Em novembro 2019 meu namorado morreu de febre maculosa e estava sendo tratado como dengue. Ele morava em Campinas, tinha 42 anos, muito triste perder uma pessoa saudável , assim tão derrepente.
Meu pai morreu de febre maculosa, internou numa quinta e morreu na madruga de segunda em quatro dias.Em seu último dia de vida ele já era quase um difunto.Fizeram um monte de exame e ninguém descobriu o que era.Uma semana depois a médica ligou e disse que foi a tal febre maculosa.Meu pai era pescador e foi picado por esse carrapato, podendo até trazer mais desses bichos para nossa casa e ia acontecer uma tragédia.
O problema é o diagnóstico rápido. Aquele casal que morreu descartaram essa hipótese, só foi confirmado na autópsia. O povão precisa saber de sua doença,ainda vivo, não depois que morre.
Creio que se houver alguém com sintomas e esteve em uma área propícia,ir imediatamente ao hospital e nem esperar o médico fazer perguntas,já diga onde esteve,por quanto tempo ficou nessa região,informe as vestimentas usadas p que o médico possa entender que a pessoa estava desprovida e exigir os exames e já pedir Dr.por favor gostaria que o senhor já entrasse com os medicamentos contra a doença,alertar ao profissional sobre sua condição.A obrigação é dele! Mas a vida é nossa,e zelar por ela não tem dinheiro que pague !
Sou do nordeste mais lamento muito o que está acontecendo aí em SP e no Sul.... tomara que isso seja resolvido logo ... muito preocupante! tomara que a ciência avance e combata logo esse mal!
Ah sim, precisa explicar sempre que é o carrapato estrela que causa a febre maculosa, é o carrapato das capivaras. Aquele outro dos cachorros também causam doenças mas não de matar assim de repente. Mas nos cachorros fazem um bom estrago.
A mídia manipula como quer. Já fui em diversos lugares infestados de carrapato aqui em Jundiaí, não há nenhum programa de controle na cidade, nem placas avisando o perigo...
@@pricc6157 Eles ficam sempre nos capins e matinhos por perto de represas ou lagos, gostam desses lugares, se a gente passa perto do matinho onde ele está ele passa pra perna ou pra roupa da gente. É bom quando andar nesses lugares usar botas de cano alto e quando chegar em casa já tirar as botas e a roupa e ver se tem carrapatos e olhar no corpo também, às vezes eles são pequenininhos quase passam despercebidos. Principalmente crianças tem que verificar bem.
Pra fazer o q se chega lá eles não sabem nem o q é o paciente vai óbito e depois de mto tempo eles vão te dizer doq se trata. Todos dizem q é dengue pra falar a verdade hj em dia no Brasil a maioria dos médicos são burros são apenas passadores de receita e não tem o menor respeito nem dedicação pelo paciente
Parabéns pelo vídeo, mas gostaria de fazer uma correção da fala da Dr Luana ao chamar o carrapato estrela de "inseto". Os carrapatos são classificados com aracnídeos e não como insetos, já que os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Diferente dos insetos, os aracnídeos não possuem antenas ou asas e possuem quatro pares de patas. E mais uma vez obrigado a Luana pela explicação sobre a doença.
@@brunomariano2792 Sim, formiga é um inseto e não possui asas, porém no meu comentário eu disse que os aracnídeos não possuem asas e não comentei que todos os insetos possuem asas. Há mais exemplos de insetos sem asas como as traças, pulgas e piolhos.
Parabéns à Dra. pelas brilhantes e competentes informações!!! Realmente um conhecimento que deveria colocá-la ou levá-la à chefia de coordenação desse problema, cargo que estaria em excelentes mãos!!! Parabéns!!!
A Luana é fantastica mas a parte da zoologia que se ensina pra classe médica é bem diferente da ensinada aos biologos... mesmo assim eles tem 6 anos p estudar uma especie só e a gente tem 4 p estudar todas...
@@danielsalgadopifano8061Sou estudante de medicina e tenho plena consciência da composição do filo dos artrópodes. Sei bem da distância filogenética entre insetos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e crustáceos - bem como a quais grupos pertencem cada um dos representantes de interesse médico. Talvez ela tenha cometido o deslize sem nem perceber, não sei. Eu, pelo menos, tive o mínimo de zoologia e de taxonomia trabalhada nas aulas de infecto.
@@mauriciooliveira5464 vc certamente não, dado a ignorância presente em seu comentário. saber a classificação correta de qq ser vivo é indispensável a profilaxia que o envolve, qdo eh o caso. Esse pensamento antropocêntrico é exatamente o que tem nos aproximado da extinção
@@FertonAnhostler Poisé 😂 Aquele tipinho que não pode ver uma foto nas redes sociais que já vai elogiar. Gadão! Mais um para ser menosprezado e humilhado.
A Dra Luana trouxe excelentes esclarecimentos, que são de utilidade pública. Só fazendo a ressalva de que *carrapatos não são insetos, e sim aracnídeos.* Observe-se que eles têm 8 patinhas. Não é uma crítica à médica que demonstrou dominar bem os conhecimentos da sua especialidade. E sim, os médicos estudam isto na faculdade dentro da disciplina de _parasitologia._ Evidentemente esse pequeno lápso não desmerece a profissional. A observação deve-se ao fato de que estamos num canal de informação e as pessoas devem saber, por exemplo, que "inseticidas" não matam as populações de carrapatos exatamente por serem eles aracnídeos e não insetos!
Parabéns!!!! Grande doutora!, graças a Deus essa doença pode ter tratamento "precoce", leva em conta o histórico e os sintomas do paciente (diagnóstico), pode se iniciar o tratamento sem ter o resultado do exame, também pode ser tratada com antibióticos "baratos". Que bom né,?! A ciência já tinha estudado est a doença...,🙏 afinal não é uma situação nova no país ou no mundo.
Morei na fazenda interior do Paraná e sempre teve carrapatos, principalmente em locais de gramado, muitas vezes encontrei carrapato estrela grudado na minha virilha, acredito que a doença não esteja manifestada em todas as regiões do Brasil.
Eu estava deitada e passei a mão na barriga e senti um pontinho preto, tentei tirar pensando que era um cravo. Apertei e nada, tentei tirar e nada, fiquei encomodada e peguei uma pinça. Comecei a tentar tirar e nada, comecei a cutucar e quando consegui coloquei no claro e vi que era um bichinho. Tirei uma foto e ao ampliar me deparei com um carrapato estrela. Minha barriga ficou muito vermelha, coçava demais. Entrei em desespero ao pesquisar sobre ele. Fiquei em observação e graças a Deus ele não estava contaminado. Eu nem percebi um carrapato grudado em mim pois ele parecia um sinal.
Meu cãozinho morreu da doença do carrapato que é transmitida por esse carrapato. É uma doença terrivel , imagino como deve ser triste em seres humanos ainda mais que parece ser maia difícil de ser diagnosticado do que no animalzinho
Penso que a Secretária de Saúde local já deve ter como protocolo o exame de testagem da febre maculosa imediatamente já pros primeiros sintomas relacionados a doença que os pacientes vierem a ter quando procurar as unidades de saúde e uma campanha de orientação na mídia informando os sintomas e orientando a população procurar a unidade de saúde imediatamente se acaso sentir algum desses sintomas.
Que Deus nos guarde dessa praga ainda mais aqueles que não tem dinheiro para nada o povo que não tem nenhum recurso❤❤❤❤❤❤❤❤❤ clame o sangue de Jesus o sangue de Jesus tem poder
"Vede, agora, que eu sou único, eu somente, e mais nenhum deus além de mim; faço morrer, e faço viver; FAÇO ADOECER, e faço sarar, e não há quem seja capaz de livrar-se da minha mão". (Deuterônomio 32:39) Só Deus para mandar essas doenças. Mas esperamos que, os cientistas com sua inteligência, descubram os remédios.
@@ZherakStormZ2006 Só Deus para criar essas doenças na vida dos seres humanos. É o que está escrito lá em Deuteronômio 32:39. Mas espero que os cientistas com suas descobertas inventem a cura. Deus é mau o tempo todo!
Aqui numa cidadezinha perto ..Morreram 19 pessoas até que uma médica de Belo Horizonte descobriu ...Isso faz mais de 30 anos.. Aqui no Vale do Mucuri MG a cidade é Frei Gaspar . Deveria ter na época uns 3000 habitantes
Isso tudo é permissão de Deus o ser humano é muito mal muito ruim muito mal mesmo muita ganância e Deus fica triste com isso tomara que Jesus volte logo
Em contagem na região metropolitana de Belo Horizonte a alguns anos atrás uma família inteira morreu de febre maculosa. Eles moravam em uma área com muitas capivaras e as pessoas adoeciam e morriam em menos de 2 dias . Foi muito triste !!!
Vejo alguns problemas ai: 1. Os profissionais de saúde estão preparados e tem conhecimento disso? Entendo que muitas vezes quando vamos ao pronto atendimento fazem o mínimo, mal olham na cara do paciente e nem sequer perguntam "o histórico" e muitas vezes não há um diagnostico preciso da doença a qual o acometeu. 2. Essas pessoas que vieram a óbito, procuraram algum hospital a tempo? tiveram o diagnóstico preciso? (em nenhum momento das reportagens que eu vi, foi informado sobre cada pessoa, como tempo de início dos sintomas, procura médica... só falam que descobriram a causa após a morte!🧐 3. Porque o resultado do exame demora tanto assim? Não há como otimizar? 4. Em muitos pontos da cidade de Campinas não há placas informando a população dos riscos no local. Creio que deve ficar um alerta para todos os frequentadores de parques e zona rural da cidade. 5. A prefeitura da cidade quanto propriedades privadas além de ter placas informativas, precisam também fazer um trabalho para evitar a proliferação dos carrapatos nessas áreas (pelo menos nas áreas de parque/urbanas da Cidade de Campinas duvido que façam, a prefeitura abandonou a cidade ha tempos - infelizmente!)
Se a prefeitura mostrar riscos que você tem só de sair de casa primeiro que teremos placas da largura de quarteirões. Segundo, se o diagnóstico de dengue é demorado, mesmo sendo uma doença amplamente conhecida, por que que uma doença que por exemplo eu, nunca ouvi falar teria um diagnóstico mais rápido? Terceiro, realmente há um problema nos profissionais da saúde que tratam a gente como gado, mas pelo que vi as pessoas eram até bem de vida, uma empresária por exemplo. A questão é que pela pessoa não dar informações suficientes mais difícil fica o diagnóstico, já que só agora depois de algumas mortes que se viu que o carrapato está aos arredores dos locais que eles estavam, e também por ser uma doença endêmica.
EU QUERIA É QUE VOLTASSE UMA PANDEMIA DE COVID MAIS BRAVA AINDA DA QUE HOUVE EM 2020/21, QUERIA VER O QUE ESTE GOVERNO FARIA, EU DIGO ¨NADA¨, PORQUE ELE NÃO ESTA NEM AÍ COM O POVO BRASILEIRO!
Eu não queria não. Seja em qualquer governo, perder tantas pessoas só pra suprir meu ego de saber o que esse ou aquele governo faria, é no mínimo doentio.
Parabéns!!!! Grande doutora!, graças a Deus essa doença pode ter tratamento "precoce", leva em conta o histórico e os sintomas do paciente (diagnóstico), pode se iniciar o tratamento sem ter o resultado do exame, também pode ser tratada com antibióticos "baratos". Que bom né,?! A ciência já tinha estudado est a doença...,🙏 afinal não é uma situação nova no país ou no mundo.
Minha filha quase morreu por causa de febre maculosa em Jundiaí SP, as plaquetas estavam muito baixas, foi internada e tomou cloranfenicol na veia por 14 dias! O médico queria mandar pra casa, eu briguei por um exame de sangue, daí viram que as plaquetas estavam baixíssimas e a internaram!
Cuidado com lugar que tem capivaras , elas tem muito carrapato estrela. Na beira do rio paraíba do sul tem muito. Povo fica namorando , deitando na grama na beira do rio.
ela é medica infectologista, mulher é formada em medicina pela UFRJ e ainda é mestre em saúde pública pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, faz um trabalho informativo foda pra caralho, se tu ficou em pânico com as informações que ela passou o problema ta em vc, pq ela foi super calma e clara, além de esclarecer como a doença funciona e como é transmitida, vc viu essa parte? se sim vc sabe que teu julgamento não tem logica nenhuma, já que a doença não é transmitida de humano para humano, tem mais informação ai que serve pra vc não entrar em pânico, como o fato de todo ano ter casos dessa doença, mais um fato que ela falou as pessoas que apresentaram o caso estiveram em um evento em um parque da cidade, só prestar a atenção tudo que ela falou é informação DIDATICA,, prestar bem atenção e interpretar de forma correta, pq precisa ser dito pra gente boba igual vc não ficar espalhando bobeira com teorias da conspiração dps.
O problema é que os médicos são tardios em tratar. De praxe, eles tratam os sintomas com analgésicos e esperam exames. Nunca pensam ser algo grave e os mais novos nem sabem identificar.
O medo de morrer impede as pessoas de viverem! Daqui a pouco as pessoas vão começar a abandonar os animais domésticos com medo de carrapato... Tudo pra ganhar like!
dentro dos sintomas pode ter nariz escorrendo ou espirros? tô gripada e com esses sintomas. acho que vi um carrapato, porém é normal a gente gripar nessa época. e não tem capivaras ou esses animais perto da minha casa e faz tempo que nem de casa saiu
Primeiramente vai ficar coçando o local picado, e depois vai ter o local marcado que foi infectado, será que não daria pra sentir ele se hospedando na pele ?Todos que foram diagnosticados com a febre maculosa não tinham essas marcas de coceira na pele ?Gostaria de saber se não fica marcado aonde o carrapato contaminou ?
@@annamariamarques3606 claro que não. Mas observo que quando a mídia coloca algo em destaque sempre tem alguma coisa por tras disso tudo. Melhor exemplo e o caso dos indios yanomami que a mais de 40 anos já sofriam com o mesmo problema mas só agora que veio a tona. Exageram demais ao noticiar doenças como foi no caso da covid.
Não há transmissão de pessoa para pessoa, OK. Mas a pessoa com carrapato no corpo, pode levar esse bicho para longe, sem querer. Eu e minha família fomos visitar um lote (chácara) num condomínio fechado. O terreno estava com muito mato e com um cavalo pastando. Entramos no terreno e voltamos com dezenas de carrapatos subindo pela calça. No primeiro momento, pensamos que eram formigas vermelhas rsss. Meu marido que identificou que eram carrapatos. ,"Retiramos" os carrapatos, na medida do possível e fomos embora. Em casa, colocamos as roupas na máquina, tomamos banho e vasculhamos o corpo a procura de mais bicho. Dois dias depois, tinha carrapato cheio de sangue, grudado da parte posterior da minha coxa. Descobri quando estava no banheiro, sentada no trono, minha perna coçou e quando cocei, caiu o bicho cheio de sangue. Nesse dia, minha filha que nem tinha ido no terreno, apareceu com um carrapato minúsculo enterrado no braço (parecia uma pinta), descobriu porque o braço dela estava coçando num lugar onde tinha uma "pinta". Pinta essa, que não existia antes rsss. Era o filhote de carrapato Começamos a vasculhar a casa e também o carro que usamos no dia do contato. Encontramos carrapato no estofado do carro e no sofá de casa Tivemos que se desfazer do sofá. No estofado do carro, jogamos veneno. Não lembro o nome, mas era um vidrinho que era diluído em um balde de agua. Graças a Deus, eram carrapatos sem a bactéria que causa a doença.
Já peguei duas vezes carrapato, a primeira vez, sentada na calçada, de shorts curto, peguei o carrapato na bunda, apenas ficou dolorido o local da picada, não apresentei nenhum sintoma. A segunda vez fui ao pesqueiro no meio do mato, peguei um carrapato filhote na perna, pensei "não vai dar nada” enfim, quase morri. O primeiro sintoma que percebi foi uma bolha pequena na sola do pé, até confundi com olho de peixe. Depois veio cansaço extremo, febre, dor no corpo, embora tomasse a medicação piorava, além disso o meu estômago não lida bem com medicamentos, tomava o remédio vomitava, visão escurecia, meu corpo era muito pesado para conseguir me levantar, a velocidade que a doença se espalha é bem rápida.
@@rodrigovonkluge4280 Fui ao hospital assim que os sintomas foram se agravando e retornei novamente quando percebi que o remédio não estava fazendo efeito
Curiosidade. Se ele precisa de 4h ou mais para transmitir a doença, esse não é tempo mais que suficiente para percebermos a presença dele? A "picada" é indolor?
Ja tive uma destas pestes grudadas em minha perna a uns 4 anos, fui em um parque passear aonde tinham capivaras e acabei voltando com um que ficou grudado na parte de trás da minha coxa, so fui sentir ele quase 2 dias depois enquanto tomava banho que senti ele achando que era um tipo de sujeitas grudada, quando tentei puxar que senti que estava grudado e consegui arrancar e doeu um pouco, acho que esse inseto como alguns outros deve secretar algum tipo de saliva que acaba servindo meio que como anestésico e por isso nem sempre vc sente ele rápido, ou seja é como a doutora disse se vc tiver contato com cãess que não sao seus, for a um parque ou locais com muito mato quando chegar em casa tome um banho e passe a mão devagar pela perna toda, virilha barriga etc... e nas costas peça para algum familiar passar a mão e ver se esta tudo ok , qualquer saliência na pele que parece ate mesmo com um cravo ou espinha que vc não consiga ver direito tente puxar com cuidado e se sair pode ser ele, enfim todo cuidado é pouco.
@@sarahgoncalves5168 Não é muito comuns estarem infectados, tanto que eles existem e quase todos os locais aonde tenha mato e animais, o problema é quando um esta contaminado e como dito no video é uma fêmea que pode botar milhares de filhotes infectados, ainda assim pode acontecer como com as pessoas da noticia, por isso temos que ficar de olho aberto.
Dra. Luana, sempre um colírio aos olhos e aos ouvidos 😍 e outra, esse povo acha bonito ficar atrás de capivara pra postar foto na internet, depois nao adianta reclamar
Verdade as pessoas estão sem noção esse tipo animal capivara não pode tratar como fosse cachorro e gato. Diz ditado cada um no seu quadrado melhor cada na seu habitat respeitar esses animais silvestres.
NA década de 70 , cursava a FEFIERJ , e usavam cachorros para estudo. Era uma atrocidade. Na tentativa de ajudar ,cuidava dos animais que os DOUTORES descartavam no canil... Saia do local coberta de carrapatos , pequenos , grandes, os bem pequenos... Nessa época ninguem falava dessa doença , nunca tive nada...passei por esse inferno de Dante , sem nunca ter ficado doente. Os tempos mudaram...ou eu tive muita sorte..
Em novembro 2019 meu namorado morreu de febre maculosa e estava sendo tratado como dengue. Ele morava em Campinas, tinha 42 anos, muito triste perder uma pessoa saudável , assim tão derrepente.
Que triste, sinto muito por você ! 🥺🌹
Ele era dentista?Achei estranho as 2 moças que morreram da mesma profissão e é doença perigosa a gente sabe mas tb não é rápido assim o óbito
Sinto muito!
Meu pai morreu de febre maculosa, internou numa quinta e morreu na madruga de segunda em quatro dias.Em seu último dia de vida ele já era quase um difunto.Fizeram um monte de exame e ninguém descobriu o que era.Uma semana depois a médica ligou e disse que foi a tal febre maculosa.Meu pai era pescador e foi picado por esse carrapato, podendo até trazer mais desses bichos para nossa casa e ia acontecer uma tragédia.
Uma amiga perdeu uma filha de 15 anos em 4 dias
difunto vivo não existe.
@@monicapittorri8573 sinto muito amiga
Eu não tava sabendo dessa febre
Está sendo somente no sul??
Boa tarde! Òtima explicação, mas o carrapato não é um inseto, mas um aracnídeo. Melhoras a todos e que Deus console os parentes das vítimas.
Está cientista é excelente!
🎃🎃🎃🎃🎃🎃🎃
Em todos os sentidos
O problema é o diagnóstico rápido. Aquele casal que morreu descartaram essa hipótese, só foi confirmado na autópsia. O povão precisa saber de sua doença,ainda vivo, não depois que morre.
Verdade
Então foi mesmo a febre maculosa?
Creio que se houver alguém com sintomas e esteve em uma área propícia,ir imediatamente ao hospital e nem esperar o médico fazer perguntas,já diga onde esteve,por quanto tempo ficou nessa região,informe as vestimentas usadas p que o médico possa entender que a pessoa estava desprovida e exigir os exames e já pedir Dr.por favor gostaria que o senhor já entrasse com os medicamentos contra a doença,alertar ao profissional sobre sua condição.A obrigação é dele! Mas a vida é nossa,e zelar por ela não tem dinheiro que pague !
@@anaguitaneves3072 verdade 👏👏
@@anaguitaneves3072 é mesmo, pq os sintomas se confundem com dengue. complicado pq ta tendo muitos casos
Sou do nordeste mais lamento muito o que está acontecendo aí em SP e no Sul.... tomara que isso seja resolvido logo ... muito preocupante! tomara que a ciência avance e combata logo esse mal!
Com lula no Poder a ciência vai avançar para o que era em 2003
Na verdade é uma doença comum, com vasto conhecimento sobre o tratamento e os fármacos, mas a negligencia das pessoas está levando à quadros graves
chora e faz o L quem mandou votar no lula?😂😂 nordestino fidido
@@noturnosoturno7789das pessoas e dos médicos que não conseguem identificar
Esse bicho adora atarracar o saco.
É uma comichão dos infernos.
Parabéns à infectologista Luana Araújo,por seus esclarecimentos.
Muito bom, é bom esclarecer as pessoas para se evitar histeria.
Ah sim, precisa explicar sempre que é o carrapato estrela que causa a febre maculosa, é o carrapato das capivaras. Aquele outro dos cachorros também causam doenças mas não de matar assim de repente. Mas nos cachorros fazem um bom estrago.
A mídia manipula como quer. Já fui em diversos lugares infestados de carrapato aqui em Jundiaí, não há nenhum programa de controle na cidade, nem placas avisando o perigo...
Difícil é reconhecer o carrapato saber qual é pessoalmente...
@@pricc6157 Eles ficam sempre nos capins e matinhos por perto de represas ou lagos, gostam desses lugares, se a gente passa perto do matinho onde ele está ele passa pra perna ou pra roupa da gente. É bom quando andar nesses lugares usar botas de cano alto e quando chegar em casa já tirar as botas e a roupa e ver se tem carrapatos e olhar no corpo também, às vezes eles são pequenininhos quase passam despercebidos. Principalmente crianças tem que verificar bem.
@@pricc6157 ele tem o desenho de uma estrela na costa e é mais claro que o outro carrapato, é meio acinzentado.
Se você esteve em área rural, e está com febre, corra para o hospital, ainda mais se percebeu ter levado a picada do carrapato.
Pare com isso!
Ééé... a loucura é incurável.
Pra fazer o q se chega lá eles não sabem nem o q é o paciente vai óbito e depois de mto tempo eles vão te dizer doq se trata. Todos dizem q é dengue pra falar a verdade hj em dia no Brasil a maioria dos médicos são burros são apenas passadores de receita e não tem o menor respeito nem dedicação pelo paciente
Parabéns pelo vídeo, mas gostaria de fazer uma correção da fala da Dr Luana ao chamar o carrapato estrela de "inseto". Os carrapatos são classificados com aracnídeos e não como insetos, já que os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Diferente dos insetos, os aracnídeos não possuem antenas ou asas e possuem quatro pares de patas. E mais uma vez obrigado a Luana pela explicação sobre a doença.
Formiga é inseto e não tem asas!
@@brunomariano2792 Sim, formiga é um inseto e não possui asas, porém no meu comentário eu disse que os aracnídeos não possuem asas e não comentei que todos os insetos possuem asas. Há mais exemplos de insetos sem asas como as traças, pulgas e piolhos.
Nossa como a dr Luana e didatica e tem uma clareza nas falas.
Parabéns à Dra. pelas brilhantes e competentes informações!!! Realmente um conhecimento que deveria colocá-la ou levá-la à chefia de coordenação desse problema, cargo que estaria em excelentes mãos!!! Parabéns!!!
Luana Araújo é muito inteligente. Parabéns pela reportagem.
saudade da Dra.luana!
QUANDO ELA FALA AGENTE ALÉM DE FICARMOS BÉM INFORMADO NOS SENTiMOS MAIS SEGURO.
APARECE VEZ DRA.!
Dra Luana sempre trazendo informações importantes, de forma simples e direta.
Gratidão
Que médica linda!
A repórter e a médica são parecidas e o penteado tbm😊
Que Deus guarde a todos nós❤❤❤❤❤❤❤
AMÉM 🙌
Só lembrando que carrapatos pertencem ao Filo ARTRHOPODA E CLASSE ARACHINIDA. NÃO SÃO DA CLASSE INSECTA.
A Luana é fantastica mas a parte da zoologia que se ensina pra classe médica é bem diferente da ensinada aos biologos... mesmo assim eles tem 6 anos p estudar uma especie só e a gente tem 4 p estudar todas...
Tem gente morrendo, ninguém tá interessado na classificação correta do carrapato, nestes casos já resolvidos.
@@danielsalgadopifano8061Sou estudante de medicina e tenho plena consciência da composição do filo dos artrópodes. Sei bem da distância filogenética entre insetos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e crustáceos - bem como a quais grupos pertencem cada um dos representantes de interesse médico. Talvez ela tenha cometido o deslize sem nem perceber, não sei. Eu, pelo menos, tive o mínimo de zoologia e de taxonomia trabalhada nas aulas de infecto.
@@mauriciooliveira5464 vc certamente não, dado a ignorância presente em seu comentário. saber a classificação correta de qq ser vivo é indispensável a profilaxia que o envolve, qdo eh o caso. Esse pensamento antropocêntrico é exatamente o que tem nos aproximado da extinção
@@zorak964 q bom! Agora se vc pensa q essa realidade é da maioria dos cursos de medicina, sinto te informar que não é
Doutora Luana é um show de beleza, competência e inteligência. Deus caprichou com ela hahahaha
Vai ser processado por assédio sexual ou importunação sexual.
Que bom encontrar aqui mais um ilustre companheiro de rebanho
@@FertonAnhostler Poisé 😂 Aquele tipinho que não pode ver uma foto nas redes sociais que já vai elogiar. Gadão! Mais um para ser menosprezado e humilhado.
Excelente vídeo!!! De muita utilidade pública👏🏻👏🏻👏🏻.
A Dra Luana trouxe excelentes esclarecimentos, que são de utilidade pública.
Só fazendo a ressalva de que *carrapatos não são insetos, e sim aracnídeos.* Observe-se que eles têm 8 patinhas. Não é uma crítica à médica que demonstrou dominar bem os conhecimentos da sua especialidade. E sim, os médicos estudam isto na faculdade dentro da disciplina de _parasitologia._ Evidentemente esse pequeno lápso não desmerece a profissional. A observação deve-se ao fato de que estamos num canal de informação e as pessoas devem saber, por exemplo, que "inseticidas" não matam as populações de carrapatos exatamente por serem eles aracnídeos e não insetos!
Parabéns!!!! Grande doutora!, graças a Deus essa doença pode ter tratamento "precoce", leva em conta o histórico e os sintomas do paciente (diagnóstico), pode se iniciar o tratamento sem ter o resultado do exame, também pode ser tratada com antibióticos "baratos". Que bom né,?! A ciência já tinha estudado est a doença...,🙏 afinal não é uma situação nova no país ou no mundo.
Muito bom rever Dra Luana Araújo. Sempre precisa❤
Parabéns DRA Luana Araújo, obrigada pela explanação 👏👏👏🤗
É preciso um diagnóstico rápido, se depender do SUS, só por misericórdia, só Deus na causa.
Mas não existe ainda.
Com o SUS vão morrer.
@ Oq não existe ainda?
@@mariliaeletronicos um diagnóstico laboratorial rápido e amplamente disponível.
@@mariliaeletronicos Vacina. Só remédio ajuda.
Recomendado.100% informativo sobre a febre maculosa👍 de olho na UOL e nas.👍👏👏👏👏👏👏👏
Morei na fazenda interior do Paraná e sempre teve carrapatos, principalmente em locais de gramado, muitas vezes encontrei carrapato estrela grudado na minha virilha, acredito que a doença não esteja manifestada em todas as regiões do Brasil.
Sim. O carrapato precisa estar infectado. Não são todos.
Não esta
Que cabelo bonito desta médica!!!
Da repórter também.
Perdi dois sobrinhos Ano passado..eles deixaram dois filhinho pequenos 😢😢
Que triste!😢
Os médicos precisam ficar mais atentos para dar diagnósticos mais precisos.
Adote protocolos de fortalecimento do sistema imunológico
Eu estava deitada e passei a mão na barriga e senti um pontinho preto, tentei tirar pensando que era um cravo. Apertei e nada, tentei tirar e nada, fiquei encomodada e peguei uma pinça. Comecei a tentar tirar e nada, comecei a cutucar e quando consegui coloquei no claro e vi que era um bichinho. Tirei uma foto e ao ampliar me deparei com um carrapato estrela. Minha barriga ficou muito vermelha, coçava demais. Entrei em desespero ao pesquisar sobre ele. Fiquei em observação e graças a Deus ele não estava contaminado. Eu nem percebi um carrapato grudado em mim pois ele parecia um sinal.
Meu Deus!!!
Aconteceu comigo! To aguardando, estou no terceiro dia e nada de sintomas!🙌🏻
Meu cãozinho morreu da doença do carrapato que é transmitida por esse carrapato. É uma doença terrivel , imagino como deve ser triste em seres humanos ainda mais que parece ser maia difícil de ser diagnosticado do que no animalzinho
Essa Luana é mistura perfeita de charme e competência! Deu um show na CPI!
Ela não é cantora? Nunca exerceu a profissão.
Ótimas explicação e bem detalhadas.
Penso que a Secretária de Saúde local já deve ter como protocolo o exame de testagem da febre maculosa imediatamente já pros primeiros sintomas relacionados a doença que os pacientes vierem a ter quando procurar as unidades de saúde e uma campanha de orientação na mídia informando os sintomas e orientando a população procurar a unidade de saúde imediatamente se acaso sentir algum desses sintomas.
O problema é que não tem como saber o resultado rapido
Que Deus nos guarde dessa praga ainda mais aqueles que não tem dinheiro para nada o povo que não tem nenhum recurso❤❤❤❤❤❤❤❤❤ clame o sangue de Jesus o sangue de Jesus tem poder
A beleza da dra Luana me deixa com febre
Dra. Luana é sensacional❤
"Vede, agora, que eu sou único, eu somente, e mais nenhum deus além de mim; faço morrer, e faço viver; FAÇO ADOECER, e faço sarar, e não há quem seja capaz de livrar-se da minha mão". (Deuterônomio 32:39)
Só Deus para mandar essas doenças. Mas esperamos que, os cientistas com sua inteligência, descubram os remédios.
A bíblia já alertou em apocalipse que várias pragas surgiriam
@@ZherakStormZ2006
Só Deus para criar essas doenças na vida dos seres humanos. É o que está escrito lá em Deuteronômio 32:39.
Mas espero que os cientistas com suas descobertas inventem a cura.
Deus é mau o tempo todo!
@@JesusCristoMaconheiro Interessante? Teu usuário é "deus não existe" embora você responda acreditando que Deus existe.
Aqui numa cidadezinha perto ..Morreram 19 pessoas até que uma médica de Belo Horizonte descobriu ...Isso faz mais de 30 anos.. Aqui no Vale do Mucuri MG a cidade é Frei Gaspar . Deveria ter na época uns 3000 habitantes
ESSA DIGNÍSSIMA DOUTORA FALOU MUITO NA CPI DA COVID SEM TRATAR UM PACIENTE SEQUER. SERÁ QUE ELA JÁ TRATOU ALGUÉM COM FEBRE MSCULOSA?
Isso tudo é permissão de Deus o ser humano é muito mal muito ruim muito mal mesmo muita ganância e Deus fica triste com isso tomara que Jesus volte logo
Tem amigo de sábado para domingo Emerson faleceu estava em Campinas laudo sai com 30 dias já tinha mais que estava internado?.
É possível estar com a doença e não apresentar manchas na pele?
Depois de passar mal pela doença já é tarde p tratar ? Qua é a chance de se salvar ?
Em contagem na região metropolitana de Belo Horizonte a alguns anos atrás uma família inteira morreu de febre maculosa. Eles moravam em uma área com muitas capivaras e as pessoas adoeciam e morriam em menos de 2 dias . Foi muito triste !!!
Próximo a região do Nacional? Ouvi antes da pandemia que estava tendo casos lá.
Porque, não matam às capivaras, os humanos, são os donos da Terra!!!
@@anieleniza2107 Sim, lá na região do nacional que fica próximo a lagoa da Pampulha onde tem muitas capivaras.
Parabéns!
As alterações visíveis na pele do infectado são perceptíveis em tempo de tratar com remédio ou quando elas aparecem já é tarde demais?
Geralmente ela aparece mais tarde
Vejo alguns problemas ai:
1. Os profissionais de saúde estão preparados e tem conhecimento disso? Entendo que muitas vezes quando vamos ao pronto atendimento fazem o mínimo, mal olham na cara do paciente e nem sequer perguntam "o histórico" e muitas vezes não há um diagnostico preciso da doença a qual o acometeu.
2. Essas pessoas que vieram a óbito, procuraram algum hospital a tempo? tiveram o diagnóstico preciso? (em nenhum momento das reportagens que eu vi, foi informado sobre cada pessoa, como tempo de início dos sintomas, procura médica... só falam que descobriram a causa após a morte!🧐
3. Porque o resultado do exame demora tanto assim? Não há como otimizar?
4. Em muitos pontos da cidade de Campinas não há placas informando a população dos riscos no local. Creio que deve ficar um alerta para todos os frequentadores de parques e zona rural da cidade.
5. A prefeitura da cidade quanto propriedades privadas além de ter placas informativas, precisam também fazer um trabalho para evitar a proliferação dos carrapatos nessas áreas (pelo menos nas áreas de parque/urbanas da Cidade de Campinas duvido que façam, a prefeitura abandonou a cidade ha tempos - infelizmente!)
Se a prefeitura mostrar riscos que você tem só de sair de casa primeiro que teremos placas da largura de quarteirões.
Segundo, se o diagnóstico de dengue é demorado, mesmo sendo uma doença amplamente conhecida, por que que uma doença que por exemplo eu, nunca ouvi falar teria um diagnóstico mais rápido?
Terceiro, realmente há um problema nos profissionais da saúde que tratam a gente como gado, mas pelo que vi as pessoas eram até bem de vida, uma empresária por exemplo. A questão é que pela pessoa não dar informações suficientes mais difícil fica o diagnóstico, já que só agora depois de algumas mortes que se viu que o carrapato está aos arredores dos locais que eles estavam, e também por ser uma doença endêmica.
Qual são os sintomas,estou com dor na verilha,o que pode ser moro na região são José do Rio preto perto de José Bonifácio
Meu Deus passa o seu sangue Jesus sobre cada vidas❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
A palavra de Deus se cumprindo Jesus vem aí para levar sua igreja ora vem senhor Jesus❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Verdade 😢
É a cantora?
O Norte do Paraná também está com esse tipo de doenca😊
Avise para a Luana que carrapato não é inseto e sim um aracnídeo!
EU QUERIA É QUE VOLTASSE UMA PANDEMIA DE COVID MAIS BRAVA AINDA DA QUE HOUVE EM 2020/21, QUERIA VER O QUE ESTE GOVERNO FARIA, EU DIGO ¨NADA¨, PORQUE ELE NÃO ESTA NEM AÍ COM O POVO BRASILEIRO!
Eu não queria não. Seja em qualquer governo, perder tantas pessoas só pra suprir meu ego de saber o que esse ou aquele governo faria, é no mínimo doentio.
Mano! A doutora parece atriz da Globo!
Médicos não estão preparados para este diagnostico . Acho eu !
Verdade
Parabéns!!!! Grande doutora!, graças a Deus essa doença pode ter tratamento "precoce", leva em conta o histórico e os sintomas do paciente (diagnóstico), pode se iniciar o tratamento sem ter o resultado do exame, também pode ser tratada com antibióticos "baratos". Que bom né,?! A ciência já tinha estudado est a doença...,🙏 afinal não é uma situação nova no país ou no mundo.
Partiu desviar a atenção do desgoverno e criar pânico na população..Vaiiiii imprensa que sempre lutou em """":prol""" do brasilllll.
predinho, sabe que és um tonto?
Será que essa Médica é casada? Boas informação parabéns...
HAHAHAHAHAHAHHA pô tive que rir dessa....só faltou pedir o whats
@@rodrigorocha8179 Mano as vezes é amor a primeira vista...
Sai dae
Minha filha quase morreu por causa de febre maculosa em Jundiaí SP, as plaquetas estavam muito baixas, foi internada e tomou cloranfenicol na veia por 14 dias! O médico queria mandar pra casa, eu briguei por um exame de sangue, daí viram que as plaquetas estavam baixíssimas e a internaram!
Por que o repórter, ao fazer uma pergunta, faz na verdade duas, três, quatro ou mais??
Cuidado com lugar que tem capivaras , elas tem muito carrapato estrela. Na beira do rio paraíba do sul tem muito. Povo fica namorando , deitando na grama na beira do rio.
Pronto.Agora vao matar as capivaras pra matar o carrapato estrela.
@@juarezrezendearaujo7841
O certo é seca os rios pra matar eles de sede...
@@ronyborgensKKKKKKKKK
A dra cantora que não trata ninguém. Só fala pra produzir pânico!
ela é medica infectologista, mulher é formada em medicina pela UFRJ e ainda é mestre em saúde pública pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, faz um trabalho informativo foda pra caralho, se tu ficou em pânico com as informações que ela passou o problema ta em vc, pq ela foi super calma e clara, além de esclarecer como a doença funciona e como é transmitida, vc viu essa parte? se sim vc sabe que teu julgamento não tem logica nenhuma, já que a doença não é transmitida de humano para humano, tem mais informação ai que serve pra vc não entrar em pânico, como o fato de todo ano ter casos dessa doença, mais um fato que ela falou as pessoas que apresentaram o caso estiveram em um evento em um parque da cidade, só prestar a atenção tudo que ela falou é informação DIDATICA,, prestar bem atenção e interpretar de forma correta, pq precisa ser dito pra gente boba igual vc não ficar espalhando bobeira com teorias da conspiração dps.
Acabei de voltar de Delfinópolis - MG cheio de mancha vermelha nas pernas como se fossem picadas, e apareceu umas novas do nada, coça demais.
Existe um surto dessa doença nessas regiões.as pessoas devem tomar cuidado nas regiões rurais.ou trazer carrapato contaminado para a cidade
Tem uma doença que vc só deve se tratar após se agravar , qual é ?
A raiva
Rapaz cadê o insta dessa mulher? Que deusa
O problema é que os médicos são tardios em tratar. De praxe, eles tratam os sintomas com analgésicos e esperam exames. Nunca pensam ser algo grave e os mais novos nem sabem identificar.
Nessa região do Brasil pensam rápido sim
O medo de morrer impede as pessoas de viverem! Daqui a pouco as pessoas vão começar a abandonar os animais domésticos com medo de carrapato... Tudo pra ganhar like!
dentro dos sintomas pode ter nariz escorrendo ou espirros? tô gripada e com esses sintomas. acho que vi um carrapato, porém é normal a gente gripar nessa época. e não tem capivaras ou esses animais perto da minha casa e faz tempo que nem de casa saiu
Muito esclarecedor 👍🏾
Um detalhe: carrapato não é inseto.
Exato e aracnídeo
Que mulher bonita 😊
Primeiramente vai ficar coçando o local picado, e depois vai ter o local marcado que foi infectado, será que não daria pra sentir ele se hospedando na pele ?Todos que foram diagnosticados com a febre maculosa não tinham essas marcas de coceira na pele ?Gostaria de saber se não fica marcado aonde o carrapato contaminou ?
Que mulher linda , slk.
O exame demora a ficar pronto
É a médica cantora 🤡🤡🤡🤡
Misericórdia deus misericórdia Jesus
Chega no Hospital Público o recém formado R1 manda para casa, não pede exames, não perguntam nada😢
Isso sempre existiu e ninguem dava importância.
Agora virou a nova doença da mídia tocar o terror.
Só vc que está vendo o terror. Pelo contrário, a entrevista foi esclarecedora.
leonardo, você prefere ignorar o que acontece?
@@annamariamarques3606 claro que não. Mas observo que quando a mídia coloca algo em destaque sempre tem alguma coisa por tras disso tudo.
Melhor exemplo e o caso dos indios yanomami que a mais de 40 anos já sofriam com o mesmo problema mas só agora que veio a tona.
Exageram demais ao noticiar doenças como foi no caso da covid.
Porque a Prefeitura de Campinas não chama quem passou no concurso de agente de controle ambiental ??? Queremos ajudar! 🤝🫡
Não há transmissão de pessoa para pessoa, OK. Mas a pessoa com carrapato no corpo, pode levar esse bicho para longe, sem querer. Eu e minha família fomos visitar um lote (chácara) num condomínio fechado. O terreno estava com muito mato e com um cavalo pastando. Entramos no terreno e voltamos com dezenas de carrapatos subindo pela calça. No primeiro momento, pensamos que eram formigas vermelhas rsss. Meu marido que identificou que eram carrapatos. ,"Retiramos" os carrapatos, na medida do possível e fomos embora. Em casa, colocamos as roupas na máquina, tomamos banho e vasculhamos o corpo a procura de mais bicho. Dois dias depois, tinha carrapato cheio de sangue, grudado da parte posterior da minha coxa. Descobri quando estava no banheiro, sentada no trono, minha perna coçou e quando cocei, caiu o bicho cheio de sangue. Nesse dia, minha filha que nem tinha ido no terreno, apareceu com um carrapato minúsculo enterrado no braço (parecia uma pinta), descobriu porque o braço dela estava coçando num lugar onde tinha uma "pinta". Pinta essa, que não existia antes rsss. Era o filhote de carrapato
Começamos a vasculhar a casa e também o carro que usamos no dia do contato. Encontramos carrapato no estofado do carro e no sofá de casa Tivemos que se desfazer do sofá. No estofado do carro, jogamos veneno. Não lembro o nome, mas era um vidrinho que era diluído em um balde de agua. Graças a Deus, eram carrapatos sem a bactéria que causa a doença.
Já peguei duas vezes carrapato, a primeira vez, sentada na calçada, de shorts curto, peguei o carrapato na bunda, apenas ficou dolorido o local da picada, não apresentei nenhum sintoma.
A segunda vez fui ao pesqueiro no meio do mato, peguei um carrapato filhote na perna, pensei "não vai dar nada” enfim, quase morri.
O primeiro sintoma que percebi foi uma bolha pequena na sola do pé, até confundi com olho de peixe. Depois veio cansaço extremo, febre, dor no corpo, embora tomasse a medicação piorava, além disso o meu estômago não lida bem com medicamentos, tomava o remédio vomitava, visão escurecia, meu corpo era muito pesado para conseguir me levantar, a velocidade que a doença se espalha é bem rápida.
mas o que vc fez?
@@rodrigovonkluge4280 Fui ao hospital assim que os sintomas foram se agravando e retornei novamente quando percebi que o remédio não estava fazendo efeito
e se vc achar um desse no seu corpo qual é a melhor forma de tire ele? com vapor de agua?
pinça, e correr pro hospital.
Mais uma propagação do medo... Isso é informação ou terror?
Meu esposo quase morreu de febre maculosa ficoi 15 dias na uti e quase 1 mes hospitalizado
"diagnostico rápido" em um país de SUS 🤡
Confundem com dengue
Curiosidade. Se ele precisa de 4h ou mais para transmitir a doença, esse não é tempo mais que suficiente para percebermos a presença dele? A "picada" é indolor?
Ja tive uma destas pestes grudadas em minha perna a uns 4 anos, fui em um parque passear aonde tinham capivaras e acabei voltando com um que ficou grudado na parte de trás da minha coxa, so fui sentir ele quase 2 dias depois enquanto tomava banho que senti ele achando que era um tipo de sujeitas grudada, quando tentei puxar que senti que estava grudado e consegui arrancar e doeu um pouco, acho que esse inseto como alguns outros deve secretar algum tipo de saliva que acaba servindo meio que como anestésico e por isso nem sempre vc sente ele rápido, ou seja é como a doutora disse se vc tiver contato com cãess que não sao seus, for a um parque ou locais com muito mato quando chegar em casa tome um banho e passe a mão devagar pela perna toda, virilha barriga etc... e nas costas peça para algum familiar passar a mão e ver se esta tudo ok , qualquer saliência na pele que parece ate mesmo com um cravo ou espinha que vc não consiga ver direito tente puxar com cuidado e se sair pode ser ele, enfim todo cuidado é pouco.
@@SpotSGN é verdade, minha mãe ficou com um uns 3 dias, minha irmã que viu nas costas
@@SpotSGN deu muita sorte que não estava infectado
@@sarahgoncalves5168 Não é muito comuns estarem infectados, tanto que eles existem e quase todos os locais aonde tenha mato e animais, o problema é quando um esta contaminado e como dito no video é uma fêmea que pode botar milhares de filhotes infectados, ainda assim pode acontecer como com as pessoas da noticia, por isso temos que ficar de olho aberto.
Duas lindas❤.
Carrapatos são aracnídeos, e não insetos.
Já teve aquele casal ..este dias o piloto e a dentista que morreram e a suspeita é a mesma doença..isso é meio alarmante
Das aves , do carrapato,.....?
Dra. Luana, sempre um colírio aos olhos e aos ouvidos 😍 e outra, esse povo acha bonito ficar atrás de capivara pra postar foto na internet, depois nao adianta reclamar
Verdade as pessoas estão sem noção esse tipo animal capivara não pode tratar como fosse cachorro e gato. Diz ditado cada um no seu quadrado melhor cada na seu habitat respeitar esses animais silvestres.
ficaram com carrapato pregado por mais de 4 horas aonde no corpo.tire essa dúvida
Meu senhor q terrivel
Que medo! Agora estou horrorisada e assustada ! Tomara que não vire surto , senão , vou ficar mau de ansiedade , já estou 😢
NA década de 70 , cursava a FEFIERJ , e usavam cachorros para estudo. Era uma atrocidade. Na tentativa de ajudar ,cuidava dos animais que os DOUTORES descartavam no canil... Saia do local coberta de carrapatos , pequenos , grandes, os bem pequenos... Nessa época ninguem falava dessa doença , nunca tive nada...passei por esse inferno de Dante , sem nunca ter ficado doente. Os tempos mudaram...ou eu tive muita sorte..
Teve sim
Não são todos os carrapatos que tem a bactéria.