Meu deus, acordei de 5hs hoje num sete de setembro para aprender mais sobre técnica literária antes de escrever e saí vendo um bocado de vídeos seus em sequência. Parabéns pela edição e organização dos vídeos! São excelentes, dignos de serem chamados de vídeos profissionais. Tem muita gente no youtube que dá dicas vazias que não sabe desenvolver ou explicar muito sobre a técnica, mas você sabe muito bem como fazê-lo. Não se passou 15 segundos sem que dissese algo muito importante que valesse a pena ser anotado. Parabéns, continue o bom trabalho! Vou recomendá-la a meus amigos escritores ;)
8 ปีที่แล้ว +20
Muito obrigada mesmo! Abri um sorrisão aqui com seu comentário. Que bom que eu to conseguindo te ajudar de alguma forma, e espero que seus amigos também gostem dos vídeos. Abraço!!!
Verdade, o canal é ótimo para esses estudos literários. Gosto mais ainda dele por mostrar alguns exemplos do que foi citado ao longo do vídeo. O vídeo é simples, mas é muito útil e bem executado.
Mas vc não explicou que essas dicas sobre cenas é só para roteiros, e não para uma história clássica.Porque livro com muitas cenas fica com narrativa carregada de roterização.
Sou sua fã Wlanger e minha gratidão é imensa, sabe por quê? Desde criança gosto de escrever, mas a vida me levou para outros caminhos. Guardei histórias pela metade pois não tinha método para terminar e agora aos 76 ( dia 26/03 farei 77) resolvi terminar essas histórias e é vc q está me ajudando a fazê- lo. Gratidão e muito sucesso em sua vida
Sua voz de menina doce constrasta com seu vocabulário preciso e pedagógico pra nos ensinar os caminhos pelos quais vc já passou. Só a agradecer, amiguinha!
Estou começando a escrever um livro e graças a vc eu estou aprendendo bastante Nunca pensei que iria ter tanto interesse assim pela literatura Obs: tenho apenas 14 anos 👉👈
Wlange, sigo assistindo seus vídeos e ando melhorando muito. Eu acho que você tem um capricho fora do comum para deixar bem claro e bem explicado para todos os fâs do canal. De verdade, muito obrigada por cada vídeo seu, obrigada, obrigada mesmo, obrigada com repeat. É lindo o quanto você se dedica pra ensinar os outros
9 ปีที่แล้ว +4
+Sarah Guimaraes Aaaai que linda você! Me emocionei aqui, sério :3 Obrigada pelo carinho, fico muito feliz de saber que os vídeos te ajudam!!
Eu esqueço da luz do sol no meus texto ,foi bom lembrar Como sempre video exelente ,explicação facil de entender . Eu estou escrevendo tentando melhorar a minha historia Eu sempre fiz historia na minha cabeça para relexar. Historia com artista de televisão fazia direto Parabêns
Eu estou escrevendo uma história com narrador onisciente, já estou chegando no final da trama, seus vídeos me ajudaram gratidão, que o universo te traga muita sorte!
Wlange, sou uma pessoa que tem hiperatividade, tenho mil ideias para escrever livros, mas sinceramente não consigo me prender em uma só, uma hora quero fazer um livro sobre a apocalipse e duas horas depois eu apago o livro e começo a criar um sobre bruxas, oque eu faço para me prender a uma ideia só?
+Bruna Mar Oie! Eu to com um roteiro pra fazer um vídeo sobre isso, mas já adiantando: o que eu recomendo é que, se não der pra encaixar essas novas ideias no livro que você já está escrevendo, você anote essas novas ideias, faça um resuminho, um brainstorm de tudo que te ocorreu sobre essa ideia, e aí deixa isso guardado, pra poder desenvolver depois que você terminar o que está escrevendo. Fazer contos curtos também é uma boa, mas desde que isso não pegue muito do seu tempo ou da sua concentração que você poderia estar investindo no livro que já está escrevendo, sabe? Porque terminar seus livros é uma coisa essencial. Por isso também não recomendo escrever mais de um livro ao mesmo tempo, porque na maioria das vezes isso faz com que você divida sua atenção e sua concentração, e aí não consegue desenvolver bem nenhuma das duas histórias.
Ficçomos comigo o que tá acontecendo é o seguinte tenho dois livros, sendo um a continuação do outro, só que estou me focando no primeiro que por questão de lógica deve ser concluído primeiro, mas já fiz um bom resumo do segundo e até já comecei a escreve-lo e tem horas que penso que esse irá ironicamente terminar primeiro do que o outro ó rsrs. Vc já viu algo assim?
Esse vídeo é tão bom que até incluí no meu caderno com várias anotações para trabalhar melhor a composição das cenas do meu livro. Você é nota 10! Manda mais vídeos assim que ajuda muito haha
Menina, parabéns... ando acompanhando seus vídeos e cada vez me surpreendo mais... Com seu talento e dedicação para explicar de maneira clara e objetiva.
Seus vídeos são fabulosos. Eles tem sido bem úteis para mim, vários já vi mais de uma vez. Escrever um livro realmente não é bolinho, ainda bem que você divide com a gente seus conhecimentos. Li um conto seu no Wattpad e gostei bastante, o do garoto que chorava invisível, não lembro agora o título. Siga em frente com esse ótimo trabalho. Parabéns.
Parabéns! estou praticamente vendo seus vídeos desde o primeiro, excelentes dicas e você maravilhosamente inteligente. Seus vídeos estão me ajudando muito a evoluir meu livro.
Você ensina muito bem! Além disso, também é uma ótima oradora, articulando bem a fala de uma forma objetiva e eficaz. Parabéns, jovem escritora! Quero aprender bastante com seus vídeos. Bjs!
Adorei o seu canal!! =D Engraçado que quando você começou a falar em moldura e atmosfera a primeira coisa que eu pensei foi no Senhor dos anéis, porque o Tolkien é excelente mesmo neste quesito. Logo depois você exemplificou com um trecho do livro dele. hehe. Realmente não há exemplo melhor!
9 ปีที่แล้ว +1
+Gabriela Jesse Obrigadaaaa ^^ Hahaha siiim, acho que o Senhor dos anéis é um exemplo ótimo pra isso
E se a moldura fosse modificada? a cena mudaria? Por exemplo: se os personagens estão em uma pequena casa, onde há um quarto com uma cama e uma mesa, e ao decorrer da cena a casa é atingida por um míssil e destruída, os personagens que mesmo estando dentro da casa sobrevivem mudam de cenário ou permanecem no mesmo com a moldura modificada de certa forma?
Estou tendo uma dificuldade enorme na construção de cenários. Seu vídeo foi deveras excepcional, mas minhas dúvidas são mais específicas. Uma vez que muitas das situações servem para serem bobas e sem graça de forma proposital, já que a história tem um pouco do gênero de dia a dia em escola no estilo das novelas da Malhação ou estilo de vida de gente rica no estilo dos filmes da Rede Globo. Mas em outros momentos ela passa para o gênero de terror slasher, o que exige a criação da descrição de cenário de forma mais tensa e tenebrosa.
Wlange , vc pode fazer um video explicando como trocar de personagem e de lugar no mesmo capítulo? (eu não faço ideia de que nome se dá a esse tipo de cena) Por exemplo: Um Fulano recebeu uma ligação misteriosa e etc, e daí o livro troca para a narração de outro fulano em outro lugar diferente em uma situação diferente que o primeiro fulano. PF me socorre aqui!! (A proposito , amo seus videos , muitos vlws para vc)
9 ปีที่แล้ว +22
+B3lly S4nt0s Oláaa Obrigada!! Na verdade fazer essa troca é bem simples, basta você colocar algum símbolo que mostre a mudança de cenas. No "Admirável Mundo Novo", do Aldous Huxley, ele pula linha, coloca três asteriscos *** depois pula linha de novo e começa outra cena, em outro lugar com outro ponto de vista. No "Por Que Indiana, João?" o Danilo Leonardi pra mudar de cena pula duas linhas e começa o novo parágrafo com a primeira frase toda em maiúsculas. No Dark Divine, da Bree Despain, ela coloca um desenho bonitinho pra mudar de cenas, mas no caso esse desenho é uma coisa que vem depois da edição e diagramação do livro; geralmente as editoras não recebem originais com desenho. Então você pode colocar os asteriscos, ou então pular 2 linhas entre um parágrafo e outro, como em O Complexo de Portnoy. Enfim, tem vários jeitos, mas o que todos têm em comum é que usam símbolos visuais no texto pra mostrar a mudança de cena. E só disso que você precisa, não tem nenhum segredo nem nada ;)
Boa noite! Wlagne, eu gostaria muito de desse dicas de como escrever um língua diferente, exemplo, a do Senhor dos Anéis. Estou me complicando em meu romance, por este motivo. Eu tentei fugir disto, mas infelizmente, minha história pede por isto. Haha. Beijos! Parabéns pelos vídeos.
Vc está de parabéns!!!! Estou adorando seus vídeos. Aliás Sempre que abro um vídeo seu e aparece anúncio assisto todo o anúncio para vc poder receber a cota de publicidade.
Não tem muito haver com o tema do vídeo (ou talvez tenha), mas sabe quando sua história tem um personagem narrador, e você fica imaginando que aquele momento seria melhor descrito pelo secundário (por exemplo). Isso já te aconteceu?
+Letícia Silva Pq não alterna? Alguns capítulos com um, outros capítulos com outro.
9 ปีที่แล้ว +3
+Letícia Silva Siiim! Na verdade nunca escrevi um romance que fosse narrado por um personagem só. No meu livro anterior, eu narrava a história do ponto de vista da mãe, em 3ª pessoa, até pouco antes do clímax, aí depois voltava no tempo e narrava a mesma parte da história do ponto de vista do filho em 1ª pessoa, aí no clímax eu voltava pro ponto de vista da mãe em 3ª pessoa. No livro que eu to escrevendo agora (dessa vez todo em 3ª pessoa), praticamente o livro todo é narrado do ponto de vista da protagonista, mas alguns capítulos são no ponto de vista de personagens secundários. Inclusive tem um capítulo de flashback da história de dois personagens secundários, e é uma outra personagem que conta isso pra protagonista, mas ao invés de fazer em diálogo eu abri um novo capítulo e narrei no ponto de vista de uma das personagens secundárias. Acho que quando a gente alterna assim fica uma coisa mais cinematográfica, sabe? Mas é claro que cada história tem suas próprias necessidades. Enfim, se você vê necessidade de alternar o ponto de vista e acha que vai ficar legal, faz isso ;)
+Ficçomos obrigada pela dica! Agradeço ao Hermínio tbm. Eu acho que vou acabar tendo que fazer isso mesmo, já que terão batalhas, e discussões... Sem falar que dois ou 3 pontos de vista vão enriquecer mais minha história. Sem falar que vai dar pra adicionar um pouco de suspense, cortando de um clímax pra outro. Muito obrigada, gente 😘
Vou sim um dia parar de brincar de escrever e realmente escrever um livro No meu livro vai ter drama , açáo ,sofrimento e uma liçáo de vida Mas primeiro vou fazer uma planilha de personagem Sonhar e bom demais
Muito boa explicação Wlange, mas eu tenho uma dúvida, como se descreve uma cena de batalha com vários guerreiros? Vou citar um filme que uso como referência, até porque é um dos meus filmes favoritos que é o último samurai, a batalha final,por exemplo, entre os dois exércitos, o imperial japonês e os xogunatos, como descrever tudo aquilo, o massacre de ambos os lados, cada soldado samurai e imperial matando e morrendo, como se faz isso na escrita? Preciso dessa dica preciosa. Agradeço muito desde já.
7 ปีที่แล้ว +1
+Iken Jander Damasceno Santos olá! Eu tenho um vídeo dando dicas pra escrever cenas de ação, mas acho que a melhor coisa pra você seria ler livros com cenas desse tipo, como os livros do Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo etc. Assim você vai poder ver como esses autores fizeram e vai ter uma ideia melhor
QUando eu penso em Resumo e Mostrar eu penso no seguinte: Resumo: você conta oque acontesceu, apenas quem fez oque e onde, e prossegue sem mais detalhe. Contar: você irá primeiramente .descrever a primeira aparência que dá para ver(adjetivos, é como pintar um quadro através de palavras) _deitado perto da praia eu vi o mar e o céu estava claro_ .coloque movimentos, use verbos, palavras de ação, de movimentos(é importanto seguir na ordem, pois primeiro deve haver algo para ganhar movimento, facilita o raciocinio até pro leitor não ficar perdido, "e pegou a bola" não fale quem pegou a bola: joão pegou a bola, onde:...) _eu deitei perto da praia eu abri os olhos e vi o as nuvens se movendo no céu e os raios solares que atravessavam até minha mão que tampava balançando o sol, e eu curvei meu corpo com a barriga levantada ainda centado na areia e olhei para o horizonte além do mar, após as ondas longincuas e piar das aves_ .inserir sentimentos, tato, gosto, emoção... _eu deitei na areia quente da praia e com a sensação relaxada,fechei os olhos e começei a perceber os outros sentidos da natureza, o vento gelado no ar, o barulho dos passaros no céu, o som das ondas, eu abri os olhos segurei as areias que escapava das minhas mãos mas eu podia sentir cada grão escorrer assim como seu calor humido e olhei as nuvens se movendo no céu e perto do sol os raios solares que atravessavam até minha mão que tampava balançando o sol e neste vento gelado a luz do sol esquentava meu rosto e a areia era quente como um coxão, ai eu me levantei e fui embora._ .não existe regra universal dá para se aprofundar em detalhes inexploraveis, temos vários sentidos, e outras coisas qque são quase um como o pressentimento, Acredito que dividir nas fases separadas ajude: 1.Caracterizar/Construir um Objeto ou Personagem, Dar Movimentos/Dizer oque acontesce passo a passo Mostrar não é dizer: _joão vai para o serviço mas esqueceu a chave em casa, ele buscou a chave agora vai embora_ Mostrar é colocar detalhes para ganhar tempo: _joão caminhou até a calçada onde avistou seu veiculo na rua, e ao colocar as mãos no bolso percebeu que tinha esquecido a chave do carro na gaveta de baixo do armário no seu quarto no apartamento do 7ª andar, então joão foi até(a sala onde perdeu, não, vamos detalhar) então joão caminhou na calçada para chegar ao seu apartamento(se for relevante pode descrever até os sons dos passos dele), ao chegar na porta ele pensa "hoje é um dia cheio, até esqueci minha chave do carro", ao passar pela bela e morena recepcionista do edificio ele comenta _gatinha não sei oque deu em min, mas acho que esqueci minha chave só para te ver denovo_ comentou com a recepcionista(pode detalhar as interações sociais, dar um nome ou a reação dela mas esse é só um exemplo então ela vira para João e diz _hmmm engracadinho ainda vou te derrubar do cavalinho_), joão está se atrasando, espera o elevador e apressado fuça os butões, sobe de escadas mesmo, logo após ele sair o elevador chega porêm João já subiu, na longa escada que sobe em espiral(dando voltas) que também tem pessoas circulando, e namoros nos cantos, João olha para a porta do seu apartamento identificavel também pelo numero 176... bom acho que deu pra entender, e joão entra corre para o quarto abre a ultima gaveta, volta com a chave, liga o veiculo e vai embora._
Descrever a moldura de um modo esteticamente belo e que não seja tão simplório é relativamente difícil, e um dos aspectos mais chatinhos da escrita criativa. Adorei o vídeo muito, muito, muito, muito.
Oi Wlange. Amo seus videos e suas dicas me ajudam muito a aprender a estruturar o texto, compreender onde deixo a desejar. Eu escrevia instintivamente, sem nenhum tipo de regra. E esse video me tirou várias dúvidas. É um dos problemas mais sérios que eu encontro pra escrever. Criar cenas e decidir de quem será o ponto de vista. Tenho dúvidas sempre. Mas obrigada pelas dicas. Gostaria de perguntar uma coisa. Se eu tiver uma cena tensa, muito tensa, mistura de romance com revelação de um dos ápices da história. Num momento cheio de emoções conflituosas, de quem deve ser o ponto de vista. Só tem o casal protagonista na cena. Como passar o pensamento dos dois? E o narrador onisciente nesse caso, ele deve narrar como se estivesse ali na cena?
9 ปีที่แล้ว +1
+Adriana Fonseca Oie!! Que bom que você gosta do canal ^^ Olha, não tem como eu dizer de quem DEVE ser o ponto de vista, pois é uma escolha de quem escreve a história. Você escolhe o ponto de vista que consiga passar aquela situação pro leitor do jeito mais interessante. Eu tenho um vídeo falando especificamente sobre ponto de vista na narração, que pode te ajudar: th-cam.com/video/glhDj2ry3Wk/w-d-xo.html Beijos!
Boa tarde!! Sei não está dentro do assunto mas, como e quando posso pôr um mistério no texto?? Existe alguma regra definida? Há alguma técnica para criar mistérios?
6 ปีที่แล้ว +2
Vitor Hugo Freitas Olá! Não tem regra pra nada na escrita, mas existem técnicas (falei disso nesse vídeo: th-cam.com/video/t_iPNXNI11I/w-d-xo.html). Ainda não fiz um vídeo especificamente sobre mistério e suspense, mas enquanto isso tenho um que pode te dar uma luz nesse tema, que é sobre plot twist: th-cam.com/video/sNIr_ePXgX0/w-d-xo.html Espero que ajude. Abraço!
Tem como da dicas de como fazer flashs de memória ? Pq to fazendo uma cena que no meio dela preciso adicionar um flash do local aonde a personagem está
6 ปีที่แล้ว
tenho um vídeo sobre isso: th-cam.com/video/Nx5ug3DxBSU/w-d-xo.html
Oi, Wlange. Gostei dms do video , meus amigos estao ate vendo. E minha dúvida é: se um cena tem dois elementos, como posso saber qual o melhor momento para cada ?Ex : qual é o melhor momento para uma cena voltada pro texto, ou voltada para estrutura?
8 ปีที่แล้ว
+Brenda Lais Matos Domingos Fico feliz por você ter gostado do vídeo ^^ Mas não entendi direito sua pergunta heheh
Wlange,eu queria te perguntar se existe algum livro que tem às vezes partes onde são desenhados como cenário (como em mangá)mas sem falas?se eu posso acrescentar isso meu livro que pretendo fazer ou não pode fazer isso??? Assim um livro onde tem uma página com cena desenhada mostrando assim ao lado da outra página mostrando diálogos dos personagens.
Estou com dificuldades em escrever 2 tipos de cenas. A primeira uma cena de revelação e a segunda, uma cena em que ela já sabe dessa revelação e vai questionar a outra pessoa o porquê de nunca terem contado isso pra ela. Bem, é a primeira vez que escrevo cenas desse tipo, já que comecei a pouquíssimo tempo escrevendo e tenho duvidas em questão da fala e da reação fisica e emocional, mais bem mais na fala, fico confusa e acabo por achar que está superficial e eu não quero isso.
8 ปีที่แล้ว +1
É uma boa você pesquisar livros que tenham cenas assim, pra ver como o autor fez e tal. Livros policiais ou de suspense, por exemplo, na maioria das vezes têm cenas do tipo. Um que eu li recentemente e recomendo é Suicidas, do Raphael Montes. Agatha Christie também, os livros dela sempre têm revelações e tal. Enfim, livros policiais no geral, e filmes também, séries, etc. E aproveito também pra recomendar meu vídeo sobre escrita de diálogos (th-cam.com/video/CC3_NgujeGY/w-d-xo.html) e o vídeo com dicas pra emocionar o leitor (th-cam.com/video/wSflKdjsXi4/w-d-xo.html) Abraço!!
Eu sei que não é muito o assunto do vídeo. Mas eu geralmente descrevo meus personagens narrando ás suas fisionomias, tem algum problema de fazer assim?
To escrevendo um livro, mas to com ums problemas de nao estar focando muiro nos detalhes, e na gramatica tbm pode me ajudar?
8 ปีที่แล้ว +1
Sobre gramática, acho que é importante você ler bastante e ter uma pessoa pra fazer a revisão gramatical do seu texto, pra garantir. Já os detalhes, acho que é uma questão de tentar ser uma pessoa mais perceptiva. Tem um exercício interessante que é: senta um pouquinho em algum lugar e descreve tudo que você estiver vendo, ouvindo ou cheirando ou sentindo pelo tato. Esse é um exercício que te ajuda a ampliar seu olhar a detalhes que você normalmente não perceberia, e isso ajuda bastante quando a gente vai escrever nossas histórias ;)
Dúvida: Posso variar a narrativa? Tipo, num capítulo coloquei narrador personagem e no outro, escrevi como narrador onisciente e assim por diante. To intercalando pq meu livro tem algumas cenas de treinos e lutas com espadas, etc e eu narrando fica melhor. Mas pode misturar narradores?
8 ปีที่แล้ว +1
+Quezia Santos Olha, não é errado. Poder, vc pode tudo, afinal somos artistas. Mas desse jeito a probabilidade dos seus leitores gostarem vai ser menor, pq fica mais difícil pra um leitor "entrar" na história com essa variação. Pensa assim: você, como leitora, iria preferir um livro que ficasse variando os tipos de narrador ou um que ficasse mais estável? Eu tenho uma playlist aqui no canal chamada "narração" com vídeos mais específicos sobre isso, então pode ser que te interesse :)
Ficçomos Ufa ainda bem, posso reescrever o capítulo 2 na narração personagem 😂 Obrigada pela dica teu canal é maravilhoso! Vou da uma olhadinha no teu vídeo sobre narração (:
Eu posso fazer cenas e situações que condiz sobre a vida do personagem mas que não revele muita coisa sobre o que realmente vai acontecer com ele só pra desenvolver o inicio da trama? Pois eu estou fazendo isso antes de realmente fazer cenas que revele e leve ao que interessa de verdade. Pois acho meio chato fazer cap e cenas que vão logo ao ponto da coisa, eu acho que fica um pouco artificial, estou em dúvida em questão isso. E tbm usa essas cenas pra mostrar outros personagens n tão principais
alguém me ajuda? quero fazer uma cena em que uma casa começa a incendiar, e a menina (é um romance) consegue sair mas não sabe se o menino consegue sair. eu não consigo fazer a parte da ação
Prometo que logo, logo vou te deixar em paz kkkk' É que você falou algo que me lembrou que fiz no meu livro, é que ele é narrado em primeira pessoa. E sim tem os outros personagens, mas tipo a personagem principal que narra a história ela diz como acha que tal personagem está, por exemplo ele parece animado, ele parece triste, sempre usando ele/ela parece pois é algo que ela não tem certeza. Posso fazer isso mesmo? Sendo que tipo um dos personagens que ela achou que fosse legal na verdade não é. E por isso vai ser uma surpresa pra ela, pois ela falou tipo ela parece tal, mas na verdade não era esse tal. Só que não sei se posso fazer isso, tipo se minha personagem falou que fulano parece tal, ele/ela tem que ser o que minha personagem falou ou ela/ele pode mesmo enganar? Desculpe ficou meio confuso, tomara que entenda, rs, bejus :)
8 ปีที่แล้ว +1
+Tudo Junto e Misturado Entendi sim hahah a personagem pode se enganar sim, claro! Essa é uma característica muito comum no uso de primeira pessoa, fazer a personagem pov interpretar errado alguma coisa que aconteceu ou que alguém fez ou as emoções que os outros personagens estão demonstrando etc.
8 ปีที่แล้ว +1
+Tudo Junto e Misturado Entendi sim hahah a personagem pode se enganar sim, claro! Essa é uma característica muito comum no uso de primeira pessoa, fazer a personagem pov interpretar errado alguma coisa que aconteceu ou que alguém fez ou as emoções que os outros personagens estão demonstrando etc.
Oi, outra pergunta, porque eu vou te encher de pergunta pode ter certeza, como escrever um bom romance, mas tipo algo natural e não algo forçado porque oque ando vendo por aí são coisas muito forçadas.
9 ปีที่แล้ว
+Bruna Mar Pode perguntar à vontade =) Olha, essa é uma pergunta bem ampla, pois uma escrita boa, natural, envolve muitos aspectos. Então vou te indicar uma playlist do canal, a playlist "Texto": th-cam.com/play/PL87amUuml9UjQdoGyMS5P_6Wbdb7oxY6j.html Espero que ajude. Qualquer coisa, pode voltar a falar comigo quando quiser ;)
+Ficçomos eu tenho muita dificuldade em comecar , eu tenho toda história na cabeça tudo armarinho como eu quero mais não consigo descrever cenas msm assistindo seu vidio ... pfv poderia me responder
Eu tenho um problema enorme. Consigo criar os personagens, fazer resumo e roteiro, mas quando sento para escrever simplesmente não saí nada e isso me deixa extremamente irritada, começo a perder as esperanças de conseguir escrever meu livro. :/
eu consigo fazer um flashback sem falas, o que é só o resumo, mas quando eu vou fazer um flashback com falas, eu até escrevo, mas não sei se está certo da forma que eu escrevo. O flashback resumo eu sei escrever muito bem. Eu queria algumas dicas para escrever um flashback com falas
É preciso ter profundidade intelectual para criar livros, as histórias são contadas para passar alguma mensagem profunda, quando o autor não tem profundidade, as histórias são bobas.
Meu deus, acordei de 5hs hoje num sete de setembro para aprender mais sobre técnica literária antes de escrever e saí vendo um bocado de vídeos seus em sequência. Parabéns pela edição e organização dos vídeos! São excelentes, dignos de serem chamados de vídeos profissionais. Tem muita gente no youtube que dá dicas vazias que não sabe desenvolver ou explicar muito sobre a técnica, mas você sabe muito bem como fazê-lo. Não se passou 15 segundos sem que dissese algo muito importante que valesse a pena ser anotado.
Parabéns, continue o bom trabalho! Vou recomendá-la a meus amigos escritores ;)
Muito obrigada mesmo! Abri um sorrisão aqui com seu comentário. Que bom que eu to conseguindo te ajudar de alguma forma, e espero que seus amigos também gostem dos vídeos. Abraço!!!
Ficçomos valeuzão
Verdade, o canal é ótimo para esses estudos literários. Gosto mais ainda dele por mostrar alguns exemplos do que foi citado ao longo do vídeo. O vídeo é simples, mas é muito útil e bem executado.
Mas vc não explicou que essas dicas sobre cenas é só para roteiros, e não para uma história clássica.Porque livro com muitas cenas fica com narrativa carregada de roterização.
Sou sua fã Wlanger e minha gratidão é imensa, sabe por quê? Desde criança gosto de escrever, mas a vida me levou para outros caminhos. Guardei histórias pela metade pois não tinha método para terminar e agora aos 76 ( dia 26/03 farei 77) resolvi terminar essas histórias e é vc q está me ajudando a fazê- lo. Gratidão e muito sucesso em sua vida
moça, a senhorita poderia muito bem dublar desenho infantil. o timbre de voz me lembra alguns desenhos da infância e me dá uma saudade
Sua voz de menina doce constrasta com seu vocabulário preciso e pedagógico pra nos ensinar os caminhos pelos quais vc já passou. Só a agradecer, amiguinha!
Estou começando a escrever um livro e graças a vc eu estou aprendendo bastante
Nunca pensei que iria ter tanto interesse assim pela literatura
Obs: tenho apenas 14 anos 👉👈
Seu canal é um achado
- _Muito bom... Explicações conclusiva +1 inscrito_
:D
Ficçomos - _Tenho q reescrever o último capítulo do livo do Parcy Jackson - O Mar Dos Monstros pode me da umas dicas_ ? ^^
Não li esse livro xP
oia qm ta aq
Linda tu é muito boa nisso. Parabéns!
Wlange, sigo assistindo seus vídeos e ando melhorando muito.
Eu acho que você tem um capricho fora do comum para deixar bem claro e bem explicado para todos os fâs do canal.
De verdade, muito obrigada por cada vídeo seu, obrigada, obrigada mesmo, obrigada com repeat. É lindo o quanto você se dedica pra ensinar os outros
+Sarah Guimaraes Aaaai que linda você! Me emocionei aqui, sério :3 Obrigada pelo carinho, fico muito feliz de saber que os vídeos te ajudam!!
Achei que era só eu. Tô melhorando aos poucos porque estou há muito tempo sem escrever ficção.
Você é excelente menina !!! Parabéns !!!
+Celina Mello Obrigadaaaa!
Eu esqueço da luz do sol no meus texto ,foi bom lembrar
Como sempre video exelente ,explicação facil de entender .
Eu estou escrevendo tentando melhorar a minha historia
Eu sempre fiz historia na minha cabeça para relexar.
Historia com artista de televisão fazia direto
Parabêns
Eu estou escrevendo uma história com narrador onisciente, já estou chegando no final da trama, seus vídeos me ajudaram gratidão, que o universo te traga muita sorte!
Caí aqui de para quedas e não saio mais! Que canal incrível, Wlange! Parabéns :D
Obrigadaaa! E seja bem-vindo ^^
Wlange, sou uma pessoa que tem hiperatividade, tenho mil ideias para escrever livros, mas sinceramente não consigo me prender em uma só, uma hora quero fazer um livro sobre a apocalipse e duas horas depois eu apago o livro e começo a criar um sobre bruxas, oque eu faço para me prender a uma ideia só?
Hehe, faça varios livros ao mesmo tempo. Bruxas no apokalipse
+Bruna Mar Ou faça contos.
+Bruna Mar Oie! Eu to com um roteiro pra fazer um vídeo sobre isso, mas já adiantando: o que eu recomendo é que, se não der pra encaixar essas novas ideias no livro que você já está escrevendo, você anote essas novas ideias, faça um resuminho, um brainstorm de tudo que te ocorreu sobre essa ideia, e aí deixa isso guardado, pra poder desenvolver depois que você terminar o que está escrevendo.
Fazer contos curtos também é uma boa, mas desde que isso não pegue muito do seu tempo ou da sua concentração que você poderia estar investindo no livro que já está escrevendo, sabe? Porque terminar seus livros é uma coisa essencial. Por isso também não recomendo escrever mais de um livro ao mesmo tempo, porque na maioria das vezes isso faz com que você divida sua atenção e sua concentração, e aí não consegue desenvolver bem nenhuma das duas histórias.
Ficçomos comigo o que tá acontecendo é o seguinte tenho dois livros, sendo um a continuação do outro, só que estou me focando no primeiro que por questão de lógica deve ser concluído primeiro, mas já fiz um bom resumo do segundo e até já comecei a escreve-lo e tem horas que penso que esse irá ironicamente terminar primeiro do que o outro ó rsrs. Vc já viu algo assim?
Channel De Miletto os produtores de American Horror Story tiveram o mesmo problema, so que eles conseguiram administrar
Esse vídeo é tão bom que até incluí no meu caderno com várias anotações para trabalhar melhor a composição das cenas do meu livro. Você é nota 10! Manda mais vídeos assim que ajuda muito haha
Boa Wlange!! Acabei de ver que um conto que eu escrevi tá uma merda. Brigada kkkk
+Coelhante hahahahaha de nada então :P
Estou tendo muita dificuldade em escrever cenas de ação.
😢😢😢
+MariêhOfficial Eu tenho um vídeo especificamente sobre isso, espero que ajude! th-cam.com/video/4iPmM164NZ0/w-d-xo.html
Menina, parabéns... ando acompanhando seus vídeos e cada vez me surpreendo mais...
Com seu talento e dedicação para explicar de maneira clara e objetiva.
Seus vídeos são fabulosos. Eles tem sido bem úteis para mim, vários já vi mais de uma vez. Escrever um livro realmente não é bolinho, ainda bem que você divide com a gente seus conhecimentos. Li um conto seu no Wattpad e gostei bastante, o do garoto que chorava invisível, não lembro agora o título. Siga em frente com esse ótimo trabalho. Parabéns.
Parabéns! estou praticamente vendo seus vídeos desde o primeiro, excelentes dicas e você maravilhosamente inteligente. Seus vídeos estão me ajudando muito a evoluir meu livro.
O mais legal é como você exemplifica, eu aprendo na hora kk
+Baek Seung Opaa, bom saber disso =)
Adorei as dicas me ajudou bastante🤓 vou olhar o segundo que você recomendou pra aprender mais.
Ola obrigado por me ajudar tanto com essas dicas , quando você for ler o livro Krenen a lenda saiba que você ajudou muito para ele ser criado
Você ensina muito bem! Além disso, também é uma ótima oradora, articulando bem a fala de uma forma objetiva e eficaz. Parabéns, jovem escritora! Quero aprender bastante com seus vídeos. Bjs!
E aqui estamos pra começar a escrever uma cena do meu pequeno mas grandioso livro 🥰🥰🥰🥰🥰
Com ajuda de exemplos fica mais fácil de entender. Você é ótima. Obrigada.
Adorei o seu canal!! =D Engraçado que quando você começou a falar em moldura e atmosfera a primeira coisa que eu pensei foi no Senhor dos anéis, porque o Tolkien é excelente mesmo neste quesito. Logo depois você exemplificou com um trecho do livro dele. hehe. Realmente não há exemplo melhor!
+Gabriela Jesse Obrigadaaaa ^^ Hahaha siiim, acho que o Senhor dos anéis é um exemplo ótimo pra isso
Seu canal e seus vídeos são incríveis, eu não consigo parar de ver. Já aprendi tanta coisa que parece mentira. Você é uma ótima professora, haha! ♡
Aaawn obrigada :3
Esse método de cria a cenas e preciso usar aqueles elementos da narrativa que você falou no video anterior?
Seus vídeos são maravilhosos!! Me ajudou muito
+Sarah Fiusa 😍
Todos os seus vídeos são maravilhosos.
E se a moldura fosse modificada? a cena mudaria? Por exemplo: se os personagens estão em uma pequena casa, onde há um quarto com uma cama e uma mesa, e ao decorrer da cena a casa é atingida por um míssil e destruída, os personagens que mesmo estando dentro da casa sobrevivem mudam de cenário ou permanecem no mesmo com a moldura modificada de certa forma?
eu te amo, isso foi de uma ajuda tremenda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou aprendendo muito com esse canal. Que faculdade vc fez Wlange Keindé? Essa área é interessante e vc tem uma didática muito boa.
Estou tendo uma dificuldade enorme na construção de cenários. Seu vídeo foi deveras excepcional, mas minhas dúvidas são mais específicas. Uma vez que muitas das situações servem para serem bobas e sem graça de forma proposital, já que a história tem um pouco do gênero de dia a dia em escola no estilo das novelas da Malhação ou estilo de vida de gente rica no estilo dos filmes da Rede Globo. Mas em outros momentos ela passa para o gênero de terror slasher, o que exige a criação da descrição de cenário de forma mais tensa e tenebrosa.
Wlange , vc pode fazer um video explicando como trocar de personagem e de lugar no mesmo capítulo? (eu não faço ideia de que nome se dá a esse tipo de cena)
Por exemplo: Um Fulano recebeu uma ligação misteriosa e etc, e daí o livro troca para a narração de outro fulano em outro lugar diferente em uma situação diferente que o primeiro fulano.
PF me socorre aqui!!
(A proposito , amo seus videos , muitos vlws para vc)
+B3lly S4nt0s Oláaa
Obrigada!!
Na verdade fazer essa troca é bem simples, basta você colocar algum símbolo que mostre a mudança de cenas. No "Admirável Mundo Novo", do Aldous Huxley, ele pula linha, coloca três asteriscos *** depois pula linha de novo e começa outra cena, em outro lugar com outro ponto de vista. No "Por Que Indiana, João?" o Danilo Leonardi pra mudar de cena pula duas linhas e começa o novo parágrafo com a primeira frase toda em maiúsculas. No Dark Divine, da Bree Despain, ela coloca um desenho bonitinho pra mudar de cenas, mas no caso esse desenho é uma coisa que vem depois da edição e diagramação do livro; geralmente as editoras não recebem originais com desenho. Então você pode colocar os asteriscos, ou então pular 2 linhas entre um parágrafo e outro, como em O Complexo de Portnoy.
Enfim, tem vários jeitos, mas o que todos têm em comum é que usam símbolos visuais no texto pra mostrar a mudança de cena. E só disso que você precisa, não tem nenhum segredo nem nada ;)
Você é incrível
Uau, que aula!
Boa noite! Wlagne, eu gostaria muito de desse dicas de como escrever um língua diferente, exemplo, a do Senhor dos Anéis. Estou me complicando em meu romance, por este motivo. Eu tentei fugir disto, mas infelizmente, minha história pede por isto. Haha. Beijos! Parabéns pelos vídeos.
gostei... estou começando a assistir agora seu canal mas parabéns vou continuar vendo seus vídeos.😃
Obrigada!!! Espero que goste de todos os vídeos =D
Vlw
Suas dicas são as melhoreeeeees! ❤️
Vc está de parabéns!!!! Estou adorando seus vídeos. Aliás Sempre que abro um vídeo seu e aparece anúncio assisto todo o anúncio para vc poder receber a cota de publicidade.
Heeeeey muito obrigada!!! :D
Não sabia disso. A partir de agora farei assim também. Vou assistir todo anúncio até o final.
Seus vídeos são ótimos!
Tô aprendendo com vc
Não tem muito haver com o tema do vídeo (ou talvez tenha), mas sabe quando sua história tem um personagem narrador, e você fica imaginando que aquele momento seria melhor descrito pelo secundário (por exemplo). Isso já te aconteceu?
+Letícia Silva Pq não alterna? Alguns capítulos com um, outros capítulos com outro.
+Letícia Silva Siiim! Na verdade nunca escrevi um romance que fosse narrado por um personagem só. No meu livro anterior, eu narrava a história do ponto de vista da mãe, em 3ª pessoa, até pouco antes do clímax, aí depois voltava no tempo e narrava a mesma parte da história do ponto de vista do filho em 1ª pessoa, aí no clímax eu voltava pro ponto de vista da mãe em 3ª pessoa. No livro que eu to escrevendo agora (dessa vez todo em 3ª pessoa), praticamente o livro todo é narrado do ponto de vista da protagonista, mas alguns capítulos são no ponto de vista de personagens secundários. Inclusive tem um capítulo de flashback da história de dois personagens secundários, e é uma outra personagem que conta isso pra protagonista, mas ao invés de fazer em diálogo eu abri um novo capítulo e narrei no ponto de vista de uma das personagens secundárias.
Acho que quando a gente alterna assim fica uma coisa mais cinematográfica, sabe? Mas é claro que cada história tem suas próprias necessidades. Enfim, se você vê necessidade de alternar o ponto de vista e acha que vai ficar legal, faz isso ;)
+Ficçomos obrigada pela dica! Agradeço ao Hermínio tbm. Eu acho que vou acabar tendo que fazer isso mesmo, já que terão batalhas, e discussões... Sem falar que dois ou 3 pontos de vista vão enriquecer mais minha história. Sem falar que vai dar pra adicionar um pouco de suspense, cortando de um clímax pra outro.
Muito obrigada, gente 😘
Ficçomos me lembrou muito o primeiro livro da série Angus de Orlando Paes Filho
Vou sim um dia parar de brincar de escrever e realmente escrever um livro
No meu livro vai ter drama , açáo ,sofrimento e uma liçáo de vida
Mas primeiro vou fazer uma planilha de personagem
Sonhar e bom demais
Cara eu vou escrevendo na cara e na coragem e postando kakkkkk depois vou vendo os erros e concertando
Inteligente!
Muito boa explicação Wlange, mas eu tenho uma dúvida, como se descreve uma cena de batalha com vários guerreiros? Vou citar um filme que uso como referência, até porque é um dos meus filmes favoritos que é o último samurai, a batalha final,por exemplo, entre os dois exércitos, o imperial japonês e os xogunatos, como descrever tudo aquilo, o massacre de ambos os lados, cada soldado samurai e imperial matando e morrendo, como se faz isso na escrita? Preciso dessa dica preciosa. Agradeço muito desde já.
+Iken Jander Damasceno Santos olá! Eu tenho um vídeo dando dicas pra escrever cenas de ação, mas acho que a melhor coisa pra você seria ler livros com cenas desse tipo, como os livros do Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo etc. Assim você vai poder ver como esses autores fizeram e vai ter uma ideia melhor
Você é demais T.T e seus videos são ótimos
+Guilherme Rodrigues Gonçalves Obrigadaaaaa
QUando eu penso em Resumo e Mostrar eu penso no seguinte:
Resumo: você conta oque acontesceu, apenas quem fez oque e onde, e prossegue sem mais detalhe.
Contar: você irá primeiramente
.descrever a primeira aparência que dá para ver(adjetivos, é como pintar um quadro através de palavras)
_deitado perto da praia eu vi o mar e o céu estava claro_
.coloque movimentos, use verbos, palavras de ação, de movimentos(é importanto seguir na ordem, pois primeiro deve haver algo para ganhar movimento, facilita o raciocinio até pro leitor não ficar perdido, "e pegou a bola" não fale quem pegou a bola: joão pegou a bola, onde:...)
_eu deitei perto da praia eu abri os olhos e vi o as nuvens se movendo no céu e os raios solares que atravessavam até minha mão que tampava balançando o sol, e eu curvei meu corpo com a barriga levantada ainda centado na areia e olhei para o horizonte além do mar, após as ondas longincuas e piar das aves_
.inserir sentimentos, tato, gosto, emoção...
_eu deitei na areia quente da praia e com a sensação relaxada,fechei os olhos e começei a perceber os outros sentidos da natureza, o vento gelado no ar, o barulho dos passaros no céu, o som das ondas, eu abri os olhos segurei as areias que escapava das minhas mãos mas eu podia sentir cada grão escorrer assim como seu calor humido e olhei as nuvens se movendo no céu e perto do sol os raios solares que atravessavam até minha mão que tampava balançando o sol e neste vento gelado a luz do sol esquentava meu rosto e a areia era quente como um coxão, ai eu me levantei e fui embora._
.não existe regra universal dá para se aprofundar em detalhes inexploraveis, temos vários sentidos, e outras coisas qque são quase um como o pressentimento,
Acredito que dividir nas fases separadas ajude: 1.Caracterizar/Construir um Objeto ou Personagem, Dar Movimentos/Dizer oque acontesce passo a passo
Mostrar não é dizer:
_joão vai para o serviço mas esqueceu a chave em casa, ele buscou a chave agora vai embora_
Mostrar é colocar detalhes para ganhar tempo:
_joão caminhou até a calçada onde avistou seu veiculo na rua, e ao colocar as mãos no bolso percebeu que tinha
esquecido a chave do carro na gaveta de baixo do armário no seu quarto no apartamento do 7ª andar, então joão foi até(a sala onde perdeu, não, vamos detalhar) então joão caminhou na calçada para chegar ao seu apartamento(se for relevante pode descrever até os sons dos passos dele), ao chegar na porta ele pensa "hoje é um dia cheio, até esqueci minha chave do carro", ao passar pela bela e morena recepcionista do edificio ele comenta _gatinha não sei oque deu em min, mas acho que esqueci minha chave só para te ver denovo_ comentou com a recepcionista(pode detalhar as interações sociais, dar um nome ou a reação dela mas esse é só um exemplo então ela vira para João e diz _hmmm engracadinho ainda vou te derrubar do cavalinho_), joão está se atrasando, espera o elevador e apressado fuça os butões, sobe de escadas mesmo, logo após ele sair o elevador chega porêm João já subiu, na longa escada que sobe em espiral(dando voltas) que também tem pessoas circulando, e namoros nos cantos, João olha para a porta do seu apartamento identificavel também pelo numero 176... bom acho que deu pra entender, e joão entra corre para o quarto abre a ultima gaveta, volta com a chave, liga o veiculo e vai embora._
Descrever a moldura de um modo esteticamente belo e que não seja tão simplório é relativamente difícil, e um dos aspectos mais chatinhos da escrita criativa. Adorei o vídeo muito, muito, muito, muito.
Oi Wlange. Amo seus videos e suas dicas me ajudam muito a aprender a estruturar o texto, compreender onde deixo a desejar. Eu escrevia instintivamente, sem nenhum tipo de regra. E esse video me tirou várias dúvidas. É um dos problemas mais sérios que eu encontro pra escrever. Criar cenas e decidir de quem será o ponto de vista. Tenho dúvidas sempre. Mas obrigada pelas dicas. Gostaria de perguntar uma coisa. Se eu tiver uma cena tensa, muito tensa, mistura de romance com revelação de um dos ápices da história. Num momento cheio de emoções conflituosas, de quem deve ser o ponto de vista. Só tem o casal protagonista na cena. Como passar o pensamento dos dois? E o narrador onisciente nesse caso, ele deve narrar como se estivesse ali na cena?
+Adriana Fonseca Oie!! Que bom que você gosta do canal ^^ Olha, não tem como eu dizer de quem DEVE ser o ponto de vista, pois é uma escolha de quem escreve a história. Você escolhe o ponto de vista que consiga passar aquela situação pro leitor do jeito mais interessante. Eu tenho um vídeo falando especificamente sobre ponto de vista na narração, que pode te ajudar: th-cam.com/video/glhDj2ry3Wk/w-d-xo.html Beijos!
Boa tarde!! Sei não está dentro do assunto mas, como e quando posso pôr um mistério no texto?? Existe alguma regra definida? Há alguma técnica para criar mistérios?
Vitor Hugo Freitas Olá! Não tem regra pra nada na escrita, mas existem técnicas (falei disso nesse vídeo: th-cam.com/video/t_iPNXNI11I/w-d-xo.html). Ainda não fiz um vídeo especificamente sobre mistério e suspense, mas enquanto isso tenho um que pode te dar uma luz nesse tema, que é sobre plot twist: th-cam.com/video/sNIr_ePXgX0/w-d-xo.html Espero que ajude. Abraço!
Muito legal!
Que bom que vc gostou!!!
Vlw pela ajuda :)
Em qual ordem se coloca isso que vc disse ??? Parabéns obrigado pelo canal; to começando agora kkk e quando se pode acabar a cena e ir pra outra ???
Nossa muito obrigado😂
Tem como da dicas de como fazer flashs de memória ? Pq to fazendo uma cena que no meio dela preciso adicionar um flash do local aonde a personagem está
tenho um vídeo sobre isso: th-cam.com/video/Nx5ug3DxBSU/w-d-xo.html
Vídeo topvídeo top adorei
Oi, Wlange. Gostei dms do video , meus amigos estao ate vendo. E minha dúvida é: se um cena tem dois elementos, como posso saber qual o melhor momento para cada ?Ex : qual é o melhor momento para uma cena voltada pro texto, ou voltada para estrutura?
+Brenda Lais Matos Domingos Fico feliz por você ter gostado do vídeo ^^ Mas não entendi direito sua pergunta heheh
Qual a melhor dica para escrever desafio ou enigmas? ex: criar algo completamente confuso e dar solução sem se enrolar? rsrsrs
Wlange,eu queria te perguntar se existe algum livro que tem às vezes partes onde são desenhados como cenário (como em mangá)mas sem falas?se eu posso acrescentar isso meu livro que pretendo fazer ou não pode fazer isso???
Assim um livro onde tem uma página com cena desenhada mostrando assim ao lado da outra página mostrando diálogos dos personagens.
Existem as novels
Oi Wlange.
Queri saber qual o melhor aplicativo para escrever um livro no computador. O World ou algum outro?
*Queria*
Eu não sou a Wlange, mas eu costumo escrever no word tbm. Esperando a resposta dela
Espero q seje um aplicativo bom e q dê para editar bem os livros.
+Gustavo Dutra
Eu utilizo o LibreOffice.
eu sei q a pregunta foi pra ela,mas eu escrevo o meu livro no wattpad e e muito bom
Estou com dificuldades em escrever 2 tipos de cenas. A primeira uma cena de revelação e a segunda, uma cena em que ela já sabe dessa revelação e vai questionar a outra pessoa o porquê de nunca terem contado isso pra ela. Bem, é a primeira vez que escrevo cenas desse tipo, já que comecei a pouquíssimo tempo escrevendo e tenho duvidas em questão da fala e da reação fisica e emocional, mais bem mais na fala, fico confusa e acabo por achar que está superficial e eu não quero isso.
É uma boa você pesquisar livros que tenham cenas assim, pra ver como o autor fez e tal. Livros policiais ou de suspense, por exemplo, na maioria das vezes têm cenas do tipo. Um que eu li recentemente e recomendo é Suicidas, do Raphael Montes. Agatha Christie também, os livros dela sempre têm revelações e tal. Enfim, livros policiais no geral, e filmes também, séries, etc. E aproveito também pra recomendar meu vídeo sobre escrita de diálogos (th-cam.com/video/CC3_NgujeGY/w-d-xo.html) e o vídeo com dicas pra emocionar o leitor (th-cam.com/video/wSflKdjsXi4/w-d-xo.html) Abraço!!
Eu sei que não é muito o assunto do vídeo. Mas eu geralmente descrevo meus personagens narrando ás suas fisionomias, tem algum problema de fazer assim?
To escrevendo um livro, mas to com ums problemas de nao estar focando muiro nos detalhes, e na gramatica tbm pode me ajudar?
Sobre gramática, acho que é importante você ler bastante e ter uma pessoa pra fazer a revisão gramatical do seu texto, pra garantir. Já os detalhes, acho que é uma questão de tentar ser uma pessoa mais perceptiva. Tem um exercício interessante que é: senta um pouquinho em algum lugar e descreve tudo que você estiver vendo, ouvindo ou cheirando ou sentindo pelo tato. Esse é um exercício que te ajuda a ampliar seu olhar a detalhes que você normalmente não perceberia, e isso ajuda bastante quando a gente vai escrever nossas histórias ;)
Não é vergonha pedi um vídeo sobre como escrever parágrafos. Então, pode fazer um ?
Dúvida: Posso variar a narrativa? Tipo, num capítulo coloquei narrador personagem e no outro, escrevi como narrador onisciente e assim por diante. To intercalando pq meu livro tem algumas cenas de treinos e lutas com espadas, etc e eu narrando fica melhor. Mas pode misturar narradores?
+Quezia Santos Olha, não é errado. Poder, vc pode tudo, afinal somos artistas. Mas desse jeito a probabilidade dos seus leitores gostarem vai ser menor, pq fica mais difícil pra um leitor "entrar" na história com essa variação. Pensa assim: você, como leitora, iria preferir um livro que ficasse variando os tipos de narrador ou um que ficasse mais estável?
Eu tenho uma playlist aqui no canal chamada "narração" com vídeos mais específicos sobre isso, então pode ser que te interesse :)
Ficçomos Ufa ainda bem, posso reescrever o capítulo 2 na narração personagem 😂 Obrigada pela dica teu canal é maravilhoso! Vou da uma olhadinha no teu vídeo sobre narração (:
Eu posso fazer cenas e situações que condiz sobre a vida do personagem mas que não revele muita coisa sobre o que realmente vai acontecer com ele só pra desenvolver o inicio da trama? Pois eu estou fazendo isso antes de realmente fazer cenas que revele e leve ao que interessa de verdade. Pois acho meio chato fazer cap e cenas que vão logo ao ponto da coisa, eu acho que fica um pouco artificial, estou em dúvida em questão isso. E tbm usa essas cenas pra mostrar outros
personagens n tão principais
Oh Wlange poderia me passar o link desse vídeo?
Tem algum livro que tenha Narrador em 1 E 3 pessoa?
Não sei, mas já vi com 2 narradores 1 pessoa
qual o nome do seu livro wlange?
Em um capítulo, quantas cenas podemos colocar? Eu estou escrevendo primeiro as cenas e depois quero unir-las tipo em capítulo mas não sei...
Você está me ajudando muito a escrever um romance, mas só que o meu é lgbt. Você tem alguma dica pra me ajudar ainda mais? Bjs ❤
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Top vlange
alguém me ajuda? quero fazer uma cena em que uma casa começa a incendiar, e a menina (é um romance) consegue sair mas não sabe se o menino consegue sair. eu não consigo fazer a parte da ação
oque significa vlange?
Estou escrevendo.um livro sobre.familia imigrante.sec. 19 ... ta difícil.familis DAVIES
EX colonia
Prometo que logo, logo vou te deixar em paz kkkk' É que você falou algo que me lembrou que fiz no meu livro, é que ele é narrado em primeira pessoa. E sim tem os outros personagens, mas tipo a personagem principal que narra a história ela diz como acha que tal personagem está, por exemplo ele parece animado, ele parece triste, sempre usando ele/ela parece pois é algo que ela não tem certeza. Posso fazer isso mesmo? Sendo que tipo um dos personagens que ela achou que fosse legal na verdade não é. E por isso vai ser uma surpresa pra ela, pois ela falou tipo ela parece tal, mas na verdade não era esse tal. Só que não sei se posso fazer isso, tipo se minha personagem falou que fulano parece tal, ele/ela tem que ser o que minha personagem falou ou ela/ele pode mesmo enganar?
Desculpe ficou meio confuso, tomara que entenda, rs, bejus :)
+Tudo Junto e Misturado Entendi sim hahah a personagem pode se enganar sim, claro! Essa é uma característica muito comum no uso de primeira pessoa, fazer a personagem pov interpretar errado alguma coisa que aconteceu ou que alguém fez ou as emoções que os outros personagens estão demonstrando etc.
+Tudo Junto e Misturado Entendi sim hahah a personagem pode se enganar sim, claro! Essa é uma característica muito comum no uso de primeira pessoa, fazer a personagem pov interpretar errado alguma coisa que aconteceu ou que alguém fez ou as emoções que os outros personagens estão demonstrando etc.
Ainw que bom que entendeu e que está tudo certo se não nem sei o que faria kkkk' Obrigada
Oi, outra pergunta, porque eu vou te encher de pergunta pode ter certeza, como escrever um bom romance, mas tipo algo natural e não algo forçado porque oque ando vendo por aí são coisas muito forçadas.
+Bruna Mar Pode perguntar à vontade =)
Olha, essa é uma pergunta bem ampla, pois uma escrita boa, natural, envolve muitos aspectos. Então vou te indicar uma playlist do canal, a playlist "Texto": th-cam.com/play/PL87amUuml9UjQdoGyMS5P_6Wbdb7oxY6j.html
Espero que ajude. Qualquer coisa, pode voltar a falar comigo quando quiser ;)
+Ficçomos eu tenho muita dificuldade em comecar , eu tenho toda história na cabeça tudo armarinho como eu quero mais não consigo descrever cenas msm assistindo seu vidio ... pfv poderia me responder
armadinho
Eu tenho um problema enorme. Consigo criar os personagens, fazer resumo e roteiro, mas quando sento para escrever simplesmente não saí nada e isso me deixa extremamente irritada, começo a perder as esperanças de conseguir escrever meu livro. :/
Eu to escrevendo um livro mas to indeciso com o nome do protagonista n sei se coloco blein ou monk votem ai por min
eu tenho muita dificuldade em escrever flashbacks com falas
Por quê?
eu consigo fazer um flashback sem falas, o que é só o resumo, mas quando eu vou fazer um flashback com falas, eu até escrevo, mas não sei se está certo da forma que eu escrevo. O flashback resumo eu sei escrever muito bem. Eu queria algumas dicas para escrever um flashback com falas
É preciso ter profundidade intelectual para criar livros, as histórias são contadas para passar alguma mensagem profunda, quando o autor não tem profundidade, as histórias são bobas.
Amo suas plalists estou escrevendo um romance, mas essa garota não sabe que esse garoto faz parte da quadrilha que deu um golpe nela.
Eu faço assim
Maria foi deita é uma bomba explpdiu
Maria: aaaa não
Tá certo?
Se Eu Pudesse Eu Daria Dez Like