AJUDE-NOS A MANTER O CANAL ICONOGRAFIA DA HISTÓRIA: Considere apoiar nosso trabalho, participar de sorteios e garantir acesso ao nosso grupo de Whatsapp exclusivo: bit.ly/apoiaoidh Se preferir, faz um PIX: bit.ly/PIXidh Siga nosso canal de CORTES: www.youtube.com/@IconografiadaHistoria-cortes Referências: www.dn.pt/mundo/carnaval-do-rio-jogo-dinheiro-e-assassinatos-a-sina-da-familia-garcia--12321201.html extra.globo.com/noticias/rio/saiba-que-foi-bicheiro-maninho-do-salgueiro-188190.html noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/06/16/irma-e-suspeita-de-ligacao-em-crime-por-heranca-de-r-25-mi-da-contravencao.htm www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/6/15/cotidiano/21.html Rômulo Bulgarelli Labronici - Ação entre Amigos: Relações entre Banqueiros do Bicho e Milícias nas Disputas Político-Econômicas da Contravenção, Universidade Federal Fluminense, Niterói , disponível em (periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/42705/29836) MISSE, Michel. Mercados Ilegais, redes de proteção e organização local do crime no Rio de Janeiro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, p. 139-157 2007. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000300010 &script=sci_ abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 mar. 2020., Rio de Janeiro, Brasil . SOÁREZ, Elena. Jogo do bicho, um totemismo carioca. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. CHINELLI, F.; MACHADO DA SILVA, L. A. O vazio da ordem: relações políticas e organizacionais entre as escolas de samba e o jogo do bicho. Revista Rio de Janeiro, ano 1, n.1, 1993. SOARES, S. S. O jogo do bicho A saga de um fato social brasileiro. São Paulo: Bertrand Brasil, 1993. Pistoleiros: Rafael Soares. Serie - 5 episódios[S. l.]: Globoplay, . Podcast. 2021 Disponível em: globoplay.globo.com/podcasts/pistoleiros/aede641a-599a-454d-8f92-7e3b65ccd7b7/ Acessado em 25/07/2022 extra.globo.com/casos-de-policia/confira-os-crimes-do-bicho-que-chocaram-historia-recente-do-rio-24738929.html oglobo.globo.com/podcast/noticia/2022/05/a-corrupcao-policial-jogo-do-bicho-a-execucao-de-marielle-25506995.ghtml OTÁVIO, Chico; JUPIARA, Aloy. Os porões da contravenção: Jogo do bicho e ditadura militar: a história da aliança que profissionalizou o crime organizado. Rio de Janeiro: Record, 2015.
Meu pai trabalhou como apontador do Bicho ate os 25 anos quando conseguiu um emprego de mecanico naval. Em 1992 quando eu nasci tinha o coração inchado e morreria em questao de dias, mas meu pai pediu ajuda ao seu Miro falou que pagaria de qualquer forma: Não só seu miro pagou toda cirurgia, hospital e medicos, como também meu tratamento que fiz até os 6 anos de idade. Ele nunca cobrou meu pai só disse que eu deveria ser Salgueiro.
Bão ? Verdade, seria sucesso se pudessem falar o nome de todos os envolvidos, ( autoridades, se é que me entende ) mas eles não deixariam. Tudo de bom.
A história do meu pai daria uma obra de arte ao canal, ele trabalhou dos 19 anos até os 81 anos com jogo do bicho ele era um dos bicheiros da paratodos no ceará, acho que na decada de 50 ou 60, ele foi pego pela policia do gorveno militar, na época estavam falsificando ingressos de um show do roberto carlos, ele entregou todos os chefs pra não ser preso, foi liberto e furgiu pra recife onde ficou por alguns anos até descobrirem onde ele estava, então ele foi mora no rio onde trabalhou por vários anos com castor de andrade, foi preso com ele, enfim é outra história, infelizmente meu velho morreu em janeiro desse ano, mas a vida dele dária um belo livro.
Difícil não assistir um vídeo e não gostar da forma como as histórias são narradas... Parabéns a todos os envolvidos na criação desses vídeos que mais parecem um documentário
Estou viciada no canal. Maratonando. Eu assisti ao documentário sobre jogo do bicho num streaming. Uma coisa que me chamou a atenção foi que, dos mais antigos chefes do bicho, o único que parece ter realmente elevado a família socialmente foi o Anisio. O que menos se meteu em confusão… a família realmente se inseriu na alta sociedade do Rio e eles moram em um triplex em frente a praia.
Meu pai trabalhou com o Maninho em meados dos anos 90, fala bastante sobre os famosos que andavam com ele e das mulheres famosas que frequentavam seu Haras.
Me lembro até hoje quando no carnaval de 93 Miro Garcia acelerava as baianas para passarem no portão da Apoteose. Salgueiro 6500 componentes, Explode Coração, Salgueiro campeão!
Meu avô trabalhou com seu Miro depois Meu pai trabalhou com Miro e depois com Maninho eu vivi esta estória toda na minha infância no catunbi em Santa Teresa tinha um gerente muito forte deles com o nome de Vanderlei e seu Augusto
Que história! A vida de quem está à parte da lei, é sempre numa corda bamba. O amanhã se torna incerto. É muito poder e dinheiro envolvido e isso é perigoso.
Morei no morro do Salgueiro , fui casada com um dos netos fundadores da agremiação o famoso Joaquim Calça Larga e vou dizer ja vi os dois na quadra da escola e vou dizer o Waldomiro transmitia respeito mas o Maninho era terror mesmo!!!!!! E o Pedro marreco era o chefe do trafico do Morro do Salgueiro .
@@Dra.Marcella_Marinho Então na verdade eu fui morar no Salgueiro quando me casei mas sou nascida e criada no Morro da Casa Branca ao lado do morro do Borel , agora moro em Nova Iguaçu há uns 30 anos.
@@carlacristina161 , amiga..conheço..moro no Tijukistão há 30 anos..conheço gente que mora lá tb no Borel..trabalhei na Ordem Terceira Como tá a vida N Iguaçu ? Tenho amigos que moram por aí
@@Dra.Marcella_Marinho Aqui em Nova Iguaçu esta rudo bem graças a Deus a minha mãe trabalhou no hospital da ordem e eu brincava muito nessa pracinha em frente ao hospital , me lembro bem da feira as terças-feiras, faz dois anos que eu estive ai na praça fui verinha tia e minha prima que saudade e eu estudei na escola Municipal Soares Pereira.
Irmão parabéns pelo conteúdo, só uma obs:.. É o Salgueiro. Apesar de ser Escolar de Samba. Aqui se usa o artigo masculino O .. para se referir ao Salgueiro... Já que o nome da agremiação é . Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.
Vivi em Vila Isabel na época áurea do Capitão e do Miro. A vila não tinha quadra. O salgueiro viveu uma época de ouro. Quanto ao Maninho e os jogadores de futebol, foi uma época de grades escândalos.
Você é fantástico como contador de histórias, é música para os ouvidos ouvir seu português PERFEITO. Detalhinho: o modus operandi, no lugar de os modus operandi
A vida do crime é isso aí, se o cara não perde financeiramente, perde mentalmente. Quantos pais ficaram sem os filhos a mando do Miro aí, sentiu na pele o que causou. A regra é clara, plantou, colheu.
Joel você pode comentar sobre o jogo do bicho nos dias atuais? É que eu me interesso muito nesse assunto e gostaria que você falasse sobre coisas como: como o bicho mudou de uns tempos pra cá e quem são os maiores do bicho hoje em dia
Vocês tem que falar sobre o amigo numero 1 do Tio Patinhas chamado Pirulito de Irajá! Enquanto Tio Patinhas tinha a melhor area de exploração na Zona Sul, o banqueiro Pirulito tinha a melhor area da Zona Norte (Irajá, Vila da Penha, Vista Alegre, Vicente de Carvalho, Madureira entre outros bairros! Alem do Pirulito de Iraja (Lourival Ribeiro) tinham outros como o Avelino Portugues e Carlinhos Maracanã! Posso ajudar com boas informações caso se interessam...
@clemersonmonteiro8110 Piruinha é a próxima geração que começou com o Avelino Português!! Piruinha todos sabem que é José Escafura e o Piruliro de Irajá era Lourival Ribeiro!!
O Miro era uma águia. Enxergava aonde muitos tinham que ter um binóculo potente pra entender o que ele fazia. Pessoa de visão,empreendedor e tinha o sonho de se tornar um forte no meio de fracos.Trabalhador,esforçado,fiel e honesto nos trabalhos se tornou o faz tudo o testa de ferro do Ângelo. Conto real: Em meados do séc. XX ele assistiu um filme* num cine que funcionava no Largo do Verdum no Grajaú no Rio de Janeiro. Havia um personagem ao qual ele se assemelhou. Era sonhador,vivia no submundo e soube fazer de tudo pra chegar à riqueza e poder nesse filme. Ele estava com seu grande amigo,seu chapa o Waldemar,o "Buca" e falou: - Cara,eu vou ser como esse cara aí pode esperar. Esse é batuta!
Mas o Bid foi executado supostamente por conta de disputa de pontos do jogo do bicho e de máquinas de caça-níquel. Estava em litígio com familiares em razão do espólio de seu irmão Maninho.
Obrigado pelo ótimo vídeo. Duas correções de pronúncia e designação pra.somar ao canal. Diz-se LIÉSA (como se houvesse um acento agudo mesmo). O mundo do samba chama "O" Salgueiro, e não "A" Salgueiro. Estas duas dicas vão te dar mais moral pra falar, blz? Abraços!
Leke, pelo que eu li no jornal da epoca, Pedro Marreco foi morto por um Grupo de 10 Policiais. A irmã dele, inforou que ele estava desarmado e os policiais plantaram uma escopeta nas mão do irmão dele. Ela não nega o envolvimento do irmão com o trafico, mas nega que houve troca de tiros.
O Bide, foi uma surpresa a sua morte. Ele pelo que eu sabia, quando o conheci, não se envolvia com o jogo, apenas tomava conta da fazenda da família em Parada Modelo, inclusive chegou a ser Secretário de agricultura de Magé.
Galera, que tal organizarmos um crowfunding para bancar umas séries sobre cada uma das grandes famílias do jogo do bicho do Rio de Janeiro: Castor de Andrade e seus sucessores, Paulinho e Rogério; Capitão Guimarães, Anízio, Luizinho Drummond, Piruinha, Turcão, Tio Patinhas...
Gostaria de sugerir um fascinante tema para um próximo vídeo em seu canal, que certamente cativará seus espectadores. Trata-se da história extraordinária de Clemilson dos Santos Farias, mais conhecido como Tio Patinhas. Sua jornada desde origens modestas até se tornar uma figura enigmática e influente é repleta de intrigas, negócios misteriosos e momentos emblemáticos. Imagino que sua habilidade em contar histórias de maneira envolvente e informativa proporcionará uma narrativa cativante sobre a vida fascinante desse indivíduo. Espero que considere esta sugestão e que seus espectadores desfrutem dessa jornada única.
Vale salientar q para executar uma pessoa no patamar do Maninho, tem q ter permissão da cúpula. Faz um vídeo falando do Turcão, se não me engano, na época ele era o maior banqueiro que cobria a descarga do menores. Abraço, Joel.
Sr. Antônio Kalil “Turcão”, era um dos maiores, era a “DESCARGA” no RJ e na Bahia, onde recebeu título de presidente de honra da Paratodos na Bahia, Max respeito 🫡 👏🏽. DESCARGA = SEGURO DE APOSTAS ALTAS
Referências: www.dn.pt/mundo/carnaval-do-rio-jogo-dinheiro-e-assassinatos-a-sina-da-familia-garcia--12321201.html extra.globo.com/noticias/rio/saiba-que-foi-bicheiro-maninho-do-salgueiro-188190.html noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/06/16/irma-e-suspeita-de-ligacao-em-crime-por-heranca-de-r-25-mi-da-contravencao.htm www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/6/15/cotidiano/21.html Rômulo Bulgarelli Labronici - Ação entre Amigos: Relações entre Banqueiros do Bicho e Milícias nas Disputas Político-Econômicas da Contravenção, Universidade Federal Fluminense, Niterói , disponível em (periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/42705/29836) MISSE, Michel. Mercados Ilegais, redes de proteção e organização local do crime no Rio de Janeiro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, p. 139-157 2007. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000300010 &script=sci_ abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 mar. 2020., Rio de Janeiro, Brasil . SOÁREZ, Elena. Jogo do bicho, um totemismo carioca. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. CHINELLI, F.; MACHADO DA SILVA, L. A. O vazio da ordem: relações políticas e organizacionais entre as escolas de samba e o jogo do bicho. Revista Rio de Janeiro, ano 1, n.1, 1993. SOARES, S. S. O jogo do bicho A saga de um fato social brasileiro. São Paulo: Bertrand Brasil, 1993. Pistoleiros: Rafael Soares. Serie - 5 episódios[S. l.]: Globoplay, . Podcast. 2021 Disponível em: globoplay.globo.com/podcasts/pistoleiros/aede641a-599a-454d-8f92-7e3b65ccd7b7/ Acessado em 25/07/2022 extra.globo.com/casos-de-policia/confira-os-crimes-do-bicho-que-chocaram-historia-recente-do-rio-24738929.html oglobo.globo.com/podcast/noticia/2022/05/a-corrupcao-policial-jogo-do-bicho-a-execucao-de-marielle-25506995.ghtml OTÁVIO, Chico; JUPIARA, Aloy. Os porões da contravenção: Jogo do bicho e ditadura militar: a história da aliança que profissionalizou o crime organizado. Rio de Janeiro: Record, 2015.
AJUDE-NOS A MANTER O CANAL ICONOGRAFIA DA HISTÓRIA:
Considere apoiar nosso trabalho, participar de sorteios e garantir acesso ao nosso grupo de Whatsapp exclusivo: bit.ly/apoiaoidh
Se preferir, faz um PIX: bit.ly/PIXidh
Siga nosso canal de CORTES: www.youtube.com/@IconografiadaHistoria-cortes
Referências:
www.dn.pt/mundo/carnaval-do-rio-jogo-dinheiro-e-assassinatos-a-sina-da-familia-garcia--12321201.html extra.globo.com/noticias/rio/saiba-que-foi-bicheiro-maninho-do-salgueiro-188190.html noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/06/16/irma-e-suspeita-de-ligacao-em-crime-por-heranca-de-r-25-mi-da-contravencao.htm www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/6/15/cotidiano/21.html Rômulo Bulgarelli Labronici - Ação entre Amigos: Relações entre Banqueiros do Bicho e Milícias nas Disputas Político-Econômicas da Contravenção, Universidade Federal Fluminense, Niterói , disponível em (periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/42705/29836) MISSE, Michel. Mercados Ilegais, redes de proteção e organização local do crime no Rio de Janeiro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, p. 139-157 2007. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000300010 &script=sci_ abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 mar. 2020., Rio de Janeiro, Brasil . SOÁREZ, Elena. Jogo do bicho, um totemismo carioca. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. CHINELLI, F.; MACHADO DA SILVA, L. A. O vazio da ordem: relações políticas e organizacionais entre as escolas de samba e o jogo do bicho. Revista Rio de Janeiro, ano 1, n.1, 1993. SOARES, S. S. O jogo do bicho A saga de um fato social brasileiro. São Paulo: Bertrand Brasil, 1993. Pistoleiros: Rafael Soares. Serie - 5 episódios[S. l.]: Globoplay, . Podcast. 2021 Disponível em: globoplay.globo.com/podcasts/pistoleiros/aede641a-599a-454d-8f92-7e3b65ccd7b7/ Acessado em 25/07/2022 extra.globo.com/casos-de-policia/confira-os-crimes-do-bicho-que-chocaram-historia-recente-do-rio-24738929.html oglobo.globo.com/podcast/noticia/2022/05/a-corrupcao-policial-jogo-do-bicho-a-execucao-de-marielle-25506995.ghtml OTÁVIO, Chico; JUPIARA, Aloy. Os porões da contravenção: Jogo do bicho e ditadura militar: a história da aliança que profissionalizou o crime organizado. Rio de Janeiro: Record, 2015.
😊😊
😊
A
Olá tudo bem ? Fala sobre o Filho do Miro, Maninho sua acessão e queda e o seu fim.
Meu pai trabalhou como apontador do Bicho ate os 25 anos quando conseguiu um emprego de mecanico naval. Em 1992 quando eu nasci tinha o coração inchado e morreria em questao de dias, mas meu pai pediu ajuda ao seu Miro falou que pagaria de qualquer forma: Não só seu miro pagou toda cirurgia, hospital e medicos, como também meu tratamento que fiz até os 6 anos de idade. Ele nunca cobrou meu pai só disse que eu deveria ser Salgueiro.
😮😮😮😮😮
Meu amigo naquela época existia honra e gratidão miro foi um grande cara sem dúvida foda se o sistema que julga
A História do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro daria uma série Internacional de Sucesso como Narcos. Ia ser Sucesso Mundial.
Saiu um documentário show vale o escrito na globo play
Imbecis
Bão ? Verdade, seria sucesso se pudessem falar o nome de todos os envolvidos, ( autoridades, se é que me entende ) mas eles não deixariam. Tudo de bom.
Lembra muito a máfia sem kaô é um matando o outro,muito dinheiro e nenhuma paz.
Sim. Seria série no estilo O Poderoso Chefão. Com várias famílias influentes e poderosas disputando territórios.
A história do meu pai daria uma obra de arte ao canal, ele trabalhou dos 19 anos até os 81 anos com jogo do bicho ele era um dos bicheiros da paratodos no ceará, acho que na decada de 50 ou 60, ele foi pego pela policia do gorveno militar, na época estavam falsificando ingressos de um show do roberto carlos, ele entregou todos os chefs pra não ser preso, foi liberto e furgiu pra recife onde ficou por alguns anos até descobrirem onde ele estava, então ele foi mora no rio onde trabalhou por vários anos com castor de andrade, foi preso com ele, enfim é outra história, infelizmente meu velho morreu em janeiro desse ano, mas a vida dele dária um belo livro.
Procura a gente no insta , por favor
Show
Adorei .só mudaria o titulo para a vida de maninho e miro na contravenção ❤
ficou rico?
E você acha essa história, que envolve dinheiro, contravenção, corrupção, cadeia e morte, BONITA?
Essa temática de jogo do bicho tá muito foda! Eu nunca na vida ia imaginar que esses caras tem tanto poder se não fosse pelo canal.
Adorei ele dando continuidade aproveitando a leva de “Vale o Escrito”.
Jogo do bicho manda no Rio.
Pra tu ter noção nem o tráfico nem a milícia meche com esses caras…
@@Jimmy-jv3kk se isso acontece é pq os caras sao embaçado kkkk
Difícil não assistir um vídeo e não gostar da forma como as histórias são narradas... Parabéns a todos os envolvidos na criação desses vídeos que mais parecem um documentário
Documentário de boa qualidade
Estou viciada no canal. Maratonando. Eu assisti ao documentário sobre jogo do bicho num streaming. Uma coisa que me chamou a atenção foi que, dos mais antigos chefes do bicho, o único que parece ter realmente elevado a família socialmente foi o Anisio. O que menos se meteu em confusão… a família realmente se inseriu na alta sociedade do Rio e eles moram em um triplex em frente a praia.
Exatamente Anisio foi o mais esperto dos antigos. Vc nao houve falar muito dele. Sempre na dele.
Por favor, fale mais sobre a história do jogo do bicho do Rio, que é fascinante.
Bom demais! Jornalismo e narrativa sem pirotecnia!
Essa série sobre o bicho está ótima. Fala sobre o Natalino " Seu Natal"
"Natal da Portela"? Excelente pedida!!
Tio Patinhas odiava bancos. Três lugares que eu detesto entrar :Agências bancárias, hospitais e repartições públicas.
Meu pai trabalhou com o Maninho em meados dos anos 90, fala bastante sobre os famosos que andavam com ele e das mulheres famosas que frequentavam seu Haras.
Cite 10!
As piriguetes da banheira do Gugu 😂😂😂😂😂
Me lembro até hoje quando no carnaval de 93 Miro Garcia acelerava as baianas para passarem no portão da Apoteose. Salgueiro 6500 componentes, Explode Coração, Salgueiro campeão!
Lindo demais esse samba
"Explode... coração ❤️ na maior felicidade, é lindo o meu Salgueiro contracenando outra vez nesta cidade"! 😂🎉🎉🎉
Kkkkkk contagiando sacudindo essa cidade@giovanianascimento5390
@@giovanianascimento5390 é lindo meu Salgueiro, colorindo e sacudindo essa cidade.
Lembro desse samba enredo e apesar de não curtir carnaval amo cantar ele, é uma explosão de felicidade. que cabe em qualquer coração❤
A forma como vc narra a história é muito boa e didática. Parabéns!
Agora concerteza o mais rico é o dono do esportes da sorte, que é também o dono da caminho da sorte banca de jogo do bicho aqui de Recife
E a pixbet? 🤔
Adoro a forma como você conta os fatos. Você deve de fazer muita falta nas escolas e deve de ter marcado muito seus alunos.
Bom dia Joel. Quero continuar assistindo Histórias do jogo do bicho. Parabéns pela trabalho 🎉👏❤
Joel vocês deveriam produzir um video sobre o Barão de Drummond e a história do Jardim Zoológico de Vila Isabel, seria muito interessante.
Creio eu que a galera do cartório de antigamente era analfabeto kkkkkk
Já tem esse vídeo aquiz
@@luaventi Vou procurar melhor depois, eu procurei e não achei
E só digitar no canal que já está pronta e , a muito tempo. Eu assisti !
Meu avô trabalhou com seu Miro depois Meu pai trabalhou com Miro e depois com Maninho eu vivi esta estória toda na minha infância no catunbi em Santa Teresa tinha um gerente muito forte deles com o nome de Vanderlei e seu Augusto
Época de ouro, aonde existia respeito! Dr Castor , capo dos campos!
A Shana é linda. Acho Ela fenomenal. ❤❤❤❤
Sensacional!
Esse é (sem sombra de dúvidas) um dos MAIORES e MELHORES canais dessa plataforma!
Parabéns!
Que história! A vida de quem está à parte da lei, é sempre numa corda bamba. O amanhã se torna incerto. É muito poder e dinheiro envolvido e isso é perigoso.
Dá uma série com várias temporadas a história do Jogo do Bicho e seus Bicheiros.
Parabéns pela iniciativa!
Amigo tem umas 3 série da GloboPlay sobre o jogo do bicho muito boa.
@@Leonardo-iz1ljQual são os nomes dessas séries?
@@leonardoborges1700
1 Doutor Castor
2 Vale o Escrito
3 Lei da Selva
@@leonardoborges1700VALE O ESCRITO è a melhor que já vi,os bicheiros relatam sobre o jogo,e como tudo começou,muito irado a série !
@@leonardogomez1600 Essa eu já vi, realmente é muito boa!
Morei no morro do Salgueiro , fui casada com um dos netos fundadores da agremiação o famoso Joaquim Calça Larga e vou dizer ja vi os dois na quadra da escola e vou dizer o Waldomiro transmitia respeito mas o Maninho era terror mesmo!!!!!! E o Pedro marreco era o chefe do trafico do Morro do Salgueiro .
conheço e moro nas adjacências há quase 30 anos...
@@Dra.Marcella_Marinho Então na verdade eu fui morar no Salgueiro quando me casei mas sou nascida e criada no Morro da Casa Branca ao lado do morro do Borel , agora moro em Nova Iguaçu há uns 30 anos.
@@carlacristina161 , amiga..conheço..moro no Tijukistão há 30 anos..conheço gente que mora lá tb no Borel..trabalhei na Ordem Terceira
Como tá a vida N Iguaçu ? Tenho amigos que moram por aí
@@Dra.Marcella_Marinho Aqui em Nova Iguaçu esta rudo bem graças a Deus a minha mãe trabalhou no hospital da ordem e eu brincava muito nessa pracinha em frente ao hospital , me lembro bem da feira as terças-feiras, faz dois anos que eu estive ai na praça fui verinha tia e minha prima que saudade e eu estudei na escola Municipal Soares Pereira.
Bora para a parte "2" pelo amor de DEUS, JoeL!!!!!! 😂
Parabéns, você consegue segurar com diálogo difereciado e sem enrolação, continue assim, falando da contravenção do jogo! Macaé rj
Irmão parabéns pelo conteúdo, só uma obs:.. É o Salgueiro. Apesar de ser Escolar de Samba. Aqui se usa o artigo masculino O .. para se referir ao Salgueiro... Já que o nome da agremiação é . Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.
Muito interessante! Faça a parte 2 desse vídeo! A saga desse família poderosa do RJ.
Vivi em Vila Isabel na época áurea do Capitão e do Miro. A vila não tinha quadra. O salgueiro viveu uma época de ouro. Quanto ao Maninho e os jogadores de futebol, foi uma época de grades escândalos.
Lembro que Renato Gaúcho, Romário e Edmundo, dentre outros, foram ao enterro do Maninho.
@@emersonferreira2688 lembra p4rra nenhuma vc viu na série
Eu tenho esse livro, comprei p indicação sua, é muito bom. Eu amo as histórias do jogo do bicho ; contadas p vc !!
NO andarai, PRO Salgueiro e EM vila Isabel.
Pode fazer sim o vídeo sobre a treta sobre os herdeiros de Maninho. Shana, Tamara, Bid, Rogério Mesquita, Mirinho, Zé Personal e Bernardo Bello.
Indico a série VALE O ESCRITO eles relatam a guerra do jogo do bicho !
Sabe tudo hein, tá por dentro😂😂😂😂
Bid é o Alcebíades Garcia, filho do Miro executado em 2020?
Fala sobre Rogerio Andrade, o big boss de hoje em dia.
O cornao kkkkk
Você é fantástico como contador de histórias, é música para os ouvidos ouvir seu português PERFEITO. Detalhinho: o modus operandi, no lugar de os modus operandi
Nem tanto mestra, nem tanto. Eu adoro o canal, mas o Joel fala muita gíria. Esse PERFEITO, está exagerado.
Muito obrigado pelo carinho do seu serviço
Parabéns pelo seu trabalho. Estou " viciada" no canal!
Com certeza o melhor canal do TH-cam. ..parabéns ao joel e equipe
"Vale o escrito " é a dica no globoplay e ja esta na gato net. Documentário muito top.
Assisti e recomendo top demais!
Acabei de ver os 7 episódios. Sensacional.
Sempre excelente, Joel! To gostando muito dessa série do jogo do bicho!
Tem que continuar essa história muito interessante valeu Joel
Esse canal é espetacular!! “Rio de Janeiro é muito louco!!” Concordo!!!
Conheci maninho a época áurea dele… exímio criador de cavalo campolina, os leilões dele eram apresentados pela tiazinha e Monique Evans 🔥🔥
Sou viciada nos teu videos. Quero a parte dois!
Desculpa nós salguierenses. Trocamo o artigo "O" pelo "A". Ta corrigido
Sensacional Joel 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns pela matéria
A vida do crime é isso aí, se o cara não perde financeiramente, perde mentalmente. Quantos pais ficaram sem os filhos a mando do Miro aí, sentiu na pele o que causou. A regra é clara, plantou, colheu.
Bagulho eh doido ..
Dizem que foi outro chefão quem matou o filho do Miro. Anos depois,esse mesmo chefão também teve seu filho morto. A Lei do Retorno impera.
Assisti tudo da série do globoplay.....sou do RJ e nao fazia ideia de tudooooooo aquilo
Faz um do Fernando Iggnacio, genro do castor, que implementou os caça níqueis no rio de janeiro.
sou seu fã,vc comenta muito bem
Joel você pode comentar sobre o jogo do bicho nos dias atuais? É que eu me interesso muito nesse assunto e gostaria que você falasse sobre coisas como: como o bicho mudou de uns tempos pra cá e quem são os maiores do bicho hoje em dia
Muito bom seu vídeo!
Adorei a sua narrativa, Parabéns!!!!
Minha avó nasceu em 1925 e tbm tinha nomes diferentes, faleceu em 2011
Obrigada pelo vídeo
Vocês tem que falar sobre o amigo numero 1 do Tio Patinhas chamado Pirulito de Irajá! Enquanto Tio Patinhas tinha a melhor area de exploração na Zona Sul, o banqueiro Pirulito tinha a melhor area da Zona Norte (Irajá, Vila da Penha, Vista Alegre, Vicente de Carvalho, Madureira entre outros bairros! Alem do Pirulito de Iraja (Lourival Ribeiro) tinham outros como o Avelino Portugues e Carlinhos Maracanã! Posso ajudar com boas informações caso se interessam...
E piruinha não o apelido dele !
@clemersonmonteiro8110 Piruinha é a próxima geração que começou com o Avelino Português!! Piruinha todos sabem que é José Escafura e o Piruliro de Irajá era Lourival Ribeiro!!
@@bestofthebestwalking este piruinha era dos bairros de piedade onde morava meu falecido tio, abolição e adjacências não é?
@clemersonmonteiro8110 sim!!
@@bestofthebestwalkingESSE PIRULITO AINDA TÁ VIVO?
O Miro era uma águia. Enxergava aonde muitos tinham que ter um binóculo potente pra entender o que ele fazia. Pessoa de visão,empreendedor e tinha o sonho de se tornar um forte no meio de fracos.Trabalhador,esforçado,fiel e honesto nos trabalhos se tornou o faz tudo o testa de ferro do Ângelo. Conto real: Em meados do séc. XX ele assistiu um filme* num cine que funcionava no Largo do Verdum no Grajaú no Rio de Janeiro. Havia um personagem ao qual ele se assemelhou. Era sonhador,vivia no submundo e soube fazer de tudo pra chegar à riqueza e poder nesse filme. Ele estava com seu grande amigo,seu chapa o Waldemar,o "Buca" e falou: - Cara,eu vou ser como esse cara aí pode esperar. Esse é batuta!
Essa história me lembra a série FILHOS DO CARNAVAL com Jece Valadão e Felipe Camargo
PARABÉNS !MUITO BEM NARRADO
Ótimo vídeo, velho!👏👏👏👏
Vou fazer um comentário aqui...guarde essa informação porque vai ser muito importante lá na frente...
Parabéns pelo trabalho 👍👍👍👍👍
Que canal show 👏👏 maratonando 🙋🏻♀️
A série indicada é excelente, conta toda história do jogo do bicho...
"Salgueiro, meu torrão amado. Onde eu nasci e fui criado. Quando eu morrer, levarei comigo, dentro do meu Coração, Salgueiro Querido"...
Bid tinha pontos do bicho no estado de Roraima e tocava uma fazenda dele por lá. Maninho era na verdade o verdadeiro e único herdeiro de Miro
Mas o Bid foi executado supostamente por conta de disputa de pontos do jogo do bicho e de máquinas de caça-níquel. Estava em litígio com familiares em razão do espólio de seu irmão Maninho.
Traz o vídeo da guerra da família garcia. Vai ser muito bom.
Que triste essa perda...😢( Assim, ignorando o mundo da contravenção) A dor que esse pai deve ter sentido... não está escrita 😕😔
Obrigado pelo ótimo vídeo. Duas correções de pronúncia e designação pra.somar ao canal. Diz-se LIÉSA (como se houvesse um acento agudo mesmo). O mundo do samba chama "O" Salgueiro, e não "A" Salgueiro. Estas duas dicas vão te dar mais moral pra falar, blz? Abraços!
Joel vc é top. Seu canal é incrível. ❤
Excelente!!!!
Uauuuuu! Que HISTÓRIA!!!!!
Parabéns!!!
Boa tarde, gosto muito destas histórias
Leke, pelo que eu li no jornal da epoca, Pedro Marreco foi morto por um Grupo de 10 Policiais. A irmã dele, inforou que ele estava desarmado e os policiais plantaram uma escopeta nas mão do irmão dele. Ela não nega o envolvimento do irmão com o trafico, mas nega que houve troca de tiros.
Documentário nota 10 !!
Deus abençoe meu amigo
A pior coisa que pode acontecer na de alguém é perder um filho.
Eu nunca vi uma coisa para dar mais dinheiro do que política , qualquer deputado ganha 30 mil de salários e tem milhões em bens , e só sujeira
gosto muito da forma como vc conta a história mano.
Parabéns trabalho lindo 🎉🎉🎉🎉🎉🎉
UP, faz a continuidade dessa história!!!!!!
Se não fosse a arrogância do maninho nego tá respeitando a família Garcia até hj ..
Mocidade independente = Castor de Andrade.
Salgueiro= Miro Garcia.
Beija flor= Anysio farid
Imperatriz = Luizinho Drummond
Viradouro= Turcao
Vila Isabel = Capitão Guimarães
O Bide, foi uma surpresa a sua morte. Ele pelo que eu sabia, quando o conheci, não se envolvia com o jogo, apenas tomava conta da fazenda da família em Parada Modelo, inclusive chegou a ser Secretário de agricultura de Magé.
Pow bem na hora que tava prendendo nós no vídeo acabou espera o próximo ansioso top top top D +
Parabéns por mais um episódio muito bom. E detalhado. Apenas uma correção: É "O" Salgueiro é não "A" Salgueiro.
Galera, que tal organizarmos um crowfunding para bancar umas séries sobre cada uma das grandes famílias do jogo do bicho do Rio de Janeiro: Castor de Andrade e seus sucessores, Paulinho e Rogério; Capitão Guimarães, Anízio, Luizinho Drummond, Piruinha, Turcão, Tio Patinhas...
Excelente vídeo Joel! Por gentileza, dá pra fazer o vídeo dos herdeiros do sr. Miro?
Só uma pequena correção. É O Salgueiro. Acadêmicos do Salgueiro lá do Andarai/Tijuca.
Gostaria de sugerir um fascinante tema para um próximo vídeo em seu canal, que certamente cativará seus espectadores. Trata-se da história extraordinária de Clemilson dos Santos Farias, mais conhecido como Tio Patinhas. Sua jornada desde origens modestas até se tornar uma figura enigmática e influente é repleta de intrigas, negócios misteriosos e momentos emblemáticos.
Imagino que sua habilidade em contar histórias de maneira envolvente e informativa proporcionará uma narrativa cativante sobre a vida fascinante desse indivíduo. Espero que considere esta sugestão e que seus espectadores desfrutem dessa jornada única.
Show esse vídeo sobre o Miro Garcia.
Os verdadeiros patrocinadores do Flamengo
AMO VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SOCORRO
Boa ideia Joel, fala dessa descendência de tretas.
Vale salientar q para executar uma pessoa no patamar do Maninho, tem q ter permissão da cúpula.
Faz um vídeo falando do Turcão, se não me engano, na época ele era o maior banqueiro que cobria a descarga do menores.
Abraço, Joel.
Sr. Antônio Kalil “Turcão”, era um dos maiores, era a “DESCARGA” no RJ e na Bahia, onde recebeu título de presidente de honra da Paratodos na Bahia, Max respeito 🫡 👏🏽. DESCARGA = SEGURO DE APOSTAS ALTAS
@@lucasmascarenhas6159 Viradouro dirigida pelas famílias Petrus Kalil e Monassa!
Referências:
www.dn.pt/mundo/carnaval-do-rio-jogo-dinheiro-e-assassinatos-a-sina-da-familia-garcia--12321201.html
extra.globo.com/noticias/rio/saiba-que-foi-bicheiro-maninho-do-salgueiro-188190.html
noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/06/16/irma-e-suspeita-de-ligacao-em-crime-por-heranca-de-r-25-mi-da-contravencao.htm
www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/6/15/cotidiano/21.html
Rômulo Bulgarelli Labronici - Ação entre Amigos: Relações entre Banqueiros do Bicho e Milícias nas Disputas Político-Econômicas da Contravenção, Universidade Federal Fluminense, Niterói , disponível em (periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/42705/29836)
MISSE, Michel. Mercados Ilegais, redes de proteção e organização local do crime no
Rio de Janeiro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, p. 139-157 2007. Disponível
em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000300010 &script=sci_
abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 mar. 2020., Rio de Janeiro, Brasil
. SOÁREZ, Elena. Jogo do bicho, um totemismo carioca. 1992. Dissertação (Mestrado
em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu
Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
CHINELLI, F.; MACHADO DA SILVA, L. A. O vazio da ordem: relações políticas e organizacionais entre as escolas de samba e o jogo do bicho. Revista Rio de Janeiro, ano 1, n.1, 1993. SOARES, S. S. O jogo do bicho A saga de um fato social brasileiro. São Paulo: Bertrand Brasil, 1993. Pistoleiros: Rafael Soares. Serie - 5 episódios[S. l.]: Globoplay, . Podcast. 2021 Disponível em: globoplay.globo.com/podcasts/pistoleiros/aede641a-599a-454d-8f92-7e3b65ccd7b7/ Acessado em 25/07/2022 extra.globo.com/casos-de-policia/confira-os-crimes-do-bicho-que-chocaram-historia-recente-do-rio-24738929.html oglobo.globo.com/podcast/noticia/2022/05/a-corrupcao-policial-jogo-do-bicho-a-execucao-de-marielle-25506995.ghtml OTÁVIO, Chico; JUPIARA, Aloy. Os porões da contravenção: Jogo do bicho e ditadura militar: a história da aliança que profissionalizou o crime organizado. Rio de Janeiro: Record, 2015.
Valeu, parabéns
Mto bom !
Parabéns .
Muito bom vídeo quero saber mais!!!
Salve, muito bom o trabalho Joel e equipe, tem um livro muito bom sobre a contravenção do jogo do bicho - Águia, Avestruz e Cocaína. Tmj