Certíssimo. *NɅPOLIPOSER* resolveu atacar naquela friagem e *SE DɅNOU MUITO BEM DɅNɅDO.* Quase século e meio adiante o território havia se amplificado por causa da *UNIÃO SOVIÉTICɅ,* mas um certo *MɅLUCɅUSTRÍɅCO* achou boa ideia invadir, mesmo com a proximidade do *INVERN❄ PɅVOROSO* na região. Acho que depois disso ficou a lição para militares do mundo inteiro!...: não investir em conquista de países cujo tamanho é imenso. E tem o plus do *VIETNɅM,* que não é campeão em extensão, mas rechaça invasores de várias nacionalidades há *M1LÊNI000S.*
No sul da Rússia não neva. E grabde parte da Russia está ao sul em relacao a Inglaterra, que era a porcao morte do Imperio. Saia da lorota do senso comum.
Creio q não. Mas o contrário, o clima dificultou estabelecimento de povos e o desenvolvimento. Daí não havia quem pilhar para suprir uma ocupação de região tão vasta e "desabitada". Resumindo, não havia o quê conquistar, só terras.
@@caioo7283ele invadiriam pra conquistar gelo, já que não havia geladeira. Por isso ele criaram o primeiro rudimentar frigobar cheio de vinho italiano.
Não avia civilização ou riquezas visível que atraísse os romanos para a vastidão do território russo. Seria um expedição custosa e sem ganhos, sendo que de terras os romanos ja tinham bastante para administrar e defender.
0:10 Na verdade eles coexistiram por bastante tempo, e os romanos exerceram uma influência fortíssima sobre eles que é sentida até hoje assim como no ocidente, desde a religião ao alfabeto. É importante lembrar que a queda de Roma no século V representa apenas o fim do Império Ocidental, e não do Império Romano como um todo, visto que o Império Oriental não só sobreviveu como prosperou por mais mil anos, conseguindo inclusive reconquistar brevemente parte do Ocidente no século VI, incluindo a própria cidade de Roma. Embora hoje eles sejam mais conhecidos pelo termo bizantinos, esse é um exônimo anacrônico criado por historiadores que vieram depois, e não era como eles se referiam a si mesmos, nem como os povos vizinhos se referiam a eles. Mesmo falando grego, que sempre havia sido a língua predominante no leste do império, eles nunca deixaram de continuar se identificando como romanos, e até o século XX ainda era comum muitos gregos se identificarem como "romaioi". Quando os turcos iniciaram a conquista da anatólia, eles chamaram o seu novo território de "Sultanato de Rum", uma corrupção da palavra Roma. Por séculos foram os romanos do oriente quem preservaram muito da cultura, escritos e arquitetura da antiguidade, até a conquista de Constantinopla em 1453. Eles também transmitiram o cristianismo ortodoxo para os povos eslavos (incluindo os Rus, que chegaram a tentar conquistar Constantinopla), e no processo o seu alfabeto, que eventualmente foi adaptado, dando origem ao alfabeto cirílico moderno utilizado em vários países incluindo na Rússia, país cuja religião predominante é o cristianismo ortodoxo.
Pelo lado do Ocidente o Sacro Império Romano Germânico durou também por 1.000 anos só desfeito por Napoleao no início do sec. 19. Por que eu vejo esse fanatismo só com as coisas do Oriente?
Acho que nem as mulas de Mário iriam tão longe kkkkkk. A Rússia era na época um local muito afastado para ser conquistado, o império romano era basicamente as regiões próximas ao mar Mediterrâneo. E ainda tem a questão do clima da região que é muito rigoroso, os romanos não lutavam no inverno.
Bem, Roma tinha um vassalo na área, o Reino do Bósforo e as colônias gregas do Mar Negro e já se sábia desde a época de ouro de Atenas que a região tinha terras extremamente férteis, inclusive exportando muito trigo. Deste ponto de vista, fazia sentido conquistar a região. A Grande questão em Roma é que, do começo ao fim do Império, lhe faltava mão de obra. Roma tinha um grande território, com uma população aparentemente grande, mas a verdade era que sua densidade populacional era baixa, e numa época sem maquinas, o trabalho braçal humano tinha muito peso, sendo este um dos principais motivos da necessidade constante de escravos em Roma. Algo que era levado ao extremo devido ao fato de a maior parte das terras estarem na mão de uma plutocracia escravista sendo a classe camponesa, praticamente extinta em sua metade ocidental. O império mau tinha números para povoar suas próprias terras, construir novos assentamentos em uma terra distante era algo totalmente fora de pensamento para eles.
Eles estiveram em territórios que fizeram parte do império Russo como a Georgia , que eles chamavam "fim de todo o mundo", onde chegagram a construir um muro de pedra para previnir invasao de povos vindo da Ásia. Essa regiao ai desde o período neolítico, já cultivavam videiras, e começaram a produzir vinhos de excelente qualidade, e filtravam os vinho num recipiente próprio de lá. Os romanos tinha conhecimento dessa região, e chegaeam a conquistar partes da região do Cáucaso.
Esqueceu talvez do fato mais importante: A Russia fica no centro de uma planície que começa na França e termina na China, sem defesas naturais, é um território que so se pode defender com estratégia de terra arrasada e /ou com estados-tampão (buffers). Basicamente é horrivel pra defender e acredito que tinha pouca viabilidade econômica no período clássico.
Não é bem assim, a região da UcrânIa, Belarus e Rússia Europeia, são cortadas por grandes rios e pântanos que por si mesmos, representavam barreiras naturais formidáveis. O próprio clima, representou um grande desafio para os exércitos de Napoleão e de Hitler como por exemplo, a rasputissa periodo chuvoso em o que o solo fica coberto de lama e o nível dos grandes rios como Dnnieper, Don e Volga sobe e depois o implacável inverno.
Também não havia um Estado organizado na região. Ao contrário do que afirma o vídeo, havia milhões de pessoas vivendo na região, principalmente em vilas rurais, mas também povos seminômades. Tanto que era uma área conhecida para a captura de pessoas que eram escravizadas.
Fazia mais sentido anexar a Ucrânia completamente do que a Rússia, pois é a região com as terras mais férteis da Europa. Importante pra distribuir aos legionários essas terras extras e aumentar a produção agrícola do Império.
Parabéns. Excelente vídeo !!! Creio de fato não haveria nenhuma vantagem aparente, na expansão do império romano para a Rússia... Fora o fato que o território, era gigantesco, difícil de ser controlado mesmo pelo império romano...
Tem uns poréns aí. A Rússia de Kiev abrangia tanto a Belarus quanto Moscóvia - que parece ser como você define a Rússia com base na atual Rússia - no caso eram um só país cuja a capital era Kiev. E a Rússia de Kiev tem até umas histórias interessante no que tange religião e a suas relações com o Império Romano (Bizantino). Roma tentou usar os Rus' Kiev como força de apoio contra os Bulgaros, não lembro se na época a Bulgaria já era um império cristão que proclamou um Czar/César OU se ela ainda era um Canato. Mas houve muita conspiração de Roma com os Magiares Húngaros, Bulgaros, Turcos Cazares da Cazária(onde alguns alegam ser a origem dos atuais israelenses) e os Império dos Abassádias que sucedeu os Sassânidas. Era sempre Roma jogando uma tribo contra a outra.
@@fernandotavares3605 Não é bem inverter. São o mesmo povo, porém com ramificações é como comparar os estados brasileiros, de certo modo. A pequena Rússia (Ucrânia), a Rússia branca(Belarus/Bielorrússia) e a grande Rússia (a atual Rússia com núcleo em Moscou).
Ainda tem o fator climático. A Rússia está no extremo norte e isso faz a região ser extremamente fria. Não a toa povos nórdicos (como ancestrais dos povos germânicos e vikings) historicamente tentam migrar pro sul. Ao menos no inverno, não imagino como soldados romanos poderiam ficar marchando ou lutando na Rússia.
Caramba heim, que vídeo gostoso, valeu mesmo, cada vez que fala dos povos diferentes que tiveram contato com os romanos fico mais curioso ainda, ainda mais esses euvessios! Parabéns!
Os Romanos nunca tiveram interesse em conquistar terras congeladas. O frio intenso da Rússia e as temperaturas baixíssimas daquelas regiões nunca foram de interesse dos Romanos. E sem contar também que aquele região era praticamente totalmente inóspita, se tratava de um vasto e imenso território muito selvagem de gigantescas florestas. Nem os Vikings e nem se quer os Mongóis haviam chegado por lá ainda. Tudo era somente uma vastidão imensa de florestas e gelo.
@@XibungoOs tártaros vieram depois.. os que moravam lá eram os temíveis citas ou sármatas! Pelo menos na estepe pôntica. Eram muito bons com cavalos e flechas.
@@JoseildoPassosna vdd se limitavam ha algumas Regiões, é eram na sua maioria próxima do caucaso ou do Donbass, as regiões como carelia ou os montes urais tinham alguns povo úgricos
Salve. Gostei do canal, mas notei que não tem nenhum vídeo de vocês até agora abordando a função de Ditador na Roma Antiga, seria interessante um vídeo sobre este tema, pois este termo na época de Roma tinha um significado totalmente distinto do que usamos atualmente.
Excelente vídeo!! Fala passo a passo sobre a desastrosa derrota romana na Batalha de Carras, onde devido a teimosia de Crasso, e também pela inveja que sentia de Julio César e Pompeu em ter grandes grandes glórias, teve uma derrota humilhante que custou a sua vida e a de seu filho.
@DanielTorres-zl9td pura sorte! da Inglaterra, o que não foi dito é que a Argentina quase venceu o Reino Unido,quanto a logística eram quase 150 navios com transatlântico, com soldados e suprimentos,o desespero dos ingleses foi tanto que cogitaram um ataque nuclear ao continente argentino,pois os custos eram altíssimos em vidas equipamentos e dinheiro!!literalmente a Inglaterra ficou lisa e dura e nunca se recuperou até hoje!sem exageros se fosse hoje não teriam condições, teria que negociar,claro que pode haver discordância mas é a pura verdade, se durace mais três meses...sei não.
Era muito distante ! Não daria. Mesma coisa o império sino mongol. Vir para o ocidente. Ficou uma sugestão eu gostaria de saber se teve algum contato entre Roma e a China ? Obrigado
Não existia estado russo, a maior parte do território da atual Rússia ocidental era deserto de pessoas (teve gente achando que eu quis dizer que era deserto de vegetação), eles não encontrariam muita resistência lá mas era muito distante e não tinha sequer como saber o que de fato havia lá e muito menos como chegar já que teriam que atravessar a Germânia que eles nunca dominaram por completo.
Engana-se, havia muitos povos, dentre eles os Eslavos que assimilaram em sua expansão diversos povos; Germânicos,Celtas,Trácios Ilirios e Gregos, no que era a parte Romana dos Balcãs,absorveram parte dos Sarmátas, e assimilaram parte das tribos Balticas. Como citei no leste havia varios povos; Finicos,Balticos,Eslavos,Sármatas,Citas e Caucasianos, fora outros que vieram de mais a leste posteriormente; Alanos,Magiares,Cazares,Pechenegues,Cumanos,Bulgaros,Avaros,Hunos,Ogures e Altaicos.
Interessante dessa perspectiva, conquista em guerras punitivas e defesa de aliados, explica a muralha de Adriano sem aquelas teorias estranhas sobre as tribos isatis.
A política de pax romana iniciada pelo imperador Otávio Augusto também influenciou no limite da expansão territorial. Se Roma continuasse se expandindo o número de escravos aumentaria, gerando mais revoltas dos plebeus e dos escravos, fazendo com que os provilégios dos patrícios continuassem diminuindo. Se nem a Germânia foi conquistada imagina a Rússia?!
Acredito que é muito difícil nos imaginarmos vivendo nessa época. Nós bons tempos de Roma os Romanos obtiveram inúmeras vitórias mas também sofreram derrotas que foram vergonhosas para um exército que se dizia bem treinado. Muitas vezes as legiões fora mal comandadas por generais que não se importavam com a vida dos soldados e muitas vezes combatiam em terreno impróprio para o modo de combater dos legionários o que favorecia seus inimigos.E muitas vezes saiam vitoriosos mas uma vitória de Pirro que foi um general romano que venceu mas perdeu tantos soldados que a vitória não compensou.
Pirro não foi general romano e sim Rei de Épiro inimigo de Roma que havia vencido varias batalhas contra Roma pagando um preço muito alto por isso, deixo aqui uma citação do próprio a respeito dessas vitórias pirrícas: "Os exércitos se separaram; e, diz-se, Pirro teria respondido a um indivíduo que lhe demonstrou alegria pela vitória que "uma outra vitória como esta o arruinaria completamente". Pois ele havia perdido uma parte enorme das forças que trouxera consigo, e quase todos os seus amigos íntimos e principais comandantes; não havia outros homens para formar novos recrutas, e encontrou seus aliados na Itália recuando. Por outro lado, como que numa fonte constantemente fluindo para fora da cidade, o acampamento romano era preenchido rápida e abundantemente por novos recrutas, todos sem deixar sua coragem ser abatida pela perda que sofreram, mas sim extraindo de sua própria ira nova força e resolução para seguir adiante com a guerra."
Ok, reconheço então que errei ao mencionar Pirro como sendo um general Romano. Obrigado por corrigir e ainda bem que o Pirro não foi Romano, menos mal.
@@pedropaim7499 Parabéns por reconhecer seu erro amigo . Todos nós somos dignos de erros e acertos . Sua humildade é nota dez . Não fez ofensas a nenhum leitor ou comentarista .
Pirro rei de Epiro. Esmagou os romanos, mas ao custo de todo o seu exército, mas os romanos possuía uma reserva de homens alistados e rapidamente se recompôs e a Grécia basicamente não tinha mais homens disponíveis, então depois ela se rendeu. Eu gosto tanto dessa história que eu sei ela na narração original em estilo poético traduzida num livro que tenho do século 19.
Em MyFictionalWorld, um mundo fictício, isso fui testado. O Império Cartaziano expandiu seu domínio ao oriente, e quando chegou na prásia, enfrentaram os gotos, que mesmo em menor número e equipamentos piores, venceram. A diferença de clima e geografia favoreceu os gotos, e os deu a vitória
um dos contras também seria a tal chamada de atenção que os romanos iriam obter por ter chegado até Asia sabendo que lá na zona da Mongolia e da China haviam impérios muito fortes e cheios de soldados e sem falar do império Persa que dominava as terras conhecidas hoje em dia como Iraque, Irão, etc... Foi um bom video companheiro
Os romanos foram mais sábios que Napoleão e Hitler que viveram na idade moderna . A Rússia não podia ser conquista por que o seu próprio território a protegia.
Não sou historiador, desconheço muita coisa, mas li o bastante para saber que povos como fenícios e cartagineses não se impuseram pelas armas, apesar de terem exércitos. Povos como os escandinavos, resistiram por séculos a novidade da agricultura, era mais cômoda a vida de caçadores coletores. Porque chamar a atenção de piratas? Roma escolheu o poder, não o desenvolvimento. Na verdade, o desenvolvimento alheio o estorvou em muitas ocasiões onde apelou para as armas. Em sábias palavras: “quem com o ferro fere, com ferro será ferido”.
Excelente conteúdo, como sempre. Mas, sem cair no jogo do maniqueismo de acusar um povo como bom ou mau, não dá pra afirmar que os romanos só invadiam e dominavam por ter seus interesses ou os de seus "aliados" ameaçados. Pra começar, esses "aliados", via de regra, eram povos subjugados pelo poder romano. Povos que não tinham a menor chance de enfrentar Roma e, por isso, preferiam se submeter ao seu poder. Muitos desses povos já haviam tentado resistir à dominação, mas eram vencidos e conquistados, de modo que a pacificação, em geral, significava submissão dessas sociedades. Em segundo lugar, os romanos invadiam sim para tomar riquezas dos outros povos. Para isso, bastava eles saberem que poderiam se beneficiar economicamente e que havia condições de vencer a guerra para tal. As tentativas de conquistar a Pártia são um exemplo disso. Por fim, é claro que os romanos também guerreavam para defender seus interesses, como foi dito no vídeo. E, como eram uma potência militar, na maior parte das vezes venciam e se impunham.
O único jeito de os Romanos conseguirem se expandir era por ponto a ponto! Primeiro conquistar uma área e depois construir fortalezas e assim que tiver consolidado partir para outra área. E anida dar a infra estrutura romana e modo de vida e serem mais diplomáticos e usar a força em último caso, também ajudaria em muito na expansão com o mínimo de custo possível material e humana. É demorado, mas se feito com paciência e isto de séculos chegariam a China.
...os romanos ocuparam sim aquela região e possuíam sim aliados no que hj é Rússia e Ucrânia,pois a Crimeia remonta a antiga província grega do Quersoneso (em grego: Χερσόνησος; em latim: Chersonesus) desde o séc IV a.C e após a conquista da região do Bósforo,na cidade de Bizãncio que era quem controlava esta região no Mar negro,os romanos ocuparam sim aquela região e muitos povos daquela região foram aliados e/ou federados dos romanos,à citar povos daquela nesta categoria,citas,sárnatas,os godos(futuros visigodos no oeste e ostrogodos no oeste dentro do Império,logo,federados) enfim,após ocuparem naquela região,só não expandiram pois as estepes não teriam facilidades defensivas facilitadas pelas imensidão e os invernos eram rigorosos para um dominador provindo do Mediterrâneo Mas o comércio daquela região era fortíssimo e com produtos como as madeiras das florestas do Volga e Dnieper;âmbar amarelo tão apreciado em Roma;peles de animais;mel silvestre,enfim os romanos vindo dos gregos sabiam bem daquelas terras e potencial delas,ocuparam sim o quê eles fizeram as bases do quê após os vickings mais àcima fizeram o Principado de Kiev e Novgorod(👈🏻isto já período bizantino) muitos destes vickings formaram a famosa Guarda Vareng dos Imperadores Bizantinos e destes dois principados,surgiria a Rússia moderna e a Ucrânia(👈🏻pôde-se estender as repúblicas bálticas já tendo seu embrião disto) mas estes dois principados,possuía como base social,política e cultural a antiga cidade
Gostei muito do vídeo você já disse tudo amigo, não era do interesse de Roma gastar vidas e recursos em terras onde eles não sabiam o que lucrar nelas concordo com tudo que você citou👏
Acontece que recursos hoje considerados estratégicos (petróleo e gás) eram totalmente desconhecidos (e inúteis) à época. A isso somam-se o vastíssimo território e o inverno rigoroso.
3:55 E pelo mar negro não poderia?! 🤔 Roma já dominava a Geórgia e a Armênia, poderia muito bem seguir em frente rumo ao norte. Pela Germânia o caminho seria muito longo, além de perigoso com as tribos bárbaras.
Território vasto,cheio de florestas densas e povos desconhecidos e que falavam um idioma muito diferente do germânico e e de todos os outros,o clima também não é dos mais calmos,.
Quero mencionar que após a derrota da floresta comandada por Arminio contra os romanos,e que não sei como escreve o nome da floresta, os romanos desistiram de expandir por aquela região e honestamente nem sei se os romanos sabiam da existência de mas terras após a Germânia
Teutoburgo. Foi o desastre de Teutoburgo. Existia a crença na Hiperbórea desde a Grécia antiga. Essa Hiperbórea era o extremo norte que hoje se acredita ser a Rússia moderna
Um livro famoso escrito por Tácito ( Germania) da o relato de povos fora das fronteiras do Império ao norte e leste. Em um dos relatos cita populações de regiões mais ao norte como os finlandeses .Esses relatos são baseados nos contos coletados por esses povos que tiveram contato com os teimamos,seja pelas guerras ,seja pelo comércio. Uma famosa estrada que é vida época de Roma era a Estrada do Âmbar que percorria a costa do Báltico até a Itália. Existiam contatos comercias e informações desses povos, porém o que fica a dúvida é se Roma nunca teve interesse de explorar o norte e o Leste da Europa ,já que há escritos de exploradores e navegadores na época.
@@fabrizioleonebarbosa1036 Acho que a falta de interesse é justamente porque não havia necessidade de se expandir pra aqueles lados. Se o comércio atendia aos desígnios do império, por que haver guerra pra conquista? As expansões territoriais acontecem porque se precisa (por acesso a recurso ou necessidade de defesa) não meramente por um desejo insano de ter um território alargado. Era assim ontem e é assim até hoje.
Os Romanos chegaram a tiver contato com "embaixada" de povos da qual eles chamavam de "Venedae" ou seja" Venedos" os Eslavos, estes sendo um povo vivendo além da Germânia e Sarmatia, essas duas regiões localizada s além dos limes e de povos da qual tiveram muitos conflitos com os Romanos.
correção: o ultimo imperador romano caiu no Sec. XV, não no Sec. V. Quando os turcos ("Otomanos") conquistaram Constantinopla, os símbolos religiosos e políticos foram levados para a Rússia. Por isso a Russia é dita "Terceira Roma" (inclusive usando a águia de duas cabeças, simbolo do Imperio Romano).
Acertou, miseravi!!! Achar que o império romano não tinha ideais expansionista é um pouco ingênuo, muitas nações tinham e não conseguiram, imagina conseguir sem ter planejamento para isso.
O exemplo dos citas como arquieros montados se aplica também aos romanos não terem conquistado os persas (partos), e ainda o problema da logística em vista dos invernos rigorosos. Dessa forma, isso explica a inviabilidade da conquista da Rússia.
Realmente, não fazia sentido... Talvez se o império ocidental tivesse durado mais, mas aí entramos já na ficção/ucrônia. Mas aproveitando o tema, pergunto: Existia alguma rota comercial/diplomática entre a China e Roma?
Todo império tem um tamanho máximo que ela possa crescer sustentavelmente, depois de ele ter alcançado esse tamanho, ele começa a controlar as regiões adjacentes por intermédio poderio econômico e estados satélites como faz os EUA. Se não fosse assim os EUA poderiam ter anexado o Canadá e o México inteiro, simplesmente não faz sentido.
Pouco custo-benefício. Havia algum valor a ser obtido na Grã-Bretanha e no País de Gales, lá as ovelhas eram comuns como fonte de lã e a Cornualha era a maior fonte de estanho na Europa Ocidental, essencial para o bronze que ainda era usado. Mas na Irlanda, havia principalmente florestas e pântanos, e na Escócia, havia muitas montanhas, neblina e guerreiros furiosos, mas poucos recursos significativos.
@@Detetive00000 Em 25 aC o exército romano invadiu a Arábia e foi militarmente bem-sucedido contra seus oponentes, mas fez progressos lentos em direção à capital sabéia, em grande parte devido ao clima e à geografia da região. O avanço romano acabou parando completamente quando os soldados começaram a sofrer de uma paralisia induzida pelo escorbuto em seus membros, provavelmente causada pela falta de vitamina C na dieta da campanha. Temendo que a doença "desconhecida" matasse suas tropas, o comandante romano da época retirou suas forças da Arábia.
Realmente ,seria muito difícil pra época ,uma conquista de grande escala em terras difíceis,como você narrou ,aliados ,a Europa e bastante enorme.um exército sem logística e homens , não vai a lugar nenhum.
Já disse tudo no vídeo. Pra que iriam fazer isso? Não havia necessidade e era muito caro e difícil. Sem contar o inverno russo.Talvez pudessem primeiro estabelecer contato comercial e ver no que iria dar.
Não seria lucrativo, coisa que até hoje consideramos como essencial para efeito de colonização. Pensemos em Marte. Não é viável colonizar Marte se não for lucrativo.
Penso q não foi levado em consideração o 'general inverno', o estado romano não estava preparado p/ avançar numa área tão fria, não tinha roupa, construções ou sementes apropriadas.
Você sabia, que todo sal romano era extraído de Kiev, esse sal era usado para pagar os soldados.Estranho, mas o salário dos soldados eram pago com sal, inclusive é de onde se origina a palavra, salário sal-ário. Em kiev tem gigantescas cavernas ocas de onde retiravam todo esse sal!👍
Roma sempre esteve como objetivo dominar o Mediterrâneo e seus territórios banhados pelo mar, algumas regiões da Rússia eles tinham apenas como clientes e volta e meia entravam em guerra para proteger seus negócios.
Bem, olhando para trás (A VISÃO nessa direção sempre e 20 X 20), se EU pudesse Voltar no Tempo, chegar a ser suficientemente Poderoso em Roma para fazer isso, eu procuraria estabelecer uma "Diretiva Estratégica" de Longo Prazo Exequível e Benéfica: A Partir das Colônias Gregas e Romanas do Mar Negro (Existiam em torno dele), avançar uma série de Colônias de Veteranos Assentados em direção a parte Sul dos Montes URAIS, e constantemente ir Reforçando as Cidades e FORTES numa Faixa de Terra Colonizadas por ex-militares, e ir expandindo essa faixa. A justificativa para isso e que um FATOR PODEROSO nas Invasões Bárbaras mais tarde na História Romana (E que Derrubou o Império do Ocidente) e a Pressão que essas Tribos estavam sofrendo de Invasores das Estepes da Ásia Central (Hunos, depois Tártaros, Mongois, Turcos), se fosse construido um MURO tipo "Muralha da China" (Aliás, foi por causa dessas Invasões que a China Construiu essa Muralha... ), "ancorado" no Norte na Cadeia dos URAIS, e no Sul, em alguma Cidade-Porto MUITO FORTIFICADA a ser construída não muito distante para não ser muito caro, eles impediriam a Passagem deles para o Interior "macio" da Europa no Único lugar que essa Obra seria Economicamente Factível, e prolongaria a Vida do Império Romano, e quem sabe, eventualmente a ABSORÇÃO da Germânia por "meios Comerciais e Cuturais". A adoção do ESTRIBO que era usado pelas Tribos de Cavaleiros do Oriente ajudaria os Romanos a Criar sua própria Cavalaria Ligeira e a enfrentar essas Táticas de "Hit and Run" deles, posteriormente, eu (Se vivesse suficiente, ou deixar um Sucessor instruído) faria com que uma Via Patrulhada por Cavalaria Romana e protegido por fortins e eventualmente transformados em Núcleos de Cidades, demarca-se uma Via Segura para a "Rota da Seda" sem ter que passar pelo "Império Parta", passando pelas "Costas" da Geórgia e Armênia e outros lugares até atingir como outro Ponto de Apóio (Aliado Local) a Alexandria "mais distante" (Alexandria Exchate), que já era ponto importante da Rota da Seda, daí estabelecer contato DIPLOMÁTICO e COMERCIAL com os Estados Chineses (INÚMEROS Benefícios Econômicos e Culturais, com a Vantagem que a Distância tornava fácil de ser AMIGOS, pois NÃO tem Disputas, e evita ter que Desperdiçar recursos materiais e vidas numa Guerra com a Partia na Mesopotâmia. Eu faria também um Serviço Secreto para Reconhecer de Antemão todos os Terrenos em questão; lembro que o Rei de Portugal enviou dois Espiões para Reconhecer a Índia, antes da Investida Final pelo Oceano Atlântico e dobrando a África, e entrar em Contato com a Etiópia (Um para cada), Nobres Educados e Cultos que eram ADAPTÁVEIS e Leais a Coroa e a Fé, sabiam falar Árabe e conheciam seus Costumes e Religião e tinham como "contatos" certos Comerciantes Judeus que eram Leais a Coroa Portuguesa, vieram com Dinheiro de Ouro e se passaram por Comerciantes Judeus, o mesmo poderia ter sido feito por algum Estadista Romano com VISÃO.
Agora ser eles quisessem iniciar a colonizaçao, deveria usar como entrada a bacia do mar Negro, já que eles tinham aliados como o Reino do Bosforo e a Armênia, o mar negro seria um boa via, como mar mediterrâneo para o restante do império. Colonizaçao do sul da Ukrania e das regiões do Cáucaso e do Kuba seria uma boa aquisição para império Romano. E o fato de não aver civilizações nestas regiões, facilitariam a colonizaçao romana.
Outras desvantagens: não havia tesouro para saquear e não havia produção agrícola para tributar ou abastecer o exército. Na Germânia isso já era muito problemático
Prezado, TH-camr: Como você disse - durante o império romano - a Rússia não existia; e os romanos, não procuravam invadir ou conquistar o que desconheciam. Portanto esse facto, torna inviável ou sem sentido, especular sobre o que um império faria muitíssimo depois de não existir como tal...
Sem falar da logística, seria uma loucura a logística para aquela região gelada.
Certíssimo. *NɅPOLIPOSER* resolveu atacar naquela friagem e *SE DɅNOU MUITO BEM DɅNɅDO.* Quase século e meio adiante o território havia se amplificado por causa da *UNIÃO SOVIÉTICɅ,* mas um certo *MɅLUCɅUSTRÍɅCO* achou boa ideia invadir, mesmo com a proximidade do *INVERN❄ PɅVOROSO* na região. Acho que depois disso ficou a lição para militares do mundo inteiro!...: não investir em conquista de países cujo tamanho é imenso. E tem o plus do *VIETNɅM,* que não é campeão em extensão, mas rechaça invasores de várias nacionalidades há *M1LÊNI000S.*
No sul da Rússia não neva. E grabde parte da Russia está ao sul em relacao a Inglaterra, que era a porcao morte do Imperio. Saia da lorota do senso comum.
O inverno russo, onde as temperaturas atingem facilmente os 30 graus negativos, também seriam um grande obstáculo.
Creio q não. Mas o contrário, o clima dificultou estabelecimento de povos e o desenvolvimento. Daí não havia quem pilhar para suprir uma ocupação de região tão vasta e "desabitada". Resumindo, não havia o quê conquistar, só terras.
Não diz bobagem meu filho. Se o frio não fosse relevante na guerra antiga, os eskimos seriam Romanos.
Quem fosse o imperador romano, dependendo da época, ele seria o "primeiro Napoleão Bonaparte".
@Caioo Não existia com o nome Rússia, quem pesquisa sabe disso
@@caioo7283ele invadiriam pra conquistar gelo, já que não havia geladeira. Por isso ele criaram o primeiro rudimentar frigobar cheio de vinho italiano.
Não avia civilização ou riquezas visível que atraísse os romanos para a vastidão do território russo. Seria um expedição custosa e sem ganhos, sendo que de terras os romanos ja tinham bastante para administrar e defender.
0:10
Na verdade eles coexistiram por bastante tempo, e os romanos exerceram uma influência fortíssima sobre eles que é sentida até hoje assim como no ocidente, desde a religião ao alfabeto.
É importante lembrar que a queda de Roma no século V representa apenas o fim do Império Ocidental, e não do Império Romano como um todo, visto que o Império Oriental não só sobreviveu como prosperou por mais mil anos, conseguindo inclusive reconquistar brevemente parte do Ocidente no século VI, incluindo a própria cidade de Roma.
Embora hoje eles sejam mais conhecidos pelo termo bizantinos, esse é um exônimo anacrônico criado por historiadores que vieram depois, e não era como eles se referiam a si mesmos, nem como os povos vizinhos se referiam a eles. Mesmo falando grego, que sempre havia sido a língua predominante no leste do império, eles nunca deixaram de continuar se identificando como romanos, e até o século XX ainda era comum muitos gregos se identificarem como "romaioi". Quando os turcos iniciaram a conquista da anatólia, eles chamaram o seu novo território de "Sultanato de Rum", uma corrupção da palavra Roma.
Por séculos foram os romanos do oriente quem preservaram muito da cultura, escritos e arquitetura da antiguidade, até a conquista de Constantinopla em 1453. Eles também transmitiram o cristianismo ortodoxo para os povos eslavos (incluindo os Rus, que chegaram a tentar conquistar Constantinopla), e no processo o seu alfabeto, que eventualmente foi adaptado, dando origem ao alfabeto cirílico moderno utilizado em vários países incluindo na Rússia, país cuja religião predominante é o cristianismo ortodoxo.
Gostei do seu comentário!
Que aula 👏👏👏. Não é zoeira, é sério. Não fazia nem ideia dessas coisas. Valeu pelo comentário
Pelo lado do Ocidente o Sacro Império Romano Germânico durou também por 1.000 anos só desfeito por Napoleao no início do sec. 19. Por que eu vejo esse fanatismo só com as coisas do Oriente?
Caracas... deu aula. Parabéns!!!!
Aprendi muito.
Acho que nem as mulas de Mário iriam tão longe kkkkkk. A Rússia era na época um local muito afastado para ser conquistado, o império romano era basicamente as regiões próximas ao mar Mediterrâneo. E ainda tem a questão do clima da região que é muito rigoroso, os romanos não lutavam no inverno.
Um frio absoluto kkkkkkk
Ninguém lutava no inverno
@@bolabola9354 Os mongois derrotaram os russos no inverno
@@legatusbasileus6094 Uma exceção
@@bolabola9354 se tem excessão, então não pode-se afirmar "ninguém".
O q eu acho é q essa trilha sonora dá o maior clima de Civilizations pros vídeos do canal
Bem, Roma tinha um vassalo na área, o Reino do Bósforo e as colônias gregas do Mar Negro e já se sábia desde a época de ouro de Atenas que a região tinha terras extremamente férteis, inclusive exportando muito trigo. Deste ponto de vista, fazia sentido conquistar a região.
A Grande questão em Roma é que, do começo ao fim do Império, lhe faltava mão de obra.
Roma tinha um grande território, com uma população aparentemente grande, mas a verdade era que sua densidade populacional era baixa, e numa época sem maquinas, o trabalho braçal humano tinha muito peso, sendo este um dos principais motivos da necessidade constante de escravos em Roma. Algo que era levado ao extremo devido ao fato de a maior parte das terras estarem na mão de uma plutocracia escravista sendo a classe camponesa, praticamente extinta em sua metade ocidental.
O império mau tinha números para povoar suas próprias terras, construir novos assentamentos em uma terra distante era algo totalmente fora de pensamento para eles.
De fato, a RÚSSIA no tempo dos romanos foi uma terra totalmente desconhecida e distante.
Eles estiveram em territórios que fizeram parte do império Russo como a Georgia , que eles chamavam "fim de todo o mundo", onde chegagram a construir um muro de pedra para previnir invasao de povos vindo da Ásia. Essa regiao ai desde o período neolítico, já cultivavam videiras, e começaram a produzir vinhos de excelente qualidade, e filtravam os vinho num recipiente próprio de lá. Os romanos tinha conhecimento dessa região, e chegaeam a conquistar partes da região do Cáucaso.
Era uma civilização incrível mesmo..
@@walterazvdo concordo plenamente!
Esqueceu talvez do fato mais importante: A Russia fica no centro de uma planície que começa na França e termina na China, sem defesas naturais, é um território que so se pode defender com estratégia de terra arrasada e /ou com estados-tampão (buffers). Basicamente é horrivel pra defender e acredito que tinha pouca viabilidade econômica no período clássico.
Verdade. Só pra se deslocar de Roma até onde hoje é Moscou, naquele tempo, demorava no mínimo uns 60 dias
Não é bem assim, a região da UcrânIa, Belarus e Rússia Europeia, são cortadas por grandes rios e pântanos que por si mesmos, representavam barreiras naturais formidáveis. O próprio clima, representou um grande desafio para os exércitos de Napoleão e de Hitler como por exemplo, a rasputissa periodo chuvoso em o que o solo fica coberto de lama e o nível dos grandes rios como Dnnieper, Don e Volga sobe e depois o implacável inverno.
@@sergiosantos4061 mas ai essas barreiras seriam usadas contra a própria Roma. Para o leste, basicamente não existe barreira natural.
Períodos históricos diferentes, os romanos antigos eram um povo que assimilava outras cultura é vise versa, tudo tinha que trabalhar como um relógio.
Os MONTES URAIS não são uma planície!
Também não havia um Estado organizado na região. Ao contrário do que afirma o vídeo, havia milhões de pessoas vivendo na região, principalmente em vilas rurais, mas também povos seminômades. Tanto que era uma área conhecida para a captura de pessoas que eram escravizadas.
Fazia mais sentido anexar a Ucrânia completamente do que a Rússia, pois é a região com as terras mais férteis da Europa. Importante pra distribuir aos legionários essas terras extras e aumentar a produção agrícola do Império.
A região da Ucrânia já tinha um povo guerreiro habitando lá, que eram os citas e eles eram praticamente impossíveis de serem dominados.
@@aldemirrabelo3296O império Romano conquistaria o que quisesse no seu auge.
Parabéns. Excelente vídeo !!! Creio de fato não haveria nenhuma vantagem aparente, na expansão do império romano para a Rússia... Fora o fato que o território, era gigantesco, difícil de ser controlado mesmo pelo império romano...
Tem uns poréns aí.
A Rússia de Kiev abrangia tanto a Belarus quanto Moscóvia - que parece ser como você define a Rússia com base na atual Rússia - no caso eram um só país cuja a capital era Kiev.
E a Rússia de Kiev tem até umas histórias interessante no que tange religião e a suas relações com o Império Romano (Bizantino). Roma tentou usar os Rus' Kiev como força de apoio contra os Bulgaros, não lembro se na época a Bulgaria já era um império cristão que proclamou um Czar/César OU se ela ainda era um Canato. Mas houve muita conspiração de Roma com os Magiares Húngaros, Bulgaros, Turcos Cazares da Cazária(onde alguns alegam ser a origem dos atuais israelenses) e os Império dos Abassádias que sucedeu os Sassânidas.
Era sempre Roma jogando uma tribo contra a outra.
Ridículo isso, Ucrânia que nada tem haver com a Rus de Kiev
@@gustavusiiadholpusvasa7563
Pelo contrário. Ela é a pátria fundadora de todas as russias.
@@gustavusiiadholpusvasa7563 tem pq era um povo so, tudo povos eslavos
A Ucrânia é anterior à Rússia. A Rússia seria filha da mãe Ucrânia. Os russos querem inverter as coisas. ESSA é a verdade.
@@fernandotavares3605
Não é bem inverter. São o mesmo povo, porém com ramificações é como comparar os estados brasileiros, de certo modo. A pequena Rússia (Ucrânia), a Rússia branca(Belarus/Bielorrússia) e a grande Rússia (a atual Rússia com núcleo em Moscou).
na epoca Adriano ja havia notado o pr4oblema de logistica.. uma ataque3 na fornteira demorava semanas ou meses pra poder enviar algum reforco..
Ainda tem o fator climático. A Rússia está no extremo norte e isso faz a região ser extremamente fria. Não a toa povos nórdicos (como ancestrais dos povos germânicos e vikings) historicamente tentam migrar pro sul. Ao menos no inverno, não imagino como soldados romanos poderiam ficar marchando ou lutando na Rússia.
Caramba heim, que vídeo gostoso, valeu mesmo, cada vez que fala dos povos diferentes que tiveram contato com os romanos fico mais curioso ainda, ainda mais esses euvessios!
Parabéns!
Os Romanos nunca tiveram interesse em conquistar terras congeladas. O frio intenso da Rússia e as temperaturas baixíssimas daquelas regiões nunca foram de interesse dos Romanos. E sem contar também que aquele região era praticamente totalmente inóspita, se tratava de um vasto e imenso território muito selvagem de gigantescas florestas. Nem os Vikings e nem se quer os Mongóis haviam chegado por lá ainda. Tudo era somente uma vastidão imensa de florestas e gelo.
Negativo, na época era Tartária, e os homens de lá eram terríveis, pesquise!
@@Xibungo Terríveis ,lutavam com paus e pedras.
@@XibungoOs tártaros vieram depois.. os que moravam lá eram os temíveis citas ou sármatas! Pelo menos na estepe pôntica. Eram muito bons com cavalos e flechas.
Inospita?! (Risos) havia varios povos e e grande quantidade, desde Baltos,Eslavos (Venedae),Finicos,Sármatas,Citas e Caucasianos.
@@JoseildoPassosna vdd se limitavam ha algumas Regiões, é eram na sua maioria próxima do caucaso ou do Donbass, as regiões como carelia ou os montes urais tinham alguns povo úgricos
Salve. Gostei do canal, mas notei que não tem nenhum vídeo de vocês até agora abordando a função de Ditador na Roma Antiga, seria interessante um vídeo sobre este tema, pois este termo na época de Roma tinha um significado totalmente distinto do que usamos atualmente.
Obrigado pelo feedback
@ o vídeo tem afirmações grosseiras
Excelente vídeo!! Fala passo a passo sobre a desastrosa derrota romana na Batalha de Carras, onde devido a teimosia de Crasso, e também pela inveja que sentia de Julio César e Pompeu em ter grandes grandes glórias, teve uma derrota humilhante que custou a sua vida e a de seu filho.
O filme "Dragon Blade" de 2015 com Jackie Chan e John Cusack fala do que ocorreu com os sobreviventes romanos depois da Batalha de Carras! 😉
@@marcossousa6320 esse filme é top.
@@chenchocorleone2622 Exatamente, amigo! Adoro esse filme! Abraços fortes! 😉
Tudo se resume em logística, quanto mais longe mais difícil a conquista!
Mas então como a Inglaterra derrotou a Argentina na guerra das Malvinas? Me fala sobre isso, por favor.
@@DanielTorres-zl9tdmilênios de diferença
@DanielTorres-zl9td pura sorte! da Inglaterra, o que não foi dito é que a Argentina quase venceu o Reino Unido,quanto a logística eram quase 150 navios com transatlântico, com soldados e suprimentos,o desespero dos ingleses foi tanto que cogitaram um ataque nuclear ao continente argentino,pois os custos eram altíssimos em vidas equipamentos e dinheiro!!literalmente a Inglaterra ficou lisa e dura e nunca se recuperou até hoje!sem exageros se fosse hoje não teriam condições, teria que negociar,claro que pode haver discordância mas é a pura verdade, se durace mais três meses...sei não.
Faz um vídeo sobre a vida de Cipião Africano e a batalha contra Aníbal.
_Grande Cipião_ se não fosse por ele Roma não seria oq foi..
Quanto maior for o território, pior é para proteger e tomar conta.
Faz uma série contando a história de roma desde o início,dos imperadores e do império bizantino
Era muito distante ! Não daria. Mesma coisa o império sino mongol. Vir para o ocidente. Ficou uma sugestão eu gostaria de saber se teve algum contato entre Roma e a China ? Obrigado
Não existia estado russo, a maior parte do território da atual Rússia ocidental era deserto de pessoas (teve gente achando que eu quis dizer que era deserto de vegetação), eles não encontrariam muita resistência lá mas era muito distante e não tinha sequer como saber o que de fato havia lá e muito menos como chegar já que teriam que atravessar a Germânia que eles nunca dominaram por completo.
Deserto não, estepes, especialmente no oeste, mais a leste teriam as cordilheiras dos Urais e Altai, e por fim, as florestas siberianas.
@@caesar2066 deserto de pessoas camarada, isso que eu quis dizer.
@@vinibroetto engana se,existia o grande imperio da tartaria,muito avançado em tecnologia
É basicamente o que o cara disse no vídeo...
Engana-se, havia muitos povos, dentre eles os Eslavos que assimilaram em sua expansão diversos povos; Germânicos,Celtas,Trácios Ilirios e Gregos, no que era a parte Romana dos Balcãs,absorveram parte dos Sarmátas, e assimilaram parte das tribos Balticas.
Como citei no leste havia varios povos; Finicos,Balticos,Eslavos,Sármatas,Citas e Caucasianos, fora outros que vieram de mais a leste posteriormente; Alanos,Magiares,Cazares,Pechenegues,Cumanos,Bulgaros,Avaros,Hunos,Ogures e Altaicos.
Parabéns pelo excelente vídeo! 😊
Interessante dessa perspectiva, conquista em guerras punitivas e defesa de aliados, explica a muralha de Adriano sem aquelas teorias estranhas sobre as tribos isatis.
Ótimo tema. Tenho uma sugestão, faz um vídeo falando se o Império Romano seria capaz de anexar os territórios sassanidas.
Seus vídeos são incríveis amigo. Parabéns ao canal. Sugestão faça um vídeo sobre o Império Romano do Oriente.
A política de pax romana iniciada pelo imperador Otávio Augusto também influenciou no limite da expansão territorial. Se Roma continuasse se expandindo o número de escravos aumentaria, gerando mais revoltas dos plebeus e dos escravos, fazendo com que os provilégios dos patrícios continuassem diminuindo. Se nem a Germânia foi conquistada imagina a Rússia?!
Acredito que é muito difícil nos imaginarmos vivendo nessa época. Nós bons tempos de Roma os Romanos obtiveram inúmeras vitórias mas também sofreram derrotas que foram vergonhosas para um exército que se dizia bem treinado. Muitas vezes as legiões fora mal comandadas por generais que não se importavam com a vida dos soldados e muitas vezes combatiam em terreno impróprio para o modo de combater dos legionários o que favorecia seus inimigos.E muitas vezes saiam vitoriosos mas uma vitória de Pirro que foi um general romano que venceu mas perdeu tantos soldados que a vitória não compensou.
Pirro não foi general romano e sim Rei de Épiro inimigo de Roma que havia vencido varias batalhas contra Roma pagando um preço muito alto por isso,
deixo aqui uma citação do próprio a respeito dessas vitórias pirrícas:
"Os exércitos se separaram; e, diz-se, Pirro teria respondido a um indivíduo que lhe demonstrou alegria pela vitória que "uma outra vitória como esta o arruinaria completamente". Pois ele havia perdido uma parte enorme das forças que trouxera consigo, e quase todos os seus amigos íntimos e principais comandantes; não havia outros homens para formar novos recrutas, e encontrou seus aliados na Itália recuando. Por outro lado, como que numa fonte constantemente fluindo para fora da cidade, o acampamento romano era preenchido rápida e abundantemente por novos recrutas, todos sem deixar sua coragem ser abatida pela perda que sofreram, mas sim extraindo de sua própria ira nova força e resolução para seguir adiante com a guerra."
Ok, reconheço então que errei ao mencionar Pirro como sendo um general Romano. Obrigado por corrigir e ainda bem que o Pirro não foi Romano, menos mal.
@@pedropaim7499 Parabéns por reconhecer seu erro amigo . Todos nós somos dignos de erros e acertos . Sua humildade é nota dez . Não fez ofensas a nenhum leitor ou comentarista .
Pirro rei de Epiro. Esmagou os romanos, mas ao custo de todo o seu exército, mas os romanos possuía uma reserva de homens alistados e rapidamente se recompôs e a Grécia basicamente não tinha mais homens disponíveis, então depois ela se rendeu. Eu gosto tanto dessa história que eu sei ela na narração original em estilo poético traduzida num livro que tenho do século 19.
Em MyFictionalWorld, um mundo fictício, isso fui testado. O Império Cartaziano expandiu seu domínio ao oriente, e quando chegou na prásia, enfrentaram os gotos, que mesmo em menor número e equipamentos piores, venceram. A diferença de clima e geografia favoreceu os gotos, e os deu a vitória
um dos contras também seria a tal chamada de atenção que os romanos iriam obter por ter chegado até Asia sabendo que lá na zona da Mongolia e da China haviam impérios muito fortes e cheios de soldados e sem falar do império Persa que dominava as terras conhecidas hoje em dia como Iraque, Irão, etc...
Foi um bom video companheiro
Acho que o frio e o gelo seriam fatores intimidadores para qualquer exército.
menos para os Mongóis
Adora história greco-romano👍
_Eu amo a civilização romana.. chega gozo.._
Excelente análise! Bom vídeo!
A real é que Roma conquistou todo o mundo que valia a pena, os que não foram anexados eram apenas territórios que não valiam o custo-benefício.
Os romanos foram mais sábios que Napoleão e Hitler que viveram na idade moderna . A Rússia não podia ser conquista por que o seu próprio território a protegia.
Não sou historiador, desconheço muita coisa, mas li o bastante para saber que povos como fenícios e cartagineses não se impuseram pelas armas, apesar de terem exércitos.
Povos como os escandinavos, resistiram por séculos a novidade da agricultura, era mais cômoda a vida de caçadores coletores. Porque chamar a atenção de piratas?
Roma escolheu o poder, não o desenvolvimento. Na verdade, o desenvolvimento alheio o estorvou em muitas ocasiões onde apelou para as armas.
Em sábias palavras: “quem com o ferro fere, com ferro será ferido”.
Excelente estudo! Parabéns por trazer mais um vídeo esclarecedor 👍
Excelente conteúdo, como sempre. Mas, sem cair no jogo do maniqueismo de acusar um povo como bom ou mau, não dá pra afirmar que os romanos só invadiam e dominavam por ter seus interesses ou os de seus "aliados" ameaçados. Pra começar, esses "aliados", via de regra, eram povos subjugados pelo poder romano. Povos que não tinham a menor chance de enfrentar Roma e, por isso, preferiam se submeter ao seu poder. Muitos desses povos já haviam tentado resistir à dominação, mas eram vencidos e conquistados, de modo que a pacificação, em geral, significava submissão dessas sociedades.
Em segundo lugar, os romanos invadiam sim para tomar riquezas dos outros povos. Para isso, bastava eles saberem que poderiam se beneficiar economicamente e que havia condições de vencer a guerra para tal. As tentativas de conquistar a Pártia são um exemplo disso.
Por fim, é claro que os romanos também guerreavam para defender seus interesses, como foi dito no vídeo. E, como eram uma potência militar, na maior parte das vezes venciam e se impunham.
O único jeito de os Romanos conseguirem se expandir era por ponto a ponto!
Primeiro conquistar uma área e depois construir fortalezas e assim que tiver consolidado partir para outra área.
E anida dar a infra estrutura romana e modo de vida e serem mais diplomáticos e usar a força em último caso, também ajudaria em muito na expansão com o mínimo de custo possível material e humana. É demorado, mas se feito com paciência e isto de séculos chegariam a China.
MUITO BOM CONTEÚDO INFORMATIVO 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Parabéns pelo conteúdo. Continue assim. Claro, preciso e conciso. Sem delongas. Ave!
...os romanos ocuparam sim aquela região e possuíam sim aliados no que hj é Rússia e Ucrânia,pois a Crimeia remonta a antiga província grega do Quersoneso (em grego: Χερσόνησος; em latim: Chersonesus) desde o séc IV a.C e após a conquista da região do Bósforo,na cidade de Bizãncio que era quem controlava esta região no Mar negro,os romanos ocuparam sim aquela região e muitos povos daquela região foram aliados e/ou federados dos romanos,à citar povos daquela nesta categoria,citas,sárnatas,os godos(futuros visigodos no oeste e ostrogodos no oeste dentro do Império,logo,federados) enfim,após ocuparem naquela região,só não expandiram pois as estepes não teriam facilidades defensivas facilitadas pelas imensidão e os invernos eram rigorosos para um dominador provindo do Mediterrâneo
Mas o comércio daquela região era fortíssimo e com produtos como as madeiras das florestas do Volga e Dnieper;âmbar amarelo tão apreciado em Roma;peles de animais;mel silvestre,enfim os romanos vindo dos gregos sabiam bem daquelas terras e potencial delas,ocuparam sim o quê eles fizeram as bases do quê após os vickings mais àcima fizeram o Principado de Kiev e Novgorod(👈🏻isto já período bizantino) muitos destes vickings formaram a famosa Guarda Vareng dos Imperadores Bizantinos e destes dois principados,surgiria a Rússia moderna e a Ucrânia(👈🏻pôde-se estender as repúblicas bálticas já tendo seu embrião disto) mas estes dois principados,possuía como base social,política e cultural a antiga cidade
...saiu antes
Retomando a cidade Quersoneso (👈🏻grego: Χερσόνησος; em latim: Chersonesus) e Táurica que os romanos também chamava a região
Gostei muito do vídeo você já disse tudo amigo, não era do interesse de Roma gastar vidas e recursos em terras onde eles não sabiam o que lucrar nelas concordo com tudo que você citou👏
Canal muito foda. Obrigado pelo vídeo.
Vídeo excelente!
Acontece que recursos hoje considerados estratégicos (petróleo e gás) eram totalmente desconhecidos (e inúteis) à época.
A isso somam-se o vastíssimo território e o inverno rigoroso.
3:55 E pelo mar negro não poderia?! 🤔 Roma já dominava a Geórgia e a Armênia, poderia muito bem seguir em frente rumo ao norte. Pela Germânia o caminho seria muito longo, além de perigoso com as tribos bárbaras.
Terreno montanhoso eu acho
Território vasto,cheio de florestas densas e povos desconhecidos e que falavam um idioma muito diferente do germânico e e de todos os outros,o clima também não é dos mais calmos,.
Tempos diferentes, objetivos distintos...Romanos eram disciplinados e não aventureiros. Muito bom o vídeo.
Quero mencionar que após a derrota da floresta comandada por Arminio contra os romanos,e que não sei como escreve o nome da floresta, os romanos desistiram de expandir por aquela região e honestamente nem sei se os romanos sabiam da existência de mas terras após a Germânia
Teutoburgo. Foi o desastre de Teutoburgo. Existia a crença na Hiperbórea desde a Grécia antiga. Essa Hiperbórea era o extremo norte que hoje se acredita ser a Rússia moderna
@@dilopess muito obrigado
Um livro famoso escrito por Tácito ( Germania) da o relato de povos fora das fronteiras do Império ao norte e leste. Em um dos relatos cita populações de regiões mais ao norte como os finlandeses .Esses relatos são baseados nos contos coletados por esses povos que tiveram contato com os teimamos,seja pelas guerras ,seja pelo comércio. Uma famosa estrada que é vida época de Roma era a Estrada do Âmbar que percorria a costa do Báltico até a Itália. Existiam contatos comercias e informações desses povos, porém o que fica a dúvida é se Roma nunca teve interesse de explorar o norte e o Leste da Europa ,já que há escritos de exploradores e navegadores na época.
@@fabrizioleonebarbosa1036 Acho que a falta de interesse é justamente porque não havia necessidade de se expandir pra aqueles lados. Se o comércio atendia aos desígnios do império, por que haver guerra pra conquista? As expansões territoriais acontecem porque se precisa (por acesso a recurso ou necessidade de defesa) não meramente por um desejo insano de ter um território alargado. Era assim ontem e é assim até hoje.
Os Romanos chegaram a tiver contato com "embaixada" de povos da qual eles chamavam de "Venedae" ou seja" Venedos" os Eslavos, estes sendo um povo vivendo além da Germânia e Sarmatia, essas duas regiões localizada s além dos limes e de povos da qual tiveram muitos conflitos com os Romanos.
Conteúdo de qualidade
Muito bom!
correção: o ultimo imperador romano caiu no Sec. XV, não no Sec. V. Quando os turcos ("Otomanos") conquistaram Constantinopla, os símbolos religiosos e políticos foram levados para a Rússia. Por isso a Russia é dita "Terceira Roma" (inclusive usando a águia de duas cabeças, simbolo do Imperio Romano).
Romanos: Maior fria essa parada
🤣🤣🤣 certamente! Conquistar um enorme bloco de gelo, para quê?
Muito bom.
Olá! De onde são essas imagens que você usa para ilustrar seus vídeos? São de alguma HQ? Excelente conteúdo!
Ola Douglas, costumo encontrar essas imagens no acervo do Google. 👍
Poderia ter um vídeo explicando cada motivo das conquistas de Roma
Esperando um vídeo sobre pq os romanos não tentaram dominar a Paraíba.
Acertou, miseravi!!!
Achar que o império romano não tinha ideais expansionista é um pouco ingênuo, muitas nações tinham e não conseguiram, imagina conseguir sem ter planejamento para isso.
Excelente explicação
O exemplo dos citas como arquieros montados se aplica também aos romanos não terem conquistado os persas (partos), e ainda o problema da logística em vista dos invernos rigorosos. Dessa forma, isso explica a inviabilidade da conquista da Rússia.
Muito boa explicação!
Realmente, não fazia sentido...
Talvez se o império ocidental tivesse durado mais, mas aí entramos já na ficção/ucrônia.
Mas aproveitando o tema, pergunto:
Existia alguma rota comercial/diplomática entre a China e Roma?
pt.m.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_sino-romanas#:~:text=Rela%C3%A7%C3%B5es%20sino%2Drom%C3%A2nicas%20referem%2Dse,e%20as%20dinastias%20chinesas%20subsequentes.
A rota da seda
Parabéns, irmão, primeiro Canal que foca numa civilização. Os demais são canais generalizados em história, também gosto, mas vc acertou em cheio🤔
Muito bom! Gostei muito dessa explicação. Sempre tive essa curiosidade.😁
Interessante essa abordagem.
Fácil... Não quiseram virar picolés.. Vendo aqui em Ponta Porã MS.
Todo império tem um tamanho máximo que ela possa crescer sustentavelmente, depois de ele ter alcançado esse tamanho, ele começa a controlar as regiões adjacentes por intermédio poderio econômico e estados satélites como faz os EUA. Se não fosse assim os EUA poderiam ter anexado o Canadá e o México inteiro, simplesmente não faz sentido.
Canal excelente!
Um novo tema porque Roma não conquistou toda a ilha da Grã Bretanha e ilha da Irlanda?
pq não conquistou o litoral da arábia?
Pouco custo-benefício.
Havia algum valor a ser obtido na Grã-Bretanha e no País de Gales, lá as ovelhas eram comuns como fonte de lã e a Cornualha era a maior fonte de estanho na Europa Ocidental, essencial para o bronze que ainda era usado. Mas na Irlanda, havia principalmente florestas e pântanos, e na Escócia, havia muitas montanhas, neblina e guerreiros furiosos, mas poucos recursos significativos.
@@Detetive00000 Em 25 aC o exército romano invadiu a Arábia e foi militarmente bem-sucedido contra seus oponentes, mas fez progressos lentos em direção à capital sabéia, em grande parte devido ao clima e à geografia da região. O avanço romano acabou parando completamente quando os soldados começaram a sofrer de uma paralisia induzida pelo escorbuto em seus membros, provavelmente causada pela falta de vitamina C na dieta da campanha. Temendo que a doença "desconhecida" matasse suas tropas, o comandante romano da época retirou suas forças da Arábia.
Cada dia um vídeo mais interessante que o outro
Realmente ,seria muito difícil pra época ,uma conquista de grande escala em terras difíceis,como você narrou ,aliados ,a Europa e bastante enorme.um exército sem logística e homens , não vai a lugar nenhum.
Já disse tudo no vídeo. Pra que iriam fazer isso? Não havia necessidade e era muito caro e difícil. Sem contar o inverno russo.Talvez pudessem primeiro estabelecer contato comercial e ver no que iria dar.
Fala sobre a guerra contra os lusitanos e a traição feita, falando de uma das tribos que mais deu trabalho para ser conquistada.
Não seria lucrativo, coisa que até hoje consideramos como essencial para efeito de colonização. Pensemos em Marte. Não é viável colonizar Marte se não for lucrativo.
nem possível é ter vida humana lá,as pessoas viajam na ficção científica
@@SpartacusJusticanaoexistenesse não é possível por enquanto, mas acredito que será em breve.
@@lucasmazzi Elon musk fala isso, q precisa ter motivação econômica.
Mesmo nos tempos modernos, com toda essa vastidão? Quem se atreveria?
Penso q não foi levado em consideração o 'general inverno', o estado romano não estava preparado p/ avançar numa área tão fria, não tinha roupa, construções ou sementes apropriadas.
Verdade.. Obrigado por lembrar
Você sabia, que todo sal romano era extraído de Kiev, esse sal era usado para pagar os soldados.Estranho, mas o salário dos soldados eram pago com sal, inclusive é de onde se origina a palavra, salário sal-ário.
Em kiev tem gigantescas cavernas ocas de onde retiravam todo esse sal!👍
Muito interessante um grande abraço Marcelo pimenta falcão Vespasiano Mg
Por acaso os bárbaros Anaquins do norte não negociaram a sobrevivência dos romanos perante os portões de Roma ? Por que Roma iria pro norte ?
Canal muito bom
Roma sempre esteve como objetivo dominar o Mediterrâneo e seus territórios banhados pelo mar, algumas regiões da Rússia eles tinham apenas como clientes e volta e meia entravam em guerra para proteger seus negócios.
1:05 tava a um tempao procurando um mapa do imperio romano com os nomes das regioes antigas
Minha opinião é que na Rússia ainda existem pequenos assentamentos em locais mais remotos do território, e sim aquele povo ainda é bem selvagem 💣🔥
Uma outra explicação, por que não poderia ser pelo outro lado do mar Negro, já mesmo pelo região da Armênia?
Região muito montanhosa, provavelmente as baixas numa guerra seriam imensas.
Bem, olhando para trás (A VISÃO nessa direção sempre e 20 X 20), se EU pudesse Voltar no Tempo, chegar a ser suficientemente Poderoso em Roma para fazer isso, eu procuraria estabelecer uma "Diretiva Estratégica" de Longo Prazo Exequível e Benéfica: A Partir das Colônias Gregas e Romanas do Mar Negro (Existiam em torno dele), avançar uma série de Colônias de Veteranos Assentados em direção a parte Sul dos Montes URAIS, e constantemente ir Reforçando as Cidades e FORTES numa Faixa de Terra Colonizadas por ex-militares, e ir expandindo essa faixa. A justificativa para isso e que um FATOR PODEROSO nas Invasões Bárbaras mais tarde na História Romana (E que Derrubou o Império do Ocidente) e a Pressão que essas Tribos estavam sofrendo de Invasores das Estepes da Ásia Central (Hunos, depois Tártaros, Mongois, Turcos), se fosse construido um MURO tipo "Muralha da China" (Aliás, foi por causa dessas Invasões que a China Construiu essa Muralha... ), "ancorado" no Norte na Cadeia dos URAIS, e no Sul, em alguma Cidade-Porto MUITO FORTIFICADA a ser construída não muito distante para não ser muito caro, eles impediriam a Passagem deles para o Interior "macio" da Europa no Único lugar que essa Obra seria Economicamente Factível, e prolongaria a Vida do Império Romano, e quem sabe, eventualmente a ABSORÇÃO da Germânia por "meios Comerciais e Cuturais". A adoção do ESTRIBO que era usado pelas Tribos de Cavaleiros do Oriente ajudaria os Romanos a Criar sua própria Cavalaria Ligeira e a enfrentar essas Táticas de "Hit and Run" deles, posteriormente, eu (Se vivesse suficiente, ou deixar um Sucessor instruído) faria com que uma Via Patrulhada por Cavalaria Romana e protegido por fortins e eventualmente transformados em Núcleos de Cidades, demarca-se uma Via Segura para a "Rota da Seda" sem ter que passar pelo "Império Parta", passando pelas "Costas" da Geórgia e Armênia e outros lugares até atingir como outro Ponto de Apóio (Aliado Local) a Alexandria "mais distante" (Alexandria Exchate), que já era ponto importante da Rota da Seda, daí estabelecer contato DIPLOMÁTICO e COMERCIAL com os Estados Chineses (INÚMEROS Benefícios Econômicos e Culturais, com a Vantagem que a Distância tornava fácil de ser AMIGOS, pois NÃO tem Disputas, e evita ter que Desperdiçar recursos materiais e vidas numa Guerra com a Partia na Mesopotâmia. Eu faria também um Serviço Secreto para Reconhecer de Antemão todos os Terrenos em questão; lembro que o Rei de Portugal enviou dois Espiões para Reconhecer a Índia, antes da Investida Final pelo Oceano Atlântico e dobrando a África, e entrar em Contato com a Etiópia (Um para cada), Nobres Educados e Cultos que eram ADAPTÁVEIS e Leais a Coroa e a Fé, sabiam falar Árabe e conheciam seus Costumes e Religião e tinham como "contatos" certos Comerciantes Judeus que eram Leais a Coroa Portuguesa, vieram com Dinheiro de Ouro e se passaram por Comerciantes Judeus, o mesmo poderia ter sido feito por algum Estadista Romano com VISÃO.
A logística de abastecimento , pessoal efetivo e sem dúvida o inverno russo
🦇🔥🔥🧙🏻♂️ ESCOLA DE MAGIA GRIMÓRIO DE ATLÂNTIDA 🧙🏻♂️🔥🔥🦇
QUE OS VÉUS DA SABEDORIA SE ABRAM EM VOSSOS CAMINHOS ✨💫🧝💫✨
🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚
Traz um vídeo sobre o Alexandre o grande . Por favor
otimo video. sugiro um video do terceiro imperio romano que srugiu na russia
Os romanos queriam áreas com rotas comerciais e especiarias, principalmente pra Ásia, o norte era um fim de mundo pra eles
Eu creio que seria mais impossível porque esta area era mais grande e teria muito trabalho para administralas
Agora ser eles quisessem iniciar a colonizaçao, deveria usar como entrada a bacia do mar Negro, já que eles tinham aliados como o Reino do Bosforo e a Armênia, o mar negro seria um boa via, como mar mediterrâneo para o restante do império. Colonizaçao do sul da Ukrania e das regiões do Cáucaso e do Kuba seria uma boa aquisição para império Romano. E o fato de não aver civilizações nestas regiões, facilitariam a colonizaçao romana.
O império bizantino, não tinham condições bélicas de enfrentar um inverno rigoroso.
Outras desvantagens: não havia tesouro para saquear e não havia produção agrícola para tributar ou abastecer o exército. Na Germânia isso já era muito problemático
Prezado, TH-camr:
Como você disse - durante o império romano - a Rússia não existia; e os romanos, não procuravam invadir ou conquistar o que desconheciam.
Portanto esse facto, torna inviável ou sem sentido, especular sobre o que um império faria muitíssimo depois de não existir como tal...
O Império conhecia a extensão das terras além da germânia?