelo seu conhecimento e respeito pelos cavalos !!! parabéns , já sou inscrita!!
    Uma pergunta quando eu comecar com um cavalo você recomenda que eu leve esse cavalo para um lugar onde tenha outros ou comecar com dois para ter a compania diaria?

  • @danielyayabe
    @danielyayabe 11 หลายเดือนก่อน

    ❤ vim correndo assistir
    Inspiração total

    • @agcintra
      @agcintra  11 หลายเดือนก่อน

      Grato 😍

  • @edencunha4456
    @edencunha4456 11 หลายเดือนก่อน

    Parabéns, ótimas explicações

    • @agcintra
      @agcintra  11 หลายเดือนก่อน

      Grato 😍

  • @bikaelah
    @bikaelah 28 วันที่ผ่านมา

    Eu vi em vídeo que é normal alguns potros ou cavalos mais velhos moderem de leve como brincadeira ou curiosidade. Mas na semana passada, um cavalo manço da escola que faço aula e que eu vejo quase todo sábado (não é o que eu monto, mas um que sempre visito e gosto) tentou me morder no joelho. Estou pesquisando para saber se também foi brincando ou se fiz algo errado. Não estava tocando nele na hora, só estava vigiando para ele não sair da baia enquanto prendiam o feno. Foi bem rápido e ele não estava forçando para sair. Estava perto tranquilo e esperando o feno. Mas chegou perto e fez isso. Antes disso eu estava interagindo com ele dentro da baia e eu fora acariciando e conversando. Então não sei. Alguém sabe?

    • @agcintra
      @agcintra  13 วันที่ผ่านมา

      @@bikaelah oi, difícil avaliar corretamente sem estar presente e conhecer o animal. Muitas são as variáveis que afetam o comportamento do cavalo

  • @user-nq5so5sc1j
    @user-nq5so5sc1j 10 หลายเดือนก่อน

    Em quanto tempo deve ser vacinado o cavalo?

    • @agcintra
      @agcintra  10 หลายเดือนก่อน

      bom dia meu amigo do cavalo, o protocolo de vacinação se inicia a partir de 4 meses de idade, com vacina contra Tétano, Influenza e Encefalomielite, com reforço após 30 dias e depois anualmente (dose única). A partir de 5 meses de idade pode aplicar a de Raiva também (dose única), com reforço anual. A de raiva NÃO deve ser aplicada antes de 5 meses. Ainda pode ser necessário a vacina contra HerpesVírus, especialmente em égua reprodutoras. Se for animal adulto, e não souber se foi vacinada há menos de um ano, pode vacinar contra Tétano, Influenza e Encefalomielite, com reforço após 30 dias e depois dose única anual, e contra Raiva (dose única) e reforço anual (dose única).

  • @luissilvaf.o.1536
    @luissilvaf.o.1536 3 หลายเดือนก่อน

    Só tenho um cavalo. Com 3 hectares teria pasto suficiente para ter mais 1 sem ficar gastando com raçao ?

    • @agcintra
      @agcintra  3 หลายเดือนก่อน

      Olá meu amigo do cavalo, a rigor sim. Tudo depende da qualidade do pasto e do clima de sua região, pois crescimento e manutenção de pasto depende de luz, calor e água. Além disso, o solo precisa de nutrientes para que a pastagem tenha qualidade nutricional, isto é, precisa ser adubado também conforme necessidade