16:18 apenas uma correção pra evitar confusão: essa definição sobre fetiche da mercadoria é a definição do senso comum e não de Marx, e que o próprio ian admitiu ter errado e soltou um vídeo se corrigindo. a fetichezação da mercadoria pela visão de Marx seria quando o precesso de produção é de alguma forma escondido, dando a impressão de que ele não faz parte, como se o capitalismo criasse tudo e a classe trabalhadora não estivesse lá. um bom exemplo é a própria fala do Petry quando ele diz coisas do tipo "ah, mas o capitalismo criou o iphone".
produtos usados pela massa, nao foi prioridade na uniao sovietica ao colocar o homem no espaçao, era uma porra de guerra . nao estou vendo a coreia do norte desenvolver nada com seu comunismo .. vejo eles comprando armas russas e chinesas pq nao tem capacidade de nada . todos sabemos que socialismo é escravidao da populaçao e nada mais .
estados unidos inventou a internet, so passou pra populaçao pq ali virou um meio de ganhar dinheiro , caso nao desse dinheiro nao teriamos internet . pq eu nao posso ter acesso a patente de misseil e armas atomicas (analogira burra igual voces usam )?
mas diz ai ! qual a soluçao kkkkkkkkk os cientistas do estado so tem acesso tbm ao bom salario e qndo nao conseguem produzir ou ser criativo sao substituidos , como sempre foi na humanidade, haja vista as epopeias na grecia que ja nos contava como os nao produtivos era substituidos por filhos ou alguem mais qualificado . e outra coisa , cientista esta preocupado como aquilo funciona e nao como pode ser aplicado em grande escala .
@@rebolagrety a diferença é que o estado investe pesadíssimo. não atoa a china é líder desde 2016 em criação tecnológica com mais de 1,2 milhão de projetos e 322 mil concepções tecnológicas, e acabou obviamente ultrapassando os EUA. ninguém tá pedindo pra cientista ficar milionário, o debate era sobre essa falácia de que quem tem ideias inovadoras fica rica da noite pro dia apenas com uma garagem.
Eles até já possuem tecnologia pra produzir dispositivos muito melhores, mas preferem lançar aos poucos pra assim vender mais e aumentar a lucratividade. Se o foco não fosse sempre o lucro veríamos maiores diferenças de performance entre um lançamento e outro.
Galera aqui dos comentários já viu aquelas típicas reportagens de todo domingo no Globo rural,onde mostra uma familia tradicional que chegou por aqui em 1880,1890,1900. E sempre passam aquele clima de imigrantes que vinheram ganhar a vida. A questão é ver o quanto as famílias imigrantes, mesmo que mais pobres. Conseguiram se estruturar e ter uma boa propriedade privada e os ex escravos que foram libertos 1888 só tiveram direito as favelas.
Por mais que isso seja um problema e tals, na minha percepção o pior não é bem quem veio em 1800 mas sim quem veio pra cá na segunda guerra mundial, esse povo ganhou terra e se beneficiou do estado brasileiro, nem os verdadeiros brasileiros tiveram isso (Estou incluindo os brasileiros descendentes de Lusitanos, pois vejo muitos Caucasianos pobres) quem se beneficiou foram os Italianos e Alemães
Minha mãe contava que, a avó materna dela, veio da Espanha, e trouxe "as duas mãos" 🤲🏻 cheias de jóias. Comprou vários imóveis e dividiu entre os filhos. Mulher forte, fazia todos os partos da familia, além de ter criado 10 filhos, sozinha, comprando caminhão de cebola e "estiando", não lembro direito se fala assim, porque ela foi abandonada pelo meu bisavô, que se "engraçou" com uma brasileira. Devo ter muitos primos desconhecidos por aí. Meses dentro de um navio, nem dá pra imaginar as péssimas condições dentro da embarcação, veio segurando um bebê, morto, 😢 porque não queria que jogassem no oceano. Minha mãe era o xodozinho dela. Criada com leite de cabra.😅
@@RoseParra54 Então. Quais condições vocês vivem hoje? Pq imagina sua Bisavó que deve ter vindo nesse período de 1900. Mesmo com pouco, ela conseguiu comprar imóveis e se estruturar. Não comia caviar,mas não veio descendente de escravos que foram soltos a pouco tempo e sem nenhum plano de estrutura ou reparação histórica.
@@felipejose8834 antes da libertação dos negros o império teve projetos de trazer imigrantes brancos com muito incentivo. Depois os latifundiários dificultaram um pouco a compra de terras pelos imigrantes, mas nem de longe tiveram a mesma falta de oportunidade que a população liberta. Mas é fato que esse povo que fugiu da guerra teve facilidades. Um dos maiores detentores de terra da minha cidade é dessa leva.
cara, o que é incrível na história de BIll Gates e do Steve Jobs, eles eram proximos e um tomava/roubava do outro ou eles engoliam empresas menores, os engenheiros de software e desenvolvedores da própria Xerox por exemplo inventaram coisas incríveis, como o mouse, e o Jobs comprou/engoliu os caras, os engenheiros não puderam fazer nada, ficaram extremamente frustrados, inclusive tem um filme chamado "piratas do vale do silício" que conta a história de ambos, os caras não começaram do nada, ambos tinham investimento desde cedo, inclusive herdaram fortuna familiar, apesar deles viverem contando a história deles com muito mito da garagem. O próprio sistema operacional que vem a se tornar o windows foi comprado de um outro desenvolvedor que acabou vendendo por uma micharia.
E uma pequena observação, até hoje o Steve Jobs é ovacionado na área da programação, mas o engraçado é que ele só entendia o básico e quem realmente programou o primeiro mac comercial foi o Steve Wozniak, o que o Steve Jobs fez foi o marketing do computador de mesa, e até hoje o Steve Wozniak ta trabalhando na Apple fazendo os computadores mais recentes e é por isso que a empresa não "ruiu" quando o Steve Jobs morreu, porque no fim do dia não era quem sentava na mesa e programava.
E agora vem uma pequena curiosidade sobre o Ifood, eu trabalhei la por um tempo e quando foram me falar a historia deles, o início é lindo que era um pequeno senhor que fazia comida ai chegou o genro cria um app pra ele vender pros vizinhos com mais facilidade, ai vem uma empresa de fora coloca dinheiro, e eles saem comprando todos os concorrentes que criando assim um monopólio mas o livre mercado vai regular tudo (contem ironia no final).
@@jefersonsantos8762 pois é cara, Wozniak chegou a sair da empresa pq n guentava mais o cara, chegou a ser professor e também bastante critico da apple. Nesse filme que comentei tem um retrato legal da visão do Jobs, o cara ficava fazendo competição entre os próprios funcionários, criando um clima ruim no ambiente, dividindo as equipes de forma negativa, desvalorizando uma equipe em detrimento de outra baseado no que estavam produzindo, bastante exploração e humilhação.
@@jefersonsantos8762 É tudo muito bonito, até os entregadores cobrarem direitos ai os caras literalmente colocarem um grupo de marketing pra propagar mensagem falsa nas manifestações contra a empresa. Chega a ser absurdo ter uma notícia como essa, que infelizmente não é noticiada de forma abrangente afinal pra muitos veículos de mídia eles pagam fortunas pra propagarem seu serviço, esses grandes conglomerados de mídia não sairia perdendo.
@@brunopinheiro9223 Sim, eu acabei me expressando meio mal, mas é que na época que me contaram a historia deles não tinha acontecido isso (entrei em 2019), e na época eu ja tinha achado estranho que basicamente o que eles faziam era comprar todos os concorrentes.
A fase da garagem de muitas delas foi só corte de custos , nada que ver com simplicidade, e ainda demonstra o controlo megalomaníaco que esses bilionário tem , não confiam a empresa longe de si, mas enfim já tinham o rabo cheio da grana, o próprio Bill gates já comprou um carrão bem cedo.
@@dobrasilaomundo.8086Se fosse tão fácil assim, qualquer um seria bilionário. Além disso, qualquer brasileiro já bilionário (com 1 bilhão de dólares) alcançaria uma fortuna de 100 bilhões de dólares. Mas nenhum brasileiro conseguiu isso. Como esses esquerdistas são simplórios.
Ideologia é um negócio forte demais..... mds. A gente joga o argumento e entra em um ouvido e sai no outro. Cabe a gente ter paciência de Jó e gentileza de Jesus.
@@chillmusic Perguntar a msm coisa 2, 3, 4 ,5 vezes e em cima do msm embasamento? E sem contar que é baseada essa logica de comunista não pode ter AIFONE kkkkkk. Eu gostava do Petry antes mas justamente por eu não ter conhecimento politico, então ele sempre ganha a galera com essa posição de isentão dele, "sou o cara que conversa com todo mundo e não tenho lado" humm... essa historinha ai nao me pega mais nao.
Esse meme do Iphone é rebatido com as seguintes afirmações: Na China existe smartphone de alta qualidade feita por uma empresa em auto gestão. Na Coreia popular existe um estúdio de animação de alta qualidade. Em Cuba foi criada uma vacina nacional contra o covid. E mesmo assim, isso ainda não foi feito por causa do socialismo, foi feito por conta do mesmo fator: o trabalho humano. O modo de produção ainda recebe o mesmo grau de importância.
Essa meme do iPhone tem um pouco de lógica sim. De fato no capitalismo pelo fato do burguês querer lucrar mais é vencer a concorrência força ele a investir pra criar produtos melhores e vice versa, e isso acelera em muito o progresso tecnológico. Outra prova disso é que nas guerras surgiram grandes evolução tecnológicas, mas um vez mostrando que a competição e o conflito acelera o progresso, infelizmente isso é um fato. Não estou falando que no comunismo não haveria progresso tecnológico mas talvez acontecesse em um ritmo mais lento.
Mas é a maior idiotice esse meme, faz pensar que socialismo é ser pobre. Como dito no vídeo, quem constrói o iphone são os próprios trabalhadores, que são o objeto dominante do socialismo.
Felipe, vc foi um dos poucos a reagir ao Gustavo Machado e, naquele primeiro vídeo sobre a China, não vi nada de errado no que vc comentou. Acho legal discordar quando o que se fala não condiz com a reali Em relação a esse React, ficou bacana e .e ponderado.
Esse hype de marxistas tá sendo muito bom. Acho bom porque tem muita gente dessa nova geração que pensa que tem como mudar o sistema sendo um consumidor consciente.. mas isso é impossível no capitalismo.
16:30 A primeira compra de supermercado que minha amiga fez nos EUA, ela disse que parecia que ela estava naquela cena de Matrix. Não sabia nem qual "marca" comprava.😅
No meu passado liberal, fiquei indignado com a experiência de um amigo que é até conservador, mas que voltou revoltado dos EUA por causa disso, era inconcebível para mim alguém rejeitar o direiro à escolha. Segundo ele, a experiência de entrar em um mercado nos EUA é opressiva e o excesso de opções lhe cansava. Hoje eu entendo que esse excesso é proposital tanto para gerar essa ilusão da poder de escolha que faz parte da mentalidade liberal, quanto para causar essa perplexidade e até uma euforia. Pra quem não é o como este meu amigo, essa sensação faz dos mais modestos, os compradores mais compulsivos. Conheço muita gente que abarrotou malas e malas de coisas inúteis sem nenhuma pretensão de vender. Só aqui se deram conta do exagero. Eu inclusive já ganhei muita coisa de gente que teve seus 5 dias de Disney Way of Life.
Sem falar que as descobertas científicas desenvolvidas nas universidades podem levar décadas até se tornarem tecnológica e economicamente viáveis, o que atrasa o desenvolvimento no capitalismo, já que o que não dá lucro não interessa ao capitalista...os paineis solares começaram a se tornar comercialmente viáveis e se popularizar nos últimos 10 anos, mas o efeito fotovoltaico que é o princípio fundamental dessa tecnologia é conhecido desde o século XIX.
A obsolecência programada não é em si um problema. O problema é o lucro como objetivo primário de qualquer produção. É bom que as coisas tenho um tempo de vida útil programado, assim vc tem previsão de quando aquilo está obsoleto e deve ser substituído por uma versão mais moderna e possivelmente mais econômica, sustentável, segura. O problema é que na lógica do capitalismo, faz-se para gerar uma demanda artificial quando o mercado está saturado.
Adoro gritar isso também.. quando vêem me falar do mito do empreendedor que poupou dinheiro, investiu e prosperou... como se capitalismo fosse isso. É triste.. eu geralmente respondo assim: "na Babilônia havia comerciantes, artesãos, criadores de galinhas e trocas eram feitas utilizando tabletes de argila como moeda... a pessoa que tinha uma boa ideia poderia melhorar sua produção, guardar o excedente e comprar algo para melhorar sua produtividade etc e etc.." e aí eu pergunto: você entende que a Babilônia era capitalista? Se não, o que faz do capitalismo, capitalismo? Aí vc buga a pessoa e então fica com o caminho livre pra dançar e sapatear no cérebro dela! 😂
@@leopoldorezende "Na produção de mercadorias, tal como se havia desenvolvido na Idade Média, não podia surgir o problema de a quem pertencer os produtos do trabalho. O produtor individual criava-os, geralmente, com matérias-primas de sua propriedade, produzidas não poucas vezes por ele mesmo, com seus próprios meios de trabalho e elaborados com seu próprio trabalho manual ou de sua família. Não necessitava, portanto, apropriar-se deles, pois já eram seus pelo simples fato de produzi-los. A propriedade dos produtos baseava-se, pois, no trabalho pessoal. E mesmo naqueles casos em que se empregava a ajuda alheia, esta era, em regra, acessória, e recebia freqüentemente, além do salário, outra compensação: o aprendiz e o oficial das corporações não trabalhavam menos pelo salário e pela comida do que para aprender a chegar a ser mestres algum dia. Sobrevêm a concentração dos meios de produção em grandes oficinas e manufaturas, sua transformação em meios de produção realmente sociais. Entretanto, esses meios de produção e seus produtos sociais foram considerados como se continuassem a ser o que eram antes: meios de produção e produtos individuais. E se até aqui o proprietário dos meios de trabalho se apropriara dos produtos, porque eram, geralmente, produtos seus e a ajuda constituía uma exceção, agora o proprietário dos meios de trabalho continuava apoderando-se do produto, embora já não fosse um produto seu, mas fruto exclusivo do trabalho alheio. Desse modo, os produtos, criados agora socialmente, não passavam a ser propriedade daqueles que haviam posto realmente em marcha os meios de produção e eram realmente seus criadores, mas do capitalista. Os meios de produção e a produção foram convertidos essencialmente em fatores sociais. E, no entanto, viam-se submetidos a uma forma do apropriação que pressupõe a produção privada Individual, Isto é, aquela em que cada qual é dono de seu próprio produto e, como tal, comparece com ele ao mercado. O modo de produção se vê sujeito a essa forma de apropriação apesar de destruir o pressuposto sobre o qual repousa (8) Nessa contradição, que imprime ao novo modo de produção o seu caráter capitalista, encerra-se em germe, todo o conflito dos tempos atuais. E quanto mais o novo modo de produção se impõe e impera em todos os campos fundamentais da produção e em todos os países economicamente importantes, afastando a produção individual, salvo vestígios insignificantes, maior é a evidência com que se revela a incompatibilidade entre a produção social e a apropriação capitalista." Engels. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico "A riqueza das sociedades em que domina o modo-de-produção capitalista apresenta-se como uma "imensa acumulação de mercadoria" Literalmente a frase que abre O Capital. Marx também descreve em alguma parte do Manifesto como o germe da produção capitalista já estava presente nas sociedades anteriores, o mercado é uma parte central dela e somente graças a ele o capitalismo conseguiu se desenvolver plenamente. O capitalismo não se resume a trocas apenas, mas mercadorias produção para troca e não para suprir as necessidades do produtor, bem como a socialização da produção, divisão do trabalho, a forma dinheiro etc.
2:00 O melhor jeito de ver como era o capitalismo no berço é assistir ao "Pororoca de Chorume" do João Carvalho e Ian Neves, o episodio que ele fala sobre Locke, que eles falam não, é um react de texto muito bom. Recomendo.
Ótimo vídeo, Felipe; já acompanhei o Gustavo há 2/3 anos atrás, e hoje não concordo com ele, mas é importante que a gente não tenha divergências que atrapalhem nossos objetivos em comum!
O Petry fica fingindo que é good vibes. Fica estimulando que as pessoas acreditem em meritocracia. O próprio Petry, humorista questionável, teve sorte. Entrevistas rasas ele faz. Eu gosto dele. Espero que melhore
Tá bom e eu que sempre recebo anúncios de um aspirante a o Olavo de Carvalho que se auto intitula professor de história. Sempre surge Marcelo de Andrade refuta o Marxismo na masterclass
Detalhe. Um dos acionistas desta tragédia e ruim serviço é o maior dono de linhas de ônibus, encarroçadoras e fábricas de insumo pra ônibus. O nome dele é Ruas. Ele está junto com a ccr nos quatro Empreendimentos dela
@@dagobertosantosdeoliveira9546 "o gaiofato é pior" em que sentido? "E não existe isso de concorda ou não com a história" então você concorda que o comunismo matou 100 bilhões de pessoas? Se discorda da "história" sim, até por que a história não é um agregado de fatos reais, mas é escrita por pessoas e por isso não está livre de ideologia. Pelo seu argumento, Ho Chi Minh dizia que trotskistas eram espiões de potências imperialistas (trotskistas do vietnam é claro) e Stalin dizia que os trotskistas eram agentes do fascismo, ambos "fatos históricos" vão de encontro com a opinião do Gustavo Machado que acredita em outra versão da história.
Durante, não sei se você tem tempo pra essa denúncia. Aqui no Brasil tão querendo privatizar nossos trens e metrôs. A linha 8 e a linha 9 da cptm, não sei se você lembra dessa companhia, foram privatizadas. Resultado. Tem falha todo dia. Usuário extremamente prejudicado E o governador não vai avatar as decisões do ministério público
Na minha cabeça o mundo, de forma geral, seria melhor numa sociedade socialista. Talvez os celulares não fossem tão absurdos pq, em determinado momento, a sociedade chegaria a conclusão de que vale mais a pena achar uma cura pro câncer do que fazer o iPhone X+1, saca? Acho que alguns "luxos" seriam menos desenvolvidos, de forma a dar mais espaço para o desenvolvimento de coisas que melhorassem a vida da sociedade de forma mais substâncial.
90% das tecnologias que me rodeiam me fazem mais mal do que bem. Seria até bom se as tecnologias não estivessem conspirando para arrancar de mim todos os meus dados e me convencer a comprar outras porcarias.
Today revolucao tecnologica do computador pessoal e da internet tiveram forte papel do estado americano, desde a quebra de patentes da bell labs, até o fomento do vale do silicio com incnetivo a faculdades de engenhria e matemática, o projeto da arpanet e internet com grana do pentágono, e movido pela corrida espacial também!
O Ian admitiu que errou na sua explicação sobre fetiche da mercadoria( 16:23 ),que envolva questões de glamour ou status. Seria bom você, também, rever a autocorreção do Ian.
Esse erro é muito comum... eu nem sei pq deram tanta bola pra isso. É compreensível que alguém associe fetiche com desejo ao invés de feitiço ou ilusão.
@@snowman_brazil O fato de ser comum apenas reflete o desconhecimento do que se entende por fetiche da mercadoria. O Ian precisou fazer autocorreção porque é questão fundamental pra explicar as relações de trabalho no Capitalismo com base no que Marx explicou.
@@Gil_casshern vs marxólogos de boitempo disseram que ele confundiu fetichismo da mercadoria com fetichismo do consumo...da mercadoria né?? O que ele disse não está em Marx, literalmente, mas pode-se aplicar, pq se fetichismo é quando a mercadoria adquire status mágico ou irreal, além do sensível, é fetichismo.
Muito bom esse corte dele. Eu não concordo com a linha política trotiskista, mas quem se diz marxista-leninista tem que saber fazer uma crítica baseada na materialidade. Esse corte foi bom. Já o anterior foi péssimo porque aí já entra a opinião dele como trotiskista onde nós divergimos.
20:05 Caralho, quem é esse cara que põe tão facilmente apontamentos tão bons? Tipo, linha correta o maluco, vai e não deixa de fugir a raiz do problema e continua a apontar a ele.
Na verdade no socialismo os trabalhadores ficariam muito mais motivados para inovar porque saberiam que eles teriam acesso aquela tecnologia e o próprio ambiente de trabalho seria muito mais cooperativo, solidário.
Exato, fetiche da mercadoria simplificando. É o fato da relação do trabalho ficar totalmente escondida atrás daquele produto maravilhoso, como se aquilo tivesse surgido por meio de mágica.
@@dirx91 sim! Por conta da intensa divisão social do trabalho que no capitalismo não ocorre somente no âmbito produtivo (das funções variadas especificas de cada trabalhador no cadeia produtiva) mas também no âmbito da gerência tanto da empresa quanto produtos do trabalho/mercadorias, que fica a cargo ou de trabalhadores super especializados e dos capitalistas, que jogam num mercado impessoal tudo o que é produzido para que sejam trocado por dinheiro, acaba que toda essa dinâmica social seja escondida, alienando o trabalhador da essência de todo o processo. O resultado disso não é querermos consumir mais, ou buscar mercadorias que nos valorizem socialmente (como roupas de marca, ou iPhones do ano), pois tudo isso é valor de uso possivel das mercadorias. O resultado real do fetiche da mercadoria é o desconhecimento sobre o Valor, é a confusão sobre o dinheiro ter autonomia e Valor em si, é o distanciamento do trabalhador da percepção de que ele é o protagonista nessa relação social e não a mercadoria e o dinheiro.
@@dirx91 As pessoas sabem que o dispêndio de trabalho foi necessário para a produção das coisas, todo mundo sabe disso, o que as pessoas podem não saber é as técnicas necessárias para fazer o produto, mas todos sabem que foi necessário trabalho humano. E fetiche da mercadoria também não é o anseio em ter produtos novos. Afinal, não há nada mais natural do que uma pessoa querer possuir algo que ela não tem no momento, como um carro, um ar condicionado ou um celular de última geração. Você pode até argumentar que o capitalismo produz alguns sentimentos estranhos a nós no que tange o consumo, mas isso nada tem a ver como a questão é abordada por Marx no Capital. Fetiche da mercadoria é exatamente o contrário, é a substituição dos anseios por estas coisas pelo ente abstrato, pela figura colocada como universal, que é o dinheiro. A palavra fetiche foi primeiramente usada pelo polímata, Charles de Brosses, no livro: Dos Deuses e do Fetiche, que era um estudo de comunidades antigas e ele denominava exatamente de fetiche o fato das pessoas projetarem em coisas materiais, ordinárias e comuns do dia a dia características divinas. É exatamente daí que Marx utiliza o conceito de fetiche, para explicar a relação que as pessoas têm com o dinheiro na sociedade capitalista, o tratando também como algo divino, que extrapola suas características físicas e sua utilidade para nós, seres humanos e que, diferentemente das mercadorias, que têm utilidade prática, o dinheiro tem uma utilidade apenas simbólica.
PARCELAR UM IPHONE 13 em 12X = GOSTAR DO CAPITALISMO. KKKKKKKKKKKKK (o Iphone é só mais um aparelho tecnológico, ser comunista n é NEGAR A TECNOLOGIA, isso é argumento nível Barreto)
Ele não vai aceitar porque ele lucra com o capitalismo. É por isso que a revolução da classe trabalhadora tem que ser na força mesmo pós esse pessoal que lucra com a exploração não vai aceitar
Quem trabalha sabe como funciona em uma empresa, quem faz parte operacional sempre busca soluções para resolver os problemas diante da dificuldade, geralmente os chefes são desqualificados porque sobem por puxar o saco e só atrapalham na produção quanto impõe regras fora da realidade. O trabalhador já faz todo o trabalho, em uma sociedade socialista a diferença seria que não teria nenhum chefe pra encher o saco, os próprios trabalhadores iriam se organizar, estabelecer regras e atribuições e definir o melhor modo de fazer as coisas. E não haveria lucro acumuluado pra um empresário, o resultado da operação seria dividido de forma justa entre todos, de acordo com produção de cada um.
A minha dúvida em relação a essa fala do Gustavo é que no Socialismo os trabalhadores TMB não ficam com o lucro, certo ? Pq o produto deixe de ser superfaturado no mercado e a produção de "cooperativas Socialistas" não é em excesso, então de onde vai vir o dinheiro para que os funcionários ganhem bem e possam ter uma estilo de vida bom???
Se o socialismo não funciona com a lógica do lucro, de onde tirar o lucro para distribuir? Simplesmente, não há lucro a ser distribuído. Se a economia é planificada, ajusta-se a produção à necessidade. No final, até a ideia do dinheiro é dispensável. Acho que o Gustavo até fala sobre isso no podcast. Mas pensa, se não houver mais-valia a ser retida na produção da fábrica, também não haveria mais-valia e especulação na construção civil. Percebe como as coisas tendem a se ajustar? A grande questão é que ao contrário do que diz a lógica capitalista, quando o lucro é zero tem-se a maior eficiência. Eu manjo zero de economia planificada, mas espero ter ajudado.
acho que o entrevistador quis perguntar seria o pq que eu que tmb sou explorado mas sou privilegiado nessa sociedade capitalista e afinal nao me sinto tao explorado assim vou querer abrir mao dos privilegios em virtudes dessa gente pobre que eu nem gosto
Esses caras acham que no socialismo não haveria comércio ou geração de riquezas, a diferença é que em vez do trabalhador (o explorado) enriquecer os empresários ou indústrias, ele enriquece o Estado, e por consequência, os próprios trabalhadores, pois o Estado não visa a retenção do capital, visto que os lucros são revertidos aos trabalhadores. No socialismo não há voto de pobreza, e sim, uma distribuição justa da riqueza produzida, é simplesmente impossível dentro do socialismo a figura do milionário, muito menos do bilionário, ninguém fica milionário ou bilionário sem explorar a força de trabalho de outras pessoas, o ser humano é limitado ele só tem dois braços e duas pernas, ou seja, a nossa força de trabalho é limitada e insuficiente para nos tornar milionários, muito menos bilionários.
meu deus, fetichismo da mercadoria não tem nada a ver com "status". gente, vcs que se propõem a falar sobre marxismo, devem estudar o mesmo. no vídeo em que o felipe negou que a china seria capitalista, ele literalmente abstrai todas as características do capitalismo e diz: - mas na china tem gente saindo da pobreza. gente, quando pobreza define capitalismo???? então o império romano era capitalista? (sei que ele sabe que o império romano não tinha relações de produção capitalistas, mas é o que o argumento nos dá a entender) veja que não nego que existe pobreza no capitalismo, apenas digo que isso não o define.
Daria para rolar vários debates construtivos sobre o marxismo se os trotskyistas não fossem os maiores promotores de autofagia dentro da esquerda. Temos ótimos marxologos no campo trotskyista apesar das minhas divergências sobre todo o resto da construção do pensamento marxista.
Se vc for no a deriva vc vai ver os "comunistas" chamando ele de trosko sem mostrar onde ele errou, dps reclamam dos liberais que insultam sem dar argumento
@@sandman1006eu fui e o que mais vi foi o contrário. Em todo caso, acho uma briguinha com mentalidade de pequena burguesia, coisa de quem está enfurnado em sua bolha e não vê isso não afeta a vida de 99,9 dos trabalhadores brasileiros.
@@sandman1006 e no meu processo de radicalização uma das coisas que mais me afastou de ouvir trotskyistas foi justamente isso. Tamanho empenho em atacar marxista-leninistas até mais que atacar sociais liberais ou a própria direita.
@@racudo1898 ent vc claramente n viu os vídeos em que ele fala de stalin, alguns dos comentários são: "trotskista kkkkk"; "trosko me dá preguiça"; "abriram os portões da troskolândia"; etc. E teve até pessoa fazendo piada com quebra-gelo (um até spamou), essas msms pessoas reclamam quando liberais falam "vai pra cuba" Meu ponto n é se essa lutinha é válida ou n, meu ponto é a enorme hipocrisia
@@dagobertosantosdeoliveira9546 falam sim ue, teve ate video da guria do suavemente comentando la que ele teve que pedir desculpa pq ela mostrou o quao babaca ele tava sendo a troco de nada
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Gaiofato, Ian e João... todos são. Eu gosto muito do Gustavo, mas ele é debochado demais. O problema dele é que os stalinistas o consideram autofágico para com eles, mas a inversa tbm é verdadeira.
@@snowman_brazil pow meu querido, eles falam que stalin era um psicopata coveiro de revoluções fascista vermelho... e ai nos chamam de stalinistas que inversa é essa meu amigo
@@XOVINNE isso eu não sei dizer, mas sei que burguês ele não é como disse o primeiro comentário acima. No mínimo, considero ele um aliado por ser divulgador de uma China real, com suas qualidades e defeitos, diferente do que a mídia ocidental propaga.
Tá falando do Felipe? Tu não entendeu né? Ele tava sendo pacífico porque tava tendo um banho de sangue entre Marxistas Leninistas contra os Trotskistas lá no vídeo dele. Geralmente quem assiste esse canal são os comunas marxistas.
Belo argumento do "porque você não precisa" tão bom que ele vale pra literalmente qualquer coisa, "a mas não precisava da lâmpada, porque já tinha a vela né"
eu acho meio triste a única motivação da pessoa é "dinheiro" tipo o reconhecimento por criar é algo que muitos almejam, ou encontrar uma melhoria e provar que existe uma melhora, ou simplesmente o desejo de ajudar ou salvar alguém. sério o cara que ta tão afundado em ideologia que acha "dinheiro=tudo, realização, DEUS".
Citar a evolução da URSS pra criticar o capitalismo não é um pouco hipócrita não? Sendo q eles tiveram esse "boom" de evolução justamente explorando a sociedade por completo, assim como o capitalismo faz?
o crescimento na URSS não existiu por meio da exploração do homem sobre o homem, pois todos tinham o mesmo pensamento coletivo e eram trabalhadores, quem tinha mais interesses individuais simplesmente não poderia fazer parte dessa sociedade
@@w3irllomusic Onde que é mostrados que todos ali estavam de acordo com o que foi colocado pelo governo? Como sabe que todos queriam seguir na mesma linha? Quem não fizesse o que era obrigatório, acontecia oq?
@@NotielkBr é como eu disse ali, quem tinha pensamentos individuais não fazia parte desta sociedade, mas quem não era de acordo, ia embora do país ou provavelmente ia para os gulags que seriam formas de "reeducar", mas como a única coisa que eu li sobre foi um artigo chamado "Paz, Pão e Terra", eu recomendo que pesquise por pessoas que realmente entendam de URSS, como o Rodrigo Inhaez, revoluções socialistas surgiram sempre como atos anti-colonialistas e de libertação, então era comum que o pensamento de todos seguissem uma linha semelhante, mas um exemplo de que todos discordavam em algo é o próprio trotyskismo
@@NotielkBr Quem não gostava ou simplesmente queria sair pra outro país, era só ir. Lembramdo que URSS era um bloco de países e não um único país. A questão é que não existia isso de uma pessoa lucrar com a outra, cada um faz seu trabalho, em propriedades coletivas (sendo terras ou empresas) e os caras desenvolveram tanta tecnologia a ponto de lançar o ser humano primeiro ao cosmos (também levaram mulheres e pessoas de outros povos, diferente dos EUA).
@@w3irllomusic Camarada, gulags eram prisões, sim tinham objetivo de ressocialização assim como as nossas, a diferença é que as pessoas realmente eram ressocializadas e tratadas como seres humanos. Eles tinham acesso a educação, livros, cultura e sim, assim como todas as pessoas do país, tinham que trabalhar dentro das prisões.
Bora compartilhar pra ajudar o canal a crescer! ✊🏼
16:18 apenas uma correção pra evitar confusão: essa definição sobre fetiche da mercadoria é a definição do senso comum e não de Marx, e que o próprio ian admitiu ter errado e soltou um vídeo se corrigindo. a fetichezação da mercadoria pela visão de Marx seria quando o precesso de produção é de alguma forma escondido, dando a impressão de que ele não faz parte, como se o capitalismo criasse tudo e a classe trabalhadora não estivesse lá. um bom exemplo é a própria fala do Petry quando ele diz coisas do tipo "ah, mas o capitalismo criou o iphone".
produtos usados pela massa, nao foi prioridade na uniao sovietica ao colocar o homem no espaçao, era uma porra de guerra . nao estou vendo a coreia do norte desenvolver nada com seu comunismo .. vejo eles comprando armas russas e chinesas pq nao tem capacidade de nada . todos sabemos que socialismo é escravidao da populaçao e nada mais .
estados unidos inventou a internet, so passou pra populaçao pq ali virou um meio de ganhar dinheiro , caso nao desse dinheiro nao teriamos internet . pq eu nao posso ter acesso a patente de misseil e armas atomicas (analogira burra igual voces usam )?
mas diz ai ! qual a soluçao kkkkkkkkk os cientistas do estado so tem acesso tbm ao bom salario e qndo nao conseguem produzir ou ser criativo sao substituidos , como sempre foi na humanidade, haja vista as epopeias na grecia que ja nos contava como os nao produtivos era substituidos por filhos ou alguem mais qualificado . e outra coisa , cientista esta preocupado como aquilo funciona e nao como pode ser aplicado em grande escala .
@@rebolagrety a diferença é que o estado investe pesadíssimo. não atoa a china é líder desde 2016 em criação tecnológica com mais de 1,2 milhão de projetos e 322 mil concepções tecnológicas, e acabou obviamente ultrapassando os EUA. ninguém tá pedindo pra cientista ficar milionário, o debate era sobre essa falácia de que quem tem ideias inovadoras fica rica da noite pro dia apenas com uma garagem.
Eles até já possuem tecnologia pra produzir dispositivos muito melhores, mas preferem lançar aos poucos pra assim vender mais e aumentar a lucratividade. Se o foco não fosse sempre o lucro veríamos maiores diferenças de performance entre um lançamento e outro.
Fora obsolescência programada.
Galera aqui dos comentários já viu aquelas típicas reportagens de todo domingo no Globo rural,onde mostra uma familia tradicional que chegou por aqui em 1880,1890,1900. E sempre passam aquele clima de imigrantes que vinheram ganhar a vida.
A questão é ver o quanto as famílias imigrantes, mesmo que mais pobres. Conseguiram se estruturar e ter uma boa propriedade privada e os ex escravos que foram libertos 1888 só tiveram direito as favelas.
Por mais que isso seja um problema e tals, na minha percepção o pior não é bem quem veio em 1800 mas sim quem veio pra cá na segunda guerra mundial, esse povo ganhou terra e se beneficiou do estado brasileiro, nem os verdadeiros brasileiros tiveram isso (Estou incluindo os brasileiros descendentes de Lusitanos, pois vejo muitos Caucasianos pobres) quem se beneficiou foram os Italianos e Alemães
Minha mãe contava que, a avó materna dela, veio da Espanha, e trouxe "as duas mãos" 🤲🏻 cheias de jóias. Comprou vários imóveis e dividiu entre os filhos. Mulher forte, fazia todos os partos da familia, além de ter criado 10 filhos, sozinha, comprando caminhão de cebola e "estiando", não lembro direito se fala assim, porque ela foi abandonada pelo meu bisavô, que se "engraçou" com uma brasileira. Devo ter muitos primos desconhecidos por aí. Meses dentro de um navio, nem dá pra imaginar as péssimas condições dentro da embarcação, veio segurando um bebê, morto, 😢 porque não queria que jogassem no oceano. Minha mãe era o xodozinho dela. Criada com leite de cabra.😅
@@RoseParra54 Então.
Quais condições vocês vivem hoje?
Pq imagina sua Bisavó que deve ter vindo nesse período de 1900.
Mesmo com pouco, ela conseguiu comprar imóveis e se estruturar.
Não comia caviar,mas não veio descendente de escravos que foram soltos a pouco tempo e sem nenhum plano de estrutura ou reparação histórica.
Tiveram também direito à policia amparada pela lei da vadiagem 😒
@@felipejose8834 antes da libertação dos negros o império teve projetos de trazer imigrantes brancos com muito incentivo. Depois os latifundiários dificultaram um pouco a compra de terras pelos imigrantes, mas nem de longe tiveram a mesma falta de oportunidade que a população liberta. Mas é fato que esse povo que fugiu da guerra teve facilidades. Um dos maiores detentores de terra da minha cidade é dessa leva.
cara, o que é incrível na história de BIll Gates e do Steve Jobs, eles eram proximos e um tomava/roubava do outro ou eles engoliam empresas menores, os engenheiros de software e desenvolvedores da própria Xerox por exemplo inventaram coisas incríveis, como o mouse, e o Jobs comprou/engoliu os caras, os engenheiros não puderam fazer nada, ficaram extremamente frustrados, inclusive tem um filme chamado "piratas do vale do silício" que conta a história de ambos, os caras não começaram do nada, ambos tinham investimento desde cedo, inclusive herdaram fortuna familiar, apesar deles viverem contando a história deles com muito mito da garagem. O próprio sistema operacional que vem a se tornar o windows foi comprado de um outro desenvolvedor que acabou vendendo por uma micharia.
E uma pequena observação, até hoje o Steve Jobs é ovacionado na área da programação, mas o engraçado é que ele só entendia o básico e quem realmente programou o primeiro mac comercial foi o Steve Wozniak, o que o Steve Jobs fez foi o marketing do computador de mesa, e até hoje o Steve Wozniak ta trabalhando na Apple fazendo os computadores mais recentes e é por isso que a empresa não "ruiu" quando o Steve Jobs morreu, porque no fim do dia não era quem sentava na mesa e programava.
E agora vem uma pequena curiosidade sobre o Ifood, eu trabalhei la por um tempo e quando foram me falar a historia deles, o início é lindo que era um pequeno senhor que fazia comida ai chegou o genro cria um app pra ele vender pros vizinhos com mais facilidade, ai vem uma empresa de fora coloca dinheiro, e eles saem comprando todos os concorrentes que criando assim um monopólio mas o livre mercado vai regular tudo (contem ironia no final).
@@jefersonsantos8762 pois é cara, Wozniak chegou a sair da empresa pq n guentava mais o cara, chegou a ser professor e também bastante critico da apple. Nesse filme que comentei tem um retrato legal da visão do Jobs, o cara ficava fazendo competição entre os próprios funcionários, criando um clima ruim no ambiente, dividindo as equipes de forma negativa, desvalorizando uma equipe em detrimento de outra baseado no que estavam produzindo, bastante exploração e humilhação.
@@jefersonsantos8762 É tudo muito bonito, até os entregadores cobrarem direitos ai os caras literalmente colocarem um grupo de marketing pra propagar mensagem falsa nas manifestações contra a empresa. Chega a ser absurdo ter uma notícia como essa, que infelizmente não é noticiada de forma abrangente afinal pra muitos veículos de mídia eles pagam fortunas pra propagarem seu serviço, esses grandes conglomerados de mídia não sairia perdendo.
@@brunopinheiro9223 Sim, eu acabei me expressando meio mal, mas é que na época que me contaram a historia deles não tinha acontecido isso (entrei em 2019), e na época eu ja tinha achado estranho que basicamente o que eles faziam era comprar todos os concorrentes.
Os caras acham que essas big techs aparecem numa garagem.
Mas é verdade, eu sou a garagem!
@@snowman_brazil 😂😂😂
A fase da garagem de muitas delas foi só corte de custos , nada que ver com simplicidade, e ainda demonstra o controlo megalomaníaco que esses bilionário tem , não confiam a empresa longe de si, mas enfim já tinham o rabo cheio da grana, o próprio Bill gates já comprou um carrão bem cedo.
@@snowman_brazil Agora te pergunto garagem, quantas big tech você produziu?
@@dobrasilaomundo.8086Se fosse tão fácil assim, qualquer um seria bilionário. Além disso, qualquer brasileiro já bilionário (com 1 bilhão de dólares) alcançaria uma fortuna de 100 bilhões de dólares. Mas nenhum brasileiro conseguiu isso. Como esses esquerdistas são simplórios.
Aqui no Brasil o caso mais claro da "concorrencia" é o mercado de cerveja. A ambev concentra 80% do mercado
Ideologia é um negócio forte demais..... mds. A gente joga o argumento e entra em um ouvido e sai no outro. Cabe a gente ter paciência de Jó e gentileza de Jesus.
Se for indireta pro Petry, esse é o trabalho dele, perguntar e incentivar a pessoa a falar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vdd cara
@@chillmusic Perguntar a msm coisa 2, 3, 4 ,5 vezes e em cima do msm embasamento? E sem contar que é baseada essa logica de comunista não pode ter AIFONE kkkkkk. Eu gostava do Petry antes mas justamente por eu não ter conhecimento politico, então ele sempre ganha a galera com essa posição de isentão dele, "sou o cara que conversa com todo mundo e não tenho lado" humm... essa historinha ai nao me pega mais nao.
@@pacgames9430Não cola faz tempo. E ele meio que sabe disso da pra perceber nas perguntas.
O sistema de proteção social chinês, que inexiste, é ideologia? E a consolidada ausência de leis trabalhistas?
Muito bom o react! Realmente o Gustavo Machado (canal orientação marxista) é a melhor referência de teoria marxista do youtube atual.
5:00 Fetiche da mercadoria é capitalismo, ter o fetiche não faz de mim capitalista
Esse meme do Iphone é rebatido com as seguintes afirmações:
Na China existe smartphone de alta qualidade feita por uma empresa em auto gestão.
Na Coreia popular existe um estúdio de animação de alta qualidade.
Em Cuba foi criada uma vacina nacional contra o covid.
E mesmo assim, isso ainda não foi feito por causa do socialismo, foi feito por conta do mesmo fator: o trabalho humano. O modo de produção ainda recebe o mesmo grau de importância.
Trabalho humano move o mundo ❤
Essa meme do iPhone tem um pouco de lógica sim. De fato no capitalismo pelo fato do burguês querer lucrar mais é vencer a concorrência força ele a investir pra criar produtos melhores e vice versa, e isso acelera em muito o progresso tecnológico. Outra prova disso é que nas guerras surgiram grandes evolução tecnológicas, mas um vez mostrando que a competição e o conflito acelera o progresso, infelizmente isso é um fato. Não estou falando que no comunismo não haveria progresso tecnológico mas talvez acontecesse em um ritmo mais lento.
a Huawei não é uma cooperativa de verdade, o próprio Gustavo desmente isso, veja video dele: "o mito do socialismo chinês"
Mas é a maior idiotice esse meme, faz pensar que socialismo é ser pobre. Como dito no vídeo, quem constrói o iphone são os próprios trabalhadores, que são o objeto dominante do socialismo.
Salve, Camarada! Qual a empresa chinesa que você se referiu? Fiquei curioso
Felipe desculpa se eu te deixei triste, não foi minha intenção. Deus abençoe você e toda a sua família.
Felipe, vc foi um dos poucos a reagir ao Gustavo Machado e, naquele primeiro vídeo sobre a China, não vi nada de errado no que vc comentou. Acho legal discordar quando o que se fala não condiz com a reali
Em relação a esse React, ficou bacana e .e ponderado.
Isso ai, sou trostkista e gostei deste seu video, desta tá? deixa eu ver outros
Excelente video e react. Recomendado pelo youtube pra mim em novembro de 2024.
Esse hype de marxistas tá sendo muito bom.
Acho bom porque tem muita gente dessa nova geração que pensa que tem como mudar o sistema sendo um consumidor consciente.. mas isso é impossível no capitalismo.
16:30
A primeira compra de supermercado que minha amiga fez nos EUA, ela disse que parecia que ela estava naquela cena de Matrix. Não sabia nem qual "marca" comprava.😅
No meu passado liberal, fiquei indignado com a experiência de um amigo que é até conservador, mas que voltou revoltado dos EUA por causa disso, era inconcebível para mim alguém rejeitar o direiro à escolha. Segundo ele, a experiência de entrar em um mercado nos EUA é opressiva e o excesso de opções lhe cansava. Hoje eu entendo que esse excesso é proposital tanto para gerar essa ilusão da poder de escolha que faz parte da mentalidade liberal, quanto para causar essa perplexidade e até uma euforia. Pra quem não é o como este meu amigo, essa sensação faz dos mais modestos, os compradores mais compulsivos.
Conheço muita gente que abarrotou malas e malas de coisas inúteis sem nenhuma pretensão de vender. Só aqui se deram conta do exagero. Eu inclusive já ganhei muita coisa de gente que teve seus 5 dias de Disney Way of Life.
@@snowman_brazil o que fez você mudar de opinião? Algum livro em específico?
Sem falar que as descobertas científicas desenvolvidas nas universidades podem levar décadas até se tornarem tecnológica e economicamente viáveis, o que atrasa o desenvolvimento no capitalismo, já que o que não dá lucro não interessa ao capitalista...os paineis solares começaram a se tornar comercialmente viáveis e se popularizar nos últimos 10 anos, mas o efeito fotovoltaico que é o princípio fundamental dessa tecnologia é conhecido desde o século XIX.
Só assisto esse cara por causa do seu comentário 😂😂😂😂temos q tomar muito cuidado com trotskista
A diferença talvez no desenvolvimento de tecnologia é que não se forçaria a obsolescência programada.
A obsolecência programada não é em si um problema. O problema é o lucro como objetivo primário de qualquer produção.
É bom que as coisas tenho um tempo de vida útil programado, assim vc tem previsão de quando aquilo está obsoleto e deve ser substituído por uma versão mais moderna e possivelmente mais econômica, sustentável, segura.
O problema é que na lógica do capitalismo, faz-se para gerar uma demanda artificial quando o mercado está saturado.
O COMÉRCIO NÃO É UMA EXCLUSIVIDADE DO CAPITALISMOOOOOOO!
Adoro gritar isso também.. quando vêem me falar do mito do empreendedor que poupou dinheiro, investiu e prosperou... como se capitalismo fosse isso. É triste.. eu geralmente respondo assim: "na Babilônia havia comerciantes, artesãos, criadores de galinhas e trocas eram feitas utilizando tabletes de argila como moeda... a pessoa que tinha uma boa ideia poderia melhorar sua produção, guardar o excedente e comprar algo para melhorar sua produtividade etc e etc.." e aí eu pergunto: você entende que a Babilônia era capitalista? Se não, o que faz do capitalismo, capitalismo? Aí vc buga a pessoa e então fica com o caminho livre pra dançar e sapatear no cérebro dela! 😂
@@leopoldorezende
"Na produção de mercadorias, tal como se havia desenvolvido na Idade Média, não podia surgir o problema de a quem pertencer os produtos do trabalho. O produtor individual criava-os, geralmente, com matérias-primas de sua propriedade, produzidas não poucas vezes por ele mesmo, com seus próprios meios de trabalho e elaborados com seu próprio trabalho manual ou de sua família. Não necessitava, portanto, apropriar-se deles, pois já eram seus pelo simples fato de produzi-los. A propriedade dos produtos baseava-se, pois, no trabalho pessoal. E mesmo naqueles casos em que se empregava a ajuda alheia, esta era, em regra, acessória, e recebia freqüentemente, além do salário, outra compensação: o aprendiz e o oficial das corporações não trabalhavam menos pelo salário e pela comida do que para aprender a chegar a ser mestres algum dia. Sobrevêm a concentração dos meios de produção em grandes oficinas e manufaturas, sua transformação em meios de produção realmente sociais. Entretanto, esses meios de produção e seus produtos sociais foram considerados como se continuassem a ser o que eram antes: meios de produção e produtos individuais. E se até aqui o proprietário dos meios de trabalho se apropriara dos produtos, porque eram, geralmente, produtos seus e a ajuda constituía uma exceção, agora o proprietário dos meios de trabalho continuava apoderando-se do produto, embora já não fosse um produto seu, mas fruto exclusivo do trabalho alheio. Desse modo, os produtos, criados agora socialmente, não passavam a ser propriedade daqueles que haviam posto realmente em marcha os meios de produção e eram realmente seus criadores, mas do capitalista. Os meios de produção e a produção foram convertidos essencialmente em fatores sociais. E, no entanto, viam-se submetidos a uma forma do apropriação que pressupõe a produção privada Individual, Isto é, aquela em que cada qual é dono de seu próprio produto e, como tal, comparece com ele ao mercado. O modo de produção se vê sujeito a essa forma de apropriação apesar de destruir o pressuposto sobre o qual repousa (8) Nessa contradição, que imprime ao novo modo de produção o seu caráter capitalista, encerra-se em germe, todo o conflito dos tempos atuais. E quanto mais o novo modo de produção se impõe e impera em todos os campos fundamentais da produção e em todos os países economicamente importantes, afastando a produção individual, salvo vestígios insignificantes, maior é a evidência com que se revela a incompatibilidade entre a produção social e a apropriação capitalista."
Engels. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico
"A riqueza das sociedades em que domina o modo-de-produção capitalista apresenta-se como uma "imensa acumulação de mercadoria"
Literalmente a frase que abre O Capital.
Marx também descreve em alguma parte do Manifesto como o germe da produção capitalista já estava presente nas sociedades anteriores, o mercado é uma parte central dela e somente graças a ele o capitalismo conseguiu se desenvolver plenamente. O capitalismo não se resume a trocas apenas, mas mercadorias produção para troca e não para suprir as necessidades do produtor, bem como a socialização da produção, divisão do trabalho, a forma dinheiro etc.
Imagino que tenha sido atacado por trotskistas, o que faz total sentido. Primeiro eles atacam, depois se fazem de vítima
Só não é atacado por trotskistas quem ainda não nasceu.
2:00 O melhor jeito de ver como era o capitalismo no berço é assistir ao "Pororoca de Chorume" do João Carvalho e Ian Neves, o episodio que ele fala sobre Locke, que eles falam não, é um react de texto muito bom. Recomendo.
Kkkkkk muito engraçado você citando Ian Neves como referência e completamente as falas do Gustavo, quando ele é o especialista em marxismo
Ótimo vídeo, Felipe; já acompanhei o Gustavo há 2/3 anos atrás, e hoje não concordo com ele, mas é importante que a gente não tenha divergências que atrapalhem nossos objetivos em comum!
Todos os questionamentos levam ao trabalho
O Petry fica fingindo que é good vibes. Fica estimulando que as pessoas acreditem em meritocracia. O próprio Petry, humorista questionável, teve sorte. Entrevistas rasas ele faz. Eu gosto dele. Espero que melhore
Recebi aqui de anúncio um novo anti comunista bizarro de escancarado: Adventure Comunist.
Tá bom e eu que sempre recebo anúncios de um aspirante a o Olavo de Carvalho que se auto intitula professor de história. Sempre surge Marcelo de Andrade refuta o Marxismo na masterclass
Eu vejo essa propaganda até o fim sempre.
Os comunistas vai ganhar o máximo dinheiro de AdSense dessa empresa aí que eu puder dar
Sem contar q a resenha nos comentários está maravilhosa. Aprendendo muito.
Sobre o "Mito da garagem" vale a pena ver no canal "O Algoritmo da imagem"!
Detalhe. Um dos acionistas desta tragédia e ruim serviço é o maior dono de linhas de ônibus, encarroçadoras e fábricas de insumo pra ônibus. O nome dele é Ruas. Ele está junto com a ccr nos quatro Empreendimentos dela
No final o inimigo é o mesmo!
Eu gosto até dele, principalmente sobre economia. Mas ele é PSTU e tem posição divergente de mim, na só conteúdo dele é bom até
@@dagobertosantosdeoliveira9546 "o gaiofato é pior" em que sentido? "E não existe isso de concorda ou não com a história" então você concorda que o comunismo matou 100 bilhões de pessoas? Se discorda da "história" sim, até por que a história não é um agregado de fatos reais, mas é escrita por pessoas e por isso não está livre de ideologia. Pelo seu argumento, Ho Chi Minh dizia que trotskistas eram espiões de potências imperialistas (trotskistas do vietnam é claro) e Stalin dizia que os trotskistas eram agentes do fascismo, ambos "fatos históricos" vão de encontro com a opinião do Gustavo Machado que acredita em outra versão da história.
Dos comunistas do TH-cam ele é quem mais entende da filosofia marxista. O g
@@luanFcasarin Tem um canal muito bom também sobre filosofia com um expectro mais pra esquerda: Filosofia Vermelha.
Durante, não sei se você tem tempo pra essa denúncia. Aqui no Brasil tão querendo privatizar nossos trens e metrôs. A linha 8 e a linha 9 da cptm, não sei se você lembra dessa companhia, foram privatizadas.
Resultado. Tem falha todo dia. Usuário extremamente prejudicado
E o governador não vai avatar as decisões do ministério público
Na minha cabeça o mundo, de forma geral, seria melhor numa sociedade socialista.
Talvez os celulares não fossem tão absurdos pq, em determinado momento, a sociedade chegaria a conclusão de que vale mais a pena achar uma cura pro câncer do que fazer o iPhone X+1, saca? Acho que alguns "luxos" seriam menos desenvolvidos, de forma a dar mais espaço para o desenvolvimento de coisas que melhorassem a vida da sociedade de forma mais substâncial.
90% das tecnologias que me rodeiam me fazem mais mal do que bem. Seria até bom se as tecnologias não estivessem conspirando para arrancar de mim todos os meus dados e me convencer a comprar outras porcarias.
Today revolucao tecnologica do computador pessoal e da internet tiveram forte papel do estado americano, desde a quebra de patentes da bell labs, até o fomento do vale do silicio com incnetivo a faculdades de engenhria e matemática, o projeto da arpanet e internet com grana do pentágono, e movido pela corrida espacial também!
Usei meu ASUS por 5 anos. Trem bão, viu.
Acabei de inventar um novo tipo de bolo. ...ah droga foi o capitalismo 😅
O Ian admitiu que errou na sua explicação sobre fetiche da mercadoria( 16:23 ),que envolva questões de glamour ou status. Seria bom você, também, rever a autocorreção do Ian.
Esse erro é muito comum... eu nem sei pq deram tanta bola pra isso. É compreensível que alguém associe fetiche com desejo ao invés de feitiço ou ilusão.
Mas eu vi, literalmente estou falando da correção
@@FelipeDurante
Então, tudo bem.
Valeu pela resposta e pelo vídeo.
@@snowman_brazil
O fato de ser comum apenas reflete o desconhecimento do que se entende por fetiche da mercadoria. O Ian precisou fazer autocorreção porque é questão fundamental pra explicar as relações de trabalho no Capitalismo com base no que Marx explicou.
@@Gil_casshern vs marxólogos de boitempo disseram que ele confundiu fetichismo da mercadoria com fetichismo do consumo...da mercadoria né?? O que ele disse não está em Marx, literalmente, mas pode-se aplicar, pq se fetichismo é quando a mercadoria adquire status mágico ou irreal, além do sensível, é fetichismo.
Muito bom esse corte dele. Eu não concordo com a linha política trotiskista, mas quem se diz marxista-leninista tem que saber fazer uma crítica baseada na materialidade. Esse corte foi bom. Já o anterior foi péssimo porque aí já entra a opinião dele como trotiskista onde nós divergimos.
Vídeo fantástico!!!
20:05 Caralho, quem é esse cara que põe tão facilmente apontamentos tão bons? Tipo, linha correta o maluco, vai e não deixa de fugir a raiz do problema e continua a apontar a ele.
Faz um vídeo sobre a taxação do governo Lula nas compras da China, muitos vendedores já suspenderam as vendas pra cá por conta disso
Amo seus vídeos seu lindo !!!!!!!
Na verdade no socialismo os trabalhadores ficariam muito mais motivados para inovar porque saberiam que eles teriam acesso aquela tecnologia e o próprio ambiente de trabalho seria muito mais cooperativo, solidário.
Felipe, fetiche da mercadoria não é ter 10 marcas de sorvete, nem querer comprar iPhone do ano. Marx entende esse conceito de outra forma.
Exato, fetiche da mercadoria simplificando. É o fato da relação do trabalho ficar totalmente escondida atrás daquele produto maravilhoso, como se aquilo tivesse surgido por meio de mágica.
@@dirx91 sim! Por conta da intensa divisão social do trabalho que no capitalismo não ocorre somente no âmbito produtivo (das funções variadas especificas de cada trabalhador no cadeia produtiva) mas também no âmbito da gerência tanto da empresa quanto produtos do trabalho/mercadorias, que fica a cargo ou de trabalhadores super especializados e dos capitalistas, que jogam num mercado impessoal tudo o que é produzido para que sejam trocado por dinheiro, acaba que toda essa dinâmica social seja escondida, alienando o trabalhador da essência de todo o processo. O resultado disso não é querermos consumir mais, ou buscar mercadorias que nos valorizem socialmente (como roupas de marca, ou iPhones do ano), pois tudo isso é valor de uso possivel das mercadorias. O resultado real do fetiche da mercadoria é o desconhecimento sobre o Valor, é a confusão sobre o dinheiro ter autonomia e Valor em si, é o distanciamento do trabalhador da percepção de que ele é o protagonista nessa relação social e não a mercadoria e o dinheiro.
@@dirx91 As pessoas sabem que o dispêndio de trabalho foi necessário para a produção das coisas, todo mundo sabe disso, o que as pessoas podem não saber é as técnicas necessárias para fazer o produto, mas todos sabem que foi necessário trabalho humano. E fetiche da mercadoria também não é o anseio em ter produtos novos. Afinal, não há nada mais natural do que uma pessoa querer possuir algo que ela não tem no momento, como um carro, um ar condicionado ou um celular de última geração. Você pode até argumentar que o capitalismo produz alguns sentimentos estranhos a nós no que tange o consumo, mas isso nada tem a ver como a questão é abordada por Marx no Capital. Fetiche da mercadoria é exatamente o contrário, é a substituição dos anseios por estas coisas pelo ente abstrato, pela figura colocada como universal, que é o dinheiro. A palavra fetiche foi primeiramente usada pelo polímata, Charles de Brosses, no livro: Dos Deuses e do Fetiche, que era um estudo de comunidades antigas e ele denominava exatamente de fetiche o fato das pessoas projetarem em coisas materiais, ordinárias e comuns do dia a dia características divinas. É exatamente daí que Marx utiliza o conceito de fetiche, para explicar a relação que as pessoas têm com o dinheiro na sociedade capitalista, o tratando também como algo divino, que extrapola suas características físicas e sua utilidade para nós, seres humanos e que, diferentemente das mercadorias, que têm utilidade prática, o dinheiro tem uma utilidade apenas simbólica.
Muito se fala do socialista com iPhone , mas pouco se fala do capitalista sem iPhone ....o q acontece? A meritocracia não agraciou eles?....
Dá um ep do Globo Reporter isso!
Não se esforçam o suficiente
SIMPLES OLHA O TAMANHO DÁ CARGA TRIBUTÁRIA, DO PAÍS
O Gustavo é muito bom, tem uma boa didática, entende bem dessa parte, só peca quando fala de URSS e outras, mas normal pra quem é do PSTU.
Camarada Gustavo é um trotyskista muito bom, mesmo eu sendo leninista acabo acompanhando algumas críticas que ele faz ao meu lado.
PARCELAR UM IPHONE 13 em 12X = GOSTAR DO CAPITALISMO. KKKKKKKKKKKKK
(o Iphone é só mais um aparelho tecnológico, ser comunista n é NEGAR A TECNOLOGIA, isso é argumento nível Barreto)
Você está pagando pela marca.
No fim é Silício em transistor assim como outros celulares e diferentes escalas.
@@alexandrefrias2147 n só, vc tá pagando pela propaganda, pelo desenvolvimento e confiança.
Mano, falando em embalagem diferente e produto igual, me lembro do Kuat, Fanta Guaraná. São a mesma cousa e pertencem à mesma empresa.
"é diferente"
como é diferente sendo que as pessoas continuam sendo EXPLORADAS CARAAAAAAAAAAAAAA
O CARA N QUER ACEITAR O FATO MANÉ.
Ele não vai aceitar porque ele lucra com o capitalismo. É por isso que a revolução da classe trabalhadora tem que ser na força mesmo pós esse pessoal que lucra com a exploração não vai aceitar
3:04
só pra marcar o tempo ao qual você se referiu
@@Will_528 obg camarada
China tem relações sociais capitallistas, trabalhadores vendem sua força de trabalho para um capitalista.
Sou assinante do canal dele, por sinal ele não aparece pra mim a muito tempo!
Uga uga não ter iPhone em socialismu uga uga,
Xiaomi cof cof
Quem trabalha sabe como funciona em uma empresa, quem faz parte operacional sempre busca soluções para resolver os problemas diante da dificuldade, geralmente os chefes são desqualificados porque sobem por puxar o saco e só atrapalham na produção quanto impõe regras fora da realidade. O trabalhador já faz todo o trabalho, em uma sociedade socialista a diferença seria que não teria nenhum chefe pra encher o saco, os próprios trabalhadores iriam se organizar, estabelecer regras e atribuições e definir o melhor modo de fazer as coisas. E não haveria lucro acumuluado pra um empresário, o resultado da operação seria dividido de forma justa entre todos, de acordo com produção de cada um.
A minha dúvida em relação a essa fala do Gustavo é que no Socialismo os trabalhadores TMB não ficam com o lucro, certo ?
Pq o produto deixe de ser superfaturado no mercado e a produção de "cooperativas Socialistas" não é em excesso, então de onde vai vir o dinheiro para que os funcionários ganhem bem e possam ter uma estilo de vida bom???
Se o socialismo não funciona com a lógica do lucro, de onde tirar o lucro para distribuir? Simplesmente, não há lucro a ser distribuído.
Se a economia é planificada, ajusta-se a produção à necessidade. No final, até a ideia do dinheiro é dispensável. Acho que o Gustavo até fala sobre isso no podcast.
Mas pensa, se não houver mais-valia a ser retida na produção da fábrica, também não haveria mais-valia e especulação na construção civil. Percebe como as coisas tendem a se ajustar? A grande questão é que ao contrário do que diz a lógica capitalista, quando o lucro é zero tem-se a maior eficiência.
Eu manjo zero de economia planificada, mas espero ter ajudado.
acho que o entrevistador quis perguntar seria o pq que eu que tmb sou explorado mas sou privilegiado nessa sociedade capitalista e afinal nao me sinto tao explorado assim vou querer abrir mao dos privilegios em virtudes dessa gente pobre que eu nem gosto
O exemplo do fim do vídeo é entretenimento em breaking bad
Nikola Tesla inventou a corrente alternada, quem ficou rico com essa invenção? Ele, o inventor Tesla, ou Georg Westinghouse o empresário?😅
se ta no nosso espectro, a gente defende🤝
Eu fiquei com muita raiva do Petry no dia que ele falou que era só você ser meio bud7sta que dava tudo certo
Esses caras acham que no socialismo não haveria comércio ou geração de riquezas, a diferença é que em vez do trabalhador (o explorado) enriquecer os empresários ou indústrias, ele enriquece o Estado, e por consequência, os próprios trabalhadores, pois o Estado não visa a retenção do capital, visto que os lucros são revertidos aos trabalhadores.
No socialismo não há voto de pobreza, e sim, uma distribuição justa da riqueza produzida, é simplesmente impossível dentro do socialismo a figura do milionário, muito menos do bilionário, ninguém fica milionário ou bilionário sem explorar a força de trabalho de outras pessoas, o ser humano é limitado ele só tem dois braços e duas pernas, ou seja, a nossa força de trabalho é limitada e insuficiente para nos tornar milionários, muito menos bilionários.
O problema do teu vídeo foi os argumentos bem ruins, você deu uma mitada “ se a China é capitalista imagina os Estados Unidos” kkkkkkk Aí é foda
Boa
Sobre as novas vacinas vcs já ouviram falar do nome dos crânios por trás ? Não só o nome da marca.
meu deus, fetichismo da mercadoria não tem nada a ver com "status".
gente, vcs que se propõem a falar sobre marxismo, devem estudar o mesmo.
no vídeo em que o felipe negou que a china seria capitalista, ele literalmente abstrai todas as características do capitalismo e diz:
- mas na china tem gente saindo da pobreza.
gente, quando pobreza define capitalismo???? então o império romano era capitalista?
(sei que ele sabe que o império romano não tinha relações de produção capitalistas, mas é o que o argumento nos dá a entender)
veja que não nego que existe pobreza no capitalismo, apenas digo que isso não o define.
Daria para rolar vários debates construtivos sobre o marxismo se os trotskyistas não fossem os maiores promotores de autofagia dentro da esquerda.
Temos ótimos marxologos no campo trotskyista apesar das minhas divergências sobre todo o resto da construção do pensamento marxista.
Se vc for no a deriva vc vai ver os "comunistas" chamando ele de trosko sem mostrar onde ele errou, dps reclamam dos liberais que insultam sem dar argumento
@@sandman1006eu fui e o que mais vi foi o contrário.
Em todo caso, acho uma briguinha com mentalidade de pequena burguesia, coisa de quem está enfurnado em sua bolha e não vê isso não afeta a vida de 99,9 dos trabalhadores brasileiros.
@@sandman1006 e no meu processo de radicalização uma das coisas que mais me afastou de ouvir trotskyistas foi justamente isso. Tamanho empenho em atacar marxista-leninistas até mais que atacar sociais liberais ou a própria direita.
@@racudo1898 ent vc claramente n viu os vídeos em que ele fala de stalin, alguns dos comentários são: "trotskista kkkkk"; "trosko me dá preguiça"; "abriram os portões da troskolândia"; etc. E teve até pessoa fazendo piada com quebra-gelo (um até spamou), essas msms pessoas reclamam quando liberais falam "vai pra cuba"
Meu ponto n é se essa lutinha é válida ou n, meu ponto é a enorme hipocrisia
@@racudo1898 quem mais age igual direita é o PCO (q tá mais pra nazbol), pstu é mt mais sério
Não se preocupe com trotskistas te chingando, só quer dizer q vc tá certo
Mas que o Gustavo tem uma cara de debochado antipático é real demais, mas fala bem apesar de falar várias coisas que eu não concordo
O gaiofato é pior que ele é ninguém fala nada
@@dagobertosantosdeoliveira9546 falam sim ue, teve ate video da guria do suavemente comentando la que ele teve que pedir desculpa pq ela mostrou o quao babaca ele tava sendo a troco de nada
@@dagobertosantosdeoliveira9546 os 2 Gustavos são meio debochados...
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Gaiofato, Ian e João... todos são. Eu gosto muito do Gustavo, mas ele é debochado demais. O problema dele é que os stalinistas o consideram autofágico para com eles, mas a inversa tbm é verdadeira.
@@snowman_brazil pow meu querido, eles falam que stalin era um psicopata coveiro de revoluções fascista vermelho... e ai nos chamam de stalinistas que inversa é essa meu amigo
Vai manter o serviço ruim na mão das empresas terceirizadas
felipe voce era comunista antes de ir pra china??? conta como foi sua historia com o comunismo
ele n é comunista, ele só mora na China msm.
Ele é um explorador burguês.
Ele disse em conversa com o Ian que seu processo de politização e radicalização se deu durante a pandemia
@@racudo1898 mas n é comunista.
@@XOVINNE isso eu não sei dizer, mas sei que burguês ele não é como disse o primeiro comentário acima. No mínimo, considero ele um aliado por ser divulgador de uma China real, com suas qualidades e defeitos, diferente do que a mídia ocidental propaga.
Engajando
salve
Os atravessadores
O Petry é muito desonesto.
Arregou bonito , não aguentou as "machadadas"
Tá falando do Felipe? Tu não entendeu né? Ele tava sendo pacífico porque tava tendo um banho de sangue entre Marxistas Leninistas contra os Trotskistas lá no vídeo dele. Geralmente quem assiste esse canal são os comunas marxistas.
Belo argumento do "porque você não precisa" tão bom que ele vale pra literalmente qualquer coisa, "a mas não precisava da lâmpada, porque já tinha a vela né"
não pq são coisas diferentes
Gente, sem sectarismo por favor.
Ofensa é mto chato
ele é trotskista
e você é o que ?
Petri é um capitão do mato do século 21
Ah, e o primeiro celular foi inventado na URSS por Leonid Kupriyanovich.
Tu xinga e ofende pessoas no seus reacts também. Então não reclame também né.
Reclamar do que?
A diferença é que o Gustavo realmente sabe do que tá falando, enquanto o cidadão do vídeo tem o QI de um orango-tango.
eu acho meio triste a única motivação da pessoa é "dinheiro" tipo o reconhecimento por criar é algo que muitos almejam, ou encontrar uma melhoria e provar que existe uma melhora, ou simplesmente o desejo de ajudar ou salvar alguém. sério o cara que ta tão afundado em ideologia que acha "dinheiro=tudo, realização, DEUS".
Petry, direita nem esquerda, só direita mesmo.
Só um adendo: tecnicamente esse conceito de fetichização está errado. O Ian se retratou recentemente felipe
ma sestou falando justamente da retratação dele
Quem produz pode pegar sem pagar.
Problema é o Trosko o resto TMJ!
Citar a evolução da URSS pra criticar o capitalismo não é um pouco hipócrita não? Sendo q eles tiveram esse "boom" de evolução justamente explorando a sociedade por completo, assim como o capitalismo faz?
o crescimento na URSS não existiu por meio da exploração do homem sobre o homem, pois todos tinham o mesmo pensamento coletivo e eram trabalhadores, quem tinha mais interesses individuais simplesmente não poderia fazer parte dessa sociedade
@@w3irllomusic Onde que é mostrados que todos ali estavam de acordo com o que foi colocado pelo governo? Como sabe que todos queriam seguir na mesma linha? Quem não fizesse o que era obrigatório, acontecia oq?
@@NotielkBr é como eu disse ali, quem tinha pensamentos individuais não fazia parte desta sociedade, mas quem não era de acordo, ia embora do país ou provavelmente ia para os gulags que seriam formas de "reeducar", mas como a única coisa que eu li sobre foi um artigo chamado "Paz, Pão e Terra", eu recomendo que pesquise por pessoas que realmente entendam de URSS, como o Rodrigo Inhaez, revoluções socialistas surgiram sempre como atos anti-colonialistas e de libertação, então era comum que o pensamento de todos seguissem uma linha semelhante, mas um exemplo de que todos discordavam em algo é o próprio trotyskismo
@@NotielkBr Quem não gostava ou simplesmente queria sair pra outro país, era só ir. Lembramdo que URSS era um bloco de países e não um único país. A questão é que não existia isso de uma pessoa lucrar com a outra, cada um faz seu trabalho, em propriedades coletivas (sendo terras ou empresas) e os caras desenvolveram tanta tecnologia a ponto de lançar o ser humano primeiro ao cosmos (também levaram mulheres e pessoas de outros povos, diferente dos EUA).
@@w3irllomusic Camarada, gulags eram prisões, sim tinham objetivo de ressocialização assim como as nossas, a diferença é que as pessoas realmente eram ressocializadas e tratadas como seres humanos. Eles tinham acesso a educação, livros, cultura e sim, assim como todas as pessoas do país, tinham que trabalhar dentro das prisões.
Felipe Durante vive das custas de operário de fábrica.
Ele é dono da fábrica?
Partiu extraviar o Felipe e trazerele de volta ao Brasil 🤪
Kkkkkk, e também é um burguês que paga aluguel de 14.000
É um burguês safado explorando mais valia dos trabalhadores, tem que expropriar mesmo.
@@alexandrefrias2147 Um trouxa, aluguel é coisa imoral. Volta pro Brasil e vá com o MST.