O sufixo ENSE também está em vários clubes de futebol pequenos do país, como Juazeirense, Tombense, Figueirense, Atlético Goianiense, Cabofriense, Atlético Paranaense, Fluminense e outros.
O Grêmio, na verdade, era para se chamar "Portoalegrense", da mesma forma que ninguém chama o Novorizontino (que também tem "Grêmio" no nome), não se chama assim, apenas "Novorizontino".
Olá, Olavo! Esse sufixo -ense é comum porque é muito antigo na língua, derivado do latim -ensis, que indica relação, origem. Daí também vem outro sufixo nosso, o -ês, por apócope. Enquanto o -ês é mais usado para gentílicos de países (inglês, francês, etc), o -ense é mais usado para cidades (hamburguense, alegretense, etc). Em latim também havia o sufixo -anus (nosso -ano: romano, italiano, etc) mas era de uso bem mais geral e, talvez por isso, tenha prosperado menos nos gentílicos.
@@joao0luiz Sim, e goiano, paulistano, americano, africano, jamaicano, cubano. Essa terminação existe, mas é um pouco menos comum do que a terminação -ense, para cidades, pelo menos.
Olavo, uma sugestão: faça um vídeo sobre os gentílicos que não têm relação direta com os topônimos, mas são históricos e de uso consagrado. Exemplo: papa-goiaba (RJ), capixaba (ES), gaúcho (RS), patureba (Patos de Minas), etc.
Aqui na nossa região se usa muito. Ex.: Maracajá, Criciúma, Içara, Passo de Torres e etc. Maracajaense, Criciumense, Içarense e Passo-Torrense. Mas tem cidades que fogem da realidade. Ex.: Siderópolis, Treviso, Nova Veneza e Lages Sideropolitano, Trevisano, Neo-Veneziano e Lageano Muito bom seu conteúdo, parabéns! Manda salve para Forquilhinha!
Eu vivo no mundo das exceções rs, quem nasce na minha cidade Sete Lagoas, é Setelagoano e fica próxima de Belo Horizonte e quem nasce lá é Belohorizontino.
A cidade da Arena do Jacaré. Onde o Cruzeiro deu aquele cacete de 6x1 no Atlético em 2011. 😁😁😁 Eu sabia que era "setelagoano" porque quando vim pra BH vi ônibus de turismo da empresa Setelagoano. E o do Democrata é qual "Democratense"?
Ola Olavo. Excelente video, tirou muitas duvidas que eu tinha sobre o gentilico das cidades e tambem dos estados, que por sinal pode merecer uma continuação deste video identificando o gentilico do estado e a outra forma que é conhecido o descendente deste estado.
O gentílico de quem nasce em Fortaleza é/são: Fortalezense, Fortalexiense (esse termo ñ se usa mais) e Alencarino ( se referindo ao escritor José de Alencar); Já aqui em Manaus, o temo ''Manauara e Manauense'' é a mesma coisa, antes também o nascido em Manaus se conhecia por ''Baré''. Abraços...
O "alencarino" se referindo à Fortaleza eu descobri ONTEM no blog do Cássio Zírpoli. "Baré" é usado pro Amazonas, não? Já que o apelido do Campeonato Amazonense é "Barezão". E esse termo é o nome de alguma tribo indígena, não? 🤔🤔🤔
@@anticlubista9581 Sim, é uma tribo indígena daqui, mas ''Baré'' não se aplicava ao amazonenses fora de Manaus, se chamava somente os habitantes da Capital; incrível não ter nada a falar disso; e também ''baré'' é uma etnia do Amazonas e da Venezuela. Já o ''Barezão'' é assim chamado pela maioria dos times serem de Manaus. Abraço.
O gentílico da cidade de Goiás/GO é vilaboense, pois o antigo nome da cidade é Vila Boa de Goiás, mas na década de 90 se emancipou a cidade de Vila Boa/GO, e agora as 2 cidades, no mesmo estado, têm o mesmo gentílico. E são bem distantes uma da outra, Goiás/GO fica no meio de Goiânia/GO e a divisa com Mato Grosso, e Vila Boa/GO fica no entorno do DF.
Olá Boa tarde gostaria que você fizesse vídeo atualizado sobre a criação da região metropolitana do entorno do Distrito Federal foi aprovado esse mês. Estamos aguardando
Buenas !!! Gostei desse canal, e já me inscrevi. Aqui no Rio Grande do Sul também tem um São Domingos. É São Domingos do Sul. Fica entre a Serra Gaúcha e i Planalto. Abraço
Ótimo vídeo, como sempre abordando temáticas ou detalhes que passam despercebidos ou mesmo ficam esquecidos pela maioria da mídia; algumas observações: minha cidade, Belo Horizonte, foge desse esquema do sufixo "ense" predominante na maior parte dos municípios, e adota a bem rara terminação "ino", resultando daí "belo-horizontino" (a grafia correta é essa, de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa-Volp); já no caso dos naturais das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, deve-se lembrar que os mesmos seriam simultaneamente "paulistanos E paulistas" (já que nascidos também dentro do Estado de São Paulo), e "cariocas E fluminenses" - considerando-se que desde a incorporação da extinta Guanabara ao Estado do Rio o habitante da cidade do Rio, além de carioca, também passou a ser fluminense, se bem que os mais antigos do lugar ainda hoje insistem na separação que havia antes - aliás já vi alguns cariocas desse tempo antigo dizerem enfaticamente que existem diferenças marcantes, sob vários aspectos, entre quem é natural da antiga Guanabara/ex-DF e quem é natural do "restante do Estado do Rio", o que justificaria a persistência de gentílicos distintos ainda hoje. Porém como não conheço o assunto a fundo, deixo para o pessoal de lá dar mais detalhes e confirmar se isso tem mesmo fundamento ou não.
Olavo, deixa eu dar o meu pitaco? Eu entendo que Jardim e Parque são um recurso de marketing para valorizar os loteamentos, na maioria das vezes sem nenhuma semelhança com um jardim ou com um parque.
Durante a ocupação francesa na baia da Guanabara, a conhecida Franca Antártica, havia uma benfeitoria "espécie" de construção, era desconhecido o autor da construção, assim sendo os índios deduziram que havia sido algum homem branco que havia feito aquilo, de certo serviu de abrigo para as tropas de Villagagnon, nos confrontos contra os portugueses
Fico intrigado com o caso da minha cidade natal. Pro IBGE e nos dicionários, quem nasce em Tibagi seria "tibagiense". Porém, quem mora lá usa "tibagiano", a ponto de um clube no centro da cidade ser o Clube Tibagiano. Até hoje não consegui descobrir porque o IBGE não acolheu a forma que é mais usada.
No Brasil usa-se muito ense,em Portugal em alguns casos como "bracarense"(natural de Braga),por exemplo,mas também usa-se Lisboeta(Lisboa). Em espanhol usa-se muito "eño",por exemplo: Madrileño(Madri),porteño(Buenos aires),paceño(La Paz),etc..
Sobre Manaus, minha cidade, realmente pode ser tanto Manauara ou Manauense. Mas, o mais comum é Manauara mesmo, e tem até Shopping center com esse nome. E fica até estranho quando alguém fala que é Manauense, pois soa estranho pra quem é daqui é já mostra que a pessoa que disse isso é de fora da cidade.
Bom dia o sufixo "Ara" me parece que significa morara....igual a minha cidade Araraquara-SP que tem o termo "Aracoara" que significa morada do sol!.....Portanto "Manauara" me parece significar "Quem mora em Manaus"
Além dos munícipios São Domingos "puros", há ainda os munícipios de São Domingos mais um complemento no nome com São Domingos do Norte-ES, São Domingos do Araguaia-PA, etc.
No Rio Grande do Norte é muito mais usado o termo potiguar,mas a federação de futebol usa o gentilico menos convencional,o nome é Federação Norte-Riograndense de Futebol.
Aqui no norte do Paraná ocorre um fenômeno peculiar. Todas as cidades que compõe o norte do estado têm como gentílico os sufixos de suas próprias cidades (Londrinense, Maringaense, Cambeense, Apucaranense etc). Porém, o gentílico para quem nasce em qualquer cidade do norte do Paraná é Pé-Vermelho, devido ao fato do solo ser de cor avermelhado, parecendo colorau.
Cristian, eu dei ao Olavo a sugestão de fazer um vídeo com esses gentílicos que não têm relação direta com os topônimos, mas têm origem afetiva, histórica. Como Pé Vermelho (PR), potiguar (RN), papa-goiaba (RJ), etc.
6 estados do Brasil possuem 2 gentilicos Acre:Acreano ou Acriano Espirito Santo:Capixaba ou Espirito-santense Rondonia:Rondoniense ou Rondoniano Rio Grande do Norte:Potiguar ou Norte-riograndense Rio Grande do Sul:Gaúcho ou Riograndense Santa Catarina:Catarinense ou barriga-verde
Olá Olavo. Nós, que nascemos e vivemos em Manaus. Os portugueses dizem que quem nasce em Manaus... é manauense e fim de papo. E eles estão corretos, visto que é deles que herdamos a nossa ortografia, e consequentemente, o nosso vocabulário. Mas os povos originários, dizem que não. Que quem nasce em Manaus, viverá e morrerá manauara e acabou-se. E eles também estão corretos, visto que é deles que nós herdamos o nosso gentílico... e toda a nossa identidade.
Na cidade do meu avô em Capivari (SP) o gentílico é capivariano, ou seja também está fora dessa regra (tem até um time chamado Capivariano). E também tem Itu em que o gentílico é ituano (que também tem um time de futebol)
Olavo Nas cidades com São Domingos vc considerou apenas as cidade que são apenas "São Domingos" ou de fato esqueceu "São Domingos do Araguaia" no Pará?
Sou natural de Taboão da Serra (SP) e moro no mais recentemente considerado "Formigueiro das Américas" desde sempre. E o gentílico usado pela população de Taboão, por todas as formas de mídia e pelo próprio poder público local é "TABOANENSE". Inclusive, a primeira vez que "taboanense" apareceu em um documento oficial foi em 1967, apenas oito anos depois da emancipação do município. Mas para o IBGE, não sei por que cargas d´água, o gentílico que consta lá é "TABOENSE". E absolutamente NINGUÉM em Taboão da Serra se define como "taboense". Até tentei recorrer ao próprio IBGE para tentar descobrir o motivo pelo qual somente ele utiliza esse gentílico que a própria sociedade TABOANENSE desconhece, mas até hoje não obtive retorno.
De tanto "encher o saco" do IBGE, consegui fazer com que eles mudassem o gentílico de Taboão da Serra para "TABOANENSE"! Eles devem ter se tocado de que o gentílico que constava lá não tinha nada a ver com a realidade. Obrigado, IBGE!!!
Acho que é por conta do nome do Estado ter saído de um suposto rio (na verdade, depois se foi sabido que era a Baía de Guanabara), e "flumi" é um prefixo relacionado aos rios... por isso saiu esse gentílico, para o desgosto de quem nasceu no Estado e não é torcedor do pequeno clube carioca de mesmo nome!
Olavo, você esqueceu de citar que você é são-bernardense e também o curioso caso do gentílico "luverdense" (Lucas do Rio Verde-MT) que carrega apenas PARTE do nome "Lucas" ("LUverdense").
Na minha cidade o gentílico é Apucaranense é quem nasceu aqui em Apucarana e Paranaense é quem nasceu aqui no Paraná ou fora daqui do Paraná é chamado de Pé Vermelho por causa da terra roxa daqui do Paraná
Então brasileiro é um trabalhador! 🇧🇷 Vi uma reportagem sobre os 500 anos do Brasil no Globo Rural: era sobre o pau-brasil. Brasileiro era quem trabalhava com a madeira pau-brasil! 😱 Ou seja: brasileiro = “madeireiro”! Além de brasileiro tem o gentílico brasilo! O gentílico brasiliano é mais usado em italiano. Mas... e se fosse... Pindorama? 🤔 Ou... Pindaíba? 🤔 Estou na Pindaíba! (situação financeira ruim) 🤔
@@CanalQueComenta Semelhante à cidade de Buenos Aires, que não pertence à província de Buenos Aires (E ao Rio de Janeiro quando não pertencia ao estado de mesmo nome)
@@matheuscamelo7846 exatamente... mas enquanto que o caso antigo do Rio e o caso... atual... de BAs, os países têm nomes diferentes, no México, é cidade estado e país
Eu sou de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Aqui o povão se chama de 'carioca", mas não quer se chamar de Fluminense por que não querem ser confundidos como torcedores do Clube de futebol Fluminense. Quem mora na Baixada Fluminense é o que?
Fato: alguns times de futebol brasileiros carregam o gentílico das suas cidades, como por exemplo: Campinense,Chapecoense, Novorizontino,tombense Atlético Goianiense,Luverdense,Jacuipense,etc...
Quem nasce no Cairo capital do Egito é cairota que nasce em Moscou a capital da Rússia é moscovita quem nasce em Genebra é genebrino quem nasce Nos Emirados Árabes Unidos é emiradense e quem nasce na Nova Zelândia também é kiwi
Também é muito comum no Brasil clubes de futebol com nome dos gentílicos, só na Série A de 2022 são 5: Fluminense, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Bragantino, Atlético Goianiense. Na Série B 4: Ituano, Chapecoense, Tombense, Novorizontino. Na Série C 3: Aparecidense, Atlético Cearense, Campinense. Menção honrosa para o Figueirense que não é gentílico mas tem o sufixo ense. Série D nem vou olhar, mas deve ter alguns também.
@@joseromario92 Correto, mas ao pesquisar, vi que a referência era a uma antiga região de Floripa, denominada "Figueira". Daí deve vir a menção à árvore
*Mesmo sendo torcedor do São Paulo Futebol Clube, eu já auto questionei sobre a origem do termo "Sãopaulino". Bem verdade que poderia ter vários gentílicos como Sãopaulense, Sãopaulista, etc... mas o termo Sãopaulino foi assim escolhida desde os tempos de sua fundação. O nome "São Paulo" para a cidade se deu devido a sua fundação em 25 de Janeiro de 1554 a qual coincide com a data da conversão de Paulo de Tarso, a qual era o apóstolo de Jesus. Todavia, o santo padroeiro da cidade de São Paulo até 2006 era Santa Ana e, não São Paulo. Já o São Paulo(instituição) NO PASSADO havia grande ligação religiosa e tudo que é ligado ao clube tem Paulo no nome. Ou seja, mais do que ligação de identificação com a cidade e estado, a instituição vê o nome "São Paulo" com significado muito mais amplo.*
@@CanalExclave Realmente, acho que ninguém sabe com certeza a origem do gentilico de quem torce para o São Paulo. O que eu posso pensar é que isso tem a ver com religião pois existe livraria que se chama Edições Paulinas, talvés pode ser disso, mas não tenho certeza. Esse historiador é Michael Serra, Olavo?
Existem gentílicos que em tese são incorretos porque designam uma profissão e não um nativo. Brasileiro é certamente o mais importante e designava originalmente quem trabalhava na extração do pau-brasil. Mas também o nativo de MG, o mineiro, que absorveu o gentílico da profissão.
Sou de Campinas -SP. Hoje utilizamos o gentílico "Campineiro". No entanto, existe aqui a Academia Campinense de Letras. Acredita-se que houve uma corruptela no termo com o passar dos anos.
Campinense pode ser associado também a Campina Grande (PB), onde inclusive há um time de futebol de mesmo nome. Aliás, uma outra curiosidade lá: eles fazem grande rivalidade com o outro time de massa da cidade, o Treze, que gera algumas bizarrices. Enquanto o time do Campinense não usa o número 13 para nenhum jogador, os torcedores do Treze dizem que nasceram no município e, portanto, se consideram campina-grandenses!
Faz um vídeo sobre os gentílicos que nada tem a ver com o nome do lugar: Gaúcho - Rio Grande do Sul Barriga verde - Santa Catarina Candango - Brasília Capixaba - Espírito Santo Paraíba - Norte e Nordeste
Não curto gentílicos com o sufixo "-ense". Talvez pelo fato da imensa maioria das cidades brazukas adotarem um assim. A minha cidade usa o sufixo "-ano": "francano".
O sufixo ENSE também está em vários clubes de futebol pequenos do país, como Juazeirense, Tombense, Figueirense, Atlético Goianiense, Cabofriense, Atlético Paranaense, Fluminense e outros.
Isso acontece exatamente em função dos gentílicos desses lugares. Tirando o Athletico, concordo que todos eles são pequenos kkk'
@@gabrielaquino7883 esse é pequeno também.
@Gabriel Ribeiro provavelmente é por conta do nome completo do time, a Chapeconse é assim por causa do nome "a Associação Chapecoense de Futebol"...
O Grêmio, na verdade, era para se chamar "Portoalegrense", da mesma forma que ninguém chama o Novorizontino (que também tem "Grêmio" no nome), não se chama assim, apenas "Novorizontino".
@@gabrielaquino7883 nossa
Olá, Olavo! Esse sufixo -ense é comum porque é muito antigo na língua, derivado do latim -ensis, que indica relação, origem. Daí também vem outro sufixo nosso, o -ês, por apócope. Enquanto o -ês é mais usado para gentílicos de países (inglês, francês, etc), o -ense é mais usado para cidades (hamburguense, alegretense, etc). Em latim também havia o sufixo -anus (nosso -ano: romano, italiano, etc) mas era de uso bem mais geral e, talvez por isso, tenha prosperado menos nos gentílicos.
Sensacional seu comentário! Obrigado!
Curitibano e Cuiabano
@@joao0luiz Sim, e goiano, paulistano, americano, africano, jamaicano, cubano. Essa terminação existe, mas é um pouco menos comum do que a terminação -ense, para cidades, pelo menos.
Aí, Ricardo! Dá gosto ver que ainda existe vida inteligente no Planeta TH-cam!
Olavo, uma sugestão: faça um vídeo sobre os gentílicos que não têm relação direta com os topônimos, mas são históricos e de uso consagrado. Exemplo: papa-goiaba (RJ), capixaba (ES), gaúcho (RS), patureba (Patos de Minas), etc.
Bom tema
Canela-verde (Vila Velha-ES), barriga-verde (Santa Catarina), potiguar (Rio Grande do Norte)
Alencarino (Fortaleza)
Aqui na nossa região se usa muito.
Ex.: Maracajá, Criciúma, Içara, Passo de Torres e etc.
Maracajaense, Criciumense, Içarense e Passo-Torrense.
Mas tem cidades que fogem da realidade.
Ex.: Siderópolis, Treviso, Nova Veneza e Lages
Sideropolitano, Trevisano, Neo-Veneziano e Lageano
Muito bom seu conteúdo, parabéns!
Manda salve para Forquilhinha!
Sou fã deste canal!! Bom demais!! Parabéns Exclave!!
Muito obrigado!!
Conheci o canal agora e já vou me escrever! Parabéns pelo conteúdo!
Seja bem-vindo!
Eu nasci e moro na cidade de Candelária - RS e aqui nós também somos conhecidos com candelariense. Abraços !
Legal!
Eu vivo no mundo das exceções rs, quem nasce na minha cidade Sete Lagoas, é Setelagoano e fica próxima de Belo Horizonte e quem nasce lá é Belohorizontino.
😀😀
A cidade da Arena do Jacaré. Onde o Cruzeiro deu aquele cacete de 6x1 no Atlético em 2011. 😁😁😁
Eu sabia que era "setelagoano" porque quando vim pra BH vi ônibus de turismo da empresa Setelagoano. E o do Democrata é qual "Democratense"?
Esse video já é muito bom . Parabéns 😎👍
Muito obrigado!
Ola Olavo. Excelente video, tirou muitas duvidas que eu tinha sobre o gentilico das cidades e tambem dos estados, que por sinal pode merecer uma continuação deste video identificando o gentilico do estado e a outra forma que é conhecido o descendente deste estado.
Valeu, amigo!
O gentílico de quem nasce em Fortaleza é/são: Fortalezense, Fortalexiense (esse termo ñ se usa mais) e Alencarino ( se referindo ao escritor José de Alencar);
Já aqui em Manaus, o temo ''Manauara e Manauense'' é a mesma coisa, antes também o nascido em Manaus se conhecia por ''Baré''.
Abraços...
Porquê Baré?
@@joseromario92 antes era assim que eram chamados os naturais de Manaus; não se usa mais esse termo, agora só ''Manauara e Manauense''.
O "alencarino" se referindo à Fortaleza eu descobri ONTEM no blog do Cássio Zírpoli. "Baré" é usado pro Amazonas, não? Já que o apelido do Campeonato Amazonense é "Barezão". E esse termo é o nome de alguma tribo indígena, não? 🤔🤔🤔
@@anticlubista9581 Sim, é uma tribo indígena daqui, mas ''Baré'' não se aplicava ao amazonenses fora de Manaus, se chamava somente os habitantes da Capital; incrível não ter nada a falar disso; e também ''baré'' é uma etnia do Amazonas e da Venezuela.
Já o ''Barezão'' é assim chamado pela maioria dos times serem de Manaus.
Abraço.
@@georgehenrique8572 "incrível não ter nada a falar disso"
O que você quis dizer, bro? Abraço.
Faltou mencionar Florianópolis que o gentílico é florianopolitano. Outro caso em SC é Lages que é lageano.
Aqui em Curitiba é Curitibano.
Legal!
O gentílico da cidade de Goiás/GO é vilaboense, pois o antigo nome da cidade é Vila Boa de Goiás, mas na década de 90 se emancipou a cidade de Vila Boa/GO, e agora as 2 cidades, no mesmo estado, têm o mesmo gentílico. E são bem distantes uma da outra, Goiás/GO fica no meio de Goiânia/GO e a divisa com Mato Grosso, e Vila Boa/GO fica no entorno do DF.
Boa!!
Estive pensando nesse assunto ontem. Muito grato pelas informações.
Eu que agradeço a audiência!
Olá Boa tarde gostaria que você fizesse vídeo atualizado sobre a criação da região metropolitana do entorno do Distrito Federal foi aprovado esse mês. Estamos aguardando
Vou falar disso!
Buenas !!! Gostei desse canal, e já me inscrevi. Aqui no Rio Grande do Sul também tem um São Domingos. É São Domingos do Sul. Fica entre a Serra Gaúcha e i Planalto. Abraço
Seja bem-vindo, amigo! Não citei a do RS porque ela é uma "São Domingos do...", não uma apenas São Domingos, como as outras.
@@CanalExclave Muito bem. Obrigado pela informação!!!
Ótimo vídeo, como sempre abordando temáticas ou detalhes que passam despercebidos ou mesmo ficam esquecidos pela maioria da mídia; algumas observações: minha cidade, Belo Horizonte, foge desse esquema do sufixo "ense" predominante na maior parte dos municípios, e adota a bem rara terminação "ino", resultando daí "belo-horizontino" (a grafia correta é essa, de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa-Volp); já no caso dos naturais das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, deve-se lembrar que os mesmos seriam simultaneamente "paulistanos E paulistas" (já que nascidos também dentro do Estado de São Paulo), e "cariocas E fluminenses" - considerando-se que desde a incorporação da extinta Guanabara ao Estado do Rio o habitante da cidade do Rio, além de carioca, também passou a ser fluminense, se bem que os mais antigos do lugar ainda hoje insistem na separação que havia antes - aliás já vi alguns cariocas desse tempo antigo dizerem enfaticamente que existem diferenças marcantes, sob vários aspectos, entre quem é natural da antiga Guanabara/ex-DF e quem é natural do "restante do Estado do Rio", o que justificaria a persistência de gentílicos distintos ainda hoje. Porém como não conheço o assunto a fundo, deixo para o pessoal de lá dar mais detalhes e confirmar se isso tem mesmo fundamento ou não.
Valeu, amigo!!
Também existe um município de São Domingos do Norte aqui no Espírito Santo.
😀😀
Ótimo vídeo!
Gostaria de ver um vídeo falando o porque que a maioria de todo bairro começa com o nome de JARDIM.
Isso tá no meu radar!
Boa! E também "parque".
"Cidade" e "vila" também
Olavo, deixa eu dar o meu pitaco? Eu entendo que Jardim e Parque são um recurso de marketing para valorizar os loteamentos, na maioria das vezes sem nenhuma semelhança com um jardim ou com um parque.
Durante a ocupação francesa na baia da Guanabara, a conhecida Franca Antártica, havia uma benfeitoria "espécie" de construção, era desconhecido o autor da construção, assim sendo os índios deduziram que havia sido algum homem branco que havia feito aquilo, de certo serviu de abrigo para as tropas de Villagagnon, nos confrontos contra os portugueses
Olha só
Fico intrigado com o caso da minha cidade natal. Pro IBGE e nos dicionários, quem nasce em Tibagi seria "tibagiense". Porém, quem mora lá usa "tibagiano", a ponto de um clube no centro da cidade ser o Clube Tibagiano. Até hoje não consegui descobrir porque o IBGE não acolheu a forma que é mais usada.
Olha só!
E Tibagi fica em qual estado? Vou chutar: SC.
Cidade Tibagi
Est do Paraná.
Meio Norte
Temos até a TV Tibagi
Homenageando o
Rio Tibagi..
04:28 faltou são domingos do Azeitão e são domingos do Araguaia
Não faltou, é que considerei apenas as que chamam somente São Domingos, sem mais nada no nome.
Sempre vídeo bom em conhecimento e bom de assistir!
Obrigado 👍
Na Bahia tem Conceição do Jacuípe, gentilico conjacuipense; São José do Jacuípe e Riachão do Jacuípe ambas com gentilico jacuipense
Conjacuipense é uma palavra difícil!
@@CanalExclave e esquisita
No Brasil usa-se muito ense,em Portugal em alguns casos como "bracarense"(natural de Braga),por exemplo,mas também usa-se Lisboeta(Lisboa).
Em espanhol usa-se muito "eño",por exemplo: Madrileño(Madri),porteño(Buenos aires),paceño(La Paz),etc..
Em Barueri já vi o uso de barueriense e baruerino.
Muito Bom... sou do Pará nasci em Itaituba então sou Itaitubense e Paraense
Viva o PA!
E nortista, brazuka, sudaca, americano, terráqueo, soláreo e via-lácteo. 😀😀😀
Sobre Manaus, minha cidade, realmente pode ser tanto Manauara ou Manauense. Mas, o mais comum é Manauara mesmo, e tem até Shopping center com esse nome. E fica até estranho quando alguém fala que é Manauense, pois soa estranho pra quem é daqui é já mostra que a pessoa que disse isso é de fora da cidade.
Obrigado pelo comentário!
Excelente vídeo... sempre me perguntei isso.... parabéns
Que bom que gostou!
Além do sufixo ENSE, tem muitas cidades com o sufixo ANO em seus gentílicos.
Isso aí
Será que,já teve algum estado, nunca teve cadeira na Academia brasileira de letras?
Boa
No meu adjetivo pátrio tem o maior encontro vocálico da língua portuguesa
Piauiense
Tchau Brigado
cinco vogais!
Gostei muito do vídeo Olavo, essa semana foi um pouco maior 10 minutos 😁😁😁
Que bom que gostou!
Luciano, você é o barbarense, né?
@@anticlubista9581 sim sim
Quem nasce em Patos de Minas é patense. Quem se muda para lá é patureba. E quem deixa é denominado patife.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Seria só gozação, ou existe algum fundamento para o uso de tal termo ?
Eita!
Bom dia o sufixo "Ara" me parece que significa morara....igual a minha cidade Araraquara-SP que tem o termo "Aracoara" que significa morada do sol!.....Portanto "Manauara" me parece significar "Quem mora em Manaus"
Boa, amigo!
quando eu viajo para algum lugar, quando eu passo em algum lugar diferente, eu penso qual o gentílico daquele lugar
Sim! Eu também
Like garantido número 103 aqui da Cidade de Santa Bárbara do Leste MG
Caramba, já ouvi falar de Santa Bárbara do Oeste, terra do União Barbarense. Não sabia que tinha do Leste também.
@@leonardogoldschmidt763 sim sim, uma pequena cidade de Minas Gerais situada na Região do Vale do Rio Doce
Viva!
Onde Moro em Paragominas-PA o gentílico é Paragominense.
Ense!
Aqui em Santos (SP) até o começo do século XX era chamado de Santense quem nascia aqui. Com o tempo ficou comum o Santista.
Não sabia dessa!
Sou de Brejo do Cruz - PB, que nasce lá é brejo cruzense....
👏👏
Será que tem alguma cidade que não tem,rua sem saída?
Pergunta boa... não lembro de ter visto rua sem saída em Serra da Saudade
Além dos munícipios São Domingos "puros", há ainda os munícipios de São Domingos mais um complemento no nome com São Domingos do Norte-ES, São Domingos do Araguaia-PA, etc.
Isso aí!
Já existe,Silvanópolis To . Gentilico Silvanopolense, Silaspolitano (grego)
Boa!
Exemplo de cidades baianas com gentílicos de sufixo ENSE: Santo Amaro (santamarense), Feira de Santana (feirense), Camaçari (camaçariense) etc.
Aê!!
Campinas/SP, tem dois gentílicos, campinense e campineiro. Campina Grande/PB, tem o gentílico campinense.
Isso aí
Tem São Domingos do sul no rio grande do Sul tbm
Sim! Há muitas "São Domingos do..." pelo Brasil. Mas apenas São Domingos, sem complementos, são aquelas que citei.
Qual a origem de fluminense (pessoa nascida no estado do Rio de Janeiro)?
No Rio Grande do Norte é muito mais usado o termo potiguar,mas a federação de futebol usa o gentilico menos convencional,o nome é Federação Norte-Riograndense de Futebol.
Boa!
Aqui no norte do Paraná ocorre um fenômeno peculiar. Todas as cidades que compõe o norte do estado têm como gentílico os sufixos de suas próprias cidades (Londrinense, Maringaense, Cambeense, Apucaranense etc). Porém, o gentílico para quem nasce em qualquer cidade do norte do Paraná é Pé-Vermelho, devido ao fato do solo ser de cor avermelhado, parecendo colorau.
Cristian, eu dei ao Olavo a sugestão de fazer um vídeo com esses gentílicos que não têm relação direta com os topônimos, mas têm origem afetiva, histórica. Como Pé Vermelho (PR), potiguar (RN), papa-goiaba (RJ), etc.
Pé-vermelho,barriga-verde...
Potiguar é a mais conhecido aqui no RN do que Norte-Rio-Grandense, assim como gaúcho em relação ao Sul-Rio-Grandense
*Em Pirapozinho aqui próximo a presidente prudente sp o solo tbm e vermelho*
Boa!
Os gentilico maioria achava,fosse 50% ense ou 50% ano no final
É, também me surpreendi com essa taxa alta
6 estados do Brasil possuem 2 gentilicos
Acre:Acreano ou Acriano
Espirito Santo:Capixaba ou Espirito-santense
Rondonia:Rondoniense ou Rondoniano
Rio Grande do Norte:Potiguar ou Norte-riograndense
Rio Grande do Sul:Gaúcho ou Riograndense
Santa Catarina:Catarinense ou barriga-verde
E o gentílico da minha cidade Macaé que é igual de Macau: macaense
Quase um gentílico chinês
E existe a cidade de Macau-RN, mas que usa "macauense"
Olá Olavo. Nós, que nascemos e vivemos em Manaus.
Os portugueses dizem que quem nasce em Manaus... é manauense e fim de papo. E eles estão corretos, visto que é deles que herdamos a nossa ortografia, e consequentemente, o nosso vocabulário. Mas os povos originários, dizem que não. Que quem nasce em Manaus, viverá e morrerá manauara e acabou-se. E eles também estão corretos, visto que é deles que nós herdamos o nosso gentílico... e toda a nossa identidade.
Excelente comentário
Fortalezenses também podem ser chamados de alencarinos por causa de José de Alencar.
Boa!
Cuiabá e cuiabano.
Lucas do Rio Verde e luverdense.
Luverdense, que até pouco tempo era figura carimbada na Série B
@@CanalExclave ,Lucas do Rio Verde e uma cidade muito rica, lá só tem sulistas. Eu moro em Cuiabá.
Na cidade onde eu nasci (e moro) não tem o "ense" no gentílico, porque eu moro em São Paulo (SP) e o gentílico de São Paulo é paulistano
Eu sou nascido e moro em Valença (RJ), aqui o gentílico é "valenciano", ou seja, também está fora dessa regra!
Na cidade do meu avô em Capivari (SP) o gentílico é capivariano, ou seja também está fora dessa regra (tem até um time chamado Capivariano). E também tem Itu em que o gentílico é ituano (que também tem um time de futebol)
Boa!!
Olavo
Nas cidades com São Domingos vc considerou apenas as cidade que são apenas "São Domingos" ou de fato esqueceu "São Domingos do Araguaia" no Pará?
Isso, foram só as que são apenas "São Domingos", sem complementos
*Nipponico/ Japonês, mesmo povo, todavia, com gentílico na lingua Portuguesa que não tem mesmo terminação das silabas.*
Bem diferente!
Nipônico vem do nome do país em japonês transliterado: Nihon ou Nippon
Sou natural de Taboão da Serra (SP) e moro no mais recentemente considerado "Formigueiro das Américas" desde sempre. E o gentílico usado pela população de Taboão, por todas as formas de mídia e pelo próprio poder público local é "TABOANENSE". Inclusive, a primeira vez que "taboanense" apareceu em um documento oficial foi em 1967, apenas oito anos depois da emancipação do município.
Mas para o IBGE, não sei por que cargas d´água, o gentílico que consta lá é "TABOENSE". E absolutamente NINGUÉM em Taboão da Serra se define como "taboense". Até tentei recorrer ao próprio IBGE para tentar descobrir o motivo pelo qual somente ele utiliza esse gentílico que a própria sociedade TABOANENSE desconhece, mas até hoje não obtive retorno.
Rapaz! Falou com qual setor no IBGE?
@@CanalExclave mandei reclamações no "Fale Conosco", mesmo, que é o meio mais fácil de contato. Não cheguei a falar com nenhum setor específico.
De tanto "encher o saco" do IBGE, consegui fazer com que eles mudassem o gentílico de Taboão da Serra para "TABOANENSE"! Eles devem ter se tocado de que o gentílico que constava lá não tinha nada a ver com a realidade.
Obrigado, IBGE!!!
@@alessandrosantos6716 aeeeee
👍👍👍👍
😀😀
Então porque Fluminense para quem é do interior do estado do Rio de Janeiro?
É pro estado todo eu acho
@@leonardogoldschmidt763 Fluminense tem o sufixo ense. Então de onde ele varia? Flumino?
@@morenovinil1212 Sinceramente não sei, o Olavo deve saber
Deve ser da época em que a cidade do Rio de Janeiro não fazia parte do Estado do Rio de Janeiro.
Acho que é por conta do nome do Estado ter saído de um suposto rio (na verdade, depois se foi sabido que era a Baía de Guanabara), e "flumi" é um prefixo relacionado aos rios... por isso saiu esse gentílico, para o desgosto de quem nasceu no Estado e não é torcedor do pequeno clube carioca de mesmo nome!
Olavo, você esqueceu de citar que você é são-bernardense e também o curioso caso do gentílico "luverdense" (Lucas do Rio Verde-MT) que carrega apenas PARTE do nome "Lucas" ("LUverdense").
Luverdense é realmente uma palavra interessante!
Na minha cidade o gentílico é Apucaranense é quem nasceu aqui em Apucarana e Paranaense é quem nasceu aqui no Paraná ou fora daqui do Paraná é chamado de Pé Vermelho por causa da terra roxa daqui do Paraná
Capital do boné!
Pela regra da língua portuguesa o gentílico de Brasil era para ser Brasiliano, mas o termo Brasileiro vem de quem maneja/trabalha com o pau Brasil
E hoje em dia eu acho uma palavra muito boa
Então brasileiro é um trabalhador! 🇧🇷
Vi uma reportagem sobre os 500 anos do Brasil no Globo Rural: era sobre o pau-brasil. Brasileiro era quem trabalhava com a madeira pau-brasil! 😱 Ou seja: brasileiro = “madeireiro”!
Além de brasileiro tem o gentílico brasilo!
O gentílico brasiliano é mais usado em italiano.
Mas... e se fosse... Pindorama? 🤔
Ou... Pindaíba? 🤔 Estou na Pindaíba! (situação financeira ruim) 🤔
Eu só queria saber pq o campeonato carioca não se chama campeonato fluminense, já que ele envolve time do estado do Rio de Janeiro.
Na minha cidade, o gentílico é bem diferente, portofranquino (Porto Franco}. Mas acho que deveria ser "franco-portuense".
Sua sugestão é bonita
Quem nasce no México país, é mexicano.
Quem nasce no Estado de México, onde fica Toluca, é mexiquense.
Quem nasce na Cidade do México, é capitalino.
México {México[México(México)]}
porém a Cidade do México não fica no estado do México. É autônoma, e já foi DF.
@@CanalQueComenta Semelhante à cidade de Buenos Aires, que não pertence à província de Buenos Aires
(E ao Rio de Janeiro quando não pertencia ao estado de mesmo nome)
@@matheuscamelo7846 exatamente... mas enquanto que o caso antigo do Rio e o caso... atual... de BAs, os países têm nomes diferentes, no México, é cidade estado e país
Contagem é Contagense
Barra de São Francisco é Franciscano
Boa
@@CanalExclave th-cam.com/video/mpoZRottFyc/w-d-xo.htmlsi=-wJLG1SMT-YDdKBT
Eu sou de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Aqui o povão se chama de 'carioca", mas não quer se chamar de Fluminense por que não querem ser confundidos como torcedores do Clube de futebol Fluminense. Quem mora na Baixada Fluminense é o que?
Que tal um vídeo apresentando a Baixada?
@@CanalExclave Opa !! seria muito legal, e também eu poderia mandar pro pessoal que não sabe muito sobre gentilícos
Fato: alguns times de futebol brasileiros carregam o gentílico das suas cidades, como por exemplo:
Campinense,Chapecoense, Novorizontino,tombense Atlético Goianiense,Luverdense,Jacuipense,etc...
Isso aí!
Acho que o gentilico,aparece na certidão de nascimento.
A do meu filho não tem... tem a cidade de nascimento, não o gentílico
O certo seria sermos brasilienses e não brasileiro (eiro indica profissão). Mas pelos exploradores do pau-brasil, viramos brasileiros.
Aqui em Taubaté o mais usual é Taubateano mas pode se usar Taubateense.
Legal! O IBGE reconhece só taubateano
E qual é o maior e menor gentílico do Brasil??
Excelente pergunta, vou pesquisar
Na minha cidade o gentílico é guaibense = Guaíba - RS
😊😊
México é o nome do país, do estado e da capital e lá usa-se mexicano pra o país, mexiqueɲ̃o pra o estado e mexiquense pra a cidade.
Boa!
O gentílico de Engenheiro Caldas-MG é engenheiro-caldense
Grande, né?
Tiópolis
Cuma?
@@CanalExclave tiôpolense
Quem nasce no Cairo capital do Egito é cairota que nasce em Moscou a capital da Rússia é moscovita quem nasce em Genebra é genebrino quem nasce Nos Emirados Árabes Unidos é emiradense e quem nasce na Nova Zelândia também é kiwi
Boa!!
Também é muito comum no Brasil clubes de futebol com nome dos gentílicos, só na Série A de 2022 são 5: Fluminense, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Bragantino, Atlético Goianiense. Na Série B 4: Ituano, Chapecoense, Tombense, Novorizontino. Na Série C 3: Aparecidense, Atlético Cearense, Campinense. Menção honrosa para o Figueirense que não é gentílico mas tem o sufixo ense. Série D nem vou olhar, mas deve ter alguns também.
Alguns não, muitos na D kkk Jacuipense, Juazeirense, Campinense etc
Muito boa observação!
Figueirense não seria gentílico de um bairro ou região da cidade?
@@matheuscamelo7846 Figueirense vem de Figueira, e no escudo dó Clube tem um desenho da dita Figueira
@@joseromario92 Correto, mas ao pesquisar, vi que a referência era a uma antiga região de Floripa, denominada "Figueira". Daí deve vir a menção à árvore
*Mesmo sendo torcedor do São Paulo Futebol Clube, eu já auto questionei sobre a origem do termo "Sãopaulino". Bem verdade que poderia ter vários gentílicos como Sãopaulense, Sãopaulista, etc... mas o termo Sãopaulino foi assim escolhida desde os tempos de sua fundação. O nome "São Paulo" para a cidade se deu devido a sua fundação em 25 de Janeiro de 1554 a qual coincide com a data da conversão de Paulo de Tarso, a qual era o apóstolo de Jesus. Todavia, o santo padroeiro da cidade de São Paulo até 2006 era Santa Ana e, não São Paulo. Já o São Paulo(instituição) NO PASSADO havia grande ligação religiosa e tudo que é ligado ao clube tem Paulo no nome. Ou seja, mais do que ligação de identificação com a cidade e estado, a instituição vê o nome "São Paulo" com significado muito mais amplo.*
Cheguei a perguntar para um historiador do SPFC sobre o termo são-paulino e nem ele soube a resposta!
@@CanalExclave Realmente, acho que ninguém sabe com certeza a origem do gentilico de quem torce para o São Paulo. O que eu posso pensar é que isso tem a ver com religião pois existe livraria que se chama Edições Paulinas, talvés pode ser disso, mas não tenho certeza. Esse historiador é Michael Serra, Olavo?
@@mitsuomatsuyama2415 o próprio!
Poderia falar por que Brasileños não usam o termo Brasiliano e sim, Brasileiro...
É algo a pesquisar
Quem nasce em Pernambuco é pernambucano...
mas e quem nasce em Tilambuco???
Fica aí a pergunta do amigo internauta
Quem nasce em Caxias do Sul é caxiense também?
sim... e tem a empresa de ônibus que liga tal cidade a Porto Alegre e o litoral norte: o Expresso Caxiense.
Isso!
Uberlândia
Quem nasce: uberlandense
Imigrante: uberlandino
Aqui quem nasce aqui na minha cidade marmeleiro é marmeleirense
😀😀
Curioso que o Campeonato Carioca é um campeonato estadual, portanto devería chamar-se Campeonato Fluminense.
Pois é
Existem gentílicos que em tese são incorretos porque designam uma profissão e não um nativo. Brasileiro é certamente o mais importante e designava originalmente quem trabalhava na extração do pau-brasil. Mas também o nativo de MG, o mineiro, que absorveu o gentílico da profissão.
Mas não sei se poderíamos chamar de incorreto... creio ser uma evolução da palavra
@@CanalExclave Verdade!!
Então Anápolis em Goiás faz parte dos 8% das cidades que não tem o -ense no final de seu gentílico, quem nasce na cidade é anapolino.
Verdade!
Romarionopolis-romarionopolense
😀😀
O nome da minha gata é Belinha, aí o Olavo fala "Vila Belinha"
🤣🤣🤣
Sou de Campinas -SP. Hoje utilizamos o gentílico "Campineiro". No entanto, existe aqui a Academia Campinense de Letras. Acredita-se que houve uma corruptela no termo com o passar dos anos.
Campinense pode ser associado também a Campina Grande (PB), onde inclusive há um time de futebol de mesmo nome. Aliás, uma outra curiosidade lá: eles fazem grande rivalidade com o outro time de massa da cidade, o Treze, que gera algumas bizarrices. Enquanto o time do Campinense não usa o número 13 para nenhum jogador, os torcedores do Treze dizem que nasceram no município e, portanto, se consideram campina-grandenses!
Legal, não sabia dessa!
Faz um vídeo sobre os gentílicos que nada tem a ver com o nome do lugar:
Gaúcho - Rio Grande do Sul
Barriga verde - Santa Catarina
Candango - Brasília
Capixaba - Espírito Santo
Paraíba - Norte e Nordeste
Se eu não me engano, paraíba é um termo pejorativo e ofensivo para se referir a quem vive no Norte e no Nordeste!
Potiguar - Rio Grande do Norte
Paraiba é um termo usado pra se referir ao povo nascido no Norte e Nordeste PEJORATIVAMENTE
Potiguar-RN
Isso, "paraíba" como termo genérico é ofensivo.
"Qualquer um" q escute bem, pensa q os gentílicos são exclusivos do Brasil...x favor!!!
Não entendi.
Pra mim, o gentílico mais estranho é de Três Corações MG: quem nasce lá é tricordiano.
Acho bem legal!
É porque coração em latim é CORDI. Daí vem cordiano. 3 é tri. Tricordiano
Campinas é campineiro...sem ense..
Isso aí
Não curto gentílicos com o sufixo "-ense". Talvez pelo fato da imensa maioria das cidades brazukas adotarem um assim. A minha cidade usa o sufixo "-ano": "francano".
"ano" é realmente um diferencial
Joinville se escreve com dois "L", mas joinvilense é apenas com um "L".
Boa, nunca tinha parado pra pensar nisso
O nome da cidade é estrangeiro e o gentílico foi aportuguesado
Pq o gentilico de nordeste é nordestino, do sudeste é sudestino, do norte é nortino, mas do sul é sulista? Sul seria um tipo de ideologia?
Será que acharam "sulino" feio?
@@CanalExclave kskskdkdkkdkdkdkskd
Eu acho que o Norte também tem gentílico "nortista", se não estou enganado!
Eu escuto mais "nortista" do que "nortino", mas pode ser só ilusão
Aqui tem os diademenses e os "diadementes" kkkk
Viva Diadema
Em Pádua, RJ, temos paduanos e paduentes...