Existe MÉRITOCRACIA? Vídeo DESMOTIVACIONAL

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ก.ย. 2024
  • Neste vídeo DESMOTIVACIONAL (NÃO ASSISTA se deseja continuar iludido) levantamos o seguinte questionamento: a meritocracia existe? Nele tratamos de um assunto complexo, afinal, não existem soluções biográficas para problemas sociais complexos. Mesmo assim, o mito da meritocracia é um tema que faz parte do nosso dia-a-dia e do capitalismo, afinal, somos fiéis ao tempo que vivemos - infelizmente!
    Dessa forma, algo facilmente questionável é ter como critério único da ascensão social as conquistas individuais, visto que na realidade brasileira, questões como: relações pessoais, nepotismo e apadrinhados são tão fortes e presentes a ponto de desqualificar a impessoalidade de uma dita meritocracia
    Da mesma maneira, o talento singular tido responsável pelo sucesso é uma forma de ignorar assuntos como o ambiente próspero que ALGUNS INDIVÍDUOS estão inseridos.
    Na ótica de Bourdieu (1979) o fracasso nunca é individual, como somos levados a acreditar. Ele explica que ALGUMAS PESSOAS não tem emprego, NÃO POR SUA culpa isolada, onde os vilões SERIAM a falta de oportunidade e pouco estudo. Mas sim, o sistema que não investiu recursos o suficiente naquele indivíduo, dificultando seu crescimento e o sabotando.
    Deixando claro que fizemos um vídeo pautado por uma pesquisa exploratória com o objetivo principal de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias já alicerçadas tendo em vista a formulação de hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.
    Depois desse esclarecimento, quero dizer que há um velho ditado que diz que é dando que se recebe. Muitos chamam esse termo de reciprocidade. Por esse aspecto, dar e receber são verbos que se complementam quando se fala em reciprocidade; dessa forma, eu gostaria firmemente de receber o FEEDBACK; pois, só dessa forma vou saber se estou no caminho correto
    Dito isso, um abraço e fiquem com CRISTO e deixem nos comentários seu FEEDBACK
    Referências
    Bauman, Zygmuntt e May, Tim. 2010. Apredendo a pensar com a SOCIOLOGIA. Rio de Janeiro : Zahar, 2010.
    Duarte, Kaique Campos, Amaral, Márcia Maria Oliveira e Cardoso, Wladirson Ronny da Silva . 2020. O MITO DA MERITOCRACIA E A EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL SIMBÓLICO. RJLB. 4, 2020.
    Ferreira, Bruno Sarmento e Silva, Luciano Nascimento . 2014. SUPERESTRUTURA, DIREITO E IDEOLOGIA: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA, SISTÊMICA E AUTOPOIÉTICA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. 2014.
    #MÉRITOCRACIA #VÍDEOdesmotivacional #motivacional

ความคิดเห็น • 4

  • @strougt
    @strougt 16 วันที่ผ่านมา +1

    Todos os dias aqui no bairro as 5hs da manhã, os pontos de ônibus estão lotados de trabalhadores que querem muito dair da pobreza!! Ninguém quer ser pobre e todos eles se esforçam ao máximo pra sair dessa pobreza que eles vivem!! Ninguém gosta de trabalhar mais de 8hs por dia e ainda ter que fazer ou horas extras, ou bicos ou ter outro emprego pra ter complementar renda!! Esse papo de que vc ta nessa situação é por que vc quer, ou por que vc nao se esforçou o suficiente é balela!!
    As empresas produzem milhões por semana! Seja ela qual for. Mas o lucro disso tudo fica com o patrão! Mas os trabalhadores que estão lá todos dias produzindo essa riqueza para eles recebem apenas um salário mínimo e só!
    Como que alguém vai conseguir mudar vida com tantas horas de trabalho e ganhando pouco? Somos todos explorados oor eles e ainda temos que ouvir calado de playboy que estamos nessa situação por wue queremos e não oor que o sistema capitalista é contra a gente que trabalha!!

    • @CanalApenasMaisUm
      @CanalApenasMaisUm  16 วันที่ผ่านมา +1

      É revoltante ver como o sistema beneficia poucos enquanto a maioria luta para sobreviver com salários baixos e jornadas exaustivas.
      Você tem toda razão em criticar o discurso que culpa o indivíduo pela pobreza. A realidade é que a desigualdade é fruto de um sistema econômico que concentra a riqueza nas mãos de poucos. As empresas lucram bilhões, enquanto os trabalhadores que geram essa riqueza recebem apenas uma pequena parte

  • @paulotcoliveira
    @paulotcoliveira 7 หลายเดือนก่อน

    Meu pai veio do recôncavo baiano, não acreditou nisso, filho de lavadeira, negra descendente de escravos, estudou , não foi preguiçoso nem civarde, eu segui seu exemplo, e meus filhos também, quando decidimos trocar a pedra no caminho por uma manga .

    • @CanalApenasMaisUm
      @CanalApenasMaisUm  7 หลายเดือนก่อน

      Tenho histórias parecidas na família, mas, evidências anedóticas não corroboram com o mito da meritocracia