Achei muito bom ver esse vídeo antes de ler o capítulo sobre Recalque do Garcia Roza, todos os vídeos até agora estão sendo de excelente ajuda e material de apoio para suas aulas na graduação. Obrigada, professor!
Olá Professor Hélio, estou aprendendo muito com as suas aulas(vídeos), sou estudante de Psicologia e a Psicanálise para mim era muito complexa, agora eu já consigo enxergar melhor. Obrigada!
Sou da área de filosofia e amo ler as obras psicanalíticas e olha que ainda não li nada fora de Freud e de Anna Freud, somente o futuro irá responder se um dia irei realmente fazer o curso de psicanálise, por enquanto leio e assisto aos conteúdos psicanalíticas, que me ajudam bastante durante as aulas de filosofia, o conhecimento psicanalítico facilita muito o entendimento dos alunos para certos conteúdos filosóficos, sem contar que também me ajuda a compreender melhor os comportamentos existentes em sala de aula, para mim esse casamento entre a filosofia e a psicanálise tem dado muito certo, obrigado pela explicação professor, um abraço fraterno a todos.
2 ปีที่แล้ว +2
Obrigado. Espero que o diálogo entre psicanálise e filosofia continue sendo útil a você. Abraço.
Professor Hélio estou gostando muito dos seus vídeos o que está ajudando muito nos meus estágios de psicanálise. Bem claro, plausível e esclarecedor. Mesmo morar longe muitas dúvidas estão sendo esclarecidas. Abraços!
Oi Professor, boa tarde, primeiramente obrigada pela resposta. Realmente, nos vídeos mais recentes vc tem nos favorecido também com as referências bibliográficas, dessa forma é possível elaborar melhor as idéias. Grata pela ajuda.
E Quando o requalque não funciona? Por que tem sujeitos que vivem o desejo e não ligam para as punições externas? A consciência nega o desejo do inconsciente? Por que o inconsciente é depósito de desejos ou repressões? O outro poderia autorizar a vivência de desejos?
4 ปีที่แล้ว
Oi Ardênia, são muitas questões complexas que não seria possível tratar escrevendo aqui. Sugiro que veja outros vídeos que tratam desses temas no canal e também que você busque alguns textos de psicanálise. Abraços.
Não tenha medo de escolher sua abordagem, eu escolhi psicanálise logo no primeiro período mas é ralação, meu professor disse que não existe formação na área a curto prazo, psicanálise leva o tempo analítico e não do calendário.
Olá professor não sou um entendedor do assunto, mas gosto de me entremeter na área da psicanalise. Amo seus vídeos pela maneira simplória e ao mesmo tempo excelente com que o senhor expõe suas ideias. Muito obrigado pelo tempo dispensado.
Professor, me surgiu uma dúvida: o que foi recalcado virá em forma de sintoma? E no processo da análise tudo que é repetição, necessariamente, é sintoma?
4 ปีที่แล้ว +3
Oi Giselle, nem tudo que foi recalcado surgirá como sintoma (pode surgir como ato falho, sonho, etc) e nem tudo que se repete é sintoma. Há formas diferentes de compreender 'sintoma' em psicanálise. Penso que seria interessante realizar um vídeo sobre esta noção. Já houve sugestão sobre isso de outras pessoas. Vou programar um vídeo sobre a noção de sintoma. Abraços.
Tens algum vídeo que fale mais sobre o recalque originário ?
6 ปีที่แล้ว
Olá, não produzi vídeo específico sobre o recalque originário porque apesar de ser uma noção importante para Freud, trata-se mais de um pressuposto teórico necessário do que de um conceito derivado da experiência clínica. Pode ser que ainda produza um vídeo específico, mas por hora a ideia é focalizar os principais conceitos freudianos. Recomendo os livros sobre metapsicologia psicanalítica do Garcia-Roza. Neles você poderá encontrar mais referências sobre o recalque originário.
Olá Ardenia, o termo estranhamento não é muito comum em relação ao conceito de recalque. Podemos dizer que quando há o retorno do recalcado pode acontecer uma sensação ambígua de familiaridade e estranhamento com relação ao material que surgiu. Mas não sei exatamente o que você quis dizer com a relação entre estranhamento, negação e recalque. Abraços.
Olá....ficou confuso: o recalcado é o conteúdo de uma lembrança..certo? Mas depois diz que a defesa é o recalque...do que que ela defende?..do recalcado? Mas ai há uma contradição nos têrmos...lembrando que sou leigo totalmente. Parabens pelo trabalho.
3 ปีที่แล้ว +1
Olá Joelço. Obrigado. Para entender melhor é preciso ler textos sobre o recalque. Penso que alguns outros vídeos, como sobre a pulsão por exemplo, podem ajudar também. Mas os vídeos que faço são um complemento ao estudo. Não tem objetivo de articular o conceito extensamente (e nem teria como fazer isso em um vídeo quando se trata de psicanálise) Abraço.
Oi Hélio, Um sentimento pode ser recalcado?? Por ex, um amor q gerou sofrimento. Ou somente um desejo q se pode recalcar? Não sou graduanda em psicologia, apenas curiosa dessa área. Grata!
6 ปีที่แล้ว +2
Oi Bianca, como propõe Freud, sentimentos (que são experiências conscientes derivadas do afeto que acompanha a pulsão) não são recalcados. Somente o representante pulsional que se liga ao afeto é recalcado, o afeto - como quota de energia - se liga a outro representante pulsional.
Recalque.que paralelo pode ser feito através da falta da libido? Desejo entender os recalques neste sentido.Pessoas que vivem angustiada e não liberam -se sexualmente.Gostaria de sua ajuda.
8 ปีที่แล้ว +2
Sua pergunta está um pouco vaga, mas vou tentar abordar alguns pontos. Primeiramente, tecnicamente não existe "falta de libido". Esta é uma expressão popular que indica falta de estímulo, falta de interesse ou falta de excitação sexual. As questões sexuais que afetam as pessoas estão vinculadas à história pessoal e à maneira como cada um lida com a sua própria constituição como sujeito de desejo. Do ponto de vista da psicanálise, a sexualidade sempre está vinculada ao desejo inconsciente (tanto o conceito de sexualidade quanto o de desejo estão expostos em vídeos anteriores). O conceito de recalque é importante porque: 1) para que exista experiência sexual e laços afetivos, uma parte da experiência corporal precisa ser recalcada. Neste sentido, o recalque nos constitui como sujeito de desejo. 2) Porém, é também o recalque de determinadas experiências significantes que pode interferir na experiência amorosa e sexual de cada um produzindo sofrimento. Neste sentido, é preciso elaborar determinadas experiências vividas para que a vida amorosa e sexual possa ser desfrutada de forma menos sofrida. Enfim, para que tal elaboração possa ser feita é preciso submeter-se à análise pessoal. É esta experiência que possibilita lidar com isso que chamamos desejo ou sujeito do inconsciente.
Professor me tira DUVIDA POR FAVOR ! O conteúdo recalcado,como frisado por Freud,sempre terá q estar vinculado à um desejo,a uma satisfação,porém o processo para se satisfazer esse desejo, libera mais desprazer do que prazer propriamente dito,certo ? Porém comecei a pensar em algumas situações traumáticas q são recalcadas e não consegui achar nenhum grau de prazer nessas situações, algumas até consegui, mas por exemplo, um acidente de carro,onde os instantes q precediam a tragédia,muitas vezes são "esquecidos", porque seria prazeroso, nem que seja em um grau mínimo, o passageiro sentir tal sensação novamente ? Cheguei a conclusão q a pulsao em direção a experimentar novamente esse evento ,seria devido pulsao de morte,em que como o intuito de todo ser é, em freud, voltar ao estado inorgânico, então aquela experiência de quase morte é tbm um desejo oculto do ser,embora deve ser imprencidivelmente recalcada. Posso concluir isso professor ?
4 ปีที่แล้ว +1
Olá Thales, penso que são situações diferentes. O recalque tem sempre relação, em Freud, com um desprazer que é evitado (lembrando que, na primeira tópica, prazer em um sistema - inconsciente - pode ser desprazer em outro - consciente). Um acidente não tem relação com isso. Penso que a explicação para o esquecimento de parte de um acidente deve ser outra. Em termos de psicanálise, a questão talvez esteja relacionada, nesse caso, com a intensidade da excitação pulsional daquele momento. A intensidade pulsional que não consegue ser elaborada pelo aparelho psíquico gera outros efeitos. Abraços.
@ Ah sim, mas essa excitação extrema q não foi elaborada tbm vai ser direcionada ao inconsciente e por isso pode ocorrer o esquecimento ?
4 ปีที่แล้ว
@@thalesalexandre4463 Em termos psicanalíticos, podemos dizer que a intensidade não elaborada tenderá a se repetir de alguma forma (sonhos, ideias repetitivas, etc). Sobre o esquecimento em acidentes, como você citou, talvez a explicação deva ser buscada fora da psicanálise. Mas, de qualquer forma, só poderíamos responder caso a caso.
@ Entendi, mas pelo acidente haver um trauma envolvido,essa experencia nao pode ser recalcada nao ? E mt obrigado pela atenção, não faço faculdade de psicologia mas me interesso pelo assunto e seu canal tem me ajudado bastante!
4 ปีที่แล้ว
@@thalesalexandre4463 Sim, é possível considerar esta possibilidade. Só não podemos generalizar e dizer que em acidentes isso irá fatalmente acontecer.
Então recalque é a mesma coisa que resistência e repressão?
4 ปีที่แล้ว
Oi Wesley, não, o recalque é um mecanismo específico, fundador da divisão psíquica. A resistência é uma forma de evitar o retorno do recalcado. Tem um vídeo sobre isso. Repressão é a forma como a Edição Standard (que veio da língua inglesa) traduziu o termo alemão que Freud usou e que é melhor traduzido como recalque. Abraços.
Não entendo o recalque originário, vc tem algum vídeo explicando melhor?
4 ปีที่แล้ว
Sheila, não tem um vídeo específico sobre isso, mas anotei para colocar na lista de produção. Penso ser um conceito que merece um vídeo específico. Abraços
Oi Sheila! Ocorre na primeira infância, quando o desprazer é intolerável para a Consciência. Com isso, o Recalque Originário surge quando ocorre a cisão entre o Inconsciente (Ics) e o Consciente (Cs).
5 ปีที่แล้ว +1
Olá Sheila, como a Geovana disse, o recalque originário tem relação com a divisão entre inconsciente e consciente/pré-consciente. Porém, não é possível datá-lo. Este conceito é um pressuposto necessário ao raciocínio freudiano, pois o recalque secundário (ou recalque propriamente dito) implica que um representante-ideativo da pulsão seja mantido no sistema inconsciente. Ora, se para ocorrer o recalque secundário já existia uma divisão do aparelho psíquico, era preciso propor que tal divisão teria ocorrido em algum momento anterior. Este seria o recalque originário.
Para mim, não sei se o senhor concorda, Freud era todo enrolado com esse conceito de recalque, eu acho que só se pode realmente conseguir entender o recalque com o significante de Lacan, me parece que o Significante resolve a questão do recalque originário.
4 ปีที่แล้ว
Não é bem assim Claudio. Freud não era "enrolado" com o conceito. Os pós-freudianos auxiliaram a esclarecer alguns pontos e ampliar outros. O conceito de significante de Lacan ajudou neste ponto.
@ recalque é fruto de alguém de certa forma enrrustido?,exemplo esses homofobicos q batem nos gays !
4 ปีที่แล้ว +1
@@phelipipscosta3254 , recalque é um conceito fundamental, é o mecanismo de fundação da subjetividade, do inconsciente., ou seja, o recalque existe em todos nós. Sobre as pessoas que combatem a homossexualidade porque não conseguem lidar com seus próprios desejos, isso tem relação com o recalque, mas assista o vídeo sobre projeção, pode ser interessante nessa sua questão. Abraços.
Obrigado pela aula, professor!
Professor muito obrigado do fundo do meu coração. Iniciativas assim ecoam pela eternidade.
Gratidão professor pelos vídeos! Vc explica de uma forma fácil de entender!
Disponha!
É a primeira vez que t ouço. Gostei. Você é sucinto e objetivo. Gosto disso. Sucesso.
Obrigado!
Achei muito bom ver esse vídeo antes de ler o capítulo sobre Recalque do Garcia Roza, todos os vídeos até agora estão sendo de excelente ajuda e material de apoio para suas aulas na graduação. Obrigada, professor!
Disponha!
Aprendendo! Obrigada
Bons estudos!
Muito bom comentário aprendo bastante
Disponha!
Muito bom !!!
Obrigado!
Sua explicação é muito clara! Estou estudando e aprendendo bastante com suas aulas/vídeos. Obrigada
Obrigado. Disponha.
causa do sintoma- recalque
o recalque investiu na pulsão
recalque originario- pressuposto necessario para o recalque secundario se associar
Olá Professor Hélio, estou aprendendo muito com as suas aulas(vídeos), sou estudante de Psicologia e a Psicanálise para mim era muito complexa, agora eu já consigo enxergar melhor. Obrigada!
Disponha!
Suas aulas são de muita clareza, objetiva e estou aprendendo muito mais.
Que bom que gostou!
Sou da área de filosofia e amo ler as obras psicanalíticas e olha que ainda não li nada fora de Freud e de Anna Freud, somente o futuro irá responder se um dia irei realmente fazer o curso de psicanálise, por enquanto leio e assisto aos conteúdos psicanalíticas, que me ajudam bastante durante as aulas de filosofia, o conhecimento psicanalítico facilita muito o entendimento dos alunos para certos conteúdos filosóficos, sem contar que também me ajuda a compreender melhor os comportamentos existentes em sala de aula, para mim esse casamento entre a filosofia e a psicanálise tem dado muito certo, obrigado pela explicação professor, um abraço fraterno a todos.
Obrigado. Espero que o diálogo entre psicanálise e filosofia continue sendo útil a você. Abraço.
Estou acompanhando essa Playlist e está me ajudando muito. Muito obrigada!!
Professor Hélio estou gostando muito dos seus vídeos o que está ajudando muito nos meus estágios de psicanálise. Bem claro, plausível e esclarecedor. Mesmo morar longe muitas dúvidas estão sendo esclarecidas. Abraços!
Excelente explicação, parabéns!!! É MUITO SATISFATÓRIO E PRAZEROSO OUVIR AS SUAS AULAS!
Ficou muito claro e bem explicativo! (rico em detalhes)
Muito obrigada professor!! Vc é bem mais claro na psicanálise!!
Estou amando estudar com vc, mesmo aqui de tão longe! Sua explicação é bem "acessível" ao meu entendimento!
5 anos depois sou eu no seu lugar, um salve de Bauru SP, Laila.
Amei a explicação!
Agora consegui entender o que é Recalque. Muito obrigada!!!
Olá! Faz um sobre identificação projetiva. obrigado.
Sugestão anotada. Obrigado.
Hélio, poderia explicar mais sobre essa relação entre recalque e desejo?
Olá Setlla, vou anotar sua questão, pois ela merece um vídeo para abordá-la. Abraços.
Parabéns pelos vídeos
Oi Professor, boa tarde, primeiramente obrigada pela resposta. Realmente, nos vídeos mais recentes vc tem nos favorecido também com as referências bibliográficas, dessa forma é possível elaborar melhor as idéias. Grata pela ajuda.
Muito boa sua aula professor Hélio.
Obrigado!
Muito bom o conteúdo! Parabéns
Obrigado!
E Quando o requalque não funciona? Por que tem sujeitos que vivem o desejo e não ligam para as punições externas?
A consciência nega o desejo do inconsciente?
Por que o inconsciente é depósito de desejos ou repressões?
O outro poderia autorizar a vivência de desejos?
Oi Ardênia, são muitas questões complexas que não seria possível tratar escrevendo aqui. Sugiro que veja outros vídeos que tratam desses temas no canal e também que você busque alguns textos de psicanálise. Abraços.
Muito obrigado pelo vídeo
Perfeito!!
Gratidão 🙏🏻
Ótima aula!
Lembrança traumática -esquecimento- recalque- causa dos sintomas.
Prof, o sr. fala q o recalque é uma das pedras fundamentais da psicanálise, isso implicaria em o trauma ser também um fator constituinte da psique?
Estou me formando agora em.psicologia.Amo e me identifico muito com a psicanálise,porém ainda com dúvidas...
Escolher o caminho às vezes demora. Siga com calma.
Não tenha medo de escolher sua abordagem, eu escolhi psicanálise logo no primeiro período mas é ralação, meu professor disse que não existe formação na área a curto prazo, psicanálise leva o tempo analítico e não do calendário.
Tem diferença entre recalque e repressão?
Gostei! bem didático .
Muito obrigada por esclarecer numa linguagem de fácil assimilação!
Olá professor não sou um entendedor do assunto, mas gosto de me entremeter na área da psicanalise. Amo seus vídeos pela maneira simplória e ao mesmo tempo excelente com que o senhor expõe suas ideias. Muito obrigado pelo tempo dispensado.
Professor Hélio, em consonância às suas explicações seria bom ter referências de leituras da teoria freudiana.
Olá Juliana, meus vídeos mais recentes citam algumas referências. Nos primeiros, infelizmente não cuidei muito disso. Abraços.
Obrigado!
Professor, me surgiu uma dúvida: o que foi recalcado virá em forma de sintoma? E no processo da análise tudo que é repetição, necessariamente, é sintoma?
Oi Giselle, nem tudo que foi recalcado surgirá como sintoma (pode surgir como ato falho, sonho, etc) e nem tudo que se repete é sintoma. Há formas diferentes de compreender 'sintoma' em psicanálise. Penso que seria interessante realizar um vídeo sobre esta noção. Já houve sugestão sobre isso de outras pessoas. Vou programar um vídeo sobre a noção de sintoma. Abraços.
Tens algum vídeo que fale mais sobre o recalque originário ?
Olá, não produzi vídeo específico sobre o recalque originário porque apesar de ser uma noção importante para Freud, trata-se mais de um pressuposto teórico necessário do que de um conceito derivado da experiência clínica. Pode ser que ainda produza um vídeo específico, mas por hora a ideia é focalizar os principais conceitos freudianos. Recomendo os livros sobre metapsicologia psicanalítica do Garcia-Roza. Neles você poderá encontrar mais referências sobre o recalque originário.
seus videos são muito bons...
Obrigado!!
Poderia a negação levar ao estranhamento ou o estiramento leva a negação?
Oi Ardênia, não entendi o que você chamou de estiramento.
@ estranhamento.
Olá Ardenia, o termo estranhamento não é muito comum em relação ao conceito de recalque. Podemos dizer que quando há o retorno do recalcado pode acontecer uma sensação ambígua de familiaridade e estranhamento com relação ao material que surgiu. Mas não sei exatamente o que você quis dizer com a relação entre estranhamento, negação e recalque. Abraços.
Olá....ficou confuso: o recalcado é o conteúdo de uma lembrança..certo? Mas depois diz que a defesa é o recalque...do que que ela defende?..do recalcado? Mas ai há uma contradição nos têrmos...lembrando que sou leigo totalmente. Parabens pelo trabalho.
Olá Joelço. Obrigado. Para entender melhor é preciso ler textos sobre o recalque. Penso que alguns outros vídeos, como sobre a pulsão por exemplo, podem ajudar também. Mas os vídeos que faço são um complemento ao estudo. Não tem objetivo de articular o conceito extensamente (e nem teria como fazer isso em um vídeo quando se trata de psicanálise) Abraço.
@ ok....grato
Oi Hélio,
Um sentimento pode ser recalcado?? Por ex, um amor q gerou sofrimento. Ou somente um desejo q se pode recalcar? Não sou graduanda em psicologia, apenas curiosa dessa área. Grata!
Oi Bianca, como propõe Freud, sentimentos (que são experiências conscientes derivadas do afeto que acompanha a pulsão) não são recalcados. Somente o representante pulsional que se liga ao afeto é recalcado, o afeto - como quota de energia - se liga a outro representante pulsional.
Recalque.que paralelo pode ser feito através da falta da libido? Desejo entender os recalques neste sentido.Pessoas que vivem angustiada e não liberam -se sexualmente.Gostaria de sua ajuda.
Sua pergunta está um pouco vaga, mas vou tentar abordar alguns pontos. Primeiramente, tecnicamente não existe "falta de libido". Esta é uma expressão popular que indica falta de estímulo, falta de interesse ou falta de excitação sexual. As questões sexuais que afetam as pessoas estão vinculadas à história pessoal e à maneira como cada um lida com a sua própria constituição como sujeito de desejo. Do ponto de vista da psicanálise, a sexualidade sempre está vinculada ao desejo inconsciente (tanto o conceito de sexualidade quanto o de desejo estão expostos em vídeos anteriores). O conceito de recalque é importante porque: 1) para que exista experiência sexual e laços afetivos, uma parte da experiência corporal precisa ser recalcada. Neste sentido, o recalque nos constitui como sujeito de desejo. 2) Porém, é também o recalque de determinadas experiências significantes que pode interferir na experiência amorosa e sexual de cada um produzindo sofrimento. Neste sentido, é preciso elaborar determinadas experiências vividas para que a vida amorosa e sexual possa ser desfrutada de forma menos sofrida. Enfim, para que tal elaboração possa ser feita é preciso submeter-se à análise pessoal. É esta experiência que possibilita lidar com isso que chamamos desejo ou sujeito do inconsciente.
Professor me tira DUVIDA POR FAVOR ! O conteúdo recalcado,como frisado por Freud,sempre terá q estar vinculado à um desejo,a uma satisfação,porém o processo para se satisfazer esse desejo, libera mais desprazer do que prazer propriamente dito,certo ? Porém comecei a pensar em algumas situações traumáticas q são recalcadas e não consegui achar nenhum grau de prazer nessas situações, algumas até consegui, mas por exemplo, um acidente de carro,onde os instantes q precediam a tragédia,muitas vezes são "esquecidos", porque seria prazeroso, nem que seja em um grau mínimo, o passageiro sentir tal sensação novamente ? Cheguei a conclusão q a pulsao em direção a experimentar novamente esse evento ,seria devido pulsao de morte,em que como o intuito de todo ser é, em freud, voltar ao estado inorgânico, então aquela experiência de quase morte é tbm um desejo oculto do ser,embora deve ser imprencidivelmente recalcada. Posso concluir isso professor ?
Olá Thales, penso que são situações diferentes. O recalque tem sempre relação, em Freud, com um desprazer que é evitado (lembrando que, na primeira tópica, prazer em um sistema - inconsciente - pode ser desprazer em outro - consciente). Um acidente não tem relação com isso. Penso que a explicação para o esquecimento de parte de um acidente deve ser outra. Em termos de psicanálise, a questão talvez esteja relacionada, nesse caso, com a intensidade da excitação pulsional daquele momento. A intensidade pulsional que não consegue ser elaborada pelo aparelho psíquico gera outros efeitos. Abraços.
@ Ah sim, mas essa excitação extrema q não foi elaborada tbm vai ser direcionada ao inconsciente e por isso pode ocorrer o esquecimento ?
@@thalesalexandre4463 Em termos psicanalíticos, podemos dizer que a intensidade não elaborada tenderá a se repetir de alguma forma (sonhos, ideias repetitivas, etc). Sobre o esquecimento em acidentes, como você citou, talvez a explicação deva ser buscada fora da psicanálise. Mas, de qualquer forma, só poderíamos responder caso a caso.
@ Entendi, mas pelo acidente haver um trauma envolvido,essa experencia nao pode ser recalcada nao ? E mt obrigado pela atenção, não faço faculdade de psicologia mas me interesso pelo assunto e seu canal tem me ajudado bastante!
@@thalesalexandre4463 Sim, é possível considerar esta possibilidade. Só não podemos generalizar e dizer que em acidentes isso irá fatalmente acontecer.
Então recalque é a mesma coisa que resistência e repressão?
Oi Wesley, não, o recalque é um mecanismo específico, fundador da divisão psíquica. A resistência é uma forma de evitar o retorno do recalcado. Tem um vídeo sobre isso. Repressão é a forma como a Edição Standard (que veio da língua inglesa) traduziu o termo alemão que Freud usou e que é melhor traduzido como recalque. Abraços.
@ Obrigado pelo esclarecimento. Abraços!
Não entendo o recalque originário, vc tem algum vídeo explicando melhor?
Sheila, não tem um vídeo específico sobre isso, mas anotei para colocar na lista de produção. Penso ser um conceito que merece um vídeo específico. Abraços
Prof.tenho uma duvida. O recalque originario ocorre em que momento de nossas vidas?
Oi Sheila! Ocorre na primeira infância, quando o desprazer é intolerável para a Consciência. Com isso, o Recalque Originário surge quando ocorre a cisão entre o Inconsciente (Ics) e o Consciente (Cs).
Olá Sheila, como a Geovana disse, o recalque originário tem relação com a divisão entre inconsciente e consciente/pré-consciente. Porém, não é possível datá-lo. Este conceito é um pressuposto necessário ao raciocínio freudiano, pois o recalque secundário (ou recalque propriamente dito) implica que um representante-ideativo da pulsão seja mantido no sistema inconsciente. Ora, se para ocorrer o recalque secundário já existia uma divisão do aparelho psíquico, era preciso propor que tal divisão teria ocorrido em algum momento anterior. Este seria o recalque originário.
Para mim, não sei se o senhor concorda, Freud era todo enrolado com esse conceito de recalque, eu acho que só se pode realmente conseguir entender o recalque com o significante de Lacan, me parece que o Significante resolve a questão do recalque originário.
Não é bem assim Claudio. Freud não era "enrolado" com o conceito. Os pós-freudianos auxiliaram a esclarecer alguns pontos e ampliar outros. O conceito de significante de Lacan ajudou neste ponto.
Posso pensar q o recalcado é um enrrustido?
Olá Phelipi, você está chamando de "o recalcado" uma pessoa? Não entendi muito bem sua pergunta.
@ recalque é fruto de alguém de certa forma enrrustido?,exemplo esses homofobicos q batem nos gays !
@@phelipipscosta3254 , recalque é um conceito fundamental, é o mecanismo de fundação da subjetividade, do inconsciente., ou seja, o recalque existe em todos nós. Sobre as pessoas que combatem a homossexualidade porque não conseguem lidar com seus próprios desejos, isso tem relação com o recalque, mas assista o vídeo sobre projeção, pode ser interessante nessa sua questão. Abraços.
Eu esqueci minha primeira relaçao so lembrei depois de anos quando ele faleceu; eu pensei que era outro homem!!!
Interessante este "esquecimento".
O homem que humilha uma mulher que o nega e este cria, mentiras, calúnias e etc à esta que não satisfez seu ego masculino?
Não entendi a pergunta...
amei as explicações, ajudaram muito.
Obrigado pela aula, professor!
Muito bom!!!
Obrigado!