Isso é apenas questão de preferência por determinados jogadores ; clubes e seleções . No geral só olham pro que deu certo . Ignoram totalmente as derrotas , os defeitos e os Perna de Pau do passado .
@@tiagoviana7553 nao tinha mais craques... tinha mais.disputa pra ver quem era melhor do mundo. Quer ver, Kroos é melhor que o Figo foi, mas o Figo ja gabhou bola de ouro e o Kroos provavelmente nunca ganhará, porém a explicaçao é que no tempo do Kroos tem 2 caras que impedem essa realizaçao.
@@barcafacts4598 não comparei com várias, não citei nenhuma época Mas posso resumir a década de 90 e começo dos anos 2000 Olha o time que a Lazio, a Roma, o Parma, o Valencia tinham..
"Saudades do futebol raiz" Ronaldinho chegava até bêbado em treinos, Ronaldo gordo, Adriano faltava e etc, Romário desce o cacete em torcedor fluminense no ct Vocês : Tranquilo, sem problema nenhum, viva o futebol raiz Neymar se machuca e pede permissão pro clube pra vir pro carnaval ou se irrita e da um soco num torcedor Vocês : ABSURDO, IRRESPONSÁVEL, NUNCA SERÁ CRAQUE, SAUDADES FUTEBOL RAIZ Ué?
Futebol raiz seria o britânico do século XIX, quando chutava a bola prum lado e saía todo mundo correndo atrás. Tudo que veio depois é "modinha", na visão de quem viu aquela época - e nem está mais aí para contar.
O pior que no início do futebol nem chutão pra frente davam, era só um cara correndo com a bola e os outros correndo atrás dele para ajudar caso ele perdesse a posse.
@@MrSpock-vp3tx Ontem tinha Ronaldo hoje tem Jesus Ontem tinha Crespo hoje tem Lautaro Ontem tinha Klose hoje tem Werner Ontem tinha Ronaldinho hoje tem Neymar Ontem tinha Raúl hoje não tem ninguém Ontem tinha Casillas hoje tem Neuer Sim,o futebol de hoje é muito abaixo do que o de alguns anos atrás Hoje em dia se você não for 100% tático,você é criminoso e infantil Aqui pra vocês🖕🖕🖕
Uma das maiores babaquices já inventadas pela humanidade é essa coisa de "raiz e Nutella". É só um jeito de um trouxa se sentir superior ao outro sem precisar usar argumento algum. É uma "criança" de 30 anos mostrando pro mundo que não evoluiu, mas que o que interessa é terminar a discussão com a razão.
Tabom ! Essas molecadas nāo sabe o que é resolver os problemas na pohada , tem q recorrer ao psicólogo. Empinar pipas , futebol na rua , conhecer as leis das ruas ... esses juvenis nāo sabem nem do que se trata O mundo está em constante mudanças, porém, isso não significa que é pra melhor . Até nos alimentos as coisas mudaram. Esses jovens estão com o corpo cheio de estrogenios . Comparar essa geração com as anteriores , é um insulto não só com os caras do passado , mas , também com a humanidade .
a questão é que os caras, além de serem mal exemplos em vários sentidos, ganham hoje em um dia mais do que a maioria das pessoas vai demorar a vida toda pra juntar. Pelé que era o Pelé, comia um misto quente, tomava um choco leite na padoca e ia de chinelo de dedo pro estádio jogar bola. O status de celebridade é mais chamativo do que o próprio esporte, hoje em dia.
Excelente. Por essas e outras que ano passado parei várias vezes para ver o Flamengo jogar. Futebol ofensivo e com resultado. Enquanto o Cruzeiro se afundava de um lado o Flamengo estava deitando em todos os campeonatos. É sempre bom ver um time jogar futebol na sua mais pura essência.
É, mais isso tudo é fase. O Cruzeiro já jogou assim quando foi campeão brasileiro, não atoa dois jogadores daquele elenco hoje estão no Flamengo e no time titular. O Flamengo também não é nenhuma novidade como estão tentando passar, é tão chato quanto o saudosismo, inclusive o Santos de Neymar e Ganso dava muito mais show em campo que o Flamengo hoje, dentro outros exemplos que são atuais.
@@robsonmota3566 É novidade sim, o Santos de Neymar podia dar mais "show", se vc considerar show como chapéus, canetas e lambretas... Mas o Flamengo de Jesus da de 10 a 0 no quesito futebol, é um time ofensivo, que ataca e não tem medo de ser atacado, joga pressionando no campo do adversário, com a linha alta, sabe tocar a bola e botar na roda... Essa busca incansável pelo gol é novidade sim, e é mostrada no resultado, único campeão da liberta e do brasileiro no mesmo ano, com uma vantagem enorme pro segundo colocado. E 2020 está só começando...
@@Jackblack123 o futebol do Santos de Neymar e ganso era bonito. Ofensivo até demais, prova disso é pensar que podia bater de frente com o Barça de Guardiola. Times em boas fases já fizeram coisas lindas, como santos de Neymar, são Paulo de Telê (não que eu tenha visto), são Paulo de 2005, Corinthians de Titi e por aí vai. Fase boa é fase boa. Uma hora acaba. Real Madrid por 4 anos jogou belas partidas pela Champions, hoje tá uma draga. Barcelona teve o melhor futebol que já vi, com Guardiola, e um belo futebol com o trio msn, hoje perde pra times "pequenos". Bayern fez uma tríplice coroa em 2013, hoje mal consegue segurar o topo da bundesliga. Futebol em boa fase realmente é ótimo de assistir, então aproveite enquanto tá durando. No entanto, não vanglorie o belo futebol do seu time como uma coisa única no futebol nacional, já que houve vários times extremamente competitivos
@@alexandrefreitas1184 o Santos bateu "tão de frente" que levou 4 (fora os ameaços) e sim camarada: futebol é cíclico, uma hora o time está em cima, é o modelo, é a equipe a ser batida e em outros anos outros times estarão no topo (como você citou vários exemplos.) e todos eles foram únicos em suas respectivas formações sim, assim como NENHUM TIME BRASILEIRO pode ser comparado ao Flamengo de 2019 em relação aos pontos corridos (o time de maior aproveitamento da história dos pontos corridos , maior pontuação no campeonato com 20 times, maior número de vitórias e VÁRIOS RECORDES QUEBRADOS) e a situação engrossa mais ainda quando adicionamos a Libertadores conquistada no mesmo ano (algo que nenhum time na era dos pontos corridos conseguiu fazer ) . É necessário sim além de aproveitar os jogos do Flamengo, exaltar os recordes históricos alcançados e títulos conquistados , até mesmo depois deles serem superados.
@@Jackblack123 A diferença em elenco também é enorme. o Santos era um show de 2 caras, Neymar e Ganso. O Flamengo é um time forte em todos os fundamentos tácticos e técnicos.
Cara, eu escuto o Bruno falar e fico orgulhoso e feliz por termos um comentarista tão lúcido, quase um oásis no deserto hoje em dia em meio a tanta gente fraca! Valeu, Bruno!
Concordo em quase tudo, porém tenho algumas ponderações: Os grandes clubes brasileiros na década de 90 jogavam de igual pra igual com os clubes europeus, a seleção brasileira da década de 90 apesar de criticada era a mais temida. Hoje há uma disparidade técnica muito grande entre nossos clubes e os europeus, e a nossa seleção apesar de respeitada deixou de ser temida. Eu acho que o saudosismo em relação a década de 90 se passa por esses dois exemplos, e com razão.
Tambem em termos de craques no futebol Brasileiro ... esta faltando atacantes e centro avantes de qualidade. Isso contando os que jogam fora do Brasil.
Perfeito comentário! Ainda incluo o fato de que com o advento da internet, departamentos como assessoria de imprensa tornaram-se mais requisitados pelos atletas, uma vez que o brasileiro é um genuíno destruidor de reputações enquanto online. entrevistas mais espontâneas na década de 90 davam o ar da graça. Hoje, quando jogadores como Felipe Melo ou Fred fogem à regra, ou viram memes ou são massacrados pela imprensa. Talvez o termo raiz justifique esta individualidade perceptível em cada jogador.
Jogavam de igual para igual porq os brasileiros não tinham sonho de jogar em outros Europeus porq a moeda nâo era tão desigual igual e hj , e isso faz com que haja uma desigualdade entre os clubes de todo o planeta.
@UBQ 2 no Brasil sim, isso eu não dúvidon. Mas o centro do futebol hj está totalmente na Europa, antes os crackes ficavam no Brasil ou em seu pais que nasceu, hj querem jogar na Europa(oq eu acho normal por tudo que a Europa te oferece). Agr falar que não existe jogadores como antes ai não né. Sempre vai nascer um ser humana com talento incrivel que vai preeencher a lacuna deixado por outro, pode demorar um pouco ou muito , mas sempre vai existir
seleção nesse seculo é uma piada a de 90 chegou a 2 finais seguidas essa mal consegue passar das quartas treme pra todo europeu que enfrenta so serve pra desfalcar clube
@@sasukeuchi250 94 ganhando na retranca, 98 chegando aos trancos e barrancos e passando vergonha pra França, 2002 50% Ronaldo e Rivaldo e 50% arbitragem
@@Slorknick esses outros vão e passam vergonha mal consegue chegar numa semi de copa e a unica que vai leva 7,brasil não se modernizou mas essa seleção no seculo 21 é uma piada quando se compara a frança ou alemanha ate a espanha ganhou copiando o estilo de guardiola e a seleção so treme pra time europeu,croacia chegou numa final,depois das 3 finais seguidas brasil é so decadencia
Brasileiro anos 90, partidas mais violentas: Guarani x Ponte Preta: 105 faltas ( 1999) Corinthians x Bragantino: 88 faltas (1992) Coritiba x Cruzeiro: 85 faltas ( 1999) Ponte Preta x Grêmio: 84 faltas ( 1999)
“Futebol raiz” não existe, essa história é fruto de puro saudosismo. O Romário que é muito exaltado por ser um dos pilares desse tal “futebol raiz”, nunca foi exemplo de profissional: faltava treino, vivia na balada, batia em torcedor… mas se um jogador de hoje em dia fizer isso, vão achar um absurdo.
Bruno é uma gota de coerência nessa mar de gente "dona da verdade". E isso vale não só para o futebol. Com música, filme, desenho animado, tudo aparece gente falando que só os da sua época prestavam.
Eu:Me desculpe,mas você e nada são a mesma coisa nesse mundo alienado Neymidia caiu mais uma vez e dessa vez sem fazer gols em 6 jogos do mata mata da Liga Dos Campeões KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Se eu não me engano tem um filme do Wood Allen que o cara volta no passado pra década de oitenta em Paris onde se dizia que naquela época que tinha romantismo. Chegando naquela década as pessoas diziam que o romantismo morreu dez anos antes. Ele sempre voltava mais dez anos no passado e a história era sempre a mesma. Esse tema do seu vídeo me fez lembrar desse filme. Infelizmente eu não lembro o nome do filme.
Nunca vi ninguém falar tanta verdade em pouco tempo. Eu ja sabia disso inclusive aplico pra outras áreas; musica, novelas, filmes dentre outras situações....Parabens mano
O pensamento é bem simples, somente coisas grandiosas ficam na memória, as coisas banais são perdidas e não lembradas, pronto, sempre quando se relembrar algo será melhor que hoje. A única diferença do futebol dos anos 90 era o fato de limitação de estrangeiros nos clubes europeus, assim o futebol na europa era muito mais equilibrado e aqui no Brasil tínhamos mais jogadores de nível e não 10-12 times que monopolizam tudo e são verdadeiros esquadrões multi-nacionais.
é marcelo, só que naquele tempo, quando a Seleção Brasileira entrava em campos, os adversários vestiam fraldão em vez de cueca. lembra? hoje a camisa amarelinha não assusta nem o haiti.
@@totonho-dw2fg Não foi o que eu vi nos jogos. Até a Argentina em um amistoso fez 1x0 depois só ficou retrancando. E não sei se tu lembra mas teve um Inglaterra X Brasil em 2017 que ficou 0x0, que eles jogaram fechados só com Rashford lá na frente, linha de 5 atrás. Se fosse o Brasil jogando assim contra alguém iriam cair de pau em cima achando um absurdo. Já a Itália não sei pq eles não jogam contra o Brasil faz tempo, e era com outra geração.
Ótimo vídeo! Bruno, uma sugestão: Você poderia fazer um vídeo sobre a cronologia do futebol, destacando as épocas em que os clubes e seleções jogavam mais ofensivamente e épocas em que o jogo era mais defensivo, sei que daria trabalho, mas seria uma grande contribuição para divulgar informação a respeito do futebol ao longo de sua história.
Cara....Bruno Formiga.....eu já tinha visto um vídeo seu sobre esse assunto (acho que não é a primeira vez que fala sobre isso).....e na época eu discordava de vc qd pensava no futebol dos anos 80.....mas me fez refletir e hoje eu concordo com vc. O futebol de hoje (na Europa principalmente) é de um nível muito maior do que antigamente. Só acho TB que este exemplo de jogo antigo (FlaxVasco), não passa nem de perto como exemplo de futebol brasileiro antigo e de boa qualidade - com certeza vc TB concorda com isso.
Acho que o Salah leva mais vantagem, porém não consigo gostar do futebol de nenhum dos dois, sei lá, eles parecem que não tem técnica ou falta algo sabe
@@EdmarioBaskerville08 assisto sim, inclusive sem ser o tottenham foi um dos que eu mais acompanhei e acompanho, porém não acho isso, Mané realmente tem explosão e velocidade porém carece de finalização e alguns passes mais complexos e o Salah não tem a capacidade de tocar a bola, muito fominha, e e questão de finalização não é espetacular também
Bruno Formiga é hj o melhor jornalista esportivo do país. Só ele toca em assuntos q passam muito longe do senso comum. Isso sim é ser jornalista e uma pessoa de opinião própria, e ele faz isso sem desrespeitar ninguém, fala com elegância.
o futebol morreu em 2010, hj só oque vejo é times fortes com lavagem de dinheiro, treinadores com seleções nas mãos sendo babados eternamente e a mídia PIOR DOQUE NUNCA, SAUDADES 2010 ABAIXO
Eu acho q quando se referem à "futebol raiz", pelo menos na minha visão, querem dizer que antes as entrevistas eram menos "enlatadas" com respostas padronizadas; havia declarações mais provocativas por parte de jogadores. Não É que não haja talento hoje, mas poucos brasileiros são protagonistas em suas posições em times europeus. Não digo nem q sejam artilheiros, mas não vejo mais um zagueiro disputado por grandes clubes. É uma conversa boa
bruno henrique ai provocou o vasco e um monte de jornalista na imprensa ficou de mimi,realmente varias coisas do futebol antigo era melhor principalmente as torcidas que canta e vibra tão sendo substituidas por elitistas,não pode levar mais sinalizador,bandeirões vão ser proibidos a festa ta aos poucos acabando tudo porque as federações acha que futebol sulamericano é europa e as diretorias convenientes com isso
@EM S mas eu concordo com quase tudo q vc disse. Não sou uma pessoa violenta, não estava defendendo entradas violentas ou incitação à violência. Agora, eu acho q uma pessoa que mata alguém por causa de uma provocação feita por um jogador de futebol é alguém que faria isso de qualquer forma arrumando outra desculpa. Eu gosto muito de futebol, mas sei enxergá-lo como entretenimento. E continuo achando que hoje poucos jogadores brasileiros são protagonistas em grandes times.
Bruno formiga o melhor comentarista que tem hoje no Brasil !!!! Assisto todos os videos e hoje procuro refletir mais sobre certo assunto por causa de você ....as vezes até discordo de algumas coisas mas é normal , o importante é sempre abrir a mente para entender melhor o futebol.
Quando tem um jogo de Copa do Brasil num estádio minúsculo de um time pequeno de interior logo berram: "isso é Copa do Brasil raiz". Errado, a Copa do Brasil quando surgiu só tinha time grande e alguns campeões estaduais (não participavam os de Roraima, Rondônia, Acre e Amapã, por exemplo), os jogos basicamente eram no principal estádio de cada estado, não tinha nada do que fantasiam hoje.
MEU DEUS que cirúrgico!!! Que analise foda. Acho que o conflito entre gerações vai ser um dos maiores problemas da humanidade. Esse saudosismo e relativização da violência mano... “na minha época era pancadaria e não tinha mimimi” não é porque algo sempre ocorreu que esse algo está certo de acontecer. Mesma lógica p bullying, preconceitos velados e essas fitas. Futebol vai além dessas descrições superficiais de gente presa no passado. Tu é incrível Formiga!
eaí Bruno, beleza? Acho que a questão do saudosismo também existe, mas existem outras questões da modernidade que na realidade atingem à todas as áreas, no caso a questão da pós-modernidade líquida. Quando falamos "pachecada", nos referimos à um senso comum imediatista e sem referências, que sempre acha que tudo está constantemente melhorando. Aí surgem pessoas que vão dizer que Neymar é melhor que Pelé, que Pelé não era isso tudo, que na época o futebol era mais fácil, o zagueiro era mais burro, etc. Existe hoje sem dúvida uma grande negação do passado, em todas as áreas, inclusive muito preconceito com os velhos (tendo em vista que a juventude atual acha que nunca vai envelhecer). Realmente, um jogo cheio de faltas não é um exemplo, mas ao ver esse tipo de jogadas truncadas, lembra-se que Neymar não poderia atuar nesse tipo de partida, pois se atira muito em campo e raramente disputa as bolas. Aí tem-se a impressão de que temos mais uma celebridade do que um atleta. Daí surge toda a nutelagem que virou o futebol brasileiro hoje, com jogadores que parecem gostar muito mais da fama e do status de celebridade do que do próprio esporte em si. Pelé que era o Pelé, comia um misto quente, tomava um choco leite na padoca e ia de chinelo de dedo pro estádio jogar bola. Como o futebol vai cada vez mais se tornando um grande mercado, muitos ficam realmente chateados de ver jogadores medíocres que em um dia recebem mais do que a maioria das pessoas no mundo vai demorar a vida toda pra juntar. Pode ser, sim, um ressentimento, mas nos parece uma realidade injusta e dura de engolir. Sem contar que na maioria das vezes, os jogadores são maus exemplos aos jovens, que vêem no sonho de celebridade uma possibilidade de não precisar estudar, se qualificar e se esforçar para se dar bem, o que na grande maioria das vezes, não se aplica, mas acaba nivelando tudo por baixo e alienando a sociedade de uma maneira geral.
Podia fazer um vídeo falando sobre as pessoas falarem que jogadores só por terem copa do mundo, são melhores que outros. O que mais tem nos comentários é isso.
Eu tinha 12 anos em 94, vibrei com a vitória do Brasil, mas pra mim, exceto o 3x2 contra a Holanda, os jogos em si eram muito chatos, carentes de emoção e lances de perigo.
tb tinha 12 anos....mas pra mim, aquela foi a copa que mais gostei...na real a única que realmente gostei....mesmo o nível técnico não sendo lá essas coisas
e quanto a emoção, teve sim....rolaram grandes jogos de grandes seleções...golaço de klismann na coréia...jogaços da romenia de hagi e bulgaria de stoikhcov...espanha goleando no ultimo jogo e sendo eliminada....tentão total na batalha de detroit (ou era dallas) naquele brasil 1x 0 suécia...o jogo contra os eua foi um jogo interesante tb...tenso pra caralho.....leonardo expulso e tal..nada de chato eu achei
@@Julio_Cesar_82 ah, quanto aos jogos eu me referi mais aos do Brasil. Mas teve jogos interessantes, a campanha da Itália na segunda fase foi legal, Bulgária e Alemanha também. Mas entendo seu ponto de vista.
Futebol nos anos 90 pra mim era bão demais da conta e hj tbm é bom,,, futebol é sempre bom em qualquer época,,, vc é Fera demais melhor analista de futebol na minha opinião
@@vickmuller2893 ou ao inverso. Como eu e um amigo meu nas partidas de FIFA que sempre sai muitos gols: "Ou nós somos muito bons no ataque, ou muito ruins na defesa." kkkkk
Olá Bruno, o link que segue mostra momentos do confronto entre Aston Villa e Juventus, na Copa dos Campeões do ano 1983. Há aqui aspectos evidentemente muito subjetivos, mas que ajudam a vizualizar a questão do apego a épocas recuadas do futebol. Vou elencar aqui alguns pontos: 1 - Clubes mais nacionais: Poucos estrangeiros por equipe, de modo geral 1 ou 2, no máximo 3, que eram estrelas. Isso criava um senso de maior identidade entre clube e futebol local. 2 - Uma maior valorização do regional: A Copa dos Campeões contava com os campeões nacionais e alguns vice campeões. Ver um Real Madrid e Milan era um acontecimento. Tornava os confrontos mais relevantes, mais esperados. Valorizava tremendamente o campeonato nacional, o regional. Fazia crescer o número de " grandes" em cada região. 3 - Estádios mais simples, mas com um público mais " torcida": Isso se evidência mais ainda quando pensamos no futebol inglês. A atmosfera deste estádio de 83 é muito mais viva do que a encontrada hoje na mesma Inglaterra. Torcedores em pé, faixas, bandeiras... 4 - O aspecto mais " especial" dos jogos, pois eram menos comuns as transmissões: Hoje vemos futebol demais. É muita oferta. Há uma notória banalização. Ver menos ajuda na construção de uma mitologia. Ver o Maradona um domingo sim, outro não, pelo campeonato italiano, ajudava a tornar a sua exibição mais especial do que ver a todo o momento a genialidade banalizada do Messi. 5 - Uniformes menos vinculados a propaganda e a experimentação das marcas esportivas: Isso ajudava também na maior vinculação sentimental com a marca do clube. Quantos anos o Juventus vestiria a mesma camisa? Se isso é bom ou ruim é coisa por demais subjetiva. Mas é certo que a identidade com os clubes foi criada nestas bases de identificação. th-cam.com/video/7tU_VizBPF0/w-d-xo.html
Parabéns Bruno! sempre gostei dos seus vídeos e JÁ CRITIQUEI DEMAIS quando o vídeo era em relação ao Pelé, unicamente quando é sobre este assunto porque eu mesmo já estudei pelé ano a ano, KM viajados por jogo e etc(uma planilha de excel gigante rs), e descordo de muita coisa mas com embasamento, PORÉM, este vídeo seu, cara é sobre o que eu penso quando escuto "FULANO É O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS"... cara como pode uma pessoa se fechar tanto se o futebol nem acabou ? como pode a pessoa se fechar tanto se há mudanças e evoluções constantes ? como pode FINGIR que não vê a habilidade ou a grandiosidade de fulano só pq gosta de ciclano ? (leia-se messi x cristiano, assim como já foi com ronaldo x zidane e pelé x maradona)... como pode... O SEU VÍDEO É NOTA MIL! PARABÉNS!
essa historia me parece, umas pessoas, exaltando a seleção de 2006, que nao viu nenhum jogo naquela copa. um saudosismo uma nostalgia de quem nao viveu.
Pois é, cara. Eu vivi a época de 2006 e sou muito fã até hoje de Ronaldinho e companhia, mas fizeram uma copa ridícula. O futebol daquela seleção com certeza foi pior que 2010/18 e antes dos 7x1 até a de 2014 tava jogando mais. Esses craques de 2006 não jogaram nada, eu lembro que tinha visto pouco tempo antes Ronaldinho destruindo geral numa Champions e na copa parecia outro jogador, eu assistia sem acreditar que era o mesmo cara.
Chegaram fora de forma e não deram a mínima para a Copa. Fizeram jogos ridículos, sofríveis, uma Copa para esquecer. Seleção de 2006 é uma coisa que a distância no tempo só ajudou kkkk
@@ernandocborges além de não terem jogado nada, eu salvo o Zé Roberto da equipe titular ele se você vê realmente se preparou para aquela Copa ainda mais por estar jogando no país no qual ele atuava na época, também faltou a personalidade do técnico em enxergar que Ronaldo e Adriano não estava dando certo e chegaram fora de forma e o Cicinho pedia passagem para o time titular no lugar do Cafu.
@@brunosilva4519 verdade, Zé jogou praticamente sozinho naquele time titular e Cicinho e vários reservas estavam claramente melhor que os titulares e Parreira não foi treinador o suficiente para tirar os medalhões.
@@ernandocborges na época eu era adolescente , então eu só conseguia enxergar o porquê que o Brasil não conseguiu tendo vários nomes de peso ganhar aquela Copa, enxergando e analisando com a cabeça de hoje jogando daquela forma, o Brasil não tinha chance alguma de vencer, a França anulou o meio-de-campo do Brasil e o 1x0 foi só um mero resultado poderia ter sido 2,3 tranquilos.
Pode falar o que for, mas o futebol "aguerrido" não existe mais, os times vencedores dificilmente tem essa "garra" e os jogadores dificilmente tem algum carinho pelo clube e isso tira um pouco da magia do futebol.
Temos que confiar mais no bruno formiga que nos seus próprios olhos. Hoje temos CR7, Messi e Neymar em um patamar em que nos anos 80 tinhamos um desses em vários clubes, inclusive Brasil
@EM S Antigamente tinha uns 10 favoritos pra ganhar o prêmio de melhor do mundo, hoje só tem 2, então o pessoal acha que atualmente só tem pereba, mas a verdade é que Messi e CR7 são aliens, se não tivesse esses monstros a disputa ficaria equilibradíssima, com Xavi, Iniesta, Robben, Ribery, Neymar, Modric, Salah, Van Dijk, Ibra, Suarez, Lewandowski, Mbappé, Griezmann, entre outros, assim como era em outras gerações.
@@azaradson É por aí mesmo. O que diferencia CR7 e Messi dos outros (dessa geração e das passadas) é que os dois são doentes, em foco, etc. Cansei de ver jogo dos 2, que já tinham feito hat trick, jogo resolvido e eles comendo a bola querendo mais e mais. Messi fez 91 gols em 1 ano. Cristiano SOZINHO tem mais gols na Champions que vários TIMES grandes. São feitos surreais.
@@EduardoFernasci Concordo, o pior é que o jogador brasileiro não tem esse perfil, o futebol modero exige muita aplicação tática, força física, objetividade, regularidade e ambição de ser o melhor sempre e se superar a cada ano. Brasileiros costumam supervalorizar a finta, o chapéu, a caneta, carretilha, a prova disso é que boa parte dos brasileiros consideram que Ronaldinho foi melhor do que o Messi.
@@azaradson o grande diferencial é q não existia jogadores tão acima dos outros, cr7 e messi são tão superiores q os outros parecem ser medianos. Nos anos 80 e 90 me vem à cabeça não mais q 6/7 jogadores q podemos definir como gênios. Ronaldo fenômeno, Romário, Zidane, Zico talvez, Platini, Maradona... Desses somente Maradona e Ronaldo fenômeno podemos comparar a messi e cr7.
@@cristianojacinto503 Concordo totalmente, sendo que nenhum desses 2 que você citou tiveram tantos anos no auge quanto Messi e CR7, em contrapartida ambos foram campeões do mundo sendo protagonistas.
Meu falecido avô, que teve o privilégio de assistir Pelé, Garrincha, Ademir da guia, Rivelino, Zico, Cruyff dizia q o único jogador q ele viu jogar q chegava perto do q o Pelé jogou foi o Messi. Meu vô tinha mto saudosismo mas tbm reconheceu talentos contemporâneos. Ótimo vídeo, formiga. Abraço!
Uma coisa é fato : Coletivamente o futebol brasileiro e sul-americano regrediu enquanto europeu progrediu ! E com relação a geração Raiz X Nutela , hoje se tem muito mais facilidades do que dificuldades , e sabemos que o esforço para atingir os objetivos forja nossa personalidade...
Como professor de história digo que o Bruno Formiga possui e muito a visão do historiador em sua análise. Levando em conta o que o jogo significou em sua época, e claro, acentuando o apego emocional que temos com relação ao passado. Parabéns pelo vídeo.
Futebol raiz eh o nosso de trabalhador assalariado de final de semana, ou de joga a semana toda de graça pelo hobby e amor ao esporte... Fora isso eh Fut profissional
As pessoas lembram só das coisas boas do passado. Ninguém lembra dos filmes de merda dos anos 80, só se lembra dos clássicos aí parece que só tinha filme bom na época.
Pois é. Mesma coisa com música, com esporte, programa de televisão. Parece que tudo antigamente era perfeito e ninguém lembra que tinha coisa ruim de sobra também.
Só fugindo do assunto mas é a mesma coisa quando falam dos times da premiê league nego fala como se todos os times naquele campeonato tivessem o mesmo nível do liverpool ou Manchester citou da vida sendo que não tem pra variar tem times até ruins e medianos tambem
@@felixsilva973 no futuro a molecada de hoje vai falar que o futebol tá chato, que na época deles tinha Messi e CR7, que o Brasil tinha Marcelo e Dani Alves nas laterais, que o Flamengo montou um timasso que bateu o recorde dos pontos corridos... Ninguém vai lembrar do Corinthians do Carille.
@@ernandocborges olha sobre música aí tenho que concorda e muito, as músicas de antigamente são muito melhores que as de hoje,qualquer musica hoje em dia faz um tremendo sucesso sendo que a maioria são tudo ruim que doe
Faço coro contigo Bruno. O que percebo é o futebol mudando sua forma de jogar, talvez por existirem menos espaços , exista menos jogadas plásticas, mas elas ainda existem e mesmo o conceito de plasticidade é individual. Portanto futebol sempre será um produto de seu tempo e ouviremos argumentos de pessoas muito enraizadas em sua época.
@@brnarracoes2644 Messi no campeonato de 2016 em 21 jogos sofreu 16 faltinhas, Pelé contra o Boca em 1962 sofreu 21 durante o jogo, 21 faltas, das quais 6 deveria ter sido consideradas casos de polícia. vide vt da partida
Não podemos confundir características de uma época como modelos a se seguir. As diferenças nas eras do futebol são eminentes, para melhor, em todos os contextos. Gostar dos ídolos é uma coisa, confundir com jogo de verdade aí está errado. Exemplos: Messi e CR7 são melhores do que qualquer jogador dos anos 90, são números, contra fatos não há argumentos. Bruno formiga você é o melhor comentarista do Brasil! Suas opiniões tem base de conhecimento, vc realmente estuda futebol com uma ótica imparcial. Meus parabéns!
Belíssima construção, Bruno. Concordo. A única coisa que me impede de concordar 100% contigo é que FALTA NO FUTEBOL DE HOJE ZAGUEIRO COM BIGODE. Dava pra fazer um top 5 zagueiros com bigode. Zoera. Baita vídeo. O saudosismo é o mal do milênio. Pq antes da virada dos anos mil é que a coisa funcionava mesmo... ê saudade. Abraço.
Acho natural ser saudosista , eu por exemplo sou torcedor do Milan e tenho 19 anos e os jogadores q me fizeram me apaixonar por futebol como , Nesta,pirlo, Seedorf, Shevchenko,xavi, Ferdinand,Rooney,ibra, Henry, Kaká, Ronaldo Ronaldinho e outros pra mim sempre terá um certo saudosismo pra mim
Ótima análise. Tem como fazer um vídeo abordando o tema do poder econômico dos clubes, fazendo uma comparação do presente com o passado, pois já ouvi muito a frase: "Hoje é fácil certo* time ganhar, pois tem dinheiro, antigamente era todo mundo igual, era mais dificil."
Mas uma coisa é fato: até o ano de 2000 ou 2001 a maioria dos clubes brasileiros eram muito melhores do que tem sido desde 2004 ou 2005 até hoje. Vejam os jogos do mundial de clubes e daqueles torneios de pre temporada, os brasileiros jogavam de igual para igual com os grandes europeus, e quando enfrentavam um europeu mediano, o vencia com muita facilidade. Hoje os grandes do Brasil, salvo exceções (flamengo de 2019, São Paulo 2005, Cruzeiro 2003) frente aos grandes e medios da Europa, mais parecem um time amador jogando contra um profissional, tipo aquele 8x0 do Barça no Santos.
Mas isso é um problema mais geral que não tem a ver apenas com o futebol, as potências europeias só ficaram mais ricas e passaram a investir no futebol, simples
@@dannperz6518 tu é muito burro pare de digitar asneiras nessa partida específica foi amistoso Santos já estava sem o seu principal jogador e estava com o time misto e alternativo
@@dannperz6518 e só mais uma coisa seu burro pare de ficar reproduzindo esse discurso de saudosismo que o futebol antigamente era melhor não era o futebol assim como qualquer esporte ele só se aprimora e progride os conceitos táticos o dinamismo o tempo de definir e concluir e parte física e o tempo clínico pra recuperação de atletas só melhorou o que existe é uma memória afetiva que é se criada pq seu time vivenciou um pedido de conquistas ou pq antigamente tinhas mais craques que jogo ou pq era permitido utilizar sinalizadores e bandeiras no estádio enfim agora dizer que o futebol de antigamente é melhor que o de hoje não passa de uma burrice
Cara, não vejo nenhum problema em ser saudosista. A verdade é que futebol de verdade ficou pra trás, e isso sentimos saudades. Futebol de hoje comparado com o do passado é uma porcaria
A verdade não. É o que você acha. O Liverpool de hoje trucidaria QUALQUER time da década de 90. Aquele São Paulo do Telê Santana, por exemplo, não aguentaria a intensidade depois dos primeiros 30 minutos de jogo. Garanto isso. Não me refiro à qualidade dos jogadores, mas sim à diferença física e tática. O futebol evoluiu como esporte. Como ter ficado pior como entretenimento, mas como esporte garanto que evoluiu e hoje é mais difícil.
@@dollynhoumcaralegal9161 cara, você deve ser o único do planeta que acha isso! Esse Liverpool de hoje comparado com o São Paulo de Telê é muito fraco..fala sério Mano!
@@dollynhoumcaralegal9161 pura balela essa baboseira de tática e física, pura balela! Seleção da Suíça, ferrolho suiço, super forte fisicamente e com uma retranca poderosissima, ganhou alguma copa do mundo? E a itália que era muito mais forte fisicamente que o brasil tanto em 1994 quanto em 1970, e tinha uma retranca forte em 70, ganhou as finais contra o Brasil? Pura balela de gente que aplaude esse capitalismo desenfreado nos esportes, que não só prejudicam os esportes, como prejudica a nossa vida a cada ano que passa! Vai tentar juntar dinheiro suado pra ver seu time do coração pra ver se no final do mês a conta não chega... Um absurdo o encarecimento dos ingressos nessas arenas e a venda de comidas e bebidas nos arredores, tudo justificado por essa baboseira de futebol moderno europeizado que é muito inferior ao futebol raiz. Nenhum desses jogadores projetados pela elite burguesa de hojea dariam conta de jogar 10 minutos numa ilha do retiro cheia de lama do século passado, num parque antártica todo esburacado, em chuva intensa e com a pancadaria correndo solta, além da bola beeeeemmm mais pesada
@@manoelchaves1555 concordo plenamente com você. Nenhum desses moleques de hoje aguentaria as dificuldades daquela época, muito raro um moleque de hoje ter culh4o
Cara em partes eu concordo com esse negócio de jogo violento não ser considerado um bom jogo,mas quando se fala em futebol raiz muitas das vezes não é isso. Antigamente o jogador disputava partidas em condições precárias,gramados etc ruim e jogavam muito bem levando em consideração às dificuldades. Messi por exemplo reclamou dos gramados do Brasil para justificar sua má atuação na copa América de 2019.Agora pense ele na época do Pelé onde os gramados eram muito piores ???Iria jogar tudo isso.Ninguém nunca irá saber. Hoje o que temos são ferramentas que facilitam para jogar bem o que não quer dizer que o futebol de hoje é melhor. Quer ver um exemplo ou melhor analogia. Elis Regina foi uma grande cantora do passado.Ela fazia clipes com uma imagem ruim ,pouco recurso comparado a hoje ,mas mesmo assim a voz dela ,o jeito de cantar com a alma ,não tinha ninguém que resistia.Os clipes mesmo com pouco recurso se tornavam muito bom por causa do talento dela. Anitta cantora do presente ,faz clipes com imagem boa ,tem bastante recurso que faciltam para ela fazer um bom.clipe,mas mesmo assim os clipes dela são ruim com todo respeito a ela e a voz dela nem se compara com a da Elis Regina pra cantar.Qualquer idiota sabe disso. Deu para entender ???O mesmo acontece no futebol.Hoje tem recursos que facilitam para o jogador jogar bem ,mas muitas das vezes o que vemos???Jogador num gramado ótimo ,chuteiras ,bolas etc tudo do melhor fazendo lances bizarros.Por que um jogador do passado errar é tolerável por causa das condições do campo sem contar que muitos deles fazia.milagres num gramado horrível.Isso não tem nada de saudosismo.Isso se chama coerência. Agora é claro que tem muito senhorzinho que gosta de contar mentiras só para dizer que a época dele tudo foi melhor. Um exemplo :Já ouvi alguns senhores falarem que os carros de antigamente são melhores do que o de hoje. A primeira coisa que eu pergunto para eles :"Num calor de 40 graus o senhor prefere um carro de antigamente que não tinha ar condicionado ou os de hoje que tem ar ??? Eles ficam sem resposta. Tem coisas do passado que foram boas outras não.
Bruno Formiga, gostei muito do jeito que esclareceste este aspecto, foste sincero, e até mesmo eu já costumo a dizer que quando Messi e o Ronaldo se aposentarem eu vou deixar de ver futebol porque pra mim eles são os melhores. Então até certo ponto eu entendo quando um mais velho diz que os jogadores do seu tempo foram os melhores...
Enquanto a cbf não se adequar ao futebol da atualidade, em qualquer, epoca vai ser criticada, ninguém aguenta ver a seleção jogar feio e tomar pau na copa do mundo, ninguém quer ter seu time desfalcado durante jogos importantes pra ver um amistoso do brasil contra o poderoso guinomiquixtão jogando na Coreia do Sul e jogando mal.
Mas a cbf também tem essa mentalidade ultrapassada, vide "não temos nada pra aprender com outras seleções", "somos o país do futebol", "não queremos Guardiola, só um brasileiro pode treinar a seleção", entre outros exemplos.
@@azaradson a cbf é um antro de corrupção, só nisso ja ta errado pra crl, e tem esse ponto que vc levantou, a cbf hoje tem tudo pra irritar o torcedor.
Porra irmão eu discordo frontalmente de você. Dentre todos os esportes talvez o futebol seja a maior tradução do jeito de pensar de um povo, da sua cultura, das suas origens. Contrapondo o seu discurso eu apresento 3 premissas: 1 - O domínio ideológico das potências econômicas sobre o jeito certo e errado de jogar. Isso destruiu o nosso futebol bem como o de outros locais que hoje são meros exportadores (Brasil, países africanos, paises da América do Sul em geral) agora somos meio que insumos que vendidos como matéria prima temos que nos adequar ao jeito europeu de jogar futebol, onde sanções são dadas a quem não segue o script. Inventaram o tal do drible do terço final do campo, colocaram uma jaula em mentes criativas e mais, passamos a ver jogadores inseguros frente a europeus pois agem como aprendizes perante os professores (jogadores e treinadores europeus) Sou da época que brasileiro saia pra fazer a diferença, mudar clubes de patamar e não serem operários, maos de obra descartável como hoje. 2- Ausência de identidade nacional. Nossos grandes craques, isso falando Brasil surgiram numa época em que o país como um todo tentava desenvolver um pensamento mais altivo como nação, o país buscava se afirmar como uma nova potência, ou pelo menos provar o potencial que tinha. Isso fazia o Brasileiro ter auto estima, rir do jeito cintura dura do europeu e buscar cada vez mais mostrar que éramos melhores que os enganavamos em campo com algo que eles jamais teriam: malícia, intimidade pura com a bola. Garoto brasileiro queria ser craque brasileiro e assim replicavamos Pelés Caracas, Romários, Ronaldinhos, Robinhos, Alex, Rivelino, Zico, dentre tantos outros. Hoje queremos ser cintura dura, não se tem mais amor pela bola, hoje voltamos a algo tão antigo que já tínhamos vencido, voltamos a ter complexo de vira lata. É impressionante que depois de tudo que representamos no futebol aceitamos ser doutrinados e redescobertos pelo colonizador europeu que fingiu que tudo que fizemos no futebol não existiu pois certo é o futebol moderno, com regras, sem improviso onde todos os gols saem de ultrapassagem pelos lados, cruzamentos pra trás e um chute. 3- A inteligência europeia. Europeu não é bobo, como eles jamais teriam o que tínhamos, passaram a desqualificar, cheguei a ver um elogio a Rodrigo do Real Madri falando que ele era msis Europeu do que Vinicius Jr. Nossa! Sem palavras, o louco é não ver ninguém perceber isso. Tenham certeza que os europeus percebem e enquanto eles matam o nosso futebol com essa imposição covarde, eles só evoluem, aprenderam a jogar como nos, aprenderam a industrializar o que fazíamos a mao e o pior, nos fazem esquecer como chegamos até o 5 título mundial de seleções e revelamos tantos gênios. Sabe porque Neymar é tão craque? Porque ele é BRASILEIRO. Ele não obedece, ele tem auto estima, ele dribla onde quer, ele é ele. Quanto ao restante dos brasileiros, enquanto se submeterem a essa ditadura do futebol europeu serão cada vez mais desvaloridaos, humilhados como Gabigol que depois de ser artilheiro de tudo disseram que não tinha o perfil. Enquanto tentarmos ser o que não somos nunca mais seremos os melhores.
Gostei do que tu disse, apesar de achar que tu e o formiga não estão falando a mesma coisa, creio inclusive que ambos os discursos podem andar juntos. Tem uma tese antropológica nesses parágrafos......rsrsrsr, mas muita verdade também..
Você está falando isso só por causa do jejum de títulos mundiais da Seleção. Isso não é culpa dos europeus, é algo que simplesmente acontece. Lembre-se que já atravessamos um jejum maior do que esse, com praticamente todos os nossos principais jogadores atuando em solo nacional. Quanto a neymar, ele é um dos melhores dribladores de todos os tempos. Faz isso porque sabe, não apenas porque quer. Um jogador que não seja fora de série tentando fazer o mesmo diante da forte marcação feita no futebol atual de alto nível levará sua equipe à ruína ao ser desarmado várias vezes e ceder contra-ataques. Sem essa de Europa malvada, cara. Enquanto jogamos o futebol brasileiro "puro" nesses últimos tempos só passamos vergonha. Melhoramos recentemente quando nos abrimos para o que estava acontecendo ao redor do mundo.
Parabéns pela clareza e lucidez com que vc abordou o tema, Formiga. Vc falou tudo e tão bem que eu não sei nem o que comentar, a nao ser te parabenizar. Forte abraço 👊
Vamos ser sincero tb Formiga: Jogadores hoje não sabem bater uma falta,como era antigamente; Jogadores de hoje mal sabem bater um escanteio e fazer um cruzamento descente; Os jogadores de hoje não treinam pós treino cobranças de falta como o Marcelinho Carioca fazia; Jogadores de hoje não se junta nem pra fazer uma confraternização,como uma roda de samba entre outros.Os caras pegam seus celulares com fone e ficam lá no seu mundo,como não tivesse ninguém ao seu lado; Os jogadores de hoje são vendidos novos demais,ao invés de pegar uma bagagem para o exterior (o último jogador assim foi o Neymar, que já chegou pronto na Europa); Jogadores de hoje foram contaminados pela maldita Lei Pelé,que matou grandes clubes e despedaçou os clubes do interior (Ronaldo Fenômeno foi revelado no São Cristóvão,Rivaldo no Santa Cruz, Roberto Carlos no União São João entre outros). Respeito muito sua análise Formiga(que é muito boa) mas tem o meu contraponto que é algo de se analisar,mesmo eu não sendo jornalista.
Algo de se analisar ? Só falou abobrinha, cara. Olha Messi, De Bruyne, Kroos, Eriksen... Verdadeiros gênios da bola parada. Sem contar ínumeros outros.
Vc é foda Bruno, sensatez ímpar nas reflexões, acertou de novo. Mas vem ca, em termos de seleção Brasileira o saudosismo num é exagero não tá. Temos Neymar,ok.... Mas em conquistas não temos mais nada.
Verdade. O pessoal fica preso no passado e não aproveita os jogadores do momento que são fantásticos. Um fato que acho bastante curioso é galera que ama futebol, mas não assiste o melhor futebol da atualidade, que é o europeu, mesmo tendo acesso. Tenho amigos que gostam mais de futebol que eu, mas tem um preconceito gigantesco com o futebol de fora. Isso não entra na minha cabeça. Mesma coisa que o cara adorar cinema, e não assistir as principais obras de Hollywood.
É justamente isso que você falou! Uma geração mais antiga sempre vai falar que a sua foi melhor do que a mais nova. Tenho certeza que meu avô falava pro meu pai q na época do Pelé q era bom e q Ronaldo, Ronaldinho e talz não eram tanta coisa assim, da msm forma que meu pai fala que esses q eram bons e que os de hoje em dia não prestam
Formiga todo mundo sabe que vc odeia o futebol do passado!!! Kkkk entenda que tudo que é marcante que foi muito bom sempre será lembrado e comparado com algo atual, gosto não se discute as podem sim e sempre vão achar muitas coisas do passado melhores.
o que eu vejo são ciclos de futebol. Nos anos 90 eu não sei se havia uma tendência defensiva, mas no início dos anos 2000 o futebol era bastante defensivo. O Brasil foi penta jogando no 3-5-2. Não que tenha sido defensivo, mas também passava longe da ideia de futebol total. Naquele time tinha Edmilson, Gilberto Silva e Klebérson (3 volantes, 1 atuando como zagueiro). O talento puro se resumia a Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo. Em 2.004, a Grécia foi campeã européia praticando um futebol extremamente defensivo, literalmente jogando por uma bola. Já em 2006 a Itália "inovou" jogando no 3-6-1. Foi tetra. Claro que tinha jogadores incríveis como o Pirlo e o Del Piero, mas jogava com 1 atacante e apostava em uma zaga espetacular (o Cannavaro foi o melhor jogador do mundo naquele ano, muito pela copa que fez). Hoje o futebol parece mais tático, mais equilibrado. Parece não haver uma prevalência clara de ideias defensivas ou ofensivas.
Grande Bruno !! Você sem dúvidas é um grande comentarista. Gostaria de saber se você é contra o saldosismo em qualquer área da vida? Kkk tipo música ? Vivência social dos anos 80 e 90 ? Em fim... Abraço e parabéns por suas análises.
Isso é apenas questão de preferência por determinados jogadores ; clubes e seleções . No geral só olham pro que deu certo . Ignoram totalmente as derrotas , os defeitos e os Perna de Pau do passado .
O futebol hoje é melhor de se assistir
Mas que antes tinha mais craques, é inegável
@@tiagoviana7553 quer comparar uma época com várias?
@@tiagoviana7553 nao tinha mais craques... tinha mais.disputa pra ver quem era melhor do mundo.
Quer ver, Kroos é melhor que o Figo foi, mas o Figo ja gabhou bola de ouro e o Kroos provavelmente nunca ganhará, porém a explicaçao é que no tempo do Kroos tem 2 caras que impedem essa realizaçao.
@@barcafacts4598 não comparei com várias, não citei nenhuma época
Mas posso resumir a década de 90 e começo dos anos 2000
Olha o time que a Lazio, a Roma, o Parma, o Valencia tinham..
@@arn5348 E não há nada que impeça alguém de ganhar bola de ouro
O Modric ganhou
"Saudades do futebol raiz"
Ronaldinho chegava até bêbado em treinos, Ronaldo gordo, Adriano faltava e etc, Romário desce o cacete em torcedor fluminense no ct
Vocês : Tranquilo, sem problema nenhum, viva o futebol raiz
Neymar se machuca e pede permissão pro clube pra vir pro carnaval ou se irrita e da um soco num torcedor
Vocês : ABSURDO, IRRESPONSÁVEL, NUNCA SERÁ CRAQUE, SAUDADES FUTEBOL RAIZ
Ué?
Disse tudo colega👏
Daqui a alguns anos o neymar vai ser o jogador raiz, fica só vendo.
Pelo menos os jogadores acima citados ( menos Adriano ) foram campeões mundiais. Já o Neymar...
@@angeloantonio3300 ou seja, se ganhar copa pode fazer o que for que não pode criticar?
Ah tá entendi
PUTZ!
Ganhar um título não vai dizer que um certo jogador é maior que o outro.
Futebol raiz seria o britânico do século XIX, quando chutava a bola prum lado e saía todo mundo correndo atrás. Tudo que veio depois é "modinha", na visão de quem viu aquela época - e nem está mais aí para contar.
Melhor descrição possível: "chuta bola prum lado e todos saem correndo atrás"
O pior que no início do futebol nem chutão pra frente davam, era só um cara correndo com a bola e os outros correndo atrás dele para ajudar caso ele perdesse a posse.
@@MrManecobra _e tipo futebol de criança que quer jogar futebol mas não sabe nem oq é uma bola direito_
Se você voltar para essa época, verá os saudosistas dizendo que futebol era uma droga e não prestava.
@@MrSpock-vp3tx
Ontem tinha Ronaldo hoje tem Jesus
Ontem tinha Crespo hoje tem Lautaro
Ontem tinha Klose hoje tem Werner
Ontem tinha Ronaldinho hoje tem Neymar
Ontem tinha Raúl hoje não tem ninguém
Ontem tinha Casillas hoje tem Neuer
Sim,o futebol de hoje é muito abaixo do que o de alguns anos atrás
Hoje em dia se você não for 100% tático,você é criminoso e infantil
Aqui pra vocês🖕🖕🖕
Uma das maiores babaquices já inventadas pela humanidade é essa coisa de "raiz e Nutella". É só um jeito de um trouxa se sentir superior ao outro sem precisar usar argumento algum. É uma "criança" de 30 anos mostrando pro mundo que não evoluiu, mas que o que interessa é terminar a discussão com a razão.
Concordo contigo e olha q ja sou da idade dos tontos q se dizem raiz kkkk grandes bosta, n torna uma infância melhor q a outra.
Fato
Tabom ! Essas molecadas nāo sabe o que é resolver os problemas na pohada , tem q recorrer ao psicólogo.
Empinar pipas , futebol na rua , conhecer as leis das ruas ... esses juvenis nāo sabem nem do que se trata
O mundo está em constante mudanças, porém, isso não significa que é pra melhor .
Até nos alimentos as coisas mudaram. Esses jovens estão com o corpo cheio de estrogenios .
Comparar essa geração com as anteriores , é um insulto não só com os caras do passado , mas , também com a humanidade .
@@Bradock.250 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ok boomer
a questão é que os caras, além de serem mal exemplos em vários sentidos, ganham hoje em um dia mais do que a maioria das pessoas vai demorar a vida toda pra juntar. Pelé que era o Pelé, comia um misto quente, tomava um choco leite na padoca e ia de chinelo de dedo pro estádio jogar bola. O status de celebridade é mais chamativo do que o próprio esporte, hoje em dia.
Excelente. Por essas e outras que ano passado parei várias vezes para ver o Flamengo jogar. Futebol ofensivo e com resultado. Enquanto o Cruzeiro se afundava de um lado o Flamengo estava deitando em todos os campeonatos. É sempre bom ver um time jogar futebol na sua mais pura essência.
É, mais isso tudo é fase. O Cruzeiro já jogou assim quando foi campeão brasileiro, não atoa dois jogadores daquele elenco hoje estão no Flamengo e no time titular. O Flamengo também não é nenhuma novidade como estão tentando passar, é tão chato quanto o saudosismo, inclusive o Santos de Neymar e Ganso dava muito mais show em campo que o Flamengo hoje, dentro outros exemplos que são atuais.
@@robsonmota3566 É novidade sim, o Santos de Neymar podia dar mais "show", se vc considerar show como chapéus, canetas e lambretas... Mas o Flamengo de Jesus da de 10 a 0 no quesito futebol, é um time ofensivo, que ataca e não tem medo de ser atacado, joga pressionando no campo do adversário, com a linha alta, sabe tocar a bola e botar na roda... Essa busca incansável pelo gol é novidade sim, e é mostrada no resultado, único campeão da liberta e do brasileiro no mesmo ano, com uma vantagem enorme pro segundo colocado. E 2020 está só começando...
@@Jackblack123 o futebol do Santos de Neymar e ganso era bonito. Ofensivo até demais, prova disso é pensar que podia bater de frente com o Barça de Guardiola. Times em boas fases já fizeram coisas lindas, como santos de Neymar, são Paulo de Telê (não que eu tenha visto), são Paulo de 2005, Corinthians de Titi e por aí vai. Fase boa é fase boa. Uma hora acaba. Real Madrid por 4 anos jogou belas partidas pela Champions, hoje tá uma draga. Barcelona teve o melhor futebol que já vi, com Guardiola, e um belo futebol com o trio msn, hoje perde pra times "pequenos". Bayern fez uma tríplice coroa em 2013, hoje mal consegue segurar o topo da bundesliga. Futebol em boa fase realmente é ótimo de assistir, então aproveite enquanto tá durando. No entanto, não vanglorie o belo futebol do seu time como uma coisa única no futebol nacional, já que houve vários times extremamente competitivos
@@alexandrefreitas1184 o Santos bateu "tão de frente" que levou 4 (fora os ameaços) e sim camarada: futebol é cíclico, uma hora o time está em cima, é o modelo, é a equipe a ser batida e em outros anos outros times estarão no topo (como você citou vários exemplos.) e todos eles foram únicos em suas respectivas formações sim, assim como NENHUM TIME BRASILEIRO pode ser comparado ao Flamengo de 2019 em relação aos pontos corridos (o time de maior aproveitamento da história dos pontos corridos , maior pontuação no campeonato com 20 times, maior número de vitórias e VÁRIOS RECORDES QUEBRADOS) e a situação engrossa mais ainda quando adicionamos a Libertadores conquistada no mesmo ano (algo que nenhum time na era dos pontos corridos conseguiu fazer ) . É necessário sim além de aproveitar os jogos do Flamengo, exaltar os recordes históricos alcançados e títulos conquistados , até mesmo depois deles serem superados.
@@Jackblack123 A diferença em elenco também é enorme. o Santos era um show de 2 caras, Neymar e Ganso. O Flamengo é um time forte em todos os fundamentos tácticos e técnicos.
Vim mais rapido do que o Bruno criticando o saudosismo
Errado ele não tá
Passa no meu canal pfv, postei um vídeo sobre futebol raiz agora, tá aqui o link ---> th-cam.com/video/i1EVAa0koh8/w-d-xo.html
@@erivanlucasleite9270 errado tá em ser extremista e ANULAR completamento o saudosismo.
Também tem que critica os que diz que o futebol de antigamente é contestavel o de hoje também é.
Este vídeo soou pra mim como uma extensão do "Opiniões que VOCÊ não tem o DIREITO de ter". Muito bom o conteúdo!
Exatamente!! Seria legal se o formiga fizesse um quadro desse no canal!
Passa no meu canal pfv, postei um vídeo sobre futebol raiz agora, tá aqui o link ---> th-cam.com/video/i1EVAa0koh8/w-d-xo.html
@H A A N E eu tenho o direito de me recusar a levar seu comentário a sério kkkkk
Melhor comentarista de futebol do Brasil
Kkkkkkk
Não. Sua paixonite exacerbada por Messi, Barcelona e Guardiola o tira da órbita diversas vezes.
@@LNSant. não, ele sempre pontua com bons argumentos
@@matesales , discordo. Mas enfim, pontos de vistas diferentes. Não só eu tenho essa opinião, mas várias pessoas também tem.
nem fudendo kkkkkkkkkkk
Cara, eu escuto o Bruno falar e fico orgulhoso e feliz por termos um comentarista tão lúcido, quase um oásis no deserto hoje em dia em meio a tanta gente fraca! Valeu, Bruno!
Concordo em quase tudo, porém tenho algumas ponderações: Os grandes clubes brasileiros na década de 90 jogavam de igual pra igual com os clubes europeus, a seleção brasileira da década de 90 apesar de criticada era a mais temida. Hoje há uma disparidade técnica muito grande entre nossos clubes e os europeus, e a nossa seleção apesar de respeitada deixou de ser temida. Eu acho que o saudosismo em relação a década de 90 se passa por esses dois exemplos, e com razão.
PERFEITAMENTE!
Tambem em termos de craques no futebol Brasileiro ... esta faltando atacantes e centro avantes de qualidade. Isso contando os que jogam fora do Brasil.
Perfeito comentário! Ainda incluo o fato de que com o advento da internet, departamentos como assessoria de imprensa tornaram-se mais requisitados pelos atletas, uma vez que o brasileiro é um genuíno destruidor de reputações enquanto online. entrevistas mais espontâneas na década de 90 davam o ar da graça. Hoje, quando jogadores como Felipe Melo ou Fred fogem à regra, ou viram memes ou são massacrados pela imprensa. Talvez o termo raiz justifique esta individualidade perceptível em cada jogador.
Jogavam de igual para igual porq os brasileiros não tinham sonho de jogar em outros Europeus porq a moeda nâo era tão desigual igual e hj , e isso faz com que haja uma desigualdade entre os clubes de todo o planeta.
@UBQ 2 no Brasil sim, isso eu não dúvidon. Mas o centro do futebol hj está totalmente na Europa, antes os crackes ficavam no Brasil ou em seu pais que nasceu, hj querem jogar na Europa(oq eu acho normal por tudo que a Europa te oferece). Agr falar que não existe jogadores como antes ai não né. Sempre vai nascer um ser humana com talento incrivel que vai preeencher a lacuna deixado por outro, pode demorar um pouco ou muito , mas sempre vai existir
É a mesma coisa q idolatram a seleção de 2006, e não ganharam nada, mas direto tem meme falando, que saudade desse time... Pois é
seleção nesse seculo é uma piada a de 90 chegou a 2 finais seguidas essa mal consegue passar das quartas treme pra todo europeu que enfrenta so serve pra desfalcar clube
@@sasukeuchi250 94 ganhando na retranca, 98 chegando aos trancos e barrancos e passando vergonha pra França, 2002 50% Ronaldo e Rivaldo e 50% arbitragem
@@Slorknick esses outros vão e passam vergonha mal consegue chegar numa semi de copa e a unica que vai leva 7,brasil não se modernizou mas essa seleção no seculo 21 é uma piada quando se compara a frança ou alemanha ate a espanha ganhou copiando o estilo de guardiola e a seleção so treme pra time europeu,croacia chegou numa final,depois das 3 finais seguidas brasil é so decadencia
@@Slorknick Romário nem foi para a copa de 2002
O pior: a questão nem foi ganhar, mas o rendimento dessa seleção que era fraca. Na copa América com Dunga foi bem mais superior
Brasileiro anos 90, partidas mais violentas:
Guarani x Ponte Preta: 105 faltas ( 1999)
Corinthians x Bragantino: 88 faltas (1992)
Coritiba x Cruzeiro: 85 faltas ( 1999)
Ponte Preta x Grêmio: 84 faltas ( 1999)
O Flamengo ganhou do Vasco na final de 99, o jogo teve mais de 100 faltas
@@MrManecobra foi final do campeonato carioca, os números acima são do campeonato brasileiro
@@danielrodrigues5262 eu sei, só dei mais um exemplo para mostrar que não eram casos isolados.
É impossível ter jogo com essa quantidade de faltas, como saíram gols nessas partidas é um grande mistério
Isso que a gente quer.
Kkkkkkkk
Dinossauro Pretzel chora no banho após assistir esse vídeo kkkkkk
Bati o olho no titulo do vídeo e já lembrei do Pretzel kkkkkk
@@GuilhermeCorrea_95 O q ele disse?
Ahahahahahhaha lembrei dele na hora
Quem é esse?
@@irritado6987 Pesquisa aí uma discussão dele com o Bruno Formiga.
Eu sinto falta de Pavel Nedved, Henry, Bergkamp, Raúl, Figo, Stankovic, Del Piero e afins, jogadores que eu jogava no Winning Eleven Hackeado de PS1.
Tenho as mesmas lembranças, mano. Saudade demais.
Del Piero e Bergkamp eram obrigatórios na Master Liga.
Alguém vai dizer que se tu não colocava o Roberto Carlos no ataque tu não era raiz, era Nutella kkkk
Vdd era demais
“Futebol raiz” não existe, essa história é fruto de puro saudosismo. O Romário que é muito exaltado por ser um dos pilares desse tal “futebol raiz”, nunca foi exemplo de profissional: faltava treino, vivia na balada, batia em torcedor… mas se um jogador de hoje em dia fizer isso, vão achar um absurdo.
Bruno é uma gota de coerência nessa mar de gente "dona da verdade". E isso vale não só para o futebol. Com música, filme, desenho animado, tudo aparece gente falando que só os da sua época prestavam.
SAUDOSISMO: a
BRUNO: me desculpe, mas vc está equivocado
Eu:Me desculpe,mas você e nada são a mesma coisa nesse mundo alienado
Neymidia caiu mais uma vez e dessa vez sem fazer gols em 6 jogos do mata mata da Liga Dos Campeões
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@rafaelaugusto9865 mas so mbappe fez gol no matamata amor, larga de falar burrice
@@sillassilva4961
????
Coisa com coisa sem sentido
@@rafaelaugusto9865 no ultimo mata mata so mbappe fez gol louco
Se eu não me engano tem um filme do Wood Allen que o cara volta no passado pra década de oitenta em Paris onde se dizia que naquela época que tinha romantismo. Chegando naquela década as pessoas diziam que o romantismo morreu dez anos antes. Ele sempre voltava mais dez anos no passado e a história era sempre a mesma. Esse tema do seu vídeo me fez lembrar desse filme. Infelizmente eu não lembro o nome do filme.
O futebol pode evoluir só não pode perder a sua escencia!
E o que na sua opinião seria essa essência ?
Nunca vi ninguém falar tanta verdade em pouco tempo. Eu ja sabia disso inclusive aplico pra outras áreas; musica, novelas, filmes dentre outras situações....Parabens mano
NADA A DECLARAR!
Simplesmente o melhor comentário sobre esse saudosismo ridículo de que "ah, mas no meu tempo..."
Parabéns pelo conteúdo, Formiga!!
Qualquer um que considere algo do passado melhor que hoje, principalmente relacionado a futebol é taxado de saudosista.
Ufanismo também é um perigo meu Jovem
O famoso papo de véio, sempre direcionado a alguém mais jovem
@@scopel6609 Engraçado que eu tenho 15 anos
FUTEBOL ANTIGO JÁ FOI MUITO MELHOR DO QUE O DE HOJE
O pensamento é bem simples, somente coisas grandiosas ficam na memória, as coisas banais são perdidas e não lembradas, pronto, sempre quando se relembrar algo será melhor que hoje. A única diferença do futebol dos anos 90 era o fato de limitação de estrangeiros nos clubes europeus, assim o futebol na europa era muito mais equilibrado e aqui no Brasil tínhamos mais jogadores de nível e não 10-12 times que monopolizam tudo e são verdadeiros esquadrões multi-nacionais.
abobada
é marcelo, só que naquele tempo, quando a Seleção Brasileira entrava em campos, os adversários vestiam fraldão em vez de cueca. lembra? hoje a camisa amarelinha não assusta nem o haiti.
@@totonho-dw2fg Então porquê todo mundo joga na retranca contra o Brasil?
@@guilherme.gds2011 Argentina, Holanda, Alemanha, Itália, Inglaterra, Bélgica, jogam de igual para igual
@@totonho-dw2fg Não foi o que eu vi nos jogos. Até a Argentina em um amistoso fez 1x0 depois só ficou retrancando. E não sei se tu lembra mas teve um Inglaterra X Brasil em 2017 que ficou 0x0, que eles jogaram fechados só com Rashford lá na frente, linha de 5 atrás. Se fosse o Brasil jogando assim contra alguém iriam cair de pau em cima achando um absurdo. Já a Itália não sei pq eles não jogam contra o Brasil faz tempo, e era com outra geração.
Ótimo vídeo! Bruno, uma sugestão: Você poderia fazer um vídeo sobre a cronologia do futebol, destacando as épocas em que os clubes e seleções jogavam mais ofensivamente e épocas em que o jogo era mais defensivo, sei que daria trabalho, mas seria uma grande contribuição para divulgar informação a respeito do futebol ao longo de sua história.
Cara....Bruno Formiga.....eu já tinha visto um vídeo seu sobre esse assunto (acho que não é a primeira vez que fala sobre isso).....e na época eu discordava de vc qd pensava no futebol dos anos 80.....mas me fez refletir e hoje eu concordo com vc. O futebol de hoje (na Europa principalmente) é de um nível muito maior do que antigamente. Só acho TB que este exemplo de jogo antigo (FlaxVasco), não passa nem de perto como exemplo de futebol brasileiro antigo e de boa qualidade - com certeza vc TB concorda com isso.
Próximo tema quem e melhor salah ou mané.
Mané pra mim
Salah sem nem pensar.
Acho que o Salah leva mais vantagem, porém não consigo gostar do futebol de nenhum dos dois, sei lá, eles parecem que não tem técnica ou falta algo sabe
@@guisimoso5, tu não deve assistir o Liverpool jogar então. Mané é técnico demais, ele o Firmino, já o Salah é mais explosão/velocidade.
@@EdmarioBaskerville08 assisto sim, inclusive sem ser o tottenham foi um dos que eu mais acompanhei e acompanho, porém não acho isso, Mané realmente tem explosão e velocidade porém carece de finalização e alguns passes mais complexos e o Salah não tem a capacidade de tocar a bola, muito fominha, e e questão de finalização não é espetacular também
Bruno formiga, fale sobre os vices campeoes q o Brasil derrotou nas finais de copa do mundo. Ninguém fala desses times.
Achei que ia discordar do Formiga até assistir o vídeo todo. Melhor comentarista do Brasil!
Bruno Formiga é hj o melhor jornalista esportivo do país. Só ele toca em assuntos q passam muito longe do senso comum. Isso sim é ser jornalista e uma pessoa de opinião própria, e ele faz isso sem desrespeitar ninguém, fala com elegância.
Saudosismo é perigoso.
Ufanismo também Bruno.
Admiro sua qualidade.
Porém é necessário contextualização também para evitar equívocos.
o futebol morreu em 2010, hj só oque vejo é times fortes com lavagem de dinheiro, treinadores com seleções nas mãos sendo babados eternamente e a mídia PIOR DOQUE NUNCA, SAUDADES 2010 ABAIXO
Eu acho q quando se referem à "futebol raiz", pelo menos na minha visão, querem dizer que antes as entrevistas eram menos "enlatadas" com respostas padronizadas; havia declarações mais provocativas por parte de jogadores. Não É que não haja talento hoje, mas poucos brasileiros são protagonistas em suas posições em times europeus. Não digo nem q sejam artilheiros, mas não vejo mais um zagueiro disputado por grandes clubes. É uma conversa boa
bruno henrique ai provocou o vasco e um monte de jornalista na imprensa ficou de mimi,realmente varias coisas do futebol antigo era melhor principalmente as torcidas que canta e vibra tão sendo substituidas por elitistas,não pode levar mais sinalizador,bandeirões vão ser proibidos a festa ta aos poucos acabando tudo porque as federações acha que futebol sulamericano é europa e as diretorias convenientes com isso
@EM S mas eu concordo com quase tudo q vc disse. Não sou uma pessoa violenta, não estava defendendo entradas violentas ou incitação à violência. Agora, eu acho q uma pessoa que mata alguém por causa de uma provocação feita por um jogador de futebol é alguém que faria isso de qualquer forma arrumando outra desculpa. Eu gosto muito de futebol, mas sei enxergá-lo como entretenimento. E continuo achando que hoje poucos jogadores brasileiros são protagonistas em grandes times.
Como é bom ouvir um comentarista de um futebol racional! Parabéns Formiga.
É dificílimo dissociar o saudosismo da memória afetiva. Estou incluso nesse grupo!
Bruno formiga o melhor comentarista que tem hoje no Brasil !!!! Assisto todos os videos e hoje procuro refletir mais sobre certo assunto por causa de você ....as vezes até discordo de algumas coisas mas é normal , o importante é sempre abrir a mente para entender melhor o futebol.
Quando tem um jogo de Copa do Brasil num estádio minúsculo de um time pequeno de interior logo berram: "isso é Copa do Brasil raiz". Errado, a Copa do Brasil quando surgiu só tinha time grande e alguns campeões estaduais (não participavam os de Roraima, Rondônia, Acre e Amapã, por exemplo), os jogos basicamente eram no principal estádio de cada estado, não tinha nada do que fantasiam hoje.
MEU DEUS que cirúrgico!!! Que analise foda. Acho que o conflito entre gerações vai ser um dos maiores problemas da humanidade. Esse saudosismo e relativização da violência mano... “na minha época era pancadaria e não tinha mimimi” não é porque algo sempre ocorreu que esse algo está certo de acontecer. Mesma lógica p bullying, preconceitos velados e essas fitas. Futebol vai além dessas descrições superficiais de gente presa no passado. Tu é incrível Formiga!
eaí Bruno, beleza?
Acho que a questão do saudosismo também existe, mas existem outras questões da modernidade que na realidade atingem à todas as áreas, no caso a questão da pós-modernidade líquida. Quando falamos "pachecada", nos referimos à um senso comum imediatista e sem referências, que sempre acha que tudo está constantemente melhorando. Aí surgem pessoas que vão dizer que Neymar é melhor que Pelé, que Pelé não era isso tudo, que na época o futebol era mais fácil, o zagueiro era mais burro, etc. Existe hoje sem dúvida uma grande negação do passado, em todas as áreas, inclusive muito preconceito com os velhos (tendo em vista que a juventude atual acha que nunca vai envelhecer).
Realmente, um jogo cheio de faltas não é um exemplo, mas ao ver esse tipo de jogadas truncadas, lembra-se que Neymar não poderia atuar nesse tipo de partida, pois se atira muito em campo e raramente disputa as bolas. Aí tem-se a impressão de que temos mais uma celebridade do que um atleta. Daí surge toda a nutelagem que virou o futebol brasileiro hoje, com jogadores que parecem gostar muito mais da fama e do status de celebridade do que do próprio esporte em si. Pelé que era o Pelé, comia um misto quente, tomava um choco leite na padoca e ia de chinelo de dedo pro estádio jogar bola.
Como o futebol vai cada vez mais se tornando um grande mercado, muitos ficam realmente chateados de ver jogadores medíocres que em um dia recebem mais do que a maioria das pessoas no mundo vai demorar a vida toda pra juntar. Pode ser, sim, um ressentimento, mas nos parece uma realidade injusta e dura de engolir. Sem contar que na maioria das vezes, os jogadores são maus exemplos aos jovens, que vêem no sonho de celebridade uma possibilidade de não precisar estudar, se qualificar e se esforçar para se dar bem, o que na grande maioria das vezes, não se aplica, mas acaba nivelando tudo por baixo e alienando a sociedade de uma maneira geral.
interessante o teu ponto!!!
Podia fazer um vídeo falando sobre as pessoas falarem que jogadores só por terem copa do mundo, são melhores que outros.
O que mais tem nos comentários é isso.
Eu tinha 12 anos em 94, vibrei com a vitória do Brasil, mas pra mim, exceto o 3x2 contra a Holanda, os jogos em si eram muito chatos, carentes de emoção e lances de perigo.
tb tinha 12 anos....mas pra mim, aquela foi a copa que mais gostei...na real a única que realmente gostei....mesmo o nível técnico não sendo lá essas coisas
e quanto a emoção, teve sim....rolaram grandes jogos de grandes seleções...golaço de klismann na coréia...jogaços da romenia de hagi e bulgaria de stoikhcov...espanha goleando no ultimo jogo e sendo eliminada....tentão total na batalha de detroit (ou era dallas) naquele brasil 1x 0 suécia...o jogo contra os eua foi um jogo interesante tb...tenso pra caralho.....leonardo expulso e tal..nada de chato eu achei
@@Julio_Cesar_82 ah, quanto aos jogos eu me referi mais aos do Brasil. Mas teve jogos interessantes, a campanha da Itália na segunda fase foi legal, Bulgária e Alemanha também. Mas entendo seu ponto de vista.
@@eduardozaneski2783a copa de 94 foi meia chata mesmo. Agora a copa de 98 acho q foi melhor mesmo o Brasil perdendo
Futebol nos anos 90 pra mim era bão demais da conta e hj tbm é bom,,, futebol é sempre bom em qualquer época,,, vc é Fera demais melhor analista de futebol na minha opinião
Lista de 3 jogaços com raça, e sem muitas faltas:
1° Santos 4x5 Flamengo
2° Argentina 3x4 França (copa 2018)
3° Argentina 2x1 Nigéria
Também tem:
Alemanha 2x1 Argélia (copa de 2014)
@@paulocesarcardozoviana6339 jogão tbm!
@@vickmuller2893 ou ao inverso. Como eu e um amigo meu nas partidas de FIFA que sempre sai muitos gols: "Ou nós somos muito bons no ataque, ou muito ruins na defesa." kkkkk
Olá Bruno,
o link que segue mostra momentos do confronto entre Aston Villa e Juventus, na Copa dos Campeões do ano 1983.
Há aqui aspectos evidentemente muito subjetivos, mas que ajudam a vizualizar a questão do apego a épocas recuadas do futebol.
Vou elencar aqui alguns pontos:
1 - Clubes mais nacionais: Poucos estrangeiros por equipe, de modo geral 1 ou 2, no máximo 3, que eram estrelas. Isso criava um senso de maior identidade entre clube e futebol local.
2 - Uma maior valorização do regional: A Copa dos Campeões contava com os campeões nacionais e alguns vice campeões. Ver um Real Madrid e Milan era um acontecimento. Tornava os confrontos mais relevantes, mais esperados. Valorizava tremendamente o campeonato nacional, o regional. Fazia crescer o número de " grandes" em cada região.
3 - Estádios mais simples, mas com um público mais " torcida": Isso se evidência mais ainda quando pensamos no futebol inglês. A atmosfera deste estádio de 83 é muito mais viva do que a encontrada hoje na mesma Inglaterra. Torcedores em pé, faixas, bandeiras...
4 - O aspecto mais " especial" dos jogos, pois eram menos comuns as transmissões: Hoje vemos futebol demais. É muita oferta. Há uma notória banalização. Ver menos ajuda na construção de uma mitologia. Ver o Maradona um domingo sim, outro não, pelo campeonato italiano, ajudava a tornar a sua exibição mais especial do que ver a todo o momento a genialidade banalizada do Messi.
5 - Uniformes menos vinculados a propaganda e a experimentação das marcas esportivas: Isso ajudava também na maior vinculação sentimental com a marca do clube. Quantos anos o Juventus vestiria a mesma camisa? Se isso é bom ou ruim é coisa por demais subjetiva. Mas é certo que a identidade com os clubes foi criada nestas bases de identificação.
th-cam.com/video/7tU_VizBPF0/w-d-xo.html
Não fale mal do meu futebol RAIZ!!!!
Muito bom ouvir explanações simples, mas profundas!
Parabéns Bruno!
sempre gostei dos seus vídeos e JÁ CRITIQUEI DEMAIS quando o vídeo era em relação ao Pelé, unicamente quando é sobre este assunto porque eu mesmo já estudei pelé ano a ano, KM viajados por jogo e etc(uma planilha de excel gigante rs), e descordo de muita coisa mas com embasamento, PORÉM, este vídeo seu, cara é sobre o que eu penso quando escuto "FULANO É O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS"... cara como pode uma pessoa se fechar tanto se o futebol nem acabou ? como pode a pessoa se fechar tanto se há mudanças e evoluções constantes ? como pode FINGIR que não vê a habilidade ou a grandiosidade de fulano só pq gosta de ciclano ? (leia-se messi x cristiano, assim como já foi com ronaldo x zidane e pelé x maradona)... como pode... O SEU VÍDEO É NOTA MIL! PARABÉNS!
Cheguei aqui por indicação do Ubiratan Leal. Análise perfeita sobre o assunto, parabéns! Já me inscrevi
essa historia me parece, umas pessoas, exaltando a seleção de 2006, que nao viu nenhum jogo naquela copa.
um saudosismo uma nostalgia de quem nao viveu.
Pois é, cara. Eu vivi a época de 2006 e sou muito fã até hoje de Ronaldinho e companhia, mas fizeram uma copa ridícula. O futebol daquela seleção com certeza foi pior que 2010/18 e antes dos 7x1 até a de 2014 tava jogando mais. Esses craques de 2006 não jogaram nada, eu lembro que tinha visto pouco tempo antes Ronaldinho destruindo geral numa Champions e na copa parecia outro jogador, eu assistia sem acreditar que era o mesmo cara.
Chegaram fora de forma e não deram a mínima para a Copa. Fizeram jogos ridículos, sofríveis, uma Copa para esquecer. Seleção de 2006 é uma coisa que a distância no tempo só ajudou kkkk
@@ernandocborges além de não terem jogado nada, eu salvo o Zé Roberto da equipe titular ele se você vê realmente se preparou para aquela Copa ainda mais por estar jogando no país no qual ele atuava na época, também faltou a personalidade do técnico em enxergar que Ronaldo e Adriano não estava dando certo e chegaram fora de forma e o Cicinho pedia passagem para o time titular no lugar do Cafu.
@@brunosilva4519 verdade, Zé jogou praticamente sozinho naquele time titular e Cicinho e vários reservas estavam claramente melhor que os titulares e Parreira não foi treinador o suficiente para tirar os medalhões.
@@ernandocborges na época eu era adolescente , então eu só conseguia enxergar o porquê que o Brasil não conseguiu tendo vários nomes de peso ganhar aquela Copa, enxergando e analisando com a cabeça de hoje jogando daquela forma, o Brasil não tinha chance alguma de vencer, a França anulou o meio-de-campo do Brasil e o 1x0 foi só um mero resultado poderia ter sido 2,3 tranquilos.
Pode falar o que for, mas o futebol "aguerrido" não existe mais, os times vencedores dificilmente tem essa "garra" e os jogadores dificilmente tem algum carinho pelo clube e isso tira um pouco da magia do futebol.
Falou tudo além dos jogadores não gostarem dos clubes não gostam do esporte.
Temos que confiar mais no bruno formiga que nos seus próprios olhos.
Hoje temos CR7, Messi e Neymar em um patamar em que nos anos 80 tinhamos um desses em vários clubes, inclusive Brasil
@EM S Antigamente tinha uns 10 favoritos pra ganhar o prêmio de melhor do mundo, hoje só tem 2, então o pessoal acha que atualmente só tem pereba, mas a verdade é que Messi e CR7 são aliens, se não tivesse esses monstros a disputa ficaria equilibradíssima, com Xavi, Iniesta, Robben, Ribery, Neymar, Modric, Salah, Van Dijk, Ibra, Suarez, Lewandowski, Mbappé, Griezmann, entre outros, assim como era em outras gerações.
@@azaradson É por aí mesmo. O que diferencia CR7 e Messi dos outros (dessa geração e das passadas) é que os dois são doentes, em foco, etc. Cansei de ver jogo dos 2, que já tinham feito hat trick, jogo resolvido e eles comendo a bola querendo mais e mais. Messi fez 91 gols em 1 ano. Cristiano SOZINHO tem mais gols na Champions que vários TIMES grandes. São feitos surreais.
@@EduardoFernasci Concordo, o pior é que o jogador brasileiro não tem esse perfil, o futebol modero exige muita aplicação tática, força física, objetividade, regularidade e ambição de ser o melhor sempre e se superar a cada ano. Brasileiros costumam supervalorizar a finta, o chapéu, a caneta, carretilha, a prova disso é que boa parte dos brasileiros consideram que Ronaldinho foi melhor do que o Messi.
@@azaradson o grande diferencial é q não existia jogadores tão acima dos outros, cr7 e messi são tão superiores q os outros parecem ser medianos.
Nos anos 80 e 90 me vem à cabeça não mais q 6/7 jogadores q podemos definir como gênios.
Ronaldo fenômeno, Romário, Zidane, Zico talvez, Platini, Maradona...
Desses somente Maradona e Ronaldo fenômeno podemos comparar a messi e cr7.
@@cristianojacinto503 Concordo totalmente, sendo que nenhum desses 2 que você citou tiveram tantos anos no auge quanto Messi e CR7, em contrapartida ambos foram campeões do mundo sendo protagonistas.
Meu falecido avô, que teve o privilégio de assistir Pelé, Garrincha, Ademir da guia, Rivelino, Zico, Cruyff dizia q o único jogador q ele viu jogar q chegava perto do q o Pelé jogou foi o Messi. Meu vô tinha mto saudosismo mas tbm reconheceu talentos contemporâneos. Ótimo vídeo, formiga. Abraço!
Uma coisa é fato : Coletivamente o futebol brasileiro e sul-americano regrediu enquanto europeu progrediu ! E com relação a geração Raiz X Nutela , hoje se tem muito mais facilidades do que dificuldades , e sabemos que o esforço para atingir os objetivos forja nossa personalidade...
Vc é fera Bruno, gosta da sua forma de analisar e comentar futebol...
Futebol raiz pra mim,e com raça e vontade se entrega os 90 mnt e se esgota ao máximo pela aql partida
Como professor de história digo que o Bruno Formiga possui e muito a visão do historiador em sua análise.
Levando em conta o que o jogo significou em sua época, e claro, acentuando o apego emocional que temos com relação ao passado.
Parabéns pelo vídeo.
O Formiga iniciou a graduação em História, mas não chegou a terminar
Futebol raiz eh o nosso de trabalhador assalariado de final de semana, ou de joga a semana toda de graça pelo hobby e amor ao esporte...
Fora isso eh Fut profissional
Mano, sou muito puto com saudosismo e não só no futebol. Ganhou um inscrito aqui hehehehehe
Saudade de quando raiz e Nutella era só um meme do Facebook
Estou gostando muito desses seus vídeos com um tom de "cruzada para desmitificar os chavões do futebol" parabéns!
As pessoas lembram só das coisas boas do passado. Ninguém lembra dos filmes de merda dos anos 80, só se lembra dos clássicos aí parece que só tinha filme bom na época.
Pois é. Mesma coisa com música, com esporte, programa de televisão. Parece que tudo antigamente era perfeito e ninguém lembra que tinha coisa ruim de sobra também.
Só fugindo do assunto mas é a mesma coisa quando falam dos times da premiê league nego fala como se todos os times naquele campeonato tivessem o mesmo nível do liverpool ou Manchester citou da vida sendo que não tem pra variar tem times até ruins e medianos tambem
@@felixsilva973 no futuro a molecada de hoje vai falar que o futebol tá chato, que na época deles tinha Messi e CR7, que o Brasil tinha Marcelo e Dani Alves nas laterais, que o Flamengo montou um timasso que bateu o recorde dos pontos corridos...
Ninguém vai lembrar do Corinthians do Carille.
@@ernandocborges olha sobre música aí tenho que concorda e muito, as músicas de antigamente são muito melhores que as de hoje,qualquer musica hoje em dia faz um tremendo sucesso sendo que a maioria são tudo ruim que doe
@@hjdhjddsah kkkkkkk verdade
Faço coro contigo Bruno. O que percebo é o futebol mudando sua forma de jogar, talvez por existirem menos espaços , exista menos jogadas plásticas, mas elas ainda existem e mesmo o conceito de plasticidade é individual. Portanto futebol sempre será um produto de seu tempo e ouviremos argumentos de pessoas muito enraizadas em sua época.
Esse tipo de saudosismo não é exclusivo do esporte, mas em todas áreas da vida. Sempre o mais velho acha que "no tempo dele" era melhor.
Perfeito! Como sempre Bruno Formiga muito sensato e lúcido. Parabéns pelo canal, muito sucesso pela frente.
Você entendeu errado o vídeo, o futebol raiz foi o fato do jogador tomar a porrada e levantar na hora sem ficar rolando e chorando
Mas os jogadores hj em dia apanham e nem caem ent não precisam levantar kkk
@@brnarracoes2644 Messi no campeonato de 2016 em 21 jogos sofreu 16 faltinhas, Pelé contra o Boca em 1962 sofreu 21 durante o jogo, 21 faltas, das quais 6 deveria ter sido consideradas casos de polícia. vide vt da partida
Bruno fala de grandes jogadores que nunca jogaram numa copa!
Polêmicas Vazias: O título da seleção olímpica de 2008, é ou não é um título de Messi pela seleção ?
Up
É um título pela seleção, mas não pela principal
É título pela seleção olímpica, não pela principal
Não podemos confundir características de uma época como modelos a se seguir. As diferenças nas eras do futebol são eminentes, para melhor, em todos os contextos. Gostar dos ídolos é uma coisa, confundir com jogo de verdade aí está errado. Exemplos: Messi e CR7 são melhores do que qualquer jogador dos anos 90, são números, contra fatos não há argumentos. Bruno formiga você é o melhor comentarista do Brasil! Suas opiniões tem base de conhecimento, vc realmente estuda futebol com uma ótica imparcial. Meus parabéns!
Futebol de verdade era nos anos 2000. Todas as seleções com craques!
2006, melhor copa de todos os tempos, em relação à elencos!
Os melhores Elencos da copa de 2006 não jogaram nada. (Brasil e Inglaterra)
@@LucasHenrique-rj9jh FRANCA TINHA MAIS TIME QUE A INGLATERRA.
@@franoliveira6948 no papel não.
Procure vídeos da Copa 82. Aí sim você verá uma Copa com alto nível técnico
Belíssima construção, Bruno. Concordo. A única coisa que me impede de concordar 100% contigo é que FALTA NO FUTEBOL DE HOJE ZAGUEIRO COM BIGODE. Dava pra fazer um top 5 zagueiros com bigode. Zoera. Baita vídeo. O saudosismo é o mal do milênio. Pq antes da virada dos anos mil é que a coisa funcionava mesmo... ê saudade. Abraço.
Formiga e seu ÓDIO por futebol antigo, kkkkkkkk acompanho desde o Jogando em Casa, e sempre foi assim. Hahaha
N é ódio más entendi ...
@@talissonobito4646 cara, é brincadeira. kkkk
@@talissonobito4646 seu detector de sarcasmo precisa de atualização
N é ódio por futebol antigo, e sim por saudosismo
@@joaopedrosouza8198 Mds man sarcasmo
Acho natural ser saudosista , eu por exemplo sou torcedor do Milan e tenho 19 anos e os jogadores q me fizeram me apaixonar por futebol como , Nesta,pirlo, Seedorf, Shevchenko,xavi, Ferdinand,Rooney,ibra, Henry, Kaká, Ronaldo Ronaldinho e outros pra mim sempre terá um certo saudosismo pra mim
Ótima análise. Tem como fazer um vídeo abordando o tema do poder econômico dos clubes, fazendo uma comparação do presente com o passado, pois já ouvi muito a frase: "Hoje é fácil certo* time ganhar, pois tem dinheiro, antigamente era todo mundo igual, era mais dificil."
Perfeito vídeo!
Análise muito sensata, Parabéns, Formiga!
Mas uma coisa é fato: até o ano de 2000 ou 2001 a maioria dos clubes brasileiros eram muito melhores do que tem sido desde 2004 ou 2005 até hoje. Vejam os jogos do mundial de clubes e daqueles torneios de pre temporada, os brasileiros jogavam de igual para igual com os grandes europeus, e quando enfrentavam um europeu mediano, o vencia com muita facilidade. Hoje os grandes do Brasil, salvo exceções (flamengo de 2019, São Paulo 2005, Cruzeiro 2003) frente aos grandes e medios da Europa, mais parecem um time amador jogando contra um profissional, tipo aquele 8x0 do Barça no Santos.
dann perz aquele 8x0 foi um amistoso que o Santos jogou cheio de garotos de 16,17 anos q nunca nem tinham jogado no profissional
@@Usario321 Engano seu, Edu Dracena, Durval, Arouca, Léo, Montillo, entre outros jogaram essa partida.
Mas isso é um problema mais geral que não tem a ver apenas com o futebol, as potências europeias só ficaram mais ricas e passaram a investir no futebol, simples
@@dannperz6518 tu é muito burro pare de digitar asneiras nessa partida específica foi amistoso Santos já estava sem o seu principal jogador e estava com o time misto e alternativo
@@dannperz6518 e só mais uma coisa seu burro pare de ficar reproduzindo esse discurso de saudosismo que o futebol antigamente era melhor não era o futebol assim como qualquer esporte ele só se aprimora e progride os conceitos táticos o dinamismo o tempo de definir e concluir e parte física e o tempo clínico pra recuperação de atletas só melhorou o que existe é uma memória afetiva que é se criada pq seu time vivenciou um pedido de conquistas ou pq antigamente tinhas mais craques que jogo ou pq era permitido utilizar sinalizadores e bandeiras no estádio enfim agora dizer que o futebol de antigamente é melhor que o de hoje não passa de uma burrice
O mundo precisa te ouvir!
Cara, não vejo nenhum problema em ser saudosista. A verdade é que futebol de verdade ficou pra trás, e isso sentimos saudades. Futebol de hoje comparado com o do passado é uma porcaria
A verdade não. É o que você acha. O Liverpool de hoje trucidaria QUALQUER time da década de 90. Aquele São Paulo do Telê Santana, por exemplo, não aguentaria a intensidade depois dos primeiros 30 minutos de jogo. Garanto isso. Não me refiro à qualidade dos jogadores, mas sim à diferença física e tática. O futebol evoluiu como esporte. Como ter ficado pior como entretenimento, mas como esporte garanto que evoluiu e hoje é mais difícil.
@@dollynhoumcaralegal9161 cara, você deve ser o único do planeta que acha isso! Esse Liverpool de hoje comparado com o São Paulo de Telê é muito fraco..fala sério Mano!
No que era melhor? o futebol evoluiu muito
@@dollynhoumcaralegal9161 pura balela essa baboseira de tática e física, pura balela! Seleção da Suíça, ferrolho suiço, super forte fisicamente e com uma retranca poderosissima, ganhou alguma copa do mundo? E a itália que era muito mais forte fisicamente que o brasil tanto em 1994 quanto em 1970, e tinha uma retranca forte em 70, ganhou as finais contra o Brasil? Pura balela de gente que aplaude esse capitalismo desenfreado nos esportes, que não só prejudicam os esportes, como prejudica a nossa vida a cada ano que passa! Vai tentar juntar dinheiro suado pra ver seu time do coração pra ver se no final do mês a conta não chega... Um absurdo o encarecimento dos ingressos nessas arenas e a venda de comidas e bebidas nos arredores, tudo justificado por essa baboseira de futebol moderno europeizado que é muito inferior ao futebol raiz. Nenhum desses jogadores projetados pela elite burguesa de hojea dariam conta de jogar 10 minutos numa ilha do retiro cheia de lama do século passado, num parque antártica todo esburacado, em chuva intensa e com a pancadaria correndo solta, além da bola beeeeemmm mais pesada
@@manoelchaves1555 concordo plenamente com você. Nenhum desses moleques de hoje aguentaria as dificuldades daquela época, muito raro um moleque de hoje ter culh4o
Cara em partes eu concordo com esse negócio de jogo violento não ser considerado um bom jogo,mas quando se fala em futebol raiz muitas das vezes não é isso.
Antigamente o jogador disputava partidas em condições precárias,gramados etc ruim e jogavam muito bem levando em consideração às dificuldades.
Messi por exemplo reclamou dos gramados do Brasil para justificar sua má atuação na copa América de 2019.Agora pense ele na época do Pelé onde os gramados eram muito piores ???Iria jogar tudo isso.Ninguém nunca irá saber.
Hoje o que temos são ferramentas que facilitam para jogar bem o que não quer dizer que o futebol de hoje é melhor.
Quer ver um exemplo ou melhor analogia.
Elis Regina foi uma grande cantora do passado.Ela fazia clipes com uma imagem ruim ,pouco recurso comparado a hoje ,mas mesmo assim a voz dela ,o jeito de cantar com a alma ,não tinha ninguém que resistia.Os clipes mesmo com pouco recurso se tornavam muito bom por causa do talento dela.
Anitta cantora do presente ,faz clipes com imagem boa ,tem bastante recurso que faciltam para ela fazer um bom.clipe,mas mesmo assim os clipes dela são ruim com todo respeito a ela e a voz dela nem se compara com a da Elis Regina pra cantar.Qualquer idiota sabe disso.
Deu para entender ???O mesmo acontece no futebol.Hoje tem recursos que facilitam para o jogador jogar bem ,mas muitas das vezes o que vemos???Jogador num gramado ótimo ,chuteiras ,bolas etc tudo do melhor fazendo lances bizarros.Por que um jogador do passado errar é tolerável por causa das condições do campo sem contar que muitos deles fazia.milagres num gramado horrível.Isso não tem nada de saudosismo.Isso se chama coerência.
Agora é claro que tem muito senhorzinho que gosta de contar mentiras só para dizer que a época dele tudo foi melhor.
Um exemplo :Já ouvi alguns senhores falarem que os carros de antigamente são melhores do que o de hoje.
A primeira coisa que eu pergunto para eles :"Num calor de 40 graus o senhor prefere um carro de antigamente que não tinha ar condicionado ou os de hoje que tem ar ???
Eles ficam sem resposta.
Tem coisas do passado que foram boas outras não.
Quando o Messi aposentar, vai ser liberado ser saudosista?
😂😂😂😂
Nem vão poder falar que é saudosismo da nossa parte. Pq os vídeos vão estar aí pra quem quiser ver, o cara faz mágica em campo.
Liberado é, só é idiota mesmo.
Vamos doar o vibrador do Kid Bengala pro Formiga se consolar....
"Mimimi Enzo, Mimimimimimi Nutela".
Ah, vai arrumar um emprego!!
Kkkkkk
Depois dessa disertação perfeita, tenho que concordar.Não tinha olhado deste ponto de vista.....Parabéns e sucesso pra todos do Canal!
Sou total a favor so Formiguismo no futebol brasileiro
Esse cara é foda, imparcial e realista
@@mateusmartins9893 Parcial neste tema e qnd vai se meter e política.
@@luizfernandes3332 em política eu concordo o Formiga é PARCIAL agr sobre futebol ele é IMPARCIAL!
Bruno Formiga, gostei muito do jeito que esclareceste este aspecto, foste sincero, e até mesmo eu já costumo a dizer que quando Messi e o Ronaldo se aposentarem eu vou deixar de ver futebol porque pra mim eles são os melhores. Então até certo ponto eu entendo quando um mais velho diz que os jogadores do seu tempo foram os melhores...
Seleção sempre será criticada ! Vivemos no Brasil
Enquanto a cbf não se adequar ao futebol da atualidade, em qualquer, epoca vai ser criticada, ninguém aguenta ver a seleção jogar feio e tomar pau na copa do mundo, ninguém quer ter seu time desfalcado durante jogos importantes pra ver um amistoso do brasil contra o poderoso guinomiquixtão jogando na Coreia do Sul e jogando mal.
Quando a cbf e seleção melhorarem talvez o brasileiro dê valor.
cbf não ajuda botando um monte de tecnico mediocre e atrapalhando os clubes em data fifa
Mas a cbf também tem essa mentalidade ultrapassada, vide "não temos nada pra aprender com outras seleções", "somos o país do futebol", "não queremos Guardiola, só um brasileiro pode treinar a seleção", entre outros exemplos.
@@azaradson a cbf é um antro de corrupção, só nisso ja ta errado pra crl, e tem esse ponto que vc levantou, a cbf hoje tem tudo pra irritar o torcedor.
Voltei aqui para assistir este vídeo. Uma obra prima, só quem discute com saudosita sabe o quanto isso é difícil.
Porra irmão eu discordo frontalmente de você.
Dentre todos os esportes talvez o futebol seja a maior tradução do jeito de pensar de um povo, da sua cultura, das suas origens.
Contrapondo o seu discurso eu apresento 3 premissas:
1 - O domínio ideológico das potências econômicas sobre o jeito certo e errado de jogar. Isso destruiu o nosso futebol bem como o de outros locais que hoje são meros exportadores (Brasil, países africanos, paises da América do Sul em geral) agora somos meio que insumos que vendidos como matéria prima temos que nos adequar ao jeito europeu de jogar futebol, onde sanções são dadas a quem não segue o script.
Inventaram o tal do drible do terço final do campo, colocaram uma jaula em mentes criativas e mais, passamos a ver jogadores inseguros frente a europeus pois agem como aprendizes perante os professores (jogadores e treinadores europeus)
Sou da época que brasileiro saia pra fazer a diferença, mudar clubes de patamar e não serem operários, maos de obra descartável como hoje.
2- Ausência de identidade nacional.
Nossos grandes craques, isso falando Brasil surgiram numa época em que o país como um todo tentava desenvolver um pensamento mais altivo como nação, o país buscava se afirmar como uma nova potência, ou pelo menos provar o potencial que tinha. Isso fazia o Brasileiro ter auto estima, rir do jeito cintura dura do europeu e buscar cada vez mais mostrar que éramos melhores que os enganavamos em campo com algo que eles jamais teriam: malícia, intimidade pura com a bola.
Garoto brasileiro queria ser craque brasileiro e assim replicavamos Pelés Caracas, Romários, Ronaldinhos, Robinhos, Alex, Rivelino, Zico, dentre tantos outros. Hoje queremos ser cintura dura, não se tem mais amor pela bola, hoje voltamos a algo tão antigo que já tínhamos vencido, voltamos a ter complexo de vira lata.
É impressionante que depois de tudo que representamos no futebol aceitamos ser doutrinados e redescobertos pelo colonizador europeu que fingiu que tudo que fizemos no futebol não existiu pois certo é o futebol moderno, com regras, sem improviso onde todos os gols saem de ultrapassagem pelos lados, cruzamentos pra trás e um chute.
3- A inteligência europeia.
Europeu não é bobo, como eles jamais teriam o que tínhamos, passaram a desqualificar, cheguei a ver um elogio a Rodrigo do Real Madri falando que ele era msis Europeu do que Vinicius Jr.
Nossa! Sem palavras, o louco é não ver ninguém perceber isso.
Tenham certeza que os europeus percebem e enquanto eles matam o nosso futebol com essa imposição covarde, eles só evoluem, aprenderam a jogar como nos, aprenderam a industrializar o que fazíamos a mao e o pior, nos fazem esquecer como chegamos até o 5 título mundial de seleções e revelamos tantos gênios.
Sabe porque Neymar é tão craque? Porque ele é BRASILEIRO. Ele não obedece, ele tem auto estima, ele dribla onde quer, ele é ele.
Quanto ao restante dos brasileiros, enquanto se submeterem a essa ditadura do futebol europeu serão cada vez mais desvaloridaos, humilhados como Gabigol que depois de ser artilheiro de tudo disseram que não tinha o perfil. Enquanto tentarmos ser o que não somos nunca mais seremos os melhores.
Vc é o Ciro Gomes do futebol.
Gostei do que tu disse, apesar de achar que tu e o formiga não estão falando a mesma coisa, creio inclusive que ambos os discursos podem andar juntos.
Tem uma tese antropológica nesses parágrafos......rsrsrsr, mas muita verdade também..
Discursou bem, mais fugiu do tema do vídeo. Parabéns pela didatica mano!!
Você está falando isso só por causa do jejum de títulos mundiais da Seleção. Isso não é culpa dos europeus, é algo que simplesmente acontece. Lembre-se que já atravessamos um jejum maior do que esse, com praticamente todos os nossos principais jogadores atuando em solo nacional.
Quanto a neymar, ele é um dos melhores dribladores de todos os tempos. Faz isso porque sabe, não apenas porque quer. Um jogador que não seja fora de série tentando fazer o mesmo diante da forte marcação feita no futebol atual de alto nível levará sua equipe à ruína ao ser desarmado várias vezes e ceder contra-ataques.
Sem essa de Europa malvada, cara. Enquanto jogamos o futebol brasileiro "puro" nesses últimos tempos só passamos vergonha. Melhoramos recentemente quando nos abrimos para o que estava acontecendo ao redor do mundo.
Falou falou. E mao falou nada
Parabéns pela clareza e lucidez com que vc abordou o tema, Formiga. Vc falou tudo e tão bem que eu não sei nem o que comentar, a nao ser te parabenizar. Forte abraço 👊
Vamos ser sincero tb Formiga:
Jogadores hoje não sabem bater uma falta,como era antigamente;
Jogadores de hoje mal sabem bater um escanteio e fazer um cruzamento descente;
Os jogadores de hoje não treinam pós treino cobranças de falta como o Marcelinho Carioca fazia;
Jogadores de hoje não se junta nem pra fazer uma confraternização,como uma roda de samba entre outros.Os caras pegam seus celulares com fone e ficam lá no seu mundo,como não tivesse ninguém ao seu lado;
Os jogadores de hoje são vendidos novos demais,ao invés de pegar uma bagagem para o exterior (o último jogador assim foi o Neymar, que já chegou pronto na Europa);
Jogadores de hoje foram contaminados pela maldita Lei Pelé,que matou grandes clubes e despedaçou os clubes do interior (Ronaldo Fenômeno foi revelado no São Cristóvão,Rivaldo no Santa Cruz, Roberto Carlos no União São João entre outros).
Respeito muito sua análise Formiga(que é muito boa) mas tem o meu contraponto que é algo de se analisar,mesmo eu não sendo jornalista.
Algo de se analisar ? Só falou abobrinha, cara. Olha Messi, De Bruyne, Kroos, Eriksen... Verdadeiros gênios da bola parada. Sem contar ínumeros outros.
@@luisgustavopecanha5507 se vc ler novamente,vc vai ver que estou falando do futebol brasileiro.
Leia novamente antes de cagar pelos dedos.
@@luisgustavopecanha5507 na bola parada são bons,mas antigamente tinha os exímios batedores de falta, diferente de hoje.
Vc é foda Bruno, sensatez ímpar nas reflexões, acertou de novo. Mas vem ca, em termos de seleção Brasileira o saudosismo num é exagero não tá. Temos Neymar,ok.... Mas em conquistas não temos mais nada.
Bruno Formiga é a kryptonita da galerinha mente fechada ❤❤❤❤❤
Verdade. O pessoal fica preso no passado e não aproveita os jogadores do momento que são fantásticos. Um fato que acho bastante curioso é galera que ama futebol, mas não assiste o melhor futebol da atualidade, que é o europeu, mesmo tendo acesso. Tenho amigos que gostam mais de futebol que eu, mas tem um preconceito gigantesco com o futebol de fora. Isso não entra na minha cabeça. Mesma coisa que o cara adorar cinema, e não assistir as principais obras de Hollywood.
Em relação a arquibancada, realmente anos 80 e 90, eram muito melhores do que hoje, acho q a festa do futebol foi caindo muito durante os anos.
A festa foi caindo,os preços dos ingressos subindo e maluco se matando cada vez mais por causa de torcida organizada,o futebol mudou pra pior
Sim mano a elitização é foda
É justamente isso que você falou! Uma geração mais antiga sempre vai falar que a sua foi melhor do que a mais nova. Tenho certeza que meu avô falava pro meu pai q na época do Pelé q era bom e q Ronaldo, Ronaldinho e talz não eram tanta coisa assim, da msm forma que meu pai fala que esses q eram bons e que os de hoje em dia não prestam
Formiga todo mundo sabe que vc odeia o futebol do passado!!! Kkkk entenda que tudo que é marcante que foi muito bom sempre será lembrado e comparado com algo atual, gosto não se discute as podem sim e sempre vão achar muitas coisas do passado melhores.
O futebol mudou pra pior,aumentou os preços dos ingressos ,aumentou a violência nos estádios e diminuiu a qualidade dentro de campo.
Chamar os outros de saudossista é desculpa de ignorante que não entende nada da história.
Mano, vc é um dos melhores comentaristas que existe.
Nego acha que dar porrada e jogar com raça!
Felipe Melo é o jogador mais raçudo que existe se for assim kkkkk
o que eu vejo são ciclos de futebol. Nos anos 90 eu não sei se havia uma tendência defensiva, mas no início dos anos 2000 o futebol era bastante defensivo. O Brasil foi penta jogando no 3-5-2. Não que tenha sido defensivo, mas também passava longe da ideia de futebol total. Naquele time tinha Edmilson, Gilberto Silva e Klebérson (3 volantes, 1 atuando como zagueiro). O talento puro se resumia a Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo. Em 2.004, a Grécia foi campeã européia praticando um futebol extremamente defensivo, literalmente jogando por uma bola. Já em 2006 a Itália "inovou" jogando no 3-6-1. Foi tetra. Claro que tinha jogadores incríveis como o Pirlo e o Del Piero, mas jogava com 1 atacante e apostava em uma zaga espetacular (o Cannavaro foi o melhor jogador do mundo naquele ano, muito pela copa que fez). Hoje o futebol parece mais tático, mais equilibrado. Parece não haver uma prevalência clara de ideias defensivas ou ofensivas.
Eu: Abro o TH-cam para estudar
Obstáculo: Vídeo novo do Bruno Formiga
😂😂 Eu também! Trabalho e estudo pela internet, mas de vez em quando encontro essas barreiras.
Grande Bruno !! Você sem dúvidas é um grande comentarista. Gostaria de saber se você é contra o saldosismo em qualquer área da vida? Kkk tipo música ? Vivência social dos anos 80 e 90 ? Em fim... Abraço e parabéns por suas análises.
Formiga humilha os broncos sem que percebam e ainda aplaudem kkkkkkkkkkkkkkNinguém contraria o Formiga, genial kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O problema maior vai ser pras gerações que viram Messi e CR7, esses que vão ser mais saudosistas ainda.