~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): th-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html ~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx ~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência, ateísmo e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim. Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q ~ LIVROS QUE ESTOU LENDO: - A paisagem moral: como a ciência pode determinar os valores humanos (Sam Harris): amzn.to/3NNdtJ4 - O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito (Marcelo Gleiser): amzn.to/34uSMMa - Sapiens: uma breve história da humanidade (Yuval Harari): amzn.to/3NvwAXW ~ LIVROS SUGERIDOS: - Despertar: Um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP - O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9 - Ateísmo no Brasil (Ricardo da Silva): amzn.to/32TASlF - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - Deus não é grande (Christopher Hitchens): amzn.to/32QhyGC - História do ateísmo (Minois): amzn.to/2UHlg0a - O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY - Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO - Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ ~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo ~ MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
daniel, tem um canal aqui no yt que já fez alguns vídeos (meio humorísticos, meio informativos) sobre o monge nichiren (que parecia mesmo ser um cara muito fácil de se odiar). é o linfamy
Boa tarde, Daniel. Sou praticante do budismo e membro da Soka Gakkai desde de 2017. Ouvindo a entrevista, e respeito a entrevistada e não desmereço o que ela passou, percebi que ela trás um ponto de vista unilateral da Soka Gakkai mas que não compreende de fato sua totalidade. Existem falhas na organização como em qualquer grupo que reuni uma grande concentração de pessoas, porém lhe garanto que conheço um outro lado da organização muito diferente do que foi apresentado. Sempre fui muito respeitada, nunca me impediram ou deram a entender de que forma eu deveria agir ou pensar. A organização orienta sempre a estudarmos pois fé sem estudo se torna fanatismo. Com isso, ao estudarmos, não nos deixamos levar por quem não compreendeu de fato o ensinamento budista e ajudamos e orientamos uns aos outros para que haja uma compreensão do real ensinamento (como acontece em muitas religiões). Em relação ao kofu (contribuição financeira) eu nunca fui cobrada para realizar e realizo quando posso, e nunca sofri nenhum tipo de represália ou constrangimento por isso. As orientações que recebemos dentro da organização são sempre voltadas para respeitar todas as pessoas independentes de suas crenças pois a essência do budismo de Nichiren Daishonin se baseia no respeito a dignidade de toda a vida. A atitude humanista dos praticantes são estimuladas a serem aplicadas em todos os âmbitos de nossas vidas pois a transformação de cada um e em seu meio de convívio é o que gera a transformação do todo, independente se o mundo se torne budista ou não. O objetivo não é tornar as pessoas budistas mas sim tornar o mundo um lugar de respeito à vida de todos. Temos um profundo respeito por Daisaku Ikeda que é um filósofo e escritor humanista (com mais de 30 livros de sua autoria publicados) que passou a maior parte de sua vida dedicada a divulgar o budismo no mundo e que realiza há mais de 3 décadas diálogos com líderes mundiais, estudiosos, cientistas, sobre a importância da felicidade de todas as pessoas e como isso está relacionado com o social e o meio ambiente. O budismo é muito profundo ao mesmo tempo que é muito real e palpável no nosso dia a dia. Gostaria, se possível, que vc realizasse uma entrevista com um membro da Soka Gakkai que possui um conhecimento abrangente sobre o budismo para que possa trazer um outro ponto de vista e esclarecer outras pessoas que tenham interesse em conhecer essa religião. Agradeço por sua dedicação ao canal e por esse espaço de diálogo.
Boa tarde Daniel, somente hj por coincidência estava procurando uma atividade que não assisti há alguns dias, tomei conhecimento dessa entrevista. Prático o budismo há 39 anos e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e que abrangeu a minha familia. Sobre uma das coisas que a entrevistada falou; que "as pessoas que estão há muito tempo na organização estão acostumadas e não percebem as coisas erradas ." O que para as pessoas que não têm conhecimento de verdade sobre a Lei é errada, para o budista que tem conhecimento profundo é o ponto a ser transformado na vida, Budismo é prova real, é revolução humana, ou seja, é a comprovação do poder do NAM MYOHO RENGUE KYO oração praticada pelos budista. Budismo é filosofia de vida, é ensinamento e não mandamento. Muito obrigada pela oportunidade...
O problema na Gakkai é que o "estudo" é todo manipulado,a gakkai por exemplo nem religião é , a Religião de verdade mesmo é a Shoshu,eles cresceram dentro da Shoshu e ficaram com uma boa parte dos membros... Esse exame do budismo mesmo que tem na gakkai é uma lavagem cerebral imensa,só contam o lado deles mas ai a gente pega pra saber a opinião do outro lado e ai a gente vai juntando as peças e consegue enxergar quem é quem
O budismo na Soka Gakai não fala que só vai acontecer a paz mundial, quando todos praticarem! E sim que, essa paz começa com vc! Se tornando um ser humano melhor, fazendo a sua revolução humana diariamente!
Isso mesmo eu sou budista desde os anos 80 eu pratiquei primeiro quase 5 anos para depois eu me converter para o Budismo de nitiren daishonin e o que foi sempre falado que a paz Começa dentro de si mesmo não fora se a gente quiser mudar o mundo a gente tem que se tornar uma pessoa melhor
@@paulomarcosdecarvalho8775 mas aí você está indo contra você mesmo nesse comentário, Jesus Cristo plantou o amor e esperança nas gerações futuras, que é exatamente o que o budismo faz na vida diária.
A grande questão são os filtros mentais. Se as pessoas tem um filtro de fanatismo e ignorancia vão entender tudo errado. Infelizmente pessoas estúpidas estão presentes em todas as religiões. Lastimável.
Nem perco meu tempo com pessoas ignorantes perdidas e ainda coloca sempre a responsabilidade de sua própria felicidade em outros. Sou budista a 35 anos e tenho muito que conhecer e sei que como ser humano o ambiente que vivemos influencia muito. Pratico para me tornar uma pessoa melhor e tenho convicção que posso mudar a mundo através da minha postura. Na Gakkai temos treinamentos de vida a vida que nenhum coach poderíamos nos dar. Cada um tem que descobrir qual a sua missão nesta existência. Desejo sabedoria, alegria, saúde e prosperidade à todos. Que a paz mundial seja alcançada em breve❤
Concordo com você!! As pessoas em geral colocam espectativas nos outros para atender suas próprias necessidades. A impressão que tenho é que a maioria das pessoas querem ver se a crença ou religião em geral, mudou o outro e não a si própria.
Eu sou advindo de família budista, fukushi. Após o falecimento de minha mãe, comecei a descobrir certas "heresias" dentro de minha organização. Descobrir que alguns companheiros são bem degenerados, com desvio de caráter, e muita ruindade uns com os outros dentro da organização.
Engraçado q uma das coisas que me atraiu, foi que eu precisava trabalhar, mas queria participar da reunião e o q me foi orientado é que meu trabalho é em primeiro lugar, que eu devo trabalhar e me dedicar, pq sem trabalhar eu não como, nem pago contas. Super sossegado. Não priva a liberdade de maneira nenhuma. Pelo menos até o momento, tranquilo.
@@paulomarcosdecarvalho8775 religião serve pra isso, plantar a semente. Se você acha que não existe mais amor ao próximo, comece por você, é uma corrente. Paz mundial não é um mundo/vida sem problemas, é a armonizacao entre eles, é você se sentir bem/feliz mesmo com a presença de adversidades, que na verdade é o que lhe faz evoluir como pessoa. Se tudo fosse mil maravilhas, nós nasceríamos e morreríamos do mesmo jeito, ou até pior. O budismo ajuda a lapidar/limpar o seu coração pra você estar preparado para passar e aprender com aquela dificuldade/adversidade.
Parabéns pelo canal Prof. Prático o Budismo Nitiren a 24 anos, foi o que mudou minha vida, "siga a lei não as pessoas, as pessoas são falhas a lei não ", gratidão ao mestre e a todos os companheiros que se empenha diariamente em se tornar uma pessoa de valor para si e para a sociedade.
Mas se é pra seguir a lei e não as pessoas, por que chamar o líder da SGI de mestre??? Desta forma, ao chamá-lo de mestre, não estão seguindo uma pessoa?
@@jackpveras69 O mestre Daisaku Ikeda nos orienta e incentiva a fazer nossa revolução humana com base nos Goshos e filosofia de Buda Shakyamuni e Nitiren Daishonin e não de seus próprios conceitos !
O ensino está totalmente distorcido mesmo. Foi dado muita liberdade para os membros, daí muitos começaram a fazer maldades dentro da organização... Falo experiência própria, quem é fanático religioso nunca vai enxergar isso.
Eu tenho duas irmãs que viraram a cabeça por um cara da organização, as duas chegaram até trocar tapas, o cara transou com uma das minhas irmãs... Até que depois o cara se assumiu homossexual... Vixe, existem vários escândalos na BSGI, somente pessoas que não utilizam as vendas nos olhos, conseguem perceber todo esse circo de patetas.
Quem é das trevas é você eu hein... Prático o budismo é uma religião maravilhosa não abandono por nada e achei um absurdo essa matéria a pessoa que não tem o que falar inventa..
A parte que a organização toma todo seu tempo eu ri, hahahaha. Sou budista e eu escolhi um de seus grupos horizontais, chamado Gajokai, eu atuo 2 dias por mês, mas dois dias por mês é tomar todo seu tempo? Bom...nao é verdade haha. O budismo nao toma todo seu tempo. Ele te incentiva a vc usar ele melhor! Juntamente com a prática. Sou de Curitiba, quem quiser conhecer só me procurar, BSGI cajuru ❤
@@djmaku_lele Por gentileza, você pode me explicar o que fundamenta a substituição da meditação pela postura tântrica (entoação de um mantra)? PS: Não se trata de um juízo de (des)valor sobre o tantrismo, fortemente presente nas tradições tibetanas, onde convive com variadas técnicas meditativas.
@@alexandre9832 Faça um teste. Ao ouvir a palavra "picles" o que aconte em sua boca? Um bebê ao chorar, o que faz a mãe perceber que está com fome ou se trata do frio que o incomoda? Este é o início da percepção do significado da palavra Budha. Se Vc desconhece como navegar no oceano, como vc pode afirmar que conduzirá a todos da embarcação à outra margem em segurança? Medidar sobre um assunto é bom, e saudável, mas quando vc tem disponível os meios para atingir um objetivo, porque meditar? A recitação do Sutra do Lótus não é a repetição de um mantra. A diferença entre Soka Gakkai e outros sectos budisdas, é que um jovem, "Daisaku Ikeda" sabendo o que deve ser feito para que os povos obterem acesso a explorar o seu maior potencial, "meteu o pé na jaca" e iniciou a ampla propagação do budismo do sábio Nichiren, o magnífico devoto do Sutra do Lótus. Pense no mundo com viagens a templos e outros lugares paradisíacos, se curvando pra monge, vc talvez vestido a carácter com um vestuário maneiro. Como o assunto é extenso encerro com dois textos para que considere. Primeiro, Budha significa "estar iluminado para". Por conclusão; todas as pessoas por meio do Sutra de Lótus tornam-se Budhas.
Eu pratico há 33 anos, foi o melhor caminho que eu conheci . Não frequento mais a Soka Gakay,mais continuo praticando os ensinamentos de Nitiren Daishonin.
Mas a gente não pode se afastar da Gakkai. É o coração de Nitiren Daishonin que vibra na Gakkai. Continue orando Daimoku e determine com exatidão
ปีที่แล้ว +5
Eu nasci no budismo, por isso tenho esse nome. Quando eu tinha 10 anos minha mãe saiu. Hoje sigo o único caminho que leva à Deus e Salvação, o verbo vivo que se fez carne: Jesus Essa é a única decisão da minha vida que jamais me arrependerei! Que o Deus Criador único e verdadeiro (Yah) te abençoe ilumine. (o homem criou muitos deuses)
@ Jesus é um homem comum, nasci cristão idolatrando homens, mas graças a Deus conheci a salvação através do Islamismo onde só adoramos a Deus e nenhum homem profeta será adorado. Jesus, Muhammed foram grandes profetas, mas só Deus deve ser adorado. Torço pela sua conversão ao verdadeiro e único Deus. 🙏
Budista há 49 anos. Conheci aos 14anos de idade. O meu sonho era conquistar o mundo, menor de idade não poderia assumir a religião sem consentimento de meus pais, evangélicos. Continuei recitando o NAMMYOHORENGUEKYO, a realidade última da vida, ao atingir a maioridade, consegui trabalho na Aeronáutica e tive minha primeira casa e assim me converti, recebendo o Gohonzon em 1975...acumulando imensurável boa sorte na minha vida, até que aos 23anos de idade, fui convidada a trabalhar na França por dois anos, viajei e residi naquele país, trabalhando e estudando. Retornando ao Brasil, conheci meu marido e embarquei novamente, desta vez para trabalhar na ltália enquanto apoiava meu marido no trabalho dele. Continuei estudando outros idiomas, lnglês, ltaliano, Alemão, Espanhol...enfim, aquele sonho de viajar e conhecer o mundo estava realizado. De fato, a Soka Gakkai Internacional, prima pela revolução humana individual e coletiva, através da cultura e da educação. Com esse propósito, além de ter me formado em psicologia e fonoaudiologia, optei por realizar projetos linguísticos em escolas para crianças de 7 a 10anos a fim de ensinar a língua lnglesa e ainda uma terceira língua. Ser Budista é uma imensa responsabilidade para com a vida em todos os seus aspectos. O Buda Original Nitiren Daishonin explica: nunca procure o Estado de Buda fora do seu próprio coração. Budismo não é uma religião fácil, exige uma força e determinação que, verdadeiramente não é para uma pessoa que não esteja preparada, ou seja, o Budismo é ensinado de acordo com a capacidade de compreensão de cada vida. Porém, todos indistintamente possuem a natureza de Buda dentro de si, mesmo que adormecida. Sou Gakkai, Shitei Funi é minha vida, jamais desistir, jamais ser derrotada. NAMMYOHORENGUEKYO!
Amor próprio e é TUDO!!!! E o Budismo de Nichiren nós ensina a Auto estima que é tudo!! Se vc não se Ama não ama nada nem ninguém!!! AMO SER BUDISTA ❤️
Talvez vc possa me ajudar a entender a atitude (eu acho até narcisista) de alguém que pratica budismo. É uma pessoa que me fez sofrer muito. Nunca vou entender o comportamento dele. Será que vc pode me ajudar a entender?
@@nancyenciso769 Sei que a pergunta não foi direcionada a mim, mas achei bem interessante esse questionamento. Acredito que no Brasil o budismo ganha um ar de "exclusividade", sabe? E é muito fácil, uma vez imerso dentro de uma religião assim (com fundações e conceitos distantes daquele de nosso cotidiano), você analisar o seu redor com tom crítico e cair na armadilha de achar o seu processo, sua religião, sua postura melhor que a dos outros. Se esse movimento de se aprofundar em algo (se isolar para aprender tal religião, estudar bastante sobre) não vem acompanhado do movimento de voltar aos outros (à vida, à realidade, à sabedoria que está em todos) com um olhar mais integral, amistoso, de reconhecer as diferenças, porém se incluindo nessas contradições que formam a vida, fatalmente o que sobrará será uma visão soberba do indivíduo diante da realidade que é impossível da cognição humana apreender por completo. Essa soberba, oriunda dessa incapacidade de reconhecer o valor alheio, acaba fundamentando comportamentos que desaguam em sofrimento, em desdenhar do outro, desmerecer. Sei que ficou meio "religioso" esse meu comentário e nem sou kkk, mas é o que percebo nesses movimentos que o ser humano acaba fazendo e isso se aplica em diversos campos. Espero que você hoje possa estar melhor em relação à situação que narrou. Achei realmente um questionamento muito bacana, pois já lidei com alguém que praticava o budismo e percebia esses mesmos comportamentos que você falou. Enfim, abraços!
@@alessandropimentelgomes7362 Obrigada por responder, Alessandro. Concordo com o seu pensamento. Além de considerar que ele se acha superior por pertencer àquela religião, também acho que o comportamento dele não condiz com os ensinamentos que ele prega. Por exemplo a compaixão ou amor compassivo (ao meu entender, empatia). Quis conversar para poder entender mas ele prefere sumir sem dizer nada. Imagino que quando falam de amor próprio, devem entender que só eles importam. Terminei por achar que é uma pessoa sem sentimentos e que não se importa com que as pessoas com as quais ele interage e que não fazem parte dessa religião, temos sentimentos, sim. Considero que é uma religião que ensina as pessoas a se amarem a si própios sem se importar com os sentimentos de outrem. Nada os preocupa, nada os afeta. Ficam sendo uma espécie de robô sem sentimentos.
Já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye Não sei se a sua resposta foi direcionada mim. Eu não sou budista. Só que conheci uma pessoa budista e tendei entender o comportamento dela. E até hoje, não entendo. Vou passar a dica pra ele. Obrigada.
Sokka gakai nem é aceita pelos budistas, ela é vista como uma seita! Já ví vários mestres de diferentes vertentes(tradicionais, zen, tibetano da própria nichiren shu) não aceitando a mesma como budismo. Para ser budismo tem que aceitar as 4 nobres verdades e o caminho octuplo, os preceitos e etc.
Até que enfim alguém com conhecimento do Dharma por aqui... Budismo não é fé. Budismo não é fanatismo. Budismo é observação lúcida, budismo é a base de toda a dúvida e o princípio da desconstrução de todo estreitamento mental limitante. Budismo é a rejeição da realidade enquanto desígnios deterministas de deuses. Budismo lançou o princípio do questionamento e da dúvida e, mais a ver com o canal, do ceticismo ateu, há 2.600 anos e muito antes de Nietzsche, Marx, Freud ou Russell. É pena que ao professor Gontijo tenha sido apresentado como representação do budismo a Sokka Gakkai (que tem a ver tanto com o budismo, quanto um peixe tem a ver com uma bicicleta)
@@alemdaimaginacao5184 Nem todos vivem plenamente o que está nos ensinos budistas, muitos não compreendem a filosofia, e começam a avacalhar a Sokka Gakkai, fazendo maldades dentro da organização... Experiência própria minha.
Daniel, quer entrevistar alguém que tenha propriedade para falar desta organização, entreviste alguém que ao menos tenha passado a vida nessa organização. Essa menina teve seu momento de fama sem ao menos ter se aprofundado no assunto que ela diz saber. O canal perde com isso.
Mas aí pode cair num trem do tipo chamar minha avó do interior de Minas pra falar de forma crítica sobre a Igreja Católica, ou seja, com quase ou nenhuma crítica.
Apesar do pouco tempo que ela ficou, a maioria das coisas que ela falou é o que nós, ex-membros, observamos. Faltou mais conhecimento sim, para expor muito mais coisas absurdas que acontecem e aconteceram na Gakkai, como por exemplo, a EXCOMUNHÃO da Soka Gakkai pela NITIREN SHOSHU, e o fato de que o DAI GOHONZON está no templo principal, e não em algum centro cultural da Gakkai. Por esse motivo, retiraram da liturgia da Soka Gakkai (que antes se chamava liturgia do Budismo de Nitiren Daishonin) qualquer menção ao Dai Gohonzon nas orações silenciosas.
@@KekaKeleka Boa noite! Nishiren Soshu trata de outro ensino budista comandado pelo clero. Esse ensino não está ligado a SGI, organização de valores humanos formado por membros que praticam os ensinos do Buda Original Nishiren Daishonin.
@@carlarado4456 Isso é o que te contam lá na gakkai. A NSB tem o Dai Gohonzon. Quer maior legitimidade que isso? Quem foi excomungado não tem propriedade para afirmar nada.
Você poderia chamar pessoas comuns como ela mas com uma outra visão da organização... eu vivo a organização a vida toda, como todo lugar que tem pessoas tem problemas, mas como o sensei mesmo diz "Siga a lei (mistica) e não as pessoas"
Sou praticamente budista há 44 anos, no budismo eu transformei a minha vida, venci o câncer, venci a parte financeira e desarmonia, no budismo fala que pra vencer temos que fazer a prática correta, fé, prática e estudo, ser budista é diferente de ser praticante budista, muitos falam sou budista mais não luta em mudar seu jeito e atitudes, eu sou a prova viva que ser praticante a gente consegue realizar todos os objetivos, eu sofri muito com problemas mais eu desafiei e venci,eu que fui praticante católica, hj agradeço por ter abraçado o budismo da Soka Gakkai, e te garanto que não é com um ano de prática que vencemos pois fazemos muitas causas negativa, e ser praticante budista não é pra qualquer um,é pra aqueles que querem vencer todos os obstáculos
@@KekaKeleka quando fiz o tratamento me recusei a usar quimioterapia,o médico tirou a drena antes do tempo, meu braço inchou e ficou preto, eles queriam amputar meu braço porque não tinha mais jeito, eu não deixei amputar, desafiei no daimoku e venci, até os médicos ficaram sem entender, e se eu tive que passar por tudo isso era pra ver a veracidade do daimoku e poder ajudar outras pessoas quando tiver que enfrentar essa doença que está avançando cada vez mais.
Já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye A Nitireen shoshu era ligada a SGI, mais o comportamento dos reverendos fez com que as duas separassem, eu preferi ficar com Ikeda sensei, e seguirei a SGI até o último momento de minha vida, eu comecei a prática na época da Nitiren shoshu, então conheço bem a história.
Sobre assinatura do jornal ela falou a vdd,quem pagava minha assinatura era um amigo meu ,pois estava desempregada e eles não queriam saber. Sai da organização depois de observar atitudes de membros tipo: falta de caridade entre eles, são muito individualistas o quanto ajudar os outros. Observei também deboches em falas sobre religião de outas pessoas e principalmente de Deus. Estava apenas com uns 2 anos que eu frequentava e tinha me convertido.
kofu vc é tratado de forma diferente, assinar jornal tbm, sim ele tratam outras religioes com deboche, caridade kkk nao existe mesmo, resumindo sai fora desta seita o quanto antes.
O budismo não prega caridade pois as pessoas têm q ser vitorioso não um coitadinho o jornal p o estudo conhecer q esta se praticando e as orientação e incentivos o kofu p manutenção dos kaikan tenho 30 anos de prática nunca fui forçada a nada. Já passei por várias religiões o budismo q estou até agora transformei muito a minha vida.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Partindo da premissa que o ser humano é cheio de defeitos, nenhuma religião jamais será perfeita. o Budismo de Nichiren tem, sim, os seus problemas, mas penso que é algo muito mais relacionado na forma como as pessoas enxergam determinados assuntos e na maneira de agir. sou budista nichiren já faz 6 anos e no começo tb me senti incomodado com a abordagem que algumas pessoas tinham de querer me converter a qualquer custo. Comentei do meu incômodo numa reunião e a partir daquele momento as coisas ficaram muito mais tranquilas. As pessoas perceberam que estavam sendo muito incisivas? Talvez. Mas o diálogo precisou ocorrer para que alguma mudança acontecesse. A religião, como qualquer outro aspecto da sociedade, é dinâmica e passíveis de mudança. Só achei infeliz a comparação entre o budismo nichiren com a igreja universal/seita. Você não vê pessoas entregando chave de carro, salários inteiros ou qualquer bem material para quem quer que seja dentro da comunidade. - Assinatura de jornal? Até hoje não tenho assinatura e nunca fui cobrado para fazer qualquer assinatura que fosse. - Kofu (a contribuição que foi mencionada na entrevista)? Da mesma forma, ajudo quando posso e quero (nunca me senti obrigado a fazer). - Envio de proposta de paz à ONU? Que bom que está sendo propagada uma mensagem positiva e não a assinatura de um documento para o início de uma guerra, por exemplo. - O que foi dito sobre Daisaku Ikeda, dele ter obras de arte e coleção do Victor Hugo? Me soou como uma fofoca. Fontes? Enfim, cada um tem a sua vivência, mas pessoalmente, sou muito livre e feliz com dentro da comunidade budista de Nichiren.
Pois é eu moro no Japão, já passei em frente a casa do presidente Ikeda e não vi nada disso que ela disse. A Soka Gakkai é mal vista no Japão?!? Já foi um dia, em um passado distante. A pessoa nem sabe a história direito, falou que Ikeda era professor que Nichiren queria ser a pessoa mais inteligente do Japão 😅. Por isso que eu digo e faço, siga a Lei e não as pessoas. Budismo é Fé, prática e estudo.
E se ele tivesse essa coleção de VH qual seria o problema? Isso não tem nada ver com a religião. Eu sou budista desde 2016 e sou muito feliz e NUNCA vivi esses abusos de nenhum membro. Nunca assinei nada, nunca paguei nada, nunca fui induzido a nada, sigo com minha fé no daimoku e gongyo.
Boa noite Fui budistas por 12 anos,sempre me tratam com muito carinho até hoje,ficamos amigas e ainda hoje eu quase não vou as reuniões,mas faço meu daimoku todos os dias. Meia hora ou 1 hora ñ emporta Faço com determinação e fé e sempre recebo
Isso mesmo Viena; continue e não pare! Siga a lei e nao as pessoas. Transforme a sua vida e pessoas verão a sua mudança; a comprovação de sua prática responsável e sabia. Parabéns ❤️
Infelizmente a moça carece de conhecimento do budismo, e se perdeu muito nas respostas, principalmente a história da religião que se propagou do leste para oeste, da India para a China e depois para o Japão e sudeste asiático. Ela nem sequer sabe se o sutra praticado da soka gakkai chama-se gongyo relativo ao Hoben-pon (2o cap do Sutra de Lotus, Juryo-bon (2o cap. do essencial) e Jiga-ge que foram escritos originalmente em sânscrito e depois traduzido para o chines.... E tem tantas outros assuntos do budismo que ela se perdeu e não soube responder. É estranho pois o praticante desta seita tem que estudar o budismo (3 práticas: fé, prática e estudo compõe a prática principal), e no caso dela parece que não aprofundou no estudo. Outro detalhe parece que a moça pensa em aparecer no video, pois fica arrumando constantemente o cabelo, ora mexe para a esquerda, ora para a direita....
é simples: nessa organização não se aprende nada sobre budismo hahaha apenas a converter mais gente e dar dinheiro mesmo. Todo o resto sobre história do budismo, não importa
Ninguém estuda nada mesmo nessa seita, só estuda sobre a vida do mestre Daisaku Ikeda sensei o resto não importa.
2 ปีที่แล้ว +2
Milton, é obvio que ela carece de conhecimento sobre o Budismo... porque ninguém da BSGI aprende nada sobre o Buddhadharma. É uma seita que pegou uma vertente budista altamente devocional, que só lê e um único dos diversos sutras budistas... alias, não lê... ainda por cima só repete um mantra e fica lendo livros do Ikeda. Como o pessoal já comentou... ninguém aprende sobre o Dharma assim.
Como psicóloga aprendi que o momento mais difícil na terapia é quando o paciente tem que se confrontar com as causas e as dores dos traumas. Como praticante do budismo Nichiren, há 36 anos, aprendi que o momento mais difícil para o praticante é quando chega o momento crucial de fazer sua revolução humana, quando nos vemos frente a frente com a escuridão fundamental do nosso carma. Neste momento ficamos conhecendo quem tem "prática de fogo" e quem tem "prática de água corrente"; quem pratica por modismo e quem pratica por missão e determinação de mudar a si mesmo e não o mundo. Destre tantas orientações, Nichiren Daishonin deixou duas fantásticas: 1 - "O que é costumeiro no tolo é esquecer nos momentos cruciais o que prometera nas horas normais" 2 - "A poderosa espada do Sutra do Lótus deve ser manejada por alguém corajoso na fé". E esclarecendo a crítica da moça, o que ela chama de "idolatria", os membros chamam de GRATIDÃO, mas só pode sentir emoção e chorar, até involuntariamente, quem conhece a verdadeira história de Daisaku Ikeda. Por último, como a moça da entrevista falou que gosta de leitura, quero convidá-la a ler as "Coletâneas das Escrituras de Nichiren Daishonin"(CEND); as Propostas de Paz que Daisaku Ikeda enviou pra ONU desde 1984; os 30 vol. da "Nova Revolução Humana"; os livros sobre diálogos humanistas que Daisaku Ikeda teve com personalidades estratégicas em todo o mundo; ou passar 20 anos da sua vida num monastério, isolada do mundo, estudando e analisando TODOS os Sutras e Tratados esotéricos e exotérico, até concluir o "suprassumo" em forma de um mantra que possa substituir o NAM MYOHÔ RENGE KYÔ, como fez Nichiren Daishonin. Aí, moça, você estará apta pra dar nova entrevista sob sua própria ótica, vivência e sabedoria.
Eu sou budista vai fazer 23 anos eu e a minha mãe a nossa vida mudou Continua mudando muito para melhor eu tenho muito gratidão a senhora q ne ensinou o budismo
Muitas pessoas buscao a religião para que a mesma possa resolver todos os problemas da vida, seja no trabalho, no amor, na familia e etc, esperando o milagre acontecer, mas a real questão é que nada vai mudar, independente da religião se a gente não movimentar nossas atitudes e ações em prol desta mudança, é legal ter uma fé e em que acreditar, mas depende da gente querer mudar ou não, problemas sempre vão ter dentro da Gakkai, dentro da igreja, dentro do kardecismo, dentro de um terreiro, cabe a nós aprender a impor limites de relacionamento, e temos que entender que relacionamentos abusivos existem em qualquer tipo de relação pessoal, seja ela profissional, religioso, amoroso, temos que saber identificar e impor os limites, porque gente fanática tem em todas, problemas tem em todas, sou membro da Gakkai e faço os estudos, reuniões, orações a minha maneira, do meu jeito, no meu tempo, não como o membro de 30/40/50 anos quer que seja, a realidade hj é outra, não me envolvo tanto para não gerar certos atritos, mas por outro lado, eu amo fazer as orações (gongyo e daimoku) é meu remédio natural para dormir e minha dose de ânimo ao levantar, afinal o próprio Buda Nichiren sempre ensinou para seguir a lei e não as pessoas.
Nasci em berço cristão, mas me encontrei de corpo e alma no budismo, desse modo aprendi a aceitar mais todos os seres vivos , deixei de comer animais , aprendi parar de julgar e me achar a dona da verdade. No budismo aprendemos acima de tudo a humildade e se apegar ao estudo constante. Respeito a jornada de cada um. Está tá tudo bem , é como precisa ser . ♥️🥰
@@izabelfeijoli6220 Crente como sempre intolerante né?! Pois já vi cristão se tornar mulçumano,do candomblé,o que importa é se tornaram pessoas melhores,diferentes de pessoas como vc por exemplo.
@é nois Não vou generalizar, mas muitos estão ali para fazer o mal, tenho experiência na própria família de pessoas que estão ali só para fazer maldades.
@é nois Entendi, concordo com você, falando por experiência própria, observo que minha irmãs que distorceram os ensinamentos para praticarem suas maldades estão na lona... Cada vez mais infelizes e afastadas da Gakkai. Eu estou seguindo a Deus atualmente, mas não nego que por um determinado tempo o Budismo me ajudou bastante. Abraços!
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye Antes de entrar para SGI procurei pessoas da nitiren para exclarecimentos e ficou comprovado que todas acusaçoes feitas pela sgi a nitiren eram verdeiras. Mas cabe a cada pessoas escolherem o melhor para si.
Esse ano eu vou fazer 10 anos de prática budista. E ainda tenho taaaaaaaaaaaaanta coisa pra aprender... pois o budismo é muito complexo e filosófico, se você não praticar diariamente e estudar, não entende. A Soka Gakkai tem uma luta silenciosa e eu me transformei e me transformo através do budismo a cada dia. Ter 1 ano só de prática eu acho que não dá propriedade pra uma pessoa dizer se funciona ou não... a prática budista é uma prática religiosa difícil, mas muito transformadora. Te faz se aprofundar nas coisas, em você mesmo, respeitar o processo da natureza e sair da superficialidade que a maioria das pessoas adoram... Amo filosofia, adoro Nietzsche, sou questionadora, crítica e quanto mais conheço a Soka Gakkai, mais orgulhosa me sinto de fazer parte dessa luta coletiva.
Bom dia a todos! Vou tentar falar sobre esse ensino como praticante há quase 40 anos! Não sou tão idosa! Rs Tenho 50! Rss. Pessoal, Não dá pra ser curtinho tá! Desculpa! Vou tentar! Rs. Fiquem à vontade pra quem não quiser ok? Rs. Bem, Comecei jovem! Gostei de estar naquele ambiente junto àquelas pessoas reunidas e interessadas em aprender…. Resolvi colocar em prática a oração (o nam- myoho-rengue-kyo) Consegui meu trabalho sonhado da época! Outros desafios vieram e mais objetivos conquistados… Considero o Budismo de Nishiren Daishonin um ensino humanista maravilhoso! Nos ensina sobre superação e resiliência, sobre o sentimento de gratidão, empatia, amizade, o respeito à vida, às pessoas, suas etnias, todas as raças, religião, opção sexual. O tesouro mais importante é o tesouro do coração! Quando mudamos os sentimentos do coração, nos aprimoramos como ser humano melhores e contribuindo para uma sociedade melhor! Como? Bom, alguns exemplos…. Através de uma organização humanista chamada SGI internacional praticada em mais de 182 países! Suas escolas e universidades, tanto aqui como em outros países, além da qualidade no ensino escolar, estão integrados, sobre a vida escolar do aluno (o diretor, os professores, os pais e os próprios alunos). A organização também leva esse mesmo projeto às escolas públicas, através de membros voluntários (psicólogos). Fazem trabalhos manuais e hortas juntos…. Os alunos plantam, colhem e ajudam na preparação da merenda escolar. A organização oferece a alfabetização e orientação psicológica. São todos voluntários….. Quanto ao Dr. Daisaku Ikeda, seus livros como por ex. A Nova Revolução Humana e várias outras obras de ensinos maravilhosos! Todas com diálogo sobre a vida e baseado inteiramente nos ensinos do Buda Original Nishiren Daishonin. Buda é um título. Significado: Atingiu a compreensão máxima, fundamental sobre a vida. Sr.Ikeda, um ser humano que se dedica à felicidade de todas as pessoas! O desejo do Palácio Memorial da paz ser construído para que nós membros pudéssemos, guardar as cinzas, orar, honrar e agradecer aos nossos parentes falecidos…..É um lugar lindo e com muitas cerejeiras e em meio às montanhas lugar esse protegido pela SGI (proibido o desmatamento)!!!! Temos um loutro lugar em Manaus dedicado a manter a flora da região que estão ameaçadas de extinção. No Japão os membros voluntariamente passam por rigoroso treinamento para poder ajudar outras pessoas no caso de haver algum acidente natural no país. O verdadeiro sentimento dos membros com relação ao Dr. Daisaku Ikeda é de Gratidão. Em 1960 trouxe o Budismo de Nishiren ao Brasil e levou também à outros países…… No Budismo de ND. não existe idolatria! Existe o respeito e gratidão ao Sensei e a todos que lutam pela felicidade de si mesmo e de outras pessoas….Idolatria não é correto. Tira a razão. Sobre a sua mãe do Sr. Ikeda, sofreu com a perda de um filho na guerra. O vídeo trata de sentimentos de gratidão para aqueles que nos cuidam, nos amam….Os pais, os avós, tios… * OBS.: Existe outros Budismos. Ok. Eu aqui estou relatando aos senhores um pouquinho sobre o Budismo de Nishiren D. Não temos um líder! Temos um Mestre de vida! Não idolatramos ninguém.. Recitamos o Sutra 5 minutos e o Nam- myoho-rengue-kyo) pelo tempo que cada um achar necessário, de acordo com os seus objetivos em sintonia com o próprio ritmo do universo. O Budismo é religião universal onde todos tem o direito de praticar o nam myoho rengue kyo se desejarem. Nele não existe magia. Existe oração e ação! O Budismo de ND. é prática diária, no dia a dia que aprendemos a transformar as adversidades e realizar nossos sonhos e objetivos…. Bom, quanto ao nosso tempo….temos tempo pra tudo!!!!Pra estudar o budismo, pra estudar faculdade, para a família, para os amigos, pra trabalhar, pra namorar, pra viajar…… Energia vital pura!!! Obrigada a todos pela oportunidade e desculpas no erro na digitação quando houver! É isso! Muito profundo, mas acho que deu pra entender um bucadinho!
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
O Museu não é particular. Conhecida como a casa de Vitor Hugo Ela foi convertida em museu quando Paul Meurice fez uma enorme doação para a cidade de Paris, comprando ela assim. É um prédio onde o escritor morou em um dos apartamentos e agora é museu explorado pela cidade de Paris. (Municipal) Google informa sobre este assunto. Não procede e nem faria sentido esta compra pelo Daisaku Ikeda. Muita coisa não está certa, O dinheiro do Kofu é revertido para a manutenção e construção dos Kaikans, da produção de impressos, eu pago de três em três meses uma cota apenas e nunca ninguem ficou tentando que eu assinasse o jornal. Apenas a orientação sem forçar nem ficar tentando convencer.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Estou tentando ouvir com o coração e mentes abertos para assistir esta entrevista mas é difícil dar crédito apesar de que ela tem bastante informação mas elafala com muito deboche, desnecessário isto. Sugiro uma entrevista com alguém que fale com seriedade. e propriedade.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Segui o budismo da Soka Gakkai por cerca de 4 ou 5 anos. Eu fazia trabalho voluntário, dormia na sede pra proteger o local, e era dedicado. Essas coisas esquisitas de poder, perseguição e dinheiro foram realmente aparecendo aos poucos. Uma vez eu estava fazendo trabalho voluntário no centro cultural que ela comentou, e tive que dormir no chão e só comi um lanchinho de mortadela que deram. Em um momento, decidi andar por lá e vi uma cozinha com um monte de gente do staff saindo, e quanto olhei lá pra dentro tinha sacos e sacos de lixo sendo enchidos com um volume enorme de sushi e sashimi que não foi consumido pelo staff da BSGI. E eu quase desmaiando de fome.... Ela tem razão em tudo o que fala
Me responde uma coisa mano, tipo, eu entendo e compreendo essa aversão à essa instituição e tal, mas o budismo não tem seu principal foco em se iluminar através do entendimento do carma e das meditações? Quem deixa de ser budista só deixa de buscar a iluminação? Não acredita que tenha algo assim mais? É muita coisa cara, tô tentando entrar na religião agr mas ver esse lance da Soka Gakkai me pegou desprevenido
@@brunozambon839boa pergunta Bruno, queria saber a resposta do cara e estou na mesma situação sua. Mas pelo que to entendendo, a instituição SGI está meio que se perdendo mas os ensinamentos do buda é o mesmo. Acho que não precisa seguir uma religião, o ideal.mesmo é estudar e entender os ensinamentos. É como ler a bíblia e querer entender os ensinamentos de Jesus sem ser de nenhuma religião
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Eu participei 8 anos da Soka Gakkai.... tive cargos e tal. Mas aí, comecei a perceber que com o tempo, aquela rotina que ao longo dos anos parou de fazer sentido. Tive muitas experiências, conheci gente muito boa, e gente muito ruim. A razão de hoje não me considerar parte de nenhuma religião é que no momento que beira ao fanatismo, ao extremo, aquela dedicação total, acabo considerando que perde o fundamento e fé e Deus não precisam disso.
Eu sou praticante do Budismo Nitiren Daishonin há 17 anos e eu falo com propriedade que no Budismo é fé, prática e estudo! Sem isso não há Budismo. Nos escritos de Nitiren ele adverte: siga a lei e não as pessoas.....justamente pq o ser humano é falho. O Budismo ensina que quando nós decidimos mudar o nosso ambiente também muda. Então não depende de nada externo. Eu pratico justamente pq quero me tornar um ser humano melhor a cada dia e vendo esses comentários aqui desse vídeo fico triste pq as pessoas ainda não conseguiram enchergar a totalidade do Budismo Nitiren. Qdo as pessoas estão encobertas pela ilusão inata da vida ou pela escuridão fundamental que nada mais é do que a maldade..... impede de ver que todas as pessoas são Budas. Revolução humana..... Kossen Rufu.... O Budismo de Nitiren é o Budismo do povo! Quer transformar a sua situação ou o ambiente que vc vive??? Recite Nam-myoho-rengue-kyo e determine que tudo parte de nós mesmos.
Olá eu sou Budista a 35 anos, conheci várias religiões antes de me converter ao Budismo Nichiren e me encontrei não troco por outra, precisa estudar bastante e também muito diálogo, nos entendemos que não era a hora para essa pessoa praticar.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Sou membro da Gakkai/Bsgi, estou vinculado mas sou fora da caixa. Estudo religiões, filosofias mas acima de tudo a espiritualidade. Acho que não existe verdade absoluta nesse mundo. O problema da Gakkai realmente é esse proselitismo, essa necessidade de controle da vida dos outros, de achar que a sua vida tem que girar em torno da organização. "Brinquei muito ali de seu mestre mandou". Cheguei a altas funções e depois entreguei porque muito do que se fala lá dentro as pessoas não acreditam. Não acreditam em metade do que dizem. Eu procuro separar o ensinamento budista das pessoas porque se você pautar a sua vida nas pessoas você realmente vai sofrer e vai se frustrar. Aquilo de siga a lei, não as pessoas, é verídico. Segundo o que estudei Sidharta Gautama deixou a seguinte mensagem em um Sutra quando ele estava para falecer "torne-se mestre de sua mente". Admiro e respeito o doutor Daisaku Ikeda por suas benfeitorias, ele é realmente um homem admirável, mas acho essa idolatria de sua pessoa dentro da Gakkai exagerada. Não enxergar isso, é subjugar a inteligência das pessoas. Outra coisa desagradável, é o acúmulo de funções a que nos submetem, a divisão de jovens, vive de tapinhas nas costas e encorajamentos do tipo " voce pode ,você é jovem". Aí você se sobrecarrega se estressa, e ainda tem que ser grato por isso... E se estressa porque ali dentro, o ego grita, o egocentrismo é muito inflado dos líderes, pois querendo ou não, há quem diga diferente; a função sobe para cabeça de algumas pessoas. Mas lá existem também pessoas maravilhosas, pessoas de bom coração, que acreditam que estão fazendo melhor que podem, e eu acredito em algumas pessoas lá dentro, mas convivo com gente também que não faz metade do que fala nas atividades. Outro ponto que gostaria de ressaltar e que acho importante, é que só da linha Nichiren existem diversas escolas, todas elas afirmando possuírem o verdadeiro Gohonzon, todas elas afirmando terem as cinzas de Nichiren Daishonin, todas elas dizendo serem as legítimas sucessoras de Nichiren e cada qual com a sua prática. Essa foi minha impressão pessoal ao estudar essas diversas linhas de budismo: É a impressão de que na Gakkai , o budismo é mais acessível e prático na vida social, e sem certas "maluquices" que vi. Esse ponto é muito positivo, a única coisa que você precisa ficar esperto, é com esses outros pontos que eu já ressaltei anteriormente, mas no geral, praticar na Gakkai é muito bom. Particularmente, eu não pretendo sair. Recito Daimoku ao Gohonzon para me sentir bem, para melhorar como pessoa, e crescer na vida conquistando meus objetivos, sem nenhuma finalidade proselitista, e o dia que aparecer alguém querendo se converter através de mim, isso porque admiro o budismo, então explicarei com sinceridade exatamente como é a organização e o que essa pessoa precisa ter atenção ao se converter. Um último ponto que eu acho importante vocês refletirem: existe diferença entre espiritualidade e religião. Na Soka Gakkai e em qualquer outra instituição religiosa haverão pessoas que terão espiritualidade mas não terão nenhuma religiosidade; e haverão pessoas que não terão nenhuma religiosidade mas serão bem espiritualizadas. Na Gakkai, pelas condições que eu tinha, eu me sentia não um religioso, nem espiritualista, mas sim o empregado por conta de tantas funções que eu acumulava. Hoje posso dizer que sou livre, pois não tenho função, vivo feliz e faço minha prática, me espiritualizar que era o que eu queria. Recomendo então, que busquem sozinhos, estudem profundamente com afinco, não só o budismo mas todas as religiões para que a partir de então, a religiosidade do outro, não incomode você. Quando você sabe como o outro pensa, um cristão, distribuindo panfleto na rua, já não te incomoda mais.
Que maravilhoso seu relato e experiência Léo. Eu fui e pratiquei e participei da bsgi por 15 dias ou mais. Tenho meu Gohonzon, o zelo, bem raramente faço daimoku, sei o quanto já me fez bem. Há poucos anos me tornei espiritualista me expandindo, como vc. Posso ganhar seu Whats pra dialogarmos as vezes lá??
Ótimo diálogo, para entender o coração da Soka Gakkai seria bom ler a Nova Revolução Humana, Educação Soka, Diálogo sobre a Religião Humanista. Sobre o que foi falado da vida de Nichiren, ele foi perseguido pq o governo do Japão impôs uma religião, e Nichiren lutava pela liberdade da prática individual sem clero e sem entidade religiosa. Sobre Nichiren dizer ser a reencarnação de alguém, sim ele afirma isso em uma de suas cartas, mas não no sentido de ser superior or ser o Buda reencarnado, mas no sentido de termos a vida eterna. Buda no budismo Nichiren somos todos nós, porquê o estado de Buda está inerente a vida de todo ser humano. A prática consiste em fé, prática e estudo. Qualquer material de estudo da Soka Gakkai é de livre acesso de todos, quanto mais estudamos, mais entendemos a prática e por consequência ampliamos a fé que nos leva ao estado de Buda. Nichiren revelou a prática para o ser humano comum, não precisando ser monje ou entidade religiosa para atingir o estado de Buda. Eu entendo a escolha de não praticar mais na organização. A Soka Gakkai é uma organização que atua em muitas áreas não apenas na religiosa, seria bom dialogar sobre isso também. Sobre o milagre a colocação está equivocada, o Daimoko não te trás tudo que vive quiser, o Daimoko eleva o seu estado de vida, te dando clareza nas suas decisões, e os benefícios são manifestados de acordo com as causas que cada um faz.
Perfeito! O Daimoku eleva o estado de vida pra tomar consciência e assim assumimos responsabilidade pelas escolhas! Esse é o ponto que numa sociedade ocidental tem dificuldade e naturalmente o entendimento torna-se limitado à percepção de vida e experiência que a pessoa tem! Recitar e escolher ampliar a visão e ter sabedoria pra compreender que o importante é seguir as Leis Universais e não as pessoas. Isso serve pra mim também porque o convite no budismo é exercer o autoconhecimento.
Talvez vc possa me ajudar a entender as atitudes de uma pessoa budista, praticante faz 35 anos, quem me fez sofrer muito. Ele parece não se importar absolutamente com nada, até parece não ter sentimento algum. Age de um jeito que eu não entendo, só me provocando tristeza. Como pode ser isso possível?
A sua opinião está equivocada.Nos ultimos dias Nichiren passou no Monte Minobu e ele pediu para que seus discipulos seniors propagassem o Budismo, O templo Taissekiji foi fundado pelo próprio Nikko Shonin a pedido de Nichiren tbm , a Gakkai não faz parte da história do Budismo Nichiren pq é uma Organização que surgiu séculos depois e não faz parte da linhagem. O próprio Nichiren foi um Sacerdote,o mesmo passou vários anos de sua vida meditando e estudando em Templos Budistas , ao querer refutar a Nichiren Shoshu vocês acabam indo contra a própria história de Nichiren
@@nancyenciso769 Sinto muito Nancy que esteja passando por isso. Infelizmente praticar qualquer religião não garante que ninguém seja uma pessoa boa. Ser católico, evangélico ou budista não muda o coração das pessoas, o que muda o coração das pessoas é a ação delas em querer mudar. O budismo nos ensina que todos temos os 10 estados de vida, do estado de buda sendo o mais elevado até o estado de inferno o mais baixo, que é quando estamos na escuridão, e somos crueis e fazemos causas negativas. Para sairmos dos estados baixos temos que recitar daimoko para criar consciência sobre nossas ações e pararmos de fazer causas negativas. Isso é um processo que cada pessoa tem seu tempo, por isso focamos nos ensinamentos, ou na lei, e não nas pessoas. O budismo também nos ensina o levantar-se só onde aprendemos a ter força para transformarmos a nossa realidade, não nos deixando ser influenciados pelas ações das pessoas e nem pelo meio que estamos. Nos ajuda a termos coragem e auto estima para transformarmos o nosso sofrimento, as vezes esse transformar é dizer não, é ter força para nos afastarmos de pessoas que nos fazem sofrer e nos machucam. No budismo não existe certo ou errado, tudo é causa e efeito a partir de nossas escolhas. No seu caso se ele escolhe ser indiferente e te machucar, só você pode escolher não ser mais machucada pelas ações dele. Espero que tenha ajudado. Fica bem! Segue uma frase de Daisaku Ikeda que ajuda entender um pouco mais sobre sermos budistas ou não budistas, o que importa é o coração. ''A felicidade e o inferno - tudo está dentro de si mesma, dentro do seu próprio coração."
Ola Professor Daniel, tudo bem. Gostaria de ser convidada a falar sobre o budismo de Nitiren Daishonim , e tentar esclarecer um pouco sobre esta filosofia , sou nascida nesta filosofia tenho 50 anos e tenho um olhar diferente sobre , gostaria com todo respeito a conversar sobre este assunto, desde já agradeço pela oportunidade .
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Sou praticamente a 43 anos e nunca idolatria ninguém, é tbem tenho.muito tempo p fazer minha prática diária, cuidar da minha casa e namorar tbem, portanto o budismo é prática diária e por os gostos na vida
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
A prática deste budismo já existe no Brasil há pelo menos 50 anos por outra instituição chamada Nichiren Shoshu do Brasil, onde pratiquei nos anos de 1970, o que essa jovem diz me remeteu ao período em que estive lá e saí muito frustrado com o radicalismo. Foi lá que eu descobri que eu mesmo cristão.
@@izabelfeijoli6220 Mas acreditar em Jesus já é uma religião, pois a unica fonte/prova de sua existência e valores é a Bíblia.... que é livro da Religião Cristianismo.
Eu sou budista da Soka Gakkai desde outubro de 1981. Tudo o que conquistei na vida profissional e pessoal foi graças ao budismo. Era jovem tinha 24 anos. Super depressiva, fazia terapia, infeliz e não sentia alegria de viver. Portanto, descobri o meu carma de doença. Antes do budismo tinha uma saúde física de ferro, mas a minha saúde mental era péssima e só pensava em morrer. Com apenas 15 dias de recitação do daimoku, a tristeza e depressão, o vazio que eu sentia passou, assim como quem toma um medicamento para enxaqueca. Eu tinha muita enxaqueca. Na época morava com o meu tio que foi o meu tutor, ele foi o primeiro a comentar que eu não tomava mais medicamentos e não reclamava mais de dor de cabeça. Aos 25 anos tive sarampo e quase morri. Porque na infância fui vacinada e não tive a doença. A febre era tão alta, que meus cabelos saiam nas mãos 7m monte e 9 local ficava careca e com muitas falhas na cabeça. Eu ficava no quarto fechado porque não suportava a claridade e luz do dia. Por sorte trabalhava numa grande empresa em 1982 e tinha um excelente plano de saúde. Fui levada ao hospital, diante do quadro severo de febre, a pele vermelha e com feridas no corpo todo, foi feita uma junta médica para avaliar o meu caso e o que fazer porque corria risco de vida. Eu ouvia tudo na maca, estava consciente e recitava daimoku para ser curada e encontrar o médico certo. Passado alguns minutos, um médico voltou para buscar a sua agenda pessoal que tinha esquecido no consultório dele. Quando viu a junta médica perguntou o porque? Aí eles relataram que eu estava com sarampo severo. Então o médico disse que iriacuidar de mim, mandou parar com toda a medicação. O remédio que receitou cessou a febre de 39° graus. Ele pediu para retornar dentro de 3 dias. Estava preocupada de ficar com o meu rosto cheio de marcas e manchado. O Dr. Roseval (ele era nordestino), pediy para confiar nele e que a minha pele branquinha voltaria ser de bebê. Mas que poderia sofrer sequelas por causa da febre alta. Dito efeito. Uma semana depois, os meus olhos queimavam, ardiam, não conseguia sequer abrir. E fui encaminhada para o melhor centro de oftalmologia de São Paulo. Chegando lá demoraram muito para atender, estava agoniada, aí o médico bam-bam-bam veio me atender, estava na maca e fui removida para uma mesa cirúrgica. Aí me disse que tinha chegado um caso de emergência, de uma jovem de 20 anos que sofreu um acidente e tinha ficado cega e perdeu a mobilidade das pernas, não andaria mais, quanto ao cérebro ainda estava em observação. Não tinham respostas. O Dr e sua equipe foi vendo o meu prontuário e conversava comigo. Disse que por causa da febre muito alta que necrosou a minha córnea. Disse-lhe que não seria nada porque o meu daimoku daria a resposta da cura. Ele brincou e riu a fé salva. Ele fez os curativos e fiquei durante 24 horas. Para minha sorte, no retorno, os meus velhos estavam limpos, claros e sem nenhum sinal de infecção. O médico que estava cuidando de mim ficou encantado porque estava literalmente curada. Ele disse que eu corria o risco de ficar cega, devido a lesão nas córneas, mas graças a minha fé eu me curei. Sim, porque o budismo caminha com a ciência. Tenho outros relatos sobre saúde e poderia ter morrido, mas estou até aqui hoje, aos 66 anos, em junho faço 67 anos. Sou professora ativa da rede pública. Muito grata ao budismo e muito feliz sem dogmas . A prática da fé eleva o nível de condição de vida em todos os sentidos. Não sou obrigada a nada. Oo meu compromisso ser feliz e fazer as pessoas felizes.❤
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Fato: passei 12 anos como membro da SG. Depois que saí, as pessoas que viviam enfiadas na minha casa (me visitavam para me fortalecer), passaram a virar a cara pra mim na rua. O que eu fiz? Só parei de frequentar. Meu marido foi convidado para um casamento de um colega do trabalho e no dia do casamento, descobri que seria no Centro Cultural Méier. Fiquei feliz em revisitar o local. Mas foi traumático encontrar pessoas que me falavam em paz mundial e se recusaram me comprimentar no casamento. Outra: fui dos bastidores do Koffu. Todos eram bem-vindos na festa (quem pagava muito ou pouco). Mas quando acabava, comentavam a vida financeira dos membros de forma desrespeitosa. Os bastidores eram PODRES!!! A gota dagua pra eu sair foi o desrespeito com um autista, que estava super empolgado em tocar violao em uma reunião de bloco e no dia da reunião, depois de mil ensaios, ele foi retirado da programação por discriminação. ELE TOCOU!!! EU NAO DEIXEI A VETACAO. Levei esse e outros casos para a dirigente do RJ. Ela disse pra eu fazer Daimoku. 🤣🤣🤣
Caraca, que pesado! A mesma coisa eu senti, quando escutava a galera falando sobre paz mundial e nas redes sociais defendendo política armamentista e discursos de ódio. 🥴
Tudo que a Martha disse é a pura verdade, eu e minha esposa fomos membros da SG por pouco mais de 2 anos, e também gostávamos muito das reuniões, as pessoas são muito receptivas, os estudo são muito proveitosos, mas tem essa pressão por dedicação total a Soka, eles querem você 100% focado nas atividades, nas reuniões, se falta eles querem saber pq não foi, tipo as reuniões tem algum tema e precisa fazer uma apresentação, eles colocam você para fazer e não aceitam muito bem um “não posso”, te pressionam para fazer levaram mais pessoas (Shakubuku), é mesmo uma disputa por quem faz mais, qual regional faz mas, e eu que sempre fui um ateu não praticante, nunca gostei de enfiar a minha falta de fé nas pessoas não seria agora que iria tentar converter as pessoas ao budismo, como a Martha mencionou as pessoas acabam ficando todo tempo livre dedicado a organização que esquece do resto que não é da organização, saímos pelos mesmos motivos que a Martha saiu, pq se você não quer participar das atividades das reuniões eles acabam arrumando um jeito de te “alfinetar” na reunião, inclusive eles falam que cargo não pode negar, ou seja se eles te chamam para ser líder tem que ser, mesmo não querendo, pq se não for vão te perturbar até vc ser ou sair, no começo a pratica era leve e acabou ficando pesada com o passar do tempo, ai me vem a pergunta, “a religião corrompeu as pessoas ou as pessoas que corromperam a religião?”
Eu me afastei da SGI por isso também por um bom período e não conheço bem qual sua localidade e afins, mas comigo era minha mãe que me "forçava" a participar... Com o tempo eu amadureci e vi na organização uma razão de vida e me senti mais receptível à eventualidades da vida cotidiana... Quando te forçam a algo que você não quer ou sente que não é tão necessário é muito chato mesmo (até porque vivi por muito assim kkkkkk), mas acho que o ponto de te empurrarem tanto a vida dentro da organização é a filosofia da criação de valor, extremamente enraizada na cultura japonesa, de onde advémm a SGI. Eu prefiro pensar que a organização te inclui para que você se sinta útil e parte de um todo, seja para a criação de valor ou para simplesmente usar seu tempo de formas alternativas hahahaha A vantagem é poder sair e como dizem, uma vez que você conhece a filosofia e o NMRK, você sempre manterá contato, até mesmo em outras vidas...
Fábio, neste caso o problema não está na religião e sim nas pessoas da organização da sua regional. Sinto muito pelo relato, mas condenar a religião por causa disso é incoerente. A própria BSGI não apoia esse tipo de comportamento e está tentando propagar informação pra essa galera que faz esse tipo de coisa se conscientizar e mudar
ปีที่แล้ว +2
Pensei a mesma coisa. Aqui não somos obrigados a nada.. E nao somos como robôs nos dedicando 100% do nosso tempo a organização. Todas as coisas das quais participei e fui convidada vieram do meu próprio desejo de fazer. Quanto aos membros que se afastam, vamos atrás pra saber o que poderíamos ajudar mas se ele não quer voltar.. Como aconteceu com alguns membros da minha regional, respeitamos e continuamos com a amizade. Nem mesmo o kofu que é semelhante a uma mensalidade não somos obrigados a contribuir. Ou seja somos livres o tempo todo. Mas os benefícios que essa filosofia e essa organização faz pelos membros é tão bom que acabamos fazendo muitas coisas em retribuição ao bem que recebemos. Sou muito grata a gakkai e ao Budismo de Nitiren. Foi um divisor de aguas em minha vida e eu nao sinto vontade de conhecer outras religiões. Só sinto gratidão por todas as coisas boas que aconteceram comigo desde minha conversão.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Eu sou budista a 32 anos, praticante da Soka Gakkai, e por mais que eu tenha minhas questões com a organização tbm, não dá pra julgar a organização inteira pelo relato dessa moça. Por exemplo, no Brasil não temos o costume de ter essa relação de mestre e discípulo, mas como ela mesma disse, a organização é japonesa, algumas coisas foram trazidas das tradições do país e não da religião. Eu sempre falei para as pessoas, não tem como sentir no coração e adotar Daisaku Ikeda como seu mestre sem conhecer ele, e a forma de conhecer ele? Lendo as coisinhas dele. Ela mesmo disse que não gostava de ler o jornal, então não tem como criar essa admiração, e não idolatrias. Outro ponto, o kofu, eu já fiz recepção de kofu, pode parecer muito dinheiro, mas não é. Nós usufruímos do aluguel do local, da luz, da água, do material de limpeza, da pra ver onde a contribuição VOLUNTARIA vai, eu nunca vi pressão pra pagar, inclusive já fiquei farias vezes sem fazer e sempre participei desses cafés da manhã que ela chamou de "festa". Tem outra coisa, Daisaku Ikeda não vive das construções , pelo contrário, ele contribui financeiramente. Ele se mantém pq tem uma editora e vende seus livros mundialmente, não é professor . Me parece que o que faltou pra essa moça foi orientação, por muitas vezes ela fala "aí sei lá quem me falou isso" . Tipo parece q é da cabeça das pessoas tbm. Precisa ler, pesquisar, e se apoiar nos veteranos, não nos achismos .
Aluguel?? Moça, acho q vc foi enganada: sedes, centros culturais e kaikans são próprios, eles não pagam aluguel justamente pra arrecadar mais nas costas dos outros. E os membros continuam fud1d0s, andando à pé, sem fazer a tal "revolução financeira".
@@JulianaTellesTI vc está mentindo. O lugar que eu frequentava era alugado e como sei??? O dono do salão é católico e fui professor de piano do filho dele e de canto da esposa dele. Ele alugava o salão pra reunião dos membros da regional esperança.
Concordo! Daniel entrevistando uma pessoa que se baseou totalmente em "achismos" . Recitarei Daimoku pela sua felicidade e sabedoria Daniel e a moça. Gratidão porquê agora me incentivou a me dedicar ainda mais na minha prática budista! Por mais felicidade e paz entre as pessoas. Nam-myoho-rengue-kyo 🙏🌞
MARAVILHOSA A SUA COLOCAÇÃO. Concordo em tudo, eu pratico há 32 anos, tenho 43 anos, cresci no Budismo e sou tão grata a esta filosofia ter entrado em nossas vidas tão cedo, eu SIGO A LEI E NNÃO AS PESSOASS, na minha trajetória, tive muitas decepções com AS PESSOAS dentro da organização, mas elas não são a organização, o BUDISMO É LINDO, É MARAVILHOSO, e as pessoas cada um tem ssua consciência, seu estado de vida, seu estágio de crescimento de cosnsciência. Nem por isso eu deixei dee praticar, pq FOI A LEI QUE MUDOU A MINHA VIDA E NÃO AS pessoas, e eu concordo com vc, faltou orientação rpa essa moça. A vida dela não trouxe as pessoas certas e isso e uma pena, coitadinha. E por ser uma ORGANIZAÇÃO, lógico que tem hierarquia e contribuições, pq como iríamos usufruir dos espaços se não tivesse contribuiçções???? É tão óbvio tudo, mas as pessoas insitem em bater cabeça...pra que...transforme a ssua existência agora, pra ir pra outra em outro estágio.
@Andre Leite da Silva O daimoku por si só não traz nada, ele é um potencializador dos nossos objetivos. Aliado a ele, devem estar os esforços para alcançar esse objetivo.
Sou "fukushi", uma criança nascida já com a família convertida no budismo Nitiren e fui praticante ativa por 22 anos. Durante todo esse tempo vi muitas coisas boas e ruins, como em tudo na vida. Mas já na fase adulta passei a achar muito parecido com o fanatismo evangélico e foi perdendo o sentido para mim. E, então, comecei a questionar alguns comportamentos e até mesmo pontos da ideologia. O fanatismo é tão grande que o que eles não conseguem responder é visto como "uma afronta", como se você não tivesse com a fé fortalecida. A minha família tinha cargos na organização e fomos sendo destituídos por questionar, por querer abrir a cabeça das pessoas, até que hoje apenas a minha avó ainda é praticante há mais de 45 anos. E, vendo agora de fora, mesmo dizendo sempre que é "oração e ação", também dizem muito que "não há oração sem resposta" e muitas pessoas, inclusive a minha avó, atribuem a solução de problemas à "transformação do carma", o que poderia ser um "milagre" em outras religiões. Por ex. meu tio é esquizofrênico e se recusa a fazer os tratamentos necessários para controle da doença e a minha avó acredita que ela precisa fazer um objetivo de "x horas" de daimoku por dia para "transformar" a vida dele. O que é totalmente fora do que se diz na teoria, que cada uma faz a sua transformação. Assim como em outras religiões a teoria é muito boa, mas as instituições não. Hoje não faço daimoku, não vou às reuniões e tenho pouco contato com praticantes, apesar de ter muito respeito e carinho por muitos deles, mas faço a minha religiosidade conforme eu acredito, sendo uma pessoa honesta, empática, altruísta, o que não depende de instituição alguma.
Gostei muito do seu relato, na Bsgi não se pode questionar nada e isso é muito estranho, eles falam tanto em diálogo e não gostam de dialogar, tenho a certeza que a Bsgi é uma seita, pq as histórias se repetem.
Eu saí por causa disso vi muito fanatismo e hipocrisia , apesar de conhecer muita gente boa pois fiquei 30 anos , e minha irmã e mãe ainda praticam infelizmente .
Sou muito grata a filosofia Budista, a diferença está entre vc estudar e dedicar a sua iluminação história de que você conseguiu absorver sobre os estudos.
Tudo já foi absorvido, usar a Bíblia abre precedente para o resto do livro ser interpretado, oq leva a aprisionamento…. É um alcoólatra que só bebe vinho…
Fiz parte da organização por cerca de 2 anos e vivenciei muito do que foi dito…lembro de uma reunião em que os líderes pareciam coach, querendo forçar as pessoas a se converterem, pq tinham uma “meta” para bater, foi mega constrangedor. Além disso, me afastei total quando insistiram para que eu assumisse um cargo de liderança mesmo eu dizendo que não tinha disponibilidade e interesse naquele momento…eles insistiram em um nível que eu resolvi cortar de uma vez só. Ah, outro incômodo também era a idolatria ao Ikeda - que fala coisas óbvias é que na minha opinião já morreu faz tempo…enfim, é um fanatismo exagerado. Definitivamente eu não me sinto confortável em instituições religiosas quando observo a forçação de barra e a irracionalidade dos seguidores.
Prezado, venho falar como Fukushi (quem já nasce em uma família budista) que lamento a experiência que você teve e a sensação em relação ao grande mestre, infelizmente de forma carnal, já falecido, IKEDA. Mas venho lhe dizer que na vida independente da situação, seja em uma religião, no estudo, em uma profissão, temos que analisar as experiências através de mais de um ponto, pois muitas vezes nossas conclusões são geradas por influencia de como estamos nos sentindo no momento e não necessariamente de forma racional. Não tenho fanatismo por essa religião, apenas não me imagino em mais nenhuma, mas não quer dizer que não estudo as demais e encontro muitos pontos sensacionais que englobam a humanidade da forma mais "crua/pura", só lhe peço para não definir algo (seja qual for o tema/situação) através de uma única experiência ou várias porém com o mesmo grupo de pessoas, pois isso limita o seu pensamento e poder de conclusão.
Já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Prático o Budismo Nitiren Daishonin há 40 anos. Estudei a fundo e sou professora da filosofia. Só tenho uma frase a dizer. Se ela quer promover seus cursos e alavancar a vida dela faça isso sem julgar, sem criticar, pessoas e crenças. Acredito que ela não tenha inteligência emocional nenhuma, porque se tivesse essa Live jamais teria tido. E professor vc tem o seu canal, e respeito, porém as suas palavras de início foram induzidas pra que quem fosse ouvir pudessem ficar atentas de forma negativa. Agora se ela é uma jovem cética não cabe a ela fazer críticas sem realmente ESTUDAR, se APROFUNDAR. Infelizmente ela foi infeliz e agiu precipitadamente. Soka Gakkai uma organização idônea e muito séria. Se ela não gostou, saia sem falar mal. Não, ela não mergulhou, se ela tivesse mergulhado não teria tido essa postura. E você também professor se tivesse tido a fundo você também não criticava.
A Bsgi não é uma instituição seria e nunca foi, ele maquia seus erros e eu sou prova viva disso, estou 4 anos tentando conversar com alguém do jurídico e não tenho resposta, simples questionamentos pq o membro não recebe estatuto e regimento interno? Não tem regras na Bsgi? A prestação de contas? A Bsgi é fechada como associação sem fundos lucrativos e não presta contas aos seus associados.
Vdd se gostou cai fora sem falar mal vai pra igreja vai falar mal tbm n entendeu nada
ปีที่แล้ว
Fico triste por ela direcionar algumas frases totalmente distorcidas sobre a organização. A gakkai é uma instituição séria e com princípios. E em algumas colocações sobre Daishonin ela comete alguns erros históricos grotescos. Enfim.. Quem sabe quando era da organização lhe faltou alguém para direciona la nos estudos certos.
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Entrei na Soka Gakkai em 1975, sempre fui muito ativa na minha pratica pessoal e nas praticas grupais, tudo o que fiz e ainda faço até hoje, é puramente do meu coração de agredecimento! Sempre participei dos dptos financeiro e de estudos, sempre tive cargo organizativo e nada me impedia de viver minha vida normalmente. De jovem estudei, trabalhei, me casei e tive filhos q foram criados e educados com os valores da Soka! Hoje são grandes valores humanos no lugar onde eles moram. Tbm tenho um lindo neto q está para ingressar como membro! Tenho muito orgulho de ser membro da Soka Gakkai e discipula de IKEDA SENSEI🙏🙏🙏💪💪💪❤💛💙
Danil estou na BSGI desde 1992,as pessoas para falar tem que ter uma experiência de coração de verdade não apresentar sua vida pessoal isto não significa uma prática oque parece que é outros interesses me desculpe por favor.
@@Estherriguel , lamento por vc ter este azar vc não deve ter muitas recordações de uma vida fora da sgi , se vc for membro ativa , pois a sua juventude deve ter ido pro saco . Não sei sua idade mas e vc for ativa deve estar solteira pois namorar com membro da sgi e um porre e quase impossível .
Dentro do Budismo existem três caminhos: O Theravada, o Mahayana e o Vajrayana. Dentro desses três caminhos, inúmeras escolas em países diferentes. Para falar a " verdade sobre o Budismo " acho que precisa de uma pessoa que tenha recebido iniciações, frequentado templos monásticos. Ser um frequentador não dá aval a ninguém de falar " a verdade sobre " uma Tradição milenar. Ainda mais se a crítica da pessoa é feita com base no convívio com pessoas e sem foco algum nas escrituras.
Vale informar que a Soka Gakkai é uma instituição leiga e não uma instituição monástica budista, como o Zen Budsmo, o Budismo Tibetano e o Theravada. Eles praticam uma espécie de "Teologia da prosperidade" que foge bastante dos princípios do budismo. Por isso mesmo não é reconhecida como verdadeiramente budista por grande parte das denominações budistas.
Foi isso que senti. Ela falando de budismo e eu pensando: "Que budismo é esse?". Achei algumas coisas bem destoantes e até contraditórias ao que o budismo ensina em sua essência.
@@ketlinbuscher Isto nunca foi orientado, pelo contrário. E esta história de que todos virarem budistas para a Paz Mundial não procede. esta menina deve ter tido algum problema na organização. O que se aprende é que devemos seguir a Lei e não as pessoas. (as pessoas podem ser falhas)
@@samuelfernando5468 pois não parece gente feliz cuida da sua vida e respeita a escolha das pessoas em seguir a religião que escolher, respeita a toda e qualquer religião. O que não é o seu caso, se você estivesse realmente "felizão" não estaria em uma rede social questionando a religião das pessoas isso é coisa de gente infeliz e frustada kkkk muita luz pra vc Nam Myoho Hengue Kyo 🙏
Bom, eu saí justamente pela pressão. Por te fazerem acreditar que quanto mais tempo vc doar à organização mais BOA SORTE terá. É reunião atrás de reunião em vários lugares diferentes. E as pessoas te enchem MUITO para irem à sua casa, afinal, você também precisa saber da importância de converter pessoas. Quando compartilhei algumas dificuldades da vida em um primeiro momento, eu ouvi: “VOCÊ ESTÁ ASSINANDO O JORNAL? A BOA SORTE VEM DE ESTARMOS CONECTADOS COM O SENSEI”. E aí, mesmo sem poder, vc acaba assinando e eles te ligam freneticamente cobrando. É uma engrenagem, que você esteja bem ou mal, não vai parar por suas questões pessoais. Há RELATO de membros uma vez ao mês lá na frente e sempre aquelas histórias de sucesso e superação que enchem os olhos, mas eu e os que conhecia, nunca tínhamos nada a contar e ouvíamos: “JÁ ASSINARAM A REVISTA? DEVE SER POR ISSO”. Vc fica num verdadeiro embate emocional (e financeiro!) e começa a se sentir PÉSSIMO, porque sempre vão fazer você acreditar que a culpa da não boa sorte é totalmente SUA, ou seja, da sua pouca oração ou de você não estar agindo da forma que a organização espera (seja convertendo pessoas, seja fazendo lembrancinhas para as reuniões, seja apresentando reuniões lá na frente, seja indo aos eventos até em outros estados, etc)... VOCÊ NÃO TEM PAZ! Vc tem FUNÇÕES E METAS A SEREM BATIDAS. Cheguei a ter crises de ansiedade (e como era MUITO nova) eu comprei isso de que o problema era comigo e quase pirei. Até que veio uma grande crise financeira/desemprego, compartilhei com minhas companheiras e ouvi : “VOCÊ JÁ CONTRIBUIU PARA O KOFU (dinheiro doado à instituição)? ISSO PODE TE AJUDAR MUITO A ACUMULAR BOA SORTE NESSA NOVA ETAPA. E se eu estava chorando, em desespero, justamente por conta de emprego/dinheiro, como vou ainda pensar em doar para a organização? E ISSO FOI ÓTIMO, porque depois de alguns anos saí pela porta, fui tratar minha cabeça e nunca mais voltei. Aí sim minha vida deu certo. É de fato como as igrejas que a gente mete o pau… lavagem cerebral e encheção. Se você não for minimamente questionador e ainda estiver no desespero (pq esse nos leva mesmo para qualquer lugar) você permanece. Para mim não deu. Eu preciso dizer que vcs dois estão acendendo uma luz em meio a esse breu. Por anos guardo isso comigo e jamais achei alguém, um lugar, para desabafar. Conheci pessoas ótimas, mas outras são como robôs. Mas a verdade é que amizade não mantive com nenhuma, porque não vi interesse deles em mim já que eu falava de qualquer coisa, menos de religião, então, passei a ser carta fora do baralho…
realmente é isto mesmo, eles fazem uma lavagem cerebral na gente, fanatismo por daisaku ikeda, assinar jornal, kofu etc. 15 anos da minha vida joguei fora nesta seita do caramba, graças a Deus sai fora disto, hoje sirvo a Deus o unico salvador e alerto quem pensa em entrar nesta seita da gakkai
Daniel tudo bem? Espero que sim. Acompanho o seu canal e gosto muito do seu trabalho! Bom... sou membro da BSGI e prático o budismo a mais de duas décadas e desconheço várias coisas que a entrevistada disse. No budismo existe uma coisa que presamos muito, que se chama bom senso. Não existe nada de obrigado na organização como ela disse. Ela fala da religião com muito desdenho. Pouco tempo de prática para ter conclusões tão rasas. O Budismo é um aprimoramento em que buscamos nos tornar seres humanos melhores. Com certeza ela colheu frutos dessa prática. Uma lástima ela ter tido essa visão turva. Verdadeiramente
Verdade concordo ela se referiu a organização e a Ikeda sensei com muito desdenho, a maioria das pessoas que praticam vêem de religiões ocidentais por isso a tendência de alguns querer fazer idolatria , que certamente não aprenderam isso na BSGI , no meu caso sou contra a qualquer tipo de idolatria e adorações ...
Toda religião fala que nada é obrigatório... mas sempre tem obrigações sociais.... O que mais tem é Islâmica falando que usa o Hijab porque quer, por amor a Deus.
@@dimitrius48 Mas no fundo usa por obrigação mesmo porque vai ser mal vista e por medo desse deus pois que mulher em sã consciência vai querer andar com esse pano na cabeça ou o que cobre o rosto todo?! Isso é uma prisão@
Adoro a prática do Daimoku -- como já falaram nos comentários, é algo que você leva pra vida --, mas, possivelmente, não retornarei mais, nunca mais, à BSGI.
Eu saí por causa disso vi muito fanatismo e hipocrisia , apesar de conhecer muita gente boa pois fiquei 30 anos , e minha irmã e mãe ainda praticam infelizmente .
Muito bom ouvir essa moça falando sobre a soka gakai. Cresci nesse ambiente pois minha mãe é budista há mais de 35 anos. Nunca me liguei a essa religião, embora tenho sido meio forçado a praticar e a ir a reuniões. Em minha casa também sempre tinha reuniöes e cheguei a me."batizar". Sinceramente não vejo com bons olhos. Mas isso é a minha experiência... Cada um que viva a sua.
Ô gente, qualquer coisa que pregue a hierarquização das relações é extremamente perigoso. Qual a necessidade de ter alguém sendo reverenciado por estar acima de mim em qualquer aspecto...ah, dá não
Concordo! Esse é um dos motivos pq eu gosto dessa prática, pois NÃO HÁ HIERARQUIA. O presidente da organização é admirado pelo exemplo em aplicar os princípios na sua vida e por ter expandido a organização, permitindo q milhões de pessoas ao redor do mundo tivessem acesso a essa prática q ajuda muita gente.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Nunca me senti infernizada para assinar ou pagar nada, mas uma coisa que eu nunca aceitei os motivos é que eles acabam sugerindo que cada pessoa assine a revista e/ou jornal. É como se para assinar o jornal FOLHA DE SP na sua casa, você tivesse que fazer uma assinatura para cada pessoa da sua casa, ao invés de todo mundo ler o mesmo jornal.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Pelo visto, o problema dessa bela moça foi mais com a organização BSGI do que com o budismo propiamente dito. O budismo, em essência, nao te exige nada, ao contrario, o convite é para vc rever o que vc exige de si, do mundo e da vida. Ao contrário dos demais credos, o budismo nao parte de uma realidade paralela mítica que vc precisa simplesmente crer para ser salvo.
Pratiquei na Bsgi aqui em Fortaleza Ce de 2005 a 2012, saí pelo fato de me identificar com outra escola, pelos mesmos motivos q a Marta falou tbm, mas conheci pessoas maravilhosas e muito dedicadas. Hoje pratico na escola zen e agradeço a todas as pessoas maravilhosas que conheci.
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye Depois da decisão de sair da BSGI estudei bastante pela Nichiren Shu, acompanhando até hoje, mas minha busca por aprofundamento na meditação fizeram eu escolher seguir e estudar na escola Soto zen. Procurei sempre cultivar uma mente que não julgue se escola A é melhor que a B, são apenas diferentes ênfases. Obrigado pela atenção, prosperidade 🙏
Budismo prega o desapego, meditação e bondade (Paz). Qualquer veneração é apego.o Estoicismo fala disso tambem, Jesus tb era desapegado e pacífico. O Buda Sidarta falava tambem do sofrimento causado pelo apego e a ignorancia. Meditação é o auto conhecimento, o silêncio da mente e por fim a compreensão. O Caminho do Meio é a atitude correta, fala correta, pensamento correto, ser bom gentil respeitoso e desapegado, como alguem que venera objetos, compete pelo dinheiro e reprime os outros pode andar pelo caminho do meio? Budismo é individual, porque passamos pelos sofrimentos da vida por nossa conta: nascimento, morte, doença, paixão, fúria... . Ninguém pode viver nossa vida e sentir nossa dor, ninguem pode entender nossa razão e despertar nossa compreensão a não ser nós mesmo. Budismo são dicas, não ordens. Cada um evolui como pode, ao seu tempo e da sua forma.
Com essa Nietzche se revirou. Neto de dois pastores luteranos. Deus está morto. Colocou o budismo uma via bem mais elevada que o cristianismo. Entendo tudo que deixou escrito. Sou ex luterana. Temos templo budista no município . Nunca cogitei nem visitar. Os luteranos não aceitam . Mas as coisas mudam. Não tenho mais meu pai. Sem querer acabei lá. Lugar de energias boas.
Com todo respeito a essa moça mas sou Budista e antes de ser Budista a minha vida não estáva indo bem honestamente consegui muitos benefícios no Budismo não posso guspir no prato que comi
Budismo tem transformado minha vida todos os dias, foi a melhor coisa que já me aconteceu, conheci pessoas incríveis, aprendo todos os dias, sokka gakkai não é só religiao, é cultura, educação. Que você possa um dia abrir seu coração novamente, pessoas são pessoas, e acabamos nos frustrando, não desconte isso na sua fé e na forma como enxerga a vida.
VC pode transformar sua vida acreditando em duentes mágicos ou no ensinamento de buda da mesma forma, basta ter fé. Agora se os humanos sao falhos e existe uma instituição controlada por humanos falhos e VC acha que isso não é um problema? Pra mim isso é um problemao A igreja universal ta ai como exemplo, usando a palavra de Jesus, mas poderia ser buda.
Eu não aprendi nada na Gakkai, fui atrás de livros pra me aprofundar no budismo, pouco encontrei. Hoje com a internet temos meios de saber de tudo, sobre qualquer assunto . Achei raso os ensinamentos. Diz que temos dez estados, mas ignora isso e só se fala em cumprir uma lista de metas .
Em resumo: teve em um momento inicial que achei muito interessante o que me disseram do que se tratava , daimoku, budismo, etc...depois teve outro momento que foi muito desinteressante . Onde eu tinha que ter problemas para estar ali, ninguém pratica budmsimo por hobby ou esporte . É porque precisa da organização para ser feliz, não é a organização que precisa 'de pessoa' .
Não existe uma tradição exatamente assim, infelizmente hahaha acho que a que mais chega perto, é a tradição Theravada, embora haja alguma contestação por parte de outras tradições.
Mudança de estado de consciência. É isso que se alcança ao recitar o Nam Myoho Renge Kyo. O Gohonzon é o supremo objeto para observação da mente. Assim, elevamos nosso estado de vida e agimos como pessoas "melhores" no nosso dia a dia.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Me converti em 2017, fiquei apaixonada pelo Daimoku, justamente numa época muito difícil, qdo minha mãe foi diagnosticada com com um tumor maligno na cabeça. Recebi muito apoio dos membros mais idosos,, até levar minha mãe as rádios levaram, sou muito a grata a essas pessoas, pois não tive ajuda de familiares. Entretanto, recebi umas algumas coisas ruins de algumas pessoas, como dizer que eu devia parar de "mimimi" e vencer, como se ter uma uma mãe c um tumor na cabeça prestes a falecer era mimimi. Tenho uma rotina extensa de trabalho e estudo e estava extremamente cansada qdo comentei e a pessoa gritou dizendo "pode parar com isso, pq eu estudava e trabalhava e me esforcei", falando como se eu estivesse com frescura, sendo que tenho anemia transmitida de forma genética, e o médico me explicou que realmente eu ficaria mais cansada e indisposta muito mais rápido. O pior de tudo na organização é a falsa ideia de felicidade absoluta, ser feliz o tempo inteiro, que basta vc fazer Daimoku que tudo se resolverá, eles te forçam a ser feliz, ser feliz , extremamente feliz, tentando mudar a personalidade das pessoas, pois eu mesma sou mais séria, não gosto de ficar rindo o tempo todo, e eles falavam o tanto que vc deveria ser feliz, isso me irritava muito! Tinha a pressão de assinar os jornais, de comprar os livros do Daisaku Ikeda, de ir nas reuniões, de entrar em algum grupo da organização, de ser líder em algum grupo, uma pressão grande para isso, e eu aceitei a liderança mas vi que não era o que queria, mas qdo disse que ia abdicar o cargo, foi um verdadeiro inferno!!!!! Falaram que coisas ruins aconteceriam comigo, mas mesmo assim saí. Depois disso tudo, resolvi trocar de distrito, e nunca mais falaram comigo, apenas essa pessoa que levava minha mãe às radios me procurou + 1 colega. Pessoal é alienado com Daimoku, quer que vc faça 10 horas por dia, veneração pelo Dr Daisaku, e tudo mais, e fora o valor da escola soka, é bem elitista, não é qlqr criança que pode estudar. A ideia que ela vende é: vc pode tudo o que vc quiser! Na vdd a gente não pode fazer tudo o que queremos, principalmente qdo tempos grandes responsabilidades dentro de casa, é uma ideia errônea! Estou saindo da organização, estava me sufocando! Mas o Daimoku em si eu AMO! Me sinto plena quando estou orando! É maravilhoso!
Parabéns pela sua coragem, o importante é vc ter paz, continue recitando o daimoku e viva tranquila, comigo foi assim Tb, eles me disseram que seu abandonasse a organização um carro iria passar por cima de mim na calçada! Que absurdo! Hj continuo a mesma pessoa boa de coração pois isto vem do caráter da criação e educação de família e não dá organização! Amiga te digo fica em paz! Pois para viver está repressão é melhor sair mesmo e ter paz!
@@Ana66678riste saber q fazem isso na organização criada c tanta luta e benevolência do mestre. Pratico e estudo esse maravilhoso ensino há mais de 30 anos. N existe castigos por vc n assinar impresso, ou abandonar um cargo essas crendices criada da própria mente da pessoa q arrogantemente falou. Assino impressos e leio os escritos do Buda p poder ter conhecimento e consequentemente sabedoria e não deixar q me falem essas coisas. Pq a gente segue a lei e n as pessoas q são falhas. Jamais deixarei de ter um mestre, n por idolatria mas sim por gratidão por trazer esse budismo p Brasil e me incentivar através de cartas como proceder.
Entenderam? "Pela sua felicidade". É isso que ensinam sobre o kofu. Naaaao, ninguém é obrigado a contribuir...rsrs ... é tão sutil o proselitismo que quem está dentro e ouve isso direto nem percebe. Eu também não percebia.
Parece seu chefe quando sugere que todos saiam pra almoçar juntos uma vez por semana. Você pode não ir, o horário de almoço é seu e você dispõe como quiser e lhe fizer feliz, mas já saiba que não será promovida e não vai pegar os melhores projetos.
supuestamente nadie te obliga a ir a sus reuniones o contribuir pero sin embargo te dicen que si haces todo eso podras desarrollarte como persona y te ira bien en la vida lo cual es una manipulacion
Após assistir à entrevista, lembrei de uma passagem em que o discípulo pergunta para o mestre qual o “ SEGREDO PARA FELICIDADE ”, e o mestre responde, “ NÃO DISCORDAR ”. E o discípulo revoltado diz, não acho. E o mestre conclui, eu também não. Fica a dica. “Nem mesmos Santos ou Sábios estão livres dos problemas”.
acho que ficou muito vazia essas opinioes ja que não faz muito sentido essas coisas , pois o objetivo da soka gakai e o budismo tem o objetivo de propagar a paz mundial , oque eu vejo nessas opinioes muito vago , pois o budismo precisa ser alem de tudo ser estudado , entendo e respeito as opniioes porém não faz muito sentido essas coisas que ela disse pois ela misturo muito com o kardecismo e outros ensinamentos que ela teve .o budismo de nitiren não cobra por nada ,acho que as opnioes foram um pouco raza ...
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Lembrando que dentro do budismo há diversas escolas e as mais antigas são do Tibet e Zazen. Deve ter outros, mas esses possuem alicerces e tradições alicerçadas.
Aqui no Paraná tem muitos praticamente, vi muita gente bacana, mas também pude vivenciar algo que me fez largar para sempre. Precisei mudar para SC em 2015, não conhecia ninguém na cidade e como o budismo teoricamente era algo para gerar união, pedi ajuda para alguns budista da cidade no intuído de pequenas dúvida sobre a cidade, aonde praticar além da casa etc. Fui tratado de forma extremamente fria e grosseira por todos os membros, fiquei muito chateado, depois um amigo praticamente contou o quanto alguns levavam política nas reuniões, enfim. Sei que daimoku é algo muito pessoal , mas ver que essas pessoas não são capazes de ter empatia mexeu comigo, hoje evito.
Não perdeu nada a sgi virou uma empresa e as pessoas seguem a risca oq eles vêem lá dentro , eu fui gakkai por 30 anos se vc não for um modelo de fanáticos pra eles vc só e um número
Prático a 34 anos. Sigo a Lei e não as pessoas. Quem não estuda o budismo não entende que pessoas erram. Quem trabalha e estuda só deve praticar quando for possível. É uma escolha. Seja feliz.
Eu acho que há grupos legais e outros não tão legais, é normal, já que estamos falando de seres humanos. Também sou ex-BSGI, e passei por uma situação parecida com a sua, mas no meu caso fui muito bem acolhido. Me mudei de Curitiba para uma cidade do interior do PR e quando descobri um membro na cidade, logo acolheram a mim, assim como minha namorada, que na época estava passando por um problema de saúde. Inclusive, quando eu precisei voltar para Curitiba, eles a levavam para as reuniões quando ela desejava, mesmo ela tendo problemas de locomoção (cadeirante). Também percebi diferenças de tratamento em grupos dentro de Curitiba. O grupo no qual me converti era muito, muito bom, e sempre havia uma grande troca de conhecimento e experiências. Já quando comecei a praticar no meu bairro, me senti desestimulado, porque não percebia o mesmo entusiasmo, e parecia que alguns membros só queriam bater metas de visitas etc. Você manteve a prática diária? Ou encontrou outro grupo budista que segue os ensinamentos de Nichiren? Ou abandonou?
Infelizmente essa moça não teve uma compreensão correta do que é a Soka Gakkai nem de quem é Daisaku Ikeda e qual é sua obra. A SGI não é algo simples de entender. Se ela tivesse estudado mais não teria se afastado.
Fui fukushi "Bebê afortunado", fui do Taiyo Ongakutai, hoje tenho 40 anos, mas não pratico mais desde os meus 22 anos. Só tenho gratidão pelas coisas boas que eu aprendi na Gakkai, porém senti que minha missão ali acabou, não fez mais sentido pra mim. Eu tive cargo de liderança e realmente recebia muita cobrança. Tinha que me dedicar demais a organização de base e ao grupo horizontal. Ouvia coisas como Você tem que ir Rodrigo!!! você tem que comparecer, você tem que fazer um milhão de daimoku, você tem que fazer kofu, você tem que fazer chakubuku... Você tem que fazer Visita... Você tem que assinar impresso... Enfim me senti tanto pressionado e obrigado a fazer tudo ao mesmo tempo, que o Budismo deixou de ser prazeroso para ser uma obrigação. No fim, os dirigentes sempre diziam que família vem em primeiro lugar, mas não é bem assim na prática não. Cada vez mais que você faz, mais te dão funções pra você fazer e mais cobrança vem e nunca tá bom... Eu lia bastante as orientações do Presidente Ikeda, siga a lei nao siga as pessoas... Mas difícil permanecer convicto, quando a decepção com as pessoas é grande demais. Desde quando eu era criança, comigo acontecia certas coisas "fenômenos" físicos e espirituais que eu questionava muito dentro do Budismo e nao encontrei nenhum dirigente ou membro preparado o suficiente pra me dar respostas sobre o que acontecia comigo. Cheguei até a perguntar para o Presidente Eduardo Taguchi mas tb não me respondeu. Então fui buscar resposta fora... Descobri que os tais fenômenos eram Basicamente "mediunidade" mas os budistas não estão prontos pra dialogar sobre isso... dizem o tempo todo que isso é fenômeno científico que não sabe o que é e é coisa da minha cabeça. Enfim, hoje sou Espírita Umbandista e Kardecista, sou médium, trabalho ajudando pessoas e não mandando elas levantar-se só, pois muita das vezes quando a pessoa tá no fundo do poço como eu estive, ela precisa de uma mão amiga estendida, e não um cartão de visita escrito Nam-Myoho-Rengue-Kyo Pratique e mude sua vida sozinho... A Parte boa é que eu realmente descobri quem era meu amigo de verdade quando mudei. Pois 80% dos "Companheiros de Luta" viraram as costas pra mim quando descobriram a minha escolha. Dessa galera boa parte me Rogava Praga kkkkk Dizendo que minha boa sorte iria acabar por causa da minha escolha. Que Gohonzon Enrolado que eu teria minha "Vida Enrolada" Tinham a pachorra de quererem me "Obrigar" a devolver o meu Gohozon... Aff... Se ele é meu, e eu herdei da minha mãe por que tenho que devolver? Eu devolvo se eu quiser... E se meu filho quiser praticar quando crescer??? Cara, muito egoísmo e hipocrisia... Enfim... Sou casado com uma ex Budista e também passou a frequentar a Umbanda há muitos anos atrás. Enfrento dificuldades com as pessoas como toda Religião tem. Mas aqui eu me sinto bem, na espiritualidade tem amor, tem caridade tem "Deus" e eu creio nele. Mas pra crer eu precisei sentir ele, pois no Budismo não existe Deus, então essa transição não foi fácil. Sou muito mais útil na vida das pessoas, praticando a espiritualidade, a caridade e ajudando as pessoas que mais precisam a se levantar. E Garanto pra ti, sou muito feliz e esse lance de que você acumula boa sorte só na pratica Budista, não é verdade. Pelo contrário! Gratidão! Axé, Que Deus abençoe a todos vocês!
Amei seu comentário pois tb descobri à um tempo q sou médio pq percebi mtas questões diferente acontecendo comigo e ñ entendia pq dentro do busdismo ñ se explica sobre isso ainda pratico essa filosofia mas ñ como antes e tô indo aos poucos no centro espirita onde estou tendo um pouco de conhecimento sobre esses dons mas nem da pra fl sobre isso no budismo pq ñ acreditam e tb ñ acreditam em Deus jesus anjos e eu creio nisso
Eu estou nesse budismo já um ano e meio , passei por várias religiões, e hj veio que entrar nesse budismo é por impulso. Eu frequentei por uns dez anos o espiritismo kardecista, me arrependi de ter deixado. Não vejo caridade no budismo, não vejo eles fazendo ações sociais , em ajudar o próximo, na verdade vi que são egocêntricos . Estou retornando pro espiritismo, tenho mediunidade, e sei que posso ajudar muitas pessoas a se conectar com o espiritual, e mais, lá ninguém cobra ninguém, e nem tenho que fazer mil horas de recitaçoes pra evoluir. Bom pra quem acredita nessa filosofia .
Daniel, parabéns pelo conteúdo. Sugiro que traga representantes das escolas tradicionais e oficiais do budismo. A exemplo do budismo tibetano, theravada e do zen-budismo.
@@raphaeljudice5280 o Budismo não tem mais de 3 mil anos, uma vez que, Buda Shakyamuni nasceu por volta de 2600 anos atrás. E sim, existem escolas "oficias" (basicamente essas que o Uendel citou no comentário), no sentido de que, se uma tradição não busca refúgio nas 3 jóias, não tem o Vinaya estabelecido como código monástico e não toma preceitos, logo, ela não é Budista. Não to dizendo que determinada ordem não pode ser chamada de religião ou seja lá o que ela queira ser reconhecida, mas menos ainda pode ser chamada de Budismo. Tanto é, que, apesar das muita diferenças entre várias escolas, a maioria delas se reconhecem como Budistas, exatamente por terem em comum os pilares básicos que citei.
@@scopel4333 controverte-se se Shakyamuni nasceu entre 2600 ou 3200 anos atrás, daí a diferença. Mas isso não é o mais importante. A Soka Gakkai se baseia nos ensinamentos de Nichiren Daishonin, o Buda original. E não é o conhecimento de nada que você falou que ilumina, mas a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo. O problema é que as pessoas se esquecem disso e se apegam a detalhes para justificar sua insatisfação com a organização. Simplesmente admita que não quer mais. É mais honesto.
Eu fui da soka gakkai por mais de 10 anos, eu comecei a frequentar a organização aos 8 anos de idade em 2010, passei boa parte da minha vida fazendo daimoku, eu fazia mais de 4 horas por dia de daimoku, sem descanso, tinha dias que eu fazia 7 horas, no caso era nos dias de segunda no daimoku da vitória. Nesse tempo em que fui budista eu ganhei uma depressao profunda, uma ansiedade terrível, um complexo de inferioridade doentio, e talvez uma bipolaridade. Nunca houve ou existiu proteção divina nessa religião, eu fiz muito daimoku, eu tinha uma certa fé (apesar de sempre ter me sentido obrigado a seguir a religião, é quase nunca ter seguido por vontade) mas mesmo com fé, mesmo sendo otimista, minha saúde mental foi pro ralo, eu era uma criança feliz e me tornei um lixo emocional. Tentei sair várias vezes, porém além do medo dos julgamentos que acontecem no budismo pra quem muda e principalmente com quem é cristão, minha mãe era uma fanática religiosa que repudiava qualquer outra lei religiosa. A coisa mais comum no budismo são relatos de pessoas que tentaram sair mas morreram de forma trágica, eles contam esses relatos com muita frequência, e isso também me gerou um medo. Hoje em dia sou convertido ao cristianismo, não estou morto, pelo menos não ainda, mas ainda tento desfazer os estragos que foram feitos nesses 10 anos de vida
Eu fui gakkai por 30 anos tudo oq vc disse eu passei e ouvi q se eu saísse poderia morrer , ainda bem q criei coragem e sai mas demorei 10 anos pra tomar essa decisão por medo também , temos um grupo no face pra compartilhar experiências e ajudar uns aos outros pois essa seita deixou muitas com problemas até hoje tenho sequelas , e por ser gakkai , o grupo chamado ex membros da bsgi.
Bom dia, quero falar sobre o que você, falou... A gente pratica esse budismo como você entende ele. Outra coisa nada , nele é obrigado.sobre o kofu. Também não é obrigatório. É gratidão, também quanto ao presidente ikeda é pura gratidão, se não fosse ele não teríamos conseguido cada um no seu desafio, cada um escrevendo sua própria história!!!!
A Gakkai é uma organização muito parecida com a Igreja Universal. Ela refuta o budismo tradicional ou clerical taxando-os de Seita Nikken, e se coloca como um novo budismo tendo o Ikeda como o mestre da vida o qual chamam de sensei e presta culto a ele com louvores etc. Os ex membros sempre são mal vistos por eles e chamados de "traidores".
Igual a universal? A universal é uma organização que arranca o fígado financeiro das pessoas...que leviano comparar a sokka gakkai com a universal...mais cuidado e respeito por favor
A sgi coloca a universal no bolso a universal da os jornais a sgi cobra por eles a sgi tem 9 milhões de associados no mundo 7 milhões no Japão no Brasil está com cerca de 200 mil associados .
Fui membro da organização por 7 anos . Participei do grupo horizontal. Era Cerejeira, sai pq não sou disciplinada e lá exige muita disciplina. Apreendi muito lá. Não tenho nada de ruim para dizer . Pratiquei em SP o que ela está dizendo parece outra organização rsrsrsr
minha solidariedade as cerejeiras, como sofriam na mão de um véio japa faxineiro que se achava dono do quarteirão... E aiiiii de quem questionasse os métodos de pura educação ninja dele, GROSSO pra caramba mas falavam que ele era rigoroso, um baita de um mal educado da "P" como muitos lá....
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Amo o budismo quando estou triste eu oro e logo como uma magia tdo melhora sinto como uma força maior me invade ....sem palavras só tenho que ter muita gratidão orar me traz equilíbrio e alegria
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Quaisquer religião que tenha pessoas irão distorcer comportamentos, hábitos e atitudes que não são corretas. Independente de qual força espiritual, divindade, deuses e seres protetores que acredite você precisa respeitar o outro. A entrevista poderia ser citada com todos os acontecimentos …mas desdenhar, desmerecer ou diminuir sua experiência mostra apenas que ainda precisa evoluir muito! Procure qualquer religião e siga a sua fé e se você seguir apenas pessoas e seu egocentrismo vai ter experiências iguais sendo no budismo, espiritismos, cristianismo, hinduísmo e todas as outras religiões! A verdade é que você tem que escolher religião que nem escolher estilo musical, em qual ritmo que traz êxtase pra você evoluir e cuidar do espírito E se não quiser, maravilha faça por si só sua evolução, mas a dúvida é como você quer ser lembrada ou o que você vai deixar sua marca não é melhor ou pior que o outro.
Há algum tempo atrás conheci uma amiga q é budista dessa denominação Sokka Gakkay. Eu entabulei conversa com ela e disse q estava me afastando da denominação religiosa q frequentava . Então, ela me falou maravilhas da sua religião, eu cheguei até a ir a umas reuniões junto com ela, mas sinceramente não tocou o meu coração. Eu achei mto repetitivo e mto chato,tinha q ficar horas a fio a recitar essa frase q ela falou, várias vezes e por várias horas. Enfim, achei uma coisa cansativa, repetitiva e q não era pra mim. Hj tô sem frequentar religião nenhuma e acho q tô bem assim. Eu acredito em Deus e vou continuar acreditando. Enfim a vida segue
Sou ateia, mas essa coisa de repetição acho que tem a ver com meditação, se não me engano. Eu surto se tiver repetição de qualquer tipo, detesto mantra. Acho que provavelmente por eu ser TDAH não me dou bem com essas coisas. Já minha mãe adora. Ela relaxa que só vendo. Mas como eu n gosto, els escuta ou no quarto dela ou no fone de ouvido. Deve ter algum estudo a respeito.
@@mirtesmuller9787 não nós católicas não viramos a cara pra quem sai da nossa igreja convivemos bem temos membros que saíram da igreja e continuamos amigos
Ninguém vira a cara porque deixou de praticar. São as pessoas que quando deixam de praticar, elas próprias se afastam,e nem mesmo quer receber visitas, para conversar, diálogo
Tenho 44 anos e pratico desde os 7 anos, meus pais não tinham religião, conheci com uma vizinha! Sou eternamente grata ao Sensei por trazer esse maravilhoso budismo aí Brasil! Amoooooo, somos livres e temos direcionamentos maravilhosos, mas depende cada um! Os membros são pessoas normais, não somos santos ou perfeitos, e tudo bem, cada um faz sua revolução humana! A Gakkai é maravilhosa❤❤❤ O budismo é para todos, mas nem todos são para o budismo! Nam myoho renge kyo transforma vidas, basta recitar!!! Daisaku Ikeda é maravilhoso mesmo!!! E se a pessoa não cria relação de mestre e discípulo, não consegue compreender!!! Uma pena. Não entendeu nada.
A marta disse tudo eu sou ex membro desse budismo que ela praticou os motivos que levaram ela a sair foram os mesmos que me levaram a abandonar fiquei 10 anos dentro da organização tive cargos de liderança e foi ai que a fé Acabou-muita cobrança ela caiu na Real assim como eu mas infelizmente que a maioria não acorda não vivem e morrem la dentro por causa da crença
Quando era membro tbm achava algumas coisas sem sentido, por vezes questionei algumas coisas, porém eles dizem tanto que a organização é um lugar de diálogo, que prezam pela humanidade e pela paz, mas é só da boca pra fora! Uma vez questionei sobre o dinheiro que os membros dão, e pq não se tem nem uma prestação de contas, eles dizem que é pra manter as sedes! Se questionar qualquer coisa da seita, vc estará cometendo uma causa!
No templo budista do meu município não exigem cobrança para visitas. Na entrada tem salinha com vídeo narrado pela Lucelia Santos artista. Os princípios básicos do budismo. Tem caixinha. Doa quem quer. Para participar das palestras cobram e estadia.
Roberto eu fiz uma solicitação do estatuto de membro até hj estou esperando retorno, conversei com vários líderes sobre essas questões, enviei email tenho como comprovar tudo que eu estou falando! Não prestam conta.
Eu só achei esse budismo interessante até a parte que dizia que temos vários estados interior e que a prática seria para manifestar o lado mais iluminado, com mais frequência do que os demais estados, que sempre vã oscilar em nós , (e é natural que seja assim ). Me afastei quando chegou a parte que diz que o budismo é para atingir objetivos pessoais. Pois pra mim isso foge da realidade.
@@raphaeljudice5280 Como é irritante esse mantra : ''faltou estudar"... Budismo é uma religião que também se diverge em filosofia. Desejo mundanos também são iluminação. Se você segue de forma filosófica, essa frase ''desejos mundanos ...'', pode gerar grandes reflexões sobre a existência. Mas sempre usam pra justificar crenças e comportamentos específicos ness organização. Frases repetitivas , mas eu é quem deve estudar. Quer saber vou fazer um vídeo ao vivo sobre a frase desejos mundanos...já já estou ao vivo
@@fernandoroquedasilva tô assistindo o vídeo. A ideia básica em torno desse ensinamento é a oposição aos antigos ascetas do hinduísmo e, de outro modo, ao budismo Hinayana, que buscava a eliminação dos desejos e, consequentemente, o Nirvana (pois se eliminava, com o tempo, os desejos de comer e de beber). O foco desse ensinamento é aproximar a prática budista das pessoas comuns e, assim, torná-la possível. Você consegue imaginar um pai de família despreocupado com o sustento de sua prole? Ou uma modelo sem expectativas quanto à sua próxima campanha publicitária? Esse ensinamento informa que ambos podem praticar sem deixar de colimar seus objetivos de vida.
Algumas correções: o Gohonzon não é um objeto sagrado, é um objeto de devoção. É diferente. O sutra de Lótus, na liturgia da Soka Gakkai, está escrito em japonês. O budismo é uma religião constituída à parte do conceito de sagrado, ou, por outras palavras, uma religião sem Deus. Da mesma forma, o Budismo não propõe reencarnação, mas transmigração de carma, o quê é diferente. Nichiren é, não a reencarnação, mas replica o modelo de prática do Botsatva Jamais Desprezar (Fukyo). Não existe milagre pois milagre é efeito sem causa. Você faz daimoku e trabalha pelo seu objetivo. Atualização: o objetivo da Soka Gakkai não é converter TODAS as pessoas ao budismo, até mesmo porque, por razões cármicas, nem todos praticarão. Acreditamos, enquanto membros, que o kosen rufu será trazido com a conversão de uma determinada parcela da humanidade, ao longo de um vasto período de tempo. Então, é um trabalho de longo prazo e não uma empreitada de conversões em massa ou até mesmo sujeição ao budismo, como a entrevistada pode ter feito crer.
O kossen rufu será realizado sem falha,mas vai demorar muito mesmo. Porque nem todos tem causa para praticar nesta existência. Gostei de seu comentário. A moça da entrevista,o que faltou nela foi muito estudo, diálogo,perguntas,tirar as dúvidas. Espírito de procura atrai boa sorte. Grande abraço. Felicidades. Gratidão
Como não hoje ele distribui gohozo como se fosse panfleto , fui praticante durante 30 anos fui Gajokai central amava essa seita , depois de 2007 se não me engano teve os festivais aqui em sp um na zo leste outro na norte e um na sul , começaram pegar pessoas a laço pra participar , tinha pessoas q ia pro ensaio de manhã e a noite pra igreja retribuíram tá tô gohozo , tem pessoas q eu vi não sabia bem oq era aquilo usava como enfeite ridículo , tem pessoas q vai na 1 reunião já jogam o gohozou pra cima dela eu vi . E vc se for praticante vc sabe q e assim q ela não mentiu ,
@@cabral9592 correções: o Gohonzon não é distribuído, é concedido em cerimônia específica. Sem invalidar sua experiência ou a da entrevistada, posso assegurar que, em minha localidade, as coisas não caminham dessa maneira. Não posso dizer nada das demais localidades. Falhas sempre haverá, pois a organização é composta de seres humanos.
Pra esses fanáticos o pergaminho é sagrado sim, pq eu quis vender o meu e eles ficaram enxendo meu saco pelo face, vieram me dar lição de moral no anúncio kkkkkkkkk todos put0s da vida 🤣🤣
Fui budista da SGI e sai porque não suportei a pressão e a hipocrisia. Pressão para doar 99% do tempo à organização. Usam a desculpa de iluminação pela dedicação para fazerem pessoas de empregadas sem remuneração (minha mãe fazia faxina no Kaikan Botafogo mesmo com fibromialgia). Serviços de porteiro, vigia, recepcionista, organização de eventos com remuneração de “iluminação e transformação do carma”. O dia do Kofu era humilhante para pessoas que não podiam doar muito. Entregavam o comprovante para algumas pessoas com a frase “precisa se esforçar para melhorar seu Kofu da próxima vez.” Vi algumas pessoa chegarem felizes para participar (era um evento festivo) e saírem aparentemente envergonhadas, com sorriso sem-graça e cabeça-baixa. Convenceram minha mãe a dar um relato de vida mentiroso sobre um processo de cura de fibromialgia que não aconteceu. Comigo, fui indicada para cargo sem querer (“cargo não se recusa”, ouvia), estava fazendo faculdade e trabalhando. Não conseguia ter tempo para infinitas reuniões. Passei por dificuldades financeiras ao ponto de não ter passagem pra faculdade (só me formei pq tinha bolsa de estudos de 80%), mas me atormentavam pra assinar jornal, revista, fazer bom Kofu, comprar livros do presidente da organização, venerado como Deus vivo. Havia também competição de quem tinha o maior oratório. Conheci gente em quitinete, sem nem cama pra dormir, com oratório ocupando todo o cômodo. Diante de todo o disparate, me desliguei. Sigo praticando até hoje a filosofia budista, a lei e não as pessoas.
~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): th-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html
~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência, ateísmo e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin
Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q
~ LIVROS QUE ESTOU LENDO:
- A paisagem moral: como a ciência pode determinar os valores humanos (Sam Harris): amzn.to/3NNdtJ4
- O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito (Marcelo Gleiser): amzn.to/34uSMMa
- Sapiens: uma breve história da humanidade (Yuval Harari): amzn.to/3NvwAXW
~ LIVROS SUGERIDOS:
- Despertar: Um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP
- O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9
- Ateísmo no Brasil (Ricardo da Silva): amzn.to/32TASlF
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- Deus não é grande (Christopher Hitchens): amzn.to/32QhyGC
- História do ateísmo (Minois): amzn.to/2UHlg0a
- O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
- Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO
- Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ
~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
~ MEUS EQUIPAMENTOS:
Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
daniel, tem um canal aqui no yt que já fez alguns vídeos (meio humorísticos, meio informativos) sobre o monge nichiren (que parecia mesmo ser um cara muito fácil de se odiar). é o linfamy
Gostaria de saber como eu faço para participar dos cursos
Adorei essa entrevista
É verdade keda tem problema de pulmão
Você devia entrevistar a Lidiane dos comentários.
Boa tarde, Daniel. Sou praticante do budismo e membro da Soka Gakkai desde de 2017. Ouvindo a entrevista, e respeito a entrevistada e não desmereço o que ela passou, percebi que ela trás um ponto de vista unilateral da Soka Gakkai mas que não compreende de fato sua totalidade. Existem falhas na organização como em qualquer grupo que reuni uma grande concentração de pessoas, porém lhe garanto que conheço um outro lado da organização muito diferente do que foi apresentado. Sempre fui muito respeitada, nunca me impediram ou deram a entender de que forma eu deveria agir ou pensar. A organização orienta sempre a estudarmos pois fé sem estudo se torna fanatismo. Com isso, ao estudarmos, não nos deixamos levar por quem não compreendeu de fato o ensinamento budista e ajudamos e orientamos uns aos outros para que haja uma compreensão do real ensinamento (como acontece em muitas religiões). Em relação ao kofu (contribuição financeira) eu nunca fui cobrada para realizar e realizo quando posso, e nunca sofri nenhum tipo de represália ou constrangimento por isso. As orientações que recebemos dentro da organização são sempre voltadas para respeitar todas as pessoas independentes de suas crenças pois a essência do budismo de Nichiren Daishonin se baseia no respeito a dignidade de toda a vida. A atitude humanista dos praticantes são estimuladas a serem aplicadas em todos os âmbitos de nossas vidas pois a transformação de cada um e em seu meio de convívio é o que gera a transformação do todo, independente se o mundo se torne budista ou não. O objetivo não é tornar as pessoas budistas mas sim tornar o mundo um lugar de respeito à vida de todos. Temos um profundo respeito por Daisaku Ikeda que é um filósofo e escritor humanista (com mais de 30 livros de sua autoria publicados) que passou a maior parte de sua vida dedicada a divulgar o budismo no mundo e que realiza há mais de 3 décadas diálogos com líderes mundiais, estudiosos, cientistas, sobre a importância da felicidade de todas as pessoas e como isso está relacionado com o social e o meio ambiente. O budismo é muito profundo ao mesmo tempo que é muito real e palpável no nosso dia a dia.
Gostaria, se possível, que vc realizasse uma entrevista com um membro da Soka Gakkai que possui um conhecimento abrangente sobre o budismo para que possa trazer um outro ponto de vista e esclarecer outras pessoas que tenham interesse em conhecer essa religião. Agradeço por sua dedicação ao canal e por esse espaço de diálogo.
Parabéns! Faço minhas suas palavras.
Boa tarde Daniel, somente hj por coincidência estava procurando uma atividade que não assisti há alguns dias, tomei conhecimento dessa entrevista. Prático o budismo há 39 anos e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e que abrangeu a minha
familia. Sobre uma das coisas que a entrevistada falou; que "as pessoas que estão há muito tempo na organização estão acostumadas e não percebem as coisas erradas ." O que para as pessoas que não têm conhecimento de verdade sobre a Lei é errada, para o budista que tem conhecimento profundo é o ponto a ser transformado na vida, Budismo é prova real, é revolução humana, ou seja, é a comprovação do poder do NAM MYOHO RENGUE KYO oração praticada pelos budista. Budismo é filosofia de vida, é ensinamento e não mandamento. Muito obrigada pela oportunidade...
Hi
O problema na Gakkai é que o "estudo" é todo manipulado,a gakkai por exemplo nem religião é , a Religião de verdade mesmo é a Shoshu,eles cresceram dentro da Shoshu e ficaram com uma boa parte dos membros... Esse exame do budismo mesmo que tem na gakkai é uma lavagem cerebral imensa,só contam o lado deles mas ai a gente pega pra saber a opinião do outro lado e ai a gente vai juntando as peças e consegue enxergar quem é quem
3
O Budismo de Nitiren mudou minha vida !!! Foi a melhor decisão da minha vida!
o que vc conseguiu?
@@FeemDeusTodoPoderosoPAZ
@@sergio-ce2fp só isso, mudou minha vida esperava mais, ah vc ta falando de vc
@@FeemDeusTodoPoderoso sim! Falando de mim... não posso falar de você🤦🏻♂️
A pessoa que eu perguntei era outra pessoa não era vc
O budismo na Soka Gakai não fala que só vai acontecer a paz mundial, quando todos praticarem! E sim que, essa paz começa com vc! Se tornando um ser humano melhor, fazendo a sua revolução humana diariamente!
Isso mesmo eu sou budista desde os anos 80 eu pratiquei primeiro quase 5 anos para depois eu me converter para o Budismo de nitiren daishonin e o que foi sempre falado que a paz Começa dentro de si mesmo não fora se a gente quiser mudar o mundo a gente tem que se tornar uma pessoa melhor
Nem amor ao próximo existe mais falca paz Mundial engano do anti Cristo
@@paulomarcosdecarvalho8775 mas aí você está indo contra você mesmo nesse comentário, Jesus Cristo plantou o amor e esperança nas gerações futuras, que é exatamente o que o budismo faz na vida diária.
Existem pessoas maravilhosas lá.
A grande questão são os filtros mentais. Se as pessoas tem um filtro de fanatismo e ignorancia vão entender tudo errado. Infelizmente pessoas estúpidas estão presentes em todas as religiões. Lastimável.
Nem perco meu tempo com pessoas ignorantes perdidas e ainda coloca sempre a responsabilidade de sua própria felicidade em outros. Sou budista a 35 anos e tenho muito que conhecer e sei que como ser humano o ambiente que vivemos influencia muito. Pratico para me tornar uma pessoa melhor e tenho convicção que posso mudar a mundo através da minha postura. Na Gakkai temos treinamentos de vida a vida que nenhum coach poderíamos nos dar. Cada um tem que descobrir qual a sua missão nesta existência.
Desejo sabedoria, alegria, saúde e prosperidade à todos.
Que a paz mundial seja alcançada em breve❤
Concordo com você!! As pessoas em geral colocam espectativas nos outros para atender suas próprias necessidades.
A impressão que tenho é que a maioria das pessoas querem ver se a crença ou religião em geral, mudou o outro e não a si própria.
Converti-me ao budismo de Nitiren Daishonin em abril de 2010Sou convicto de que a Sokka Gakkai é um excelente caminho.
Tem visto fotos recentes do daisaku Ikeda? Fotos de menos de 10 anos atrás?
Todo mundo é convicto, até passar por algum problema lá dentro e ver realmente como eles tratam as pessoas!
Eu sou advindo de família budista, fukushi. Após o falecimento de minha mãe, comecei a descobrir certas "heresias" dentro de minha organização. Descobrir que alguns companheiros são bem degenerados, com desvio de caráter, e muita ruindade uns com os outros dentro da organização.
@@robsonfernandodasilva-hz2teSiga a Lei ..nunca as pessoas!!
Odiei, um ex namorado me levou e queria que eu virasse budista,encheu tanto o saco que deixei ele. Detestei.
Engraçado q uma das coisas que me atraiu, foi que eu precisava trabalhar, mas queria participar da reunião e o q me foi orientado é que meu trabalho é em primeiro lugar, que eu devo trabalhar e me dedicar, pq sem trabalhar eu não como, nem pago contas. Super sossegado. Não priva a liberdade de maneira nenhuma. Pelo menos até o momento, tranquilo.
Paz Mundial nem amor ao próximo existe tá cada vez mais raro
@@paulomarcosdecarvalho8775 religião serve pra isso, plantar a semente.
Se você acha que não existe mais amor ao próximo, comece por você, é uma corrente.
Paz mundial não é um mundo/vida sem problemas, é a armonizacao entre eles, é você se sentir bem/feliz mesmo com a presença de adversidades, que na verdade é o que lhe faz evoluir como pessoa.
Se tudo fosse mil maravilhas, nós nasceríamos e morreríamos do mesmo jeito, ou até pior.
O budismo ajuda a lapidar/limpar o seu coração pra você estar preparado para passar e aprender com aquela dificuldade/adversidade.
Devem ter ensinado errado ou o estado de vida dela fez com que enxergasse distorcido. Mas também tem que são pessoas, e pessoas são pessoas.
G É ISSO NAO EXISTE OBRIGAÇÃO. SOMOS LIVRES. NAO É RELIGIÃO É UMA FILOSOFIA DE VIDA.
Eu também queria descobrir que bloco é esse que ela participou, pq aqui nunca aconteceu nada dos pontos negativos que ela falou.
Parabéns pelo canal Prof. Prático o Budismo Nitiren a 24 anos, foi o que mudou minha vida, "siga a lei não as pessoas, as pessoas são falhas a lei não ", gratidão ao mestre e a todos os companheiros que se empenha diariamente em se tornar uma pessoa de valor para si e para a sociedade.
🙏
Sem falar que a SGI respeita todas as religiões! E nunca prega sobre essa soberania que ela diz.
Mas se é pra seguir a lei e não as pessoas, por que chamar o líder da SGI de mestre??? Desta forma, ao chamá-lo de mestre, não estão seguindo uma pessoa?
Exatamente "SIGA A LEI E NAO AS PESSOAS".
@@jackpveras69 O mestre Daisaku Ikeda nos orienta e incentiva a fazer nossa revolução humana com base nos Goshos e filosofia de Buda Shakyamuni e Nitiren Daishonin e não de seus próprios conceitos !
Acho que o príncipe Sidarta morreria de infarto ao ouvir tantas distorções com os ensinamentos dele.
Hahaha sim, fizeram questão de enfiar um cabo de vassoura na roda do Dharma e parar de fazer ela girar
Concordo plenamente contigo
@@scopel4333 hahaha sim 😢
O ensino está totalmente distorcido mesmo. Foi dado muita liberdade para os membros, daí muitos começaram a fazer maldades dentro da organização... Falo experiência própria, quem é fanático religioso nunca vai enxergar isso.
Eu tenho duas irmãs que viraram a cabeça por um cara da organização, as duas chegaram até trocar tapas, o cara transou com uma das minhas irmãs... Até que depois o cara se assumiu homossexual... Vixe, existem vários escândalos na BSGI, somente pessoas que não utilizam as vendas nos olhos, conseguem perceber todo esse circo de patetas.
É um absurdo, a minha tia paterna é um membro da Sokkai Gakkai e nunca presenciou tais coisas.
Budismo é das trevas
Quem é das trevas é você eu hein... Prático o budismo é uma religião maravilhosa não abandono por nada e achei um absurdo essa matéria a pessoa que não tem o que falar inventa..
A parte que a organização toma todo seu tempo eu ri, hahahaha. Sou budista e eu escolhi um de seus grupos horizontais, chamado Gajokai, eu atuo 2 dias por mês, mas dois dias por mês é tomar todo seu tempo? Bom...nao é verdade haha. O budismo nao toma todo seu tempo. Ele te incentiva a vc usar ele melhor! Juntamente com a prática. Sou de Curitiba, quem quiser conhecer só me procurar, BSGI cajuru ❤
A Soka Gakkai, organização mencionada pela Martha é a mesma que você frequenta? Se não é, sua ressalva não tem sentido.
Queria ser o homem mais sábio do Japão
@@alexandre9832 é sim meu caro, é a BSGI.
@@djmaku_lele Por gentileza, você pode me explicar o que fundamenta a substituição da meditação pela postura tântrica (entoação de um mantra)?
PS: Não se trata de um juízo de (des)valor sobre o tantrismo, fortemente presente nas tradições tibetanas, onde convive com variadas técnicas meditativas.
@@alexandre9832 Faça um teste. Ao ouvir a palavra "picles" o que aconte em sua boca?
Um bebê ao chorar, o que faz a mãe perceber que está com fome ou se trata do frio que o incomoda?
Este é o início da percepção do significado da palavra Budha. Se Vc desconhece como navegar no oceano, como vc pode afirmar que conduzirá a todos da embarcação à outra margem em segurança?
Medidar sobre um assunto é bom, e saudável, mas quando vc tem disponível os meios para atingir um objetivo, porque meditar?
A recitação do Sutra do Lótus não é a repetição de um mantra.
A diferença entre Soka Gakkai e outros sectos budisdas, é que um jovem, "Daisaku Ikeda" sabendo o que deve ser feito para que os povos obterem acesso a explorar o seu maior potencial, "meteu o pé na jaca" e iniciou a ampla propagação do budismo do sábio Nichiren, o magnífico devoto do Sutra do Lótus.
Pense no mundo com viagens a templos e outros lugares paradisíacos, se curvando pra monge, vc talvez vestido a carácter com um vestuário maneiro.
Como o assunto é extenso encerro com dois textos para que considere. Primeiro, Budha significa "estar iluminado para". Por conclusão; todas as pessoas por meio do Sutra de Lótus tornam-se Budhas.
Eu pratico há 33 anos, foi o melhor caminho que eu conheci . Não frequento mais a Soka Gakay,mais continuo praticando os ensinamentos de Nitiren Daishonin.
Mas a gente não pode se afastar da Gakkai. É o coração de Nitiren Daishonin que vibra na Gakkai. Continue orando Daimoku e determine com exatidão
Eu nasci no budismo, por isso tenho esse nome. Quando eu tinha 10 anos minha mãe saiu. Hoje sigo o único caminho que leva à Deus e Salvação, o verbo vivo que se fez carne: Jesus
Essa é a única decisão da minha vida que jamais me arrependerei!
Que o Deus Criador único e verdadeiro (Yah) te abençoe ilumine. (o homem criou muitos deuses)
@ Jesus é um homem comum, nasci cristão idolatrando homens, mas graças a Deus conheci a salvação através do Islamismo onde só adoramos a Deus e nenhum homem profeta será adorado. Jesus, Muhammed foram grandes profetas, mas só Deus deve ser adorado. Torço pela sua conversão ao verdadeiro e único Deus. 🙏
Que pessoa é essa que fala mal da gakai
Engraçado que todos dizem que o seu Deus é o verdadeiro e único Deus e que os outros são todos falsos😅😅😂
Budista há 49 anos. Conheci aos 14anos de idade. O meu sonho era conquistar o mundo, menor de idade não poderia assumir a religião sem consentimento de meus pais, evangélicos. Continuei recitando o NAMMYOHORENGUEKYO, a realidade última da vida, ao atingir a maioridade, consegui trabalho na Aeronáutica e tive minha primeira casa e assim me converti, recebendo o Gohonzon em 1975...acumulando imensurável boa sorte na minha vida, até que aos 23anos de idade, fui convidada a trabalhar na França por dois anos, viajei e residi naquele país, trabalhando e estudando. Retornando ao Brasil, conheci meu marido e embarquei novamente, desta vez para trabalhar na ltália enquanto apoiava meu marido no trabalho dele. Continuei estudando outros idiomas, lnglês, ltaliano, Alemão, Espanhol...enfim, aquele sonho de viajar e conhecer o mundo estava realizado. De fato, a Soka Gakkai Internacional, prima pela revolução humana individual e coletiva, através da cultura e da educação. Com esse propósito, além de ter me formado em psicologia e fonoaudiologia, optei por realizar projetos linguísticos em escolas para crianças de 7 a 10anos a fim de ensinar a língua lnglesa e ainda uma terceira língua. Ser Budista é uma imensa responsabilidade para com a vida em todos os seus aspectos. O Buda Original Nitiren Daishonin explica: nunca procure o Estado de Buda fora do seu próprio coração. Budismo não é uma religião fácil, exige uma força e determinação que, verdadeiramente não é para uma pessoa que não esteja preparada, ou seja, o Budismo é ensinado de acordo com a capacidade de compreensão de cada vida. Porém, todos indistintamente possuem a natureza de Buda dentro de si, mesmo que adormecida. Sou Gakkai, Shitei Funi é minha vida, jamais desistir, jamais ser derrotada. NAMMYOHORENGUEKYO!
Pratico budismo há 60 anos. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e a de minha família.
Continuo firme na Soka Gakkai. Jamais abandonarei
❤🙏
É lamentável essa entrevista.
AInda da tempo de abrir os olhos!
Pra mim não falou nada tive oratório sai e não me arrependo não aceito uma filosofia que não acredita em Deus nosso pai.
❤
Amor próprio e é TUDO!!!!
E o Budismo de Nichiren nós ensina a Auto estima que é tudo!!
Se vc não se Ama não ama nada nem ninguém!!!
AMO SER BUDISTA ❤️
Talvez vc possa me ajudar a entender a atitude (eu acho até narcisista) de alguém que pratica budismo. É uma pessoa que me fez sofrer muito. Nunca vou entender o comportamento dele. Será que vc pode me ajudar a entender?
@@nancyenciso769 Sei que a pergunta não foi direcionada a mim, mas achei bem interessante esse questionamento. Acredito que no Brasil o budismo ganha um ar de "exclusividade", sabe? E é muito fácil, uma vez imerso dentro de uma religião assim (com fundações e conceitos distantes daquele de nosso cotidiano), você analisar o seu redor com tom crítico e cair na armadilha de achar o seu processo, sua religião, sua postura melhor que a dos outros. Se esse movimento de se aprofundar em algo (se isolar para aprender tal religião, estudar bastante sobre) não vem acompanhado do movimento de voltar aos outros (à vida, à realidade, à sabedoria que está em todos) com um olhar mais integral, amistoso, de reconhecer as diferenças, porém se incluindo nessas contradições que formam a vida, fatalmente o que sobrará será uma visão soberba do indivíduo diante da realidade que é impossível da cognição humana apreender por completo. Essa soberba, oriunda dessa incapacidade de reconhecer o valor alheio, acaba fundamentando comportamentos que desaguam em sofrimento, em desdenhar do outro, desmerecer. Sei que ficou meio "religioso" esse meu comentário e nem sou kkk, mas é o que percebo nesses movimentos que o ser humano acaba fazendo e isso se aplica em diversos campos. Espero que você hoje possa estar melhor em relação à situação que narrou. Achei realmente um questionamento muito bacana, pois já lidei com alguém que praticava o budismo e percebia esses mesmos comportamentos que você falou. Enfim, abraços!
@@alessandropimentelgomes7362 Obrigada por responder, Alessandro. Concordo com o seu pensamento. Além de considerar que ele se acha superior por pertencer àquela religião, também acho que o comportamento dele não condiz com os ensinamentos que ele prega. Por exemplo a compaixão ou amor compassivo (ao meu entender, empatia). Quis conversar para poder entender mas ele prefere sumir sem dizer nada. Imagino que quando falam de amor próprio, devem entender que só eles importam. Terminei por achar que é uma pessoa sem sentimentos e que não se importa com que as pessoas com as quais ele interage e que não fazem parte dessa religião, temos sentimentos, sim. Considero que é uma religião que ensina as pessoas a se amarem a si própios sem se importar com os sentimentos de outrem. Nada os preocupa, nada os afeta. Ficam sendo uma espécie de robô sem sentimentos.
Já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye Não sei se a sua resposta foi direcionada mim. Eu não sou budista. Só que conheci uma pessoa budista e tendei entender o comportamento dela. E até hoje, não entendo. Vou passar a dica pra ele. Obrigada.
Sokka gakai nem é aceita pelos budistas, ela é vista como uma seita! Já ví vários mestres de diferentes vertentes(tradicionais, zen, tibetano da própria nichiren shu) não aceitando a mesma como budismo. Para ser budismo tem que aceitar as 4 nobres verdades e o caminho octuplo, os preceitos e etc.
Exatamente.
Sua observação é corretíssima
Você está certo. Sokka Gakai é uma "nova religião japonesa" que usa elementos do budismo para se legitimar.
Até que enfim alguém com conhecimento do Dharma por aqui... Budismo não é fé. Budismo não é fanatismo. Budismo é observação lúcida, budismo é a base de toda a dúvida e o princípio da desconstrução de todo estreitamento mental limitante. Budismo é a rejeição da realidade enquanto desígnios deterministas de deuses. Budismo lançou o princípio do questionamento e da dúvida e, mais a ver com o canal, do ceticismo ateu, há 2.600 anos e muito antes de Nietzsche, Marx, Freud ou Russell.
É pena que ao professor Gontijo tenha sido apresentado como representação do budismo a Sokka Gakkai (que tem a ver tanto com o budismo, quanto um peixe tem a ver com uma bicicleta)
Converti-me ao budismo de Nitiren Daishonin em fevereiro de 1969. Sou convicto de que a Sokka Gakkai é um excelente caminho.
Com certeza, viver o budismo é viver A realidade da vida
Problema seu
@@morininhooo Certamente. Um problema feliz 😄
@@alemdaimaginacao5184 Nem todos vivem plenamente o que está nos ensinos budistas, muitos não compreendem a filosofia, e começam a avacalhar a Sokka Gakkai, fazendo maldades dentro da organização... Experiência própria minha.
Caminho prá seguir uma religião ou filosofia de outro país prá lacrar.
Daniel, quer entrevistar alguém que tenha propriedade para falar desta organização, entreviste alguém que ao menos tenha passado a vida nessa organização. Essa menina teve seu momento de fama sem ao menos ter se aprofundado no assunto que ela diz saber. O canal perde com isso.
Mas aí pode cair num trem do tipo chamar minha avó do interior de Minas pra falar de forma crítica sobre a Igreja Católica, ou seja, com quase ou nenhuma crítica.
Apesar do pouco tempo que ela ficou, a maioria das coisas que ela falou é o que nós, ex-membros, observamos. Faltou mais conhecimento sim, para expor muito mais coisas absurdas que acontecem e aconteceram na Gakkai, como por exemplo, a EXCOMUNHÃO da Soka Gakkai pela NITIREN SHOSHU, e o fato de que o DAI GOHONZON está no templo principal, e não em algum centro cultural da Gakkai. Por esse motivo, retiraram da liturgia da Soka Gakkai (que antes se chamava liturgia do Budismo de Nitiren Daishonin) qualquer menção ao Dai Gohonzon nas orações silenciosas.
@@KekaKeleka Boa noite!
Nishiren Soshu trata de outro ensino budista comandado pelo clero. Esse ensino não está ligado a SGI, organização de valores humanos formado por membros que praticam os ensinos do Buda Original Nishiren Daishonin.
@@carlarado4456 Isso é o que te contam lá na gakkai. A NSB tem o Dai Gohonzon. Quer maior legitimidade que isso? Quem foi excomungado não tem propriedade para afirmar nada.
exatamente
Você poderia chamar pessoas comuns como ela mas com uma outra visão da organização... eu vivo a organização a vida toda, como todo lugar que tem pessoas tem problemas, mas como o sensei mesmo diz "Siga a lei (mistica) e não as pessoas"
Sou praticamente budista há 44 anos, no budismo eu transformei a minha vida, venci o câncer, venci a parte financeira e desarmonia, no budismo fala que pra vencer temos que fazer a prática correta, fé, prática e estudo, ser budista é diferente de ser praticante budista, muitos falam sou budista mais não luta em mudar seu jeito e atitudes, eu sou a prova viva que ser praticante a gente consegue realizar todos os objetivos, eu sofri muito com problemas mais eu desafiei e venci,eu que fui praticante católica, hj agradeço por ter abraçado o budismo da Soka Gakkai, e te garanto que não é com um ano de prática que vencemos pois fazemos muitas causas negativa, e ser praticante budista não é pra qualquer um,é pra aqueles que querem vencer todos os obstáculos
Buda...venceu a ilusão...
Renunciou ao dinheiro meu bem
Venceu o câncer sem tratamentos e sem remédios? Porque se usou remédios e tratamentos, onde está a comprovação de que foi por meio da prática????
@@KekaKeleka quando fiz o tratamento me recusei a usar quimioterapia,o médico tirou a drena antes do tempo, meu braço inchou e ficou preto, eles queriam amputar meu braço porque não tinha mais jeito, eu não deixei amputar, desafiei no daimoku e venci, até os médicos ficaram sem entender, e se eu tive que passar por tudo isso era pra ver a veracidade do daimoku e poder ajudar outras pessoas quando tiver que enfrentar essa doença que está avançando cada vez mais.
Já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye
A Nitireen shoshu era ligada a SGI, mais o comportamento dos reverendos fez com que as duas separassem, eu preferi ficar com Ikeda sensei, e seguirei a SGI até o último momento de minha vida, eu comecei a prática na época da Nitiren shoshu, então conheço bem a história.
Sobre assinatura do jornal ela falou a vdd,quem pagava minha assinatura era um amigo meu ,pois estava desempregada e eles não queriam saber. Sai da organização depois de observar atitudes de membros tipo: falta de caridade entre eles, são muito individualistas o quanto ajudar os outros. Observei também deboches em falas sobre religião de outas pessoas e principalmente de Deus. Estava apenas com uns 2 anos que eu frequentava e tinha me convertido.
kofu vc é tratado de forma diferente, assinar jornal tbm, sim ele tratam outras religioes com deboche, caridade kkk nao existe mesmo, resumindo sai fora desta seita o quanto antes.
O budismo não prega caridade pois as pessoas têm q ser vitorioso não um coitadinho o jornal p o estudo conhecer q esta se praticando e as orientação e incentivos o kofu p manutenção dos kaikan tenho 30 anos de prática nunca fui forçada a nada. Já passei por várias religiões o budismo q estou até agora transformei muito a minha vida.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Partindo da premissa que o ser humano é cheio de defeitos, nenhuma religião jamais será perfeita. o Budismo de Nichiren tem, sim, os seus problemas, mas penso que é algo muito mais relacionado na forma como as pessoas enxergam determinados assuntos e na maneira de agir. sou budista nichiren já faz 6 anos e no começo tb me senti incomodado com a abordagem que algumas pessoas tinham de querer me converter a qualquer custo. Comentei do meu incômodo numa reunião e a partir daquele momento as coisas ficaram muito mais tranquilas. As pessoas perceberam que estavam sendo muito incisivas? Talvez. Mas o diálogo precisou ocorrer para que alguma mudança acontecesse.
A religião, como qualquer outro aspecto da sociedade, é dinâmica e passíveis de mudança.
Só achei infeliz a comparação entre o budismo nichiren com a igreja universal/seita. Você não vê pessoas entregando chave de carro, salários inteiros ou qualquer bem material para quem quer que seja dentro da comunidade.
- Assinatura de jornal? Até hoje não tenho assinatura e nunca fui cobrado para fazer qualquer assinatura que fosse.
- Kofu (a contribuição que foi mencionada na entrevista)? Da mesma forma, ajudo quando posso e quero (nunca me senti obrigado a fazer).
- Envio de proposta de paz à ONU? Que bom que está sendo propagada uma mensagem positiva e não a assinatura de um documento para o início de uma guerra, por exemplo.
- O que foi dito sobre Daisaku Ikeda, dele ter obras de arte e coleção do Victor Hugo? Me soou como uma fofoca. Fontes?
Enfim, cada um tem a sua vivência, mas pessoalmente, sou muito livre e feliz com dentro da comunidade budista de Nichiren.
Muito bom!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabens pela sua colocação.
Pois é eu moro no Japão, já passei em frente a casa do presidente Ikeda e não vi nada disso que ela disse. A Soka Gakkai é mal vista no Japão?!? Já foi um dia, em um passado distante.
A pessoa nem sabe a história direito, falou que Ikeda era professor que Nichiren queria ser a pessoa mais inteligente do Japão 😅. Por isso que eu digo e faço, siga a Lei e não as pessoas. Budismo é Fé, prática e estudo.
E se ele tivesse essa coleção de VH qual seria o problema? Isso não tem nada ver com a religião. Eu sou budista desde 2016 e sou muito feliz e NUNCA vivi esses abusos de nenhum membro. Nunca assinei nada, nunca paguei nada, nunca fui induzido a nada, sigo com minha fé no daimoku e gongyo.
Boa noite
Fui budistas por 12 anos,sempre me tratam com muito carinho até hoje,ficamos amigas e ainda hoje eu quase não vou as reuniões,mas faço meu daimoku todos os dias.
Meia hora ou 1 hora ñ emporta
Faço com determinação e fé e sempre recebo
Isso mesmo Viena; continue e não pare! Siga a lei e nao as pessoas. Transforme a sua vida e pessoas verão a sua mudança; a comprovação de sua prática responsável e sabia. Parabéns ❤️
Devemos ter gratidão e n seguir as pessoas
Continue sempre firme
Obrigado à todos ❤❤❤
o daimoku é falar o sutra de lotus? to conhecendo agora, so acho o tempo de leitura muito longo e parece que querem saber da minha vida demais
Infelizmente a moça carece de conhecimento do budismo, e se perdeu muito nas respostas, principalmente a história da religião que se propagou do leste para oeste, da India para a China e depois para o Japão e sudeste asiático. Ela nem sequer sabe se o sutra praticado da soka gakkai chama-se gongyo relativo ao Hoben-pon (2o cap do Sutra de Lotus, Juryo-bon (2o cap. do essencial) e Jiga-ge que foram escritos originalmente em sânscrito e depois traduzido para o chines.... E tem tantas outros assuntos do budismo que ela se perdeu e não soube responder. É estranho pois o praticante desta seita tem que estudar o budismo (3 práticas: fé, prática e estudo compõe a prática principal), e no caso dela parece que não aprofundou no estudo. Outro detalhe parece que a moça pensa em aparecer no video, pois fica arrumando constantemente o cabelo, ora mexe para a esquerda, ora para a direita....
O mais importante ela entendeu: Nitiren Daishonin se tornou um coadjuvante. Ikeda está no centro de tudo. Aliás, por onde anda ele?
é simples: nessa organização não se aprende nada sobre budismo hahaha apenas a converter mais gente e dar dinheiro mesmo. Todo o resto sobre história do budismo, não importa
@@MarthaMax Hahaha justamente! Nada de estudo, não se estuda budismo lá .
Ninguém estuda nada mesmo nessa seita, só estuda sobre a vida do mestre Daisaku Ikeda sensei o resto não importa.
Milton, é obvio que ela carece de conhecimento sobre o Budismo... porque ninguém da BSGI aprende nada sobre o Buddhadharma. É uma seita que pegou uma vertente budista altamente devocional, que só lê e um único dos diversos sutras budistas... alias, não lê... ainda por cima só repete um mantra e fica lendo livros do Ikeda. Como o pessoal já comentou... ninguém aprende sobre o Dharma assim.
Como psicóloga aprendi que o momento mais difícil na terapia é quando o paciente tem que se confrontar com as causas e as dores dos traumas. Como praticante do budismo Nichiren, há 36 anos, aprendi que o momento mais difícil para o praticante é quando chega o momento crucial de fazer sua revolução humana, quando nos vemos frente a frente com a escuridão fundamental do nosso carma. Neste momento ficamos conhecendo quem tem "prática de fogo" e quem tem "prática de água corrente"; quem pratica por modismo e quem pratica por missão e determinação de mudar a si mesmo e não o mundo.
Destre tantas orientações, Nichiren Daishonin deixou duas fantásticas:
1 - "O que é costumeiro no tolo é esquecer nos momentos cruciais o que prometera nas horas normais"
2 - "A poderosa espada do Sutra do Lótus deve ser manejada por alguém corajoso na fé".
E esclarecendo a crítica da moça, o que ela chama de "idolatria", os membros chamam de GRATIDÃO, mas só pode sentir emoção e chorar, até involuntariamente, quem conhece a verdadeira história de Daisaku Ikeda.
Por último, como a moça da entrevista falou que gosta de leitura, quero convidá-la a ler as "Coletâneas das Escrituras de Nichiren Daishonin"(CEND); as Propostas de Paz que Daisaku Ikeda enviou pra ONU desde 1984; os 30 vol. da "Nova Revolução Humana"; os livros sobre diálogos humanistas que Daisaku Ikeda teve com personalidades estratégicas em todo o mundo; ou passar 20 anos da sua vida num monastério, isolada do mundo, estudando e analisando TODOS os Sutras e Tratados esotéricos e exotérico, até concluir o "suprassumo" em forma de um mantra que possa substituir o NAM MYOHÔ RENGE KYÔ, como fez Nichiren Daishonin.
Aí, moça, você estará apta pra dar nova entrevista sob sua própria ótica, vivência e sabedoria.
Eu sou budista vai fazer 23 anos eu e a minha mãe a nossa vida mudou Continua mudando muito para melhor eu tenho muito gratidão a senhora q ne ensinou o budismo
Já assisti casamento de membros com pessoas de outra religiões,mas nunca ninguém foi forçado a praticar.
A insistência é tanta pra fazer os outros praticarem q chega a ser vergonha alheia... Pior q a universal
@@cellobosch5090 Me casei no budismo e até hoje meu parceiro nunca foi forcado a se converter... que coisa, nao?
Muitas pessoas buscao a religião para que a mesma possa resolver todos os problemas da vida, seja no trabalho, no amor, na familia e etc, esperando o milagre acontecer, mas a real questão é que nada vai mudar, independente da religião se a gente não movimentar nossas atitudes e ações em prol desta mudança, é legal ter uma fé e em que acreditar, mas depende da gente querer mudar ou não, problemas sempre vão ter dentro da Gakkai, dentro da igreja, dentro do kardecismo, dentro de um terreiro, cabe a nós aprender a impor limites de relacionamento, e temos que entender que relacionamentos abusivos existem em qualquer tipo de relação pessoal, seja ela profissional, religioso, amoroso, temos que saber identificar e impor os limites, porque gente fanática tem em todas, problemas tem em todas, sou membro da Gakkai e faço os estudos, reuniões, orações a minha maneira, do meu jeito, no meu tempo, não como o membro de 30/40/50 anos quer que seja, a realidade hj é outra, não me envolvo tanto para não gerar certos atritos, mas por outro lado, eu amo fazer as orações (gongyo e daimoku) é meu remédio natural para dormir e minha dose de ânimo ao levantar, afinal o próprio Buda Nichiren sempre ensinou para seguir a lei e não as pessoas.
Nasci em berço cristão, mas me encontrei de corpo e alma no budismo, desse modo aprendi a aceitar mais todos os seres vivos , deixei de comer animais , aprendi parar de julgar e me achar a dona da verdade. No budismo aprendemos acima de tudo a humildade e se apegar ao estudo constante. Respeito a jornada de cada um. Está tá tudo bem , é como precisa ser . ♥️🥰
MISERICORDIA NUNCA VI ALGUÉM CRISTÃO se CONVERTER AO budismo! SÓ DEUS PRA iluminar ESSAS VIDAS
Que comentário lindo, Cátia! ❤️ Muita luz para você!!
@@izabelfeijoli6220 Crente como sempre intolerante né?! Pois já vi cristão se tornar mulçumano,do candomblé,o que importa é se tornaram pessoas melhores,diferentes de pessoas como vc por exemplo.
@@izabelfeijoli6220 pois é. Essas coisas acontecem e muito. ♥️
Idem.
Converti me em 2003 e estou satisfeito por fazer parte da Gakkai.
@é nois Não vou generalizar, mas muitos estão ali para fazer o mal, tenho experiência na própria família de pessoas que estão ali só para fazer maldades.
@é nois Entendi, concordo com você, falando por experiência própria, observo que minha irmãs que distorceram os ensinamentos para praticarem suas maldades estão na lona... Cada vez mais infelizes e afastadas da Gakkai. Eu estou seguindo a Deus atualmente, mas não nego que por um determinado tempo o Budismo me ajudou bastante. Abraços!
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye Antes de entrar para SGI procurei pessoas da nitiren para exclarecimentos e ficou comprovado que todas acusaçoes feitas pela sgi a nitiren eram verdeiras.
Mas cabe a cada pessoas escolherem o melhor para si.
Esse ano eu vou fazer 10 anos de prática budista. E ainda tenho taaaaaaaaaaaaanta coisa pra aprender... pois o budismo é muito complexo e filosófico, se você não praticar diariamente e estudar, não entende. A Soka Gakkai tem uma luta silenciosa e eu me transformei e me transformo através do budismo a cada dia. Ter 1 ano só de prática eu acho que não dá propriedade pra uma pessoa dizer se funciona ou não... a prática budista é uma prática religiosa difícil, mas muito transformadora. Te faz se aprofundar nas coisas, em você mesmo, respeitar o processo da natureza e sair da superficialidade que a maioria das pessoas adoram... Amo filosofia, adoro Nietzsche, sou questionadora, crítica e quanto mais conheço a Soka Gakkai, mais orgulhosa me sinto de fazer parte dessa luta coletiva.
Entendeu nada sobre os conceitos filosóficos de Nietzsche.
Tem certeza que você questiona mesmo? É tão questionadora assim e não conseguiu enxergar o que se passa ai dentro?
Os ensinamentos do Buda..
São muito simples..
Renuncia as ilusões mundanas...
Igual a de Jesus....
Bom dia a todos!
Vou tentar falar sobre esse ensino como praticante há quase 40 anos! Não sou tão idosa! Rs Tenho 50! Rss.
Pessoal, Não dá pra ser curtinho tá! Desculpa! Vou tentar! Rs. Fiquem à vontade pra quem não quiser ok? Rs.
Bem, Comecei jovem! Gostei de estar naquele ambiente junto àquelas pessoas reunidas e interessadas em aprender….
Resolvi colocar em prática a oração (o nam- myoho-rengue-kyo)
Consegui meu trabalho sonhado da época! Outros desafios vieram e mais objetivos conquistados…
Considero o Budismo de Nishiren Daishonin um ensino humanista maravilhoso! Nos ensina sobre superação e resiliência, sobre o sentimento de gratidão, empatia, amizade, o respeito à vida, às pessoas, suas etnias, todas as raças, religião, opção sexual.
O tesouro mais importante é o tesouro do coração! Quando mudamos os sentimentos do coração, nos aprimoramos como ser humano melhores e contribuindo para uma sociedade melhor!
Como?
Bom, alguns exemplos….
Através de uma organização humanista chamada SGI internacional praticada em mais de 182 países!
Suas escolas e universidades, tanto aqui como em outros países, além da qualidade no ensino escolar, estão integrados, sobre a vida escolar do aluno (o diretor, os professores, os pais e os próprios alunos).
A organização também leva esse mesmo projeto às escolas públicas, através de membros voluntários (psicólogos).
Fazem trabalhos manuais e hortas juntos…. Os alunos plantam, colhem e ajudam na preparação da merenda escolar.
A organização oferece a alfabetização e orientação psicológica. São todos voluntários…..
Quanto ao Dr. Daisaku Ikeda, seus livros como por ex. A Nova Revolução Humana e várias outras obras de ensinos maravilhosos! Todas com diálogo sobre a vida e baseado inteiramente nos ensinos do Buda Original Nishiren Daishonin.
Buda é um título. Significado:
Atingiu a compreensão máxima, fundamental sobre a vida.
Sr.Ikeda, um ser humano que se dedica à felicidade de todas as pessoas!
O desejo do Palácio Memorial da paz ser construído para que nós membros pudéssemos, guardar as cinzas, orar, honrar e agradecer aos nossos parentes falecidos…..É um lugar lindo e com muitas cerejeiras e em meio às montanhas lugar esse protegido pela SGI (proibido o desmatamento)!!!!
Temos um loutro lugar em Manaus dedicado a manter a flora da região que estão ameaçadas de extinção.
No Japão os membros voluntariamente passam por rigoroso treinamento para poder ajudar outras pessoas no caso de haver algum acidente natural no país.
O verdadeiro sentimento dos membros com relação ao Dr. Daisaku Ikeda é de Gratidão. Em 1960 trouxe o Budismo de Nishiren ao Brasil e levou também à outros países……
No Budismo de ND. não existe idolatria! Existe o respeito e gratidão ao Sensei e a todos que lutam pela felicidade de si mesmo e de outras pessoas….Idolatria não é correto. Tira a razão.
Sobre a sua mãe do Sr. Ikeda, sofreu com a perda de um filho na guerra. O vídeo trata de sentimentos de gratidão para aqueles que nos cuidam, nos amam….Os pais, os avós, tios…
* OBS.: Existe outros Budismos. Ok.
Eu aqui estou relatando aos senhores um pouquinho sobre o Budismo de Nishiren D.
Não temos um líder! Temos um Mestre de vida!
Não idolatramos ninguém.. Recitamos o Sutra 5 minutos e o Nam- myoho-rengue-kyo) pelo tempo que cada um achar necessário, de acordo com os seus objetivos em sintonia com o próprio ritmo do universo.
O Budismo é religião universal onde todos tem o direito de praticar o nam myoho rengue kyo se desejarem. Nele não existe magia. Existe oração e ação!
O Budismo de ND. é prática diária, no dia a dia que aprendemos a transformar as adversidades e realizar nossos sonhos e objetivos….
Bom, quanto ao nosso tempo….temos tempo pra tudo!!!!Pra estudar o budismo, pra estudar faculdade, para a família, para os amigos, pra trabalhar, pra namorar, pra viajar……
Energia vital pura!!!
Obrigada a todos pela oportunidade e desculpas no erro na digitação quando houver!
É isso! Muito profundo, mas acho que deu pra entender um bucadinho!
😍👋👋👋👋
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
O Museu não é particular. Conhecida como a casa de Vitor Hugo Ela foi convertida em museu quando Paul Meurice fez uma enorme doação para a cidade de Paris, comprando ela assim. É um prédio onde o escritor morou em um dos apartamentos e agora é museu explorado pela cidade de Paris. (Municipal) Google informa sobre este assunto. Não procede e nem faria sentido esta compra pelo Daisaku Ikeda. Muita coisa não está certa, O dinheiro do Kofu é revertido para a manutenção e construção dos Kaikans, da produção de impressos, eu pago de três em três meses uma cota apenas e nunca ninguem ficou tentando que eu assinasse o jornal. Apenas a orientação sem forçar nem ficar tentando convencer.
Eu sou budista á 6 anos e nunca me senti forçada a fazer nada
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Estou tentando ouvir com o coração e mentes abertos para assistir esta entrevista mas é difícil dar crédito apesar de que ela tem bastante informação mas elafala com muito deboche, desnecessário isto. Sugiro uma entrevista com alguém que fale com seriedade. e propriedade.
Eu pratico ha quase 5 anos, mudei muito e tenho mudado. Acho q cada um segue o caminho que melhor se adapta.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Segui o budismo da Soka Gakkai por cerca de 4 ou 5 anos. Eu fazia trabalho voluntário, dormia na sede pra proteger o local, e era dedicado. Essas coisas esquisitas de poder, perseguição e dinheiro foram realmente aparecendo aos poucos.
Uma vez eu estava fazendo trabalho voluntário no centro cultural que ela comentou, e tive que dormir no chão e só comi um lanchinho de mortadela que deram. Em um momento, decidi andar por lá e vi uma cozinha com um monte de gente do staff saindo, e quanto olhei lá pra dentro tinha sacos e sacos de lixo sendo enchidos com um volume enorme de sushi e sashimi que não foi consumido pelo staff da BSGI. E eu quase desmaiando de fome....
Ela tem razão em tudo o que fala
Me responde uma coisa mano, tipo, eu entendo e compreendo essa aversão à essa instituição e tal, mas o budismo não tem seu principal foco em se iluminar através do entendimento do carma e das meditações? Quem deixa de ser budista só deixa de buscar a iluminação? Não acredita que tenha algo assim mais? É muita coisa cara, tô tentando entrar na religião agr mas ver esse lance da Soka Gakkai me pegou desprevenido
@@brunozambon839boa pergunta Bruno, queria saber a resposta do cara e estou na mesma situação sua.
Mas pelo que to entendendo, a instituição SGI está meio que se perdendo mas os ensinamentos do buda é o mesmo. Acho que não precisa seguir uma religião, o ideal.mesmo é estudar e entender os ensinamentos.
É como ler a bíblia e querer entender os ensinamentos de Jesus sem ser de nenhuma religião
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Eu participei 8 anos da Soka Gakkai.... tive cargos e tal. Mas aí, comecei a perceber que com o tempo, aquela rotina que ao longo dos anos parou de fazer sentido. Tive muitas experiências, conheci gente muito boa, e gente muito ruim. A razão de hoje não me considerar parte de nenhuma religião é que no momento que beira ao fanatismo, ao extremo, aquela dedicação total, acabo considerando que perde o fundamento e fé e Deus não precisam disso.
como dizem ,,,muitos sao chamados mas poucos .......
@@fulanodetau8588 Sao os escolhidos .!
@@fulanodetau8588 Vc quer dizer oq com isso? a Gakkai nem religião é kk a Religião mesmo é a Shoshu
Eu sou praticante do Budismo Nitiren Daishonin há 17 anos e eu falo com propriedade que no Budismo é fé, prática e estudo! Sem isso não há Budismo. Nos escritos de Nitiren ele adverte: siga a lei e não as pessoas.....justamente pq o ser humano é falho. O Budismo ensina que quando nós decidimos mudar o nosso ambiente também muda. Então não depende de nada externo. Eu pratico justamente pq quero me tornar um ser humano melhor a cada dia e vendo esses comentários aqui desse vídeo fico triste pq as pessoas ainda não conseguiram enchergar a totalidade do Budismo Nitiren. Qdo as pessoas estão encobertas pela ilusão inata da vida ou pela escuridão fundamental que nada mais é do que a maldade..... impede de ver que todas as pessoas são Budas. Revolução humana..... Kossen Rufu.... O Budismo de Nitiren é o Budismo do povo! Quer transformar a sua situação ou o ambiente que vc vive??? Recite Nam-myoho-rengue-kyo e determine que tudo parte de nós mesmos.
Jesus... caminho verdade e vida .🙏👐
Olá eu sou Budista a 35 anos, conheci várias religiões antes de me converter ao Budismo Nichiren e me encontrei não troco por outra, precisa estudar bastante e também muito diálogo, nos entendemos que não era a hora para essa pessoa praticar.
Porque tantos julgamentos?
MUito bom! Eu também!
Estuda oq? os livros e jornais que eles publicam? aaa me poupe ne kk
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Sou membro da Gakkai/Bsgi, estou vinculado mas sou fora da caixa. Estudo religiões, filosofias mas acima de tudo a espiritualidade. Acho que não existe verdade absoluta nesse mundo. O problema da Gakkai realmente é esse proselitismo, essa necessidade de controle da vida dos outros, de achar que a sua vida tem que girar em torno da organização. "Brinquei muito ali de seu mestre mandou". Cheguei a altas funções e depois entreguei porque muito do que se fala lá dentro as pessoas não acreditam. Não acreditam em metade do que dizem. Eu procuro separar o ensinamento budista das pessoas porque se você pautar a sua vida nas pessoas você realmente vai sofrer e vai se frustrar. Aquilo de siga a lei, não as pessoas, é verídico. Segundo o que estudei Sidharta Gautama deixou a seguinte mensagem em um Sutra quando ele estava para falecer "torne-se mestre de sua mente". Admiro e respeito o doutor Daisaku Ikeda por suas benfeitorias, ele é realmente um homem admirável, mas acho essa idolatria de sua pessoa dentro da Gakkai exagerada. Não enxergar isso, é subjugar a inteligência das pessoas.
Outra coisa desagradável, é o acúmulo de funções a que nos submetem, a divisão de jovens, vive de tapinhas nas costas e encorajamentos do tipo " voce pode ,você é jovem". Aí você se sobrecarrega se estressa, e ainda tem que ser grato por isso... E se estressa porque ali dentro, o ego grita, o egocentrismo é muito inflado dos líderes, pois querendo ou não, há quem diga diferente; a função sobe para cabeça de algumas pessoas. Mas lá existem também pessoas maravilhosas, pessoas de bom coração, que acreditam que estão fazendo melhor que podem, e eu acredito em algumas pessoas lá dentro, mas convivo com gente também que não faz metade do que fala nas atividades.
Outro ponto que gostaria de ressaltar e que acho importante, é que só da linha Nichiren existem diversas escolas, todas elas afirmando possuírem o verdadeiro Gohonzon, todas elas afirmando terem as cinzas de Nichiren Daishonin, todas elas dizendo serem as legítimas sucessoras de Nichiren e cada qual com a sua prática. Essa foi minha impressão pessoal ao estudar essas diversas linhas de budismo: É a impressão de que na Gakkai , o budismo é mais acessível e prático na vida social, e sem certas "maluquices" que vi. Esse ponto é muito positivo, a única coisa que você precisa ficar esperto, é com esses outros pontos que eu já ressaltei anteriormente, mas no geral, praticar na Gakkai é muito bom. Particularmente, eu não pretendo sair.
Recito Daimoku ao Gohonzon para me sentir bem, para melhorar como pessoa, e crescer na vida conquistando meus objetivos, sem nenhuma finalidade proselitista, e o dia que aparecer alguém querendo se converter através de mim, isso porque admiro o budismo, então explicarei com sinceridade exatamente como é a organização e o que essa pessoa precisa ter atenção ao se converter.
Um último ponto que eu acho importante vocês refletirem: existe diferença entre espiritualidade e religião. Na Soka Gakkai e em qualquer outra instituição religiosa haverão pessoas que terão espiritualidade mas não terão nenhuma religiosidade; e haverão pessoas que não terão nenhuma religiosidade mas serão bem espiritualizadas.
Na Gakkai, pelas condições que eu tinha, eu me sentia não um religioso, nem espiritualista, mas sim o empregado por conta de tantas funções que eu acumulava. Hoje posso dizer que sou livre, pois não tenho função, vivo feliz e faço minha prática, me espiritualizar que era o que eu queria.
Recomendo então, que busquem sozinhos, estudem profundamente com afinco, não só o budismo mas todas as religiões para que a partir de então, a religiosidade do outro, não incomode você. Quando você sabe como o outro pensa, um cristão, distribuindo panfleto na rua, já não te incomoda mais.
Comentário perfeito!
Que maravilhoso seu relato e experiência Léo. Eu fui e pratiquei e participei da bsgi por 15 dias ou mais. Tenho meu Gohonzon, o zelo, bem raramente faço daimoku, sei o quanto já me fez bem. Há poucos anos me tornei espiritualista me expandindo, como vc. Posso ganhar seu Whats pra dialogarmos as vezes lá??
Meu pai pertence a essa organização há 40 anos. Bem isso! Parabéns pela coragem de dizer a verdade!
Perfeito! Esta é minha percepção!
Kkkk concordo kk😂
Ótimo diálogo, para entender o coração da Soka Gakkai seria bom ler a Nova Revolução Humana, Educação Soka, Diálogo sobre a Religião Humanista. Sobre o que foi falado da vida de Nichiren, ele foi perseguido pq o governo do Japão impôs uma religião, e Nichiren lutava pela liberdade da prática individual sem clero e sem entidade religiosa. Sobre Nichiren dizer ser a reencarnação de alguém, sim ele afirma isso em uma de suas cartas, mas não no sentido de ser superior or ser o Buda reencarnado, mas no sentido de termos a vida eterna. Buda no budismo Nichiren somos todos nós, porquê o estado de Buda está inerente a vida de todo ser humano. A prática consiste em fé, prática e estudo. Qualquer material de estudo da Soka Gakkai é de livre acesso de todos, quanto mais estudamos, mais entendemos a prática e por consequência ampliamos a fé que nos leva ao estado de Buda. Nichiren revelou a prática para o ser humano comum, não precisando ser monje ou entidade religiosa para atingir o estado de Buda. Eu entendo a escolha de não praticar mais na organização. A Soka Gakkai é uma organização que atua em muitas áreas não apenas na religiosa, seria bom dialogar sobre isso também. Sobre o milagre a colocação está equivocada, o Daimoko não te trás tudo que vive quiser, o Daimoko eleva o seu estado de vida, te dando clareza nas suas decisões, e os benefícios são manifestados de acordo com as causas que cada um faz.
Nossa !!!!
Perfeito! O Daimoku eleva o estado de vida pra tomar consciência e assim assumimos responsabilidade pelas escolhas! Esse é o ponto que numa sociedade ocidental tem dificuldade e naturalmente o entendimento torna-se limitado à percepção de vida e experiência que a pessoa tem! Recitar e escolher ampliar a visão e ter sabedoria pra compreender que o importante é seguir as Leis Universais e não as pessoas. Isso serve pra mim também porque o convite no budismo é exercer o autoconhecimento.
Talvez vc possa me ajudar a entender as atitudes de uma pessoa budista, praticante faz 35 anos, quem me fez sofrer muito. Ele parece não se importar absolutamente com nada, até parece não ter sentimento algum. Age de um jeito que eu não entendo, só me provocando tristeza. Como pode ser isso possível?
A sua opinião está equivocada.Nos ultimos dias Nichiren passou no Monte Minobu e ele pediu para que seus discipulos seniors propagassem o Budismo, O templo Taissekiji foi fundado pelo próprio Nikko Shonin a pedido de Nichiren tbm , a Gakkai não faz parte da história do Budismo Nichiren pq é uma Organização que surgiu séculos depois e não faz parte da linhagem.
O próprio Nichiren foi um Sacerdote,o mesmo passou vários anos de sua vida meditando e estudando em Templos Budistas , ao querer refutar a Nichiren Shoshu vocês acabam indo contra a própria história de Nichiren
@@nancyenciso769 Sinto muito Nancy que esteja passando por isso. Infelizmente praticar qualquer religião não garante que ninguém seja uma pessoa boa. Ser católico, evangélico ou budista não muda o coração das pessoas, o que muda o coração das pessoas é a ação delas em querer mudar. O budismo nos ensina que todos temos os 10 estados de vida, do estado de buda sendo o mais elevado até o estado de inferno o mais baixo, que é quando estamos na escuridão, e somos crueis e fazemos causas negativas. Para sairmos dos estados baixos temos que recitar daimoko para criar consciência sobre nossas ações e pararmos de fazer causas negativas. Isso é um processo que cada pessoa tem seu tempo, por isso focamos nos ensinamentos, ou na lei, e não nas pessoas. O budismo também nos ensina o levantar-se só onde aprendemos a ter força para transformarmos a nossa realidade, não nos deixando ser influenciados pelas ações das pessoas e nem pelo meio que estamos. Nos ajuda a termos coragem e auto estima para transformarmos o nosso sofrimento, as vezes esse transformar é dizer não, é ter força para nos afastarmos de pessoas que nos fazem sofrer e nos machucam. No budismo não existe certo ou errado, tudo é causa e efeito a partir de nossas escolhas. No seu caso se ele escolhe ser indiferente e te machucar, só você pode escolher não ser mais machucada pelas ações dele. Espero que tenha ajudado. Fica bem! Segue uma frase de Daisaku Ikeda que ajuda entender um pouco mais sobre sermos budistas ou não budistas, o que importa é o coração. ''A felicidade e o inferno - tudo está dentro de si mesma, dentro do seu próprio coração."
Ola Professor Daniel, tudo bem. Gostaria de ser convidada a falar sobre o budismo de Nitiren Daishonim , e tentar esclarecer um pouco sobre esta filosofia , sou nascida nesta filosofia tenho 50 anos e tenho um olhar diferente sobre , gostaria com todo respeito a conversar sobre este assunto, desde já agradeço pela oportunidade .
Ele deveria promover debates nesse canal tbm. Seria mais justo se mostrasse a opinião da outra parte. Aqui, as opiniões são muito unilaterais
Não vai te chamar porque não dá Ibope ..o ser humano não está preparado para a felicidade
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Eu sou membro da Soka Gakkai e amo os vídeos desse canal. Sou fascinado por estudar sobre religiões. Estou satisfeito com a BSGI.
Sou praticamente a 43 anos e nunca idolatria ninguém, é tbem tenho.muito tempo p fazer minha prática diária, cuidar da minha casa e namorar tbem, portanto o budismo é prática diária e por os gostos na vida
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye Nichiren Shoshu eu passo amigo, muito obrigado ☺️
A prática deste budismo já existe no Brasil há pelo menos 50 anos por outra instituição chamada Nichiren Shoshu do Brasil, onde pratiquei nos anos de 1970, o que essa jovem diz me remeteu ao período em que estive lá e saí muito frustrado com o radicalismo. Foi lá que eu descobri que eu mesmo cristão.
DESDE 1970 ?Faz SENTINDO;NOVA ERA,VELHAS MENTIRAS!
O DIABO É SUJO,Enganador e CAMUFLADO
Sobrenatural PRA MIM,SOMENTE UMA Fé INTELIGENTE!
VERDADE É JESUS NÃO se encontra Em RELIGIÃO
@@izabelfeijoli6220 Mas acreditar em Jesus já é uma religião, pois a unica fonte/prova de sua existência e valores é a Bíblia.... que é livro da Religião Cristianismo.
Eu sou budista da Soka Gakkai desde outubro de 1981. Tudo o que conquistei na vida profissional e pessoal foi graças ao budismo. Era jovem tinha 24 anos. Super depressiva, fazia terapia, infeliz e não sentia alegria de viver. Portanto, descobri o meu carma de doença. Antes do budismo tinha uma saúde física de ferro, mas a minha saúde mental era péssima e só pensava em morrer. Com apenas 15 dias de recitação do daimoku, a tristeza e depressão, o vazio que eu sentia passou, assim como quem toma um medicamento para enxaqueca. Eu tinha muita enxaqueca. Na época morava com o meu tio que foi o meu tutor, ele foi o primeiro a comentar que eu não tomava mais medicamentos e não reclamava mais de dor de cabeça. Aos 25 anos tive sarampo e quase morri. Porque na infância fui vacinada e não tive a doença. A febre era tão alta, que meus cabelos saiam nas mãos 7m monte e 9 local ficava careca e com muitas falhas na cabeça. Eu ficava no quarto fechado porque não suportava a claridade e luz do dia. Por sorte trabalhava numa grande empresa em 1982 e tinha um excelente plano de saúde. Fui levada ao hospital, diante do quadro severo de febre, a pele vermelha e com feridas no corpo todo, foi feita uma junta médica para avaliar o meu caso e o que fazer porque corria risco de vida. Eu ouvia tudo na maca, estava consciente e recitava daimoku para ser curada e encontrar o médico certo. Passado alguns minutos, um médico voltou para buscar a sua agenda pessoal que tinha esquecido no consultório dele. Quando viu a junta médica perguntou o porque? Aí eles relataram que eu estava com sarampo severo. Então o médico disse que iriacuidar de mim, mandou parar com toda a medicação. O remédio que receitou cessou a febre de 39° graus. Ele pediu para retornar dentro de 3 dias. Estava preocupada de ficar com o meu rosto cheio de marcas e manchado. O Dr. Roseval (ele era nordestino), pediy para confiar nele e que a minha pele branquinha voltaria ser de bebê. Mas que poderia sofrer sequelas por causa da febre alta. Dito efeito. Uma semana depois, os meus olhos queimavam, ardiam, não conseguia sequer abrir. E fui encaminhada para o melhor centro de oftalmologia de São Paulo. Chegando lá demoraram muito para atender, estava agoniada, aí o médico bam-bam-bam veio me atender, estava na maca e fui removida para uma mesa cirúrgica. Aí me disse que tinha chegado um caso de emergência, de uma jovem de 20 anos que sofreu um acidente e tinha ficado cega e perdeu a mobilidade das pernas, não andaria mais, quanto ao cérebro ainda estava em observação. Não tinham respostas. O Dr e sua equipe foi vendo o meu prontuário e conversava comigo. Disse que por causa da febre muito alta que necrosou a minha córnea. Disse-lhe que não seria nada porque o meu daimoku daria a resposta da cura. Ele brincou e riu a fé salva. Ele fez os curativos e fiquei durante 24 horas. Para minha sorte, no retorno, os meus velhos estavam limpos, claros e sem nenhum sinal de infecção. O médico que estava cuidando de mim ficou encantado porque estava literalmente curada. Ele disse que eu corria o risco de ficar cega, devido a lesão nas córneas, mas graças a minha fé eu me curei. Sim, porque o budismo caminha com a ciência. Tenho outros relatos sobre saúde e poderia ter morrido, mas estou até aqui hoje, aos 66 anos, em junho faço 67 anos. Sou professora ativa da rede pública. Muito grata ao budismo e muito feliz sem dogmas . A prática da fé eleva o nível de condição de vida em todos os sentidos. Não sou obrigada a nada. Oo meu compromisso ser feliz e fazer as pessoas felizes.❤
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Fato: passei 12 anos como membro da SG. Depois que saí, as pessoas que viviam enfiadas na minha casa (me visitavam para me fortalecer), passaram a virar a cara pra mim na rua. O que eu fiz? Só parei de frequentar. Meu marido foi convidado para um casamento de um colega do trabalho e no dia do casamento, descobri que seria no Centro Cultural Méier. Fiquei feliz em revisitar o local. Mas foi traumático encontrar pessoas que me falavam em paz mundial e se recusaram me comprimentar no casamento.
Outra: fui dos bastidores do Koffu. Todos eram bem-vindos na festa (quem pagava muito ou pouco). Mas quando acabava, comentavam a vida financeira dos membros de forma desrespeitosa.
Os bastidores eram PODRES!!!
A gota dagua pra eu sair foi o desrespeito com um autista, que estava super empolgado em tocar violao em uma reunião de bloco e no dia da reunião, depois de mil ensaios, ele foi retirado da programação por discriminação. ELE TOCOU!!! EU NAO DEIXEI A VETACAO. Levei esse e outros casos para a dirigente do RJ. Ela disse pra eu fazer Daimoku. 🤣🤣🤣
Caraca, que pesado!
A mesma coisa eu senti, quando escutava a galera falando sobre paz mundial e nas redes sociais defendendo política armamentista e discursos de ódio. 🥴
Gostei do seu relato,sou Budista e estou procurando emprego,agora eu te pergunto cadê o meu benefício 😅😅😅😅😅
A verdade é ninguém cria uma religião ou seita se não for pelo dinheiro
temos um grupo no face chamado ex membros da bsgi vc sera bem vida pra compartilhar suas experiencia ...
Tudo que a Martha disse é a pura verdade, eu e minha esposa fomos membros da SG por pouco mais de 2 anos, e também gostávamos muito das reuniões, as pessoas são muito receptivas, os estudo são muito proveitosos, mas tem essa pressão por dedicação total a Soka, eles querem você 100% focado nas atividades, nas reuniões, se falta eles querem saber pq não foi, tipo as reuniões tem algum tema e precisa fazer uma apresentação, eles colocam você para fazer e não aceitam muito bem um “não posso”, te pressionam para fazer levaram mais pessoas (Shakubuku), é mesmo uma disputa por quem faz mais, qual regional faz mas, e eu que sempre fui um ateu não praticante, nunca gostei de enfiar a minha falta de fé nas pessoas não seria agora que iria tentar converter as pessoas ao budismo, como a Martha mencionou as pessoas acabam ficando todo tempo livre dedicado a organização que esquece do resto que não é da organização, saímos pelos mesmos motivos que a Martha saiu, pq se você não quer participar das atividades das reuniões eles acabam arrumando um jeito de te “alfinetar” na reunião, inclusive eles falam que cargo não pode negar, ou seja se eles te chamam para ser líder tem que ser, mesmo não querendo, pq se não for vão te perturbar até vc ser ou sair, no começo a pratica era leve e acabou ficando pesada com o passar do tempo, ai me vem a pergunta, “a religião corrompeu as pessoas ou as pessoas que corromperam a religião?”
Eu me afastei da SGI por isso também por um bom período e não conheço bem qual sua localidade e afins, mas comigo era minha mãe que me "forçava" a participar... Com o tempo eu amadureci e vi na organização uma razão de vida e me senti mais receptível à eventualidades da vida cotidiana... Quando te forçam a algo que você não quer ou sente que não é tão necessário é muito chato mesmo (até porque vivi por muito assim kkkkkk), mas acho que o ponto de te empurrarem tanto a vida dentro da organização é a filosofia da criação de valor, extremamente enraizada na cultura japonesa, de onde advémm a SGI. Eu prefiro pensar que a organização te inclui para que você se sinta útil e parte de um todo, seja para a criação de valor ou para simplesmente usar seu tempo de formas alternativas hahahaha A vantagem é poder sair e como dizem, uma vez que você conhece a filosofia e o NMRK, você sempre manterá contato, até mesmo em outras vidas...
Fábio, neste caso o problema não está na religião e sim nas pessoas da organização da sua regional. Sinto muito pelo relato, mas condenar a religião por causa disso é incoerente. A própria BSGI não apoia esse tipo de comportamento e está tentando propagar informação pra essa galera que faz esse tipo de coisa se conscientizar e mudar
Pensei a mesma coisa. Aqui não somos obrigados a nada.. E nao somos como robôs nos dedicando 100% do nosso tempo a organização. Todas as coisas das quais participei e fui convidada vieram do meu próprio desejo de fazer. Quanto aos membros que se afastam, vamos atrás pra saber o que poderíamos ajudar mas se ele não quer voltar.. Como aconteceu com alguns membros da minha regional, respeitamos e continuamos com a amizade. Nem mesmo o kofu que é semelhante a uma mensalidade não somos obrigados a contribuir. Ou seja somos livres o tempo todo. Mas os benefícios que essa filosofia e essa organização faz pelos membros é tão bom que acabamos fazendo muitas coisas em retribuição ao bem que recebemos. Sou muito grata a gakkai e ao Budismo de Nitiren. Foi um divisor de aguas em minha vida e eu nao sinto vontade de conhecer outras religiões. Só sinto gratidão por todas as coisas boas que aconteceram comigo desde minha conversão.
Sou budista desde 1998, fui convidada para cargo, não quis na época, mas nunca ninguém me obrigou ou alfinetou em reuniões.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Eu sou budista a 32 anos, praticante da Soka Gakkai, e por mais que eu tenha minhas questões com a organização tbm, não dá pra julgar a organização inteira pelo relato dessa moça. Por exemplo, no Brasil não temos o costume de ter essa relação de mestre e discípulo, mas como ela mesma disse, a organização é japonesa, algumas coisas foram trazidas das tradições do país e não da religião. Eu sempre falei para as pessoas, não tem como sentir no coração e adotar Daisaku Ikeda como seu mestre sem conhecer ele, e a forma de conhecer ele? Lendo as coisinhas dele. Ela mesmo disse que não gostava de ler o jornal, então não tem como criar essa admiração, e não idolatrias.
Outro ponto, o kofu, eu já fiz recepção de kofu, pode parecer muito dinheiro, mas não é. Nós usufruímos do aluguel do local, da luz, da água, do material de limpeza, da pra ver onde a contribuição VOLUNTARIA vai, eu nunca vi pressão pra pagar, inclusive já fiquei farias vezes sem fazer e sempre participei desses cafés da manhã que ela chamou de "festa".
Tem outra coisa, Daisaku Ikeda não vive das construções , pelo contrário, ele contribui financeiramente. Ele se mantém pq tem uma editora e vende seus livros mundialmente, não é professor .
Me parece que o que faltou pra essa moça foi orientação, por muitas vezes ela fala "aí sei lá quem me falou isso" . Tipo parece q é da cabeça das pessoas tbm. Precisa ler, pesquisar, e se apoiar nos veteranos, não nos achismos .
Aluguel?? Moça, acho q vc foi enganada: sedes, centros culturais e kaikans são próprios, eles não pagam aluguel justamente pra arrecadar mais nas costas dos outros. E os membros continuam fud1d0s, andando à pé, sem fazer a tal "revolução financeira".
@@JulianaTellesTI vc está mentindo.
O lugar que eu frequentava era alugado e como sei???
O dono do salão é católico e fui professor de piano do filho dele e de canto da esposa dele.
Ele alugava o salão pra reunião dos membros da regional esperança.
Concordo! Daniel entrevistando uma pessoa que se baseou totalmente em "achismos" . Recitarei Daimoku pela sua felicidade e sabedoria Daniel e a moça. Gratidão porquê agora me incentivou a me dedicar ainda mais na minha prática budista! Por mais felicidade e paz entre as pessoas. Nam-myoho-rengue-kyo 🙏🌞
MARAVILHOSA A SUA COLOCAÇÃO. Concordo em tudo, eu pratico há 32 anos, tenho 43 anos, cresci no Budismo e sou tão grata a esta filosofia ter entrado em nossas vidas tão cedo, eu SIGO A LEI E NNÃO AS PESSOASS, na minha trajetória, tive muitas decepções com AS PESSOAS dentro da organização, mas elas não são a organização, o BUDISMO É LINDO, É MARAVILHOSO, e as pessoas cada um tem ssua consciência, seu estado de vida, seu estágio de crescimento de cosnsciência. Nem por isso eu deixei dee praticar, pq FOI A LEI QUE MUDOU A MINHA VIDA E NÃO AS pessoas, e eu concordo com vc, faltou orientação rpa essa moça. A vida dela não trouxe as pessoas certas e isso e uma pena, coitadinha. E por ser uma ORGANIZAÇÃO, lógico que tem hierarquia e contribuições, pq como iríamos usufruir dos espaços se não tivesse contribuiçções???? É tão óbvio tudo, mas as pessoas insitem em bater cabeça...pra que...transforme a ssua existência agora, pra ir pra outra em outro estágio.
@Andre Leite da Silva O daimoku por si só não traz nada, ele é um potencializador dos nossos objetivos. Aliado a ele, devem estar os esforços para alcançar esse objetivo.
Sou "fukushi", uma criança nascida já com a família convertida no budismo Nitiren e fui praticante ativa por 22 anos. Durante todo esse tempo vi muitas coisas boas e ruins, como em tudo na vida. Mas já na fase adulta passei a achar muito parecido com o fanatismo evangélico e foi perdendo o sentido para mim. E, então, comecei a questionar alguns comportamentos e até mesmo pontos da ideologia. O fanatismo é tão grande que o que eles não conseguem responder é visto como "uma afronta", como se você não tivesse com a fé fortalecida. A minha família tinha cargos na organização e fomos sendo destituídos por questionar, por querer abrir a cabeça das pessoas, até que hoje apenas a minha avó ainda é praticante há mais de 45 anos. E, vendo agora de fora, mesmo dizendo sempre que é "oração e ação", também dizem muito que "não há oração sem resposta" e muitas pessoas, inclusive a minha avó, atribuem a solução de problemas à "transformação do carma", o que poderia ser um "milagre" em outras religiões. Por ex. meu tio é esquizofrênico e se recusa a fazer os tratamentos necessários para controle da doença e a minha avó acredita que ela precisa fazer um objetivo de "x horas" de daimoku por dia para "transformar" a vida dele. O que é totalmente fora do que se diz na teoria, que cada uma faz a sua transformação. Assim como em outras religiões a teoria é muito boa, mas as instituições não. Hoje não faço daimoku, não vou às reuniões e tenho pouco contato com praticantes, apesar de ter muito respeito e carinho por muitos deles, mas faço a minha religiosidade conforme eu acredito, sendo uma pessoa honesta, empática, altruísta, o que não depende de instituição alguma.
Sabia palavras, lá o fanatismo e total.
Também fui destituído do cargo por ter questionado as coisas
Gostei muito do seu relato, na Bsgi não se pode questionar nada e isso é muito estranho, eles falam tanto em diálogo e não gostam de dialogar, tenho a certeza que a Bsgi é uma seita, pq as histórias se repetem.
De fato, sua história é parecida com a minha e com a de muitos outros. Concordo totalmente com tudo o que você disse.
Eu tb fui do budismo nitiren e compatilho do que vc disse e tb pelas as mesmas razões que me afastei.
Eu saí por causa disso vi muito fanatismo e hipocrisia , apesar de conhecer muita gente boa pois fiquei 30 anos , e minha irmã e mãe ainda praticam infelizmente .
Sou muito grata a filosofia Budista, a diferença está entre vc estudar e dedicar a sua iluminação história de que você conseguiu absorver sobre os estudos.
Tudo já foi absorvido, usar a Bíblia abre precedente para o resto do livro ser interpretado, oq leva a aprisionamento…. É um alcoólatra que só bebe vinho…
Idem ♥️
Fiz parte da organização por cerca de 2 anos e vivenciei muito do que foi dito…lembro de uma reunião em que os líderes pareciam coach, querendo forçar as pessoas a se converterem, pq tinham uma “meta” para bater, foi mega constrangedor. Além disso, me afastei total quando insistiram para que eu assumisse um cargo de liderança mesmo eu dizendo que não tinha disponibilidade e interesse naquele momento…eles insistiram em um nível que eu resolvi cortar de uma vez só.
Ah, outro incômodo também era a idolatria ao Ikeda - que fala coisas óbvias é que na minha opinião já morreu faz tempo…enfim, é um fanatismo exagerado. Definitivamente eu não me sinto confortável em instituições religiosas quando observo a forçação de barra e a irracionalidade dos seguidores.
Você ainda pratica o budismo de Nichiren Daishonin, ou outra linha budista, ainda que sozinha? Ou abandonou totalmente também a prática?
Prezado, venho falar como Fukushi (quem já nasce em uma família budista) que lamento a experiência que você teve e a sensação em relação ao grande mestre, infelizmente de forma carnal, já falecido, IKEDA. Mas venho lhe dizer que na vida independente da situação, seja em uma religião, no estudo, em uma profissão, temos que analisar as experiências através de mais de um ponto, pois muitas vezes nossas conclusões são geradas por influencia de como estamos nos sentindo no momento e não necessariamente de forma racional.
Não tenho fanatismo por essa religião, apenas não me imagino em mais nenhuma, mas não quer dizer que não estudo as demais e encontro muitos pontos sensacionais que englobam a humanidade da forma mais "crua/pura", só lhe peço para não definir algo (seja qual for o tema/situação) através de uma única experiência ou várias porém com o mesmo grupo de pessoas, pois isso limita o seu pensamento e poder de conclusão.
Paz mundial que mentira não existe amor ao próximo só inversão de valores
Pelo amor de Deus acredita em paz mundial nem amor ao próximo existe@@Rodrigo79799
Já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Prático o Budismo Nitiren Daishonin há 40 anos. Estudei a fundo e sou professora da filosofia. Só tenho uma frase a dizer. Se ela quer promover seus cursos e alavancar a vida dela faça isso sem julgar, sem criticar, pessoas e crenças. Acredito que ela não tenha inteligência emocional nenhuma, porque se tivesse essa Live jamais teria tido. E professor vc tem o seu canal, e respeito, porém as suas palavras de início foram induzidas pra que quem fosse ouvir pudessem ficar atentas de forma negativa. Agora se ela é uma jovem cética não cabe a ela fazer críticas sem realmente ESTUDAR, se APROFUNDAR. Infelizmente ela foi infeliz e agiu precipitadamente. Soka Gakkai uma organização idônea e muito séria. Se ela não gostou, saia sem falar mal. Não, ela não mergulhou, se ela tivesse mergulhado não teria tido essa postura. E você também professor se tivesse tido a fundo você também não criticava.
Ela foi muito superficial ela não se aprofundou em nada, muito triste além dela ter sido mal direcionada!
A Bsgi não é uma instituição seria e nunca foi, ele maquia seus erros e eu sou prova viva disso, estou 4 anos tentando conversar com alguém do jurídico e não tenho resposta, simples questionamentos pq o membro não recebe estatuto e regimento interno? Não tem regras na Bsgi? A prestação de contas? A Bsgi é fechada como associação sem fundos lucrativos e não presta contas aos seus associados.
Vdd se gostou cai fora sem falar mal vai pra igreja vai falar mal tbm n entendeu nada
Fico triste por ela direcionar algumas frases totalmente distorcidas sobre a organização. A gakkai é uma instituição séria e com princípios. E em algumas colocações sobre Daishonin ela comete alguns erros históricos grotescos. Enfim.. Quem sabe quando era da organização lhe faltou alguém para direciona la nos estudos certos.
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Entrei na Soka Gakkai em 1975, sempre fui muito ativa na minha pratica pessoal e nas praticas grupais, tudo o que fiz e ainda faço até hoje, é puramente do meu coração de agredecimento! Sempre participei dos dptos financeiro e de estudos, sempre tive cargo organizativo e nada me impedia de viver minha vida normalmente. De jovem estudei, trabalhei, me casei e tive filhos q foram criados e educados com os valores da Soka! Hoje são grandes valores humanos no lugar onde eles moram. Tbm tenho um lindo neto q está para ingressar como membro! Tenho muito orgulho de ser membro da Soka Gakkai e discipula de IKEDA SENSEI🙏🙏🙏💪💪💪❤💛💙
Danil estou na BSGI desde 1992,as pessoas para falar tem que ter uma experiência de coração de verdade não apresentar sua vida pessoal isto não significa uma prática oque parece que é outros interesses me desculpe por favor.
Eu entrei na sgi 1989 quando criança sai em 2019 , me arrependo de não ter saído antes .
Parabéns pela idolatria ao Ikeda!
Eu sou Fukushi e devo toda minha vida e meus valores pela Soka Gakkai e aos incentivos do Ikeda Sensei 💪❤💛💙
@@Estherriguel , lamento por vc ter este azar vc não deve ter muitas recordações de uma vida fora da sgi , se vc for membro ativa , pois a sua juventude deve ter ido pro saco . Não sei sua idade mas e vc for ativa deve estar solteira pois namorar com membro da sgi e um porre e quase impossível .
Dentro do Budismo existem três caminhos: O Theravada, o Mahayana e o Vajrayana. Dentro desses três caminhos, inúmeras escolas em países diferentes.
Para falar a " verdade sobre o Budismo " acho que precisa de uma pessoa que tenha recebido iniciações, frequentado templos monásticos. Ser um frequentador não dá aval a ninguém de falar " a verdade sobre " uma Tradição milenar. Ainda mais se a crítica da pessoa é feita com base no convívio com pessoas e sem foco algum nas escrituras.
Vale informar que a Soka Gakkai é uma instituição leiga e não uma instituição monástica budista, como o Zen Budsmo, o Budismo Tibetano e o Theravada. Eles praticam uma espécie de "Teologia da prosperidade" que foge bastante dos princípios do budismo. Por isso mesmo não é reconhecida como verdadeiramente budista por grande parte das denominações budistas.
Foi isso que senti. Ela falando de budismo e eu pensando: "Que budismo é esse?".
Achei algumas coisas bem destoantes e até contraditórias ao que o budismo ensina em sua essência.
A soka gakkai é o ikedão e só nada além do sensei deles. Lugarzinho de gente abitolada viu...
@@gregorygrigoragi4115 sim, eles se acham melhores que todos os outros segmentos e religioes
Perfeito!
@@ketlinbuscher Isto nunca foi orientado, pelo contrário. E esta história de que todos virarem budistas para a Paz Mundial não procede. esta menina deve ter tido algum problema na organização. O que se aprende é que devemos seguir a Lei e não as pessoas. (as pessoas podem ser falhas)
Gakkai salvou minha vida, uma filosofia de vida maravilhosa que ensina muito. Acredito que essa moça tá querendo atenção
Salvou mesmo ou seria um placebo?
@@samuelfernando5468 menino deixa de ser infeliz e querer arrastar as pessoas para sua infelicidade respeite a opinião e vontade de cada um
@@reehdantasestou felizão aqui amore 🙄
@@samuelfernando5468 pois não parece gente feliz cuida da sua vida e respeita a escolha das pessoas em seguir a religião que escolher, respeita a toda e qualquer religião. O que não é o seu caso, se você estivesse realmente "felizão" não estaria em uma rede social questionando a religião das pessoas isso é coisa de gente infeliz e frustada kkkk muita luz pra vc Nam Myoho Hengue Kyo 🙏
@@reehdantas mas a reativa é voce amore 😄
Budismo é própria vida diária, colocar na vida toda, espírito procura, Nam Myoho Rengue Kyo é maravilhoso gratidão 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🇷🇴🇷🇴🇷🇴
Bom, eu saí justamente pela pressão. Por te fazerem acreditar que quanto mais tempo vc doar à organização mais BOA SORTE terá. É reunião atrás de reunião em vários lugares diferentes. E as pessoas te enchem MUITO para irem à sua casa, afinal, você também precisa saber da importância de converter pessoas. Quando compartilhei algumas dificuldades da vida em um primeiro momento, eu ouvi: “VOCÊ ESTÁ ASSINANDO O JORNAL? A BOA SORTE VEM DE ESTARMOS CONECTADOS COM O SENSEI”. E aí, mesmo sem poder, vc acaba assinando e eles te ligam freneticamente cobrando. É uma engrenagem, que você esteja bem ou mal, não vai parar por suas questões pessoais. Há RELATO de membros uma vez ao mês lá na frente e sempre aquelas histórias de sucesso e superação que enchem os olhos, mas eu e os que conhecia, nunca tínhamos nada a contar e ouvíamos: “JÁ ASSINARAM A REVISTA? DEVE SER POR ISSO”. Vc fica num verdadeiro embate emocional (e financeiro!) e começa a se sentir PÉSSIMO, porque sempre vão fazer você acreditar que a culpa da não boa sorte é totalmente SUA, ou seja, da sua pouca oração ou de você não estar agindo da forma que a organização espera (seja convertendo pessoas, seja fazendo lembrancinhas para as reuniões, seja apresentando reuniões lá na frente, seja indo aos eventos até em outros estados, etc)... VOCÊ NÃO TEM PAZ! Vc tem FUNÇÕES E METAS A SEREM BATIDAS. Cheguei a ter crises de ansiedade (e como era MUITO nova) eu comprei isso de que o problema era comigo e quase pirei. Até que veio uma grande crise financeira/desemprego, compartilhei com minhas companheiras e ouvi : “VOCÊ JÁ CONTRIBUIU PARA O KOFU (dinheiro doado à instituição)? ISSO PODE TE AJUDAR MUITO A ACUMULAR BOA SORTE NESSA NOVA ETAPA. E se eu estava chorando, em desespero, justamente por conta de emprego/dinheiro, como vou ainda pensar em doar para a organização? E ISSO FOI ÓTIMO, porque depois de alguns anos saí pela porta, fui tratar minha cabeça e nunca mais voltei. Aí sim minha vida deu certo. É de fato como as igrejas que a gente mete o pau… lavagem cerebral e encheção. Se você não for minimamente questionador e ainda estiver no desespero (pq esse nos leva mesmo para qualquer lugar) você permanece. Para mim não deu. Eu preciso dizer que vcs dois estão acendendo uma luz em meio a esse breu. Por anos guardo isso comigo e jamais achei alguém, um lugar, para desabafar. Conheci pessoas ótimas, mas outras são como robôs. Mas a verdade é que amizade não mantive com nenhuma, porque não vi interesse deles em mim já que eu falava de qualquer coisa, menos de religião, então, passei a ser carta fora do baralho…
Parabéns por ter recuperado sua saúde mental e financeira❤
Vc descreveu bem como funciona a Gakkai. Fui praticante por dezesseis anos e hj sou livre.
realmente é isto mesmo, eles fazem uma lavagem cerebral na gente, fanatismo por daisaku ikeda, assinar jornal, kofu etc. 15 anos da minha vida joguei fora nesta seita do caramba, graças a Deus sai fora disto, hoje sirvo a Deus o unico salvador e alerto quem pensa em entrar nesta seita da gakkai
Perfeito, era o que escutava o tempo todo e ainda tentam incutir sentimentos de culpa, derrota, fracasso para quem não segue a "cartilha"
Relato forte o seu😢
Daniel tudo bem?
Espero que sim. Acompanho o seu canal e gosto muito do seu trabalho! Bom... sou membro da BSGI e prático o budismo a mais de duas décadas e desconheço várias coisas que a entrevistada disse. No budismo existe uma coisa que presamos muito, que se chama bom senso.
Não existe nada de obrigado na organização como ela disse. Ela fala da religião com muito desdenho. Pouco tempo de prática para ter conclusões tão rasas. O Budismo é um aprimoramento em que buscamos nos tornar seres humanos melhores. Com certeza ela colheu frutos dessa prática. Uma lástima ela ter tido essa visão turva.
Verdadeiramente
*prezamos
Verdade concordo ela se referiu a organização e a Ikeda sensei com muito desdenho, a maioria das pessoas que praticam vêem de religiões ocidentais por isso a tendência de alguns querer fazer idolatria , que certamente não aprenderam isso na BSGI , no meu caso sou contra a qualquer tipo de idolatria e adorações ...
Toda religião fala que nada é obrigatório... mas sempre tem obrigações sociais.... O que mais tem é Islâmica falando que usa o Hijab porque quer, por amor a Deus.
@@dimitrius48 Mas no fundo usa por obrigação mesmo porque vai ser mal vista e por medo desse deus pois que mulher em sã consciência vai querer andar com esse pano na cabeça ou o que cobre o rosto todo?! Isso é uma prisão@
@@dimitrius48 o casamento te impõe obrigações sociais, como visitar a família do cônjuge, quase como uma obrigação.
Eu adoro o canal, mas não ligo pra religião, tenho que confessar que tô aqui só pela fofoca 😅😂
Adoro a prática do Daimoku -- como já falaram nos comentários, é algo que você leva pra vida --, mas, possivelmente, não retornarei mais, nunca mais, à BSGI.
Eu saí por causa disso vi muito fanatismo e hipocrisia , apesar de conhecer muita gente boa pois fiquei 30 anos , e minha irmã e mãe ainda praticam infelizmente .
Muito bom ouvir essa moça falando sobre a soka gakai. Cresci nesse ambiente pois minha mãe é budista há mais de 35 anos. Nunca me liguei a essa religião, embora tenho sido meio forçado a praticar e a ir a reuniões. Em minha casa também sempre tinha reuniöes e cheguei a me."batizar". Sinceramente não vejo com bons olhos. Mas isso é a minha experiência... Cada um que viva a sua.
Deveria ter praticado, pensaria diferente
Ô gente, qualquer coisa que pregue a hierarquização das relações é extremamente perigoso. Qual a necessidade de ter alguém sendo reverenciado por estar acima de mim em qualquer aspecto...ah, dá não
Concordo! Esse é um dos motivos pq eu gosto dessa prática, pois NÃO HÁ HIERARQUIA. O presidente da organização é admirado pelo exemplo em aplicar os princípios na sua vida e por ter expandido a organização, permitindo q milhões de pessoas ao redor do mundo tivessem acesso a essa prática q ajuda muita gente.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Nunca me senti infernizada para assinar ou pagar nada, mas uma coisa que eu nunca aceitei os motivos é que eles acabam sugerindo que cada pessoa assine a revista e/ou jornal. É como se para assinar o jornal FOLHA DE SP na sua casa, você tivesse que fazer uma assinatura para cada pessoa da sua casa, ao invés de todo mundo ler o mesmo jornal.
Porque o objetivo é ter muitos assinantes, não leitores. Dinheiro, cara amiga.
@@KekaKeleka kkkkkk verdade!...precisa desenhar não, né? 😅
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Pelo visto, o problema dessa bela moça foi mais com a organização BSGI do que com o budismo propiamente dito. O budismo, em essência, nao te exige nada, ao contrario, o convite é para vc rever o que vc exige de si, do mundo e da vida. Ao contrário dos demais credos, o budismo nao parte de uma realidade paralela mítica que vc precisa simplesmente crer para ser salvo.
Pratiquei na Bsgi aqui em Fortaleza Ce de 2005 a 2012, saí pelo fato de me identificar com outra escola, pelos mesmos motivos q a Marta falou tbm, mas conheci pessoas maravilhosas e muito dedicadas. Hoje pratico na escola zen e agradeço a todas as pessoas maravilhosas que conheci.
❤❤
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
@@PauloSilva-fe8ye Depois da decisão de sair da BSGI estudei bastante pela Nichiren Shu, acompanhando até hoje, mas minha busca por aprofundamento na meditação fizeram eu escolher seguir e estudar na escola Soto zen. Procurei sempre cultivar uma mente que não julgue se escola A é melhor que a B, são apenas diferentes ênfases. Obrigado pela atenção, prosperidade 🙏
Budismo prega o desapego, meditação e bondade (Paz). Qualquer veneração é apego.o Estoicismo fala disso tambem, Jesus tb era desapegado e pacífico. O Buda Sidarta falava tambem do sofrimento causado pelo apego e a ignorancia. Meditação é o auto conhecimento, o silêncio da mente e por fim a compreensão. O Caminho do Meio é a atitude correta, fala correta, pensamento correto, ser bom gentil respeitoso e desapegado, como alguem que venera objetos, compete pelo dinheiro e reprime os outros pode andar pelo caminho do meio? Budismo é individual, porque passamos pelos sofrimentos da vida por nossa conta: nascimento, morte, doença, paixão, fúria... . Ninguém pode viver nossa vida e sentir nossa dor, ninguem pode entender nossa razão e despertar nossa compreensão a não ser nós mesmo. Budismo são dicas, não ordens. Cada um evolui como pode, ao seu tempo e da sua forma.
Eu sou cristã e sempre vejo os vídeos deste canal. Gosto de ter conhecimento das religiões, inclusive as que convergem com quem eu creio.
Com essa Nietzche se revirou. Neto de dois pastores luteranos. Deus está morto. Colocou o budismo uma via bem mais elevada que o cristianismo. Entendo tudo que deixou escrito. Sou ex luterana. Temos templo budista no município . Nunca cogitei nem visitar. Os luteranos não aceitam . Mas as coisas mudam. Não tenho mais meu pai. Sem querer acabei lá. Lugar de energias boas.
Com todo respeito a essa moça mas sou Budista e antes de ser Budista a minha vida não estáva indo bem honestamente consegui muitos benefícios no Budismo não posso guspir no prato que comi
No budismo é viver A grande realidade da vida
Budismo tem transformado minha vida todos os dias, foi a melhor coisa que já me aconteceu, conheci pessoas incríveis, aprendo todos os dias, sokka gakkai não é só religiao, é cultura, educação. Que você possa um dia abrir seu coração novamente, pessoas são pessoas, e acabamos nos frustrando, não desconte isso na sua fé e na forma como enxerga a vida.
VC pode transformar sua vida acreditando em duentes mágicos ou no ensinamento de buda da mesma forma, basta ter fé.
Agora se os humanos sao falhos e existe uma instituição controlada por humanos falhos e VC acha que isso não é um problema? Pra mim isso é um problemao
A igreja universal ta ai como exemplo, usando a palavra de Jesus, mas poderia ser buda.
Eu não aprendi nada na Gakkai, fui atrás de livros pra me aprofundar no budismo, pouco encontrei. Hoje com a internet temos meios de saber de tudo, sobre qualquer assunto . Achei raso os ensinamentos. Diz que temos dez estados, mas ignora isso e só se fala em cumprir uma lista de metas .
Em resumo: teve em um momento inicial que achei muito interessante o que me disseram do que se tratava , daimoku, budismo, etc...depois teve outro momento que foi muito desinteressante . Onde eu tinha que ter problemas para estar ali, ninguém pratica budmsimo por hobby ou esporte . É porque precisa da organização para ser feliz, não é a organização que precisa 'de pessoa' .
Tem entrevista com ex budista do budismo normal, de Sidarta Gautama??
Não existe uma tradição exatamente assim, infelizmente hahaha acho que a que mais chega perto, é a tradição Theravada, embora haja alguma contestação por parte de outras tradições.
Mudança de estado de consciência. É isso que se alcança ao recitar o Nam Myoho Renge Kyo. O Gohonzon é o supremo objeto para observação da mente. Assim, elevamos nosso estado de vida e agimos como pessoas "melhores" no nosso dia a dia.
A paz mundial começa com a gente oramos pra fazermos nossa revolução humana e pela felicidade de todas as pessoas
Ou não ne
o que parece é que é que nem a ayuasca, quem toma se acha o mais elevado do mundo.
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Me converti em 2017, fiquei apaixonada pelo Daimoku, justamente numa época muito difícil, qdo minha mãe foi diagnosticada com com um tumor maligno na cabeça. Recebi muito apoio dos membros mais idosos,, até levar minha mãe as rádios levaram, sou muito a grata a essas pessoas, pois não tive ajuda de familiares. Entretanto, recebi umas algumas coisas ruins de algumas pessoas, como dizer que eu devia parar de "mimimi" e vencer, como se ter uma uma mãe c um tumor na cabeça prestes a falecer era mimimi. Tenho uma rotina extensa de trabalho e estudo e estava extremamente cansada qdo comentei e a pessoa gritou dizendo "pode parar com isso, pq eu estudava e trabalhava e me esforcei", falando como se eu estivesse com frescura, sendo que tenho anemia transmitida de forma genética, e o médico me explicou que realmente eu ficaria mais cansada e indisposta muito mais rápido. O pior de tudo na organização é a falsa ideia de felicidade absoluta, ser feliz o tempo inteiro, que basta vc fazer Daimoku que tudo se resolverá, eles te forçam a ser feliz, ser feliz , extremamente feliz, tentando mudar a personalidade das pessoas, pois eu mesma sou mais séria, não gosto de ficar rindo o tempo todo, e eles falavam o tanto que vc deveria ser feliz, isso me irritava muito! Tinha a pressão de assinar os jornais, de comprar os livros do Daisaku Ikeda, de ir nas reuniões, de entrar em algum grupo da organização, de ser líder em algum grupo, uma pressão grande para isso, e eu aceitei a liderança mas vi que não era o que queria, mas qdo disse que ia abdicar o cargo, foi um verdadeiro inferno!!!!! Falaram que coisas ruins aconteceriam comigo, mas mesmo assim saí. Depois disso tudo, resolvi trocar de distrito, e nunca mais falaram comigo, apenas essa pessoa que levava minha mãe às radios me procurou + 1 colega. Pessoal é alienado com Daimoku, quer que vc faça 10 horas por dia, veneração pelo Dr Daisaku, e tudo mais, e fora o valor da escola soka, é bem elitista, não é qlqr criança que pode estudar. A ideia que ela vende é: vc pode tudo o que vc quiser! Na vdd a gente não pode fazer tudo o que queremos, principalmente qdo tempos grandes responsabilidades dentro de casa, é uma ideia errônea! Estou saindo da organização, estava me sufocando! Mas o Daimoku em si eu AMO! Me sinto plena quando estou orando! É maravilhoso!
Parabéns pela sua coragem, o importante é vc ter paz, continue recitando o daimoku e viva tranquila, comigo foi assim Tb, eles me disseram que seu abandonasse a organização um carro iria passar por cima de mim na calçada! Que absurdo! Hj continuo a mesma pessoa boa de coração pois isto vem do caráter da criação e educação de família e não dá organização! Amiga te digo fica em paz! Pois para viver está repressão é melhor sair mesmo e ter paz!
Siga a lei n as pessoas
Parabéns. D. D. Sgi. Bsgi.
@@Ana66678riste saber q fazem isso na organização criada c tanta luta e benevolência do mestre.
Pratico e estudo esse maravilhoso ensino há mais de 30 anos.
N existe castigos por vc n assinar impresso, ou abandonar um cargo essas crendices criada da própria mente da pessoa q arrogantemente falou.
Assino impressos e leio os escritos do Buda p poder ter conhecimento e consequentemente sabedoria e não deixar q me falem essas coisas. Pq a gente segue a lei e n as pessoas q são falhas.
Jamais deixarei de ter um mestre, n por idolatria mas sim por gratidão por trazer esse budismo p Brasil e me incentivar através de cartas como proceder.
A religião é legal, te orientaram mal... Infelizmente acontece!
😉👍
Ninguém é obrigado a fazer kofu, tudo tem que ser feito de coração pela sua felicidade 🌹 temos que ser feliz aqui e agora
Entenderam? "Pela sua felicidade". É isso que ensinam sobre o kofu. Naaaao, ninguém é obrigado a contribuir...rsrs ... é tão sutil o proselitismo que quem está dentro e ouve isso direto nem percebe. Eu também não percebia.
Parece seu chefe quando sugere que todos saiam pra almoçar juntos uma vez por semana. Você pode não ir, o horário de almoço é seu e você dispõe como quiser e lhe fizer feliz, mas já saiba que não será promovida e não vai pegar os melhores projetos.
@@iaia1988 Exatamente. Quando ela diz "para sua felicidade" está implícito "se não fizer, não será feliz".
@@KekaKelekaexatamente 😂
supuestamente nadie te obliga a ir a sus reuniones o contribuir pero sin embargo te dicen que si haces todo eso podras desarrollarte como persona y te ira bien en la vida lo cual es una manipulacion
Após assistir à entrevista, lembrei de uma passagem em que o discípulo pergunta para o mestre qual o “ SEGREDO PARA FELICIDADE ”, e o mestre responde, “ NÃO DISCORDAR ”. E o discípulo revoltado diz, não acho. E o mestre conclui, eu também não. Fica a dica. “Nem mesmos Santos ou Sábios estão livres dos problemas”.
acho que ficou muito vazia essas opinioes ja que não faz muito sentido essas coisas , pois o objetivo da soka gakai e o budismo tem o objetivo de propagar a paz mundial , oque eu vejo nessas opinioes muito vago , pois o budismo precisa ser alem de tudo ser estudado , entendo e respeito as opniioes porém não faz muito sentido essas coisas que ela disse pois ela misturo muito com o kardecismo e outros ensinamentos que ela teve .o budismo de nitiren não cobra por nada ,acho que as opnioes foram um pouco raza ...
Conheci o budismo e só tive experiências boas em todos os sentidos
Você já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Lembrando que dentro do budismo há diversas escolas e as mais antigas são do Tibet e Zazen. Deve ter outros, mas esses possuem alicerces e tradições alicerçadas.
O templo no nosso município tem ensinamentos tibetanos. Um paraíso. Me sinto deusa lá.
Aqui no Paraná tem muitos praticamente, vi muita gente bacana, mas também pude vivenciar algo que me fez largar para sempre. Precisei mudar para SC em 2015, não conhecia ninguém na cidade e como o budismo teoricamente era algo para gerar união, pedi ajuda para alguns budista da cidade no intuído de pequenas dúvida sobre a cidade, aonde praticar além da casa etc. Fui tratado de forma extremamente fria e grosseira por todos os membros, fiquei muito chateado, depois um amigo praticamente contou o quanto alguns levavam política nas reuniões, enfim. Sei que daimoku é algo muito pessoal , mas ver que essas pessoas não são capazes de ter empatia mexeu comigo, hoje evito.
Não perdeu nada a sgi virou uma empresa e as pessoas seguem a risca oq eles vêem lá dentro , eu fui gakkai por 30 anos se vc não for um modelo de fanáticos pra eles vc só e um número
Prático a 34 anos. Sigo a Lei e não as pessoas. Quem não estuda o budismo não entende que pessoas erram. Quem trabalha e estuda só deve praticar quando for possível. É uma escolha. Seja feliz.
@@cabral9592 Bom dia meu caro, gostaria de dialogar com você sobre o Budismo, sou um ex praticante tbm.
@@robsonfernandodasilva-hz2te opa se poder ajudar
Eu acho que há grupos legais e outros não tão legais, é normal, já que estamos falando de seres humanos. Também sou ex-BSGI, e passei por uma situação parecida com a sua, mas no meu caso fui muito bem acolhido. Me mudei de Curitiba para uma cidade do interior do PR e quando descobri um membro na cidade, logo acolheram a mim, assim como minha namorada, que na época estava passando por um problema de saúde. Inclusive, quando eu precisei voltar para Curitiba, eles a levavam para as reuniões quando ela desejava, mesmo ela tendo problemas de locomoção (cadeirante).
Também percebi diferenças de tratamento em grupos dentro de Curitiba. O grupo no qual me converti era muito, muito bom, e sempre havia uma grande troca de conhecimento e experiências. Já quando comecei a praticar no meu bairro, me senti desestimulado, porque não percebia o mesmo entusiasmo, e parecia que alguns membros só queriam bater metas de visitas etc.
Você manteve a prática diária? Ou encontrou outro grupo budista que segue os ensinamentos de Nichiren? Ou abandonou?
Infelizmente essa moça não teve uma compreensão correta do que é a Soka Gakkai nem de quem é Daisaku Ikeda e qual é sua obra. A SGI não é algo simples de entender. Se ela tivesse estudado mais não teria se afastado.
Fui fukushi "Bebê afortunado", fui do Taiyo Ongakutai, hoje tenho 40 anos, mas não pratico mais desde os meus 22 anos. Só tenho gratidão pelas coisas boas que eu aprendi na Gakkai, porém senti que minha missão ali acabou, não fez mais sentido pra mim.
Eu tive cargo de liderança e realmente recebia muita cobrança. Tinha que me dedicar demais a organização de base e ao grupo horizontal. Ouvia coisas como Você tem que ir Rodrigo!!! você tem que comparecer, você tem que fazer um milhão de daimoku, você tem que fazer kofu, você tem que fazer chakubuku... Você tem que fazer Visita... Você tem que assinar impresso... Enfim me senti tanto pressionado e obrigado a fazer tudo ao mesmo tempo, que o Budismo deixou de ser prazeroso para ser uma obrigação.
No fim, os dirigentes sempre diziam que família vem em primeiro lugar, mas não é bem assim na prática não.
Cada vez mais que você faz, mais te dão funções pra você fazer e mais cobrança vem e nunca tá bom...
Eu lia bastante as orientações do Presidente Ikeda, siga a lei nao siga as pessoas... Mas difícil permanecer convicto, quando a decepção com as pessoas é grande demais.
Desde quando eu era criança, comigo acontecia certas coisas "fenômenos" físicos e espirituais que eu questionava muito dentro do Budismo e nao encontrei nenhum dirigente ou membro preparado o suficiente pra me dar respostas sobre o que acontecia comigo.
Cheguei até a perguntar para o Presidente Eduardo Taguchi mas tb não me respondeu. Então fui buscar resposta fora... Descobri que os tais fenômenos eram Basicamente "mediunidade" mas os budistas não estão prontos pra dialogar sobre isso... dizem o tempo todo que isso é fenômeno científico que não sabe o que é e é coisa da minha cabeça.
Enfim, hoje sou Espírita Umbandista e Kardecista, sou médium, trabalho ajudando pessoas e não mandando elas levantar-se só, pois muita das vezes quando a pessoa tá no fundo do poço como eu estive, ela precisa de uma mão amiga estendida, e não um cartão de visita escrito Nam-Myoho-Rengue-Kyo Pratique e mude sua vida sozinho...
A Parte boa é que eu realmente descobri quem era meu amigo de verdade quando mudei. Pois 80% dos "Companheiros de Luta" viraram as costas pra mim quando descobriram a minha escolha. Dessa galera boa parte me Rogava Praga kkkkk Dizendo que minha boa sorte iria acabar por causa da minha escolha. Que Gohonzon Enrolado que eu teria minha "Vida Enrolada" Tinham a pachorra de quererem me "Obrigar" a devolver o meu Gohozon... Aff... Se ele é meu, e eu herdei da minha mãe por que tenho que devolver? Eu devolvo se eu quiser... E se meu filho quiser praticar quando crescer??? Cara, muito egoísmo e hipocrisia... Enfim...
Sou casado com uma ex Budista e também passou a frequentar a Umbanda há muitos anos atrás. Enfrento dificuldades com as pessoas como toda Religião tem. Mas aqui eu me sinto bem, na espiritualidade tem amor, tem caridade tem "Deus" e eu creio nele. Mas pra crer eu precisei sentir ele, pois no Budismo não existe Deus, então essa transição não foi fácil.
Sou muito mais útil na vida das pessoas, praticando a espiritualidade, a caridade e ajudando as pessoas que mais precisam a se levantar.
E Garanto pra ti, sou muito feliz e esse lance de que você acumula boa sorte só na pratica Budista, não é verdade. Pelo contrário! Gratidão! Axé, Que Deus abençoe a todos vocês!
Amei seu comentário pois tb descobri à um tempo q sou médio pq percebi mtas questões diferente acontecendo comigo e ñ entendia pq dentro do busdismo ñ se explica sobre isso ainda pratico essa filosofia mas ñ como antes e tô indo aos poucos no centro espirita onde estou tendo um pouco de conhecimento sobre esses dons mas nem da pra fl sobre isso no budismo pq ñ acreditam e tb ñ acreditam em Deus jesus anjos e eu creio nisso
Eu estou nesse budismo já um ano e meio , passei por várias religiões, e hj veio que entrar nesse budismo é por impulso. Eu frequentei por uns dez anos o espiritismo kardecista, me arrependi de ter deixado. Não vejo caridade no budismo, não vejo eles fazendo ações sociais , em ajudar o próximo, na verdade vi que são egocêntricos . Estou retornando pro espiritismo, tenho mediunidade, e sei que posso ajudar muitas pessoas a se conectar com o espiritual, e mais, lá ninguém cobra ninguém, e nem tenho que fazer mil horas de recitaçoes pra evoluir. Bom pra quem acredita nessa filosofia .
Muito bom! Agora, quero episódio sobre ex Falun Gong, discipulas de Inri Cristo, Sc1ent0logia, ex-religiosos do judaísmo e ex-cristão ortodoxo.
Daniel, parabéns pelo conteúdo. Sugiro que traga representantes das escolas tradicionais e oficiais do budismo. A exemplo do budismo tibetano, theravada e do zen-budismo.
Não existem escolas "oficiais" de budismo. O budismo é uma religião de mais de 3 mil anos de existência, com quase 4 mil correntes distintas.
Ao doente fanático nervosinho pq a sgi não é considerado como budismo nem nunca será
@@raphaeljudice5280 o Budismo não tem mais de 3 mil anos, uma vez que, Buda Shakyamuni nasceu por volta de 2600 anos atrás. E sim, existem escolas "oficias" (basicamente essas que o Uendel citou no comentário), no sentido de que, se uma tradição não busca refúgio nas 3 jóias, não tem o Vinaya estabelecido como código monástico e não toma preceitos, logo, ela não é Budista. Não to dizendo que determinada ordem não pode ser chamada de religião ou seja lá o que ela queira ser reconhecida, mas menos ainda pode ser chamada de Budismo.
Tanto é, que, apesar das muita diferenças entre várias escolas, a maioria delas se reconhecem como Budistas, exatamente por terem em comum os pilares básicos que citei.
@@scopel4333 controverte-se se Shakyamuni nasceu entre 2600 ou 3200 anos atrás, daí a diferença. Mas isso não é o mais importante. A Soka Gakkai se baseia nos ensinamentos de Nichiren Daishonin, o Buda original. E não é o conhecimento de nada que você falou que ilumina, mas a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo. O problema é que as pessoas se esquecem disso e se apegam a detalhes para justificar sua insatisfação com a organização. Simplesmente admita que não quer mais. É mais honesto.
Eu fui da soka gakkai por mais de 10 anos, eu comecei a frequentar a organização aos 8 anos de idade em 2010, passei boa parte da minha vida fazendo daimoku, eu fazia mais de 4 horas por dia de daimoku, sem descanso, tinha dias que eu fazia 7 horas, no caso era nos dias de segunda no daimoku da vitória. Nesse tempo em que fui budista eu ganhei uma depressao profunda, uma ansiedade terrível, um complexo de inferioridade doentio, e talvez uma bipolaridade. Nunca houve ou existiu proteção divina nessa religião, eu fiz muito daimoku, eu tinha uma certa fé (apesar de sempre ter me sentido obrigado a seguir a religião, é quase nunca ter seguido por vontade) mas mesmo com fé, mesmo sendo otimista, minha saúde mental foi pro ralo, eu era uma criança feliz e me tornei um lixo emocional. Tentei sair várias vezes, porém além do medo dos julgamentos que acontecem no budismo pra quem muda e principalmente com quem é cristão, minha mãe era uma fanática religiosa que repudiava qualquer outra lei religiosa. A coisa mais comum no budismo são relatos de pessoas que tentaram sair mas morreram de forma trágica, eles contam esses relatos com muita frequência, e isso também me gerou um medo. Hoje em dia sou convertido ao cristianismo, não estou morto, pelo menos não ainda, mas ainda tento desfazer os estragos que foram feitos nesses 10 anos de vida
Eu fui gakkai por 30 anos tudo oq vc disse eu passei e ouvi q se eu saísse poderia morrer , ainda bem q criei coragem e sai mas demorei 10 anos pra tomar essa decisão por medo também , temos um grupo no face pra compartilhar experiências e ajudar uns aos outros pois essa seita deixou muitas com problemas até hoje tenho sequelas , e por ser gakkai , o grupo chamado ex membros da bsgi.
@@cabral9592 por favor me mande o link desse grupo, eu quero muito ler mais relatos
Coloquei mas o link não está aparecendo vai no face , e procura ex membros da bsgi
@@cabral9592 vou ver se acho
@@ojaoverso6391 ou o grupo ve se vc consegue acessar
Bom dia, quero falar sobre o que você, falou...
A gente pratica esse budismo como você entende ele.
Outra coisa nada , nele é obrigado.sobre o kofu. Também não é obrigatório. É gratidão, também quanto ao presidente ikeda é pura gratidão, se não fosse ele não teríamos conseguido cada um no seu desafio, cada um escrevendo sua própria história!!!!
Apenas um ano? Nem em um casamento poderíamos tirar conclusões.
sim!!
A Gakkai é uma organização muito parecida com a Igreja Universal. Ela refuta o budismo tradicional ou clerical taxando-os de Seita Nikken, e se coloca como um novo budismo tendo o Ikeda como o mestre da vida o qual chamam de sensei e presta culto a ele com louvores etc. Os ex membros sempre são mal vistos por eles e chamados de "traidores".
sinceramente,? eu acho igual!
Igual a universal
Igual a universal? A universal é uma organização que arranca o fígado financeiro das pessoas...que leviano comparar a sokka gakkai com a universal...mais cuidado e respeito por favor
A sgi coloca a universal no bolso a universal da os jornais a sgi cobra por eles a sgi tem 9 milhões de associados no mundo 7 milhões no Japão no Brasil está com cerca de 200 mil associados .
O livre arbítrio também nâo funciona?
Fui membro da organização por 7 anos .
Participei do grupo horizontal.
Era Cerejeira, sai pq não sou disciplinada e lá exige muita disciplina.
Apreendi muito lá.
Não tenho nada de ruim para dizer .
Pratiquei em SP o que ela está dizendo parece outra organização rsrsrsr
Estranho sim
Não sabe nada.
minha solidariedade as cerejeiras, como sofriam na mão de um véio japa faxineiro que se achava dono do quarteirão... E aiiiii de quem questionasse os métodos de pura educação ninja dele, GROSSO pra caramba mas falavam que ele era rigoroso, um baita de um mal educado da "P" como muitos lá....
O que ela está falando bate igualzinho ao que acontece em Curitiba.
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Sou budista da soka gakkai, tenho muito amor pela filosofia, desde quando conheci mudou minha vida
Amo o budismo quando estou triste eu oro e logo como uma magia tdo melhora sinto como uma força maior me invade ....sem palavras só tenho que ter muita gratidão orar me traz equilíbrio e alegria
@@mercialima5377 nam myoho renge kyo
Tu já experimentou ir na Nichiren Shoshu? A SGI é uma dissidência herética do budismo verdadeiro resultante da vaidade de Ikeda. Conheço várias pessoas que saíram da SGI e foram pra Nichiren Shoshu. Conheço outros que sairam da Nichiren Shoshu pra ir pra SGI e acabaram voltando. Os referendos são bem humildes e discretos. A Nichiren Shoshu tem o verdadeiro Dai Gohonzom escrito por Nichiren Daishonin.
Eú pratiquei budismo durante 12 anos sai por motivos familares ,mais e uma filosofia muito boa , uma das melhores que conheci ate hoje
Quaisquer religião que tenha pessoas irão distorcer comportamentos, hábitos e atitudes que não são corretas. Independente de qual força espiritual, divindade, deuses e seres protetores que acredite você precisa respeitar o outro. A entrevista poderia ser citada com todos os acontecimentos …mas desdenhar, desmerecer ou diminuir sua experiência mostra apenas que ainda precisa evoluir muito!
Procure qualquer religião e siga a sua fé e se você seguir apenas pessoas e seu egocentrismo vai ter experiências iguais sendo no budismo, espiritismos, cristianismo, hinduísmo e todas as outras religiões!
A verdade é que você tem que escolher religião que nem escolher estilo musical, em qual ritmo que traz êxtase pra você evoluir e cuidar do espírito
E se não quiser, maravilha faça por si só sua evolução, mas a dúvida é como você quer ser lembrada ou o que você vai deixar sua marca não é melhor ou pior que o outro.
Há algum tempo atrás conheci uma amiga q é budista dessa denominação Sokka Gakkay. Eu entabulei conversa com ela e disse q estava me afastando da denominação religiosa q frequentava . Então, ela me falou maravilhas da sua religião, eu cheguei até a ir a umas reuniões junto com ela, mas sinceramente não tocou o meu coração. Eu achei mto repetitivo e mto chato,tinha q ficar horas a fio a recitar essa frase q ela falou, várias vezes e por várias horas. Enfim, achei uma coisa cansativa, repetitiva e q não era pra mim. Hj tô sem frequentar religião nenhuma e acho q tô bem assim. Eu acredito em Deus e vou continuar acreditando. Enfim a vida segue
nem em deus acreito mais,,sinto medo e nojo do deus da biblia
@@ClerRose Como sentir medo e nojo de algo que não acredita??
Eu entendi o que quis dizer... Também não gosto do Deus dos evangélicos. Não creio nesse Deus que eles pregam.
E budista nao acredita em Deus, melhor coisa vc ter saido dessa seita
Sou ateia, mas essa coisa de repetição acho que tem a ver com meditação, se não me engano. Eu surto se tiver repetição de qualquer tipo, detesto mantra. Acho que provavelmente por eu ser TDAH não me dou bem com essas coisas. Já minha mãe adora. Ela relaxa que só vendo. Mas como eu n gosto, els escuta ou no quarto dela ou no fone de ouvido. Deve ter algum estudo a respeito.
Minha mãe fez parte do budismo por mais de 30 anos.. quando saiu todos viraram a cara pra ela (como quase em todas as religiões)
DISCORDO PORQUE ENTRE OS CRISTÃOS EVANGÉLICOS NINGUÉM vira CARA PRA um DESVIADO;ISSO ACONTECE LÁ no salão do Reino DOS TJS
Então todas sâo iguais??
@@mirtesmuller9787 não nós católicas não viramos a cara pra quem sai da nossa igreja convivemos bem temos membros que saíram da igreja e continuamos amigos
Ninguém vira a cara porque deixou de praticar. São as pessoas que quando deixam de praticar, elas próprias se afastam,e nem mesmo quer receber visitas, para conversar, diálogo
@@robertoavelino908 visitas pra influenciar a pessoa a voltar apenas 💁🏻♂️
Existe o cofu que é a contribuição financeira,não é obrigatório dar se quiser.
Tenho 44 anos e pratico desde os 7 anos, meus pais não tinham religião, conheci com uma vizinha! Sou eternamente grata ao Sensei por trazer esse maravilhoso budismo aí Brasil! Amoooooo, somos livres e temos direcionamentos maravilhosos, mas depende cada um! Os membros são pessoas normais, não somos santos ou perfeitos, e tudo bem, cada um faz sua revolução humana! A Gakkai é maravilhosa❤❤❤
O budismo é para todos, mas nem todos são para o budismo!
Nam myoho renge kyo transforma vidas, basta recitar!!!
Daisaku Ikeda é maravilhoso mesmo!!! E se a pessoa não cria relação de mestre e discípulo, não consegue compreender!!! Uma pena. Não entendeu nada.
A marta disse tudo eu sou ex membro desse budismo que ela praticou os motivos que levaram ela a sair foram os mesmos que me levaram a abandonar fiquei 10 anos dentro da organização tive cargos de liderança e foi ai que a fé Acabou-muita cobrança ela caiu na Real assim como eu mas infelizmente que a maioria não acorda não vivem e morrem la dentro por causa da crença
Quando era membro tbm achava algumas coisas sem sentido, por vezes questionei algumas coisas, porém eles dizem tanto que a organização é um lugar de diálogo, que prezam pela humanidade e pela paz, mas é só da boca pra fora! Uma vez questionei sobre o dinheiro que os membros dão, e pq não se tem nem uma prestação de contas, eles dizem que é pra manter as sedes! Se questionar qualquer coisa da seita, vc estará cometendo uma causa!
No templo budista do meu município não exigem cobrança para visitas. Na entrada tem salinha com vídeo narrado pela Lucelia Santos artista. Os princípios básicos do budismo. Tem caixinha. Doa quem quer. Para participar das palestras cobram e estadia.
Tudo é prestado conta sim.
Roberto eu fiz uma solicitação do estatuto de membro até hj estou esperando retorno, conversei com vários líderes sobre essas questões, enviei email tenho como comprovar tudo que eu estou falando! Não prestam conta.
Eu só achei esse budismo interessante até a parte que dizia que temos vários estados interior e que a prática seria para manifestar o lado mais iluminado, com mais frequência do que os demais estados, que sempre vã oscilar em nós , (e é natural que seja assim ). Me afastei quando chegou a parte que diz que o budismo é para atingir objetivos pessoais. Pois pra mim isso foge da realidade.
"Desejos mundanos são iluminação". Esse é o título de um gosho que explica a sua dúvida. Como sinalizei no outro comentário, faltou estudar.
@@raphaeljudice5280 Como é irritante esse mantra : ''faltou estudar"... Budismo é uma religião que também se diverge em filosofia. Desejo mundanos também são iluminação. Se você segue de forma filosófica, essa frase ''desejos mundanos ...'', pode gerar grandes reflexões sobre a existência. Mas sempre usam pra justificar crenças e comportamentos específicos ness organização. Frases repetitivas , mas eu é quem deve estudar. Quer saber vou fazer um vídeo ao vivo sobre a frase desejos mundanos...já já estou ao vivo
@@fernandoroquedasilva vai lá falar sobre o quê você não conhece. É mais fácil do quê refletir e estudar, como lhe recomendei.
@@raphaeljudice5280 fiz um "shorts ' sobre esse tema ...
@@fernandoroquedasilva tô assistindo o vídeo. A ideia básica em torno desse ensinamento é a oposição aos antigos ascetas do hinduísmo e, de outro modo, ao budismo Hinayana, que buscava a eliminação dos desejos e, consequentemente, o Nirvana (pois se eliminava, com o tempo, os desejos de comer e de beber). O foco desse ensinamento é aproximar a prática budista das pessoas comuns e, assim, torná-la possível. Você consegue imaginar um pai de família despreocupado com o sustento de sua prole? Ou uma modelo sem expectativas quanto à sua próxima campanha publicitária? Esse ensinamento informa que ambos podem praticar sem deixar de colimar seus objetivos de vida.
Algumas correções: o Gohonzon não é um objeto sagrado, é um objeto de devoção. É diferente. O sutra de Lótus, na liturgia da Soka Gakkai, está escrito em japonês. O budismo é uma religião constituída à parte do conceito de sagrado, ou, por outras palavras, uma religião sem Deus. Da mesma forma, o Budismo não propõe reencarnação, mas transmigração de carma, o quê é diferente. Nichiren é, não a reencarnação, mas replica o modelo de prática do Botsatva Jamais Desprezar (Fukyo). Não existe milagre pois milagre é efeito sem causa. Você faz daimoku e trabalha pelo seu objetivo. Atualização: o objetivo da Soka Gakkai não é converter TODAS as pessoas ao budismo, até mesmo porque, por razões cármicas, nem todos praticarão. Acreditamos, enquanto membros, que o kosen rufu será trazido com a conversão de uma determinada parcela da humanidade, ao longo de um vasto período de tempo. Então, é um trabalho de longo prazo e não uma empreitada de conversões em massa ou até mesmo sujeição ao budismo, como a entrevistada pode ter feito crer.
O kossen rufu será realizado sem falha,mas vai demorar muito mesmo. Porque nem todos tem causa para praticar nesta existência. Gostei de seu comentário. A moça da entrevista,o que faltou nela foi muito estudo, diálogo,perguntas,tirar as dúvidas. Espírito de procura atrai boa sorte. Grande abraço. Felicidades. Gratidão
@@robertoavelino908 concordo com vc. Faltou também praticar o "siga a lei, não as pessoas". Gratidão pelo incentivo 🙏🏼
Como não hoje ele distribui gohozo como se fosse panfleto , fui praticante durante 30 anos fui Gajokai central amava essa seita , depois de 2007 se não me engano teve os festivais aqui em sp um na zo leste outro na norte e um na sul , começaram pegar pessoas a laço pra participar , tinha pessoas q ia pro ensaio de manhã e a noite pra igreja retribuíram tá tô gohozo , tem pessoas q eu vi não sabia bem oq era aquilo usava como enfeite ridículo , tem pessoas q vai na 1 reunião já jogam o gohozou pra cima dela eu vi . E vc se for praticante vc sabe q e assim q ela não mentiu ,
@@cabral9592 correções: o Gohonzon não é distribuído, é concedido em cerimônia específica. Sem invalidar sua experiência ou a da entrevistada, posso assegurar que, em minha localidade, as coisas não caminham dessa maneira. Não posso dizer nada das demais localidades. Falhas sempre haverá, pois a organização é composta de seres humanos.
Pra esses fanáticos o pergaminho é sagrado sim, pq eu quis vender o meu e eles ficaram enxendo meu saco pelo face, vieram me dar lição de moral no anúncio kkkkkkkkk todos put0s da vida 🤣🤣
Fui budista da SGI e sai porque não suportei a pressão e a hipocrisia. Pressão para doar 99% do tempo à organização. Usam a desculpa de iluminação pela dedicação para fazerem pessoas de empregadas sem remuneração (minha mãe fazia faxina no Kaikan Botafogo mesmo com fibromialgia). Serviços de porteiro, vigia, recepcionista, organização de eventos com remuneração de “iluminação e transformação do carma”. O dia do Kofu era humilhante para pessoas que não podiam doar muito. Entregavam o comprovante para algumas pessoas com a frase “precisa se esforçar para melhorar seu Kofu da próxima vez.” Vi algumas pessoa chegarem felizes para participar (era um evento festivo) e saírem aparentemente envergonhadas, com sorriso sem-graça e cabeça-baixa. Convenceram minha mãe a dar um relato de vida mentiroso sobre um processo de cura de fibromialgia que não aconteceu. Comigo, fui indicada para cargo sem querer (“cargo não se recusa”, ouvia), estava fazendo faculdade e trabalhando. Não conseguia ter tempo para infinitas reuniões. Passei por dificuldades financeiras ao ponto de não ter passagem pra faculdade (só me formei pq tinha bolsa de estudos de 80%), mas me atormentavam pra assinar jornal, revista, fazer bom Kofu, comprar livros do presidente da organização, venerado como Deus vivo. Havia também competição de quem tinha o maior oratório. Conheci gente em quitinete, sem nem cama pra dormir, com oratório ocupando todo o cômodo. Diante de todo o disparate, me desliguei. Sigo praticando até hoje a filosofia budista, a lei e não as pessoas.