Vivi nos anos 70/80 meus 15 até 28 anos e posso dizer, todos nós parecíamos mais velhos do que a molecada de hoje. As mulheres com 13, 14, 16 anos aparentavam ter mais de 18, mas era o jeito de se vestir, os cabelos e a maquiagem pesada desses anos. Os homens as roupas sociais para trabalhar, e ir na "disco" também nos faziam envelhecer. Mas éramos jovens, e foram anos maravilhosos. Ao meu ver Cada década que vivi e observei foram difer3entes e foram melhorando em muitos aspectos, viver o hoje é o que importa. Meu hoje é maravilhoso pois vejo nos cinemas meus herois de infância, minhas músicas algumas ainda são dos 80 mas as de hoje são mais alegres aos meus ouvidos. Alok e david Guetta, ATB e AlanWalker entre muitos. Poder ir de bermudas e camisetas onde quiser não tem preço! Hoje tenho 62 e muitos me falam que não aparento minha idade, falam qua aparento uns 50 (não tem muita diferença) mas... acredito. Deve ser realmente o meu estilo de vida e como uso minhas roupas, óculos e perfumes!!!
Quando eu era criança, ficava doida que chegasse a minha vez de me vestir como as jovens adolescentes dos anos 2000, as roupas, maquiagens, ter o corpo que elas tinham... O tempo passou e o físico não veio, fiquei super magra e de baixa estatura, as roupas mudaram bastante, não eram as mesmas daquela época, até a forma de se maquiar. E até hoje me lembro disso e lamento 😅
Acho que antigamente era desejável parecer mais velho. Essa aparência de ser alguém com mais idade transmitia maturidade, responsabilidade, seriedade, sucesso.
@@-LexLuthOr O vídeo explica uma parte disso, as imagens que vemos são em baixa qualidade, então não conseguimos ver bem os rostos das pessoas, mas se você reparar, elas não tinham rugas e o rosto era todo preenchido e firme, típico de rostos jovens, e continua explicando que as pessoas tinham expressões mais contidas também. Outra explicação para os rostos parecerem mais velhos é o próprios estilo de cabelo, barba, bigode e maquiagem., vi outro vídeo falando que ainda vemos esses estilos em pessoas que hoje são mais velhas então nós acabamos associando esses estilos a isso. Por fim, eu acrescento que tem pessoas muito jovens hoje que parecem ter uns 10 ou 20 anos a mais, a Bia do BBB mesmo, tem 23 mas parece ter 30 e poucos.
@@gabriellawee9539 Pega um Reinaldo Gianecchini grisalho e ele aparenta ser bem mais novo do que qlqer um nesse vídeo. Ele já está com +50 anos. Alessandra Negrini, idem. Tenho fotografia do meu falecido avô aos 56 anos e ele já era um idoso- de aparência e de vivência na década de 1980: tinha se aposentado, rosto cheio de rugas de uma vida inteira batalhando de sol a sol. Hj os meus tios e tias esão na idade dele e bem mais jovens do que ele de cabeça, na msm idade. Ele já tinha mente de idoso, que esquecia umas coisas, era mais "manso", mais devagar no raciocínio, etc. Mulheres que entravam na menopausa com 38...40 era algo bem comum. E marcava o início do envelhecimento. Não é só aparência. Nós estamos vivenciando essa mudança: já é comum falar que os 40 são os "novos 30", mas já estamos começando a ver pessoas de 50 que são os "novos 30". Conheço mulher com 48 anos que ainda tem ciclo menstrual- algo que minha mãe diz que não acontecia na década de 1980. Eu digo que além do cuidado ao longo da vida, nós já nascemos numa época que a Medicina estabelece parâmetros mt claros na infância que vão perdurar os efeitos pro resto da vida. Meus pais e a geração dele era comum ver raquitismo, baixo crescimento em crianças, desenteria, crianças com vermes no intestino. Td tp de doença que hj conseguimos evitar com mta facilidade. Notadamente é mais comum hj ver filhos que apesar da genética, crescem mais que seus pais. Alimentação e certos cuidados mudaram mto hj em dia. Maioria das grávidas hj suplementa vitaminas, nutrientes no pré-natal. Bebês já abrem os olhos no 1° dia de nascimento e antes demoravam dias ou semanas. Bebês hj choram menos e antes era comum a mãe ficar com cuidado especial e criança chorando por dias por conta de algm situação de saúde. Muita coisa mudou e o início vem desde a barriga da mãe.
Por outro lado, os pré-adolescentes de hoje parecem ser mais velhos, quando eu tinha 12 anos tinha cara de criança, hoje quem tem 12 anos parece ter 16
O que eu observei é que as meninas de hoje tem mais Corpão. Na nossa época se dividia entre as magrelas e baixinhas, magras ou gordinhas.Agora os jovens estão mais altos e com corpão. O uso da academia tb é mais visível que antigamente.
Meu pai com menos de 30, nos anos 80, parecia um homem de quase 50. Era calvo, meio grisalho e já faltavam alguns dentes. Foi criado na pobreza abandonado pelo pai dele e desde de menino já trabalhava.
Acho que a materia focou na parte estética, mas a questão é a aparência das pessoas que era realmente muito envelhecida, nao vejo como uma questão de estética e sim no semblante na aparencia das pessoas.
Eu tb acho. Se colocasse essas pessoas sem roupa e com o mesmo corte de cabelo ou penteado, proximo das pessoas de hj na mesma situação, ainda sim as de antigamente pareceriam bem mais velhas
Raul Seixas não posso falar, mas o Jim Morrison usava muita heroína e a droga por si só envelhece muito muito a pessoa. Ele, Janis Joplin, Tim Hardin todos pareciam bem mais velhos do que realmente eram, a Janis quando deu uma parada com a droga ficou até mais bonita (durou pouco tempo mas dá pra perceber), fora o abuso do cigarro e do álcool.
Nada ver o que você disse, confundiu tudo. Eles não queria parecer velhos, eles queriam parecer maduros, ter cara de mulher ou de homem, acontece o mesmo atualmente, as garotas de 15 se vestindo igual essas mulheres aí com maquiagem pesada e vestido curto mostrando um decote grande. A única diferença é o estilo, o estilo daquela época era um estilo que te deixava mais velho tipo uns 40 anos
As pessoas são mais jovens hoje, não tem haver só com vestimento ou filtros as pessoas estão literalmente mais jovens isso é sobre idade biologica e idade cronologica, o envelhecimento é medido na idade biologica e não na cronologica. Falto falar isso no video...
@@youmore271 exato, antigamente uma pessoa de 39 já era idoso..... Hj vc ainda eh jovem, a humanidade te pouco tempo atrás envelhecia cedo... 17 anos já tinha cara de 45... Etc
Há 200 anos atrás não tinha ideia de adolescência e juventude. Crianças eram consideradas mão de obra. As pessoas casavam cedo, tinham um monte de filhos e morriam. Não existia estatuto da criança e adolescente. O estatuto tem 25 anos. Um bebê praticamente. A minha avó se casou com 13 anos. Minha mãe começou a trabalhar com 11 em uma loja de tecidos no interior. Meu pai começou a trabalhar como carteiro na cidade dele com 15 anos. Não tinha lei de menor aprendiz. A eterna juventude é criação da mídia pra vender produtos. Estendendo a fase de maturidade das pessoas.
200 anos não, na década de 1930 o que mais tinham nas fábricas eram crianças trabalhando exposta a fogo e produtos químicos, além de jornada de trabalho que chegavam a ultrapassar 12 horas. Por isso que o povo não chegava nem a 50 anos de idade.
Talvez os jovens brasileiros, ja vi fotos antigas e videos de jovens dos outros países da mesma época e não Achei, e unq dizem que seja questões de trabalho esforçoso, eu conheço hoke muitas comunidades rurais onde as crianças trabalham desde cedo com as famílias e trabalho as vezes é duro e nzm produto pra cuidar da pele têm, mas as pessoas não envelhecem rápido. Com 20 anos aibda aparenta ter 15 anos. Talvez seja questões genética. E também dos cuidados da pele naquela época, pós tem pessoas que cuja raça exige mais atenção com a pele. Pelo menos eu noto apenas a questão do envelhecimento rápido em geral em pessoas europeias ou descendentes. Em outras não noto tanto. Minha avó que morreu com os 94 anos de Olhar pra ela ninguém diria que tem 94, parecia jovem. E também ja vi fotos da minha mãe, só a roupa era de adulto mais o rosto de criança. Mesmo as fotos do meu pai. Eu acho que seja só a questão da moda na maioria dos casos, hojem existem muitos cuidados anti envelhecimento que retardam o processo, muita plastica em fim, e a maioria das pessoas tem protector solar e um creme pra hidratar o corpo, ar condicionado etc tudo isso influencia. Já não pegam bastante poeira.
Minha avó faleceu de causas naturais aos 68 anos e, quando comparada à minha mãe, que hoje tem 77 anos, parecia muito, mas muito mais velha, até em questão de mobilidade. Também lembro de outros idosos do passado que na faixa dos 60 anos tinhas as peles excessivamente enrugadas, parecidas com maracujá seco. Hoje não é raro se chegar aos 70, 75 anos com a pele consideravelmente, mais viçosa. Acredito que tenham sido fatores determinantes para isso a melhoria da qualidade de vida através da prática de atividades físicas e uma alimentação mais saudável, decorrente da exigência natural deste mesmo novo modo de vida.
Uma senhora aqui do bairro, amiga da minha mãe, morreu com 80 anos isso 15 anos atras , ela parecia ter uns 65 anos, ela veio de Portugal, por causa da crise quando era mais nova , ela morreu de cancer com 80 anos, ela parecia muito jovem. Isso tudo é genetica e cuidado Minha vó já falecida com 76 anos parecia mais nova, mais ela tinha cuidados com a pele sempre passava creme , ela parecia ter uns 60 anos anos. Minha mãe que hoje tem mais de 60 anos a mesma coisa, olha foto antiga dela está mesma coisa , ela só passa protetor solar quando sai no sol.
@@mariabenedita3289Vários agrotóxicos legais na década de 80 foram proibidos nos anos 90 e 2000. O pão tinha brometo de potássio, algumas coisas tinham amianto e o mercúrio o chumbo eram comuns em tintas e metais
A perda dos dentes ainda jovem era muito comum antigamente. Meus pais estavam usando do dentadura antes dos 30 anos. Se os dentes tinham cárie na frente, os dentistas saiam arrancando tudo e oferecendo dentadura ou rotes frontais . E isso fazia muita diferença no rosto.
Sim! Meus pais e avós passaram pela mesma coisa. Tenho uma tia que é raspa de tacho (aprox. 20 anos mais nova q a mais velha) e o processo de envelhecimento dela já foi bem diferente. Sobre essas pessoas do programa do Silvio Santos, reparei q parte deles é do interior do estado, assim como a minha família. O tipo de lugar onde o acesso à saúde era precário, a maioria trabalhava na lavoura, sob o sol, desde cedo e o tabagismo era comum. Fora que, nessa época, várias doenças que hoje estão praticamente erradicadas eram um problema, como a poliomielite.
vdd! minha vó meu vô... sempre falam q era comum, eles msm tiraram todos tudo jovem. E não era q nem hj, ia no dentista e já tirava um monte de dente tudo de uma vez. Eles andavam mais de 10km a cavalo ou a pé!
Tem muita coisa que precisa ser considerada. Antes do plano real, grande parte da população não conseguia ter uma alimentação adequada. Até meados dos anos 1980 era comum criança trabalhar em serviço pesado. Eu mesmo trabalhei em lavoura de café desde os 8 anos de idade. As pessoas passavam frio. Ou seja, era tudo muito precário.
Tempos dificeis criam homens fortes, tempos fáceis criam fracotes. Hoje em dia vemos essa facilidade pra essa garotada com tudo mastigado na mão, não fazem a menor questão nem sequer de ler um livro porque dizem que cansa muito. 😢
Teoria: as pessoas antigamente pegavam mais sol. Meu pai e minha mãe adoravam praia, protetor solar era frescura kk já eu evito o sol antes das 16hs, e sempre passo protetor no rosto. Teoria 2: eles "viravam adulto" mais cedo, minha mãe com 21 já tinha 2 filhos, meu pai com 23 já trabalhava em 2 empregos pra sustentar a casa. A gente com essa idade (se nao fizer filho) ainda pode se dar ao luxo de escolher o que quer ser na vida. Fonte: vozes da minha cabeça
@@JRPage11 Hoje o pessoal também fuma desembolado e pega sol. A maioria esmagadora não usa protetor, então esse argumento de "cigarro e sol" não tem nada a ver. O rosto do pessoal era diferente, pareciam mais velhos.
Nada a ver. Essas mesmas pessoas "maduras" criaram a próxima geração muito disfuncional justamente porque essa maturidade que vc fala não vem com mágica, isso é crescimento pessoal muito mais do que profissional.
Com toda certeza! Minha mãe te 58 anos, casou-se com 16, me teve com 18... teve 3 filhos...Eu tenho 40 tive minha única filha com 31 e isso pq o método falhou! Nunca fiz trabalho braçal na vida! Obvio que meu corpo tá menos cansado e desgastado do que o da minha mãe quando ela tinha a mesma idade! Até em garimpo a coitada trabalhou!
Eu penso nisso tbm. Não é coincidência hoje ter a cultura mais irresponsável, infantil e imatura da história do nosso país e, por "coincidência", as pessoas terem uma aparência correspondente. Tem algo aí, não é apenas pelas roupas.
Mas nas circunstâncias da guerra envelhecem mesmo. Só veja a foto do soldado russo antes e depois da guerra, o coitado parece que pulou da adolescência a velhice em 4 anos.
Além de que hoje é bem mais fácil ter acesso a alimentação, antigamente as famílias eram bastante pobres junto com uma grande quantidade de irmãos... 😮
Boa opinião. Faltou mencionar os avanços da medicina. Hoje com complementos alimentares, vitaminas, botox, cirurgia plástica. Isso ajuda a retardar o envelhecimento.
No caso do Brasil, país ensolarado, a galera da época tomava Sol sem saber que ele causava envelhecimento da pele, inclusive nas praias se usava bronzeadores a base de óleo de urucum, óleo de avião, o que deteriorava ainda mais. Fora o cigarro onde com 12 anos a galera já começava a fumar.
@@andersonjpn bebidas alcoólicas e ma alimentação estão até mais fortes nos dias de hoje, ou no mínimo continuam. Oque mudou foi o uso do cigarro, era normal ver criança fumando desde cedo ,sim... crianças. Quando chegavam nos 20 já estavam com cara de 30 mesmo.
Acho que você foi no ponto aqui, não eram somente roupas... mas o desgaste "ambiental" da época. Hoje temos diversos cosméticos, cuidados de higiene e saúde. O corpo naquela época era mais "surrado".
Concordo mais com essa 2 ª moça falou: eu quanto tinha 15 anos em 1985 todos achavam que eu tinha 25 ou 28 anos, não bebia ou fumava., tinha uma cabeça madura, mas era tempos difíceis demais, tudo caro, inflação, acesso ao dentista era difícil....
Eu acho que tem haver com qualidade de vida também. As pessoas ficavam mais expostas ao sol não era todo mundo que tinha carro a mesma coisa percebemos em pessoas que hoje vivem por exemplo em lugares mais simples e menos urbanizados trabalho pesado envelhece mais rápido. Porém são menos propensas ao sedentarismo e doenças que aflige a maioria.
Antigamente existia muito a situação de que moço ou moça, era somente até uns 17 anos de idade, depois disso, a pessoa mudava os trajes e modo de ser e era ridicularizado caso se vestisse igual os mais novos, isso era pior para mulher, pois diziam que ela queria ser moça “com aquela idade”. Aos 25, já era para ter casado e com filhos. A mulher tinha que ser sempre séria, mulher direita.
antigamente as pessoas simplesmente não se importavam com isso, não haviam tantos cosméticos e tanta tecnologia em skincare como hoje, havia menos informação sobre nutrição, saúde, atividade física etc...
Os Cremes Nívea são de 1911. A Avon está no Brasil há mais de sessenta anos, creme Rugol minha avó usava nos anos 1950, leite de Colonia, Leite de Rosas, etc. Se vc pesquisar, no YT tem audio da Rádio Nacional com jingle de produtos para pele, sabonetes, etc. Há décadas o mercado brasileiro de cosméticos é promissor, a única coisa que é novidade são perfumes que só começaram (os bons, antes era ''Tabu'', ''Lancaster'') a aparecer nos anos 1980, mesmo antes da abertura a mercados externos.
@@gomes2151Nem todo mundo tinha acesso a esses cosméticos, isso dependia muito da renda, do local em que você vivia e das outras despesas que a pessoa tinha. Digo isso porque a adolescência e a fase adulta da minha avó materna ocorreram entre os anos 60 e 80 na zona rural (ela mudou-se para a cidade onde mora atualmente em 1986). Às vezes minha mãe dizia que ela sempre se esforçava para cuidar, mas só agora -depois que ela se aposentou e cada um dos filhos comprou sua própria casa- ela pode pagar pelos cremes sem se preocupar se vai comida suficiente para 10 crianças.
Jogadores da seleção da decada de 70 e 80 tinham vinte e poucos anos e pareciam que tinham mais de 40.
7 หลายเดือนก่อน +25
Acredito que as pessoas do passado amadureciam mais cedo. Elas se tornavam responsáveis mais cedo também. Hoje é muito valorizada a juventude e pessoas mais velhas querem evitar serem reconhecidas assim, mesmo do ponto de vista moral e ético.
Isso tinha a ver com a maneira como as pessoas se vestiam, como se arrumavam e a postura que adotavam mesmo sendo mais jovens. Ao que me parece, as pessoas mais jovens se vestiam, se arrumavam e se comportavam como as mais velhas. Não havia uma moda específica para adolescentes, jovens adultos, adultos não tão jovens e pessoas de meia-idade, todo mundo se arrumava mais ou menos da mesma forma. Aliás, muitas vezes as pessoas mais jovens acabavam usando as roupas e acessórios doados por ou emprestados de mães, país, avós e tios, que eram bem mais velhos. Sem contar que tinham uma postura mais séria, mais sóbria, que hoje geralmente vemos apenas em pessoas mais velhas. Não tem segredo.
Máquina de lavar, microondas, produtos acessíveis para o tratamento de beleza. Poder aquisitivo, moda acessível. Tem tanta coisa e oportunidades que a gente tem hoje que meus avós não tiveram, era muita pobreza
Entendo q as vestimentas e outros fatores influenciaram muito nessa percepção, porém algumas pessoas apresentadas eram beeeem acabadas , não da pra jogar tudo no colo dos costumes tb não...
se vermos um rapaz hoje do interior do país que trabalha na roça desde 11 anos de idade, você vai ver que o rapaz tem aparencia de velho, aos 20 anos, depois de anos de trabalho já parece com 30, 40 anos, e pensando que antigamente as pessoas morriam com 50, 60 anos, faz sentido ser adulto mais rápido.
Quando eu tinha 22 anos, nos anos 80, eu parecia mais velha. Acredito que as pessoas nessa época eram bem responsáveis e um pouco tímidas . Tenho 60 anos e ninguém diz, fiz parte dessa geração maravilhosa dos anos 80.🥰
A questão não é só maquiagem, cabelo, roupa. A pele das pessoas parecia envelhecida. Tanto é que aparecem pessoas no vídeo que estão com maquiagem pesada e não aparentam ser mais velhas. Acho que a explicação do vídeo, na maioria dos casos, só faz mais sentido a partir do minuto 7:05, que são os fatores biológicos. As pessoas envelheciam mais cedo antigamente devido ao estilo de vida e fatores ambientais. E a genética também conta.
O Oswaldo é o visual do início dos anos 80, influenciado pela mídia. Seu visual e bigode é do personagem do Tom Selleck o "Magnum"! Um bigode, cabelos cacheados ou escovados! Rs...
A pesquisadora utilizou esta expressão num sentido sociológico/histórico. A percepção de tempo e de juventude/velhice muda dependendo do período, sociedade, etc. A maneira como a sociedade lidava com o tempo no mundo medieval é diferente do nosso, por exemplo. Em um mundo onde relógios não faziam parte do cotidiano das pessoas, a marcação do tempo, a definição dos encontros sociais, trabalho eram feitos de maneira bem diferente e a vida dependia muito mais da liturgia e das datas religiosas definidas pela Igreja Católica. A própria ideia de infância e adolescência é algo relativamente novo na História. Há 200 anos atrás, uma menina com 12 anos que menstruasse pela primeira vez já estava apta a casar e ter filhos, algo inimaginável nos dias de hj. Não existia a ideia de adolescência e no mundo medieval crianças eram vistas meramente como "adultos pequenos".
No contexto social sim. Tem uma foto de uma capa de bornal cujo título é "Idosa de 42 anos morre", hoje uma mulher de 42 anos jamais seria considerada idosa, mas para a época era
Excelente reportagem. O jornalismo, com todas as letrinhas, está vivo e a DW Brasil está cumprindo com excelência sua parte nessa difícil missão, diante dos tempos atuais. Parabéns!
As pessoas de décadas atrás se " gastavam " mais . Tudo era no muque , presencial , debaixo do sol desde criança . Hoje ficamos dias , meses em casa se quisermos .
Outra coisa que eu acho é que antigamente as coisas eram mais braçais, mecânicas. Tomo por exemplo minha família. Meu pai tem 80 anos, meu avô (pai dele) faleceu aos 78. Peguei várias fotos em várias idades de meu avô e comparei com as de mesma idade do meu pai. A diferença é gritante. Assim por diante, eu estou com 45, peguei fotos de meu pai com 45 a diferença é absurda. Ele com 45 parecia já um senhor...
Acredito que as pessoas eram 10 anos mais envelhecidas do que hoje em dia não só na aparência mas na mente tbm ou seja alguém de 20 anos antes é alguem de 30 anos hoje
Sim kakaka eles ja pareciam uns adultos, ai eu cheguei no ensino medio e fiquei me perguntando, cade a minha evoluçao de pokemon? Ainda to com a mesma lata kkkk
Sim!!! Tomei um choque de realidade quando entrei no ensino médio pq a última turma que estava se formando era um pessoal com cara de 24 e poucos anos e eu ali com 16 anos com cara de 12 hahaha na minha primeira balada aos 18 anos não consegui entrar em lugar nenhum pq achavam que minha idade era falsificada hahahaha hoje quase chegando aos 40 ainda me acho deslocada pq achei que teria a aparecia de alguém com "40 anos" e minha cara ainda tá com ar de ser bem mais nova...😂
Eu fui adolescente da classe operária nos anos 70, no ABC paulista. Naquele tempo havia muitas fábricas em atividade, pequenas médias e grandes, principalmente no setor metalúrgico. Era coisa normal uma menina de 14 anos fazer curso de datilografia e depois de terminar a 8ª série ir trabalhar num escritório de advocacia, consultório médico ou mesmo no RH de uma empresa grande. E para os rapazes que tivessem pelo menos a 4ª série sempre havia uma vaga numa fábrica ou metalúrgica, para ajudante geral ou menor aprendiz. Meninas também trabalhavam nas fábricas em certas atividades, como por exemplo, montando carburadores. Naquela década foi criado o "colegial técnico", que era a escola secundária combinada com um curso profissionalizante que podia ser secretariado, inglês, publicidade, processamento de dados (não se dizia "informática"), nutrição, desenho industrial e tantos outros. Sem falar no SENAI e SENAC, que já existiam e treinavam muitos jovens para o trabalhos na indústria e no setor administrativo em geral. Desse modo, praticamente toda a juventude trabalhava e muitos também estudavam à noite. A maioria logo aprendia a se habituar com os transtornos do transporte coletivo. Essa é a principal diferença entre a juventude de ontem e a de hoje --- antigamente os adolescentes logo entravam para o mercado de trabalho, enfrentando a barra da vida sem mimimi. Ganhando o seu próprio dinheiro, não precisavam pedir mais nada aos pais --- porém sem perder o respeito por eles --- e amadureciam para a vida muito mais rápido. O jovem do passado tinha ideias, comportamentos e sonhos de jovem mas com responsabilidades e atitudes de adulto. Assim, era normal que procurassem vestir roupas de adulto independente. As meninas se maquiavam e iam à cabeleireira para ficarem parecidas com as atrizes ou cantoras famosas, que tinham 10, 12 ou 15 anos a mais. Os rapazes compravam um aparelho de som e jogavam bilhar no bar da esquina. Quase todos fumavam, inclusive muitas meninas, imitando os ídolos e heróis dos filmes e novelas. A matéria no geral é muito boa, lembrando bem os malefícios do tabagismo na juventude do passado e a inexistência do filtro solar, mas omite a privação de sono dos que estudavam à noite e a má alimentação dos que não levavam almoço na marmita, preferindo comer na lanchonete. Também reconhece a baixa definição das fotos e vídeos antigos. E acho que ficou subentendido que os jovens não fumantes que dormiam e se alimentavam bem também tinham cara de Baby Johnson's como os jovens dos dias atuais. Mas que ninguém se esqueça deste detalhe: hoje em dia tem muito garotão baladeiro envelhecido e menina funkeira embagulhada. Essa juventude decaída dos dias atuais não aparece na matéria. O ponto negativo --- golpe baixo mesmo --- foi mostrar o craque polonês de 24 anos, porque a calvície no jovem pode ser causada por predisposição genética, distúrbio hormonal, estresse ou simples carência de certos nutrientes.
Comigo já aconteceu ao contrário: tenho 42 anos, mas tenho aparência de mais jovem, por genética, já que meu pai e minha mãe, além da minha irmã, também aparentam ser mais jovens. Mas, numa entrevista, a diretora perguntou se os alunos me respeitavam, pois ela me achou muito jovem. Ora, minha idade estava no currículo. E ela não me contratou!
12:40 ela quis dizer que a medida de tempo é uma criação social, o tempo em si não é uma criação social, é uma unidade do universo. Não é realmente uma geração inteira, mas é fato que o povo de antigamente era mais envelhecido mesmo que os de hoje, mesmo não considerando as roupas e os costumes, é uma questão de aparência mesmo, do rosto. Eu mesmo já to cansado do povo se assustar quando digo que tenho 42 anos. Será que alguma pessoa que apareceu nesses vídeos antigos tá aqui nos comentários?
O tempo não é unidade do universo. Se o tempo é não-absoluto (T. da Relatividade) , ele é afetado pela gravidade, velocidade. O tempo na atmosfera terrestre é o mesmo daquele próximo a um buraco negro?
Eu acredito que o trabalho e as responsabilidades eram impostas para nós mais cedo,, trabalhar e assumir responsabilidades amadurecem o ser humano,, até os tipos de conversas,, falta de responsabilidades,,e hoje são pessoas que trabalham bem menos,,e assumem menos situações que estressam,, ninguém quer mais se posicionar diante do que é certo,todos querem o que convém,, em todas as classes sociais,, infelizmente muitos são seres humanos vazios,,alma e valores vazios,, que com certeza essa situação leva muitos ao suicídio,,,uma moral com bom conceito,, agindo diante dos fatos com responsabilidade,e sendo pessoas boas,, não passando uns por cima dos outros fingindo que nada acontece,, tudo influência,,amar ao próximo como a si mesmo e respeitar as diferenças,,caso contrário pessoas com quarenta anos ou mais ainda serão verdadeiras crianças,,
O certo é que com melhor alimentação, forma de se cuidar físicamente, de se vestir, a forma de comportar-se, nós mulheres atrasamos uns 10 anos no nosso relógio biológico. Está patente e é fácil de observar. Uma mulher de 50 é a de 40 de antes. A de 60 é a de 50 de 30 anos atrás. Quanto ao homem, creio que custou um pouco. Confirme as novas gerações começaram a se preocupar com a pele, o cabelo, o peso e principalmente com a forma de se vestir, os homens estão dando um salto de qualidade física muito grande. Já não vale mais o homem que não se cuida, que não se veste bem, ou pelo menos na moda. Os homens estão muito mais vaidosos, já não é tabú pintar o cabelo, cuidar da pele
@@Roberto-wt7kr seria as de hoje mais infantilizada ou as pessoas de antigamente que eram obrigadas a ter mais responsabilidades desde a infância, trabalhando desde cedo e etc ?, conheci mt gente mais velhas q eram obrigadas a trabalhar na infância pra ajudar a familia.
Minha mãe, irmãos e eu parecemos mais jovens e quando alguns descobrem nossa idade, perguntam como somos assim. Quando eu tinha 26 já me confundiram com 17, sem brincadeira.
As pessoas não apenas pareciam mais velhas, elas realmente envelheciam mais rápido. Uma rápida análise da expectativa de vida ao longo das décadas deixa isso muito claro.
@@niniasemira2269 Exatamente! Tenho 61 anos, gosto de nadar/mergulhar, pescar, acampar, pedalar... E tem muitos da minha idade que fazem ainda mais coisas e senten-se muito bem. Há 50 anos, quem chegasse aos 60 era considerado um highlander, com 40 já era considerado velho.
@@marioventura3448 Eu tenho quarenta e fico sem problemas com homem de 20, minha mãe vive me falando que aos 40 antigamente uma mulher era uma velha, uma senhora que ninguém queria mais.
@@niniasemira2269 Exatamente. Meus pais casaram-se em 1954, ambos com 21 anos, mas, pareciam ter mais de 40, eles e todas as pessoas em volta aparentavam muito mais idade do que realmente tinham. Minha vó, ao lado da filha, (minha mãe) tinha apenas 36 anos de idade, mas aparentava 60.
@@marioventura3448 Até hoje em países pobres as pessoas parecem mais velhas do que são. Brasileiros por exemplo parecem muito mais velhos que japoneses, país com a maior expectativa de vida do mundo.
32 anos ainda é uma idade muito baixa. Com nossa nova expectativa de vida muito mais longa,pouca exposição ao sol,dieta e alimentação minimamente equilibradas não tendo filhos a aparência se mantém. Eu tenho 27 anos,eu tenho cara de 18 no maximo 20,a realidade é que os 30 anos são os novos" 20" de anos atrás.
Até os anos 80 do século passado, os brasileiros passavam muita fome, trabalhava-se muito ao ar livre sem proteção alguma, fumava-se muito, os telhados não tinha tanta proteção dos raios UVs, quase ninguém tinha climatizador de ar, perda dos dentes muito cedo. Hoje ainda vemos jovens com aparência de velho nos lugares menos assistidos, como o interior do nordeste por exemplo. As condições de vida melhorou muito para grande parte dos brasileiros desde o final dos anos 80 para cá. Desde a Alimentação, passando pelas bebidas alcoólicas, onde se ingeria muito destilados, muitas vezes sem procedência, até o cuidado bucal e da pele.
Roupa de jovem me parece algo recente, acredito que até os anos 90 só tinha roupa para vender com estilo muito parecido, até mesmo as roupas para crianças eram parecidas com as de adulto
Eu era adolescente na década de 80, usava jeans, tênis, sandália Anabela.... estilo despojado e tinha os que gostavam de estilo mais social que os deixavam com aparência mais velho.
Pois então voltou a ser assim, hoje uma criança de 5 anos é vestida que nem o pai ou a mãe, fico impressionada, nos anos 90 e 2000 as crianças eram vestidas de forma bem mais infantil, as meninas mesmo, eram sempre com vestidos rosas, tranças no cabelo e por ai vai... já hoje você encontra até sapatênis masculino em miniatura kkk
Esses jovens de antigamente, pareciam mais velhos e mais responsáveis, ontem eu li sobre charlton heston, que quando fez ben hur tinha 36 anos, mas ele apesar de ser bonito aparentava uns 45 anos, talvez seja o modo de ser de se vestir e responsabilidades ele já era casado e pai, mas apesar de tudo era bonito
Discordo , elas pareciam mais velhas mesmo. Tenho 37, e quando digo isso ninguém acredita, pensam que sou muito mais jovem . Enquanto algumas dessas pessoas tinham 18 e aparência facial de 30
simplesmente o estilo de vida era diferente hoje os jovens tem acesso a uma melhor alimentação, melhores cuidados com a saúde eles tem melhores oportunidades de emprego e tudo mais que impede um envelhecimento muito rápido as próximas gerações vão ainda parecer mais jovens do que as de hoje quanto melhor for nossa condição de vida mais jovens nós vamos aparentar
Acredito que elementos como vestuário e comportamentos faz as pessoas dos anos 80 do século XX em comparação com as dos anos 20 do século XXI parecerem mais velhas. Eu me sinto muito mais novo do que meu pai quando tinha a minha idade. Será? 😂😂😂😂
Acredito que não se trata apenas da qualidade da imagem ou vestimentas, o que mais me impressiona é o comportamento, a postura… antigamente, os jovens pareciam ser mais trabalhadores e responsáveis, querendo formar família, ter filhos… hoje temos adultos >30 anos que ainda moram com os pais e têm medo de casar e ter filhos. Não se trata apenas da aparência, mas, sobretudo, do comportamento!
Antigamente a situação social do Brasil era muito mais caótica. As pessoas viviam mais estressadas, tinham muitos filhos muito cedo, fumavam, bebiam, não tinha acesso à saúde e etc. Todos esses fatores contribuem para desgastar o aspecto físico de alguém.
Acredito que era o peso da responsabilidade, os jovens de antigamente eram muito cobrados e oprimidos, não era só vestiário, estilo de cabelo e maquiagem, a adolescência nem existia era da infância para vida adulta. Os jovens de hoje tem muita liberdade são adolescentes ate os 20 ou mais, as cobranças em se tonar adultos responsáveis é muito menor ou nem existe.
Adorei o uso de imagens de arquivo brasileiras! Só a título de esclarecimento: as imagens em 0:38 e 0:54 são de outro filme do Humberto Mauro, Ganga Bruta. Mas devem ter sido tiradas do documentário Mauro, Humberto, que o David Neves fez sobre ele. Daí o crédito.
Meus tios nasceram no final dos anos 70 e eu sendo criança nos anos 90 e vi eles fumando e bebendo muito. Na época isso dava a entender que isso era "coisa de homem", ajudava a formar o caráter masculino. E quando me tornei adolescente no final dos anos 2000 esses pensamentos já tinham caído em desuso, mas eles implicavam comigo pq "homem que é homem não nega cigarro e cerveja". Hoje eles estão na meia idade e com a aparência péssima, realmente terrível. Um deles está quase sem voz devido ao cigarro, e o outro tem problemas cardíacos. Hoje estou ainda jovial na minha fase 30+ e sem problema algum de saúde kkkk
Porque as sociedades eram mais difíceis e você tinha que amadurecer muito rapidamente, isso era um sinal de inteligência. Agora as sociedades são menos difíceis do que na época, e a pesquisa também parece cada vez mais jovem. E há também os disruptores endócrinos que tornam as pessoas efeminadas.
Muito interessante. As mulheres usavam roupas mais " comportadas", muita maquiagem e assim se tornavam " senhoras" muito cedo. E o rapazes ,para impressionar , e passar uma imagem de homem sério se vestiam mais formalmente.
o cabelo, a roupa, as expressões mas também as rugas e a perda de massa magra explicam o porquê as pessoas pareciam mais velhas, talvez o consumo de produtos menos seguros e a fumaça de cigarro em toda parte proporcionavam ainda mais degradação a aparência das pessoas
Eu tenho 52, e apesar da careca, pareço um pouco mais jovem que meu pai quando estava na mesma idade (talvez por ser mais gordo que ele, mas as pessoas sempre acham que estou na metade dos 40) e já faz um tempo que comecei a observar esse tipo de coisas. O que eu penso a respeito é que os jovens, principalmente no Brasil da classe média baixa pra cima, começaram a ter muito mais acesso a vacinaçao, à medicina preventiva (quantos aqui nascidos antes dos anos 90 eram acompanhados por pediatras quando crianças?) , à tratamentos odontológicos preventivos e corretivos (o uso de aparelhos ortodônticos fixos, que "no meu tempo" era um estigma, passou a ser uma coisa de valor a ponto de alguns jovens usarem aparelhos falsos!) , as mães e pais ficaram mais conscientes da exposição excessiva ao sol, a maior parte desses jovens também se preocupa e tem acesso ao chamado "skincare" desde cedo, o acesso à alimentação melhorou (independente da qualidade desta) e isso tudo acaba influenciando na aparência dos jovens adultos. Basta qualquer pessoa que tenha filhos de 15 a 25 anos olhar os dentes, a pele e se comparar com os próprios quando eram mais jovens. . Fora que maior parte do povo na época começava a beber e fumar bem mais cedo que hoje! Nos anos 80 foi onde iniciou-se a chamada "geração saúde", com a busca de uma estetica corporal mais apurada juntamente com a preocupação com a saúde interna. . Quanto aos jovens do programa silvio santos, tem algo que ninguem menciona: boa parte daquelas pessoas que estavam ali não eram exatamente jovens de classes abastadas da época! O programa do Silvio era MUITO mais popularesco naquele tempo e o pessoal que era chamado pra participar, acompanhava o estilo do programa. Assim, recebiam aquela maquiagem pesada e aqueles penteados estranhos, padrão do SBT da época. . HOJE eu entendo isso e reavalio de outra forma, mas na época, esse programa era visto com chacota e tido como "super brega" pela juventude de classe media e acima da época! Tanto é que tem outro video famoso na internet que mostra reações de jovens cariocas da zona sul do Rio de Janeiro à chegada do pessoal dos subúrbios às praias de copacabana, ipanema e leblon. E esses jovens, alegadamente "ricos", não foram taxados ostensivamente de "velhos" na internet!
a adolescência/juventude era um conceito até que recente, né? porque o povo parecia pular de criança direto pra fase adulta em tudo (roupas, maquiagem pesada, responsabilidades...) é aquele meme dos nossos pais com 25 anos e casa própria, enquanto a gente nessa idade tá contando as moedas pra comprar lookinhu na shein pra fazer fotos legais no festival da vez
A fase dos 20-29 anos é realmente complicada, alguns ainda se parecem e se comportam como adolescentes, e outros da mesma faixa etária, já estão casados com filhos
Olha, o meu pai tem quase 50 anos e fala ao contrário! Ele diz que quando vai à academia, vê "Enzos" todos bombados e altos, que na época dele, todos eram muito magros e baixos. Que antigamente, era muito difícil algum jovem ter barba, e hoje os rapazes de 18, 21 anos, têm pêlos faciais. Que as meninas adolescentes antigamente tinham seios pequenos, quadril pequeno, glúteos inexistentes, penas finas, e hoje estão "desenvolvidas". Que as meninas antigamente tinham cachinhos e cabelos virgens, e hoje as meninas novas pintam cabelo de loiro tal como uma mulher madura de 30 anos. Cada um tem uma perspectiva diferente...
Eu costumo dizer que a adolescência foi encurtada e a vida Adulta foi Prolongada, vc já começa parecer ter 20 anos com 15 anos porém aos 25 tu ainda parece ter 20 anos.
Acho que depende da pessoa, entrei na puberdade aos 10, aos 12 já tinha 1.70m e o corpo totalmente desenvolvido. Namorei um menino de 14 que tinha 1.80 e barba. Isso foi na década de 1970. Obviamente nem eu nem minhas amigas pintávamos o cabelo, se fizéssemos isso era capaz de ficarmos 1 ano de castigo.
Vivi nos anos 70/80 meus 15 até 28 anos e posso dizer, todos nós parecíamos mais velhos do que a molecada de hoje. As mulheres com 13, 14, 16 anos aparentavam ter mais de 18, mas era o jeito de se vestir, os cabelos e a maquiagem pesada desses anos. Os homens as roupas sociais para trabalhar, e ir na "disco" também nos faziam envelhecer. Mas éramos jovens, e foram anos maravilhosos. Ao meu ver Cada década que vivi e observei foram difer3entes e foram melhorando em muitos aspectos, viver o hoje é o que importa. Meu hoje é maravilhoso pois vejo nos cinemas meus herois de infância, minhas músicas algumas ainda são dos 80 mas as de hoje são mais alegres aos meus ouvidos. Alok e david Guetta, ATB e AlanWalker entre muitos. Poder ir de bermudas e camisetas onde quiser não tem preço! Hoje tenho 62 e muitos me falam que não aparento minha idade, falam qua aparento uns 50 (não tem muita diferença) mas... acredito. Deve ser realmente o meu estilo de vida e como uso minhas roupas, óculos e perfumes!!!
Que legal o seu relato! Me revigora saber que há pessoas como você. Segue o clichê: Quando crescer, quero ser igual a você!
Quando eu era criança, ficava doida que chegasse a minha vez de me vestir como as jovens adolescentes dos anos 2000, as roupas, maquiagens, ter o corpo que elas tinham...
O tempo passou e o físico não veio, fiquei super magra e de baixa estatura, as roupas mudaram bastante, não eram as mesmas daquela época, até a forma de se maquiar. E até hoje me lembro disso e lamento 😅
“As mulheres com 13, 14, 16 anos”. Kkkkkkk
Concordo com você!
Que legal que você comentou isso. Nada como estar conectado com seu próprio tempo
Acho que antigamente era desejável parecer mais velho. Essa aparência de ser alguém com mais idade transmitia maturidade, responsabilidade, seriedade, sucesso.
Mas não é a vestimentas, a fisionomia das pessoas pareciam ser maís velhas mesmo.
@@-LexLuthOrExatamente.
@@-LexLuthOr O vídeo explica uma parte disso, as imagens que vemos são em baixa qualidade, então não conseguimos ver bem os rostos das pessoas, mas se você reparar, elas não tinham rugas e o rosto era todo preenchido e firme, típico de rostos jovens, e continua explicando que as pessoas tinham expressões mais contidas também. Outra explicação para os rostos parecerem mais velhos é o próprios estilo de cabelo, barba, bigode e maquiagem., vi outro vídeo falando que ainda vemos esses estilos em pessoas que hoje são mais velhas então nós acabamos associando esses estilos a isso.
Por fim, eu acrescento que tem pessoas muito jovens hoje que parecem ter uns 10 ou 20 anos a mais, a Bia do BBB mesmo, tem 23 mas parece ter 30 e poucos.
Explicou muitoooo melhor que os 'ixpecialistas' entrevistados
@@gabriellawee9539 Pega um Reinaldo Gianecchini grisalho e ele aparenta ser bem mais novo do que qlqer um nesse vídeo. Ele já está com +50 anos. Alessandra Negrini, idem. Tenho fotografia do meu falecido avô aos 56 anos e ele já era um idoso- de aparência e de vivência na década de 1980: tinha se aposentado, rosto cheio de rugas de uma vida inteira batalhando de sol a sol. Hj os meus tios e tias esão na idade dele e bem mais jovens do que ele de cabeça, na msm idade. Ele já tinha mente de idoso, que esquecia umas coisas, era mais "manso", mais devagar no raciocínio, etc.
Mulheres que entravam na menopausa com 38...40 era algo bem comum. E marcava o início do envelhecimento. Não é só aparência. Nós estamos vivenciando essa mudança: já é comum falar que os 40 são os "novos 30", mas já estamos começando a ver pessoas de 50 que são os "novos 30". Conheço mulher com 48 anos que ainda tem ciclo menstrual- algo que minha mãe diz que não acontecia na década de 1980.
Eu digo que além do cuidado ao longo da vida, nós já nascemos numa época que a Medicina estabelece parâmetros mt claros na infância que vão perdurar os efeitos pro resto da vida. Meus pais e a geração dele era comum ver raquitismo, baixo crescimento em crianças, desenteria, crianças com vermes no intestino. Td tp de doença que hj conseguimos evitar com mta facilidade. Notadamente é mais comum hj ver filhos que apesar da genética, crescem mais que seus pais. Alimentação e certos cuidados mudaram mto hj em dia. Maioria das grávidas hj suplementa vitaminas, nutrientes no pré-natal. Bebês já abrem os olhos no 1° dia de nascimento e antes demoravam dias ou semanas. Bebês hj choram menos e antes era comum a mãe ficar com cuidado especial e criança chorando por dias por conta de algm situação de saúde. Muita coisa mudou e o início vem desde a barriga da mãe.
Por outro lado, os pré-adolescentes de hoje parecem ser mais velhos, quando eu tinha 12 anos tinha cara de criança, hoje quem tem 12 anos parece ter 16
Concordo e alguns que são mais velhos mas parecem ser mais novos e vice-versa
Verdade. Tem essa questão mesmo. Com 13 anos eu era criança.
Tb, com esses "alimentos" atuais cheios de grãos trans
@@eduardos2spor isso os jovens estão virando trans kkk
O que eu observei é que as meninas de hoje tem mais Corpão. Na nossa época se dividia entre as magrelas e baixinhas, magras ou gordinhas.Agora os jovens estão mais altos e com corpão. O uso da academia tb é mais visível que antigamente.
Meu pai com menos de 30, nos anos 80, parecia um homem de quase 50. Era calvo, meio grisalho e já faltavam alguns dentes. Foi criado na pobreza abandonado pelo pai dele e desde de menino já trabalhava.
Acho que a materia focou na parte estética, mas a questão é a aparência das pessoas que era realmente muito envelhecida, nao vejo como uma questão de estética e sim no semblante na aparencia das pessoas.
Sim, até porque o programa Namoro na TV era anos oitenta, a cara dos participantes era de uns 30 anos e não 15 ou 20 e poucos anos
Sim! Não é só roupas ou acessórios ou papéis sociais. É a aparência do rosto deles mesmo. Aparentam pelo menos uns 10 anos a mais. 🤔
Eu tb acho. Se colocasse essas pessoas sem roupa e com o mesmo corte de cabelo ou penteado, proximo das pessoas de hj na mesma situação, ainda sim as de antigamente pareceriam bem mais velhas
@@alinelopez8821 Eles não usavam filtro solar
@moniquenascimento5833 Por causa do sol, não usavam filtro solar
“O jovem só pode ser levado a sério quando fica velho” Nelson Rodrigues.
Os penteados, a maquiagem, as roupas e até o modo de se comportar dava um ar de maturidade aos jovens dessa época.
De classe média sim 😂😂😂
por trás de tudo isso tinham abusos de todas as formas.
Raul Seixas aos 30 anos tinha uma aparência de mais de 50. Jim Morrison em algumas fotos parecia ter mais de 40, embora tenha morrido aos 27.
Mas os dois eram tremendamente alcoólatras, o álcool os destruiu, eles não contam...
Só exemplo bom hein kkkkkk
Vinícius Júnior, apesar de atleta, tem míseros 23 anos e parece ter quase 40 😂😂😂😂😂
os caras usavam a coisa.
Raul Seixas não posso falar, mas o Jim Morrison usava muita heroína e a droga por si só envelhece muito muito a pessoa. Ele, Janis Joplin, Tim Hardin todos pareciam bem mais velhos do que realmente eram, a Janis quando deu uma parada com a droga ficou até mais bonita (durou pouco tempo mas dá pra perceber), fora o abuso do cigarro e do álcool.
Antes os jovens queríam ser mais velhos e hoje os mais velhos ou melhor, todos querem parecer jovens
Pois é, né, Cronos vomitava os filhos...
No vídeo todos os velhos querendo ser jovens.
Nada ver o que você disse, confundiu tudo. Eles não queria parecer velhos, eles queriam parecer maduros, ter cara de mulher ou de homem, acontece o mesmo atualmente, as garotas de 15 se vestindo igual essas mulheres aí com maquiagem pesada e vestido curto mostrando um decote grande. A única diferença é o estilo, o estilo daquela época era um estilo que te deixava mais velho tipo uns 40 anos
As pessoas são mais jovens hoje, não tem haver só com vestimento ou filtros as pessoas estão literalmente mais jovens isso é sobre idade biologica e idade cronologica, o envelhecimento é medido na idade biologica e não na cronologica. Falto falar isso no video...
@@youmore271 exato, antigamente uma pessoa de 39 já era idoso..... Hj vc ainda eh jovem, a humanidade te pouco tempo atrás envelhecia cedo... 17 anos já tinha cara de 45... Etc
Há 200 anos atrás não tinha ideia de adolescência e juventude. Crianças eram consideradas mão de obra. As pessoas casavam cedo, tinham um monte de filhos e morriam. Não existia estatuto da criança e adolescente. O estatuto tem 25 anos. Um bebê praticamente. A minha avó se casou com 13 anos. Minha mãe começou a trabalhar com 11 em uma loja de tecidos no interior. Meu pai começou a trabalhar como carteiro na cidade dele com 15 anos. Não tinha lei de menor aprendiz. A eterna juventude é criação da mídia pra vender produtos. Estendendo a fase de maturidade das pessoas.
Concordo!
Só uma correção: o estatuto da criança e adolescente tem 34 anos. É de 1990. Governo Collor.
200 anos não, na década de 1930 o que mais tinham nas fábricas eram crianças trabalhando exposta a fogo e produtos químicos, além de jornada de trabalho que chegavam a ultrapassar 12 horas. Por isso que o povo não chegava nem a 50 anos de idade.
Talvez os jovens brasileiros, ja vi fotos antigas e videos de jovens dos outros países da mesma época e não Achei, e unq dizem que seja questões de trabalho esforçoso, eu conheço hoke muitas comunidades rurais onde as crianças trabalham desde cedo com as famílias e trabalho as vezes é duro e nzm produto pra cuidar da pele têm, mas as pessoas não envelhecem rápido. Com 20 anos aibda aparenta ter 15 anos.
Talvez seja questões genética. E também dos cuidados da pele naquela época, pós tem pessoas que cuja raça exige mais atenção com a pele.
Pelo menos eu noto apenas a questão do envelhecimento rápido em geral em pessoas europeias ou descendentes. Em outras não noto tanto.
Minha avó que morreu com os 94 anos de Olhar pra ela ninguém diria que tem 94, parecia jovem. E também ja vi fotos da minha mãe, só a roupa era de adulto mais o rosto de criança. Mesmo as fotos do meu pai.
Eu acho que seja só a questão da moda na maioria dos casos, hojem existem muitos cuidados anti envelhecimento que retardam o processo, muita plastica em fim, e a maioria das pessoas tem protector solar e um creme pra hidratar o corpo, ar condicionado etc tudo isso influencia. Já não pegam bastante poeira.
escravidão total! hj é bem melhor!!!
Minha avó faleceu de causas naturais aos 68 anos e, quando comparada à minha mãe, que hoje tem 77 anos, parecia muito, mas muito mais velha, até em questão de mobilidade. Também lembro de outros idosos do passado que na faixa dos 60 anos tinhas as peles excessivamente enrugadas, parecidas com maracujá seco. Hoje não é raro se chegar aos 70, 75 anos com a pele consideravelmente, mais viçosa. Acredito que tenham sido fatores determinantes para isso a melhoria da qualidade de vida através da prática de atividades físicas e uma alimentação mais saudável, decorrente da exigência natural deste mesmo novo modo de vida.
Onde consumimos alimentos mais saudáveis hoje?tudo o que consumimos está repleto de agrotóxico ou é ultra processado!!!
Uma senhora aqui do bairro, amiga da minha mãe, morreu com 80 anos isso 15 anos atras , ela parecia ter uns 65 anos, ela veio de Portugal, por causa da crise quando era mais nova , ela morreu de cancer com 80 anos, ela parecia muito jovem. Isso tudo é genetica e cuidado
Minha vó já falecida com 76 anos parecia mais nova, mais ela tinha cuidados com a pele sempre passava creme , ela parecia ter uns 60 anos anos.
Minha mãe que hoje tem mais de 60 anos a mesma coisa, olha foto antiga dela está mesma coisa , ela só passa protetor solar quando sai no sol.
É porque eram da zona rural, tomavam sol o dia todo
Mentira que a sua avó morreu com 68 anos por morte natural, deve ter tido enfermidade, ninguém morre de morte natural antes dos 80 anos!!;
@@mariabenedita3289Vários agrotóxicos legais na década de 80 foram proibidos nos anos 90 e 2000. O pão tinha brometo de potássio, algumas coisas tinham amianto e o mercúrio o chumbo eram comuns em tintas e metais
A perda dos dentes ainda jovem era muito comum antigamente. Meus pais estavam usando do dentadura antes dos 30 anos. Se os dentes tinham cárie na frente, os dentistas saiam arrancando tudo e oferecendo dentadura ou rotes frontais . E isso fazia muita diferença no rosto.
Mds.. ainda bem q a medicina odontológica evoluiu ao ponto do tratamento dentário ficar mt mais acessível pro povo
Sim! Meus pais e avós passaram pela mesma coisa. Tenho uma tia que é raspa de tacho (aprox. 20 anos mais nova q a mais velha) e o processo de envelhecimento dela já foi bem diferente. Sobre essas pessoas do programa do Silvio Santos, reparei q parte deles é do interior do estado, assim como a minha família. O tipo de lugar onde o acesso à saúde era precário, a maioria trabalhava na lavoura, sob o sol, desde cedo e o tabagismo era comum. Fora que, nessa época, várias doenças que hoje estão praticamente erradicadas eram um problema, como a poliomielite.
vdd! minha vó meu vô... sempre falam q era comum, eles msm tiraram todos tudo jovem. E não era q nem hj, ia no dentista e já tirava um monte de dente tudo de uma vez. Eles andavam mais de 10km a cavalo ou a pé!
Meus pais contam que antigamente não se obturava um dente, ou se fazia canal etc... se doia, já estava tomado pela carie eles rancavam mesmo.
@@rafaeltn1147 por isso q hj tem força de véio desdentado andando por aí 🤣🤣🤣🤣
Tem muita coisa que precisa ser considerada. Antes do plano real, grande parte da população não conseguia ter uma alimentação adequada. Até meados dos anos 1980 era comum criança trabalhar em serviço pesado. Eu mesmo trabalhei em lavoura de café desde os 8 anos de idade. As pessoas passavam frio. Ou seja, era tudo muito precário.
E agora passam calor
Agora passam o dia tomando leite com pera por isso ficam novinhos
@@galo6722 kkkkkkkkkk
Tempos dificeis criam homens fortes, tempos fáceis criam fracotes. Hoje em dia vemos essa facilidade pra essa garotada com tudo mastigado na mão, não fazem a menor questão nem sequer de ler um livro porque dizem que cansa muito. 😢
Teoria: as pessoas antigamente pegavam mais sol. Meu pai e minha mãe adoravam praia, protetor solar era frescura kk já eu evito o sol antes das 16hs, e sempre passo protetor no rosto.
Teoria 2: eles "viravam adulto" mais cedo, minha mãe com 21 já tinha 2 filhos, meu pai com 23 já trabalhava em 2 empregos pra sustentar a casa. A gente com essa idade (se nao fizer filho) ainda pode se dar ao luxo de escolher o que quer ser na vida.
Fonte: vozes da minha cabeça
Adorei o que as vozes da sua cabeça disseram. 😌
Coerente
Julius já tinha 2 empregos nos anos 80😂
@@ElaChatué mas a luz solar é maior responsável pelo envelhecimento preconce da pele… e também
Caraca, tu é filha do Julius e da Rochelle kkkkkkkk
Eu com 17 anos em 88 parecia mais velha do que com 30 anos em 2001 kkkkkk
Que bagulho
Naquela época protetor solar era inacessível. Muito caro e difícil de encontrar. Por isso as pessoas envelheciam mais rápido.
Véi, nada a ver
A cara do povo era mais velha mesmo. Tinham até rugas
Cigarro e sol
Biotonico Fontoura com álcool 😂@vonDorndorf
Não tinha ruga. A ruga que tinha era a do👌
@@JRPage11 Hoje o pessoal também fuma desembolado e pega sol. A maioria esmagadora não usa protetor, então esse argumento de "cigarro e sol" não tem nada a ver. O rosto do pessoal era diferente, pareciam mais velhos.
Realmente maioria das pessoas... Adolescentes tinha cara de 30 anos e tudo mundo quase sempre fumou
De uma forma inexplicável, o tempo hoje está passando mais rápido o que não dá tempo para envelhecer.
Acredito que as pessoas eram mais maduras e tinham que ter responsabilidade mais cedo, por isso aparentavam mais idade.
As pessoas viviam menos, também. Na década de 40 a média de vida era de 55 anos...
Nada a ver. Essas mesmas pessoas "maduras" criaram a próxima geração muito disfuncional justamente porque essa maturidade que vc fala não vem com mágica, isso é crescimento pessoal muito mais do que profissional.
Com toda certeza! Minha mãe te 58 anos, casou-se com 16, me teve com 18... teve 3 filhos...Eu tenho 40 tive minha única filha com 31 e isso pq o método falhou! Nunca fiz trabalho braçal na vida! Obvio que meu corpo tá menos cansado e desgastado do que o da minha mãe quando ela tinha a mesma idade! Até em garimpo a coitada trabalhou!
Eu penso nisso tbm. Não é coincidência hoje ter a cultura mais irresponsável, infantil e imatura da história do nosso país e, por "coincidência", as pessoas terem uma aparência correspondente. Tem algo aí, não é apenas pelas roupas.
No filme "Resgate do Soldado Ryan", atores de 35 anos em média foram representar jovens de 18, 20 anos, por conta do mesmo questionamento.
Mas nas circunstâncias da guerra envelhecem mesmo. Só veja a foto do soldado russo antes e depois da guerra, o coitado parece que pulou da adolescência a velhice em 4 anos.
Bloqueadores solares, prevenção de cáries e alimentação mais saudável foram a revolução. Faltou essa abordagem.
Além de que hoje é bem mais fácil ter acesso a alimentação, antigamente as famílias eram bastante pobres junto com uma grande quantidade de irmãos... 😮
Sobre alimentação discordo, Acho q era mais saudável antigamente. Temos acesso a ultra processados muito mais facilmente hj em dia
Boa opinião. Faltou mencionar os avanços da medicina.
Hoje com complementos alimentares, vitaminas, botox, cirurgia plástica. Isso ajuda a retardar o envelhecimento.
@@geovanagomesbarros2416Verdade os alimentos agora são menos saudáveis
Alimentação não está mais saudável
No caso do Brasil, país ensolarado, a galera da época tomava Sol sem saber que ele causava envelhecimento da pele, inclusive nas praias se usava bronzeadores a base de óleo de urucum, óleo de avião, o que deteriorava ainda mais. Fora o cigarro onde com 12 anos a galera já começava a fumar.
O cigarro envelhecia, quase todos fumavam
Vdd
Cigarro, bebidas alcoólicas, má alimentação... Isso ajuda a envelhecer.
@@andersonjpn bebidas alcoólicas e ma alimentação estão até mais fortes nos dias de hoje, ou no mínimo continuam.
Oque mudou foi o uso do cigarro, era normal ver criança fumando desde cedo ,sim... crianças.
Quando chegavam nos 20 já estavam com cara de 30 mesmo.
Acho que você foi no ponto aqui, não eram somente roupas... mas o desgaste "ambiental" da época. Hoje temos diversos cosméticos, cuidados de higiene e saúde. O corpo naquela época era mais "surrado".
As cidades eram mais poluídas também, já que as regulações ambientais vieram depois.
Concordo mais com essa 2 ª moça falou: eu quanto tinha 15 anos em 1985 todos achavam que eu tinha 25 ou 28 anos, não bebia ou fumava., tinha uma cabeça madura, mas era tempos difíceis demais, tudo caro, inflação, acesso ao dentista era difícil....
Eu acho que tem haver com qualidade de vida também. As pessoas ficavam mais expostas ao sol não era todo mundo que tinha carro a mesma coisa percebemos em pessoas que hoje vivem por exemplo em lugares mais simples e menos urbanizados trabalho pesado envelhece mais rápido. Porém são menos propensas ao sedentarismo e doenças que aflige a maioria.
Quantos anos você diria que eu pareço ter?
Antigamente existia muito a situação de que moço ou moça, era somente até uns 17 anos de idade, depois disso, a pessoa mudava os trajes e modo de ser e era ridicularizado caso se vestisse igual os mais novos, isso era pior para mulher, pois diziam que ela queria ser moça “com aquela idade”. Aos 25, já era para ter casado e com filhos. A mulher tinha que ser sempre séria, mulher direita.
Meu irmão hoje com 34 anos se veste que nem um garoto de 20, sendo que na época que ele tinha 20 ele se vestia como quem tivesse 30. kkkk
antigamente as pessoas simplesmente não se importavam com isso, não haviam tantos cosméticos e tanta tecnologia em skincare como hoje, havia menos informação sobre nutrição, saúde, atividade física etc...
Os Cremes Nívea são de 1911. A Avon está no Brasil há mais de sessenta anos, creme Rugol minha avó usava nos anos 1950, leite de Colonia, Leite de Rosas, etc. Se vc pesquisar, no YT tem audio da Rádio Nacional com jingle de produtos para pele, sabonetes, etc. Há décadas o mercado brasileiro de cosméticos é promissor, a única coisa que é novidade são perfumes que só começaram (os bons, antes era ''Tabu'', ''Lancaster'') a aparecer nos anos 1980, mesmo antes da abertura a mercados externos.
@@gomes2151 Nada a ver, nem se compara com os estudos de hoje de cosmetologia, e o povo fumava e nem usava filtro solar
@@JRPage11tinha que ser fio de Lules
@@gomes2151Nem todo mundo tinha acesso a esses cosméticos, isso dependia muito da renda, do local em que você vivia e das outras despesas que a pessoa tinha. Digo isso porque a adolescência e a fase adulta da minha avó materna ocorreram entre os anos 60 e 80 na zona rural (ela mudou-se para a cidade onde mora atualmente em 1986). Às vezes minha mãe dizia que ela sempre se esforçava para cuidar, mas só agora -depois que ela se aposentou e cada um dos filhos comprou sua própria casa- ela pode pagar pelos cremes sem se preocupar se vai comida suficiente para 10 crianças.
Moça, dá uma passada na modista do desterro e vai ver vídeos onde ela trata receitas de cosméticos de mais de cem ou duzentos anos
Jogadores da seleção da decada de 70 e 80 tinham vinte e poucos anos e pareciam que tinham mais de 40.
Acredito que as pessoas do passado amadureciam mais cedo. Elas se tornavam responsáveis mais cedo também. Hoje é muito valorizada a juventude e pessoas mais velhas querem evitar serem reconhecidas assim, mesmo do ponto de vista moral e ético.
Isso tinha a ver com a maneira como as pessoas se vestiam, como se arrumavam e a postura que adotavam mesmo sendo mais jovens. Ao que me parece, as pessoas mais jovens se vestiam, se arrumavam e se comportavam como as mais velhas. Não havia uma moda específica para adolescentes, jovens adultos, adultos não tão jovens e pessoas de meia-idade, todo mundo se arrumava mais ou menos da mesma forma. Aliás, muitas vezes as pessoas mais jovens acabavam usando as roupas e acessórios doados por ou emprestados de mães, país, avós e tios, que eram bem mais velhos. Sem contar que tinham uma postura mais séria, mais sóbria, que hoje geralmente vemos apenas em pessoas mais velhas. Não tem segredo.
Verdade
Máquina de lavar, microondas, produtos acessíveis para o tratamento de beleza.
Poder aquisitivo, moda acessível.
Tem tanta coisa e oportunidades que a gente tem hoje que meus avós não tiveram, era muita pobreza
Era falta de estudo no Brasil, isso sim.
Super relevante a reportagem. Muito bom DW Brasil!! E parabéns a esse jornalista pelo modo como trata os assuntos 👏👏👏👏👏
Relevante?
Entendo q as vestimentas e outros fatores influenciaram muito nessa percepção, porém algumas pessoas apresentadas eram beeeem acabadas , não da pra jogar tudo no colo dos costumes tb não...
A reportagem diz que eles tinham filhos mais jovens, isso justifica muito
Quantos anos vocês diriam que eu pareço ter?
@@Negao..21917/18
As roupas em geral e os cabelos da época, principalmente os estilos de penteados da década de 80 (e outras décadas) envelheciam a aparência
Veho sempre umas meninas de 13 que parecem ter 24, essa questão realmente não é somente sobre " antigamente"
Também tem o curioso caso das de 24 que parecem ter 13 k
se vermos um rapaz hoje do interior do país que trabalha na roça desde 11 anos de idade, você vai ver que o rapaz tem aparencia de velho, aos 20 anos, depois de anos de trabalho já parece com 30, 40 anos, e pensando que antigamente as pessoas morriam com 50, 60 anos, faz sentido ser adulto mais rápido.
Quantos anos você acha que pareço ter?
Quando eu tinha 22 anos, nos anos 80, eu parecia mais velha. Acredito que as pessoas nessa época eram bem responsáveis e um pouco tímidas .
Tenho 60 anos e ninguém diz, fiz parte dessa geração maravilhosa dos anos 80.🥰
Mas vc não parece uma jovem
A questão não é só maquiagem, cabelo, roupa. A pele das pessoas parecia envelhecida. Tanto é que aparecem pessoas no vídeo que estão com maquiagem pesada e não aparentam ser mais velhas. Acho que a explicação do vídeo, na maioria dos casos, só faz mais sentido a partir do minuto 7:05, que são os fatores biológicos. As pessoas envelheciam mais cedo antigamente devido ao estilo de vida e fatores ambientais. E a genética também conta.
O Oswaldo é o visual do início dos anos 80, influenciado pela mídia. Seu visual e bigode é do personagem do Tom Selleck o "Magnum"! Um bigode, cabelos cacheados ou escovados! Rs...
Mas se tirasse o bigode dele e dessem um corte degradê, ele iria continuar parecendo maís velho
Não iria parecer mais velho@@-LexLuthOr
@@-LexLuthOr Corte degradê não é "corte de jovem", mas sim de favelado.
"O TEMPO É UMA CRIAÇÃO SOCIAL". EINSTEIN: SOU UMA PIADA PROCÊ?? 🧐🥸🤡🤡🤡🤡🤡🤡
A pesquisadora utilizou esta expressão num sentido sociológico/histórico. A percepção de tempo e de juventude/velhice muda dependendo do período, sociedade, etc. A maneira como a sociedade lidava com o tempo no mundo medieval é diferente do nosso, por exemplo. Em um mundo onde relógios não faziam parte do cotidiano das pessoas, a marcação do tempo, a definição dos encontros sociais, trabalho eram feitos de maneira bem diferente e a vida dependia muito mais da liturgia e das datas religiosas definidas pela Igreja Católica. A própria ideia de infância e adolescência é algo relativamente novo na História. Há 200 anos atrás, uma menina com 12 anos que menstruasse pela primeira vez já estava apta a casar e ter filhos, algo inimaginável nos dias de hj. Não existia a ideia de adolescência e no mundo medieval crianças eram vistas meramente como "adultos pequenos".
Cara to pensando a mesma coisa, como o tempo é uma criação social 😂😂😂😂
No contexto social sim. Tem uma foto de uma capa de bornal cujo título é "Idosa de 42 anos morre", hoje uma mulher de 42 anos jamais seria considerada idosa, mas para a época era
@@gigiomg1983 ela quis dizer exatamente isso sim kkkkkkkkk
Seria melhor ela ter falado sobre percepção do tempo.
Caramba... O canal 90 serviu de inspiração pro DW 😂
Bem isso mesmo…
Pensei a mesma coisa! Hahaha
Excelente reportagem. O jornalismo, com todas as letrinhas, está vivo e a DW Brasil está cumprindo com excelência sua parte nessa difícil missão, diante dos tempos atuais. Parabéns!
Pra resumir. Antigamente não tinha filtros
Não tinha filtro, tinha responsabilidade e um pouco mais de inteligência
Pra que resumir? A ideia nao é ver o video ? M#ngo
Não tem nada a ver com isso. O povo de antigamente realmente parecia mais velho que o povo de hoje. Mesmo vendo ao vivo.
Eu tenho 22 e pessoalmente as pessoas pensam q eu tenho 14
É só ver a taxa de fumantes de cigarro daquela época pra hoje
Incrível como seguir o canal da DW foi uma das melhores coisas que eu fiz nos último tempos em relação ao conteúdos. Então de parabéns !!!
As pessoas de décadas atrás se " gastavam " mais . Tudo era no muque , presencial , debaixo do sol desde criança . Hoje ficamos dias , meses em casa se quisermos .
Outra coisa que eu acho é que antigamente as coisas eram mais braçais, mecânicas. Tomo por exemplo minha família. Meu pai tem 80 anos, meu avô (pai dele) faleceu aos 78. Peguei várias fotos em várias idades de meu avô e comparei com as de mesma idade do meu pai. A diferença é gritante. Assim por diante, eu estou com 45, peguei fotos de meu pai com 45 a diferença é absurda. Ele com 45 parecia já um senhor...
Acredito que as pessoas eram 10 anos mais envelhecidas do que hoje em dia não só na aparência mas na mente tbm ou seja alguém de 20 anos antes é alguem de 30 anos hoje
Verdade.
Quando tava no ensino médio, achava que o pessoal do ensino médio nos anos anteriores pareciam mais velhos.
Sim kakaka eles ja pareciam uns adultos, ai eu cheguei no ensino medio e fiquei me perguntando, cade a minha evoluçao de pokemon? Ainda to com a mesma lata kkkk
Sim!!! Tomei um choque de realidade quando entrei no ensino médio pq a última turma que estava se formando era um pessoal com cara de 24 e poucos anos e eu ali com 16 anos com cara de 12 hahaha na minha primeira balada aos 18 anos não consegui entrar em lugar nenhum pq achavam que minha idade era falsificada hahahaha hoje quase chegando aos 40 ainda me acho deslocada pq achei que teria a aparecia de alguém com "40 anos" e minha cara ainda tá com ar de ser bem mais nova...😂
Todo mundo tem a msm sensação em relação a escola
@@SeaSerpentLevi também procurando a minha 😂
O povo fumava desde cedo.
As minas não. Acho que a vida era maís dura, vida dura faz as pessoas envelhecerem
Isso ainda tem.
Eu fui adolescente da classe operária nos anos 70, no ABC paulista. Naquele tempo havia muitas fábricas em atividade, pequenas médias e grandes, principalmente no setor metalúrgico. Era coisa normal uma menina de 14 anos fazer curso de datilografia e depois de terminar a 8ª série ir trabalhar num escritório de advocacia, consultório médico ou mesmo no RH de uma empresa grande. E para os rapazes que tivessem pelo menos a 4ª série sempre havia uma vaga numa fábrica ou metalúrgica, para ajudante geral ou menor aprendiz. Meninas também trabalhavam nas fábricas em certas atividades, como por exemplo, montando carburadores.
Naquela década foi criado o "colegial técnico", que era a escola secundária combinada com um curso profissionalizante que podia ser secretariado, inglês, publicidade, processamento de dados (não se dizia "informática"), nutrição, desenho industrial e tantos outros. Sem falar no SENAI e SENAC, que já existiam e treinavam muitos jovens para o trabalhos na indústria e no setor administrativo em geral. Desse modo, praticamente toda a juventude trabalhava e muitos também estudavam à noite. A maioria logo aprendia a se habituar com os transtornos do transporte coletivo.
Essa é a principal diferença entre a juventude de ontem e a de hoje --- antigamente os adolescentes logo entravam para o mercado de trabalho, enfrentando a barra da vida sem mimimi. Ganhando o seu próprio dinheiro, não precisavam pedir mais nada aos pais --- porém sem perder o respeito por eles --- e amadureciam para a vida muito mais rápido. O jovem do passado tinha ideias, comportamentos e sonhos de jovem mas com responsabilidades e atitudes de adulto. Assim, era normal que procurassem vestir roupas de adulto independente. As meninas se maquiavam e iam à cabeleireira para ficarem parecidas com as atrizes ou cantoras famosas, que tinham 10, 12 ou 15 anos a mais. Os rapazes compravam um aparelho de som e jogavam bilhar no bar da esquina. Quase todos fumavam, inclusive muitas meninas, imitando os ídolos e heróis dos filmes e novelas.
A matéria no geral é muito boa, lembrando bem os malefícios do tabagismo na juventude do passado e a inexistência do filtro solar, mas omite a privação de sono dos que estudavam à noite e a má alimentação dos que não levavam almoço na marmita, preferindo comer na lanchonete. Também reconhece a baixa definição das fotos e vídeos antigos. E acho que ficou subentendido que os jovens não fumantes que dormiam e se alimentavam bem também tinham cara de Baby Johnson's como os jovens dos dias atuais. Mas que ninguém se esqueça deste detalhe: hoje em dia tem muito garotão baladeiro envelhecido e menina funkeira embagulhada. Essa juventude decaída dos dias atuais não aparece na matéria.
O ponto negativo --- golpe baixo mesmo --- foi mostrar o craque polonês de 24 anos, porque a calvície no jovem pode ser causada por predisposição genética, distúrbio hormonal, estresse ou simples carência de certos nutrientes.
O Osvaldo parece o classico vilão de bigode.
Um Viltrumita.😂
Sim 😂😂😂
Osvaldo quem?
Só eu fiquei curiosa pra saber como tá o Oswaldo hoje?
@@viviannemcm quem é Osvaldo?
Comigo já aconteceu ao contrário: tenho 42 anos, mas tenho aparência de mais jovem, por genética, já que meu pai e minha mãe, além da minha irmã, também aparentam ser mais jovens. Mas, numa entrevista, a diretora perguntou se os alunos me respeitavam, pois ela me achou muito jovem. Ora, minha idade estava no currículo. E ela não me contratou!
Vai me desculpar mas vc aparenta ter 42 anos mesmo ou até um pouco mais
@@jacquesdela6105Mas agora ele tem 60 po kkkk
Você deve tá de brincadeira kkkk
🙄 aparenta ser mais velho senhor
12:40 ela quis dizer que a medida de tempo é uma criação social, o tempo em si não é uma criação social, é uma unidade do universo. Não é realmente uma geração inteira, mas é fato que o povo de antigamente era mais envelhecido mesmo que os de hoje, mesmo não considerando as roupas e os costumes, é uma questão de aparência mesmo, do rosto. Eu mesmo já to cansado do povo se assustar quando digo que tenho 42 anos. Será que alguma pessoa que apareceu nesses vídeos antigos tá aqui nos comentários?
O tempo não é unidade do universo. Se o tempo é não-absoluto (T. da Relatividade) , ele é afetado pela gravidade, velocidade. O tempo na atmosfera terrestre é o mesmo daquele próximo a um buraco negro?
@@gomes2151continua não sendo "construção social".
Eu acredito que o trabalho e as responsabilidades eram impostas para nós mais cedo,, trabalhar e assumir responsabilidades amadurecem o ser humano,, até os tipos de conversas,, falta de responsabilidades,,e hoje são pessoas que trabalham bem menos,,e assumem menos situações que estressam,, ninguém quer mais se posicionar diante do que é certo,todos querem o que convém,, em todas as classes sociais,, infelizmente muitos são seres humanos vazios,,alma e valores vazios,, que com certeza essa situação leva muitos ao suicídio,,,uma moral com bom conceito,, agindo diante dos fatos com responsabilidade,e sendo pessoas boas,, não passando uns por cima dos outros fingindo que nada acontece,, tudo influência,,amar ao próximo como a si mesmo e respeitar as diferenças,,caso contrário pessoas com quarenta anos ou mais ainda serão verdadeiras crianças,,
Nos meus 15 eu também achava que aos 30 todo mundo era velho. 😂😂😂😂😂😂
Os 30 são os novos 20 😂
@@luizgarcialuizgarcia3386não são não kkkkkk
😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂
Verdade,até que os 30 vieram para mim 😂😅
Sao sim @@felip3442
Bruna Lombardi e Ney Matogrosso mostram que a beleza e a juventude possuem outra dimensão para além de padrões pré estabelecidos.
O certo é que com melhor alimentação, forma de se cuidar físicamente, de se vestir, a forma de comportar-se, nós mulheres atrasamos uns 10 anos no nosso relógio biológico. Está patente e é fácil de observar. Uma mulher de 50 é a de 40 de antes. A de 60 é a de 50 de 30 anos atrás. Quanto ao homem, creio que custou um pouco. Confirme as novas gerações começaram a se preocupar com a pele, o cabelo, o peso e principalmente com a forma de se vestir, os homens estão dando um salto de qualidade física muito grande. Já não vale mais o homem que não se cuida, que não se veste bem, ou pelo menos na moda. Os homens estão muito mais vaidosos, já não é tabú pintar o cabelo, cuidar da pele
Concordo e não só isso. A psicologia das pessoas está mais infantilizada.
@@Roberto-wt7kr seria as de hoje mais infantilizada ou as pessoas de antigamente que eram obrigadas a ter mais responsabilidades desde a infância, trabalhando desde cedo e etc ?, conheci mt gente mais velhas q eram obrigadas a trabalhar na infância pra ajudar a familia.
Quer oq? Cigarro, bebeidas, n faziam atividade fisica, esses jovens eram simplismente mais velhos esteticamente.
Minha mãe, irmãos e eu parecemos mais jovens e quando alguns descobrem nossa idade, perguntam como somos assim. Quando eu tinha 26 já me confundiram com 17, sem brincadeira.
Quantos anos você diria que eu pareço ter?
As pessoas não apenas pareciam mais velhas, elas realmente envelheciam mais rápido.
Uma rápida análise da expectativa de vida ao longo das décadas deixa isso muito claro.
Esse é o ponto!
@@niniasemira2269 Exatamente!
Tenho 61 anos, gosto de nadar/mergulhar, pescar, acampar, pedalar...
E tem muitos da minha idade que fazem ainda mais coisas e senten-se muito bem.
Há 50 anos, quem chegasse aos 60 era considerado um highlander, com 40 já era considerado velho.
@@marioventura3448 Eu tenho quarenta e fico sem problemas com homem de 20, minha mãe vive me falando que aos 40 antigamente uma mulher era uma velha, uma senhora que ninguém queria mais.
@@niniasemira2269 Exatamente. Meus pais casaram-se em 1954, ambos com 21 anos, mas, pareciam ter mais de 40, eles e todas as pessoas em volta aparentavam muito mais idade do que realmente tinham.
Minha vó, ao lado da filha, (minha mãe) tinha apenas 36 anos de idade, mas aparentava 60.
@@marioventura3448 Até hoje em países pobres as pessoas parecem mais velhas do que são. Brasileiros por exemplo parecem muito mais velhos que japoneses, país com a maior expectativa de vida do mundo.
Que vídeo incrível! Esse tema é super interessante e eu acho essencial debater mais sobre esse assunto.
Quantos anos você diria que eu pareço ter?
Muito boas as pesquisadoras que trouxeram pra essa reportagem
Tenho 32 anos, mas muitos acham que tenho 25, 26 anos, faço musculação há 10 anos, não fumo, isso acho que ajudou.
32 anos ainda é uma idade muito baixa. Com nossa nova expectativa de vida muito mais longa,pouca exposição ao sol,dieta e alimentação minimamente equilibradas não tendo filhos a aparência se mantém. Eu tenho 27 anos,eu tenho cara de 18 no maximo 20,a realidade é que os 30 anos são os novos" 20" de anos atrás.
Perfeito, parabéns pela matéria. Já havia percebido isso e comentado com amigos da minha geração (anos 70).
Quantos anos você diria que pareço ter?
“O tempo, o espaço, a biologia, a ciência, o tudo eh uma construção social” 🥴👌
Idagismo é de chorar! Inacreditável!
Essas reportagens da DE fazem reflexões muito interessantes!
Parabéns, Maurício. Suas matérias são sensacionais e muito inteligentes.
Até os anos 80 do século passado, os brasileiros passavam muita fome, trabalhava-se muito ao ar livre sem proteção alguma, fumava-se muito, os telhados não tinha tanta proteção dos raios UVs, quase ninguém tinha climatizador de ar, perda dos dentes muito cedo. Hoje ainda vemos jovens com aparência de velho nos lugares menos assistidos, como o interior do nordeste por exemplo. As condições de vida melhorou muito para grande parte dos brasileiros desde o final dos anos 80 para cá. Desde a Alimentação, passando pelas bebidas alcoólicas, onde se ingeria muito destilados, muitas vezes sem procedência, até o cuidado bucal e da pele.
Os RTs do Twitter virando reportagens da DW kkkkkkkkkkkkk
Sério??? 🫢 Acabou o jornalismo.
Querendo ou não é um tópico bem interessante
Essa percepção não deixa de existir, mesmo que o Twitter seja uma bolha.
Que imaturo! Você preferia que a matéria viesse de Marte? O jornalismo fala de seres humanos.
@@martaaguiar1668 haaa para de negacionismo
Excelente abordagem e tudo faz sentido. Cada época com sua especificidade.
Roupa de jovem me parece algo recente, acredito que até os anos 90 só tinha roupa para vender com estilo muito parecido, até mesmo as roupas para crianças eram parecidas com as de adulto
Eu era adolescente na década de 80, usava jeans, tênis, sandália Anabela.... estilo despojado e tinha os que gostavam de estilo mais social que os deixavam com aparência mais velho.
Roupa de jovem =/= bermudas com tÊnis, boné e meia usado por trintões.
Sim, roupa bonita antigamente era só terno e vestido de senhora, hj em dia é bem mais variado
Pois então voltou a ser assim, hoje uma criança de 5 anos é vestida que nem o pai ou a mãe, fico impressionada, nos anos 90 e 2000 as crianças eram vestidas de forma bem mais infantil, as meninas mesmo, eram sempre com vestidos rosas, tranças no cabelo e por ai vai... já hoje você encontra até sapatênis masculino em miniatura kkk
Esses jovens de antigamente, pareciam mais velhos e mais responsáveis, ontem eu li sobre charlton heston, que quando fez ben hur tinha 36 anos, mas ele apesar de ser bonito aparentava uns 45 anos, talvez seja o modo de ser de se vestir e responsabilidades ele já era casado e pai, mas apesar de tudo era bonito
Tempo é uma criação social? Quero viver numa sociedade onde o tempo simplesmente não passa.
Antigamente, as pessoas desejavam a aparência adulta, hoje desejam eterna juventude
Discordo , elas pareciam mais velhas mesmo. Tenho 37, e quando digo isso ninguém acredita, pensam que sou muito mais jovem . Enquanto algumas dessas pessoas tinham 18 e aparência facial de 30
Claro, os caras fumavam cigarro cedo com 12 anos
@@generalbenjaminarrola340Meu pai começou a fumar com 12 anos mesmo!
Todo mundo pensa que tem cara de novinho 😂😂
@@JRPage11 eu n penso, eu tenho 🤣 e 100% das pessoas que me conhecem pensam tbm kkk
@@generalbenjaminarrola340 pode ser isso.
simplesmente o estilo de vida era diferente hoje os jovens tem acesso a uma melhor alimentação, melhores cuidados com a saúde eles tem melhores oportunidades de emprego e tudo mais que impede um envelhecimento muito rápido as próximas gerações vão ainda parecer mais jovens do que as de hoje quanto melhor for nossa condição de vida mais jovens nós vamos aparentar
Acredito que elementos como vestuário e comportamentos faz as pessoas dos anos 80 do século XX em comparação com as dos anos 20 do século XXI parecerem mais velhas. Eu me sinto muito mais novo do que meu pai quando tinha a minha idade. Será? 😂😂😂😂
Acredito que não se trata apenas da qualidade da imagem ou vestimentas, o que mais me impressiona é o comportamento, a postura… antigamente, os jovens pareciam ser mais trabalhadores e responsáveis, querendo formar família, ter filhos… hoje temos adultos >30 anos que ainda moram com os pais e têm medo de casar e ter filhos. Não se trata apenas da aparência, mas, sobretudo, do comportamento!
Antigamente a situação social do Brasil era muito mais caótica. As pessoas viviam mais estressadas, tinham muitos filhos muito cedo, fumavam, bebiam, não tinha acesso à saúde e etc. Todos esses fatores contribuem para desgastar o aspecto físico de alguém.
Hoje em dia tem muito mais pessoas na academia e se cuidando. E o apelo estético é bem maior que antigamente.
"O tempo é uma criação social". Essa foi forte...
Muito ruim essa afirmação.
Hehehe, eu tava procurando nos comentários pra ver se alguém também tinha se doído ao ouvir isso...ufa, não estou sozinho.
Acredito que era o peso da responsabilidade, os jovens de antigamente eram muito cobrados e oprimidos, não era só vestiário, estilo de cabelo e maquiagem, a adolescência nem existia era da infância para vida adulta. Os jovens de hoje tem muita liberdade são adolescentes ate os 20 ou mais, as cobranças em se tonar adultos responsáveis é muito menor ou nem existe.
Adorei o uso de imagens de arquivo brasileiras! Só a título de esclarecimento: as imagens em 0:38 e 0:54 são de outro filme do Humberto Mauro, Ganga Bruta. Mas devem ter sido tiradas do documentário Mauro, Humberto, que o David Neves fez sobre ele. Daí o crédito.
Meus tios nasceram no final dos anos 70 e eu sendo criança nos anos 90 e vi eles fumando e bebendo muito. Na época isso dava a entender que isso era "coisa de homem", ajudava a formar o caráter masculino. E quando me tornei adolescente no final dos anos 2000 esses pensamentos já tinham caído em desuso, mas eles implicavam comigo pq "homem que é homem não nega cigarro e cerveja". Hoje eles estão na meia idade e com a aparência péssima, realmente terrível. Um deles está quase sem voz devido ao cigarro, e o outro tem problemas cardíacos. Hoje estou ainda jovial na minha fase 30+ e sem problema algum de saúde kkkk
Porque as sociedades eram mais difíceis e você tinha que amadurecer muito rapidamente, isso era um sinal de inteligência. Agora as sociedades são menos difíceis do que na época, e a pesquisa também parece cada vez mais jovem. E há também os disruptores endócrinos que tornam as pessoas efeminadas.
A Elizabeth Taylor colorida artificialmente ficou igual qualquer digital influencer de hoje em dia
O pessoal não fazia estética e maquiagem para correção de traços.
Vai achando haha. Se você soubesse o que o povo do início do século fazia, principalmente artistas. Já viu como era a Marilyn Monroe antes da fama?
@@davidbio1 só não er tão popular igual hoje.
@@davidbio1vc está falando de uma atriz, e não de uma pessoa comum.
Hoje é tanta make e filtro… aí sim podemos dizer “tudo ilusão”
DW, BBC e Vice, canais excelentes com boas reportagens.
Muito interessante. As mulheres usavam roupas mais " comportadas", muita maquiagem e assim se tornavam " senhoras" muito cedo. E o rapazes ,para impressionar , e passar uma imagem de homem sério se vestiam mais formalmente.
Achismo puro. Parabéns!
o cabelo, a roupa, as expressões mas também as rugas e a perda de massa magra explicam o porquê as pessoas pareciam mais velhas, talvez o consumo de produtos menos seguros e a fumaça de cigarro em toda parte proporcionavam ainda mais degradação a aparência das pessoas
Oswaldo continua parecendo com meu pai. E eu tenho 39 anos.
Antigamente todo mundo bebia e fumava , esses vícios causam envelhecimento precoce .
Eu tenho 52, e apesar da careca, pareço um pouco mais jovem que meu pai quando estava na mesma idade (talvez por ser mais gordo que ele, mas as pessoas sempre acham que estou na metade dos 40) e já faz um tempo que comecei a observar esse tipo de coisas. O que eu penso a respeito é que os jovens, principalmente no Brasil da classe média baixa pra cima, começaram a ter muito mais acesso a vacinaçao, à medicina preventiva (quantos aqui nascidos antes dos anos 90 eram acompanhados por pediatras quando crianças?) , à tratamentos odontológicos preventivos e corretivos (o uso de aparelhos ortodônticos fixos, que "no meu tempo" era um estigma, passou a ser uma coisa de valor a ponto de alguns jovens usarem aparelhos falsos!) , as mães e pais ficaram mais conscientes da exposição excessiva ao sol, a maior parte desses jovens também se preocupa e tem acesso ao chamado "skincare" desde cedo, o acesso à alimentação melhorou (independente da qualidade desta) e isso tudo acaba influenciando na aparência dos jovens adultos. Basta qualquer pessoa que tenha filhos de 15 a 25 anos olhar os dentes, a pele e se comparar com os próprios quando eram mais jovens.
.
Fora que maior parte do povo na época começava a beber e fumar bem mais cedo que hoje! Nos anos 80 foi onde iniciou-se a chamada "geração saúde", com a busca de uma estetica corporal mais apurada juntamente com a preocupação com a saúde interna.
.
Quanto aos jovens do programa silvio santos, tem algo que ninguem menciona: boa parte daquelas pessoas que estavam ali não eram exatamente jovens de classes abastadas da época! O programa do Silvio era MUITO mais popularesco naquele tempo e o pessoal que era chamado pra participar, acompanhava o estilo do programa. Assim, recebiam aquela maquiagem pesada e aqueles penteados estranhos, padrão do SBT da época.
.
HOJE eu entendo isso e reavalio de outra forma, mas na época, esse programa era visto com chacota e tido como "super brega" pela juventude de classe media e acima da época! Tanto é que tem outro video famoso na internet que mostra reações de jovens cariocas da zona sul do Rio de Janeiro à chegada do pessoal dos subúrbios às praias de copacabana, ipanema e leblon. E esses jovens, alegadamente "ricos", não foram taxados ostensivamente de "velhos" na internet!
a adolescência/juventude era um conceito até que recente, né? porque o povo parecia pular de criança direto pra fase adulta em tudo (roupas, maquiagem pesada, responsabilidades...)
é aquele meme dos nossos pais com 25 anos e casa própria, enquanto a gente nessa idade tá contando as moedas pra comprar lookinhu na shein pra fazer fotos legais no festival da vez
Antigamente a especulação imobiliária era bem menor
Andrea Lopes dizer que o tempo é uma criação social sangrou os meus ouvidos!
Silvio Santos aparecendo na DW, quem diria
6 milhões de reportagens em 4 anos?
A fase dos 20-29 anos é realmente complicada, alguns ainda se parecem e se comportam como adolescentes, e outros da mesma faixa etária, já estão casados com filhos
Olha, o meu pai tem quase 50 anos e fala ao contrário! Ele diz que quando vai à academia, vê "Enzos" todos bombados e altos, que na época dele, todos eram muito magros e baixos. Que antigamente, era muito difícil algum jovem ter barba, e hoje os rapazes de 18, 21 anos, têm pêlos faciais. Que as meninas adolescentes antigamente tinham seios pequenos, quadril pequeno, glúteos inexistentes, penas finas, e hoje estão "desenvolvidas". Que as meninas antigamente tinham cachinhos e cabelos virgens, e hoje as meninas novas pintam cabelo de loiro tal como uma mulher madura de 30 anos. Cada um tem uma perspectiva diferente...
Mas a pele das pessoas de hoje é mais jovial
Eu costumo dizer que a adolescência foi encurtada e a vida Adulta foi Prolongada, vc já começa parecer ter 20 anos com 15 anos porém aos 25 tu ainda parece ter 20 anos.
Só estão mais músculosos, mas o rosto com certeza não é tão envelhecido
Estamos falando de rosto, não de corpo.
Acho que depende da pessoa, entrei na puberdade aos 10, aos 12 já tinha 1.70m e o corpo totalmente desenvolvido. Namorei um menino de 14 que tinha 1.80 e barba. Isso foi na década de 1970. Obviamente nem eu nem minhas amigas pintávamos o cabelo, se fizéssemos isso era capaz de ficarmos 1 ano de castigo.
Não sei porque o TH-cam me indicou esse vídeo. Mas foi muito interessante. Parabéns